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Viviane Peçaibes é Investigadora do ID+ e colaboradora do CINTESIS, Doutora em Design da Universidade do Porto, Mestre em Design Estratégico e Bacharel em Design pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS/Brasil. Tem experiência nas áreas de Design Estratégico, Design Gráfico, Design de Produto, Design de Serviços, Social Design, Design Thinking, Design de Jogos e Design para a Saúde. Recebeu os prémios Top Cidadania 2013 (Categoria Estudante) e Top Ser Humano 2014 (Categoria Gestão de Pessoas - Académico) da Associação Brasileira de Recursos Humanos - ABRH, Prémio Bornancini 2014 (Categoria Design Universal) e destaque no IF Student Award 2015.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Viviane Peçaibes de Mello
Data de nascimento
1973/08/11
Género
Feminino

Nomes de citação

  • Peçaibes, Viviane

Identificadores de autor

Ciência ID
8C1F-A6A6-1EB3
ORCID iD
0000-0002-4198-5972
Google Scholar ID
https://scholar.google.com/citations?user=tADgPaUAAAAJ&hl=pt-PT
Researcher Id
https://www.webofscience.com/wos/author/record/JNE-7540-2023
Scopus Author Id
57205743859

Endereços de correio eletrónico

  • vivianepecaibes@gmail.com (Profissional)

Websites

  • vivianepecaibes.wix.com/vivipecaibes (Profissional)

Domínios de atuação

  • Humanidades - Artes - Arquitetura e Design

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2017/09/01 - 2023/06/06
Concluído
Design (Doutoramento)
Especialização em Design de Jogos e Co-Design
Universidade do Porto, Portugal

Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
"O Design e o lúdico como mecanismos no tratamento da Anorexia Nervosa " (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado por unanimidade
2021/01/31 - 2023/03/31
Em curso
Bolsa de estudantes avaliadores AE3S (Outros)
AE3S - Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior, Portugal
Selecionado / Aprovado
2020/10/06 - 2021/03/01
Concluído
Programa de Apoio a Inovação PAI (Outros)
EIT Health, Alemanha

Universidade do Porto, Portugal
2020/09/07 - 2021/02/01
Concluído
Introduction to e-health (Outros)
Lund Universitet Avdelningen för Förbränningsfysik, Suécia
2020/07/27 - 2020/08/25
Concluído
English Course (Outros)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
16
2019/09/23 - 2019/10/31
Concluído
Learning from users (Outros)
Especialização em User research & UX
Associação Fraunhofer Portugal Research, Portugal
Aprovado
2019 - 2019
Concluído
CienciaVitae Roadshow (Outros)
Associação para a Inovação e Desenvolvimento da FCT, Portugal

Universidade do Porto, Portugal
2018 - 2018
Concluído
English Course (Outros)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
Aprovado
2018
Em curso
Design (Doutoramento)
Especialização em Sem especialidade
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
"O design e o Lúdico como Mecanismos no Tratamento da Anorexia Nervosa" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2017 - 2017
Concluído
Gamification (Curso de Especialização Tecnológica)
University of Pennsylvania Wharton School, Estados Unidos
Aprovado
2017 - 2017
Concluído
Redemprendia (Outros)
Universitat Autònoma de Barcelona, Espanha

Banco Santander Central Hispano SA, Espanha
2016 - 2016
Concluído
Gestão de Projetos (Curso de Especialização Tecnológica)
Instituto Euvaldo Lodi, Brasil
Aprovado
2013/08/01 - 2015/03/10
Concluído
Design Estratégico (Master)
Especialização em Design para a Saúde
Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Campus de Porto Alegre, Brasil
"Tangibilizar o imaterial através do Design Estratégico para auxiliar no tratamento da Dependência Química" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado
2015 - 2015
Concluído
Liderança (Curso de Especialização Tecnológica)
Instituto Euvaldo Lodi, Brasil
Aprovado
2015 - 2015
Concluído
Competência Emocional (Curso de Especialização Tecnológica)
Instituto Euvaldo Lodi, Brasil
Aprovado
2015 - 2015
Concluído
Inovação e Criatividade (Curso de Especialização Tecnológica)
Instituto Euvaldo Lodi, Brasil
Aprovado
2015 - 2015
Concluído
Empreendedorismo (Curso de Especialização Tecnológica)
Instituto Euvaldo Lodi, Brasil
Aprovado
2015 - 2015
Concluído
Gestão Financeira (Curso de Especialização Tecnológica)
Instituto Euvaldo Lodi, Brasil
Aprovado
2015 - 2015
Concluído
Negociação (Curso de Especialização Tecnológica)
Instituto Euvaldo Lodi, Brasil
Aprovado
2013 - 2013
Concluído
Matter, Material, Materiality. (Outros)
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Brasil
Aprovado
2013 - 2013
Concluído
Human Centered Design for Social Innovation (Outros)
IDEO, Estados Unidos
Aprovado
2010/03/01 - 2012/12/01
Concluído
Design (Bachelor)
Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Campus de Porto Alegre, Brasil
"O design como auxiliar no tratamento da dependência química" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Plenamente aprovado
2012 - 2012
Concluído
Dream IN: Social Networks (Outros)
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Brasil
Aprovado
2010 - 2010
Concluído
Design de Mobiliário (Curso de Especialização Tecnológica)
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Brasil
Aprovado
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2024/02/20 - Atual Investigador (Investigação) RISE - Health Research Network, Portugal
2017/09/01 - Atual Investigador (Investigação) Instituto de Investigação em Design Media e Cultura, Portugal
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2017/01/23 - 2017/01/26 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Campus de Porto Alegre, Brasil
Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Campus de Porto Alegre, Brasil

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2021/09/01 - Atual Docente da pós-graduação: Design de Interação, Web e Jogos Universidade do Porto, Portugal
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2015/03/02 - 2017/12/01 P&D - Investigador e designer Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Brasil
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Brasil
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2020/01/01 - 2022/06/30 O Design e o lúdico como mecanismos no tratamento da Anorexia Nervosa
SFRH/BD/145986/2019
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído

Projeto

Designação Financiadores
2022/12 - 2023/10 Skills 4 Next Generation
Eixo 4.2
Universidade do Porto, Portugal
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2019/03/10 - 2019/10/01 Projeto JoSeES - Jogos Sérios no Ensino Superior: impactos, experiência e expectativas
PTDC/MHC-CED/7182/2014
Outra
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal

Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
Concluído
2013/04/02 - 2015/11/12 O Design para o Desenvolvimento de Habilidades Sociais na Infância
CNPQ 14/2013
Investigador
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil

Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Brasil
Concluído
2011/03/01 - 2015/03/01 Design para emoção na perspectiva do Design Estratégico: Uma abordagem dirigida pela Psicologia para a projetação de Sistemas-Produto-Serviço com foco na experiência do usuário
224601
Investigador
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Brasil
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Peçaibes, Viviane. "POPToys: Playing and tradition to promote intergenerational experiences through digital app". Trabalho apresentado em HCI Conference 2024 - Methodological approaches to study (inter)generational perspectives, Washington, 2024.
    Aceite para publicação
  2. Giesteira, Bruno; Peçaibes, Viviane; Cardoso, Pedro; Guilherme Vila-Maior; Isabel Quaresma. "Towards Inclusion in Higher Education: The case of the SKILLS FOR A NEXT GENERATION project". Trabalho apresentado em HCI International 2024: 26th International Conference on Human-Computer Interaction, 2024.
    Aceite para publicação
  3. Giesteira, Bruno; Peçaibes, Viviane; Lino, Luisa; Vila Maior, Guilherme. "THE SOCIAL ROLE OF DIGITAL DESIGN IN INCLUSION AND DIVERSITY: A REFLECTION-IN-ACTION APPROACH IN THE CONTEXT OF THE SKILLS FOR A NEXT GENERATION PROJECT". Trabalho apresentado em EDULEARN 2023 - 15th International Conference on Education and New Learning Technologies, Palma, 2023.
    Publicado • 10.21125/edulearn.2023.1399
  4. Viviane Peçaibes; Pedro Cardoso; Bruno Giesteira; Liliana Castro. "O design e o Lúdico como instrumentos para a prevenção e tratamento da Anorexia Nervosa". 2023.
    10.56238/HOMEIIISEVENHEALTH-033
  5. Peçaibes, Viviane; Cardoso, Pedro; Giesteira, Bruno; Liliana Cardoso. Autor correspondente: Peçaibes, Viviane. "SG4AN game tool: Design Principles to create Serious Games for Anorexia Nervosa". Trabalho apresentado em Digicom 2023, 2023.
    No prelo
  6. Pedro Cardoso. "Mind Full of Colour: An AR gamebook to Help Inpatients with Anorexia Nervosa". Trabalho apresentado em GameBooks Spring Seminar of Game Studies, Tampere, 2022.
    Publicado
  7. Peçaibes, Viviane; Cardoso, P; Castro, L; Giesteira, Bruno; Assaf, Rodrigo; Simão, F.; Araújo, Maria. "Mind full of colour: an AR Game to help inpatients with anorexia nervosa". Trabalho apresentado em 18th Annual Tampere University Game Research Lab Spring Seminar, Tampere, Finland, 4-6 may 2022, (pp. 1-12). Tampere University; Centre of Excellence in Game Culture Studies, Tampere, 2022.
    Publicado
  8. Peçaibes, Viviane; Pedro Cardoso; Liliana Castro; Bruno Giesteira. "How do I feel when… A card-based communication game to stimulate empathy among family members with Anorexia Nervosa". Trabalho apresentado em Digicom - 4th International Conference on Design and Digital Communication 2020, Barcelos, 2020.
    Em revisão • 10.1007/978-3-030-61671-7_40
  9. Peçaibes, Viviane; Lívia Lopes; Pedro Cardoso; Liliana Castro; Bruno Giesteira; Clara Junqueira. "Ana: um jogo para promover a aprendizagem sobre a prevenção da anorexia nervosa na população jovem". Trabalho apresentado em EJML 2020 - 5º Encontro sobre Jogos e Mobile Learning, Coimbra, 2020.
    Publicado
  10. Peçaibes, Viviane; Pedro Cardoso; Bruno Giesteira. "Speculative prototypes of Serious Games: ANgame Competitive and ANgame Collab". Trabalho apresentado em 7th EAI International Conference, ArtsIT 2018, and 3rd EAI International Conference, Braga, 2018.
    Publicado
  11. Peçaibes, Viviane; Pedro Cardoso; Bruno Giesteira. "Speculative Design for Serious Games: Towards a matrix for the conception of ludic tools in the context of anorexia nervosa". Trabalho apresentado em DIGICOM International Conference on Digital Design & Communication, Barcelos, 2018.
    Publicado
  12. Peçaibes, Viviane; Pedro Cardoso; Heitor Alvelos. "Design de Jogos para a Inovação em Saúde: o lúdico como mecanismo no tratamento da anorexia nervosa". Trabalho apresentado em UD18 Encontro De Doutoramentos em Design, 2018.
    Publicado
  13. Peçaibes, Viviane; Cardoso, Pedro; Alvelos, Heitor. "O design de Jogos para a Inovação em Saúde: O lúdico como mecanismo no tratamento da anorexia nervosa". Trabalho apresentado em UD18: 7th Meeting on PhD Design Research, 2018.
    Publicado
  14. Peçaibes, Viviane; Adriana Galli Velho. "Banksy’s Dismaland: A brief analysis of emotions through design". Trabalho apresentado em 10th International Conference on Design Emotion - D&E 2016, Amsterdão, 2016.
    Publicado
  15. Peçaibes, Viviane. "A influência do ambiente na formação da cena da música autoral gaúcha do novo século: o nascimento da banda Bidê ou Balde". Trabalho apresentado em II Congresso Internacional de Estudos do Rock, Cascavel, 2015.
    Publicado
  16. Peçaibes, Viviane. "A indústria cultural e a sociedade: um rompimento com a ordem estética através dos movimentos artísticos". Trabalho apresentado em 11º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, Gramado, 2014.
    Publicado
Artigo em jornal
  1. Peçaibes, Viviane; Leandro Milletto Tonetto; Ilana Andretta. "Step by Step: the development of a therapeutic game to assist in the treatment of drug use", Revista Ciência & Saúde Coletiva - Associação Brasileira de Saúde Coletiva/Abrasco, 2018, http://www.cienciaesaudecoletiva.com.br/artigos/step-by-step-the-development-of-a-therapeutic-game-to-assist-in-the-treatment-of-drug-use/16963.
  2. Peçaibes, Viviane; Leandro Milletto Tonetto; Filipe Campelo Xavier da Costa; Mônica Greggianin. "O uso de informações sobre a experiência das mães como fonte de insights para o desenvolvimento de brinquedos: uma perspectiva do design", Educação gráfica, 2015, http://www.educacaografica.inf.br/artigos/o-uso-de-informacoes-sobre-a-experiencia-das-maes-como-fonte-de-insights-para-o-desenvolvimento-de-brinquedos-uma-perspectiva-do-design-using-mothers-experience-information-as-insight-source-for.
Artigo em revista
  1. Giesteira, Bruno; Berge, Gerd; Peçaibes, Viviane. "Positive Play: Designing Ludic Tools for Health". Septentrio Reports 1 (2024): http://dx.doi.org/10.7557/7.7582.
    10.7557/7.7582
  2. Viviane Peçaibes; Leandro Miletto Tonetto; Ilana Andretta. "“Step by step”: the development of a therapeutic game to assist in the treatment of drug use". Ciência & Saúde Coletiva 25 6 (2020): 2325-2334. https://doi.org/10.1590/1413-81232020256.17372018.
    10.1590/1413-81232020256.17372018
  3. Peçaibes,Viviane; Tonetto,Leandro Miletto; Andretta,Ilana. "“Step by step”: the development of a therapeutic game to assist in the treatment of drug use". (2020): http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232020000602325.
    10.1590/1413-81232020256.17372018
  4. Peçaibes, Viviane; Leandro Milletto Tonetto; Henrique Luzzardi. "Desenvolvimento de um jogo terapêutico para psicoeducação da dependência química". Revista Educação Gráfica 20 (2016): 76. http://www.educacaografica.inf.br/artigos/desenvolvimento-de-um-jogo-terapeutico-para-psicoeducacao-na-dependencia-quimica-development-of-a-therapeutic-game-for-psychoeducation-in-substance-addiction.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Giesteira, Bruno; Peçaibes, Viviane; Cardoso, Pedro; Maior, Guilherme Vila; Quaresma, Isabel. "Inclusivity Play: Web Platform and Games for Inclusion and Diversity in the University: The Skills for a Next-Generation Project". In Exploring Educational Equity at the Intersection of Policy and Practice, 120-137. IGI Global, 2024.
    Publicado • 10.4018/979-8-3693-1614-6.ch007
  2. Viviane Peçaibes; Andreia Pinto de Sousa; Rute Mata João. "Poptoys: Playing and Tradition to Promote Intergenerational Experiences Through a Digital App". 2024.
    10.1007/978-3-031-61546-7_16
  3. Bruno Giesteira; Viviane Peçaibes; Pedro Cardoso; Guilherme Vila-Maior; Isabel Quaresma. "Towards Inclusion in Higher Education: The Case of the Skills for a Next Generation Project". 2024.
    10.1007/978-3-031-60884-1_2
  4. Ana Ferreira; Silvana Oliveira; Viviane Peçaibes; Bruno Giesteira; Andreia Pinto de Sousa. "Girls4Cyber: A Game to Promote Awareness and Innovation in Cybersecurity". 2022.
    10.1007/978-3-031-06394-7_60
  5. Peçaibes, Viviane. "Positive Play: Games for human potential and the yet unexplored case of Anorexia Nervosa". In Solving Modern Healthcare Challenges with Gamification. 2021.
    Em revisão
  6. Viviane Peçaibes; Pedro Cardoso; Liliana Castro; Bruno Giesteira; Livia Lopes; Clara Junqueira. "How Do I Feel When… A Card-Based Communication Game to Stimulate Empathy Among Family Members with Anorexia Nervosa". 418-432. Springer International Publishing, 2021.
    10.1007/978-3-030-61671-7_40
  7. miriam reis; Durán, Lersi; Rita Oliveira; Peçaibes, Viviane. "Ansiedade: acompanhamento por parte do psiquiatra". In ehSemi 2020 - 1º seminário de estudantes em Tecnologias Digitais e Saúde/Bem-Estar: livro de resumos, editado por Ana Margarida Pisco Almeida; Rita Santos; Rita Oliveira, 62-64. Aveiro, Portugal: UA Editora - Universidade de Aveiro, 2020.
    Publicado
  8. Peçaibes, Viviane. "Você tem que ouvir isso!". In Você tem que ouvir isso!, 126. Editora Pensamento-Cultriz, 2011.
    Publicado
Livro
  1. Peçaibes, V.; Cardoso, P.; Giesteira, B.. Speculative Design for Development of Serious Games: A Case Study in the Context of Anorexia Nervosa. 2019.
    10.1007/978-3-030-06134-0_19
Poster em conferência
  1. Peçaibes, Viviane; Luisa Lino. Autor correspondente: Luisa Lino. "Skills for A Next Generation project: the social role of the design towards inclusion". Trabalho apresentado em IJUP 2023 - Encontro de Investigação Jovem da Universidade do Porto, 2023.
  2. Peçaibes, Viviane; Diego Mergener. "Positive Play for Mental Health in Modern Life: The Challenge of Anorexia Nervosa". Trabalho apresentado em EUGLOH Annual Student Research Conference - Global Health Challenges: Diseases of Modern Life, 2020.
  3. Peçaibes, Viviane; Liliana Castro; Isabel Brandão; Pedro Cardoso; Bruno Giesteira. "Ferramentas Lúdicas na Anorexia Nervosa: O Jogo da Armadura". Trabalho apresentado em I Congresso do Hospital de Magalhães Lemos - A percorrer etapas em Saúde Mental, 2019.
  4. Peçaibes, Viviane; Liliana Castro; Bárbara Almeida; Isabel Brandão; Pedro Cardoso; Bruno Giesteira. "Jogos Sérios nas Perturbações Alimentares". Trabalho apresentado em I Congresso do Hospital de Magalhães Lemos - A percorrer etapas em Saúde Mental, 2019.
  5. Peçaibes, Viviane; Pedro Cardoso; Bruno Giesteira; Liliana Castro. "Design e os Sistemas Lúdicos como mecanismos no tratamento da Anorexia Nervosa". Trabalho apresentado em Encontro com a Ciência e Tecnologia em Portugal 2019, 2019.
  6. Peçaibes, Viviane; Pedro Cardoso; Bruno Giesteira; Liliana Castro. "Design and Playful as Mechanisms for the treatment of Anorexia Nervosa". Trabalho apresentado em We are Media - Semana do Design / FBAUP, 2019.
  7. Peçaibes, Viviane; Pedro Cardoso; Bruno Giesteira. "Game Design, Experience Design and Co-Design as methods to foster engagement in individuals dealing with anorexia". Trabalho apresentado em 1º Encontro de Perturbações do Comportamento Alimentar do CMIN, 2019.
Resumo em conferência
  1. Peçaibes, Viviane. Autor correspondente: Peçaibes, Viviane. "O Resgate da Coroa: Um livro-jogo para auxiliar na externalização de emoções de pacientes com anorexia nervosa". Trabalho apresentado em ehSemi 2022, Aveiro, 2022.
    Submetido
  2. Peçaibes, Viviane; P. Cardoso; Castro, L.; Giesteira, Bruno; Quaresma, I; Araújo, Maria. "Um livro-jogo para auxiliar na exteriorização de emoções de pacientes com anorexia nervosa.". Trabalho apresentado em ehSemi 2022 : 2º seminário de estudantes em Tecnologias Digitais e Saúde/Bem-Estar: livro de resumos, Aveiro, Portugal, 2-3 fevereiro 2022, (pp. 22-23). UA Editora - Universidade de Aveiro., Aveiro, 2022.
    Publicado
  3. Peçaibes, Viviane; Pedro Cardoso; Giesteira, Bruno; Castro, Liliana; Isabel Quaresma; Maria Araújo. "O Resgate da Coroa: Um livro-jogo para auxiliar na exteriorização de emoções de pacientes com anorexia nervosa". Trabalho apresentado em ehSemi 2022: 2nd Students¿ Seminar in Health and Wellbeing, 2022.
    Aceite para publicação
  4. Peçaibes, Viviane; Livia Lopes; Clara Junqueira. "Anabela - empatia e comunicação como instrumentos de prevenção à anorexia nervosa". Trabalho apresentado em ehSemi 2020 - 1º seminário de estudantes em Tecnologias Digitais e Saúde/Bem-Estar, Aveiro, 2020.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Mello, Viviane Peçaibes de. "Tangibilizar o imaterial através do design estratégico para auxiliar no tratamento da dependência química". Mestrado, 2015. http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/4526.

Propriedade Intelectual

Patente
  1. Peçaibes, Viviane. 2015. "Sistema de aprendizado, compreensão e assimilação de estratégias e conceitos para dependentes químicos e co-dependentes". Brasil.
    Pendente

Outros

Conjunto de dados
  1. Peçaibes, Viviane. Design de Produto. Desenvolvimento de material didático ou instrucional. Editora A – Grupo A.
Outra produção
  1. Será que eu tenho uma PERTURBAÇÃO DO COMPORTAMENTO ALIMENTAR?. Panfleto informativo sobre perturbações alimentares para o I Congresso do Hospital de Magalhães Lemos. Premiado com menção honrosa.. 2019. Peçaibes, Viviane; Liliana Castro; Vânia Fernandes.
  2. Melissa Academy. Design de produto e Design de Calçados para desenvolvimento de um calçado de plástico. 2012. Peçaibes, Viviane. http://melissa.com.br/academy/.
  3. Identidade visual da Orquestra Unisinos/Anchieta. 2011. Peçaibes, Viviane. http://www.unisinos.br/orquestra/.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2020/11/10 [Video] jogos na educação? XXVIII Semana de Psicologia e de Ciências da Educação
Associação de Estudantes da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2020/09/28 Positive Play for Mental Health in Modern Life: The Challenge of Anorexia Nervosa EUGLOH Annual Student Research Conference Global Health Challenges: Diseases of Modern Life
European University Alliance for Global Health (EUGLOH) (Szeged, Hungria)
2020/05/15 Ana<b3l@>: um jogo para promover a aprendizagem sobre a prevenção da anorexia nervosa na população jovem EJML 2020 - 5º Encontro sobre Jogos e Mobile Learning
Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
2020/01/24 Anabela - empatia e comunicação como instrumentos de prevenção à anorexia nervosa ehsemi 2020 - 1º seminário de estudantes em Tecnologias Digitais e Saúde/Bem-Estar
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2019/07/08 Design e os Sistemas Lúdicos como mecanismos no tratamento da Anorexia Nervosa Encontro com a Ciência e Tecnologia em Portugal 2019
Ciência Viva (Lisboa, Portugal)
2019/03/29 Game Design, Experience Design and Co-Design as methods to foster engagement in individuals dealing with anorexia 1º Encontro de Perturbações do Comportamento Alimentar do CMIN
Centro Hospitalar e Universitário do Porto. (Porto, Portugal)
2018 ANgame Collab and ANgame Competitive Videojogos 2018 - 10th Conference on Videogame Sciences and Arts
Society of Video Games Sciences (SPCV) (Porto, Portugal)
2018 Speculative Design for Serious Games: Towards a matrix for the conception of ludic tools in the context of anorexia nervosa DIGICOM International Conference on Digital Design & Communication
(Barcelos, Portugal)
2018 Speculative prototypes of Serious Games: ANgame Competitive and ANgame Collab 7th EAI International Conference, ArtsIT 2018, and 3rd EAI International Conference, DLI 2018, ICTCC 2018
(Braga, Portugal)
2018 Design de Jogos para a Inovação em Saúde: o lúdico como mecanismo no tratamento da anorexia nervosa UD18 Encontro De Doutoramentos em Design
(Aveiro, Portugal)
2016 Sanzaru: Design Empathic Approach User Experience + Agile Summit 2016
HP Hewlett Packard Enterprise (Houston, Estados Unidos)
2015 Design como inovação para saúde: Jogo Passo a Passo Faculdade SENAC RS
(Porto Alegre, Brasil)
2014 O Design Estratégico com auxiliar no tratamento da Dependência Química através de um jogo terapêutico Ciclo de Palestras do Projeto Design no Bairro
(Porto Alegre, Brasil)
2014 Jogo Passo a Passo Salão de Protótipos - 11º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design
(Gramado, Brasil)

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2021/10/25 - 2021/10/27 Bin@Porto 2021 - participação nas atividades do evento
Conferência
Bin@Porto 2021
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal

UPTEC Associação de Transferência de Tecnologia da Asprela, Portugal
2021/04/22 - 2021/04/22 Armour Game - Jogo selecionado entre os 10 melhores projetos do concurso.
Concurso
Santa Casa Challenge 2021
Santa Casa de Misericórdia, Portugal

Casa do Impacto, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2023/07/14 Design de jogos em Realidade Aumentada para Roteiros Turísticos
Arguente principal
Francisco Gil Guerra Coelho (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
2023/07/14 Aplicação de Realidade Aumentada como meio de Promoção do Turismo e Poesia Portuense
Arguente principal
Sandra Maria Amorim Pires (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
2015 Design como catalisador da mudança social: uma experiência na vila cruzeiro
Arguente
Quitéria de Conto Oliveira (Outro)
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil
2015 Design para empoderar para o designer como facilitador na co-criação de um projeto de impacto social com jovens de uma comunidade vulnerável
Arguente
Marcos Vinícius Machado de Oliveira (Outro)
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2021/01/01 - Atual A3ES - Integrante de Comissão de Avaliação
Membro

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2022/12/01 - Atual Projeto Skills for a Next Generation promovido pela Reitoria da Universidade do Porto. Atividade de investigação e desenvolvimento de conteúdos gamificados para a plataforma do projeto.
2019 - 2019 Ideation Session in: Disciplina Gestão em Design Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2018 - 2018 Plan B Session em Licenciatura em Design Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2018 - 2018 Ideation Session in: Disciplina Gestão em Design Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2018 - 2018 Ideation Session in: Escola de Startups UPTEC Associação de Transferência de Tecnologia da Asprela, Portugal
2015/03/02 - 2017/12/01 Investigação em projetos de P&D (Tecnopuc Crialab). Projetos de desenvolvimento de tecnologia para a HP (Hewlett-Packard Development Company - USA/BR).
2017 - 2017 Ideation Session in: Escola de Startups UPTEC Associação de Transferência de Tecnologia da Asprela, Portugal
2016 - 2016 Lego Serious Play - Oficina Criativa Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Brasil
2015 - 2015 Workshop de Estratégias Criativas Centro Universitário Ritter dos Reis - Campus Canoas, Brasil
2015 - 2015 Workshop de Design - Bacharelado em Design Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Campus de Porto Alegre, Brasil
2012 - 2012 Workshop de Planejamento de Cenários para a Funpet Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Campus de Porto Alegre, Brasil

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2023/11/09 - 2023/12/16 Pós graduação em Design de Interação, Web e Jogos - IX 2023 - Módulo 5: Arquitetura e Cenários de Interação Design de Interação, Web e Jogos (Pós-Graduação) Universidade do Porto, Portugal
2022/09/26 - 2022/10/24 Pós graduação em Design de Interação, Web e Jogos - IX 2022 - Módulo 3: Design de Interface Design de Interação, Web e Jogos (Pós-Graduação) Universidade do Porto, Portugal
2021/10/18 - 2021/11/15 Pós graduação em Design de Interação, Web e Jogos - IX 2021 - Módulo 3 - Design de Interface Design de Interface, Web e Jogos (Especialização pós-bacharelato) Universidade do Porto, Portugal
2019 - 2019 O design e o lúdico como ferramentas no tratamento da Anorexia Curso de Especialização em Design de Interação, Web e Jogos (Curso de Especialização Tecnológica) Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal

Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal

UPTEC Associação de Transferência de Tecnologia da Asprela, Portugal
2017/01/23 - 2017/01/26 Curso de extensão: Estratégias Criativas Estratégias Criativas (Postgraduate Certificate) Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Campus de Porto Alegre, Brasil
2017 - 2017 Estratégias Criativas Estratégias Criativas (Curso de Especialização Tecnológica) Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Campus de Porto Alegre, Brasil
2016 - 2016 Estratégias Criativas Estratégias Criativas (Curso de Especialização Tecnológica) Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Campus de Porto Alegre, Brasil

Entrevista / Programa (rádio / tv)

Programa Tema
2013 - 2013 Solução criativa pode ajudar no tratamento de dependentes químicos
2012 - 2012 Inauguração do CapsAd Partenon-Lomba do Pinheiro
2011 - 2011 Claro/RS Campanha Publicitária
Distinções

Prémio

2014 Top Ser Humano 2014
Associação Brasileira de Recursos Humanos - ABRH, Brasil
2014 5º Prêmio Bornancini de Design
APDesign, Brasil
2013 Top Cidadania 2013
Associação Brasileira de Recursos Humanos - ABRH, Brasil