???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
ANA ISABEL BAPTISTA MOURA SANTOS

Nomes de citação

  • Santos, Ana
  • Ana Moura Santos

Identificadores de autor

Ciência ID
8013-5A4C-1B36
ORCID iD
0000-0001-5252-2861
Researcher Id
I-3841-2015
Scopus Author Id
6507379308

Telefones

Telemóvel
  • 934207123 (Pessoal)

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador elementar (A2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador independente (B2)
Francês Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador independente (B2)
Russo Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C1)
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2016 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade de Lisboa, Portugal
2016 - 2019 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade de Lisboa, Portugal
2013 - 2016 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
2013 - 2016 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2016/01 - Atual Coordenadora MOOC Técnico Associação do Instituto Superior Técnico para a Investigação e Desenvolvimento, Portugal
Associação do Instituto Superior Técnico para a Investigação e Desenvolvimento, Portugal
2013 - 2023/12 Membro da Comissão de Gestão do IST-Taguspark Instituto Superior Técnico, Portugal
Instituto Superior Técnico, Portugal
2016 - 2019 Conselho pedagógico Universidade de Lisboa, Portugal
2016 - 2018 Conselho pedagógico Universidade de Lisboa, Portugal
2014 - 2016 Conselho pedagógico Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
2014 - 2016 Conselho pedagógico Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2021/01 - 2024/12 MathICs
Investigador responsável
Em curso
2019 - 2022 FOSTWOM
Investigador responsável
Em curso
2019/01/01 - 2019/12/31 Centro de Análise Funcional, Estruturas Lineares e Aplicações
UID/MAT/04721/2019
Associação do Instituto Superior Técnico para a Investigação e Desenvolvimento, Portugal

FCiênciasID Associação para a Investigação e Desenvolvimento de Ciências, Portugal

Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2019/01/01 - 2019/12/31 Centro de Análise Funcional, Estruturas Lineares e Aplicações
UID/MAT/04721/2019
Associação do Instituto Superior Técnico para a Investigação e Desenvolvimento, Portugal

FCiênciasID Associação para a Investigação e Desenvolvimento de Ciências, Portugal

Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2011/01/01 - 2013/12/31 Projecto Estratégico - UI 4032 - 2011-2012
PEst-OE/MAT/UI4032/2011
Universidade de Lisboa Centro de Análise Funcional Estruturas Lineares e Aplicações, Portugal

Associação do Instituto Superior Técnico para a Investigação e Desenvolvimento, Portugal

Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2011/01/01 - 2013/12/31 Projecto Estratégico - UI 4032 - 2011-2012
PEst-OE/MAT/UI4032/2011
Associação do Instituto Superior Técnico para a Investigação e Desenvolvimento, Portugal

Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2011/01/01 - 2013/12/31 Projecto Estratégico - UI 4032 - 2011-2012
PEst-OE/MAT/UI4032/2011
Associação do Instituto Superior Técnico para a Investigação e Desenvolvimento, Portugal

Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2005/06/01 - 2007/09/30 Álgebras de operadores de tipo não local, problemas da coroa operatoriais e aplicações.
POCI/MAT/59972/2004
Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal

Universidade Nova de Lisboa NOVAMath, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2005/06/01 - 2007/09/30 Álgebras de operadores de tipo não local, problemas da coroa operatoriais e aplicações.
POCI/MAT/59972/2004
Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal

Universidade Nova de Lisboa NOVAMath, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Costa, Luis Felipe; Barbosa, Carlos Eduardo; Lima, Yuri; Nascimento, Luciana; Galeno, Larissa; Ana Moura Santos; Xexéo, Geraldo; Souza, Jano Moreira de; Ana Moura Santos. "STEM Education for Young Women via Heroic Narratives: Evaluating the Heroine’s Learning Journey". 2024.
    10.5753/educomp.2024.237408
  2. Nascimento, Luciana Maria Azevedo; Lima, Yuri Oliveira de; Barbosa, Carlos Eduardo; Costa, Luis Felipe Coimbra; Santos, Ana Moura; Galeno, Larissa; Xexéo, Geraldo Bonorino; Souza, Jano Moreira de. "Paridade de Gênero no Ensino Superior em STEM no Brasil: uma análise de 10 anos". Trabalho apresentado em XVII Women in Information Technology, 2023.
    10.5753/wit.2023.229472
  3. Ana Moura Santos; Luis Felipe Costa. "LINEAR ALGEBRA FLIPPED CLASSROOM WITH A DEDICATED MOOC". 2022.
    10.21125/inted.2022.0116
  4. Picado, Andre; Finamore, Carolina; Santos, Ana Moura; Antunes, Claudia. "Students Temporal Profiling and e-Learning Resources Recommendation Based on NLP's Terms Extraction". 2022.
    10.1109/icdmw58026.2022.00044
  5. Torres Torres, Francisco; Moura Santos, Ana; Elias Fusté, Antoni; Cacho Teixeira, Miguel; Montemor, M.. "Tackling perception and deception in STEM: A critical thinking skill for early-career development". 2022.
    10.5821/conference-9788412322262.1334
  6. Ana Moura Santos; Duarte Fleming. "INNOVATIVE STEM MOOCS FROM TÉCNICO LISBOA". 2020.
    10.21125/iceri.2020.1004
  7. Costa, Luis; Lima, Yuri; Moura Santos, Ana; Xexéo, Geraldo; Prada, Rui; Souza, Jano. "INITIATIVES FOR GENDER EQUALITY IN STEM EDUCATION: THE BRAZILIAN CASE". 2020.
    10.21125/iceri.2020.0330
  8. Ana Moura Santos. "A MOOC with an e-lab remotely controlled experiment: student behaviour analysis". Trabalho apresentado em 25th Experiment@ International Conference, 2019.
  9. Ana Moura Santos. "Why flipping the class does not always work". Trabalho apresentado em OE Global 2019, Milão, 2019.
  10. Viana, Joana; Moura Santos, Ana. "MOOC LEARNERS: WHO ARE THEY AND WHAT ARE THEIR PERSPECTIVES?". 2018.
    10.21125/inted.2018.1382
  11. Ana Moura Santos. "Assessment in an Online Mathematics Course". Trabalho apresentado em EMOOCs 2017, 2017.
  12. Finamore, Anna Carolina; Moura Santos, Ana; Ribeiro, Pedro. "FOSTERING STEM FORMATIVE ASSESSMENT FOR LIFELONG LEARNERS". 2016.
    10.21125/iceri.2016.1031
  13. Moura Santos, Ana; Viana, Joana. "FROM DESIGN TO PRODUCTION: FIRST COURSE EXPERIENCES WITHIN MOOC TÉCNICO". Trabalho apresentado em ICERI 2016, 2016.
    10.21125/iceri.2016.1032
Artigo em revista
  1. Luis Felipe Coimbra Costa; Samuel Gomes; Ana Moura Santos; Geraldo Bonorino Xexéo; Yuri Oliveira De Lima; Rui Prada; Carlos Martinho; Jo Ão Dias. "Heroine’s Learning Journey: Motivating Women in STEM Online Courses Through the Power of a Narrative". IEEE Access (2024): https://doi.org/10.1109/ACCESS.2024.3360376.
    10.1109/ACCESS.2024.3360376
  2. Costa, Luis Felipe Coimbra; Gomes, Samuel; Santos, Ana Moura; Xexéo, Geraldo Bonorino; De Lima, Yuri Oliveira; Prada, Rui; Martinho, Carlos; Dias, João. "Heroine’s learning journey: motivating women in stem online courses through the power of a narrative". (2024): http://hdl.handle.net/10400.1/20506.
    10.1109/ACCESS.2024.3360376
  3. Gomes, Samuel; Costa, Luis; Martinho, Carlos; Dias, João; Xexéo, Geraldo; Moura Santos, Ana. "Modeling students’ behavioral engagement through different in-class behavior styles". International Journal of STEM Education 10 1 (2023): http://dx.doi.org/10.1186/s40594-023-00407-w.
    10.1186/s40594-023-00407-w
  4. Ana Moura Santos. "Theorems of Paley–Wiener Type for Spaces of Polyanalytic Functions". Current Trends in Analysis and Its Applications. Trends in Mathematics. Birkhäuser (2015): https://link.springer.com/chapter/10.1007/978-3-319-12577-0_66.
    Publicado
  5. Moura Santos, A.; Costa, R.. "IEEE-IST academic: A web-based educational resources case-study". Lecture Notes in Computer Science (including subseries Lecture Notes in Artificial Intelligence and Lecture Notes in Bioinformatics) 8095 LNCS (2013): 599-600. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84883383568&partnerID=MN8TOARS.
    10.1007/978-3-642-40814-4_70
  6. Moura Santos, A.; Bernardino, N.J.. "Image normalization of Wiener-Hopf operators and boundary-transmission value problems for a junction of two half-planes". Journal of Mathematical Analysis and Applications 377 1 (2011): 274-285. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-78651240834&partnerID=MN8TOARS.
    10.1016/j.jmaa.2010.10.054
  7. Bastos, M.A.; Lopes, P.A.; Moura Santos, A.. "The two straight line approach for periodic diffraction boundary-value problems". Journal of Mathematical Analysis and Applications 338 1 (2008): 330-349. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-34548821214&partnerID=MN8TOARS.
    10.1016/j.jmaa.2007.04.075
  8. Lebre, A.B.; Moura Santos, A.; Speck, F.-O.. "Factorization of a class of matrices generated by sommerfeld diffraction problems with oblique derivatives". Mathematical Methods in the Applied Sciences 20 14 (1997): 1185-1198. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-0031232998&partnerID=MN8TOARS.
  9. Moura Santos, A.; Speck, F.-O.. "Sommerfeld diffraction problems with oblique derivatives". Mathematical Methods in the Applied Sciences 20 7 (1997): 635-652. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-0031139642&partnerID=MN8TOARS.
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2019/01 - 2023/01 A JORNADA DA HEROÍNA APRENDIZ: MOTIVANDO MULHERES EM CURSOS STEM ATRAVÉS DO PODER DE UMA NARRATIVA
Coorientador
Pós-graduação em Engenharia de Sistemas e Computação (Doutoramento)
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil
2022/01 - 2022/12 Students Temporal Profiling and e-Learning Resources Recommendation Based on NLP’s Terms Extraction
Coorientador
MEIC (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
2021/01 - 2021/12 The Impact of Videos on Higher Education Courses
Coorientador
MEIC (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
2021/01 - 2021/10 Using gamification to increase learners’ engagement in MOOCs
Coorientador
MEIC (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
2020/06 - 2021/03 Gamification for MOOC online courses
Coorientador
MEIC (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
2020/02 - 2021/02/26 NAPP v2.0: Integration of freshmen students in Instituto Superior Técnico Campus Taguspark
Coorientador
MEIC (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
2018/01 - 2018/12 Visualising Data in NAPP Web Application
Coorientador
MEIC (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico Biblioteca, Portugal
2016/01 - 2016/12 NAPP: Connecting mentors and students at Técnico Lisboa
Coorientador
MEIC (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico Biblioteca, Portugal
2016 - 2016 Webcam motion detection and tracking interfaces for immersive embodied experiences
Coorientador
Engenharia Aeroespacial (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2022 - Atual Lecturing graduate course of Mathematics for Machine Learning Matemática para Aprendizagem Automática (Mestrado) Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico Departamento de Matemática, Portugal

Universidade de Lisboa Departamento de Engenharia Informática, Portugal
2000 - Atual Lecturing undergraduate courses as Linear Algebra and Vector Calculus Engenharia Informática e Computadores (Licenciatura) Universidade de Lisboa Departamento de Matemática, Portugal
Distinções

Outra distinção

2022 Diplomas de Excelência aos Docentes Excelentes
Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
2021 Diplomas de Excelência aos Docentes Excelentes
Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
2019 Diplomas de Excelência aos Docentes Excelentes
Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
2018 Diplomas de Excelência aos Docentes Excelentes
Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal