???global.info.a_carregar???
Rita Alegria has been a Speech and Language Therapist since 2000. She graduated from the Polytechnic Institute of Porto School of Health and holds a PhD in "Language Disorders and Development, Specialty Language Disorders". Since 2008, Rita has been a lecturer at the Fernando Pessoa Higher School of Health. In addition, she holds clinical supervisor roles, has been a scientific reviewer in her area of expertise, and has served as a guest lecturer at domestic and international congresses and workshops. She is also a published author and co-author in national and international journals. Her PhD research focused on speech therapy in a water-based setting for patients with unilateral vocal fold paralysis or bilateral vocal fold nodules. Rita has a strong background in swimming, having been a high-level competitor as a teenager, which has given her a useful set of skills and an understanding of the impact of water on the body. Over the last 20 years, Rita has applied these skills in her private practice, providing speech therapy in a water-based setting. She offers voice and communication skills coaching in water for singers, actors, and individuals with a variety of speech and language disorders. Rita considers herself hard-working, flexible, imaginative, and willing to learn, committed to providing high-quality healthcare using evidence-based practices in speech pathology. She believes teamwork is crucial for delivering a high level of care. Rita copes well with long hours and likes to plan ahead. Outside of work, she enjoys spending time with her family and friends. Her hobbies include cinema, sports, reading, and traveling.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Rita Feio da Gama Alegria

Nomes de citação

  • Alegria, Rita

Identificadores de autor

Ciência ID
1117-F13B-8A40
ORCID iD
0000-0001-6327-6088
Scopus Author Id
57216523615

Moradas

  • Rua Delfim Maia, 334, 4200-253 , Porto, Porto, Portugal (Profissional)

Domínios de atuação

  • Ciências Médicas e da Saúde - Medicina Clínica - Outras Áreas da Medicina Clínica

