Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Marina Fuertes
Nomes de citação
- Fuertes, Marina
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 2416-A724-93B2
- ORCID iD
- 0000-0001-7061-5092
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Psicologia
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação - Educação Especial
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Inglês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) |
Francês | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | |
Espanhol; Castelhano | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) |
Português (Idioma materno) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2022/05/30
Concluído
|
Pós-graduation in Resilience in Children Exposed to Trauma, Disaster and War: Global Perspectives (Postgraduate Certificate)
Minnesota State University Mankato, Estados Unidos
|
96% Excelente |
2019/08/21 - 2020/10/15
Concluído
|
Agregação em Psicologia - Habilition in Psychology (Título de Agregado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
Top Classification |
2014 - 2015
Frequentou
|
Training in Mental de Ruth Griffths Scale (Outros)
Association for Research in Infant and Child Development, Reino Unido
|
|
2007 - 2007
Concluído
|
Neonatal Behavioral Assessement Scale (NBAS) (Postgraduate Certificate)
Harvard Medical School, Estados Unidos
|
|
2006 - 2006
Concluído
|
Touchpoints Individual Training (Postgraduate Certificate)
Harvard Medical School, Estados Unidos
|
|
2006 - 2006
Concluído
|
Newborn Behavioral Observations System (NBO) (Postgraduate Certificate)
Harvard Medical School, Estados Unidos
|
Excelente |
2005
Concluído
|
Psicologia (Doutoramento)
Especialização em Sem especialidade
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"Rotas da Vinculação - O Desenvolvimento do Comportamento Interactivo e a Organização da Vinculação no Primeiro Ano do Bébé
Prematuro" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Top Classification |
2004 - 2004
Concluído
|
CARE-Index Tolders Course (Postgraduate Certificate)
Queen´s Centre for Clinical Studies no Thanet Campus, Reino Unido
|
Excelent |
2003 - 2003
Concluído
|
CARE-Index Infants Course (Postgraduate Certificate)
Queen´s Centre for Clinical Studies no Thanet Campus, Reino Unido
|
Excelent |
2003 - 2003
Concluído
|
Strange Situation Advance Course (Postgraduate Certificate)
Sankt-Peterburgskij Institut Rannego Vmesatel'stva, Rússia
Universidade Estatal de São Petersburgo - Pavlov Institute, Rússia |
Very Good |
2002/12/02 - 2002/12/06
Concluído
|
Attachment & Psychopathology Course (Postgraduate Certificate)
Queen´s Centre for Clinical Studies no Thanet Campus, Reino Unido
|
|
1998
Concluído
|
Master at Developmental Psychology and Child Education (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"A organização dos comportamentos de vinculação na criança com alterações neuromotoras" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Top Classification |
1995/06/30
Concluído
|
Degree in Psychology and Educational Sciences (Licenciatura)
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
"não aplicavel" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2009/01/01 - 2009/08/31 | Pós-doutorado (Investigação) | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal | ||
2005/10/01 - 2008/12/31 | Pós-doutorado (Investigação) | Harvard Medical School, Estados Unidos |
Harvard Medical School, Estados Unidos (...) |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2016/04/01 - Atual | Professor Associado (Docente Universitário) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
2009/09/01 - 2016/03/31 | Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) | Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal |
2003 - 2005 | Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal |
1998/12/01 - 1999/09/30 | Assistente (Docente Universitário) | Universidade dos Açores - Campus de Angra do Heroísmo, Portugal |
Universidade dos Açores - Campus de Angra do Heroísmo, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2022/07/01 - Atual | Cocoordenadora do Mestrado de Educação Especial | Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal |
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal | ||
2021/09/01 - Atual | Coordenadora do Domínio da Pedagogia | Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal |
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal | ||
2017/01/01 - Atual | Cocoordenadora do Mestrado PETaL EMJMD – Play, Education, Toys & Languages (uco.es) | Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal |
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal | ||
2010/02/01 - Atual | Coordenadora do Mestrado de Intervenção Precoce | Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal |
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal | ||
2015/06/30 - 2019/12/06 | Presidente | CIED Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, Portugal |
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal | ||
2004/01/01 - 2005/09/30 | Vice Presidente do Conselho Científico | Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal |
2003/06/01 - 2005/09/30 | Coordenadora da Pós-graduação em Especialização em Necessidades Educativas Especiais | Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal |
2003/06/01 - 2005/09/30 | Coordenadora da Pós-graduação em Intervenção Precoce | Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal |
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal | ||
2003/01/09 - 2005/09/30 | Coordenadora do Curso de Especialização em Necessidades Educativas Especiais | Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal |
2003/06/01 - 2005/09/01 | Coordenadora do Curso de Especialização em Intervenção Precoce | Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2019/12 - Atual | Membro do Conselho Geral do IPL | Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal |
2016 - Atual | Secretária da Assembleia da Associação de Pais e Amigos das Crianças do Hospital de S. Francisco Xavier –Os Francisquinhos | Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal |
2013/01/01 - Atual | Investigadora Associada | Universidade do Porto Centro de Psicologia, Portugal |
2009 - Atual | Curadora da Fundação Gomes Pedro/Brazelton para as Ciências do Bebé e da Família | Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal |
2014 - 2015 | Coordenadora do Sub-Departamento (Domínio) de Pedagogia | Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal |
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal | ||
2005 - 2009 | Coordenadora do Gabinete de Apoio ao Desenvolvimento Infantil e à Família (GADIF) | Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal |
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
1999/10 - 2003/09 | CONTRIBUTO MATERNO E INFANTIL NA DETERMINAÇÃO DA QUALIDADE DA VINCULAÇÃO ENTRE A CRIANÇA E A MÃE
Provided by PTCRIS: PRAXIS XXI/BD/19924/99
Bolseiro de Doutoramento
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
1997/01 - 1998/04 | ORGANIZAÇÃO DA VINCULAÇÃO EM POPULAÇÕES COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS - MESTRADO EM PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO
E EDUCAÇÃO DA CRIANÇA
Provided by PTCRIS: PRAXIS XXI/BM/8652/96
Bolseiro de Mestrado
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2022/09/04 - Atual | Atuas como eu?: Estudo sobre a transferência de modelos de Participação, Desafio, Envolvimento e Comunicação dos adultos para
crianças em idade pré-escolar
ModTandem
Investigador responsável
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
|
Instituto Politécnico de Lisboa
Em curso
|
2022 - 2025 | Impacto da auto-regulação e vinculação precoce no posterior desenvolvimento, escolaridade e saúde da criança: um estudo longitudinal
do nascimento aos 10 anos de vida com base nas influências genéticas e ambientais nas trajetórias de desenvolvimento
Co-Investigador Responsável (Co-IR)
Universidade do Porto Centro de Psicologia, Portugal
|
Fundação para a Ciência e Tecnologia
Em curso
|
2020/07/10 - 2021/12/31 | Projeto Tandem ( Academias do Conhecimento da Fundação Gulbenkian)
Academia do Conhecimento
Investigador responsável
Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal
|
Fundação Calouste Gulbenkian
Em curso
|
2015/08/01 - 2019/11/30 | First year of life in infants born with less than 31 weeks of gestation: Longitudinal study of infant development, self-regulation
and attachment
PTDC/MHC-PED/1424/2014
Investigador responsável
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
|
Concluído
|
2017/01/01 - 2018/12/30 | ORISC Oracy In the School Culture
FCT/1531/31/1/2017
Investigador
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
|
Concluído
|
2017 - 2018 | Tandem a orientar a prática: Construção de um guião sobre práticas colaborativas com a criança em educação de infância
TANDEMEDUCA
Investigador responsável
Gabinete de Investigação, Desenvolvimento, Inovação e Criação Artística do IPL – 2018, Portugal
|
Concluído
|
2016/01/01 - 2017/12/31 | Estudo Intercultural (Portugal e Brasil) do desenvolvimento e da vinculação do bebê pré-termo ao longo do primeiro ano de
vida
FAPESP2016
Investigador responsável
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, Brasil
|
Concluído
|
2010/06/01 - 2014/12/31 | Touchpoints: Longitudinal study about infant self-regulation, parenting and NBAS intervention impact on attachment during
infants first year of life
PTDC/PSI-EDD/110682/2009
Investigador responsável
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2006/09 - 2008/12 | STABILITY OF COPING AND MEMORY FOR SOCIAL STRESS IN INFANTS
Provided by PTCRIS: SFRH/BPD/26726/2006
Investigador
Harvard Medical School Department of Pediatrics, Estados Unidos
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Artigo em revista (magazine) |
|
Capítulo de livro |
|
Edição de livro |
|
Enunciado de teste |
|
Livro |
|
Poster em conferência |
|
Resumo em conferência |
|
Website |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2024/02/02 | Relação entre o uso de antibióticos, sensibilidade materna e qualidade da relação mãe-filho(a) | 15º Congresso Nacional de Psicologia da Saúde
Sociedade Portuguesa de Psicologia da Saúde (Almada, Portugal)
|
2024/02/01 | Autorregulação e vinculação em bebés nascidos termo e de moderado prétermo | 15º Congresso Nacional de Psicologia da Saúde
Sociedade Portuguesa de Psicologia da Saúde (Almada, Portugal)
|
2024/01/25 | Interação e comunicação com a criança: um estudo exploratório sobre o comportamento de educadoras durante uma atividade colaborativa. | 8th International Conference on Childhood and Adolescence,
EventQuallis (Peniche, Portugal)
|
2024/01/25 | Estudo sobre a transferência do modelo comunicativo e interativo do educador para a criança individualmente e em grupos na educação pré-escolar | 8th International Conference on Childhood and Adolescence,
(Peniche, Portugal)
|
2023/11/25 | Morais, I., Azevedo, A.R., Reis, C., Fernandes, I. & Fuertes, M. (2023). Projeto Tandem: Estudo sobre os contributos do adulto como modelo social e pedagógico na aprendizagem adulto-criança e a pares em creche. | 11.º Encontro do CIED – Produção de Conhecimento em Contexto.
Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, Escola Superior de Educação de Lisboa, 25 de novembro. (Lisboa, Portugal)
|
2023/11/25 | Azevedo, A.R., Morais, I., Reis, C., Fernandes, I. & Fuertes, M. (2023). Projeto tandem: estudo sobre os contributos do adulto como modelo social e pedagógico na aprendizagem adulto/criança e a pares, em crianças em idade pré-escolar. | 11.º Encontro do CIED – Produção de Conhecimento em Contexto.
Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, Escola Superior de Educação de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2023/07/18 | Congruence and Incongruence of Infants’ Early Interactive Behavior Predict Attachment in Infants Born Very Preterm | 18th WAIMH World Congress
World Association of Infant Mental Health (Dublin, Irlanda)
|
2023/07/17 | The impact of low-birthweight in infant emotional regulation, mother-infant quality of interaction, and attach | 18th WAIMH World Congress
World Association of Infant Mental Health (Dublin, Irlanda)
|
2023/07/07 | Intervenção Precoce em Famílias Especiais | VII Seminário da ELI Alcanena/ Torres Novas Alcanena
ELI Alcanena/ Torres Novas Alcanena (Portugal)
|
2023/05/13 | Parceiras, Famílias e Vinculação: as chaves do sucesso em Intervenção Precoce. | I Congresso Internacional de Saúde e Educação Infantojuvenil da Ilha Terceira
(Praia da Vitória, Terceira, Açores, Portugal)
|
2022/11/25 | Práticas Centradas na Familia, nos Contextos e nas Relações. | Seminário Boas práticas, Inovação e Inclusão pelas 40 anos da APPDC de Faro.
Univerisade do Algarve e APPDC de Faro. (Faro, Portugal)
|
2022/11/03 | Práticas Centradas na Família e nas Relações. | IX Encontro de Intervenção Precoce do Distrito de Portalegre: Desenvolvimento Infantil: "Um passo depois do outro".
Associação Coração Delta (Campo Maior, Portugal)
|
2022/07/14 | Congruence and Incongruence of Infants’ Early Interactive Behavior and Their Associations with Attachment in a Sample of Infants Born Full Term and Infants Born Very Preterm. | International Conference of Attachment.
International Attachment Association (Lisboa, Portugal)
|
2022/04/22 | Atualizações em Estimulação Precoce em Bebês: Perspetiva centrada nos contextos de vida do bebê | XXVIII Congresso Fonoaudiológico de Bauru
Universidade de S. Paulo, Brasil (Bauru, Brasil)
|
2022/04/19 | O amor é a resposta: prevenção e intervenção na vinculação de risco | IX Seminário da CPCJ da Amadora "Da Promoção e Proteção: Nascer. Crescer. Adoles(c)er"
CPCJ da Amadora (Amadora, Portugal)
|
2022/03/19 | Early Intervention: Portuguese Family based Experience. | EdHeroes Asia: Malaysia Event. Family and Education
Family Education Program, Malásia, (Malásia)
|
2021/09/10 | Exploring the influence of educators' pedagogical model in their interaction and communication with preschool children in the context of a cooperative task, no Simpósio Symposium Evaluating different pedagogical approaches | 9ª Conferência da EECERA
EECERA - European Early Childhood Education Association (Online)
|
2021/06/26 | Crying for an antibiotic? maternal sensitivity and mother-infant attachment are associated with antibiotic uptake in infancy. | 17th WAIMH World Congress Hybrid 2021
World Association of Infant Mental Health (Brisbane,, Austrália)
|
2021/06/22 | A self-comfort-oriented pattern of regulatory behavior and avoidant attachment are more likely among infants born moderate-to-late preterm. | 17th WAIMH World Congress Hybrid 2021
World Association of Infant Mental Health (Brisbane, Austrália)
|
2021/05/22 | Começa na família, com o bebé, entre afetos e apoiados pelos profissionais. | Encontro Intervir a Tempo e com Tempo nos Primeiros Anos de Vida
APEI (Associação Portuguesa de Educadores de Infância), (Online, Portugal)
|
2021/04/27 | Pais e filhos crescem juntos.! | Webinar Alicerces Quando nasce um bebé, todos (re)nascemos promover o Cuidar dos 0-2 anos, promovido pelo projeto Alicerces
Centro de Saúde de Oeiras, e CPCJ Oeiras, (Online, Portugal)
|
2021/04/07 | Maternal sensitivity and mother-infant attachment are associated with antibiotic uptake in infancy | 2021 Virtual Biennial Meeting
SRCD (Society for Research of Child Development) (Online, Estados Unidos)
|
2021/04/07 | A self-comfort-oriented pattern of regulatory behavior and avoidant attachment are more likely among infants born moderate-to-late preterm | 2021 Virtual Biennial Meeting
SRCD (Society for Research of Child Development) (Online, Estados Unidos)
|
2021/03/20 | . Importância da Intervenção Precoce | 10º Encontro de Famílias da Associação de Pais 21
Associação de Pais 21 (Online, Portugal)
|
2019/12 | Estudo sobre o envolvimento, participação e interação da criança com atraso global do desenvolvimento com educadores e pais em atividades de construção conjunta | 9.º Encontro do CIED | Diversidades, Educação e Inclusão
CIED: ESELX (Lisboa, Portugal)
|
2019/10/24 | Estudo comparativo das representações maternas em diades com bebés de termo, pré-termo e extremo pré-termo. | VI Congresso Internacional – Educação Inclusiva: Olhares pelo Caminho
(Santarém, Portugal)
|
2019/10/24 | Estudo sobre o envolvimento, participação e interação da criança com atraso global do desenvolvimento com educadores e pais em atividades de construção conjunta. | VI Congresso Internacional – Educação Inclusiva: Olhares pelo Caminho
(Santarém, Portugal)
|
2019/10/23 | Primeira infância e práticas colaborativas com a família |
AFID (Amadora, Portugal)
|
2019/10/17 | Primeira infância: realidade e desafios. |
AFID (Amadora, Portugal)
|
2019/10/09 | Parceria com as famílias e práticas suportadas na evidência. | III Jornadas da Primeira infância
Plataforma Crescer Cascais (Cascais)
|
2019/09/11 | Infants´ physiological responses during the FFSF at 3 months according to the patterns of attachment at 12 months. | 25th World Congress of Psychosomatic Medicine
(Florença, Itália)
|
2019/08/17 | Estudo Brasil/Portugal: Comparação e associação das representações maternas, interação mãe-bebê e apego. | XXVI Congresso Fonoaudiológico de Bauru
(S Paulo, Brasil)
|
2019/07/17 | How difficult is to cooperate with children that have a global developmental delay? A study about parent's and educator's interactive behavior during cooperative tasks. | Porto ICRE'19 - Porto International Conference on Research in Education 2019
ESE Porto (Porto, Portugal)
|
2019/07/05 | Comunicar depois da alta hospitalar - uma plataforma online para pai de crianças nascidas prematuras. | II Congresso Nacional de Comunicação Clínica em Cuidados de Saúde
Faculdade de Medicina de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2019/06/26 | Padrões do comportamento social do bebé são percursores da qualidade da vinculação mãe-filho | 10ª Edição do Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
Sociedade Portuguesa de Psicologia (Funchal, Portugal)
|
2019/04/26 | Vinculação em bebés transportados às costas. | Instituto Superior Politécnico Sol Nascente
(Huambo, Angola)
|
2019/04/17 | Maternal representations association with mother-infant interaction and attachment: A longitudinal cross-cultural study in Portuguese and Brazilian dyads. | XXVI Congresso Fonoaudiológico de Bauru - Universidade S.- Paulo
Universidade S.- Paulo (Bauru, Brasil)
|
2019/04/10 | Programas de intervenção psicológica para pais de crianças nascidas prematuramente na transição casa. | Congresso Internacional da Criança e do Adolescente
Ordem dos Psicólogos (Lisboa, Portugal)
|
2019/04/10 | Resgate da Infância - Prevenção e Intervenção na Vinculação. | Ciclo de seminários sobre intervenção precoce
Escola Superior de Educação de Setubal (Setubal, Portugal)
|
2019/01/25 | Relação entre o transporte corporal e a relação materna. | 3º Congresso Internacional da Criança e Adolescente
Fundação Cupertino Miranda (Porto, Portugal)
|
2019/01/24 | Stability and physiological correlates of infants´ patterns of self-regulation at 3 and 9 months. | 3º Congresso Internacional da Criança e do Adolescente
Fundação Cupertino Miranda, (Porto, Portugal)
|
2018/10/08 | Capacitação parental (ou capacitação dos profissionais): desafios atuais. | Jornadas de Enfermagem: O cuidar de enfermagem: Batalhas e conquistas do sec. XX.
