Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Carla Fernandes
- Data de nascimento
- 1982/01/05
- Género
- Feminino
Nomes de citação
- Fernandes, C.
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 2517-BA41-F0D8
- ORCID iD
- 0000-0001-8259-6829
- Researcher Id
- 2517-BA41-F0D8
- Scopus Author Id
- 53877017000
Endereços de correio eletrónico
- csfernandes@ispa.pt (Profissional)
Telefones
- Telefone
-
- 218811700 (Profissional)
Moradas
- ISPA - Instituto Universitário. Rua Jardim do Tabaco, nº34, 1149-041, Lisboa, Lisboa, Portugal (Profissional)
Websites
- https://www.researchgate.net/profile/Carla_Fernandes38 (Profissional)
- https://orcid.org/0000-0001-8259-6829 (Profissional)
- https://williamjamescr.org/people/social-development/carla-fernandes/ (Profissional)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Psicologia
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Inglês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Francês | Utilizador elementar (A1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) | |
Espanhol; Castelhano | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador elementar (A2) | Utilizador proficiente (C1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2024/05/27 - 2024/06/03
Concluído
|
Media training (Outros)
ISPA-Instituto Universitário, Portugal
|
|
2024/02/15 - 2024/05/27
Concluído
|
E-Trainer / E-Tutor: Pedagogical Specialization in Training [E-Formador / E-Tutor: Especialização Pedagógica em Formação]
(Outros)
ISPA -Instituto Universitário, Portugal
|
|
2023/01/30 - 2023/01/30
Concluído
|
Workshop on Meta-Analysis (Bakermans-Kranenburg & van Ijzendoorn) (Outros)
ISPA - Instituto Universitário / ESEI Maria Ulrich, Portugal
|
|
2022/03/09 - 2022/03/10
Concluído
|
The power of mediation: Power analysis and mediational models. (Outros)
ISPA - Instituto Universitário / ESEI Maria Ulrich, Portugal
|
|
2021/11/18 - 2021/11/19
Concluído
|
More than money: Father-child relationships in early childhood (Natasha Cabrera) (Outros)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
|
2018 - 2018
Concluído
|
Cognitive-Behavioral Therapeutics in Chronomedicine and Sleep Medicine (Terapêutica Cognitivo-Comportamental em Cronomedicina
e Medicina do Sono) (Outros)
Associação Portuguesa de Cronobiologia e Medicina do Sono, Portugal
|
|
2017
Concluído
|
Longitudinal SEM - Todd D. Little. (Outros)
Euro Stats Camp Lisbon, Portugal
|
|
2017
Concluído
|
Multilevel Analysis - Joop Hox (Outros)
Euro Stats Camp Lisbon, Portugal
|
|
2017
Concluído
|
Introduction to Data Analysis in R [Introdução à Análise de dados em R] (Outros)
ISPA -Instituto Universitário, Portugal
|
n/a |
2016
Concluído
|
Advanced stats: How to perform and report mediation, moderation and planned (WJCR) (Outros)
ISPA -Instituto Universitário, Portugal
|
n/a |
2016
Concluído
|
Modelling Data (Outros)
ISPA -Instituto Universitário, Portugal
|
n/a |
2015
Concluído
|
PhD in Developmental Psychology [Doutoramento em Psicologia do Desenvolvimento] (Doutoramento)
ISPA -Instituto Universitário, Portugal
"Quality of attachment and social development: Mapping the contributions of parent-child relations for social competence in
pre-school groups" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Very Good with distinction and laudation |
2013
Concluído
|
Growth Curve Analysis (Outros)
Universidade do Porto, Portugal
|
n/a |
2012
Concluído
|
Caregiver Interaction Scale - Training session [Escala de Interação do Prestador de Cuidados - CIS] (Outros)
ISPA -Instituto Universitário, Portugal
|
n/a |
2010
Concluído
|
Person-Oriented approach methods - Lars Bergman. (Outros)
ISPA- Instituto Universitário, Portugal
|
|
2004 - 2009
Concluído
|
Master in Psyhology, specialization area of Educational Psychology [Mestrado Integrado em Psicologia, área de especialização
de Psicologia Educacional] (Mestrado)
ISPA -Instituto Universitário, Portugal
"Attachment and Social Development [Vinculação e Desenvolvimento Social]" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
17 |
2009
Concluído
|
Alone Again, Naturally: Social Withdrawal, K.Rubin. (Outros)
ISPA- Instituto Universitário, Portugal
|
|
2009
Concluído
|
Dealing with feelings - Susanne Denham. (Outros)
ISPA -Instituto Universitário, Portugal
|
|
2006
Concluído
|
Attachment: Methods of Assessment (Attachment Q-sort), B. Vaughn [Vinculação: Métodos de Avaliação (Attachment Q-sort), B.