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Francês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1)
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Português Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
2022/09/01 - 2022/09/10
Concluído
CLINICAL INVESTIGATOR CERTIFICATION – LEVEL 1 (Curso médio)
Universidade de Aveiro Associação para a Formação Profissional e Investigação, Portugal
Aprovado
2018/07/01 - 2021/12/10
Concluído
Programa Doutoral em Desenvolvimento e Perturbações da Linguagem (Doutoramento)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
"Reabilitação vocal em meio aquático" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
2020/06/01 - 2021/11/25
Concluído
Titulo de Especialista (Título de especialista)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
Aprovada
2016/04/20 - 2016/06/01
Concluído
Infancy and Early Childhood Training Course on the DIR- Floortime - level 2 (Curso médio)
Associação para A Recuperação de Cidadãos Inadaptados da Lousa, Portugal
Aprovado
2005 - 2006
Concluído
Língua Gestual Portuguesa e Competências Específicas de Intervenção no Atendimento a Alunos com Deficiência Auditiv (Curso médio)
Agrupamento de Escolas de lamaçães, Portugal
Bom
2000 - 2001
Concluído
Licenciatura em Terapia da Fala (Licenciatura)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Saúde, Portugal
2000 - 2000
Concluído
Programa de Linguagem do Vocabulário Makaton (Curso médio)
Unidade de Avaliação do Desenvolvimento e Intervenção Precoce, Portugal
Aprovado
1995 - 1999
Concluído
Curso Bi-etápico emTerapia da Fala (Bacharelato)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Saúde, Portugal
"Terapia da Fala no meio aquático" (TESE/DISSERTAÇÃO)
1994 - 1995
Concluído
Medicina (Licenciatura)
Hospital de São João, Portugal
"Não elaborado" (TESE/DISSERTAÇÃO)
não concluido
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2021/01/01 - Atual Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Escola Superior de Saúde Fernando Pessoa, Portugal
2008 - 2021 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Fundação Ensino e Cultura Fernando Pessoa, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1999/09 - Atual Terapeuta Fala Director (Técnico de Diagnóstico e Terapêutica - Terapeuta da Fala) Carlos Alegria, Lda, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023 - Atual Membro da Comissão do curso de Terapia da Fala Escola Superior de Saúde Fernando Pessoa, Portugal
Escola Superior de Saúde Fernando Pessoa, Portugal
2022/11/21 - Atual Membro do Conselho Técnico-Científico Escola Superior de Saúde Fernando Pessoa, Portugal
2022/09/01 - Atual Assessoria de estágios do 1º ciclo de Terapia da Fala Escola Superior de Saúde Fernando Pessoa, Portugal
2022/01/01 - Atual Responsável PASOP no CE em Terapia da Fala Escola Superior de Saúde Fernando Pessoa, Portugal
2024 - 2025 Coordenadora no Curso de Formação Avançada e de Educação da Voz Escola Superior de Saúde Fernando Pessoa, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022/09/01 - Atual Investigadora Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde, Portugal
2022 - 2022 Docente na Pós-Graduação em Perturbação do Espectro do Autismo Escola Superior de Saúde Fernando Pessoa, Portugal
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2021 - 2021 Docente na Pós-graduação Perturbação do espectro do autismo e comunicação aumentativa e alternativa Escola Superior de Saúde Fernando Pessoa, Portugal
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2023/09/06 - Atual Expansão da abrangência do programa Evoice para promoção da Saúde vocal de professores: de Fortaleza para o Ceará | UNI-00210-00646.01.00/23 |
UNI-00210-00646.01.00/23
Investigador
Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Em curso
2023 - Atual Implementação de Estratégia de combate ao Tabagismo amparada por tecnologia Ehealth em serviços de Saúde de Fortaleza | Edital no. 61/2023 | UNIFOR |Brasil, França e Portugal |em curso;
61/2023
Investigador
Universidade de Fortaleza
Em curso
2023 - Atual Observatório Português Clínico da Comunicação Humana
2024
Investigador
Não financiado
2023 - Atual A captação e análise clínica de voz através de um transdutor piezoelétrico
492/23 |2023
Investigador
Escola Superior de Saúde Fernando Pessoa, Portugal
Não financiado
2023 - Atual O tempo máximo de fonação e a desvantagem vocal numa comunidade académica
469/23
Investigador
Escola Superior de Saúde Fernando Pessoa, Portugal
Não financiado
2021 - Atual Programa “Um livro, Um amigo” | Escola da Vilarinha, Agrupamento de Escolas Manuel de Oliveira
ESS/PI - 151/21
Outra
Não financiado
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Sousa, Fernanda; Alegria, Rita ; Joana Rocha. "Mouth-breathing Pattern in Preschool Children: Knowledge of Preschool Teacher Authors". Athena Health & Research Journal 1 1 (2024):
    Acesso aberto • Publicado
  2. Christina César Praça Brasil; Alegria, Rita ; Peixoto, Vania. "Tecnologias eHealth nos cuidados parentais aos bebês nascidos prematuros: revisão integrativa EHealth technologies in parental care for preterm infants: an integrative review". Ciencia e Saúde Coletiva (2024):
    Publicado
  3. Christina César Praça Brasil; Alegria, Rita. "Abordagens e características metodológicas dos estudos qualitativos sobre saúde vocal do professor: revisão integrativa". New Trends in Qualitative Research XX (2024):
    Publicado
  4. Rita Alegria; Susana Vaz-Freitas; Fátima Maia; Maria Conceição Manso. "Bilateral Vocal Nodules Multidimensional Assessment: Pre- and Post- Speech Language Pathology Intervention". Journal of Otorhinolaryngology, Hearing and Balance Medicine (2023): https://doi.org/10.3390/ohbm4020008.
    Publicado • 10.3390/ohbm4020008
  5. Alegria, Rita ; Freitas, Susana Vaz; Maia, Fátima ; Manso, Maria Conceição. Autor correspondente: Alegria, Rita. "Voice therapy delivered in a water-based setting for unilateral vocal fold paralysis: a case report". Revista portuguesa de Terapia da Fala 15 (2023): 23-31.
    Publicado
  6. Christina César Praça Brasil; Klayne Cunha Matos; Waléria Tomaz Pacífico; Lorena de Almeida Ramos; Andrea Cintia Laurindo Porto; Alegria, Rita. "Abordagens e características metodológicas dos estudos qualitativos sobre saúde vocal do professor: Revisão integrativa". New Trends in Qualitative Research (2023): https://doi.org/10.36367/ntqr.18.2023.e892.
    Publicado • 10.36367/ntqr.18.2023.e892
  7. Rita Alegria; Susana Vaz Freitas; Maria Conceição Manso; Alegria, Rita ; Vaz Freitas, Susana; Manso, Maria Conceição. "Is there an improvement on acoustic voice parameters in patients with bilateral vocal fold nodules after voice therapy? a meta-analysis". European Archives of Oto-Rhino-Laryngology 277 8 (2020): 2163-2172. https://doi.org/10.1007/s00405-020-05956-2.
    Publicado • 10.1007/s00405-020-05956-2
  8. Alegria, Rita ; Vaz Freitas, Susana; Manso, Maria Conceição. "Effectiveness of voice therapy in patients with vocal fold nodules: a systematic search and narrative review". European Archives of Oto-Rhino-Laryngology (2020): http://link.springer.com/article/10.1007/s00405-020-06059-8.
    Publicado • 10.1007/s00405-020-06059-8
  9. Rita Alegria; Susana Vaz Freitas; Maria Conceição Manso. "Efficacy of speech language therapy intervention in unilateral vocal fold paralysis – a systematic review and a meta-analysis of visual-perceptual outcome measures". Logopedics Phoniatrics Vocology (2020): https://doi.org/10.1080/14015439.2020.1762730.
    Publicado • 10.1080/14015439.2020.1762730
