???global.info.a_carregar???
Isabel Catarina Martins (PhD) does research in Special Education, Educational Psychology and Cognitive Sciences. She works with individuals with cerebral palsy, intelectual dificulties and other conditions, promoting their participation and inclusion. She has been lecturer at the Special Education Unit of Polytechnic Institute of Porto, Higher School of Education and Portuguese Catholic University of Viseu, Portugal. She is Counselor of the Board of Portuguese Federation of Cerebral Palsy Associations and Lecturer on Psychology and Inclusive Education.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
ISABEL CATARINA MARTINS

Nomes de citação

  • Martins, Isabel
  • Martins, Catarina
  • Isabel Catarina Martins

Identificadores de autor

Ciência ID
991F-EFB6-60F9
ORCID iD
0000-0002-5192-6124

Endereços de correio eletrónico

  • catarinamartins@fappc.pt (Profissional)
  • isacatmartins@gmail.com (Pessoal)

Telefones

Telemóvel
  • 966411048 (Pessoal)

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2022/05 - 2022/06
Concluído
E-Formador (Postgraduate Certificate)
Especialização em IE Best Practices in Digital Education for Teachers
Banco Santander International, Estados Unidos
2021 - 2021
Frequentou
Anos Incríveis (Diploma de especialização)
Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal
2016/08
Concluído
Psicóloga - Psicologia da Educação - Certificado europeu de competência internacional (Título de especialista)
Especialização em Psicologia da Educação
Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal
2016/06
Concluído
Psicóloga - Psicologia Clínica e da Saúde (Título de especialista)
Especialização em Psicologia Clínica e da Saúde
Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal
2015/10/29
Concluído
Psicologia (Doutoramento)
Especialização em Psicologia Experimental
Universidade de Coimbra, Portugal

Radboud Universiteit, Países Baixos
"Rotações mentais implícitas e representações dinâmicas em pessoas com Paralisia Cerebral: o Impacto das limitações da Actividade, " (TESE/DISSERTAÇÃO)
Summa Cum Laude (Aprovada com Distinção e Louvor)
2006/03/01
Concluído
Psicologia (Mestrado)
Especialização em Psicologia Cognitiva
Universidade de Coimbra, Portugal
"Mãos que não rodam: Rotações mentais em pessoas com Paralisia Cerebral." (TESE/DISSERTAÇÃO)
1992/10/01 - 1997/07/20
Concluído
Psicologia (Licenciatura)
Universidade de Coimbra, Portugal
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2006/03 - 2020 Investigador visitante (Investigação) Universidade de Coimbra Instituto de Psicologia Cognitiva Desenvolvimento Vocacional e Social, Portugal
Universidade de Coimbra, Portugal
2010 - 2014 Investigador (Investigação) FCT-Fundação para a Ciência e Tecnologia, Portugal
Universidade de Coimbra, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022/11/01 - 2024/02/05 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico do Porto, Portugal
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2018 - 2023/07/15 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Instituto Piaget, Portugal
2018 - 2019 Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2018 - 2019 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Viseu, Portugal
2008 - 2017 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2008 - 2011 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Saúde de Viseu, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2021/07/01 - Atual Assessora da Direção Federação das Associações Portuguesas de Paralisia Cerebral, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2019/09/01 - 2022/10/15 Coordenador Centro de Desenvolvimento AVISPT21, Portugal
2018/08 - 2019/10 Psicóloga ASSOL, Portugal
1997/12 - 2018/10 Psicóloga Associação de Paralisia Cerebral de Viseu , Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2019/09 - 2022/12/31 HiLives - Including and Connecting in Higher Education: networking opportunities for independent lives
GRANT_NUMBER: 2019-1-PT01-KA203-061312
Erasmus Plus
2020/05 - 2020/06 IE Best Practices in Digital Education for Teachers
Bolseiro de Cientista Convidado
IE Foundation
2010 - 2014 Rotações mentais implícitas e representações dinâmicas em pessoas com Paralisia Cerebral: o impacto das limitações da atividade
DFRH - SFRH/BD/64960/2009
Bolseiro de Doutoramento
Universidade de Coimbra, Portugal
FCT-Fundação para a Ciência e Tecnologia
Concluído

Projeto

Designação Financiadores
2024/07/01 - Atual Vote4All.eu (101147681)
Co-Investigador Responsável (Co-IR)
Em curso
2022 - Atual Valid - Values for Inclusive Dynamics
Investigador
Erasmus, Países Baixos
Em curso
2021 - Atual A horta de Demeter - Prémio Anim'arte 2023
Investigador
Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal

Republica Portuguesa Direção-Geral das Artes, Portugal
Fundação Calouste Gulbenkian
Em curso
2023/08/01 - 2026/07/31 I CO-COPE: INCLUSÃO ATRAVÉS DA COLABORAÇÃO INTERPROFISSIONAL NUMA COMUNIDADE DE PRÁTICA EM EDUCAÇÃO.
Outra
Instituto Politécnico do Porto Centro de Investigação e Inovação em Educação, Portugal
Em curso
2019 - 2020 Paisagens comuns - Projeto de inclusão pela arte
INR, I.P. 2019
Investigador
Instituto Nacional para a Reabilitação
Concluído
2018 - 2019 Educação e Direitos Humanos- jovens com Perturbação do Desenvolvimento Intelectual no Ensino Superior
INR, I.P. 2020,
Investigador responsável
Instituto Nacional para a Reabilitação
Concluído
2018 - 2019 Gamelin - inclusão pela arte
INR, I.P. 2020
Investigador
Instituto Nacional para a Reabilitação
Concluído
2017/01/01 - 2018/12/31 Joias que nos unem
Orientador
Instituto Nacional para a Reabilitação
Concluído
2014/09/20 - 2018/07/20 Todos contam - Projeto inclusivo no ensino secundário
Erasmus+ 2017
Orientador
Erasmus Plus
Concluído
2011/01/01 - 2013/12/31 Projecto Estratégico - UI 192 - 2011-2012
PEst-OE/PSI/UI0192/2011
Universidade de Coimbra, Portugal

Universidade de Coimbra Instituto de Psicologia Cognitiva Desenvolvimento Vocacional e Social, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2006 - 2010 Percepção da causalidade e representações dinâmicas
Investigador
Universidade de Coimbra Instituto de Psicologia Cognitiva Desenvolvimento Vocacional e Social, Portugal
FCT-Fundação para a Ciência e Tecnologia
Concluído
2006/11/15 - 2008/06/30 Perceptual causality and dynamic representations: behavioral and electrophysiological data
POCI/PSI/60769/2004
Universidade de Coimbra, Portugal

