???global.info.a_carregar???
Sara Filipa Matos Teixeira. Completed the Mestrado integrado in Psicologia in 2017/11/10 by Universidade do Minho. Is Volunteering in Kokua - Cães de Ajuda Social. Published 2 articles in journals. Organized 3 event(s). Participated in 1 event(s). Participates and/or participated as Research Fellow in 1 project(s) and Researcher in 1 project(s). Works in the area(s) of Social Sciences with emphasis on Psychology. In his curriculum Ciência Vitae the most frequent terms in the context of scientific, technological and artistic-cultural output are: Self-Regulated Learning; School Engagement; .
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Sara Filipa Matos Teixeira
Data de nascimento
1994/09/23
Género
Feminino

Nomes de citação

  • Teixeira, Sara
  • Sara Teixeira

Identificadores de autor

Ciência ID
6E11-42CB-D24F
ORCID iD
0000-0003-4926-8609

Endereços de correio eletrónico

  • sarateixeira.psi@gmail.com (Profissional)

Moradas

  • Escola de Psicologia, Universidade do Minho. Campus Gualtar, 4710-057, Braga, Braga, Portugal (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Psicologia

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Português (Idioma materno)
Formação
Grau Classificação
2022/02/01 - 2026
Em curso
Doctorate Student in Applied Psychology (Doutoramento)
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
2020 - 2021/06
Concluído
Animal-Assisted Interventions Course (Outros)
Associação Portuguesa para a Intervenção com Animais de Ajuda Social (Ânimas), Portugal
2018 - 2020/04/27
Concluído
Animal-Assisted Therapy (Pós-Graduação)
Instituto CRIAP, Portugal
18
2018/09 - 2019/09
Concluído
Junior Psychologist Training (Outros)
Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal
Muito Bom
2018/07 - 2018/09
Concluído
Aprender a Aprender - Intervenção baseada na narrativa "Sarilhos do Amarelo" para promoção de competências de autorregulação (Outros)
Grupo Universitário de Investigação em Autorregulação (GUIA), Portugal
Excelente
2017/11/10
Concluído
Psicologia (Mestrado integrado)
Universidade do Minho, Portugal
"Reincidência em Ofensores Sexuais: fatores de risco e trajetórias criminais [Recidivism in sexual offenders: risk factors and criminal careers]" (TESE/DISSERTAÇÃO)
16
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2018/08/16 - 2021/06/30 Investigador (Investigação) Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal
2018/02 - 2018/07 Estagiário de Investigação (Investigação) Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022/02/01 - Atual PhD Student Fellow Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal
2020/08 - Atual Volunteering Kokua - Cães de Ajuda Social, Portugal
2016/10 - 2017/07 Curricular Internship in Pshychology of Justice Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
Estabelecimento Prisional de Paços de Ferreira, Portugal
2014/11 - 2015/07 Research collaborator - Animal Learning and Behavior Lab Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
Animal Learning and Behavior Lab, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2018/08 - 2021/06 Aprender a Aprender [Learning2Learn]
UMINHO/BI/325/2018
Investigador
Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal
Em curso

Outro

Designação Financiadores
2020 - 2020/07 COVID-19 into Trials and Tribulations - social network intervention
FBCOVID19
IGCOVID19
Bolseiro de Investigação
Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Armanda Pereira; Paula Magalhães; Sara Teixeira; José Carlos Núñez; Daniela Rosendo; Sandra Mesquita; Raquel Azevedo; et al. ""COVID-19 in Trials and Tribulations" Project: A Self-Regulation-Based Support Response for Confined Families through Social Networks". International Journal of Environmental Research and Public Health 19 3 (2022): 1910-1910. https://doi.org/10.3390/ijerph19031910.
    Publicado • 10.3390/ijerph19031910
  2. Armanda Pereira; Sara Miranda; Sara Teixeira; Sandra Mesquita; Cleia Zanatta; Pedro Rosário. "Promote Selective Attention in 4th-Grade Students: Lessons Learned from a School-Based Intervention on Self-Regulation". Children (2021): https://doi.org/10.3390/children8030182.
    10.3390/children8030182
  3. Magalhães, Paula; Cruz, Vânia; Teixeira, Sara; Fuentes, Sónia; Rosário, Pedro. "An Exploratory Study on Sleep Procrastination: Bedtime vs. While-in-Bed Procrastination". International Journal of Environmental Research and Public Health 17 16 (2020): 5892. http://dx.doi.org/10.3390/ijerph17165892.
    Publicado • 10.3390/ijerph17165892
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2022/04/28 Workshop - "Promoção de autodeterminação em contextos educativos e de saúde" 12.º Congresso Internacional de Psicologia da Criança e do Adolescente - “Ecossistemas de bem-estar e aprendizagem”
Universidade Lusíada (Lisboa) (Lisbon, Portugal)
2022/02/04 Pitch - "A Furry Tale of Hope: Fostering Self-Regulation, Hope, and Academic Buoyancy in Elementary School" 1.ª Convenção Psicologia U.Norte e 1.º Simpósio Doutoral Psicologia U.Norte - SimPsi U.Norte
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2021 Understand The Reflexive Thinking Competencies With A Focus On Critical Thinking In Children In Elementary School: Study Protocol XVI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2021 Can A School-Based Intervention On Self-Regulation Promote Selective Attention In 4th Grade Students? XVI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2020/09/25 Promoção de competências de autorregulação através das redes sociais/com recurso ao Instagram® e Facebook® (Armanda Pereira, Sara Teixeira, Ivan Gross, Camila Aguiar & Pedro Rosário) Simpósio Internacional de Psicologia da Educação: passado, presente e futuro
Universidade de Aveiro (Aveiro)

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2020/10 - 2021/06 Learning2Learn Project: Sessions for parents and educators (8 meetings during school year) (2020/10 - 2021/06)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
2018/09 - 2021/06 Learning2Learn Project: Sessions for teachers (2 meetings during school year) (2018/09 - 2021/06)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
2019/04/12 - 2019/06/12 "Endless Woods Adventure" [Learning2Learn Project] - Event to children and teachers from Valongo / "Aventura no Bosque-Sem-Fim" [Projeto Aprender a Aprender] - Evento para cerca de 800 alunos e professores do 4º ano do concelho de Valongo, Porto, Portugal. Um dos objetivos deste projeto era o combate ao insucesso escolar e o apoio na transição do 1º para o 2º ciclo, a partir do envolvimento das crianças no imaginário de histórias (neste caso, a narrativa Sarilhos do Amarelo). (2019/06/12 - 2019/06/12)
Outro (Coorganizador)
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2022/06/02 - 2022/06/02 "Animal-Assisted Interventions - The case of Dog-Assisted Reading" Licenciatura em Reabilitação Psicomotora (Licenciatura) Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2020/10/21 - 2020/10/21 Invited Trainer - Yellow Trials and Tribulations Online Training Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
2019 - 2020 Yellow Trials and Tribulations Intervention Supervision Associação Bagos D'Ouro, Portugal
2019/09 - 2019/09 Capacitação e Dinamização das Equipas Multidisciplinares CIM-Terras de Trás-os-Montes: MENTOR | Tutorias Autorregulatórias Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2020/08 - Atual Kokua - Cães de Ajuda Social (www.kokua.pt) Volunteer
2020/01/21 - Atual Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) Membro efetivo - Cédula Profissional: 24347
2018 - 2020 CNE - Corpo Nacional de Escutas (Agrupamento 525 - São Pedro Fins) Volunteer

Tutoria

Tópico Nome do aluno
2020/10 - 2021/05 Learning2Learn Project: Intervention program sessions (one hour weekly sessions at school with 6 classes - October to December; hybrid intervention program sessions with 8 classes - January to April: at school and online one hour weekly sessions) 4th grade students
2019/09 - 2020/06 Learning2Learn Project: Intervention program sessions (one hour weekly sessions at school from September to February; program delivered by video from March to June) 4th grade students
2018/09 - 2019/06 Learning2Learn Project: Intervention program school sessions (one hour weekly sessions with five 4th grade classes) 4th grade students