???global.info.a_carregar???
Sónia Pais holds a PhD in Education, from the University of Aveiro, a master's degree in Statistics and Information Management from Nova University Lisbon and a degree in Applied Mathematics and Computing from the University of Aveiro. She is an Adjunct Professor at the School of Tourism and Maritime Technology (ESTM) at the Polytechnic of Leiria where she teaches since 2000. She is a researcher at the Center for Research and Development in Mathematics and Applications (CIDMA) at the University of Aveiro and also at the Centre for Tourism Research, Development and Innovation (Citur) at the Polytechnic of Leiria. Her research interests are in educational sphere, including how best to teach math subjects. She has interest in Mathematical Education, Educational Technology, Pedagogical Innovation, Game Based Learning, Information and Communication Technologies, Mathematical Tourism, Math Trails, Popularization of Mathematics and Mathematics and Arts. She has taught courses in Mathematics and Statistics and she has collaborated in the supervision of postgraduate students. She has published several scientific articles in indexed international journals, chapters of scientific books of international circulation and scientific papers published in national and international conferences. She is a reviewer of articles in international scientific journals. She was, among other positions, an elected member of the Scientific Council and also of the Pedagogical Council of the ESTM.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Sónia Pais

Nomes de citação

  • Aquino, Sónia Isabel Vieira Mortágua Pais de
  • Sónia Pais
  • Sónia V M Pais
  • Sónia I V M Pais
  • Pais, Sónia
  • Pais, S.
  • Pais, S V M
  • Sónia Isabel Vieira Mortágua Pais

Identificadores de autor

Ciência ID
5019-B8B4-1E45
ORCID iD
0000-0003-2834-2267
Scopus Author Id
16070359700

Domínios de atuação

  • Ciências Exatas - Matemática
  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
2013/03
Concluído
Didáctica e Formação (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
"O Projecto Pmate e a Aprendizagem da Matemática no Ensino Superior" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2002
Concluído
Mestrado em Estatística e Gestão de Informação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
"Estudar e Aprender Estatística à Distância" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Bom com Distinção
1994/10 - 1999/09
Concluído
Matemática Aplicada e Computação (Licenciatura)
Universidade de Aveiro, Portugal
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2024/01/01 - Atual Investigador (Investigação) Universidade de Aveiro Centro de Investigação e Desenvolvimento em Matemática e Aplicações, Portugal
Universidade de Aveiro, Portugal
2008 - Atual Investigador (Investigação) Centro de Investigação Desenvolvimento e Inovação em Turismo Leiria, Portugal
Instituto Politécnico de Leiria Centro de Investigação Aplicada em Turismo, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2013/03/15 - Atual Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar de Peniche, Portugal
2000/10/01 - 2013/03/14 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar de Peniche, Portugal
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar de Peniche, Portugal
2000/09/01 - 2001/01/01 Assistente Convidado (Docente Universitário) Instituto Superior Bissaya Barreto, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/03/28 - Atual Conselho pedagógico Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar de Peniche, Portugal
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2019/03/26 - 2021/03/25 Conselho pedagógico Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar de Peniche, Portugal
2017/03/29 - 2021/03/25 Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar de Peniche, Portugal
2017/10/25 - 2018/05/17 Conselho Pedagógico Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar de Peniche, Portugal
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar de Peniche, Portugal
2006/03/06 - 2006/12/06 Conselho de representantes Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar de Peniche, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2000/03/01 - 2000/09/01 Estagiária Altice Labs, Portugal
1999/06/01 - 2000/02/01 Estagiária The navigator Company, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2017/09/22 - Atual Centre for Tourism Research, Development and Innovation (CiTUR - IPLeiria)
UIDB/04470/2020
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2022/04/22 - 2024/12/31 PNAES Oeste
PDR2020-2024-086600
Investigador
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar de Peniche, Portugal
Em curso
2019/01/01 - 2019/12/31 Centro de Investigação Aplicada em Turismo
UID/GES/04470/2019
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2014/09/01 - 2016/08/31 IMPACT- IT based Method for Promoting, Assessing and Validating Competence oriented learning and Training
014-1-DE02-KA200-001611
Investigador
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em boletim informativo
  1. Pais, Sónia; Ana Elisa Sousa; Paula Cardoso. Autor correspondente: Pais, Sónia. "Turismo Matemático - criação de roteiros turísticos digitais em língua inglesa", inforMAR, 2023, https://www.ipleiria.pt/estm/wp-content/uploads/sites/21/2023/04/inforMAR-Edi%C3%A7%C3%A3o-n%C2%BA-8-13-de-abril-de-2023.pdf.
Artigo em conferência
  1. Pais, Sónia; de Sousa, Ana Elisa Carreta; Lopes, Maria Sofia . Autor correspondente: Pais, Sónia. "PLAY2ESCAPE - A DIGITAL ESCAPE ROOM IN MATH CLASSES FOR UNDERGRADUATE TOURISM STUDENTS - CASE STUDY". Trabalho apresentado em 18th Multi Conference on Computer Science and Information Systems, Budapeste, 2024.