Universidade de Coimbra Instituto de Psicologia Cognitiva Desenvolvimento Vocacional e Social, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2018/05/01 - 2020 Circle of competences for community work with adults
Orientador
Erasmus Plus
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Tymoshchuk, Oksana; Paula Coelho Santos; Aline Camelo. "Participation of Families in Inclusive Education in the First Cycle of Basic Education.". Trabalho apresentado em BCE 2023, Barcelona, 2023.
    Publicado • https://doi.org/10.22492/issn.2435-9467.2023.25
  2. Isabel Catarina Martins. "Inclusive education... everyone rowing in the same direction.". 2023.
    Publicado
  3. Tymoshchuk, Oksana; Isabel Catarina Martins; Almeida, Ana Margarida Pisco; Cartaxo, Cátia Raquel. Autor correspondente: Tymoshchuk, Oksana. "Digital technologies as a promotor of well-being and inclusion of people with intellectual and developmental disabilities: what is the current situation?". 2022.
    Publicado • 10.1145/3563137.3563161
  4. Isabel Catarina Martins; Tymoshchuk, Oksana. "Digital technologies as a promotor of well-being and inclusion of people with intellectual and developmental disabilities". Trabalho apresentado em 10th International Conference on Software Development and Technologies for Enhancing Accessibility and Fighting Info-exclusion (DSAI'22), Lisbon, 2022.
    Aceite para publicação
  5. Isabel Catarina Martins. "Inclusion of students with Intellectual and Developmental Disabilities in higher education". Trabalho apresentado em SLERD, Budapest, 2022.
    Publicado
  6. Isabel Catarina Martins; Tymoshchuk, Oksana. "Intervenção Precoce na Infância: da teoria à prática.". Trabalho apresentado em 12º Congresso Nacional de Enfermagem de Reabilitação Reabilitar para a Vida, Viseu, 2022.
    Publicado
  7. Santos, Catarina; Amante, Maria João; Silva, Ana Isabel; Martins, Catarina. "The Outcomes Of Learning To Read And Write With All Senses: The Use Of A Multisensory Methodology". Trabalho apresentado em EACD, Hamburg, 2019.
  8. Isabel Catarina Martins. "Qualidade de Vida e Paralisia Cerebral: Que relação?". 2017.
    Publicado
  9. Isabel Catarina Martins. "Quality of Life in Cerebral Palsy". Trabalho apresentado em 7th International Conference on Research in Education, ICRE, 2017.
    Publicado
  10. Isabel Catarina Martins; Steenbergen; Oliveira. "Influence of motor restrictions on representational momentum: a study in individuals with Cerebral Palsy.". Trabalho apresentado em EACD 2016, Copenhagen, 2016.
    Publicado
  11. Isabel Catarina Martins. "How happy are you with your relationships? Quality of life in adults with cerebral palsy.". Trabalho apresentado em 5th International Conference of Cerebral Palsy (ICPC), 2016.
    Publicado
  12. Isabel Catarina Martins. "Perception of Time-to-contact by participants with cerebral palsy.". 2015.
    10.1111/dmcn.12780_79
  13. Isabel Catarina Martins. "Peers of children with special needs.". Trabalho apresentado em ISEC, Braga, 2015.
    Publicado
  14. Isabel Catarina Martins. "A atividade motora em pessoas com Paralisia Cerebral.". Trabalho apresentado em Seminário Desporto Adaptado: do ensino à competição. Comunicação a convite do Município de Viseu, em parceria com o Instituto Português de Desporto e Juventude, o Comité Paralímpico de Portugal e a Fed. Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência, Viseu, 2014.
    Publicado
  15. Isabel Catarina Martins. "Dynamical representations in People with Cerebral Palsy: an action-perception case?". Trabalho apresentado em Fechner Day, 2013.
    10.1037/e636952013-129
  16. Isabel Catarina Martins(991F-EFB6-60F9). "Time-to-collision in people with cerebral palsy: Does the nature of the obstacle matter?". Trabalho apresentado em ESCOP 2013, Budapeste, 2013.
    Publicado • 10.1037/e636952013-695
  17. Isabel Catarina Martins. "A menina que ficava a ver brincar: representações das crianças face à diversidade.". Porto, 2013.
    Publicado
  18. Isabel Catarina Martins; Oliveira, Armando Monica. Autor correspondente: Isabel Catarina Martins. "Body and Brain: two enemies or an unbeatable duo?". Trabalho apresentado em New directions in brain training – Effectiveness, methodology, and application of cognitive interventions.. Humboldt University, Berlin., Berlim, 2012.
    Publicado
  19. Isabel Catarina Martins. "Motor imagery in cerebral palsy: Is that true? Special Education and rehabilitation.". Novi Sad, 2012.
    Publicado
  20. Isabel Catarina Martins. "Mental Imagery in People with Cerebral Palsy". Trabalho apresentado em European Conference of Psychology, 2011.
  21. Isabel Catarina Martins. "Children's voice in the schools quality assessment". Istanbul, 2011.
    Publicado
  22. Isabel Catarina Martins. "Mental Imagery and Mental Representation of Action: the contribution of Cerebral palsy.". Trabalho apresentado em Fifth International COGSCI Conference, Kaliningrad, 2011.
    Publicado
  23. Isabel Catarina Martins; Bert Steenbergen; Oliveira, Armando Monica. "Mental Imagery in People with Cerebral Palsy". Istanbul, 2011.
    Publicado
  24. Isabel Catarina Martins. "My hands can't move like that: Mental rotation of body parts in cerebral palsy subjects". Trabalho apresentado em COGSCI 2009, Amsterdam, 2009.
    Publicado
  25. Isabel Catarina Martins. "Where Brain meets the Body: mental rotation of hands.". 2008.
    Publicado
  26. Isabel Catarina Martins. "From acting to perceiving: Mental rotation of body parts". Trabalho apresentado em 3rd International Conference on Cognitive Science, 2008.
  27. Isabel Catarina Martins. "The role of action in mental rotation of upper limbs: a study with cerebral palsy subjects.". Pisa, 2005.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Isabel Catarina Martins. "Do voto acompanhado ao segredo de voto: Desafios na participação política das pessoas com deficiência". Diversidades 64 1 (2024): 46-50.
    Acesso aberto • Aceite para publicação
  2. Moreira, S.; Mesquita, B.; Isabel Catarina Martins. "Gentle teaching: quando o afeto tem lugar na educação. Sensos-E, 11(2), 68–76.". Sensos-E. 11 2 (2024): 68-76. https://parc.ipp.pt/index.php/sensos/article/view/5550.
    Publicado • https://doi.org/10.34630/sensos-e.v11i2.5550
  3. Martins, Catarina; Tymoshchuk, Oksana. "Early childhood intervention - from theory to practice, through families eyes". Developmental Medicine & Child Neurology 64 S3 (2022): 102-102. https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/dmcn.15216.
    Acesso aberto • Publicado
  4. Martins, Catarina. "A escola em nossa casa: o envolvimento parental no ensino a distância.". Gestão e desenvolvimento 29 29 (2021): 357-379. https://revistas.ucp.pt/index.php/gestaoedesenvolvimento/article/view/10037.
    Acesso aberto • Publicado • https://doi.org/10.34632/gestaoedesenvolvimento.2021.10037
  5. Martins, Catarina. "Sentir-se seguro e amado na escola: gentle teaching em contexto educativo". Gestão E Desenvolvimento 29 1 (2021): 133-158. https://revistas.ucp.pt/index.php/gestaoedesenvolvimento/article/view/9784.
    Publicado • https://doi.org/10.34632/gestaoedesenvolvimento.2021.9784
  6. Isabel Catarina Martins. "Enhancing participation, creating good memories: an experience of inclusion in Community". Developmental Medicine & Child Neurology, 62, (S4), 34. (2020):
    10.1111/dmcn.14688
  7. Isabel Catarina Martins(991F-EFB6-60F9). "Read and write with all your senses: a multisensory method.". Developmental Medicine & Child Neurology, 60 (Suppl. 2), 53-54. (2018):
    10.1111/dmcn.1379028
  8. Isabel Catarina Martins. "Physical Therapy intervention in a clinical case of infantile neuroaxonal dystrophy". Desouzart, G. & Martins, I. C. (2018). Physical Therapy intervention in a clinical case of infantile neuroaxonal dystrophy Developmental Medicine & Child Neurology, 60 (Suppl. 2), 65. DOI: (2018):
    https://doi.org/10.1111/dmcn.13790
  9. Isabel Catarina Martins. "What if I learn better with a Computer software?". ULEAD Annual Congress Book of the 7th International Conference on Research in Education, ICRE. (2017): 398-398.
    Publicado
  10. Jales Ribeiro, Esperança; Alexandre Felizardo, Sara; Martins, Catarina; Campos, Sofia. "Quando o querer não é poder: conceções sobre a identidade na criança e isomorfismo educativo.". International Journal of Developmental and Educational Psychology. Revista INFAD de Psicología. 6 1 (2017): 393-402. http://dx.doi.org/10.17060/ijodaep.2014.n1.v6.759.
    Acesso aberto • Publicado • 10.17060/ijodaep.2014.n1.v6.759
  11. Isabel Catarina Martins. "Have you ever played with Maria? Talking to peers of children with special needs.". Journal of Research in Special Educational Needs 16 S1 (2015): 1113-1113. http://isec2015lisbon-pt.weebly.com/.
    Acesso aberto • Publicado • 10.1111/1471-3802.12260
  12. Isabel Catarina Martins; Oliveira, Armando Monica. "Perception of Time-to-contact by participants with cerebral palsy". Developmental Medicine & Child Neurology 57 (2015): 53-53. http://dx.doi.org/10.1111/dmcn.12780_79.
    10.1111/dmcn.12780_79
  13. Isabel Catarina Martins. "The importance of new technologies in the development of communication skills of a child with cerebral palsy.". Developmental Medicine & Child Neurology, 57(4), 53 57 4 (2015): 53-53.
    Acesso aberto • Publicado • 10.1111/dmcn.12780_78
  14. martins, isabel. "As tecnologias de informação e comunicação no contexto da paralisia cerebral: a sua pertinência para o desenvolvimento da comunicação e da aprendizagem.". (2015): https://revistas.ucp.pt/index.php/gestaoedesenvolvimento/article/view/279.
