Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Joana Rato
Nomes de citação
- Rato, Joana
- Rato, Joana R.
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 591B-2B12-04F7
- ORCID iD
- 0000-0002-7298-4892
- Scopus Author Id
- 54795716700
Endereços de correio eletrónico
- joana.rato@ics.lisboa.ucp.pt (Profissional)
- joana.rato@ucp.pt (Profissional)
Websites
- https://ciencia.ucp.pt/pt/persons/joana-rodrigues-rato (Profissional)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Psicologia - Psicologia Especial
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
- Ciências Médicas e da Saúde - Ciências da Saúde
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português (Idioma materno) | |||||
Inglês | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2014
Concluído
|
Ciências da Saúde - Neuropsicologia (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
"Competências Matemáticas Emergentes: Desempenho neuropsicológico de crianças em idade pré-escolar" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Summa cum laude |
2006
Concluído
|
Programa de Doctorado en Neuropsicología Clínica (DEA)
Universidad de Salamanca, Espanha
"Memoria auditivo-verbal y rendimiento académico en estudiantes de 12 a 14 años." (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Sobresaliente |
1998 - 2003
Concluído
|
Psicologia da Educação (Licenciatura)
Especialização em Psicologia da Educação e Orientação Vocacional
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
"Estudo correlacional entre as práticas parentais educativas e a indecisão vocacional em alunos do 12º ano de escolaridade." (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
16 |
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2023/03 - Atual | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade Católica Portuguesa Instituto de Ciências da Saúde, Portugal |
Universidade Católica Portuguesa, Portugal | ||
2015 - Atual | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Universidade Católica Portuguesa Instituto de Ciências da Saúde, Portugal |
Universidade Católica Portuguesa Instituto de Ciências da Saúde, Portugal | ||
2019 - 2022 | Professor Visitante (Docente Ensino Superior Politécnico) | Escola Superior de Saúde do Alcoitão, Portugal |
Escola Superior de Saúde do Alcoitão, Portugal | ||
2015 - 2016 | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade Europeia, Portugal |
2008 - 2014 | Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) | Universidade Atlântica Escola Superior de Saúde Atlântica, Portugal |
2004/10/01 - 2013/08/23 | Assistente (Docente Universitário) | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2016/02/01 - 2021 | Investigadora Post-Doc | Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação Interdisciplinar em Saúde, Portugal |
Universidade Católica Portuguesa Instituto de Ciências da Saúde, Portugal | ||
2006/10/01 - 2009/02/25 | Psicóloga da Educação no SAAP | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal |
2004/10/01 - 2009/02/25 | Formadora no Gabinete de Imagem e Formação - GIF, ULHT | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal |
2003/10/01 - 2004/08/30 | Psicóloga estagiária no SPO - Escola Sec. D. Filipa de Lencastre | Instituto do Emprego e Formação Profissional, Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2023/01 - Atual | The Contemporary Portuguese Sign Language Dictionary: From the App to the Classroom
2022.06596.PTDC
Co-Investigador Responsável (Co-IR)
Universidade Católica Portuguesa Instituto de Ciências da Saúde, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
2022/05 - 2024/01 | HOPE2BRAIN+
Projetos internos do CIIS
Bolseiro de Investigação
Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação Interdisciplinar em Saúde, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
2016/02/01 - 2021 | Mind, Brain and Education: A school-university partnership.
FCT SFRH/BPD/109234/2015
Bolseiro de Pós-Doutoramento
Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação Interdisciplinar em Saúde, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2009/03 - 2013/08 | Emergent math skills: neuropsychological performance in preschool - aged children.
SFRH/BD/46767/2008
Bolseiro de Doutoramento
Universidade Católica Portuguesa Instituto de Ciências da Saúde, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P.
Concluído
|
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2020/09/01 - 2023 | Brincar em Cascais - Academia Gulbenkian do Conhecimento
Bolseiro de Investigação
Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação Interdisciplinar em Saúde, Portugal
|
Fundação Calouste Gulbenkian
Concluído
|
2019 - 2021 | Equipa Multidisciplinar de Apoio Educativo do Município de Oeiras
Desenvolvimento técnico
Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação Interdisciplinar em Saúde, Portugal
|
Concluído
|
2016 - 2020 | Desenvolvimento das representações de quantidade no pré-escolar: Influência do método de aprendizagem.
