Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Maria Margarida d Orey Alves Martins
Nomes de citação
- Alves Martins, M.
- Martins, Margarida
- Alves-Martins Margarida
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 331B-1095-7D71
- ORCID iD
- 0000-0002-2773-1634
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
- Ciências Sociais - Psicologia
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Francês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Inglês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2006/12/12
Concluído
|
Agregação no grupo disciplinar de Psicopedagogia e Educação Especial da Criança (Título de Agregado)
Universidade do Minho, Portugal
"Práticas de Literacia em Jardim-de-Infância e Evolução das Conceptualizações Infantis sobre Linguagem Escrita" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Aprovada por Unanimidade |
1995
Concluído
|
Psicologia (Doutoramento)
Universidade de Coimbra, Portugal
"Pré-história da aprendizagem da leitura: conhecimentos precoces sobre a funcionalidade da linguagem escrita, desenvolvimento
metalinguístico e resultados em leitura no final do 1º ano de escolaridade" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Aprov.Dist.Louv.porUnanimidade |
1983
Concluído
|
SCIENCES DE L EDUCATION (Doutoramento)
Université Paris Descartes, França
"Marginalisation et étiquetage" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Muito Bom |
1979
Concluído
|
Diplôme d´Études Approfondies en Psychologie (Pós-Graduação)
Université Paris Descartes, França
|
n.a. |
1975
Concluído
|
Maitrise es Lettres (Psychology) (Licenciatura)
Université Paris Descartes, França
|
n.a. |
1974
Concluído
|
Licence es Lettres, Psychology (Licenciatura)
Université Paris Descartes, França
|
n.a. |
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
1976/10 - 1979 | Assistente de Investigação (carreira) (Investigação) | Instituto Gulbenkian de Ciência, Centro de Investigação Pedagógica, Portugal |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2007/07 - Atual | Professor Catedrático (Docente Universitário) | Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal |
1980/12/12 - Atual | Professor Catedrático (Docente Universitário) | Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal |
2007/01 - 2007/06 | Professor Associado (Docente Universitário) | Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal |
1988/10 - 2006/12 | Professor Associado (Docente Universitário) | Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal |
1983/10 - 1988/09 | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal |
1980/12 - 1983/09 | Assistente (Docente Universitário) | Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal |
1979/10 - 1983/09 | Assistente (Docente Universitário) | Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
Projetos
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2017/01 - 2018/12 | Teachers’ knowledge, attitudes, and behaviors towards multilingualism and the challenges of multilingual classrooms
Cost Action IS1401
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
Em curso
|
2011/02 - 2014/01 | O impacto de programas de escrita inventada com crianças em idade pré-escolar na aquisição precoce da leitura
PTDC/PSI-EDD/110262/2009
Investigador responsável
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
2006/10 - 2009/09 | O impacto das Escritas Inventadas na Descoberta da Estrutura do Código Alfabético em Crianças de Idade Pré-escolar
PDCT/PSI/56977/2004
Investigador responsável
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
1996 - 2001 | PROGRAMA URBAN zona do Vale de Algés e Outurela/Portela
URBAN
Investigador responsável
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
Concluído
|
1997 - 1999 | Auto-estima, identidades sociais e resultados escolares em contexto educativo
PRAXIS/PCSH/C/PSI/92/96
Investigador responsável
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
1990 - 1992 | Influência de actividades de treino metafonológico sobre a aquisição da leitura em crianças de meio desfavorecido
FPCE-FCG
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
Fundação Calouste Gulbenkian
Concluído
|
1990 - 1991 | Avaliação em matemática e língua materna no 1º ciclo do ensino básico: critérios implícitos e explícitos
IIE
Investigador responsável
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
Instituto de Inovação Educacional
Concluído
|
1984 - 1989 | A evolução do texto livre ao longo da escolaridade primária
CRSS
Investigador
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
Centro Regional de Segurança Social de Lisboa
Concluído
|
1984 - 1987 | Projecto de investigação/intervenção educativa em Alfama
FCG
Investigador
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
Fundação Calouste Gulbenkian
Concluído
|
1984 - 1987 | Projecto Experimental do Centro de Formação Educacional Permanente
FCG
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
Fundação Calouste Gulbenkian
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Edição de livro |
|
Livro |
|
Poster em conferência |
|
Resumo em conferência |
|
Tese / Dissertação |
|
Outros
Outra produção |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2016 | Será que a Escrita Inventada no Jardim-de-Infância Contribui para a Aquisição Formal da Literacia no 1º Ano de Escolaridade? | IX Simpósio Nacional de investigação em Psicologia
Associação Portuguesa de Psicologia e Universidade do Algarve (Faro, Portugal)
|
2016 | Impacto de programas de escrita inventada na aquisição da literacia em meios socioculturais contrastados | IX Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
Associação Portuguesa de Psicologia e Universidade do Algarve (Faro, Portugal)
|
2016 | Do jardim-deinfância ao 1º ciclo do ensino básico: Estratégias educativas para o sucesso na aprendizagem da leitura e da escrita | IX Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
Associação Portuguesa de Psicologia e Universidade do Algarve (Faro, Portugal)
|
2016 | Competências psicolinguísticas literacia familiar e aprendizagem da leitura no 1º ano de escolaridade: Que relações? | IX Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
Associação Portuguesa de Psicologia e Universidade do Algarve (Faro, Portugal)
|
2016 | Literacy Learning in Grade 1: Effects of a Preschool Invented Spelling Programme | SIG Writing Conference
SIG Writing e Liverpool Hope University (Liverpool, Reino Unido)
|
2016 | Promoting literacy acquisition in first grade: Two intervention programmes with children at risk of developing reading and spelling difficulties | SIG Writing Conference
SIG Writing e Hope University (Liverpool, Reino Unido)
|
2016 | Reading acquisition in beginning readers: What do reading errors tell us? | 23rd Annual Meeting Society for the Scientific Study of Reading
Society for the Scientific Study of Reading e Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2014 | Programa de Intervenção em dificuldades de aprendizagem: estudo de caso | Dislexia em debate: Tendências Nacionais e Internacionais
Escola de Psicologia, UMinho Learning and Behavior Problems Research Group (Braga, Portugal)
|
2014 | Early literacy instruction: the role of invented spelling programs on spelling and reading | Writing Research Across Borders III
Writing Research Across Borders (Paris, França)
|
2014 | What’s on: Cultural diversity and new educational approaches for specific school populations | 2nd International Academic Conference on Social Sciences
The International Institute for Academic Development. (Turquia)
|
2014 | Reading errors in European Portuguese first-grade children: Comparison between poor and good readers | 2nd International Academic Conference on Social Sciences
The International Institute for Academic Development (Turquia)
|
2013 | Avaliação da metacognição, autorregulação e utilização de estratégias cognitivas em atividades de investigação | XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
(Braga, Portugal)
|
