???global.info.a_carregar???
Emily Sousa é licenciada em Letras – Língua Portuguesa (pela Universidade Federal de Pernambuco – Brasil) com láurea académica pelo desempenho excepcional. Durante a licenciatura, foi bolseira de iniciação científica, realizou atividades como monitora de disciplinas, além de ter participado com comunicações e pôsteres em congressos nacionais. Possui experiência como professora de Língua Portuguesa e Literatura para alunos do Ensino Médio, tanto na modalidade presencial, quanto na modalidade online. Esta última experiência motivou-lhe a especializar-se no âmbito do Mestrado, optando pelo Mestrado em Educação (na área de especialidade: Inovação em Educação) na Universidade de Lisboa (Portugal), concluído em 2023. Nos últimos anos, passou a se dedicar à problemática da integração curricular das tecnologias e do desenvolvimento das competências digitais dos alunos e desenvolveu uma dissertação de Mestrado intitulada “Um dispositivo para o desenvolvimento e a avaliação de competências digitais de aluno do 1.º Ciclo do Ensino Básico”. Entre 2022 e 2024, teve a oportunidade de, como bolseira de investigação no Projeto Escol@s Digitais, aprofundar-se na temática em articulação com o terreno, ao desempenhar diversas atividades que visavam apoiar professores e alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico na integração do digital no contexto de ensino e aprendizagem. É de destacar que, no âmbito deste Projeto, participou na construção e refinamento do “Referencial de Competências Digitais para Alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico”. O resultado deste empenho em se aprofundar na problemática da integração curricular das tecnologias digitais e da promoção das competências a ela associadas em contexto escolar tem se refletido em artigos e trabalhos aceites para publicação e divulgação, como 7 artigos em conferências e em revistas nacionais e internacionais como co-autora (New Trends in Qualitative Research, 2022; Cadernos de Educação, Tecnologia e Sociedade, 2023; Digital Education Review, 2023; XXIX Colóquio da AFIRSE Portugal; XX Colóquio AFIRSE, 2023) , além de 4 resumos em conferências (Child Research and Education Congress, Rzeszów, 2024; 11º Encontro do CIED - Produção de conhecimento em contexto, Lisboa, 2023; 1st International Conference on Education and Training – Thinking education in transition times, 2022) e 2 apresentações em congressos (AFIRSE 2022; 11º Encontro do CIED - Produção de conhecimento em contexto).
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Emily Ellen Lima De Sousa

Nomes de citação

  • Sousa, Emily

Identificadores de autor

Ciência ID
7B15-9AAA-D832
ORCID iD
0000-0003-3364-0023

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
  • Humanidades - Línguas e Literaturas - Linguística

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
2020/09/01 - 2023/03/24
Concluído
Mestrado em Educação (Mestrado)
Especialização em Inovação em Educação
Universidade de Lisboa, Portugal
"Um Dispositivo para o desenvolvimento e a avaliação de Competências Digitais de alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico" (TESE/DISSERTAÇÃO)
19
2014/09/01 - 2018/12/15
Concluído
Letras (Graduado)
Especialização em Língua Portuguesa
Universidade Federal de Pernambuco, Brasil
"Variação Linguística nos Livros Didáticos de Português: um Conteúdo de LP ou um Fenômeno Linguístico Transversal?" (TESE/DISSERTAÇÃO)
19
2017/01 - 2017/07
Frequentou
Science du Langage (Licence)
Université Lumière Lyon 2, França
Percurso profissional

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020/01 - 2021/12 Fundadora e Professora de Língua Portuguesa e Literatura Curso Emily Ellen Português, Brasil
2019/01/01 - 2020/12/20 Professora de Língua Portuguesa e Literatura Curso Atmosfera, Brasil
2018/02/01 - 2020/12/20 Professora de Língua Portuguesa e Literatura Curso NAV10, Brasil
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2022 - 2024 Projeto Escol@s Digitais
Bolseiro de Investigação
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
Universidade de Lisboa Instituto da Educação
Concluído
2015 - 2016 O tratamento dado à Fonética e Fonologia em livros didáticos e seus desdobramentos no tocante à variação linguística e ortografia
000000
Bolseiro de Iniciação Científica
NUCEPI (Núcleo de Estudos em Compreensão e Produção Interlinguísticas), Brasil
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Elisabete Maria Carvalho Gerardo Pires da Cruz; Sousa, Emily; Costa, Fernando Albuquerque. "Práticas de recontextualização das Orientações Curriculares para as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC): contributos do Projeto Escol@s Digitais". Trabalho apresentado em XX Colóquio AFIRSE 2023, Lisboa, 2023.
    Publicado
  2. Sousa, Emily; Elisabete Maria Carvalho Gerardo Pires da Cruz; Costa, Fernando Albuquerque. "Competências digitais dos alunos em contexto escolar: o que diz a investigação?". Trabalho apresentado em XXIX Colóquio da AFIRSE Portugal, Lisboa, 2022.
    Publicado
  3. Costa, Fernando Albuquerque ; Elisabete Maria Carvalho Gerardo Pires da Cruz; Sousa, Emily; Carolina Pereira. "O desafio da transformação digital nas escolas: dimensões de análise e perfis de agrupamentos de escolas". Trabalho apresentado em XXIX Colóquio da AFIRSE Portugal, Lisboa, 2022.
    Publicado
  4. Sousa, Emily. "O tratamento dado à fonologia e à variação pelos livros didáticos". Trabalho apresentado em VI Encontro das Ciências da Linguagem Aplicadas ao Ensino - ECLAE, Garanhuns, 2015.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Sousa, Emily; Cruz, Elisabete; Costa, Fernando Albuquerque. "Digital Competences in European Basic Education Curricula: a document analysis.". Revista Electrónica de Investigación Educativa (2024):
    Acesso aberto • Aceite para publicação
  2. Elisabete Maria Carvalho Gerardo Pires da Cruz; Sousa, Emily; Rita Brito; Costa, Fernando Albuquerque. "Understanding the meaning of a digital school from the perspective of primary school teachers". Digital Education Review 43 (2023): https://revistes.ub.edu/index.php/der/article/view/41585.
    Publicado
  3. Sousa, Emily; Elisabete Maria Carvalho Gerardo Pires da Cruz; Costa, Fernando Albuquerque. "A Methodological Path for the Creation Of a Support Device to the Development and Evaluation of Digital Competences in the 1st Cicle of Basic Education". Cadernos de Educação, Tecnologia e Sociedade se1 2023 (2023): 41-54. http://dx.doi.org/10.14571/brajets.v16.nse1.41-54.
    Publicado
  4. Elisabete Maria Carvalho Gerardo Pires da Cruz; Sousa, Emily; Rita Brito; Costa, Fernando Albuquerque. "O que pensam os professores do 1.º ciclo do ensino básico sobre a digitalização na escola?". New Trends in Qualitative Research 12 (2022): https://doi.org/10.36367/ntqr.12.2022.
    Publicado
  5. Sousa, Emily; Elisabete Maria Carvalho Gerardo Pires da Cruz; Costa, Fernando Albuquerque. "Avaliação das Competências Digitais de alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico: Uma proposta metodológica". New Trends in Qualitative Research 12 (2022): https://doi.org/10.36367/ntqr.12.2022.
    Publicado
Documento de trabalho
  1. Sousa, Emily; Elisabete Maria Carvalho Gerardo Pires da Cruz; Costa, Fernando Albuquerque. 2023. "Referencial de Competências Digitais para Alunos do 1.º CEB. Versão 2". https://www.researchgate.net/publication/378124044_Referencial_de_Competencias_Digitais_para_Alunos_do_1_CEB_Versao_2.
  2. Elisabete Maria Carvalho Gerardo Pires da Cruz; Sousa, Emily; Costa, Fernando Albuquerque ; Elsa Marcelino. 2022. "Referencial de Competências Digitais para Alunos do 1.º CEB. PROJETO ESCOL@S DIGITAIS". https://www.researchgate.net/publication/358348858_Referencial_de_Competencias_Digitais_para_Alunos_do_1_CEB_PROJETO_ESCOLS_DIGITAIS.
Edição de livro
  1. Rita Brito; Elisabete Maria Carvalho Gerardo Pires da Cruz. Práticas e vivências de adaptação de crianças 0-9 à (nova) rotina escolar: estratégias, desafios e sugestões. Lisboa, Portugal: ISEC Lisboa. 2023.
    Publicado • Editor
Edição de número de revista
  1. Sousa, Emily; Siane Gois Cavalcanti Rodrigues. "Hipertextus Revista Digital". 13 13 (2015):
    Publicado • Editor convidado
Poster em conferência
  1. Sousa, Emily. "O tratamento dado à fonética e fonologia em livros didáticos e seus desdobramentos no tocante à variação linguística e ortografia". Trabalho apresentado em 2.º Seminário de Pesquisa de Livros Didáticos de Língua Portuguesa, 2016.
  2. Sousa, Emily; Montarroios, Nathalia. "Os sufixos “-INH” e “-ÃO” e a polissemia sufixal nos livros didáticos". Trabalho apresentado em XXVI Jornada do Gelne, 2016.
  3. Sousa, Emily. "O tratamento dado à fonologia e à variação pelos livros didáticos". Trabalho apresentado em VI Encontro das Ciências da Linguagem Aplicadas ao Ensino - ECLAE, 2015.
Relatório
  1. Elisabete Maria Carvalho Gerardo Pires da Cruz; Sandra Fradão; Sousa, Emily. 2023. Síntese descritiva dos resultados do Inquérito de Caracterização dos Alunos (ICA, versão 2). https://www.researchgate.net/publication/372104546_Sintese_descritiva_dos_resultados_do_Inquerito_de_Caracterizacao_dos_Alunos_ICA_versao_2.
  2. Elisabete Maria Carvalho Gerardo Pires da Cruz; Sousa, Emily; Carolina Pereira; Leonor Luís; Sara de Almeida; Costa, Fernando Albuquerque. 2023. Relatório de Execução correspondente à implementação no ano letivo 2022/2023 do Estudo de Diagnóstico, Execução e Avaliação do Projeto Escol@s Digitais.
  3. Elisabete Maria Carvalho Gerardo Pires da Cruz; Fradão, Sandra; Sousa, Emily; Costa, Fernando Albuquerque. 2022. Síntese descritiva dos resultados do Inquérito de Caracterização dos Alunos (ICA) do Projeto Escol@s Digitais. https://www.researchgate.net/publication/365126827_Sintese_descritiva_dos_resultados_do_Inquerito_de_Caracterizacao_dos_Alunos_ICA_do_Projeto_Escols_Digitais.
  4. Sousa, Emily; Carolina Pereira; Elisabete Maria Carvalho Gerardo Pires da Cruz; Leonor Luís; Sara de Almeida; Costa, Fernando Albuquerque. 2022. Relatório de Execução correspondente à implementação no ano letivo 2021/2022 do Estudo de Diagnóstico, Execução e Avaliação do Projeto Escol@s Digitais.
  5. Costa, Fernando Albuquerque ; Elisabete Maria Carvalho Gerardo Pires da Cruz; Carolina Pereira; Sousa, Emily. 2021. Relatório Inicial de Diagnóstico Período do Projeto Escol@s Digitais março a julho de 2021. https://www.researchgate.net/publication/354810880_Relatorio_Inicial_de_Diagnostico_Periodo_do_Projeto_Escols_Digitais_marco_a_julho_de_2021?_tp=eyJjb250ZXh0Ijp7ImZpcnN0UGFnZSI6InByb2ZpbGUiLCJwYWdlIjoicHJvZmlsZSJ9fQ.
Resumo em conferência
  1. Costa, Fernando Albuquerque ; Elisabete Maria Carvalho Gerardo Pires da Cruz; Sousa, Emily; Fradão, Sandra. "The Escol@s Digitais Project. An experience of working with technologies in primary education in Portugal". Trabalho apresentado em Child Research and Education Congress, Rzeszów, 2024.
    Publicado
  2. Elisabete Maria Carvalho Gerardo Pires da Cruz; Sousa, Emily. "Os professores como “curriculum designers”: atividades com tecnologias para o desenvolvimento das competências digitais dos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico". Trabalho apresentado em 11º Encontro do CIED - Produção de conhecimento em contexto, Lisboa, 2023.
    Publicado
  3. Sousa, Emily; Elisabete Maria Carvalho Gerardo Pires da Cruz; Costa, Fernando Albuquerque. "Referencial de Competências Digitais para Alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico: procedimentos de refinamento e validação". Trabalho apresentado em 11º Encontro do CIED - Produção de conhecimento em contexto, Lisboa, 2023.
    Publicado
  4. Elisabete Maria Carvalho Gerardo Pires da Cruz; Costa, Fernando Albuquerque ; Sousa, Emily; Elsa Marcelino. "Construção e validação de um Referencial de Competências Digitais para Alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico: uma experiência de inovação curricular e desenvolvimento profissional". Trabalho apresentado em 1st International Conference on Education and Training – Thinking education in transition times (ICET 2022), Lisboa, 2022.
    Publicado
  5. Sousa, Emily; Montarroios, Nathalia. "Os sufixos “-INH” e “-ÃO” e a polissemia sufixal nos livros didáticos". Trabalho apresentado em XXVI Jornada do Gelne, Recife, 2016.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. "Um dispositivo para o desenvolvimento e a avaliação de competências digitais de aluno do 1.º Ciclo do Ensino Básico". Mestrado, Universidade de Lisboa Instituto da Educação, 2023. https://repositorio.ul.pt/handle/10451/57415.
  2. "Variação Linguística nos Livros Didáticos de Português: um Conteúdo de LP ou um Fenômeno Linguístico Transversal?". Licenciatura, Universidade Federal de Pernambuco, 2018.

Outros

Outra produção
  1. Newsletter do Projeto Escol@s Digitais – Edição 4 (julho de 2023). 2023. Sousa, Emily; Elisabete Maria Carvalho Gerardo Pires da Cruz; Costa, Fernando Albuquerque. https://heyzine.com/flip-book/4a860827c8.html.
  2. Newsletter do Projeto Escol@s Digitais . Edição 3. (março de 2023). 2023. Sousa, Emily; Elisabete Maria Carvalho Gerardo Pires da Cruz; Costa, Fernando Albuquerque. https://heyzine.com/flip-book/cc005f908e.html.
  3. Newsletter do Projeto Escol@s Digitais. Edição 2 (dezembro de 2022). 2022. Sousa, Emily; Elisabete Maria Carvalho Gerardo Pires da Cruz; Costa, Fernando Albuquerque. https://heyzine.com/flip-book/71de00b49c.html.
  4. Newsletter do Projeto Escol@s Digitais. Edição 1 (julho de 2022). 2022. Sousa, Emily; Elisabete Maria Carvalho Gerardo Pires da Cruz; Costa, Fernando Albuquerque. https://heyzine.com/flip-book/7395bdd59c.html.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2024/02 Aprendizagem e Avaliação de Competências Digitais: Um Recurso Educativo Digital (RED) para o 1.º Ciclo do Ensino Básico. Aula integrada na UC Produção de Recursos Educativos Digitais (Licenciatura em Ciências da Educação)
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
2023/11 Referencial de Competências Digitais para Alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico: procedimentos de refinamento e validação 11º Encontro do CIED - Produção de conhecimento em contexto
Escola Superior de Educação de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2022/02 Competências digitais dos alunos em contexto escolar: o que diz a investigação? AFIRSE 2022
Instituto de Educação (ULisboa) (Lisboa, Portugal)
2016 A variação linguística em livros didáticos de língua portuguesa e as contribuições da fonética e da fonologia para a percepção da validade das variantes existentes no PB. Congresso Brasileiro Língua Portuguesa
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (São Paulo, Brasil)
2016 A variação linguística em livros didáticos de língua portuguesa e as contribuições da fonética e da fonologia para a percepção da validade das variantes existentes no PB. IV Semana de Letras
Universidade Federal de Pernambuco (Recife, Brasil)
2015/11 A abordagem da Fonética e da Fonologia nos livros didáticos: um recorte focando a variação linguística e o sistema ortográfico do português. XIII Encontro Sobre o Ensino da Língua e da Literatura (EELL)
(Olinda, Brasil)

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2023 - 2033 1.º Encontro de Professores Amadora 1.º Ciclo (2023 - 2023)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2024 - 2024 2.º Encontro de Professores Amadora 1.º Ciclo (2024 - 2024)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2015 - 2016 Monitora da disciplina LE740 - Português I - Fonologia. Carga horária: 12h/semanais. Responsável pela dinamização de sessões de esclarecimento e reforço de conteúdos referentes à Fonética e Fonologia do Português brasileiro. Responsável pela gestão e sistematização dos resultados das avaliações do semestre (exames e trabalhos) dos alunos, além de elaborar material de apoio com sínteses das aulas ministradas pelo professor titular. Letras - Língua Portuguesa (Graduado) Universidade Federal de Pernambuco, Brasil
2015 - 2016 Monitora da disciplina Leitura e Produção de Texto Acadêmico. Carga horária: 12h/semanais. Responsável pela elaboração de atividades práticas a serem realizadas pelos alunos licenciandos em sala de aula e a sistematização dos produtos desenvolvidos, além de dinamizar tira-dúvidas em plataformas online, nas quais também havia a partilha de materiais complementares. Responsável pelo planeamento e gestão de atividades extraclasse. Todas as atividades foram realizadas sob orientação do professor titular da disciplina. Letras - Língua Portuguesa (Graduado) Universidade Federal de Pernambuco, Brasil
Distinções

Outra distinção

2018 Láurea Académica
Universidade Federal de Pernambuco, Brasil