Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Paula Marisa Fortunato Vaz
- Data de nascimento
- 1979/07/22
Nomes de citação
- Vaz, Paula Marisa Fortunato
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 421B-9F32-65C9
- ORCID iD
- 0000-0001-7678-6781
- Researcher Id
- K-6545-2015
- Scopus Author Id
- 57191541426
Endereços de correio eletrónico
- paulavaz@ipb.pt (Profissional)
Moradas
- Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação, 5300-253, Bragança, Bragança, Portugal (Profissional)
Websites
- www.ese.ipb.pt (Profissional)
- cieb.ese.ipb.pt (Profissional)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação - Educação Especial
- Ciências Sociais - Psicologia
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2009 - 2015
Concluído
|
PhD in Child Studies - Special Education | Doutoramento em Estudos da Criança-Especialidade em Educação Especial (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
"Triagem universal de alunos em risco de apresentarem Dificuldades de Aprendizagem Específicas na leitura: Um estudo quantitativo
no 3º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Approved with unanimity, Very Good (maximum evaluation) |
2008 - 2009
Concluído
|
Specialization in Special Education - Specific Learning Disabilities | Especialização em Educação Especial-Dificuldades de
Aprendizagem Específicas (Pós-Graduação)
Universidade do Minho, Portugal
|
18 |
2003 - 2008
Concluído
|
Degree in Basic Education Teachers, Variant of Mathematics and Natural Sciences | Licenciatura em Professores do Ensino Básico,
Variante de Matemática e Ciências da Natureza (Licenciatura)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
""não aplicável"" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
16 |
1997 - 2002
Concluído
|
Degree in Psychology | Psicologia (Licenciatura)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
""não aplicável"" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
16 |
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2015/10/01 - Atual | Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal |
Departamento de Psicologia, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança, Portugal | ||
2007/02/01 - 2015/09/30 | Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal |
Departamento de Psicologia, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2024/01/01 - Atual | Integrated member of the Transdisciplinary Research Centre in Education and Development | Membro integrado do Centro de Investigação Transdisciplinar em Educação e Desenvolvimento | Instituto Politécnico de Bragança, Portugal |
2024/01/01 - Atual | Director of the master's program in Special and Inclusive Education | Diretora do Mestrado em Educação Especial e Inclusiva | Instituto Politécnico de Bragança, Portugal |
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal | ||
2023/09 - Atual | Member of the scientific committee of the master's degree in special and inclusive education | Membro da comissão científica do mestrado em educação especial e inclusiva | Instituto Politécnico de Bragança, Portugal |
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal | ||
2022/01/01 - 2023/12/31 | Adjunct coordinator of the Psychology department | Coordenadora adjunta do departamento de Psicologia | Departamento de Psicologia, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança, Portugal |
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2022/01/01 - Atual | Member of the Editorial Team of EDUSER-Revista de Educação | Instituto Politécnico de Bragança, Portugal |
2021/09/28 - Atual | Member of the Scientific-Technical Council of the School of Education of the Polytechnic Institute of Bragança | Membro do Conselho Técnico-Científico da Escola Superior de Educação do IPB | Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal |
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal | ||
2018/01/01 - Atual | Member of the Course Commission of the Superior Technical Professional Course in Children and Youth Support | Membro da comissão do curso técnico superior em acompanhamento de crianças e jovens | Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal |
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal | ||
2018/01/01 - 2023/12/31 | Integrated member of Research Centre in Basic Education, Polytechnic Institute of Bragança-Portugal | Membro integrado do Centro de Investigação em Educação Básica | Centro de Investigação em Educação Básica, Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação., Portugal |
Centro de Investigação em Educação Básica, Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação., Portugal | ||
2023/02 - 2023/03 | ERASMUS + "Mobility For Teaching" | Universidad de La Laguna Facultad de Psicología y Logopedia, Espanha |
Universidad de La Laguna Facultad de Psicología y Logopedia, Espanha | ||
2020/01/01 - 2021/12/31 | Member of the Scientific Committee for the Master's Degree in Pre-School Education | Membro da Comissão Científica do Mestrado em Educação Pré-Escolar | Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal |
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal | ||
2021/11/16 - 2021/11/18 | ERASMUS + "Mobility For Teaching" | Universidad Complutense de Madrid Facultad de Educación, Espanha |
Universidad Complutense de Madrid Facultad de Educación, Espanha | ||
2017/07/31 - 2021/07/21 | Member of the Scientific-Technical Council of the School of Education of the Polytechnic Institute of Bragança | Membro do Conselho Técnico-Científico da Escola Superior de Educação do IPB | Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal |
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal | ||
2018/01/01 - 2019/12/31 | Coordinator of the Psychology Department | Coordenadora do Departamento de Psicologia | Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal |
Departamento de Psicologia, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança, Portugal | ||
2018/01/01 - 2019/12/31 | Member of the Course Commission of the Master in Social Education - Education and Intervention throughout Life | Membro da comissão de curso do mestrado em Educação Social - EILV | Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal |
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal | ||
2016/01/01 - 2017/12/31 | Member of the Scientific Committee of the Master in Teaching English in the 1st Cycle of Basic Education | Membro da comissão científica do mestrado em ensino de inglês no 1.º ciclo do ensino básico | Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal |
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal | ||
2016/01/01 - 2017/12/31 | Member of the Course Commission of the Higher Technical Professional Course in Development of Multimedia Products | Membro da comissão do CTESP em desenvolvimento de produtos multimédia | Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal |
Departamento de Psicologia, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança, Portugal | ||
2016/01/01 - 2017/12/31 | Member of the Course Commission for the Master's Degree in Teaching English in the 1st Cycle of Basic Education | Membro da comissão de curso do mestrado em ensino de inglês no 1.º CEB | Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal |
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal | ||
2016/01/01 - 2017/12/31 | Director of Graduate Studies in Special Education - Emotional and Personality Domains | Diretora da Pós-Graduação em Educação Especial - Domínio Emocional e da Personalidade | Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal |
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal | ||
2009 - 2015 | Collaborating Researcher at the Center for Research in Education | Investigador Colaborador no Centro de Investigação em Educação | Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal |
2010/01/01 - 2011/12/31 | Member of the Course Commission of the Degree in Social Education | Membro da Comissão de Curso da Licenciatura em Educação Social | Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal |
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal | ||
2004/05/05 - 2004/09/30 | Psychologist (volunteer), full-time: intervention in cases of children at risk; attendance and support to families, home visits, participation in meetings | Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de Bragança (Commission for the Protection of Children and Young People), Portugal |
2003/01/01 - 2004/04/30 | Full-time Psychology: professional orientation, psychological counseling, preparation and implementation of intervention programs, training, home visits | Centro Social Nossa Senhora de Fátima - Centro de Reabilitação Profissional - Macedo de Cavaleiros. Professional Rehabilitation Center-Macedo de Cavaleiros-Portugal, Portugal |
Centro Social Nossa Senhora de Fátima - Centro de Reabilitação Profissional - Macedo de Cavaleiros. Professional Rehabilitation Center-Macedo de Cavaleiros-Portugal, Portugal | ||
2001/10/01 - 2002/07/15 | Internship in Psychology (400 hours): psycho-pedagogical support, (self-esteem, personal and social development, social interaction skills), selection, psychological evaluation | Colégio do Sagrado Coração de Maria - Lisboa Colégio do Sagrado Coração de Maria - Lisbon, Portugal |
Projetos
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2023/11/01 - 2026/04/30 | M-PRO-IN-DE: Improvement of digitalisation competences of recent and future teachers by development of advanced training on
instructional design of digital training
Investigador
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
|
Erasmus Plus
Em curso
|
2023/03 - 2025/03 | DISmode - Digital training for NGO's youth workers to become disability support moderators for youth with disabilities
Investigador
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
|
Erasmus Plus
Em curso
|
2022/02/01 - 2023/02/01 | The voices of families and children in situations of social and economic vulnerability
Investigador responsável
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
|
Concluído
|
2021/12/16 - 2022/12/16 | Promoting Reading and Writing | Promover a leitura e a Escrita
NORTE-08-5266-FSE-000160
Investigador
Centro de Investigação em Educação Básica, Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação., Portugal
|
Norte 2020; Portugal2020, União Europeia-Fundo Social Europeu; Comunidade Intermunicipal Terras de Trás-os Montes; Plano Integrado
e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar
Em curso
|
2018/09/01 - 2021/09/01 | Promoting Reading and Writing | Promover a leitura e a escrita
NORTE-08-5266-FSE-000160
Investigador
Centro de Investigação em Educação Básica, Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação., Portugal
|
Norte 2020; Portugal2020, União Europeia-Fundo Social Europeu; Comunidade Intermunicipal Terras de Trás-os Montes; Plano Integrado
e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar
Concluído
|
2016/10/01 - 2018/12/31 | Scientific Routes for an intercultural integration | Rotas Científicas para uma integração intercultural
.