2013 | Impacto de dois programas de intervenção na escrita e na leitura | XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
(Braga, Portugal)
|
2013 | Estudo exploratório sobre a utilização de ambientes virtuais na avaliação de funções cognitivas/executivas em crianças com e sem perturbação neuromotora ligeira | Actas do XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
(Braga, Portugal)
|
2013 | Escritas inventadas | Seminário de investigação: Entre a teoria, os dados e o conhecimento (II): olhares para uma realidade
Escola Superior de Educação de Setúbal (Setúbal, Portugal)
|
2013 | Invented spelling activities with preschool-age children | International Symposium in Educational Literacy
(Lisboa, Portugal)
|
2012 | Interacções sociais e descoberta da linguagem escrita aos 5 anos | 12º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação
ISPA-IU (Lisboa, Portugal)
|
2012 | Práticas de ensino da leitura e da escrita no 1º ano de escolaridade | 12º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação
ISPA-IU (Lisboa, Portugal)
|
2012 | Didática experimental e aquisição da linguagem escrita | 12º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação
ISPA-IU (Lisboa, Portugal)
|
2012 | Análise qualitativa dos efeitos de um programa de intervenção de escrita inventada na evolução da escrita de crianças em idade pré-escolar | 12º Colóquio de Psicologia e Educação
ISPA-IU (Lisboa, Portugal)
|
2012 | Acesso ao princípio alfabético no pré-escolar: Efeitos de dois programas de escrita inventada na fonetização da escrita | 12º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação
ISPA-IU (Lisboa, Portugal)
|
2012 | Didactics and syllabic spellings | 13th International Conference of the EARLI Special Interest Group on Writing
Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2012 | A qualitative approach to an invented spelling programme with Portuguese pre-school-age children | 13th International Conference of the EARLI Special Interest Group on Writing
Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2012 | Invented spelling programmes and letter names: The phonetization process | 13th International Conference of the EARLI Special Interest Group on Writing
Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2011 | Como levar as crianças em idade pré-escolar a pensar sobre a escrita | I Colóquio Internacional de Psicologia do Desenvolvimento
(Lisboa, Portugal)
|
2011 | Syllabic spellings: One letter per syllable? | 8th International Conference IAIMTE
(Hildesheim, Alemanha)
|
2011 | Relação entre contexto linguístico e a escrita de crianças em idade pré-escolar. | XI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagoxia
(Coruña, Espanha)
|
2011 | Avaliação da leitura oral de palavras: Análise da tipologia de erros de leitura em crianças do 1º e 2º anos de escolari-dade. | XI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagoxia
(Coruña, Espanha)
|
2011 | Práticas de ensino da leitura no início de escolaridade em Portugal. | XI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagoxia
(Coruña, Espanha)
|
2011 | Avaliação do desenvolvimento metacognitivo de estudantes entre o sexto e nono anos de escolaridade. | XI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagoxia
(Coruña, Espanha)
|
2011 | A evolução da escrita inventada e a aquisição precoce da leitura em crianças de idade pré-escolar: O impacto de um programa de intervenção de escrita inventada. | XI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagoxia
(Coruña, Espanha)
|
2010 | A eficácia de dois programas de escrita inventada na evolução das conceptualizações sobre linguagem escrita de crianças em idade pré-escolar. | VII Simpósio Nacional de investigação em Psicologia
(Braga, Portugal)
|
2010 | Procedimentos de ensino da lingua-gem escrita de professores do 1º Ciclo: A sua relação com as crenças. | Simpósio Nacional de investigação em Psicologia
(Braga, Portugal)
|
2010 | Fricativas e oclusivas: Que efeitos no acesso ao princípio alfabético após um programa de intervenção na escrita? | VII Simpósio Nacional de investigação em Psico-logia
(Braga, Portugal)
|
2010 | Evolução da linguagem escrita em crianças de idade pré-escolar. | VII Simpósio Nacional de investigação em Psicologia
(Braga, Portugal)
|
2010 | Práticas pedagógicas de aborda-gem à linguagem escrita em jardim-de-infância. | VII Simpósio Nacional de investigação em Psicologia
(Braga, Portugal)
|
2010 | Eficácia de um programa de intervenção nas dificuldades de leitura e escrita: estudo de caso. | VII Simpósio Nacional de investigação em Psicologia
(Braga, Portugal)
|
2010 | Interacções mãe-criança surda durante a leitura de livros de histórias: Dois estudos de caso. | I Seminário Internacional “Contributos da Psicologia em Contexto Educativo”
(Braga, Portugal)
|
2010 | Leitura oral de palavras nos dois primeiros anos de escolaridade. | I Seminário Internacional “Contributos da Psicologia em Contexto Educativo”
(Braga, Portugal)
|
2010 | The impact of three invented spelling programmes on the understanding of the alphabetic principle in preschool children. | 12th International Conference of the EARLI Special Interest Group on Writing
(Heidelberg, Alemanha)
|
2010 | Syllabic spellings: A pedagogical manifestation? | 12th International Conference of the EARLI Special Interest Group on Writing
(Heidelberg, Alemanha)
|
2010 | Aprendizagem da leitura | Colóquio Leitura Investigação & Ensino
(Lisboa, Portugal)
|
2009 | O impacto de programas de escrita na evolução das escritas inventadas em crianças de idade pré-escolar | Congresso Galego-Português de Psicopedagogia
(Braga, Portugal)
|
2009 | Facilitating children’s invented spellings: Implications and important characteristics | Simpósio - Invented spelling: early steps on the pathways to literacy no Sixteenth Annual Meeting of the Society for the Scientific
Study of Reading
(Boston, Massachusetts, Estados Unidos)
|
2009 | Conhecimentos precoces sobre a funcionalidade da linguagem escrita e aprendizagem da leitura. | Congresso Galego-Português de Psicopedagogia
(Braga, Portugal)
|
2009 | A agressão e vitimação entre pares em contexto escolar – estudo de caso no 5º ano de uma escola da cidade de Beja. | Congresso Galego-Português de Psicopedagogia
(Braga, Portugal)
|
2009 | Relações entre crenças e práticas de linguagem escrita em professores do 1º ciclo. | Congresso Galego-Português de Psicopedagogia
(Braga, Portugal)
|
2009 | Writing programmes with kindergarten children: the effects of fricatives and stops consonants in the access to the alphabetic principle. | 7th International Conference – Learning and Teaching Language and Literature
(Toronto, Canadá)
|
2009 | Orthographic performances and orthographic knowledge: A longitudinal study in third and fourth grades in a Portuguese elementary school. | 13th Biannual Conference, EARLI 2009 - Fostering Communities of Learners
(Amsterdam, Países Baixos)
|
2009 | Concepções e práticas pedagógicas de abordagem à linguagem escrita de educadores de infância. | Congresso Galego-Português de Psicopedagogia
(Braga, Portugal)
|
2009 | The impact of linguistic variables on the evolution of pre-school children´s writing: The case of stressed vs ustressed vowels. | 13th Biannual Confer-ence, EARLI 2009 - Fostering Communities of Learners
(Amsterdam, Países Baixos)
|
2009 | Desenvolvimento de um programa de intervenção com uma criança com dificuldades na aprendizagem da leitura e escrita | Congresso Galego-Português de Psi-copedagogia
(Braga, Portugal)
|
2008 | Qualidade das práticas de literacia em jardim de infância e desenvolvimento da escrita | 1º Congresso Internacional em Estudos da Criança, Infâncias Possíveis, Mundos Reais
Instituto de Estudos da Criança (Braga, Portugal)
|
2008 | Fazer ou deixar fazer? Eis a questão! As práticas pedagógicas dos educadores de infância e as conceptualizações infantis sobre a leitura e a escrita | 1º Congresso Internacional em Estudos da Criança, Infâncias Possíveis, Mundos Reais.
Instituto de Estudos da Criança (Braga, Portugal)
|
2008 | How can writing activities with preschool children promote the understanding of the alphabetic principle | 11th International Conference of the EARLI Special Interest Group on writing
(Lund, Suécia)
|
2008 | Writing programmes with kindergarten children: do they contribute to the development of children’s writing | 11th International Conference of the EARLI Special Interest Group on writing
(Lund, Suécia)
|
2008 | Training the phonetization process with the names or the sounds of letters. | 11th International Conference of the EARLI Special Interest Group on writing
(Lund , Suécia)
|
2008 | Portuguese kindergarten teachers and emergent literacy | 11th International Conference of the EARLI Special Interest Group on writing
(Lund, Suécia)
|
2008 | Invented spelling activities and the phonetization of Portuguese pre-school children’s writing. | Conferência Internacional Writing Research Across Borders
(Santa Barbara, Estados Unidos)
|
2008 | Literacy practices in Portuguese kindergartens and children’s conceptualisations about written language. | Conferência Internacional Writing Research Across Borders
(Santa Barbara, Estados Unidos)
|
2007 | Concepções precoces sobre linguagem escrita e aprendizagem da leitura | 2º Congresso Aquisição da Linguagem
(Guarda, Portugal)
|
2007 | Concepções e práticas pedagógicas de abordagem à linguagem escrita dos educadores de infância | 2º Congresso Aquisição da Linguagem
(Guarda, Portugal)
|
2007 | Letters characteristics and the phonetization process | Xth European Congress of Psychology
(Prague, República Checa)
|
2007 | The name and the sound of letters | Xth European Congress of Psychology
(Prague, República Checa)
|
2007 | Can writing activities in kindergartens promote children’s literacy skills? | Conferência Anual da British Psychological Society – Literacies
(Stoke-on-Trent, Reino Unido)
|
2006 | Contextos de educação pré-escolar promotores de aprendizagens significantes no domínio da linguagem escrita – a evolução dos conhecimentos das crianças de dois grupos socialmente contrastados. Contextos de desenvolvimento da linguagem escrita | Symposium Contextos de desenvolvimento da linguagem escrita, no VI Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
( Évora, Portugal)
|
2006 | O impacto das propriedades articulatórias dos fonemas na fonetização das escritas inventadas de crianças de idade pré-escolar | Symposium Contextos de desenvolvimento da linguagem escrita, no VI Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia,
(Évora, Portugal)
|
2006 | Os educadores de infância e a linguagem escrita: As suas perspectivas acerca da intervenção pedagógica | Symposium Contextos de desenvolvimento da linguagem escrita, no VI Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia.
( Évora, Portugal)
|
2006 | Consciência explícita dos constrangimentos ortográficos: A sua importância para o desempenho ortográfico | Symposium Contextos de desenvolvimento da linguagem escrita, no VI Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
(Évora. , Portugal)
|
2006 | Programas de intervenção se escrita e a evolução das conceptualizações em crianças em idade pré-escolar | Symposium Contextos de desenvolvimento da linguagem escrita, no VI Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
(Évora, Portugal)
|
2006 | The impact of the articulatory properties of the phonemes on the evolution of pre-school children’s invented spellings | 10th international Conference of the EARLI special interest group on writing
(Antwerp, Bélgica)
|
2006 | Literacia Familiar e concepções emergentes de literacia em crianças de idade pré-escolar. | XIV Colóquio da AFIRSE/AIPELF
(Lisboa, Portugal)
|
2005 | Can writing activities promote phonological awareness? Evidence from 5 year-old Portuguese children with different levels of writing development | Simpósio Early Literacy na XII European Conference on Developmental Psychology
(Tenerife., Espanha)
|
2004 | A avaliação das práticas de leitura e de escrita em jardim de infância | IV Simpósio Internacional Avaliação em Educação de Infância: Contextos, Processos e Produtos,
(Viseu, Portugal)
|
2004 | Learning in higher education – the relationship between cognition, student’s feelings and motivation | IXth International Conference on Motivation: Cognition, Motivation and Affect
(Lisboa, Portugal)
|
2003 | The impact of preschool children´s invented spelling on phonemic skills. | 10th Biennial Conference for Research on Learning and Instruction
( Pádua, Itália)
|
2003 | Qualidade educativa e desenvolvimento da linguagem escrita | Encontro Internacional: A criança, a Língua e o Texto Literário: da Investigação às Práticas
Instituto de Estudos da Criança (Braga, Portugal)
|
2003 | Relações entre escritas inventadas e consciência fonémica | V Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
(Lisboa, Portugal)
|
2003 | O impacto das escritas inventadas na consciência fonémica | V Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
( Lisboa, Portugal)
|
2003 | Ler e escrever na família | V Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
(Lisboa, Portugal)
|
2002 | Motivation for reading and writing in preschool and first grade children | 12th European Conference on Quality in Early Childhood Education
(Chipre, Chipre)
|
2002 | Self-representation, attitudes towards school and academic achievement among adolescents: a longitudinal study. | 8th International Conference on Motivation
(Moscovo, Rússia)
|
2002 | Desenvolvimento da literacia e práticas educativas em jardim de infância. | Conference at the 1º Congresso do Educador de Infância
Texto Editora (Lisboa, Portugal)
|
2002 | Literacy motivation in preschool children | 8th International Conference on Motivation
(Moscovo, Rússia)
|
2001 | Práticas educativas e concepções sobre linguagem escrita em crianças de idade pre-escolar | I Encontro de Educação de Infância - A abordagem à leitura e à escrita no jardim de infância
(Angra do Heroísmo, Açores, Portugal)
|
2001 | Pratiques familiales et appropriation de la langue écrite | Forum Retz, Lecture écriture et culture écrite
(Paris, França)
|
