???global.info.a_carregar???
Mariana Sousa completed her PhD in Clinical Psychology at the Faculty of Psychology and Sciences of Education of the University of Porto in july 2015. She is Assistant Professor at the Institute of Psychology and Educational Sciences (Instituto de Psicologia e Ciências da Educação) and a Researcher at the Psychology of Development Research Centre (Centro de Investigação em Psicologia para o Desenvolvimento - CIPD), Lusíada University in Porto (Universidade Lusíada). Her research interests lie in the field of socioemotional development and adjustment of children and adolescents. She has been performing studies with both normative and clinical populations to further explore typical and atypical developmental processes and their association with socioemotional adjustment, especially the emergence and structure of psychopathology. She is also engaged in clinical practice with children and adolescents, supervises and trains professionals working in this field.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Mariana Lopes de Sousa

Nomes de citação

  • Sousa, Mariana

Identificadores de autor

Ciência ID
0B13-16BE-F5C7
ORCID iD
0000-0002-4624-6589

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Psicologia

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Francês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2024/03 - 2024/05
Concluído
Análise de dados em R (Outros)
Universidade Lusíada Porto Centro de Investigação em Psicologia para o Desenvolvimento, Portugal
N/A
2015/07/15
Concluído
PhD Program in Pscyhology (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"A competência emocional nas narrativas das crianças maltratadas e não maltratadas" (TESE/DISSERTAÇÃO)
18
2009/07/20
Concluído
Integrated Master course in Psychology (MIP) (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"The narratives of children in residential care: The role of the maltreatment experience in the construction of representational models" (TESE/DISSERTAÇÃO)
17
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2016/09/12 - Atual Investigador (Investigação) Fundação Minerva, Portugal
Universidade Lusíada Porto Centro de Investigação em Psicologia para o Desenvolvimento, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2016/09/12 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Fundação Minerva, Portugal
Universidade Lusíada Porto Centro de Investigação em Psicologia para o Desenvolvimento, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022/09 - Atual Clinical Supervision Instituto Português de Psicologia e Outras Ciências, Portugal
Instituto Português de Psicologia e Outras Ciências, Portugal
2019 - Atual Clinical Psychologist Instituto de Neurodesenvolvimento, Portugal
Instituto de Neurodesenvolvimento, Portugal
2010/12/02 - 2019/07/31 External collaborator in the Psychological Intervention Service with Children and Adolescents Universidade do Porto, Portugal
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, Portugal
2015/09 - 2018/12 Clinical Psychologist Oficina da Fala – Terapia da Fala e Apoio Psicológico, Unipessoal Lda. , Portugal
Oficina da Fala – Terapia da Fala e Apoio Psicológico, Unipessoal Lda. , Portugal
2016/03 - 2016/04 Clinical Psychologist Hospital CUF, Portugal
Hospital CUF Porto, Portugal
2009/12/01 - 2010/12/01 Professional Internship Universidade do Porto, Portugal
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2019/09/01 - Atual COST Action CA18138: Riseup-PPD: Research Innovation and Sustainable Pan-European Network in Peripartum Depression Disorder. European Cooperation in Science and Technology
Em curso
2024/07 - 2026/06 Pedagogia XXI
N/A
Training coordinator
Universidade Lusíada Porto, Portugal
Direção-Geral de Ensino Superior
Em curso
2019/01/01 - 2019/12/31 Centro de Investigação em Psicologia para o Desenvolvimento
UID/PSI/04375/2019
Universidade Lusiada Porto Centro de Investigacao em Psicologia para o Desenvolvimento, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2024/02/10 - Atual HORIZON-HLTH-2022-STAYHLTH-01-01-two-stage: Boosting mental health in Europe in times of change
HORIZON-HLTH-2022-STAYHLTH-01-01
Investigador
European Comission
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Cruz, O.; Sousa, Mariana. "A parentalidade na perspectiva das crianças: a Entrevista de Avaliação das Representações das Crianças acerca das Figuras Parentais". Trabalho apresentado em VIII Congresso Iberoamericano de Avaliação/evaluación Psicológica e XV Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, Lisboa, 2011.