  10. Rocha, Joana; Santos, Catarina; Maia, Fatima; Peixoto, Vânia; Alegria, Rita (1117-F13B-8A40); Rocha, J.A.; Santos, C.; et al. "Speech language pathology Clinical Education: perceptions and experiences of clinical educators and students". Revista de Investigación en Logopedia 10 2 (2020): 125-135. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85093506150&partnerID=MN8TOARS.
    Publicado • 10.5209/RLOG.65677
  11. Ferreira, Claudia; Alegria, Rita (1117-F13B-8A40); Rocha, Joana; Claúdia Ferreira; Rita Alegria; Joana Antonieta Rocha. "Metaphor and Irony comprehension in typically developing school children: a pilot study". Revista de Investigación en Logopedia (2020): https://doi.org/10.5209/rlog.64669.
    Publicado • 10.5209/rlog.64669
Capítulo de livro
  1. Vieira, Daniela de Oliveira; Alegria, Rita. "Assessment of Patient Perception in Clinical Practice in Mechanical Dysphagia". In Holistic Approaches to Health Recovery. Estados Unidos, 2025.
    Em revisão
  2. Peixoto, Vania; Alegria, Rita ; Melo Pestana, Pedro. "Complementary Approaches for Autism Spectrum Disorder intervention: an Hollistic view". In Holistic Approaches to Health Recovery. Estados Unidos, 2025.
    Em revisão
  3. Christina César Praça Brasil; Alegria, Rita. "Efeito do vídeo educativo “para além do coração” apresentado às mães de bebês submetidos à cirurgia cardíaca". 2025.
    Aceite para publicação
  4. Dull, Calias; Nachimson, Susan; Alegria, Rita. "Speech therapy in an water-based setting". In The Heart of WATSU: Therapeutic Applications in Clinical Practice, 176-187. London, 2023.
    Publicado
  5. Vânia Peixoto; Rita Alegria; Pedro Pestana. "Early Literacy Intervention Program: Closing the Linguistic Gap of Socially Disadvantaged Children". In Closing the Linguistic Gap of Socially Disadvantaged Children, 163-212. 2023.
    Publicado • 10.4018/978-1-6684-8737-2.ch009
  6. Rocha, Joana; Santos, Ana; Coimbra, Bruno; Alegria, Rita. "Developmental Language Disorders: Interprofessional Collaboration Between Teachers and Speech-Language Pathologists/Therapists". In Closing the Educational Achievement Gap for Students With Learning Disabilities, 14-34. IGI Global, 2023.
    Publicado
  7. Rocha, Joana; Freitas, Susana Vaz; Alegria, Rita. "Intercultural Competence, Communication and Education: The Speech- Language Pathologist/Therapist’s (SLP/T) Intervention". In Concepts and Dialogues across Shifting Spaces in Intercultural Business, 32-47. UK: Cambridge Scholars Publishing, 2022.
    Publicado
  8. Rita Alegria; Susana Vaz Freitas; Joana Rocha. "Distance Education in Speech-Language Therapy". In Telepractice With Children With Speech and Language Disorders, 422-441. {IGI, 2021.
    Publicado • 10.4018/978-1-7998-4769-4.ch018
  9. Alegria, Rita ; Nachimson, Susan. "Terapia da Fala em Meio Aquático: uma experiência com adultos/idosos". In Terapia da Fala: Clínica e Ocupacional. A propósito de 20 anos de carreira, 10 temas contemporâneos, 11-26. Porto, Portugal: Publicações Universidade Fernando Pessoa, 2021.
    Publicado
  10. Alegria, Rita ; Freitas, Susana Vaz; Joana Rocha. "Determining the Reliability of Online Assessment and Distance Learning". In Distance Education in Speech-Language Therapy: Telepratice with children with Speech and Language Disorders. 2020.
    Publicado
  11. Joana Rocha; Susana Vaz Freitas; Alegria, Rita (1117-F13B-8A40). "Multicultural competency, communication and education: the role of the Speech Language Pathologist". In Intercultural Studies for Business: Concepts and Dialogues across Shifting Space. 2020.
    Publicado
  12. Freitas, Susana Vaz; Alegria, Rita (1117-F13B-8A40); Melo Pestana, Pedro; Christina César Praça Brasil. "Saúde vocal e prevenção de alterações da voz em professores de desporto em natação". In Tendências e tecnologias na promoção da saúde nos espaços educacionais, editado por Universidade Estadual do Ceará, 222-265. Fortaleza, Brasil: Universidade Estadual do Ceará - Eduece, 2019.
    Publicado
  13. Alegria, Rita. "Entrevista com Rita Alegria". In 10 anos, 10 entrevistas. Porto, Portugal: Laboratório de Imprensa e Hipermédia, 2017.
    Publicado
  14. Alegria, Rita (1117-F13B-8A40); Miranda, Marta. "Implantes cocleares: a intervenção do Terapeuta da Fala". In Metodologias de Intervenção em Terapia da Fala, 10-351. Porto, Portugal: Edições Universidade Fernando Pessoa, 2009.
    Publicado
Edição de livro
  1. Seixas, Adérito Ricardo Duarte; Alegria, Rita ; Vieira, Daniela de Oliveira. Autor correspondente: Seixas, Adérito Ricardo Duarte. Holistic Approaches to Health Recovery. Estados Unidos: IGI Global. 2025.
    Aceite para publicação
  2. Freitas, Susana Vaz; Alegria, Rita. Terapia da Fala: Clínica e Ocupacional. A propósito de 20 anos de carreira, 10 temas contemporâneos. Porto, Portugal: Publicações Universidade Fernando Pessoa. 2021.
    Publicado
Poster em conferência
  1. Alegria, Rita ; Freitas, Susana Vaz; Manso, M. C.. "Is Aquatic Setting an Alternative way to Deliver Speech Therapy in patients with Bilateral Vocal Fold Nodules? A Retrospective Study. (e-poster)". Trabalho apresentado em The Voice Foundation (TVF) congress (2-6 june 2021), Philadelphia, EUA., 2021.
  2. Alegria, Rita ; Freitas, Susana Vaz; Manso, M. C.. "Voice therapy delivered in a water-based setting for unilateral vocal fold paralysis - A prospective case report. (e-Póster).". Trabalho apresentado em The Voice Foundation¿s 50th Annual Symposium: Care of the Professional Voice (2-6 june 2021), Philadelphia, EUA., 2021.
  3. Vieira, Ana Carolina; Rocha, Joana; Peixoto, Vania; Alegria, Rita (1117-F13B-8A40). "Relationship between Theory of Mind and Social Competence in School Children". Trabalho apresentado em 10th European CPLOL Congress of Speech and Language Therapy, 2018.
  4. Alegria, Rita (1117-F13B-8A40). "Cerebral Palsy and Speech Therapy intervention - a case report in aquatic setting". 2018.
  5. Alegria, Rita (1117-F13B-8A40). "Speech Therapy In An Aquatic Setting: A New Intervention Approach – Case Report: 10 Children Diagnosed With Autismo Spectrum Disorder”". Trabalho apresentado em I Congresso Internacional de Terapia Aquática, 2015.
Resumo em conferência
  1. Melo Pestana, Pedro; Alegria, Rita. "The top 10 strategies used by Fado singers to overcome voice difficulties". Trabalho apresentado em CoMeT Annual Conference, Tel Aviv, 2023.
    Publicado
  2. Vieira, Daniela de Oliveira; Alegria, Rita. "Evaluación de la percepción del paciente em la práctica clínica em disfagia mecánica". Trabalho apresentado em XXXIII Congresso Internacional de AELFA-IF 28 al 30 de septiembre de 2023, Santander, 2023.
    Publicado
  3. Alegria, Rita ; Freitas, Susana Vaz; Manso, Maria Conceição. "Is there an improvement on Acoustic Voice Parameters in Patients with bilateral Vocal Fold Nodules after Therapy? A Meta-Analysis.". Trabalho apresentado em 49th Congress of The Voice Foundation – Care of the Professional Voice, 2020.
    Publicado
  4. Alegria, Rita ; Freitas, Susana Vaz; Maria Conceição Manso. "Efficacy of Speech Language Therapy Intervention in Unilateral Vocal Folds Paralysis (UVFP) - a Meta-Analysis". Trabalho apresentado em PEVOC - Pan-European Voice Conference – Voicing Science and Experience, 2019.
    Publicado
  5. Alegria, Rita ; Freitas, Susana Vaz; Manso, Maria Conceição. "Content and timing of speech therapy intervention for vocal fold nodules - a systematic review". Trabalho apresentado em PEVOC - Pan-European Voice Conference – Voicing Science and Experience, 2019.
    Publicado
Revisão de livro
  1. Cadório, Inês. "Afasia Progressiva Primária – avanços no diagnóstico e intervenção". Revisão de Afasia Progressiva Primária – avanços no diagnóstico e intervenção (2023):
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Alegria, Rita Feio da Gama. "Voice rehabilitation in an aquatic setting". Doutoramento, 2021. http://hdl.handle.net/10284/10906.

Artística / Interpretação

Programa de rádio / tv
  1. Alegria, Rita (1117-F13B-8A40). 2006. Dia mundial do Terapeuta da Fala. Radio Minho.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2023 Evaluación de la percepción del paciente em la práctica clínica em disfagia mecánica XXXIII Congresso Internacional de AELFA-IF
(Santander, Espanha)
2022 The top 10 strategies used by Fado singers to overcome voice difficulties CoMeT Annual Conference
(Tel Aviv, Israel)
2022 O cavalo como facilitador das competências sociais no autismo: como, o quê e porquê? 2º Congresso Internacional sobre Animais de Ajuda Social
(Portugal)
2020/04/02 Vocal Fold Paralysis Multidimensional Assessment – Before & After Speech and Language Intervention II Congresso Internacional da Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala
Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala (Lisboa, Portugal)
2019/08/29 Efficacy of Speech Language Therapy Intervention in Unilateral Vocal Fold Paralysis (UVFP) - a Meta-Analysis 27th PAN-EUROPEAN VOICE CONFERENCE 2019
University of Copenhagen Audiologopedics Department of Nordic Studies and Linguistics University of Copenhagen (Copenhagen, Dinamarca)
2019/08/28 Content and timing of speech therapy intervention for vocal fold nodules - a systematic review 27th PAN-EUROPEAN VOICE CONFERENCE 2019
University of Copenhagen Audiologopedics Department of Nordic Studies and Linguistics University of Copenhagen (Copenhagen, Dinamarca)
2018 Saúde vocal para os professores do ensino básico inserido nas Olimpíadas do Conhecimento, ES-CEFOC
Universidade Fernando Pessoa (Porto, Portugal)
2016 Use Of The Storytelling For Optimal Language Development In Kindergarten Context
Earli Sigs Conference (Porto, Portugal)
2016 Um Livro, Um Amigo – O Uso Do Conto No Desenvolvimento Linguístico Em Contexto De Jardim De Infância Simpósio Luso-Brasileiro em estudos na criança
(Porto, Portugal)
2013 Terapia da Fala além-fronteiras I Encontro de Terapia da Fala Terapia da Fala além-fronteiras
Escola Superior de Tecnologias da Saúde do Porto (Porto, Portugal)
2008 Implantes Cocleares: Perspetivas de Intervenção
Escola Superior de Tecnologias da Saúde do Porto no âmbito do “Ciclo de Conferências Pontes e Pontos…2008” (Porto, Portugal)
2003 Desenvolvimento Comunicativo – A relação Família/Criança (Pais) Construindo a comunicação
Organizada pelo Centro Social da Paróquia de Castelões dirigida a Pais (Castelões , Portugal)
2003 Desenvolvimento Comunicativo – A relação Família/Criança (auxiliares) Construindo a comunicação
Organizada pelo Centro Social da Paróquia de Castelões dirigida a Auxiliares de Ação Educadora e Educadores (Castelões, Portugal)
2001 Reeducação Vocal O Professor como profissional da voz
Organizada pela Escola EB 2/3 de Moure (Braga, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2024 - Atual A auto percepção da desvantagem vocal de acordo com género
Orientador
Terapia da Fala (Licenciatura/Bacharelato)
Escola Superior de Saúde Fernando Pessoa, Portugal
2024 - Atual Tempo máximo de fonação de acordo com o género
Orientador
Terapia da Fala (Licenciatura/Bacharelato)
Escola Superior de Saúde Fernando Pessoa, Portugal
2023 - 2023 O conhecimento e a prevalência dos abusos e maus usos vocais em estudantes do ensino superior
Orientador
Terapia da Fala
Escola Superior de Saúde Fernando Pessoa, Portugal
2021/11/15 - 2021/11/15 O impacto do uso de máscara na qualidade vocal dos professores das Faculdades da UFP e da ESS-FP
Orientador
Terapia da Fala (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2021 - 2021 Perceção dos Educadores de Infância sobre a Criança com Respiração Predominantemente Oral
Orientador
Terapia da Fala (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2019/01/19 - 2019/01/19 Relação entre as competências comunicativas de crianças com PEA e qualidade de vida dos seus cuidadores
Orientador
Terapêutica da Fala (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2018/10/09 - 2018/10/09 Relação entre as competências comunicativas de crianças com PEA e Práticas Educativas Parentais
Orientador
Terapêutica da Fala
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2018 - 2018 A Inteligibilidade do discurso de adultos com surdez
Orientador
Terapêutica da Fala
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2017 - 2017 O papel do Terapeuta da Fala em França na intervenção em professores domiciliário
Orientador
Terapêutica da Fala (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2017 - 2017 Perceção de diferentes profissionais sobre o papel na intervenção com crianças com multideficiência e a sua contribuição no trabalho em equipa para o desenvolvimento de competências comunicativas
Orientador
Terapêutica da Fala (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2017 - 2017 O papel do terapeuta da Fala na intervenção junto da Criança Prematura e da sua Família
Orientador
Terapêutica da Fala (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2017 - 2017 Análise da perceção de pais/cuidadores de crianças com surdez sobre a Terapia da Fala
Orientador
Terapêutica da Fala (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2017 - 2017 Competências de narrativa escrita em crianças do 2º, 3º e 4º anos de escolaridade
Orientador
Terapêutica da Fala (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2016 - 2016 Supervisão clínica: levantamento de opiniões
Orientador
Terapêutica da Fala (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2016 - 2016 A integração das crianças não falantes em instituição médico educativa (IME): Estudo do caso do síndrome de ELHER-DANLOS
Orientador
Terapêutica da Fala (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2016 - 2016 Terapia da Fala na paralisia facia periférica: perceção dos Fisioterapeutas
Orientador
Terapêutica da Fala (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2015 - 2015 Terapia da Fala na Paralisia Facial Periférica: perceção dos fisioterapeutas
