???global.info.a_carregar???
I am an Associate Professor at the Lisbon University, Faculty of Psychology. I completed the Título de Agregado in Clinical Psychology (2022) at the University of Lisbon, the Ph.D. in Clinical Psychology (2007) at the University of Coimbra, and the degree (Licenciatura) in Psychology (2007) at the University of Lisbon. One main focus of research and teaching is psychological interventions for children and parents informed by evidence and therapeutic change processes. Also, I have relevant research on parenting and children's psychopathology and health. I have more than 50 papers published in international journals and several book chapters and books.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Ana Isabel Leite de Freitas Pereira

Nomes de citação

  • Pereira, A. I.

Identificadores de autor

Ciência ID
6717-8FFA-034E
ORCID iD
0000-0003-4532-6947

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Psicologia - Psicologia Geral
Formação
Grau Classificação
2022/10/17 - 2022/10/18
Concluído
Clinical Psychology (Título de Agregado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
Aprovada por unanimidade
2007
Concluído
PhD in Clinical Psychology (Doutoramento)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"Growing in relation: parenting styles, social support and adjustment.Longitudinal study with school aged children" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Approved unanimously with distinction and honors
2001
Concluído
Master in Clinical Psychology (Cognitive, behavioral and systemic therapy) (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"Relational contexts of vulnerability and protection for adolescent pregnancy (Contextos relacionais de vulnerabilidade e protecção para a gravidez na adolescência)" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Very Good
1992 - 1997
Concluído
Psicologia (Licenciatura)
Especialização em Clinical Psychology
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2010/01/01 - 2013/12/30 Pós-doutorado (Investigação) Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2017/05/11 - Atual Professor Associado (Docente Universitário) Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
2014/01/01 - 2017/05/10 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
2010/09/01 - 2013/12/31 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
2011 - 2012 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade de Lisboa Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, Portugal
2000/01/01 - 2009/09/30 Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Escola Superior de Educação de João de Deus, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2007/11/01 - 2012/09/30 Invited Professor - Course: Master in Family Sciences Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2002/01/01 - 2007/10/30 Ph.D. Scholarship Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2010/01/01 - 2013 Parenting and child´s cognitive vulnerabilities for child' s anxiety disorders]
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2003 - 2007 Crescer em relação. Estilos Parentais Educativos, Apoio Social e Ajustamento: Estudo longitudinal com crianças em idade escolar. [Growing in relation. Parenting styles, social support and adjustment: Longitudinal study with school aged children]
SFRH/BD/12308/2003
Bolseiro de Doutoramento
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2001 - 2001 Contextos relacionais de vulnerabilidade e protecção para a gravidez na adolescência. [Relational contexts of vulnerability and protection for adolescent pregnancy]
SFRH/BM/2055/2000
Bolseiro de Mestrado
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2021/03 - Atual Unified Protocol for Transdiagnostic Treatment of Emotional Disorders in Children (UP-C): A multicenter study to assess the acceptability, feasibility and efficacy of a blended format of the program in Portugal
PTDC/PSI-GER/0689/2020
Co-Investigador Responsável (Co-IR)
Universidade de Lisboa Centro de Investigação em Ciência Psicológica, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2018 - 2022/09/01 Food Parenting: Study of a new web based intervention
Co-Investigador Responsável (Co-IR)
Universidade de Lisboa Centro de Investigação em Ciência Psicológica, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2015 - 2018 A relação entre a autorregulação parental e as práticas educativas: Implicações para o treino parental [The relationship between parental self-regulation and parental practices : Implications for parental training]
FCG
Co-Investigador Responsável (Co-IR)
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
Fundação Calouste Gulbenkian
Concluído
2013 - 2015 Development of tools for assessment of psychosocial risk for the Program Escolhas
000859402013
Bolseiro de Investigação
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
European Social Fund
Concluído
2012 - 2015 Processes of therapeutic change in the treatment of anxiety disorders in school aged children: The role of cognitions and coping
Investigador responsável
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2002 - 2005 Envolvimento Parental na escola e ajustamento emocional e académico na infância – um estudo longitudinal com crianças do ensino básico [Parental involvement in school and child's emotional and acadeic adjustment. A longitudinal study with primary school children]
Investigador
Escola Superior de Educação de João de Deus, Portugal

Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
Fundação Calouste Gulbenkian
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Moreira, Helena; Skvarc, Dave; Gomes-Pereira, Bárbara; Albuquerque, Alzira; Góis, Ana Carolina; Fonseca, Ana; Pereira, Ana Maria; et al. "Study protocol for a randomized controlled trial testing the efficacy of Emotion Detectives In-Out: a blended version of the unified protocol for transdiagnostic treatment of emotional disorders in Portuguese children". BMC Psychology 12 1 (2024): http://dx.doi.org/10.1186/s40359-024-01532-z.
    10.1186/s40359-024-01532-z
  2. Helena Moreira; Ana Carolina Góis; Ana Maria Pereira; Bárbara Pereira; Brígida Caiado; Maria Inês Nepomuceno; Ana Isabel Pereira. "Parents' acceptability of blended psychological interventions for children with emotional disorders". Internet Interventions (2023): http://dx.doi.org/10.1016/j.invent.2023.100687.
    10.1016/j.invent.2023.100687
  3. Ana Isabel Gomes; Ana Isabel Pereira; Patrícia Canhoto Nogueira; Luísa Barros. "Development of a New Questionnaire to Assess Parental Perceived Barriers When Promoting Healthy Eating Habits in Young Children: First Findings". Nutrients (2023): https://doi.org/10.3390/nu15214672.
    10.3390/nu15214672
  4. Ana Raquel Ribeiro; Ana Isabel Pereira; Marta Pedro; Magda Sofia Roberto. "Predictors of child student engagement in elementary school: A mixed-methods study exploring the role of externalising problems". Infant and Child Development (2023): https://doi.org/10.1002/icd.2449.
    10.1002/icd.2449
  5. Caiado, B.; Canavarro, M.C.; Pereira, A.I.; Moreira, H.. "Child- and Parent-Report Measures of Behavioral Avoidance (CAMS/CAMP): Portuguese Validation in Clinical and Non-Clinical Samples". Journal of Psychopathology and Behavioral Assessment (2023): http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85176732629&partnerID=MN8TOARS.
    10.1007/s10862-023-10102-3
  6. Gomes, A.I.; Lemos, R.; Miocevic, M.; Pereira, A.I.; Barros, L.. "Do Childcare Teachers Evaluate Children’s Weight Status More Accurately Than Parents? A Brief Report". American Journal of Health Promotion 37 6 (2023): 850-853. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85162960047&partnerID=MN8TOARS.
    10.1177/08901171231178272
  7. "Patterns of Parental Reactions to Their Children’s Negative Emotions: A Cluster Analysis with a Clinical Sample". International Journal of Environmental Research and Public Health 19 11 (2022): 6844-6844. http://dx.doi.org/10.3390/ijerph19116844.
    10.3390/ijerph19116844
  8. Gomes, A.I.; Roberto, M.S.; Pereira, A.I.; Alves, C.; João, P.; Dias, A.R.; Veríssimo, J.; Barros, L.. "Development and Psychometric Characteristics of an Instrument to Assess Parental Feeding Practices to Promote Young Children’s Eating Self-Regulation: Results with a Portuguese Sample". Nutrients 14 23 (2022): http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85143582056&partnerID=MN8TOARS.
    10.3390/nu14234953
  9. Ana Isabel Pereira; Peter Muris; Magda Sofia Roberto; Paul Stallard; Luis-Joaquin Garcia-Lopez; Bogdan Tudor Tulbure; Ioana Podina; et al. "Cumulative Risk Exposure and Social Isolation as Correlates of Carer and Child Mental Health During the COVID-19 Pandemic: An Online Study with Families from Various Europeans Countries". Child Psychiatry & Human Development (2021): https://doi.org/10.1007/s10578-021-01233-3.
    10.1007/s10578-021-01233-3
  10. Sara Maia; Ana Isabel Pereira. "Emotion socialization parenting practices of mother and father in adolescence: A systematic review of literature". Análise Psicológica (2021): https://doi.org/10.14417/ap.1786.
    10.14417/ap.1786
  11. Ana Maria Pereira; Ana Isabel Pereira; Teresa Marques. "Effortful control assessed by parental report and laboratory observation and adjustment in early childhood". Análise Psicológica (2021): https://doi.org/10.14417/ap.1742.
    10.14417/ap.1742
  12. Ana Isabel Gomes; Jane Anne Scott; Ana Isabel Pereira; Magda Sofia Roberto; Klara Boraska; Luisa Barros. "Changing parental feeding practices through web-based interventions: A systematic review and meta-analysis". PLOS ONE (2021): https://doi.org/10.1371/journal.pone.0250231.
    10.1371/journal.pone.0250231
  13. "Portuguese parental beliefs and attitudes towards vaccination". Health Psychology and Behavioral Medicine 9 1 (2021): 422-435. http://dx.doi.org/10.1080/21642850.2021.1920948.
    10.1080/21642850.2021.1920948
  14. Stallard P; Pereira AI; Barros L. "Post-traumatic growth during the COVID-19 pandemic in carers of children in Portugal and the UK: cross-sectional online survey.". BJPsych open (2021): http://europepmc.org/abstract/med/33468270.
    10.1192/bjo.2021.1
  15. Gomes, A.I.; Pereira, A.I.; Guerreiro, T.; Branco, D.; Roberto, M.S.; Pires, A.; Sousa, J.; Baranowski, T.; Barros, L.. "SmartFeeding4Kids, an online self-guided parenting intervention to promote positive feeding practices and healthy diet in young children: study protocol for a randomized controlled trial". Trials 22 1 (2021): http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85121460212&partnerID=MN8TOARS.
    10.1186/s13063-021-05897-z
  16. Pereira, A.I.; Stallard, P.; Roberto, M.S.; Sousa, M.; Barros, L.. "Parenting and child mental health during the COVID-19 pandemic: An online study with Portuguese and British Families". Revista de Psicologia Clinica con Ninos y Adolescentes 8 3 (2021): 35-42. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85140629994&partnerID=MN8TOARS.
    10.21134/rpnca.2021.08.3.4
  17. Gomes, A.I.; Barros, L.; Pereira, A.I.. "Predictors of outcomes following a brief portuguese parental nutrition intervention,Preditores dos resultados de uma breve intervenção parental para promoção da alimentação saudável em crianças portuguesas". Analise Psicologica 38 2 (2020): 167-179. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85099281138&partnerID=MN8TOARS.
    10.14417/ap.1735
  18. Pereira, A.I.; Ferreira, C.; Oliveira, M.; Evangelista, E.S.; Ferreira, J.; Roberto, M.S.; Tereso, S.; et al. "Effectiveness of a combined surf and psychological preventive intervention with children and adolescents in residential childcare: A randomized controlled trial,Efectividad de una intervención preventiva psicológica y de surf combinada con niños y adolescentes en cuidado residencial: Un ensayo controlado aleatorizado.". Revista de Psicologia Clinica con Ninos y Adolescentes 7 2 (2020): 22-31. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85090939637&partnerID=MN8TOARS.
    10.21134/rpcna.2020.07.2.3
  19. Ribeiro, A.R.; Pereira, A.I.; Pedro, M.. "Validation of the school liking and avoidance questionnaire for the Portuguese population,Validação do School Liking and Avoidance Questionnaire para a população Portuguesa". PSICOLOGIA 34 2 (2020): 191-204. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85100060483&partnerID=MN8TOARS.
