Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Joana Viana
- Data de nascimento
- 1983/06/25
- Género
- Feminino
Nomes de citação
- Viana, Joana Andreia Domingues
- Viana, Joana
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 671B-6C43-52F6
- ORCID iD
- 0000-0001-5939-4401
- Scopus Author Id
- 56287271500
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Inglês | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) |
Espanhol; Castelhano | Utilizador elementar (A2) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A1) |
Francês | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A2) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2017
Concluído
|
Educação - Teoria e Desenvolvimento Curricular (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
"Currículo em Contextos Informais: contributos para a (re)conceptualização do conceito de currículo a partir de aprendizagens
online" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Aprovado com Distinção por Unanimidade |
2010
Concluído
|
Ciências da Educação - área de especialização em Tecnologias Educativas (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"O Papel dos Ambientes Online no Desenvolvimento da Aprendizagem Informal" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
18 valores |
2007/07/07
Concluído
|
Certificado de Formador (Outros)
Especialização em Conceção e Organização de Projetos Educativos; Tecnologia e Comunicação Educativa; Tecnologias Educativas
(Meios Audiovisuais; Integração Curricular das TIC)
Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, Portugal
|
|
2006
Concluído
|
Ciências da Educação (Licenciatura)
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
16 valores |
2006
Concluído
|
Certificado de Aptidão Profissional (Outros)
Especialização em Certificado de competências pedagógicas para a formação de formadores
Instituto do Emprego e Formação Profissional, Portugal
|
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2022/09/01 - Atual | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal |
2017/09/01 - 2022/08/31 | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal |
2009/09/01 - 2017/07/31 | Assistente Convidado (Docente Universitário) | Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal |
2007/09/01 - 2009/07/31 | Assistente Convidado (Docente Universitário) | Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
Outras Carreiras
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2006/10 - 2017/09/15 | Técnico Superior (Técnico Superior) | Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2024/09 - Atual | Membro do Conselho Pedagógico | Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal |
2022/02 - Atual | Coordenação do projeto Observar e Aprender | Universidade de Lisboa, Portugal |
2018/03 - Atual | Membro Grupo Missão Pedagogia do Ensino Superior | Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal |
2016/01 - 2017/09/15 | Coordenadora Pedagógica - MOOC Técnico | Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal |
2005/09/15 - 2017/09/15 | Gestão Educativa de Conteúdos e Gestão da Formação | Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal |
2007/10/01 - 2009/07/01 | Membro da coordenação do Programa IPL 60+ | Instituto Politécnico de Leiria, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2005/10/01 - 2009/07/01 | Coordenadora do Projeto TecLAR - Ensinar e aprender entre Gerações com Tecnologias | Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal |
Projetos
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2023 - 2026 | University Network for Innovation, Technology and Engineering (UNITE!)
Investigador
|
Em curso
|
2022 - 2024 | DIGI ESSA 4 SCHOOLS — Autoavaliação digital eficaz da escola para um desenvolvimento escolar sustentável
Investigador
|
Em curso
|
2021 - 2024 | LOOP — Empowering teachers personal, professional and social continuous development through innovative peer-induction programmes
626148-EPP-1- 2020-2- PT-EPPKA3-PI-POLICY
Investigador
|
European Commission |
2021/03 - 2023/02 | JPROVirtual ¿Joint Programs: Embedding Virtual Exchange
020-1-SE01-KA226-HE-092578
Investigador
|
Erasmus Plus
Concluído
|
2019 - 2022 | Towards a University Network for Innovation, Technology and Engineering (UNITE!)
Investigador
|
Concluído
|
2018/10 - 2020/12 | Melhorando a Aprendizagem na Universidade através da Gamification
02/SAICT/2017
Investigador
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
2017 - 2020 | Políticas públicas para a melhoria do ensino médio: socialização científica, tradução e transferência de resultados
Investigador
Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil Fundação Joaquim Nabuco, Brasil Universidade Federal Rural de Pernambuco, Brasil Universidade do Estado da Bahia, Brasil Universidade Federal de Pelotas, Brasil Universidade de Strasbourg, França |
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Em curso
|
2017/10 - 2019/09 | Stepping Up to Technology in Adult Education towards Awareness, Assessment and Access (AAA-StepUp2-ICT)
Investigador
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
|
Em curso
|
2015/03 - 2016/03 | Literacia Digital de Adultos (LIDIA)
Investigador
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2014/10 - 2015/03 | Design de Vídeos para MOOC: desafios da conceção e produção de materiais de ciências básicas
Projeto Nº 135/ID/2014
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2014 - Atual | Observar & Aprender
xxx
Outra
Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
|
Em curso
|
2020 - 2023 | Aprender e Ensinar a Distância em Tempo de Pandemia (AEDTP)
Investigador responsável
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
|
Concluído
|
2019/01/04 - 2019/07/15 | Curriculum Content Mapping Main Study (OCDE Future of Education and Skills 2030)
001
Investigador
|
Concluído
|
2016 - 2019 | Amadora AprenderDigital (1º CEB)
Investigador
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
|
Câmara Municipal da Amadora
Em curso
|
2012 - 2015 | projeto escol@digit@l
Investigador
|
Concluído
|
2009 - 2011 | O computador Magalhães entre a escola e a família num agrupamento de escolas de Leiria: um olhar sociológico sobre os seus
efeitos
Magalhães
Investigador
Instituto Politécnico de Leiria Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, Portugal
|
Concluído
|
2006 - 2008 | Experiência de utilização (user research) do portal de divulgação científica e-escola
01
Investigador responsável
Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
|
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Artigo em revista (magazine) |
|
Capítulo de livro |
|
Livro |
|
Manual |
|
Relatório |
|
Resumo em conferência |
|
Tese / Dissertação |
|
Outros
Outra produção |
|
Atividades
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2018 - 2019 | O uso de recursos educativos digitais na implementação do currículo nos anos iniciais do ensino fundamental.
Orientador
|
Educação e Tecnologias Digitais (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
|
2017 - 2018 | Formação no domínio da literacia digital em contexto de trabalho.
Orientador
|
Educação e Tecnologias Digitais (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023 | Arguente das provas de Elaine Silva Rocha Sobreira.
Estudo da Aula, Letramento Digital e Computação Criativa: caminhos possíveis para o desenvolvimento profissional de professores
dos anos iniciais do Ensino Fundamental (Tese).
Doutoramento em Educação. Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.
Trabalho orientado por Agnaldo Arroio.
Arguente
|
Elaine Silva Rocha Sobreira. Estudo da Aula (Doutoramento)
Universidade de São Paulo, Brasil
|
2023 | Arguente das provas de Fernanda Edileuza Riccomini de Souza.
Tecnologias Digitais Educacionais, Conhecimentos Docentes e Desempenho dos Alunos no Ensino Superior. Doutoramento em Administração.
Universidade Nove de Julho.
Trabalho orientado por Prof. Dr. José Eduardo Storopoli.
Arguente principal
|
Fernanda Edileuza Riccomini de Souza (Doutoramento)
Universidade Nove de Julho, Brasil
|
2022 | Arguente das provas de Julia Tomchisky.
Competências mediáticas docentes: um serviço de pesquisa e aprendizagem com professores(as) da educação infantil de Manaus
(Tese).
Doutoramento em Educação — Formação, Currículo e Práticas Pedagógicas.
Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.
Trabalho orientado por Agnaldo Arroio.
Arguente
|
Julia Tomchisky (Doutoramento)
Universidade de São Paulo, Brasil
|
2020/07/07 | Inovar o ensino de inglês com tecnologias digitais: desafios emergentes das conceções e práticas relatadas por professores
Arguente
|
Sandra Fradão (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
|
2020/04/23 | Ensino profissional: curso ou recurso?
Arguente principal
|
Sara Nunes (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
|
2020/01/07 | Adoção de e-learning nas Organizações
Arguente principal
|
Lara Almeida (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal |
2019 | A formação contínua de professores em TIC: que perfil de formador?
