???global.info.a_carregar???
Francisco Alexandre de Lima Sales. Publicou 11 artigos em revistas especializadas. Atua na(s) área(s) de Ciências Exatas com ênfase em Matemática. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Educação; Brazilian Legal Amazon; Mathematics Education; Post-Graduation; Public Policies; Teacher Training; .
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Francisco Alexandre de Lima Sales

Nomes de citação

  • Sales, Francisco

Identificadores de autor

Ciência ID
3111-963B-D5FC
ORCID iD
0000-0002-0320-8769

Endereços de correio eletrónico

  • alexandre.sales@ifma.edu.br (Profissional)

Telefones

Telemóvel
  • (+55) 8899244449 (Pessoal)

Domínios de atuação

  • Ciências Exatas - Matemática
Formação
Grau Classificação
2025
Em curso
Educação em Ciências e Matemática (Doctor)
Especialização em Formação de Professores de Matemática
Universidade Federal do Pará, Brasil

Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil

Universidade do Estado do Amazonas, Brasil
2016
Concluído
Matemática (Graduado)
Faculdade cidade de Guanhães, Brasil
2013
Concluído
Engenharia Agrícola (Master)
Especialização em Ambiência Agrícola
Universidade Federal do Ceará - Campus do Pici, Brasil
" Avaliação do microclima na produção de alface hidropônica em ambiente protegido" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2018 - Atual Assistente (Docente Universitário) Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão, Brasil
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão, Brasil
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Reullyanne Freitas de Aguiar; Raimundo Luna Neres; Francisco Alexandre de Lima Sales; Francisco Carlos Silva Souza. "EXPECTATIVAS DE ESTUDANTES DA GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA QUANTO À EDUCAÇÃO FINANCEIRA". Revista de Estudos Interdisciplinares (2024): https://doi.org/10.56579/rei.v6i1.764.
    10.56579/rei.v6i1.764
  2. Reullyanne Freitas de Aguiar; Raimundo Luna Neres; Francisco Alexandre de Lima Sales. "A Educação Financeira em Institutos Federais do Maranhão: um Olhar nos PPCs". Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática (2024): http://dx.doi.org/10.17921/2176-5634.2023v16n3p408-415.
    10.17921/2176-5634.2023v16n3p408-415
  3. Francisco Alexandre de Lima SALES; Leila do Socorro Rodrigues FEIO; Reullyanne Freitas de AGUIAR; Raimundo Luna NERES. "MATHEMATICS TEACHERS AND THEIR DOCTORATES: A LOOK AT GRADUATES FROM THE AMAZON EDUCATION NETWORK IN SCIENCES AND MATHEMATICS". Editora IOLE (2023): https://zenodo.org/doi/10.5281/zenodo.10443545.
    10.5281/ZENODO.10443545
  4. Reullyanne Freitas de Aguiar; Francisco Alexandre de Lima Sales; Raimundo Luna Neres; Leila do Socorro Rodrigues Feio. "EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM OLHAR SOBRE A PRODUÇÃO STRICTO SENSU BRASILEIRA". REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (2023): https://doi.org/10.26571/reamec.v11i1.15389.
    10.26571/reamec.v11i1.15389
  5. Leila do Socorro Rodrigues Feio; Reullyanne Freitas de Aguiar; Francisco Alexandre de Lima Sales; Raimundo Luna Neres. "FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NA AMAZÔNIA LEGAL BRASILEIRA: UM OLHAR SOBRE OS GRUPOS DE PESQUISA". Revista Prática Docente (2022): https://doi.org/10.23926/RPD.2022.v7.nEspecial.e22112.id1767.
    10.23926/RPD.2022.v7.nEspecial.e22112.id1767
  6. Francisco Alexandre de Lima Sales; Leila do Socorro Rodrigues Feio; Reullyanne Freitas de Aguiar; Raimundo Luna Neres; Otávio Henrique Carvalho Costa. "PERCEPÇÕES DE FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA, SOBRE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO, EM TEMPOS DE DISTANCIAMENTO SOCIAL". Revista Ciências & Ideias ISSN: 2176-1477 (2022): https://doi.org/10.22407/2176-1477/2022.v13i3.2236.
    10.22407/2176-1477/2022.v13i3.2236
  7. Reullyanne Freitas de Aguiar; Raimundo Luna Neres; Francisco Alexandre de Lima Sales. "Educação Financeira na Formação de Professores: uma discussão salutar ocorrida no EBRAPEM". Research, Society and Development (2022): https://doi.org/10.33448/rsd-v11i9.31752.
    10.33448/rsd-v11i9.31752
  8. "O Youtube como ferramenta de ensino da história da matemática: uma análise de vídeos". Boletim Cearense de Educação e História da Matemática 9 26 (2022): 47–61-47–61. https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/8004.
    10.30938/bocehm.v9i26.8004
  9. "Interrelação entre os criadores de conteúdo do Youtube e os alunos para o ensino e aprendizagem de frações". Histemat 7 (2021): 1-15. https://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/397.
  10. "DESEMPENHO NA APRENDIZAGEM DE FRAÇÃO SEGUNDO A PROVA BRASIL: um estudo do descritor 24 do 5º ano de matemática entre 2013 e 2019". Revista de História da Educação Matemática 7 (2021): 1-19. https://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/398.
  11. Michelle de Oliveira Guimarães-Brasil; Francisco Alexandre de Lima Sales; Eduardo Alves de Souza; Carlos Eduardo Ferreira da Cruz; Daniel de Freitas Brasil. "CONSTRUÇÃO DE CAIXAS ENTOMOLÓGICAS COMO FERRAMENTA AO ENSINO-APRENDIZAGEM EM CURSOS TÉCNICOS DE AGRÁRIAS". HOLOS (2017): https://doi.org/10.15628/holos.2017.4393.
    10.15628/holos.2017.4393