2001 | Effects of gender, age and school achievement on self-representations and valuing of the school | IXth European Conference of the European Association for Research in Learning and Instruction
(Friburgo, Suiça)
|
2001 | Concepções sobre linguagem escrita e práticas educativas no jardim de infância | Seminário: Quem não lê é como quem não sabe
(Braga, Portugal)
|
2001 | Motivação para a leitura e para a escrita em crianças de idade pré-escolar | VI Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia
(Braga, Portugal)
|
2000 | Strategies of self-esteem protection in adolescents who are unsuccessful at school. | 7ª Conferência da European Association for Research on Adolescence
(Jena, Alemanha)
|
2000 | Peer groups in portuguese adolescents. | 7ª Conferência da European Association for Research on Adolescence
(Jena, Alemanha)
|
2000 | How underachievers protect their self-esteem? | 7th International Conference on Motivation
(Lovaina, Bélgica)
|
2000 | Letter names and writing phonetization | European Association for Research in Learning and Instruction Writing Conference
(Verona, Itália)
|
1999 | School achievement, self-esteem, self-concept and social identity in Portuguese adolescents. | IXth European Conference on Developmental Psychology
(Spetses, Grécia)
|
1998 | A motivação em situações educativas | Seminário "Motivação, aprendizagem e profissão docente"
(Faro, Portugal)
|
1998 | Adolescência, família e comunidade | Colóquio "Sobreviver a adolescência"
(Coimbra, Portugal)
|
1998 | Self- esteem, social identity and school achievement in adolescence | International Conference on Motivation, 6th Workshop on Achievement and Task Motivation
(Salónica, Grécia)
|
1998 | O papel do ISPA no quadro da intervenção comunitária: programa URBAN – Oeiras | Painel sobre Intervenção Comunitária a Nível das Comunidades Locais no II Congresso Europeu de Psicologia Comunitária
(Lisboa, Portugal)
|
1998 | A motivação em situações educativas | Seminário Motivação, Aprendizagem e Profissão Docente
(Faro, Portugal)
|
1997 | Desenvolvimento cognitivo e realização escolar na adolescência | VII Seminário "A componente de Psicologia na Formação de Professores e outros agentes Educativos"
(Évora, Portugal)
|
1996 | Dinâmica da escola e identidades sociais | IX Colóquio de Psicologia e Educação "Dinâmicas relacionais e eficácia educativa"
(Lisboa, Portugal)
|
1996 | A emergência da literacia | D.E.S.E. em Educação de infância
(Braga, Portugal)
|
1996 | Conhecimentos precoces sobre linguagem escrita e aprendizagem da leitura | II Congresso Galaico-português de Psicopedagogia
(Braga, Portugal)
|
1996 | Literacia nos Jardins de Infância | 1º Congresso Educação Hoje Educação Pré-escolar
(Lisboa, Portugal)
|
1996 | Psicologia da Educação | IV Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
(Lisboa, Portugal)
|
1996 | Auto-conceito, auto-estima e resultados escolares em adolescentes | IV Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
(Lisboa, Portugal)
|
1995 | Escrita | I Encontro de Professores de Português
(Estoril, Portugal)
|
1995 | Emergência da literacia no jardim de infância | VI Encontro Nacional da A.P.E.I.
(Braga, Portugal)
|
1995 | Teste de linguagem técnica da leitura/escrita | I Mostra de Instrumentos de Avaliação Psicológica em Portugal, III Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas
e Contextos
(Braga, Portugal)
|
1995 | Escala de auto-conceito | I Mostra de Instrumentos de Avaliação Psicológica em Portugal, III Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas
e Contextos.
(Braga, Portugal)
|
1995 | Emergência da literacia no jardim de infância | VI Encontro Nacional da A.P.E.I.
(Braga, Portugal)
|
1994 | Investigação sobre leitura e escrita | Encontro sobre a qualidade educativa no 1º ciclo, Projecto Educação para Todos da Lousã
(Lousã, Portugal)
|
1994 | Concepções precoces sobre a linguagem oral e escrita | 2º Encontro de Educadores e Professores do 1º ciclo do ensino Básico do Concelho de Tomar
(Tomar, Portugal)
|
1994 | Dinâmicas interactivas a propósito da escrita de palavras no 2º ano de escolaridade | XVI Congresso do Movimento da Escola Moderna
(Lisboa, Portugal)
|
1994 | Representações das crianças em idade pré-escolar sobre a linguagem escrita | D.E.S.E. sobre educação pré-escolar
CEFOPE (Braga, Portugal)
|
1993 | Estratégias de leitura no 1º ano de escolaridade | Colóquio "Aprender Aprendendo: o ensino aprendizagem da língua portuguesa
(Lisboa, Portugal)
|
1993 | Linguagem, leitura e escrita |
(Évora, Portugal)
|
1993 | Les idées des enfants sur l´écrit à l´entrée à l´école primaire | Colóquio "Apprendre à lire"
( Paris, França)
|
1993 | Des familles défavorisées et l´entrée dans l´écrit | Journées d´étude: Liaison École/Familles
(Paris, França)
|
1993 | Evolução das estratégias de leitura no 1º ano de escolaridade | III Jornadas Reforma Educativa
(Beja, Portugal)
|
1992 | Representações infantis sobre a leitura e insucesso escolar | Congresso Internacional A criança no mundo de língua portuguesa
(Lisboa, Portugal)
|
1992 | Conceptualisations sur le langage écrit et apprentissage de la lecture | Colóquio "L´enfant apprenti-lecteur. Aspects linguistiques et cognitifs"
(Paris, França)
|
1992 | Práticas culturais e representação do escrito | VII Colóquio de Psicologia e Educação
(Lisboa, Portugal)
|
1992 | Conceptualizações sobre a linguagem escrita, consciência fonémica e aprendizagem da leitura | III Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
(Lisboa, Portugal)
|
1992 | Desenvolvimento cognitivo e aprendizagem da leitura | Workshop: Promoção do Desenvolvimento Psicológico e da Aprendizagem Escolar
(Associação dos Psicólogos Portugueses - Secção dos Psicólogos Escolares., Portugal)
|
1991 | Avaliação em matemática e língua materna no 1º ciclo do ensino básico | VI Colóquio de Psicologia e Educação
(Lisboa, Portugal)
|
1991 | Reforma educativa e desenvolvimento pessoal e social | VI Colóquio de Psicologia e Educação
(Lisboa, Portugal)
|
1991 | O ensino da língua e a reforma educativa | XIII Congresso do Movimento da Escola Moderna
(Lisboa, Portugal)
|
1990 | L´évolution des statrégies de lecture en début de scolarité élémentaire | Séminaire "Existe-t-il une Psychogénèse de l´Écrit?"