Vaughn] (Outros)
ISPA- Instituto Universitário, Portugal
|
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2017/03 - 2021/08 | Pós-doutorado (Investigação) | ISPA- Instituto Universitário, Portugal |
2016/06/01 - 2017/02/01 | Assistente de Investigação (carreira) (Investigação) | ISPA -Instituto Universitário, Portugal |
2015/01/01 - 2015/12/01 | Assistente de Investigação (carreira) (Investigação) | ISPA -Instituto Universitário, Portugal |
2009/09/01 - 2009/12/01 | Assistente de Investigação (carreira) (Investigação) | ISPA -Instituto Universitário, Portugal |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2021 - Atual | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | ISPA -Instituto Universitário, Portugal |
2016/02/01 - 2018/09/01 | Leitor (Docente Universitário) | ISPA -Instituto Universitário, Portugal |
ISPA- Instituto Universitário, Portugal | ||
2015/09/01 - 2016/09/01 | Leitor (Docente Universitário) | ISPA -Instituto Universitário, Portugal |
ISPA-Instituto Universitário, Portugal | ||
2014/09/01 - 2015/09/01 | Monitor (Docente Universitário) | ISPA -Instituto Universitário, Portugal |
ISPA-Instituto Universitário, Portugal | ||
2014 - 2015 | Monitor (Docente Universitário) | ISPA- Instituto Universitário, Portugal |
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2024 - Atual | Director of the Bachelor's Degree in Psychology (Diretor do Curso Licenciatura em Psicologia) | ISPA -Instituto Universitário, Portugal |
2020 - Atual | Coordinator of Curricular Units | ISPA- Instituto Universitário, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2012/05/07 - 2012/10/07 | Parental leave | FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal |
ISPA-Instituto Universitário, Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2024/09 - 2027/10 | Growing Minds Strengthening Affective Bonds: Enhancing Parental Sensitivity, Promoting Attachment Security, and Boosting Children's
Socioemotional Development with VIPP-SD
.
ISPA-Instituto Universitário, William James Center for Research, Portugal
|
Fundação Calouste Gulbenkian
Em curso
|
2023/09 - 2026/08 | Shyness and unsociability: Subtypes of social withdrawal or two faces of the same risk?
(095/2022)
Instituto Superior de Psicologia Aplicada Centro de Investigação William James, Portugal
|
Fundação Bial
Em curso
|
2018 - 2020 | ChildObesity - Risk of Child Obesity: The Role of Attachment, Temperament and Self-Regulation
PTDC/PSI-GER/29636/2017
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
2016 - 2017 | Attachment, sleep quality, and socio emotional development in preschool children
PTDC/MHC-PED/0838/2014
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
2012 - 2015 | Quality of attachment, friendship and self-esteem in preschool children
PTDC/MHC-PED/3929/2012
|
Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia |
2010 - 2014 | Attachment and Social Development in Preschool [Vinculação e Desenvolvimento Social no Pré-escolar]
SFRH / BD / 60793 / 2009
Bolseiro de Doutoramento
ISPA- Instituto Universitário, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P.
Concluído
|
2009 - 2014 | Quality of attachment and social development: Mapping the contributions of parent-child relations for social competence in
pre-school groups
SFRH/BD/60793/2009
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
2008 - 2009 | Children's Attachment Security, Parental Secure-Base Scripts and Mother-Child/ Father-Child Narrative Styles
PTDC/PSI/64149/2006
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2022 - 2023 | Attachment, Empathy and Prosociality in Preschool
WJCR/014/BI/2022
Investigador responsável
ISPA-Instituto Universitário, William James Center for Research, Portugal
|
ISPA-Instituto Universitário, William James Center for Research
Concluído
|
2018 - 2020 | ChildObesity - Risk of Child Obesity: The Role of Attachment, Temperament and Self-Regulation [Risco de Obesidade Infantil:
O Papel da Vinculação, Temperamento e Auto-Regulação]
PTDC/PSI-GER/29636/2017
Investigador Pós-doutorado
ISPA-Instituto Universitário, William James Center for Research, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2016 - 2017 | Attachment, sleep quality, and socio emotional development in preschool children
PTDC/MHC-PED/0838/2014.
Bolseiro de Pós-Doutoramento
ISPA -Instituto Universitário, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2012/01 - 2015 | Quality of attachment, friendship and self-esteem in preschool children [Qualidade da vinculação, amizade e auto-estima em
crianças de idade pré-escolar]
PTDC/MHC-PED/3929/2012
Bolseiro de Investigação
ISPA-Instituto Universitário, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2008 - 2009 | Children's Attachment Security, Parental Secure-Base Scripts and Mother-Child/ Father-Child Narrative Styles
PTDC/PSI/64149/2006.
Bolseiro de Iniciação Científica
ISPA- Instituto Universitário, Portugal
|
Concluído
|
2006 - 2009 | Positive Affect and the Socio-Emotional Development of Preschool Children
PTDC/PSI/66172/2006.
Bolseiro de Iniciação Científica
ISPA-Instituto Universitário, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2023 - Atual | Shyness and Unsociability: Subtypes of Social Withdrawal or Two Faces of the Same Risk?