    Publicado
  2. Sousa, Mariana; Cruz, O.. "As narrativas das crianças institucionalizadas: a experiência de maus-tratos e a construção dos modelos representacionais". Trabalho apresentado em VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, Braga, 2010.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Sousa, Mariana; Cruz, Sara; Inman, R.; Marchante, Marta; Coelho, Vítor Alexandre. Autor correspondente: Coelho, Vítor Alexandre. "Sousa, M., Cruz, S., Inman, R., Marchante, M., & Coelho, V. (2024). Bullying victimization and bullying perpetration, social anxiety, and social withdrawal in Portuguese adolescents: A reciprocal association model". Aggressive Behavior Sousa, M., Cruz, S., Inman, R., Marchante, M., & Coelho, V. (2024). Bullying victimization and bullying perpetration, social anxiety, and social withdrawal in Portuguese adolescents: A reciprocal association model. Aggressive Behavior, 50(4), e22170. http://dx.doi.org/10.1002/ab.22170 50 4 (2024): e22170.
    Publicado • https://doi.org/10.1002/ab.22170
  2. Cruz, Sara; Sousa, Mariana; Peixoto, Maria Manuela; Ana Meireles; Marques, Teresa; Faria, Sara; Moreira, Paulo. Autor correspondente: Cruz, Sara. "The interplay between emotional well-being, self-compassion, and basic psychological needs in adolescents". International Journal of Adolescence and Youth (2024):
    Aceite para publicação
  3. Sara Cruz; Mariana Sousa; Marta Marchante; Vitor Alexandre Coelho. "Trajectories of social withdrawal and social anxiety and their relationship with self-esteem before, during, and after the school lockdowns". Scientific Reports 13 1 (2023): http://dx.doi.org/10.1038/s41598-023-43497-w.
    10.1038/s41598-023-43497-w
  4. Mariana Sousa; Maria Manuela Peixoto; Orlanda Cruz; Sara Cruz. "The relationship between temperament characteristics and emotion regulation abilities in institutionalized and noninstitutionalized children". Psychological Studies (2023): https://doi.org/10.1007/s12646-023-00735-5.
    10.1007/s12646-023-00735-5
  5. Mariana Sousa; Manuela Peixoto; Orlanda Cruz; Sara Cruz. "Academic performance in institutionalized and noninstitutionalized children: the role of cognitive ability and negative lability". Children (2023): https://doi.org/10.3390/children10081405.
    10.3390/children10081405
  6. Mariana Sousa; Célia Sofia Moreira; Orlanda Cruz; Sara Cruz. "Cognitive flexibility and academic performance of children in care and children from a community sample: the contrasting mediator effect of task persistence". Educational and Developmental Psychologist (2023): https://doi.org/10.1080/20590776.2023.2210761.
    10.1080/20590776.2023.2210761
  7. Mariana Lopes de Sousa; Maria Manuela Peixoto; Sara Cruz. "The association of social skills and behaviour problems with bullying engagement in Portuguese adolescents: From aggression to victimization behaviors". Current Psychology (2023): https://doi.org/10.1007/s12144-021-02491-z.
    10.1007/s12144-021-02491-z
  8. Maria Manuela Peixoto; Mariana Sousa; Sara Cruz; Olga Cunha. "Cognitive subjective well-being during the second lockdown in Portugal: the predictive role of sociodemographic and psychopathological dimensions". Psych (2022): https://www.mdpi.com/2624-8611/4/4/53.
    10.3390/psych4040053
  9. Ana Meireles; Sofia Marques; Maria Manuela Peixoto; Mariana Sousa; Sara Cruz. "Portuguese adolescents' cognitive well-being and basic psychological needs during the COVID-19 outbreak: A longitudinal study". Applied Psychology: Health and Well-Being 14 3 (2022): 881-898. https://doi.org/10.1111/aphw.12356.
    10.1111/aphw.12356
  10. Mariana Lopes de Sousa; Maria Manuela Peixoto; Sara Figueiredo Cruz. "The association between externalizing and internalizing problems with bullying engagement in adolescents: the mediating role of social skills". International Journal of Environmental Research and Public Health 18 19 (2021): 10444-10444. https://doi.org/10.3390/ijerph181910444.