    doi.org/10.7559/gestaoedesenvolvimento.2015.279
  15. Isabel Catarina Martins. "O desenvolvimento do vocabulário numa aluna com Paralisia Cerebral: uma intervenção com o Projecto BIA.". (2015): https://iconline.ipleiria.pt/handle/10400.8/4426.
    Acesso aberto • Publicado
  16. Isabel Catarina Martins. "This is my best friend Anna: asking peers of children with cerebral palsy". Developmental Medicine & Child Neurology, 57(4), 18 (2015):
    10.1111/dmcn.12778_37
  17. Oliveira, Sílvia; Ribeiro, Célia; Isabel Catarina Martins. Autor correspondente: Isabel Catarina Martins. "The Information and Communication Technologies in the Context of Cerebral Palsy: Its Importance to Communication and Learning". (2015): https://revistas.ucp.pt/index.php/gestaoedesenvolvimento/article/view/279.
  18. Oliveira, Sílvia; Ribeiro, Célia; Martins, Isabel Catarina. "As Tecnologias de Informação e Comunicação no contexto de Paralisia Cerebral: a sua pertinência para o desenvolvimento da comunicação e da aprendizagem.". Gestão e Desenvolvimento. 23 (2015): 213-239. http://hdl.handle.net/10400.14/23045.
  19. Isabel Catarina Martins. "What does the body have to do with it? Motion extrapolation in individuals with cerebral palsy.". Revista de Saúde Pública 48 1 (2014): 151-151. https://www.health.ipleiria.pt/files/2014/06/RSPv048n.esp-congresso-book.pdf.
    Acesso aberto • Publicado
  20. Isabel Catarina Martins. "How different is this boy in my class? asking peers of children with cerebral palsy.". Rev. Saúde Pública, 48 (Special Number), 151. ISSN: 48 (2014): 151-151. http://www.rsp.fsp.usp.br/wp-content/uploads/2017/08/en-RSPv048n.esp-congresso-book-p7.x34413.pdf?_ga=2.24353208.32516192.1662648492-584181928.1662648492.
    Publicado
  21. Isabel Catarina Martins. "Information and Communication Technologies in Cerebral Palsy: What is its relevance for the development of communication and learning?". Revista de Saúde Pública 48 (2014): 321-321. http://www.rsp.fsp.usp.br/wp-content/uploads/2017/08/en-RSPv048n.esp-congresso-book-p7.x34413.pdf?_ga=2.24353208.32516192.1662648492-584181928.1662648492.
    Acesso aberto • Publicado
  22. Martins, Catarina. Autor correspondente: Martins, Catarina. "O Aluno com Paralisia Cerebral em contexto educativo: Diferenciação de metodologias e de estratégias.". Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health 42 (2012): 59-67.
    Acesso aberto • Publicado
Capítulo de livro
  1. Martins, Isabel Catarina; Tymoshchuk, Oksana; Santos, Paula; Van Hove, Geert. "Parents Voices: Inclusion of Students with Intellectual and Developmental Disabilities in Higher Education". In Polyphonic Construction of Smart Learning Ecosystems, 157-175. Singapura: Springer Nature Singapore, 2022.
    Publicado • 10.1007/978-981-19-5240-1_11
  2. Isabel Catarina Martins; Oksana Tymoshchuk. "Stakeholders Point of View: Parents and Families of Persons with Intellectual Disabilities". In Foundations for the development of a Higher Education inclusive curriculum, 161-191. UA Editora, 2022.
    Publicado
  3. Isabel Catarina Martins. "Representational momentum in people with cerebral palsy: Effects of response format and delay imposed on the response.". In In J. Wackermann, M. Wittmann, W. Skrandies (Eds.). Proceedings of the 29th Annual Meeting of the International Society for Psychophysics., 104-104. Freiburg, Alemanha, 2013.
    Publicado
  4. Isabel Catarina Martins; Oliveira, Armando Monica. "Motion extrapolation in people with motor constraints: suggestive evidence for embodiment.". In In J. Wackermann, M. Wittmann, W. Skrandies (Eds.). Proceedings of the 29th Annual Meeting of the International Society for Psychophysics., 103-103. Alemanha, 2013.
    Publicado
  5. Isabel Catarina Martins. "Mental rotation of hands: Comparing motor able and cerebral palsy subjects.". In MMonahan, J. S.; Sheffert, S. M. & Townsend, J. T. (Eds) (2005). Fechner Day 2005. Proceedings of the 21st Annual Meeting of The International Society of Psychophysics,, 193-198. Estados Unidos: Mt. Plesant, MI: The International Society of Psychophysics., 2005.
    Publicado
Edição de livro
  1. Isabel Catarina Martins. Livro de Atas da Jornada Nacional Criar Pontes para a Inclusão. Portugal. 2017.
    Publicado
Livro
  1. Isabel Catarina Martins; Paula Coelho Santos; Borja Jordán de Urríes Vega; Van Hove, Geert. Transnational / European good practice guide for Higher Education Institutions, Secondary Schools, and Employers, aiming to help young adults with IDD to access Higher Education and to start an independent life. UA Editora - Universidade de Aveiro. 2022.
    Publicado
Manual
  1. Santos, Catarina; Martins, Isabel Catarina; Silva, Ana. Lemus: Método de aprendizagem multissensorial da leitura e escrita. Portugal. 2024.
    No prelo
Poster em conferência
  1. Martins, Catarina. "Accessible Voting System: a contribution to making the CRPD a reality". Trabalho apresentado em EACD, 2022.
  2. Isabel Catarina Martins. "Lemus: a multi-sensory teaching tool to read and write". Trabalho apresentado em EACD 2022, 2022.
  3. Catarina Santos; Maria João Amante; Silva, Ana Isabel; Isabel Catarina Martins. "Ler e escrever com todos os sentidos”: programa e método multissensorial. Programa e método multissensorial". Trabalho apresentado em International Congress of Health and Well-being Intervention, 2019.
  4. Isabel Catarina Martins; Oliveira, Armando Monica. "Motion extrapolation: implication of embodied mechanisms?". Trabalho apresentado em 15th European Workshop on Imagery and Cognition (EWIC), 2016.
  5. Oliveira, Armando Monica; Isabel Catarina Martins. Autor correspondente: Isabel Catarina Martins. "Paralisia Cerebral e Embodiment.". Trabalho apresentado em Conferência Internacional: Paralisia Cerebral, 2015.
  6. Martins, Catarina. "Idade adulta, a idade Maior? - um estudo sobre interesses, esperanças e inquietações.". Trabalho apresentado em Seminário Internacional “Intervenção e Continuidade de Cuidados na Paralisia Cerebral, 2013.
Recurso online
  1. Martins, Catarina; Tymoshchuk, Oksana; Cartaxo, Cátia. Autor correspondente: Tymoshchuk, Oksana. Are People with Intellectual Disabilities digitally included?. 2022. http://digitalobs.web.ua.pt/index.php/2022/02/03/are-people-with-intellectual-disabilities-digitally-included/.
Resumo em conferência
  1. Isabel Catarina Martins; Oksana Tymoshchuk; Aline Camelo. "The participation of the families in Inclusive Education, from the Teachers' perspective.". Trabalho apresentado em ICERI 2024, Valencia, 2024.
    Aceite para publicação
  2. Isabel Catarina Martins. "Socio-Emotional Skills of Preschool children, in inclusive settings: The Importance of play and informal activities". Trabalho apresentado em 4th International Conference on Research in Education, ICRE, Porto, 2024.
    Publicado
  3. Pires, Carla; Tymoshchuk, Oksana; Isabel Catarina Martins. "Socio-emotional competences of peers of children with cerebral palsy". Trabalho apresentado em 1st Multidisciplinary Congress Cerebral Palsy,, Porto, 2024.
    No prelo
  4. Isabel Catarina Martins. "The participation of the families in Inclusive Education, from the Teachers' perspective". 2024.
  5. Isabel Catarina Martins. "Participation of Families in Inclusive Education in the First Cycle of Basic Education". Barcelona, 2023.
    Publicado
  6. Bianca Gomes Antonio; Isabel Catarina Martins; Tymoshchuk, Oksana. "Analysis of Deaf Bilingual Education in Reference Schools in Brazil and Portugal: Challenges and Opportunities". Trabalho apresentado em ECER 2023- The European Conference on Educational Research, Glasgow, 2023.
    Aceite para publicação
  7. Rosa Olivera; Tymoshchuk, Oksana; Isabel Catarina Martins. "Higher education for people with disabilities: the voices of portuguese student". Trabalho apresentado em ECER 2023- The European Conference on Educational Research, Glasgow, 2023.
    Aceite para publicação
  8. Isabel Catarina Martins; Oksana Tymoshchuk. "Inclusive education: Everyone rowing in the same direction.". Trabalho apresentado em 9º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior, Faro, 2023.
    Publicado
  9. Isabel Catarina Martins. "A participação das famílias na Educação Inclusiva no 1ºciclo". Aveiro, 2023.
    No prelo
  10. Isabel Catarina Martins. "All wearing the same shirt: a study on inclusion in higher education". Trabalho apresentado em Sentidos - Congresso Internacional sobre Educação: Literacias, Inclusão e Tecnologias, 2022.
    No prelo
  11. Santos, Catarina; Amante, Maria João; Silva, Ana Isabel; Martins, Catarina. "Ler e escrever com todos os sentidos: Programa e método multissensorial". 2019.
    Publicado
  12. Isabel Catarina Martins. Autor correspondente: Isabel Catarina Martins. "Visual and motor imagery: a common origin, as revealed by participants with Cerebral Palsy". Paris, 2016.
    Publicado
  13. Isabel Catarina Martins. "O País dos botões: a Educação Inclusiva sob o olhar das crianças". Trabalho apresentado em V Seminário sobre Educação Inclusiva, 2012.
Tese / Dissertação
  1. "Rotações mentais implícitas e representações dinâmicas em pessoas com Paralisia Cerebral". 2015.
    10.13140/RG.2.2.23878.88642
  2. "Rotações mentais implícitas e representações dinâmicas em pessoas com Paralisia Cerebral: o impacto das limitações da actividade". Doutoramento, Radboud Universiteit, 2015. http://hdl.handle.net/10316/28400.
  3. "Mãos que não rodam: Rotações mentais em pessoas com Paralisia Cerebral.". Mestrado, Universidade de Coimbra, 2006.
Tradução
  1. Isabel Catarina Martins. F-Words wheel. 2024.
    Em revisão
  2. Isabel Catarina Martins. A manifesto for cerebral palsy. 2024.
    No prelo

Outros

Invenção
  1. Lemus - Programa de ensino de leitura e escrita multissensorial - jogo. 2020. Santos, Catarina; Martins, Catarina; Silva, Ana Isabel.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2024/07/18 Socio-Emotional Skills of Preschool children, in inclusive settings: The Importance of play and informal activities 4th International Conference on Research in Education, ICRE
IneD, ESE-IPP (Portugal)
2024/07 Accessible Vote System: Democratic participation of all 7th International Conference on Research in Education, ICRE
2024/05 A voz dos alunos na construção de escolas mais inclusivas: uma revisão integrativa da literatura Simpósio Internacional em Educação Especial e Inclusiva (SIEEI) - Investigação e Práticas
https://indico.esev.ipv.pt/event/7/program (Viseu, Portugal)
2024/02/08 A brincar, ajudam-se uns aos outros: Competências socioemocionais de pares de crianças com paralisia cerebral 1º Congresso Multidisciplinar em Paralisia Cerebral
APPC - Porto (Porto, Portugal)
2024 Socio-Emotional Skills of Preschool children, in inclusive settings: The Importance of play and informal activities 7th International Conference on Research in Education, ICRE
2024 Participation of families in Inclusive Education maters 7th International Conference on Research in Education, ICRE
2024 Psychological support is of great importance in Early Childhood Intervention 7th International Conference on Research in Education, ICRE
2023/09/23 Participation of Families in Inclusive Education in the First Cycle of Basic Education: A Systematic Review'
(Barcelona, Espanha)
2023/08 Analysis of Deaf Bilingual Education in Reference Schools in Brazil and Portugal: Challenges and Opportunities ECER 2023
(Glasgow)
2023/08 More Than Just Words: Outcomes of Learning Reading and Write with a Multisensory Methodology ECER 2023
European Educational Research Association (Glasgow)
2023/08 Higher Education For People With Disabilities: The Voices Of Portuguese Students ECER 2023
European Educational Research Association (Glasgow, Reino Unido)
2023/07/26 Respect for Human Rights - pedagogical approach Valid
EB 2,3 Ribeira Brava - Madeira (Funchal, Portugal)
2023/07/06 Inclusive Education: Everyone rowing in the same direction
(Faro, Portugal)
2023/07/04 Cérebro e aprendizagem: Esta linda brincadeira
Consórcio Edu4Col@b (Funchal, Portugal)
2023/06 Direito a continuar: Educação e Cidadania no Ensino Superior Equitativo
Instituto Politécnico de Viseu (Viseu, Portugal)
2023/04/26 Promoção de estratégias de motivação de alunos em sala de aula
Edufor (Portugal)
2023/02/09 Promover a inclusão pelo sucesso de todos.
Agrupamento de escolas de Fornos de Algodres (Fornos de Algodres, Portugal)
2022/12/13 Digital competencies of individuals with intellectual disabilities
INICO - Salamanca (Salamanca, Espanha)
2022/12/12 Parents perspectives on Inclusion LTTA - Hilives
Universidade de Salamanca (Salamanca, Espanha)
2022/12/12 Dreaming on a future conference of 25th anniversary of Our New Future
University of Ghent (Ghent, Bélgica)
2022/11/11 Participation and Inclusion - painel Multiplier Event_Including and Connecting in Higher Education: networking opportunities for independent lives
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2022/10/21 O papel dos irmãos na inclusão Seminário do Dia Nacional da Paralisia Cerebral
APC Évora (Évora)
2022/08/31 Digital technologies as a promotor of well-being and inclusion of people with intellectual and developmental disabilities DSAI - Software Development and Technologies for Enhancing Accessibility and Fighting Info-exclusion
Universidade NOVA de Lisboa ( Lisboa, Portugal , Portugal)
2022/07 Saúde Organizacional e Promoção da Qualidade de Vida nas Organizações - Moderação
Instituto Piaget (Viseu, Portugal)
2022/06/06 Parents Voices: Inclusion of students with Intellectual and Developmental Disabilities in Higher Education SLERD 2022 - 7th conference on Smart Learning Ecosystems and Regional Development
ASLERD (Bucareste, Roménia)
2022/05/24 Aprendizagem em contextos específicos: perspetivas e desafios I Semana da Psicologia
ISEIT - Viseu - https://ipiaget.org/i-semana-de-psicologia-do-instituto-piaget-viseu/
2022/05/20 Early childhood intervention - from theory to practice, through families eyes EACD 2022
EACD (Barcelona, Espanha)
2022/02/22 Quem dá o pão, também dá a Educação? A influência da alimentação na Aprendizagem II Jornadas Educação Alimentar
Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia - RAMadeira (Funchal, Portugal)
2022/01/27 Mentoring (wether a teacher-student or student-student) Collaborative Learning and Steam
Edufor (Nelas, Portugal)
2022/01/27 Intervenção Precoce na Infância: entrevistas a famílias Reabilitar para a vida
Instituto Politécnico de Viseu - Escola Superior de Saúde de Viseu (Viseu, Portugal)
2022/01/25 An inclusive school Being teacher today
Erasmus+ (Viseu, Portugal)
2021/06/05 Lemus e aprendemos: Leitura e escrita multissensorial VI Seminário Educação Especial: Desafios do Século XXI.
Agrupamento de Escolas Viseu Norte (Viseu, Portugal)
2021/05/25 Apresentação do livro "A prática profissional da Psicologia Escolar" isabel catarina martins
Instituto Piaget - Viseu (Viseu, Portugal)
2021/04/06 O Método Lemus
MR-Terapias (Lisboa, Portugal)
2020/06/04 A atualidade da Psicologia
Escola secundária de São Pedro do Sul
2020 Partilha de Experiências: Gabinete de Apoio a Programas Incluídos na Comunidade (GAPRIC) I Congresso Internacional Qualidade de Vida, cidadania e saúde mental
Escola superior de Saúde de Viseu
2020 E depois desta escola? Processos de transição pós-escolar
Avispt21
2019/10/12 Contas de cabeça: neurociências e aprendizagem da matemática 17º MATViseu
Associação de Professores de Matemática (Viseu, Portugal)
2019/09 If we were equal, we would be like robots: children representations of peers with SEN https://eera-ecer.de/ecer-programmes/conference/24/contribution/47862 ECER 2019
European Educational Research Association (Hamburg, Alemanha)
2019/08/30 The outcomes of learning to Read and write with all senses: the use of a multisensory methodology https://eera-ecer.de/ecer-programmes/conference/24/contribution/48961 ECER 2019
European Educational Research Association (Hamburg, Alemanha)
2019/07/01 O bibe curto nas mangas: coisas simples sobre Inclusão Encontro Flexibilidade curricular: moda ou necessidade
Centro de Formação de Professores Dão Lafões
2019/05 O lugar do assistente operacional na Educação Inclusiva
2019/01/26 Dos pés à cabeça: neurociências e aprendizagem Encontro Inclusão – desafios da Escola inclusiva do seculo XXI
2018/05 What is quality of Life? A dilemma in school participation of a boy with DMD. Conferência apresentada na mesa Ethical issues in childhood disability, moderada por Bernard Dan, Peter Rosenbaum e Gabriel Ronen. EACD Meeting
(Tbilisi, Georgia)
2018/04 Critical perspectives on inclusive education in Portugal. Conferência Plenária, por convite, Canakale, Turquia _7th International Conference on Research in Education
(Cannakale, Turquia)
2017/04 My special colleague is going to be a dancer. ULEAD 8th International Congress of Research in Education
(Turquia)
2017 Sete e sete são catorze: sete razões para incluir. Sessão de encerramento do Projecto Todos contam
Agrupamento de Escolas de Fornos de Algodres, (Portugal)
2017 Enquanto há Esperança há Vida. Encontro da Associação Católica dos Enfermeiros e Profissionais de Saúde
ACEPS)
2016/07/16 Quando a Instituição é a nossa casa - práticas de intervenção em pessoas com NEE
Santa Casa da Misericórdia de Castro Daire
2016/05/23 Como a inclusão nos implica a todos.
Agrupamento de Escolas O Magriço
2016/05/14 Tão bonitinha e em cadeira de rodas: o olhar dos outros em palavras. XI Congresso de Neurociência e Educação Especial
Psicosoma
2015/12/05 Ao teu lado sou maior: o apoio colaborativo às pessoas com deficiência Seminário Inclusão: desafios e conquistas.
2015/11/25 Ai tu pensavas que éramos todos iguais lá na escola? A representação das crianças face à inclusão Conferência Internacional: Paralisia Cerebral
Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra
2015/11/25 Qualidade de vida em Adultos com Paralisia Cerebral.
APCC
2015/11/19 Eu e os outros: qualidade de vida em adultos com paralisia Cerebral
(Beja, Portugal)
2015/05/16 Aprender com os outros: Desenvolvimento de competências sociais em jovens com Paralisia Cerebral. Comunicação Oral no Viseu,16 de Maio.
Psicosoma
2013 Dynamical representations in People with Cerebral Palsy: an action-perception case? ESCOP 2013
(Budapeste, Hungria)
2013 A intervenção em crianças com paralisia cerebral. Tertúlia Necessidades Educativas Especiais: como estimular?
(Portugal)
2013 O ensino superior e a formação de docentes de Educação Especial. Conferência A Educação é de facto Especial?
(Viseu, Portugal)
2012/10/26 O País dos botões: a Educação Inclusiva sob o olhar das crianças. V Seminário sobre Educação Inclusiva. Lisboa
2012/05/19 A menina da carteira da frente: a diferença vista pelas crianças. Comunicação oral II Congresso Neurociências e Educação Especial
Psicosoma
2011/12/07 Motor Imagery and Cerebral Palsy.
(Nijmegen, Países Baixos)
2011/11/29 Perception of action when the body is constrained: a Study in Cerebral Palsy individuals. Meeting of the Research Team of Motor Control of Faculty of Behavioral Sciences of Radboud University
Team of Motor Control of Faculty of Behavioral Sciences of Radboud University (Nijmegen, Países Baixos)
2011/09/12 Mental rotation and Cerebral Palsy: how do motor constraints are reflected?
University of Birmingham (Birmingham, Reino Unido)
2011/08/24 Listening to children about educational practices: Contributions in the context of a case study. ECER 2010 - https://eera-ecer.de/ecer-programmes/conference/3/contribution/5019
EERA (Helsinkia, Finlândia)
2005/05/12 My hands don’t rotate. Oral presentation. International Cerebral Palsy Conference 2005 – Life Course and Adulthood
(Tampere)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2023 - Atual Escutar para incluir: Design colaborativo de um recurso educativo para apoiar a diversidade e a inclusão no 1º CEB
Coorientador
Doutoramento em Educação Especial
Universidade de Aveiro, Portugal
2022 - Atual A participação das famílias na inclusão: estudo nas escolas públicas do Brasil e Portugal
Coorientador
Doutoramento (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2023 - 2023 O papel dos pares nas competências socioemocionais das crianças com paralisia cerebral
Orientador
Educação Especial (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Viseu, Portugal
2021/05/01 - 2022/12/15 Intervenção Precoce em Portugal: da teoria à prática
Orientador
Intervenção Precoce na Infância (Mestrado)
Escola Superior de Educação Jean Piaget de Viseu, Portugal
2021 - 2022 Vestindo todos a mesma camisa. Um estudo sobre a inclusão no ensino superior.
Orientador
Ciências da Educação, área de especialização em Educação Especial - Domínios Cognitivo e Motor
2021 - 2022 Contexto Familiar e Estratégias de Inclusão de Crianças com Perturbação do Desenvolvimento Intelectual: Estudo de Caso
Orientador
Ciências da Educação, área de especialização em Educação Especial - Domínios Cognitivo e Motor
Escola Superior de Educação Jean Piaget de Viseu, Portugal
2021/03/04 - 2021/12/30 Perceção das famílias de crianças apoiadas pela Intervenção Precoce na Infância
Orientador
Curso de Especialização em Intervenção Precoce (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Instituto Piaget Unidade de Investigação em Educação e Intervenção Comunitária, Portugal
2017 - 2017 O contributo das TIC no processo de alfabetização de idosos: estudo de caso.
Orientador
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2013 - 2016 Qualidade de vida em adultos com paralisia cerebral
Orientador
Ciências da Educação - Educação Especial (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Centro Regional de Viseu, Portugal
2014/10/01 - 2015/11/03 Aires, Ferreira (2015). A qualidade de vida na pessoa com PC. Mestrado em Educação Especial: Domínio Cognitivo e Motor na UCP-CRB.
Orientador
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2013/10/01 - 2015/03/15 Nunes, Mariana (2015). As tecnologias de Informação e Comunicação e a Paralisia Cerebral: que relação no desenvolvimento e na aprendizagem?
Coorientador
Mestrado em Educação Especial: Domínio Cognitivo e Motor (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2012/10/01 - 2013/11/01 Oliveira, Sílvia (2013). As tecnologias de Informação e Comunicação e a Paralisia Cerebral: que relação no desenvolvimento e na aprendizagem? Mestrado em Educação Especial: Domínio Cognitivo e Motor na UCP-CRB.
Coorientador
Mestrado em Educação Especial: Domínio Cognitivo e Motor (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2011/10/10 - 2012/11/06 Sanches, Augusta (2012). As unidades de multideficiência e o seu contributo na inclusão de crianças com paralisia cerebral.
Coorientador
Mestrado em Educação Especial: Domínio Cognitivo e Motor (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2010/01/15 - 2011/07/31 Rodrigues, Merciana (2011). A autonomia em jovens institucionalizados e em contexto familiar: estudo comparativo.
Coorientador
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2010/01/10 - 2011/07/30 Pereira, Pedro (2011). Mediar para acolher: projecto de intervenção no âmbito da mediação em contexto escolar.
Coorientador
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Saúde de Viseu, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2022/10/06 - 2022/10/06 Build Back Better: Insights, Innovations and Opportunities - Listening and Sharing Sessions celebrating International Day of Cerebral Palsy 2022 - Chair of Portuguese Session (2022/10/06 - 2022/10/06)
Conferência (Coorganizador)
INTERNATIONAL ALLIANCE OF ACADEMIES OF CHILDHOOD DISABILITY , Estados Unidos

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2024/07/17 - 2024/07/19 Chair at Session 1 - ST4: Teacher Education - Parallel Session II, in the 4th edition of International Conference on Research in Education.
Congresso
ICRE2024
Instituto Politécnico do Porto Centro de Investigação e Inovação em Educação, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2024/07/12 A Educação: A Concretização dos Direitos Educativos da Criança Surda
Arguente principal
Ana Isabel Silva Lopes Mendes (Outro)
Escola Superior de Saúde Jean Piaget de Viseu, Portugal
2024/07/12 Diagnóstico Tardio de Surdez: um caso de sucesso
Arguente principal
Carla Paiva, (Mestrado)
Escola Superior de Educação Jean Piaget de Viseu, Portugal
2023/04/18 O brinquedo LEGO® enquanto dispositivo para intervenções ao nível da atenção das crianças com Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção
Arguente principal
Ana Valéria Lopes Corrêa Costa (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2022/10 A importância da comunicação aumentativa e alternativa no desenvolvimento da linguagem em alunos com dificuldades na comunicação: Paralisia Cerebral
Arguente principal
Maria da Conceição Pires de Figueiredo e Silva (Outro)
Escola Superior de Educação Jean Piaget de Viseu, Portugal
2022/07 A perceção das famílias sobre os primeiros encontros com os profissionais da Intervenção Precoce na Infância
Arguente principal
Gabriela Alexandre Leite (Outro)
Escola Superior de Educação Jean Piaget de Viseu, Portugal
2022 Inclusão de uma criança co Perturbação do Espetro do Autismo no Pré-escolar
Arguente principal
Madalena Andrade (Mestrado)
Escola Superior de Saúde Jean Piaget de Viseu, Portugal
2021/06 Consciência Fonológica e Dislexia - que relação? Perspetiva dos docentes do 1o ciclo do Ensino Básico na Região Autónoma da Madeira
Arguente principal
Silva, José Manuel Correia (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
2021/02 Treino da consciência fonológica na educação pré-escolar como preditor de sucesso na aprendizagem da leitura e escrita.
Arguente
Maria Raquel Lourenço Machado Melo. (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2018 - Atual VII Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa / Congreso Iberoamericano en Investigación Cualitativa /International Symposium on Qualitative Research, em Fortaleza, Brasil. Fortaleza, Brasil
2019 - 2019 8º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa CIAIQ2019 Lisboa
2019 - 2019 International Congress of Health and Well-being Intervention Viseu
2018 - 2018 ULEAD 8th International Congress of Research in Education Manisa, Turquia.
2016/07/12 - 2017/07/14 5º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa/ 1st International Symposium on Qualitative Research, Porto
2017 - 2017 VI Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa CIAIQ2017/ ISQR2017 Salamanca
2017 - 2017 Seminário Pontes para a inclusão Viseu
2016/07/12 - 2016/07/14 V Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa / Congreso Iberoamericano en Investigación Cualitativa /International Symposium on Qualitative Research, em Leiria; Porto
2016 - 2016 3rd IPLeiria International Health Congress Health, Demographic Changes & Well-being Leiria

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2024/02/01 - Atual Frontiers (1664-302X )
2017 - Atual sensos-e (2183-1432)
2015 - Atual Gestão e desenvolvimento (0872-556X)

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2018/09 - 2019/09 Circle of competences for community work with adults - European Project [Arci Catania (Sicilia), APECV (Portugal), Pistes Solidaires (França) e UPI Zalec (Eslovenia) (2017-1-IT02-KA204-036912)]
Avaliador
APECV, Portugal Erasmus

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2024/01 - Atual I CO COPE: Advisory Board Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2019 - 2019 Consultora - especialista na avaliação pedagógica da Oficina de Formação de Docentes "Distúrbios de comportamento, hiperatividade e problemas associados: técnicas de modificação e intervenção" Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal
2017 - 2018 Amigo crítico do Projecto inclusivo Jóias que nos unem, em parceria com a Associação de Ourivesaria e Relojoaria de Portugal (AORP), a , a Associação de Viseu de Portadores de Trissomia 21 (AVISPT21) e as Ourivesarias Pereirinha
2017 - 2018 Amigo crítico do Projeto Erasmus+ "Todos Contam", Projeto Inspirador, nomeado pela Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação
2010 - 2010 Consultora - especialista na avaliação pedagógica da Oficina de Formação para Docentes CIF: um novo paradigma na avaliação Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2024/01/06 - 2024/06/01 Heurísticas de Intervenção: Domínio da Audição e Surdez (40h) Educação Especial (Especialização pós-licenciatura) Escola Superior de Educação Jean Piaget de Viseu, Portugal
2023/10/01 - 2024/02/05 Problemas da Cognição e da Aprendizagem Mestrado em Educação Especial (Mestrado) Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2024 - 2024 Funções Executivas e Perturbação do Espetro do Autismo
2023/04/18 - 2023/06/17 Metodologias multissensoriais de aprendizagem de leitura escrita Edufor (Especialização pós-licenciatura)
2023/02/07 - 2023/02/10 Universal Design for learning. (Postgraduate Certificate) Erasmus Plus, Bélgica
2023/02/07 - 2023/02/10 An inclusive school Inclusive Spaces (Postgraduate Certificate) Erasmus Plus, Bélgica
2023/01 - 2023/02/10 A prevenção das dependências online em crianças e jovens (Especialização pós-licenciatura) Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal
2022/10 - 2023/02 Psicologia da Linguagem (40h) Psicologia (Licenciatura) Instituto Piaget Unidade de Investigação em Educação e Intervenção Comunitária, Portugal
2022/10/01 - 2023/01/30 Heurísticas de Intervenção em Intervenção Precoce (40 h) Educação Especial (Especialização pós-licenciatura) Escola Superior de Educação Jean Piaget de Viseu, Portugal
2022/10 - 2023/01/30 Problemas da Cognição e da Aprendizagem (36h) Educação Especial: Multideficiência e Problemas de Cognição (Mestrado integrado) Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2022/10 - 2023 Perturbações Específicas do Desenvolvimento (30h) Tradução e Interpretação de Língua Gestual Portuguesa (Bacharelato) Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2007 - 2023 Inclusão e Comunidade (4h) Pós-Licenciatura em Enfermagem de Reabilitação, na ESSV-IPV Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Saúde de Viseu, Portugal
2018/10/01 - 2022/06/30 Psicologia da Aprendizagem Psicologia (Licenciatura) Escola Superior de Educação Jean Piaget de Viseu, Portugal
2022/01/18 - 2022/01/18 Universal Design for Learning Being a teacher today Erasmus Plus, Bélgica
2021 - 2022 Heurísticas de intervenção em Educação Inclusiva (40h) Educação Especial (Pós-Graduação) Instituto Piaget Unidade de Investigação em Educação e Intervenção Comunitária, Portugal
2018 - 2022 Psicologia Escolar e Educacional - 45h Psicologia
2021/09 - 2021/12 Oficina de Formação Pertencer por inteiro: abordagens inclusivas (50h) (Especialização pós-licenciatura) Região Autónoma da Madeira, Portugal
2021/09 - 2021/12 Oficina Neurociências e Escola: um abraço por cumprir? (60h) (Especialização pós-licenciatura) Região Autónoma da Madeira, Portugal
2020 - 2020 MENTOR-Tutorias autorregulatórias MENTOR-Tutorias autorregulatórias (Especialização pós-licenciatura)
2020 - 2020 Oficina de Formação Pertencer por inteiro: abordagens inclusivas (50h) (Especialização pós-licenciatura)
2019 - 2019 Educação Especial e Inclusão Educação Básica (Licenciatura) Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2018 - 2019 Perturbações Específicas do Desenvolvimento (30h) - 2º ano (Licenciatura) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2018 - 2019 Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem (30h) Tradução e Interpretação em Língua Gestual Portuguesa Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2018 - 2019 Princípios e Práticas do Processo de Ensino Aprendizagem I (40h) - 2º ano LGP (Licenciatura) Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2018 - 2019 Perturbações Específicas do Desenvolvimento (30h) - 3º ano LGP (Licenciatura) Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2018 - 2019 Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem (30h) - 2º ano LGP Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2009 - 2018 Necessidade Educativas Especiais II (16h) Ciências da Educação - Educação Especial (Mestrado) Universidade Católica Portuguesa Centro Regional de Viseu, Portugal
2017 - 2017 "Pudesse eu não ter laços nem limites" - Alunos com NEE na escola toda (oficina de formação) (Especialização pós-licenciatura) Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal
2016 - 2016 A utilização do sistema internacional de CIF-OMS na avaliação das NEE Educação Especial, área de especialização em Domínio Cognitivo e Motor Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2010 - 2011 Necessidades Educativas Especiais (40h) Ensino de Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básico (Mestrado integrado) Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2008 - 2011 Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem (40h) Ensino de Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básico (Mestrado integrado) Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2008 - 2011 Necessidades Educativas Especiais (40h) Mestrado em Educação Visual Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2010 - 2010 Intervenção na Deficiência Mental, Deficiência Motora e Multideficiência (40h) Educação (Mestrado) Universidade dos Açores, Portugal
2008 - 2009 Psicopedagogia da Autonomização e Integração Educação Social (Licenciatura) Instituto Politécnico de Viseu, Portugal

Entrevista / Programa (rádio / tv)

Programa Tema
2023/06/26 - 2023/06/26 88.8 JMFM - Madeira Cérebro e Aprendizagem
2021/06/05 - 2021/06/05 Transmissão do VI Seminário Educação Especial: Desafios do Século XXI Leitura e escrita multissensorial
2021/06/02 - 2021/06/02 Iniciativa Cívica - Viseu Agora - Webinar Viseu, cidade acessível
2021 - 2021 Divulgação da licenciatura em Psicologia Bullying nas escolas
2018/10/05 - 2018/10/15 Circle of competencies for community work with adults - Evaluation Educação de adultos
2013 - 2013 Participação no Fórum televisivo Paralisia Cerebral e Cidadania, promovido pela APPC-Porto Participação e Auto-representação das pessoas com paralisia cerebral.

Expedição científica

Descrição da atividade Instituição / Organização
2022/07 - 2022/07 LTTA em Reykiavik - HiLives Project Haskolinn i Reykjavik, Islândia
2019/11 - 2019/11 CLIL in VET - 2nd SP-VET-BLEND - Blended mobility of VET learners – ERASMUS+ KA2 (Eslovénia, Eslováquia, Itália, Lituânia, Portugal e Turquia) Erasmus Plus, Bélgica
2015/05 - 2015/05 Visita ao Helen Elsass Center em Copenhaga, com acolhimento pelo Director Peder Esben;
2013 - 2013 Visita ao Laboratório de Psicologia Cognitiva do Institute de Neurociences de Universidade de Aix-Marseille; Aix-Marseille Université, França
2011/11/01 - 2012/01/31 - Integração da Equipa de Motor Control da Behavioral Sciences Institute Coordenada pelo Co-Orientador Bert Steenbergen; http://www.beweginginzicht.nl/en/projects/motor-control/implicit_representations - Participação em reuniões científicas e colaboração na recolha de dados e implementação de experiências; - Estabelecimento de contactos e visita a instituições educativas e clínicas holandesas especialmente direcionadas para a intervenção em paralisia cerebral. Radboud Universiteit, Países Baixos
2011 - 2011 Visit to Sensory motor neuroscience Lab (Symon), welcomed by the Director Alan Wing, Presentation of a lunch talk on action-perception; University of Central England in Birmingham, Reino Unido
2010/03 - 2010/03 Leuven University – Belgium: Visita ao Laboratório de Psicologia, reunião científica com Karl Verfaillie (Co-Principal Investigator of Laboratory of Experimental Psychology); Katholieke Universiteit Leuven Universitaire Pers Leuven, Bélgica
2008 - 2008 Visita ao Laboratório de Psicologia Cognitiva, a convite do Professor Greggory DiGirolamo University of Cambridge Jesus College, Reino Unido

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2023/06/01 - Atual Cem palcos Secretária da Direção

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2020 - Atual Reviewer - Centro de Recursos online da International Alliance of Academies of Childhood Disability (IAACD Knowledge Hub) - https://iaacd.net/contributors/
Consultor
INTERNATIONAL ALLIANCE OF ACADEMIES OF CHILDHOOD DISABILITY , Estados Unidos
2019 - 2019 Comissão Científica - Congress of Health and Well-being Intervention
Membro
Instituto Piaget Unidade de Investigação em Educação e Intervenção Comunitária, Portugal

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2024 - 2024 Arguição de tese: DIAGNÓSTICO TARDIO DE SURDEZ: UM CASO DE SUCESSO Escola Superior de Saúde Jean Piaget de Viseu, Portugal
2024 - 2024 Arguição da tese: EVOLUÇÃO DA EDUCAÇÃO DE SURDOS EM PORTUGAL: Do Oralismo ao Bilinguismo Escola Superior de Educação Jean Piaget de Viseu, Portugal
2021 - 2021 Arguição da tese "O treino da Consciência Fonológica na Educação Pré-Escolar como preditor de sucesso na aprendizagem da leitura e da escrita" Instituto Piaget Unidade de Investigação em Educação e Intervenção Comunitária, Portugal
Distinções

Prémio

2024 Best Poster Award
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2022 EACD2022 Bursary
2017 Melhor Poster
2013 Melhor comunicação oral
Associação do Porto de Paralisia Cerebral, Portugal
2013 Bolsa atribuída pela Comissão Científica do Fechner Day 2013
Humboldt Universität zu Berlin Institut für Psychologie, Alemanha
2012 Bolsa de participação no New Directions in Brain Training
Humboldt Universität zu Berlin Institut für Psychologie, Alemanha
2006 Bolsa para apresentação de trabalho no FENS Fórum 2006 - Viena (Áustria)
Sociedade Portuguesa de Neurociências, Portugal
2005 Bolsa para apresentação de trabalho no Fechner Day 2005 - Traverse City (USA)

Outra distinção

2016 Melhor Profissional (avaliação de desempenho) da Resposta Social Reabilitação/ Ambulatório
Associação de Paralisia Cerebral de Viseu , Portugal