(095/2022)
Investigador
ISPA-Instituto Universitário, William James Center for Research, Portugal
|
Fundação Bial
Em curso
|
2023 - 2023 | Study of perceptions about child development [Translation of the Portuguese title: Estudo de perceções sobre o desenvolvimento
infantil]
--
Fundação Nossa Senhora do Bom Sucesso, Portugal
|
Concluído
|
2009 - 2011/01 | Assessmet of the Program Family Intervention Network, Arisco Association [Avaliação do programa: RIF-Rede de Intervenção na
Família] (Associação Arisco)
Fundação Calouste Gulbenkian
Outra
ISPA-Instituto Universitário, Portugal
|
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em boletim informativo |
|
Artigo em conferência |
|
Artigo em jornal |
|
Artigo em revista |
|
Poster em conferência |
|
Recurso online |
|
Relatório |
|
Resumo em conferência |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2024 | Relations between attachment to mother and father, peer acceptance, and self-esteem in school-age children. | 27th Biennial Meeting of the International Society for the Study of Behavioural Development (ISSBD) |
2023 | Perceptions of the Early Years: Results from the ISPA Study on Child Development (Perceções sobre os primeiros anos: Resultados do estudo do ISPA sobre o desenvolvimento infantil) | Big Meeting - Primeiros Anos |
2022 | Attachment Security and Socioemotional Adjustment in Middle Childhood. | 26th Biennial Meeting of the International Society for the Study of Behavioural Development (ISBBD)
(Rhodes, Grécia)
|
2022 | Relationship between Pressure to Eat, Emotional Regulation, and Child Feeding Consumption (Relação entre a Pressão para Comer, Regulação Emocional e Consumo Alimentar Infantil) | 14th National Congress of Health Psychology (14º Congresso Nacional de Psicologia da Saúde) |
2021/06 | Attachment to Mother and Father: a comparative and longitudinal study of quality of friendship in middle-school children | SEAS mini-conference on Father-Child Attachment and Relationships
(ONLINE)
|
2020/06/21 | Attachment Security and Socioemotional Adjustment in Middle Childhood. In: Secure base script use by children: Antecedents, stability and predictors in early and middle childhood. | 26th Biennial Meeting of the International Society for the Study of Behavioural Development |
2020/06/21 | Exploring associations between child's attachment representations, observed social engagement and teacher's ratings of play behavior. In: Young children's behavior "In the Wild": Naturalistic observations of children's social engagement and its antecedents and consequences. | 26th Biennial Meeting of the International Society for the Study of Behavioural Development (2020 ISBBD) |
2019 | Early Mother-child and Father-child Attachment Relationships: Contributes to Preschoolers’ Self-Regulation Competencies. In: The Role of the Father: Links between Parent-Child Interactions and Children’s Social-Emotional Development. | Society for Research in Child Development Biennial Meeting
(Baltimore, Estados Unidos)
|
2019 | Social Engagement, Social Acceptance and Emotional Regulation in Preschool Children. In: Peer Influences on Self-regulation and School Adaptation at the Transition from Preschool to Primary School | Society for Research in Child Development Biennial Meeting
(Baltimore, Estados Unidos)
|
2018 | Early Father-child and Mother-child Attachment Relationships: Contributes to Preschoolers' Social Competence | Science 2018 - Meeting with Science and Technology in Portugal [Ciência 2018 - Encontro com a Ciência e Tecnologia em Portugal] |
2018 | Secure Base Script Scores Predict Social Competence in Portuguese Preschoolers | 25th Biennial Metting of International Society for the Study of Behavioural Development - ISSBD
(Queensland, Estados Unidos)
|
2018 | Implicaciones de las relaciones tempranas para el desarrollo de la competencia social | V Congresso de la RIA
(Montevideo, Uruguai)
|
2017 | Scripted Secure Base Attachment Representations Predict Social Competence in a Portuguese Sample of Preschool-age Children | 2017 Biennial Meeting of the Society for Research in Child Development
(Austin, Estados Unidos)
|
2017 | The role of child verbal development on Children's Representations of Attachment and Positive Teacher-Child Relationships,In Spinelly & Borelli Symposium: Is attachment shaping language or language shaping attachment? A closer look into the reciprocal influences between the two domains. | IAC
(London)
|
2016 | Contributions of mother-child and father-child attachment to later social competence in preschool groups [Contributos das relações de vinculação mãe-criança e pai-criança para a posterior competência social nos grupos pré-escolares] | Ciclo de conferências
ISPA - Instituto Universitário
|
2015 | Links between early attachment security and social competence in preschool years: The mediating role of attachment representations. | 17th Europeen Conference of Developmental Psychology
(Braga, Portugal)
|
2013 | O papel da qualidade da vinculação às figuras parentais e os níveis de envolvimento social de crianças em contexto de jardim-de-infância. In: Implicações da qualidade da vinculação para o desenvolvimento socioemocional | VIII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
(Portugal)
|
2012 | Explorations of a Model of Social Competence for Preschool Children: Testing the Moderating Effects of Age, Sex, and Culture. | 9º Congresso Nacional de Etologia.
(Lisboa, Portugal)
|
2011 | Qualidade da vinculação ao pai e à mãe e o desenvolvimento da competência social | I Congresso Internacional de Psicologia do Desenvolvimento
UIPCDE (Lisboa, Portugal)
|
2010 | A qualidade da vinculação e o desenvolvimento da competência social em crianças de idade pré escolar. | VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
(Braga, Portugal)
|
2010 | Vantagens e Desvantagens da avaliação da vinculação na forma categorial ou contínua | VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
(Braga, Portugal)
|
2010 | Qualidade dos modelos internos de vinculação e a expressividade emocional em crianças de idade pré-escolar | VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
(Braga, Portugal)
|
2009 | Quality of attachment and later social competence | XIV European Conference on Developmental Psychology
(Vilnius, Lituânia)
|
2009 | Reflexões sobre o papel da Investigação-Acção de Programas de Base Comunitária para a Parentalidade | Encontro de Parentalidade e Comunidade
( Lisboa)
|
2009 | Workshop sobre Evidência de Eficácia das Intervenções RIF | Encontro de Parentalidade e Prevenção
(Lisboa.)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023 - Atual | The role of attachment representations in the development of pro-social behavior in children (O papel das representações da
vinculação no desenvolvimento do comportamento
pró-social nas crianças)
Orientador
|
ISPA- Instituto Universitário, Portugal
|
2023 - Atual | Associations between attachment representations and empathy in preschool-aged children (Associações entre representações de
vinculação e empatia em crianças de idade pré-escolar)
Orientador
|
ISPA- Instituto Universitário, Portugal
|
2020 - Atual | Self-regulatory processes in childhood obesity: Interactions between child characteristics and family relationships [Papel
dos processos autorregulatórios na obesidade infantil: Interações entre as características da criança e relações familiares]
REF: 2020.06367.BD
Orientador
|
Psicologia do Desenvolvimento (Doutoramento)
ISPA-Instituto Universitário, William James Center for Research, Portugal
FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal |
2022 - 2023 | The mediating effect of emotion regulation in the relationship between attachment security and healthy guilt
Orientador
|
ISPA- Instituto Universitário, Portugal
|
2021 - 2022 | Parents in Child Nutrition: Food Introduction, Emotional Regulation, and Feeding Practices (Os Pais na Alimentação da Criança:
Introdução Alimentar, Regulação Emocional e Práticas Alimentares)
Orientador
|
ISPA- Instituto Universitário, Portugal
|
2020 - 2021 | Parental coping to deal with negative emotions: Associations with executive functioning in preschool [Coping parental para
lidar com as emoções negativas: Associações com o funcionamento executivo no pré-escolar]
Orientador de Débora Verhaeghe
|
Mestrado em Psicologia, área de especialização em Psicologia Clinica (Mestrado)
ISPA- Instituto Universitário, Portugal
|
2020 - 2021 | Associations between emotional regulation, parenting practices, food consumption and TV viewing [Associações entre regulação
emocional, práticas parentais alimentares, consumo alimentar e visualização de TV]
Orientador
|
Mestrado em Psicologia, área de especialização em Psicologia Clinica (Mestrado)
ISPA- Instituto Universitário, Portugal
|
2017 - 2019 | Association between attachment quality and child obesity [A Relação entre a Qualidade da Vinculação e a Obesidade Infantil]
Orientador
|
Doutoramento em Psicologia (Doutoramento)
ISPA- Instituto Universitário, Portugal
|
2017 - 2017 | Research skills' development program [Programa de Desenvolvimento de Competências de Investigação]
Orientador
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2023 - 2024 | 27th Biennial Meeting of the International Society for the Study of Behavioural Development (ISSBD) (2024/06/16 - 2024/06/20)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
ISPA- Instituto Universitário, Portugal |
2021 - 2022 | International Attachment Conference 2022 -Lisbon (2022/07/14 - 2022/07/16)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
ISPA- Instituto Universitário, Portugal |
2011 - 2011 | I International Congress of Developmental Psychology [I Congresso Internacional de Psicologia do Desenvolvimento] (2011)
Congresso (Outra)
|
ISPA- Instituto Universitário, Portugal |
2009/03/27 - 2009/03/27 | Parenting and Development [Encontro Parentalidade e Desenvolvimento] (2009/03/27)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
ISPA- Instituto Universitário, Portugal |
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2024 | Associations between emotional regulation, feeding practices, and food consumption in preschool age [Associações entre a regulação emocional, práticas alimentares e consumo alimentar em idade pré-escolar] | Diana Isabel Sampaio de Sousa Rosa (Mestrado)
ISPA-Instituto Universitário, Portugal
|
2024 | Parental Beliefs, Parenting Practices, and Externalizing Behaviors in Preschool-Aged Children (3-6 years)[Crenças Parentais, Práticas Parentais e Comportamentos Externalizantes em Crianças em Idade Pré-Escolar (3-6 anos)] | Carolina Maria de Barros Costa Maciel (Mestrado)
