???global.info.a_carregar???
Joana R. Rato, completed her Doctorate in Health Sciences in 2014 from the Universidade Católica Portuguesa - UCP (Portugal) and, in 2006, earned the DEA in the Doctorate Program in Clinical Neuropsychology from the Universidad de Salamanca (Spain). Since 2003, had a degree in Educational Psychology. She is currently an Assistant Professor at the Faculty of Health Sciences and Nursing and an integrated researcher at the Center for Interdisciplinary Research in Health at the UCP. Between articles, chapters, and books, JRR presents to date more than 30 production indicators. The total number of publications indexed in SCOPUS is thirteen (13), and in the last five (5) years ten (10) articles have been published. She co-supervised 2 doctoral theses in cognitive science and currently co-supervises 5 students (3 with FCT scholarships). She supervised 17 master's dissertations in neuropsychology and supervises 6 students. She received 1 award(s) and/or honors. She collaborates on funded projects with municipalities, schools, and has an extensive outreach activity with participations in the media, and makes podcasts and articles for the ED-ON science communication platform of the Iniciativa Educação.org. In its Ciência Vitae curriculum, the most frequent terms in the context of scientific production are: Neurosciences and Education; Neuromyths; Practice-based evidence; Neuropsychological assessment; Executive functions; Emerging math skills. Scientific Domain/Area: Health Sciences; Cognitive Neurosciences; Education. https://ciencia.ucp.pt/en/persons/joana-rodrigues-rato ------- PT ---- Joana Rato, concluiu o Doutoramento em Ciências da Saúde (especialidade em Neuropsicologia) em 2014 pela Universidade Católica Portuguesa, o DEA em Programa de Doctorado en Neuropsicología Clínica em 2006 pela Universidad de Salamanca e a Licenciatura em Psicologia da Educação em 2003 pela ULHT. É atualmente Professora Auxiliar no Instituto de Ciências da Saúde e Investigadora integrada no Centro de Investigação Interdisciplinar em Saúde da UCP. Entre artigos, capítulos e livros, JRR apresenta até à data mais de 30 indicadores de produção. O total de artigos com indexação no SCOPUS é de treze (13), sendo que nos últimos cinco (5) anos foram publicados dez (10) artigos. Coorientou duas teses de doutoramento e coorienta 4 alunos (3 com bolsa da FCT). Orientou 17 dissertações de mestrado e orienta cinco. Recebeu 1 prémio(s) e/ou homenagens. Colabora em projectos financiados com municípios, escolas e tem vasta atividade de divulgação com participação nos media e na plataforma de comunicação de ciência ED-ON da Iniciativa Educação. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica são: Neurociências e Educação; Neuromitos; Evidência baseada na prática; Avaliação neuropsicológica; Funções executivas; Competências matemáticas emergentes. Domínio/Área Científica: Ciências da Saúde; Neurociências cognitivas; Educação. https://ciencia.ucp.pt/en/persons/joana-rodrigues-rato
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Joana Rato

Nomes de citação

  • Rato, Joana
  • Rato, Joana R.

Identificadores de autor

Ciência ID
591B-2B12-04F7
ORCID iD
0000-0002-7298-4892
Scopus Author Id
54795716700

Endereços de correio eletrónico

  • joana.rato@ics.lisboa.ucp.pt (Profissional)
  • joana.rato@ucp.pt (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Psicologia - Psicologia Especial
  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
  • Ciências Médicas e da Saúde - Ciências da Saúde