    Publicado
  2. Susana Bernardino; Sónia Pais; Ana Pires. "EXPLORING ACTIVE LEARNING METHODOLOGIES IN THE POST COVID-19 CONTEXT: A CASE STUDY INVOLVING GENERATION Z UNDERGRADUATE LIFE SCIENCE STUDENTS". 2023.
    10.21125/iceri.2023.0465
  3. Sousa, Ana Elisa; Pais, Sónia; Viana, Ana Sofia. "GAMIFICATION IN EDUCATION: THE CASE STUDY OF THE USE OF IDEACHEF AS A LEARNING STRATEGY IN THE HOSPITALITY MASTER'S DEGREE". Trabalho apresentado em International Conference. 15th annual International Conference on Education and New Learning Technologies, 2023.
    Publicado • 10.21125/edulearn.2023.0105
  4. Pires, Ana; Pais, Sónia; Sousa, Ana Elisa. "ESCAPE ROOMS AS AN INNOVATIVE LANGUAGE LEARNING TOOL IN HIGHER EDUCATION TOURISM DEGREES". Trabalho apresentado em International Conference. 15th annual International Conference on Education and New Learning Technologies, 2023.
    Publicado • 10.21125/edulearn.2023.0448
  5. Andreia Hall; Sónia Pais. "THE USE OF DIVERSIFIED ACTIVE LEARNING METHODOLOGIES IN MATHEMATICS CLASSES – A CASE STUDY WITH PRE-SERVICE TEACHERS". 2023.
    10.21125/edulearn.2023.0409
  6. Sónia Pais; Susana Bernardino; Ana Pires. "PEDAGOGY IN DIGITAL AGE AFTER THE COVID-19 PANDEMIC – A CASE STUDY WITH UNDERGRADUATE LIFE SCIENCE STUDENTS". 2023.
    10.21125/edulearn.2023.0255
  7. Helena Ambrósio; Andreia Hall; Sónia Pais. "TAKING SCHOOL OUTDOORS: MATHEMATICAL TRAILS AS A TEACHING RESOURCE". 2023.
    10.21125/edulearn.2023.0399
  8. Pais, Sonia; Sousa, Ana; Pires, Ana. "Using an escape room activity to enhance the motivation of undergraduate life science students in mathematics classes: A case study". 2023.
  9. Sousa, Ana Elisa; Pais, Sónia. "GAMIFICATION IN EDUCATION: THE USE OF THE ESCAPE ROOM AS A LEARNING STRATEGY". Sevilha, 2022.
    Publicado • 10.21125/iceri.2022.2316
  10. Sousa, Ana Elisa; Pais, Sónia. "USE OF ICT IN THE CLASSROOM: A CASE STUDY WITH STUDENTS OF VOCATIONAL COURSES FROM FOUR PORTUGUESE SCHOOLS". Trabalho apresentado em 15th International Conference of Education, Research and Innovation, 2022.
    10.21125/iceri.2022.2315
  11. Sousa, Ana Elisa; Pais, Sónia. "USE OF TECHNOLOGIES IN HIGHER EDUCATION: THE CASE OF TOURISM COURSES". Trabalho apresentado em 14th annual International Conference on Education and New Learning Technologies, Palma de Maiorca, 2022.
    Publicado • 10.21125/edulearn.2022.0106
  12. Sónia Pais; Laura Chagas; Ana Luisa Pires. "TOURISM FACULTY PERCEPTIONS TOWARDS ONLINE TEACHING DURING ERT". 2022.
    10.21125/edulearn.2022.0537
  13. Sónia Pais; Andreia Hall; Ana Elisa Sousa. "THE USE OF DIGITAL TECHNOLOGIES IN THE TEACHING OF MATHEMATICS DURING THE COVID19 PANDEMIC – A CASE STUDY WITH UNDERGRADUATE TOURISM STUDENTS". 2022.
    10.21125/edulearn.2022.0198
  14. Andreia Hall; Sónia Pais. "USING AN ARTISTIC APPROACH TO THE TEACHING OF SOLID GEOMETRY IN A PROFESSIONAL DEVELOPMENT COURSE FOR MATHEMATICS TEACHERS". 2022.
    10.21125/edulearn.2022.0017
  15. Pais, Sónia; Sousa, Ana E.. "Tourism students' experience of emergency remote teaching due to COVID-19 pandemic". 2022.
  16. Pires, Ana; Pais, Sónia; Chagas, Laura. "Emergency remote teaching and the adoption of digital technologies in higher education: The case of a Portuguese tourism faculty". 2022.
  17. Chagas, Laura; Pires, Ana; Sónia I V M Pais. "ASSESSING STUDENTS¿ ENGAGEMENT LEVELS DURING LOCKDOWN: A SURVEY IN TOURISM DEGREES". 2021.
    10.21125/edulearn.2021.2287
  18. Sousa, Ana Elisa; Pais, Sónia; Viana, Ana Sofia. "The role of social networks in the choice and reservation of the hotel establishment". 2021.
  19. Sousa, Ana Elisa; Pais, Sónia; Viana, Ana Sofia. "The perception of tourists regarding the use of social networks to choose and book a hotel". 2021.
  20. Pais, Sónia; Hall, Andreia; Pais, S.; Hall, A.. "Using Kahoot! to enhance the motivation of undergraduate students of tourism in mathematics classes: A case study". 2021.
    10.34190/GBL.21.142
  21. Pires, Ana; Pais, Sónia; Chagas, Laura. "STUDENT RECEPTIVENESS TO KAHOOT! IN HIGHER EDUCATION". 2019.
    10.21125/inted.2019.1743
  22. Chagas, Laura; Pires, Ana; Pais, Sónia. "KAHOOT! AND SOCRATIVE IN HIGHER EDUCATION: A COMPARATIVE STUDY". 2019.
    10.21125/inted.2019.1766
  23. Hall, Andreia; Pais, Sónia. "Mathematical magic in undergraduate mathematical classes for pre-service teachers". 2019.
    10.21125/inted.2019.0778
  24. Hall, Andreia; Brás, Isabel; Pais, Sónia. "Using an artistic approach to the teaching of non-Euclidean geometry in a professional development course for mathematics teachers". 2019.
    10.21125/inted.2019.0775
  25. Hall, Andreia; Almeida, Paulo; Vettori, Paolo; País, Sónia. "Mathematical Circus clown tricks". 2019.
  26. Hall, Andreia; Brás, Isabel; Pais, Sónia. "Interlacing mathematics and art: hands-on non-Euclidean geometry". 2019.
  27. Pais, Sónia; Pires, Ana; Chagas, Laura. "ENHANCING STUDENT MOTIVATION WITH KAHOOT! - A CASE STUDY IN ENGLISH AND MATHEMATICS". 2018.
    10.21125/edulearn.2018.1328
  28. Hall, Andreia; Pais, Sónia. "The Mathematical Circus Project". 2018.
  29. Pais, S.; Cabrita, Isabel. "A plataforma PmatE e o desenvolvimento da Autonomia em Matemática ¿ um estudo de caso". Trabalho apresentado em VI Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação, 2017.
    Publicado
  30. Pais, Sónia; Cabrita, Isabel; Anjo, António. "A plataforma PmatE e o desenvolvimento da autonomia em matemática". 2015.
  31. Pais, Sónia; Cabrita, Isabel. "Autonomia e tecnologias: duas faces da mesma moeda à luz de bolonha". 2013.
  32. Pais, Sónia; Cabrita, Isabel; Anjo, Batel. "A case study with PMatE in the learning of mathematical subjects at university level". 2010.
  33. Pais, Sónia; Cabrita, Isabel; Anjo, António José Batel. "Learning and teaching in higher education: a study with Science Food Engineering students". 2010.
  34. Pais, S.; Cabrita, I.; Anjo, A.B.. "A case study with PmatE in the learning of mathematical subjects at University level". 2010.
Artigo em jornal
  1. Pais, Sónia. "A Matemática "escondida" sob os nossos pés", Diário de Leiria, 2022
Artigo em revista
  1. Sónia Pais; Andreia Hall. "When Games get in the way: Gamification Approach for Teaching Maths – A Case Study With Undergraduate Tourism Students". European Conference on Games Based Learning (2024): https://doi.org/10.34190/ecgbl.18.1.2649.
    10.34190/ecgbl.18.1.2649
  2. Andreia Hall; Sónia Pais; Paola Morando; Maria Luisa Sonia Spreafico. "Fun and Functional: Using Non-Digital Games to Promote Maths Engagement in Pre-service Teachers". European Conference on Games Based Learning (2024): https://doi.org/10.34190/ecgbl.18.1.2675.
    10.34190/ecgbl.18.1.2675
  3. Pais, Sónia; de Sousa, Ana Elisa Carreta; Lopes, Maria Sofia . Autor correspondente: Pais, Sónia. "ENHANCING LEARNING AND MOTIVATION THROUGH DIGITAL ESCAPE ROOMS: A CASE STUDY OF FIRST-YEAR TOURISM STUDENTS". IADIS International Journal on WWW/Internet 22 1 (2024): 59-73. https://www.iadisportal.org/ijwi/papers/2024220105.pdf.
    Acesso aberto • Publicado
  4. Frade, Sílvia; Hall, Andreia; Pais, Sónia. "The mathematics that the sea conceals: connections for the teaching of mathematics". Education and New Developments 2 (2024): 125-129. http://hdl.handle.net/10773/42040.