ISPA- Instituto Universitário, Portugal
|
2024 | Family Dynamics: Influences of Parenting Practices and Interparental Conflict on Children's Development [Dinâmicas familiares: Influências das práticas parentais e conflito interparental no desenvolvimento das crianças] | Laura Gorjão Henriques Figueiredo de Oliveira (Mestrado)
ISPA- Instituto Universitário, Portugal
|
2024 | The Mediating Role of Self-Esteem between Attachment Styles and Relationships with Peers and Parents in Institutionalized Youth [O papel mediador da autoestima entre os estilos de vinculação e as relações com os pares e pais em jovens institucionalizados] | Jéssica Andreia Gonçalves Monsanto (Mestrado) |
2024 | Connecting, feeling, and eating: understanding the role of attachment and emotion regulation in preschoolers’ obesity risk
Orientador
|
Ana Filipa Rodrigues Santos (Doutoramento)
ISPA- Instituto Universitário, Portugal
|
2024 | Preschool Educators' Beliefs, Perceived Quality of the Educator-Child Relationship, and Externalizing Behaviors in the Preschool Years [Crenças dos profissionais de educação pré-escolar, qualidade percebida da relação profissionaiscriança e comportamentos externalizantes nos anos pré-escolares] | Ana Carolina Ribeiro da Silva (Mestrado)
ISPA- Instituto Universitário, Portugal
|
2024 | Timing and Manner of Communicating the Death of a Loved One: Psychological Adjustment to Grief [Tempo e forma de comunicação da morte de um ente querido: ajustamento psicológico ao luto] | Joana Inês Germano Costa (Mestrado)
ISPA-Instituto Universitário, Portugal
|
2024 | Relationship Quality and Post-Traumatic Growth in Grief [Qualidade da relação e crescimento pós-traumático no luto] | Catarina Galamba Farinha Martins (Mestrado)
ISPA- Instituto Universitário, Portugal
|
2024 | Empathy and Social Behaviors in Adolescents [A Empatia e os Comportamentos Sociais dos Adolescentes] | Ana Margarida Lança do Ó Palma Pereira (Mestrado)
ISPA- Instituto Universitário, Portugal
|
2024 | The Relationship between Parenting Styles and Emotional Self-Regulation in Screen Time [A Relação entre Estilos Parentais e Autorregulação Emocional no Tempo de Ecrã] | Mariana Ventura Cabaço Sequeira Rosa (Mestrado)
ISPA- Instituto Universitário, Portugal
|
2024 | The Relationships between Attachment Representations and the Development of Empathy in Preschool-Aged Children [As Relações
entre as representações de vinculação e o desenvolvimento da empatia em crianças em idade pré-escolar]
Orientador
|
Susete da Silva Duarte (Mestrado)
ISPA-Instituto Universitário, Portugal
|
2024 | The Role of Attachment Representations in the Development of Prosocial Behavior in Preschool-Aged Children [O papel das representações
da vinculação no desenvolvimento do comportamento pró-social em crianças em idade pré-escolar]
Orientador
|
Sofia Salgado Arez (Mestrado)
ISPA- Instituto Universitário, Portugal
|
2024 | Associations between Empathy, Sympathy, and Youth Internalizing and Externalizing Behaviors [Associações entre Empatia, Simpatia e os Comportamentos Internalizantes e Externalizantes dos Jovens] | Raquel da Conceição Flores Martins (Mestrado)
ISPA- Instituto Universitário, Portugal
|
2024 | Differences between Parental Knowledge and Parental Beliefs Based on Sociodemographic Characteristics in Parents of Children Aged 0-6 Years [Diferenças entre o conhecimento parental e as crenças parentais, consoante as características sociodemográficas, em pais com filhos dos 0-6 anos] | Ana Patrícia Narciso Pomar Henriques (Mestrado)
ISPA- Instituto Universitário, Portugal
|
2024 | Relationships between Bullying, Attachment, and Depressive Symptoms [Relações entre Bullying, Vinculação e Sintomatologia Depressiva] | Maria Inês Casimiro Metelo (Mestrado)
ISPA- Instituto Universitário, Portugal
|
2023/12/13 | Relationships between attachment quality, empathy, and emotional regulation in preschool-aged children (Relações entre qualidade
da vinculação, empatia e regulação emocional em crianças de idade pré-escolar)
Presidente do júri
|
Inês Rodrigues Merceano (Mestrado)
ISPA-Instituto Universitário, Portugal
|
2023/11/15 | The Relationships between Resilience, Attachment, and Depression in Adolescence (As Relações entre a Resiliência, a Vinculação
e a Depressão na Adolescência)
Presidente do júri
|
Carolina Maria Pedra de Freitas Lopes Ferreira (Mestrado)
ISPA- Instituto Universitário, Portugal
|
2023/10/11 | I'm a teenager and i feel lonely: towards identifying the multiple facets and trajectories of loneliness
Vogal
|
Maria Olívia Moreira Ribeiro (Doutoramento)
ISPA- Instituto Universitário, Portugal
|
2023/10/03 | Relationships between Friendship, Emotional Regulation, and Self-Esteem in Adolescence (Relações entre Amizade, Regulação
Emocional e Autoestima na Adolescência)
Presidente do júri
|
Soraia Cristina Santos Oliveira (Mestrado)
ISPA- Instituto Universitário, Portugal
|
2023/07/25 | Shame in the transition to adolescence: What is the role of perceptions of security in attachment to father and mother? (Vergonha
na transição para a adolescência: Qual o papel das perceções de segurança na vinculação ao pai e à mãe?)