(Toulouse, França)
|
1990 | Aprendizagem da leitura em crianças de meios desfavorecidos | V Colóquio de Psicologia e Educação
(Lisboa., Portugal)
|
1990 | A aprendizagem da leitura: programas de leitura na família | V Colóquio de Psicologia e Educação
(Lisboa, Portugal)
|
1990 | Auto-estima e auto-conceito como factores determinantes da capacidade de realização | Seminário "O papel dos técnicos de orientação na toxicodependência"
(Lisboa, Portugal)
|
1989 | Análise dos textos livres dum ano lectivo em quatro turmas da escola da Ajuda da Voz do Operário | Formação Contínua da Voz do Operário
(Lisboa, Portugal)
|
1989 | O que tem a criança que descobrir para aprender a ler | Colóquio Psicanálise e Educação
(Lisboa, Portugal)
|
1989 | A influência do contexto na resolução de problemas. | Conferência Internacional: A Psicologia e os Psicólogos Hoje
(Lisboa, Portugal)
|
1989 | A aprendizagem da leitura e da escrita | Seminário Internacional sobre Factores Cognitivos e Realização Escolar
(Braga, Portugal)
|
1988 | Aprendizagem da leitura e da escrita | IV Colóquio de Psicologia e Educação
(Lisboa, Portugal)
|
1987 | Insucesso escolar: da criança inadaptada à inadaptação da escola | 1º Congresso Nacional para o Desenvolvimento da Criança
(Lisboa, Portugal)
|
1987 | A pré-história da leitura e da escrita | Congresso sobre o Ensino do Português
(Lisboa, Portugal)
|
1987 | A evolução da escrita livre | Congresso do Movimento da Escola Moderna
(Lisboa, Portugal)
|
1987 | As concepções sobre as práticas educativas das crianças de Alfama - análise a partir de dramatizações | Colóquio das comemorações dos 25 anos de Ensino da Psicologia
(Lisboa, Portugal)
|
1987 | A criança em idade pré-escolar: leitura | Colóquio das comemorações dos 25 anos de Ensino da Psicologia
(Lisboa, Portugal)
|
1986 | A pré-história da escrita | II Colóquio de Psicologia e Educação
(Lisboa, Portugal)
|
1985 | A leitura e a escrita em crianças de idade pré-escolar | I Colóquio de Psicologia e Educação
(Lisboa, Portugal)
|
1984 | Estratégias de aquisição da linguagem escrita | Colóquio das Comemorações dos 20 anos de Ensino da Psicologia no Instituto Superior de Psicologia Aplicada
(Lisboa, Portugal)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2018 - Atual | Histórias como veículo integrador do curriculo em 1º CEB
Orientador
|
Mestrado em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida Centro de Investigação em Educação, Portugal
|
2013 - Atual | Programas d intervenção de escrita inventada em crianças de idade pré-escolar e suas implicações na aprendizagem da leitura
e escrita no início da escolaridade formal
Orientador
|
|
2012 - Atual | Programas de escrita inventada em interacção social e aquisição precoce da leitura em crianças de idade pré-escolar
Orientador
|
|
2012 - Atual | Inserção profissional de recém diplomados do ensino superior: orientação para o futuro e comportamentos proactivos de carreira
Coorientador
|
|
2012 - Atual | O impacto de um programa de escrita inventada e de um programa de consciência fonológica na aprendizagem da leitura de crianças
em risco de desenvolver dificuldades de aprendizagem da leitura do 1º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
|
|
2012 - Atual | Preditores dos desempenhos em leitura e escrita nos 4º e 6º anos de escolaridade
Orientador
|
|
2010 - Atual | O desenvolvimento da metacognição e as actividades de tipo investigativo na disciplina de Ciências Físico-Químicas do 8º ano
de escolaridade
Orientador
|
|
2023/02 - 2023/07 | O professor como mediador na construção das aprendizagens
Orientador
|
Mestrado em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida Centro de Investigação em Educação, Portugal
|
2023 - 2023 | Plano individual de trabalho, tempo de estudo autónomo e autonomia na aprendizagem em alunos de uma turma do 1º CEB
Coorientador
|
Mestrado em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida Centro de Investigação em Educação, Portugal
|
2023 - 2023 | Como ocorrem os processos de planificação no contexto educativo de prática supervisionada?
Coorientador
|
Mesrado em Educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida Centro de Investigação em Educação, Portugal
|
2022 - 2022 | Aprender a compreender: um programa de compreensão da leitura de textos de não-ficção com alunos do 4º ano
Orientador
|
Mestrado em Psicologia da Educação (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida Centro de Investigação em Educação, Portugal
|
2022 - 2022 | Gestão dos momentos coletivos e aprendizagens curriculares. Relatório de prática de ensino supervisionado
Orientador
|
Mestrado em Educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida Centro de Investigação em Educação, Portugal
|
2022 - 2022 | Ensino e aprendizagem da leitura e da escrita no 1º ano de escolaridade. Trabalho de texto
Orientador
|
. Mestrado em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida Centro de Investigação em Educação, Portugal
|
2021 - 2021 | Momentos de trabalho coletivo numa turma de 4.º ano: O papel do diálogo na construção das aprendizagens
Coorientador
|
Mestrado em educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida Centro de Investigação em Educação, Portugal
|
2021 - 2021 | Práticas de escrita e de leitura no 1º ano de escolaridade segundo o modelo do movimento da escola moderna: O trabalho de
texto
Coorientador
|
Mestrado em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
2021 - 2021 | A aprendizagem ativa e organização das aprendizagens dos alunos em contexto de sala de aula.
Orientador
|
Mestrado em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida Centro de Investigação em Educação, Portugal
|
2021 - 2021 | O ensino bilingue no 1º ciclo especificidades das práticas pedagógicas.
Coorientador
|
Mestrado em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida Centro de Investigação em Educação, Portugal
|
2020 - 2020 | Passando do oral ao escrito, que estratégias?
Orientador
|
Mestrado em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida Centro de Investigação em Educação, Portugal
|
2020 - 2020 | A adequação do Modelo Pedagógico do Movimento da Escola Moderna a um regime não presencial
Orientador
|
Mestrado em Educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida Centro de Investigação em Educação, Portugal
|
2019 - 2019 | Impacto de um programa de escrita na competência ortográfica de crianças a frequentar o 2º ano do ensino básico.
