???global.info.a_carregar???
Pedro Palhares. Completed the Doutoramento in Estudos da Criança - Matemática Elementar in 2000 by Universidade do Minho, Mestrado in Mathematics education in 1992 by University of London and Licenciatura in Matemática (Ramo Educacional) in 1986 by Universidade do Porto. Is Associate Professor in Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança. Published 31 articles in journals. Has 17 section(s) of books and 9 book(s). Supervised 15 PhD thesis(es). Participates and/or participated as Principal investigator in 1 project(s). In their professional activities interacted with 99 collaborator(s) co-authorship of scientific papers. In his curriculum Ciência Vitae the most frequent terms in the context of scientific, technological and artistic-cultural output are: bissemis; Etnomatemática; Tarefas matemáticas; Cestos tradicionais; interdisciplinaridade; Resolução de problemas; Educação Matemática; proportional reasoning; ethnomathematics; raciocínio matemático; Trajes; Danças folclóricas; Contextos não formais de aprendizagem; Práticas matemáticas informais; Resolução de problemas.; Espaço e Forma; Simetria; Etnomatemática;; Imposto de renda; Materiais de uso comum; Função contínua; trilhos matemáticos; Grupo étnico Nyaneka-nkhumbi; uso pedagógico de histórias; interesse e motivação; aprendizagem cooperativa; Ciências Sociais::Ciências da Educação; aprendizagens significativas; área; Cálculo diferencial e integral.; Práticas matemáticas dos Nyaneka-nkhumbi; perímetro; Arquitetura vernacular; Raciocínio Proporcional; Estudos da criança; Jornadas doutorais; Trilhos matemáticos; Raciocínio matemático; Uso pedagógico de histórias; Aprendizagem cooperativa; Interdisciplinaridade; Interesse e motivação; Aprendizagens significativas; Educação matemática; Cálculo diferencial e integral; Ethnomathematics; Proportional reasoning; Culturally Relevant Pedagogy; Curricular Implications; Ethnomodelling; Ethnocomputing; History of Ethnomathematics; Pedagogical Approaches; Polysemic Interactions; Six Dimensions of Ethnomathematics; Social Justice; Social Turn; Teacher Education; Trivium Curriculum for Mathematics; Ethnomatematics; Nyaneka-nkhumbi ethnic group; Informal mathematical practices; Mathematical practices of Nyaneka-nkhumbi; Space and form; Vernacular architecture; Bissemis; Área; Perímetro; Simetrias; Contextos culturais; Mathematics Education; Proportional Reasoning; Números; Álgebra; Pensamento algébrico; EDUCAÇÃO; EDUCATION; JOGOS MATEMÁTICOS; MATHEMATICAL GAMES; ESTUDOS DE CASO; CASE STUDIES; .
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Pedro Palhares

Nomes de citação

  • Palhares, Pedro
  • Palhares, P.

Identificadores de autor

Ciência ID
8B1E-CDC1-12BA
ORCID iD
0000-0001-9951-9467

Endereços de correio eletrónico

  • palhares2307@gmail.com (Pessoal)

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Italiano Utilizador elementar (A1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1)
Galego Utilizador elementar (A1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador elementar (A1) Utilizador proficiente (C1)
Português Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
2000
Concluído
Estudos da Criança - Matemática Elementar (Child Studies- Elementary Mathematics) (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
"A transição do pré-escolar para o 1.º ano de escolaridade: análise do ensino e das aprendizagens em Matemática The transito from preschool to the 1st year of school: analysis of the teaching practices and learning in Mathematics" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado
1992
Concluído
Mathematics education (Mestrado)
University of London, Reino Unido
"The introduction of a problem posing strategy as a means to teach mental arithmetic" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Pass
1986
Concluído
Matemática (Ramo Educacional) (Licenciatura)
Universidade do Porto, Portugal
13
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2009/09/10 - Atual Professor Associado (Docente Universitário) Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
2000/12 - 2009/09 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade do Minho, Portugal
1994/12 - 2000/12 Assistente (Docente Universitário) Universidade do Minho, Portugal
1988/03 - 1992/08 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2004/09 - 2008/02 Diversidade Cultural e Aprendizagem Matemática
DICA.mat
Investigador responsável
Fundação Calouste Gulbenkian
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Helena Rocha; Pedro Palhares; Maria do Carmo Botelho. "FROM CLASSROOM TEACHING TO DISTANCE LEARNING: THE EXPERIENCE OF PORTUGUESE MATHEMATICS TEACHERS". 2021.
    10.21125/inted.2021.1873
  2. Martins, Inês; Silva, Rosilene Gonçalves; Azevedo, Fernando; Vieira, Maria Helena; Palhares, Pedro; Serrano, Ana Maria; Carvalho, Graça Simões de; Pereira, Beatriz. "IV Jornadas em Estudos da Criança: construindo pontes entre o conhecimento científico e as políticas e práticas efetivas para a infância - Livro de Resumos". 2019.
  3. Ribeiro, Sara; Palhares, Pedro; Salinas, María Jesús. "Estudo etnomatemático sobre danças folclóricas: simetria dos trajes". 2017.
  4. Fernandes, Fátima; Vale, Isabel; Palhares, Pedro. "A resolução de tarefas matemáticas em contextos não formais por alunos do 1º CEB". 2017.
  5. Alves, Carla; Morais, Carlos; Palhares, Pedro. "Interacção online na resolução de problemas". 2008.
  6. Pimentel, Teresa; Palhares, Pedro; Vale, Isabel. "Um programa de formação contínua em matemática para professores do 1º ciclo do ensino básico: que relações com o conhecimento matemático e didáctico?". 2008.
  7. Lopes, Maria; Salinas, María Jesús; Palhares, Pedro. "O trabalho cooperativo na resolução de problemas de áreas". 2008.
  8. Barbosa, Ana; Vale, Isabel; Palhares, Pedro. "A resolução de problemas e a generalização de padrões: estratégias e dificuldades emergentes". 2008.
  9. Morais, Carlos; Palhares, Pedro. "Tecnologias no desenvolvimento de perspectivas para o estudo da Matemática". 2006.
  10. Azevedo, Fernando José Fraga de; Freitas, M.L.V.; Lima, Nelson; Palhares, Pedro. "Um modelo reflexivo para a prática pedagógica no 1.º Ciclo do Ensino Básico construído a partir das áreas disciplinares". 2003.
  11. Gomes, Alexandra; Palhares, Pedro; Lima, Nelson; Sá, Joaquim; Carvalho, Graça Simões de. "The contribution of Internet for the implementation of experimental science and mathematics in primary schools". 1998.
Artigo em revista
  1. Romaro Antonio Silva; Pedro Manuel Baptista Palhares; José Roberto Linhares de Mattos. "A etnomatemática como princípio de valorização sociocultural em uma comunidade quilombola na região amazônica:". Pesquisas e Práticas Educativas 1 (2020): e202023-e202023. https://doi.org/10.47321/PePE.2675-5149.2020.1.e202023.
    10.47321/PePE.2675-5149.2020.1.e202023
  2. Sara Cristina Magalhães Gomes Ribeiro; Pedro Manuel Baptista Palhares; María Jesús Salinas Salinas. "Ethnomathematical study on folk dances: focusing on the choreography". Revemop 2 (2020): e202014-e202014. https://doi.org/10.33532%2Frevemop.e202014.
    10.33532/revemop.e202014
  3. Sara Cristina Ribeiro; Pedro Palhares. "4th and 5th grade students’ structuring of 2D rectangular arrays". Journal of Research in Mathematics Education 9 1 (2020): 30-30. https://doi.org/10.17583%2Fredimat.2020.3432.
    10.17583/redimat.2020.3432
  4. Eliane Bihuna de Azevedo; Elisandra Bär de Figueiredo; Pedro Manuel Baptista Palhares. "ANÁLISE DA VARIAÇÃO DE FUNÇÕES ENSINADA ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS". Revista de Ensino de Ciências e Matemática 10 5 (2019): 32-52. https://doi.org/10.26843%2Frencima.v10i5.1621.
    10.26843/rencima.v10i5.1621
  5. Eliane Bihuna de Azevedo; Elisandra Bar de Figueiredo; Ivanete Zuchi Siple; Pedro Manuel Baptista Palhares; Azevedo, Eliane Bihuna; Figueiredo, Elisandra Bar; Siple, Ivanete Zuchi; Palhares, Pedro. "Imposto de Renda: função contínua? Uma questão de Cálculo tanto para o Ensino Básico quanto para o Ensino Superior". Boletim Online de Educação Matemática 5 8 (2017): 01-20. https://doi.org/10.5965%2F2357724x05082017001.
    Publicado • 10.5965/2357724x05082017001
  6. Pereira, Sandra; Palhares, Pedro. "A resolução de problemas numa ótica interdisciplinar". JORNAL DAS PRIMEIRAS MATEMÁTICAS 2017 1 (2017): 83-93. http://hdl.handle.net/1822/50073.
    Acesso aberto • Publicado
  7. Dias, Domingos; Costa, Cecília; Palhares, Pedro; Domingos Dias; Cecília Costa; Pedro Palhares. "Sobre os cestos tradicionais manufaturados pelas mulheres Nyaneka-nkhumbi de Angola". Sem título 1 (2017): 1-10. http://hdl.handle.net/1822/50016.
    Publicado
  8. Ferreira, Marília; Palhares, Pedro. "O uso pedagógico de histórias envolvendo raciocínio matemático no 4.º ano de escolaridade". Sem título 1 (2017): 107-125. http://hdl.handle.net/1822/50074.
    Publicado
  9. Cary, Maria Teresa; Palhares, Pedro; Cary, Teresa. "Resolução de problemas utilizando materiais de uso comum". Sem título 1 (2017): 13-21. http://hdl.handle.net/1822/50029.
    Acesso aberto • Publicado
  10. Sousa, João Filipe Pereira; Palhares, Pedro. "(Ethno)mathematical tasks in the context of proportional reasoning". Sem título 1 (2016): 101-110. http://hdl.handle.net/1822/50856.
    Acesso aberto • Publicado
  11. Bihuna de Azevedo, Eliane; Bar de Figueiredo, Elisandra; Baptista Palhares, Pedro Manuel. "Aplicações de derivadas e resolução de problemas". (2016): http://www.revistas.udesc.br/index.php/colbeduca/article/view/8165.
  12. Dias, Domingos; Costa, Cecília; Palhares, Pedro; Domingos Dias; Cecília Costa; Pedro Palhares. "Sobre as casas tradicionais de pau-a-pique do grupo étnico Nyaneka-nkhumbi do Sudoeste de Angola". Sem título 1 (2015): 10-28. http://hdl.handle.net/1822/52470.
    Publicado
  13. Dias, Domingos; Palhares, Pedro; Costa, Cecília; Domingos Dias; Pedro Palhares; Cecília Costa. "Os saberes matemáticos em armadilhas dos caçadores Nyaneka-nkhumbi do sul de Angola". Sem título 1 (2015): 326-340. http://hdl.handle.net/1822/52465.
    Acesso aberto • Publicado
  14. Ribeiro, Sara Cristina Magalhães Gomes; Palhares, Pedro; Ribeiro, Sara. "O desenvolvimento de conceitos ligados à área e ao perímetro: uma exploração com bissemis". Sem título 1 (2015): 71-92. http://hdl.handle.net/1822/52495.
    Acesso aberto • Publicado
  15. Sousa, João Filipe Pereira; Palhares, Pedro; Oliveras, Maria Luísa. "Symmetry in portuguese fishing communities: students critical sense while solving symmetry tasks". (2015): http://hdl.handle.net/1822/51237.
    Acesso aberto
  16. Sousa, João Filipe Pereira; Palhares, Pedro; Oliveras, María Luisa; Oliveras, Maria Luísa; Sousa, Filipe; Oliveras Contreras, María Luisa. "Raciocínio proporcional e resolução de problemas em contextos piscatórios portugueses". Sem título 1 (2015): 76-104. http://hdl.handle.net/1822/52467.
    Acesso aberto • Publicado
  17. Palhares, Pedro. "Algumas peças do jogo de xadrez e seu valor relativo". (2015): http://revistas.rcaap.pt/boletimspm/article/view/6796.
  18. Filipe Sousa; Pedro Palhares; María Luisa Oliveras. "Raciocínio proporcional e resolução de problemas em contextos piscatórios portugueses". Revista Latinoamericana de Etnomatemática (2015): https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=274041586005.
  19. Sardinha, Fatima; Palhares, Pedro; Azevedo, Fernando. "WRITING PROBLEM STORIES: DEVELOPING CREATIVITY THROUGH THE INTEGRATION OF MATHEMATICS AND LANGUAGE". Proceedings of the Problem@web International Conference: Technology, Creativity and Affect in Mathematical Problem Solving (2014): 204-216. http://gateway.webofknowledge.com/gateway/Gateway.cgi?GWVersion=2&SrcAuth=ORCID&SrcApp=OrcidOrg&DestLinkType=FullRecord&DestApp=WOS_CPL&KeyUT=WOS:000387777400024&KeyUID=WOS:000387777400024.
  20. Ferreira, D.; Palhares, P.; Silva, J.N.. "Investigating the relationship between the game Traffic Lights and patterns | Investigando a relação entre o jogo do Semáforo e os padrões". Revista Lusofona de Educacao 25 (2014): 73-93. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84898826502&partnerID=MN8TOARS.
  21. María Luisa Oliveras; Hilbert Blanco-Álvarez; Pedro Palhares. "¿Hay matemáticas fuera de la escuela?: reflexiones de maestros de matemáticas en ejercicio". Revista científica 2 (2013): 384-384. https://doi.org/10.14483%2F23448350.7080.
    10.14483/23448350.7080
  22. Borralho, António; Palhares, Pedro. "Ensino e aprendizagem de números e álgebra". (2013): http://hdl.handle.net/10174/9693.
    Acesso aberto
  23. Ferreira, Dores; Palhares, Pedro; Silva, Jorge Nuno. "Investigando a relação entre o jogo do Semáforo e os padrões". Revista Lusófona de Educação 25 (2013): 73-93. http://hdl.handle.net/10437/4875.
    Acesso aberto
  24. Lawrence Shirley; Pedro Palhares. "The role of ethnomathematics in mathematics education". Revista Latinoamericana de Etnomatemática (2013): http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=274030491001.
  25. Dores Ferreira; Pedro Palhares; Jorge Nuno Silva. "Investigando a relação entre o jogo do Semáforo e os padrões". Revista Lusófona de Educação (2013): https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=34930940006.
  26. Barbosa, A.; Vale, I.; Palhares, P.. "Pattern tasks: Thinking processes used by 6th grade students". Revista Latinoamericana de Investigacion en Matematica Educativa 15 3 (2012): 273-293. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84870281324&partnerID=MN8TOARS.
    Publicado
  27. ANA BARBOSA; ISABEL VALE; PEDRO PALHARES. "PATTERN TASKS: THINKING PROCESSES USED BY 6TH GRADE STUDENTS". Revista Latinoamericana de Investigación en Matemática Educativa, RELIME (2012): https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=33524579002.
  28. Palhares, Pedro. "Uma proposta de integração entre a Matemática e a Literatura Infantil em contexto de Jardim de Infância DOI: 10.5007/1981-1322.2010v5n1p15". (2011):
    10.5007/1981-1322.2010v5n1p15
  29. Palhares, Pedro; Pinto, MMF; Kawasaki, TF. "STUDYING ARTIFACTS IN ORDER TO FIND OUT PEOPLE'S WAYS OF THINKING MATHEMATICALLY". Pme 34 Brazil: Proceedings of the 34th Conference of the International Group For the Psychology of Mathematics Education, Vol 1 (2010): 323-327. http://gateway.webofknowledge.com/gateway/Gateway.cgi?GWVersion=2&SrcAuth=ORCID&SrcApp=OrcidOrg&DestLinkType=FullRecord&DestApp=WOS_CPL&KeyUT=WOS:000281475100040&KeyUID=WOS:000281475100040.
  30. Nunes, Terezinha; Palhares, Pedro; Pinto, MMF; Kawasaki, TF. "MATHEMATICS AND CULTURE AND ITS RELATION TO MATHEMATICS EDUCATION". Pme 34 Brazil: Proceedings of the 34th Conference of the International Group For the Psychology of Mathematics Education, Vol 1 (2010): 317-317. http://gateway.webofknowledge.com/gateway/Gateway.cgi?GWVersion=2&SrcAuth=ORCID&SrcApp=OrcidOrg&DestLinkType=FullRecord&DestApp=WOS_CPL&KeyUT=WOS:000281475100038&KeyUID=WOS:000281475100038.
  31. Pimentel, Teresa; Vale, Isabel; Palhares, Pedro; Pinto, MMF; Kawasaki, TF. "ALGEBRAIC THINKING AND PROFESSIONAL DEVELOPMENT OF ELEMENTARY TEACHERS". Pme 34 Brazil: Proceedings of the 34th Conference of the International Group For the Psychology of Mathematics Education, Vol 2 (2010): 86-86. http://gateway.webofknowledge.com/gateway/Gateway.cgi?GWVersion=2&SrcAuth=ORCID&SrcApp=OrcidOrg&DestLinkType=FullRecord&DestApp=WOS_CPL&KeyUT=WOS:000281697600086&KeyUID=WOS:000281697600086.
  32. Palhares, Pedro. "Padrões e jogos matemáticos". (2008):
    10.5007/1981-1322.2008v3n1p30
  33. Sardinha, Maria de Fátima; Azevedo, Fernando; Palhares, Pedro. "¿Histórias com Problemas¿ uma forma de educar para a numeracia e para a literacia". Nuances. Estudos sobre Educação 14 (2006): 129-152. http://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/viewArticle/374.
    Publicado
  34. Palhares, Pedro. "O jogo e o ensino/aprendizagem da matemática". (2004): http://hdl.handle.net/1822/4275.
  35. Palhares, Pedro; Mamede, Ema. "Os padrões na matemática do pré-escolar". (2002): http://hdl.handle.net/1822/4268.
Capítulo de livro
  1. Sardinha, Fátima; Palhares, Pedro; Azevedo, Fernando José Fraga de. "Literacia e numeracia : uma experiência pedagógica no 1º ciclo do ensino básico". 2009.
  2. Palhares, Pedro. "A etnomatemática: um desafio para os nossos dias". In Etnomatemática: um olhar sobre a diversidade cultural e a aprendizagem matemática, 11-21. V. N. Famalicão, Portugal: Húmus, 2008.
    Publicado
  3. Cláudio Cadeia; Palhares, Pedro; Manuel Sarmento. "Cálculo Mental na comunidade cigana". In Etnomatemática: um olhar sobre a diversidade cultural e a aprendizagem matemática, 67-103. V. N. Famalicão, Portugal: Húmus, 2008.
    Publicado
  4. Filipe Sousa; Palhares, Pedro; Manuel Sarmento. "Calafates na baía de Câmara de Lobos". In Etnomatemática: um olhar sobre a diversidade cultural e a aprendizagem matemática, 157-191. V. N. Famalicão, Portugal: Húmus, 2008.
    Publicado
  5. Leonel Vieira; Palhares, Pedro; Manuel Sarmento. "Etnomatemática: estudo de elementos presentes na cestaria". In Etnomatemática: um olhar sobre a diversidade cultural e a aprendizagem matemática, 291-315. v. N. Famalicão, Portugal: Húmus, 2008.
    Publicado
  6. Alves, Carla; Palhares, Pedro; Morais, Carlos. "Contributos da internet na resolução de problemas". 2008.
  7. Palhares, Pedro. "Paradoxos". In MAT1C desafio à matemática, 151-154. Braga, Portugal: IEC - UM, 2007.
    Publicado
  8. Borralho, António; Vale, Isabel; Palhares, Pedro; Cabrita, Isabel. "Os Padrões no Ensino e Aprendizagem Álgebra". 2007.
  9. Palhares, Pedro; Alexandra Gomes. "A formação em matemática para professores do 1.º ciclo: Em que bases nos podemos apoiar?". In MAT1C Desafios para um novo rumo, 9-17. Braga, Portugal: IEC - UM, 2006.
    Publicado
  10. Palhares, Pedro. "Paradoxos". In MAT1C Desafios para um novo rumo, 151-155. Braga, Portugal: IEC - UM, 2006.
    Publicado
  11. Palhares, Pedro. "Literatura infantil e raciocínio matemático". In Língua materna e literatura infantil - elementos nucleares para professores do ensino básico, 283-300. Lisboa, Portugal: Lidel, 2006.
    Publicado
  12. Vale, Isabel; Palhares, Pedro; Cabrita, Isabel; Borralho, António. "Os padrões no ensino e aprendizagem da Álgebra". SPCE - Secção de Educação Matemática da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, 2006.
  13. Palhares, Pedro. "Introdução". In Elementos de Matemática para professores do ensino básico, 1-6. Lisboa, Portugal: Lidel, 2004.
    Publicado
  14. Palhares, Pedro. "Transformações Geométricas". In Elementos de Matemática para Professores do Ensino Básico, 333-374. Lisboa, Portugal: Lidel, 2004.
    Publicado
  15. Palhares, Pedro. "A Matemática Elementar na formação de educadores de infância e de professores do 1.º ciclo". In Saberes e Práticas na Formação de Professores e Educadores - Actas das Jornadas DCILM 2002, 53-62. Braga, Portugal: Departamento de Ciências Integradas e Língua Materna da Universidade do Minho, 2003.
    Publicado
  16. Palhares, Pedro. "Children doing Mathematics de Terezinha Nunes e Peter Bryant - uma recensão crítica". In Saberes e Práticas na Formação de Professores e Educadores - Actas das Jornadas DCILM 2002, 63-68. Braga, Portugal: Departamento de Ciências Integradas e Língua Materna da Universidade do Minho, 2003.
    Publicado
  17. Palhares, Pedro; Alexandra Gomes; Ema Mamede. "A formação para o ensino da Matemática no pré-escolar e no 1.º ciclo". In A formação para o ensino da matemática na educação pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básico, 21-36. Porto, Portugal: Porto Editora, 2002.
    Publicado
  18. Palhares, Pedro. "Histórias com problemas construídas por futuros professores de matemática". In Resolução de problemas na formação inicial de professores de matemática, 159-188. Aveiro, Portugal: Grupo de Investigação em Resolução de Problemas, 1997.
    Publicado
Edição de livro
  1. Palhares, Pedro. Etnomatemática: um olhar sobre a diversidade cultural e a aprendizagem matemática. V. N. Famalicão, Portugal: Húmus. 2008.
  2. Palhares, Pedro; Alexandra Gomes. MAT1C Desafios para um novo rumo. Braga, Portugal: IEC - UM. 2006.
  3. Palhares, Pedro. 1.º Encontro de Matemática Elementar/1st Elementary Mathematics Education Meeting -Actas/PProceedings. Braga, Portugal: IEC- UM. 2005.
  4. Palhares, Pedro. Elementos de Matemática para professores do ensino básico. Lisboa, Portugal: Lidel. 2004.
  5. Graça Simões de Carvalho; Maria Luísa A. Varela de Freitas; Palhares, Pedro; Fernando Fraga de Azevedo. Saberes e Práticas na Formação de Professores e Educadores - Actas das Jornadas DCILM 2002. Braga, Portugal: Departamento de Ciências Integradas e Língua Materna da Universidade do Minho. 2003.
Livro
  1. Silva, Inês P.; Martins, Inês; Azevedo, Fernando; Vieira, Maria Helena; Palhares, Pedro; Serrano, Ana Maria; Carvalho, Graça Simões de; Pereira, Beatriz. Programa e resumos III Jornadas em Estudos da Criança. Portugal: Universidade do Minho. Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC). 2018.
  2. Shirley, Lawrence; Palhares, Pedro. Ethnomathematics and its diverse pedagogical approaches. Portugal: SpringerOpen. 2016.
  3. Milton Rosa; Ubiratan D’Ambrosio; Daniel Clark Orey; Lawrence Shirley; Wilfredo V. Alangui; Pedro Palhares; Maria Elena Gavarrete. Current and Future Perspectives of Ethnomathematics as a Program. Springer International Publishing. 2016.
    10.1007/978-3-319-30120-4
  4. Ferreira, D.; Palhares, P.; Silva, J.N.. A perspective on games and patterns. 2013.
    10.4018/978-1-4666-4502-8.ch014
  5. Palhares, Pedro; Odete Rebelo. Andorinha Turrinha 4 - Matemática. Porto, Portugal: Porto Editora. 1998.
    Publicado
  6. Mário Freitas; Odete Rebelo; Francisco Borges; Jorge Lima; Lurdes Magalhães; Palhares, Pedro. Andorinha Turrinha 4 - Livro do Professor. Porto, Portugal: Porto Editora. 1998.
    Publicado
  7. Palhares, Pedro; Maria Guilhermina Barros. Emergência da Matemática no Jardim de Infância. Porto, Portugal: Porto Editora. 1997.
    Publicado
  8. Palhares, Pedro; Odete Rebelo. Andorinha Turrinha 3. Porto, Portugal: Porto Editora. 1997.
    Publicado
  9. Mário Freitas; Odete Rebelo; Francisco Borges; Jorge Lima; Lurdes Magalhães; Palhares, Pedro. Andorinha Turrinha 3 - Livro do professor. Porto, Portugal: Porto Editora. 1997.
    Publicado

Outros

Outra produção
  1. A RESOLUÇÃO DE TAREFAS MATEMÁTICAS EM CONTEXTOS NÃO FORMAIS POR ALUNOS DO 1º CEB. 2017. Fernandes, Fátima; Vale, Isabel; Palhares, Pedro.
  2. ESTUDO ETNOMATEMÁTICO SOBRE DANÇAS FOLCLÓRICAS: SIMETRIA DOS TRAJES. 2017. Ribeiro, Sara; Salinas, Maria Jesus; Palhares, Pedro.
  3. The Role of Ethnomathematics in Mathematics Education. 2015. Pedro Palhares; Lawrence Shirley. http://dx.doi.org/10.1007/978-3-319-12688-3_61.
    10.1007/978-3-319-12688-3_61
  4. Studying artifacts in order to find out people's ways of thinking mathematically. 2010. Palhares, Pedro. http://hdl.handle.net/1822/23751.
  5. From Teacher Education to Teacher Practice: A Gap Affecting the Implementation of Tasks. Tasks in Primary Mathematics Teacher Education. 2009. Palhares, Pedro; Gomes, Alexandra; Carvalho, Paulo; Cebolo, Valter. http://dx.doi.org/10.1007/978-0-387-09669-8_18.
    10.1007/978-0-387-09669-8_18
  6. Chess and problem solving involving patterns. 2008. Ferreira, Dores; Palhares, Pedro. http://scholarworks.umt.edu/tme/vol5/iss2/8.
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2023/07 - Atual O impacto da educação STEM no desenvolvimento de competências matemáticas de alunos do 4º ano de escolaridade
Orientador
Estudos da Criança (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2022 - Atual Articulação entre educação literária, linguística e matemática através da poesia em educação pré-escolar
Orientador
Estudos da Criança (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2019/11/08 - 2023/01/26 Apropriação de práticas de numeramento na EJA/Proeja em comunidades quilombolas do estado Amapá - Brasil: A etnomatemática como possibilidade de ensino
Orientador
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2016 - 2022/12/09 Estudo etnomatemático sobre danças folclóricas: construção e implementação pedagógica de tarefas matemáticas.
Orientador
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2016 - 2019/06/21 Investigações matemáticas e resolução de problemas aplicados ao ensino de cálculo diferencial e integral
Orientador
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2016 - 2019/03/12 A resolução de tarefas matemáticas em contextos não formais de aprendizagem: um estudo com alunos do 4º ano de escolaridade
Orientador
Estudos da Criança (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2013 - 2019/03/08 Influência das atividades com blocos na visualização espacial em crianças de 5 anos de idade (construção de formas, puzzles e padrões)
Orientador
Estudos da Criança (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2017 - 2017 A Resolução de Problemas numa Ótica Interdisciplinar Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2012 - 2016/06/14 Estudo etnomatemático sobre o grupo étnico Nyaneka-nkhumbi do sudoeste de Angola. Aplicações à educação matemática
Orientador
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2010/04/21 - 2016/04 A Matemática Fora e Dentro da Escola: Pescadores e Calafates
Orientador
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2016 - 2016 A resolução de tarefas matemáticas em contextos não formais de aprendizagem: um estudo com alunos do 4º ano de escolaridade Estudos da Criança (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2016 - 2016 Estudo sobre a Área no 4.º e no 5.º anos de escolaridade: a utilização de materiais manipuláveis e níveis de desempenho na estruturação de arranjos retangulares Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2016 - 2016 Jogos Educativos no Ensino da Matemática: uma experiência em sala de aula com alunos do 1.º e 6.º ano de escolaridade Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2012 - 2016 Estudo sobre a aplicação das orientações curriculares nos eventos de educação matemática em jardim de infância, no ensino do número em Angola, e suas consequências na aprendizagem das crianças dos 5 aos 6 anos de idade
Orientador
Estudos da Criança (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2010 - 2014/05 Pensamento algébrico no 1º ciclo do ensino básico
Orientador
Estudos da Criança (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2010 - 2014/05 Jogos matemáticos e matemática elementar
Orientador
Estudos da Criança (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2007 - 2013/10 Jogos matemáticos adaptados à baixa visão e cegueira
Orientador
Estudos da Criança (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2007 - 2011 Histórias com Problemas e a sua ligação à promoção da Numeracia e da Literacia no 1º ciclo do Ensino Básico
Orientador
Estudos da Criança (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2005 - 2010/03/02 A Resolução de Problemas Que Envolvem a Generalização de Padrões em Contextos Visuais:um Estudo Longitudinal com Alunos do 2º Ciclo do Ensino Básico
Orientador de Ana Cristina Coelho Barbosa
Estudos da Criança (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2006 - 2010 O Conhecimento Matemático e Didáctico, com Incidência no Pensamento Algébrico, de Professores do Primeiro Ciclo do Ensino Básico:que Relações com um Programa de Formação Contínua?
Orientador
Estudos da Criança (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2007/07 - Atual Associação para a Educação Matemática Elementar
2007/01 - Atual Associação LUDUS
Atual Associação de Professores de Matemática
Atual Association of Teachers of Mathematics
Atual Mathematics Education Research Group of Australásia
Atual National Council of Teachers of Mathematics
1998 - 2013 Sociedade Portuguesa de Matemática
2007/09 - 2009/09 British Society for Research into Learning Mathematics
2006/01 - 2006/12 National Council of Supervisors of Mathematics