???global.info.a_carregar???
Paula Marisa Fortunato Vaz. She completed her PhD in Child Studies - Specialty in Special Education, in 2015 at the University of Minho-Portugal, a Specialization in Special Education-Specific Learning Disabilities, in 2009 at the University of Minho-Portugal, a Degree in Psychology in 2002 at the Lusófona University of Humanities and Technologies (Lisbon) and a Degree in Basic Education Teachers, Variant of Mathematics and Natural Sciences at the School of Education, Polytechnic Institute of Bragança-Portugal in 2008. She is an Adjunct Professor at the School of Education, Polytechnic University of Bragança. She is an integrated researcher at the Basic Education Research Center/Center for Transdisciplinary Research in Education and Development of the Polytechnic Institute of Bragança. She teaches, among others, the curricular unit of Inclusion and Special Educational Needs in training courses for educators and teachers of the 1st and 2nd cycles of basic education and the curricular unit of Assessment and Intervention in Specific Learning Difficulties. She is director of the master's degree in special and inclusive education. Her main areas of interest in terms of research are Inclusion, special needs, specific learning difficulties in reading, mental health.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Paula Marisa Fortunato Vaz
Data de nascimento
1979/07/22

Nomes de citação

  • Vaz, Paula Marisa Fortunato

Identificadores de autor

Ciência ID
421B-9F32-65C9
ORCID iD
0000-0001-7678-6781
Researcher Id
K-6545-2015
Scopus Author Id
57191541426

Endereços de correio eletrónico

  • paulavaz@ipb.pt (Profissional)

Moradas

  • Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação, 5300-253, Bragança, Bragança, Portugal (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação - Educação Especial
  • Ciências Sociais - Psicologia
Formação
Grau Classificação
2009 - 2015
Concluído
PhD in Child Studies - Special Education | Doutoramento em Estudos da Criança-Especialidade em Educação Especial (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
"Triagem universal de alunos em risco de apresentarem Dificuldades de Aprendizagem Específicas na leitura: Um estudo quantitativo no 3º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Approved with unanimity, Very Good (maximum evaluation)
2008 - 2009
Concluído
Specialization in Special Education - Specific Learning Disabilities | Especialização em Educação Especial-Dificuldades de Aprendizagem Específicas (Pós-Graduação)
Universidade do Minho, Portugal
18
2003 - 2008
Concluído
Degree in Basic Education Teachers, Variant of Mathematics and Natural Sciences | Licenciatura em Professores do Ensino Básico, Variante de Matemática e Ciências da Natureza (Licenciatura)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
""não aplicável"" (TESE/DISSERTAÇÃO)
16
1997 - 2002
Concluído
Degree in Psychology | Psicologia (Licenciatura)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
""não aplicável"" (TESE/DISSERTAÇÃO)
16
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2015/10/01 - Atual Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
Departamento de Psicologia, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
2007/02/01 - 2015/09/30 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
Departamento de Psicologia, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2024/01/01 - Atual Integrated member of the Transdisciplinary Research Centre in Education and Development | Membro integrado do Centro de Investigação Transdisciplinar em Educação e Desenvolvimento Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
2024/01/01 - Atual Director of the master's program in Special and Inclusive Education | Diretora do Mestrado em Educação Especial e Inclusiva Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
2023/09 - Atual Member of the scientific committee of the master's degree in special and inclusive education | Membro da comissão científica do mestrado em educação especial e inclusiva Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
2022/01/01 - 2023/12/31 Adjunct coordinator of the Psychology department | Coordenadora adjunta do departamento de Psicologia Departamento de Psicologia, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022/01/01 - Atual Member of the Editorial Team of EDUSER-Revista de Educação Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
2021/09/28 - Atual Member of the Scientific-Technical Council of the School of Education of the Polytechnic Institute of Bragança | Membro do Conselho Técnico-Científico da Escola Superior de Educação do IPB Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
2018/01/01 - Atual Member of the Course Commission of the Superior Technical Professional Course in Children and Youth Support | Membro da comissão do curso técnico superior em acompanhamento de crianças e jovens Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
2018/01/01 - 2023/12/31 Integrated member of Research Centre in Basic Education, Polytechnic Institute of Bragança-Portugal | Membro integrado do Centro de Investigação em Educação Básica Centro de Investigação em Educação Básica, Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação., Portugal
Centro de Investigação em Educação Básica, Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação., Portugal
2023/02 - 2023/03 ERASMUS + "Mobility For Teaching" Universidad de La Laguna Facultad de Psicología y Logopedia, Espanha
Universidad de La Laguna Facultad de Psicología y Logopedia, Espanha
2020/01/01 - 2021/12/31 Member of the Scientific Committee for the Master's Degree in Pre-School Education | Membro da Comissão Científica do Mestrado em Educação Pré-Escolar Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
2021/11/16 - 2021/11/18 ERASMUS + "Mobility For Teaching" Universidad Complutense de Madrid Facultad de Educación, Espanha
Universidad Complutense de Madrid Facultad de Educación, Espanha
2017/07/31 - 2021/07/21 Member of the Scientific-Technical Council of the School of Education of the Polytechnic Institute of Bragança | Membro do Conselho Técnico-Científico da Escola Superior de Educação do IPB Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
2018/01/01 - 2019/12/31 Coordinator of the Psychology Department | Coordenadora do Departamento de Psicologia Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
Departamento de Psicologia, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
2018/01/01 - 2019/12/31 Member of the Course Commission of the Master in Social Education - Education and Intervention throughout Life | Membro da comissão de curso do mestrado em Educação Social - EILV Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
2016/01/01 - 2017/12/31 Member of the Scientific Committee of the Master in Teaching English in the 1st Cycle of Basic Education | Membro da comissão científica do mestrado em ensino de inglês no 1.º ciclo do ensino básico Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
2016/01/01 - 2017/12/31 Member of the Course Commission of the Higher Technical Professional Course in Development of Multimedia Products | Membro da comissão do CTESP em desenvolvimento de produtos multimédia Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
Departamento de Psicologia, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
2016/01/01 - 2017/12/31 Member of the Course Commission for the Master's Degree in Teaching English in the 1st Cycle of Basic Education | Membro da comissão de curso do mestrado em ensino de inglês no 1.º CEB Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
2016/01/01 - 2017/12/31 Director of Graduate Studies in Special Education - Emotional and Personality Domains | Diretora da Pós-Graduação em Educação Especial - Domínio Emocional e da Personalidade Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
2009 - 2015 Collaborating Researcher at the Center for Research in Education | Investigador Colaborador no Centro de Investigação em Educação Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2010/01/01 - 2011/12/31 Member of the Course Commission of the Degree in Social Education | Membro da Comissão de Curso da Licenciatura em Educação Social Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
2004/05/05 - 2004/09/30 Psychologist (volunteer), full-time: intervention in cases of children at risk; attendance and support to families, home visits, participation in meetings Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de Bragança (Commission for the Protection of Children and Young People), Portugal
2003/01/01 - 2004/04/30 Full-time Psychology: professional orientation, psychological counseling, preparation and implementation of intervention programs, training, home visits Centro Social Nossa Senhora de Fátima - Centro de Reabilitação Profissional - Macedo de Cavaleiros. Professional Rehabilitation Center-Macedo de Cavaleiros-Portugal, Portugal
Centro Social Nossa Senhora de Fátima - Centro de Reabilitação Profissional - Macedo de Cavaleiros. Professional Rehabilitation Center-Macedo de Cavaleiros-Portugal, Portugal
2001/10/01 - 2002/07/15 Internship in Psychology (400 hours): psycho-pedagogical support, (self-esteem, personal and social development, social interaction skills), selection, psychological evaluation Colégio do Sagrado Coração de Maria - Lisboa Colégio do Sagrado Coração de Maria - Lisbon, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2023/11/01 - 2026/04/30 M-PRO-IN-DE: Improvement of digitalisation competences of recent and future teachers by development of advanced training on instructional design of digital training
Investigador
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
Erasmus Plus
Em curso
2023/03 - 2025/03 DISmode - Digital training for NGO's youth workers to become disability support moderators for youth with disabilities
Investigador
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
Erasmus Plus
Em curso
2022/02/01 - 2023/02/01 The voices of families and children in situations of social and economic vulnerability
Investigador responsável
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
Concluído
2021/12/16 - 2022/12/16 Promoting Reading and Writing | Promover a leitura e a Escrita
NORTE-08-5266-FSE-000160
Investigador
Centro de Investigação em Educação Básica, Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação., Portugal
Norte 2020; Portugal2020, União Europeia-Fundo Social Europeu; Comunidade Intermunicipal Terras de Trás-os Montes; Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar
Em curso
2018/09/01 - 2021/09/01 Promoting Reading and Writing | Promover a leitura e a escrita
NORTE-08-5266-FSE-000160
Investigador
Centro de Investigação em Educação Básica, Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação., Portugal
Norte 2020; Portugal2020, União Europeia-Fundo Social Europeu; Comunidade Intermunicipal Terras de Trás-os Montes; Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar
Concluído
2016/10/01 - 2018/12/31 Scientific Routes for an intercultural integration | Rotas Científicas para uma integração intercultural
.
Investigador
Centro de Ciência Viva de Bragança, Portugal

Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
Ciência Viva
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2021/11/02 - Atual To Assess and Respond to Learning Difficulties in Reading | PARDAL - Para Avaliar e Responder às Dificuldades de Aprendizagem na Leitura
PARDAL
Investigador
Centro de Investigação em Educação Básica, Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação., Portugal

Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
Em curso
2017/05/31 - 2021/12/31 Curriculum-based measurement in reading: a longitudinal study | Monitorização com base no currículo na leitura: um estudo longitudinal
.
Investigador responsável
Centro de Investigação em Educação Básica, Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação., Portugal

Centro de Investigação em Educação, Universidade do Minho, Portugal
Em curso
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Ricardo Ramos; Maria José Rodrigues; Paula Fortunato Vaz; Isilda Rodrigues. "ANTHROPOCENE AND HAPPINESS: A REFLECTION IN THE LIGHT OF COMPLEXITY". 2023.
    10.21125/iceri.2023.1536
  2. Guerreiro, Carla Alexandra do Espírito Santo; Mendes, Eugénia; Vaz, Paula Marisa Fortunato. "Diferentes somos todos, especiais também!". Trabalho apresentado em VII Encontro Internacional de Formação na Docência, Bragança, 2023.
    Publicado
  3. Santos Lopes, Marina; Sismeiro Pereira, Paula; Vaz, Paula Marisa Fortunato. "Dropout phenomenon in a higher education institution in the North of Portugal, and the reasons behind it". Trabalho apresentado em 14th International Conference on Education and New Learning Technologies, Palma de Maiorca, 2022.
    Publicado • 10.21125/edulearn.2022.1135
  4. Vaz, Paula Marisa Fortunato; Gonçalves, Vitor; Teixeira, Carlos. "Identifying risk in reading and writing in the 2nd year of schooling: a study in northern portugal in the context of the covid-19 pandemic". Trabalho apresentado em 14th International Conference on Education and New Learning Technologies (EDULEARN22), Palma de Maiorca, 2022.
    Publicado • 10.21125/edulearn.2022.1804
  5. Vaz, Paula Marisa Fortunato; Teixeira, Carlos; Gonçalves, Vitor. "Identification of students at risk in reading, writing and grammar: a study with students from 3rd and 4th grades in northern portugal". Trabalho apresentado em 16th International Technology, Education and Development Conference (INTED2022), Valência, 2022.
    Publicado • 10.21125/inted.2022.2001
  6. Fortunato, Álvaro; Vaz, Paula Marisa Fortunato; Dias, C; Della Casa, E. "Tipos de bullying mais frequentes no contexto desportivo: uma revisão sistemática da literatura". Trabalho apresentado em A educação e os desafios da sociedade contemporânea: Contributos da investigação. Colóquio da Association Francophone Internationale de Recherche Scientifique en Education (AFIRSE) Portugal, Lisboa, 2022.
    Publicado
  7. Pires, Joana; Vaz, Paula Marisa Fortunato; Martins, Ana Paula Loução. Autor correspondente: Vaz, Paula Marisa Fortunato. "Literacia familiar e dificuldades na aprendizagem da leitura: uma revisão sistemática da literatura". Trabalho apresentado em XVI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, Braga, 2021.
    Publicado
  8. Fortunato, Álvaro; Vaz, Paula Marisa Fortunato. Autor correspondente: Vaz, Paula Marisa Fortunato. "Perspetivas de professores do ensino básico e secundário acerca do processo de avaliação do desempenho docente". Trabalho apresentado em XVI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, Braga, 2021.
    Publicado
  9. Guerreiro, Carla Alexandra Do Espírito Santo; Vaz, Paula Marisa Fortunato. Autor correspondente: Vaz, Paula Marisa Fortunato. "Literatura de potencial receção infantil e educação inclusiva: formando educadores e professores". Trabalho apresentado em INNODOCT/21. International Conference on Innovation, Documentation and Education, 2021.
    Publicado • 10.4995/inn2021.2021.13572
  10. Guerreiro, Carla Alexandra do Espírito Santo; Vaz, Paula Marisa Fortunato; Gomes, João; Costa, Marco. Autor correspondente: Vaz, Paula Marisa Fortunato. "O projeto literatura de potencial receção infantojuvenil na promoção da educação inclusiva". Trabalho apresentado em V Encontro International de Formação na Docência, 2020.
    Publicado
  11. Galinha, Són; São-João, Ricardo; Vaz, Paula Marisa Fortunato; Jardim, Jacinto. Autor correspondente: Vaz, Paula Marisa Fortunato. "Avaliação global da cooperação na formação de educadores e professores do 1.º CEB". Trabalho apresentado em V Encontro International de Formação na Docência (INCTE), 2020.
    Publicado
  12. Martins, Ana Paula Loução; Vaz, Paula Marisa Fortunato. "Evolução do campo das dificuldades de aprendizagem específicas em Portugal: Das implicações nacionais às internacionais". Trabalho apresentado em INNODOCT/19. International Conference on Innovation, Documentation and Education, Valência, 2019.
    Publicado • DOI: http://dx.doi.org/10.4995/INN2019.2019.10077
  13. Guerreiro, Carla Alexandra do Espírito Santo; Vaz, Paula Marisa Fortunato; Gomes, João; Costa, Marco António. Autor correspondente: Vaz, Paula Marisa Fortunato. "Interdisciplinaridade no Ensino Superior: uma experiência na licenciatura em Educação Básica". Trabalho apresentado em IINNODOCT/19. International Conference on Innovation, Documentation and Education, Valência, 2019.
    Publicado • DOI: http://dx.doi.org/10.4995/INN2019.2019.10100
  14. Vaz, Paula Marisa Fortunato; Martins, Ana Paula Loução. "Caraterização de um sistema de triagem universal de alunos em risco: um estudo longitudinal em salas inclusivas". Trabalho apresentado em VI Congresso Internacional Educação Inclusiva: olhares pelo caminho, Santarém, 2019.
    Publicado
  15. Galinha, Sónia; Vaz, Paula Marisa Fortunato. Autor correspondente: Vaz, Paula Marisa Fortunato. "Programa de promoção de bem-estar em idade escolar para uma educação inclusiva". Trabalho apresentado em II Encontro Internacional de Língua Portuguesa e Relações Lusófonas - LUSOCONF2019, Bragança, 2019.
    Publicado
  16. Vaz, Paula Marisa Fortunato; Teixeira, Carlos. Autor correspondente: Vaz, Paula Marisa Fortunato. "O projeto "promover a leitura e a escrita" como promotor de uma educação inclusiva". Trabalho apresentado em VI Congresso Internacional Educação Inclusiva: olhares pelo caminho, Santarém, 2019.
    Publicado
  17. Lopes, Rui Pedro; Pires, Manuel Vara; Castanheira, Manuel Luís Pinto; Silva, Elisabete Mendes; Santos, Graça; Mesquita, Cristina; Vaz, Paula Marisa Fortunato. "Racionalismo e emoção (na educação): um binómio impossível ou desejável?". Trabalho apresentado em III Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE), Bragança, 2018.
    Publicado
  18. Guerreiro, Carla Alexandra do Espírito Santo; Vaz, Paula Marisa Fortunato; Gomes, João Lopes Marques. "Valores emergentes em texto dramático para a infância percecionados por futuros professores". Trabalho apresentado em III Encontro Internacional de Formação na Docência INCTE18, Bragança, 2018.
    Publicado
  19. Loução Martins, Ana Paula; Vaz, Paula Marisa Fortunato; Sirithadakunlaphat, Sasinan. "Percepções de futuros educadores/professores face à Inclusão de alunos com necessidades educativas especiais: Um estudo comparativo entre Portugal e Tailândia". Trabalho apresentado em International Conference on Innovation, Documentation and Education: INNODOCT/18, Valência, 2018.
    Publicado • 10.4995/INN2018.2018.8922
  20. Gonçalves, Vitor; Vaz, Paula Marisa Fortunato. "Projeto Integra-(Te): Pedagogia e educação na exploração de novos desafios". Trabalho apresentado em II Seminário Internacional Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano, Porto, 2017.
    Publicado
  21. Vaz, Paula Marisa Fortunato; Martins, Ana Paula Loução. "Inclusão de alunos com necessidades educativas especiais: perceções de futuros educadores/professores". Trabalho apresentado em II Encontro Internacional de Formação na Docência: Livro de Resumos, Bragança, 2017.
    Publicado
  22. Gonçalves, Vitor; Vaz, Paula Marisa Fortunato; Fachada, Ivone; Branquinho, Raquel. "Educação para o empreendedorismo na integração intercultural". Trabalho apresentado em International conference on innovation,documentation and education. INNODOCT17, Valência, 2017.
    Publicado