Escola Superior de Saúde da Cruz Vermelha Portuguesa (Lisboa, Portugal)
|
2018/10/02 | Are parents and educators’ apart partners? A comparative study about the interactive differences between parents and educators in a collaborative adult-child activity. | III Leipzig-Évora Scientific Meeting
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
|
2018/09/13 | Predicting Patterns of Regulatory Behavior in the Still-Face Paradigm at 3 Months | 25th World Congress of Psychosomatic Medicicne
(Florença, Itália)
|
2018/09/02 | As mother and as educator! Studying mothers and educators (whit their or others children) in a collaborative task whit child | 27ª European Early Childhood Conference
EECERA (Budapeste, Hungria)
|
2018/09/01 | Can parents and educators learn from each other experience and can we all learn with them example?. | 27ª EECERA Conference
EECERA (Budapeste, Hungria)
|
2018/08/28 | Differences in Preschool Educators’ and Parents’ Interactive Behavior during a Cooperative Task with Children. | International Conference on Education Studies
ECE (Paris, França)
|
2018/06/14 | Teachers views, atitudes and beliefs on oracy: a comparision between Portugal and Poland | Educational Role of language
University of Educational Sciences of Vilnius, Lituânia ( Vilnius, Lituânia)
|
2018/05/30 | Patterns of Infant Regulatory Behavior in the Still-Face Paradigm at 3 and 9 Months | WAIMH (World Association for Infant Mental Health) 18th Conference
WAIMH (World Association for Infant Mental Health) (Roma, Itália)
|
2018/05/29 | Mother-Infant Attachment and Patterns of Infant Regulatory Behavior during the Still-Face Paradigm in a Portuguese Sample of Preterm and Full-Term Infants. | WAIMH (World Association for Infant Mental Health)
WAIMH (World Association for Infant Mental Health) 18th Conference
|
2018/04/19 | Intervenção na Vinculação | Seminário Prevenção dos Maus tratos
Comissão de Proteção de Crianças e Jovens em Risco de Oeiras (Oeiras, Portugal)
|
2018/01/27 | The Development of Social Engagement and Self-Regulation Skills in Preterm and Full-Term Infants: The Impact of experience-dependent mechanisms and maternal sensitivity | 12º Congresso Nacional de Psicologia da Saúde
ISPA-Instituto Universitário (Lisboa, Portugal)
|
2018/01/26 | Comparing Preschool Educators' and Parents' Interactive Behavior during a Cooperative Task with Children 2º | Congresso Internacional da Criança e do Adolescente
Associação Portuguesa de Psicologia (Porto, Portugal)
|
2018/01/13 | Autorregulação comportamental dos bebés de termo, pré- termo e extremo pré- termo. | 1º Congresso Transdisciplinar Luso- Brasileiro sobre o Bebé, Portugal
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
|
2018/01/12 | Como pode a vinculação mãe-filho(a) e pai-filho(a) ser afetada pelo tempo gasto com os filhos e a sensibilidade parental? | 1º Congresso Transdisciplinar Luso- Brasileiro sobre o Bebé, Portuga
Universidade de Évora ( Évora, Portugal)
|
2018/01/12 | Estudo intercultural sobre a interação mãe-filho(a) em jogo livre aos 9 meses em diades brasileiras e portuguesas. 1º | Congresso Transdisciplinar Luso- Brasileiro sobre o Bebé
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
|
2017/11/23 | Inovação e Investigação - CIED: Centro de Interdisciplinar de Estudos Educacionais. | IV Encontro Entre a Teoria, os Dados e o Conhecimento
Centro de Investigação em Educação e Formação do Instituto Politécnico de Setúbal (CIEF-IPS) (Sétubal, Portugal)
|
2017/11/10 | Estudo comparativo acerca do comportamento e comunicação materna e paterna em atividade conjunta com os seus filhos de idade pré-escolar | Adressing and Supporting Family and Child Wellbeing - 15 Years of Touchpoints in Portugal
Faculdade de Medicina Dentária (Lisboa, Portugal)
|
2017/11/10 | O impacto do Modelo Touchpoints – das representações do educador à construção de uma parentalidade confiante | Adressing and Supporting Family and Child Wellbeing - 15 Years of Touchpoints in Portugal
Faculdade de Medicina Dentária (Lisboa, Portugal)
|
2017/07/12 | How can time spent with infant and parental sensitivity affect mother-infant and father-infant attachment? | 15th European Congress of Psychology 2017,
EFPA (Amesterdão, Países Baixos)
|
2017/07/01 | Can the quality of attachment improve with time spent between parents and their infant in caregiving routines?, | IV Internacional Attachment Conference
London College (Londres, Reino Unido)
|
2017/05/17 | Práticas colaborativas e de articulação entre entidades no sistema de promoção de proteção de Crianças e Jovens em Risco - O papel das entidades de Primeira Linha. | Congresso sobre Crianças e Jovens em Risco
ISCTE (Lisboa, Portugal)
|
2017/05/08 | O paradigma da Intervenção Precoce com os pais e para os pais? | III Jornadas de Intervenção Precoce dos Açores – S. Miguel, Ribeira Grande
Intervenção Precoce dos Açores (S. Miguel, Ribeira Grande, Portugal)
|
2017/01/24 | What’s in a mother’s smile? Effects of maternal sensitivity and infants’ self-regulation on early social engagement behavior. | Congresso Internacional da Criança e do Adolescente
Ordem de Psicólogos (Porto, Portugal)
|
2016/09/02 | Are men different? A comparison of German and Portuguese ECEC professionals | 25ª conferência da EECERA
EECERA (Dublin, Irlanda)
|
2016/09/02 | Contribution of fathers’ engagement and educators pedagogical experience in playing with children: Comparing Portuguese educators and fathers | 25ª conferência da EECERA
EECERA (Dublin, Irlanda)
|
2016/09/01 | Does children, parents or educators gender have an impact on interactive play, communication and interactions? | EECERA
25ª conferência da EECERA (Dublin, Irlanda)
|
2016/07/11 | Participação e envolvimento da criança numa tarefa de construção com educadoras e educadores | II Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2016/06/30 | Sentados à mesma mesa: Estudo comparativo do comportamento interativo e comunicação dos educadores e pais com crianças em idade pré-escolar | IX Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
Universidade do Algarve (Faro, Portugal)
|
2016/06/30 | Será do género dos filhos ou dos Pais? Estudo sobre o efeito do género das crianças e dos Pais na qualidade da interação, comunicação e atividade conjunta | IX Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
Universidade do Algarve (Faro, Portugal)
|
2016/06/30 | Género, Interação e Comunicação Adulto-Criança. | IX Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
Universidade do Algarve (Faro, Portugal)
|
2016/06/06 | Quando a vinculação corre mal! | Vinculação e Intervenção Precoce
Centro de Desenvolvimento da Criança do Hospital Amato Lusitano (Castelo Branco, Portugal)
|
2016/05/26 | Touchpoints’ by nurses: impact on maternal representations, child development, mother-infant interaction quality and mothers’ perception of relationship quality with nurses | 3rd PNAE Congress on Paediatric Nursing
Paediatric Nursing Associations of Europe (PNAE) (Porto, Portugal)
|
2016/04/26 | Espreita quem vem lá: Cérebros aprendem a brincar | Encontro de Neurociências na Educação
Câmara Municipal de Odivelas (Odivelas, Portugal)
|
2015/09/09 | Study about mother-infant versus educator-infant communication and interaction in free play | 24rd EECERA Annual Conference
EECERA (Barcelon, Espanha)
|
2015/03/24 | Comparing Portuguese Parents and Child educators in play pedagogical activities with children under 5 years old | Seminar
Evangelische Hochschule Dresden University of Applied Sciences for Social Work, Education and Nursing (Dresden, Alemanha)
|
2014/09/28 | Using the Reflexive Practices of Touchpoints Approach to enhance parents-caregivers relationship in nursery | 24rd EECERA Annual Conference
EECERA (Creta, Grécia)
|
2014/09/28 | Comparing parents beliefs about Private and Funded Child Care | 24rd EECERA Annual Conference
EECERA (Creta, Grécia)
|
2014/08/20 | Estimulação de fala e linguagem em bebés: interação entre pais, mães e filhos | XXI Jornadas de Fonoaudiólogia da Universidade de S. Paulo
Universidade de S. Paulo - Pólo de Báuru (Báuru, Brasil)
|
2014/06/16 | The impact of NICU admission and mother-infant interactions on self-comfort behavior of prematurely born infants | WAIMH 14th Conference
World Association for Infant Mental Health (Edimburgo, Reino Unido)
|
2014/06/14 | Challenges in the neurobehavioral assessment of the newborn infant | WAIMH (World Association for Infant Mental Health) 14th Conference
WAIMH (Edimburgo, Reino Unido)
|
2013/09/03 | How fathers and mothers differ? Associations among parents sensitivity, primary care, and attachment | 16th European Conference on Developmental Psychology
APA (Lausanne, Suiça)
|
2013/08/23 | Representations of Portuguese Parents about Child Care Education | 23th EECERA Annual Conference
EECERA (Tallin, Estónia)
|
2013/06/20 | Attachment, maternal sensitivity and infant self-regulation in a Portuguese sample of healthy preterms | Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
2012/09/15 | Overview of Parenting in Portugal | he International Association for the Study of Attachment Conference
IASA (Frankfurt, Alemanha)
|
2012/03/10 | Estudo da relação mãe-filho(a) e pai-filho(a) dos 9 aos 18 meses de vida | 1º Congresso Internacional de Parentalidade
Instituto de Psicologia e Neuropsicologia do Porto (IPNP) (Porto, Portugal)
|
2011/04/11 | Attachment and maternal representation in the very beginning of the relationship: Contributions for intervention with Portuguese parents and their premature infants | no XVIII Congreso Internacional INFAD, Desafíos y Perspectivas Actuales de la Psicología
INFAD (Roma)
|
2011/04/05 | Attachment, maternal sensitivity and infant self-regulation in a Portuguese sample of healthy preterms | Congresso Internacional de Desenvolvimento Infantil
Instituto Superior de Psicologia Aplicada (Lisboa)
|
2011 | Escala de Avaliação das Crenças Sociais acerca da Adopção: Resultados Preliminares | Encontro sobre Avaliação Psicológica,
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2011 | Crenças Sociais sobre a Diade Adoptiva | II Segundo Congresso Internacional em Adopção
ISPA (Lisboa, Portugal)
|
2009/08/25 | Both infant and dyadic factors contribute to infants' coping styles during Still-Face in a sample of prematurely born Portuguese infants | 3rd International Conference on Psychology
IAP (Atenas, Grécia)
|
2009/04/02 | Non-linear inter-influences among Attachment, maternal sensitivity and infant self-regulation | Conference of Society for Research in Child Development
Society for Research in Child Development (Denver, Estados Unidos)
|
2008/06/01 | Attachment patterns: when they start? | Seminar
Boston Medical Center (Boston, Estados Unidos)
|
2004/07/04 | A dynamic-maturational approach of attachment | Early Intervention International Summer School
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2003/01/26 | Physical maltreatments: The Portuguese case | Internacional Meeting on Prevention and Intervention in Child Maltreatment
NATO (Timisoara, Roménia)
|
2000/11/03 | A vinculação em crianças com alterações neuromotoras – subsídios para a Intervenção Precoce | Colóquio “Que Caminhos Para a Educação Especial?”
Universidade Católica Portuguesa (Lisboa, Portugal)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2024/01/03 - Atual | Impacto da auto-regulação e vinculação precoce no posterior desenvolvimento, escolaridade e saúde da criança
Coorientador
|
Doutoramento em Psicologia (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
|
2021/01/01 - Atual | Fathering - Estudo sobre a organização da vinculação entre o bebé e o pai
Orientador
|
Doutoramento em Psicologia (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
|
2015/09/01 - 2023/09/14 | Self-regulation and Attachment in very preterm infants
Coorientador
|
Doutoramento em Psicologia (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
|
2023 - 2023 | Autorregulação e vinculação no primeiro ano de vida do bebé nascido de muito e extremo pré-termo
Orientador
|
Psicologia (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
|
2023 - 2023 | "As pessoas escuras são más!”: o estereótipo da cor da pele na prática educativa em jardim de infância
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2023 - 2023 | “Eu ontem vou cortar o cabelo” A noção de tempo numa sala de jardim-de-infância
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2023 - 2023 | “Eu sou capaz! Nós somos Capazes” O contributo da interajuda para o desenvolvimento da autonomia das crianças em Jardim de
Infância
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2023 - 2023 | “Não me consigo controlar. e agora?”: o papel da relação escola-família na regulação emocional das crianças em jardim de infância
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2023 - 2023 | Pais… façam o favor de entrar! a participação das famílias em jardim de infância
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2023 - 2023 | “Não gosto quando fazes isso!” a perspetiva das educadoras quanto aos conflitos e a sua gestão em jardim de infância
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2023 - 2023 | O LUGAR DO BRINCAR NO ESPAÇO EXTERIOR NA VIDA DE CRIANÇAS EM IDADE PRÉ-ESCOLAR COM PERTURBAÇÃO DO ESPETRO DO AUTISMO
Orientador
|
Educação Especial (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2022 - 2023 | Projeto Tandem: estudo sobre os contributos do adulto como modelo social e pedagógico na aprendizagem adulto/criança e a pares,
em crianças em idade pré-escolar
Orientador
|
Mestrado em Intervenção Precoce (Mestrado) |
2022 - 2023 | Projeto tandem: estudo sobre a qualidade da interação e participação do profissional de intervenção precoce com a criança
numa atividade de construção conjunta
Orientador
|
Mestrado em Intervenção Precoce (Mestrado) |
2022 - 2023 | A interação pai-filho/a: uma dança intrincada entre pais e bebés
Orientador
|
Mestrado em Intervenção Precoce (Mestrado) |
2021 - 2023 | Projeto Tandem: Estudo sobre os contributos do adulto como modelo social e pedagógico na aprendizagem adulto-criança e a pares
em Creche
Orientador
|
Mestrado em Intervenção Precoce (Mestrado) |
2022 - 2022 | “Quão diferentes são pais e mães? Estudo sobre o envolvimento do pai e a sua sensibilidade, os padrões de regulação infantis
e o seu impacto na vinculação do bebé”
Orientador
|
Psicologia (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
|
2022 - 2022 | A regulação emocional num grupo de Jardim de infância
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2022 - 2022 | A regulação emocional de crianças com idade pré-escolar em situações de decisão social
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2022 - 2022 | Planear-fazer-rever: influência do processo no quotidiano das crianças em jardim de infância
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2022 - 2022 | O (des)controlo dos esfíncteres no jardim de infância
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2021 - 2021 | Estudo sobre a qualidade da interação dos bebés de extremo pré-termo com as suas mães aos 3 e aos 9 meses
Orientador
|
Intervenção Precoce (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2021 - 2021 | A Valorização e os Contributos da Educação Física e das Expressões Artísticas na Educação Pré-Escolar
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2021 - 2021 | Brincar com as diferenças: Inclusão e Diversidade
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2021 - 2021 | Relações entre pares: fatores para a formação do grupo de pares
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2021 - 2021 | A diversidade cultural no jardim de infância: um olhar reflexivo sobre as representações de educadoras, crianças e famílias
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2021 - 2021 | Estudo exploratório sobre os comportamentos interativos e a comunicação das educadoras com crianças em idade pré-escolar
Orientador
|
Intervenção Precoce (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2020 - 2020 | As representações das crianças acerca da Metodologia de Trabalho de Projeto e Instrumentos de Pilotagem no Modelo da Escola
Moderna
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2020 - 2020 | As conceções das famílias sobre a educação de infância
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2020 - 2020 | A perspetiva da criança sobre o brincar: grupo/individual, interior/exterior e estruturada/semiestruturada
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2020 - 2020 | Pistas para uma prática colaborativa: Participação da família na educação pré-escolar
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2019 - 2019 | Implementação de consulta pedagógica para crianças dos 0 aos 6 anos no Centro de Neurodesenvolvimento do Hospital de Santa
Maria
Orientador
|
Intervenção Precoce (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2019 - 2019 | Projeto de adaptação do museu ao uso de crianças com necessidades educativas especiais
Orientador
|
Educação Especial (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2019 - 2019 | Estudo sobre a comunicação de sinais de risco às famílias com crianças com NEE
Orientador
|
Educação Especial (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2019 - 2019 | Estudo da Vinculação em crianças institucionalizadas
Orientador
|
Intervenção Precoce (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2019 - 2019 | Representações maternas pós- parto em díades com bebés de extremo pré-termo
Orientador
|
Intervenção Precoce (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2014/09/01 - 2019 | UNFOLDING THE EMOTIONAL AND DEVELOPMENTAL PATHWAYS OF MOTHERINFANT ATTACHMENT: A LONGITUDINAL STUD
Coorientador de Joana Gonçalves Lopes
|
Doutoramento em Psicologia (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2018 - 2018 | Sono em crianças pré-escolares. Perceções de pais e educadores
Orientador
|
Intervenção Precoce (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2018 - 2018 | Relação mãe-filho(a) em bebés transportados junto ao corpo das mães
Orientador
|
Intervenção Precoce (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2018 - 2018 | Estudo sobre o envolvimento participação e interação da criança com atraso global do desenvolvimento com educadores e pais
em atividades de construção conjunta
Orientador
|
Educação Especial (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2011/06/01 - 2017/10/01 | EARLY INTERACTION, INFANT SELF-REGULATION AND ATTACHMENT: A LONGITUDINAL STUDY DURING THE FIRST YEAR OF LIFE
Orientador
|
Doutroamento em Psicologia (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
|
2010/01/31 - 2017/07/31 | THE IMPLEMENTATION OF TOUCHPOINTS MODEL BY NURSES: INFLUENCE ON INFANT DEVELOPMENT, PARENTING AND SATISFACTION
Orientador
|
Doutoramento em Enfermagem (Doutoramento)
Universidade do Porto Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, Portugal
|
2017 - 2017 | Criação e aferição de um protocolo de formação e modelação de interações entre pais e filhos com problemas de comportamento,
através do brincar.
Orientador
|
Intervenção Precoce (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2017 - 2017 | Interação do bebé de termo e a mãe - estudo da interação mãe-filho(a) em situação de jogo livre aos 9 meses de vida
Orientador
|
Intervenção Precoce (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2017 - 2017 | “Estudo comparativo das representações maternas em díades com bébes de pré-termo (prematuros) e extremo pré-termo (prematuríssimos)”.
Orientador
|
Intervenção Precoce (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2017 - 2017 | Contributo dos modelos pedagógicos na relação da educadora com crianças do jardim de infância em tarefas cooperativas e comunicativas.
Orientador
|
Intervenção Precoce (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2017 - 2017 | Estudo sobre o comportamento interativo de mães e de educadoras (com os seus filhos ou com outras crianças) numa tarefa colaborativa
com a criança.
Orientador
|
Intervenção Precoce (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2017 - 2017 | Estudo comparativo das representações maternas em díades com bebés de termo e extremo pré-termo.
Orientador
|
Intervenção Precoce (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2017 - 2017 | As Relações entre a escola e as famílias - a participação das famílias no jardim de infância
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2017 - 2017 | O desenvolvimento das competências sociais como oportunidade de prevenção e resolução de conflitos
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2017 - 2017 | Contributo das histórias sociais para a promoção de interações positivas entre pares
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2017 - 2017 | Já sou Crescido...e agora? O papel do educador na promoção da autonomia das crianças no Jardim de Infância
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2017 - 2017 | O Atelier na sala de pré-escolar: um local de escolhas e de potencialidades
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2016 - 2016 | As rotinas das crianças com nee: qualidade do contexto educativo e representação de pais e educadores
Orientador
|
Intervenção Precoce (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2016 - 2016 | Estudo sobre as diferenças interativas e comunicativas de crianças em idade pré-escolar com pais e educadores
Orientador
|
Intervenção Precoce (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2016 - 2016 | Estudo sobre as diferenças interativas e comunicativas dos educadores e dos pais com crianças em idade pré-escolar
Orientador
|
Intervenção Precoce (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2010/01/31 - 2015/01/31 | O processo adotivo: características psicossociais, disponibilidade emocional parental e desenvolvimento das crianças
Coorientador
|
Doutoramento em Psicologia (Doutoramento)
Universidade do Algarve - Campus de Gambelas, Portugal
|
2015 - 2015 | Relação entre pares em brincadeira livre no exterior
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2015 - 2015 | A emergência da escrita: produções escritas de crianças no jardim de infância
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2015 - 2015 | Será do género dos filhos ou dos pais? estudo sobre o efeito do género das crianças e dos pais na qualidade da interação,
comunicação e atividade conjunta
Orientador
|
Intervenção Precoce (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2015 - 2015 | Estudo sobre as diferenças interativas e comunicativas das educadoras e das mães
Orientador
|
Intervenção Precoce (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2015 - 2015 | Contributos maternos para a auto-regulação do bebé na situação experimental face-to-face still-face
Orientador
|
Intervenção Precoce (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2015 - 2015 | Estudo sobre a qualidade da autorregulação do bebé na situação face-to-face-still-face com o pai
Orientador
|
Intervenção Precoce (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2015 - 2015 | Estudo sobre as diferenças interativas e comunicativas de educadores e educadoras com crianças em idade pré escolar
