Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Emily Ellen Lima De Sousa
Nomes de citação
- Sousa, Emily
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 7B15-9AAA-D832
- ORCID iD
- 0000-0003-3364-0023
Websites
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
- Humanidades - Línguas e Literaturas - Linguística
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
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Português (Idioma materno) | |||||
Inglês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Francês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) |
Formação
Grau | Classificação | |
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2020/09/01 - 2023/03/24
Concluído
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Mestrado em Educação (Mestrado)
Especialização em Inovação em Educação
Universidade de Lisboa, Portugal
"Um Dispositivo para o desenvolvimento e a avaliação de Competências Digitais de alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico" (TESE/DISSERTAÇÃO)
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19 |
2014/09/01 - 2018/12/15
Concluído
|
Letras (Graduado)
Especialização em Língua Portuguesa
Universidade Federal de Pernambuco, Brasil
"Variação Linguística nos Livros Didáticos de Português: um Conteúdo de LP ou um Fenômeno Linguístico Transversal?" (TESE/DISSERTAÇÃO)
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19 |
2017/01 - 2017/07
Frequentou
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Science du Langage (Licence)
Université Lumière Lyon 2, França
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Percurso profissional
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
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2020/01 - 2021/12 | Fundadora e Professora de Língua Portuguesa e Literatura | Curso Emily Ellen Português, Brasil |
2019/01/01 - 2020/12/20 | Professora de Língua Portuguesa e Literatura | Curso Atmosfera, Brasil |
2018/02/01 - 2020/12/20 | Professora de Língua Portuguesa e Literatura | Curso NAV10, Brasil |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
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2022 - 2024 | Projeto Escol@s Digitais
Bolseiro de Investigação
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
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Universidade de Lisboa Instituto da Educação
Concluído
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2015 - 2016 | O tratamento dado à Fonética e Fonologia em livros didáticos e seus desdobramentos no tocante à variação linguística e ortografia
000000
Bolseiro de Iniciação Científica
NUCEPI (Núcleo de Estudos em Compreensão e Produção Interlinguísticas), Brasil
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Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Concluído
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Produções
Publicações
Artigo em conferência |
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Artigo em revista |
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Documento de trabalho |
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Edição de livro |
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Edição de número de revista |
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Poster em conferência |
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Relatório |
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Resumo em conferência |
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Tese / Dissertação |
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Outros
Outra produção |
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Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
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2024/02 | Aprendizagem e Avaliação de Competências Digitais: Um Recurso Educativo Digital (RED) para o 1.º Ciclo do Ensino Básico. | Aula integrada na UC Produção de Recursos Educativos Digitais (Licenciatura em Ciências da Educação)
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
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2023/11 | Referencial de Competências Digitais para Alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico: procedimentos de refinamento e validação | 11º Encontro do CIED - Produção de conhecimento em contexto
Escola Superior de Educação de Lisboa (Lisboa, Portugal)
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2022/02 | Competências digitais dos alunos em contexto escolar: o que diz a investigação? | AFIRSE 2022
Instituto de Educação (ULisboa) (Lisboa, Portugal)
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2016 | A variação linguística em livros didáticos de língua portuguesa e as contribuições da fonética e da fonologia para a percepção da validade das variantes existentes no PB. | Congresso Brasileiro Língua Portuguesa
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (São Paulo, Brasil)
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2016 | A variação linguística em livros didáticos de língua portuguesa e as contribuições da fonética e da fonologia para a percepção da validade das variantes existentes no PB. | IV Semana de Letras
Universidade Federal de Pernambuco (Recife, Brasil)
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2015/11 | A abordagem da Fonética e da Fonologia nos livros didáticos: um recorte focando a variação linguística e o sistema ortográfico do português. | XIII Encontro Sobre o Ensino da Língua e da Literatura (EELL)
(Olinda, Brasil)
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Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
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2023 - 2033 | 1.º Encontro de Professores Amadora 1.º Ciclo (2023 - 2023)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
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Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal |
2024 - 2024 | 2.º Encontro de Professores Amadora 1.º Ciclo (2024 - 2024)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
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2015 - 2016 | Monitora da disciplina LE740 - Português I - Fonologia. Carga horária: 12h/semanais. Responsável pela dinamização de sessões de esclarecimento e reforço de conteúdos referentes à Fonética e Fonologia do Português brasileiro. Responsável pela gestão e sistematização dos resultados das avaliações do semestre (exames e trabalhos) dos alunos, além de elaborar material de apoio com sínteses das aulas ministradas pelo professor titular. | Letras - Língua Portuguesa (Graduado) | Universidade Federal de Pernambuco, Brasil |
2015 - 2016 | Monitora da disciplina Leitura e Produção de Texto Acadêmico. Carga horária: 12h/semanais. Responsável pela elaboração de atividades práticas a serem realizadas pelos alunos licenciandos em sala de aula e a sistematização dos produtos desenvolvidos, além de dinamizar tira-dúvidas em plataformas online, nas quais também havia a partilha de materiais complementares. Responsável pelo planeamento e gestão de atividades extraclasse. Todas as atividades foram realizadas sob orientação do professor titular da disciplina. | Letras - Língua Portuguesa (Graduado) | Universidade Federal de Pernambuco, Brasil |
Distinções
Outra distinção
2018 | Láurea Académica
Universidade Federal de Pernambuco, Brasil
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