Orientador
|
Mestrado em Psicologia da Educação (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida Centro de Investigação em Educação, Portugal
|
2019 - 2019 | Recurso à planificação e revisão como instrumentos pedagógicos para melhorar a qualidade textual
Orientador
|
Mestrado em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida Centro de Investigação em Educação, Portugal
|
2018 - 2018 | Dificuldades na Aprendizagem da Leitura e da Escrita: Como Intervir em Sala de Aula
Orientador
|
Mestrado em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino bãsico (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida Centro de Investigação em Educação, Portugal
|
2017 - 2017 | Aprender a ler, escrevendo: Impacto de um programa de escrita na leitura de crianças do 1º ano do E.B. em risco de desenvolver
dificuldades de aprendizagem
Orientador
|
|
2017 - 2017 | Conta-me tu esta história: Programa de leitura dialógica de histórias com crianças de idade pré-escolar
Orientador
|
|
2017 - 2017 | Programa de intervenção na área da leitura e da escrita com uma criança com trissomia 21
Orientador
|
|
2016 - 2016 | Aquisição da linguagem escrita nos dois primeiros anos de escolaridade e sua relação com o conhecimento metalinguístico
Orientador
|
|
2016 - 2016 | À descoberta do mundo da escrita: Um programa de intervenção com uma criança surda no pré-escolar
Orientador
|
|
2016 - 2016 | Programas de escrita inventada: será que a estrutura silábica das palavras influencia a evolução da escrita e da leitura?
Orientador
|
|
2016 - 2016 | Como trabalhar conteúdos curriculares através de atividades que envolvam as crianças ativamente nas aprendizagens
Orientador
|
|
2016 - 2016 | Promoção da escrita no 1º ciclo do ensino básico: desafios e estratégias
Orientador
|
|
2015 - 2015 | Tipologias de erros de leitura no 1º Ciclo: Avaliação da leitura oral de palavras
Orientador
|
|
2015 - 2015 | Impacto de dois programas de escritas inventadas desenvolvidos em pequeno grupo com crianças do pré-escolar na aprendizagem
da escrita e da leitura
Orientador
|
|
2015 - 2015 | Dois programas de escrita inventada em pequeno grupo com crianças de idade pré-escolar
Orientador
|
|
2015 - 2015 | O desenvolvimento metacognitivo de alunos do 3º ciclo e as atividades de investigação no ensino das ciências
Orientador
|
|
2014 - 2014 | Práticas de ensino da leitura e da escrita no 1º ano de escolaridade em Portugal. Qual a relação com as crenças dos professores
?
Orientador
|
|
2014 - 2014 | Impacto de um programa de treino fonológico em crianças do 2º ano de escolaridade com dificuldades na aprendizagem da leitura
e da escrita
Orientador
|
|
2014 - 2014 | As práticas de ensino e a sua relação com os resultados em leitura no 1º e 3º ano de escolaridade
Orientador
|
|
2013 - 2013 | O impacto de dois programas: escrita inventada e treino fonológico na aprendizagem da escrita e da leitura em crianças do
pré-escolar e em crianças do 1º ano
Orientador
|
|
2013 - 2013 | Aprendizagem da leitura e consciência fonológica: O impacto do método de ensino
Orientador
|
|
2012 - 2012 | Os efeitos de um programa de escrita inventada na evolução da escrita inventada e da leitura precoce em crianças de idade
pré-escolar
Orientador
|
|
2012 - 2012 | As crianças e a aprendizagem da escrita e da leitura: impacto de um programa de escrita inventada em situação de grupo
Orientador
|
|
2012 - 2012 | Sara Isabel Rosa Paulus
Coorientador
|
|
2012 - 2012 | Estilos parentais: Percepções entre pais e filhos
Orientador
|
|
2011 - 2011 | Erros de leitura de crianças do 2º e 3º anos de escolaridade
Orientador
|
|
2011 - 2011 | Programa de escritas inventadas: impacto na leitura e escrita de crianças do pré-escolar
Orientador
|
|
2011 - 2011 | Relação entre os conhecimentos iniciais da linguagem escrita e a aprendizagem da leitura no final do 1º ano de escolaridade
Orientador
|
|
2011 - 2011 | Acesso ao princípio alfabético no pré-escolar: um programa de treino conceptual
Orientador
|
|
2011 - 2011 | La syllabe dans l’écriture inventée en français
Coorientador
|
|
2011 - 2011 | Le role de la syllable dans la psycho-socio-genèse de l’écrit : le cas du portugais
Orientador
|
|
2010 - 2010 | Aprendizagem da leitura num grupo de crianças do 2º ano de escolaridade: Relações entre as representações sobre a leitura,
o desenvolvimento da linguagem oral e a aquisição da leitura
Orientador
|
|
2010 - 2010 | Relação entre os conhecimentos iniciais sobre linguagem escrita e a aprendizagem da leitura no final do 1º ano de escolaridade
Orientador
|
|
2010 - 2010 | Desempenho na leitura oral de palavras: Um estudo comparativo entre crianças do 1º e do 2º ano de escolaridade
Orientador
|
|
2010 - 2010 | A evolução das escritas inventadas e da leitura precoce em crianças de idade pré-escolar: os efeitos de um programa de intervenção
de escrita
Orientador
|
|
2010 - 2010 | O impacto de um programa de escrita inventada na escrita e na leitura em crianças em idade pré-escolar
Orientador
|
|
2010 - 2010 | Estudo comparativo sobre os desempenhos em leitura nos 1º e 2º anos de escolaridade de ensino básico
Orientador
|
|
2010 - 2010 | Desenvolvimento de um programa de intervenção em leitura e escrita com uma criança com síndrome X-frágil
Orientador
|
|
2010 - 2010 | A importância da escrita inventada e da consciência fonológica no pré-escolar
Orientador
|
|
2010 - 2010 | Programa de Intervenção para a estimulação das concepções da funcionalidade da leitura e da escrita para crianças de 5 anos
(pré-escolar)
Orientador
|
|
2010 - 2010 | Relação entre os conhecimentos iniciais sobre linguagem escrita e a aprendizagem da leitura no final do 1º ano de escolaridade
Orientador
|
|
2010 - 2010 | Motivação para a aprendizagem da leitura e escrita em jovens de etnia cigana
Orientador
|
|
2009 - 2009 | A funcionalidade da linguagem escrita e a aprendizagem da leitura. o conhecimento das crianças no início da escolaridade sobre
suportes de escrita existentes na vida quotidiana
Orientador
|
|
2009 - 2009 | As dificuldades da leitura e escrita em crianças surdas profundas: um estudo de caso em quatro crianças
Orientador
|
|
2009 - 2009 | Crenças e práticas de ensino da linguagem escrita de professores do 1º ciclo
Orientador
|
|