  5. Pais, Sónia; Hall, Andreia; Sousa, Ana Elisa. "Exploring flipped classroom and continuous assessment: a case study involving generation Z undergraduate tourism students". Education and New Developments 2 (2024): 154-158. http://hdl.handle.net/10773/42041.
  6. Hall, Andreia; Pais, Sónia; Morando, Paola; Spreafico, Maria Luisa Sonia. "Serious fun with maths: games that engage and teach". Education and New Developments 2 (2024): 236-240. http://hdl.handle.net/10773/42042.
  7. Hall, Andreia; Breda, Ana; Carvalho, Paula; Pais, Sónia. "Unlocking creativity: knots and Sona drawings in mathematics teacher professional development". Education and New Developments 1 (2024): http://hdl.handle.net/10773/42039.
  8. Sónia Pais; Laura Chagas; Ana Pires. "GAME-BASED LEARNING IN HIGHER EDUCATION: A COMPARATIVE STUDY IN TOURISM DEGREES". Education and New Developments 2023 ¿ Volume 2 (2023): http://dx.doi.org/10.36315/2023v2end056.
    10.36315/2023v2end056
  9. de Sousa, Ana Elisa Carreta; Pais, Sónia; Viana, Ana Sofia. "O impacto da COVID-19 nos planos de viagem depois da pandemia". Journal of Tourism & Development 41 (2023): 453-469. https://doi.org/10.34624/rtd.v41i0.30699.
    https://doi.org/10.34624/rtd.v41i0.30699
  10. Machado, Daniel; Bastos, Nuno; Hall, Andreia; Pais, Sónia; Daniel Machado; Nuno Bastos; Andreia Hall; Sónia Pais. "Volume of geometric solids on the Desmos platform: a didactic experience in Cape Verde". European Journal of Science and Mathematics Education (2023): http://hdl.handle.net/10773/37288.
    10.30935/scimath/12788
  11. Pais, Sónia; Chagas, Laura; Pires, Ana. "Game-Based Learning in Higher Education: A Comparative Study In Tourism Degrees". (2023): http://hdl.handle.net/10400.8/9470.
    http://dx.doi.org/10.36315/2023v2end056
  12. Sousa, A. E.; Pais, S.; Viana, A. S. "The impact of COVID-19 on travel plans after the pandemic". Journal of Tourism & Development 41 (2022): 453-469.
    Publicado • 10.34624/rtd.v41i0.30699
  13. Santos, Vanda; Pais, Sónia; Hall, Andreia. "Mathematics classes for tourism undergraduate students and pre-service teachers with active methodologies using technologies". (2021): http://hdl.handle.net/10400.8/7182.
    10.1564/tme_v28.3.10
  14. Hall, Andreia; Pais, Sónia. "Using an interdisciplinary approach to the teaching of solid geometry in a professional development course for preschool and primary school teachers". (2021): http://hdl.handle.net/10400.8/7184.
    10.34624/id.v13i3.25584
  15. Sousa, Ana; Pais, Sónia. "Visual analysis of the projected image of destination: The case of the visitalgarve.pt website". (2021): http://hdl.handle.net/10400.8/7207.
  16. Pais, Sónia; Hall, Andreia. "Using mathematical magic to improve student’s motivation in mathematics classes". (2019): http://hdl.handle.net/10773/27175.
    10.34624/id.v11i1.5632
  17. Hall,Andreia; Pais, Sonia. "Learning and teaching symmetry by creating ceramic panels with Escher type tessellations". (2018): http://hdl.handle.net/10773/24080.
    https://doi.org/10.34624/id.v10i2.11311
  18. Barros, Victor F. A.; Costa, Antonio Pedro; de Godoi e Silva, Katia Alexandra; de Castro, Paulo Alexandre; Pais, Sonia. "METHODOLOGICAL APPROACH OF NETNOGRAPHY IN EDUCATION: ENCOURAGING DISTANCES BETWEEN TIME AND SPACE". Cadernos Educacao Tecnologia E Sociedade 10 1 (2017): I-VIII. http://gateway.webofknowledge.com/gateway/Gateway.cgi?GWVersion=2&SrcAuth=ORCID&SrcApp=OrcidOrg&DestLinkType=FullRecord&DestApp=WOS_CPL&KeyUT=WOS:000411522800001&KeyUID=WOS:000411522800001.
    10.14571/cets.v10.n1.i-viii
  19. Pais Sónia; Cabrita, Isabel; Anjo, António. "Does PMate help students to be more autonomous in the learning of mathematical subjects at university level?". (2014): http://hdl.handle.net/10773/18886.
  20. Pais, Sónia; Cabrita, Isabel; Anjo, António José Batel. "A plataforma PmatE e o desenvolvimento de apetências em Matemática". (2014): http://hdl.handle.net/10773/12022.
  21. Pais, Sónia; Anjo, António José Batel; Cabrita, Isabel. "The use of mathematics education project in the learning of mathematical subjects at university level". (2011): http://hdl.handle.net/10773/9417.
  22. Pinto, J.S.; Oliveira, M.P.; Anjo, A.B.; Pais, S.I.V.; Isidro, R.O.; Silva, M.H.. "TDmat-mathematics diagnosis evaluation test for engineering sciences students". International Journal of Mathematical Education in Science and Technology 38 3 (2007): 283-299. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-33947725811&partnerID=MN8TOARS.
    10.1080/00207390601035476
Capítulo de livro
  1. Ana Elisa Sousa; AnaRaquel Simões; Sónia Pais. "Benefits and Challenges of Using Virtual Reality (VR) and Augmented Reality (AR) in Hospitality, from the Students’ Perspective". 2025.
    10.1007/978-3-031-74751-9_17
  2. Elisa Sousa, Ana; Pais, Sónia; Sofia Viana, Ana. "Applications of Artificial Intelligence in Tourism and Hospitality: A Systematic Literature Review". In Management, Tourism and Smart Technologies, 291-302. Springer Nature Switzerland, 2024.
    Publicado • 10.1007/978-3-031-44131-8_29
  3. Pais, Sónia; Chagas, Laura; Oliveira Pires, Ana Luisa. "Online quizzes for content consolidation in higher education: A comparative study in tourism degrees". In Education Applications & Developments IX, 195-206. inScience Press, 2024.
    Publicado • 10.36315/2024eadix16
  4. Hall, Andreia; Alvelos, Helena; Sónia Pais. "Jogar e Aprender: à descoberta do potencial dos jogos não digitais no ensino da matemática". In Matemática com vida: diferentes olhares sobre dados e probabilidades, 61-67. Aveiro, Portugal: UA Editora, 2024.
    Publicado
  5. Nélia Antunes; Anabela Elias; Sónia Pais. "Servicescape as a Generator of Delight and Satisfaction: Repurchase Intentions in Sun & Sea Hotels". 2024.
    10.1007/978-3-031-74825-7_27
  6. Pais, Sónia; Ana Elisa Sousa; Oliveira Pires, Ana Luisa. Autor correspondente: Pais, Sónia. "Using an Escape Room Activity to Enhance the Motivation of Undergraduate Life Science Students in Mathematics Classes: A Case Study". In Proceedings of the 17th European Conference on Games Based Learning, 490-496. ACI, 2023.
    Publicado
  7. Pais, Sónia. Autor correspondente: Pais, Sónia. "Flipped Classroom Approach to Learning Statistics". In Projetos de Inovação Pedagógica - Skills4future: Innovative Practices, 217-224. Portugal: Instituto Politécnico de Leiria, 2023.
    Publicado
  8. Pais, Sónia; Ana Elisa Sousa. "Projeto de Inovação Pedagógica "Learning with the game IdeaChef"". In Projetos de Inovação Pedagógica - Skills4future: Innovative Practices, 249-254. Instituto Politécnico de Leiria, 2023.
    Publicado
  9. Viana, Ana Sofia; Pais, Sónia; Sousa, Ana Elisa; Schön, Michael. "Empregabilidade e ensino superior: o estudo de caso do mestrado em gestão e direção hoteleira: ESTM". Atena Editora, 2022.
    10.22533/at.ed.103222303
  10. Hall, Andreia; Pais,Sonia. "The Mathematical Circus Project". Tessellations Publishing, 2018.
  11. Hall, Andreia; Pais, Sonia. "Mathematical magic in the classroom". IATED, 2018.
    10.21125/inted.2018
  12. Magueta, D.; Costa, M.; Monteiro, M.; Pais, S.; Reis, C.. "DO PARENTS' EDUCATION LEVELS AFFECT THEIR CHILDREN'S SCHOOL PERFORMANCE?". 6277-6285. 2015.
  13. Pais, Sonia; Cabrita, Isabel; Anjo, Antonio Batel. "DOES PMATE HELP STUDENTS TO BE MORE AUTONOMOUS IN THE LEARNING OF MATHEMATICAL SUBJECTS AT UNIVERSITY LEVEL?". 1094-1102. 2014.
Livro
  1. Sousa, Ana Elisa; Viana, Ana Sofia; Pais, Sónia. Applications, advantages and disadvantages of artificial intelligence in tourism and hospitality. Eliva Press. 2023.
  2. Sousa, Ana Elisa; Pais, Sónia; Viana, Ana Sofia. Tourism and hospitality: Digital at your service. Eliva Press. 2022.
Tese / Dissertação
  1. Aquino, Sónia Isabel Vieira Mortágua Pais de. "O projeto PmatE e a aprendizagem da matemática no ensino superior". Doutoramento, 2013. http://hdl.handle.net/10773/10439.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2024/05/25 Play2Escape - a Digital Escape Room in Math Classes for Undergraduate Tourism Students - case study 8th Annual Workshop 2024 of the History of Mathematics and Mathematical Education Group
Grupo de História Matemática e Educação Matemática - CIDMA UA (Aveiro, Portugal)
2023/08 The use of digital technologies in the teaching of statistics after the Covid19 pandemic – a case study with undergraduate tourism students 6th International Conference on Econometrics and Statistics (EcoSta 2023)
Waseda University (Tokyo)
2023/06/16 PERCURSOS MATEMÁTICOS DIGITAIS EM LÍNGUA INGLESA Encontros Transdisciplinares de Ciência e Tecnologia: das Ideias aos Resultados
Politécnico de Leiria (Leiria, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2023/10 - 2024/11/27 Jogos Não Digitais: estratégia pedagógica no processo de ensino-aprendizagem dos números racionais no 2.º ciclo do ensino básico
Coorientador de Anabela Maria dos Reis Hilário
Mestrado em Matemática para Professores (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Matemática, Portugal
2022/10 - 2024/11/27 O recurso a Escape Rooms educativos no processo de ensino-aprendizagem da matemática
Orientador de Irene Araújo
Mestrado em Matemática Para Professores (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Matemática, Portugal
2022 - 2023/12/15 A influência do servicescape na satisfação, deleite e recompra em Hotelaria: Estudo de casos de hotéis de Sol e Mar
Coorientador de Nélia Henriques Antunes
Gestão e Direcção Hoteleira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar de Peniche, Portugal
2023/10 - 2023/12 O recurso ao Escape Room educativo no processo de ensino-aprendizagem do Teorema de Pitágoras
Coorientador de Paula Cristina Rodrigues Gonçalves
Mestrado em Matemática para Professores (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Matemática, Portugal
2022/09 - 2023/10/12 A Matemática e o Mar: conexões para o ensino da matemática no 3º ciclo do Ensino Básico
Coorientador de Sílvia Catarina de Sousa Frade
Mestrado em Matemática Para Professores (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Matemática, Portugal
2021/09 - 2022/07 Percursos matemáticos na região de Leiria
Coorientador de Helena Maria da Cruz Ambrósio
Mestrado em Matemática Para Professores (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Matemática, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2024/11/29 - 2024/11/29 Organização da aula aberta "Turismo Inteligente: A Matemática e a IA por trás das viagens personalizadas”. Orador convidado: Professor Doutor Nuno Bastos, professor adjunto do Instituto Politécnico de Viseu. (2024/11/29 - 2024/11/29)
Outro (Coorganizador)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar de Peniche, Portugal
2024/03/14 - 2024/03/14 Organização de evento no âmbito da celebração do Dia Internacional da Matemática (DIM), com a transmissão online a partir da Universidade de Aveiro da conferência "Podemos Acreditar na Estatística", proferida pelo Professor Doutor José Paulo Viana e coma conferência onsite "Turismo Matemático - percurso matemático na cidade de Leiria" proferida pela Professora Helena Ambrósio, do agrupamento de escolas de Vieira de Leiria. (2024/03/14 - 2024/03/14)
Conferência (Coorganizador)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar de Peniche, Portugal
2024/03/05 - 2024/03/05 Organização da aula aberta "A importância da informação nos processos de tomada de decisão em turismo”. Orador convidado: Professor Doutor Carlos Costa – Editor da Revista Turismo & Desenvolvimento e Diretor técnico-científico idtour-unique solutions. (2024/03/05 - 2024/03/05)
Outro (Coorganizador)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar de Peniche, Portugal
2023/04/18 - 2023/04/18 Organização da Aula Aberta - Estatísticas Aplicadas ao Turismo. Orador convidado: Fátima Moreira, - Senior Statistician no Instituto Nacional de Estatística (2023/04/18 - 2023/04/18)
Outro (Coorganizador)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar de Peniche, Portugal
2023/03/14 - 2023/03/14 Organização da Aula Aberta - Strategies for handling unexpected events in the tourism industry. Orador convidado: Reynolds Wallace. (2023/03/14 - 2023/03/14)
Outro (Coorganizador)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar de Peniche, Portugal
2023/03/14 - 2023/03/14 Organização da Aula Aberta - Tools for improving cross cultural relationships in the tourism industry. Orador convidado: Reynolds Wallace. (2023/03/14 - 2023/03/14)
Outro (Coorganizador)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar de Peniche, Portugal
2023/03/08 - 2023/03/08 Dinamização do workshop "O recurso ao Escape Room educativo digital como estratégia pedagógica". (2023 - 2023)
Oficina (workshop) (Outra)
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2022/04/28 - 2022/04/28 Organização da Aula Aberta - Software de análise de dados qualitativos e visualização de dados - uma explanação prática no WebQDA. Orador convidado: Luiz Rafael Andrade. (2022/04/28 - 2022/04/28)
Outro (Presidente da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2021/11/19 - 2021/11/19 Organização da Aula aberta - Software de análise de dados qualitativos & visualizaçáo de dados: o caso do WebQDA. Orador convidado: Luiz Rafael Andrade. (2021/11/19 - 2021/11/19)
Outro (Coorganizador)
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2017/10/20 - 2017/10/20 Organizaçáo da Palestra "Divulgação de Software Educacional Dinâmico para uma Aprendizagem Interativa em Matemática no Ensino Superior". Oradora convidada: Professor Doutora Ana C. Conceição, professora auxiliar da faculdade de ciências e tecnologia da Universidade do Algarve. (2017/10/20 - 2017/10/20)
Seminário (Coorganizador)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar de Peniche, Portugal
2008/12/10 - 2008/12/10 Organização da conferência "A matemática nas ciências biológicas”. Oradores convidados: Professor Doutor Alberto Murta (IPMAR) com a palestra "Quantos peixes há no mar? A matemática aplicada à contagem de carapaus" e Professor Doutor Henrique Cabral (Instituto de Oceanografia) com a palestra "Análise de Dados no Domínio da Ecologia Marinha" (2008/12/10 - 2008/12/10)
Conferência (Coorganizador)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar de Peniche, Portugal
2005/11/02 - 2005/11/02 Organização da conferência Passagem de Modelos (Matemáticos). Orador convidado: Professor Doutor António José Batel Anjo, Departamento de Matemática da Universidade de Aveiro. (2005/11/02 - 2005/11/02)
Conferência (Coorganizador)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar de Peniche, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2024/10 - 2024/10 Dinamização do workshop: Descobrir a Matemática através do Mar no encontro para Professores de Matemática: Encontro Matemática Com Vida: Diferentes olhares sobre a cultura.
Encontro
Encontro Matemática Com Vida: Diferentes olhares sobre a cultura
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
2023/09/11 - 2023/09/11 Workshop Innovative Practices - skilld4future, com a apresentação do projeto de inovação pedagógica "Flipped Classroom Approach to Learning Statistics", promovido pela Unidade de Ensino à Distância do Politécnico de Leiria
Oficina (workshop)
Innovative Practices - skilld4future
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2023/09 - 2023/09 Dinamização do Workshop: Jogar e Aprender: à descoberta do potencial dos jogos não digitais no ensino da matemática no Encontro para Professores de Matemática - Matemática Com Vida: Diferentes olhares sobre Dados e Probabilidades
Encontro
Matemática Com Vida – Diferentes olhares sobre a Cultura
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2024/06/19 A Indústria de Cruzeiros: Fatores que determinam o segmento de luxo e ultraluxo no setor
Arguente
Ana Maria Carvalho Pedroso de Lima (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar de Peniche, Portugal
2023/11/30 Casa Doze: an assessment of the feasibility of opening a holistic tourism space in Mafra
Presidente do júri
João Artur Lopes Reis (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar de Peniche, Portugal
2023/11/06 Erros e dificuldade em Estatística na disciplina de MACS
Arguente principal
Maria do Carmo Joaquim Luís (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Matemática, Portugal
2023/06/14 Relatório de estágio Hard Rock Hotel Amsterdam American “Branding interno – análise das práticas utilizadas no Hard Rock Hotel Amsterdam American”
Arguente
Enzo Pelegrini (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar de Peniche, Portugal
2023/05/25 Quantification of tour operators’ sustainable actions: a literature review and case study of an American tour operator
Presidente do júri
Olivia Marie Fuller (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar de Peniche, Portugal
2022/12/20 Questões Fundamentais no Ensino de OTD - 2. Ciclo do Ensino Básico
Arguente principal
Ada Martins da Silva (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Matemática, Portugal
2022/12/05 Aplicação de Ferramentas de Marketing Digital nas Empresas Turísticas
Arguente
Rafael Carreira Coelho (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar de Peniche, Portugal
2022/07/15 Plano de negócios : o bosque Nature Glamping Resort
Arguente
Fátima Bento dos Reis (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar de Peniche, Portugal
2021/07/07 Volumes de Sólidos Geométricos - aprendizagens ativas com recurso a ferramentas digitais
Arguente principal
Daniel Joaquim Carvalho Machado (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2021/01/15 Relatório de estágio no Vitória Hotel Fátima “Qualidade do serviço – implementação de um Manual de Acolhimento e Procedimentos”
Arguente
Catarina Isabel Alves Marques (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar de Peniche, Portugal
2015/11/11 Isometrias – Uma abordagem interdisciplinar no 8º ano de escolaridade
Arguente principal
MARIA ELISABETE GOMES DE OLIVEIRA AMARAL (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2014/02/18 A aprendizagem da matemática no ensino superior: impacte da plataforma "m@t-educar com sucesso"
