???global.info.a_carregar???
Joana Viana is Assistant Professor at the Institute of Education, University of Lisbon (IE-ULisboa). She holds a Ph.D. in Education specializing in Curriculum Theory and Development, awarded by Universidade de Lisboa. She holds a Bachelor's and Master's degree in Education Sciences from the IE-ULisboa. She is an affiliated researcher at Education Research and Development Unit (UIDEF) and a member of the CICS.NOVA (Leiria Centre) — Interdisciplinary Centre for Social Sciences, New University of Lisbon. She focuses her research on Higher Education Pedagogy, Curriculum, Teacher Education, and Educational Technologies. She has published several articles and chapters in educational books in these areas. She is currently a member of research teams in national and international projects. Since 2019, she has been part of expert teams for international studies commissioned by the European Commission and the OECD. She regularly conducts training activities, particularly for teachers in higher education. She is external consultant of Educational Territories of Priority Intervention school groups (TEIP), in partnership with the Ministry of Education. ---------------- /////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////---------------- Professora Auxiliar no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Licenciada e mestre em Ciências da Educação, e doutorada em Educação, na área de especialização em Teoria e Desenvolvimento Curricular, pelo Instituto de Educação, da Universidade de Lisboa. É investigadora membro integrado da UIDEF, do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e investigadora associada do Núcleo de Leiria do CICS.NOVA - Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade Nova de Lisboa. Situando a sua atividade académica nas áreas de Pedagogia do Ensino Superior, Currículo e Tecnologias Educativas, tem vindo a dedicar-se a questões relacionadas com o desenho e desenvolvimento curricular e a utilização de tecnologias digitais em contextos de ensino e aprendizagem. É nesse âmbito que tem desenvolvido o seu trabalho de investigação e realizado várias publicações. Atualmente é membro de equipas de investigação de projetos nacionais e internacionais. Desde 2019 que tem integrado equipas de especialistas em estudos internacionais para a comissão europeia e para a OCDE. É membro da equipa docente responsável pela Pós-Graduação em Pedagogia do Ensino Superior, no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, pela sua conceção e desenho do plano de estudos. E integra a rede de universidades europeias UNITE! University Network for Innovation, Technology and Engineering. Na Universidade de Lisboa é coordenadora do projeto Observar e Aprender desde 2022 que visa a observação de aulas entre professores de diferentes áreas científicas, numa perspetiva de aprendizagem e desenvolvimento profissional docente. Esteve na origem da criação do projeto MOOC Técnico do Instituto Superior Técnico (mooc.tecnico.ulisboa.pt), centrado no desenho, produção e implementação de cursos abertos online, nas áreas de ciências básicas, de engenharia e de tecnologia, assumindo a sua coordenação pedagógica entre 2013-2017. Tem desenvolvido regularmente atividade enquanto formadora, nomeadamente de professores do ensino básico e do ensino superior. É Perita Externa do Instituto de Educação ao abrigo do Programa TEIP (DGE).
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Joana Viana
Data de nascimento
1983/06/25
Género
Feminino

Nomes de citação

  • Viana, Joana Andreia Domingues
  • Viana, Joana

Identificadores de autor

Ciência ID
671B-6C43-52F6
ORCID iD
0000-0001-5939-4401
Scopus Author Id
56287271500

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1)
Francês Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A2)
Formação
Grau Classificação
2017
Concluído
Educação - Teoria e Desenvolvimento Curricular (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
"Currículo em Contextos Informais: contributos para a (re)conceptualização do conceito de currículo a partir de aprendizagens online" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado com Distinção por Unanimidade
2010
Concluído
Ciências da Educação - área de especialização em Tecnologias Educativas (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"O Papel dos Ambientes Online no Desenvolvimento da Aprendizagem Informal" (TESE/DISSERTAÇÃO)
18 valores
2007/07/07
Concluído
Certificado de Formador (Outros)
Especialização em Conceção e Organização de Projetos Educativos; Tecnologia e Comunicação Educativa; Tecnologias Educativas (Meios Audiovisuais; Integração Curricular das TIC)
Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, Portugal
2006
Concluído
Ciências da Educação (Licenciatura)
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
16 valores
2006
Concluído
Certificado de Aptidão Profissional (Outros)
Especialização em Certificado de competências pedagógicas para a formação de formadores
Instituto do Emprego e Formação Profissional, Portugal
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022/09/01 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
2017/09/01 - 2022/08/31 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
2009/09/01 - 2017/07/31 Assistente Convidado (Docente Universitário) Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
2007/09/01 - 2009/07/31 Assistente Convidado (Docente Universitário) Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2006/10 - 2017/09/15 Técnico Superior (Técnico Superior) Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2024/09 - Atual Membro do Conselho Pedagógico Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
2022/02 - Atual Coordenação do projeto Observar e Aprender Universidade de Lisboa, Portugal
2018/03 - Atual Membro Grupo Missão Pedagogia do Ensino Superior Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2016/01 - 2017/09/15 Coordenadora Pedagógica - MOOC Técnico Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
2005/09/15 - 2017/09/15 Gestão Educativa de Conteúdos e Gestão da Formação Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
2007/10/01 - 2009/07/01 Membro da coordenação do Programa IPL 60+ Instituto Politécnico de Leiria, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2005/10/01 - 2009/07/01 Coordenadora do Projeto TecLAR - Ensinar e aprender entre Gerações com Tecnologias Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2023 - 2026 University Network for Innovation, Technology and Engineering (UNITE!)
Investigador
Em curso
2022 - 2024 DIGI ESSA 4 SCHOOLS — Autoavaliação digital eficaz da escola para um desenvolvimento escolar sustentável
Investigador
Em curso
2021 - 2024 LOOP — Empowering teachers personal, professional and social continuous development through innovative peer-induction programmes
626148-EPP-1- 2020-2- PT-EPPKA3-PI-POLICY
Investigador
European Commission
2021/03 - 2023/02 JPROVirtual ¿Joint Programs: Embedding Virtual Exchange
020-1-SE01-KA226-HE-092578
Investigador
Erasmus Plus
Concluído
2019 - 2022 Towards a University Network for Innovation, Technology and Engineering (UNITE!)
Investigador
Concluído
2018/10 - 2020/12 Melhorando a Aprendizagem na Universidade através da Gamification
02/SAICT/2017
Investigador
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2017 - 2020 Políticas públicas para a melhoria do ensino médio: socialização científica, tradução e transferência de resultados
Investigador
Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal

Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil

Fundação Joaquim Nabuco, Brasil

Universidade Federal Rural de Pernambuco, Brasil

Universidade do Estado da Bahia, Brasil

Universidade Federal de Pelotas, Brasil

Universidade de Strasbourg, França
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Em curso
2017/10 - 2019/09 Stepping Up to Technology in Adult Education towards Awareness, Assessment and Access (AAA-StepUp2-ICT)
Investigador
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
Em curso
2015/03 - 2016/03 Literacia Digital de Adultos (LIDIA)
Investigador
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2014/10 - 2015/03 Design de Vídeos para MOOC: desafios da conceção e produção de materiais de ciências básicas
Projeto Nº 135/ID/2014
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2014 - Atual Observar & Aprender
xxx
Outra
Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
Em curso
2020 - 2023 Aprender e Ensinar a Distância em Tempo de Pandemia (AEDTP)
Investigador responsável
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
Concluído
2019/01/04 - 2019/07/15 Curriculum Content Mapping Main Study (OCDE Future of Education and Skills 2030)
001
Investigador
Concluído
2016 - 2019 Amadora AprenderDigital (1º CEB)
Investigador
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
Câmara Municipal da Amadora
Em curso
2012 - 2015 projeto escol@digit@l
Investigador
Concluído
2009 - 2011 O computador Magalhães entre a escola e a família num agrupamento de escolas de Leiria: um olhar sociológico sobre os seus efeitos
Magalhães
Investigador
Instituto Politécnico de Leiria Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, Portugal
Concluído
2006 - 2008 Experiência de utilização (user research) do portal de divulgação científica e-escola
01
Investigador responsável
Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Monica Raleiras; Fernando A. Costa; Joana Viana. "Students' Approaches to Learning in a Gamified Course in Higher Education". 2021.
    10.1109/ITHET50392.2021.9759662
  2. Fernando A. Costa; Monica Raleiras; Joana Viana. "12 PEDAGOGICAL PRINCIPLES FOR THE USE OF GAMIFICATION IN HIGHER EDUCATION". 2021.
    10.21125/iceri.2021.1607
  3. Monica Raleiras; Joana Viana; Fernando Costa. "ADAPTIVE GAMIFICATION MODELS IN HIGHER EDUCATION: IS THERE A PLACE FOR SELF-REGULATED LEARNING?". 2020.
    10.21125/edulearn.2020.1555
  4. Costa, Fernando Albuquerque ; Viana, Joana; Mónica Raleiras. "What do higher education students have to say about gamification?". Trabalho apresentado em Methodologies and Intelligent Systems for Technology Enhanced Learning. 10th International Conference (MIS4TEL 2020), 2020.
    Aceite para publicação
  5. Costa, Fernando Albuquerque; Viana, Joana; Tréz, Ticiana; Gonçalves, Catarina; Cruz, Elisabete; Pereira, Carolina. "LEARNING ACTIVITIES DESIGN BASED ON THE CONCEPT OF LEARNING WITH TECHNOLOGIES". Trabalho apresentado em EDULEARN19 Conference, Palma de Maiorca, 2019.
    Publicado • 10.21125/edulearn.2019.1032
  6. Viana, Joana; Moura Santos, Ana. "MOOC LEARNERS: WHO ARE THEY AND WHAT ARE THEIR PERSPECTIVES?". Trabalho apresentado em INTED 2018 - 12th International Technology, Education and Development Conference, Valência, 2018.
    Publicado • 10.21125/inted.2018.1382
  7. Moura Santos, Ana; Viana, Joana. "FROM DESIGN TO PRODUCTION: FIRST COURSE EXPERIENCES WITHIN MOOC TÉCNICO". Trabalho apresentado em International Technology, Education and Development Conference, Seville, Spain, 2016.
    10.21125/iceri.2016.1032
  8. Viana, Joana Andreia Domingues. "Práticas do currículo em contextos informais online". Trabalho apresentado em IV Congresso Internacional TIC e Educação, Lisboa, 2016.
    Publicado
  9. Viana, Joana; Ana Moura Santos. "MOOC Técnico: desafios do desenho curricular e da produção de conteúdos multimédia". Trabalho apresentado em 3º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior - CNaPPES 2016, 2016.
    Publicado
  10. Alexandre Silva; Ana Moura Santos; Fernando Albuquerque Costa; Viana, Joana. "Enhancing MOOC Videos: Design and Production Strategies". Trabalho apresentado em eMOOCs 2016 - EUROPEAN STAKEHOLDER SUMMIT on Experiences and Best Practices in and arround MOOCs, Graz, 2016.
    Publicado
  11. COSTA, FERNANDO ALBUQUERQUE; CRUZ, ELISABETE; VIANA, JOANA; PEREIRA, CAROLINA. "Literacia Digital de Adultos: Contributos para o desenvolvimento de dinâmicas de formação". Trabalho apresentado em XVII Seminário Internacional de Informática Educativa (SIIE), Setúbal, 2015.
    Publicado
  12. COSTA, FERNANDO ALBUQUERQUE; CRUZ, ELISABETE; VIANA, JOANA; BRITO, RITA; RODRIGUEZ, CARLA. "Conceções e expetativas de professores e educadores de infância a propósito do conceito de escola digital". Trabalho apresentado em IX Conferência Internacional de TIC na Educação, Braga, 2015.
    Publicado
  13. COSTA, FERNANDO ALBUQUERQUE; VIANA, JOANA; CRUZ, ELISABETE; PEREIRA, CAROLINA. "Digital literacy of adults education needs for the full exercise of citizenship". Trabalho apresentado em 2015 International Symposium on Computers in Education (SIIE), Setubal, 2015.
    Publicado • 10.1109/SIIE.2015.7451655
  14. COSTA, FERNANDO ALBUQUERQUE; RODRIGUEZ, CARLA; CRUZ, ELISABETE; GOMES, NÁDIA; SANTOS, CÁTIA; VIANA, JOANA; PERALTA, HELENA; BRANCO, ELOÍSA; FRADÃO, SANDRA. "A caminho de uma escola digital". Trabalho apresentado em VIII Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação, Challenges 2013, Braga, 2013.
    Publicado
  15. Costa, F.A.; Rodriguez, C.; Cruz, E.; Gomes, N.; Santos, C.; Viana, J.; Peralta, H.; Branco, E.; Fradão, S.. "On track for a digital school". 2013.
    10.1109/CICEM.2013.6820188
  16. Joana Viana; Silva, Pedro; Conceição Coelho; Conceição Fernandes. "Sobre os Usos do Computador Magalhães pelos Alunos". Trabalho apresentado em II Congresso Internacional TIC e Educação, Lisboa, 2012.
    Publicado
  17. COSTA, FERNANDO ALBUQUERQUE; VIANA, JOANA; CRUZ, ELISABETE. "The Management of a PLE from the Perspective of Higher Education Students". Trabalho apresentado em 62 International Council for Educational Media Conference, Nicósia, 2012.
    Publicado
  18. Ana Diogo; Silva, Pedro; Carlos Gomes; Conceição Coelho; Conceição Fernandes; Joana Viana. "Educação, Desigualdades Sociais e Usos do Computador Magalhães: Uma Pesquisa Comparativa". Trabalho apresentado em VII Congresso da Associação Portuguesa de Sociologia, Porto, 2012.
    Publicado
  19. Conceição Coelho; Conceição Fernandes; Joana Viana; Silva, Pedro. "Integração Curricular das TIC no 1º CEB: contributos do computador Magalhães". Trabalho apresentado em AFIRSE, Lisboa, 2012.
    Publicado
  20. Silva, Pedro; Conceição Coelho; Conceição Fernandes; Joana Viana. "Crianças e Computador Magalhães: Usos e Contextos". Trabalho apresentado em VII Congresso da Associação Portuguesa de Sociologia, Porto, 2012.
    Publicado
  21. COSTA, FERNANDO ALBUQUERQUE; VIANA, JOANA; CRUZ, ELISABETE. "Recursos educativos para uma aprendizagem autónoma e significativa". Trabalho apresentado em XI Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía, Coruña, 2011.
    Publicado
  22. Silva, Pedro; Conceição Coelho; Conceição Fernandes; Joana Viana. "Usos do Computador Magalhães entre a Escola e a Família: notas de uma pesquisa sociológica". Trabalho apresentado em VII Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação, Challenges 2011 - Perspectivas de Inovação, Braga, 2011.
    Publicado
  23. Silva, Pedro; Conceição Coelho; Conceição Fernandes; Joana Viana. "O computador Magalhães entre a escola e a família: Notas preliminares de uma pesquisa sociológica". Trabalho apresentado em As TIC e a Educação, Lisboa, 2010.
    Publicado
  24. COSTA, FERNANDO ALBUQUERQUE; CRUZ, ELISABETE; VIANA, JOANA. "Managing personal learning environments: the voice of the students". Trabalho apresentado em The PLE Conference, Barcelona, 2010.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Sílvia de Almeida; Joana Viana. "Teachers as curriculum designers: What knowledge is needed?". The Curriculum Journal (2023): https://doi.org/10.1002/curj.199.
    10.1002/curj.199
  2. Elisabete Cruz; Sandra Fradão; Joana Viana; Carla Rodriguez. "Formação de professores e promoção da competência digital dos seus aprendentes: uma experiência em tempos de transição digital". Cadernos Cedes 43 120 (2023): https://submission.scielo.br/index.php/ccedes/article/view/271228.
  3. Sílvia Almeida; Joana Viana; Natália Barcelos; Maria do Céu Roldão; Helena Peralta. "Design do currículo em rede? Dinâmica relacional das associações de professores na elaboração das Aprendizagens Essenciais em Portugal". Revista Portuguesa de Educação (2023): https://doi.org/10.21814/rpe.24086.
    10.21814/rpe.24086
  4. Elisabete Cruz; Sandra Fradão; Joana Viana; Carla Rodriguez. "FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PROMOÇÃO DA COMPETÊNCIA DIGITAL DOS SEUS APRENDENTES: UMA EXPERIÊNCIA EM TEMPOS DE TRANSIÇÃO DIGITAL". Cadernos CEDES (2023): https://doi.org/10.1590/cc271228.
    10.1590/cc271228
  5. Joana Viana; Sónia P. Gonçalves; Catarina Brandão; Ana Veloso; Joana Vieira dos Santos. "The Challenges Faced by Higher Education Students and Their Expectations during COVID-19 in Portugal". Education Sciences (2023): https://doi.org/10.3390/educsci13040372.
    10.3390/educsci13040372
  6. Marta Mateus De Almeida; Joana Viana; Mariana Gaio Alves. "Exploring Teaching Conceptions and Practices". Studia paedagogica (2022): http://dx.doi.org/10.5817/sp2022-2-2.
    10.5817/sp2022-2-2
  7. Artur Cunha Nogueira de Oliveira; Joana Viana. "Uso de tecnologias digitais no ensino de cartografia no Sistema Colégio Militar do Brasil". Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (2022): https://doi.org/10.21723/riaee.v17i3.16081.
    10.21723/riaee.v17i3.16081
  8. Joana Viana; Helena Peralta. "Online Learning: From the Curriculum for All to the Curriculum for Each Individual". Journal of New Approaches in Educational Research 10 1 (2021): 122-136. https://doi.org/10.7821/naer.2021.1.579.
    Acesso aberto • Publicado • 10.7821/naer.2021.1.579
  9. Joana Viana; Helena Peralta. "Aprender na era digital: Do currículo para todos ao currículo de cada um". Revista Portuguesa de Educação 33 1 (2020): 137-157. https://doi.org/10.21814/rpe.18500.
    Acesso aberto • Publicado • 10.21814/rpe.18500
  10. Marta Almeida (E711-82FC-16EA); Viana, Joana; Luís Miguel Carvalho (D61E-369E-C0F6). "Processos e sentidos da regulação transnacional da profissão docente: uma análise das Cimeiras Internacionais sobre a Profissão Docente (2011-2017)". Currículo sem Fronteiras 20 1 (2020): 62-84. https://www.curriculosemfronteiras.org/vol20iss1articles/almeida-%20viana-carvalho.html.
    Acesso aberto • Publicado • 10.35786/1645-1384.v20.n1.5
  11. Jorge Ramos do, Ó; Marta Mateus de Almeida; Joana Viana; Tatiana Sanches; Ana Luisa Paz. "Tendências recentes da investigação internacional sobre pedagogia do ensino superior: uma revisão da literatura". Revista Lusófona de Educação 45 45 (2020): 205-221. https://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/7001.
    Acesso aberto • Publicado
  12. Viana, Joana; Coelho, Conceição. "A percorrer o caminho da transformação (digital) na escola... o professor como agente de mudança!". REVISTA INTERSABERES 14 31 (2019): 96-108. http://dx.doi.org/10.22169/revint.v14i31.1503.
    Acesso aberto • Publicado • 10.22169/revint.v14i31.1503
  13. Diogo, Ana Matias; Silva, Pedro; Viana, Joana. "Children's use of ICT, family mediation, and social inequalities". Issues in Educational Research 28 1 (2018): 61-76. http://gateway.webofknowledge.com/gateway/Gateway.cgi?GWVersion=2&SrcAuth=ORCID&SrcApp=OrcidOrg&DestLinkType=FullRecord&DestApp=WOS_CPL&KeyUT=WOS:000429641200005&KeyUID=WOS:000429641200005.
  14. Viana, Joana Andreia Domingues. "APRENDIZAGENS PESSOAIS EM CONTEXTOS INFORMAIS: oportunidades criadas pela Internet". Revista Observatório 3 4 (2017): 190-231. https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/3527.
    Publicado • 10.20873/uft.2447-4266.2017v3n4p190
Artigo em revista (magazine)
  1. Viana, Joana. "Educação digital (não formal). Uma oportunidade de transformação da Educação Formal", OMNIA. Revista interdisciplinar de Ciências e Artes, 2019, https://www.grei.pt/OMNIA/OMNIA9_1.pdf.
Capítulo de livro
  1. Fernando Albuquerque Costa; Joana Viana; Mónica Raleiras. "What Do Higher Education Students Have to Say About Gamification?". 2021.
    10.1007/978-3-030-52287-2_6
  2. Viana, Joana; Helena Peralta; Fernando Albuquerque Costa. "Digital Non-Formal Education as na Opportunity to Transform School". In Better e-learning for innovation in education, editado por Gülden Ilin; Sükrü Çetin Ilin; Bento Duarte da Silva; António José Osório; José Alberto Lencastre, 197-214. Instanbul, Turquia: ÖzKaracan Matbaacilik, 2017.
    Publicado
  3. Costa, Fernando Albuquerque ; Elisabete Cruz; Viana, Joana; Carolina Pereira. "Alfabetización digital de personas adultas. Proyeto LIDIA: aportaciones para el desarollo de dinámicas de formación". In Metodologías Retos y Propuestas de Futuro em el Aprendizaje a lo Largo de la Vida, 95-107. Castelló, Espanha: Imprenta de la Diputación de Castellón, 2017.
    Publicado
  4. Pedro de Carvalho da Silva; Diogo, Ana Matias; Conceição Coelho; Conceição Fernandes; Joana Viana. "Children's practices of ICT and social inequalities: on the uses of the Magalhães computer in two school communities". In Digital literacy, technology and social inclusion Making sense of one-to-one computer programmes around the world, 349-379. Braga, Portugal: Húmus, 2015.
    Publicado
  5. COSTA, FERNANDO ALBUQUERQUE; CRUZ, ELISABETE; RODRIGUEZ, CARLA; VIANA, JOANA. "As TIC na formação inicial de professores em Portugal e no Brasil: desafios e possibilidades". In Políticas linguísticas, ensino de línguas e formação docente: desafios em tempos de globalização e internacionalização, 129-154. Campinas, Br., Brasil: Pontes Editores, 2015.
    Publicado
  6. Costa, Fernando Albuquerque ; Ana Moura Santos; Alexandre Silva; Viana, Joana Andreia Domingues. "Guiões para desenho de cursos MOOC.". In Experiências de Inovação Didática no Ensino Superior., 327-342. Lisboa, Portugal: Gabinete do Secreta´rio de Estado do Ensino Superior, 2015.
    Publicado
  7. Silva, Pedro; Ana Diogo; Carlos Gomes; Conceição Coelho; Conceição Fernandes; Joana Viana. "Educação Escolar, Uso das TIC pelas Crianças e Mediação Familiar". In O não-formal e o informal em educação: Centralidades e periferias. Atas do I colóquio internacional de ciências Sociais da Educação / III Encontro de Sociologia da Educação, 1568-1579. Braga, Portugal: Centro de Investigação em Educação / Universidade do Minho, 2013.
    Publicado
  8. Pedro Silva; Conceição Coelho; Conceição Fernandes; Joana Viana. "Mediação Sóciopedagógica na Escola: Conceitos e Contextos". In Educação, Justiça e Solidariedade na Construção da Paz, 75-99. Chaves / Leiria, Portugal: APAP (Associação Portuguesa de Animação e Pedagogia)/CIID-IPL (Centro de Investigação Identidades e, 2010.
    Publicado
  9. COSTA, FERNANDO ALBUQUERQUE; Viseu, Sofia; VIANA, JOANA; Trigo, Paula. "Estratégias de desenvolvimento de materiais de auto-aprendizagem: Projectos e-Student e e-escola". In Estratégias de desenvolvimento de materiais de auto-aprendizagem: Projectos e-Student e e-escola, 782-801. Funchal: Sociedade Portuguesa de Ciênci, 2008.
    Publicado
Livro
  1. COSTA, FERNANDO ALBUQUERQUE; CRUZ, ELISABETE; VIANA, JOANA. I Encontro Internacional TIC e Educação. Inovação Curricular com TIC. Livro de Resumos. Lisboa: Instituto de Educação da Unive. 2010.
    Publicado
Manual
  1. Fernando Albuquerque Costa; Joana Viana; Paula Guimarães. TIC para Educadores de Adultos. Portugal: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. 2019.
    Publicado
  2. Fernando Albuquerque Costa; Javier Farto; Koen DePryck; Kylene De Angelis; Loreta Staškuniene; Nadia Catenazzi; Viana, Joana. ICT for Adult Educators. Lisboa, Portugal: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. 2019.
    Publicado
Relatório
  1. Viana, Joana; Marta Mateus de Almeida (E711-82FC-16EA). 2019. Problematizações e preconizações internacionais sobre formação de professores - Relatório de projeto Meta1- Ação 1.2 - Estado da arte e produção do conhecimento do projeto Políticas públicas para a melhoria do ensino médio: socialização científica, tradução e transferência de resultados..
Resumo em conferência
  1. Moura Santos, Ana; Viana, Joana. "Cursos abertos online: o Técnico já era grande, agora ficou maior!". Trabalho apresentado em 4º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior - CNaPPES 2017, Setúbal, 2017.
    Publicado
  2. CRUZ, ELISABETE; COSTA, FERNANDO ALBUQUERQUE; RODRIGUEZ, CARLA; VIANA, JOANA; PEREIRA, CAROLINA. "Contributos para reflexão sobre dinâmicas formativas para a educação digital de adultos: uma experiência no âmbito do projeto LIDIA". Trabalho apresentado em 10ª Conferência Internacional sobre Exclusão Digital na Sociedade da Informação e do Conhecimento (SEMIME' 2016), Lisboa, 2016.
    Publicado
  3. Ana Diogo; Pedro Silva; Viana, Joana. "The Introduction of Children to the New Digital World: A Matter of Class and Gender in the Family". Trabalho apresentado em ECER 2016, Dublin, 2016.
    Publicado
  4. COSTA, FERNANDO ALBUQUERQUE; CRUZ, ELISABETE; VIANA, JOANA; PEREIRA, CAROLINA; GONÇALVES, CATARINA. "Domínios para a Educação digital de adultos". Trabalho apresentado em Conferência Europeia de Aprendizagem ao longo da vida, Évora, 2015.
    Publicado
  5. COSTA, FERNANDO ALBUQUERQUE; RODRIGUEZ, CARLA; CRUZ, ELISABETE; PERALTA, HELENA; VIANA, JOANA; FRADÃO, SANDRA; BRANCO, ELOÍSA; GOMES, NÁDIA; SANTOS, CÁTIA. "Subgrupo de investigação em Educação, Tecnologia e Sociedade". Trabalho apresentado em II Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2013), Campinas, São Paulo, 2013.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Viana, Joana. "Currículo em contextos informais: contributos para a (re)conceptualização do conceito de currículo a partir de aprendizagens online.". Doutoramento, Universidade de Lisboa Instituto da Educação, 2017. https://www.researchgate.net/publication/319242561_CURRICULO_EM_CONTEXTOS_INFORMAIS_contributos_para_a_reconceptualizacao_do_conceito_de_curriculo_a_partir_de_aprendizagens_online.
  2. Viana, Joana. "O papel dos ambientes on-line no desenvolvimento da aprendizagem informal". Mestrado, Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2010.

Outros

Outra produção
  1. A gestão de um PLE na perspectiva de estudantes do ensino superior. 2011. COSTA, FERNANDO ALBUQUERQUE; CRUZ, ELISABETE; VIANA, JOANA. http://hdl.handle.net/10451/4207.
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2018 - 2019 O uso de recursos educativos digitais na implementação do currículo nos anos iniciais do ensino fundamental.
Orientador
Educação e Tecnologias Digitais (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
2017 - 2018 Formação no domínio da literacia digital em contexto de trabalho.
Orientador
Educação e Tecnologias Digitais (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2023 Arguente das provas de Elaine Silva Rocha Sobreira. Estudo da Aula, Letramento Digital e Computação Criativa: caminhos possíveis para o desenvolvimento profissional de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental (Tese). Doutoramento em Educação. Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Trabalho orientado por Agnaldo Arroio.
Arguente
Elaine Silva Rocha Sobreira. Estudo da Aula (Doutoramento)
Universidade de São Paulo, Brasil
2023 Arguente das provas de Fernanda Edileuza Riccomini de Souza. Tecnologias Digitais Educacionais, Conhecimentos Docentes e Desempenho dos Alunos no Ensino Superior. Doutoramento em Administração. Universidade Nove de Julho. Trabalho orientado por Prof. Dr. José Eduardo Storopoli.
Arguente principal
Fernanda Edileuza Riccomini de Souza (Doutoramento)
Universidade Nove de Julho, Brasil
2022 Arguente das provas de Julia Tomchisky. Competências mediáticas docentes: um serviço de pesquisa e aprendizagem com professores(as) da educação infantil de Manaus (Tese). Doutoramento em Educação — Formação, Currículo e Práticas Pedagógicas. Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Trabalho orientado por Agnaldo Arroio.
Arguente
Julia Tomchisky (Doutoramento)
Universidade de São Paulo, Brasil
2020/07/07 Inovar o ensino de inglês com tecnologias digitais: desafios emergentes das conceções e práticas relatadas por professores
Arguente
Sandra Fradão (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
2020/04/23 Ensino profissional: curso ou recurso?
Arguente principal
Sara Nunes (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2020/01/07 Adoção de e-learning nas Organizações
Arguente principal
Lara Almeida (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal

Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
2019 A formação contínua de professores em TIC: que perfil de formador?
Vogal
Helena Felizardo (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
2018/12/17 Formação inicial de professores nas TIC
Arguente principal
Cristiano Rogério Vieira (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2018/12/14 Recursos computacionais para o ensino de história : estudo de caso de implantação de tecnologias de e-learning para iniciação à docência
Arguente principal
Bruna Leonela da Silva Caetano (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2018/10/30 Curso de formação docente literário-temático: empatia e inclusão, em regime b-learning
Arguente principal
Flávia Rosa Cardoso Uhlmann (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2018/06/20 Desenvolvimento Profissional do Professor: Supervisão e Avaliação
Arguente principal
Joana de Lourdes Marques dos Santos Diani (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2018/06/20 Avaliação de Desempenho Docente na Perceção de Professores do Ensino Secundário em Angola
Arguente principal
Maria Luísa Palma Marques (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2017/11/30 Potencialidades das TIC no combate ao Insucesso e Abandono Escolar no Ensino Básico
Arguente principal
Luísa Lalanda Sanches (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
2017/06/07 Atividades educativas no processo de envelhecimento — um estudo de caso.
Arguente principal
Catarina Leocádio Castanheira da Silva (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2023/03 - 2023/10 Membro do painel de avaliação das Ciências da Educação, no âmbito do concurso para atribuição de bolsas de investigação para doutoramento 2023 da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT): https://myfct.fct.pt/LibDocument/FileDisplay.aspx?EcrypDoctId=vDhzIPtTEO1wX1S41wRnAQ==
Avaliador
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2017/10 - Atual Perita Externa ao abrigo do Programa Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP) da DGE. Agrupamento de Escolas de Vendas Novas (desde 2017) Agrupamento de Escolas Fernando Pessoa (desde 2018) Agrupamento de Escolas Adelaide Cabette (desde 2021) Escola Secundária da Baixa da Banheira (2018-2022 Ministério da Educação, Portugal
2023/04 - 2023/06 Comissão Europeia – Network of independent experts in education 2021/23. Development of micro-credentials in Higher Education in Portugal (Development of micro-credentials in the Member States). European Commission, Bélgica
2021 - 2023 External academic expert Estudo da Eurydice acerca do ensino de línguas nas escolas na europa. O estudo apresenta dados sobre 39 sistemas de ensino e formação de 37 países membro da rede Eurydice (27 membros da união europeia e outros 10 países). European Commission / EACEA / Eurydice (2023). Key data on teaching languages at school in Europe – 2023 edition, Eurydice report. Luxembourg: Publications Office of the European Union. https://doi.org/10.2797/529032 Eurydice, Bélgica
2021/09 - 2022/07 Projeto-Piloto Manuais Digitais - Avaliação do processo de implementação e uso de manuais e recursos educativos digitais nas práticas docentes Ministério da Educação, Portugal
2021/01 - 2022/01 Avaliação da implementação das Aprendizagens Essenciais Ministério da Educação, Portugal
2020/09 - 2021/09 Projeto-Piloto Manuais Digitais - Avaliação do processo de implementação e uso de manuais e recursos educativos digitais nas práticas docentes Ministério da Educação, Portugal
2017/09 - 2021 Consultadoria pedagógica no âmbito do projeto MOOC Técnico (http://mooc.tecnico.ulisboa.pt) — desenvolvimento de cursos abertos online sobre temas das áreas STEM (Science, Technology, Engineering and Mathematics). Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
2017/09 - 2021 Consultoria pedagógica no âmbito do projeto UBBU (Academia de Código Júnior) que, em parceria com o ME, consiste em assegurar a realização de aulas de Introdução à Programação e Robótica no 1º e 2º CEB em cerca de 260 escolas de Portugal. A consultoria centra-se na supervisão pedagógica, nomeadamente no que concerne à formação de professores do 1º CEB, à conceção do modelo pedagógico que sustenta o projeto, ao desenvolvimento de currículos e à gestão pedagógica dos conteúdos e recursos criados. UBBU, Portugal
2019/09 - 2020/07 Estudo de avaliação da reorganização do calendário escolar no âmbito dos projetos de inovação/planos de ação. Ministério da Educação, Portugal
2019/01 - 2019/12 OCDE - Education 2030 (equipa portuguesa) Academic Curriculum Expert - estudo da OCDE - análise e mapeamento do conteúdo do currículo em cerca de 40 países. Este trabalho deu origem a várias publicações da OCDE, nomeadamente as seguintes: OECD (2020). What Students Learn Matters: Towards a 21st Century Curriculum. OECD Publishing, Paris, https://doi.org/10.1787/d86d4d9a-en OECD (2020). Curriculum Overload: A Way Forward. OECD Publishing, Paris, https://doi.org/10.1787/3081ceca-en OCDE Centre de développement, França

Ministério da Educação, Portugal
2016 - 2019 Apoio e acompanhamento pedagógico de professores para uso e integração curricular de tecnologias digitais em todas as escolas do 1º CEB e do pré-escolar do concelho da Amadora. Câmara Municipal da Amadora, Portugal
2012 - 2015 Apoio e acompanhamento pedagógico de professores para uso e integração curricular de tecnologias digitais na escola, com o propósito de compreender os processos de mudança. Colégio Pedro Arrupe, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2020/09 - Atual Seminário 5 – Conceção de um Projeto de Intervenção Educação e Formação (Licenciatura) Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
2019/10/07 - Atual Membro da equipa docente responsável pela Pós-Graduação em Pedagogia do Ensino Superior. Pedagogia do Ensino Superior (Pós-Graduação) Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
2019/03 - Atual Criação e Inovação com Tecnologias Digitais II Tecnologias e Robótica no Ensino Básico (Pós-Graduação) Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
2019 - Atual Tecnologias Digitais no Ensino Superior (docente responsável) Pedagogia do Ensino Superior (Pós-Graduação) Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
2019 - Atual Ambientes e Dispositivos de Formação a Distância (docente responsável) Pedagogia do Ensino Superior (Pós-Graduação) Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
2019 - Atual Seminário de Observação e Análise de Prática I Pedagogia do Ensino Superior (Pós-Graduação) Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
2019 - Atual Seminário de Observação e Análise de Prática II Pedagogia do Ensino Superior (Pós-Graduação) Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
2018 - Atual Modelos de Formação Educação e Formação (Licenciatura) Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2016/02 - Atual Conceção de Projetos com Tecnologias Digitais (docente responsável) Educação e Formação (Licenciatura) Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
2014/09 - Atual Tecnologias da Educação e da Formação Educação e Formação (Licenciatura) Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
2016/09 - 2018 Ateliês Educativos (docente responsável) Educação e Formação (Licenciatura) Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
2007/09 - 2015 Tecnologias Educativas I Ciências da Educação (Licenciatura) Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
2007/09 - 2015 Tecnologias Educativas II Ciências da Educação (Licenciatura) Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2024 - Atual European Educational Research Association (EERA) Membro da Network 22. Research in Higher Education. https://eera-ecer.de/networks/22-research-in-higher-education
2020 - Atual AFIRSE Portugal - Association Francophone Internationale de Recherche Scientifique en Education. Direção
2019 - Atual Asociación Universitaria Iberoamericana de Postgrado (AUIP) - Red Iberoamericana de Investigación para el desarrollo de la Identidad Profesional Docente (RIDIPD), coordenada por Miguel Pérez Ferra, Universidade de Jaén - Espanha. Membro
2017 - Atual European Educational Research Association (EERA) Network 16. ICT in Education and Training. https://eera-ecer.de/networks/16-ict-in-education-and-training/ Membro da rede Network 16. ICT in Education and Training
2017 - Atual Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE) Membro
2005 - Atual Association Francophone Internationale de Recherche Scientifique en Education (AFIRSE), secção de Portugal. Membro

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2018 - Atual Membro do Grupo de Missão Pedagogia do Ensino Superior do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (IE-ULisboa), criado no âmbito do Programa de Ação para o IE-ULisboa 2018-2021. Equipa responsável pela conceção da Pós-Graduação em Pedagogia do Ensino Superior.
Membro
Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
2018 - Atual Membro do Grupo de Missão RedEscola do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, criado no âmbito do Programa de Ação para o IE-ULisboa 2018-2021.
Membro
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
Distinções

Prémio

2016 Outstanding paper & video award