Orientador
|
Intervenção Precoce (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2015 - 2015 | Estudo da sensibilidade materna em díades de risco biológico, ambiental e acumulado
Orientador
|
Intervenção Precoce (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2014 - 2014 | Ação dos Dr. Palhaços em contexto hospitalar com crianças em risco de desenvolvimento
Orientador
|
Intervenção Precoce (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2014 - 2014 | Early interation, infant self-regulation and attachment: A longitudinal study during the first year of life
Orientador
|
Psicologia (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
|
2014 - 2014 | Adequações curriculares para os alunos com necessidades educativas especiais no 1º Ciclo do Ensino Básico: um estudo exploratório
em três concelhos de Lisboa e de Vale do Tejo
Orientador
|
Educação Especial (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2013 - 2013 | Representações dos pais primíparos e multíparos sobre creche
Orientador
|
Intervenção Precoce (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2013 - 2013 | Representações sobre a creche dos pais de crianças que frequentam a creche e dos pais que optaram por outro cuidado
Orientador
|
Intervenção Precoce (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2013 - 2013 | A comparação da qualidade dos momentos de interação em jogo livre entre mãe/ filho - pai /filho e mãe/criança – técnica/criança
entre os 13 e 15 meses de idade
Orientador
|
Intervenção Precoce (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2013 - 2013 | O impacto do modelo touchpoints nas representações do educador
Orientador
|
Intervenção Precoce (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2013 - 2013 | A construção de uma parentalidade confiante: influência do Modelo Touchpoints na relação educadorfamília
Orientador
|
Intervenção Precoce (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2007/09/01 - 2012/06/12 | Risco e resiliência no processamento sensorial e no desenvolvimento sócio-emocional
Coorientador
|
Doutoramento em Psicologia (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2012 - 2012 | The contribuition of nursing intervention in the study of touchpoints model’s efficacy
Orientador
|
Ciências de Enfermagem (Doutoramento)
Universidade do Porto Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, Portugal
|
2006/01/31 - 2011/01/31 | CONTINUIDADE E DESENVOLVIMENTO DOS PROCESSOS DE VINCULAÇÃO À MÃE E AO PAI DURANTE OS PRIMEIROS 18 MESES DE VIDA
Coorientador
|
Doutoramento em Psicologia (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2007 - 2007 | Risco e Resiliência no Processamento Sensorial e no Desenvolvimento Socio-emocional
Orientador
|
Psicologia (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2006 - 2006 | Continuidade e Desenvolvimento dos Processos de Vinculação a Mãe e ao Pai Durante os Primeiros 18 Mese de Vida
Orientador
|
Psicologia (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2024 - Atual | Simpósio Participação da Criança: Comunicação e Interação no Porto ICRE'24 (Porto International Conference on Research in
Education). (2024)
Congresso
|
|
2017 - 2027 | Aula Aberta Casos Práticos de Intervenção Precoce – Observação no mestrado de Intervenção Precoce por Alice Domingues, Elisabete
Vaz, Rita Silva, na Escola Superior de Educação de Lisboa, Lisboa, Portugal. (2017 - 2017)
Seminário
|
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal |
2022 - 2022 | Seminário online com Camila Ribeiro (Professora Auxiliar da Universidade S. Paulo). Autismo, Inclusão e Trabalho Colaborativo
com as famílias: A importância da intervenção pautada na ciência ABA, 5 de novembro de 2022. (2022 - 2022)
Seminário
|
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal |
2022 - 2022 | Aula Aberta com Maria Barateiro (Educadora e Mestre em Educação Pré-Escolar formada pela ESELX), Práticas com as Famílias
em Jardim de Infância, 10 de novembro de 2022. (2022 - 2022)
Seminário
|
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal |
2022 - 2022 | Aula Aberta de Práticas Educativas dos Zero aos Três Anos e Práticas Educativas com Crianças em Risco de Desenvolvimento -
Mestrado de Intervenção Precoce (2022). Seminário Relação Escola Família - Envolvimento, Participação e Parceria com a participação
de Rita Bruges (Educadora de Infância na SCMO), Andreia Ferreira (Educadora de Infância na Creche AFID Geração), Gabriela
Leite (Profissional de Intervenção Precoce) organização por Isabel Correia, Isabel Fernandes e Marina Fuertes. Escola Superior
de Educação de Lisboa, 23 de março de 2022. (2022 - 2022)
Seminário
|
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal |
2022 - 2022 | Pontos de Encontro Reuniões de profissionais da infância para partilha de experiências e reflexão sobre formas de inclusão
no âmbito do projeto Envolver, Apoiar e Incluir - Projeto com as refugiadas ou deslocadas em Portugal. 31 de maio e 20 de
junho. ESELX. (2022 - 2022)
Encontro (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal |
2021 - 2021 | Aula Aberta com Inês Martelo (Educadora e Mestre em Intervenção Precoce formada pela ESELX), Projetos Escola Família em Creche,
21 de novembro de 2021. (2021 - 2021)
Seminário
|
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal |
2021 - 2021 | Aula Aberta com Matilde Braz (Educadora e Mestre em Educação Pré-Escolar formada pela ESELX) intitulada A experiência de uma
educadora recém-formada na ESELX com famílias: Partilha de experiências, 28 de novembro de 2021. (2021 - 2021)
Seminário
|
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal |
2021 - 2021 | Simpósio: Evaluating different pedagogical approaches, no EECERA Online Conference 2021, 10 de Setembro. (2021 - 2021)
Simpósio
|
European Early Childhood Education Research Association, Reino Unido |
2020 - 2020 | Aula Aberta sobre Histórias Sensoriais no âmbito da UC de NEE e IP organizado com Clarisse Nunes, 18 de Dezembro de 2020. (2020 - 2020)
Seminário
|
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal |
2020 - 2020 | Aula Aberta com Rita Brito (ISEC) sobre O Uso de Novas Tecnologias na primeira infância em tempos de Covid 19 (27 de outubro)
– Na UC de Comportamentos e Grupos de Risco. (2020 - 2020)
Seminário
|
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal |
2019 - 2019 | Aula aberta com Anabela Faria Fundamentos e Práticas das Equipas Locais de Intervenção – UC NEE e IP na Escola Superior de
Educação de Lisboa, Lisboa, Portugal, 7 de outubro. (2019 - 2019)
Seminário
|
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal |
2019 - 2019 | Aula aberta com Helena Rodrigues Fundamentos e Práticas das Equipas Locais de Intervenção - UC NEE e IP na Escola Superior
de Educação de Lisboa, Lisboa, Portugal, 10 de outubro. de 2019 (2019 - 2019)
Seminário
|
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal |
2019 - 2019 | Lição inaugural do mestrado de Intervenção Precoce – Temas e práticas em intervenção precoce – Doutora Teresa Marques – Coordenadora
distrital do SNIPI na Escola Superior de Educação de Lisboa, Lisboa, Portugal. (2019 - 2019)
Seminário
|
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal |
2019 - 2019 | Aula Aberta Resultados Tandem da Comunicação Adulto-Criança em Tarefas Colaborativas Professora Doutora Otília Sousa e Equipa
Tandem - ESELX-na Escola Superior de Educação de Lisboa, Lisboa, Portugal
(2019 - 2019)
Seminário
|
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal |
2019 - 2019 | Aula Aberta Práticas e Histórias de Vida Dra Isabel Ranito - Coordenadora da CPCJ de Oeiras na Escola Superior de Educação
de Lisboa, Lisboa, Portugal
(2019 - 2019)
Seminário
|
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal |
2018 - 2018 | Aula Aberta Da Gravidez ao desenvolvimento: síndroma fetal alcóolico Professora Doutora Maria Raul Lobo Xavier - Universidade
Católica do Porto na Escola Superior de Educação de Lisboa, Lisboa, Portugal (2018 - 2018)
Seminário
|
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal |
2018 - 2018 | Aula Aberta em Intervenção Transdisciplinar pela Doutora Tânia Boavida do ISCTE na Escola Superior de Educação de Lisboa,
Lisboa, Portugal (2018 - 2018)
Seminário
|
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal |
2018 - 2018 | Aula Aberta Intervenção precoce: do encaminhamento à intervenção com crianças com prematuras Professora Doutora Olga Rodrigues
da Universidade Estadual de S. Paulo e equipa Sorri (Bauru, S. Paulo, Brasil) na Escola Superior de Educação de Lisboa, Lisboa,
Portugal. (2018 - 2018)
Seminário
|
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal |
2018 - 2018 | Aula Aberta Aplicação da metodologia Touchpoints em creche na Pós-graduação em Creche e outros Equipamentos Socais por Isabel
Fernandes na Escola Superior de Educação de Lisboa, Lisboa, Portugal. (2018 - 2018)
Seminário
|
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal |
2018 - 2018 | II Encontro de Projetos Científicos do Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, Organizado pelo Centro Interdisciplinar
de Estudos Educacionais. Lisboa, Portugal, 10 de setembro. (2018 - 2018)
Encontro (Presidente da Comissão Organizadora)
|
CIED Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, Portugal |
2018 - 2018 | Simpósio Luso-Brasileiro em Intervenção Precoce, Organizado pelo Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais. Lisboa,
Portugal, 10 de outubro. (2018 - 2018)
Simpósio (Presidente da Comissão Organizadora)
|
CIED Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, Portugal |
2018 - 2018 | 1º Congresso Internacional Integrando Saberes: Pedagogia, Formação e Investigação em Educação, Centro Interdisciplinar de
Estudos Educacionais. Lisboa, Portugal, de Abril de 2018. (2018 - 2018)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
CIED Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, Portugal |
2017 - 2017 | Aula Aberta Casos Práticos em Intervenção Precoce - Intervenção no mestrado de Intervenção Precoce pelas Mestres Nadja Silva,
Jéssica Carlos e Joana Clérigo na Escola Superior de Educação de Lisboa, Lisboa, Portugal. (2017 - 2017)
Seminário
|
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal |
2017 - 2017 | Aula Aberta Mapas de Rotinas no mestrado de Intervenção Precoce pelas Mestres Patrícia Grave e Rita Almeida na Escola Superior
de Educação de Lisboa, Lisboa, Portugal. (2017 - 2017)
Seminário
|
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal |
2016 - 2016 | Aula Aberta Género e Educação de Infância: Práticas Educativas e Resultados da Investigação no mestrado de Educação Pré-escolar
– na UC Família, Escola e Comunidade pela Mestre Isabel Fernande na Escola Superior de Educação de Lisboa, Lisboa, Portugal. (2016 - 2016)
Seminário
|
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal |
2016 - 2016 | Aula Aberta Somos uma família, somos uma equipa (Relações entre profissionais de IP e Famílias) pelas Mestres Cristina Rodrigues,
Melissa Cravo, Joana Guimarães e Tatiana Grazina no mestrado de IP – UC de Observação Bioecológica - na Escola Superior de
Educação de Lisboa, Lisboa, Portugal. (2016)
Seminário
|
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal |
2016 - 2016 | Aula Aberta Um caso de vinculação resistente no mestrado de IP - UC de Observação Bioecológica por Cristina Rodrigues na Escola
Superior de Educação de Lisboa, Lisboa, Portugal. (2016 - 2016)
Seminário
|
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal |
2016 - 2016 | Aula Aberta Hugo: um sopro de esperança (intervenção num caso de risco para a vinculação e desenvolvimento) no mestrado de
IP – na UC de Vinculação e Família por Inês Guerreiro, Filipe Pinto e Rute Casimiro na Escola Superior de Educação de Lisboa,
Lisboa, Portugal. (2016 - 2016)
Seminário
|
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal |
2016 - 2016 | Desafios de uma intervenção precoce portuguesa Vitor Franco, Universidade de Évora, na Escola Superior de Educação de Lisboa,
Lisboa, Portugal. (2016 - 2016)
Seminário
|
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal |
2016 - 2016 | Fios e novelos no trabalho com as famílias - Intervenção Precoce e Grupos de Mães Ana Kirby (Associação de Londres para o
Trabalho com Mães com Perturbações Psicológicas, responsável do Programa Sure Start (Reino Unido) em Folkestone e chefe de
equipa no Queen´s Mother Hospital de Margate, na Escola Superior de Educação de Lisboa, Lisboa, Portugal. (2016 - 2016)
Seminário
|
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal |
2016 - 2016 | Modelo de organização e de intervenção do SNIPI por Teresa Marques, Coordenadora Distrital de Lisboa e Vale do Tejo, do SNIPI,
na Escola Superior de Educação de Lisboa, Lisboa, Portugal. (2016 - 2016)
Seminário
|
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal |
2016 - 2016 | Planificação em Intervenção Precoce – Um caso prático por Ana Melo e Bárbara Tadeu pelo Centro de Intervenção 6 de Maio, Amadora,
na Escola Superior de Educação de Lisboa, Lisboa, Portugal. (2016 - 2016)
Seminário
|
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal |
2016 - 2016 | Contributos para a autorregulação do bebé no Paradigma Face-to-Face Still-Face por Iris Seixas do Banco do bebé, na Escola
Superior de Educação de Lisboa, Lisboa, Portugal (2016 - 2016)
Seminário
|
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal |
2016 - 2016 | Comunicação dos pais com crianças de 9 e 15 meses – Otília Sousa, da ESELX, na Escola Superior de Educação de Lisboa, Lisboa,
Portugal. (2016 - 2016)
Seminário
|
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal |
2016 - 2016 | Desafios Touchpoints na Prática do Educador com Débora Pinto, Jardim de Infância Paulo XI, Escola Superior de Educação de
Lisboa, Lisboa, Portugal. (2016 - 2016)
Seminário
|
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal |
2016 - 2016 | I Encontro de Projetos Científicos do Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, Lisboa, Portugal, 27 de junho. (2016 - 2016)
Encontro (Presidente da Comissão Organizadora)
|
CIED Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, Portugal |
2016 - 2016 | Simpósio Género, Interação e Comunicação Adulto-Criança no IX Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia. (2016 - 2016)
Simpósio
|
Universidade do Algarve, Portugal |
2015 - 2015 | Aula Inaugural dos mestrados da ESELX: O cérebro na sala de aula: Desafios no diálogo entre Neurociência e Educação, com Fernando
Ferreira Santos da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, na Escola Superior de Educação
de Lisboa, Lisboa, Portugal. (2015 - 2015)
Seminário
|
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal |
2015 - 2015 | Intervenção com Crianças com Alterações Neuromotoras ou Lesões Neurológicas, Dionísia Lâmonica, Dagma e Camila Ribeiro da
Universidade de S. Paulo, na Escola Superior de Educação de Lisboa, Lisboa, Portugal. (2015 - 2015)
Seminário
|
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal |
2015 - 2015 | Testemunhos: A Equipa de Intervenção de Sorriso de Bauru, S. Paulo - Brasil na Escola Superior de Educação de Lisboa, Lisboa,
Portugal. (2015 - 2015)
Seminário
|
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal |
2015 - 2015 | Qualidade de Vida de Crianças Hospitalizadas e das suas famílias, Margarida Santos, da Faculdade de Psicologia da Universidade
de Lisboa e Escola Superior de Tecnologias da Saúde, na Escola Superior de Educação de Lisboa, Lisboa, Portugal (2015 - 2015)
Seminário
|
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal |
2015 - 2015 | Parentalidade e Creche: Práticas Reflexivas Touchpoints pela Mestre Débora Pinto, Jardim de Infância Paulo XI, Escola Superior
de Educação de Lisboa, Lisboa, Portugal. (2015 - 2015)
Seminário
|
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal |
2014 - 2014 | Será que o género faz diferença?, com Holger Brandes, da Evangelische Hochschule Dresden” (University of Applied Sciences
on Social Work, Education and Nursing) em Dresden, Alemanha na Escola Superior de Educação de Lisboa, Lisboa, Portugal. (2014)
Seminário
|
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal |
2014 - 2014 | Crianças com doenças crónicas, com Margarida Santos, da Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa e Escola Superior
de Tecnologias da Saúde, na Escola Superior de Educação de Lisboa, Lisboa, Portugal. (2014 - 2014)
Seminário
|
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal |
2014 - 2014 | Planificação em Intervenção Precoce – Um caso prático pelas Mestres Ana Melo e Bárbara Tadeu pelo Centro de Intervenção 6
de Maio, Amadora, na Escola Superior de Educação de Lisboa, Lisboa, Portugal. (2014 - 2014)
Seminário
|
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal |
2014 - 2014 | Simpósio Internacional: Prematuridade, Educação e Saúde com Dionísia Lâmonica, João Justo, Ana Bernard da Costa, Teresa Marques,
Miguel Barbosa, Joana Rombert, Jorge Carrulo e Sandra Antunes. Organizado pelo Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais,
Lisboa, Portugal, 14 de novembro. (2014 - 2014)
Simpósio (Presidente da Comissão Organizadora)
|
CIED Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, Portugal |
2013 - 2013 | Encontro Internacional Valuing Baby and Family Passion – Towards a Science of Happiness, Fundação Brazelton/Gomes-Pedro para
as Ciências do Bebé e da Família, Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, Portugal, 7 e 8 de maio (com mil participantes). (2013 - 2013)
Conferência
|
Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal |
2012 - 2012 | Testemunhos: A Equipa de Intervenção Precoce de Viseu, com Antónia Costa da Equipa de IP de Viseu (Coordenadora Distrital),
na Escola Superior de Educação de Lisboa, Lisboa, Portugal. (2012 - 2012)
Seminário
|
|
2012 - 2012 | Intervenção Touchpoints com Pais de Crianças de Pré-termo por Miguel Barbosa da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa,
Lisboa, Portugal (2012 - 2012)
Seminário
|
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal |
2012 - 2012 | Pais em Rede, com a Professora Doutora Júlia Serpa Pimentel, na Escola Superior de Educação de Lisboa, Lisboa, Portugal. (2012 - 2012)
Seminário
|
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal |
2012 - 2012 | Parceria Escola-Família: Estudo da implementação das Práticas Reflexivas em Touchpoints na Creche, com Ema Riscado, Coordenadora
Pedagógica, na Escola Superior de Educação de Lisboa, Lisboa, Portugal. (2012 - 2012)
Seminário
|
|
2012 - 2012 | Touchpoints em Educação e Saúde, com João Carlos Gomes Pedro da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, na Escola
Superior de Educação de Lisboa, Lisboa, Portugal. (2012)
Seminário
|
|
2012 - 2012 | A Growing Skills como ferramenta para a avaliação do desenvolvimento infantil na Intervenção Precoce, com a Doutora Anabela
Faria Equipa de IP de Angra do Heroísmo, na Escola Superior de Educação de Lisboa, Lisboa, Portugal. (2012 - 2012)
Seminário
|
|
2011 - 2011 | Aplicação do Modelo Touchpoints em Intervenção Precoce, com João Carlos Gomes Pedro da Faculdade de Medicina da Universidade
de Lisboa, na Escola Superior de Educação de Lisboa, Lisboa, Portugal. (2011)
Seminário
|
|
2011 - 2011 | Inter-Professional Collaborative Partnerships: the devil between directives and practice, com Ana Kirby, responsável do Programa
Sure Start (Reino Unido) em Folkestone e chefe de equipa no Queen´s Mother Hospital de Margate, na Escola Superior de Educação
de Lisboa, Lisboa, Portugal. (2011 - 2011)
Seminário
|
|
2011 - 2011 | Recomendações do CNE para a Educação dos 0 aos 3 anos em Debate, com Teresa Vasconcelos da ESELX e comentários de Júlia Serpa
Pimentel do ISPA, na Escola Superior de Educação de Lisboa, Lisboa, Portugal. (2011 - 2011)
Seminário
|
|
2011 - 2011 | V Encontro de Investigação e Formação do CIED: Escola e Comunidade, promovido pela Escola Superior de Lisboa, Lisboa, Portugal,
novembro de 2011. (2011 - 2011)
Congresso (Coorganizador)
|
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal |
2010 - 2010 | Testemunhos: A Equipa de Intervenção Estímulo Práxis, pela Dra Sandra Antunes da Equipa de IP: Estímulo Práxis, na Escola
Superior de Educação de Lisboa, Lisboa, Portugal. (2010 - 2010)
Seminário
|
|
2010 - 2010 | Visão da Intervenção Precoce em Portugal, com Isabel Felgueiras (Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade
do Porto), Lisboa, Portugal. (2010 - 2010)
Seminário
|
|
2010 - 2010 | A Growing Skills como ferramenta para a avaliação do desenvolvimento infantil no contexto de educação de infância, com Anabela
Faria do Hospital de Santo Espírito de Angra do Heroísmo, na Escola Superior de Educação de Lisboa, Lisboa, Portugal. (2010 - 2010)
Seminário
|
|
2010 - 2010 | Intervenção Educativa, Social e Comunitária: Intervenção Precoce com a participação dos convidados externos Professores Doutores
Carlos Gomes Pedro, João Justo, José Morgado, Júlia Serpa Pimental, e Teresa Brito e dos convidados internos Profs. Catarina
Tomás, Francisco Vaz da Silva, Joana Campos, João Rosa, Marina Fuertes, Purificação Mil Homens, Teresa Vasconcelos e Tiago
Almeida, co-organização com Tiago Almeida e Joana Campos, Escola Superior de Educação de Lisboa, Lisboa, Portugal, Junho. (2010 - 2010)
Simpósio (Coorganizador)
|
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal |
2010 - 2010 | Touchpoints JOIN com a presença de Berry Brazelton e Joshua Sparrow (catedráticos de Harvard Medical School), Gomes Pedro,
Miguel Barbosa, Ana Teresa Brito, João Justo e Marina Fuertes, 10 de outubro. (2010 - 2010)
Encontro
|
Universidade de Lisboa Faculdade de Medicina, Portugal |
2006 - 2006 | Summer School em Child Development na Child Development Unit, Childrens Hospital (Harvard Medical School) em colaboração com
Marjorie Beeghly para estudantes americanos no primeiro ano de licenciatura em Psicologia (incluiu lab-meetings, estágio na
consulta de desenvolvimento, presença em seminários, atividades de treino e participação em atividades de investigação), Boston,
USA, 1 de julho a 15 agosto. (2006 - 2006)
Outro
|
Harvard Medical School, Estados Unidos |
2005 - 2005 | Percursos em Intervenção Precoce, com Ana Kirby responsável do Programa Sure Start (Reino Unido) em Folkestone e chefe de
equipa no Queen´s Mother Hospital de Margate, no Instituto Superior de Educação e Ciências, Lisboa, Portugal. (2005 - 2005)
Seminário
|
|
2005 - 2005 | Curso Internacional Attachment & Psychopatology ministrado pela Doutora Patricia Crittenden do Family Relations Institute
em Miami, no Instituto Superior de Educação e Ciências, Lisboa, Portugal, 28 setembro a 4 de outubro de 2005. (2005 - 2005)
Outro
|
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal |
2004 - 2004 | Histórias de Famílias com Crianças Portadoras de Deficiência por Bernard Guedes da Associação dos Francisquinhos, no Instituto
Superior de Educação e Ciências, Lisboa, Portugal. (2004 - 2004)
Seminário
|
|
2004 - 2004 | Necessidades Educativas Especiais, com Ana Margarida Veiga Simão da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade
de Lisboa, Leopoldina Viana do Centro de Estudos da Criança, Universidade do Minho e do Mestre Joaquim Coloa do Departamento
de Educação Básica entre outros, no Instituto Superior de Educação e Ciências, Lisboa, Portugal. (2004 - 2004)
Simpósio
|
|
1992 - 1992 | Participação na Organização do III Colóquio Internacional "Evaluation en Education" (Luso-Francófono), com a participação
de A. Estrela, Figari, Hadji, (entre outros) e convidado especial Gaston Mialaret, na Faculdade de Psicologia e Ciências da
Educação da Universidade de Lisboa. (1992 - 1992)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Lisboa, Portugal |
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023 - 2023 | Society for Research in Child Development Biennial Meeting, with Livio Provenzio, Sara Erickson and Cindy Liu. Title: Infant
Stress Regulation among At-Risk Infants from Cross-National Samples during the Still Face Paradigm. March 23-25, 2023.
Simpósio
|
Society for Research in Child Development Biennial Meeting |
2018 - 2018 | Participação no Simpósio de NATURE, NURTURE, AND RELATIONSHIPS: FINDINGS FROM INTERNATIONAL RESEARCH USING THE STILL-FACE
PARADIGM WAIMH (World Association for Infant Mental Health) 18th Conference, Rome, Itália, 26 a 30 Maio.
Simpósio
|
WAIMH (World Association for Infant Mental Health) 18th Conference, Rome, Itália, 26 a 30 Maio.
World Association for Infant Mental Health, Finlândia
|
2014 - 2014 | Participação no Simpósio de RISK AND RESILIENCE IN EARLY INTERACTIONS com Emily Gerstein, Lindsay Weymouth, Cynthia Burnson,
Julie Poehlmann, Roseanne Clark, Noémie Faure, Ayala Borghini, Blaise Pierrehumbert, François Ansermet, e Carole Muller Nix
da WAIMH (World Association for Infant Mental Health) 14th Conference, Edinburgh, UK, 14 a 18 de junho.
Conferência
|
WAIMH (World Association for Infant Mental Health) 14th Conference, Edinburgh, UK, 14 a 18 de junho. |
2013 - 2013 | Moderadora na Conferência Internacional Valuing Baby and Family Passion – Towards a Science of Happiness, Fundação Brazelton/Gomes-Pedro
para as Ciências do Bebé e da Família, Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, Portugal, 7 e 8 de maio (com mil participantes).
Com a participação de Berry Brazelton, Barry Lester, Edward Tronick, Kevin Nugent, Joshua Sparrow, Nadia Bruschweiler-Stern,
João Gomes-Pedro, Luís Sobrinho, Isabel Soares, entre outros.
Conferência
|
Valuing Baby and Family Passion – Towards a Science of Happiness,
Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal
|
2009 - 2009 | Participação no simpósio THE STILL-FACE PARADIGM SYMPOSIUM: A META-ANALYSIS OF PAST RESULTS AND NEW FINDINGS com participação
de Marjorie Beeghly e Judy Mesman no Society for Research in Child Development Biennial Meeting, Denver, USA, 2 a 4 de abril
de 2009
Simpósio
|
Society for Research in Child Development Biennial Meeting, Denver, USA, 2 a 4 de abril.
Society for Research in Child Development, Estados Unidos
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2017/10/01 | Habilidades do Desenvolvimento Infantil e a Análise da Interação na Díade Mãe-Bebê nascidos prematuros ao longo do primeiro
ano
Arguente principal
|
Camila Ribeiro (Doutoramento)
Universidade de São Paulo, Brasil
|
2014/06/13 | Promoção da Qualidade de Vida em Crianças Perturbação do Espectro do Autismo
Arguente principal
|
Rossana Pereira Rossi (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2010/03/24 | Promoção de competências sociais nas perturbações do espectro do autismo
Arguente principal
|
Ana Isabel Brandão Campos Antunes Aguiar (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2024/03/01 - Atual | Porto ICRE'24 - the 4th Porto International Conference on Research in Education | Escola Superior de Educação do Porto |
2023/11/23 - 2023/11/24 | 11.º Encontro do CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, tema “Produção de Conhecimento em Contexto”. | Escola Superior de Educação de Lisboa |
2023/07/06 - 2023/07/07 | Congresso Risco, Perigo e Resiliência Familiar - Vozes Cruzadas da Intervenção e da Investigação, | Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa |
2022/07/20 - 2022/07/22 | Porto ICRE’22 - Porto International Conference on Research in Education 2022 | Escola Superior de Educação do Porto |
2020/06 - 2020/10 | SRCD – Bienal Webinar Conference of Society for Research of Child Development | Society for Research of Child Development |
2019/04/01 - 2019/06/30 | 2nd Porto International Conference on Research in Education - Porto ICRE’19 | Escola Superior de Educação do Porto |
2018/07/01 - 2018/07/31 | III Leipzig-Évora Scientific Meeting in Psychology Colégio do Espírito Santo | Universidade de Évora |
2018/01/01 - 2018/02/27 | 1º Congresso Internacional Integrando Saberes: Pedagogia, Formação e Investigação em Educação | Escola Superior de Educação de Lisboa |
2017/02/01 - 2017/03/31 | Porto International Conference on Research in Education | Escola Superior de Educação do Porto |
2016/01 - 2016/10 | Digital technologies & Future School | Instituto de Educação |
2015 - 2015 | VII Encontro do CIED – II Encontro Internacional. Estética e Arte em Educação | Escola Superior de Educação de Lisboa |
2014/08/13 - 2014/08/14 | XXI Jornadas de Fonoaudiólogia da Universidade de S. Paulo | S Paulo |
2014/04/01 - 2014/04/30 | TIC EDUCA, III Congresso Internacional de TIC na Educação | Universidade do Algarve |
2013 - 2013 | VI Encontro do CIED – I Encontro Internacional- Avaliação: Desafios e Riscos | Escola Superior de Educação de Lisboa |
2011 - 2011 | Encontro de Investigação e Formação do CIED: Escola e Comunidade, | Escola Superior de Educação de Lisboa |
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2019/02/01 - Atual | Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional | Escola Superior de Educação de Lisboa |
2018/02/01 - Atual | Frontiers in Developmental Psychology (1664-1078) | Frontiers Media SA |
2016 - Atual | Psychological Research | APA American Psychology Association |
2016/09/14 - 2030/09/18 | European Early Childhood Education Research Journal | Taylor & Francis |
2016/01/01 - 2019/01/01 | Da investigação às Práticas: Estudos Educacionais (2182-1372) | Chief - Coordenadora Editorial da Revista |
Comissão de avaliação
Descrição da atividade Tipo de assessoria |
Instituição / Organização | Entidade financiadora | |
---|---|---|---|
2024 - Atual | Vogal do 8º Prémio Científico IPL/Caixa Geral de Depósitos
Avaliador
|
Caixa Geral de Depositos, Portugal | |
2022 - Atual | Membro do Painel de Avaliação da 7.ª edição do Concurso de Investigação, Desenvolvimento, Inovação e Criação Artística do
IPL
Avaliador
|
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal | Caixa Geral de Depositos |
2024 - 2024 | Presidente de Júri de uma bolsa de investigação no seio do projeto “ModTamdem - Atuas como eu?: Estudo sobre a transferência
de modelos de Participação, Desafio, Envolvimento e Comunicação dos adultos para crianças em idade pré-escolar” (IPL/IDI&CA2023/ModTandem_ESELx).
Presidente
|
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal | |
2023 - 2024 | Presidente de júri de um concurso documental para Professor Coordenador na área disciplinar de Didáticas na Formação para
a Docência, na Escola Superior de Educação de Lisboa/IPL.
Presidente
|
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal | |
2023 - 2023 | Vogal do concurso documental para um Professor Auxiliar para a área disciplinar de Psicologia, domínio da psicologia da clínica
com crianças e adolescentes, na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto.
Avaliador
|
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal | |
2021 - 2021 | Membro do júri de dois concursos de bolsa de iniciação à investigação no seio do projeto Academia do Conhecimento Tandem Financiado
pela Fundação Calouste Gulbenkian e ESELX/IPL.
Presidente
|
Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal | |
2019 - 2019 | Membro do júri de uma bolsa de iniciação à investigação no seio do projeto Projeto CEO - Competências de escrita no 1º ciclo:
que mudanças no conhecimento ortográfico em duas décadas?”, (IPL/2019/CEO_ESELx).
Avaliador
|
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal | |
2019 - 2019 | Membro do júri da segunda bolsa de investigação no seio do projeto “Prematuríssimos: Estudo longitudinal da autorregulação,
vinculação e desenvolvimento do bebé nascido com menos de 31 semanas. (PTDC/MHC-PED/1424/2014).
Presidente
|
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal | |
2019 - 2019 | Membro do júri da segunda bolsa de iniciação à investigação no seio do projeto “O Brincar e o Jogo na Formação e Prática dos
Educadores de Infância. (IPL/2018/PLAYTRAIN_ESELx).
Avaliador
|
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal | |
2019 - 2019 | Membro do júri do Concurso para Professor Adjunto para a área técnico-científica de Educação Especial e Inclusão - área disciplinar
de Reabilitação Psicomotora e Habilitação Ambiental na Escola Superior de Educação do Porto.
Avaliador
|
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal | |
2018/04/01 - 2018/09/30 | National Award of Individual Doctoral and Post-doctoral Grants 2018 - evaluation of Individual Doctoral application for 2014 Grants | Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal | Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
2018 - 2018 | Vogal do 2º Prémio Científico IPL/Caixa Geral de Depósitos
Avaliador
|
Caixa Geral de Depositos, Portugal | |
2018 - 2018 | Avaliadora de Projetos Científicos no âmbito do Programa de financiamento IDCA – Painel das Ciências Sociais
Avaliador
|
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal | |
2018 - 2018 | Membro do júri de uma bolsa de investigação no seio do projeto “Prematuríssimos: Estudo longitudinal da autorregulação, vinculação
e desenvolvimento do bebé nascido com menos de 31 semanas. (PTDC/MHC-PED/1424/2014).
Presidente
|
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal | |
2018 - 2018 | Membro do júri de uma bolsa de iniciação à investigação no seio do projeto “O Brincar e o Jogo na Formação e Prática dos Educadores
de Infância. (IPL/2018/PLAYTRAIN_ESELx).
Avaliador
|
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal | |
2017 - 2017 | Membro do júri de uma bolsa de investigação no seio do projeto “Prematuríssimos: Estudo longitudinal da autorregulação, vinculação
e desenvolvimento do bebé nascido com menos de 31 semanas. (PTDC/MHC-PED/1424/2014).
Presidente
|
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal | |
2017 - 2017 | Presidente de Júri de uma bolsa de investigação no seio do projeto “Estudo sobre o Envolvimento, Participação, Interação e
Comunicação da criança com educadores e pais em atividades de construção conjunta” (IPL/IDI&CA/TANDEM/2016).
Presidente
|
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal | |
2017 - 2017 | Presidente do júri de uma bolsa de iniciação investigação para o CIED na área da tradução.
Presidente
|
CIED Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, Portugal | |
2017 - 2017 | Presidente do júri de uma bolsa de investigação para o CIED na área da edição de texto em HTLM.
Presidente
|
CIED Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, Portugal | |
2016 - 2016 | Júri de uma bolsa de investigação no seio do projeto “Prematuríssimos: Estudo longitudinal da autorregulação, vinculação e
desenvolvimento do bebé nascido com menos de 31 semanas. (PTDC/MHC-PED/1424/2014).
Presidente
|
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal | |
2015/04/01 - 2015/09/30 | National Award of Individual Doctoral and Post-doctoral Grants 2015 - evaluation of Individual Doctoral and Post-doctoral
application for 2015 Grants
Avaliador
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal | Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
2014/04/01 - 2014/12/30 | National Award of Individual Doctoral and Post-doctoral Grants 2014 - evaluation of Individual Doctoral and Post-doctoral
application for 2014 Grants
Avaliador
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal | Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
2014 - 2014 | Membro do júri da segunda bolsa de investigação no seio do projeto “Prematuríssimos: Estudo longitudinal da autorregulação,
vinculação e desenvolvimento do bebé nascido com menos de 31 semanas. (PTDC/MHC-PED/1424/2014).
Presidente
|
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal | |
2014 - 2014 | Júri de Prémios Iniciação Científica em Audiofonologia e Perturbação do Desenvolvimento Infantil atribuídos pela Universidade
de S. Paulo, 23 de agosto.
Membro
|
Universidade de São Paulo Faculdade de Odontologia de Bauru, Brasil | |
2010 - 2014 | Júri de 3 bolsas de investigação no seio do projeto “Touchpoints: Estudo sobre os contributos da autorregulação infantil,
do comportamento materno e da intervenção com touchpoints na qualidade da vinculação no 1º ano de vida” (PTDC/PSI-EDD/110682/2009)
atribuídas a Joana Lopes em 2010, a Bárbara Tadeu em 2012 e Iris Seixas em 2014.
Presidente
|
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
Consultoria / Parecer
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2024 - Atual | Equipa de Intervenção Precoce de Palmela do Sistema Nacional de Intervenção Precoce | |
2024 - Atual | Equipa de Intervenção Precoce de Setubal do Sistema Nacional de Intervenção Precoce | |
2023 - Atual | Equipa de Intervenção Precoce do Barreiro do Sistema Nacional de Intervenção Precoce | |
2011 - Atual | Equipa de Intervenção Precoce de Angra do Heroísmo da Terceira | |
2010 - 2010 | Fuertes, M. (2010). Intervenção precoce: em que perspetiva?, comunicação proferida no âmbito do CNE sobre Educação das crianças dos 0 aos 3 anos, Lisboa. | Conselho Nacional de Educação, Portugal |
Entrevista (jornal / revista)
Descrição da atividade | Jornal / Forum | |
---|---|---|
2020/01/24 | Reportagem intitulada Privação do sono: Socorro, o meu filho não me deixa dormir, o que fazer? | PUBLICO |
2018/12/07 | Reportagem sobre o trabalho científico da autora intitulada Na hora de brincar, os educadores desafiam e os pais substituem-se às crianças | PUBLICO |
2015/11/09 | Reportagem sobre o trabalho científico da autora intitulada Mães que brincam e pais que cuidam têm vínculos mais fortes com os filhos | PUBLICO |
2005/05/29 | Reportagem sobre o trabalho científico da autora intitulada Bebés têm relações de pouca confiança com os pais | PUBLICO |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2018 - Atual | PETAL Mestrado Internacional do Brincar
Coordenador
|
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal |
2010 - Atual | Membro do Conselho de Coordenadores dos mestrados
Membro
|
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal |
2012 - 2014 | Pós Graduação em Creche e outros Equipamentos Sociais
Coordenador
|
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal |
2010 - 2014 | Mestrado de Educação em Didática das Ciências
Coordenador
|
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal |
2004 - 2005 | Curso de Especialização em Intervenção Precoce
Coordenador
|
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal |
2004 - 2005 | Curso de Especialização em Necessidades Educativas Especiais
Coordenador
|
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal |
2002 - 2003 | Pós-graduação em Intervenção Precoce
Coordenador
|
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal |
Revisão ad hoc de artigos em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2024/03 - Atual | Early Childhood Research Quarterly | Elsevier |
2024/02 - Atual | Child: Care, Health and Development | Willey |
2024/02 - Atual | Frontiers in Psychology | Frontiers |
2024/01 - Atual | Frontiers in Developmental Psychology | Frontiers |
2022 - Atual | Infant and child development | Willey |
2021/01 - Atual | Journal of Child Psychology and Psychiatry | Willey |
2021 - Atual | Trends in Psychology | Springer |
2021 - Atual | Infant Behavior and Development | Elsevier |
2021 - Atual | Frontiers in Psychiatry | Frontiers |
2021 - Atual | International Journal of Psychology | Willey |
2021 - Atual | BMJ | British Medical Association BMA |
2021 - Atual | BMC | Springer Nature |
2019/01/01 - Atual | Developmental Psychology | APA American Psychology Association |
2019 - Atual | PLOS One | Public Library of Science |
2019 - Atual | Social Development | Willey |
2019 - Atual | Journal of Psychology and Psychiatry | Willey |
2018 - Atual | Revista de Interface - Comunicação, Saúde, Educação | UNESP |
2018 - Atual | Pediatrics | American Academy of Pediatrics |
2018 - Atual | Merrill-Palmer Quarterly: Journal of Developmental Psychology | Wayne State University Press |
2018 - Atual | Journal of Family Nursing | SAGE |
2016/01/01 - Atual | European Early Childhood Education Research Journal | Taylor & Francis |
2016 - Atual | Psychologica | Universidade de Coimbra |
2016 - Atual | Interações | ESES |
2016 - Atual | Infancy | Willey |
2015 - Atual | Journal of Neuroendocrinology | Willey |
2014 - Atual | Infant Mental Health Journal | Willey |
2014 - Atual | Journal for the social and behavioral sciences and humanities | Elsevier |
2014 - Atual | Early Human Development | Elsevier |
2013 - Atual | Jornal de Pediatria | Brazilian Society of Pediatrics |
2011 - Atual | Actha Ethologica | ISPA |
2010 - Atual | Análise Psicológica | ISPA |
2022/01/01 - 2024/03/05 | Scientific Reports | Nature |
Distinções
Prémio
2019 | Scientific Excellence Award in Social Sciences/Prémio de Excelência Científica em Ciências Sociais/
Caixa Geral de Depositos, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal |
2006 | National ISPA Award 2006 for Research in Psychology and Behavorial Sciences - most important national award for a researcher with less than 5 years after completing their Ph.D. |
2001 | Prémio Maria Candida da Cunha National Research Grant for Studies with People with Special Needs - Cite 2001
Instituto Nacional para a Reabilitação, Portugal
|
2000 | Merit Fellowship for Research in Psychology, Fundação Marquês de Pombal
Fundação Marquês de Pombal, Portugal
|
1995 | Merit Fellowship for Undergraduate Research in psychology, Fundação Marquês de Pombal
Fundação Marquês de Pombal, Portugal
|
Título
2021 | Agregação
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
Outra distinção
2009 | Post-Doctoral Fellowship, FCT
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
|
2006 | Post-doctoral merit fellowship, Childrens Hospital
Harvard Medical School, Estados Unidos
|
2006 | Post Doctoral Fellowship, FCT
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
|
1999 | PhD Scholarships, FCT
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
|
1996 | Master Scholarships, FCT
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
|