???global.info.a_carregar???
Isabel Fraga. Concluiu o(a) Doutoramento em n/a em 1992 pelo(a) Universidade de Santiago de Compostela e Licenciatura em Licenciatura en Filosofía y Ciencias de la Educación (Sección Psicología) em 1986 pelo(a) Universidade de Santiago de Compostela. Publicou maís de 40 capítulos de libros e artigos em revistas especializadas . Recebeu 1 prémio(s) e/ou homenagens. Atua na(s) área(s) de Ciências Sociais com ênfase em Psicologia. É experta en Psicolingüística.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Isabel Fraga

Nomes de citação

  • Fraga, Isabel
  • Fraga Carou, I.

Identificadores de autor

Ciência ID
631A-6ABA-1018
ORCID iD
0000-0001-9346-6560
Google Scholar ID
https://scholar.google.es/citations?hl=es&user=ElOANtoAAAAJ
Researcher Id
B-6532-2016

Endereços de correio eletrónico

  • isabel.fraga@usc.es (Profissional)

Telefones

Telefone
  • 881813787 (Profissional)
  • 981887393 (Pessoal)
Telemóvel
  • 686986366 (Pessoal)

Moradas

  • Universidade de Santiago de Compostela. Facultade de Psicoloxía-Rúa Xosé María Suárez Núñez s/n. Campus sur. , 15782, Santiago de Compostela, Santiago de Compostela, Espanha (Profissional)
  • Tembra, 49, 15865, Brion (A Coruña), Brion, Espanha (Pessoal)

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Psicologia

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Espanhol; Castelhano (Idioma materno)
Galego Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
1992
Concluído
n/a (Doutoramento)
Universidade de Santiago de Compostela, Espanha
"Efectos de la observación de modelos sobre la conducta de fumar" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Sobresaliente cum laude
1986
Concluído
Licenciatura en Filosofía y Ciencias de la Educación (Sección Psicología) (Licenciatura)
Universidade de Santiago de Compostela, Espanha
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Sobresaliente
Percurso profissional

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2024/02/01 - Atual Directora do Instituto de Investigación en Psicoloxía Universidade de Santiago de Compostela, Espanha
2023/09/22 - Atual Catedrática de Universidad Universidade de Santiago de Compostela, Espanha
2019/07 - Atual Coordinadora da especialidade en Psicoloxía Experimental do Máster en Psicoloxía da USC Universidade de Santiago de Compostela, Espanha
2018/07 - Atual Presidenta da Comisión Académica do Programa de Doutoramento en Procesos Psicolóxicos e Comportamento Social da USC Universidade de Santiago de Compostela, Espanha
2008/02/26 - Atual Coordinadora do grupo Procesos Cognitivos e Conduta (PCC) da USC. Universidade de Santiago de Compostela, Espanha
1996/12/27 - Atual Profesora Titular de Universidade Universidade de Santiago de Compostela, Espanha
2017/12 - 2018/07 Secretaria da Comisión Académica do Programa de Doutorado en Procesos Psicolóxicos e Comportamento Social Universidade de Santiago de Compostela, Espanha
2013/01/01 - 2017/12/01 Membro da Comisión Académica do Programa de Doutoramento en "Procesos psicolóxicos e comportamento social" Universidade de Santiago de Compostela, Espanha
2014/06/01 - 2017/10/01 Vicedecana da Facultade de Psicoloxía da USC. Responsable do Grao en Psicoloxía Universidade de Santiago de Compostela, Espanha
2012/05/01 - 2016/07/01 Membro da Junta Directiva da Sociedad Española de Psicología Experimental (SEPEx). Sociedad Española de Psicología Experimental, Espanha
2009/11/01 - 2014/06/01 Secretaria do Dpto. de Psicoloxía Social, Básica e Metodoloxía da USC Universidade de Santiago de Compostela, Espanha
1999/12/01 - 2003/12/01 Secretaria do Dpto. de Psicoloxía Social, Básica e Metodoloxía da USC Universidade de Santiago de Compostela, Espanha
1994/10/01 - 1996/12/26 Profesora Titular Interina de Psicoloxía Básica Universidade de Santiago de Compostela, Espanha
1990/11/02 - 1994/09/30 Profesora Axudante de Psicoloxía Básica Universidade de Santiago de Compostela, Espanha
1986/10/01 - 1990/09/30 Bolseira de Investigación na USC Xunta de Galicia Consellería de Cultura Educacion e Ordenación Universitaria, Espanha
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2020/06/01 - 2024/02/29 Representación y procesamiento del género gramatical: efectos fonológicos y léxico-semánticos en la congruencia y la concordancia de género.
PID2019-110583GB-I00
Investigador responsável
Gobierno de España Ministerio de Ciencia e Innovación, Espanha
Gobierno de España Ministerio de Ciencia e Innovación
Concluído
2019/01/01 - 2021/12/31 Axudas de Consolidación
ED431B 2019/2020
Investigador responsável
Universidade de Santiago de Compostela, Espanha
Dirección Xeral de Investigación e Desenvolvemento, Xunta de Galicia
2016/01/01 - 2019/06/30 Concordancia, atracción y otras ilusiones gramaticales: efectos léxcios en el procesamiento sintáctico desde una perspectiva inter-lingüística
PSI2015-65116-P
Investigador responsável
Universidade de Santiago de Compostela, Espanha
Gobierno de España, Ministerio de Economía y Competitividad
Concluído
2015/01/01 - 2018/11/30 Grupo de Referencia Competitiva
GRC 2015/006
Investigador responsável
Universidade de Santiago de Compostela, Espanha
Concluído
2014/12/01 - 2016/11/30 Red de investigación English Linguistics Circle
FFI2014-51873-REDT
Investigador
Universidade de Santiago de Compostela, Espanha
Gobierno de España, Ministerio de Economía y Competitividad
Concluído
2014/03/01 - 2015/12/31 Second language sentence processing: Syntactic ambiguity resolution in late English learners at different proficiency levels
Orientador
Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal
Concluído
2014/01/01 - 2015/12/31 Red de investigación English Linguistics Circle
R2014/016
Investigador
Universidade de Santiago de Compostela, Espanha
Xunta de Galicia
Concluído
2013/01/01 - 2015/12/31 El procesamiento sintáctico visto desde la interferencia semántica
PSI2012-32834
Investigador
Universidade de Santiago de Compostela, Espanha
Gobierno de España Ministerio de Ciencia e Innovación
Concluído
2014/01 - 2015/12 Red de investigación English Linguistics Circle
R2014/016
Xunta de Galicia
2012/01/01 - 2014/12/31 Factores perceptivos en el reconocimiento visual de palabras y lectura
PSI2011-26924
Investigador
Universitat de València, Espanha
Gobierno de España Ministerio de Ciencia e Innovación
Concluído
2011/01/01 - 2012/12/31 Red de Investigación English Linguistics Circle
CN2011/011
Investigador
Universidade de Santiago de Compostela, Espanha
Xunta de Galicia
Concluído
2009/01/01 - 2012/12/31 Semantic interference on syntactic processing
PSI2009-11748/PSIC
Investigador
Universidade de Santiago de Compostela, Espanha
Gobierno de España Ministerio de Ciencia e Innovación
Concluído
2009/12/02 - 2012/12/01 Encapsulamiento informativo e interferencia nos procesos de construcción sintáctica básicos
09PXIB204014PR
Investigador
Universidade de Santiago de Compostela, Espanha
Dirección Xeral de Investigación e Desenvolvemento, Xunta de Galicia
Concluído
2008/01/01 - 2011/12/31 Posición e identidad en el reconocimiento visual de palabras: el papel de consonantes, vocales y grafemas
PSI2008-04069/PSIC
Investigador
Universitat de València, Espanha
Gobierno de España Ministerio de Ciencia e Innovación
Concluído
2007/01/01 - 2010/12/31 Axudas para a consolidación das unidades de investigación do sistema galego de investigación e innovación
INCITE07PXI211031ES
Investigador responsável
Universidade de Santiago de Compostela, Espanha
Dirección Xeral de Investigación e Desenvolvemento, Xunta de Galicia
Concluído
2005/01/01 - 2008/12/31 El papel de la similitud ortográfica, fonológica y semántica en el procesamiento léxico: análisis experimental y de simulación
SEJ2005-08911/PSIC
Investigador
Universitat de València, Espanha
Ministerio de Ciencia y Tecnología, Gobierno de España
Concluído
2005/12/31 - 2008/12/30 El procesamiento de ambigüedades de adjunción y categorías vacías
SEJ2005-08911/PSIC
PGIDIT06PXIC204102PN
Investigador
Universidade de Santiago de Compostela, Espanha
Ministerio de Ciencia y Tecnología, Gobierno de España

Xunta de Galicia
Concluído
2003/07/15 - 2005/07/14 Ambigüedad sintáctica, semántica y condicionamiento de la evaluación
Sin código
Investigador
Universidade de Santiago de Compostela, Espanha
Xunta de Galicia, Secretaría Xeral de Investigación e Desenvolvemento
Concluído
1999/01/01 - 2001/12/31 Reconocimiento visual de palabras en niños bilingües
Sin código
Investigador responsável
Universidade de Santiago de Compostela, Espanha
Xunta de Galicia, Secretaría Xeral de Investigación e Desenvolvemento
Concluído
1996/01/01 - 1997/12/31 Lectura de palabras en en gallego y castellano: la unidad básica de reconocimienot y la interdependencia lingüística en sujetos diglósicosGLÓSICOS
XUGA21104A96
Investigador responsável
Universidade de Santiago de Compostela, Espanha
Xunta de Galicia Consellería de Cultura Educacion e Ordenación Universitaria
Concluído
1994/01/01 - 1995/12/31 Aprendizaje implícito y modelos de procesamiento distribuido y en paralelo
XUGA21102B93
Investigador
Universidade de Santiago de Compostela, Espanha
Xunta de Galicia Consellería de Cultura Educacion e Ordenación Universitaria
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. I. Padrón; I. Fraga; C. Poch; L. Vieitez; J. A. Hinojosa. "Does pleasantness affect the grammatical brain? An ERP study on individual differences". Language, Cognition and Neuroscience (2023): https://doi.org/10.1080/23273798.2023.2166678.
    10.1080/23273798.2023.2166678
  2. Carlos Dopico-Casal; Carlos Montes; Isabel Fraga; Lucía Vieitez; Isabel Padrón; Estrella Romero. "So far but yet so near: Examining the buffering effect of perceived social support on the psychological impact of Spanish lockdown". Journal of Community Psychology (2023): https://doi.org/10.1002/jcop.22966.
    10.1002/jcop.22966
  3. Sá-Leite Dias, Ana; Comesaña, M.; Acuña-Fariña, Carlos; Fraga Carou, I.. Autor correspondente: Sá-Leite Dias, Ana. "A cautionary note on the studies using the picture-word interference paradigm: The unwelcome consequences of the random use of “in/animates".". Frontiers in Psychology 14 1145884 (2023): http://dx.doi.org/https://doi.org/10.3389/fpsyg.2023.1145884.
    Acesso aberto • Publicado
  4. "The mechanisms underlying grammatical gender selection in language production: A meta-analysis of the gender congruency effect". Cognition 224 (2022): 105060-105060. http://dx.doi.org/10.1016/j.cognition.2022.105060.
    10.1016/j.cognition.2022.105060
  5. I. Fraga; I. Padrón; J. A. Hinojosa. "Negative valence effects on the processing of agreement dependencies are mediated by ERP individual differences in morphosyntactic processing". Language, Cognition and Neuroscience (2021): 1-19. https://doi.org/10.1080/23273798.2021.1922725.
    10.1080/23273798.2021.1922725
  6. "Unraveling the Mystery About the Negative Valence Bias: Does Arousal Account for Processing Differences in Unpleasant Words?". Frontiers in Psychology 12 (2021): http://dx.doi.org/10.3389/fpsyg.2021.748726.
    10.3389/fpsyg.2021.748726
  7. "Of Beavers and Tables: The Role of Animacy in the Processing of Grammatical Gender Within a Picture-Word Interference Task". Frontiers in Psychology 12 (2021): http://dx.doi.org/10.3389/fpsyg.2021.661175.
    10.3389/fpsyg.2021.661175
  8. Pérez-Sánchez, Miguel Ángel; Stadthagen-Gonzalez, Hans; Guasch, Marc; Hinojosa, José Antonio; Fraga, Isabel; Marín, Javier; Ferré, Pilar. "EmoPro – Emotional prototypicality for 1286 Spanish words: Relationships with affective and psycholinguistic variables". Behavior Research Methods (2021): http://dx.doi.org/10.3758/s13428-020-01519-9.
    10.3758/s13428-020-01519-9
  9. Ferré, Pilar; Haro, Juan; Huete-Pérez, Daniel; Fraga, Isabel. "Emotionality effects in ambiguous word recognition: The crucial role of the affective congruence between distinct meanings of ambiguous words". Quarterly Journal of Experimental Psychology (2021): 174702182199000. http://dx.doi.org/10.1177/1747021821990003.
    Aceite para publicação • 10.1177/1747021821990003
  10. Padrón, Isabel; Fraga, Isabel; Vieitez, Lucía; Montes, Carlos; Romero, Estrella. "A Study on the Psychological Wound of COVID-19 in University Students". Frontiers in Psychology 12 (2021): http://dx.doi.org/10.3389/fpsyg.2021.589927.
    Publicado • 10.3389/fpsyg.2021.589927
  11. Fraga, Isabel. "Spanish affective normative data for 1,406 words rated by children and adolescents (SANDchild)". Behavior Research Methods (2020): http://dx.doi.org/10.3758/s13428-020-01377-5.
    10.3758/s13428-020-01377-5
  12. Sá-Leite Dias, Ana; Luna, K.; Comesaña, M.; Fraga, Isabel. "The gender congruency effect across languages in bilinguals: A meta-analysis". Psychonomic Bulletin & Review (2020): http://dx.doi.org/10.3758/s13423-019-01702-w.
    Aceite para publicação • 10.3758/s13423-019-01702-w
  13. Fraga, Isabel. "Processing gender agreement errors in pleasant and unpleasant words: An ERP study at the sentence level". Neuroscience Letters (2020): http://dx.doi.org/10.1016/j.neulet.2019.134538.
    10.1016/j.neulet.2019.134538
  14. Daniel Huete-Pérez; Juan Haro; Isabel Fraga; Pilar Ferré. "HEROÍNA: Drug or hero? Meaning-dependent valence norms for ambiguous Spanish words". Applied Psycholinguistics (2019): https://doi.org/10.1017/S014271641900050X.
    Aceite para publicação • 10.1017/S014271641900050X
  15. Isabel Fraga. "Two brains in one mind or … why we should not take for granted the interaction between morphosyntactic and affective processing: a commentary on Hinojosa, Moreno, and Ferré (2019)". Language, Cognition and Neuroscience (2019): https://doi.org/10.1080/23273798.2019.1645867.
    Aceite para publicação • 10.1080/23273798.2019.1645867
  16. Soares, Ana Paula; Oliveira, Helena; Fraga, Isabel. "Lexico-syntactic interactions during the processing of temporally ambiguous L2 relative clauses: An eye-tracking study with intermediate and advanced Portuguese-English bilinguals". PLOS ONE 14 (2019): 1-27. http://dx.doi.org/10.1371/journal.pone.0216779.
    Acesso aberto • Publicado • 10.1371/journal.pone.0216779
  17. Fabrice B. R. Parmentier; Isabel Fraga; Alicia Leiva; Pilar Ferré. "Distraction by deviant sounds: disgusting and neutral words capture attention to the same extent". Psychological Research (2019): https://doi.org/10.1007/s00426-019-01192-4.
    Aceite para publicação • 10.1007/s00426-019-01192-4
  18. Sá-Leite Dias, Ana; Fraga, Isabel; Comesaña, M.. "Grammatical gender processing in bilinguals: An analytic review". 26 4 (2019): 1148-1173. http://dx.doi.org/10.3758/s13423-019-01596-8.
    Publicado • 10.3758/s13423-019-01596-8
  19. Fraga, Isabel; Guasch, Marc; Haro, Juan; Padron, Isabel; Ferre, Pilar. "EmoFinder: The meeting point for Spanish emotional words". Behavior Research Methods 50 1 (2018): 84-93. http://gateway.webofknowledge.com/gateway/Gateway.cgi?GWVersion=2&SrcAuth=ORCID&SrcApp=OrcidOrg&DestLinkType=FullRecord&DestApp=WOS_CPL&KeyUT=WOS:000424922400005&KeyUID=WOS:000424922400005.
    10.3758/s13428-017-1006-3
  20. Garcia-Orza, J.; Gavilán, J.M; Fraga, Isabel; Ferré, P.. "Testing the online reading effects of emotionality on relative clause attachment". Cognitive Processing 18 (2017): 543-553. http://dx.doi.org/10.1007/s10339-017-0811-z.
    Publicado • 10.1007/s10339-017-0811-z
  21. Fraga, Isabel; Padrón, Isabel; Perea, Manuel; Comesaña, Montserrat. "I saw this somewhere else: The Spanish Ambiguous Words (SAW) database". Lingua 185 (2017): 1-10. http://dx.doi.org/10.1016/j.lingua.2016.07.002.
    10.1016/j.lingua.2016.07.002
  22. Isabel Fraga; Isabel Padrón; Carlos Acuña-Fariña; Marcos Díaz-Lago; Isabel Padron; Carlos Acuna-Farina; Marcos Daz-Lago. "Processing gender agreement and word emotionality: New electrophysiological and behavioural evidence". Journal of Neurolinguistics 44 (2017): 203-222. https://publons.com/publon/1020514/.
    Publicado • 10.1016/J.JNEUROLING.2017.06.002
  23. Sa-Leite, Ana Rita; Fraga, Isabel. "Aprendizaje, representación y procesamiento de palabras ambiguas en bilingües". Escritos de Psicología / Psychological Writings 10 1 (2017): 69-87. http://dx.doi.org/10.5231/psy.writ.2017.13112.
    10.5231/psy.writ.2017.13112
  24. Sá-Leite Dias, Ana; Fraga, Isabel. "The learning, representation and processing of ambiguous words in bilinguals". (2017): http://www.escritosdepsicologia.es/descargas/revistas/vol10num1/vol10num1_7.pdf.
  25. Ferré, P.; Guasch, M.; Martínez-García, N.; Fraga, Isabel; Hinojosa, J.A. "Moved by words: Affective ratings for a set of 2,266 Spanish words in five discrete emotion categories.". Behavior Research Methods 49 (2017): 1082-1094. http://gateway.webofknowledge.com/gateway/Gateway.cgi?GWVersion=2&SrcAuth=ORCID&SrcApp=OrcidOrg&DestLinkType=FullRecord&DestApp=WOS_CPL&KeyUT=WOS:000404245700021&KeyUID=WOS:000404245700021.
    10.3758/S13428-016-0768-3
  26. Ferré, Pilar; Ventura, David; Comesaña, Montserrat; Fraga, Isabel. "The role of emotionality in the acquisition of new concrete and abstract words". Frontiers in Psychology 6 (2015): http://dx.doi.org/10.3389/fpsyg.2015.00976.
    10.3389/fpsyg.2015.00976
  27. Diaz-Lago, M.; Fraga, I.; Acuna-Farina, C.. "Time course of gender agreement violations containing emotional words". Journal of Neurolinguistics 36 (2015): 79-93. http://gateway.webofknowledge.com/gateway/Gateway.cgi?GWVersion=2&SrcAuth=ORCID&SrcApp=OrcidOrg&DestLinkType=FullRecord&DestApp=WOS_CPL&KeyUT=WOS:000361851200006&KeyUID=WOS:000361851200006.
    10.1016/J.JNEUROLING.2015.07.001
  28. Guasch, M.; Ferré, P.; Fraga, I.. "Spanish norms for affective and lexico-semantic variables for 1,400 words". Behavior Research Methods (2015): http://gateway.webofknowledge.com/gateway/Gateway.cgi?GWVersion=2&SrcAuth=ORCID&SrcApp=OrcidOrg&DestLinkType=FullRecord&DestApp=WOS_CPL&KeyUT=WOS:000392719000013&KeyUID=WOS:000392719000013.
    10.3758/S13428-015-0684-Y
  29. Ferr{\'e}, P.; Fraga, I.; Comesa{\~n}a, M.; S{\'a}nchez-Casas, R.. "Memory for emotional words: The role of semantic relatedness, encoding task and affective valence". Cognition and Emotion 29 8 (2015): 1401-1410. http://gateway.webofknowledge.com/gateway/Gateway.cgi?GWVersion=2&SrcAuth=ORCID&SrcApp=OrcidOrg&DestLinkType=FullRecord&DestApp=WOS_CPL&KeyUT=WOS:000362125100005&KeyUID=WOS:000362125100005.
    10.1080/02699931.2014.982515
  30. Comesana, M.; Fraga, I.; Moreira, A.J.; Frade, C.S.; Soares, A.P.. "Free associate norms for 139 European Portuguese words for children from different age groups". Behavior Research Methods 46 2 (2014): 564-574. http://gateway.webofknowledge.com/gateway/Gateway.cgi?GWVersion=2&SrcAuth=ORCID&SrcApp=OrcidOrg&DestLinkType=FullRecord&DestApp=WOS_CPL&KeyUT=WOS:000340226200021&KeyUID=WOS:000340226200021.
    10.3758/s13428-013-0388-0
  31. Comesana, M.; Fraga, I.; Moreira, A.J.; Frade, C.S.; Soares, A.P.. "Erratum to Free associate norms for 139 European Portuguese words for children from different age groups (Behav Res, 10.3758/s13428-013-0388-0)". Behavior Research Methods 46 2 (2014): http://gateway.webofknowledge.com/gateway/Gateway.cgi?GWVersion=2&SrcAuth=ORCID&SrcApp=OrcidOrg&DestLinkType=FullRecord&DestApp=WOS_CPL&KeyUT=WOS:000340226200022&KeyUID=WOS:000340226200022.
    10.3758/s13428-013-0437-8
  32. Ferré, P.; Sánchez-Casas, R.; Fraga, I.. "Memory for emotional words in the first and the second language: Effects of the encoding task". Bilingualism 16 3 (2013): 495-507. http://gateway.webofknowledge.com/gateway/Gateway.cgi?GWVersion=2&SrcAuth=ORCID&SrcApp=OrcidOrg&DestLinkType=FullRecord&DestApp=WOS_CPL&KeyUT=WOS:000319337800002&KeyUID=WOS:000319337800002.
    10.1017/S1366728912000314
  33. Comesana, M.; Soares, A.P.; Perea, M.; Pineiro, A.P.; Fraga, I.; Pinheiro, A.. "ERP correlates of masked affective priming with emoticons". Computers in Human Behavior 29 3 (2013): 588-595. http://gateway.webofknowledge.com/gateway/Gateway.cgi?GWVersion=2&SrcAuth=ORCID&SrcApp=OrcidOrg&DestLinkType=FullRecord&DestApp=WOS_CPL&KeyUT=WOS:000316769300011&KeyUID=WOS:000316769300011.
    10.1016/J.CHB.2012.10.020
  34. Comesana, M.; Sánchez-Casas, R.; Soares, A.P.; Pinheiro, A.P.; Rauber, A.; Frade, S.; Fraga, I.. "The interplay of phonology and orthography in visual cognate word recognition: An ERP study". Neuroscience Letters 529 1 (2012): 75-79. http://gateway.webofknowledge.com/gateway/Gateway.cgi?GWVersion=2&SrcAuth=ORCID&SrcApp=OrcidOrg&DestLinkType=FullRecord&DestApp=WOS_CPL&KeyUT=WOS:000311019200015&KeyUID=WOS:000311019200015.
    10.1016/J.NEULET.2012.09.010
  35. Fraga, I.; Pineiro, A.; Acuna-Farina, C.; Redondo, J.; Garcia-Orza, J.. "Emotional nouns affect attachment decisions in sentence completion tasks". Quarterly Journal of Experimental Psychology 65 9 (2012): 1740-1759. http://gateway.webofknowledge.com/gateway/Gateway.cgi?GWVersion=2&SrcAuth=ORCID&SrcApp=OrcidOrg&DestLinkType=FullRecord&DestApp=WOS_CPL&KeyUT=WOS:000308310200005&KeyUID=WOS:000308310200005.
    10.1080/17470218.2012.662989
  36. Fraga Carou, I.; Redondo, J.; Pineiro, A.; Padron, I.; Fernández-Rey, J.; Alcaraz, M.. "Attentional processing and recall of emotional words | Procesamiento atencional y recuerdo de palabras emocionales". Revista Latinoamericana de Psicologia 43 3 (2011): 401-418. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84877809048&partnerID=MN8TOARS.
  37. Perea, M.; Gomez, P.; Fraga, I.. "Masked nonword repetition effects in yes/no and go/no-go lexical decision: A test of the evidence accumulation and deadline accounts". Psychonomic Bulletin and Review 17 3 (2010): 369-374. http://gateway.webofknowledge.com/gateway/Gateway.cgi?GWVersion=2&SrcAuth=ORCID&SrcApp=OrcidOrg&DestLinkType=FullRecord&DestApp=WOS_CPL&KeyUT=WOS:000281812700012&KeyUID=WOS:000281812700012.
    10.3758/PBR.17.3.369
  38. Soares, A.P.; Fraga, I.; Comesana, M.; Pineiro, A.; Comesaña, M.; Piñeiro, A.. "The role of animacy in European Portuguese relative clause attachment: Evidence from production and comprehension tasks | El papel de la animacidad en la resolucion de ambigüedades sintácticas en portugués europeo: Evidencia en tareas de produccion y comprension". Psicothema 22 4 (2010): 691-696. http://gateway.webofknowledge.com/gateway/Gateway.cgi?GWVersion=2&SrcAuth=ORCID&SrcApp=OrcidOrg&DestLinkType=FullRecord&DestApp=WOS_CPL&KeyUT=WOS:000283093700026&KeyUID=WOS:000283093700026.
  39. Ferré, P.; Garcia, T.; Fraga, I.; Sánchez-Casas, R.; Molero, M.. "Memory for emotional words in bilinguals: Do words have the same emotional intensity in the first and in the second language?". Cognition and Emotion 24 5 (2010): 760-785. http://gateway.webofknowledge.com/gateway/Gateway.cgi?GWVersion=2&SrcAuth=ORCID&SrcApp=OrcidOrg&DestLinkType=FullRecord&DestApp=WOS_CPL&KeyUT=WOS:000279710100002&KeyUID=WOS:000279710100002.
    10.1080/02699930902985779
  40. Acuña-Fariña, Carlos; Fraga, Isabel; García-Orza, Javier; Piñeiro, Ana. "Animacy in the adjunction of Spanish RCs to complex NPs". European Journal of Cognitive Psychology 21 8 (2009): 1137-1165. http://dx.doi.org/10.1080/09541440802622824.
    Publicado • 10.1080/09541440802622824
  41. Comesana, M.; Perea, M.; Pineiro, A.; Fraga, I.. "Vocabulary teaching strategies and conceptual representations of words in L2 in children: Evidence with novice learners". Journal of Experimental Child Psychology 104 1 (2009): 22-33. http://gateway.webofknowledge.com/gateway/Gateway.cgi?GWVersion=2&SrcAuth=ORCID&SrcApp=OrcidOrg&DestLinkType=FullRecord&DestApp=WOS_CPL&KeyUT=WOS:000267773400002&KeyUID=WOS:000267773400002.
    10.1016/j.jecp.2008.10.004
  42. Redondo, J.; Fraga, I.; Padron, I.; Pineiro, A.. "Affective ratings of sound stimuli". Behavior Research Methods 40 3 (2008): 784-790. http://gateway.webofknowledge.com/gateway/Gateway.cgi?GWVersion=2&SrcAuth=ORCID&SrcApp=OrcidOrg&DestLinkType=FullRecord&DestApp=WOS_CPL&KeyUT=WOS:000257991700017&KeyUID=WOS:000257991700017.
    10.3758/BRM.40.3.784
  43. Perea, M.; Acha, J.; Fraga, I.. "Lexical competition is enhanced in the left hemisphere: Evidence from different types of orthographic neighbors". Brain and Language 105 3 (2008): 199-210. http://gateway.webofknowledge.com/gateway/Gateway.cgi?GWVersion=2&SrcAuth=ORCID&SrcApp=OrcidOrg&DestLinkType=FullRecord&DestApp=WOS_CPL&KeyUT=WOS:000256807100005&KeyUID=WOS:000256807100005.
    10.1016/J.BANDL.2007.08.005
  44. Redondo, J.; Fraga, I.; Padron, I.; Comesana, M.. "The Spanish adaptation of anew (Affective Norms for English Words)". Behavior Research Methods 39 3 (2007): 600-605. http://gateway.webofknowledge.com/gateway/Gateway.cgi?GWVersion=2&SrcAuth=ORCID&SrcApp=OrcidOrg&DestLinkType=FullRecord&DestApp=WOS_CPL&KeyUT=WOS:000249837400030&KeyUID=WOS:000249837400030.
    10.3758/BF03193031
  45. Perea, M.; Fraga, I.. "Transposed-letter and laterality effects in lexical decision". Brain and Language 97 1 (2006): 102-109. http://gateway.webofknowledge.com/gateway/Gateway.cgi?GWVersion=2&SrcAuth=ORCID&SrcApp=OrcidOrg&DestLinkType=FullRecord&DestApp=WOS_CPL&KeyUT=WOS:000236434700009&KeyUID=WOS:000236434700009.
    10.1016/J.BANDL.2005.08.004
  46. Redondo, J.; Fraga, I.; Comesa{\~n}a, M.; Perea, M.. "Affective assessment of 478 Spanish words | Estudio normativo del valor afectivo de 478 palabras espa{\~n}olas". Psicologica 26 2 (2005): 317-326. http://gateway.webofknowledge.com/gateway/Gateway.cgi?GWVersion=2&SrcAuth=ORCID&SrcApp=OrcidOrg&DestLinkType=FullRecord&DestApp=WOS_CPL&KeyUT=WOS:000235852400007&KeyUID=WOS:000235852400007.
  47. Fraga, I.; Garcia-Orza, J.; Acuna, J.C.. "Relative clause disambiguation in Galician: New evidence of high attachment in Romance languages | La desambiguacion de oraciones de relativo en gallego: Nueva evidencia de adjuncion alta en lenguas romances". Psicologica 26 2 (2005): 243-260. http://gateway.webofknowledge.com/gateway/Gateway.cgi?GWVersion=2&SrcAuth=ORCID&SrcApp=OrcidOrg&DestLinkType=FullRecord&DestApp=WOS_CPL&KeyUT=WOS:000235852400002&KeyUID=WOS:000235852400002.

Outros

Outra produção
  1. COnVida-20(1). 2020. Isabel Padrón; Isabel Fraga; Lucía Vieitez; Carlos Montes; Estrella Romero. https://doi.org/10.31234/osf.io/27fy6.
    10.31234/osf.io/27fy6
Atividades

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2017/09/07 - 2017/09/09 Organizadora dun Thematic workshop on grammatical processing in second language speakers: Agreement, polarity, anaphora and other grammatical illusions. (2017/07 - 2017/09)
Simpósio (Coorganizador)
Universidade das Illas Baleares, Espanha
2017/04/06 - 2017/04/08 Organizadora dun Symposium on Language & Emotion (2017/04/06 - 2017/04/06)
Simpósio (Coorganizador)
Universidade do Minho, Portugal
2016/06/10 - 2016/06/10 Chair of the International Postgraduate Psycholinguistics Workshop (2016/06/10 - 2016/06/10)
Encontro (Presidente da Comissão Organizadora)
Universidade de Santiago de Compostela, Espanha
2009/04/23 - 2009/04/25 Presidenta do Comité Científico e Organizador do Simposio de Psicolingüística (2009/04/23 - 2009/04/25)
Congresso (Presidente da Comissão Organizadora)
Universidade de Santiago de Compostela, Espanha
2006/07/06 - 2006/07/08 Membro do comité organizador do VI Congreso da SEPEX (2006/07/06 - 2006/07/08)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Santiago de Compostela, Espanha

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2019/04/10 - 2019/04/13 XIVth International Symposium of Psycholinguistics Universitat Rovira e Virgili, Tarragona, Espanha
2018/06/14 - 2018/06/15 ICNICE 2018; Pushing English to the Limit: Innovation, Creativity and Communicative Negotiation in Native and Non-native Contexts Facultade de Filoloxía, Universidade de Santiago
2018/05/24 - 2018/05/25 Modelling the linguistic architecture of English: models and theories Universidade de Vigo
2017/04/06 - 2017/04/08 XIIIth International Symposium of Psycholinguistics Bom Jesus, Braga
2015/06/19 - 2015/06/19 International Symposium on Language Processing in Bilingual Children and Adults: Psycholinguistic and Educational Perspectives Universidade do Minho (CIPsi)
2015/02/04 - 2015/02/06 Fourth International Postgraduate Conference on Language and Cognition (ELC4)
2014/10/01 - 2014/10/04 X Congreso de la SEPEX Universidade Murcia
2012/09/21 - 2012/09/22 Third International Postgraduate Conference on Language and Cognition (ELC3) Facultade de Filoloxía da USC
Distinções

Prémio

1988 - Premio Extraordinario de Licenciatura