Investigador
Centro de Ciência Viva de Bragança, Portugal
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal |
Ciência Viva
Concluído
|
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2021/11/02 - Atual | To Assess and Respond to Learning Difficulties in Reading | PARDAL - Para Avaliar e Responder às Dificuldades de Aprendizagem
na Leitura
PARDAL
Investigador
Centro de Investigação em Educação Básica, Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação., Portugal
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal |
Em curso
|
2017/05/31 - 2021/12/31 | Curriculum-based measurement in reading: a longitudinal study | Monitorização com base no currículo na leitura: um estudo
longitudinal
.
Investigador responsável
Centro de Investigação em Educação Básica, Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação., Portugal
Centro de Investigação em Educação, Universidade do Minho, Portugal |
Em curso
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Livro |
|
Poster em conferência |
|
Resumo em conferência |
|
Tese / Dissertação |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2023/12/15 | La contribución del proyecto DISmode a la transición a la vida activa en el contexto de la discapacidad | E-Inclusion - II Congreso Internacional Semivirtual La alfabetización inclusiva y digital em la sociedad actual
Universidad Nacional de Educación a Distancia (Madrid, Espanha)
|
2023/11/29 | Perfil funcional para o moderador de apoio a pessoas com deficiência em processos de transição para a vida ativa: Uma proposta DISmode | I Encontro Internacional em Educação Especial e Inclusiva: (Re)Desenhando fronteiras
Polytechnic Institute of Bragança (Bragança, Portugal)
|
2023/11/22 | Dificuldade intelectual e desenvolvimental: Características a considerar para a inclusão no desporto | I Seminário Internacional de Desporto Adaptado – Inclusão de Populações Especiais: do Ensino Básico ao Superior
Polytechnic Institute of Bragança (Bragança, Portugal)
|
2023/11/08 | DISmode - Formación digital para jóvenes trabajadores de ONG para que se conviertan en moderadores de apoyo a jóvenes con discapacidades | XVII Congreso Internacional de Organización de Instituciones Educativas (CIOIE) - “Retos, visiones y propuestas para la gestión
de edusistemas transdisciplinares en evolución”
University of Oviedo (Oviedo, Espanha)
|
2023/11 | Projeto DISmode: Moderadores de apoio a pessoas com deficiência no quadro dos objetivos do desenvolvimento sustentável. | VII Jornadas da Prática Pedagógica: Interpelações de projetos para uma prática situada
Polytechnic Institute of Bragança (Bragança, Portugal)
|
2023/05 | Diferentes somos todos, especiais também! | VII Encontro Internacional de Formação na Docência
Polytechnic Institute of Bragança (Bragança, Portugal)
|
2022/07/04 | Dropout phenomenon in a higher education institution in the North of Portugal, and the reasons behind it | 14th International Conference on Education and New Learning Technologies (EDULEARN22)
IATED (Palma de Maiorca, Espanha)
|
2022/07/04 | Identifying risk in reading and writing in the 2nd year of schooling: a study in Northern Portugal in the context of the covid-19 pandemic | 14th International Conference on Education and New Learning Technologies (EDULEARN22)
IATED (Palma de Maiorca, Espanha)
|
2022/05/19 | Projeto PARDAL - Para Avaliar e Responder às Dificuldades de Aprendizagem naLeitura | VIII Semana Aberta do Jardim de Infância do Centro Social Paroquial de Santo Condestável de Bragança
Centro Social Paroquial de Santo Condestável de Bragança (Bragança, Portugal)
|
2022/05/07 | Promover a leitura e a escrita: apresentação da análise de SWOT do projeto | VI Encontro Internacional de Formação na Docência - INCTE2022
Instituto Politécnico de Bragança (Bragança, Portugal)
|
2022/05/07 | Projeto PARDAL: uma ideia cuja hora chegou | VI Encontro Internacional de Formação na Docência - INCTE2022
Instituto Politécnico de Bragança (Bragança, Portugal)
|
2022/05/06 | Monitorização com base no currículo na triagem de risco na leitura | VI Encontro Internacional de Formação na Docência - INCTE2022
Instituto Politécnico de Bragança (Bragança, Portugal)
|
2022/05/06 | Educação em ciências: uma experiência com jovens com perturbação do espetro autista | VI Encontro Internacional de Formação na Docência - INCTE2022
Instituto Politécnico de Bragança (Bragança, Portugal)
|
2022/04/23 | O educador social na construção de caminhos para a inclusão | Congresso Internacional Educação, Inclusão e Diversidade
Intervenção - Associação para a Promoção e Divulgação Cultural (Mirandela, Portugal)
|
2022/03 | Identification of students at risk in reading, writing and grammar: a study with students from 3rd and 4th grades in northern portugal | 16th International Technology, Education and Development Conference (INTED2022)
IATED (Valência, Espanha)
|
2022/02/11 | Tipos de bullying mais frequentes no contexto desportivo: Uma revisão sistemática da literatura | XXIX Colóquio AFIRSE Portugal: A Educação e os Desafios da Sociedade Contemporânea
Universidade de Lisboa (Portugal, Portugal)
|
2021/12/14 | Aula invertida: capacitando a educadores y maestros en el contexto de la pandemia Covid-19 | XVI Congreso Internacional de Organización de Instituciones Educativas
Universidad de Almería (Alamería, Espanha)
|
2021/11 | Literatura de potencial receção infantil e educação inclusiva: formando educadores e professores | 9th International Conference on Innovation, Documentation and Teaching Technologies
Universidad Politècnica de Valencia (Valência, Espanha)
|
2021/09/03 | Perspetivas de professores dos ensinos básico e secundário acerca do processo de avaliação do desempenho docente. | XVI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2021/09/03 | Literacia familiar e dificuldades na aprendizagem da leitura: uma revisão sistemática da literatura | XVI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2019/10/24 | Caraterização de um sistema de triagem universal de alunos em risco na leitura: um estudo longitudinal em salas de aula inclusivas | VI Congresso Internacional Educação Inclusiva 2019: olhares pelo caminho
Associação Pró-Inclusão e Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém (Santarém, Portugal)
|
2019/10/18 | Programa de promoção de bem-estar em idade escolar para uma educação inclusiva | II Encontro Internacional de Língua Portuguesa e Relações Lusófonas
Instituto Politécnico de Bragança (Bragança, Portugal)
|
2019/05 | A abordagem multinível para uma educação inclusiva: Desafio e oportunidades | Congresso Internacional As Artes na Educação Especial: teorias, metodologias e práticas sociais, culturais e educativas para
a inclusão
Associação Intervenção-Associação para a Promoção e Divulgação Cultural (Vila Nova de Famalicão, Portugal)
|
2019/04 | Participação de pais e encarregados de educação na construção de uma educação inclusiva | VII Semana Aberta do Centro Social e Paroquial de Santo Condestável
Centro Social e Paroquial de Santo Condestável (Bragança, Portugal)
|
2018/06 | A exploração de atividades interativas multimédia no 1º Ciclo | II Encontro Professores Inovadores com TIC
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança (Bragança, Portugal)
|
2018/05 | Valores emergentes em texto dramático para a infância percecionados por futuros professores | III Encontro internacional de formação na docência
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança (Bragança, Portugal)
|
2017/11 | INTEGRA-TE2.0: Projeto para a Integração Intercultural de alunos PALOP em Bragança | IV Jornadas Ibéricas de Educação Social-Migrações transnacionais: políticas e práticas na reconstrução da cidadania europeia
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança, Bragança-Portugal. (Bragança, Portugal)
|
2017/10 | Atitudes de futuros educadores/professores face à Inclusão de alunos com necessidades educativas especiais: Um estudo comparativo entre Portugal e Tailândia | International Conference on Innovation, Documentation and Education (INNODOCT/17)
Universidade de Valência, Espanha (Valência, Espanha)
|