    10.3390/ijerph181910444
  11. Sousa, Mariana. "A triadic model on the intervention with students with learning disabilities: The case of Maria.". Psicologia, Educação e Saúde (2020):
    Acesso aberto • No prelo
  12. Sousa, Mariana; Cruz, Sara; Cruz, Orlanda. "The relationship of emotion regulation and negative lability with socioemotional adjustment in institutionalized and non-institutionalized children". British Journal of Developmental Psychology (2020): http://dx.doi.org/10.1111/bjdp.12361.
    Acesso aberto • Publicado • 10.1111/bjdp.12361
  13. Sousa, M.; Cruz, O.. "How do children deal with socio-moral conflicts? Self-conscious emotions and conflict resolution in the narratives of institutionalized and noninstitutionalized children". European Review of Applied Psychology 68 3 (2018): 107-115. http://dx.doi.org/10.1016/j.erap.2018.04.005.
    10.1016/j.erap.2018.04.005
  14. Sousa, Mariana; Cruz, Orlanda. Autor correspondente: Sousa, Mariana. "As emoções autoconscientes nas narrativas infantis: contributos da abordagem narrativa". Aletheia 50 (2017): 8-20.
    Acesso aberto • Publicado
  15. Sousa, Mariana. "Expressividade emocional da criança e expressividade emocional atribuída às personagens nas narrativas das crianças maltratadas e não maltratadas". Análise Psicológica 3 XXXV (2017): 309-321. https://hdl.handle.net/10216/106479.
    Acesso aberto • Publicado • 10.14417/ap.1065
  16. Sousa, Mariana. "A relação entre as representações acerca das figuras parentais e as competências sociais em crianças maltratadas e não maltratadas.". Psicologia, Teoria e Pesquisa 32 2 (2016): 1-9. http://dx.doi.org/10.1590/0102-3772e32224.
    Acesso aberto • Publicado • 10.1590/0102-3772e32224
Capítulo de livro
  1. Cruz, Sara; Sousa, Mariana; Mateus, Vera. Autor correspondente: Cruz, Sara. "Emotion regulation and cognitive and social functioning in early development: The interface between neurophysiological and behavioural perspectives". In Emotional intelligence, editado por éric laurent. IntechOpen, 2024.
    https://doi.org/10.5772/intechopen.1004233
Livro
  1. Sousa, Mariana. Ensina os teus músculos a relaxar. Truques para aprender e brincar.. Porto, Portugal: Edições Fernando Pessoa. 2010.
    Publicado
Poster em conferência
  1. Sousa, Mariana; Cavadas, I.; Henriques, Margarida R.. "Social skills as protective factors in the developmental pathway: a clinical study.". Trabalho apresentado em I International Congress of Clinical and Health Psychology on Children and Adolescents, 2015.
  2. Sousa, Mariana; Cruz, O.. "The role of self-conscious emotions in maltreated children moral dilemmas resolution". Trabalho apresentado em 16th Conference on Developmental Psychology, 2013.
  3. Alves, Diana; Henriques, Margarida R.; Sousa, Mariana; Lemos, Marina Serra. "O caso Maria: avaliação e intervenção nas dificuldades de aprendizagem". Trabalho apresentado em V Congresso Internacional e X Congresso Nacional de Psicologia Clínica V International Congress e X National Congress in Clinical Psychology, 2012.
  4. Sousa, Mariana; Cruz, O.. "The impact of maltreatment experience and representational models on social competencies". Trabalho apresentado em 1º Congresso Internacional de Parentalidade do Instituto de Psicologia e Neuropsicologia do Porto, 2012.
  5. Henriques, Margarida R.; Alves, Diana; Sousa, Mariana; Lemos, Marina Serra. "A(braços) com os embaraços na leitura e na escrita: Um modelo de resposta". Trabalho apresentado em XXII Encontro Nacional de Psiquiatria da Infância e da Adolescência Abordagens Terapêuticas em Psicoterapia: Desafios e Controvérsias, 2011.
  6. Henriques, Margarida R.; Sousa, Mariana; Cavadas, I.. "A competência social como factor de resiliência na trajectória desenvolvimental: estudo com uma amostra clínica de crianças entre os 4 e os 14 anos.". Trabalho apresentado em VIII Congresso Iberoamericano de Avaliação Psicológica / XV Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, 2010.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2023/09/21 Tools and methods used to assess maternal interpersonal functioning in the context of peripartum depression Riseup-PPD International Conference – Knowledge and Implementation Gaps in Peripartum Depression: Innovation and Future Directions
Sofia University ‘St. Kliment Ohridski (Sofia, Bulgária)
2022/04/27 Bullying e saúde mental: da vulnerabilidade à resiliência Workshop Bullying e saúde mental, com a comunicação Bullying e saúde mental: da vulnerabilidade à resiliência, dinamizado na , no dia 27 de abril de 2022.
Universidade Lusíada - Porto (Porto, Portugal)
2018/11/16 Crossing the mountain of learning disabilities: an intervention focusing on reading and writing promotion 4th International Congress of Clinical and Health Psychology on Children and Adolescents
AITANA (Palma de Maiorca, Espanha)
2017/11 The case of Maria: between school learning and socioemotional development 3rd International Congress of Clinical and Health Psychology on Children and Adolescents
AITANA (Sevilha, Espanha)
2017/09 O caso Maria: entre a aprendizagem escolar e o desenvolvimento socioemocional. 2ª Jornadas Internacionais de Leitura, Educação e Sucesso Escolar
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2016/06 O caso Beatriz: operacionalização do modelo psicolinguístico na avaliação e intervenção nas dificuldades de aprendizagem da leitura e da escrita Jornadas Internacionais de Leitura, Educação e Sucesso Escolar
Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário (Vila Nova de Famalicão)
2015/11 A conversation about silence a clinical case of selective mutism in a school age child I International Congress of Clinical and Health Psychology on Children and Adolescents
AITANA (Valência, Espanha)
2015/09 Story-stem responses of children with internalizing and externalizing problems 17th European Conference on Developmental Psychology
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2015/09 Self-conscious emotions and resolution of emotional conflicts in the narratives of maltreated and nonmaltreated children 17th European Conference on Developmental Psychology
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2015/07 Emotional expressiveness in maltreated and nonmaltreated chidren's narratives 5th ENSEC Conference
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2015/07 Child, family, and school: A triadic perspective on assessment and intervention 5th ENSEC Conference
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2014/11 Uma conversa sobre o silêncio: Caso clínico de mutismo seletivo numa criança de idade escolar VII Congresso Internacional y XII Nacional de Psicologia Clínica.
Facultad de Psicologia de la Universidad de Sevilla (Sevilha, Espanha)
2014/11 Um modelo triádico de resposta às dificuldades de aprendizagem: o social, o emocional e o académico VII Congresso Internacional y XII Nacional de Psicologia Clínica
Facultad de Psicologia de la Universidad de Sevilla (Sevilha, Espanha)
2014/05 O menino que foi esmagado pelos livros: as armadilhas da nosologia no processo de aprendizagem Seminário Por uma Abordagem Não Medicalizante nem Patologizante da Educação
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, (Porto, Portugal)
2013/07 Assessment and intervention in learning disabilities: an operationalization of psycholinguist perspective 35th International School Psychology Association Conference
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, (Porto, Portugal)
2013/07 Model of assessment and intervention in learning disabilities: a case illustration 35th International School Psychology Association Conference.
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, (Porto, Portugal)
2013/07 The role of self-conscious emotions in maltreated children sociomoral dilemmas resolution
Faculty of Teacher Education, Zagreb (Zagreb, Croácia)
2013/05 A triadic model for learning disabilities 1º Congresso Mundial de Comportamentos de Saúde Infanto-Juvenis/IV Congresso Nacional de Educação para a Saúde
Escola Superior de Saúde de Viseu (Viseu, Portugal)
2013/05 The role of self-conscious emotions in maltreated children sociomoral dilemmas resolution Seminário Responsive Teaching Outreach Project
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, (Porto, Portugal)
2012/10 A Psicometria na avaliação psicológica: Riscos da estandardização da normalidade. Mesa Redonda Por uma Abordagem não Medicalizante, nem Patologizante da Educação
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2012/07 Assessment and Intervention in learning disabilities: A case study II Seminário Internacional Contributos da Psicologia em Contexto Educativo
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2011/07 A parentalidade na perspetiva das crianças: Entrevista de Avaliação das Representações das Crianças acerca das Figuras Parentais VIII Congresso Iberoamericana de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2010/02 As narrativas das crianças institucionalizadas: a experiência de maus-tratos e a construção dos modelos representacionais VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
Escola de Psicologia da Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2009/10 As narrativas das crianças institucionalizadas: a experiência de maus-tratos e a construção dos modelos representacionais Congresso Internacional do Desenvolvimento Sócio-Cultural, com a comunicação
Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Porto, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2023/03 - Atual Regulação emocional, labilidade negativa e perceção sobre os estilos de liderança das/os treinadoras/es de adolescentes envolvidos na prática desportiva
Coorientador
Mestrado em Psicologia Clínica
Universidade Lusíada Porto, Portugal
2023/03 - Atual Regulação emocional, labilidade negativa e sintomatologia ansiosa em crianças em idade escolar
Orientador
Mestrado em Psicologia Clínica
2023/03 - Atual Regulação emocional, funcionamento cognitivo e desempenho escolar em crianças institucionalizadas e não institucionalizadas
Orientador
Mestrado em Psicologia Clínica (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto, Portugal
2022/01 - 2023/07 Temperamento, regulação emocional e labilidade negativa em crianças institucionalizadas e não institucionalizadas
Orientador
Mestrado em Psicologia Clínica (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto, Portugal
2022/01 - 2023/07 Regulação emocional, labilidade negativa e sintomatologia negativa em crianças em idade escolar
Orientador
Mestrado em Psicologia Clínica (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto, Portugal
2022/01 - 2023/07 Regulação emocional, labilidade negativa e competências sociais em crianças envolvidas na prática desportiva
Orientador
Mestrado em Psicologia Clínica (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto, Portugal
2021/01 - 2022/12 Desempenho escolar e ajustamento socioemocional em crianças institucionalizadas e não institucionalizadas
Orientador
Mestrado em Psicologia Clínica (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto, Portugal
2021/01 - 2022/11 Eficácia da psicoterapia em serviços assistidos por equinos na promoção do ajustamento socioemocional e autonomia de crianças e adolescentes: estudo de revisão sistemática
Orientador
Mestrado em Psicologia Clínica (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto, Portugal
2021/01 - 2022/11 Regulação emocional, labilidade negativa e ajustamento socioemocional em crianças institucionalizadas e não institucionalizadas
Orientador
Mestrado em Psicologia Clínica (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto, Portugal
2021/01 - 2022/02 Ajustamento socioemocional e envolvimento em comportamentos de bullying
Orientador
Mestrado em Psicologia Clínica (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto, Portugal
2021/01 - 2022 Efeito do contexto pandémico na perceção da satisfação com a vida e das necessidades psicológicas básicas em adolescentes
Orientador
Mestrado em Psicologia Clínica (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto, Portugal
2020/01 - 2021/02 Competências sociais e envolvimento em comportamentos de bullying em adolescentes
Orientador
Mestrado em Psicologia Clínica (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto, Portugal
2019/07 - 2019/12 Valores, envolvimento com a sustentabilidade global e ocupação socioprofissional
Orientador
Mestrado em Psicologia Clínica
Universidade Lusíada Porto, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2020/07/27 - 2020/07/27 Organization and facilitation of the workshop 'Normas APA - 7ª edição' in collaboration with the Association of Psychology Students of the Lusíada University Porto (2020/07/27 - 2020/07/27) Universidade Lusíada Porto, Portugal
2018/09/19 - 2018/09/19 Organization of the conference 'Inclusão: Construir o avião durante o voo', proferida pelo Professor Doutor David Rodrigues (2018/09/19 - 2018/09/19)
Conferência (Coorganizador)
Universidade Lusíada Porto, Portugal
2014/05/16 - 2014/05/16 Organization of the seminar 'Por uma Abordagem não Medicalizante, nem Patologizante, da Educação' (2014/05/16 - 2014/05/16)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2024/11/04 Processamento sensorial tátil e controlo inibitório em crianças com Perturbação de Hiperatividade/Défice de Atenção/Tactile sensory processing and inhibitory control in children with Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD).
Arguente
Maria Leonor Magalhães (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2023/12/05 Eficácia das intervenções em grupo em adultos com Perturbação de Hiperatividade/Défice de Atenção: Revisão sistemática da literatura/Effectiveness of group interventions in adults with Attention Deficit Hyperactivity Disorder: A systematic literature review
Arguente
Telma Rita Soares Pinheiro (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2023/11/21 Associações entre sintomatologia ansiosa, reavaliação cognitiva e supressão expressiva em adolescentes portugueses/Associations between anxiety symptoms, cognitive reappraisal, and expressive suppression in Portuguese adolescents
Arguente
Ana Lúcia da Silva Almeida (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2023/04/21 Relação entre virtudes e estilos de humor em adultos portugueses/Relationship between virtues and humor styles in Portuguese adults
Arguente
Gil Timóteo Cruz e Silva (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2023/04/21 Satisfação e frustração com as necessidades psicológicas básicas e bem-estar subjetivo em adolescentes/Satisfaction and frustration with basic psychological needs and subjective well-being in adolescents
Arguente
Daniel Moura Paulos (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2022/12/20 Funcionamento familiar e resistência à mudança nos adultos/Family functioning and resistance to change in adults
Presidente do júri
Mariana Serafim Pinto (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2022/11/17 O impacto da função de cuidador informal no envolvimento escolar dos jovens/The impact of the informal caregiver role on the school involvement of young people
Arguente
Sara Alexandra Carvalho Faria (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2022/11/10 O efeito das competências cognitivas no ajustamento socioemocional de crianças institucionalizadas e não institucionalizadas/The effect of cognitive skills on the socio-emotional adjustment of institutionalized and non-institutionalized children
Arguente
Sara Cristina Silva Ramos (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2022/07/05 Ajustamento socioemocional e o envolvimento em comportamentos de agressão verbal e vitimação verbal em adolescentes/Socio-emotional adjustment and involvement in verbal aggression and verbal victimization behaviors in adolescents
Arguente
Diana Raquel Santos Couto (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2021/12/16 O impacto da COVID-19 em adolescentes: Perceção da satisfação com o suporte social e a associação com a satisfação das necessidades psicológicas básicas/The impact of COVID-19 on adolescents: Perception of satisfaction with social support and its association with satisfaction of basic psychological needs
Arguente
Gabriela Vidinha Coelho (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2021/12/16 A relação entre o ensino à distância e a satisfação das necessidades psicológicas básicas durante a pandemia COVID-19/The relationship between distance learning and the satisfaction of basic psychological needs during the COVID-19 pandemic
Arguente
Ângela Susana de Oliveira Ferreira (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2021/07/09 O impacto de condições de vida adversas no desenvolvimento de perfis afetivos em jovens institucionalizados/The impact of adverse living conditions on the development of affective profiles in institutionalized youth
Arguente
Ana Rita Ramos Portela (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2021/05/14 Personalidade, stresse e bem-estar nas forças militares portuguesas/Personality, stress, and well-being in the Portuguese military forces
Arguente
Mariana Lima Seabrra da Silva (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2020/01/22 A associação entre estilos de humor e sintomatologia depressiva/The association between humor styles and depressive symptoms
Arguente
Inês Parede Sala (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2019/11/13 Da prática à teoria: Os sentidos das emoções!/From practice to theory: The meanings of emotions!
Arguente
Hélder Daniel Moreira P. Teixeira (Mestrado)
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, Portugal
2019/11/11 Estudo exploratório sobre associação entre a adaptação académica e indicadores da perturbação de hiperatividade e défice de atenção em estudantes do ensino superior
Arguente
Dominique Beyer Fiúza da Rocha (Mestrado)
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, Portugal
2019/03/19 Personalidade e vinculação em adolescentes/Personality and attachment in adolescents
Arguente
Márcia Verónica Costa da Silva (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2019/02/26 Vinculação e bem-estar subjetivo em adolescentes/Attachment and subjective well-being in adolescents
Arguente
Maria Alzira Viana Moreira (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2018/11/21 Personalidade e valores em Adolescentes/Personality and values in adolescents
Arguente
Catarina Teixeira Coelho (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2018/11/21 Características psicométricas da versão portuguesa da Comic Style Markers (Marcadores de Estilos Cómicos)/Psychometric properties of the Portuguese version of the Comic Style Markers
Arguente
Ana Francisca Arantes (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2018/07/26 Personalidade e envolvimento com a sustentabilidade global em adolescentes/Personality and engagement with global sustainability in adolescents
Arguente
Núria Viviana Teixeira Costa (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2017/12/14 Bem-estar subjetivo em crianças: Relação entre os autorrelatos das crianças e os relatos dos pais e das mães/Subjective well-being in children: The relationship between children's self-reports and parent reports
Arguente
Ana Luísa Alves Araújo (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2017/11/15 Avaliação da eficácia do Triplo P (Programa de Parentalidade Positiva) Grupal com famílias em risco psicossocial/Evaluation of the effectiveness of the Triple P (Positive Parenting Program) group with families at psychosocial risk
Arguente
Cátia Sucena da Costa (Mestrado)
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, Portugal
2017/07/26 Aprendizagem socioemocional, personalidade e bem-estar subjetivo em crianças/Social-emotional learning, personality, and subjective well-being in children
Arguente
Andreia Sofia Faria de Melo (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2024/09/26 - 2024/10/03 Participation in the jury responsible for curriculum evaluation within the selection process of two collaborators for providing Educational Psychology and research services at the Psychology for Development Research Center (CIPD) at Lusíada University – Porto, contributing to the collaboration protocol between the Minerva Foundation – Culture – Education and Scientific Research and the Municipality of Valongo, at CIPD, in September 2024
Avaliador
Universidade Lusíada Porto Centro de Investigação em Psicologia para o Desenvolvimento, Portugal
2023/05 - 2023/05 Participation in the committee responsible for evaluating the curriculum vitae of candidates for the postdoctoral research scholarship competition in the field of Psychology (ref. BIPD(6M)/educacao/2023), in the Psychology for Development Research Center, Lusíada University - Porto (CIPD)
Avaliador
Universidade Lusíada Porto, Portugal Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2024/02/15 - 2024/05/31 Psycology of Thought and Intelligence Psychology (Licenciatura) Universidade Lusíada Porto, Portugal
2024/02/14 - 2024/05/31 Methods and Techniques of Intervention with Children and Adolescents Clinical Psychology (Mestrado) Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2023/09/13 - 2024/05/31 Internship Supervision Master in Clinical Psychology (Mestrado) Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2023 - 2024/01/31 Clinical Assessment of Children and Adolescents Master in Clinical Psychology Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2023/09/13 - 2024/01/05 Developmental Psychology of the Child and the Adolescent Bachelor's degree in Psychology (Licenciatura) Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2023/09 - 2024/01/05 Behavioural and Cognitive Models Bachelor's degree in Psychology (Licenciatura) Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2023/02 - 2023/06 Psychology of Thought and Intelligence Bachelor's Degree in Psychology (Licenciatura) Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2023/02 - 2023/06 Methods and Techniques of Intervention with Children and Adolescents Master Degree in Clinical Psychology (Mestrado) Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2022/09 - 2023/05 Internship Supervision Master Degree in Clinical Psychology (Mestrado) Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2022/09 - 2023/01 Clinical Assessment of Children and Adolescents Master degree in Clinical Psychology (Mestrado) Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2022/09 - 2023/01 Behavioural and Cognitive Models Bachelor's Degree in