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É Doutor em História e Políticas da Educação Brasileira. Cursou Mestrado em Educação e Especialização em Administração com ênfase na Gestão da Qualidade. Tem pós-graduação Lato Sensu em Metodologia do Ensino Superior e também em Metodologia do Conhecimento e do Trabalho Científico. É Bacharel em Tecnologia e Licenciado em Sociologia e Pedagogia. É pesquisador líder do Grupo Diverge ? Direito, Diversidade Sexual e Relações de gênero e do Grupo DED ? Direito, Educação e Democracia. Integra o grupo de editores da Revista de Direito Administrativo e Infraestrutura e International Journal of Digital Law. Possui mais de 60 publicações do tipo organização de livro, capítulo de livro, artigos em periódicos científicos e trabalhos em anais de eventos. Participou em mais de 300 bancas de exame de doutorado, mestrado, qualificação, especialização, graduação, concursos e processos seletivos. Orientou ou coorientou mais de 80 trabalhos do tipo: dissertação, monografias de graduação e pós-graduação, iniciação científica e iniciação à docência - monitoria didática. Organizou mais de 30 eventos acadêmicos. No âmbito internacional realizou publicação ou participou de eventos nas seguintes universidades: Universidad Tecnológica Nacional e Universidad Nacional de Rosário, na Argentina; Universidad de Santiago, no Chile; Universidade Católica Portuguesa, Universidade de Lisboa e Universidade de Évora, em Portugal; Universidad Pablo de Olavide, Universidad de Sevilla, Universidad Carlos III, Universidad de Salamanca, Universidad de Barcelona, Universidad da Coruña e Universidad Complutense, na Espanha; Università Bocconi, Libera Università Mediterranea Jean Monet, Università del Salento e Università degli Studi di Palermo, na Itália; New York University, nos Estados Unidos; e University of Oxford, no Reino Unido. Atua há mais de 15 anos como docente em cursos de graduação e pós-graduação nas áreas das Ciências Humanas e Ciências Sociais Aplicadas. É especializado em metodologia e elaboração de projetos de pesquisa. Atua como consultor para execução de trabalhos científicos e ingresso em programas de pós-graduação, bem como assessor para realização de pesquisas técnicas-acadêmicas. É, ainda, inscrito no MEC/BASis como avaliador de cursos de graduação, programas de ensino, e instituições educacionais. Suas publicações podem ser acessadas no Orcid iD, Academia.edu, ResearchGate, SSRN, Web of Science ou no Google Scholar.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Alexandre Godoy Dotta

Identificadores de autor

Ciência ID
5419-0CB2-448B
ORCID iD
0000-0003-1781-1726
AuthenticusID
7351
Google Scholar ID
MX1S5FwAAAAJ&hl
Researcher Id
AAV-1331-2020
Scopus Author Id
57201310088

Endereços de correio eletrónico

  • alexandre.dotta@pucpr.br (Profissional)
  • alexandre@godoydotta.com (Profissional)

Telefones

Telemóvel
  • (55) 4191381973 (Pessoal)

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Direito - Direito
  • Ciências Sociais - Sociologia - Sociologia
  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
Formação
Grau Classificação
2012 - 2016
Concluído
Educação (Doctor of Philosophy)
Especialização em História e Políticas Educacionais
Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Brasil
"A Política de Avaliação da Qualidade da Educação Superior no Brasil" (TESE/DISSERTAÇÃO)
A
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2015/02/02 - 2020/06/04 Professor Associado (Docente Universitário) Centro Universitário Autônomo do Brasil, Brasil
Centro Universitário Autônomo do Brasil, Brasil
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2008/03 - 2010/02 POLÍTICA PÚBLICA DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL: A EFETIVIDADE DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NO ÂMBITO DO SINAES
24
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Alexandre Godoy Dotta (9525635); Maíra Silva Marques da Fonseca (10174680); Rafaela Sionek (10174683). "DIREITO E ACESSO À EDUCAÇÃO SUPERIOR: APONTAMENTOS PARA COMPREENDER O FENÔMENO DE TRANSPOSIÇÃO DA POPULAÇÃO FEMININA COMO MINORIA PARA MAIORIA MEDIANTE A CONSOLIDAÇÃO DAS MULHERES NO ÂMBITO DA GRADUAÇÃO, PÓS-GRADUAÇÃO MESTRADO E DOUTORADO - MULHERIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO NO BRASIL". 2021.
    10.6084/m9.figshare.13860062
  2. Alexandre Godoy Dotta (9525635). "A IMPORTÂNCIA DOS PROCESSOS AFETIVOS NA EDUCAÇÃO". 2021.
    10.6084/m9.figshare.13857275.v1
  3. DOTTA, Alexandre Godoy. "A educação como um bem público tutelado pelo Estado mediante as políticas públicas de avaliação da qualidade". 2008.
    10.6084/M9.FIGSHARE.13100279.V1
Artigo em revista
  1. Paola Fagundes Pase; Renata Dotta; Aguida Schultz; Alexandre Rodrigues Lucas; Barbara Stock; Gabriel Zanella; Gabriel Ignácio; Ângelo Brandelli Costa. "Relações de gênero no trabalho em saúde em um estabelecimento prisional feminino". (2022): https://hdl.handle.net/10923/21759.
  2. LARISSA TOMAZONI; Alexandre Godoy Dotta; DOTTA, Alexandre Godoy. "INCLUSÃO DA MULHER NO ESPAÇO EDUCACIONAL BRASILEIRO: aspectos históricos da trajetória feminina na educação superior". figshare (2021): https://figshare.com/articles/preprint/INCLUS_O_DA_MULHER_NO_ESPA_O_EDUCACIONAL_BRASILEIRO_aspectos_hist_ricos_da_trajet_ria_feminina_na_educa_o_superior/13199969/1.
    10.6084/M9.FIGSHARE.13199969.V3
  3. DOTTA, Alexandre Godoy. "The impact of the ZIKA Virus on the reproductive health of Brazilian women, environmental racism and the action for Direct Control of Unconstitutionality (ADI) No. 5581". evista Brasileira De Pesquisas Jurídicas (Brazilian Journal of Law Research), 1(2), 109-132. (2020): https://ojs.eduvaleavare.com.br/index.php/rbpj/article/view/12.
    10.51284/rbpj.01.godoydotta
  4. DOTTA, Alexandre Godoy. "Ensino Superior no Brasil: o Programa Universidade para Todos (PROUNI) de 2005 a 2012. Revista Mexicana Statum Rei Romanae de Derecho Administrativo.". figshare (2020): https://figshare.com/articles/preprint/Ensino_Superior_no_Brasil_o_Programa_Universidade_para_Todos_PROUNI_de_2005_a_2012_Revista_Mexicana_Statum_Rei_Romanae_de_Derecho_Administrativo_/13193567/1.
    10.6084/M9.FIGSHARE.13193567.V1
  5. Emerson Gabardo; Alexandre Godoy Dotta; Juan Gustavo Corvalán. "International Journal of Digital Law, Belo Horizonte, v. 1, n. 3, set./dez. 2020". (2020): https://zenodo.org/record/4394037.
    10.47975//digital.law.vol.1.n.3
  6. Dotta, Alexandre Godoy. "Revista Brasileira de Pesquisas Jurídicas, Avaré, v. 1 n. 1, jan./abr. 2020. ISSN 2675-8431". (2020): https://zenodo.org/record/4400414.
    10.51284/rbpj.v.1.n.1.jan./abr.2020
  7. DOTTA, Alexandre Godoy. "Vulnerability of Public Policies to the LGBT+ Community and Judializaction of Fundamental Rights Guaranteed by the Constitution of the Federative Republic of Brazil 1988". Available at SSRN 3737418 (2020):
    10.2139/ssrn.3737418
  8. Gabardo, Emerson; Dotta, Alexandre Godoy; Corvalán, Juan Gustavo. "International Journal of Digital Law, Belo Horizonte, v. 1, n. 2, maio/ago. 2020". (2020): https://zenodo.org/record/4394064.