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2)
Formação
Grau Classificação
2014
Concluído
Ciências da Saúde - Neuropsicologia (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
"Competências Matemáticas Emergentes: Desempenho neuropsicológico de crianças em idade pré-escolar" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Summa cum laude
2006
Concluído
Programa de Doctorado en Neuropsicología Clínica (DEA)
Universidad de Salamanca, Espanha
"Memoria auditivo-verbal y rendimiento académico en estudiantes de 12 a 14 años." (TESE/DISSERTAÇÃO)
Sobresaliente
1998 - 2003
Concluído
Psicologia da Educação (Licenciatura)
Especialização em Psicologia da Educação e Orientação Vocacional
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
"Estudo correlacional entre as práticas parentais educativas e a indecisão vocacional em alunos do 12º ano de escolaridade." (TESE/DISSERTAÇÃO)
16
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/03 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade Católica Portuguesa Instituto de Ciências da Saúde, Portugal
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2015 - Atual Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade Católica Portuguesa Instituto de Ciências da Saúde, Portugal
Universidade Católica Portuguesa Instituto de Ciências da Saúde, Portugal
2019 - 2022 Professor Visitante (Docente Ensino Superior Politécnico) Escola Superior de Saúde do Alcoitão, Portugal
Escola Superior de Saúde do Alcoitão, Portugal
2015 - 2016 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade Europeia, Portugal
2008 - 2014 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Universidade Atlântica Escola Superior de Saúde Atlântica, Portugal
2004/10/01 - 2013/08/23 Assistente (Docente Universitário) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2016/02/01 - 2021 Investigadora Post-Doc Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação Interdisciplinar em Saúde, Portugal
Universidade Católica Portuguesa Instituto de Ciências da Saúde, Portugal
2006/10/01 - 2009/02/25 Psicóloga da Educação no SAAP Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2004/10/01 - 2009/02/25 Formadora no Gabinete de Imagem e Formação - GIF, ULHT Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2003/10/01 - 2004/08/30 Psicóloga estagiária no SPO - Escola Sec. D. Filipa de Lencastre Instituto do Emprego e Formação Profissional, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2023/01 - Atual The Contemporary Portuguese Sign Language Dictionary: From the App to the Classroom
2022.06596.PTDC
Co-Investigador Responsável (Co-IR)
Universidade Católica Portuguesa Instituto de Ciências da Saúde, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2022/05 - 2024/01 HOPE2BRAIN+
Projetos internos do CIIS
Bolseiro de Investigação
Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação Interdisciplinar em Saúde, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2016/02/01 - 2021 Mind, Brain and Education: A school-university partnership.
FCT SFRH/BPD/109234/2015
Bolseiro de Pós-Doutoramento
Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação Interdisciplinar em Saúde, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2009/03 - 2013/08 Emergent math skills: neuropsychological performance in preschool - aged children.
SFRH/BD/46767/2008
Bolseiro de Doutoramento
Universidade Católica Portuguesa Instituto de Ciências da Saúde, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P.
Concluído

Projeto

Designação Financiadores
2020/09/01 - 2023 Brincar em Cascais - Academia Gulbenkian do Conhecimento
Bolseiro de Investigação
Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação Interdisciplinar em Saúde, Portugal
Fundação Calouste Gulbenkian
Concluído
2019 - 2021 Equipa Multidisciplinar de Apoio Educativo do Município de Oeiras
Desenvolvimento técnico
Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação Interdisciplinar em Saúde, Portugal
Concluído
2016 - 2020 Desenvolvimento das representações de quantidade no pré-escolar: Influência do método de aprendizagem.
Fundação D. Pedro IV
Investigador
Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação Interdisciplinar em Saúde, Portugal
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2015 - 2016 Identificação e Intervenção Precoce no Sentido de Número em Crianças do 1.º Ciclo na Ilha de São Miguel.
n.º 133/2015
Investigador
Governo dos Açores
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em boletim informativo
  1. Rato, Joana R.. "Estilos de aprendizagem ganham popularidade na escola, mas e o que diz a ciência?", https://www.iniciativaeducacao.org/pt/ed-on/ed-on-artigos/estilos-de-aprendizagem-ganham-popularidade-na-escola-mas-e-o-que-diz-a-ciencia, 2020
  2. Rato, Joana. "O que tira o sono aos adolescentes? O tempo biológico e o tempo social", Iniciativa Educação - Artigos ED-ON, 2020, https://www.iniciativaeducacao.org/pt/ed-on/ed-on-artigos/o-que-tira-o-sono-aos-adolescentes-o-tempo-biologico-e-o-tempo-social.
  3. Rato, Joana. "Aprenda primeiro, durma depois", Iniciativa Educação - Artigos ED-ON, 2020, https://www.iniciativaeducacao.org/pt/ed-on/ed-on-artigos/aprenda-primeiro-durma-depois.
  4. Rato, Joana. "Para o cérebro, aprender é inevitável", Iniciativa Educação - Artigos ED-ON, 2019, https://www.iniciativaeducacao.org/pt/ed-on/ed-on-artigos/para-o-cerebro-aprender-e-inevitavel.
  5. Rato, Joana. "Funções executivas - O ''para e pensa'' indispensável para aprender", Iniciativa Educação - Artigos ED-ON, 2019, https://www.iniciativaeducacao.org/pt/ed-on/ed-on-artigos/funcoes-executivas-o-para-e-pensa-indispensavel-para-aprender.
Artigo em conferência
  1. Rato, J.R.; Abreu, A.M.; Castro-Caldas, A.. "Achieving a successful relationship between Neuroscience and Education: The views of Portuguese teachers". 2011.
    10.1016/j.sbspro.2011.11.317
  2. Rato, Joana; Castro-Caldas, Alexandre. "Neurociências e educação: Realidade ou ficção?". Trabalho apresentado em VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, Braga, 2010.
    Publicado
Artigo em jornal
  1. Rato, Joana R.. "Mente, cérebro e educação: um campo transdisciplinar em expansão", Povos e Culturas, 2014, DOI https://doi.org/10.34632/povoseculturas.2014.8937.
    DOI https://doi.org/10.34632/povoseculturas.2014.8937
Artigo em revista
  1. Susana Azevedo; Alexandre Castro Caldas; Rato, Joana R.. "Neuromyths in music education : Is the presence of music-related misconceptions transversal into teachers, parents and students?". (2024):
    Em revisão • doi
  2. Rocha, Mónica; Rato, Joana; Yaruss, J.S.. "Teachers’ perceptions of the impact of stuttering on daily life of their students who stutter.". Revista Portuguesa de Educação (2022):
    Acesso aberto • No prelo • 10.21814/rpe.18383
  3. Rato, Joana R.; Jorge Amorim; Alexandre Castro Caldas. "Looking for the Brain Inside the Initial Teacher Training and Outreach Books in Portugal.". Frontiers in Psychology 13 737136 (2022): https://doi.org/10.3389/fpsyg.2022.737136.
    Publicado • 10.3389/fpsyg.2022.737136
  4. Filipa M. Rodrigues; Sebastian Shepherd; Joana R. Rato; Ana Mineiro; Ingela Holmström. "Unveiling teachers' beliefs on visual cognition and learning styles of deaf and hard of hearing students: A Portuguese-Swedish study". PLOS ONE (2022): https://doi.org/10.1371/journal.pone.0263216.
    Publicado • 10.1371/journal.pone.0263216
  5. Jorge Amorim; Joana Rato. "O mito do ensino por estilos de aprendizagem: qual a perceção de diferentes profissionais em contexto escolar?". revistamultidisciplinar.com 3 2 (2021): 41-47. https://doi.org/10.23882/NE2143.
    10.23882/NE2143
  6. Filipa Ribeiro; Rita Cavaglia; Joana R. Rato. "Sex differences in response inhibition in young children". Cognitive Development 58 (2021): 101047-101047. https://doi.org/10.1016/j.cogdev.2021.101047.
    10.1016/j.cogdev.2021.101047
  7. Susana Azevedo; Rato, Joana R.; Castro-Caldas, Alexandre. "Desempenho no Exame Final de Matemática de Jovens do Ensino Artístico Especializado de Música: O Tempo de Estudo ou o Tipo de Instrumento Faz Diferença?". Revista Portuguesa de Pedagogia (2021):
    Acesso aberto • Aceite para publicação • doi
  8. Azevedo, Susana; Rato, Joana; Caldas, Alexandre Castro. "Contributo da formação musical no desempenho académico e cognitivo de crianças e adolescentes". Revista Portuguesa de Educação 33 2 (2020): 116-135. http://dx.doi.org/10.21814/rpe.18506.
    Acesso aberto • 10.21814/rpe.18506
  9. Mónica Rocha; Joana R. Rato; J. Scott Yaruss. "The impact of stuttering on Portuguese school-age children as measured by the OASES-S". Speech, Language and Hearing (2020): https://doi.org/10.1080/2050571X.2020.1751427.
    10.1080/2050571X.2020.1751427
  10. Rocha, M.S.; Yaruss, J.S.; Rato, J.R.. "Temperament, Executive Functioning, and Anxiety in School-Age Children Who Stutter". Frontiers in Psychology 10 (2019): http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85073670820&partnerID=MN8TOARS.
    10.3389/fpsyg.2019.02244
  11. Rocha, M.; Yaruss, J.S.; Rato, J.R.. "Stuttering Impact: A Shared Perception for Parents and Children?". Folia Phoniatrica et Logopaedica (2019): http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85076676793&partnerID=MN8TOARS.
    10.1159/000504221
  12. Rato, Joana R.. "Gaguez na criança - atualização da revisão de literatura.". Cadernos de Saúde 11 2 (2019): 12-20. https://doi.org/10.34632/cadernosdesaude.2019.5950.
    Publicado
  13. Rato, J.R.; Ribeiro, F.; Castro-Caldas, A.. "Executive functioning of Portuguese preschoolers in the Shape School test: A cross cultural study". Applied Neuropsychology: Child 7 3 (2018): 200-207. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85013443482&partnerID=MN8TOARS.
    10.1080/21622965.2017.1287569
  14. Rato, Joana R.; Ferreira, Jorge. "Auditory-verbal memory in children with different academic achievements". Cadernos de Saúde 8 (2016): 7-15. https://revistas.ucp.pt/index.php/cadernosdesaude/article/view/2855.
    Acesso aberto • Publicado • 10.34632/cadernosdesaude.2016.2855
  15. Pincham, H.L.; Matejko, A.A.; Obersteiner, A.; Killikelly, C.; Abrahao, K.P.; Benavides-Varela, S.; Gabriel, F.C.; Rato, J.R.; Vuillier, L.. "Forging a new path for Educational Neuroscience: An international young-researcher perspective on combining neuroscience and educational practices". Trends in Neuroscience and Education 3 1 (2014): 28-31. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84899878373&partnerID=MN8TOARS.
    10.1016/j.tine.2014.02.002
  16. Rato, J.R.; Abreu, A.M.; Castro-Caldas, A.. "Neuromyths in education: what is fact and what is fiction for Portuguese teachers?". Educational Research 55 4 (2013): 441-453. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84887930773&partnerID=MN8TOARS.
    10.1080/00131881.2013.844947
Capítulo de livro
  1. Rato, Joana R.. "Neuromitos na Educação: O Retrato Português". In Unravelling Neurosciences Today. Lisboa, Portugal: UCP Editora, 2023.
    Publicado
Livro
  1. Rato, Joana. Mente, Cérebro e Educação. Portugal: Fundação Francisco Manuel dos Santos. 2023.
    Publicado
  2. Castro-Caldas, Alexandre; Rato, Joana. Neuromitos. Ou o que realmente sabemos sobre como funciona o nosso cérebro.. Lisboa, Portugal: Contraponto Editores. 2020.
    Publicado
  3. Rato, Joana. Neuropsicologia do Desporto e do Movimento Humano.. Portugal: Climepsi Editores. 2018.
    Publicado
  4. Rato, Joana; Castro-Caldas, Alexandre. Quando o cérebro do seu filho vai à escola.. Lisboa, Portugal: Verso de Kapa. 2017.
    Publicado
Recurso online
  1. Rato, Joana R.. Procrastinação dos adolescentes, uma antiga nova preocupação dos professores. 2020. https://www.iniciativaeducacao.org/pt/ed-on/ed-on-artigos/procrastinacao-dos-adolescentes-uma-antiga-nova-preocupacao-dos-professores.
    https://www.iniciativaeducacao.org
  2. Lagarto, José Reis; Ana Mineiro; Vaz de Carvalho, Paulo (031C-5A23-FEBD); Moita, Mara; Palha, Sebastião; Carmo, Helena (AE1F-0777-4897); Rato, Joana; Gonçalves, Neide; Gonçalves, Matilde. Guia De Boas Práticas De Ensino Online Em Contexto De Emergência Para Alunos Surdos Durante A Pandemia Da Doença COVID-19. 2020. https://apoioescolas.dge.mec.pt/node/886.
Relatório
  1. Rato, Joana. 2023. Insight paper – Tempo de ecrã e cognição: que relação?.
Tese / Dissertação
  1. Rato, Joana Maria Rodrigues. "Competências matemáticas emergentes : desempenho neuropsicológico de crianças em cidade pré-escolar = emergent math skills : neuropsychological performance in prescholl - aged children". Doutoramento, 2014. http://hdl.handle.net/10400.14/15346.
Tradução
  1. Rato, Joana R.. Overall Assessment of the Speaker’s Experience of Stuttering - School-age - Portuguese Version (OASES-S-PT).. Stuttering Therapy Resources, Inc.. 2019.
    Publicado
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2024/02 Jornadas de Inovação e Educação - Agrupamento de Escolas Dr. Manuel Laranjeira Das Neurociências à sala de aula
Agrupamento de Escolas Dr. Manuel Laranjeira (Espinho, Portugal)
2024 Seminário PISA “Construindo o Futuro: PISA e as perspetivas da investigação sobre a educação escolar e a Educação de Infância”_ “Mitos e evidências científicas sobre a qualidade das aprendizagens: para onde devemos caminhar.”
Câmara Municipal Cascais
2023/10/28 Seminário ASSP Seminário da ASSP - Neurociências e Educação
Associação de Solidariedade Social dos Professores (Cascais, Portugal)
2022/03/25 O ciclo de aprendizagem pela lente transdisciplinar (Mente, Cérebro e Educação). DAR ASAS AO SABER. Diálogos Multi, Inter e Transdisciplinares.
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (Setubal, Portugal)
2022/03/19 Crescer em tempos de COVID-19. VI Simpósio de Neurociências CEB - Cognition, Emotion & Behavior.
Associação de Estudantes da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (Porto (zoom), Portugal)
2021/05/19 Há mitos para todos os cérebros. Pint of Science - Viseu
Pint of Science Viseu (Viseu, Portugal)
2021/03 Profissões do Cérebro. "Brain Gain: À Descoberta das Neurociências” Brain Gain. Semana Internacional do Cérebro.
Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
2021 As funções executivas e a janela de oportunidade do cérebro pré-escolar. XVII Encontro Internacional da APEI.
Associação de Profissionais de Educação de Infância (Cascais (zoom), Portugal)
2020 Mente, Cérebro e Educação: Limites atuais, perspectivas para o futuro Sinapses – Congresso Internacional de Educação Psicologia e Neurociências
CATL de São Pedro, Açores (Portugal)
2019/10 O impacto da gaguez na vida das crianças: A perceção dos professores. Congresso Nacional de Terapia da Fala e Educação - CNTFE 2019. Desafios conjuntos para o sucesso educativo.
Associação Portuguesa de Terapeutas da Fala (Cascais, Portugal)
2019 Mente, Cérebro e Educação: da investigação à prática pedagógica XVIII Encontro Nacional de Educação em Ciências
Faculdade de Ciências, Universidade do Porto (Coimbra, Portugal)
2019 Evidências Científicas para o Ensino de Matemática e Ciências. Seminário Internacional de Educação Básica: Gestão Pedagógica e os Resultados da Aprendizagem
Secretaria da Educação (Seduc) (Fortaleza, Brasil)
2019 A mente, o cérebro e a educação. I Congresso Internacional Qualidade De Vida, Cidadania E Saúde Mental E V Congresso De Educação Para A Saúde
Instituto Politécnico de Viseu (Viseu, Portugal)
2019 Ansiedade Matemática, estás aí? XXXV ProfMat — Encontro Nacional de Professores de Matemática
Associação Nacional de Professores de Matemática (Castelo Branco, Portugal)
2019 Ensino e aprendizagem escolar: currículo, mitos e dados da investigação. Escola de Verão da Sociedade Portuguesa de Matemática
Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM) (Lisboa, Portugal)
2019 Processos de aprendizagem abordados na interligação de três áreas de estudo: as Neurociências, a Psicologia e as Ciências da Educação Seminários para Diretores de escola (nível II) da DGE
Direção Geral da Educação
2019 Como aprende o cérebro? VII Encontro Nacional de Formadores
Associação Nacional da Formação e Ensino Profissional
2018/10 Neurociência e educação: mitos e evidências. Conferência no âmbito do Mês da Educação e Ciência 2018
Fundação Francisco Manuel dos Santos
2018/06 Funcionamento executivo, temperamento e ansiedade na criança que gagueja
Universidad de Granada. Universidade do Minho. (Setubal, Portugal)
2018 Quando o cérebro do seu filho/aluno vai à escola Seminário de Educação. Desafios para uma educação de futuro
Gabinete de Educação do Município de Tondela (Tondela)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2023 - Atual Comorbilidades, fatores de risco e perfis linguísticos e cognitivos das dificuldades de leitura de alunos no 2º e 4º anos de escolaridade: Um estudo com rastreamento ocular
Orientador
Ciências da Cognição e da Linguagem (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa Instituto de Ciências da Saúde, Portugal
2021 - Atual How far does the impact of otitis media (OM) go? Semantic-lexical performance and memory in Portuguese children from 3:00 to 5:11 years old.
Coorientador de Marta Santos (bolsa FCT)
Ciências da Cognição e da Linguagem (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa Instituto de Ciências da Saúde, Portugal
2020 - Atual Relação entre tempo de ecrã, sono e contextos de aprendizagem no funcionamento executivo e desenvolvimento global de crianças em idade pré-escolar.
Coorientador de Soraia Cristo
Ciências da Cognição e da Linguagem (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa Instituto de Ciências da Saúde, Portugal
2020 - Atual Funções executivas em adolescentes: programa de treino e transferência de aprendizagem para o sucesso académico.
Coorientador de Jorgem Amorim (bolsa FCT)
Ciências da Cognição e da Linguagem (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação Interdisciplinar em Saúde, Portugal
2020 - Atual Funções Executivas e Comportamentos Externalizantes: Instrumentos de Medida e Programas de Treino em Crianças Pré-escolares.
Orientador de Manuela Moringa
Ciências da Cognição e da Linguagem (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação Interdisciplinar em Saúde, Portugal
2020 - Atual Relação entre o tempo de ecrã e o funcionamento executivo de crianças em idade pré-escolar de diferentes contextos de aprendizagem.
Coorientador de Cristina Barbosa
Psicologia Clinica (Mestrado)
Instituto Superior de Psicologia Aplicada Centro de Investigacao, Portugal
2016 - Atual Meditação na Integração Social e Educacional da Criança
Coorientador de Vera da Silva Fernandes
Ciências da Cognição e da Linguagem (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa Instituto de Ciências da Saúde, Portugal
2022/09 - 2023/12 Tempo de ecrã e funcionamento executivo de crianças entre 6-8 anos.
Orientador
Neuropsicologia (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Instituto de Ciências da Saúde, Portugal
2022/07 - 2023/12 Autorregulação e Comportamentos de Risco em Jovens Adultos em Contexto de Pandemia por COVID-19
Coorientador
Neuropsicologia (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Instituto de Ciências da Saúde, Portugal
2022 - 2023 Tempo de ecrã, qualidade do sono e atenção de adolescentes entre os 12 e os 18 anos
Orientador
Neuropsicologia (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Instituto de Ciências da Saúde, Portugal
2021 - 2022 Relação entre a qualidade do sono e a pressão do tempo na tomada de decisão em adolescentes.
Coorientador
Neurociências Cognitivas e Comportamentais (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Instituto de Ciências da Saúde, Portugal
2020 - 2022 Relação entre as práticas parentais e o funcionamento executivo de adolescentes.
Coorientador de Paulo da Silva
Mestrado em Psicologia Clínica (Mestrado)
Instituto Superior de Psicologia Aplicada Centro de Investigacao, Portugal
2020 - 2022 Relação entre o tipo de ensino e o funcionamento executivo de crianças surdas entre os 5 e os 11 anos.
Coorientador de Claudia Cardoso
Mestrado em Língua Gestual Portuguesa e Educação de Surdos (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação Interdisciplinar em Saúde, Portugal
2021 - 2021 Deitar cedo e cedo erguer faz o adolescente aprender? Relação entre qualidade do sono, horários escolares e desempenho da memória.
Orientador
Neuropsicologia (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Instituto de Ciências da Saúde, Portugal
2020 - 2021 Medidas de Avaliação Neuropsicológica das Funções Executivas em crianças do pré-escolar: Revisão Sistemática
Orientador de Jeni Colaço
Mestrado em Neuropsicologia (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Instituto de Ciências da Saúde, Portugal
2020 - 2021 Impacto da meditação na atenção e na autorregulação em jovens: revisão sistemática da literatura
Orientador de Marília Falsetti
Mestrado em Neuropsicologia (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação Interdisciplinar em Saúde, Portugal
2020 - 2021 Intervenções Baseadas no Mindfulness (MBI´s) na Atenção e Regulação Emocional de Crianças e Pré-adolescentes em Contexto Escolar: Revisão Sistemática da Literatura
Orientador de Ana Silva
Mestrado em Neuropsicologia (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação Interdisciplinar em Saúde, Portugal
2020 - 2021 Implicações da pandemia por COVID-19 no brincar e no funcionamento executivo de crianças dos 6 aos 12 anos
Orientador de Rafaela Nunes
Mestrado em Neuropsicologia (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Instituto de Ciências da Saúde, Portugal
2019 - 2021 Funções executivas e conceitos de cardinalidade e ordinalidade em crianças do pré-escolar com diferentes metodologias de ensino
Orientador de Inês Montenegro
Mestrado em Neuropsicologia (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Instituto de Ciências da Saúde, Portugal
2019 - 2021 Impacto das condições socioeconómicas no desenvolvimento do funcionamento executivo e na consciência fonológica em crianças do pré-escolar.
Coorientador de Matilde Veiga
Mestrado em Neuropsicologia (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Instituto de Ciências da Saúde, Portugal
2017 - 2021 Relação entre a música e a matemática: Desempenho de alunos do 9 º ano e a percepção da comunidade educativa sobre neuromitos no ensino formal de música.
Coorientador de Susana Azevedo
Doutoramento em Ciências da Cognição e da Linguagem (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa Instituto de Ciências da Saúde, Portugal
2018 - 2020 Efeitos do programa de Mindfulness / atenção plena - Mindfulschools - num grupo de crianças dos 5 aos 9 anos
Orientador de Maria Isabel Fernandes
Mestrado em Neuropsicologia (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação Interdisciplinar em Saúde, Portugal
2016 - 2020 School age Portuguese children who stutter: socio - cognitive performance and the impact of stuttering on their quality of life.
Orientador de Mónica Filipa Soares Rocha
Doutoramento em Ciêncis da Cognição e da Linguagem (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa Instituto de Ciências da Saúde, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2022/03/14 - 2022/03/20 O Cérebro na Católica 2022 - Semana Internacional do Cérebro (2022/03/14 - 2022/03/18)
Exposição (Presidente da Comissão Organizadora)
Universidade Católica Portuguesa Instituto de Ciências da Saúde, Portugal
2021/10/12 - 2022 FIC.A - Festival Internacional de Ciência 2021 e 2022. Presença na organização dos conteúdos (quizz, jogos e palestras) para o stand da Iniciativa Educação. (2021/10/12 - 2022)
Exposição (Membro da Comissão Científica)
Iniciativa Educação, Portugal
2021/03 - 2021/03 O Cérebro na Católica 2021 - Semana Internacional do Cérebro (2021 - 2021)
Exposição (Presidente da Comissão Organizadora)
Universidade Católica Portuguesa Instituto de Ciências da Saúde, Portugal
2019/03/11 - 2019/03/11 O Cérebro na Católica 2019 - Semana Internacional do Cérebro (2019 - 2019)
Simpósio
Universidade Católica Portuguesa Instituto de Ciências da Saúde, Portugal
2019 - 2019 Quando o cérebro vai à escola. (2019/03 - 2019/03)
Oficina (workshop) (Outra)
Centro Cultural de Belém, Portugal
2018/12/12 - 2018/12/13 1º Encontro Internacional Mente, Cérebro e Educação. (2018/12/12 - 2018/12/13)
Encontro (Presidente da Comissão Organizadora)
Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação Interdisciplinar em Saúde, Portugal
2012 - 2012 International Conferences on Neuropsychology (2012 - 2012)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade Católica Portuguesa Instituto de Ciências da Saúde, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2021/10 - 2022/10 FIC.A - Festival Internacional de Ciência 2021 e 2022. Participação no Stand da Iniciativa Educação com quizz e jogos.
Festival
FIC.A - Festival Internacional de Ciência 2021 e 2022. Stand da Iniciativa Educação.
Iniciativa Educação, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2023/03/08 Neurociência da aprendizagem: o papel do sono no desempenho escolar e os neuromitos entre educadores.
Arguente principal
Júlia Pessanha Barros (Doutoramento)
Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Brasil
2022/03 Funções Executivas em crianças com tiques e síndrome de tourette
Arguente
Ângela Almeida (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Instituto de Ciências da Saúde, Portugal
2021 Neurociência do brincar: Revisão scoping
Arguente
Cláudia Valente (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Instituto de Ciências da Saúde, Portugal
2021 Superproteção parental e funcionamento executivo em crianças com perturbação do espectro do autismo e perturbação de hiperatividade e défice de atenção
Arguente
Sandra Dias (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Instituto de Ciências da Saúde, Portugal
2021 Influência da Memória de Trabalho na Aquisição de Competências Matemáticas em Crianças com Epilepsia de Ausências
Arguente
Filipa Merino (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Instituto de Ciências da Saúde, Portugal
2020 Avaliação do vocabulário em crianças surdas: a construção e contributo da prova de avaliação lexical para alunos surdos
Arguente
Rita Leonardo Nunes (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Instituto de Ciências da Saúde, Portugal
2020 Controlo inibitório, representação de magnitude e aquisição de competências matemáticas no pré-escolar
Arguente
Rita Cavaglià (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Instituto de Ciências da Saúde, Portugal
2019 A relação entre medidas de controlo inibitório e a percepção das capacidades e dificuldades nas crianças portuguesas em idade pré-escolar.
Arguente
Marta Santos Duarte (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Instituto de Ciências da Saúde, Portugal
2016/12 Efeito da atividade física na função cognitiva, depressão e satisfação com a vida: um estudo em idosos de Salvador, Bahia, Brasil
Arguente principal
Edivana Almeida Aguiar dos Santos (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2015 O desenvolvimento das representações da magnitude de números fracionários.
Arguente principal
Teresa Bettencourt Espadinha (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
2014/10 Influências de um programa centrado no corpo/movimento no desempenho acadêmico de alunos com dificuldades de aprendizagem em cálculo. Reflexões sobre neurociências, motricidade, e dificuldades de aprendizagem em escolares entre 7 a 12 anos
Arguente
Cleonice Fernandes (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2020 - 2020 Frontiers in Psychology

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2021 - 2022 FIC.A - Festival Internacional de Ciência 2021 e 2022. Consultoria no desenvolvimento de conteúdos (quizz e jogos) para a Iniciativa Educação Iniciativa Educação, Portugal
2016 - 2017 Revisão científica do livro <Cá dentro. Guia para descobrir o cérebro> da Planeta Tangerina. ISBN: 9789898145819

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2020/04 - Atual Neurociências e Educação (EN Neuroscience and Education) Mestrado em Língua Gestual Portuguesa e Educação para Surdos (Mestrado) Universidade Católica Portuguesa Instituto de Ciências da Saúde, Portugal
2020 - Atual Ambiente, Cérebro e Aprendizagem Mestrado em Lingua Gestual Portuguesa e Educação de Surdos (Mestrado) Universidade Católica Portuguesa Instituto de Ciências da Saúde, Portugal
2020 - Atual Psicologia do Desenvolvimento Mestrado em Enfermagem Pediátrica (Mestrado) Universidade Católica Portuguesa Instituto de Ciências da Saúde, Portugal
2020 - Atual Supervisão Dissertação (EN Dissertation) Neuropsychology (Mestrado) Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação Interdisciplinar em Saúde, Portugal
2020 - Atual Neurociências Cognitivas (EN Cognitive Neuroscience) Neuropsycology (Mestrado) Universidade Católica Portuguesa Instituto de Ciências da Saúde, Portugal
2019 - Atual Formação Avançada em Tecnologias de Apoio para a Inclusão (Outros) Universidade Católica Portuguesa Instituto de Ciências da Saúde, Portugal
2016 - Atual Temas Aprofundados Doutoramento em Ciências da Cognição e da Linguagem (Doutoramento) Universidade Católica Portuguesa Instituto de Ciências da Saúde, Portugal
2021 - 2021 Seminário DGE para Diretores de escola "Processos de aprendizagem abordados na interligação de três áreas de estudo: as Neurociências, a Psicologia e as Ciências da Educação" (Outros) Governo da República Portuguesa, Portugal
2020 - 2020 Mente, Cérebro e Educação: da ciência à sala de aula (Outros) Ministério da Educação, Portugal
2015 - 2016 Perspetiva Contemporânea sobre a Aprendizagem Pós-Graduação em Mente, Cérebro e Educação (Pós-doutoramento) Universidade Católica Portuguesa Instituto de Ciências da Saúde, Portugal
2015 - 2016 Métodos de Investigação aplicados à Educação Pós-Graduação em Mente, Cérebro e Educação (Pós-Graduação) Universidade Católica Portuguesa Instituto de Ciências da Saúde, Portugal
2015 - 2016 Atenção, Memória e Funções Executivas Pós-Graduação em Mente, Cérebro e Educação (Pós-Graduação) Universidade Católica Portuguesa Instituto de Ciências da Saúde, Portugal

Entrevista (jornal / revista)

Descrição da atividade Jornal / Forum
2023/09/23 Os desafios do regresso às aulas Jornal Dinheiro Vivo
2023/09 A CIÊNCIA E A NÃO-CIÊNCIA DA APRENDIZAGEM NOESIS – Notícias da Educação. DGE
2023/07/01 Mentalidade de crescimento e importância do esforço na aprendizagem Jornal Dinheiro Vivo
2023/06/26 Quem tem aulas mais cedo tem piores notas: devíamos começar mais tarde? Público
2023/03 Três ciências para saber como se aprende?
2022/02/19 Pais autoritários podem afectar desenvolvimento cerebral dos filhos Público
2021/02/17 Adolescentes: os mestres da procrastinação académica Diário de Noticias.
2020/08/14 Novo livro revela 5 mitos sobre o cérebro em que muita gente ainda acredita NIT
2020 Homens e mulheres usam o cérebro de forma diferente? Os sustos criam gagos? Um neurologista e uma neuropsicóloga explicam. MAGG
2018/10/22 Neuromitos Jornal Público

Entrevista / Programa (rádio / tv)

Programa Tema
2023/02/15 - Atual Da capa à contracapa - Renascença Qual a ligação entre mente, cérebro e educação?
2021/09 - Atual Esta manhã - TVI Neuromitos
2017/11/14 - 2027/11/14 Faz Sentido - SIC Mulher Quando o cérebro do seu filho vai à escola
2022 - 2024 TSF - Educar tem Ciência - Podcast ( 11 episódios) Iniciativa Educação
2023/06/30 - 2023/06/30 Temos um problema com o uso excessivo de telemóveis pelas crianças? Fórum TSF
2023/03 - 2023/03 Todas as Palavras, RTP3 Mente, Cérebro e Educação
2022/03/23 - 2022/03/23 O que sabemos sobre o cérebro - Programa Sociedade Civil O que sabemos sobre o cérebro - Programa Sociedade Civil
2021 - 2021 Rádio Observador – Nota 20 Porque procrastinam os jovens?
2020/10/06 - 2020/10/06 Página 2 - RTP2 Neuromitos
2020/09 - 2020/09 Casa Feliz - SIC Neuromitos
2020 - 2020 Rádio Observador - Convidado Extra Neuromitos
2020 - 2020 Muito barulho para nada - RTP2 Neuromitos
2020 - 2020 Prova Oral - Antena 3 Neuromitos
2019/02/04 - 2019/02/04 É a vida Alvim - Canal Q Neuropsicologia do desporto
2019 - 2019 Podcast Quarenta e cinco graus Mente, Cérebro e Educação
2018/03/09 - 2018/03/09 Prova Oral - Antena 3 livro Quando o cérebro do seu filho vai à escola
2018 - 2018 Neurociências - Semana da Ciência - Entrevista Sociedade Civil RTP2 Neurociências - Semana da Ciência

Revisão ad hoc de artigos em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2021 - 2021 International Journal of Language & Communication Disorders
Distinções

Prémio

2015 Prémio de Mérito - Fundação D. Pedro IV
Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação Interdisciplinar em Saúde, Portugal

Outra distinção

2013 Alumni LA School (Latin- American School for Educational, Cognitive and Neural Sciences)