Psychology (Licenciatura) Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2022/02 - 2022/06 Psychology of Thought and Intelligence Bachelor's Degree in Psychology (Licenciatura) Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2022/02 - 2022/06 Methods and Techniques of Intervention with Children and Adolescents Master Degree in Clinical Psychology (Mestrado) Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2021/09 - 2022/05 Internship Supervision Master Degree in Clinical Psychology (Mestrado) Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2021/09 - 2022/01 Clinical Assessment of Children and Adolescents Master Degree in Clinical Psychology Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2021/09 - 2022/01 Developmental Psychology of Children and Adolescents (Mestrado) Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2021/09 - 2022/01 Behavioural and Cognitive Models Psychology (Licenciatura) Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2021/02 - 2021/06 Psychology of Thought and Intelligence Psychology (Licenciatura) Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2021/02 - 2021/06 Methods and Techniques of Intervention with Children and Adolescents Master Degree in Clinical Psychology (Mestrado) Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2020/09 - 2021/06 Internship Supervision (Mestrado) Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2020/09 - 2021/01 Clinical Assessment of Children and Adolescents Master Degree in Clinical Psychology (Mestrado) Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2020/09 - 2021/01 Behavioural and Cognitive Models Bachelor's Degree in Psychology (Licenciatura) Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2020/02 - 2020/06 Psychology of Thought and Intelligence Bachelor's Degree in Psychology (Licenciatura) Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2020/02 - 2020/06 Methods and Techniques of Intervention with Children and Adolescents Master Degree in Clinical Psychology (Mestrado) Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2019/09 - 2020/06 Internship Supervision Master Degree in Clinical Psychology (Mestrado) Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2019/09 - 2020/01 Clinical Assessment of Children and Adolescents Master Degree in Clinical Psychology Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2019/09 - 2020/01 Behavioural and Cognitive Models Bachelor's degree in Psychology (Licenciatura) Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2019/09 - 2020/01 Children and Adolescent Psychopathology (Licenciatura) Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2019/09 - 2020/01 Helping and Therapeutic Relationship Skills Master Degree in Clinical Psychology (Mestrado) Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2019/02 - 2019/06 Methods and Techniques of Intervention with Children and Adolescents Master Degree in Clinical Psychology (Mestrado) Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2018/09 - 2019/06 Internship Supervision Master Degree in Clinical Psychology (Mestrado) Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2018/09 - 2019/01 Clinical Assessment of Children and Adolescents Master Degree in Clinical Psychology (Mestrado) Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2018/09 - 2019/01 Behavioural and Cognitive Models Bachelor's Degree in Psychology (Mestrado) Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2018/02 - 2018/06 Methods and Techniques of Intervention with Children and Adolescents Master Degree in Clinical Psychology (Mestrado) Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2017/09 - 2018/06 Internship Supervision Master Degree in Clinical Psychology (Mestrado) Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2017/09 - 2018/01 Clinical Assessment of Children and Adolescents Master Degree in Clinical Psychology (Mestrado) Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2017/02 - 2017/06 Methods and Techniques of Intervention with Children and Adolescents Master Degree in Clinical Psychology (Mestrado) Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2016/09 - 2017/01 Clinical Assessment of Children and Adolescents Master Degree in Psychology (Mestrado) Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2016/09 - 2017/01 Behavioural and Cognitive Models Bachelor's Degree in Psychology (Licenciatura) Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal

Revisão ad hoc de artigos em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2024/07/18 - 2024/07/23 European Child and Adolescent Psychiatry (1435-165X) Springer
2023/10/31 - 2023/12/21 Social Sciences MDPI
2022/11/15 - 2023/12/21 International Journal of Environmental Research and Public Health MPDI
2023/08/21 - 2023/11/07 Future
2023/04/14 - 2023/10/16 Behavioral Sciences MDPI
2023/02/14 - 2023/07/20 Health Care MPDI
2023/06/07 - 2023/06/07 Education Sciences MDPI
2023/03/29 - 2023/04/07 Sustainability MDPI
2022/07/08 - 2022/09/01 Children MDPI
2020/08/01 - 2020/08/20 Revista Educação, Sociedade & Culturas