    10.17575/psicologia.v34i2.1626
  20. Marques, T.; Pereira, A.I.; Barros, L.; Roberto, M.S.. "Factor structure of the "me as A Parent" scale in a community sample of Portuguese mothers,Estrutura fatorial da escala "me as A Parent" numa amostra comunitária de mães Portuguesas". PSICOLOGIA 34 2 (2020): 205-214. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85100146535&partnerID=MN8TOARS.
    10.17575/psicologia.v34i2.1637
  21. Filipa Ramos; Ana Isabel Pereira; Teresa Marques; Luísa Barros. "Parents’ perspectives about their experience in the ACT-Raising Safe Kids program: A qualitative study". Análise Psicológica 37 3 (2019): 285-300. https://doi.org/10.14417/ap.1571.
    10.14417/ap.1571
  22. Ribeiro, A.R.; Pereira, A.I.; Pedro, M.. "Predictors of school affective engagement during elementary school: A systematic review,Preditores do envolvimento escolar afetivo na infância: Uma revisão sistemática". Analise Psicologica 37 2 (2019): 193-207. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85070096361&partnerID=MN8TOARS.
    10.14417/ap.1547
  23. Ana Isabel Pereira; Luísa Barros. "Parental Cognitions and Motivation to Engage in Psychological Interventions: A Systematic Review". Child Psychiatry & Human Development (2018): https://doi.org/10.1007%2Fs10578-018-0852-2.
    10.1007/s10578-018-0852-2
  24. Gomes AI; Barros L; Pereira AI; Roberto MS. "Effectiveness of a parental school-based intervention to improve young children's eating patterns: a pilot study.". Public health nutrition (2018): http://europepmc.org/abstract/med/29681248.
    10.1017/s1368980018000952
  25. Elsa Carapito; Maria Teresa Ribeiro; Ana Isabel Pereira; Magda Sofia Roberto. "Parenting stress and preschoolers’ socio-emotional adjustment: the mediating role of parenting styles in parent–child dyads". Journal of Family Studies (2018): 1-17. https://doi.org/10.1080%2F13229400.2018.1442737.
    Publicado • 10.1080/13229400.2018.1442737
  26. Ana Isabel Pereira; Peter Muris; Magda Sofia Roberto; Teresa Marques; Rita Goes; Luísa Barros. "Examining the Mechanisms of Therapeutic Change in a Cognitive-Behavioral Intervention for Anxious Children: The Role of Interpretation Bias, Perceived Control, and Coping Strategies". Child Psychiatry & Human Development (2018): https://doi.org/10.1007/s10578-017-0731-2.
    10.1007/s10578-017-0731-2
  27. Gomes, A.I.; Barros, L.; Pereira, A.I.; Roberto, M.S.; Mendonça, M.. "Assessing children's willingness to try new foods: Validation of a Portuguese version of the child's food neophobia scale for parents of young children". Food Quality and Preference 63 (2018): 151-158. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85029387705&partnerID=MN8TOARS.
    10.1016/j.foodqual.2017.09.002
  28. Beato, A.; Barros, L.; Pereira, A.I.. "Father's and mother's beliefs about children's anxiety". Child: Care, Health and Development 44 5 (2018): 784-793. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85051173076&partnerID=MN8TOARS.
    10.1111/cch.12603
  29. Ana Isabel Pereira; Luísa Barros; Magda Sofia Roberto; Teresa Marques. "Development of the Parent Emotion Regulation Scale (PERS): Factor Structure and Psychometric Qualities". Journal of Child and Family Studies 26 12 (2017): 3327-3338. https://doi.org/10.1007/s10826-017-0847-9.
    10.1007/s10826-017-0847-9
  30. Pereira, Ana. "International child abuse prevention: insights from ACT Raising Safe Kids". Child and Adolescent Mental Health (2017):
    10.1111/camh.12238
  31. Muris, P.; Simon, E.; Lijphart, H.; Bos, A.; Hale, W.; Schmeitz, K.; Albano, A.M.; et al. "The Youth Anxiety Measure for DSM-5 (YAM-5): Development and First Psychometric Evidence of a New Scale for Assessing Anxiety Disorders Symptoms of Children and Adolescents". Child Psychiatry and Human Development 48 1 (2017): http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84968584223&partnerID=MN8TOARS.
    10.1007/s10578-016-0648-1
  32. Beato, A.; Pereira, A.I.; Barros, L.. "Parenting Strategies to Deal with Children’s Anxiety: Do Parents Do What They Say They Do?". Child Psychiatry and Human Development 48 3 (2017): 423-433. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84982790532&partnerID=MN8TOARS.
    10.1007/s10578-016-0670-3
  33. Gomes, A.I.; Barros, L.; Pereira, A.I.. "Predictors of parental concerns about child weight in parents of healthy-weight and overweight 2–6 year olds". Appetite 108 (2017): 491-497. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84995676344&partnerID=MN8TOARS.
    10.1016/j.appet.2016.11.008
  34. Pereira, A.I.; Muris, P.; Mendonça, D.; Barros, L.; Goes, A.R.; Marques, T.. "Parental Involvement in Cognitive-Behavioral Intervention for Anxious Children: Parents’ In-Session and Out-Session Activities and Their Relationship with Treatment Outcome". Child Psychiatry and Human Development 47 1 (2016): 113-123. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84954308284&partnerID=MN8TOARS.
    10.1007/s10578-015-0549-8
  35. Beato, A.; Pereira, A.I.; Barros, L.; Muris, P.. "The Relationship Between Different Parenting Typologies in Fathers and Mothers and Children’s Anxiety". Journal of Child and Family Studies 25 5 (2016): 1691-1701. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84948688119&partnerID=MN8TOARS.
    10.1007/s10826-015-0337-x
  36. Pereira, Ana. "Preliminary Analysis of the Portuguese Version of the Child Anxiety Life Interference Scale". Psicologia: Reflexão e Crítica (2015):
    10.1590/1678-7153.201528304
  37. Pereira, Ana. "Pediatric Immunization Distress: A Cluster Analyses of Children's, Parents' and Nurses' Behaviors During the Anticipatory Phase". The Clinical Journal of Pain (2015):
    10.1097/AJP.0000000000000287
  38. Barros, L.; Goes, A.R.; Pereira, A.I.. "Parental self-regulation, emotional regulation and temperament: Implications for intervention | Autorregulação parental, regulação emocional e temperamento: Implicações para a intervenção". Estudos de Psicologia (Campinas) 32 2 (2015): 295-306. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84944226636&partnerID=MN8TOARS.
    10.1590/0103-166X2015000200013
  39. Pereira, A.I.; Muris, P.; Barros, L.; Goes, R.; Marques, T.; Russo, V.. "Agreement and discrepancy between mother and child in the evaluation of children’s anxiety symptoms and anxiety life interference". European Child and Adolescent Psychiatry 24 3 (2015): 327-337. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84929512035&partnerID=MN8TOARS.
    10.1007/s00787-014-0583-2
  40. Carapito, E.; Ribeiro, M.T.; Pereira, A.I.. "Preschool parent involvement questionnaire: Validation study of the parent version | Questionário de Envolvimento Parental no Jardim-de-Infância (QEPJI): Estudo de Validação da Versão para Pais". Revista Iberoamericana de Diagnostico y Evaluacion Psicologica 1 40 (2015): 83-93. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84954305536&partnerID=MN8TOARS.
  41. Pereira, A.I.; Marques, T.; Russo, V.; Barros, L.; Barrett, P.. "Effectiveness of the friends for life program in portuguese schools: Study with a sample of highly anxious children". Psychology in the Schools 51 6 (2014): 647-657. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84902075369&partnerID=MN8TOARS.
    10.1002/pits.21767
  42. Pereira, A.I.; Barros, L.; Mendonça, D.; Muris, P.. "The Relationships Among Parental Anxiety, Parenting, and Children's Anxiety: The Mediating Effects of Children's Cognitive Vulnerabilities". Journal of Child and Family Studies 23 2 (2014): 399-409. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84892485030&partnerID=MN8TOARS.
    10.1007/s10826-013-9767-5
  43. Marques, T.; Pereira, A.I.F.; Barros, L.; Muris, P.. "Cognitive Vulnerability Profiles of Highly Anxious and Non-anxious Children". Child Psychiatry and Human Development (2013): 1-9. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84873582375&partnerID=MN8TOARS.
    10.1007/s10578-013-0370-1
  44. Marques, T.; Pereira, A.I.; Barros, L.; Muris, P.. "Cognitive vulnerability profiles of highly anxious and non-anxious children.". Child psychiatry and human development 44 6 (2013): 777-785. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84906522845&partnerID=MN8TOARS.
  45. Pereira, A.I.; Barros, L.; Beato, A.. "Parental anxiety and overprotection scale: A psychometric study with a sample of parents of school age-children | Escala de avaliação da ansiedade e superprotecção parentais: estudo psicométrico numa amostra de pais e mães de crianças em idade escolar". Revista Iberoamericana de Diagnostico y Evaluacion Psicologica 1 35 (2013): 35-55. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84892485992&partnerID=MN8TOARS.
  46. Pereira, A.I.F.; Barros, L.; Mendonça, D.. "Cognitive errors and anxiety in school aged children". Psicologia: Reflexao e Critica 25 4 (2012): 817-823. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84882774024&partnerID=MN8TOARS.
    10.1590/S0102-79722012000400022
  47. Raimundo, R.; Carapito, E.; Pereira, A.I.; Pinto, A.M.; Lima, M.L.; Ribeiro, M.T.. "School social Behavior scales: An adaptation study of the Portuguese version of the social competence scale from SSBS-2". Spanish Journal of Psychology 15 3 (2012): 1473-1484. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84871189621&partnerID=MN8TOARS.
    10.5209/rev-SJOP.2012.v15.n3.39431
  48. Pereira, A.I.F.; Barros, L.; Mendonça, D.. "Perceived control and anxiety in Portuguese children". Spanish Journal of Psychology 15 2 (2012): 631-637. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84863434848&partnerID=MN8TOARS.
  49. Homem, Tatiana Carvalho; Canavarro, Maria Cristina; Pereira, Ana Isabel Leite de Freitas. "Factores protectores e de vulnerabilidade na adaptação emocional e académica dos filhos ao divórcio dos pais". (2009): https://revista.appsicologia.org/index.php/rpsicologia/article/view/315.
  50. Homem,Tatiana Carvalho; Canavarro,Maria Cristina; Pereira,Ana Isabel Leite de Freitas. "Factores protectores e de vulnerabilidade na adaptação emocional e académica dos filhos ao divórcio dos pais". (2009): http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492009000100001.
  51. Pereira, A.I.F.; Canavarro, C.; Cardoso, M.F.; Mendonça, D.. "Patterns of parental rearing styles and child behaviour problems among portuguese school-aged children". Journal of Child and Family Studies 18 4 (2009): 454-464. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-67449110094&partnerID=MN8TOARS.
    10.1007/s10826-008-9249-3
  52. Pereira, A.I.F.; Canavarro, M.C.; Cardoso, M.F.; Mendonça, D.. "Relational factors of vulnerability and protection for adolescent pregnancy: A cross-sectional comparative study of Portuguese pregnant and nonpregnant adolescents of low socioeconomic status". Adolescence 40 159 (2005): 655-671. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-27744496216&partnerID=MN8TOARS.
Capítulo de livro
  1. Pereira, A. I.. "Intervenções com pais nas perturbações de ansiedade em crianças e adolescentes.[Interventions with parents in child and adolescents' anxiety disorders]". In Promoção da parentalidade positiva: Intervenções psicológicas com pais de crianças e adolescentes, 211-263. Vialonga: Coisas de Ler, 2015.
    Publicado
  2. Pereira, A. I.. "Coparentalidade, apoio social e ajustamento dos filhos em situação de rutura conjugal: Um estudo com famílias em contextos de pobreza com filhos em idade pré-escolar [Co-parenting, social support and adjustment of children in situations of marital rupture: A study of families in poverty with preschool age children]". In Mediação Familiar: Contributo de investigações realizadas em Portugal, 90-109. Lisboa, Portugal: Universidade Católica Portuguesa, 2014.
    Publicado
  3. Pereira, A. I.. "A minha família e os meus amigos. Entrevista para a avaliação do apoio social em crianças e jovens. [My family and friends: an interview for the evaluation of social support in youth]". In Avaliação psicológica: instrumentos validados para a população portuguesa, 175-199. Coimbra, Portugal: Editora Quarteto, 2011.
    Publicado
  4. Pereira, A. I.. "Gravidez e Maternidade na Adolescência: Perspectivas Teóricas [Pregnancy and maternity in adolescence: theoretical perspectives]". In Psicologia da Gravidez e da Maternidade, 323-357. Coimbra, Portugal: Quarteto, 2001.
    Publicado
Livro
  1. Branco, D.; Pires, A.C.; Simão, H.; Gomes, A.; Pereira, A.; Sousa, J.; Barros, L.; Guerreiro, T.. Exploring How a Digitized Program Can Support Parents to Improve Their Children’s Nutritional Habits. 2021.
    10.1007/978-3-030-85610-6_13
  2. Pereira, A. I. ; Goes, A.R.; Barros, L.. Promoção da parentalidade positiva: Intervenções psicológicas com pais de crianças e adolescentes. [Promotion of positive parenting: Psychological interventions with children and adolescents]. Vialonga, Portugal: Coisas de Ler. 2017.
    Publicado • Editor
  3. Pereira, A. I.. Crescer em relação: Estilos parentais educativos, apoio social e ajustamento. Estudo longitudinal com crianças em idade escolar. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian/Fundação para a Ciência e Tecnologia. 2010.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Pereira, Ana Isabel Leite de Freitas. "Crescer em relação : estilos parentais educativos, apoio social e ajustamento : estudo longitudinal com crianças em idade escolar". Doutoramento, 2007. http://hdl.handle.net/10316/7477.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
1997 More than 100 oral presentations in national and international scientific meetings

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2024 - Atual Promotion of positive parenting in vulnerable contexts: Study of the effectiveness of the ACT- Raising Safe Kids Program with imprisoned fathers and mothers
Orientador de Bruna Paulino
Clinical Psychology (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
2023/01/01 - Atual Protocolo Unificado para o Tratamento Transdiagnóstico das Perturbações Emocionais das Crianças: Estudo dos Preditores da Adesão ao Tratamento e dos Resultados Terapêuticos da Versão Combinada do Programa [ Unified Protocol for Transdiagnostic Treatment of Emotional Disorders in Children: Predictors of Treatment Adherence and Therapeutic Outcomes of the Combined Version of the Program]
Coorientador de Bárbara Gomes Pereira
Clinical Psychology (Doutoramento)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2020/01/01 - Atual Estudo da eficácia e processos de mudança de uma versão portuguesa adaptada do Protocolo Unificado para o Tratamento Transdiagnóstico de Perturbações Emocionais em Crianças (PU-C) numa amostra de crianças portuguesas. [Efficacy study and processes of change of an adapted Portuguese version of the Unified protocol for transdiagnostic treatment of emotional disorders in children (UP-C) in a sample of Portuguese children]
Orientador de Ana Maria Pereira
Clinical Psychology (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
2016 - Atual A Relação entre a autorregulação parental e as práticas educativas: Implicação para o treino parental. [The relation between parent self-regulation and parenting practices: Implications for parent training]
Coorientador de Teresa Luísa Cardoso Marques
Psicologia (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
2022/09 - 2023/10 Aliança Terapêutica Inicial no Tratamento Cognitivo Comportamental de Perturbaçoes de Internalizaçào, na lnfância: Evolucão e Correlatos [Initial Therapeutic Alliance in Cognitive Behavioral Treatment for Internalizing Disorders in Childhood: Evolution and Correlates]
Orientador de Margarida Perdigão
Child and Adolescent Development Psychoapathology. Prevention and Intervention (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
2022/09 - 2023/10 Identifying Neuroticism Subtypes in Children with High Anxiety Levels: A Cluster Analysis in a Mixed Community and Clinical Sample
Orientador de Inês Almeida
Psychopathology (Mestrado)
Universiteit Maastricht Faculty of Psychology and Neuroscience, Países Baixos
2022/09 - 2023/07 Regulação Emocional e Problemas de Externalizaçäo e lnternalização em Crianças e Adolescentes: Estudo Transversal com uma Amostra Comunitária [Emotional Regulation and Externalization and Internalization Problems in Children and Adolescents: Cross-Sectional Study with a Community Sample]
Orientador de Ana Sofia Alcobia
Child and Adolescent Development Psychoapathology. Prevention and Intervention (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
2022/09 - 2023/07 Sintomas Psicopatologicos de Pals e FlIhos e Regulacão Emocional Parental: Estudo com uma Amostra Clinica [Psychopathological Symptoms of Parents and Children and Parental Eternal Regulation: Study with a Clinical Sample]
Orientador de Beatriz Pinto
Child and Adolescent Development Psychoapathology. Prevention and Intervention (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
2022/09 - 2023/07 Envolvimento de Crianças num Programa Grupal de Terapia Cognitivo-Comportamental para Perturbações Emocionais — Caracterização e Correlatos do Envolvimento [Child's Involvement in a Group Cognitive-Behavioral Therapy Program for Emotional Disorders — Characterization and Correlates of Involvement]
Orientador de Laura Massano
Child and Adolescent Development Psychoapathology. Prevention and Intervention (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
2016/09/01 - 2023/02/13 Preditores do Envolvimento Escolar da Criança com e sem Problemas de Externalização, no 1.º Ciclo: o Papel dos Pais e da Relação Professor-Aluno [Predictors of school engagement in children with and without externalizing problems: The role of parents and teacher-student relations]. http://hdl.handle.net/10451/58279
Orientador de Ana Raquel Saraiva Ribeiro
Clinical Psychology - Family Psychology and Family Intervention (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
2021/09/01 - 2022/11/16 Perceção de Pais relativamente a uma adaptação do Protocolo Unificado para o Tratamento Transdiagnóstico das Perturbações Emocionais em Crianças (PU-C): Estudo qualitativo com pais [Parents' perceptions of an adaptation of the Unified Protocol for Transdiagnostic Treatment of Emotional Disorders in Children (UP-C): Qualitative study with parents]
Orientador de Diana Gouveia
Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde, Área de Especialização em Psicologia Clínica Cognitivo-Comportamental Integrativa (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
2021/09/01 - 2022/11/16 Autorregulação e Sono em Crianças em Idade Pré-escolar: Estudo Longitudinal Durante o Período da Pandemia [ Self-regulation and Sleep in Preschool Children: A Longitudinal Study During the Pandemic Period]
Orientador de Salomé Silveira
Clinical and Health Psychology (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
2021/09/01 - 2022/07/20 Atitudes dos Psicólogos em Relação a Práticas Profissionais Baseadas na Evidência: Estudo Online com Psicólogos que Trabalham no Contexto da Saúde Mental Infantil [Psychologists' Attitudes Toward Evidence-Based Professional Practices: Online Study with Psychologists Working in the Context of Child Mental Health]
Orientador de Inês Marta
Clinical and Health Psychology (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
2020/09/01 - 2021/11/20 Autorregulacão e ajustamento emocional e comportamental em crianças de idade pré-escolar [Self-regulation and emotional and behavioral adjustment in preschool children]
Orientador de Madalena Vilar
Clinical and Health Psychology (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
2020/09/01 - 2021/07/20 Ser adolescente no período da Pandemia COVID-19: O contributo de stressores relacionados com a pandemia e das estratégias de coping para o ajustamento psicológico do adolescente [To be an adolescent during the COVID-19 Pandemic: The contribution of pandemic related stressors and coping strategies for adolescents adjustment]
Orientador de Joana Filipa Ferreira Martinho
Clinical and Health Psychology (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
2020/09/01 - 2021/07/20 Burnout e Comportamento Parental em Período de Pandemia: Estudo Online com Pais de Crianças em Idade Escolar [Burnout and parental Behavior during the Pandemic: Online study with parents of school aged children]
Orientador
Clinical and Health Psychology (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
2019/09/01 - 2020/07/20 Experiências dos participantes do programa wave by wave : estudo qualitativo com crianças e jovens em situação de acolhimento [Participants experiences of wave by wave program: A qualitative study with children and adolescents in residential care] http://hdl.handle.net/10451/46559
Orientador de Bruna Mendes Paulino
Clinical and Health Psychology (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
2019/09/01 - 2020/07/20 Motivação para o envolvimento num programa de intervenção parental e adesão ao programa ACT - Raising Safe Kids [Motivation for involvement in a parenting group intervention and adherence to the ACT- Raining Safe Kids program] http://hdl.handle.net/10451/46562
Orientador de Susana Nunes Capela
Clinical and Health Psychology (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
2019/09/01 - 2020/07/20 Temperamento, qualidade do sono e uso de dispositivos eletrónicos : estudo online com pais de crianças pré-escolares [Temperament, sleep quality and use of electronic devices: Online study with parents of pre-school children] http://hdl.handle.net/10451/46567
Orientador de Débora Santos Carvalhosa
Clinical and Health Psychology (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
2019/09/01 - 2020/07/20 Socialização parental das emoções na adolescência : relação entre respostas parentais e o ajustamento dos filhos [Parental emotion socialization in adolescence: Relations between parenting responses and child´s adjustment] http://hdl.handle.net/10451/46568
Orientador de Catarina Ribeiro Teixeira
Clinical and Health Psychology (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
2018 - 2019 Duas Medidas, Dois Pesos? Avaliação Multi-Método do Controlo com Esforço em Crianças Pré-Escolares [Two measures, two weights? Multi-method evaluation of effortful control in pre-school children] https://repositorio.ul.pt/handle/10451/37095
Orientador de Ana Maria Ribeiro Pereira
Clinical and Health Psychology (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
2018 - 2019 Efectividade do programa Wave by Wave com uma amostra de crianças e jovens em instituições de acolhimento residencial: Resultados preliminares [efectivity of the program Wave by Wave with a sample of children and adolescents in residencial care: Preliminary results] https://repositorio.ul.pt/handle/10451/41620
Orientador de Márcia Oliveira
Clinical and Health Psychology (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
2018 - 2019 Estudo qualitativo sobre a experiência de dinamizadores de grupos de pais com o programa ACT-Raising Safe Kids [Qualitative study about the experience of the facilitators in implementing parenting groups with the ACT-Raising Safe Kids] http://hdl.handle.net/10451/41634
Orientador
Clinical and Health Psychology (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
2018 - 2019 Caracterização de uma amostra de crianças e adolescentes em acolhimento residencial: Análise dos factores de proteção e dos problemas de saúde mental [Characterization of a sample of children and adolescents in residential care: Analysis of protection factors and mental health] http://hdl.handle.net/10451/41575
Orientador de Sara Tereso
Clinical and Health Psychology (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
2017 - 2018 Barreiras e Facilitadores ao Envolvimento Parental na Assiduidade e Participação no Programa ACT-RSK. [Perceived Barriers and Facilitators to Parent´s Engagement in the Act-RSK Program´s Attendance and Participation] http://hdl.handle.net/10451/37832
Orientador de Diana Sofia Monteiro de Almeida
Clinical and Health Psychology (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
2017 - 2018 Estudo Qualitativo Sobre o Programa ACT: Exploração das Perceções de Pais de Diferentes Níveis Socioeconómicos [Qualitative study about ACT Program: Exploration of perceptions of parents from different socio-economic status]. https://repositorio.ul.pt/handle/10451/37932
