???global.info.a_carregar???
Ana Margarida Barreto is an Assistant Professor with Habilitation at Universidade Nova de Lisboa, where she teaches Marketing, Strategic Communication and Organizational Communication. She completed a postdoc at Tel Aviv University, where she studied attention, perception, and memory, and was a visiting researcher at the University of Texas at Austin, Westminster University, King's College London, and Columbia University. She founded and coordinated the research line in Strategic Communication and the Laboratory in Research in Applied Communication - LICA (remaining in its coordination), of the ICNOVA Research Centre. Her work has been recognized with several invitations to participate in the panel of reviewers of world journals, such as Communications: The European Journal of Communication Research, European Journal of Marketing, Journal of Business Research, Cogent Social Sciences, Information Processing & Management, etc., having twice received the Outstanding Reviewer Award at the Emerald Literati Network Awards for Excellence (2015 and 2017). Outside academia, she worked for several years in communication, branding and advertising, in Portugal and Spain. Ana Margarida Barreto é Professora Auxiliar com Agregação na Universidade Nova de Lisboa, onde ensina Marketing, Comunicação Estratégica e Comunicação Organizacional. Completou pós-doc na Universidade de Tel Aviv, onde estudou atenção, percepção e memória, e foi visiting researcher na University of Texas at Austin, na Westminster University, no King's College of London e na Columbia University. Fundou e coordenou a linha de investigação em Comunicação Estratégica e o Laboratório em Investigação em Comunicação Aplicada (mantendo-se na sua coordenação), do Centro de Investigação ICNOVA. O seu trabalho tem sido reconhecido com vários convites para participar no painel de reviewers de revistas mundiais, tais como Communications: The European Journal of Communication Research, European Journal of Marketing, Journal of Business Research, Cogent Social Sciences, Information Processing & Management, etc. , tendo recebido por duas vezes o Prémio Outstanding Reviewer Award no Emerald Literati Network Awards for Excellence (2015 e 2017). Fora da academia, trabalhou vários anos em comunicação, branding e publicidade, em Portugal e Espanha.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Ana Margarida Barreto

Nomes de citação

  • Barreto, Ana Margarida

Identificadores de autor

Ciência ID
951D-F2D7-89B3
ORCID iD
0000-0002-7465-327X

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Formação
Grau Classificação
2014
Em curso
Facial Expression of Emotion (Pós-Graduação)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
(por concluir)
2014
Concluído
Neuroscience applied to consumption (Pós-doutoramento)
Tel Aviv University, Israel
n/a
2013
Concluído
Strategic Communication (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"Does Brand's Participation on Facebook affect Positively its Brand Equity?¿" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito bom
2007
Concluído
Master in Management in Business and Institutional Communication (Mestrado)
Universidad de Sevilla, Espanha
"Plan de Comunicación dirigido a la Fundación para la Investigación y Difusión de la Arquitectura, Sevilla (FIDAS)" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado
2005
Concluído
Organizational communication (Licenciatura)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
"(licenciatura)" (TESE/DISSERTAÇÃO)
16
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2009/10 - 2013/09 Investigador (Investigação) Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
2012/09 - 2013/06 Investigador visitante (Investigação) Columbia University - Business School, Estados Unidos
Chazen Visiting Scholar Program, Estados Unidos
2012/01 - 2012/07 Investigador visitante (Investigação) King’s College of London, Reino Unido
2011/09 - 2011/12 Investigador visitante (Investigação) University of Westminster, Reino Unido
2010/09 - 2010/12 Investigador visitante (Investigação) University of Texas at Austin, Estados Unidos

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2015/01/03 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2014/02 - 2014/12 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2014/02 - 2014/06 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Coimbra Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra, Portugal
2014/02 - 2014/06 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2009/06 - 2009/10 Account Manager Grupo Havas Media (One to One), Portugal
2007/09 - 2008/11 Brand Manager Cortijo y Asociados, Espanha
2007/03 - 2007/09 Account Manager Ruiz Nicoli, Espanha
2006/11 - 2007/02 Comunicação Agência de Comunicação Ibersponsor, Espanha
2006/03 - 2006/10 Communication manager Central de Cervejas e Bebidas, Portugal
2005/04 - 2005/07 Estágio TAP Air Portugal, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2019/02 - Atual Estrategias de Comunicación para Reducir el Consumo Energético
s/codigo
Investigador responsável
Fundación Carolina e ENDESA, Espanha
Endesa SA
Em curso
2016/09 - Atual “Social Networks and Travel Behaviour”
COST TU1305
Investigador
Concluído

Projeto

Designação Financiadores
2023/06 - Atual The application of social capital theory in the study of innovation capacity through coopetition by SMEs inserted in sectoral clusters
IDICA23/PMEINCoope
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa
2022 - Atual PORTUGUESE ATTITUDES TOWARDS ENERGY CONSUMPTION (PATEC)
FCT UIDB/05021/2020
Investigador responsável
Universidade Nova de Lisboa Instituto de Comunicação da Nova, Portugal
Em curso
2020 - Atual Political Participation Networks on Facebook in Portugal
PTDC/COM-CSS/28269/2017
Investigador
Em curso
2019 - Atual European network for Argumentation and Public Policy analysis (APPLY)
COST Action CA 17132
Investigador
2019/01/01 - 2019/12/31 CENTRO DE INVESTIGAÇÃO EM COMUNICAÇÃO, INFORMAÇÃO E CULTURA DIGITAL (CIC.Digital)
UID/CCI/04667/2019
Universidade de Aveiro, Portugal

Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal

Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal

Universidade NOVA de Lisboa, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Barreto, Ana Margarida; Correia de Brito, Nuno; Boechat, Anna Carolina; Oliveira Martins, Luís; Martins, Fernando. "Why don¿t we consume energy more efficiently? a Lisbon Parish council case study". Frontiers in Energy Efficiency 1 (2023): http://dx.doi.org/10.3389/fenef.2023.1250795.
    Publicado • 10.3389/fenef.2023.1250795
  2. Tufte, T.; Barreto, A.M.; de Brito, N.C.. "Communication and Social Change – New Directions in Research and Practice,Comunicação e Mudança Social – Novos Rumos na Investigação e na Prática". Media e Jornalismo 23 42 (2023): 9-20. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85166186008&partnerID=MN8TOARS.
    10.14195/2183-5462_42_0
  3. Anna Carolina Boechat; João Morais; Andreia Moura; Ana Margarida Barreto. "The impact of corporate social responsibility on brand loyalty and brand attachment : an analysis of the Portuguese brand Delta cafés". Universidade Lusíada (2022): http://hdl.handle.net/11067/6321.
    10.34628/YS2P-EE30
  4. Barreto, Ana Margarida. "Medición del Brand Equity con Social Media". (2020): http://hdl.handle.net/10362/100549.
  5. Tavares*, Albino Fernando Quaresma; Barreto**, Ana Margarida. "O impacto da Comunicação Externa da GNR na perceção de Liberdade e de Segurança". (2020): http://journals.openedition.org/cp/7293.
  6. Abbas, A.; Abel, G.; Abreu, A.; Adam, A.; Adamek, M.; Adiletta, G.; Adusei-asante, K.A.; et al. "Acknowledgement to reviewers of social sciences in 2019". Social Sciences 9 1 (2020): http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85079414274&partnerID=MN8TOARS.
    10.3390/socsci9010006
  7. Barreto, A.M.. "Measuring brand equity with social media,MediciÓn del brand equity con social media". Prisma Social 28 (2020): 69-85. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85091097766&partnerID=MN8TOARS.
  8. Barreto, Ana. "The impact of involvement on engagement with brand posts". Journal of Research in Interactive Marketing (2019): http://dx.doi.org/10.1108/jrim-01-2018-0013.
    10.1108/jrim-01-2018-0013
  9. Henriques, I.; Barreto, A.M.. "The Impact of the purchase channel on unplanned purchases". Media and Jornalismo 19 34 (2019): 249-268. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85069502572&partnerID=MN8TOARS.
    10.14195/2183-5462_34_18
  10. Barreto, Ana Margarida; Departamento de Ciências da Comunicação (DCC); Instituto de Comunicação da NOVA (ICNOVA). "Personal traits behind the intention to Donate Blood". (2019): http://hdl.handle.net/10362/95135.
    https://doi.org/10.14195/2183-5462_34_14
  11. Meirinhos, R.; Barreto, A.M.. "The contribution of strategic communication towards retaining human resources,A comunicacao estrategica como fator de retencao de recursos humanos". Media and Jornalismo 18 33 (2018): 75-90. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85063621227&partnerID=MN8TOARS.
    10.14195/2183-5462_33_5
  12. Boechat, A.C.; Barreto, A.M.. "A conceptual reflection about Corporate Social Responsibility and its relation with Strategic Communication,Uma reflexao conceptual sobre a Responsabilidade Social Corporativa e a sua relacao com a Comunicacao Estrategica". Media and Jornalismo 18 33 (2018): 25-41. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85063634645&partnerID=MN8TOARS.
    10.14195/2183-5462_33_2
  13. Boechat, Anna Caroliona; Barreto, Ana Margarida. "Uma reflexão conceptual sobre a Responsabilidade Social Corporativa e a sua relação com a Comunicação Estratégica". (2018): http://hdl.handle.net/10362/59122.
    https://doi.org/10.14195/2183-5462_33_2
  14. Boechat,Anna Carolina; Barreto,Ana Margarida. "Uma reflexão conceptual sobre a Responsabilidade Social Corporativa e a sua relação com a Comunicação Estratégica". (2018): http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-54622018000200003.
  15. Meirinhos,Rosa; Barreto,Ana Margarida. "A Comunicação Estratégica como Fator de Retenção de Recursos Humanos". (2018): http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-54622018000200006.
  16. Meirinhos, Rosa; Barreto, Ana Margarida. "A Comunicação Estratégica como Fator de Retenção de Recursos Humanos". (2018): http://hdl.handle.net/10362/59123.
    https://doi.org/10.14195/2183-5462_33_5
  17. Barreto, A.M.. "The word-of-mouth phenomenon in the social media era". International Journal of Market Research 56 5 (2014): 631-654. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84907287951&partnerID=MN8TOARS.
    10.2501/IJMR-2014-043
  18. Barreto, A.M.. "Do users look at banner ads on Facebook?". Journal of Research in Interactive Marketing 7 2 (2013): 119-139. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84878883145&partnerID=MN8TOARS.
    10.1108/JRIM-Mar-2012-0013
  19. Barreto, Ana Margarida. "Uma visão sobre a evolução da relação entre marcas e consumidores após a emergência da Web 2.0". (2011): http://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/1979.
Capítulo de livro
  1. Evandro Oliveira; Gisela Gonçalves. "The normative imperative: sociopolitical challenges of strategic and organizational communication". In PUBLIC INTEREST COMMUNICATION AND THE ADVOCACY STRATEGIES OF NON-PROFIT ORGANIZATIONS: THE CASE OF ODIF IN CAPE VERDE. Universidade da Beira Interior, LabCom, 2023.
    10.25768/654-941-1
  2. Dahl, S.; Barreto, A.M.. "Away from the mainstream: Motivations of travellers seeking alternative forms of LGBT Travel". 153-168. 2021.
Livro
  1. Barreto, A.M.. The rise of relationship marketing with social media. 2015.
    10.4018/978-1-4666-8459-1.ch010
Tese / Dissertação
  1. Tavares, Albino Fernando Quaresma. "O impacto da comunicação externa da GNR na perceção de liberdades e segurança da população portuguesa". Doutoramento, 2020. http://hdl.handle.net/10362/111725.
  2. Fernandes, Anna Carolina Boechat Chaves. "Responsabilidade Social Corporativa e Brand Equity". Doutoramento, 2020. http://hdl.handle.net/10362/107817.
  3. Barros, Inês Rodrigues de. "As reações dos seguidores da CRC em relação aos diferentes tipos de conteúdos online". Mestrado, 2020. http://hdl.handle.net/10362/106596.
  4. Leite, Inês da Silva. "COMPARAÇÃO DO IMPACTO DO ENDORSEMENT NO ENGAGEMENT CRIADO POR MICRO INFLUENCERS DIGITAIS OU POR UMA CELEBRIDADE – ESTUDO DE CASO DE UMA MARCA DE APOSTAS ONLINE". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10362/86624.
  5. Bassi, Fernanda Corrêa. "As ONG´s e o marketing social: uma abordagem tribal sobre o consumo fashion sustentável". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10362/85862.
  6. Feidão, Maria da Conceição Cabanga Massunga. "O press release na relação entre assessores e jornalistas: o caso do Ministério da Comunicação Social de Angola". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10362/89179.
  7. Neves, Luísa Bronzo Vieira. "Marcas de moda e influenciadores de redes socais: fórmula de sucesso?". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10362/85766.
  8. Machado, Lígia Maria Monteiro. "A comunicação interna de uma unidade hoteleira. O caso do “VILA VITA Parc Resort & Spa”". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10362/79472.
  9. Saramago, Nádia Cristina Tainhas. "O impacto das conversas soltas "Santander Advance Empresas" na imagem da marca Santander". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10362/79470.
  10. Feidão, Maria da Conceição Cabanga Massunga. "O press release na relação entre assessores e jornalistas: o caso do Ministério da Comunicação Social de Angola". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10362/89179.
  11. Graça, Raquel Maria Mendes Pinheiro da. "Role-playing as a communication strategy for social change". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10362/51576.
  12. Serôdio, Ivo Manuel Pais. "Identidade da marca: análise da marca Autoridade Marítima Nacional". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10362/51484.
  13. Meirinhos, Rosa Cristina dos Santos. "O Contributo das Chefias Intermédias para a Motivação e Satisfação dos Colaboradores". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10362/47276.
  14. Pucci, Thais Carvalho. "Avaliação de alternativas: Percepções sobre o produto em ambiente comercial online vs offline". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10362/25306.
  15. Antunes, Filipa Alexandra Pinto Moreno. "Work environment: a study on satisfaction". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10362/25006.
  16. Henriques, Inês de Pinho e Freitas Comédias. "O impacto do canal de compra no processo da compra não planeada". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10362/24350.
  17. Marques, Cláudia Montenegro Moreira. "Marketing aplicado às Universidades na captação de estudantes estrangeiros". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10362/19060.
  18. Pereira, Sofia Sousa. "Planificação estratégica de Marketing no Gabinete de Apoio ao Empreendedorismo da Reitoria da NOVA - Starters Academy". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10362/19949.
  19. Mendes, Rita Lourenço. "Planificação estratégica de marketing no Museu Nacional de História Natural e da Ciência". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10362/19864.
  20. Duarte, Fabiana Micaela da Silva. "O comportamento pró-social do dador de alimentos". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10362/19818.
  21. Ramalho, Diogo André Felix. "Marketing de conteúdo: análise das páginas Sagres e Superbock no Facebook". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10362/20393.
  22. Pimenta, Vera Mónica da Silva. "A importância do planeamento estratégico numa unidade de investigação do ensino superior: o caso do Pólo CIC.Digital da FCSH". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10362/18683.
  23. Cardoso, Ana Rita da Silva. "Os efeitos da aplicação do marketing relacional no brand equity na indústria de serviços : o caso ZONAVERDE". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10362/19617.
  24. Mesquita, Ana Filipa Mingatos. "O impacto do marketing digital no crescimento das PME´S : a eficácia das atividades de social media desenvolvidas pelas PME´S nas reviews e recomendações dos influenciadores". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10362/19601.
  25. Barreto, Ana Margarida da Silva Bebiano. "Does brand's participation on Facebook affect its brand equity?". Doutoramento, 2013. http://hdl.handle.net/10362/10791.
Atividades

Entrevista (jornal / revista)

Descrição da atividade Jornal / Forum
2019/09/16 Entrevista ao jornal electrónico Observador Observador
2019/08/14 Entrevista Jornal ECO - Economia Online Jornal ECO - Economia Online
2018/05/26 Entrevista ao jornal Público
2018/05/04 Entrevista ao Jornal Dinheiro Vivo Dinheiro Vivo
2015/10/03 Entrevista ao jornal electrónico Observador
2012/08/21 Entrevista ao jornal Diário das Beiras
2011/11/16 Entrevista ao Diário das Beiras
2011/03 Entrevista para a newsletter da parceria UTAustin/Portugal ColabSquare UTAUSTIN/PORTUGAL
Distinções

Prémio

2017 Outstanding Reviewer at the Emerald Literati Network 2017 Awards for Excellence
Emerald Group Publishing Pty Ltd, Reino Unido
2015 Outstanding Reviewer at the Emerald Literati Network 2015 Awards for Excellence
Emerald Group Publishing Pty Ltd, Reino Unido

Outra distinção

2016 Erasmus+ Staff Mobility Grant for Teaching Programme
2006 Leonardo da Vinci scholarship
European Commission's Lifelong Learning Programme, Bélgica