2017/10 | Educação para o empreendedorismo na integração intercultural | International Conference on Innovation, Documentation and Education (INNODOCT/17)
Universidade de Valência, Espanha. (Valência, Espanha)
|
2017/09 | Para melhor compreender as dificuldades de aprendizagem específicas na leitura | XIV Congresso Internacional Galego – Português de Psicopedagogia
Universidade do Minho, Braga-Portugal (Braga, Portugal)
|
2017/09 | INTEGRA(-TE): cultura, ciência, pedagogia e empreendedorismo | Comunicação oral no XIV Congresso Internacional Galego – Português de Psicopedagogia
Universidade do Minho, Braga-Portugal (Braga, Portugal)
|
2017/07 | Projeto integra-(te): pedagogia e educação na exploração de novos desafios | II Seminário Internacional Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano
Universidade Católica Portuguesa, Porto-Portugal (Porto, Portugal)
|
2017/05 | Triagem universal de alunos em risco de apresentarem Dificuldades de Aprendizagem Específicas na leitura. Comunicação oral | Encontro Necessidades Educativas Especiais: Desafios para a Inclusão
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança, Bragança-Portugal. (Bragança, Portugal)
|
2017/05 | Inclusão de alunos com necessidades educativas especiais: atitudes de futuros educadores/professores | 2º Encontro Internacional de Formação na Docência
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança, Bragança-Portugal (Bragança, Portugal)
|
2016/07 | O Modelo de Resposta à Intervenção na prevenção e no apoio aos problemas na leitura | VII Congresso Mundial de Estilos de Aprendizagem
Instituto Politécnico de Bragança: Bragança-Portugal. (Bragança, Portugal)
|
2015/07 | Provas Maze na triagem do risco na leitura | 8th Inclusive and Supportive Education Congress-Equity and Inclusion in Education
Associação Pró-Inclusão, Associação Nacional de Docentes de Educação Especial (Lisboa, Portugal)
|
2014/04 | CIF: Pressupostos teórico-práticos | Encontro da CIF
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança, Portugal-Portugal (Bragança, Portugal)
|
2013/04 | CIF: Uma abordagem teórico-prática | Seminário CIF: Uma sensibilização
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança, Bragança-Portugal (Bragança, Portugal)
|
2011/09 | Dificuldades de aprendizagem específicas centradas na leitura: a monitorização com base no currículo no contexto do modelo de atendimento à diversidade (MAD), como forma de identificar alunos em risco | Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
Universidade da Coruña (Coruña, Espanha)
|
2011/06 | Dificuldades de Aprendizagem Específicas centradas na leitura: da prevenção à intervenção, no contexto do modelo de atendimento à diversidade | Encontro Leitura nos entre TANTOS do dia- a-dia da escola
Agrupamento de Escolas de Macedo de Cavaleiros (Macedo de Cavaleiros, Portugal)
|
2011/05 | A Dislexia no contexto das NEE: da definição à intervenção | Conferência Dislexia: Um olhar biopsicossocial
Bragança (Bragança, Portugal)
|
2010/07 | Modelo de atendimento à diversidade: Práticas eficazes no ensino da leitura junto de alunos com dificuldades de aprendizagem específicas | I Seminário Internacional Contributos da Psicologia em Contextos Educativos
Universidade do Minho, Braga, Portugal (Braga, Portugal)
|
2010/06 | Inclusão: o lugar das Dificuldades de Aprendizagem Específicas | Seminário Inclusão e Necessidades Educativas Especiais
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança (Bragança, Portugal)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023/07/20 - Atual | Modelo de Apoio Multinível: Sistema de Triagem Universal de Risco de Dificuldades de Aprendizagem Específicas na Leitura
Coorientador
|
Doutoramento em Educação Especial – Especialidade de Educação Especial (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2020 - Atual | Ensino experimental das ciências e desenvolvimento de capacidades de comunicação e de concentração em jovens com perturbação
do espectro do autismo. (Dissertação)
Coorientador
|
Mestrado em Educação em Ciências (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
|
2019 - 2021 | Uso de provas de monitorização-com-base-no-currículo num contexto de triagem universal de alunos/as em risco de dificuldades
de aprendizagem específicas na leitura no ensino básico
Coorientador
|
Mestrado em Educação Especial, área de especialização em Necessidades Educativas Especiais do Domínio Cognitivo e Motor (Mestrado)
Centro de Investigação em Educação, Universidade do Minho, Portugal
|
2018 - 2019/12/12 | Abandono escolar no ensino superior: levantamento das ocorrências no Instituto Politécnico de Bragança e análise dos fatores
concorrentes
Orientador
|
Mestrado em Educação Social (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2023/11/01 - 2023/12/31 | I Encontro Internacional em Educação Especial e Inclusiva: (Re)Desenhando fronteiras (2023/11/29 - 2023/11/29)
Encontro (Membro da Comissão Científica)
|
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal |
2023/01/01 - 2023/12/31 | VII Encontro Internacional de Formação na Docência (2023/05/05 - 2023/05/06)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal |
2023/01/01 - 2023/12/31 | I Congresso Internacional de Bem Estar e Saúde Mental no Ensino Superior. (2023/12/14 - 2023/12/14)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
|
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal |
2023/01/01 - 2023/12/31 | I Seminário Internacional de Desporto Adaptado – Inclusão de Populações Especiais: do Ensino Básico ao Superior. (2023/11/22 - 2023/11/22)
Seminário (Membro da Comissão Científica)
|
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal |
2023/01/01 - 2023/12/31 | I Encontro Internacional em Educação Especial e Inclusiva: (Re)Desenhando fronteiras (2023/11/29 - 2023/11/29)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal |
2023/01/01 - 2023/12/31 | VII Encontro Internacional de Formação na Docência (2023/05/05 - 2023/05/06)
Encontro (Membro da Comissão Científica)
|
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal |
2023/11/01 - 2023/11/30 | Seminário Movimento Humanizar a Saúde (2023/11/30 - 2023/11/30)
Seminário
|
Instituto Politécnico de Bragança Centro de Investigação de Montanha, Portugal |
2022/05/06 - 2022/05/07 | INCTE2022 - VI Encontro Internacional de Formação na Docência (2022/05/06 - 2022/05/07)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Centro de Investigação em Educação Básica, Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação., Portugal |
2019 - 2020 | V Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE'20) (2020/05/08 - 2020/05/09)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Centro de Investigação em Educação Básica, Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação., Portugal |
2019/02/01 - 2019/03/13 | Vamos falar sobre Saúde Mental (2019/03/13 - 2019/03/13)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
Departamento de Psicologia, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança, Portugal |
2018 - 2019 | IV Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE'19) (2019/05 - 2019/05)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal |
2017 - 2018 | III Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE'18) (2018/05 - 2018/05)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal |
2017/01/10 - 2017/05/24 | Necessidades Educativas Especiais: Desafios para a Inclusão (2017/05/24 - 2017/05/24)
Encontro
|
Departamento de Psicologia, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança, Portugal |
2016/05 - 2017/05 | II Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE'17) (2017/05 - 2017/05)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal |
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023/12/18 | Prática de Ensino Supervisionada: A educação financeira no quadro da educação para a cidadania
Arguente principal
|
Tânia Filipa Alves Dinis (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
|
2023/12/18 | Prática de Ensino Supervisionada em Ensino De Educação Musical no Ensino Básico: A prática letiva a partir das experiências
pessoais
Arguente
|
Igor Alberto Soeiro Careca (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
|
2023/06/22 | Perceções dos técnicos sobre a participação social da pessoa com dificuldade intelectual e desenvolvimental
Arguente
|
Andreia Filipa Magalhães Soares (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
|
2023/06/20 | Dislexia: Conhecimentos de educadores de educação pré-escolar e de professores do 1.º ciclo do ensino básico em escolas de
um concelho do norte de Portugal
Arguente principal
|
Sandra Rodrigues Soares (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2022/02/08 | Caminhos trilhados pelos estudantes egressos com altas habilidades/superdotação do distrito federal, após o atendimento educacional
especializado
Arguente principal
|
Priscila Eduardo de Oliveira Nogueira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
|
2021/11/26 | Prática de Ensino Supervisionada - Educar para a morte e para a perda na infância em contexto educativo
Arguente principal
|
Daniela Adriana Pinto da Cunha (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
|
2021/03/22 | Educação inclusiva: Um olhar quantitativo sobre as atitudes de professores das províncias da Huíla e Lunda-Norte, Angola
Arguente principal
|
Garcia Tomás (Doutoramento)
Universidade do Minho-Instituto de Educação, Portugal
|
2020 | Prática de Ensino Supervisionada: As emoções das crianças em contexto de educação infância
Arguente
|
Sindy Batista da Rocha (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
|
2019/12/06 | Prática de Ensino Supervisionada: A Leitura como contributo para a aprendizagem
Arguente principal
|
Sandra da Silva Mendes (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2019/11/26 | Um estudo sobre fluência e compreensão leitora em alunos em risco de dislexia no 3.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Arguente principal
|
Sandrina de Brito Esteves Oliveira (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2019/04/30 | Um estudo sobre fluência e compreensão na leitura em salas inclusivas do 2.º ano do 1.º ciclo do ensino básico
Arguente principal
|
Gilda Eduarda Martins da Silva (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2018/11/05 | O Contexto de Inclusão das Crianças com Necessidades Educativas Especiais no Ensino Básico em Cabo Verde: Um Estudo Quantitativo
Sobre as Variáveis que têm Impacto na Atitude dos Professores e dos Pais e/ou Encarregados de Educação
Arguente principal
|
Filomeno Afonso Correia Tavares (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2017/07/20 | Dificuldades de Aprendizagem Específicas na escrita de textos argumentativos de opinião: O papel das estratégias de autorregulação
no contexto das Tecnologias de Informação e Comunicação
Arguente principal
|
Catarina Liane Teixeira de Castro Araújo (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2017 | Relatório da prática de ensino supervisionada
Presidente do júri
|
Filipa Isabel Alves Carrondo (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2023/01/01 - 2023/12/31 | VII Encontro Internacional de Formação na Docência | Polytechnic Institute of Bragança |
2022/05/06 - 2022/05/07 | VI Encontro Internacional de Formação na Docência - INCTE2022 | Instituto Politécnico de Bragança |
2021/01/01 - 2021/12/31 | PSICONF 2021 Ciclo de Conferências Online | Online (Bragança) |
2021/11/11 - 2021/11/13 | INNODOCT/21. International Conference on Innovation, Documentation and Education | Valência, Espanha |
2021/07/14 - 2021/07/16 | Pré- Congresso Online - Congresso Luso-Brasileiro de Educação Inclusiva | Braga-Portugal e Pelotas-Brasil |
2021/04/16 - 2021/04/17 | III Congresso Internacional Direitos Humanos e Escola Inclusiva - Construir a Equidade em Tempos de Mudança | Faro, Algarve-Portugal |
2021 - 2021 | Internacional Dyslexia Association, 2021 Reading, Literacy & Learning Virtual Conference | |
2020 - 2020 | V Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE'20) | Instituto Politécnico de Bragança |
2020 - 2020 | Internacional Dyslexia Association, 2020 Reading, Literacy & Learning Virtual Conference | EUA |