Arguente
|
Sandra Regina Gomes Gerulaitis (Mestrado)
ISPA- Instituto Universitário, Portugal
|
2023/04/04 | A pillow made of love and inner safety in moments of developmental change: attachment internal working models and sleep quality
in preschool and preadolescent children.
Arguente
|
Ana Catarina Bailão Ramos Perpétuo (Doutoramento)
ISPA- Instituto Universitário, Portugal
|
2022/12/06 | Profiles of Loneliness, Parenting Practices, and Security in Attachment Relationships (Perfis de Solidão, Práticas Parentais
e Segurança nas relações de Vinculação)
Presidente do júri
|
Davide Lopes Pinto (Mestrado)
ISPA- Instituto Universitário, Portugal
|
2022/02/25 | The world of Intergalactics [O mundo dos Intergaláticos].
Arguente
|
Rita Alexandra Rosa Antunes (Doutoramento)
ISPA- Instituto Universitário, Portugal
|
2022 | The Mediating Role of Emotional Regulation in the Relationship between Attachment and Empathy (O Papel Mediador da Regulação
Emocional na Relação entre Vinculação e Empatia)
Arguente principal
|
Eva de Oliveira Pires (Mestrado)
ISPA- Instituto Universitário, Portugal
|
2021/12/10 | Parenting Styles: Parental perception in a sample of parents of children attending preschool [Estilos Educativos Parentais:
Perceção parental numa amostra de pais de crianças a frequentar o pré-escolar]
Arguente
|
Ana Isabel Barreiras (Mestrado)
ISPA- Instituto Universitário, Portugal
|
2021/12/06 | Quality of attachment relationships and emotion regulation in preschool-age children [Qualidade das relações de vinculação
e regulação emocional em crianças de idade pré-escolar]
Arguente
|
Ana Catarina Oliveira Matos (Mestrado)
ISPA- Instituto Universitário, Portugal
|
2021/11/30 | Associations between Parenting Practices, Emotional Problems, Conduct and Prosocial Behavior in Elementary School Children
[Associações entre as Práticas Parentais, os Problemas Emocionais, de Conduta e o Comportamento Pró-Social em Crianças do
1ºCiclo]
Arguente
|
Daniela Martins Florindo (Mestrado)
ISPA- Instituto Universitário, Portugal
|
2021/11/25 | Impact of the Cognitive Stimulation Program "PAPI - Program of
Psychological Support for the Elderly" in Institutionalized Elderly [Impacto do Programa de Estimulação Cognitiva "PAPI -
Programa de
Apoio Psicológico no Idoso" em Idosos Institucionalizados]
Presidente do júri
|
Beatriz Pires Antunes (Mestrado)
ISPA- Instituto Universitário, Portugal
|
2021/11/22 | Respect and Sympathy: Development of respect and moral emotions in Portuguese children [Respeito e Simpatia: Desenvolvimento
do respeito e das emoções morais em crianças portuguesas]
Arguente
|
Evlyne Cardoso (Mestrado)
ISPA- Instituto Universitário, Portugal
|
2021/11/19 | Attitudes and comfort of 2nd and 3rd cycle teachers in relation to
homosexuality [As atitudes e o conforto dos professores do 2º e 3º ciclo em relação à
homossexualidade]
Arguente
|
The attitudes and comfort of 2nd and 3rd cycle teachers in relation to homosexuality (Mestrado)
ISPA- Instituto Universitário, Portugal
|
2021/10/08 | Emotional regulation and play behaviors in preschool children [Regulação Emocional e os Comportamentos de Brincadeira em Crianças
do pré-escolar]
Arguente
|
Beatriz Carina Mendes Cabanelas Fernandes (Mestrado)
ISPA- Instituto Universitário, Portugal
|
2021/08/10 | Attachment to Parents, Quality of Friendships and Loneliness [Vinculação aos Pais, Qualidade das Amizades e Solidão]
Arguente
|
Susana Fernandes Rosário (Mestrado)
ISPA- Instituto Universitário, Portugal
|
2021/07/21 | It takes a village: Parenting, social support and a pandemic
world ["It takes a village": Práticas parentais, suporte social e uma pandemia
mundial]
Presidente do júri
|
Tatiana Domingues Esperanço (Mestrado)
ISPA-Instituto Universitário, Portugal
|
2021 | Parental coping to deal with negative emotions: Associations with executive functioning in preschool [Coping parental para
lidar com as emoções negativas: Associações com o funcionamento executivo no pré-escolar]
Orientador
|
Déborah Verhaeghe (Mestrado)
ISPA -Instituto Universitário, Portugal
|
2020/07/16 | Profiles of Inhibited Behavior at Preschool Age (3-6 years) and Anxiety Symptoms [Perfis de Comportamento Inibido em Idade
Pré-escolar (3-6anos) e Sintomas de Ansiedade]
Arguente
|
Carina Bianca Matos Marques (Mestrado)
ISPA -Instituto Universitário, Portugal
|
2020/07/15 | The relation between Attachment Quality and Friendship in Youth Sports in Women's Volleyball Teams [A Relação entre a Qualidade
da Vinculação e a Amizade no Desporto de Jovens em Equipas Femininas de Voleibol]
Arguente
|
Cátia Sofia Braz Pacheco (Mestrado)
ISPA -Instituto Universitário, Portugal
|
2020/07/14 | Social Adjustment to the Peer Group and Self-Esteem in Adolescence [O Ajustamento Social ao Grupo de Pares e a Autoestima
na Adolescência]
Presidente do júri
|
Elsa Maria Rodrigues Fonseca (Mestrado)
ISPA -Instituto Universitário, Portugal
|
2019/12/05 | "Smart Smartphone, Dependent User?" Relationships between excessive use of the internet and social networks, loneliness and
academic performance["Smartphone Inteligente, Utilizador Dependente?" Relações entre o uso excessivo da internet e das redes
sociais, a solidão e o desempenho académico]
Presidente do júri
|
Inês Freire Febrero Lopo (Mestrado)
ISPA- Instituto Universitário, Portugal
|
2019/12/03 | The relationship between quality of attachment, parental reactions to negative emotions and social competence in preschool
aged children [A relação entre a qualidade da vinculação, as reações parentais às emoções negativas e a competência social
em crianças de idade pré-escolar]
Presidente do júri
|
Joana Carvalho Pacheco da Silva (Mestrado)
ISPA- Instituto Universitário, Portugal
|
2019/10/18 | "Insatiable security":The significance of attachment quality for obesity["Uma segurança insaciável": A significância da qualidade
da vinculação para a obesidade]
Arguente
|
Ana Filipa Rodrigues dos Santos (Mestrado)
ISPA- Instituto Universitário, Portugal
|
2019/09/26 | The relation between obesity and social acceptance in preschool aged children [A relação entre a obesidade e a aceitação social
em crianças de idade pré-escolar]
Arguente
|
Catarina Soares de Jesus (Mestrado)
ISPA- Instituto Universitário, Portugal
|
2019/09/26 | "And now, what do I do?" Emotional knowledge, parental involvement and reactions to negative emotions of preschool aged children
["E agora, o que é que eu faço?" Conhecimento emocional, envolvimento parental e reações às emoções de valência negativa da
criança pré-escolar]
Arguente
|
Márcia Maria Barata de Jesus Arnaud (Mestrado)
ISPA- Instituto Universitário, Portugal
|
2018/12/19 | Sleep, skills and problems in school aged children [Sono, competências e problemas em crianças em idade escolar]
Arguente
|
Inês Branco Rodrigues (Mestrado)
ISPA- Instituto Universitário, Portugal
|
2018/12/06 | Relations between attachment to mother and father, social acceptance and self-concept of school aged children [Relações entre
a vinculação à mãe e ao pai, a aceitação social e o auto-conceito de crianças no ensino primário]
Arguente
|
Jaqueline Mello Dall Ross (Mestrado)
ISPA- Instituto Universitário, Portugal
|
2018/12/06 | The relation between attachment and sleep in children between 7 and 12 years of age[A relação entre a vinculação e o sono
em crianças dos 7 aos 12 anos]
Arguente
|
Sara Inês Pinto dos Santos (Mestrado)
ISPA- Instituto Universitário, Portugal
|
2018/01/16 | Sleep habits and the use of technologies before bed: Influences on child health [Os hábitos de sono e o uso de tecnologias
antes de dormir: Influências na saúde infantil]
Arguente
|
Ana Carolina Azevedo Jardim (Mestrado)
ISPA- Instituto Universitário, Portugal
|
2018/01/16 | The relations between emotional knowledge and social competence in preschool aged children [A relação entre o conhecimento
emocional e a competência social em crianças de idade pré-escolar]
Arguente
|
Joana Vilar Pereira (Mestrado)
ISPA- Instituto Universitário, Portugal
|
2017/10/12 | Emotional development and social competencies at preschool [Desenvolvimento emocional e competências sociais em idade pré-escolar]
Arguente
|
Marta Costa Canadinha (Mestrado)
ISPA- Instituto Universitário, Portugal
|
2017/07/24 | Quality of attachment and the behavior of social / non-social play in preschool children [A qualidade da vinculação e o comportamento
de brincadeira social/não social em crianças pré-escolares]
Arguente
|
Vera Lúcia Moura Martins (Mestrado)
ISPA- Instituto Universitário, Portugal
|
2017/01/23 | Attachment security and self-concept in infancy [Segurança da vinculação e auto-conceito na infância]
Arguente
|
