Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- ana pedro
- Data de nascimento
- 1964/06/05
- Género
- Feminino
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 9017-768B-4755
- ORCID iD
- 0000-0002-0179-3589
- Scopus Author Id
- 36675641300
Websites
- https://www.ua.pt/pt/p/10312063 (Académico)
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
1992 - 1997/07
Concluído
|
Ciências da Educação (Doutoramento)
Especialização em Ciências da Educação (Filosofia da Educação)
Universidade de Aveiro, Portugal
"Educação e Valores: o Caso Português numa Perspectiva Comparada (Canadá e Bélgica)" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Aprovada |
1987 - 1991
Concluído
|
Mestrado (Mestrado)
Especialização em Epistemologia e Teoria do Conhecimento
Universidade Católica Portuguesa - Braga, Portugal
"A importância da mente e o fator comunicacional na estruturação da realidade. Um ensaio na perspetiva de Gregory Bateson." (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Aprovada |
1982 - 1986
Concluído
|
Filosofia (Licenciatura)
Especialização em Filosofia
Universidade Católica Portuguesa - Braga, Portugal
|
Aprovada |
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
1997/07 - Atual | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade de Aveiro, Portugal |
1993/01 - 1997/06 | Assistente (Docente Universitário) | Universidade de Aveiro, Portugal |
Projetos
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2022 - Atual | Itinerancies: memories, images, transfers
UIDP/04188/2020
Investigador
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
2018 - Atual | Centro de Línguas, Literaturas e Culturas, Itinerancies: memories, images, transfers
UID/ELT/04188/2013
Investigador
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
2019/01/01 - 2019/12/31 | Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores
UID/CED/00194/2019
Investigador
Universidade de Aveiro, Portugal
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2019/01/01 - 2019/12/31 | Instituto de Filosofia
UID/FIL/00502/2019
Universidade do Porto Instituto de Filosofia, Portugal
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal Universidade do Porto, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2015/01/01 - 2019/01/30 | Languages, Literatures and Cultures Centre Itinerancies: memories, images, transfers
UID/ELT/04188/2019
Investigador
Universidade de Aveiro, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
2014/01/01 - 2018/01/01 | Cultural Flows and Literary Mediations Universidade de Aveiro Centro de Línguas Literaturas e Culturas, Portugal
eu-repo/grantAgreement/EC/H2020/794830/EU
Investigador
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2011/01/01 - 2012/12/31 | Projecto Estratégico - UI 502 - 2011-2012
PEst-C/FIL/UI0502/2011
Investigador
Universidade do Porto Instituto de Filosofia, Portugal
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Edição de livro |
|
Edição de número de revista |
|
Livro |
|
Manual |
|
Prefácio / Posfácio |
|
Recurso online |
|
Resumo em conferência |
|
Outros
Norma ou política |
|
Outra produção |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2025/02/26 | Ética na Investigação: A Formação de Investigadores – Desafios e Dilemas (Ethics in Research: Researchers Training – Challenges and Dilemmas) | Ciclo de conferências GPEAT 2025
(Online, Portugal)
|
2024/12/05 | Educação para a democracia na era da IA - reflexões sobre algumas práticas pedagógicas democráticas em sala de aula | 50 years of April 25th: transitions and transformations
Instituto Politécnico de Leiria (Leiria, Portugal)
|
2024/11/30 | A IA e a Ética na Investigação em educação – desafios e oportunidades (AI and Ethics in Education Research – challenges and opportunities) |
Universidade Federal da Fronteira Sul (Erechim, Brasil)
|
2024/11/13 | Ética da responsabilidade (Jonas) e ética da discussão (Habermas). Contributos do pensamento filosófico nos sistemas de formação do ensino superior | IV Jornadas Hans Jonas: Justiça climática e responsabilidade social
Pontifícia Universidade Católica do Paraná (Paraná, Brasil)
|
2024/10/29 | Ética e formação de educadores ambientais para atuação em contextos de emergência socioambiental | Congresso Internacional de Ética e Biologia: Competição, Colaboração e Evolução
Universidade da Beira Interior (Covilhã, Portugal)
|
2024/10/24 | O debate em torno da moralidade animal: podem os animais não humanos ser agentes morais? |
Universidade de Salamanca (Salamanca, Espanha)
|
2024/10/23 | Vícios e virtudes de práticas de uma educação para a democracia: Dos vícios das práticas aparentemente democráticas às virtudes da democracia participativa crítica na era da IA | Colóquio Educação e Democracia na era da IA: desafios e oportunidades
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
2024/10/08 | Uma Carta ética para o CLLC na era da IA – contribuições | I Colóquio Internacional de Ética e Integridade na investigação em Ciências Humanas e Sociais
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
2024/09/14 | Ética e integridade na investigação em educação (Ethics and integrity in education research) |
Grupo de Pesquisa da Universidade Federal do Sul (Porto Alegre, Brasil)
|
2024/07/17 | Projeto Sala Verde nas ondas do rio Iguaçu: a Educação Ambiental por meio da extensão universitária na comunidade ribeirinha Foz do Chopim – Brasil |
Instituto Politécnico do Porto (Porto, Portugal)
|
2024/07/08 | A ética e a educação ambiental na formação inicial de professores em Angola: desafios e limites (Ethics and environmental education in initial teacher training in Angola: challenges and limits) | IX Seminário Ibero-Americano CTS & XIII Seminário CTS: Desafios da Educação CTS e Objetivos da Agenda 2030
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
2024/07/08 | A educação ambiental como forma de ação política: somos capazes de suportar as condições desse deserto e avançar na crítica? (Environmental education as a form of political action: are we capable of withstanding the conditions of this desert and moving forward in criticism?) | IX Seminário Ibero-Americano CTS & XIII Seminário CTS: Desafios da Educação CTS e Objetivos da Agenda 2030
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
2024/05/10 | Ética na investigação em educação (Ethics in research in education) | Seminário de Doutoramento em Educação
Departamento de Educação e Psicologia, Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
2023/05/19 | Questões éticas na investigação em educação (Ethical issues in education research) | Seminário de Doutoramento em Educação
Departamento de Educação e Psicologia, Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
2023/04/12 | Educar para a democracia (Educating for democracy) |
Departamento de Ambiente, Núcleo de Estudantes do Ensino Básico, Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de
Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
2023/01/23 | Geografias (in)temporais: ética, pessoalidade e identidade em Alzheimer ([In]temporal geographies: ethics, personality and identity in Alzheimer’s) | VI Congresso Ibero-americano de Filosofia – Verdade, Justiça, Liberdade: Perspectivas plurais da Filosofia
Faculdade de Letras, Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2021/12/17 | A educação e a democracia – Uma perspetiva arendteana (Education and democracy – An Arendtean perspective) |
