Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Patrícia Alexandra Fonseca Pessoa
Nomes de citação
- Patrícia Pessoa
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 6C15-5DD9-0909
- ORCID iD
- 0000-0001-8114-795X
- Google Scholar ID
- https://scholar.google.com/citations?hl=en&user=RJyUdJEAAAAJ&view_op=list_works&gmla=AOv-ny98eqxwjDqOsgXUIUjFuys5SQ7q-NrKuf57STb2vjvKu4auIEkGmW-8NtGFyMl_1oRr4FiCfT86YURrxlCT
- Scopus Author Id
- 57219902490
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português (Idioma materno) | |||||
Inglês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) |
Espanhol; Castelhano | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2020/10/01 - 2024/09/30
Em curso
|
Doutoramento em Didática de Ciências e Tecnologia (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
"BEE (Biological Evolution Education) for Sustainability: how a socio scientific issues learning approach informed by
biological evolution contributes to elementary students’ literacy on sustainability" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
|
2019 - 2019
Concluído
|
Certificado de Competências Pedagógicas (Outros)
Instituto do Emprego e Formação Profissional, Portugal
|
20 |
2017 - 2017
Concluído
|
Trabalho Experimental em Ciências no Ensino Básico: da Aula às Atividades de Enriquecimento Curricular (Outros)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
|
20 |
2015 - 2017
Concluído
|
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Especialização em Sem especialização
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
"Relatório de Estágio: A aventura de ensinar e aprender" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
16 valores |
2012 - 2015
Concluído
|
Educação Básica (Licenciatura)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
|
16 valores |
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2020/04/15 - 2020/07/15 | Investigador (Investigação) | Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal |
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal | ||
2019/09/01 - 2019/12/31 | Investigador (Investigação) | Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal |
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2020/02/01 - 2020/05/31 | Apoio à gestão editorial da APEduC Revista - Investigação e Práticas em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia | Associação Portuguesa de Educação em Ciências, Portugal |
Revista APEduC, Portugal | ||
2018/09/01 - 2019/06/30 | Explicador | STUDO, Portugal |
2017/09/14 - 2018/06/30 | Professor de Atividades de Enriquecimento Curricular | Câmara Municipal de Matosinhos, Portugal |
2017 - 2018 | Explicador | Jangada do Saber, Portugal |
2015 - 2015 | Monitor de Escola de Verão Júnior | Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2020/10/01 - Atual | PhD student/Aluna de Doutoramento | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2020/10/01 - Atual | BEE (Biological Evolution Education) for Sustainability: how a socio scientific issues learning approach informed by biological
evolution contributes to elementary students’ literacy on sustainability
Bolseiro de Doutoramento
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
2019/09/01 - 2019/12/31 | Narrações Multimodais
Bolseiro de Investigação
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2022/01/01 - 2024/09/30 | BiblioLab-ILC: Citizen learning communities for the promotion of interdisciplinary education in science and Literature. BiblioLab
ILC
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
|
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores
Em curso
|
2019 - 2023 | Building on scientific literacy in evolution towards scientifically responsible Europeans
CA17127
Investigador
|
COST - European Cooperation in Science and Technology
Concluído
|
2021/05/01 - 2022 | Citizen learning communities for the promotion of interdisciplinary education in science and literature. BiblioLab ILC
UIDB/00194/2020
Outra
|
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em boletim informativo |
|
Artigo em conferência |
|
Artigo em jornal |
|
Artigo em revista |
|
Artigo em revista (magazine) |
|
Capítulo de livro |
|
Edição de livro |
|
Manual |
|
Poster em conferência |
|
Pré-impressão |
|
Recurso online |
|
Resumo em conferência |
|
Tese / Dissertação |
|
Outros
Outra produção |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2024/07/02 | Bringing the real-world into the elementary classroom: A framework to identify opportunities to address Socioscientific Issues in the elementary school curricula in England, Italy, and Portugal | ERIDOB2024
University Claude Bernard Lyon 1 (Lyon, França)
|
2023/06/03 | BEE (Biological Evolution Education) for Sustainability | Evolution 2023 - Innovative tools for Evolution Education
American Society of Naturalist (Estados Unidos)
|
2022/09/01 | Learning about intraspecific biodiversity conservation with "Jack and the Beanstalk" | 13th Conference of European Researchers in Didactics of Biology (ERIDOB)
University of Cyprus (Nicosia, Chipre)
|
2022/08/31 | Comparing elementary school students' predictions and explanations of evolutionary processes- an exploratory study within the EuroScitizen network | 13th Conference of European Researchers in Didactics of Biology (ERIDOB)
University of Cyprus (Nicosia, Chipre)
|
2022/08/31 | Factors that influence elementary school students' attitudes towards intraspecific biodiversity | 13th Conference of European Researchers in Didactics of Biology (ERIDOB)
University of Cyprus (Nicosia, Chipre)
|
2021 | Framework to analyse curricula regarding evolution and preliminary results in Portugal, Greece, Slovenia, and Italy | ESERA2021 |
2020/12/02 | BiblioLab project: teachers, parents and students´ perspectives about the usability and usefulness of an educational distance learning platform. | TECH-EDU 2020: 2nd International Conference on Technology and Innovation in Learning, Teaching and Education |
2020/08/31 | Learning about intraspecific biodiversity conservation with "Jack and the Beanstalk" | ERIDOB 2020 Conference
ERIDOB (Nicosia, Chipre)
|
2020/08/31 | Evolution in European school curricula | ERIDOB 2020 Conference
ERIDOB (Nicosia, Chipre)
|
2019/09/06 | O conhecimento da seleção natural de alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico e de estudantes em formação inicial de Professores | XVIII ENEC & III ISSE
Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2019/08/27 | The impact of exploring Sexual Selection in Elementary school students understanding of Evolution | ESERA 2019
(Bolonha, Itália)
|
2019/03 | A Evolução nas Aprendizagens Essenciais do 1º Ciclo do Ensino Básico | 1.º Seminário - O 1.º ciclo do Ensino Básico — Que identidade(s)? | Currículo, práticas e formação docente
Escola Superior de Educação do Porto (Porto, Portugal)
|
2018 | Valorizar e Preservar o Património Natural explorando espécies exóticas e invasoras | 6º Congresso da Rede de Comunicação de Ciência e Tecnologia de Portugal
SciComPT (Figueira de Castelo Rodrigo, Portugal)
|
2018 | Valorizar e Preservar o Património Natural explorando espécies exóticas e invasoras | Encontro Internacional de 2018 A Voz dos Professores de C&T
UTAD (Vila Real, Portugal)
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2019 - 2019 | Participou na Organização da EuroScitizen COST Action Working Group meetings no Porto, que decorreu entre 12 e 13 de Fevereiro
http://www.euroscitizen.eu/wgs-porto-meeting/organising-team/ (2019 - 2019)
Encontro (Coorganizador)
|
|
2017 - 2017 | Participou na Conceção, Organização e Divulgação do Seminário "Práticas Educativas Criativas no Ensino da Matemática e das
Ciências Naturais" (2017 - 2017)
Seminário (Coorganizador)
|
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal |
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2024/10/30 - Atual | Workshop "Planear um Projeto de Investigação para Maximizar o seu Impacto Social"
Oficina (workshop)
|
2.ª Noite Europeia dos Investigadores - Armamar
ARMA-Sci , Portugal
|
2024/09/27 - Atual | Participação da 2.º Noite Europeia dos Investigadores - Armamar com a Estação de Ciência "Educação para a Sustentabilidade"
Encontro
|
2.º Noite Europeia dos Investigadores - Armamar
ARMA-Sci , Portugal
|
2024/09/23 - Atual | Workshop "Estratégias Integradas para Comunicar e Envolver o Público na Ciência"
Oficina (workshop)
|
2.ª Noite Europeia dos Investigadores - Armamar
ARMA-Sci , Portugal
|
2024/10/22 - 2024/10/24 | Futures Workshops
Oficina (workshop)
|
Enhance – Empowering Higher Education through Citizen Science and Innovative Future-oriented Learning Strategies
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2023/07/03 - 2023/07/05 | Workshop "Learning evolution for sustainable development”
Encontro
|
EvoKE2023
University of Bath, Reino Unido
|
2019/09/27 - 2019/09/27 | Valorizar e preservar o património natural explorando as espécies exóticas e invasoras
Exposição
|
Noite Europeia de Investigadores - 2019
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2019/07/11 - 2019/07/13 | EuroScitizen WG2 Andros meeting
Encontro
|
EuroScitizen meeting
EuroScitizen, França
|
2019/04/23 - 2019/04/24 | Euroscitizen WG4_WG2 Paris meeting
Encontro
|
Euroscitizen meeting
EuroScitizen, França
|
2018 - 2018 | Dinamização do Workshop Valorizar e Preservar o Património Natural explorando espécies exóticas e invasoras em sala de aula
Oficina (workshop)
|
Encontro Internacional de 2018 A Voz dos Professores de C&T
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2018 - 2018 | Participação na dinamização da atividade de divulgação de ciência “A importância da Biodiversidade”
Exposição
|
Noite Europeia dos Investigadores 2018
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2018 - 2018 | Formadora na formação de professores em formato Workshop Valorizar e Preservar o Património Natural explorando espécies exóticas
e invasoras
Oficina (workshop)
|
V Encontro Internacional da Casa das Ciências
Casa das Ciências, Portugal
|
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2017 - Atual | EvoKE Project | Membro da equipa de Comunicação e Responsável pela página de Twitter e BlueSky do EvoKE Project |
2019/02/01 - 2023 | European Cooperation in Science and Technology - EuroScitizen | Representante da Comunicação do grupo de trabalho de Educação Formal e responsável pela página de facebook e twitter da EuroScitizen |
Distinções
Prémio
2017 | Menção Honrosa
Fundo Ambiental e de Investigação Lousada Sustentável, Portugal
|