Orientador de Maria Leonor Lemos Gomes de Pontes Leça
Clinical and Health Psychology (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
2016 - 2017 Envolvimento Parental no programa ACT-Raising Safe Kids e Motivação para a Mudança [Parental Involvement in ACT- Rainsing Safe Kids and readiness for change] http://hdl.handle.net/10451/33271
Orientador de Bruna Ferreira Márquez
Clinical and Health Psychology (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
2016 - 2017 Perceção dos pais sobre a sua experiência no Programa ACT-Rasing Safe Kids: Estudo Qualitativo [Parent's experience about their experience in the ACT- Rainsing Sake Kids : Qualitative study] http://hdl.handle.net/10451/33362
Orientador de Filipa dos Santos Ramos
Clinical and Health Psychology (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
2012 - 2017 Estudo dos Determinantes Parentais e Individuais dos Comportamentos Alimentares da Criança Pré-Escolar.[Parental and individual determinants of child¿s eating behaviors in the prechool child]. https://repositorio.ul.pt/handle/10451/33144
Coorientador de Ana Isabel Fernandes Gomes
Clinical psychology (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
2010 - 2017 Estilos parentais educativos : estudos dos efeitos moderadores e mediadores no ajustamento socioemocional de crianças em idade pré-escolar [Parenting styles: studies of the moderating and mediating effects on the socioemotional adjustment of preschool children] http://hdl.handle.net/10451/32321
Coorientador de Elsa Susana Lourenço Carapito
Family Psychology (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
2015 - 2016 Maternal Emotion Regulation, Reactions to Children´s Negative Emotions and Youth´s Adjustment. http://hdl.handle.net/10451/34045
Orientador de Ana Isabel Bettencourt Pinto Nobre de Oliveira
Clinical and Health Psychology (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
2015 - 2016 Perspetiva das Crianças Sobre o Programa Amigos Para a Vida Nove Meses Depois [Childrens´perspectives about their experience in Friend's For Life Program 9 months after] https://repositorio.ul.pt/handle/10451/23118
Orientador de Rita Alexandra Rodrigues Maia
Clinical and Health Psychology (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
2012 - 2016 Estilos, Estratégias e crenças de pais e mães e ansiedade infantil: O pai é importante? [Parenting Styles, Strategies and Beliefs and Child´s Anxiety: Is the Father Important?] http://hdl.handle.net/10451/24849
Orientador de Ana Filipa Gordino Beato
Clinical Psychology (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
2014 - 2015 Superproteção e práticas de regulação emocional parental em pais de crianças ansiosas: Consistência entre informação obtida por entrevista e por observação [Overprotection and practices of meotion regulation in parents of children with anxiety problems: Consistency between the information obtained through interview and obtained through observation] http://hdl.handle.net/10451/23518
Orientador de Ana Sofia Lourenço
Clinical and Health Psychology (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
2014 - 2015 Perceções parentais sobre a perturbação do espetro do autismo : processo de diagnóstico, interferência e recursos [ Parental perceptions about autism spectrum disorder: diagnostic process, interference and resources] https://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/23066/1/ulfpie047636_tm_tese.pdf
Orientador de Ana Rita Lampreia
Clinical and Health Psychology (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
2013 - 2014 Estratégias parentais face à ansiedade dos filhos na realização de tarefas moderadamente ansiógenas : estudo observacional com crianças com perturbação de ansiedade [Parental strategies in the face of children's anxiety : an observational study with children with anxiety disorder] http://hdl.handle.net/10451/20243
Orientador de Marta Emanuel Carvalho Santos
Clinical and Health Psychology (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
2012 - 2013 Estratégias parentais para lidar com a ansiedade dos filhos : diferenças entre mães e pais [Parental strategies to deal with children's anxiety: differences between mothers and fathers] http://hdl.handle.net/10451/10448
Orientador de Andreia Filipa Teixeira Torres
Clinical and Health Psychology (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
2012 - 2013 Envolvimento parental na terapia cognitivo comportamental em crianças com perturbações de ansiedade : caracterização e seus determinantes [Parental Involvement in cognitive-behavioral therapy with children with anxiety disorders: Characterization and determinants]. https://repositorio.ul.pt/handle/10451/9870
Orientador de Inês Cabugueira Custódio dos Santos
Clinical and Health Psychology (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
2012 - 2013 Desenvolvimento sócio-cognitivo e ansiedade : um estudo exploratório com crianças ansiosas em idade escolar [Socio-cognitive development and anxiety: an exploratory study with anxious schoolchildren] http://hdl.handle.net/10451/10541
Orientador de Sara Machado
Clinical and Health Psychology (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
2012 - 2013 Determinantes parentais na aceitação a uma intervenção dirigida à redução dos problemas de ansiedade em crianças em idade escolar [Parental determinants in accepting an intervention aimed at reducing anxiety problems in school-aged children] http://hdl.handle.net/10451/10577
Orientador de Sara Alves
Clinical and Health Psychology (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
2012 - 2013 Preditores da procura de ajuda profissional : estudo exploratório com mães de crianças ansiosas [ Predictors of seeking professional help: exploratory study with mothers of anxious children] http://hdl.handle.net/10451/9871
Orientador de Sara Alves
Master in Clinical and Health Psychology (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
2012 - 2013 A coparentalidade e o apoio social em situação de ruptura conjugal e o ajustamento dos filhos: Um estudo com famílias multidesafiadas com filhos em idade pré-escolar [Coparenting and social support in situations of marital rupture and children's adjustment: A study with multi-challenged families with children of preschool age] http://hdl.handle.net/10400.14/13467
Orientador de Ana Rita Verças
Family Sciences (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Instituto de Ciências da Família, Portugal
2011 - 2012 Estudo da relação entre comportamentos maternos globais e específicos e interpretações de ameaça e estratégias de coping : estudo observacional com crianças não ansiosas e crianças com elevados níveis de ansiedade [ Study of the relationship between global and specific maternal behaviors and threat interpretations and coping strategies: observational study with non-anxious children and children with high levels of anxiety] https://repositorio.ul.pt/handle/10451/8120?locale=en
Orientador de Rosa Silva
Clinical and Health Psychology (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
2010 - 2011 Discrepância e acordo entre informadores na avaliação da ansiedade em crianças em idade escolar : discrepância e acordo mãe criança [Discrepancy and agreement between informants in the assessment of anxiety in school-age children: discrepancy and mother-child agreement] http://hdl.handle.net/10451/4935
Orientador de Patrícia Isabel Oliveira
Clinical and Health Psychology (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
2010 - 2011 Superprotecção parental e ansiedade na infância : um estudo transversal com crianças em idade escolar [ Parental overprotection and childhood anxiety: a cross-sectional study with schoolchildren] http://hdl.handle.net/10451/5038
Orientador de Emília Macedo
Clinical and Health Psychology (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
2010 - 2011 Comportamento materno e ansiedade na infância : estudo observacional com crianças em idade escolar [ Maternal behavior and childhood anxiety: an observational study with school children] http://hdl.handle.net/10451/8128
Orientador de Patrícia Alexandra Soares Martins
Clinical and Health Psychology (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
2010 - 2011 Atribuições parentais em relação à ansiedade dos filhos : estudo exploratório com crianças ansiosas [ Parental attribuitions in relation to children's anxiety: an exploratory study with anxious children] http://hdl.handle.net/10451/5003
Orientador de Vanessa Russo
Clinical and Health Psychology (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
2010 - 2011 Interpretações de ameaça e estratégias de coping em crianças em idade escolar face a situações ambíguas [Threat interpretations and coping strategies in school-age children in the face of ambiguous situations] http://hdl.handle.net/10451/4999
Orientador de Carina Cabral
Clinical and Health Psychology (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2024/01/01 - Atual Child Psychiatry and Human Development Springer
2018/01 - 2019/10 BMC Psychology (2050-7283) Springer (Biomed Central Ltd.)

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2008 - Atual Participation in more than 100 evaluation committees of Master's and Ph.D. Thesis
Membro
2023 - 2023 Grant application assessment for Mental Healthcare Research Programme - The Netherlands Organisation of Health, Research and Development (ZonMw)
Avaliador
2021 - 2021 Comissão de Avaliação Externa da A3ES para avaliação de novo ciclo de estudos [External Evaluation Comittee for the Assessment of a new Cycle of Studies]
Presidente
Agency for Assessment and Accreditation of Higher Education - A3ES, Portugal
2020 - 2020 Comissão de Avaliação Externa da A3ES para avaliação de novo ciclo de estudos [External Evaluation Comittee for the Assessment of a new Cycle of Studies]
Avaliador
Agency for Assessment and Accreditation of Higher Education - A3ES, Portugal
2017 - 2018 Membro de painel de avaliação para bolsas de doutoramento do Programa Doutoral em Psicologia da Faculdade de Psicologia da Universidade do Porto - 2017 , 2018 [Member of the evalation committe of the 2017 & 2018 Call for PhD Research Scholarships of the Doctoral Program in Psychology- Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto]
Avaliador
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal Fundação para a Ciência e a Tecnologia
2016 - 2016 Membro do painel de avaliação de candidaturas para bolsas de doutoramento e pós-doutoramento da Fundação para a Ciência e Tecnologia - 2016 [Member of the evaluation commitee of the 2016 Call for PhD Studentships and Post-Doctoral fellowships]
Avaliador
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2016 - Atual Associação Portuguesa de Terapia do Comportamento [Portuguese Association of Behavioral Therapy ] Accredited cognitive-behavioural psychotherapist and supervisor.
2010 - Atual Ordem dos Psicólogos Portugueses [Professional College of Psychologists] Member. Speciality in Clinical and Health Psychology. Advanced Speciality Psychotherapy.

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2024/01/04 - Atual Member of the Scientific Council
Membro
2024/01/04 - Atual Vice-President of the School Board
Presidente / Vice-presidente
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
2022 - Atual Coordinator of the Clinical and Health Psychology Group of Proadapt, CICPSI
Outro
Universidade de Lisboa Centro de Investigação em Ciência Psicológica, Portugal
2013 - Atual Ad hoc reviewer of the following journals: Journal of Anxiety Disorders; Child Psychiatry and Human Development; Depression and Anxiety; Journal of Child and Family Studies; The Journal of Early Adolescence; Journal of Spanish Psychology; Revista Latinoamericana de Psicología; Journal of Experimental Psychopathology; Revista IberoAmericana de Diagnostico Y Evaluacion Psicologica
Outro
2012 - Atual Coordenadora da consulta de Psicologia Pediátrica no Serviço à Comunidade, onde supervisiona estágios profissionais da ordem dos psicólogos [Coordinator of the Pediatric Psychology Consultation at the Community Service, where she supervises professional internships in Clinical Psychology]
Coordenador
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
2011 - Atual Member of the Consultive Board of the Community Service
Membro
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
2014 - 2017 Membro do Conselho de Escola da Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa [Member of the School Board fo the Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa]
Membro
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
Distinções

Outra distinção

2008 monographs in the areas of Social Sciences and the Humanities
Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal

Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal