Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Pedro Albuquerque
Nomes de citação
- Pedro B. Albuquerque
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 5E19-181F-797F
- ORCID iD
- 0000-0002-5874-4497
- Google Scholar ID
- https://scholar.google.pt/citations?user=6GdUjbMAAAAJ&hl=pt-PT
- Researcher Id
- A-1678-2011
Websites
- https://www.researchgate.net/profile/Pedro-B-Albuquerque (Académico)
- https://scholar.google.pt/citations?user=6GdUjbMAAAAJ&hl=pt-PT (Académico)
- https://www.psi.uminho.pt/pt/_layouts/15/UMinho.PortaisUOEI.UI/Pages/userinfo.aspx?p=1769 (Académico)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Psicologia
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Francês | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Espanhol; Castelhano | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Inglês | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Português | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2018 - 2018
Concluído
|
Psicologia Básica (Título de Agregado)
Universidade do Minho, Portugal
|
Aprovado por Unanimidade |
1993 - 1998
Concluído
|
Psicologia (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
"Memória implícita e processamento: Do subliminar à formação de imagens" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Aprovado por Unanimidade |
1993
Concluído
|
Psicologia Experimental (Outros)
Universidade do Porto, Portugal
|
Muito Bom |
1983 - 1988
Concluído
|
Psicologia (Licenciatura)
Universidade do Porto, Portugal
"não aplicável " (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
15 |
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2010/07 - Atual | Professor Associado (Docente Universitário) | Universidade do Minho, Portugal |
1998/09 - 2010/07 | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade do Minho, Portugal |
1993/10 - 1998/09 | Assistente (Docente Universitário) | Universidade do Minho, Portugal |
1993/01 - 1993/09 | Assistente (Docente Universitário) | Universidade do Porto, Portugal |
1988/10 - 1993/01 | Assistente Estagiário (Docente Universitário) | Universidade do Porto, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2020/07/25 - Atual | Diretor do Curso não conferente de grau de Estudos Avançados em Métodos, Práticas e Técnicas de Investigação em Psicologia | Universidade do Minho, Portugal |
Escola de Psicologia da Universidade do Minho, Portugal | ||
2014/01 - Atual | Comissão Directiva do Programa Doutoral de Psicologia Básica | Universidade do Minho, Portugal |
2020/09/01 - 2023/03/10 | Diretor do Curso de Mestrado em Cognição Humana | Universidade do Minho, Portugal |
Escola de Psicologia da Universidade do Minho, Portugal | ||
2019/09/01 - 2020/11/11 | Diretor- Adjunto do Departamento de Psicologia Básica | Escola de Psicologia da Universidade do Minho, Portugal |
Escola de Psicologia da Universidade do Minho, Portugal | ||
2015/07 - 2017/07 | Director do Departamento de Psicologia Básica | Universidade do Minho, Portugal |
2015/06 - 2017 | Membro da Comissão Directiva do Centro de Investigação em Psicologia | Universidade do Minho, Portugal |
2013/09 - 2016/03 | Comissão de Curso do Mestrado Integrado em Psicologia | Universidade do Minho, Portugal |
2010/05 - 2012/05 | Director de Unidade | Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal |
2010/01 - 2012/01 | Vice-Presidente | Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2021/09/01 - Atual | Coordenação do 1º ano da Licenciatura em Psicologia | Universidade do Minho, Portugal |
Escola de Psicologia da Universidade do Minho, Portugal | ||
2018/09/26 - Atual | Agregação em Psicologia Básica | Escola de Psicologia da Universidade do Minho, Portugal |
Universidade do Minho, Portugal | ||
2020/11/16 - 2022/11/16 | Diretor do Departamento de Psicologia Básica | Escola de Psicologia da Universidade do Minho, Portugal |
Universidade do Minho, Portugal | ||
2017/09/01 - 2021/08/31 | Coordenação do 1º ano do Mestrado Integrado em Psicologia | Universidade do Minho, Portugal |
Escola de Psicologia da Universidade do Minho, Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2019/08/01 - 2019/08/31 | Testing new procedures to enhance eyewitness memory in criminal investigations
PARSUK Xperience 2019
|
Concluído
|
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2019/09 - 2022/09 | THE IMPLICIT COGNITION OF INTERPERSONAL ATTRACTION
Bolsa Bial 23/2019
Investigador
Centro de Investigação em Psicologia da Universidade do Minho, Portugal
|
Fundação Bial
Em curso
|
2019 - 2022 | Can we learn from errors?
PTDC/PSI-ESP/28414/2017
Investigador
Centro de Investigação em Psicologia da Universidade de Lisboa (CIPUL), Portugal
Centro de Investigação em Psicologia da Universidade do Minho, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
2019/01/01 - 2019/12/31 | Centro de Investigação em Psicologia - CIPsi
UID/PSI/01662/2019
Universidade do Minho, Portugal
Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2019/01/01 - 2019/12/31 | Research Center in Psychology
UID/PSI/01662/2019
Universidade do Minho, Portugal
Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2011 - 2014 | Explicações das memórias falsas no paradigma DRM: Activação associativa ou extracção temática?
sem referência
Investigador
Centro de Investigação em Psicologia da Universidade de Lisboa (CIPUL), Portugal
Centro de Investigação em Psicologia da Universidade do Minho, Portugal |
Concluído
|
2011/01/01 - 2013/12/31 | Strategic Project - UI 1662 - 2011-2012
PEst-C/PSI/UI1662/2011
Universidade do Minho, Portugal
Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2010/04/01 - 2013/09/30 | Reading research and assessment in elementary education: Development of reading assessment inventories
PTDC/PSI-PED/098592/2008
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
Universidade do Minho, Portugal Universidade Federal de Pernambuco, Brasil Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2010 - 2013 | Investigação e avaliação da leitura no 1º ciclo: Desenvolvimento de inventários de avaliação da leitura
sem referência
Investigador
Centro de Investigação em Psicologia da Universidade do Minho, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2009 - 2010 | Desenvolvimento de um instrumento de avaliação da adaptação do doente com Esclerose Múltipla [MUSIQol]
sem referência
Investigador responsável
Universidade do Minho, Portugal
|
Concluído
|
2005 - 2007 | A influência social na memória: Estilo conformista, falsas memórias e alterações psicofisiológicas
sem referência
Investigador responsável
Centro de Investigação em Psicologia da Universidade do Minho, Portugal
|
Concluído
|
2005 - 2006 | COM4WOOL – reengenharia do projeto (design) de tecidos finos de lã para a valorização do conforto total de vestuário de alto
valor acrescentado
sem referência
Investigador
Universidade do Minho Escola de Engenharia, Portugal
|
Agência Nacional de Inovação SA
Concluído
|
2005 - 2006 | Psychophisiological effects of human pheromones
sem referência
Investigador
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
Centro de Investigação em Psicologia da Universidade do Minho, Portugal |
Fundação Bial
Concluído
|
2003 - 2004 | Colisões frontais com veículos: Estudo de variáveis ambientais
GRD1/2000/25361
Investigador
Centro de Investigação em Psicologia da Universidade do Minho, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2001 - 2004 | Human machine interface and safety traffic in Europe
sem referência
Investigador
Centro de Investigação em Psicologia da Universidade do Minho, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2001 - 2003 | Criação de falsas memórias: Variáveis individuais
sem referencia
Investigador responsável
Centro de Investigação em Psicologia da Universidade do Minho, Portugal
|
Fundação Bial
Concluído
|
1999 - 2000 | Memória operatória em crianças surdas: Definição de estratégias de intervenção
sem referência
Investigador responsável
Centro de Investigação em Psicologia da Universidade do Minho, Portugal
|
Instituto de Inovação Educacional |
1997 - 1998 | Indução de emoções em contextos artificiais: Análise das representações fisiológicas e cognitivas
sem referencia
Investigador responsável
Centro de Investigação em Psicologia da Universidade do Minho, Portugal
|
Fundação Bial
Concluído
|
1994 - 1996 | Estudo experimental da relação entre a ativação emocional subliminar e a atividade fisiológica durante o reconhecimento implícito
e explícito
sem referencia
Investigador responsável
Centro de Investigação em Psicologia da Universidade do Minho, Portugal
|
Fundação Bial
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Edição de livro |
|
Livro |
|
Poster em conferência |
|
Prefácio / Posfácio |
|
Outros
Outra produção |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2024/06/07 | Medidas de tipicidade, familiaridade, concreticidade, imagética e frequência subjetiva para exemplares de 92 categorias: Revisitar o trabalho de Pinto (1992) | 3º Simpósio de Investigação em Psicologia - SIMPSI
UTAD (Vila Real, Portugal)
|
2024/06/07 | Do we remember the same details? Shared memory representations for a positive and a negative event | 3ª Simpósio de Investigação em Psicologia - SIMPSI
UTAD (Vila Real, Portugal)
|
2024/06/07 | “Do I Need to Draw You a Picture?”: A Comparative Study of a Sketch Procedure and the Mental Reinstatement of Context in Location Clustering Recall | 3º Simpósio de Investigação em Psicologia - SIMPSI
UTAD (Vila Real, Portugal)
|
2024/06/07 | Dados normativos para 184 imagens do MultiPic: Concordância de nome, familiaridade e complexidade visual | 3º Simpósio de Investigação em Psicologia - SIMPSI
UTAD (Braga, Portugal)
|
2024/06/07 | A eficácia dos procedimentos de entrevista forense em crimes sexuais contra crianças e adolescentes: Uma revisão sistemática | 3º Simpósio de Investigação em Psicologia - SIMPSI
UTAD (Vila Real, Portugal)
|
2024/05/23 | Do you also remember that? Effect of event’s valence on shared memory representations | PhD Meeting
ISCTE (Lisboa, Portugal)
|
2024/04/19 | An updated version of Pinto's (1992) verbal categories norms: Are there generational differences? | 18º Encontro da Associação Portuguesa de Psicologia Experimental
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
|
2024/04/19 | Note to Remember: Music Expertise and Progression Effect in Working Memory Capacity | 18º Encontro da Associação Portuguesa de Psicologia Experimental
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
|
2024/04/19 | Can the Sans Forgetica typeface improve recall? The moderating role of test expectancy and encoding instruction | 18º Encontro da Associação Portuguesa de Psicologia Experimental
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
|
2024/04/19 | The Influence of the Mode of Transmission on Destination Memory | 18º Encontro da Associação Portuguesa de Psicologia Experimental
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
|
2024/04/19 | Efeito da Presença de Categorias na Recordação Livre de Listas de Palavras: Agrupamento por Categorias ou por Posição Serial? | 18º Encontro da Associação Portuguesa de Psicologia Experimental
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
|
2024/04/19 | A year that Portugal will remember: Effect of event’s valence on shared memory representations | 18º Encontro da Associação Portuguesa de Psicologia Experimental
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
|
2024/04/19 | Memória Episódica – Queixas subjetivas, avaliação objetiva e sua relação com variáveis individuais | 18º Encontro da Associação Portuguesa de Psicologia Experimental
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
|
2024/04/04 | The Autobiographical Recollection Test: Analysis of its Relation to Everyday Memory Lapses and Imagery Vividness | 18º Encontro da Associação Portuguesa de Psicologia Experimental
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
|
2024/01/25 | Enhancing and diminishing destination memory: Where should we focus our attention | Seminários do Mestrado em Neurociência Cognitiva e do Comportamento
Universidade de Granada (Granada, Espanha)
|
2022/05/07 | The Internal Attentional Focus: Studies on the Impact on Destination Memory | International APPE-SEPEX Meeting
Universidade do Algarve (Faro)
|
2022/05/07 | How do we remember past interactions? The impact of a choice component on destination memory | International APPE-SEPEX Meeting
Universidade do Algarve (Faro, Portugal)
|
2022/05/06 | A Race to Remember: The effect of Prospective Memory Task Difficulty in Incidental Learning (Poster) | International APPE-SEPEX Meeting
Universidade do Algarve (Faro)
|
2021/04/15 | The basis of judgments of learning: Monitoring memory for words of high and low frequency | Iberian Online Memory Seminar
Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa (Lisboa)
|
2021/04/10 | Are low-frequency words perceived as nonwords? Effects on judgments of learning | 15º Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Psicologia Experimental
ISPA (Lisboa)
|
2021/04 | Observation and imagination as sources of false memories for everyday actions | 15º Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Psicologia Experimental
ISPA (Lisboa, Portugal)
|
2021/03/15 | What if the word frequency effect on judgments of learning is actually a nonword effect? | 63rd Conference of Experimental Psychologists (TeaP)
University of Ulm (Ulm)
|
2020/12/17 | "Mais uma branca!" Só me lembro da memória quando ela me falha! | Programa "O melhor estudante" na UMinho
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2020/12/11 | Ética em tempo de pandemia: O olhar da Psicologia | Fórum Ética UMinho 2020
Conselho de Ética da Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2019/05/31 | Podem os pós-avisos de esclarecimento eliminar a conformidade da memória? | 10º Seminário de Investigação em Psicologia da Universidade do Minho
Associação de Estudantes de Psicologia da Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2019/05/05 | Remember not to do it when you are busy: Understanding prospective memory deactivation | 14º Encontro da Associação Portuguesa de Psicologia Experimental
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
|
2019/05/03 | Directing people’s beliefs about word frequency while presenting (in)congruent prompts: Effects on JOLs and recall | 14º Encontro da Associação Portuguesa de Psicologia Experimental
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
|
2019/05/03 | Directing people’s beliefs about word frequency while presenting (in)congruent prompts: Effects on JOLs and recall | 14º Encontro da Associação Portuguesa de Psicologia Experimental
Universidade de Évora (Évora)
|
2018/06 | Effects of word frequency on judgments of learning: Only a question of beliefs? | Summer School of the Swiss Graduate School for Cognition, Learning, and Memory
(Weggis, Suiça)
|
2018 | The summative processing in the production effect | 13º Encontro da Associação Portuguesa de Psicologia Experimental
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2017 | Production effect: Impact of word frequency in a recognition memory task | 26th Annual Convention of the Association for Psychological Science
Association for Psychological Science (Boston, Estados Unidos)
|
2017 | Efeito da fluência do processamento na ilusão de verdade | 12º Encontro da Associação Portuguesa de Psicologia Experimental
Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2017 | False Memories in a Portuguese-English Study | 12º Encontro da Associação Portuguesa de Psicologia Experimental
Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2016 | False Memories Within- and Across-Languages: A Portuguese-English Study | 6th International Conference on Memory
(Budapeste, Hungria)
|
2016 | False Recognition Within- and Across-Languages: A Spanish-English Study | 2nd International Conference of the Psychonomic Society
Psychonomic Society (Granada, Espanha)
|
2016 | Efeito da fluência de processamento na ilusão de verdade | 11º Encontro da Associação Portuguesa de Psicologia Experimental
ISCTE - IUL (Lisboa, Portugal)
|
2016 | “Uma mentira repetida transforma-se numa verdade?” O efeito da ilusão verdade | 7º Simpósio de Investigação em Psicologia da Universidade da Minho
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2015 | Efeito de produção ou de receção? | 10º Encontro da Associação Portuguesa de Psicologia Experimenta
Universidade do Algarve (Faro, Portugal)
|
2015 | Recordamos melhor o que lemos em voz alta! ... devido à produção vocal ou à receção auditiva?” | 7º Simpósio de Investigação em Psicologia da Universidade da Minho
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2014 | Perceptual characteristics are fast traces that affect immediate judgments of learning | 6th Biannual Meeting of the EARLI
European Association for Research on Learning and Instruction (Istambul, Turquia)
|
2014 | How to interview a crime witness? Using a Cognitive Interview with a Portuguese Population | V Seminário de Investigação em Psicologia da Universidade do Minho
Associação de Estudantes de Psicologia da Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2014 | O que a memória ama não esquece | V Jornadas Psicoviana "Psicopatologias e Neurociências"
Psicoviana (Viana do Castelo, Portugal)
|
2013 | Efeito da inibição colaborativa com listas de associados | IV Seminário de Investigação em Psicologia da Universidade do MInho
AAEPUM (Braga, Portugal)
|
2013 | Processar adjectivos num contexto de sobrevivência: Comparação com o efeito de auto-referência | IV Seminário de Investigação em Psicologia da Universidade do Minho
AAEPUM (Braga, Portugal)
|
2013 | The influence of relationship quality on attitudes and perceptions of infidelity | IV Seminário de Investigação em Psicologia da Universidade do Minho
AAEPUM (Braga, Portugal)
|
2013 | Produzir memórias falsas a partir do paradigma de Sternberg: Efeito da força associativa retrógrada | VIII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
Associação Portuguesa de Psicologia (Aveiro, Portugal)
|
2013 | Sugestionabilidade interrogativa em crianças: Efeitos da idade, memória e desejabilidade social | VIII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
Associação Portuguesa de Psicologia (Aveiro, Portugal)
|
2012 | Ilusões de memória: Activação associativa ou extracção temática? | 7º Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Psicologia Experimental
Associação Portuguesa de Psicologia Experimental (Lisboa, Portugal)
|
2011 | Reconhecimento táctil de objectos quotidianos: Efeito de interferência verbal | 6º Encontro da APPE
Associação Portuguesa de Psicologia Experimental (Coimbra, Portugal)
|
2011 | Paradigma de prática na recuperação e inibição de características faciais | 6º Encontro da APPE
Associação Portuguesa de Psicologia Experimental (Coimbra, Portugal)
|
2010 | Efeito da força associativa entre palavras na saliência do item crítico | VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
Escola de Psicologia da Universidade do Minho /Associação Portuguesa de Psicologia (Braga, Portugal)
|
2010 | Recuperação não consciente de memórias falsas no paradigma DRM induzida por tarefas de atenção dividida e de aprendizagem acidental | VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
Escola de Psicologia da Universidade do Minho / Associação Portuguesa de Psicologia (Braga, Portugal)
|
2010 | Produção de memórias falsas no paradigma DRM em listas com dois itens críticos | VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
Escola de Psicologia da Universidade do Minho / Associação Portuguesa de Psicologia (Braga, Portugal)
|
2010 | Produção de memórias falsas através do paradigma de associados convergentes | VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
Escola de Psicologia da Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2010 | Retrieval induced forgetting on facial features | 8th Sepex Conference
Sociedad Española de Psicologia Experimental (Granada, Espanha)
|
2009 | Apresentação alternada ou em bloco: análise do papel da codificação perante estímulos visuais | 4º Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Psicologia Experimental
Associação Portuguesa de Psicologia Experimental (Lisboa, Portugal)
|
2009 | The effect of visuo-spatial interference in the haptic recognition of familiar objects | Autumn School in Cognitive Neuroscience
Oxford University (Oxford , Reino Unido)
|
2009 | Relação entre o funcionamento executivo e o desempenho numa tarefa de esquecimento dirigido | 4º Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Psicologia Experimental
Associação Portuguesa de Psicologia Experimental (Lisboa, Portugal)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2018 - Atual | Introducing a decision component on a destination memory paradigm (Bolsa FCT)
Orientador
|
Psicologia Básica (Doutoramento)
Escola de Psicologia da Universidade do Minho, Portugal
|
2013 - Atual | Working memory and psychopathological traits
Orientador
|
Psicologia Básica (Outra)
Universidade do Minho, Portugal
|
2012 - Atual | The implicit cognition of interpersonal attraction
Orientador
|
Psicologia Básica (Outra)
Universidade do Minho, Portugal
|
2012 - Atual | Developing an improved version of the Enhanced Cognitive Interview and exploring its effect on witnesses’ memory, acceptance
of misleading post-event information, attitudes and emotions
Orientador
|
Psicologia Básica (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
University of Leicester, Reino Unido |
2012 - Atual | Recordar em colaboração: Efeito na distorção da memória
Orientador
|
Psicologia Básica (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2023/09/01 - 2024/10/03 | Caraterização da Declaração para Memória Futura no âmbito dos crimes de abuso sexual de crianças
Orientador
|
Mestrado em Medicina Legal (Mestrado)
Universidade do Porto Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, Portugal
|
2022/02/01 - 2024/06/05 | Um Sol de Cor: A Proficiência Musical e o Efeito de Progressão na Capacidade de Memória
Orientador
|
Mestrado Integrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2022/02/01 - 2023/10/06 | Conhecimento e Crenças Acerca da Memória por Parte das Forças Policiais PSP e GNR
Coorientador
|
Psicologia da Justiça (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2022/09/01 - 2023/06/27 | O papel do efeito de produção no desencadeamento de memórias falsas: Estudo exploratório com o paradigma DRM
Orientador
|
Cognição Humana (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2022/09/01 - 2023/06/27 | O efeito de uma Entrevista Autoadministrada Modificada na memória de testemunhas: Será a Recordação por Categorias mais eficaz
do que a Entrevista Autoadministrada
Orientador
|
Cognição Humana (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2020/01/23 - 2023/03/10 | Seeing is recalling: Disentangling Observation and Imagination Inflation Effects on Self-performance False Memories (Bolsa
FCT)
Orientador
|
Doutoramento em Psicologia (Doutoramento)
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2021/01/01 - 2023/01/25 | Modeling Cognitive Offload and its Different Purposes
Coorientador
|
Mestrado em Ciência Cognitiva (Mestrado)
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2021/02/01 - 2022/06/13 | The impact of facial signs of potentially contaminating diseases on the destination memory
Orientador
|
Mestrado Integrado em Psicologia (Mestrado)
Escola de Psicologia da Universidade do Minho, Portugal
|
2020/02/01 - 2021/07/01 | A race to remember: The effect of prospective memory task difficulty in incidental learning
Orientador
|
Mestrado Integrado em Psicologia (Mestrado)
Escola de Psicologia da Universidade do Minho, Portugal
|
2020/02/01 - 2021/06/25 | Efeito da contaminação numa tarefa de memória prospetiva
Coorientador
|
Mestrado Integrado em Psicologia (Mestrado)
Escola de Psicologia da Universidade do Minho, Portugal
|
2020/02/01 - 2021/06/21 | Memória da vida diária: Da experiência do momento à representação cognitiva
Orientador
|
Mestrado Integrado em Psicologia (Mestrado)
Escola de Psicologia da Universidade do Minho, Portugal
|
2020/02/01 - 2021/06/21 | A influência da importância no efeito do tamanho das fonte: evidências na memória e metamemória
Coorientador
|
Mestrado Integrado em Psicologia (Mestrado)
Escola de Psicologia da Universidade do Minho, Portugal
|
2020/02/01 - 2021/06/21 | O efeito da modalidade da resposta à entrevista autoadministrada na memória de testemunhas
Coorientador
|
Mestrado Integrado em Psicologia (Mestrado)
Escola de Psicologia da Universidade do Minho, Portugal
|
2020/02/01 - 2021/06/21 | Estudo do papel do sublinhado na capacidade de reconhecimento de palavras
Orientador
|
Mestrado Integrado em Psicologia (Mestrado)
Escola de Psicologia da Universidade do Minho, Portugal
|
2017/01/01 - 2021/06/18 | Prospective memory commission errors: The role of cognitive load (Bolsa FCT)
Orientador
|
Psicologia Básica (Doutoramento)
Escola de Psicologia da Universidade do Minho, Portugal
|
2017/02/03 - 2021/05/21 | (Meta)memory: Effects of word frequency on judgments of learning and recall (Bolsa FCT)
Coorientador
|
Psicologia Básica (Doutoramento)
Escola de Psicologia da Universidade do Minho, Portugal
|
2019/02/02 - 2020/06/30 | Ilusões de metamemória e julgamentos de aprendizagem: O papel da evidência material para a formação de crenças
Orientador
|
Mestrado Integrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2019/02 - 2020/06/30 | Sans forgetica: Haverá mesmo um tipo de letra que protege o esquecimento?
Orientador
|
Mestrado Integrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2019/02 - 2020/06/30 | Informar para conhecer: Pode o efeito de produção ser eliminado pelo feedback de desempenho?
Orientador de Bruna Sofia Gomes da Cunha
|
Mestrado Integrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2019/02 - 2020/06/30 | Entrevista a testemunhas: Comparação da técnica de recordação por categorias pré-definidas ou geradas pela testemunha
Coorientador
|
Mestrado Integrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2018/02/06 - 2019/06/30 | Memória de destino e emoção: Estudo da emocionalidade da informação
Orientador
|
Mestrado Integrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2018/02/04 - 2019/06/26 | Testemunho ocular: Podem os avisos de esclarecimento eliminar a conformidade da memória?
Coorientador
|
Mestrado Integrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2018/02/02 - 2019/06/17 | O papel da digitação no efeito de produção: Estudo com typing e texting
Coorientador
|
Mestrado Integrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2018/02/03 - 2019/06/15 | Erros de comissão na memória prospetiva: Estudo com pistas focais não salientes
Orientador
|
Mestrado Integrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2017/02 - 2019/03 | Fatores psicológicos e alocação da atenção sobre diferentes estados aeróbios em remadores de elite
Coorientador
|
Mestrado em Psicologia Aplicada (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2016 - 2019 | Metamemory processes - Pós-Doutoramento em Psicologia
Orientador
|
Universidade do Minho, Portugal
|
2014 - 2019 | The effects of musical mood induction on working memory performance and physiological responses (Bolsa CNPq - Brasil)
Coorientador
|
Psicologia Básica (Doutoramento)
Escola de Psicologia da Universidade do Minho, Portugal
|
2017/02 - 2018/11 | Efeito do estado de humor e do optimismo em tarefas de memória operatória visuo-espacial
Coorientador
|
Mestrado Integrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2017/02 - 2018/11 | Metamemory illusion: Mental imagery, font-size and real size influences on JOLs
Coorientador
|
Mestrado Integrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2017/02 - 2018/07 | Pode a distintividade ser somada? Estudo no efeito de produção
Orientador
|
Mestrado Integrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2017/02 - 2018/07 | Destination memory and the impact of distinctive features on the other party of the interaction
Orientador
|
Mestrado Integrado em Psicolgia (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2016/02 - 2018/03 | Reconsolidação de memórias episódicas: Estudo com palavras não relacionadas
Orientador
|
Mestrado Integrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2015 - 2018 | How does reactivating a memory influence what we remember of it? Studies on reconsolidation of episodic memories (Bolsa FCT)
Orientador
|
Doutoramento em Psicologia Básica (Doutoramento)
Escola de Psicologia da Universidade do Minho, Portugal
|
2013 - 2018 | Effects of emotion on working memory - Pós-Doutoramento em Psicologia |
Orientador
|
Universidade do Minho, Portugal
|
2016/02 - 2017/11 | Há influência da valência emocional na recordação de informações visuais?
Coorientador
|
Mestrado Integrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2015/02 - 2017/11 | Memórias autobiográficas desencadeadas por músicas: Estudo com homens heroinómanos, abstinentes
Orientador
|
Mestrado Integrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2016/02 - 2017/07 | Efeito do tamanho da fonte e da associação de frases nos julgamentos de aprendizagem
Coorientador
|
Mestrado Integrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2016/02 - 2017/07 | Efeito da fluência de processamento na Ilusão de verdade
Orientador
|
Mestrado Integrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2016/02 - 2017/07 | Memória autobiográfica: A expressividade emocional em mulheres com anorexia/bulimia nervosa
Orientador
|
Mestrado Integrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2014 - 2017 | The Cognitive Interview: New Procedures to Enhance Witnessess’ Statements and Evaluate Report Accuracy (Bolsa FCT)
Orientador
|
Psicologia Experimental e Ciências Cognitivas (Doutoramento)
Escola de Psicologia da Universidade do Minho, Portugal
|
2015/02 - 2016/07 | The effects of emotion on auditory spatial recognition: A behavioral study
Coorientador
|
Mestrado Integrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2015/09/09 - 2016/06/25 | Autobiographical memories of young adults elicited by positive musical stimuli
Orientador
|
Processos Básicos (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2015 - 2016 | Efeito de estados de humor negativo na memória operatória
Coorientador
|
Mestrado Integrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2015 - 2016 | A relacão entre a qualidade do relacionamento amoroso e a memória autobiográfica do casal
Coorientador
|
Processos Básicos (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2013 - 2016 | Recordar em Colaboração: Efeito de Inibição Colaborativa
Orientador
|
Psicologia Experimental e Ciências Cognitivas (Doutoramento)
Escola de Psicologia da Universidade do Minho, Portugal
|
2015 - 2015 | Testing effect on a college course: Examining test format and repeated questioning
Orientador
|
Processos Básicos (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2015 - 2015 | Influência da indução de emoções positivas e negativas na memória operatória
Coorientador
|
Processos Básicos (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2014 - 2014 | Efeito da supressão articulatória em tarefas de esquecimento dirigido
Orientador
|
Processos Básicos (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2014 - 2014 | Formação de impressões e efeito de autorreferência
Coorientador
|
Processos Básicos (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2014 - 2014 | A confiança de testemunhas: O papel das variáveis individuais
Coorientador
|
Processos Básicos (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2012 - 2014 | Facial attractiveness and cognitive processing - Pós-Doutoramento em Psicologia
Orientador
|
|
2013 - 2013 | Quanto recordam as pessoas idosas a partir de sons com carga emocional?
Orientador
|
Psicologia Clínica (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2013 - 2013 | Processing adjectives in a survival scenario: Analysis of congruity and comparison with self-reference effect
Orientador
|
Psicologia Básica (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2006 - 2013 | Memória para acontecimentos imaginados: Estudo de efeitos interferentes
Orientador
|
Psicologia Experimental e Ciências Cognitivas (Doutoramento)
Escola de Psicologia da Universidade do Minho, Portugal
|
2005 - 2013 | Capacidade de memória operatória: Efeitos das funções inibitórias de restrição, acesso e eliminação da informação
Orientador
|
Psicologia Experimental e Ciências Cognitivas (Doutoramento)
Escola de Psicologia da Universidade do Minho, Portugal
|
2012 - 2012 | Instrumento de avaliação da simulação em contexto de avaliação mnésica
Orientador
|
Psicologia da Justiça (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2012 - 2012 | Avaliação da sugestionabilidade em crianças: Desenvolvimento de uma escala
Orientador
|
Psicologia da Justiça (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2007 - 2012 | A produção de memórias falsas no paradigma DRM: Estudo com listas associadas a dois itens críticos (Bolsa FCT)
Orientador
|
Psicologia Experimental e suas Aplicações (Doutoramento)
Escola de Psicologia da Universidade do Minho, Portugal
|
2007 - 2012 | Haptic working memory: Performance in interference tasks and span tasks with everyday objects (Bolsa FCT)
Orientador
|
Ciências Cognitivas (Doutoramento)
Escola de Psicologia da Universidade do Minho, Portugal
|
2011 - 2011 | Electrophysiological correlates of learning new faces: A study with event-related potentials
Coorientador
|
Psicologia Experimental e suas Aplicações (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
Universidade de Aveiro, Portugal |
2011 - 2011 | Memórias falsas numa tarefa de memória a curto-prazo: Aplicação do paradigma de Sternberg a listas de associados convergentes
Orientador
|
Psicologia Experimental e suas Aplicações (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2011 - 2011 | Influência da Teoria da Mente no desenvolvimento da memória autobiográfica
Coorientador
|
Psicologia Clínica (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2011 - 2011 | O acesso à memória genérica, episódica e autobiográfica em crianças dos 4 aos 10 anos
Coorientador
|
Psicologia Clínica (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2010 - 2010 | Efeito da força associativa entre palavras na saliência do item crítico
Orientador
|
Psicologia Experimental e suas Aplicações (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2010 - 2010 | Memória adaptativa: Estudo com estímulos visuais
Orientador
|
Psicologia Experimental e suas Aplicações (Iniciação científica)
Universidade do Minho, Portugal
|
2005 - 2010 | A sugestionabilidade interrogativa em crianças: O papel da idade e das competências cognitivas (Bolsa FCT)
Orientador
|
Psicologia Experimental e Ciências Cognitivas (Doutoramento)
Escola de Psicologia da Universidade do Minho, Portugal
|
2004 - 2010 | Memória para acções: O papel da imaginação na recordação (Bolsa FCT)
Orientador
|
Psicologia Experimental e Ciências Cognitivas (Doutoramento) |
2009 - 2009 | Efeitos do neuroticismo nos correlatos psicofisiológicos associados à visualização de imagens fortemente activadoras
Coorientador
|
Psicologia Experimental e suas Aplicações (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
Universidade de Aveiro, Portugal |
2009 - 2009 | Efeito do tipo de apresentação na facial na capacidade de reconhecimento e de identificação de expressões emocionais
Orientador
|
Ciências Cognitivas (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2009 - 2009 | Memória prospectiva em crianças: Efeito da saliência da pista
Orientador
|
Ciências Cognitivas (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2009 - 2009 | Perceptual learning and memory encoding: Analysis of the intermixed blocked effect
Orientador
|
Psicologia Experimental e suas Aplicações (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2009 - 2009 | Retrieval induced forgetting on facial features
Coorientador
|
Psicologia Experimental e suas Aplicações (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2009 - 2009 | Determinação do papel da força associativa na identificação de temas de conjuntos de palavras
Coorientador
|
Psicologia Experimental e suas Aplicações (Iniciação científica)
Universidade do Minho, Portugal
|
2005 - 2009 | Processos não conscientes de produção de memórias falsas a partir do paradigma de associados convergentes (Bolsa FCT)
Orientador
|
Psicologia Experimental e Ciências Cognitivas (Doutoramento)
Instituto de Educação e Psicologia da Universidade do Minho, Portugal
|
2008 - 2008 | Memória prospectiva baseada em eventos e controlo inibitório em jovens adultos e idosos
Orientador
|
Psicologia Experimental e suas Aplicações (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2008 - 2008 | Memória verbal e treino musical: Estudo das influências da complexidade do material
Orientador
|
Psicologia Experimental e suas Aplicações (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2008 - 2008 | Carga cognitiva na instrução multimédia. Estudo do efeito de modalidade
Orientador
|
Psicologia Experimental e suas Aplicações (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2007 - 2007 | Identificação de dimensões perceptivas na diferenciação táctil de tecidos finos de lã
Orientador
|
Ciências Cognitivas (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2007 - 2007 | Estimulação e promoção de memórias autobiográficas específicas como metodologia de diminuição de sintomatologia depressiva
em idosos
Orientador
|
Psicologia Clínica (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2001 - 2006 | Desenvolvimento das memórias falsas provenientes de processos associativos e categoriais (Bolsa FCT)
Coorientador
|
Psicologia Experimental e suas Aplicações (Doutoramento)
Instituto de Educação e Psicologia da Universidade do Minho, Portugal
|
2000 - 2006 | Criação de falsas memórias: Diferenças individuais (Bolsa FCT)
Orientador
|
Doutoramento em Psicologia Experimental e Ciências Cognitivas (Doutoramento)
Instituto de Educação e Psicologia da Universidade do Minho, Portugal
|
2000 - 2006 | Competências psicológicas e treino mental
Coorientador
|
Psicologia do Desporto (Doutoramento)
Instituto de Educação e Psicologia da Universidade do Minho, Portugal
|
2005 - 2005 | Avaliar e intervir: Inteligência emocional nas organizações
Coorientador
|
Terapias Comportamentais e Cognitivas (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2005 - 2005 | Ilusões de memória em crianças
Orientador
|
Ciências Cognitivas (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2004 - 2004 | Memória para acções: Um estudo da prioridade de processamento numa tarefa de dupla codificação
Orientador
|
Ciências Cognitivas (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2004 - 2004 | Produção de ilusões de memória em estudantes universitários a partir do paradigma experimental DRM
Orientador
|
Ciências Cognitivas (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2004 - 2004 | Memória para acontecimentos imprevistos: Estudo da ordem de realização das provas de memória
Orientador
|
Ciências Cognitivas (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2003 - 2003 | Ilusões de memória em alcoólicos
Orientador
|
Ciências Cognitivas (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2002 - 2003 | Ilusões de memória na depressão
Orientador
|
Ciências Cognitivas (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2002 - 2003 | Dissociações entre tarefas de memória: Evidência da distinção entre as memórias implícita e explícita
Orientador
|
Ciências Cognitivas (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2015 - Atual | Seminário de Investigação em Psicologia (2019/05/31 - 2019/05/31)
Simpósio (Membro da Comissão Científica)
|
Associação de Estudantes de Psicologia da Universidade do MInho, Portugal |
2022/05/05 - 2022/05/05 | Membro da Comissão Organizadora do International APPE-SEPEX Meeting (2022/05/05 - 2022/05/05)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Associação Portuguesa de Psicologia Experimental, Portugal |
2018 - 2018 | 13º Encontro da Associação Portuguesa de Psicologia Experimental (2018 - 2018)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Centro de Investigação em Psicologia da Universidade do Minho, Portugal |
2004 - 2014 | 1º Fórum de Psicologia Experimental (2004)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Instituto de Educação e Psicologia da Universidade do Minho, Portugal |
2006 - 2006 | 3rd European Conference on Positive Psychology
Congresso (Outra)
|
|
2004 - 2004 | Seminário “Transformar a pedagogia na Universidade” (2004)
Seminário (Coorganizador)
|
Instituto de Educação e Psicologia da Universidade do Minho, Portugal |
1997 - 1997 | Human Factors in Road Traffic II: Traffic Psychology and Engineering
Congresso (Outra)
|
Universidade do Minho, Portugal |
1992 - 1992 | Constructivism in Psychotherapy
Congresso (Outra)
|
Universidade do Minho, Portugal |
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2024/04/18 - 2024/04/20 | Participação com uma atividade de divulgação a estudantes do Ensino Secundário da forma como são reconhecidos rostos de pessoas
Exposição
|
Universidade Portas Abertas 2024
Universidade do Minho, Portugal
|
2021/07/21 - 2021/07/23 | Apresentação da atividade "Só me lembro da memória quando ela me falha!
Oficina (workshop)
|
Verão no Campus - UMinho 2021.
Universidade do Minho, Portugal
|
2018/07/23 - 2018/07/27 | Apresentação da atividade "A memória não é um filme".
Oficina (workshop)
|
Verão no Campus - UMinho 2018
Universidade do Minho, Portugal
|
2014 - 2014 | Estar atento e desatento! Contributos da Psicologia Cognitiva para a compreensão do fenómeno da atenção
Conferência
|
Seminário do Programa de Doutoramento em Optometria e Ciências da Visão
Escola de Ciências da Universidade do Minho, Portugal
|
2014 - 2014 | Open Day 2014 - Escola de Psicologia
Oficina (workshop)
|
Open Day 2014
Escola de Psicologia, Portugal
|
2014 - 2014 | Superar os “limites” da memória humana: Da metamemória às mnemónicas
Oficina (workshop)
|
XXI Encontro Nacional de Estudantes de Psicologia
Associação Nacional de Estudantes de Psicologia, Portugal
|
2014 - 2014 | A memória não é um filme! A credibilidade de testemunhos vista pela Psicologia da Memória
Conferência
|
Unidade Curricular de "Teoria Geral da Prova"
Mstrado em Direito Judiciário - Escola de Direito, Portugal
|
2014 - 2014 | É possível obter um bom testemunho? Estudo sobre a eficácia da Entrevista Cognitiva com uma amostra portuguesa
Conferência
|
II Congresso Internacional “Crime, Justiça e Sociedade”
Instituto CRIAP e Univ. Fernando Pessoa, Portugal
|
2014 - 2014 | Eficácia da Entrevista Cognitiva com População Portuguesa: Análise de Variáveis Importantes para a Obtenção de um Bom Testemunho
Conferência
|
Workshop "entrevista Cognitiva"
Sociedade Portuguesa de Psiquiatria e Psicologia da Justiça, Portugal
|
2014 - 2014 | Contributos da Psicologia para o Ensino (das Ciências): O papel da memória e da atenção na aprendizagem
Conferência
|
Programa de Doutoramento em Ensino das Ciências
Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, Portugal
|
2014 - 2014 | Investigar na Escola de Psicologia: Contibuto do programa Colaboradores de Investigação
Conferência
|
Conferências de Recepção ao Curso 2014/2015
Direção de Curso de Mestrado Integrado em Psicologia da Universidade do Minho, Portugal
|
2012 - 2012 | O que da memória se esquece e recorda: Limites de um processo ao serviço da Psicologia Forense
Conferência
|
Semana da Psicologia Jurídica e Criminologia
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
|
2011 - 2011 | Processing Survival Paradigm: O desafio do processamento de imagens e a análise do efeito de congruência
Conferência
|
Seminário do Grupo de Investigação "processos Cognitivos e Cognição Social"
Centro de Investigação em Psicologia da Universidade de Lisboa (CIPUL), Portugal
|
2011 - 2011 | O que sabemos sobre a memória humana? Desafios e perturbações nas nossas vivências quotidianas
Conferência
|
Encontros com a Ciências
Escola Secundária Carolina Michaelis, Portugal
|
2011 - 2011 | Conhecer a memória humana a partir de algumas distorções quotidianas
Conferência
|
Conferência de "Área de Projecto"
Escola Secundária D. Maria II, Portugal
|
2011 - 2011 | Compreender um processo com 3Fs: Estudos sobre uma memória que falha, filtra e ficciona
Conferência
|
Conferências "Conhecer a Investigação do CIPsi"
Centro de Investigação em Psicologia da Universidade do Minho, Portugal
|
2011 - 2011 | Psicologia do testemunho: Factores que influenciam a memória
Seminário
|
Formação Contínua do CEJ
Centro de Estudos Judiciários, Portugal
|
2010 - 2010 | Investigar através de ferammentas conceptuais: Tomadas de decisão com consequências
Seminário
|
Conferêcias da ESEIG
Escola Superior de Estudos Industriais e Gestão, Portugal
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2024/01/26 | Metacognitive processes in bilingual second language learners
Arguente principal
|
Marta Reyes Sanchez (Doutoramento)
Universidad de Granada, Espanha
|
2023/03/24 | Declarative memories in interaction: Episodic system engagement in semantic-based encoding and retrieval
Arguente principal
|
Cristiane da Anunciação Souza (Doutoramento)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2022/12/12 | Contamination effects in prospective memory: An exploratory study
Arguente principal
|
Rui Pedro Martins de Almeida (Mestrado) |
2022/07/22 | The development of episodic memory during adolescence: Behavioral and neural insights
Arguente
|
Miguel Ângelo da Silva Alves de Andrade (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Medicina, Portugal
|
2021/11/19 | Unimodalidade e multimodalidade nas representações dinâmicas: Formatos visuais, auditivos e audiovisuais
Arguente principal
|
Cristina Jordão Nazaré (Doutoramento)
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, Portugal
|
2021/06/18 | Failing to forget: Studies on prospective memory deactivation
Orientador
|
Patrícia Fernanda Ferreira de Matos (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2021/06/07 | Using social robots to encourage honest behaviours
Arguente
|
Sofia Miguel Martins Petisca (Doutoramento)
Instituto de Telecomunicações ISCTE-IUL, Portugal
|
2021/05/21 | (Meta)memory: Effects of word frequency on judgments of learning and recall
Orientador
|
Pedro Simão Oliveira Mendes (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2021/05/03 | An EEG Study: Female’s neural responses to fast periodic nude and dressed images of adult men and women (Reconhecimento de
Grau)
Vogal
|
Sara Almeida Teixeira de Sousa Costa (Mestrado)
Bournemouth University, Reino Unido
|
2020/12/03 | Probing the effects of emotion and encoding task on source memory attributions: Behavioral and electrophysiological evidence
Vogal
|
Diana Cristina Rodrigues Pereira (Doutoramento)
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
|
2020/09/24 | Neural Correlates of Proactive Interference and Attentional Control Over Working Memory in Healthy Aging
Vogal
|
Harry Thomas Moore (Doutoramento)
Escola de Psicologia da Universidade do Minho, Portugal
|
2020/07/03 | Can false childhood memories be differentiated from true childhood memories?
Arguente
|
Ettiene Gehenne (Mestrado)
Université de Lille, França
|
2020/06/29 | Adaptação ao Stress em Atletas de Futebol e Importância da Avaliação Cognitiva
Arguente principal
|
Ricardo Teixeira da Cunha (Mestrado)
Escola de Psicologia da Universidade do Minho, Portugal
|
2020/01/20 | The effects of musical training on auditory statistical learning: Electrophysiological and behavioral evidence
Vogal
|
Margarida Fátima Gomes Vasconcelos (Doutoramento)
Escola de Psicologia da Universidade do Minho, Portugal
|
2019/06/19 | Influência das emoções na adaptação ao stress em árbitros de futebol
Arguente
|
João Pedro Moreira Silva (Mestrado)
Escola de Psicologia da Universidade do Minho, Portugal
|
2019/06/18 | O papel da memória autobiográfica e da solidão no envelhecimento bem-sucedido
Arguente
|
Ana Carolina Figueira Gonçalves (Mestrado)
Escola de Psicologia da Universidade do Minho, Portugal
|
2019/06/13 | Processing destination memory in young adults: An exploratory ERP study
Arguente principal
|
Vasco Ribeiro Ferreira (Mestrado)
Escola de Psicologia da Universidade do Minho, Portugal
|
2019 | Memory illusions and the malleability of categorical knowledge: Exploring false memories in ad hoc categories
Arguente principal
|
Jerônimo Cassol Sôro (Doutoramento)
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2019 | Attractiveness and attention, memory, and time perception
Vogal
|
André Manuel Marques Silva (Doutoramento)
Escola de Psicologia da Universidade do Minho, Portugal
|
2018 | A influência do ambiente visual circundante em tarefas cognitivas visuo-espaciais: Um estudo desenvolvimental
Arguente principal
|
Pedro Filipe da Silva Rodrigues (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2018 | Lenguage, memoria y corporeidade: Estudio empírico del efecto de las representaciones corporeizadas
Arguente principal
|
Antonio Manuel Díez Álamo (Doutoramento)
Universidad de Salamanca, Espanha
|
2018 | A multimodal approach to interpersonal gait synchronization
Vogal
|
Dominic Noy (Doutoramento)
Escola de Psicologia da Universidade do Minho, Portugal
|
2018 | Rule-governed behavior and the description-experience gap
Vogal
|
Álvaro Viudez González (Doutoramento)
Escola de Psicologia da Universidade do Minho, Portugal
|
2017 | Modelos algébricos de integração da informação expressiva da face: Estudos de julgamento de dimensões emocionais em faces
sintéticas realistas
Arguente
|
Ana Catarina Duarte Silva (Doutoramento)
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, Portugal
|
2017 | Estudo da eficácia de novas técnicas de deteção do engano
Arguente principal
|
Beatriz Morais Melo de Oliveira (Doutoramento)
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2017 | A labilidade da memória humana: Efeitos de manipulações pós-recuperação e pós-reativação em listas de palavras associadas
Arguente
|
Fábio Rodrigo Bourscheid (Doutoramento)
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2017 | Learning with the test: Adapting encoding strategies to the retrieval requisites
Arguente principal
|
Pedro André Ribeiro Marques (Doutoramento)
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2017 | Experiências de vida e sintomatologia psicopatológica (re)contadas na vida adulta: O que se conta? O que vale o que se conta?
Vogal
|
Vanessa Mourão Ferreira Sampaio Azevedo (Doutoramento)
Escola de Psicologia da Universidade do Minho, Portugal
|
2016 | Estudo da memória autobiográfica na perturbação bipolar
Arguente principal
|
Elzbieta Malgorzata Bobrowicz Campos (Doutoramento)
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, Portugal
|
2015 | Memória operacional de crianças normais e com lesões congénitas: Desenvolvimento cognitivo e reorganização cerebral | Flávia Heloisa dos Santos (Outro)
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Brasil
|
2015 | Reconocimiento falso en listas DRM con tres palabras criticas: evidencia conducta y electroneurofisiológica del papel de la asociación inversa | Sara Espinha Cadavid (Doutoramento)
Universidad de Salamanca, Espanha
|
2015 | Is there a sunk cost effect in intimate relationships? | Sara Rafaela Sousa do Rego (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2015 | Perceptions of inequity and its influence on the reservation wage | Daniel Faria Gomes de Oliveira (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2015 | Reconocimiento falso en listas DRM con três palabras críticas: Evidencia conductual y electroneurofisiológica del papel de
la asociación inversa
Arguente principal
|
Sara Espinha Cadavid (Doutoramento)
Universidad de Salamanca, Espanha
|
2014 | Cognitive functioning and efficacy of cognitive intervention in Multiple Sclerosis
Vogal
|
Rosana Sofia Oliveira Magalhães (Doutoramento)
Escola de Psicologia da Universidade do Minho, Portugal
|
2014 | Speech production in bilinguals: The role of phonology in Tip-of-the-Tongue states resolution
Vogal
|
Rita Calado Lopes Pureza (Doutoramento)
Escola de Psicologia da Universidade do Minho, Portugal
|
2014 | "The truth is never pure and rarely simple": Understanding the role of repetition and processing fluency on the illusion of
truth effect
Arguente
|
Rita Rocha da Silva (Doutoramento)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
2013 | Potenciais evocados relacionados à tarefa de Roediger e McDermott em crianças e adolescentes com transtorno global de desenvolvimento | Claudia Aparecida Valasek (Mestrado)
Universidade Presbiteriana Mackenzie, Brasil
|
2013 | O efeito do ciclo menstrual na percepção temporal | Ana Cristina Mendes Lopes (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2013 | The influence of encoding conditions, type of product, and contents in memory for ads
Arguente principal
|
Beatriz Martín Luengo (Doutoramento)
Universidad del País Vasco, Espanha
|
2012 | Conditional activation of associative semantic structures: Forming and transmitting impressions of personality
Arguente
|
Ludmila Duarte da Silva Nunes (Doutoramento)
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2011 | Recordação livre de listas de palavras sob privação total de sono e após recuperação de sono | Gislaine de Almeida Valverde Zanini (Mestrado)
Universidade Federal de São Paulo, Brasil
|
2011 | Preferências de desambiguação de orações relativas com duplo antecedentecontendo palavras emocionais positivas de alto vs. baixo níveis de activação: O papel da memória operatória. | Sérgio Norberto Razente (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2011 | A precisão da memória das crianças para experiências emocionais únicas e repetidas
Arguente principal
|
Carmen Lisboa Weingartner Welter (Doutoramento)
Faculdade de Psicologia e Ciências da Universidade de Coimbra, Portugal
|
2011 | A mente analógica e a percepção digital
Arguente principal
|
Nuno de Sá Teixeira (Doutoramento)
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, Portugal
|
2010 | O efeito do género na percepção da dor crónica | Adelino Novais (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2010 | A flexible view of spontaneous trait inferences
Arguente
|
Tânia Montenegro Ramos (Doutoramento)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2010 | Sugestionabilidade de crianças do grupo escolar de 3 anos às inferências causais erradas transmitidas por grupos escolares da mesma idade e de idade superior | Ana Isabel Pereira Marques (Mestrado)
Universidade Católica Portiguesa, Portugal
|
2009 | Prática desportiva e inteligência emocional: Estudo da influência do desporto na aquisição de aptidões e competências de inteligência
emocional
Arguente principal
|
Marcio José Kerkoski (Doutoramento)
Instituto de Estudos da Criança da Universidade do Minh, Portugal
|
2009 | Representações sobre criatividade: Um estudo de diferenças na população docente dos Ensonos Básico e Secundário | Ana Sofia Lopes Sampaio (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2009 | Rivermead Behavioural Memory Test for Children: Estudos Psicométricos com crianças dos 4 aos 6 anos e 11 meses | Carla Luísa Coelho Botas (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
|
2009 | Perspectiva multifactorial da memória: Construção e validação de uma bateria de provas para a população universitária portuguesa
Vogal
|
Aristides Isidoro Ferreira (Doutoramento)
Instituto de Educação e Psicologia da Universidade do Minho, Portugal
|
2008 | Contribuição para a criação de padrões de conforto em tecidos finos de lã
Vogal
|
Ana Cristina da Luz Broega (Doutoramento)
Escola de Engenharia da Universidade do Minho, Portugal
|
2008 | Pensamento contrafactual e raciocínio causal: Efeito de facilitação recíproca e modelo de integração | Jorge Manuel Quaresma Senos (Doutoramento)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
2008 | Cue combination and visual search | Rita Daniela dos Santos Pereira de Sousa (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2006 | Do stress e ansiedade às emoções no desporto: Da importância da sua compreensão à necessidade da sua gestão | Cláudia Salomé Lima Dias (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2006 | Estudo cronométrico da rotação mental de letras e mãos em pessoas com paralisia cerebral | Isabel Catarina Martins (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
|
2006 | O teste de retenção visual de Benton: Um estudo com crianças dos 6 aos 10 anos de idade | Marinela Maia de Oliveira Santos (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
|
2006 | A ansiedade social no enviesamento da atenção na detecção de expressões faciais em crianças | Élia Maria Alves Rodrigues (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2006 | Do stress e ansiedade às emoções no desporto: Da importância da sua compreensão à necessidade da sua gestão
Arguente principal
|
Cláudia Salomé Lima Dias (Doutoramento)
Instituto de Educação e Psicologia da Universidade do Minho, Portugal
|
2005 | Ritmicidade social e niveis de actividade-repouso em doentes com doença de Alzheimer | Maria Rosália Brogueira Fonseca Guerra (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2004 | Factores psicológicos e cronobiológicos do rendimento desportivo
Vogal
|
Jorge Manuel Amaral Silvério (Doutoramento)
Instituto de Educação e Psicologia da Universidade do Minho, Portugal
|
2004 | O dia-a-dia das crianças portuguesas – seu significado desenvolvimental | Vítor Manuel dos Santos Teixeira (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
|
2004 | Sensibilidade numérica em crianças pré-escolares: Um novo paradigma experimental | Alzira Rosa Carvalho de Almeida (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2004 | Dessincronização circadiana e menopausa: Avaliação dos benefícios da terapêutica hormonal do climatério | Mário Pedro de Queiroz e Melo (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2004 | Attention bias for the detection of evolutionary fear-relevant stimuli | Paula Cristina Neves Miguel (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2003 | Aprendizagem e comportamento na condução automóvel | Maria de Fátima Pereira da Silva (Outro)
Universidade de Coimbra, Portugal
|
2003 | Correlatos psicológicos da amplitude do ritmo de temperatura corporal | Sara Margarida Soares Ramos Fernandes (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2002 | O enviesamento da atenção na detecção de expressões faciais em crianças e jovens | Paula Maria da Costa Pereira (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
|
2000 | Narrativas de auto-engano
Vogal
|
João Manuel de Castro Faria Salgado (Doutoramento)
Instituto de Educação e Psicologia da Universidade do Minho, Portugal
|
2000 | Influência das emoções no desempenho cognitivo: Ira e processamento de informação
Arguente
|
Maria Fernanda da Silva Martins (Doutoramento)
Instituto de Educação e Psicologia da Universidade do Minho, Portugal
|
2000 | Estudo padronizado do trabalho por turnos em médicos | Maria Antonieta Moreira Ferreira de Melo Simões (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
|
1999 | L'influence de la scolarisation et de l'alphabetisation sur les capacites de traitment visuel
Arguente principal
|
Arlette Verhaeghe (Doutoramento)
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2024/01/02 - 2024/01/31 | 18º Encontro da Associação Portuguesa de Psicologia Experimental | Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra |
2022/05/05 - 2022/05/07 | International APPE-SEPEX Meeting | Faro, Universidade do Algarve |
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2019 - Atual | Psicologia: Teoria e Prática (0102-3772) | Universidade Presbiteriana Mackenzie (São Paulo, Brasil) |
2018 - Atual | Applied Psycholinguistics (1469-1817) | Cambridge University Press |
2018 - Atual | The Spanish Journal of Psychology (1988-2904) | Cambridge University Press |
2017 - Atual | Applied Neuropsychology: Adult | Taylor & Francis |
2016 - Atual | Applied Cognitive Psychology (1099-0720) | Wiley (John Wiley & Sons) |
2016 - Atual | Psychological Reports (1558-691X) | SAGE Publications |
2014/12/13 - Atual | Estudos de Psicologia | PUC - Campinas |
2012/07/09 - Atual | Psychologica | Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra |
2011 - Atual | Behavior Research Methods (1554-3528) | Springer - Psychonomic Society |
2010/01/09 - Atual | Psicológica | Unversidad de Valencia |
2008 - Atual | Psicologia | Associação Portuguesa de Psicologia |
2008 - Atual | Memory & Cognition (1532-5946) | Springer - Psychonomic Society |
2008 - Atual | Psicologia: Teoria e Pesquisa | Universidade de Brasília |
2007 - Atual | Memory (1464-0686) | Taylor & Francis |
2007 - Atual | Análise Psicológica | ISPA - Instituto Superior de Psicologia Aplicada |
2006 - Atual | Cognition & Emotion (1464-0600) | Taylor & Francis |
2003/04/08 - Atual | Psychonomic Bulletin & Review | |
2006/10/17 - 2014 | Laboratório de Psicologia | ISPA - Instituto Superior de Psicologia Aplicada |
2012/01/01 - 2012/12/31 | Psicologia, Educação e Cultura | ISPGaya |
1999/11/01 - 2003/10/31 | Psicologia: Teoria, Investigação e Prática | Centro de Investigação em Psicologia da Universidade do Minho |
Comissão de avaliação
Descrição da atividade Tipo de assessoria |
Instituição / Organização | Entidade financiadora | |
---|---|---|---|
2018 - Atual | Membro do júri dos concursos para Bolseiro de Investigação na área de Cognição Humana (Memória Humana, Psicolíbguística e
Tomada de Decisão) do Centro de Investigação em Psicologia da Escola de Psicologia da Universidade do Minho
Avaliador
|
Centro de Investigação em Psicologia da Universidade do Minho, Portugal | Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
2014 - Atual | Membro do painel de avaliação do Prémio da Associação Portuguesa de Psicologia Experimental (APPE)
Avaliador
|
Associação Portuguesa de Psicologia Experimental, Portugal | Associação Portuguesa de Psicologia Experimental |
2024/05/01 - 2024/07/01 | Psychonomic Society’s 2024 Graduate Conference Award.
Avaliador
|
||
2024/05/01 - 2024/06/10 | Avaliação de submissão de projetos à Psychonomic Society’s 2024 Graduate Conference Award.
Avaliador
|
||
2023/06/01 - 2023/07/06 | Membro do júri dos concursos Psychonomic Society’s 2023 Graduate Conference Award.
Avaliador
|
Psychonomic Society Inc, Estados Unidos | Psychonomic Society Inc |
2006/01/01 - 2023/05/01 | Membro da Comissão Científica dos Encontros da Associação Portuguesa de Psicologia Experrimental
Membro
|
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa, Portugal Associação Portuguesa de Psicologia Experimental, Portugal |
|
2016 - 2017 | Membro do painel de Psicologia para a avaliação de candidatos ao Concurso de Bolsas Individuais de Doutoramento da Fundação
para a Ciência e a Tecnologia
Avaliador
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal | |
2016 - 2016 | Membro do painel de Psicologia para a avaliação de candidatos ao Concurso de Bolsas Individuais de Pós- Doutoramento da Fundação
para a Ciência e a Tecnologia.
Avaliador
|
||
2014 - 2016 | Membro do painel de avaliação dos candidatos a bolsas de doutoramento do Programa Doutoral FCT em Psicologia Social
Avaliador
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
Consultoria / Parecer
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2020/07/20 - Atual | Emissão de parecer para tese de Doutoramento de Tatiana Romero Arias, tendo em vista a obtenção de "Menção Internacional" pela Universidade de La Laguna (Espanha). | Universidad de La Laguna, Espanha |
2006 - 2006 | Avaliador do mérito de candidato ao prémio EURYI - Prémio Europeu de Jovem Cientista a convite da Fundação para a Ciência e a Tecnologia | Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2013/09 - Atual | Dissertação | Mestrado Integrado em Psicologia (Mestrado integrado) | Universidade do Minho, Portugal |
2013/09 - Atual | Projecto de Tese | Mestrado Integrado em Psicologia (Mestrado integrado) | Universidade do Minho, Portugal |
2020/07/09 - 2020/07/09 | Webinar: Perusall | Webinar: Perusall (Outros) | IDEA UMinho, Portugal |
2020/07/03 - 2020/07/03 | Entre a crença e a ciência: Os limites do relato testemunhal na prática forense | Escola de Verão APSI - Avanços da Psicologia (1ª edição) (Outros) | Associação de Psicologia da Universidade do Minho , Portugal |
2012/02 - 2018/07 | Psicologia da Memória | Mestrado Integrado em Psicologia (Mestrado integrado) | Universidade do Minho, Portugal |
2016 - 2018 | Diversidade em Psicologia | Opção UMinho: Vários Cursos da Universidade do Minho (Mestrado) | Universidade do Minho, Portugal |
2014 - 2018 | Temas de Psicologia Experimental (módulo de 10 horas) | Programa Doutoral em Psicologia Básica (Doutoramento) | Escola de Psicologia da Universidade do Minho, Portugal |
2012/09 - 2018 | Laboratório de Processos Básicos 1 : Memória Humana | Mestrado Integrado em Psicologia (Mestrado integrado) | Universidade do Minho, Portugal |
2012/02 - 2017/07 | Métodos de Investigação em Psicologia | Mestrado Integrado em Psicologia (Mestrado integrado) | Universidade do Minho, Portugal |
2017 - 2017 | Design Emocional (módulo de 10 horas) | Mestrado em Design de Produto e Serviços (Mestrado) | Escola de Arquitetura da Universidade do Minho, Portugal |
2014 - 2016 | Investigação Laboratorial em Psicologia Básica (módulo de 15 horas) | Programa Doutoral em Psicologia Básica (Doutoramento) | Escola de Psicologia da Universidade do Minho, Portugal |
2012/02 - 2014/07 | Psicologia, Ciências Cognitivas e Comportamento | Opção UMinho: Vários cursos da Universidade do Minho (Mestrado) | Universidade do Minho, Portugal |
2014 - 2014 | Resolução de problemas e tomada de decisão | Especialização (Curso médio) | Universidade Católica Portuguesa - MBAinternational, Portugal |
2013 - 2014 | Psicologia da Memória: Fundamentos e Aplicações (módulo de 16 horas) | Mestrado em Psicologia Evolutiva | Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Brasil |
2007/02 - 2011/07 | Laboratório de Psicologia da Memória Humana | Mestrado Integrado em Psicologia (Psicologia Experimental e suas Aplicações) (Mestrado integrado) | Universidade do Minho, Portugal |
2011 - 2011 | Psicologia do Testemunho: Factores que influenciam a memória | Aperfeiçoamento (Curso médio) | Centro de Estudos Judiciários, Portugal |
2007 - 2011 | Cognição e Memória Humana | Mestrado Integrado em Psicologia (Psicologia Experimental e suas Aplicações) (Mestrado integrado) | Escola de Psicologia da Universidade do Minho, Portugal |
2007 - 2011 | Seminário de Competências Académicas | Mestrado Integrado em Psicologia (Mestrado integrado) | Escola de Psicologia da Universidade do Minho, Portugal |
2002 - 2011 | Psicologia da Atenção e da Memória | Licenciatura em Psicologia (Licenciatura) | Escola de Psicologia da Universidade do Minho, Portugal |
2007 - 2009 | Psicologia das Emoções | Mestrado Integrado em Psicologia (Mestrado integrado) | Escola de Psicologia da Universidade do Minho, Portugal |
2007 - 2009 | Estudos Avançados de Psicologia Experimental | Doutoramento em Psicologia Experimental (Doutoramento) | Instituto de Educação e Psicologia da Universidade do Minho, Portugal |
2005 - 2008 | Métodos da Investigação em Psicologia | Mestrado em Psicologia (Ciências Cognitivas) (Mestrado) | Instituto de Educação e Psicologia da Universidade do Minho, Portugal |
2006 - 2007 | Psicologia do Pensamento e da Linguagem | Licenciatura em Psicologia (Licenciatura) | Escola de Psicologia da Universidade do Minho, Portugal |
2006 - 2007 | Projecto | Licenciatura em Psicologia (Licenciatura) | Escola de Psicologia da Universidade do Minho, Portugal |
2006 - 2007 | Questões Aprofundadas de Métodos de Quantitativos | Licenciatura em Psicologia (Licenciatura) | Escola de Psicologia da Universidade do Minho, Portugal |
2005 - 2006 | Processamento da Informação e Controlo do Comportamento | Mestrado em Psicologia (Ciências Cognitivas) (Mestrado) | Instituto de Educação e Psicologia da Universidade do Minho, Portugal |
2005 - 2006 | Análise e Tratamento de Dados em Psicologia Experimental (módulo de 15 horas) | Mestrado em Psicologia (Ciências Cognitivas) (Mestrado) | Instituto de Educação e Psicologia da Universidade do Minho, Portugal |
2005 - 2006 | Cognição e Educação | Mestrado em Educação (Tecnologia Educativa) (Mestrado) | Instituto de Educação e Psicologia da Universidade do Minho, Portugal |
2003 - 2004 | Metodologia da Investigação em Psicologia (módulo de 12 horas) | Mestrado em Intervenção Psicológica em Crianças e Adolescentes (Mestrado) | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
1999 - 2003 | Métodos de Investigação em Educação 2 | Mestrado em Educação (Formação Psicológica de Professores (Mestrado) | Instituto de Educação e Psicologia da Universidade do Minho, Portugal |
1997 - 2003 | Psicologia Cognitiva | Mestrado em Educação (Tecnologia Educativa) (Mestrado) | Instituto de Educação e Psicologia da Universidade do Minho, Portugal |
1993 - 2003 | Psicologia Cognitiva 1 | Licenciatura em Psicologia (Licenciatura) | Escola de Psicologia da Universidade do Minho, Portugal |
1993 - 2003 | Psicologia Cognitiva 2 | Licenciatura em Psicologia (Licenciatura) | Escola de Psicologia da Universidade do Minho, Portugal |
1991 - 2003 | Psicologia da Percepção, Memória e Aprendizagem | Licenciatura em Educação (Licenciatura) | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2000 - 2001 | Metodologia da Investigação em Psicologia da Educação | Mestrado em Psicologia (Psicologia Escolar) (Mestrado) | Instituto de Educação e Psicologia da Universidade do Minho, Portugal |
2000 - 2001 | Metodologia da Investigação em Psicologia Desportiva | Mestrado em Psicologia (Psicologia Desportiva) (Mestrado) | Instituto de Educação e Psicologia da Universidade do Minho, Portugal |
1999 - 2000 | Métodos de Investigação em Educação 1 | Mestrado em Educação (Formação Psicológica de Professores) (Mestrado) | Instituto de Educação e Psicologia da Universidade do Minho, Portugal |
1999 - 2000 | Métodos de Investigação em Psicologia | Mestrado em Psicologia (Psicologia da Justiça) (Mestrado) | Instituto de Educação e Psicologia da Universidade do Minho, Portugal |
1988 - 1994 | Psicologia dos Processos Cognitivos | Licenciatura em Psicologia (Licenciatura) | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2024/04/19 - Atual | Associação Portuguesa de Psicologia Experimental | Presidente do Conselho Fiscal |
2008/01 - Atual | Psychonomic Society | |
2008/01 - Atual | Society for Applied Research on Memory and Cognition | |
2007/01 - Atual | Sociedad Española de Psicologia Experimental | |
2006/01 - Atual | Association for Psychological Science | |
2003/01 - Atual | Associação Portuguesa de Psicologia Experimental | |
2001/04 - Atual | European Society of Cognitive Psychology | |
2017/05/05 - 2024/04/19 | Associação Portuguesa de Psicologia Experimental | Vice-Presidente da Direção |
2009/01 - 2015 | Ordem dos Psicólogos Portugueses |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2019/06/18 - Atual | Conselho de Ética da Universidade do Minho. Nomeado pelo Reitor da Universidade do Minho.
Membro
|
|
2019/05 - Atual | Comissão de Ética para a Investigação em Ciências Sociais e Humanas. Nomeado pelo Conselho de Ética da Universidade do Minho.
Presidente / Vice-presidente
|
|
2019 - Atual | Grupo de Reflexão sobre a Formação de 3º Ciclo da Escola de Psicologia da Universidade do MInho (criado pelo Conselho Científico).
Membro
|
Escola de Psicologia da Universidade do Minho, Portugal |
2018 - Atual | Grupo de Trabalho para a Definição da Oferta Educativa da Escola de Psicologia da Universidade do MInho (criado pelo Conselho
Científico).
Membro
|
Escola de Psicologia da Universidade do Minho, Portugal |
2014/03 - Atual | Comissão de Auto-Avaliação do Programa Doutoral em Psicologia Básica
Outro
|
Universidade do Minho, Portugal |
2012/05 - Atual | Membro de Conselho Científico
Membro
|
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal |
2017/01/01 - 2024/02/14 | Conselho Disciplinar da Universidade do Minho
Membro
|
Universidade do Minho, Portugal |
2020/04/01 - 2020/07/25 | Criação de curso não conferente de grau: estudos Avançados em Métodos, Práticas e Técnicas de Investigação em Psicologia
Coordenador
|
Escola de Psicologia da Universidade do Minho, Portugal |
2020/01/01 - 2020/01/31 | Comissão de Avaliação Externa da Universidade do Minho: Representante dos docentes
Membro
|
Universidade do Minho, Portugal |
2019/02 - 2019/07 | Grupo de Trabalho para a Melhoria da Qualidade do Ensino Graduado da Escola de Psicologia da Universidade do MInho (criado
pelo Conselho Pedagógico).
Coordenador
|
Escola de Psicologia da Universidade do Minho, Portugal |
2012/01 - 2014/01 | Membro do Conselho Pedagógico
Membro
|
Universidade do Minho, Portugal |
Outro júri / avaliação
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2021/09/16 - Atual | Júri de Defesa do projeto de tese de doutoramento de Daniela Ferreira (Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra) | Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, Portugal |
2021/09/01 - Atual | Júri de Bolsa de Investigação (BI) do Centro de Investigação em Psicologia da Universidade do Minho (referência CIPSI-BI-ACA-2021-01) | Escola de Psicologia da Universidade do Minho, Portugal |
2021/07/13 - Atual | Júri do concurso documental, de âmbito internacional, para recrutamento de um posto de trabalho de professor auxiliar, na área disciplinar de Psicologia Básica da Escola de Psicologia (Neurociências). | Escola de Psicologia da Universidade do Minho, Portugal |
2019/06/26 - Atual | Arguência de Relatório de Estágio do estudante Alexandre Fernandes Gonçalves | Escola de Psicologia da Universidade do Minho, Portugal |
2019/06/26 - Atual | Arguência de Relatório de Estágio do estudante João Pedro Moreira Silva | Escola de Psicologia da Universidade do Minho, Portugal |
2021/04/24 - 2021/07/30 | Júri do concurso documental, de âmbito internacional, para recrutamento de um posto de trabalho de professor auxiliar, na área disciplinar de Psicologia Básica da Escola de Psicologia (Percepção). | Escola de Psicologia da Universidade do Minho, Portugal |
2019 - 2019 | Concurso para Professor Auxiliar na Universidade dos Açores | Universidade dos Açores, Portugal |
2016 - 2016 | Concurso para Professor Auxiliar na Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa | |
2015 - 2015 | Concurso para Professor Auxiliar na Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa | |
2013 - 2013 | Concurso para Professor Auxiliar da Escola de Psicologia da Universidade do Minho | Universidade do Minho, Portugal |
2012 - 2012 | Concurso para Professor Auxiliar da Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa | Universidade de Lisboa, Portugal |
2011 - 2011 | Concurso para Professor Auxiliar no Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa – IUL | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2004 - 2004 | Concurso para Professor Adjunto da Escola Superior de Tecnologias da Saúde do Instituo Politécnico do Porto | Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
Tutoria
Tópico | Nome do aluno | |
---|---|---|
2019/03/06 - 2019/03/06 | Tutor no projeto "Job-Shadowing - Um dia com um profissional ..." | Ricardo Manuel da Silva Teixeira |
Distinções
Prémio
2024 | Prémio "Melhor Comunicação Poster" na EAPL COnference 2024 (co-autoria com João Pedro Gomes, Delfina Fernandes e Rui Paulo) |
2022 | "Prémio Jovem Investigador UMinho 2022" (orientação da estudante Bruna Silva) |
2020 | "Prémio Jovem Investigador UMinho 2020" (orientação da estudante Nuna Carvalho) |
2019 | Prémio "Melhor Comunicação Poster" no 10º SIPUM (co-autoria com Alexandra Vieira e Karlos Luna)
Associação de Estudantes de Psicologia da Universidade do MInho, Portugal
|
2016 | Prémio Ensino
Escola de Psicologia da Universidade do Minho, Portugal
|
2010 | Prémio Docência
Escola de Psicologia da Universidade do Minho, Portugal
|
Outra distinção
2013 | Prémio "Melhor Comunicação Oral" no 4º SIPUM (co-autoria com Ana Margarida Capelo)
Associação de Estudantes de Psicologia da Universidade do MInho, Portugal
|
2013 | Prémio "Melhor Comunicação Poster" no 4º SIPUM (co-autoria com Magda Saraiva)
Associação de Estudantes de Psicologia da Universidade do MInho, Portugal
|
2012 | Prémio "Melhor Comunicação Poster" no 3º SIPUM (co-autoria com Ana Margarida Gonçalves)
Associação de Estudantes de Psicologoa da Universidade do Minho, Portugal
|