Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Pedro Palhares
Nomes de citação
- Palhares, Pedro
- Palhares, P.
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 8B1E-CDC1-12BA
- ORCID iD
- 0000-0001-9951-9467
Endereços de correio eletrónico
- palhares2307@gmail.com (Pessoal)
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Inglês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Francês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Espanhol; Castelhano | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Italiano | Utilizador elementar (A1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) | |
Galego | Utilizador elementar (A1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Português | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2000
Concluído
|
Estudos da Criança - Matemática Elementar (Child Studies- Elementary Mathematics) (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
"A transição do pré-escolar para o 1.º ano de escolaridade: análise do ensino e das aprendizagens em Matemática
The transito from preschool to the 1st year of school: analysis of the teaching practices and learning in Mathematics" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Aprovado |
1992
Concluído
|
Mathematics education (Mestrado)
University of London, Reino Unido
"The introduction of a problem posing strategy as a means to teach mental arithmetic" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Pass |
1986
Concluído
|
Matemática (Ramo Educacional) (Licenciatura)
Universidade do Porto, Portugal
|
13 |
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2009/09/10 - Atual | Professor Associado (Docente Universitário) | Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal |
2000/12 - 2009/09 | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade do Minho, Portugal |
1994/12 - 2000/12 | Assistente (Docente Universitário) | Universidade do Minho, Portugal |
1988/03 - 1992/08 | Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal |
Projetos
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2004/09 - 2008/02 | Diversidade Cultural e Aprendizagem Matemática
DICA.mat
Investigador responsável
|
Fundação Calouste Gulbenkian
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Edição de livro |
|
Livro |
|
Outros
Outra produção |
|
Atividades
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023/07 - Atual | O impacto da educação STEM no desenvolvimento de competências matemáticas de alunos do 4º ano de escolaridade
Orientador
|
Estudos da Criança (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2022 - Atual | Articulação entre educação literária, linguística e matemática através da poesia em educação pré-escolar
Orientador
|
Estudos da Criança (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2019/11/08 - 2023/01/26 | Apropriação de práticas de numeramento na EJA/Proeja em comunidades quilombolas do estado Amapá - Brasil: A etnomatemática
como possibilidade de ensino
Orientador
|
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2016 - 2022/12/09 | Estudo etnomatemático sobre danças folclóricas: construção e implementação pedagógica de tarefas matemáticas.
Orientador
|
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2016 - 2019/06/21 | Investigações matemáticas e resolução de problemas aplicados ao ensino de cálculo diferencial e integral
Orientador
|
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2016 - 2019/03/12 | A resolução de tarefas matemáticas em contextos não formais de aprendizagem: um estudo com alunos do 4º ano de escolaridade
Orientador
|
Estudos da Criança (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2013 - 2019/03/08 | Influência das atividades com blocos na visualização espacial em crianças de 5 anos de idade (construção de formas, puzzles
e padrões)
Orientador
|
Estudos da Criança (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2017 - 2017 | A Resolução de Problemas numa Ótica Interdisciplinar | Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2012 - 2016/06/14 | Estudo etnomatemático sobre o grupo étnico Nyaneka-nkhumbi do sudoeste de Angola. Aplicações à educação matemática
Orientador
|
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2010/04/21 - 2016/04 | A Matemática Fora e Dentro da Escola: Pescadores e Calafates
Orientador
|
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2016 - 2016 | A resolução de tarefas matemáticas em contextos não formais de aprendizagem: um estudo com alunos do 4º ano de escolaridade | Estudos da Criança (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2016 - 2016 | Estudo sobre a Área no 4.º e no 5.º anos de escolaridade: a utilização de materiais manipuláveis e níveis de desempenho na estruturação de arranjos retangulares | Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2016 - 2016 | Jogos Educativos no Ensino da Matemática: uma experiência em sala de aula com alunos do 1.º e 6.º ano de escolaridade | Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2012 - 2016 | Estudo sobre a aplicação das orientações curriculares nos eventos de educação matemática em jardim de infância, no ensino
do número em Angola, e suas consequências na aprendizagem das crianças dos 5 aos 6 anos de idade
Orientador
|
Estudos da Criança (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2010 - 2014/05 | Pensamento algébrico no 1º ciclo do ensino básico
Orientador
|
Estudos da Criança (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2010 - 2014/05 | Jogos matemáticos e matemática elementar
Orientador
|
Estudos da Criança (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2007 - 2013/10 | Jogos matemáticos adaptados à baixa visão e cegueira
Orientador
|
Estudos da Criança (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2007 - 2011 | Histórias com Problemas e a sua ligação à promoção da Numeracia e da Literacia no 1º ciclo do Ensino Básico
Orientador
|
Estudos da Criança (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2005 - 2010/03/02 | A Resolução de Problemas Que Envolvem a Generalização de Padrões em Contextos Visuais:um Estudo Longitudinal com Alunos do
2º Ciclo do Ensino Básico
Orientador de Ana Cristina Coelho Barbosa
|
Estudos da Criança (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2006 - 2010 | O Conhecimento Matemático e Didáctico, com Incidência no Pensamento Algébrico, de Professores do Primeiro Ciclo do Ensino
Básico:que Relações com um Programa de Formação Contínua?
Orientador
|
Estudos da Criança (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2007/07 - Atual | Associação para a Educação Matemática Elementar | |
2007/01 - Atual | Associação LUDUS | |
Atual | Associação de Professores de Matemática | |
Atual | Association of Teachers of Mathematics | |
Atual | Mathematics Education Research Group of Australásia | |
Atual | National Council of Teachers of Mathematics | |
1998 - 2013 | Sociedade Portuguesa de Matemática | |
2007/09 - 2009/09 | British Society for Research into Learning Mathematics | |
2006/01 - 2006/12 | National Council of Supervisors of Mathematics |