2009 - 2009 | A prática funcional da linguagem escrita em sala de aula: uma experiência com crianças de 5-6 anos
Orientador
|
|
2009 - 2009 | Os efeitos de diferentes práticas pedagógicas nas narrativas de alunos de 7º e 8º anos
Orientador
|
|
2009 - 2009 | Interacções mãe-criança surda durante a leitura de livros de histórias
Orientador
|
|
2009 - 2009 | Programas de escrita no pré-escolar: o impacto da acentuação da sílaba inicial nos progressos das crianças
Orientador
|
|
2008 - 2008 | A agressão/vitimação entre pares em contexto escolar: estudos de caso no 5º ano de uma escola da cidade de Beja
Orientador
|
|
2008 - 2008 | Contextos promotores de aquisição da linguagem escrita em jardim-de-infância. Estudo de caso
Orientador
|
|
2008 - 2008 | Diferença na aprendizagem da escrita e da leitura em crianças surdas e ouvintes do 1º e 2º anos de escolaridade
Orientador
|
|
2008 - 2008 | A abordagem à leitura e à escrita no jardim de infância: concepções e práticas dos educadores de infância
Orientador
|
Doutoramento em Educação, Metodologia do Ensino do Português (Doutoramento)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2007 - 2007 | A leitura nas crianças surdas
Orientador
|
|
2006 - 2006 | Interagir e planificar: a construção de guiões na promoção da competência textual
Orientador
|
|
2006 - 2006 | Inclusão: desenvolvimento de um programa de intervenção em comunicação – linguagem oral e escrita com uma criança com necessidades
educativas especiais
Orientador
|
|
2005 - 2005 | Competências metalinguísticas, estratégias de leitura e aprendizagem da leitura em crianças do 1º ano de escolaridade
Orientador
|
|
2005 - 2005 | O papel das interacções sociais (díades homogéneas/díades heterogéneas) durante a revisão de texto no desenvolvimento individual
da escrita, no 5º ano de escolaridade
Orientador
|
|
2005 - 2005 | Descobrindo a linguagem escrita aos 3 anos: evolução dos conhecimentos de um grupo de crianças ao longo de um ano
Orientador
|
|
2005 - 2005 | Práticas promotoras do estudo na disciplina de História no 3º ciclo do ensino básico
Orientador
|
|
2005 - 2005 | Problemas de comportamento na escola
Orientador
|
|
2005 - 2005 | Programas de intervenção de escrita e a génese do processo de fonetização da escrita
Coorientador
|
|
2005 - 2005 | Contextos de educação pré-escolar promotores de aprendizagens significantes no domínio da linguagem escrita: A evolução dos
conhecimentos das crianças de dois grupos socialmente contrastados
Orientador
|
|
2004 - 2004 | Da revisão de textos à reflexão sobre a escrita por alunos do 3º ano de escolaridade
Orientador
|
|
2004 - 2004 | Construindo a linguagem escrita no jardim de infância: estudo sobre as actividades pedagógicas e a evolução dos conhecimentos
de um grupo de crianças em idade pré-escolar
Orientador
|
|
2004 - 2004 | A inadequação da educação aos destinatários: inclusão e exclusão à entrada na escola básica: respostas formais e não formais
Coorientador
|
|
2003 - 2003 | Competências metalinguísticas e estratégias de leitura na aprendizagem da linguagem escrita com métodos de ensino diferentes
Orientador
|
|
2003 - 2003 | Concepções do aprender em estudantes de diferentes graus de ensino do final da escolaridade obrigatória ao ensino superior.
Uma perspectiva fenomenográfica
Orientador
|
|
2003 - 2003 | Abordagens ao estudo e estratégias de aprendizagem no ensino superior
Orientador
|
|
2003 - 2003 | Literacia familiar: caracterização de práticas de literacia, em famílias de crianças em idade pre-escolar. Estudo das suas
relações com a realização das crianças
Coorientador
|
Estudos da Criança (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2003 - 2003 | A importância das novas tecnologias no pré-escolar: Um estudo de caso
Coorientador
|
|
2002 - 2002 | As competências ortográficas de adultos alfabetizados tardiamente e crianças que frequentam o 4º ano de escolaridade
Orientador
|
|
2002 - 2002 | Abordagens ao resumo escrito na presença e ausência do texto
Orientador
|
|
2002 - 2002 | Efeitos de um programa de treino de produção de resumos na capacidade de resumir textos narrativos e expositivos em alunos
do 6º ano do ensino básico
Orientador
|
|
2002 - 2002 | À descoberta dos sons : o desenvolvimento precoce da capacidade metafonológica
Orientador
|
|
2002 - 2002 | A vez e a voz da escrita: perspectiva social dos processos de revisão de escrita de alunos do 1º ciclo
Orientador
|
|
2002 - 2002 | Aprendizagem da linguagem escrita em contexto pré-escolar
Orientador
|
|
2001 - 2001 | Implementação de um programa de intervenção sobre o processo de revisão da escrita
Orientador
|
|
2001 - 2001 | Práticas do educador de infância e concepções infantis sobre a linduagem escrita em crianças de 4-5 anos
Orientador
|
|
2001 - 2001 | Resolução de conflitos na sala de aula: critérios para a sua avaliação. Estudo de representações de alunos e professores do
12º ano
Orientador
|
|
2001 - 2001 | Mecanismos de protecção da auto-estima dos adolescentes dos 7º ao 12º anos de escolaridade
Orientador
|
|
2001 - 2001 | Pensar a ortografia: s, ss, c, ç? competências ortográficas nos 3º e 4º anos de escolaridade do ensino básico
Orientador
|
|
2001 - 2001 | A influência de factores socio contextuais nas dinamicas interactivas em situações de resolução de problemas
Orientador
|
|
2001 - 2001 | Até à compreensão do princípio alfabético: A interacção entre a evolução das conceptualizações infantis sobre a escrita e
os progressos na consciência fonológica - três estudos experimentais
Coorientador
|
Psicologia da Educação (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2000 - 2000 | Avaliação de um programa de métodos de estudo através do resumo de textos
Orientador
|
|
2000 - 2000 | Os sons e as letras: início da fonetização da escrita
Orientador
|
|
2000 - 2000 | Desenvolvimento de um programa informático sobre ortografia a partir do levantamento das práticas dos professores no 3º ano
de escolaridade
Orientador
|
|
2000 - 2000 | Conceptualizações sobre a leitura e a escrita e aprendizagem da leitura de crianças moçambicanas
Orientador
|
|
2000 - 2000 | A interpretação de uma tarefa de conservação do número apresentada de forma acidental
Orientador
|
|
1999 - 1999 | Estratégias de compreensão na leitura e resumo do texto
Orientador
|
|
1999 - 1999 | Que farei com estas letras?"