    10.47975/digital.law.vol.1.n.2
  9. Gabardo, Emerson; Dotta, Alexandre Godoy; Corvalán, Juan Gustavo. "International Journal of Digital Law, Belo Horizonte, v. 1, n. 1, jan./abr. 2020". (2020): https://zenodo.org/record/4394219.
    10.47975/digital.law.vol.1.n.1
  10. DOTTA, Alexandre Godoy; DOTTA, Alexandre Godoy. "Anais do EVINCI". Zenodo (2019): https://zenodo.org/record/4400614.
    10.5281/ZENODO.4400614
  11. DOTTA, Alexandre Godoy. "Conjuntura Nacional: contribuições para as teses do Congresso Internacional LGBTI+". Unpublished (2019): http://rgdoi.net/10.13140/RG.2.2.35655.32160.
    10.13140/RG.2.2.35655.32160
  12. Ribeiro Tomazoni, Larissa; Dotta, Alexandre Godoy. "Vulnerabilidades Sociais Causadas Pela Epidemia Zika Vírus De 2015 No Brasil: Saúde Da Mulher, Racismo Ambiental E Ação Direta De Inconstitucionalidade N° 5.581 (Social Vulnerabilities Caused by Zika Virus Outbreak of 2015 in Brazil: Women's Health, Environmental Racism and Action of Unconstitutionality Nº. 5.581)". (2018): http://dx.doi.org/10.2139/ssrn.3286649.
    10.2139/ssrn.3286649
  13. Dotta, A.G.; Cabral, R.M.. "Minimum existential in the hermeneutics of the Brazilian jurisprudence referring to the public policies concerning the right to education,Mínimo existencial na hermenêutica da jurisprudência brasileira referente às políticas públicas relativas ao direito à educação". Revista de Estudos Constitucionais, Hermeneutica e Teoria do Direito 10 2 (2018): 138-149. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85057770353&partnerID=MN8TOARS.
    10.4013/rechtd.2018.102.05
  14. dotta, Alexandre. "Programas sociais, a exclusão social e a vedação ao retrocesso: direitos sociais no Brasil em crise". Revista do Direito 3 53 (2017): 2-22. https://online.unisc.br/seer/index.php/direito/article/view/9624.
    10.17058/rdunisc.v3i53.9624
  15. dotta, Alexandre. "La politica pubblica per la valutazione di qualità come il modo della valutazione dell'educazione come un bene pubblico". Revista Eurolatinoamericana De Derecho Administrativo (2017): https://bibliotecavirtual.unl.edu.ar/publicaciones/index.php/Redoeda/article/view/7117/11344.
    10.14409/rr.v4i2.7117
  16. Dotta, A.G.. "Public policies for the assessment of quality of the Brazilian higher education system". Revista de Investigacoes Constitucionais 3 3 (2016): 53-69. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85044278716&partnerID=MN8TOARS.
    10.5380/rinc.v3i3.49033
  17. Dotta, Alexandre Godoy; Neves, Ozias Paese. "HISTORY OF MASTER’S AND DOCTORAL DEGREE TRAINING FROM 1965-2013 IN BRAZIL: A MAP OF THE PUBLIC EDUCATION SERVICE IN THE POSTGRADUATE SYSTEM". (2015): http://eujournal.org/index.php/esj/article/view/6456.
    10.13140/rg.2.2.23701.55526
  18. Dotta, Alexandre Godoy. "A estrutura e o financiamento da pós-graduação no Brasil no contexto do desenvolvimento do serviço público de educação". (2014): http://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/78461.
    10.21056/aec.v14i56.100
  19. DOTTA, Alexandre Godoy. "A QUALIDADE DO ENSINO JURÍDICO NO BRASIL: O PROCESSO DE AVALIAÇÃO ENADE, EXAME DE ORDEM E O SELO OAB RECOMENDA". Cadernos da Escola de Direito da UniBrasil 1 20 (2014): 107-111.
    10.13140/RG.2.2.33138.73927
  20. Dotta, Alexandre Godoy. "The Structure and Financing of Postgraduation in Brazil in the Context of Development of the Public Service of Education". A&C - Revista de Direito Administrativo & Constitucional (2014): https://publons.com/publon/33361280/.
    10.14409/rr.v2i1.4628
  21. Dotta, Alexandre Godoy. "A estrutura e o financiamento da pós-graduação no Brasil no contexto do desenvolvimento do serviço público de educação". (2014): http://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/78461.
  22. Dotta, Alexandre Godoy; Gabardo, Emerson. "A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL: ASPECTOS HISTÓRICOS E REGULATÓRIOS DA POLÍTICA PÚBLICAS DE AVALIAÇÃO". (2013): https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/114814.
    10.13140/RG.2.2.10279.78246
  23. DOTTA, Alexandre Godoy. "Levantamento tipo estado da arte do termo qualidade aplicado na área da educação: um estudo das investigações realizadas no âmbito da pós-graduação stricto sensu no Brasil entre o período de 1995 até 2011". Unpublished (2013): http://rgdoi.net/10.13140/RG.2.2.29783.29600.
    10.13140/RG.2.2.29783.29600
  24. DOTTA, Alexandre Godoy. "O processo de formação docente na educação superior a partir da reflexão dos paradigmas educacionais e sua influência na prática docente". Unpublished (2013): http://rgdoi.net/10.13140/RG.2.2.16361.52327.
    10.13140/RG.2.2.16361.52327
  25. Dotta, Alexandre Godoy; Gabardo, Emerson. "A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL: ASPECTOS HISTÓRICOS E REGULATÓRIOS DA POLÍTICA PÚBLICAS DE AVALIAÇÃO". (2013): https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/114814.
  26. DOTTA, Alexandre Godoy. "ENSAIO SOBRE OS PROBLEMAS METODOLÓGICOS E PRÁTICOS DO ENSINO DO DIREITO NA CONTEMPORANEIDADE". Unpublished (2011): http://rgdoi.net/10.13140/RG.2.2.34816.46086.
    10.13140/RG.2.2.34816.46086
  27. Alexandre Godoy Dotta. "Anais do I Seminário Ítalo-Brasileiro em Inovações Regulatórias em Direitos fundamentais, Desenvolvimento e Sustentabilidade". (2011): https://publons.com/publon/34276261/.
    10.13140/RG.2.2.21394.68805
  28. Alexandre Godoy Dotta. "O ESPAÇO DA AUTONOMIA (NÃO-INTERVENÇÃO) NO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO: UMA PERSPECTIVA HISTÓRICO- ECONÔMICA". (2011): https://publons.com/publon/34276257/.
    10.13140/RG.2.2.19716.96647
  29. Alexandre Godoy Dotta. "POLÍTICA PÚBLICA DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL: A EFETIVIDADE DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NO ÂMBITO DO SINAES". (2009): https://publons.com/publon/34276171/.
    10.13140/RG.2.2.35462.80963
  30. DOTTA, Alexandre Godoy. "O posicionamento dos integrantes da comissão própria de avaliação sobre o conceito de avaliação institucional". Unpublished (2009): http://rgdoi.net/10.13140/RG.2.2.28105.57440.
    10.13140/RG.2.2.28105.57440
Documento de trabalho
  1. DOTTA, Alexandre Godoy; Alexandre Godoy Dotta (9525635). 2020. "EL HISTÓRICO DEL DESARROLLO DE LA POLÍTICA PÚBLICA DE EDUCACIÓN AMBIENTAL EN BRASIL. In: Desarrollo y financiacón del postgrado en Brasil, Desarrollo y Derechos Fundamentales Económicos Hispanos Brasileñoen de la Facultad De Derecho de La Universidad Compultense de Madrid". https://figshare.com/articles/conference_contribution/EL_HIST_RICO_DEL_DESARROLLO_DE_LA_POL_TICA_P_BLICA_DE_EDUCACI_N_AMBIENTAL_EN_BRASIL_In_Desarrollo_y_financiac_n_del_postgrado_en_Brasil_Desarrollo_y_Derechos_Fundamentales_Econ_micos_Hispanos_Brasile_o.
    10.6084/M9.FIGSHARE.13193555.V1
Livro
  1. DOTTA, Alexandre Godoy. Direito, Diversidade Sexual e Relações de Gênero. Brasil: figshare. 2021.
    10.6084/m9.figshare.13720291.v1
  2. DOTTA, Alexandre Godoy. Direito Administrativo do Pós-Crise: Caderno dos resumos de comunicados científicos do XXXIV Congresso Brasileiro de Direito Administrativo. Curitiba: GRD, 2020. 177p. ISBN 978-65-992732-2-3. Brasil: figshare. 2020.
    10.6084/M9.FIGSHARE.13166720.V2
  3. DOTTA, Alexandre Godoy. O DIREITO À EDUCAÇÃO NO BRASIL E O SERVIÇO PÚBLICO ADEQUADO COMO GARANTIA FUNDAMENTAL DE SUA EFETIVAÇÃO, In: EFICIÊNCIA E ÉTICA NO DIREITO ADMINISTRATIVO. figshare. 2020.
    10.6084/M9.FIGSHARE.13107026.V1
  4. DOTTA, Alexandre Godoy. Avaliação da educação jurídica no Brasil - Questões de eficiência e de qualidade aplicadas ao processo pedagógico de formação do Bacharel em Direito In: Ensino Jurídico no Brasil: 190 anos de história e desafios. figshare. 2020.
    10.6084/M9.FIGSHARE.13099889.V3

Outros

Outra produção
  1. Review of "Inteligencia Artificial GPT-3, Pretoria y Oráculos Algorítmicos en el Derecho". 2020. Alexandre Dotta; Augusto Dal Pozzo.
    10.14322/publons.r9849777
  2. Review of "Freedom between law and justice". 2020. Alexandre Dotta.
    10.14322/publons.r9310374
  3. Review of "Sistema Qualis: análise crítica da política de avaliação de periódicos científicos no Brasil". 2020. Alexandre Dotta.
    10.14322/publons.r9310240