Vogal
|
Helena Felizardo (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
|
2018/12/17 | Formação inicial de professores nas TIC
Arguente principal
|
Cristiano Rogério Vieira (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2018/12/14 | Recursos computacionais para o ensino de história : estudo de caso de implantação de tecnologias de e-learning para iniciação
à docência
Arguente principal
|
Bruna Leonela da Silva Caetano (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2018/10/30 | Curso de formação docente literário-temático: empatia e inclusão, em regime b-learning
Arguente principal
|
Flávia Rosa Cardoso Uhlmann (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2018/06/20 | Desenvolvimento Profissional do Professor: Supervisão e Avaliação
Arguente principal
|
Joana de Lourdes Marques dos Santos Diani (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
|
2018/06/20 | Avaliação de Desempenho Docente na Perceção de Professores do Ensino Secundário em Angola
Arguente principal
|
Maria Luísa Palma Marques (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
|
2017/11/30 | Potencialidades das TIC no combate ao Insucesso e Abandono Escolar no Ensino Básico
Arguente principal
|
Luísa Lalanda Sanches (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
|
2017/06/07 | Atividades educativas no processo de envelhecimento — um estudo de caso.
Arguente principal
|
Catarina Leocádio Castanheira da Silva (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
|
Comissão de avaliação
Descrição da atividade Tipo de assessoria |
Instituição / Organização | Entidade financiadora | |
---|---|---|---|
2023/03 - 2023/10 | Membro do painel de avaliação das Ciências da Educação, no âmbito do concurso para atribuição de bolsas de investigação para
doutoramento 2023 da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT): https://myfct.fct.pt/LibDocument/FileDisplay.aspx?EcrypDoctId=vDhzIPtTEO1wX1S41wRnAQ==
Avaliador
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal |
Consultoria / Parecer
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2017/10 - Atual | Perita Externa ao abrigo do Programa Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP) da DGE. Agrupamento de Escolas de Vendas Novas (desde 2017) Agrupamento de Escolas Fernando Pessoa (desde 2018) Agrupamento de Escolas Adelaide Cabette (desde 2021) Escola Secundária da Baixa da Banheira (2018-2022 | Ministério da Educação, Portugal |
2023/04 - 2023/06 | Comissão Europeia – Network of independent experts in education 2021/23. Development of micro-credentials in Higher Education in Portugal (Development of micro-credentials in the Member States). | European Commission, Bélgica |
2021 - 2023 | External academic expert Estudo da Eurydice acerca do ensino de línguas nas escolas na europa. O estudo apresenta dados sobre 39 sistemas de ensino e formação de 37 países membro da rede Eurydice (27 membros da união europeia e outros 10 países). European Commission / EACEA / Eurydice (2023). Key data on teaching languages at school in Europe – 2023 edition, Eurydice report. Luxembourg: Publications Office of the European Union. https://doi.org/10.2797/529032 | Eurydice, Bélgica |
2021/09 - 2022/07 | Projeto-Piloto Manuais Digitais - Avaliação do processo de implementação e uso de manuais e recursos educativos digitais nas práticas docentes | Ministério da Educação, Portugal |
2021/01 - 2022/01 | Avaliação da implementação das Aprendizagens Essenciais | Ministério da Educação, Portugal |
2020/09 - 2021/09 | Projeto-Piloto Manuais Digitais - Avaliação do processo de implementação e uso de manuais e recursos educativos digitais nas práticas docentes | Ministério da Educação, Portugal |
2017/09 - 2021 | Consultadoria pedagógica no âmbito do projeto MOOC Técnico (http://mooc.tecnico.ulisboa.pt) — desenvolvimento de cursos abertos online sobre temas das áreas STEM (Science, Technology, Engineering and Mathematics). | Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal |
2017/09 - 2021 | Consultoria pedagógica no âmbito do projeto UBBU (Academia de Código Júnior) que, em parceria com o ME, consiste em assegurar a realização de aulas de Introdução à Programação e Robótica no 1º e 2º CEB em cerca de 260 escolas de Portugal. A consultoria centra-se na supervisão pedagógica, nomeadamente no que concerne à formação de professores do 1º CEB, à conceção do modelo pedagógico que sustenta o projeto, ao desenvolvimento de currículos e à gestão pedagógica dos conteúdos e recursos criados. | UBBU, Portugal |
2019/09 - 2020/07 | Estudo de avaliação da reorganização do calendário escolar no âmbito dos projetos de inovação/planos de ação. | Ministério da Educação, Portugal |
2019/01 - 2019/12 | OCDE - Education 2030 (equipa portuguesa) Academic Curriculum Expert - estudo da OCDE - análise e mapeamento do conteúdo do currículo em cerca de 40 países. Este trabalho deu origem a várias publicações da OCDE, nomeadamente as seguintes: OECD (2020). What Students Learn Matters: Towards a 21st Century Curriculum. OECD Publishing, Paris, https://doi.org/10.1787/d86d4d9a-en OECD (2020). Curriculum Overload: A Way Forward. OECD Publishing, Paris, https://doi.org/10.1787/3081ceca-en | OCDE Centre de développement, França Ministério da Educação, Portugal |
2016 - 2019 | Apoio e acompanhamento pedagógico de professores para uso e integração curricular de tecnologias digitais em todas as escolas do 1º CEB e do pré-escolar do concelho da Amadora. | Câmara Municipal da Amadora, Portugal |
2012 - 2015 | Apoio e acompanhamento pedagógico de professores para uso e integração curricular de tecnologias digitais na escola, com o propósito de compreender os processos de mudança. | Colégio Pedro Arrupe, Portugal |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2020/09 - Atual | Seminário 5 – Conceção de um Projeto de Intervenção | Educação e Formação (Licenciatura) | Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal |
2019/10/07 - Atual | Membro da equipa docente responsável pela Pós-Graduação em Pedagogia do Ensino Superior. | Pedagogia do Ensino Superior (Pós-Graduação) | Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal |
2019/03 - Atual | Criação e Inovação com Tecnologias Digitais II | Tecnologias e Robótica no Ensino Básico (Pós-Graduação) | Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal |
2019 - Atual | Tecnologias Digitais no Ensino Superior (docente responsável) | Pedagogia do Ensino Superior (Pós-Graduação) | Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal |
2019 - Atual | Ambientes e Dispositivos de Formação a Distância (docente responsável) | Pedagogia do Ensino Superior (Pós-Graduação) | Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal |
2019 - Atual | Seminário de Observação e Análise de Prática I | Pedagogia do Ensino Superior (Pós-Graduação) | Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal |
2019 - Atual | Seminário de Observação e Análise de Prática II | Pedagogia do Ensino Superior (Pós-Graduação) | Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal |
2018 - Atual | Modelos de Formação | Educação e Formação (Licenciatura) | Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal |
2016/02 - Atual | Conceção de Projetos com Tecnologias Digitais (docente responsável) | Educação e Formação (Licenciatura) | Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal |
2014/09 - Atual | Tecnologias da Educação e da Formação | Educação e Formação (Licenciatura) | Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal |
2016/09 - 2018 | Ateliês Educativos (docente responsável) | Educação e Formação (Licenciatura) | Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal |
2007/09 - 2015 | Tecnologias Educativas I | Ciências da Educação (Licenciatura) | Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal |
2007/09 - 2015 | Tecnologias Educativas II | Ciências da Educação (Licenciatura) | Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2024 - Atual | European Educational Research Association (EERA) | Membro da Network 22. Research in Higher Education. https://eera-ecer.de/networks/22-research-in-higher-education |
2020 - Atual | AFIRSE Portugal - Association Francophone Internationale de Recherche Scientifique en Education. | Direção |
2019 - Atual | Asociación Universitaria Iberoamericana de Postgrado (AUIP) - Red Iberoamericana de Investigación para el desarrollo de la Identidad Profesional Docente (RIDIPD), coordenada por Miguel Pérez Ferra, Universidade de Jaén - Espanha. | Membro |
2017 - Atual | European Educational Research Association (EERA) Network 16. ICT in Education and Training. https://eera-ecer.de/networks/16-ict-in-education-and-training/ | Membro da rede Network 16. ICT in Education and Training |
2017 - Atual | Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE) | Membro |
2005 - Atual | Association Francophone Internationale de Recherche Scientifique en Education (AFIRSE), secção de Portugal. | Membro |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2018 - Atual | Membro do Grupo de Missão Pedagogia do Ensino Superior do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (IE-ULisboa), criado
no âmbito do Programa de Ação para o IE-ULisboa 2018-2021.
Equipa responsável pela conceção da Pós-Graduação em Pedagogia do Ensino Superior.
Membro
|
Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal |
2018 - Atual | Membro do Grupo de Missão RedEscola do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, criado no âmbito do Programa de Ação
para o IE-ULisboa 2018-2021.
Membro
|
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal |
Distinções
Prémio
2016 | Outstanding paper & video award |