  23. Guerreiro, Carla Alexandra do Espírito Santo; Santos, Lídia; Vaz, Paula Marisa Fortunato. "Literatura clássica de potencial receção infantil na construção de valores". Trabalho apresentado em II Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE), Bragança, 2017.
    Publicado
  24. Guerreiro, Carla Alexandra do Espírito Santo; Santos, Lídia; Vaz, Paula Marisa Fortunato. "Valores humanos emergentes em obras de literatura clássica de potencial receção infantil". Trabalho apresentado em International Conference on Innovation, Documentation. INNODOCT/17, 2017.
    Publicado
  25. Vaz, Paula Marisa Fortunato; Martins, Ana Paula Loução; Correia, Luís Augusto Miranda. "O modelo de resposta à intervenção na prevenção e no apoio aos problemas na leitura". Trabalho apresentado em VII congresso mundial de Estilos de Aprendizagem, Bragança, 2016.
    Publicado
  26. Novo, Rosa; Prada, Ana Raquel Russo; Vaz, Paula Marisa Fortunato. "Intervenção socioeducativa: contributos para a supervisão na formação inicial em Educação Social". Trabalho apresentado em XXVII Congresso Internacional Pedagogia Social: Seminário interuniversitário, Porto, 2014.
  27. Novo, Rosa; Prada, Ana Raquel Russo; Vaz, Paula Marisa Fortunato. "Episódios de intervenção sócio-educativa: uma reflexão". Trabalho apresentado em II Jornadas Ibéricas de Educação Social: Paradigma de Incerteza-Metamorfoses sociais e mediações educativas, Bragança, 2013.
    Publicado
  28. Vaz, Paula Marisa Fortunato; Martins, Ana Paula Loução. "Dificuldades de aprendizagem específicas centradas na leitura: a monitorização com base no currículo no contexto do modelo de atendimento à diversidade, como forma de identificar alunos em risco". Trabalho apresentado em XI Congreso International Galego-Portugués de Psicopedagoxía, Coruña, 2011.
    Publicado
  29. Vaz, Paula Marisa Fortunato; Correia, Luís de Miranda; Martins, Ana Paula Loução. "Modelo de atendimento à diversidade: práticas eficazes no ensino da leitura junto de alunos com dificuldades de aprendizagem específicas". Trabalho apresentado em I Seminario Internacional “Contributos da Psicologia em Contextos Educativos", Braga, 2010.
Artigo em revista
  1. Encarnação, Samuel; Vaz, Paula; Fortunato, Álvaro; Forte, Pedro; Vaz, Cátia; Monteiro, António. "Aerobic Fitness as an Important Moderator Risk Factor for Loneliness in Physically Trained Older People: An Explanatory Case Study Using Machine Learning". Life 13 6 (2023): 1374. http://dx.doi.org/10.3390/life13061374.
    Publicado • 10.3390/life13061374
  2. Lopes, Marina; Pereira, Ana Paula Sismeiro; Vaz, Paula Marisa Fortunato. "Abandono escolar no ensino superior e fatores concorrentes". EduSer 15 (2023): 1-16.
    Publicado
  3. Vaz, Paula Marisa Fortunato; Martins, Ana Paula Loução. "Monitorização com base no currículo na escola inclusiva: adequação técnica das provas maze na triagem do risco de dislexia". Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação 15 esp. 1 (2020): 1000-1017. http://dx.doi.org/10.21723/riaee.v15iesp.1.13513.
    Publicado • 10.21723/riaee.v15iesp.1.13513
  4. Vaz, Paula Marisa Fortunato; Loução Martins, Ana Paula. "Caraterização de Alunos Identificados em Risco na Leitura num Sistema de Triagem Universal". Revista Meta: Avaliação 10 29 (2018): 269-298. http://hdl.handle.net/10198/17963.
    Acesso aberto • Publicado • 10.22347/2175-2753v10i29.1618
  5. Branquinho, Maria Raquel; Fachada, Ivone; Gonçalves, Vítor; Vaz, Paula Marisa Fortunato; Aguiar, Carlos. "INTEGRA(-TE): um projeto de integração de jovens PALOP através de ações científicas, empreendedoras e multiculturais". REVISTA EDUSER 10 1 (2018): 33-48. http://hdl.handle.net/10198/17803.
    Acesso aberto • Publicado
  6. Vaz, Paula Marisa Fortunato; Martins, Ana Paula Loução. "Para melhor compreender as dificuldades de aprendizagem específicas na leitura". Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación 11 (2017): 129-133. http://hdl.handle.net/10198/14946.
    Acesso aberto • Publicado • 10.17979/reipe.2017.0.11.2586
  7. Vaz, Paula Marisa Fortunato; Martins, Ana Paula Loução; Correia, Luís Augusto Miranda. "Monitorização do progresso do aluno na identificação de risco na leitura". Cadernos de Pesquisa 47 164 (2017): 612-630. http://hdl.handle.net/1822/50225.
    Acesso aberto • Publicado • 10.1590/19805314
  8. Vaz, Paula Marisa Fortunato; Gonçalves, Vitor; Fachada, Ivone; Branquinho, Maria Raquel. Autor correspondente: Vaz, Paula Marisa Fortunato. "INTEGRA(-TE): cultura, ciência, pedagogia e empreendedorismo". Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación (2017): 35-39. http://hdl.handle.net/10198/14820.
    Acesso aberto • Publicado • 10.17979/reipe.2017.0.08
  9. Vaz, Paula Marisa Fortunato. "Pressentindo a Educação Especial e a filosofia da Inclusão no trabalho de Itard com o menino selvagem de Aveyron". Revista Educação Especial 29 56 (2016): 551-560. http://hdl.handle.net/10198/13553.
    Acesso aberto • Publicado • 10.5902/1984686x22491
  10. Vaz, Paula Marisa Fortunato; Martins, Ana Paula Loução; Correia, Luís de Miranda. "Provas Maze na triagem do risco na leitura". Journal of Research in Special Educational Needs 16 s1 (2016): 928-930. http://hdl.handle.net/10198/13439.
    Acesso aberto • Publicado • 10.1111/1471-3802.12233
Capítulo de livro
  1. Vaz, Paula Marisa Fortunato; Lopes, Marina Isabel Lamas dos Santos. "O educador social na construção de caminhos para a inclusão". In Educação, Inclusão e Diversidade, 241-246. Chaves, Portugal: INTERVENÇÃO - Associação para a promoção e divulgação cultural/Chaves, 2022.
    Publicado
  2. Martins, Ana Paula Loução; Vaz, Paula Marisa Fortunato; Patrão, Marta. Autor correspondente: Martins, Ana Paula Loução. "Monitorização-com-base-no-currículo: tomada de decisão sobre o progresso na aprendizagem da leitura". In Metodologias ativas na educação especial/inclusiva, 229-251. Brasil: FACOS-UFSM, 2021.
    Publicado
  3. Vaz, Paula Marisa Fortunato; Gonçalves, Vitor. "Aula invertida: capacitando a educadores y maestros en el contexto de la pandemia". In Organización educativa para todas las personas, 1-7. Almería, Espanha: Universidad de Almería y Universidad de Jaénz, 2021.
    Publicado
  4. Ana Paula Loução Martins; Vaz, Paula Marisa Fortunato; Marta Silva Gonçalves Patrão. Autor correspondente: Ana Paula Loução Martins. "Monitorização com base no currículo: Tomada de decisão sobre o progresso de aprendizagem da leitura". In Metodologias ativas na educação especial/Inclusiva. Santa Maria, RS, Brasil: FACOS-Universidade Federal Santa Maria, 2021.
    Publicado
  5. Raquel Branquinho; Vitor Gonçalves; Paula Fortunato Vaz; Ivone Fachada; Carlos Aguiar. "Integra(-te): Project Based on Integrative Science, Entrepreneurial, and Multiculticultural Activities". In Multidisciplinary approach to entrepreneurship education for migrants, 81-96. {IGI, 2020.
    10.4018/978-1-7998-2925-6.ch005
  6. Vaz, Paula Marisa Fortunato. "A abordagem multinível para uma educação inclusiva: desafios e oportunidades". In As artes na educação especial: teorias, metodologias e práticas sociais, culturais e educativas para a inclusão, 63-70. Chaves, Portugal: INTERVENÇÂO - Associação para a Promoção e Divulgação Cultural, 2019.
    Publicado
Livro
  1. Lopes, Rui Pedro (Ed.); Castanheira, Manuel Luís Pinto (Ed. ); Silva, Elisabete Mendes (Ed.); Santos, Graça (Ed.); Sousa, João Sérgio de Pina Carvalho (Ed.); Pires, Manuel Vara (Ed.); Mesquita, Cristina (Ed.); Patrício, Maria Raquel; Vaz, Paula Marisa Fortunato. III Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE): livro de resumos. 2018.
  2. Lopes, Rui Pedro (Ed.); Pires, Manuel Vara (Ed.); Castanheira, Manuel Luís Pinto (Ed); Silva, Elisabete Mendes (Ed.); Santos, Graça (Ed.); Mesquita, Cristina (Ed.); Vaz, Paula Marisa Fortunato (Ed.). III Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE): livro de atas. Bragança, Portugal: Instituto Politécnico de Bragança. 2018.
Poster em conferência
  1. Vaz, Paula Marisa Fortunato; Martins, Ana Paula Loução. Autor correspondente: Vaz, Paula Marisa Fortunato. "Characterization of Portuguese students at risk of specific learning disabilities based on results of curriculum-based measurement in reading comprehension". Trabalho apresentado em European Educational Research Association - ECER 2019, Hamburg, Germany, 2019.
  2. Meirinhos, Manuel; Patrício, Maria Raquel; Vaz, Paula Marisa Fortunato. "Exploração de atividades interativas multimédia". Trabalho apresentado em III Encontro de Professores Inovadores com TIC, 2019.
  3. Vaz, Paula Marisa Fortunato; Teixeira, Carlos. "O projeto Promover a Leitura e a Escrita como promotor de uma educação inclusiva". Trabalho apresentado em Congresso Internacional Educação Inclusiva: olhares pelo caminho. Santarém, 2019.
  4. Vaz, Paula Marisa Fortunato; Salgueiro, Pedro Augusto de Oliveira. Autor correspondente: Vaz, Paula Marisa Fortunato. "Educação: Pensadores ao longo da História: Emília Ferreiro". Trabalho apresentado em VI Jornadas da prática pedagógica Pedagogia(s) sem tempo: (Des)construindo a prática educativa, 2019.
  5. Vaz, Paula Marisa Fortunato; Martins, Ana Paula Loução. "Screening Portuguese students at risk for dyslexia with curriculum-based measurement-Maze". Trabalho apresentado em 11th Internacional Conference of British Dyslexia Association - Telford, UK, 2018.
  6. Meirinhos, Manuel; Patrício, Maria Raquel; Vaz, Paula Marisa Fortunato. "Ser Digital". Trabalho apresentado em II Encontro Professores Inovadores com TIC, 2018.
  7. Gonçalves, Vitor; Vaz, Paula Marisa Fortunato; Fachada, Ivone; Branquinho, Maria Raquel. "INTEGRA-TE num arquipélago de saberes". Trabalho apresentado em V Encontro de Jovens Investigadores (Bragança), 2017.
  8. Vaz, Paula Marisa Fortunato; Martins, Ana Paula Loução. "Reading curriculum-based measurement: screening Portuguese students at risk for dyslexia". Trabalho apresentado em International Dyslexia Association Reading, Literacy & Learning Conference October 26-29, 2016 Orlando, Florida - EUA, 2016.
  9. Pereira, Paula Sismeiro; Vaz, Paula Marisa Fortunato; Salgueiro, Pedro Augusto de Oliveira. "Lev Vygotsky". Trabalho apresentado em Educação: pensadores ao longo da história., 2016.
  10. Vaz, Paula Marisa Fortunato; Martins, Ana Paula Loução; Correia, Luís de Miranda. "Definindo dificuldades de aprendizagem específicas na leitura". Trabalho apresentado em IIº Congresso Cabo-Verdiano de Educação Inclusiva: as necessidades educativas na família, educação e comunidade., 2015.
  11. Novo, Rosa; Prada, Ana Raquel Russo; Vaz, Paula Marisa Fortunato. "Intervenção socioeducativa: contributos para a supervisão na formação inicial em Educação Social". Trabalho apresentado em XXVII Congresso Internacional Pedagogia Social: Seminário Interuniversitário (Porto), 2014.
  12. Novo, Rosa; Prada, Ana Raquel Russo; Vaz, Paula Marisa Fortunato. "Histórias e estagiários: contributos para a formação inicial". Trabalho apresentado em 2º Encontro de Supervisão Pedagógica (Bragança), 2013.
Resumo em conferência
  1. Vaz, Paula Marisa Fortunato; Gonçalves, Vitor; Teixeira, Carlos. "Identifying risk in reading and writing in the 2nd year of schooling: a study in Northern Portugal in the context of the Covid-19 pandemia". Trabalho apresentado em 14th International Conference on Education and New Learning Technologies (EDULEARN22), Palma de Maiorca, 2022.
    Publicado
  2. Lopes, Marina Isabel Lamas dos Santos; Pereira, Paula Sismeiro; Vaz, Paula Marisa Fortunato. "Dropout phenomenon in a higher education institution in the north of Portugal, and the reasons behind it". Trabalho apresentado em 14th International Conference on Education and New Learning Technologies (EDULEARN22), Palma de Maiorca, 2022.
    Publicado
  3. Pires, Joana Maria; Vaz, Paula Marisa Fortunato; Loução Martins, Ana Paula. "Monitorização com base no currículo na triagem de risco na leitura". Trabalho apresentado em VI Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE'22), Bragança, 2022.
    Publicado
  4. Fernandes, Lucimar; Pires, Delmina; Vaz, Paula Marisa Fortunato. "Educação em Ciências: uma experiência com jovens com perturbação do espectro autista". Trabalho apresentado em VI Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE'22), Bragança, 2022.
    Publicado
  5. Vaz, Paula Marisa Fortunato; Gonçalves, Vitor; Teixeira, Carlos. "Promover a leitura e a escrita: apresentação da análise SWOT do projeto". Trabalho apresentado em VI Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE'22), Bragança, 2022.
    Publicado
  6. Leal, Fernanda Maria; Lima, Mariana Enes; Vaz, Paula Marisa Fortunato; Loução Martins, Ana Paula. "Projeto PARDAL: uma ideia cuja hora chegou". Trabalho apresentado em VI Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE'22), Bragança, 2022.
    Publicado
  7. Vaz, Paula Marisa Fortunato; Teixeira, Carlos; Gonçalves, Vitor. "Identification of students at risk in reading, writing and gramar: a study with students from 3rd and 4th grades in northern portugal". Trabalho apresentado em 16th International Technology, Education and Development Conference (INTED2022), Valência, 2022.
    Publicado
  8. Fortunato, Álvaro; Dias, Carlos; Della Casa, Edvaldo; Vaz, Paula Marisa Fortunato. Autor correspondente: Vaz, Paula Marisa Fortunato. "Tipos de bullying mais frequentes no contexto desportivo: uma revisão sistemática da literatura". Trabalho apresentado em XXIX Colóquio AFIRSE Portugal: A Educação e os Desafios da Sociedade Contemporânea, Lisboa, 2022.
    Publicado
  9. Fortunato, Álvaro; Vaz, Paula Marisa Fortunato. Autor correspondente: Vaz, Paula Marisa Fortunato. "Perspetivas de professores do ensino básico e secundário acerca do processo de avaliação do desempenho docente". Trabalho apresentado em XVI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, Braga, 2021.
    Publicado
  10. Pires, Joana; Vaz, Paula Marisa Fortunato; Martins, Ana Paula Loução. Autor correspondente: Vaz, Paula Marisa Fortunato. "Literacia familiar e dificuldades na aprendizagem da leitura: uma revisão sistemática da literatura". Trabalho apresentado em Atas do XVI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, Braga, 2021.
    Publicado
  11. Vaz, Paula Marisa Fortunato; Teixeira, Carlos. Autor correspondente: Vaz, Paula Marisa Fortunato. "O projeto "promover a leitura e a escrita" como promotor de uma educação inclusiva". Trabalho apresentado em VI Congresso Internacional Educação Inclusiva: olhares pelo caminho, Santarém, 2020.
    Publicado
  12. Martins, Ana Paula Loução; Vaz, Paula Marisa Fortunato. Autor correspondente: Martins, Ana Paula Loução. "Dislexia: contributo para a formação de professores no contexto da educação inclusiva". Trabalho apresentado em V Encontro International de Formação na Docência (INCTE): livro de resumos, Bragança, 2020.
    Publicado
  13. Guerreiro, Carla Alexandra do Espírito Santo; Vaz, Paula Marisa Fortunato; Gomes, João; Costa, Marco António. Autor correspondente: Vaz, Paula Marisa Fortunato. "O projeto literatura de potencial receção infantojuvenil na promoção da educação inclusiva". Trabalho apresentado em V Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE), Bragança, 2020.
    Publicado
  14. Galinha, Sónia; Vaz, Paula Marisa Fortunato; São-João, Ricardo; Jardim, Jacinto. "Avaliação global da cooperação na formação de educadores e professores 1.º CEB". Trabalho apresentado em V Encontro International de Formação na Docência (INCTE): livro de resumos, Bragança, 2020.
    Publicado
  15. Vaz, Paula Marisa Fortunato; Martins, Ana Paula Loução. "Caraterização de um sistema de triagem universal de alunos em risco: um estudo longitudinal em salas inclusivas". Trabalho apresentado em VI Congresso Internacional Educação Inclusiva: olhares pelo caminho, Santarém, 2020.
    Publicado
  16. Galinha, Sónia; Vaz, Paula Marisa Fortunato. Autor correspondente: Vaz, Paula Marisa Fortunato. "Programa de promoção de bem-estar em idade escolar para uma educação inclusiva". Trabalho apresentado em II Encontro Internacional de Língua Portuguesa e Relações Lusófonas - LUSOCONF2019, Bragança, 2019.
    Publicado
  17. Vaz, Paula Marisa Fortunato; Martins, Ana Paula Loução; Correia, Luís de Miranda. Autor correspondente: Vaz, Paula Marisa Fortunato. "Definindo dificuldades de aprendizagem específicas na leitura". Trabalho apresentado em II Congresso Cabo-Verdiano de Educação Inclusiva, Praia, 2019.
    Publicado
  18. Vaz, Paula Marisa Fortunato; Martins, Ana Paula Loução. Autor correspondente: Vaz, Paula Marisa Fortunato. "Characterization of portuguese students at risk of specific learning disabilities based on results of curriculum-based measurement in reading comprehension". Trabalho apresentado em European Educational Research Association - ECER 2019 - Hamburg, Germany, Hamburgo, 2019.
    Publicado
  19. Vaz, Paula Marisa Fortunato; Martins, Ana Paula Loução. "Screening Portuguese students at risk for dyslexia with curriculum-based measurement-Maze". Trabalho apresentado em 11th Internacional Conference of British Dyslexia Association., Telford, 2018.
    Publicado
  20. Guerreiro, Carla Alexandra do Espírito Santo; Vaz, Paula Marisa Fortunato; Gomes, João Lopes Marques. "Valores emergentes em texto dramático para a infância percecionados por futuros professores". Trabalho apresentado em III Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE), Bragança, 2018.
    Publicado
  21. Meirinhos, Manuel; Vaz, Paula Marisa Fortunato; Patrício, Maria Raquel. Autor correspondente: Vaz, Paula Marisa Fortunato. "Exploração de atividades interativas multimédia no 1.º ciclo do ensino básico". Trabalho apresentado em Encontro de Professores sobre a utilização educativa das TIC: TIC@Portugal’18, Bragança, 2018.
    Publicado
  22. Vaz, Paula Marisa Fortunato; Gonçalves, Vitor; Branquinho, Maria Raquel; Fachada, Ivone. Autor correspondente: Vaz, Paula Marisa Fortunato. "INTEGRA(-TE): cultura, ciência, pedagogia e empreendedorismo". Trabalho apresentado em XIV Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, Braga, 2017.
    Publicado
  23. Guerreiro, Carla Alexandra do Espírito Santo; Santos, Lídia; Vaz, Paula Marisa Fortunato. "Literatura clássica de potencial receção infantil na transmissão de valores". Trabalho apresentado em II Encontro Internacional de Formação na Docência: Livro de Resumos, Portugal, 2017.
    Publicado
  24. Vaz, Paula Marisa Fortunato. "Triagem universal de alunos em risco de apresentarem dificuldades de aprendizagem específicas na leitura". Trabalho apresentado em Livro de Programa e Resumos do Encontro Necessidades Educativas Especiais: desafios para a inclusão, Bragança, 2017.
    Publicado
  25. Vaz, Paula Marisa Fortunato; Martins, Ana Paula Loução. "Inclusão de alunos com necessidades educativas especiais: atitudes de futuros educadores/professores". Trabalho apresentado em II Encontro Internacional de Formação na Docência, Bragança, 2017.
    Publicado
  26. Gonçalves, Vitor; Vaz, Paula Marisa Fortunato. "Projeto INTEGRA: pedagogia e educação na exploração de novos desafios". Trabalho apresentado em II Seminário Internacional: Educação, Território e Desenvolvimento Humano, Porto, 2017.
    Publicado
  27. Vaz, Paula Marisa Fortunato; Martins, Ana Paula Loução. "Para melhor compreender as dificuldades de aprendizagem específicas na leitura". Trabalho apresentado em XIV Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, Braga, 2017.
    Publicado
  28. Gonçalves, Vitor; Vaz, Paula Marisa Fortunato; Fachada, Ivone; Branquinho, Raquel. "INTEGRA-TE 2.0: Projeto para a Integração Intercultural de alunos PALOP em Bragança". Trabalho apresentado em Livro de Programa e Resumos das IV Jornadas Ibéricas de Educação Social-Migrações transnacionais: políticas e práticas na reconstrução da cidadania europeia., Bragança, 2017.
    Publicado
  29. Vaz, Paula Marisa Fortunato; Martins, Ana Paula Loução. "Reading curriculum-based measurement: screening Portuguese students at risk for dyslexia". Trabalho apresentado em International Dyslexia Association Reading, Literacy & Learning Conference., Orlando, 2016.
    Publicado
  30. Vaz, Paula Marisa Fortunato; Martins, Ana Paula Loução; Correia, Luís de Miranda. "O modelo de resposta à intervenção na prevenção e no apoio aos problemas na leitura". Trabalho apresentado em VII Congresso Mundial de Estilos de Aprendizagem, Bragança, 2016.
    Publicado
  31. Novo, Rosa; Prada, Ana Raquel Russo; Vaz, Paula Marisa Fortunato. "Episódios de intervenção sócio-educativa: uma reflexão". Trabalho apresentado em II Jornadas Ibéricas de Educação Social: Paradigma de Incerteza-Metamorfoses sociais e mediações educativas. Bragança, Bragança, 2013.
    Publicado
  32. Novo, Rosa; Prada, Ana Raquel Russo; Vaz, Paula Marisa Fortunato. "Histórias e estagiários: contributos para a formação inicial". Trabalho apresentado em 2º Encontro de Supervisão Pedagógica (Bragança), Bragança, 2013.
    Publicado
  33. Vaz, Paula Marisa Fortunato; Martins, Ana Paula Loução. "Dificuldades de aprendizagem específicas centradas na leitura: a monitorização com base no currículo no contexto do modelo de atendimento à diversidade, como forma de identificar alunos em risco". Trabalho apresentado em XI Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía, Coruña, 2011.
    Publicado
  34. Vaz, Paula Marisa Fortunato; Martins, Ana Paula Loução; Correia, Luís de Miranda. "Modelo de atendimento à diversidade: práticas eficazes no ensino da leitura junto de alunos com dificuldades de aprendizagem específicas". Trabalho apresentado em I Seminário Internacional: Contributos da Psicologia em Contextos Educativos, Braga, 2010.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Vaz, Paula Marisa Fortunato. "Triagem universal de alunos em risco de apresentarem dificuldades de aprendizagem específicas na leitura: um estudo quantitativo no 3º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico". Doutoramento, 2015. http://hdl.handle.net/1822/38696.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2023/12/15 La contribución del proyecto DISmode a la transición a la vida activa en el contexto de la discapacidad E-Inclusion - II Congreso Internacional Semivirtual La alfabetización inclusiva y digital em la sociedad actual
Universidad Nacional de Educación a Distancia (Madrid, Espanha)
2023/11/29 Perfil funcional para o moderador de apoio a pessoas com deficiência em processos de transição para a vida ativa: Uma proposta DISmode I Encontro Internacional em Educação Especial e Inclusiva: (Re)Desenhando fronteiras
Polytechnic Institute of Bragança (Bragança, Portugal)
2023/11/22 Dificuldade intelectual e desenvolvimental: Características a considerar para a inclusão no desporto I Seminário Internacional de Desporto Adaptado – Inclusão de Populações Especiais: do Ensino Básico ao Superior
Polytechnic Institute of Bragança (Bragança, Portugal)
2023/11/08 DISmode - Formación digital para jóvenes trabajadores de ONG para que se conviertan en moderadores de apoyo a jóvenes con discapacidades XVII Congreso Internacional de Organización de Instituciones Educativas (CIOIE) - “Retos, visiones y propuestas para la gestión de edusistemas transdisciplinares en evolución”
University of Oviedo (Oviedo, Espanha)
2023/11 Projeto DISmode: Moderadores de apoio a pessoas com deficiência no quadro dos objetivos do desenvolvimento sustentável. VII Jornadas da Prática Pedagógica: Interpelações de projetos para uma prática situada
Polytechnic Institute of Bragança (Bragança, Portugal)
2023/05 Diferentes somos todos, especiais também! VII Encontro Internacional de Formação na Docência
Polytechnic Institute of Bragança (Bragança, Portugal)
2022/07/04 Dropout phenomenon in a higher education institution in the North of Portugal, and the reasons behind it 14th International Conference on Education and New Learning Technologies (EDULEARN22)
IATED (Palma de Maiorca, Espanha)
2022/07/04 Identifying risk in reading and writing in the 2nd year of schooling: a study in Northern Portugal in the context of the covid-19 pandemic 14th International Conference on Education and New Learning Technologies (EDULEARN22)
IATED (Palma de Maiorca, Espanha)
2022/05/19 Projeto PARDAL - Para Avaliar e Responder às Dificuldades de Aprendizagem naLeitura VIII Semana Aberta do Jardim de Infância do Centro Social Paroquial de Santo Condestável de Bragança
Centro Social Paroquial de Santo Condestável de Bragança (Bragança, Portugal)
2022/05/07 Promover a leitura e a escrita: apresentação da análise de SWOT do projeto VI Encontro Internacional de Formação na Docência - INCTE2022
Instituto Politécnico de Bragança (Bragança, Portugal)
2022/05/07 Projeto PARDAL: uma ideia cuja hora chegou VI Encontro Internacional de Formação na Docência - INCTE2022
Instituto Politécnico de Bragança (Bragança, Portugal)
2022/05/06 Monitorização com base no currículo na triagem de risco na leitura VI Encontro Internacional de Formação na Docência - INCTE2022
Instituto Politécnico de Bragança (Bragança, Portugal)
2022/05/06 Educação em ciências: uma experiência com jovens com perturbação do espetro autista VI Encontro Internacional de Formação na Docência - INCTE2022
Instituto Politécnico de Bragança (Bragança, Portugal)
2022/04/23 O educador social na construção de caminhos para a inclusão Congresso Internacional Educação, Inclusão e Diversidade
Intervenção - Associação para a Promoção e Divulgação Cultural (Mirandela, Portugal)
2022/03 Identification of students at risk in reading, writing and grammar: a study with students from 3rd and 4th grades in northern portugal 16th International Technology, Education and Development Conference (INTED2022)
IATED (Valência, Espanha)
2022/02/11 Tipos de bullying mais frequentes no contexto desportivo: Uma revisão sistemática da literatura XXIX Colóquio AFIRSE Portugal: A Educação e os Desafios da Sociedade Contemporânea
Universidade de Lisboa (Portugal, Portugal)
2021/12/14 Aula invertida: capacitando a educadores y maestros en el contexto de la pandemia Covid-19 XVI Congreso Internacional de Organización de Instituciones Educativas
Universidad de Almería (Alamería, Espanha)
2021/11 Literatura de potencial receção infantil e educação inclusiva: formando educadores e professores 9th International Conference on Innovation, Documentation and Teaching Technologies
Universidad Politècnica de Valencia (Valência, Espanha)
2021/09/03 Perspetivas de professores dos ensinos básico e secundário acerca do processo de avaliação do desempenho docente. XVI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2021/09/03 Literacia familiar e dificuldades na aprendizagem da leitura: uma revisão sistemática da literatura XVI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2019/10/24 Caraterização de um sistema de triagem universal de alunos em risco na leitura: um estudo longitudinal em salas de aula inclusivas VI Congresso Internacional Educação Inclusiva 2019: olhares pelo caminho
Associação Pró-Inclusão e Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém (Santarém, Portugal)
2019/10/18 Programa de promoção de bem-estar em idade escolar para uma educação inclusiva II Encontro Internacional de Língua Portuguesa e Relações Lusófonas
Instituto Politécnico de Bragança (Bragança, Portugal)
2019/05 A abordagem multinível para uma educação inclusiva: Desafio e oportunidades Congresso Internacional As Artes na Educação Especial: teorias, metodologias e práticas sociais, culturais e educativas para a inclusão
Associação Intervenção-Associação para a Promoção e Divulgação Cultural (Vila Nova de Famalicão, Portugal)
2019/04 Participação de pais e encarregados de educação na construção de uma educação inclusiva VII Semana Aberta do Centro Social e Paroquial de Santo Condestável
Centro Social e Paroquial de Santo Condestável (Bragança, Portugal)
2018/06 A exploração de atividades interativas multimédia no 1º Ciclo II Encontro Professores Inovadores com TIC
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança (Bragança, Portugal)
2018/05 Valores emergentes em texto dramático para a infância percecionados por futuros professores III Encontro internacional de formação na docência
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança (Bragança, Portugal)
2017/11 INTEGRA-TE2.0: Projeto para a Integração Intercultural de alunos PALOP em Bragança IV Jornadas Ibéricas de Educação Social-Migrações transnacionais: políticas e práticas na reconstrução da cidadania europeia
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança, Bragança-Portugal. (Bragança, Portugal)
2017/10 Atitudes de futuros educadores/professores face à Inclusão de alunos com necessidades educativas especiais: Um estudo comparativo entre Portugal e Tailândia International Conference on Innovation, Documentation and Education (INNODOCT/17)
Universidade de Valência, Espanha (Valência, Espanha)
2017/10 Educação para o empreendedorismo na integração intercultural International Conference on Innovation, Documentation and Education (INNODOCT/17)
Universidade de Valência, Espanha. (Valência, Espanha)
2017/09 Para melhor compreender as dificuldades de aprendizagem específicas na leitura XIV Congresso Internacional Galego – Português de Psicopedagogia
Universidade do Minho, Braga-Portugal (Braga, Portugal)
2017/09 INTEGRA(-TE): cultura, ciência, pedagogia e empreendedorismo Comunicação oral no XIV Congresso Internacional Galego – Português de Psicopedagogia
Universidade do Minho, Braga-Portugal (Braga, Portugal)
2017/07 Projeto integra-(te): pedagogia e educação na exploração de novos desafios II Seminário Internacional Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano
Universidade Católica Portuguesa, Porto-Portugal (Porto, Portugal)
2017/05 Triagem universal de alunos em risco de apresentarem Dificuldades de Aprendizagem Específicas na leitura. Comunicação oral Encontro Necessidades Educativas Especiais: Desafios para a Inclusão
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança, Bragança-Portugal. (Bragança, Portugal)
2017/05 Inclusão de alunos com necessidades educativas especiais: atitudes de futuros educadores/professores 2º Encontro Internacional de Formação na Docência
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança, Bragança-Portugal (Bragança, Portugal)
2016/07 O Modelo de Resposta à Intervenção na prevenção e no apoio aos problemas na leitura VII Congresso Mundial de Estilos de Aprendizagem
Instituto Politécnico de Bragança: Bragança-Portugal. (Bragança, Portugal)
2015/07 Provas Maze na triagem do risco na leitura 8th Inclusive and Supportive Education Congress-Equity and Inclusion in Education
Associação Pró-Inclusão, Associação Nacional de Docentes de Educação Especial (Lisboa, Portugal)
2014/04 CIF: Pressupostos teórico-práticos Encontro da CIF
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança, Portugal-Portugal (Bragança, Portugal)
2013/04 CIF: Uma abordagem teórico-prática Seminário CIF: Uma sensibilização
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança, Bragança-Portugal (Bragança, Portugal)
2011/09 Dificuldades de aprendizagem específicas centradas na leitura: a monitorização com base no currículo no contexto do modelo de atendimento à diversidade (MAD), como forma de identificar alunos em risco Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
Universidade da Coruña (Coruña, Espanha)
2011/06 Dificuldades de Aprendizagem Específicas centradas na leitura: da prevenção à intervenção, no contexto do modelo de atendimento à diversidade Encontro Leitura nos entre TANTOS do dia- a-dia da escola
Agrupamento de Escolas de Macedo de Cavaleiros (Macedo de Cavaleiros, Portugal)
2011/05 A Dislexia no contexto das NEE: da definição à intervenção Conferência Dislexia: Um olhar biopsicossocial
Bragança (Bragança, Portugal)
2010/07 Modelo de atendimento à diversidade: Práticas eficazes no ensino da leitura junto de alunos com dificuldades de aprendizagem específicas I Seminário Internacional Contributos da Psicologia em Contextos Educativos
Universidade do Minho, Braga, Portugal (Braga, Portugal)
2010/06 Inclusão: o lugar das Dificuldades de Aprendizagem Específicas Seminário Inclusão e Necessidades Educativas Especiais
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança (Bragança, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2023/07/20 - Atual Modelo de Apoio Multinível: Sistema de Triagem Universal de Risco de Dificuldades de Aprendizagem Específicas na Leitura
Coorientador
Doutoramento em Educação Especial – Especialidade de Educação Especial (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2020 - Atual Ensino experimental das ciências e desenvolvimento de capacidades de comunicação e de concentração em jovens com perturbação do espectro do autismo. (Dissertação)
Coorientador
Mestrado em Educação em Ciências (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
2019 - 2021 Uso de provas de monitorização-com-base-no-currículo num contexto de triagem universal de alunos/as em risco de dificuldades de aprendizagem específicas na leitura no ensino básico
Coorientador
Mestrado em Educação Especial, área de especialização em Necessidades Educativas Especiais do Domínio Cognitivo e Motor (Mestrado)
Centro de Investigação em Educação, Universidade do Minho, Portugal
2018 - 2019/12/12 Abandono escolar no ensino superior: levantamento das ocorrências no Instituto Politécnico de Bragança e análise dos fatores concorrentes
Orientador
Mestrado em Educação Social (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2023/11/01 - 2023/12/31 I Encontro Internacional em Educação Especial e Inclusiva: (Re)Desenhando fronteiras (2023/11/29 - 2023/11/29)
Encontro (Membro da Comissão Científica)
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
2023/01/01 - 2023/12/31 VII Encontro Internacional de Formação na Docência (2023/05/05 - 2023/05/06)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
2023/01/01 - 2023/12/31 I Congresso Internacional de Bem Estar e Saúde Mental no Ensino Superior. (2023/12/14 - 2023/12/14)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
2023/01/01 - 2023/12/31 I Seminário Internacional de Desporto Adaptado – Inclusão de Populações Especiais: do Ensino Básico ao Superior. (2023/11/22 - 2023/11/22)
Seminário (Membro da Comissão Científica)
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
2023/01/01 - 2023/12/31 I Encontro Internacional em Educação Especial e Inclusiva: (Re)Desenhando fronteiras (2023/11/29 - 2023/11/29)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
2023/01/01 - 2023/12/31 VII Encontro Internacional de Formação na Docência (2023/05/05 - 2023/05/06)
Encontro (Membro da Comissão Científica)
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
2023/11/01 - 2023/11/30 Seminário Movimento Humanizar a Saúde (2023/11/30 - 2023/11/30)
Seminário
Instituto Politécnico de Bragança Centro de Investigação de Montanha, Portugal
2022/05/06 - 2022/05/07 INCTE2022 - VI Encontro Internacional de Formação na Docência (2022/05/06 - 2022/05/07)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Centro de Investigação em Educação Básica, Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação., Portugal
2019 - 2020 V Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE'20) (2020/05/08 - 2020/05/09)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Centro de Investigação em Educação Básica, Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação., Portugal
2019/02/01 - 2019/03/13 Vamos falar sobre Saúde Mental (2019/03/13 - 2019/03/13)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Departamento de Psicologia, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
2018 - 2019 IV Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE'19) (2019/05 - 2019/05)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
2017 - 2018 III Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE'18) (2018/05 - 2018/05)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
2017/01/10 - 2017/05/24 Necessidades Educativas Especiais: Desafios para a Inclusão (2017/05/24 - 2017/05/24)
Encontro
Departamento de Psicologia, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
2016/05 - 2017/05 II Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE'17) (2017/05 - 2017/05)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2023/12/18 Prática de Ensino Supervisionada: A educação financeira no quadro da educação para a cidadania
Arguente principal
Tânia Filipa Alves Dinis (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
2023/12/18 Prática de Ensino Supervisionada em Ensino De Educação Musical no Ensino Básico: A prática letiva a partir das experiências pessoais
Arguente
Igor Alberto Soeiro Careca (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
2023/06/22 Perceções dos técnicos sobre a participação social da pessoa com dificuldade intelectual e desenvolvimental
Arguente
Andreia Filipa Magalhães Soares (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
2023/06/20 Dislexia: Conhecimentos de educadores de educação pré-escolar e de professores do 1.º ciclo do ensino básico em escolas de um concelho do norte de Portugal
Arguente principal
Sandra Rodrigues Soares (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2022/02/08 Caminhos trilhados pelos estudantes egressos com altas habilidades/superdotação do distrito federal, após o atendimento educacional especializado
Arguente principal
Priscila Eduardo de Oliveira Nogueira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2021/11/26 Prática de Ensino Supervisionada - Educar para a morte e para a perda na infância em contexto educativo
Arguente principal
Daniela Adriana Pinto da Cunha (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
2021/03/22 Educação inclusiva: Um olhar quantitativo sobre as atitudes de professores das províncias da Huíla e Lunda-Norte, Angola
Arguente principal
Garcia Tomás (Doutoramento)
Universidade do Minho-Instituto de Educação, Portugal
2020 Prática de Ensino Supervisionada: As emoções das crianças em contexto de educação infância
Arguente
Sindy Batista da Rocha (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
2019/12/06 Prática de Ensino Supervisionada: A Leitura como contributo para a aprendizagem
Arguente principal
Sandra da Silva Mendes (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
2019/11/26 Um estudo sobre fluência e compreensão leitora em alunos em risco de dislexia no 3.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Arguente principal
Sandrina de Brito Esteves Oliveira (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2019/04/30 Um estudo sobre fluência e compreensão na leitura em salas inclusivas do 2.º ano do 1.º ciclo do ensino básico
Arguente principal
Gilda Eduarda Martins da Silva (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2018/11/05 O Contexto de Inclusão das Crianças com Necessidades Educativas Especiais no Ensino Básico em Cabo Verde: Um Estudo Quantitativo Sobre as Variáveis que têm Impacto na Atitude dos Professores e dos Pais e/ou Encarregados de Educação
Arguente principal
Filomeno Afonso Correia Tavares (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2017/07/20 Dificuldades de Aprendizagem Específicas na escrita de textos argumentativos de opinião: O papel das estratégias de autorregulação no contexto das Tecnologias de Informação e Comunicação
Arguente principal
Catarina Liane Teixeira de Castro Araújo (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2017 Relatório da prática de ensino supervisionada
Presidente do júri
Filipa Isabel Alves Carrondo (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2023/01/01 - 2023/12/31 VII Encontro Internacional de Formação na Docência Polytechnic Institute of Bragança
2022/05/06 - 2022/05/07 VI Encontro Internacional de Formação na Docência - INCTE2022 Instituto Politécnico de Bragança
2021/01/01 - 2021/12/31 PSICONF 2021 Ciclo de Conferências Online Online (Bragança)
2021/11/11 - 2021/11/13 INNODOCT/21. International Conference on Innovation, Documentation and Education Valência, Espanha
2021/07/14 - 2021/07/16 Pré- Congresso Online - Congresso Luso-Brasileiro de Educação Inclusiva Braga-Portugal e Pelotas-Brasil
2021/04/16 - 2021/04/17 III Congresso Internacional Direitos Humanos e Escola Inclusiva - Construir a Equidade em Tempos de Mudança Faro, Algarve-Portugal
2021 - 2021 Internacional Dyslexia Association, 2021 Reading, Literacy & Learning Virtual Conference
2020 - 2020 V Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE'20) Instituto Politécnico de Bragança
2020 - 2020 Internacional Dyslexia Association, 2020 Reading, Literacy & Learning Virtual Conference EUA
2019 - 2019 IV Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE'19) Instituto Politécnico de Bragança
2019 - 2019 7th International Conference on Innovation, Documentation and Teaching Technologies (INNODOCT 2019) Valência, Espanha
2018 - 2018 VIII Congreso Mundial de Estilos de Aprendizaje Barranquilla-Colômbia
2018 - 2018 III Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE'18) Instituto Politécnico de Bragança
2017 - 2017 II Encontro Internacional de Formação na Docência INCTE17 Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação
2017 - 2017 Necessidades Educativas Especiais: desafios para a inclusão Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação
2017 - 2017 68Th Annual Reading, Literacy &Learning Conference of the International Dyslexia Association Atlanta, Georgia, EUA
2016 - 2016 1° Congresso Nacional EREBAS: 8 anos - Trajetórias, princípios e práticas Universidade do Porto, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
2016 - 2016 VII Congresso Mundial de Estilos de Aprendizagem Instituto Politécnico de Bragança