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
|
2020/10/30 | Educação para a democracia: como é que as democracias morrem? (Education for democracy: how do democracies die?) |
Departamento de Educação e Psicologia, Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
2020/10/19 | Educação para uma cidadania crítica global: 3 soluções para 3 problemas (Education for critical global citizenship: 3 solutions to 3 problems) |
Centro de Formação de Escolas António Sérgio (Lisboa, Portugal)
|
2017/10/31 | Qual a importância e o lugar da argumentação e do Pensamento Crítico na formação de professores? (What is the importance and place of argumentation and Critical Thinking in teacher training?) |
Departamento de Educação e Psicologia, Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
2017/02/28 | Literatura e Filosofia: As influências filosóficas em Fernando Pessoa (Literature and Philosophy: The philosophical influences on Fernando Pessoa) | Sessão de Conferência
Unidade de Investigação do CLLC: Literatura e Etc. Galeria dos Morgados da Pedricosa (Aveiro, Portugal)
|
2016/10/25 | Reflexão e pensamento crítico na formação de professores: Qual o lugar e a pertinência da reflexão e do pensamento crítico na formação de professores? (Reflection and critical thinking in teacher training: What is the place and relevance of reflection and critical thinking in teacher training?) |
Departamento de Educação e Psicologia, Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
2016/10/19 | Ética e Educação (Ethics and Education) |
Conselho de Ética da Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
2015/10/10 | Questões éticas acerca do consentimento informado em pessoas idosas com demência - ensaios clínicos (Ethical issues surrounding informed consent in older people with dementia - clinical trials) |
ESSUA, Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
2014/11/22 | Ética e Ambiente: uma questão de responsabilidade (Ethics and the Environment: a question of responsibility) |
Centro de Informação Europe Direct de Aveiro CIDAADS e CEIS 20 Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
2014/11/11 | Questões éticas acerca do consentimento Informado em pessoas idosas com demência (Ethical questions about informed consent in elderly people with dementia) |
ESSUA, Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
2013/10/09 | Questões éticas na investigação em ciências humanas e sociais (Ethical issues in research in the humanities and social sciences) |
Conselho de Ética e Deontologia da Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
2013/06/15 | Educación y valores: que perspectivas? (Education and values: what perspectives?) |
Departamento de Pedagogia, Facultad de Educación y Trabajo Social, Universidade de Valladolid (Valladolid, Espanha)
|
2013/06/15 | Ética, moral y educación – desafios y limites (Ethics, morals and education – challenges and limits) | Seminário
Departamento de Pedagogia, Facultad de Educación y Trabajo Social, Universidade de Valladolid (Valladolid, Espanha)
|
2013/06/14 | Principios y modelos de la educación en valores: problemas y soluciones (Principles and models of values ¿¿education: problems and solutions) |
Departamento de Pedagogia, Facultad de Educación y Trabajo Social, Universidade de Valladolid (Valladolid, Espanha)
|
2013/06/14 | Principios de la educación multi/intercultural: desafíos y problemas (Principles of multi/intercultural education: challenges and problems) |
Departamento de Pedagogia, Facultad de Educación y Trabajo Social, Universidade de Valladolid (Valladolid, Espanha)
|
2013/06/13 | Ética y investigación en educación – cuestiones metodológicas (Ethics and research in education – methodological issues) |
Departamento de Pedagogia, Facultad de Educación y Trabajo Social, Universidade de Valladolid (Valladolid, Espanha)
|
2013/06/13 | Como hablar de valores? Un reto más para los professores (How to talk about values? One more challenge for teachers) |
Departamento de Pedagogia, Facultad de Educación y Trabajo Social, Universidade de Valladolid (Valladolid, Espanha)
|
2013/06/12 | La virtud, se aprende o se enseña? (Is virtue learned or taught?) |
Departamento de Pedagogia, Facultad de Educación y Trabajo Social, Universidade de Valladolid (Valladolid, Espanha)
|
2013/06/12 | Educación intercultural – una perspectiva crítica comparada (Intercultural education – a critical comparative perspective) |
Departamento de Pedagogia, Facultad de Educación y Trabajo Social, Universidade de Valladolid (Valladolid, Espanha)
|
2012/10/25 | Como explicar as relações entre duas espécies de coisas na aparência totalmente diferentes? A questão da intencionalidade, da linguagem e da mente (How can we explain the relationships between two apparently completely different kinds of things? The question of intentionality, language and mind) |
(Ponta Delgada, Portugal)
|
2012/10/12 | Desafios e dilemas de uma educação para a cidadania hoje (Challenges and dilemmas of citizenship education today) |
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2012/10/12 | A reflexão ética como condição essencial do exercício da cidadania (Ethical reflection as an essential condition for exercising citizenship) |
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2012/06/25 | Representações sociais dos enfermeiros dos IPO’s portugueses sobre a morte (Social representations of Portuguese IPO nurses about death) |
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
|
2012/06/25 | Representações sociais dos médicos sobre a morte (Doctors’ social representations of death) |
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
|
2012/06/25 | Tolerância e Discriminação – As Representações Sociais dos Estudantes Universitários Portugueses (Tolerance and Discrimination – The Social Representations of Portuguese University Students) |
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
|
2012/06/25 | As Representações Sociais de Estudantes Universitários Portugueses sobre Família, Parentalidade e Papéis de Género (The Social Representations of Portuguese University Students about Family, Parenting and Gender Roles) |
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
|
2012/06/25 | A Crise da Democracia – Representações Sociais da Participação Política nos Jovens Universitários Portugueses (The Crisis of Democracy – Social Representations of Political Participation in Young Portuguese University Students) |
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
|
2012/05/17 | Revisitando Bateson: o “padrão que liga” – comunicação, double bind e aprendizagem (Revisiting Bateson: the “pattern that connects” – communication, double bind and learning) |
Universidade dos Açores (Ponta Delgada, Portugal)
|
2012/05/17 | Influenciar, desejar e querer na relação pedagógica - influências de uma abordagem ética (Influencing, desiring and wanting in the pedagogical relationship - influences of an ethical approach) |
Universidade dos Açores (Ponta Delgada, Portugal)
|
2011/11/17 | Las representaciones sociales del profesional docente - un enfoque tripartito (The social representations of the teaching professional - a tripartite approach) | Sessão de Conferência
Departamento de Pedagogía, Facultad de Educación y Trabajo Social, Universidad de Valladolid (Valladolid, Espanha)
|
2011/01/22 | Escuela y la interculturalidade – Un enfoque critico por la convivência sana a partir lo caso português (School and interculturality – A critical approach to healthy coexistence based on the Portuguese case) |
Departamento de Pedagogía, Facultad de Educación y Trabajo Social, Universidad de Valladolid (Valladolid, Portugal)
|
2011/01/20 | Los valores, la escuela y la sociedad: límites y desafíos para los profesores y los estudiantes (Values, school and society: limits and challenges for teachers and students) |
Departamento de Pedagogía, Facultad de Educación y Trabajo Social, Universidad de Valladolid (Valladolid, Espanha)
|
2005/05/02 | Os professores e os desafios da educação na era da pós-modernidade (The teachers and the challenges of education in the post-modern era) |
Departamento de Ciências da Educação, Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
2005/04/11 | Broader educational contexts: migrations and associationism – a case study. Project Images of languages in intercultural communication: contributions to the development of plurilingual competence |
CIEC (Amsterdam, Países Baixos)
|
2003 | Prevenção da Violência na Escola, No Violenza a scuola-rete europea di scambi (Prevention of Violence in Schools, No Violence at school - European exchange network) |
Universidade Aberta, Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2002/12/19 | Violence in the school – the portuguese case |
Hans Raj Mahila Vidyalaya (Punjab, Índia)
|
2002/10/28 | Das limitações e dos desafios de uma educação para a cidadania de hoje (The limitations and challenges of education for citizenship today) |
Centro Multimeios de Espinho (Espinho, Portugal)
|
2002/03/06 | Le phénomène de l’indiscipline et de la violence dans les écoles portugaises (The phenomenon of indiscipline and violence in Portuguese schools) |
Departamento de Ciências da Educação, Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
2001/12/06 | Resultados finais do Projecto NOVAS RES (Final results of the NOVAS RES Project) | International Conference Prevention of School Violence
Fórum Cultural do Seixal (Seixal, Portugal)
|
2001/03/09 | Interculturalism and adult education in Portugal: some contributions. Projecto TAPPE – The psycho-pedagogical and managerial training for adults’ trainers | Seminário Internacional Stimulation of the learners’s autonomy and self-assessment learning
Departamento de Ciências da Educação, Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
2001/02/08 | Violence at school – a general view on portuguese case |
Haute École de Bruxelles, ISTI (Bruxelas, Bélgica)
|
2000/05/22 | L’éducation et les valeurs sous l’Etat Nouveau et de nos jours – étude du cas portugais (Education and values ¿¿under the New State and today – study of the Portuguese case) |
IUFM, Académie de Montpellier (Montpellier, França)
|
2000/05/18 | L’altérité et la (re)construction du savoir : quelques réflexions dans le cadre l’éducation interculturelle (Otherness and the (re)construction of knowledge: some reflections in the context of intercultural education) | Colloque International Échanges internacionaux et réussite scolaire pour tous
IUFM, Académie de Montpellier (Montpellier, França)
|
2000/03/25 | The nature of pedagogical thinking about violence at schools: some implications on the portuguese case |
Sala Congressi dell’Archivio di Stato (Turim, Itália)
|
1999/11/26 | Pressupostos teóricos da educação intercultural em Portugal: alguns contributos para uma leitura crítica (Theoretical assumptions of intercultural education in Portugal: some contributions for a critical reading) |
Dep. de Métodes d’investigació I Diagnòstic en Educació. Facultat de Pedagogia, Divisió Ciències de l’Educació, Universitat
de Barcelona (Barcelona, Espanha)
|
1997/10/20 | L’école et les valeurs: neutralité ou engagement? (School and values: neutrality or commitment?) |
IUFM, Académie de Montpellier (Montpellier, França)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023 - Atual | Ética Ambiental
Orientador
|
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Brasil
|
2010 - Atual | Representações Sociais e dos profissionais de saúde portugueses perante a morte.
Orientador
|
Doutoramento em Sociologia (Doutoramento)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
Universidade de Aveiro, Portugal |
2023/07/04 - 2023/07/04 | A ética ambiental na formação inicial de professores: conceções dos professores do ensino secundário pedagógico de uma escola
do sul de Angola
Orientador
|
Programa Doutoral em Educação (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Unidade de Investigação do Departamento de Ciências da Educação. Universidade de Aveiro., Portugal
|
2023/07/04 - 2023/07/04 | Conceções dos Professores do 1º ciclo do Ensino secundário sobre a Educação para a Democracia no sul de Angola
Orientador
|
Programa Doutoral em Educação (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Unidade de Investigação do Departamento de Ciências da Educação. Universidade de Aveiro., Portugal
|
2006 - 2012/12/14 | Representações sociais dos jovens universitários portugueses sobre os valores
Orientador
|
Educação (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2006 - 2012/10/05 | O Didaktos Online: travessias digitais para uma cidadania reflexiva
Coorientador
|
Educação (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2011 - 2011 | Representações sociais dos universitários da UA sobre homossexualidade
Orientador
|
educação (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2010 - 2010 | Ética e experimentação animal - Representações de docentes/alunos da UA.
Orientador
|
educação (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2010 - 2010 | Representações sobre Cidadania digital: o caso dos cursos EFA.
Orientador
|
educação (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2010 - 2010 | Representação social da morte em contexto militar.
Orientador
|
educação (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2010 - 2010 | Representações das línguas estrangeiras dos alunos de LRE da UA
Orientador
|
educação (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2009 - 2009 | Educação em e para os valores na encruzilhada axiológica da pós-modernidade. Dos discursos às práticas.
Orientador
|
Especialização em Administração Escolar e Organização Escolar. (Mestrado)
Departamento de Economia, Gestão e Ciências Sociais., Portugal
|
2009 - 2009 | EA e Tutoria: Representações de pais e professores do 1º CEB.
Orientador
|
educação (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2009 - 2009 | Democracia e participação: representações dos alunos do 3º ciclo.
Orientador
|
educação (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2009 - 2009 | Família e Educadores de Infância: representações de género
Orientador
|
educação (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2009 - 2009 | Representações de comunicação pela ciência em educação (não) formal.
Orientador
|
educação (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2008 - 2008 | Representações sociais de educadores de infância e agentes especializados sobre educação ambiental. Um cruzamento de interesses
e intenções.
Orientador
|
educação (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2002 - 2002 | Educação em Valores: do(s) discurso(s) às representações práticas dos professores de Ciências da Terra e da Vida.
Coorientador
|
educação (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2025/11/27 - 2025/11/28 | Organização do I Congresso Internacional de Educação Ambiental (Brasil, Angola e Portugal). Online. (2025/11/27 - 2025/11/28)
Congresso (Presidente da Comissão Organizadora)
|
|
2025/02/26 - 2025/02/26 | Organização de Ética na investigação: a formação de investigadores – desafios e dilemas (Online) (2025/02/26 - 2025/02/26)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Aveiro, Portugal |
2025 - 2025 | Organização da 1ª edição do Ciclo de Dilemas Éticos na Prática Profissional do Psicólogo: O que fazer? (2025 - 2025)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Aveiro, Portugal |
2025 - 2025 | Organização do Ciclo de Conferências GPEAT 2025 (2025 - 2025)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
|
|
2024/11/14 - 2024/11/14 | Organização do Seminário Ética e formação de educadores ambientais para contextos emergentes socioambientais, proferida pela
Prof. Anelize Amaral (2024/11/14 - 2024/11/14)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Aveiro, Portugal |
2024/10/23 - 2024/10/24 | Organização do Colóquio Internacional Educação e democracia na era da IA - desafios e oportunidades (2024/10/23 - 2024/10/24)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal |
2024/10/08 - 2024/10/09 | Organização do Colóquio Internacional de Ética e Integridade na investigação em Ciências Humanas e Sociais (2024/10/08 - 2024/10/09)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Aveiro, Portugal |
2024/05/10 - 2024/05/10 | Organização do Seminário de Doutoramento: Questões éticas na investigação em educação - soluções e problemas (2024/05/10 - 2024/05/10)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal |
2024/04/08 - 2024/04/08 | Organização do Ciclo de Conferências em Ética: Dilemas éticos em Psicologia – a questão da morte antecipada e o (novo) papel
do psicólogo (2024/04/08 - 2024/04/08)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal |
2024/02/07 - 2024/02/09 | Moderação do atelier 3. XXXI edição do Colóquio Internacional da AFIRSE Portugal. Aprendizagem, Diversidade e Equidade: A
Investigação em Educação. (2024/02/07 - 2024/02/09)
Outro (Outra)
|
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal |
2023/06/09 - 2023/06/09 | Organização de Seminário de Doutoramento em Educação: Questões éticas na investigação II: RGPD/DPIA (2023/06/09 - 2023/06/09)
Seminário (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Aveiro, Portugal |
2023/05/31 - 2023/05/31 | Organização do Ciclo de Conferências em Ética II: Dilemas éticos em Psicologia forense (2023/05/31 - 2023/05/31)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Aveiro, Portugal |
2023/05/26 - 2023/05/26 | Organização do Seminário de Doutoramento em Educação: Questões éticas na investigação I: RGPD/DPIA (2023/05/26 - 2023/05/26)
Seminário (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Aveiro, Portugal |
2023/05/19 - 2023/05/19 | Organização do Seminário de Doutoramento em Educação: Questões éticas na investigação em educação - soluções e problemas (2023/05/19 - 2023/05/19)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
2023/05/03 - 2023/05/03 | Organização do Ciclo de Conferências em Ética: Dilemas éticos em Psicologia – a questão da privacidade no exercício da prática
profissional (2023/05/03 - 2023/05/03)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Aveiro, Portugal |
2019/11/28 - 2019/11/28 | Coorganização do Colóquio Internacional Exílio, exílios (2019/11/28 - 2019/11/29)
Conferência (Coorganizador)
|
Dep. Línguas e Culturas. CLLC. Universidade de Aveiro, Portugal |
2014/11/05 - 2014/11/05 | Organização da Conferência Questões ético-filosóficas em saúde (2014/11/05 - 2014/11/05)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
2014/10/15 - 2014/10/15 | Organização da Conferência Questões éticas em saúde mental (2014/10/15 - 2014/10/15)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Aveiro, Portugal |
2014/05/26 - 2014/05/26 | Organização da Conferência Ética e Suporte terminal de vida (2014/05/26 - 2014/05/26)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro, Portugal |
2014/04/16 - 2014/04/16 | Organização da Conferência Ética, Filosofia e Budismo (2014/04/16 - 2014/04/16)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro, Portugal |
2014/03/22 - 2014/03/22 | Coorganização da Conferência Ética e doenças (o)cultadas (2014/03/22 - 2014/03/22)
Conferência (Coorganizador)
|
Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro, Portugal |
2013/05/08 - 2013/05/08 | Organização do Workshop O suicídio em pessoas dementes – questões éticas (2013/05/08 - 2013/05/08)
Oficina (workshop) (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Aveiro, Portugal |
2012/04/13 - 2012/04/13 | Organização do Seminário Susan Wolf: A questão da razão e da responsabilidade e o problema da irracionalidade no agir moral (2012/04/13 - 2012/04/13)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Porto, Portugal |
2009/10/16 - 2009/10/17 | Coorganização do Colóquio A Escola de Braga e a Formação Humanística – tradição e inovação (2009/10/16 - 2009/10/17)
Conferência (Coorganizador)
|
Universidade Católica Portuguesa - Braga, Portugal |
2008/05/16 - 2008/05/16 | Organização do Seminário El nuevo rol del Profesor – Tutor universitario ¿algo más que un deseo? (2008/05/16 - 2008/05/16)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Aveiro, Portugal |
2008/05/12 - 2008/05/12 | Organização do Seminário Cómo realizar una Tesis Doctoral en Educación: aspectos formales y de contenido (2008/05/12 - 2008/05/12)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Aveiro, Portugal |
2008/05/08 - 2008/05/12 | Organização do III Seminário Internacional - Representações sociais e do trabalho docente (2008/05/08 - 2008/05/12)
Seminário (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Aveiro, Portugal |
2008/01/23 - 2008/01/25 | Organização da 4ª Reunião técnica dos grupos de pesquisa associados às representações sociais e ao trabalho docente do CIERDS-ED (2008/01/23 - 2008/01/24)
Encontro (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Aveiro, Portugal |
2007/05/10 - 2007/05/10 | Organização da Conferência Neurobiologia da Consciência (2007/05/10 - 2007/05/10)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Aveiro, Portugal |
2007/05/02 - 2007/05/03 | Organização do Congresso Educação e Democracia: Representações sociais, práticas educativas e cidadania (2007/05/02 - 2007/05/03)
Congresso (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Aveiro, Portugal |
2006/04/15 - 2006/04/15 | Organização do Seminário Violência Doméstica - Projecto Novo Rumo (2006/04/15 - 2006/04/15)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Aveiro, Portugal |
2004/03/03 - 2004/03/04 | Organização do Seminário Contextos educativos alargados: migrações e associativismo – um estudo de caso (2004/03/03 - 2004/03/04)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Aveiro, Portugal |
2004/02/27 - 2004/02/27 | Organização da Conferência Design e Cidadania (2004/02/27 - 2004/02/27)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Aveiro, Portugal |
2002/05/22 - 2002/05/22 | Organização da Conferência Família, Escola e Valores (2002/05/22 - 2002/05/22)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Aveiro, Portugal |
2002/05/08 - 2002/05/08 | Organização da Conferência Introdução à sensibilização da diversidade linguística em contexto escolar (2002/05/08 - 2002/05/08)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Aveiro, Portugal |
2002/03/06 - 2002/03/06 | Organização do Seminário Le phénomène de l’indiscipline et de la violence dans les écoles portugaises. Séminaire de Formation
pour dês Personnels d’encadrement du Ministère de l’Education de la France ’Le système éducatif et l’évaluation organisationnelle
au Portugal’ (2002/03/06 - 2002/03/06)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Aveiro, Portugal |
2002/02/27 - 2002/02/27 | Organização da Conferência A escola para a diferença (2002/02/27 - 2002/02/27)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Aveiro, Portugal |
2001/05/16 - 2001/05/16 | Organização do Seminário Violência na escola: deitar fora as cadeiras pelas janelas para as alunas das licenciaturas em Educação
de Infância e Professores do 1º Ciclo Ensino Básico (3º e 4º ano). Organizou um painel sobre violência escolar. (2001/05/16 - 2001/05/16)
Seminário (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Aveiro, Portugal |
2000/05/31 - 2000/05/31 | Organização da Conferência Do Conhecimento do Genoma Humano: benefícios e malefícios (2000/05/31 - 2000/05/31)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Aveiro, Portugal |
2000/05/24 - 2000/05/24 | Organização da Conferência Ciência e Sociedade: A energia Nuclear (2000/05/24 - 2000/05/24)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Aveiro, Portugal |
2000 - 2000 | Coorganização da Conferência Os herdeiros de Galeno: da Arte Farmacêutica à Ciência Farmacêutica (2000 - 2000)
Conferência (Coorganizador)
|
|
1999/06/08 - 1999/06/08 | Organização da Conferência Filosofia: função e estrutura (1999/06/08 - 1999/06/08)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Aveiro, Portugal |
1999/05/19 - 1999/05/20 | Organização da Conferência Ética e Ciência, Energia Nuclear: dos riscos aos benefícios, a controvérsia social (1999/05/19 - 1999/05/20)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Aveiro, Portugal |
1999/04/22 - 1999/04/22 | Coorganização da Conferência Escolas de Investigação em Química no séc. XIX (1999/04/22 - 1999/04/22)
Conferência (Coorganizador)
|
Universidade de Aveiro, Portugal |
1999/04/21 - 1999/04/21 | Coorganização da Conferência A Bioética (1999/04/21 - 1999/04/21)
Conferência (Coorganizador)
|
Universidade de Aveiro, Portugal |
1999/04/14 - 1999/04/14 | Organização da Conferência O Mundo nas Exposições Universais do Século XIX (1999/04/14 - 1999/04/14)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Aveiro, Portugal |
1999/03/23 - 1999/03/23 | Organização da Conferência Diferença e Multiculturalismo (1999/03/23 - 1999/03/23)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Aveiro, Portugal |
1999/02/08 - 1999/02/09 | Organização das Primeiras Jornadas da Unidade de Investigação Construção do Conhecimento Pedagógico nos Sistemas de Formação
- Construção do Conhecimento Profissional e o Novo Paradigma Científico e Pedagógico (1999/02/08 - 1999/02/09)
Conferência (Coorganizador)
|
Universidade de Aveiro, Portugal |
1998/02/18 - 1998/02/21 | Coorganização do IV Congresso da SPCE: Investigar e Formar em Educação (1998/02/18 - 1998/02/21)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Aveiro, Portugal |
1998/02/18 - 1998/02/21 | Organização do Simposium Educação e Valores numa perpectiva comparada: os contributos da filosofia, pedagogia e antropologia
(1998/02/18 - 1998/02/21)
Simpósio (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Aveiro, Portugal |
1997/12/12 - 1997/12/12 | Coorganização de Portugal: A Faculdade de Filosofia no Séc. XVIII e o Colégio das Artes no Séc. XVI (1997/12/12 - 1997/12/12)
Conferência (Coorganizador)
|
Universidade de Aveiro, Portugal |
1997/05/22 - 1997/05/22 | Coorganização de Gaspar Frutuoso (séc. XVI) – a Atlântida e os Açores (1997/05/22 - 1997/05/22)
Conferência (Coorganizador)
|
Universidade de Aveiro, Portugal |
1997/02/26 - 1997/02/26 | Coorganização da Reinterpretando as origens da Química Quântica: Mulliken-Pauling versus Heitler-London (1997/02/26 - 1997/02/26)
Conferência (Coorganizador)
|
Universidade de Aveiro, Portugal |
1996/12/04 - 1996/12/05 | Coorganização da Multiculturalidade e Educação: Desafiando os limites de (des)conhecimentos sobre a diversidade, as identidades
e as comunidades (1996/12/04 - 1996/12/05)
Conferência (Coorganizador)
|
Universidade de Aveiro, Portugal |
1996/05/15 - 1996/05/15 | Organização da Conferência A escola, a família e os valores: Centrar o currículo nos padrões culturais (1996/05/15 - 1996/05/15)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Aveiro, Portugal |
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2024/06/24 | Fatores psicossociais, saúde mental e a satisfação profissional e o desempenho académico: um estudo em docentes e estudantes
do ensino superior
Presidente do júri
|
Cristiana Valente Pinheiro (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2024/06/24 | Procrastinação académica, desempenho académico e intenção de evasão: uma análise das relações no contexto do ensino superior
Presidente do júri
|
Danielle Rezende Rodrigues (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2024 | A Study of Metafictional Strategies in the Select Novels of Salman Rushdi
Arguente principal
|
Mr. S. Prabhakaran (Doutoramento)
Department of English, Periyar University Centre for Postgraduate and Research Studies, Índia
|
2023/07/07 | Dinâmicas de inclusão e de exclusão no discurso de crianças haitianas numa escola municipal de São Paulo (Projeto de Investigação)
Presidente do júri
|
Luciene Silva (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2023/07/04 | A ética ambiental na formação inicial de professores: conceções dos professores do ensino secundário pedagógico de uma escola
do sul de Angola (Projeto de Investigação)
Orientador
|
João Mundo Tomás Mapia (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2023/07/04 | Conceções dos Professores do 1º ciclo do Ensino secundário sobre a Educação para a Democracia no sul de Angola (Projeto de
Investigação)
Orientador
|
Paulo Chingue Zacarias (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2022/01/13 | Formação Inicial de Professores na Educação para a Cidadania: O caso da Faculdade de Educação e Desporto de Cabo Verde
Arguente principal
|
Elisabete de Jesus Lopes da Veiga Varela (Doutoramento)
Universidade de Coimbra, Portugal
|
2018/10/31 | Formação inicial de professores de educação física no Brasil: das determinações legais às práticas institucionalizadas na
educação infantil
Arguente principal
|
Cláudia Rocha (Doutoramento)
Universidade de Coimbra, Portugal
|
2018/07/24 | A formação inicial de professores para educar para a cidadania no instituto universitário de educação de Cabo Verde (Projeto
de Investigação)
Arguente principal
|
Elisabete de Jesus Lopes da Veiga Varela (Doutoramento)
Universidade de Coimbra, Portugal
|
2018/07/24 | Valores e educação ambiental: a responsabilidade da escola e dos professores (Projeto de Investigação)
Arguente principal
|
Natércia Sofia Cotrim Graça (Doutoramento)
Universidade de Coimbra, Portugal
|
2015 | Jovens NEET: o caso português
Presidente do júri
|
Anabela Tavares Pereira da Silva (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2015 | O desafio de ler o mundo ao longo da vida: A vida e a voz de estudantes sénior na Universidade de Aveiro
Presidente do júri
|
Marisa Alexandra Maia Machado (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2015 | Comunicando e motivando crianças com perturbações do espectro do autismo através da música
Presidente do júri
|
Iryna Rybina (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2014 | Os contos de fadas como promotores do desenvolvimento da comunicação e linguagem na primeira infância
Presidente do júri
|
Ana Rita Nunes e Arvins (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2014 | Formação e desenvolvimento Profissional. Representações dos educadores
Presidente do júri
|
Lara Diana da Silva Figueira (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2013 | A educação para a cidadania no sistema de ensino básico português no âmbito da formação do carácter: análise e propostas.
Dois estudos de caso.
Arguente principal
|
Eduardo Nuno do Rosário Fonseca (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2013 | O trabalho colaborativo na inclusão de alunos com multideficiência
Presidente do júri
|
Elisabete Maria Henriques de Almeida (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2013 | Intervindo na multideficiência: mobilidade, comunicação e interação
Presidente do júri
|
Jacinta Margarida Ribeiro Santos Serrano (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2011/11/16 | Sociatría y educación a distancia: Una propuesta de desarrollo psicosocial a través de la autoevaluación del alumno
Arguente principal
|
Zaide Enilza Valles de Sá (Doutoramento)
Universidad Nacional de Educación a Distancia, Espanha
|
2011/01/21 | Influenzia de la pobreza en el rendimento escolar de los niños de la comunidade Ejidal en el pescadeiro Baja California Sur.
Mexico
Arguente principal
|
Rolando José Luis Santos Orcillez (Doutoramento)
Universidad de Valladolid, Espanha
|
2011 | A criança com autismo e as respostas educativas – um estudo de caso
Presidente do júri
|
Catarina Rosa Ferreira Soares Mendes (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2008 | O professor e o estudo dos valores culturais em Portugal: uma análise de caso dos manuais e orientações de Formação Cívica
no 2º ciclo do Ensino Básico
Arguente principal
|
Cláudia Sofia Pereira Monterroso (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2007 | Modelos axiológicos e expectativas dos professores da área de formação cívica
Arguente principal
|
Lígia Maria Alves Esteves Pinheiro (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2006 | Educar em Valores: estratégias para uma convivência saudável em contexto de 1º ciclo
Arguente principal
|
Joana Almeida d’Almada Burguete (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2005 | Migrações: a promoção da língua portuguesa e da leitura como factor de cidadania e de inserção social.
Arguente principal
|
Ana Sofia Faria de Andrade (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2004 | Dimensões Psicopedagógicas da formação dos Enfermeiros
Arguente principal
|
Daniel Marques da Silva (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2002 | Atitudes dos jovens face ao ambiente de aula e de escola: Relações com aspectos motivacionais
Arguente principal
|
Júlia Maria Raposo Conchinha Antunes (Mestrado)
Universidade Autónoma de Lisboa, Portugal
|
2001 | Mecanismos da comunicação e da interpessoalidade na relação ensino-aprendizagem
Arguente principal
|
Maria Cacilda Freitas Marado (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2001 | A gestão da multiculturalidade numa escola secundária portuguesa – um estudo de caso
Arguente principal
|
João Manuel Ferreira Alves (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
1999 | Relevância educacional da autoridade e do doutrinamento nas constituições da Congregação da Paixão
Arguente principal
|
Avelino Vieira da Silva (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
1999 | A Pessoa na Educação a partir de uma leitura de Laín Entralgo
Arguente principal
|
Anastácio da Silva Rodrigues (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
1998/10/30 | A influência relativa das percepções partilhadas ou divergentes no relacionamento dos pais com filhos adolescentes
Arguente principal
|
José Pinto Lopes (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
1998 | A (in)evitável educação digital: Um olhar sobre a utilização da internet no ensino
Arguente principal
|
Maria Assumpta Pimenta Dias Coimbra (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
|
1998 | A autoridade do Professor: as representações sociais de Alunos, Pais e Professores
Arguente principal
|
Maria José de Barros e Cunha Maya (Mestrado)
Universidade Autónoma de Lisboa, Portugal
|
1997 | Perspectivas dos Professores do 1º ciclo sobre a Formação Pessoal e Social
Arguente principal
|
Maria Otília Morais Rodrigues Pereira (Mestrado)
Universidade Autónoma de Lisboa, Portugal
|
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2024 - Atual | American Journal of Applied Psychology (2328-5672) | Science Publishing Group |
2024 - Atual | Revista Práxis (2176-9230) | UniFOA |
2024 - Atual | Journal of Current Research and Studies (3048-9911) | |
2024 - Atual | Science Journal of Education (2329-0897) | Science Publishing Group |
2023/08 - Atual | Revista Horizontes (2317-109X) | |
2021 - Atual | Revista Filosofia Unisinos (1984-8234) | Universidade do Vale do Rio dos Sinos |
2021 - Atual | Educere - Revista da Educação da UNIPAR (1982-1123 ) | Universidade Paranaense – UNIPAR |
2021 - Atual | Science Letters (2682-8626) | Penerbit Press |
2021 - Atual | Educational Research (N/A) | Taylor & Francis |
2021 - Atual | Journal of Aging and Geriatric Psychiatry (N/A) | Allied Academies |
2021 - Atual | International Journal of Applied Sociology (2169-9739) | Scientific & Academic Publishing |
2021 - Atual | International Education Studies and Sustainability (IESS) (2766-4562) | Scholink |
2021 - Atual | Internet Latent Corpus Journal (ILCJ) (1647-7308) | CIDTFF | Mestrado Profissional em Educação do Centro Universitário Adventista de São Paulo |
2020 - Atual | International Journal of Advances in Philosophy (2643-1610) | Science and Education Publishing |
2020 - Atual | American Journal of Educational Research (2327-6150) | Science and Education Publishing |
2020 - Atual | Asian Journal of Arts, Humanities and Social Studies (N/A) | |
2020 - Atual | World Journal of Social Sciences and Humanities (2474-1434) | Science and Education Publishing |
2020 - Atual | World Journal of Educational Research (WJER) (2333-5998) | Scholink |
2017 - Atual | Current Journal of Applied Science and Technology (2457-1024) | |
2023 - 2023 | Praxis Educativa (1809-4309) | Universidade Estadual de Ponta Grossa |
2023 - 2023 | Journal of Global Research in Education and Social Science (2454-1834) | International Knowledge Press |
2022 - 2023 | International Journal of Advanced Multidisciplinary Social Science (TBD) | JAMSS Editors |
2021 - 2023 | Research Journal of Education (2413-0540) | Academic Research Publishing Group |
2022 - 2022 | Revista Formación Universitaria (0718-5006) | Centro de Informacion Tecnologica |
2022 - 2022 | International Journal of Current Research and Applied Studies (IJCRAS) (2583-6781) | Chronopub Publications |
2022 - 2022 | International Journal of Sociology and Antropology ( 2006-988X) | |
2022 - 2022 | American Journal of Public Health Research (2327-6703) | Science and Education Publishing |
2019 - 2022 | Journal of Scientific Research and Reports (2320-0227) | |
2021 - 2021 | American Journal of Sociological Research (2166-5451) | Scientific & Academic Publishing |
2019 - 2020 | Indagatio Didactica (1647-3582) | Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF/UA) |
2019 - 2019 | Asian Qualitative Research Association (N/A) | |
2018 - 2018 | American Journal of Educational Research (2327-6150) | Science and Education Publishing |
2018 - 2018 | World Journal of Educational Research (WJER) (2333-5998) | Scholink |
2018 - 2018 | International Journal of Scientific and Academic Publishing (2163-2677) | Scientific & Academic Publishing |
2018 - 2018 | Journal of Aging and Geriatric Psychiatry (N/A) | Allied Academies |
2015 - 2018 | Journal of Global Research in Education and Social Science (2454-1834) | International Knowledge Press |
2016 - 2016 | Research Journal of Education (2413-0540) | Academic Research Publishing Group |
2016 - 2016 | World Journal of Educational Research (WJER) (2333-5998) | Scholink |
2016 - 2016 | Revista Filosofia Unisinos (1984-8234) | Universidade do Vale do Rio dos Sinos |
2015 - 2016 | Journal of Scientific Research and Reports (2320-0227) | |
2015 - 2015 | Asian Journal of Agricultural Extension, Economics & Sociology (2320-7027) | |
2015 - 2015 | American Journal of Educational Research (2327-6150) | Science and Education Publishing |
2012 - 2015 | Journal of Education, Society & Behavioural Science (2456-981X) | |
2012 - 2014 | Journal of Basic and Applied Research International (2395-3446) | |
2013 - 2013 | Revista Sképsis (1981-4534) | |
2013 - 2013 | Internet Latent Corpus Journal (ILCJ) (1647-7308) | CIDTFF | Mestrado Profissional em Educação do Centro Universitário Adventista de São Paulo |
2013 - 2013 | International Journal of Education (1948-5476) | Macrothink Institute |
2013 - 2013 | American Journal of Educational Research (2327-6150) | Science and Education Publishing |
2013 - 2013 | International Journal of Education and Practice (2310-3868) | Conscientia Beam |
2012 - 2013 | Journal of Scientific Research and Reports (2320-0227) | |
2011 - 2013 | Prima Facie – Revista de Ética (1647-1210) | |
2012 - 2012 | Educational Research Journal (2141-5161) | Taylor & Francis |
2010 - 2010 | Revista Portuguesa de Educação (CIEd/UM) (2183-0452) | Centro de Investigação em Educação (CIEd) do Instituto de Educação da Universidade Minho (UM) |
2010 - 2010 | Indagatio Didactica (1647-3582) | Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF/UA) |
2010 - 2010 | International Journal of Sociology and Antropology ( 2006-988X) |
Comissão de avaliação
Descrição da atividade Tipo de assessoria |
Instituição / Organização | Entidade financiadora | |
---|---|---|---|
2014 - Atual | Comissão do Júri de seriação das candidaturas Programa Doutoral em Educação
Avaliador
|
Unidade de Investigação do Departamento de Ciências da Educação. Universidade de Aveiro., Portugal | |
2013 - Atual | Membro especialista em Ética do Conselho de Ética e Deontologia da Universidade de Aveiro | Universidade de Aveiro, Portugal | |
2013 - 2021 | FCT Membro do Painel de Avaliação - Educational Sciences
Avaliador
|
Associação para a Inovação e Desenvolvimento da FCT, Portugal | Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
2016 - 2017 | Membro do Painel de Avaliação Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia dos Açores | Unidade de Investigação do Departamento de Ciências da Educação. Universidade de Aveiro., Portugal | |
2015 - 2015 | Membro do Independent International Review Panel of the HERA for Humanities |
Consultoria / Parecer
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2020 - Atual | Consultora científica do Projeto Simulação Pedagógica em Educação e Ensino | Universidade de Coimbra, Portugal |
2024 - 2024 | Parecer sobre o artigo "A Inteligência Artificial Generativa como Catalisador do Pensamento Crítico e Criativo no Ensino Secundário" | Revista Práxis, Brasil |
2023 - 2023 | Parecer sobre o livro "Educação, Formação e Cultura (s): Mundos de conhecimento e horizonte de sentido(s)" | Edições MIL, Portugal |
2023 - 2023 | Parecer sobre o livro "Teoria da Educação e Formação de Professores. Conceções, Teorias e Práticas" | Edições MIL, Portugal |
2009 - 2009 | Parecer de avaliação solicitado pela FCT e tradução da obra "Metodologias de investigação anti-racistas. Questões críticas." | Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal |
Entrevista (jornal / revista)
Descrição da atividade | Jornal / Forum | |
---|---|---|
2001/10/04 | Entrevista Encuentro sobre la no violencia en la escuela (3) no âmbito do III Encuentro Internacional del Proyecto NOVAS RES | Jornal Voz de Alcalá (Alcalá de Guadaira, Sevilha) |
Entrevista / Programa (rádio / tv)
Programa | Tema | |
---|---|---|
2007/03/16 - 2007/03/16 | Entrevista concedida ao Rádio Club de Aveiro | Dia Mundial da Cidadania |
2005/12/14 - 2005/12/14 | Entrevista Violência na Escola (em formato DVD). Programa 3810/UA. | |
2002/12/15 - 2002/12/15 | Entrevista Violência, Escola e Paz. |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2025 - Atual | Rede Iberoamericana para la Democracia y la AI (https://www.eui.eu/Documents/web2021/REDemocracIA-concept-note-ES.pdf) | Membro de associação |
2025 - Atual | COPE – Promoting integrity in scholarly research and its publication (https://publicationethics.org/) | Membro de associação |
2025 - Atual | European Foundation for the Advancement of Doing Philosophy with Children – The Sophia Network (https://www.philosophy-foundation.org/sophia) | Membro de associação |
2025 - Atual | RedÉtica – Rede Nacional de Comissões de Ética | Membro de associação |
2024 - Atual | IRAFPA – Institut International de Recherche et d'Action sur la Fraude et le Plagiat Académiques (https://irafpa.org/) | Membro de associação |
2024 - Atual | Rede Ibero-Americana (Red-IA) - https://red-ia.org/index.php?pagina=inicio | Membro de associação |
2007 - Atual | SPF – Sociedade Portuguesa de Filosofia (https://www.spfil.pt/) | Membro de associação |
2007 - Atual | APF – Associação de Professores de Filosofia (https://apfilosofia.org/) | Membro de associação |
2007 - Atual | SPCE – Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (https://www.spce.org.pt/) | Membro de associação |
2000 - Atual | APEDI – Associação de Professores para a Educação Intercultural (https://www.apedi.pt/) | Membro de associação |
1994 - Atual | Associação Ciência e Tecnologia (Universidade de Lisboa) - Grupo de Ciências, Técnicas e Valores | Membro de associação |
1998 - 2008 | Centro de Estudos de História e Filosofia da Ciência e da Técnica (HFCT) da Universidade de Aveiro | Membro fundador |
1994 - 1998 | A.I.F.P.S (Association des Intervenants en Formation Personnelle et Sociale): Promotion de La Formation Personnelle et Social, Services de Documentation aux Membres | Membro de associação |
1994 - 1998 | ATEE – Association for Teacher Education in Europe (https://atee.education/) | Membro de associação |
1994 - 1998 | AFEC – Association Francophone d’Éducation Comparée (https://inspe.unistra.fr/recherche/associations-de-recherche-en-education/lassociation-francophone-deducation-comparee-afec/) | Membro de associação |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2024 - Atual | Editorial Board Member of Humanities & Social Sciences
Membro
|
|
2024 - Atual | Editorial Board Member of Acta Social Sciences
Membro
|
|
2024 - Atual | Editorial Board Member of International Journal of Advances in Philosophy
Membro
|
|
2024 - Atual | Editorial Board Member of Revista Horizontes
Membro
|
Universidade São Francisco, Brasil, Brasil |
2024 - Atual | Editorial Board Member of Journal of Diversity Studies CAPES: QUALIS A2
Membro
|
|
2024 - Atual | Editorial Board Member of European Journal of Arts, Humanities and Social Sciences
Membro
|
|
2024 - Atual | Editorial Board Member of Journal of Scientific Research and Reports
Membro
|
|
2023 - Atual | Associate Editor - Global Academic and Scientific Journal of Multidisciplinary Studies
Membro
|
|
2022 - Atual | Editorial Board Member of International Journal of Advanced and Multidisciplinary Social Science
Membro
|
|
2022 - Atual | Associate Editor - Journal of Arts, Humanities & Social Sciences (ISRGJAHSS)
Membro
|
|
2021 - Atual | International Advisory Board - International Journal of Philosophy of Culture and Axiology
Membro
|
|
2018 - Atual | Editor in Chief (EiC) - Asian Journal of Arts, Humanities and Social Studies
Membro
|
|
2018 - Atual | Editor in Chief (EiC) - Current Journal of Applied Science and Technology
Membro
|
|
2014 - Atual | Coordenadora do ramo/especialidade em História e Teoria da Educação/ Programa Doutoral em Educação
Coordenador
|
|
2022 - 2026 | Editorial Advisory Board Member (EABM) of Book Division - BP International
Membro
|
|
2025/11/27 - 2025/11/28 | Comissão Científica e Organizadora do I Congresso Internacional de Educação Ambiental (Brasil, Angola e Portugal) - Online
Presidente / Vice-presidente
|
|
2025 - 2025 | Comissão Científica e Organizadora do Ciclo de Conferências GPEAT 2025
Presidente / Vice-presidente
|
|
2024/11/26 - 2024/11/29 | Comissão Científica do International Scientific Committee of the X International Congress on Psychological, Educational and
Health Contexts (Sevilha, Espanha)
Membro
|
|
2024/10/23 - 2024/10/24 | Comissão Organizadora e Científica do Colóquio Educação e democracia na era da IA - desafios e oportunidades
Presidente / Vice-presidente
|
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal |
2024/10/08 - 2024/10/09 | Comissão Organizadora e Científica do I Colóquio Internacional de Ética e Integridade na investigação em Ciências Humanas
e Sociais
Presidente / Vice-presidente
|
Universidade de Aveiro, Portugal |
2024 - 2024 | Editorial Decision - Asian Journal of Current Research
Consultor
|
|
2024 - 2024 | Editorial Decision - Asian Journal of Arts, Humanities and Social Studies
Consultor
|
|
2024 - 2024 | Editorial Decision - Journal of Scientific Research and Reports
Consultor
|
|
2024 - 2024 | Editorial Decision - Current Journal of Applied Science and Technology
Consultor
|
|
2024 - 2024 | Editorital Decision - Journal of Global Research in Education and Social Science
Consultor
|
|
2024 - 2024 | Academic Editor - Journal of Global Research in Education and Social Science
Consultor
|
|
2024 - 2024 | Guest Editor - BP International
Membro
|
|
2024 - 2024 | Guest Editor - Special Issue of International Journal of Education (Ethics research in education)
Membro
|
|
2023 - 2023 | Editor in Chief (EiC) - American Journal of Educational Research
Membro
|
|
2021 - 2023 | Associate Editor - Research Journal of Education
Membro
|
|
2019/11/28 - 2019/11/29 | Comissão Científica e Comissão Organizadora do Colóquio Internacional Exílio, exílios
Membro
|
Dep. Línguas e Culturas. CLLC. Universidade de Aveiro, Portugal |
2019 - 2019 | Editorial Assistant - Humanities and Social Sciences Letters
Consultor
|
|
2018/07/09 - 2018/07/12 | Comissão Científica da International Conference on Applied Psychology and Human Behavior (ICAP) (Funchal, Madeira)
Membro
|
|
2016/05/27 - 2016/05/29 | Comissão Científica do International Congress of the Medical Sciences, Education, Behavioral Sciences and Physical Rehabilitation
from the perspective of quality of life – with exposition. Craiova, Romania.
Membro
|
|
2013 - 2016 | Ética do Conselho de Ética e Deontologia da Universidade de Aveiro
Membro
|
|
2014/07/20 - 2014/07/23 | Comissão Científica da 12ª Conferência Internacional sobre Representações Sociais e IV Colóquio Luso-Brasileiro sobre Saúde,
Educação e Representações Sociais
Membro
|
Centro Internacional de Estudos em Representações Social e Subjetividade Educação (CIERS-ed), Brasil |
2012/10/25 - 2012/10/27 | Comissão Científica do Colóquio Nacional Formação Pluridimensional de Educadores e Professores em Dinâmicas de Intervenção
Educacional: Currículo(s), Cultura(s) e saberes na Sociedade do Conhecimento (Ponta Delgada, Açores)
Membro
|
|
2012/06/25 - 2012/06/28 | Comissão Científica da XI Conferência Internacional sobre Representações Sociais: As Representações Sociais em Sociedades
em Mudança
Membro
|
Universidade de Évora, Portugal |
2012/05/17 - 2012/05/19 | Comissão Científica do IV Colóquio Internacional de Filosofia da Educação: Educação e Interpelações do Humano na Sociedade
Contemporânea Problemáticas, Espaços, Projetos e Sentido(s)
Membro
|
Universidade dos Açores, Portugal |
2009/12/18 - 2009/12/19 | Comissão Científica do Congresso A escola de Braga e a formação humanística: Tradição e Inovação.
Coordenou o painel de comunicações: Temas em Debate.
Membro
|
Universidade Católica Portuguesa - Braga, Portugal |
2008/05/02 - 2008/05/02 | Comissão Científica do V Simposium sobre Organização e Gestão Escolar: Trabalho Docente e Organizações Educativas. Coordenou
uma sessão de apresentação de comunicações: Representações sociais sobre o trabalho docente.
Membro
|
Universidade de Aveiro, Portugal |
2008 - 2008 | Comissão Científica da International Conference of Educational Sciences: Dynamics and Perspectives
Membro
|
|
1999/02/08 - 1999/02/09 | Comissão Organizadora e Científica das Primeiras Jornadas da Unidade de Investigação Construção do Conhecimento Científico
e Pedagógico nos Sistemas de Formação – Construção profissional e o novo paradigma científico e pedagógico
Membro
|
Universidade de Aveiro, Portugal |
1998/02/18 - 1998/02/21 | Comissão Organizadora e Científica do IV Congresso da SPCE: Investigar e Formar em Educação
Membro
|
Universidade de Aveiro, Portugal |
1994/09/15 - 1994/09/17 | Comissão Organizadora do IV Congresso Europeu AESMAEF (Association Europeenne de Pratiques Muiltidisciplinaires en Sante Mentale
de l'Enfant, l'Adolescent et de la Famille)
Membro
|
Universidade de Aveiro, Portugal |
Tutoria
Tópico | Nome do aluno | |
---|---|---|
2022 - 2023 | Coordenadora Erasmus para a Educação e Psicologia do Departamento de Educação e Psicologia. | Erasmus |