Orientador
Terapêutica da Fala (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2010 - 2010 Caracterização dos Utentes da Clínica Pedagógica de Terapia da Fala da Universidade Fernando Pessoa que apresentam Perturbações dos Sons da Fala
Orientador
Terapêutica da Fala (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2003/12/15 - 2003/12/15 A gaguez
Orientador
Medicina (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade do Minho Escola de Medicina, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2024 - Atual Rastreios em Terapia da Fala no âmbito do PASOP – Projeto +Literacia (protocolo com ADEIMA – Associação para o Desenvolvimento Integrado de Matosinhos) (2024)
Outro
Escola Superior de Saúde Fernando Pessoa, Portugal
2024 - Atual Comemorações do Dia nacional da educação de surdos e da juventude surda - EB2/3 de Paranhos (2024)
Outro (Membro da Comissão Organizadora)
Escola Superior de Saúde Fernando Pessoa, Portugal
2023 - Atual Rastreios de Terapia da Fala no âmbito da Semana da Saúde da AAFP e do Dia Nacional do Terapeuta da Fala (2023)
Outro (Membro da Comissão Organizadora)
Escola Superior de Saúde Fernando Pessoa, Portugal
2023 - Atual Dia Mundial da Doença de Parkinson (em parceria com Associação Portuguesa de Doentes com Parkinson) (2023)
Outro (Membro da Comissão Organizadora)
Escola Superior de Saúde Fernando Pessoa, Portugal
2024 - 2024 IV Congresso de Estudantes de Terapia da Fala da Fernando Pessoa (2024 - 2024)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Escola Superior de Saúde Fernando Pessoa, Portugal
2024 - 2024 Workshop “(Já) Sou Terapeuta da Fala: E Agora?”(em parceria com a Associação Portuguesa de Terapeutas da Fala e Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala) (2024) Escola Superior de Saúde Fernando Pessoa, Portugal
2024 - 2024 "UMA PERSPETIVA DIFERENTE" no âmbito do Dia Mundial da Consciencialização da Perturbação do Espetro do Autismo (2024)
Oficina (workshop)
Escola Superior de Saúde Fernando Pessoa, Portugal
2006/07/10 - 2006/07/10 Convívio de alunos com Implante Cocleares (2006/07/10 - 2006/07/10)
Encontro (Coorganizador)
Agrupamento de Escolas de lamaçães, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2024 - Atual Como Produzir Videoaulas (CAPES) - 25 horas
Outro
Como Produzir Videoaulas (CAPES) - 25 horas
Universidade Estadual do Maranhão, Brasil
2024 - Atual Desenho Didático para o Ensino On-line (CAPES) - 50 horas
Outro
Desenho Didático para o Ensino On-line (CAPES) - 50 horas
Universidade Estadual do Maranhão, Brasil
2024 - Atual Mediação em EaD (CAPES) - 30 horas
Outro
Mediação em EaD (CAPES) - 30 horas
Universidade Estadual do Maranhão, Brasil
2024 - Atual Multimeios em Educação (CAPES) - 60 horas
Outro
Multimeios em Educação (CAPES) - 60 horas
Universidade Estadual do Maranhão, Brasil
2024/03/08 - 2024/03/08 Suporte Básico de Vida Pediátrico Suporte Básico de Vida Pediátrico
Hospital-Escola da Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2024 - 2024 IV Encontro em Linguística Aplicada (6 horas) IV Encontro em Linguística Aplicada
2024 - 2024 Guião Comunicação Comunicação 3P Guião Comunicação Comunicação 3 3
2024 - 2024 Ferramentas para Análise Fonológica Automática (FAFA) Ferramentas para Análise Fonológica Automática (FAFA)
Universidade de Aveiro, Portugal
2024 - 2024 Da Ideia ao papel: Escrita Científica, Revista e Processo de Publicação Da Ideia ao papel: Escrita Científica, Revista e Processo de Publicação
Hospital-Escola da Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2024 - 2024 Sensibilização para Questões Críticas da Publicação Científica: Autoria, Integridade e Boas Práticas Sensibilização para Questões Críticas da Publicação Científica: Autoria, Integridade e Boas Práticas
Hospital-Escola da Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2024 - 2024 Programa da formação em suporte básico de vida pediátrico Programa da formação em suporte básico de vida pediátrico
Hospital-Escola da Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2024 - 2024 15.ª edição da Qualifica - Educação, Formação, Juventude e Emprego
Exposição
15.ª edição da Qualifica - Educação, Formação, Juventude e Emprego
Fundação Ensino e Cultura Fernando Pessoa, Portugal
2023/10/09 - 2023/10/09 Competências para a Interculturalidade
Outro
Competências para a Interculturalidade
Instituto Nacional de Administração, Portugal
2022/10/17 - 2023/01/08 Perturbação do Desenvolvimento da Linguagem e Dislexia
Outro
Perturbação do Desenvolvimento da Linguagem e Dislexia
Speech Care, Portugal
2023 - 2023 Perturbação do Espetro do Autismo e a Terapia da Fala Perturbação do Espetro do Autismo e a Terapia da Fala
2023 - 2023 Tópicos atuais em aleitamento materno Tópicos atuais em aleitamento materno
2023 - 2023 Disfonia infantil: como reabilitar, atualização & mitos Disfonia infantil: como reabilitar, atualização & mitos
2023 - 2023 Dislexia e Discalculia: identificação precoce, diagnóstico e intervenção e intervenção Dislexia e Discalculia: identificação precoce, diagnóstico e intervenção e intervenção
2023 - 2023 Exercícios Vocais: O que considerar? Exercícios Vocais: O que considerar?
2023 - 2023 Avaliação do Processamento Auditivo Central Avaliação do Processamento Auditivo Central
2023 - 2023 Terapia da Fala pública em Portugal
Congresso
Terapia da Fala pública em Portugal
2023 - 2023 Formação: Cooperação e Complementaridade Formação: Cooperação e Complementaridade
Escola Superior de Saúde Fernando Pessoa, Portugal
2022 - 2023 Perturbação do Desenvolvimento da Linguagem e Dislexia (30 horas) Perturbação do Desenvolvimento da Linguagem e Dislexia (30 horas)
Speech Care, Portugal
2022/12/16 - 2022/12/18 Aprendizagem e Perturbações da Leitura e da Escrita
Outro
Aprendizagem e Perturbações da Leitura e da Escrita
Speech Care, Portugal

Relicário dos Sons, Portugal
2022/11/16 - 2022/11/16 Suporte Básico de Vida
Outro
Suporte Básico de Vida
Hospital-Escola da Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2022/09/01 - 2022/09/16 Liderança Emocional (39 horas)
Outro
Liderança Emocional (39 horas)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
2022 - 2022 Higiene das Mãos na Prevenção de Infeções Higiene das Mãos na Prevenção de Infeções
2022 - 2022 RGPD para Cidadãos Atentos RGPD para Cidadãos Atentos
2022 - 2022 Aprendizagem e Perturbações da Leitura e da Escrita (16 horas) Aprendizagem e Perturbações da Leitura e da Escrita (16 horas)
Relicário dos Sons, Portugal
2020/01/24 - 2020/01/24 Visão Europeia relativa aos dados abertos e à reutilização de informações do setor público Prof. Doutora Maria Manuel Leitão Marques Eurodeputada
Encontro
Universidade do Porto Faculdade de Medicina, Portugal
2020 - 2020 The exceptional Child: empowered! Keynote address
Outro
The exceptional Child: empowered! Keynote address
TalkTools, Estados Unidos
2020 - 2020 Teletherapy from EI to High School: Practical Applications and Resources Teletherapy from EI to High School: Practical Applications and Resources
2019/11/27 - 2019/11/27 Reabilitação Auditiva na óptica do AVT
Outro
Reabilitação Auditiva na óptica do AVT
Cochlear AG, Suiça
2018/05/14 - 2018/05/14 Regulação Geral de Proteção de Dados
Outro
Regulação Geral de Proteção de Dados
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2016 - 2016 Bandas Neuromusculares e Dynamic Tape aplicado à Terapia da Fala
Outro
Bandas Neuromusculares e Dynamic Tape aplicado à Terapia da Fala
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2016 - 2016 Dispraxia Verbal de Desenvolvimento - Teoria, Práticas e Reflexões
Outro
Dispraxia Verbal de Desenvolvimento - Teoria, Práticas e Reflexões
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2015 - 2015 Aplicação de Bandas Neuromusculares na Terapia da Fala
Outro
Aplicação de Bandas Neuromusculares na Terapia da Fala
Ensino Profissional Avançado e Pós-graduado, Portugal
2011 - 2011 Curso Europeu de Primeiros Socorros
Outro
Curso Europeu de Primeiros Socorros
Escola de Socorrismo - Cruz Vermelha Portuguesa, Portugal
2010 - 2010 Modelo SCERTS
Outro
Modelo SCERTS
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2010 - 2010 Basic Course on the Dir/Floortime Model
Outro
Basic Course on the Dir/Floortime Model
ICDL Graduate School, Estados Unidos

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2023 Classificação dos erros de escrita em alunos do 2º ao 4º ano, através de um texto narrativo
Arguente
Marine Inês Guerreiro Pereira (Outro)
Escola Superior de Saúde Fernando Pessoa, Portugal
2023 Estudo da relação entre o perfil comunicativo e o perfil sensorial em crianças com perturbação do espetro do autismo
Arguente
Adriana Filipa Pinho Oliveira (Outro)
Escola Superior de Saúde Fernando Pessoa, Portugal
2022/06/30 Prática do Terapeuta da Fala em Unidade de Cuidados Intensivos - área da deglutição
Arguente
Alicia Louiz (Outro)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2022 Crenças e hábitos sobre cuidados de saúde vocal em docentes do ensino superior
Arguente
halyta Simoes Macauba (Outro)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2022 Uso da música na promoção de competências de Literacia Emergente
Presidente do júri
Patrícia Pereira Alves (Outro)
Escola Superior de Saúde Fernando Pessoa, Portugal
2021/11/12 Perceção dos pais sobre o estigma da perturbação do espectro do autismo na comunidade: tradução e adaptação para o português europeu
Arguente
Inês Manuela Albuquerque da Silva (Outro)
Universidade Fernando Pessoa Faculdade de Ciências da Saúde, Portugal
2019/06/28 Conhecimento da população em geral em relação ao âmbito de atuação do Terapeuta da Fala
Arguente principal
Marlene Maria Martins Correia (Outro)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2017/07/21 A perceção dos professores do 1º e 2º ciclo sobre a profissão do terapeuta da fala em França
Arguente
France Marie-Cécile Jeanne Portier (Outro)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2017/07/21 Pediatric Voice Symptom Questionnaire(PVSQ) - Tradução e adaptação para o Português Europeu
Arguente
Marion Marie Caroline Sonia Menjuc (Outro)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2017/04/10 Limitações Comunicativas dos doentes Laringectomizados
Arguente principal
Ana Filipa Moreira Teixeira (Outro)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2017/03/14 A percepção dos profissionais acerca do uso de CAA
Arguente
Adelaide Follin-Arbelet Sylvie (Outro)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2017 Impacto da Deglutição na Produção verbal-oral
Arguente
France Portier (Outro)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2017 Triagem Vocal em Professores da Comunidade Pessoana
Arguente
(Outro)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2016/11/25 Desenvolvimento da consciência Fonológico em idade pré-escolar
Arguente
Patrícia Afonso Pinto Pereira da Costa (Outro)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2016 Avaliação da disfagia: Proposta de Protocolo de Videoendoscopia da Deglutição (VED)
Arguente
(Outro)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2015 Perceção dos Médicos Dentistas relativamente à disfunção temporomandibular e à Terapia da Fala
Arguente
n/a (Outro)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2024 - Atual Athena Health & Research Journal
2023 - Atual Universidad Complutense Madrid - Revista de Investigación en Logopedia
2022 - Atual IGI Global

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2007/02/27 - Atual Programa Funcional do Centro de Reabilitação do Norte
Especialista
Administração Regional da Saúde do Norte , Portugal
2021 - 2023 Comissão de auto-avaliação de ciclo de estudos |Licenciarirta em Terapia da Fala | Escola Superior Fernando Pessoa
Membro
Escola Superior de Saúde Fernando Pessoa, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2024 - Atual Educação Clínica II Terapia da Fala Escola Superior de Saúde Fernando Pessoa, Portugal
2024 - Atual Voz Terapia da Fala Escola Superior de Saúde Fernando Pessoa, Portugal
2023 - Atual Educação Clínica I Terapia da Fala Escola Superior de Saúde Fernando Pessoa, Portugal
2022 - Atual Métodos e técnicas de Avaliação e de Intervenção em Terapia da Fala Terapia da Fala Escola Superior de Saúde Fernando Pessoa, Portugal
2021 - Atual Diferentes Formas de Comunicar Ctesp - Apoio a Crianças e Adolescentes com Necessidades Especiais Escola Superior de Saúde Fernando Pessoa, Portugal
2021 - Atual Diferentes Formas de Comunicar Ctesp - Gestão Administrativa em Contexto Clínico Escola Superior de Saúde Fernando Pessoa, Portugal
2021 - Atual Atividades adaptadas para crianças com necessidades especiais Ctesp - Apoio a Crianças e Adolescentes com Necessidades Especiais Escola Superior de Saúde Fernando Pessoa, Portugal
2020 - Atual Discussão de casos baseados na evidência II Terapêutica da Fala (Licenciatura) Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2010 - Atual Estágio de Observação Terapêutica da Fala (Licenciatura) Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2010 - Atual Estágio de Integração Terapêutica da Fala (Licenciatura) Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2008/09 - Atual Ensino Clinico I Terapêutica da Fala (Licenciatura) Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2008/09 - Atual Ensino Clinico II Terapêutica da Fala Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2008 - Atual Estágio Profissionalizante I Terapêutica da Fala (Licenciatura) Universidade Fernando Pessoa Faculdade de Ciências da Saúde, Portugal
2008 - Atual Estágio Profissionalizante II Terapêutica da Fala (Licenciatura) Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2023 - 2023 Speech language in an aquatic setting: advance course Speech language in an aquatic setting: advance course
2023 - 2023 Comunicação Aumentativa e Alternativa Terapia da Fala Escola Superior de Saúde Fernando Pessoa, Portugal
2022 - 2023 Projeto de graduação Terapia da Fala Escola Superior de Saúde Fernando Pessoa, Portugal
2019 - 2023 Voz, Audiologia e Surdez Terapêutica da Fala (Licenciatura) Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2022/01/27 - 2022/01/29 Intervenções Complementares nas PEA Pós-Graduação em Perturbação do Espectro do Autismo (Pós-Graduação) Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2021 - 2022 Construção e Validação de Instrumentos Terapia da Fala Escola Superior de Saúde Fernando Pessoa, Portugal
2021/06/04 - 2021/06/26 Terapias Complementares Perturbação do espetro do autismo e comunicação aumentativa e alternativa Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2020 - 2021 Comunicação da Linguagem no Adulto Terapia da Fala Escola Superior de Saúde Fernando Pessoa, Portugal
2018/08/25 - 2018/08/26 Speech language in an aquatic setting Extensão e divulgação científica (Postgraduate Certificate) Institution: More Than Words , Estados Unidos
2017 - 2017 Speech language in an aquatic setting: advance course Extensão e divulgação científica (Curso médio)
2016 - 2016 Terapia Da Fala Em Meio Aquático: Introdução Extensão e divulgação científica (Curso médio) Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2016 - 2016 Terapia Da Fala Em Meio Aquatico: Introdução Extensão e divulgação científica (Curso médio) Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2013 - 2013 Speech Therapy in na aquatic Setting: na introduction Extensão e divulgação científica (Curso médio)
2008/09 - 2010/01 Patologias da Linguagem (Outros) Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2008/09 - 2010/01 Neurologia e Patologia Neuromotora (Outros) Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2008/09 - 2010/01 Audiologia (Outros) Universidade Fernando Pessoa, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2015/01 - Atual Associação Portuguesa de Terapeutas da Fala

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2024 - 2024 Membro da Comissão Organizadora do IV Congresso de Estudantes de Terapia da Fala da Fernando Pessoa
Membro
Escola Superior de Saúde Fernando Pessoa, Portugal
2024 - 2024 IV Congresso de Estudantes de Terapia da Fala da Fernando Pessoa Escola Superior de Saúde Fernando Pessoa, Portugal
2022 - 2023 Grupo de trabalho | elaboração da proposta mestrado em Perturbação do Espetro do Autismo e Comunicação Aumentativa e Alternativa
Outro
Escola Superior de Saúde Fernando Pessoa, Portugal
Distinções

Prémio

2023 Medalha de finalista dos Next Generation Indie Book Awards, na categoria de Business.
2022 Book Excellence Award
2022 3º lugar no International Impact Book Awards

Outra distinção

2015 1º lugar no poster no Congresso Internacional de Terapia Aquática
Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias - Instituto Politécnico de castelo Branco, Portugal