2019 - 2019 | IV Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE'19) | Instituto Politécnico de Bragança |
2019 - 2019 | 7th International Conference on Innovation, Documentation and Teaching Technologies (INNODOCT 2019) | Valência, Espanha |
2018 - 2018 | VIII Congreso Mundial de Estilos de Aprendizaje | Barranquilla-Colômbia |
2018 - 2018 | III Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE'18) | Instituto Politécnico de Bragança |
2017 - 2017 | II Encontro Internacional de Formação na Docência INCTE17 | Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação |
2017 - 2017 | Necessidades Educativas Especiais: desafios para a inclusão | Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação |
2017 - 2017 | 68Th Annual Reading, Literacy &Learning Conference of the International Dyslexia Association | Atlanta, Georgia, EUA |
2016 - 2016 | 1° Congresso Nacional EREBAS: 8 anos - Trajetórias, princípios e práticas | Universidade do Porto, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação |
2016 - 2016 | VII Congresso Mundial de Estilos de Aprendizagem | Instituto Politécnico de Bragança |
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2022/01/01 - 2022/07/31 | Eduser - Revista de Educação (1645-4774) | Instituto Politécnico de Bragança |
2021/01/01 - 2021/12/31 | Eduser-Revista de Educação (1645-4774) | Instituto Politécnico de Bragança |
2019 - 2019 | Eduser-Revista de Educação (1645-4774) | Instituto Politécnico de Bragança |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2007/02/01 - Atual | Teaching of the curricular units of Inclusion and Special Educational Needs in diferent degrees of future educadors and teachers. Since 2015 in the master's degrees in: Pre-school Education teaching of the 1st cycle of basic education; Pre-school Education; Teaching of the 1st cycle of basic education and Mathematics and Natural Sciences in the 2nd cycle of basic education. And in the degree of Social Education. | Pre-school Education teaching of the 1st cycle of basic education; Pre-school Education; Teaching of the 1st cycle of basic education and Mathematics and Natural Sciences in the 2nd cycle of basic education (Mestrado integrado) | Departamento de Psicologia, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança, Portugal |
2023/09/01 - 2024/02/29 | Assessment and Intervention in Specific Learning Difficulties | Avaliação e Intervenção em Dificuldades de Aprendizagem Específicas | Master's degree in special and inclusive education (Mestrado) | Instituto Politécnico de Bragança, Portugal |
2014 - 2014 | Assessment and Intervention in Learning Disabilities | Especialization in Special Education | Departamento de Psicologia, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança, Portugal |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2018 - Atual | Pró-Inclusão - Associação Nacional de Docentes de Educação Especial | Sócia |
Distinções
Outra distinção
2019 | Best Presentation "Evolução do campo das dificuldades de aprendizagem específicas em Portugal: das implicações nacionais às
internacionais"
Universidade de Valência, 7th International Conference on Innovation, Portugal
|
2017 | Best Presentation "Valores humanos emergentes em obras de literatura clássica de potencial receção infantil"
Universidade de Valência, 5th International Conference on Innovation, Documentation, Teaching, Espanha
|
2017 | Best Presentation "Atitudes de futuros educadores/professores face à inclusão de alunos com Necessidades Educativas Especiais:
um Estudo comparativo entre Portugal e Tailândia"
Universidade de Valência, 5th International Conference on Innovation, Documentation, Teaching, Espanha
|
2017 | Best Presentation "Educação para o empreendedorismo na educação intercultural"
Universidade de Valência, 5th International Conference on Innovation, Documentation, Teaching, Espanha
|
2009 | Merit Scholarship for being one of the best students of the School of Education of the Polytechnic Institute of Bragança,
in the academic year 2006/2007.
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
|