Arguente principal
Isabel Maria Torres Magalhães Vieira De Araújo (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2023 - Atual ICMTT'24 Cusco, Peru
2022/05/18 - Atual ICMTT´23 Colombia
2024 - 2024/11 ITC´24 Cabo Verde
2024 - 2024/10 ECGBL 2024: 18th European Conference on Games Based Learning 2024 Aarhus, Denmark
2023 - 2023/11 ITC'23 Bragança, Portugal
2023 - 2023/10 17th European Conference on Games Based Learning, ECGBL 2023 Enschede, Netherlands
2023 - 2023/10 ECGBL 2023 : 17th European Conference on Games Based Learning Enschede, Netherlands
2020 - 2020/10 ITC´20 Virtual
2019 - 2019/11 ITC'19 Funchal, Madeira, Portugal
2016 - 2016 5º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa Porto, Portugal
2015 - 2015 4º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa Aracaju, Brasil
2014 - 2014 I Congresso Internacional de Interdisciplinaridade em Educação e II Conferência de Formação de Professores Catalão, Estado de Goiás, Brasil
2014 - 2014 3º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa Porto

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2025/01 - Atual International Journal of Mathematical Education in Science and Technology (0020-739X) Taylor & Francis
2023 - Atual International Journal of Mathematics and Mathematical Sciences (0161-1712) Hindawi Publishing Corporation
2023 - Atual Athens Journal of Education (2241-7958) Education Unit of ATINER
2023 - Atual Pedagogical Research (2468-4929)
2023 - Atual Education Applications & Developments IX inSciencePress
2017 - Atual Cadernos Educação Tecnologia e Ciência
2023 - 2023/07 Online Journal Indagatio Didactica (1647-3582) Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF/UA)
2020 - 2020 Scripta-Ingenia (2183-6000))
2013 - 2013 European Journal of Tourism, Hospitality and Recreation (2182-4924)

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2023/10/18 - Atual Membro da comissão científico-pedagógica da Licenciatura em Gestão de Restauração e Catering.
Membro
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2023/07 - Atual Membro do comité científico da European Conference on Games Based Learning, ECGBL.
Membro
2023/04/14 - Atual Membro do conselho editorial do American Journal of Education and Information Technology
Membro
2020 - Atual Membro da comissão científico-pedagógica do Tesp em Gestão Hoteleira e Alojamento.
Membro
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2019/03/26 - Atual Membro do Conselho Pedagógico da ESTM, do Politécnico de Leiria.
Membro
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2023 - 2024/05/11 Membro da comissão científica do ICMTT'24.
Membro
2023 - 2023/11/25 Membro da comissão científica do ITC'23.
Membro
2023/04 - 2023/07 Membro da Comissão Científica da edição de julho de 2023 do Online Journal Idagatio Didactica.
Membro
2022 - 2023/05/06 Membro da comissão científica do ICMTT'23.
Membro
2017/03/22 - 2021/03 Membro do Conselho Tecnico Cientifico da ESTM - Politécnico de Leiria, exercendo funções de Secretário do orgão e sendo, também, membro da comissão permanente.
Outro
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2020 - 2020/10 Membro da comissão científica do ITC´20.
Membro
2019 - 2019/11/07 Membro da comissão científica do ITC'19
Membro
2017/10 - 2018/05 Membro do Conselho Pedagógico da ESTM do Politécnico de Leiria.
Membro
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2016 - 2016 Membro da Comissão Científica do 5º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa
Membro
2015 - 2015 Membro da Comissão Científica do 4º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa
Membro
2014 - 2014/11/28 Membro da comissão científica do I Congresso Internacional de Interdisciplinaridade em Educação e II Conferência de Formação de Professores.
Membro
2014 - 2014/07/16 Membro da comissão científica do 3º congresso ibero-americano em investigação qualitativa.
Membro
2005 - 2006/04 Membro da comissão científica de VII Encontro de Professores - Aprendizagem Formal e Informal
Membro
2001 - 2005 Membro da comissão de horários, na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar de Peniche - Instituto Politécnico de Leiria
Membro
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2020 - Atual Júri das provas de avaliação de conhecimentos do concurso especial de Acesso ao Ensino Superior (Profissional e Artístico) Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2019/09 - 2019/10 Projeto de Doutoramento a ser apresentado em Prova Pública de Qualificação do Programa Doutoral em Educação. Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
2013 - 2014 membro do Júri das Provas de Matemática e Matemática aplicada às Ciências Sociais do Concurso M23 - Instituto Politécnico de Leiria Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
Distinções

Prémio

2022 Projeto de Inovação Pedagógica - You can escape from the room, but not from Knowledge
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2022 Projeto de Inovação Pedagógica - Learn with the game ideaChef
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2011 Best Paper Award by Portuguese Authors
Instituto Politécnico de Leiria Centro de Investigação Aplicada em Turismo, Portugal