Fundação D. Pedro IV
Investigador
Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação Interdisciplinar em Saúde, Portugal
|
Concluído
|
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2015 - 2016 | Identificação e Intervenção Precoce no Sentido de Número em Crianças do 1.º Ciclo na Ilha de São Miguel.
n.º 133/2015
Investigador
|
Governo dos Açores
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em boletim informativo |
|
Artigo em conferência |
|
Artigo em jornal |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Livro |
|
Recurso online |
|
Relatório |
|
Tese / Dissertação |
|
Tradução |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2024/02 | Jornadas de Inovação e Educação - Agrupamento de Escolas Dr. Manuel Laranjeira | Das Neurociências à sala de aula
Agrupamento de Escolas Dr. Manuel Laranjeira (Espinho, Portugal)
|
2024 | Seminário PISA “Construindo o Futuro: PISA e as perspetivas da investigação sobre a educação escolar e a Educação de Infância”_ “Mitos e evidências científicas sobre a qualidade das aprendizagens: para onde devemos caminhar.” |
Câmara Municipal Cascais
|
2023/10/28 | Seminário ASSP | Seminário da ASSP - Neurociências e Educação
Associação de Solidariedade Social dos Professores (Cascais, Portugal)
|
2022/03/25 | O ciclo de aprendizagem pela lente transdisciplinar (Mente, Cérebro e Educação). | DAR ASAS AO SABER. Diálogos Multi, Inter e Transdisciplinares.
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (Setubal, Portugal)
|
2022/03/19 | Crescer em tempos de COVID-19. | VI Simpósio de Neurociências CEB - Cognition, Emotion & Behavior.
Associação de Estudantes da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (Porto (zoom), Portugal)
|
2021/05/19 | Há mitos para todos os cérebros. | Pint of Science - Viseu
Pint of Science Viseu (Viseu, Portugal)
|
2021/03 | Profissões do Cérebro. "Brain Gain: À Descoberta das Neurociências” | Brain Gain. Semana Internacional do Cérebro.
Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
|
2021 | As funções executivas e a janela de oportunidade do cérebro pré-escolar. | XVII Encontro Internacional da APEI.
Associação de Profissionais de Educação de Infância (Cascais (zoom), Portugal)
|
2020 | Mente, Cérebro e Educação: Limites atuais, perspectivas para o futuro | Sinapses – Congresso Internacional de Educação Psicologia e Neurociências
CATL de São Pedro, Açores (Portugal)
|
2019/10 | O impacto da gaguez na vida das crianças: A perceção dos professores. | Congresso Nacional de Terapia da Fala e Educação - CNTFE 2019. Desafios conjuntos para o sucesso educativo.
Associação Portuguesa de Terapeutas da Fala (Cascais, Portugal)
|
2019 | Mente, Cérebro e Educação: da investigação à prática pedagógica | XVIII Encontro Nacional de Educação em Ciências
Faculdade de Ciências, Universidade do Porto (Coimbra, Portugal)
|
2019 | Evidências Científicas para o Ensino de Matemática e Ciências. | Seminário Internacional de Educação Básica: Gestão Pedagógica e os Resultados da Aprendizagem
Secretaria da Educação (Seduc) (Fortaleza, Brasil)
|
2019 | A mente, o cérebro e a educação. | I Congresso Internacional Qualidade De Vida, Cidadania E Saúde Mental E V Congresso De Educação Para A Saúde
Instituto Politécnico de Viseu (Viseu, Portugal)
|
2019 | Ansiedade Matemática, estás aí? | XXXV ProfMat — Encontro Nacional de Professores de Matemática
Associação Nacional de Professores de Matemática (Castelo Branco, Portugal)
|
2019 | Ensino e aprendizagem escolar: currículo, mitos e dados da investigação. | Escola de Verão da Sociedade Portuguesa de Matemática
Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM) (Lisboa, Portugal)
|
2019 | Processos de aprendizagem abordados na interligação de três áreas de estudo: as Neurociências, a Psicologia e as Ciências da Educação | Seminários para Diretores de escola (nível II) da DGE
Direção Geral da Educação
|
2019 | Como aprende o cérebro? | VII Encontro Nacional de Formadores
Associação Nacional da Formação e Ensino Profissional
|
2018/10 | Neurociência e educação: mitos e evidências. | Conferência no âmbito do Mês da Educação e Ciência 2018
Fundação Francisco Manuel dos Santos
|
2018/06 | Funcionamento executivo, temperamento e ansiedade na criança que gagueja |
Universidad de Granada. Universidade do Minho. (Setubal, Portugal)
|
2018 | Quando o cérebro do seu filho/aluno vai à escola | Seminário de Educação. Desafios para uma educação de futuro
Gabinete de Educação do Município de Tondela (Tondela)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023 - Atual | Comorbilidades, fatores de risco e perfis linguísticos e cognitivos das dificuldades de leitura de alunos no 2º e 4º anos
de escolaridade: Um estudo com rastreamento ocular
Orientador
|
Ciências da Cognição e da Linguagem (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa Instituto de Ciências da Saúde, Portugal
|
2021 - Atual | How far does the impact of otitis media (OM) go? Semantic-lexical performance and memory in Portuguese children from 3:00
to 5:11 years old.