Orientador
|
|
1999 - 1999 | Ortografia - desempenho e representações: um estudo comparativo no 4º ano de escolaridade
Orientador
|
|
1999 - 1999 | Auto-estima, identidade social e passado escolar
Orientador
|
|
1999 - 1999 | A auto-representação em adolescentes do 3º ciclo do ensino básico
Orientador
|
|
1999 - 1999 | Comportamentos emergentes de leitura em crianças sem educação pré-escolar à entrada para a escola
Orientador
|
|
1998 - 1998 | Aprendizagem da leitura e escrita: motivação e facilitação
Orientador
|
|
1997 - 1997 | O papel da planificação no reconto escrito de histórias
Orientador
|
|
1997 - 1997 | Bom aluno e mau aluno: representações e protótipos mobilizados pelo professor na categorização dos alunos
Orientador
|
|
1997 - 1997 | O animador sociocultural: contributos para o estudo da sua representação social
Orientador
|
|
1997 - 1997 | As concepções de educadores e de professores do 1º ciclo sobre os conhecimentos das crianças acerca da linguagem escrita antes
do ensino formal
Orientador
|
|
1997 - 1997 | Evolução dos desempenhos e estratégias na procura de palavras
Orientador
|
|
1997 - 1997 | Comparação das estratégias de leitura em bons e maus leitores do 6º ano de escolaridade
Orientador
|
|
1997 - 1997 | A resolução de um problema absurdo em contexto de avaliação e de trabalho para casa
Orientador
|
|
1996 - 1996 | As condutas necessárias: mediação das variáveis sociais na actividade cognitiva
Orientador
|
|
1996 - 1996 | Teorias implícitas do desenvolvimento e da educação: análise dos processos inter-individuais e intra-individuais em situações
de interacção mãe/ama-criança
Orientador
|
|
1996 - 1996 | O processo e o percurso de revisão da escrita de alunos do Ensino Secundário com diferentes processadores de texto
Orientador
|
|
1996 - 1996 | Comparação dos desempenhos e das estratégias utilizadas na escrita e na leitura de palavras no 1º ano de escolaridade
Orientador
|
|
1996 - 1996 | Ortografia e consciência fonológica
Orientador
|
|
1996 - 1996 | Opinião sobre o ensino superior e abordagem à aprendizagem
Orientador
|
|
1996 - 1996 | Estudo longitudinal do auto-conceito, auto-estima e atribuição causal em crianças e adolescentes de um serviço de apoio psicopedagógico
Orientador
|
|
1996 - 1996 | A noção de justiça na criança
Orientador
|
|
1995 - 1995 | Interacções sociais e aprendizagem: resolução a díades de problemas sobre a lei de Proust no oitavo ano de escolaridade
Orientador
|
|
1995 - 1995 | Desenvolvimento da expressão escrita em alunos do 1º ciclo: estudo longitudinal
Orientador
|
|
1995 - 1995 | A avaliação da imaginação nas produções escritas das crianças do 2º ciclo
Orientador
|
|
1995 - 1995 | A escrita na escola: correcções e juízos dos professores sobre textos dos alunos
Orientador
|
|
1995 - 1995 | Um estudo de valores num grupo de adolescentes
Orientador
|
|
1995 - 1995 | Representações da criança, da criança em idade pre-escolar e da criança em idade escolar em educadores de infância e professores
do 1º ciclo do ensino básico
Orientador
|
|
1995 - 1995 | Escrita em interacção: processos de construção em crianças de 5-6 anos
Orientador
|
|
1995 - 1995 | A percepção do papel do grupo de pares nas tarefas de desenvolvimento em adolescentes e pais
Orientador
|
|
1995 - 1995 | A prevenção da intoxicação não intencional infantil no espaço doméstico - a importância dos factores socio-cognitivos dos
pais
Coorientador
|
|
1994 - 1994 | Estudo da relação entre as atitudes, capacidade de "correr risco" e a aprendizagem do português, língua estrangeira, em aprendentes
adultos estrangeiros
Orientador
|
|
1993 - 1993 | Auto-eficácia, auto-regulação e desempenho na realização de tarefas cognitivas
Orientador
|
|
1992 - 1992 | Relações entre auto-percepção, interesses e resultados escolares
Orientador
|
|
1992 - 1992 | Auto-estima e resultados escolares: o papel da atribuição causal e da identidade social na manutenção da auto-estima após
a obtenção de baixos resultados escolares, numa amostra de alunos do 6º ano de escolaridade
Orientador
|
|
1992 - 1992 | Interacção professor-aluno em situação de conflito: representações mobilizadas pelo professor
Orientador
|
|
1992 - 1992 | Estudo da relação entre a intenção de aprendizagem comunicativa e os comportamentos comunicativos na sala de aula, em alunos
de 10/11/12 anos, iniciados na língua inglesa no 1º ano do 2º ciclo do ensino básico
Orientador
|
|
1992 - 1992 | Estudo comparativo dos processos interactivos numa tarefa de escrita em crianças com competências fonológicas diferenciadas
Orientador
|
|
1991 - 1991 | A socialização da criança cega
Orientador
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2016 - 2016 | Do jardim-de-infância ao 1º ciclo do Ensino Básico: Estratégias educativas para o sucesso na aprendizagem da leitura e da
escrita
Simpósio (Outra)
|
|
2015 - 2015 | Práticas educativas e aprendizagem da leitura e da escrita no 1º ciclo do Ensino Básico
Simpósio (Outra)
|
|
2015 - 2015 | XIII Colóquio Internacional de Psicologia e Educação
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
2013 - 2013 | O ensino e a aprendizagem da linguagem escrita em fases iniciais de aprendizagem
Simpósio (Outra)
|
|
2010 - 2010 | Factores promotores do desenvolvimento da linguagem escrita em crianças de idade pré-escolar
Simpósio (Outra)
|
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2013 - 2013 | O ensino e a aprendizagem da linguagem escrita em fases iniciais de aprendizagem
Simpósio
|
VIII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
Associação Portuguesa de Psicologia, Portugal
|
2013 - 2013 | VIII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
Simpósio
|
VIII Simpósio Nacional de Investigação em psicologia
Associação Portuguesa de Psicologia, Portugal
|
2012 - 2012 | 13th International Conference of the EARLI Special Interest Group on Writing
Conferência
|
13th International Conference of the EARLI Special Interest Group on Writing |
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
1986 - 2023 | European Journal of Psychology of Education | Springer |
Distinções
Outra distinção
2023 | Women in Science
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
|