Cláudia Margarida Cardoso Valentim (Mestrado)
ISPA -Instituto Universitário, Portugal
|
2016/09 | The relation between the quality of attachment to parents, self-esteem, and self-concept in pre-adolescents [A relação entre
a qualidade da vinculação aos pais, auto-estima, auto-conceito em pré-adolescentes]
Presidente do júri
|
Ana Rita Gomes Bigas (Mestrado)
ISPA -Instituto Universitário, Portugal
|
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2021 - Atual | Psicologia | |
2020/04 - Atual | Análise Psicológica (1646-6020) | ISPA - Instituto Universitario |
2018 - 2018 | Temas em Psicologia |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2021/02 - Atual | Developmental Studies Seminar [Seminário de Estudos Desenvolvimentais] | Mestrado em Psicologia e Psicopatologia do Desenvolvimento (Mestrado) | ISPA -Instituto Universitário, Portugal |
2021 - Atual | Developmental Psychology and Psychopathology I [Psicologia e Psicopatologia do Desenvolvimento I] | Mestrado em Psicologia e Psicopatologia do Desenvolvimento (Mestrado) | ISPA- Instituto Universitário, Portugal |
2021 - Atual | Assessment and Developmental Intervention Models I [Modelos de Avaliação e Intervenção Desenvolvimental I] | Mestrado em Psicologia e Psicopatologia do Desenvolvimento (Mestrado) | ISPA - Instituto Universitário / ESEI Maria Ulrich, Portugal |
2021 - Atual | Developmental Psychology (Psicologia do Desenvolvimento) | Psicologia (Licenciatura) | ISPA - Instituto Universitário / ESEI Maria Ulrich, Portugal |
2021 - Atual | Children's Socioemotional Development (Desenvolvimento Socioemocional da Criança) | Psicologia (Licenciatura) | ISPA - Instituto Universitário / ESEI Maria Ulrich, Portugal |
2021 - Atual | Psicologia do Desenvolvimento | Licenciatura em Educação Básica | ISPA - Instituto Universitário / ESEI Maria Ulrich, Portugal |
2018 - 2018 | Research methods in Early Childhood Intervention with focus on action-research (3 lessons; part of the CU of Project Work at the ISPA and ESEI Maria Ulrich's post-graduation in Early Childhood Intervention) | ISPA -Instituto Universitário, Portugal | |
2016 - 2018 | Developmental Psychology | (Mestrado integrado) | Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal |
2016 - 2018 | Developmental Psychology | (Mestrado integrado) | |
2016 - 2017 | Research Methods in Education [Métodos de Investigação em Educação Pré-escolar / Métodos de Investigação em EPE] | ISPA - Instituto Universitário / ESEI Maria Ulrich, Portugal | |
2015 - 2016 | Qualitative Research Methods | (Mestrado integrado) | ISPA -Instituto Universitário, Portugal |
2014 - 2015 | Developmental Psychology | (Mestrado integrado) | ISPA- Instituto Universitário, Portugal |
2014 - 2014 | Assessment and Intervention in Risk Families (Invited monitor in two lessons) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
Outro júri / avaliação
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2023 - 2025 | Jury for the Entrance Exams Conducted under the Special Admission Conditions to Higher Education under the International Student Statute and for Those Aged 23 and Older (Júri para as Provas de Ingresso Realizadas no âmbito das Condições Especiais de Ingresso no Ensino Superior ao abrigo do Estatuto do Estudante Internacional e dos Maiores de 23 anos) | ISPA- Instituto Universitário, Portugal |
2022 - 2025 | Jury for the Special Admission Contest to Higher Education for students from professional pathways at the secondary level (Júri para o Concurso especial de acesso ao ensino superior para os estudantes provenientes das vias profissionalizantes do nível secundário) | ISPA- Instituto Universitário, Portugal |
Distinções
Prémio
2016 | Diploma of Academic Merit - Completion of Ph.D. with distinction and laudation carried unanimously [Diploma de Mérito Académico
- Conclusão de Doutoramento com classificação final de Muito Bom com Distinção e Louvor]
ISPA -Instituto Universitário, Portugal
|
2009 | Diploma of Merit for Exceptional Academic Achievement [Diploma de Mérito por Aproveitamento Académico Excepcional]
ISPA-Instituto Universitário, Portugal
|
Outra distinção
2017 | Pós-doc Fellowship
ISPA-Instituto Universitário, William James Center for Research, Portugal
|
2010 | Phd Fellowship, Fundação para a Ciência e a Tecnologia (refererence SFRH/BD/60793/2009) |