Coorientador de Marta Santos (bolsa FCT)
|
Ciências da Cognição e da Linguagem (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa Instituto de Ciências da Saúde, Portugal
|
2020 - Atual | Relação entre tempo de ecrã, sono e contextos de aprendizagem no funcionamento executivo e desenvolvimento global de crianças
em idade pré-escolar.
Coorientador de Soraia Cristo
|
Ciências da Cognição e da Linguagem (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa Instituto de Ciências da Saúde, Portugal
|
2020 - Atual | Funções executivas em adolescentes: programa de treino e transferência de aprendizagem para o sucesso académico.
Coorientador de Jorgem Amorim (bolsa FCT)
|
Ciências da Cognição e da Linguagem (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação Interdisciplinar em Saúde, Portugal
|
2020 - Atual | Funções Executivas e Comportamentos Externalizantes: Instrumentos de Medida e Programas de Treino em Crianças Pré-escolares.
Orientador de Manuela Moringa
|
Ciências da Cognição e da Linguagem (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação Interdisciplinar em Saúde, Portugal
|
2020 - Atual | Relação entre o tempo de ecrã e o funcionamento executivo de crianças em idade pré-escolar de diferentes contextos de aprendizagem.
Coorientador de Cristina Barbosa
|
Psicologia Clinica (Mestrado)
Instituto Superior de Psicologia Aplicada Centro de Investigacao, Portugal
|
2016 - Atual | Meditação na Integração Social e Educacional da Criança
Coorientador de Vera da Silva Fernandes
|
Ciências da Cognição e da Linguagem (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa Instituto de Ciências da Saúde, Portugal
|
2022/09 - 2023/12 | Tempo de ecrã e funcionamento executivo de crianças entre 6-8 anos.
Orientador
|
Neuropsicologia (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Instituto de Ciências da Saúde, Portugal
|
2022/07 - 2023/12 | Autorregulação e Comportamentos de Risco em Jovens Adultos em Contexto de Pandemia por COVID-19
Coorientador
|
Neuropsicologia (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Instituto de Ciências da Saúde, Portugal
|
2022 - 2023 | Tempo de ecrã, qualidade do sono e atenção de adolescentes entre os 12 e os 18 anos
Orientador
|
Neuropsicologia (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Instituto de Ciências da Saúde, Portugal
|
2021 - 2022 | Relação entre a qualidade do sono e a pressão do tempo na tomada de decisão em adolescentes.
Coorientador
|
Neurociências Cognitivas e Comportamentais (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Instituto de Ciências da Saúde, Portugal
|
2020 - 2022 | Relação entre as práticas parentais e o funcionamento executivo de adolescentes.
Coorientador de Paulo da Silva
|
Mestrado em Psicologia Clínica (Mestrado)
Instituto Superior de Psicologia Aplicada Centro de Investigacao, Portugal
|
2020 - 2022 | Relação entre o tipo de ensino e o funcionamento executivo de crianças surdas entre os 5 e os 11 anos.
Coorientador de Claudia Cardoso
|
Mestrado em Língua Gestual Portuguesa e Educação de Surdos (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação Interdisciplinar em Saúde, Portugal
|
2021 - 2021 | Deitar cedo e cedo erguer faz o adolescente aprender? Relação entre qualidade do sono, horários escolares e desempenho da
memória.
Orientador
|
Neuropsicologia (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Instituto de Ciências da Saúde, Portugal
|
2020 - 2021 | Medidas de Avaliação Neuropsicológica das Funções Executivas em crianças do pré-escolar: Revisão Sistemática
Orientador de Jeni Colaço
|
Mestrado em Neuropsicologia (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Instituto de Ciências da Saúde, Portugal
|
2020 - 2021 | Impacto da meditação na atenção e na autorregulação em jovens: revisão sistemática da literatura
Orientador de Marília Falsetti
|
Mestrado em Neuropsicologia (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação Interdisciplinar em Saúde, Portugal
|
2020 - 2021 | Intervenções Baseadas no Mindfulness (MBI´s) na Atenção e Regulação Emocional de Crianças e Pré-adolescentes em Contexto Escolar:
Revisão Sistemática da Literatura
Orientador de Ana Silva
|
Mestrado em Neuropsicologia (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação Interdisciplinar em Saúde, Portugal
|
2020 - 2021 | Implicações da pandemia por COVID-19 no brincar e no funcionamento executivo de crianças dos 6 aos 12 anos
Orientador de Rafaela Nunes
|
Mestrado em Neuropsicologia (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Instituto de Ciências da Saúde, Portugal
|
2019 - 2021 | Funções executivas e conceitos de cardinalidade e ordinalidade em crianças do pré-escolar com diferentes metodologias de ensino
Orientador de Inês Montenegro
|
Mestrado em Neuropsicologia (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Instituto de Ciências da Saúde, Portugal
|
2019 - 2021 | Impacto das condições socioeconómicas no desenvolvimento do funcionamento executivo e na consciência fonológica em crianças
do pré-escolar.
Coorientador de Matilde Veiga
|
Mestrado em Neuropsicologia (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Instituto de Ciências da Saúde, Portugal
|
2017 - 2021 | Relação entre a música e a matemática: Desempenho de alunos do 9 º ano e a percepção da comunidade educativa sobre neuromitos
no ensino formal de música.
Coorientador de Susana Azevedo
|
Doutoramento em Ciências da Cognição e da Linguagem (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa Instituto de Ciências da Saúde, Portugal
|
2018 - 2020 | Efeitos do programa de Mindfulness / atenção plena - Mindfulschools - num grupo de crianças dos 5 aos 9 anos
Orientador de Maria Isabel Fernandes
|
Mestrado em Neuropsicologia (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação Interdisciplinar em Saúde, Portugal
|
2016 - 2020 | School age Portuguese children who stutter: socio - cognitive performance and the impact of stuttering on their quality of
life.
Orientador de Mónica Filipa Soares Rocha
|
Doutoramento em Ciêncis da Cognição e da Linguagem (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa Instituto de Ciências da Saúde, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2022/03/14 - 2022/03/20 | O Cérebro na Católica 2022 - Semana Internacional do Cérebro (2022/03/14 - 2022/03/18)
Exposição (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Universidade Católica Portuguesa Instituto de Ciências da Saúde, Portugal |
2021/10/12 - 2022 | FIC.A - Festival Internacional de Ciência 2021 e 2022. Presença na organização dos conteúdos (quizz, jogos e palestras) para
o stand da Iniciativa Educação. (2021/10/12 - 2022)
Exposição (Membro da Comissão Científica)
|
Iniciativa Educação, Portugal |
2021/03 - 2021/03 | O Cérebro na Católica 2021 - Semana Internacional do Cérebro (2021 - 2021)
Exposição (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Universidade Católica Portuguesa Instituto de Ciências da Saúde, Portugal |
2019/03/11 - 2019/03/11 | O Cérebro na Católica 2019 - Semana Internacional do Cérebro (2019 - 2019)
Simpósio
|
Universidade Católica Portuguesa Instituto de Ciências da Saúde, Portugal |
2019 - 2019 | Quando o cérebro vai à escola. (2019/03 - 2019/03)
Oficina (workshop) (Outra)
|
Centro Cultural de Belém, Portugal |
2018/12/12 - 2018/12/13 | 1º Encontro Internacional Mente, Cérebro e Educação. (2018/12/12 - 2018/12/13)
Encontro (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação Interdisciplinar em Saúde, Portugal |
2012 - 2012 | International Conferences on Neuropsychology (2012 - 2012)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade Católica Portuguesa Instituto de Ciências da Saúde, Portugal |
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2021/10 - 2022/10 | FIC.A - Festival Internacional de Ciência 2021 e 2022. Participação no Stand da Iniciativa Educação com quizz e jogos.
Festival
|
FIC.A - Festival Internacional de Ciência 2021 e 2022. Stand da Iniciativa Educação.
Iniciativa Educação, Portugal
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023/03/08 | Neurociência da aprendizagem: o papel do sono no desempenho escolar e os neuromitos entre educadores.
Arguente principal
|
Júlia Pessanha Barros (Doutoramento)
Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Brasil
|
2022/03 | Funções Executivas em crianças com tiques e síndrome de tourette
Arguente
|
Ângela Almeida (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Instituto de Ciências da Saúde, Portugal
|
2021 | Neurociência do brincar: Revisão scoping
Arguente
|
Cláudia Valente (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Instituto de Ciências da Saúde, Portugal
|
2021 | Superproteção parental e funcionamento executivo em crianças com perturbação do espectro do autismo e perturbação de hiperatividade
e défice de atenção
Arguente
|
Sandra Dias (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Instituto de Ciências da Saúde, Portugal
|
2021 | Influência da Memória de Trabalho na Aquisição de Competências Matemáticas em Crianças com Epilepsia de Ausências
Arguente
|
Filipa Merino (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Instituto de Ciências da Saúde, Portugal
|
2020 | Avaliação do vocabulário em crianças surdas: a construção e contributo da prova de avaliação lexical para alunos surdos
Arguente
|
Rita Leonardo Nunes (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Instituto de Ciências da Saúde, Portugal
|
2020 | Controlo inibitório, representação de magnitude e aquisição de competências matemáticas no pré-escolar
Arguente
|
Rita Cavaglià (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Instituto de Ciências da Saúde, Portugal
|
2019 | A relação entre medidas de controlo inibitório e a percepção das capacidades e dificuldades nas crianças portuguesas em idade
pré-escolar.
Arguente
|
Marta Santos Duarte (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Instituto de Ciências da Saúde, Portugal
|
2016/12 | Efeito da atividade física na função cognitiva, depressão e satisfação com a vida: um estudo em idosos de Salvador, Bahia,
Brasil
Arguente principal
|
Edivana Almeida Aguiar dos Santos (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2015 | O desenvolvimento das representações da magnitude de números fracionários.
Arguente principal
|
Teresa Bettencourt Espadinha (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2014/10 | Influências de um programa centrado no corpo/movimento no desempenho acadêmico de alunos com dificuldades de aprendizagem
em cálculo. Reflexões sobre neurociências, motricidade, e dificuldades de aprendizagem em escolares entre 7 a 12 anos
Arguente
|
Cleonice Fernandes (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2020 - 2020 | Frontiers in Psychology |
Consultoria / Parecer
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2021 - 2022 | FIC.A - Festival Internacional de Ciência 2021 e 2022. Consultoria no desenvolvimento de conteúdos (quizz e jogos) para a Iniciativa Educação | Iniciativa Educação, Portugal |
2016 - 2017 | Revisão científica do livro <Cá dentro. Guia para descobrir o cérebro> da Planeta Tangerina. ISBN: 9789898145819 |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2020/04 - Atual | Neurociências e Educação (EN Neuroscience and Education) | Mestrado em Língua Gestual Portuguesa e Educação para Surdos (Mestrado) | Universidade Católica Portuguesa Instituto de Ciências da Saúde, Portugal |
2020 - Atual | Ambiente, Cérebro e Aprendizagem | Mestrado em Lingua Gestual Portuguesa e Educação de Surdos (Mestrado) | Universidade Católica Portuguesa Instituto de Ciências da Saúde, Portugal |
2020 - Atual | Psicologia do Desenvolvimento | Mestrado em Enfermagem Pediátrica (Mestrado) | Universidade Católica Portuguesa Instituto de Ciências da Saúde, Portugal |
2020 - Atual | Supervisão Dissertação (EN Dissertation) | Neuropsychology (Mestrado) | Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação Interdisciplinar em Saúde, Portugal |
2020 - Atual | Neurociências Cognitivas (EN Cognitive Neuroscience) | Neuropsycology (Mestrado) | Universidade Católica Portuguesa Instituto de Ciências da Saúde, Portugal |
2019 - Atual | Formação Avançada em Tecnologias de Apoio para a Inclusão | (Outros) | Universidade Católica Portuguesa Instituto de Ciências da Saúde, Portugal |
2016 - Atual | Temas Aprofundados | Doutoramento em Ciências da Cognição e da Linguagem (Doutoramento) | Universidade Católica Portuguesa Instituto de Ciências da Saúde, Portugal |
2021 - 2021 | Seminário DGE para Diretores de escola "Processos de aprendizagem abordados na interligação de três áreas de estudo: as Neurociências, a Psicologia e as Ciências da Educação" | (Outros) | Governo da República Portuguesa, Portugal |
2020 - 2020 | Mente, Cérebro e Educação: da ciência à sala de aula | (Outros) | Ministério da Educação, Portugal |
2015 - 2016 | Perspetiva Contemporânea sobre a Aprendizagem | Pós-Graduação em Mente, Cérebro e Educação (Pós-doutoramento) | Universidade Católica Portuguesa Instituto de Ciências da Saúde, Portugal |
2015 - 2016 | Métodos de Investigação aplicados à Educação | Pós-Graduação em Mente, Cérebro e Educação (Pós-Graduação) | Universidade Católica Portuguesa Instituto de Ciências da Saúde, Portugal |
2015 - 2016 | Atenção, Memória e Funções Executivas | Pós-Graduação em Mente, Cérebro e Educação (Pós-Graduação) | Universidade Católica Portuguesa Instituto de Ciências da Saúde, Portugal |
Entrevista (jornal / revista)
Descrição da atividade | Jornal / Forum | |
---|---|---|
2023/09/23 | Os desafios do regresso às aulas | Jornal Dinheiro Vivo |
2023/09 | A CIÊNCIA E A NÃO-CIÊNCIA DA APRENDIZAGEM | NOESIS – Notícias da Educação. DGE |
2023/07/01 | Mentalidade de crescimento e importância do esforço na aprendizagem | Jornal Dinheiro Vivo |
2023/06/26 | Quem tem aulas mais cedo tem piores notas: devíamos começar mais tarde? | Público |
2023/03 | Três ciências para saber como se aprende? | |
2022/02/19 | Pais autoritários podem afectar desenvolvimento cerebral dos filhos | Público |
2021/02/17 | Adolescentes: os mestres da procrastinação académica | Diário de Noticias. |
2020/08/14 | Novo livro revela 5 mitos sobre o cérebro em que muita gente ainda acredita | NIT |
2020 | Homens e mulheres usam o cérebro de forma diferente? Os sustos criam gagos? Um neurologista e uma neuropsicóloga explicam. | MAGG |
2018/10/22 | Neuromitos | Jornal Público |
Entrevista / Programa (rádio / tv)
Programa | Tema | |
---|---|---|
2023/02/15 - Atual | Da capa à contracapa - Renascença | Qual a ligação entre mente, cérebro e educação? |
2021/09 - Atual | Esta manhã - TVI | Neuromitos |
2017/11/14 - 2027/11/14 | Faz Sentido - SIC Mulher | Quando o cérebro do seu filho vai à escola |
2022 - 2024 | TSF - Educar tem Ciência - Podcast ( 11 episódios) | Iniciativa Educação |
2023/06/30 - 2023/06/30 | Temos um problema com o uso excessivo de telemóveis pelas crianças? | Fórum TSF |
2023/03 - 2023/03 | Todas as Palavras, RTP3 | Mente, Cérebro e Educação |
2022/03/23 - 2022/03/23 | O que sabemos sobre o cérebro - Programa Sociedade Civil | O que sabemos sobre o cérebro - Programa Sociedade Civil |
2021 - 2021 | Rádio Observador – Nota 20 | Porque procrastinam os jovens? |
2020/10/06 - 2020/10/06 | Página 2 - RTP2 | Neuromitos |
2020/09 - 2020/09 | Casa Feliz - SIC | Neuromitos |
2020 - 2020 | Rádio Observador - Convidado Extra | Neuromitos |
2020 - 2020 | Muito barulho para nada - RTP2 | Neuromitos |
2020 - 2020 | Prova Oral - Antena 3 | Neuromitos |
2019/02/04 - 2019/02/04 | É a vida Alvim - Canal Q | Neuropsicologia do desporto |
2019 - 2019 | Podcast Quarenta e cinco graus | Mente, Cérebro e Educação |
2018/03/09 - 2018/03/09 | Prova Oral - Antena 3 | livro Quando o cérebro do seu filho vai à escola |
2018 - 2018 | Neurociências - Semana da Ciência - Entrevista Sociedade Civil RTP2 | Neurociências - Semana da Ciência |
Revisão ad hoc de artigos em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2021 - 2021 | International Journal of Language & Communication Disorders |
Distinções
Prémio
2015 | Prémio de Mérito - Fundação D. Pedro IV
Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação Interdisciplinar em Saúde, Portugal
|
Outra distinção
2013 | Alumni LA School (Latin- American School for Educational, Cognitive and Neural Sciences) |