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2022/01/01 - 2022/07/31 Eduser - Revista de Educação (1645-4774) Instituto Politécnico de Bragança
2021/01/01 - 2021/12/31 Eduser-Revista de Educação (1645-4774) Instituto Politécnico de Bragança
2019 - 2019 Eduser-Revista de Educação (1645-4774) Instituto Politécnico de Bragança

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2007/02/01 - Atual Teaching of the curricular units of Inclusion and Special Educational Needs in diferent degrees of future educadors and teachers. Since 2015 in the master's degrees in: Pre-school Education teaching of the 1st cycle of basic education; Pre-school Education; Teaching of the 1st cycle of basic education and Mathematics and Natural Sciences in the 2nd cycle of basic education. And in the degree of Social Education. Pre-school Education teaching of the 1st cycle of basic education; Pre-school Education; Teaching of the 1st cycle of basic education and Mathematics and Natural Sciences in the 2nd cycle of basic education (Mestrado integrado) Departamento de Psicologia, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
2023/09/01 - 2024/02/29 Assessment and Intervention in Specific Learning Difficulties | Avaliação e Intervenção em Dificuldades de Aprendizagem Específicas Master's degree in special and inclusive education (Mestrado) Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
2014 - 2014 Assessment and Intervention in Learning Disabilities Especialization in Special Education Departamento de Psicologia, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2018 - Atual Pró-Inclusão - Associação Nacional de Docentes de Educação Especial Sócia
Distinções

Outra distinção

2019 Best Presentation "Evolução do campo das dificuldades de aprendizagem específicas em Portugal: das implicações nacionais às internacionais"
Universidade de Valência, 7th International Conference on Innovation, Portugal
2017 Best Presentation "Valores humanos emergentes em obras de literatura clássica de potencial receção infantil"
Universidade de Valência, 5th International Conference on Innovation, Documentation, Teaching, Espanha
2017 Best Presentation "Atitudes de futuros educadores/professores face à inclusão de alunos com Necessidades Educativas Especiais: um Estudo comparativo entre Portugal e Tailândia"
Universidade de Valência, 5th International Conference on Innovation, Documentation, Teaching, Espanha
2017 Best Presentation "Educação para o empreendedorismo na educação intercultural"
Universidade de Valência, 5th International Conference on Innovation, Documentation, Teaching, Espanha
2009 Merit Scholarship for being one of the best students of the School of Education of the Polytechnic Institute of Bragança, in the academic year 2006/2007.
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal