Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- ISABEL CATARINA MARTINS
Nomes de citação
- Martins, Isabel
- Martins, Catarina
- Isabel Catarina Martins
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 991F-EFB6-60F9
- ORCID iD
- 0000-0002-5192-6124
Endereços de correio eletrónico
- catarinamartins@fappc.pt (Profissional)
- isacatmartins@gmail.com (Pessoal)
Telefones
- Telemóvel
-
- 966411048 (Pessoal)
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Inglês | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2022/05 - 2022/06
Concluído
|
E-Formador (Postgraduate Certificate)
Especialização em IE Best Practices in Digital Education for Teachers
Banco Santander International, Estados Unidos
|
|
2021 - 2021
Frequentou
|
Anos Incríveis (Diploma de especialização)
Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal
|
|
2016/08
Concluído
|
Psicóloga - Psicologia da Educação - Certificado europeu de competência internacional (Título de especialista)
Especialização em Psicologia da Educação
Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal
|
|
2016/06
Concluído
|
Psicóloga - Psicologia Clínica e da Saúde (Título de especialista)
Especialização em Psicologia Clínica e da Saúde
Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal
|
|
2015/10/29
Concluído
|
Psicologia (Doutoramento)
Especialização em Psicologia Experimental
Universidade de Coimbra, Portugal
Radboud Universiteit, Países Baixos "Rotações mentais implícitas e representações dinâmicas em pessoas com Paralisia Cerebral: o Impacto das limitações da Actividade,
" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Summa Cum Laude (Aprovada com Distinção e Louvor) |
2006/03/01
Concluído
|
Psicologia (Mestrado)
Especialização em Psicologia Cognitiva
Universidade de Coimbra, Portugal
"Mãos que não rodam: Rotações mentais em pessoas com Paralisia Cerebral." (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
|
1992/10/01 - 1997/07/20
Concluído
|
Psicologia (Licenciatura)
Universidade de Coimbra, Portugal
|
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2006/03 - 2020 | Investigador visitante (Investigação) | Universidade de Coimbra Instituto de Psicologia Cognitiva Desenvolvimento Vocacional e Social, Portugal |
Universidade de Coimbra, Portugal | ||
2010 - 2014 | Investigador (Investigação) | FCT-Fundação para a Ciência e Tecnologia, Portugal |
Universidade de Coimbra, Portugal |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2022/11/01 - 2024/02/05 | Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal | ||
2018 - 2023/07/15 | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Instituto Piaget, Portugal |
2018 - 2019 | Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal |
2018 - 2019 | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Viseu, Portugal |
2008 - 2017 | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Universidade Católica Portuguesa, Portugal |
2008 - 2011 | Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Saúde de Viseu, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2021/07/01 - Atual | Assessora da Direção | Federação das Associações Portuguesas de Paralisia Cerebral, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2019/09/01 - 2022/10/15 | Coordenador Centro de Desenvolvimento | AVISPT21, Portugal |
2018/08 - 2019/10 | Psicóloga | ASSOL, Portugal |
1997/12 - 2018/10 | Psicóloga | Associação de Paralisia Cerebral de Viseu , Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2019/09 - 2022/12/31 | HiLives - Including and Connecting in Higher Education: networking opportunities for independent lives
GRANT_NUMBER: 2019-1-PT01-KA203-061312
|
Erasmus Plus |
2020/05 - 2020/06 | IE Best Practices in Digital Education for Teachers
Bolseiro de Cientista Convidado
|
IE Foundation |
2010 - 2014 | Rotações mentais implícitas e representações dinâmicas em pessoas com Paralisia Cerebral: o impacto das limitações da atividade
DFRH - SFRH/BD/64960/2009
Bolseiro de Doutoramento
Universidade de Coimbra, Portugal
|
FCT-Fundação para a Ciência e Tecnologia
Concluído
|
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2024/07/01 - Atual | Vote4All.eu (101147681)
Co-Investigador Responsável (Co-IR)
|
Em curso
|
2022 - Atual | Valid - Values for Inclusive Dynamics
Investigador
Erasmus, Países Baixos
|
Em curso
|
2021 - Atual | A horta de Demeter - Prémio Anim'arte 2023
Investigador
Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal
Republica Portuguesa Direção-Geral das Artes, Portugal |
Fundação Calouste Gulbenkian
Em curso
|
2023/08/01 - 2026/07/31 | I CO-COPE: INCLUSÃO ATRAVÉS DA COLABORAÇÃO INTERPROFISSIONAL NUMA COMUNIDADE DE PRÁTICA EM EDUCAÇÃO.
Outra
Instituto Politécnico do Porto Centro de Investigação e Inovação em Educação, Portugal
|
Em curso
|
2019 - 2020 | Paisagens comuns - Projeto de inclusão pela arte
INR, I.P. 2019
Investigador
|
Instituto Nacional para a Reabilitação
Concluído
|
2018 - 2019 | Educação e Direitos Humanos- jovens com Perturbação do Desenvolvimento Intelectual no Ensino Superior
INR, I.P. 2020,
Investigador responsável
|
Instituto Nacional para a Reabilitação
Concluído
|
2018 - 2019 | Gamelin - inclusão pela arte
INR, I.P. 2020
Investigador
|
Instituto Nacional para a Reabilitação
Concluído
|
2017/01/01 - 2018/12/31 | Joias que nos unem
Orientador
|
Instituto Nacional para a Reabilitação
Concluído
|
2014/09/20 - 2018/07/20 | Todos contam - Projeto inclusivo no ensino secundário
Erasmus+ 2017
Orientador
|
Erasmus Plus
Concluído
|
2011/01/01 - 2013/12/31 | Projecto Estratégico - UI 192 - 2011-2012
PEst-OE/PSI/UI0192/2011
Universidade de Coimbra, Portugal
Universidade de Coimbra Instituto de Psicologia Cognitiva Desenvolvimento Vocacional e Social, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2006 - 2010 | Percepção da causalidade e representações dinâmicas
Investigador
Universidade de Coimbra Instituto de Psicologia Cognitiva Desenvolvimento Vocacional e Social, Portugal
|
FCT-Fundação para a Ciência e Tecnologia
Concluído
|
2006/11/15 - 2008/06/30 | Perceptual causality and dynamic representations: behavioral and electrophysiological data
POCI/PSI/60769/2004
Universidade de Coimbra, Portugal
Universidade de Coimbra Instituto de Psicologia Cognitiva Desenvolvimento Vocacional e Social, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2018/05/01 - 2020 | Circle of competences for community work with adults
Orientador
|
Erasmus Plus
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Edição de livro |
|
Livro |
|
Manual |
|
Poster em conferência |
|
Recurso online |
|
Resumo em conferência |
|
Tese / Dissertação |
|
Tradução |
|
Outros
Invenção |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2024/07/18 | Socio-Emotional Skills of Preschool children, in inclusive settings: The Importance of play and informal activities | 4th International Conference on Research in Education, ICRE
IneD, ESE-IPP (Portugal)
|
2024/07 | Accessible Vote System: Democratic participation of all | 7th International Conference on Research in Education, ICRE |
2024/05 | A voz dos alunos na construção de escolas mais inclusivas: uma revisão integrativa da literatura | Simpósio Internacional em Educação Especial e Inclusiva (SIEEI) - Investigação e Práticas
https://indico.esev.ipv.pt/event/7/program (Viseu, Portugal)
|
2024/02/08 | A brincar, ajudam-se uns aos outros: Competências socioemocionais de pares de crianças com paralisia cerebral | 1º Congresso Multidisciplinar em Paralisia Cerebral
APPC - Porto (Porto, Portugal)
|
2024 | Socio-Emotional Skills of Preschool children, in inclusive settings: The Importance of play and informal activities | 7th International Conference on Research in Education, ICRE |
2024 | Participation of families in Inclusive Education maters | 7th International Conference on Research in Education, ICRE |
2024 | Psychological support is of great importance in Early Childhood Intervention | 7th International Conference on Research in Education, ICRE |
2023/09/23 | Participation of Families in Inclusive Education in the First Cycle of Basic Education: A Systematic Review' |
(Barcelona, Espanha)
|
2023/08 | Analysis of Deaf Bilingual Education in Reference Schools in Brazil and Portugal: Challenges and Opportunities | ECER 2023
(Glasgow)
|
2023/08 | More Than Just Words: Outcomes of Learning Reading and Write with a Multisensory Methodology | ECER 2023
European Educational Research Association (Glasgow)
|
2023/08 | Higher Education For People With Disabilities: The Voices Of Portuguese Students | ECER 2023
European Educational Research Association (Glasgow, Reino Unido)
|
2023/07/26 | Respect for Human Rights - pedagogical approach | Valid
EB 2,3 Ribeira Brava - Madeira (Funchal, Portugal)
|
2023/07/06 | Inclusive Education: Everyone rowing in the same direction |
(Faro, Portugal)
|
2023/07/04 | Cérebro e aprendizagem: Esta linda brincadeira |
Consórcio Edu4Col@b (Funchal, Portugal)
|
2023/06 | Direito a continuar: Educação e Cidadania no Ensino Superior | Equitativo
Instituto Politécnico de Viseu (Viseu, Portugal)
|
2023/04/26 | Promoção de estratégias de motivação de alunos em sala de aula |
Edufor (Portugal)
|
2023/02/09 | Promover a inclusão pelo sucesso de todos. |
Agrupamento de escolas de Fornos de Algodres (Fornos de Algodres, Portugal)
|
2022/12/13 | Digital competencies of individuals with intellectual disabilities |
INICO - Salamanca (Salamanca, Espanha)
|
2022/12/12 | Parents perspectives on Inclusion | LTTA - Hilives
Universidade de Salamanca (Salamanca, Espanha)
|
2022/12/12 | Dreaming on a future | conference of 25th anniversary of Our New Future
University of Ghent (Ghent, Bélgica)
|
2022/11/11 | Participation and Inclusion - painel | Multiplier Event_Including and Connecting in Higher Education: networking opportunities for independent lives
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
2022/10/21 | O papel dos irmãos na inclusão | Seminário do Dia Nacional da Paralisia Cerebral
APC Évora (Évora)
|
2022/08/31 | Digital technologies as a promotor of well-being and inclusion of people with intellectual and developmental disabilities | DSAI - Software Development and Technologies for Enhancing Accessibility and Fighting Info-exclusion
Universidade NOVA de Lisboa ( Lisboa, Portugal , Portugal)
|
2022/07 | Saúde Organizacional e Promoção da Qualidade de Vida nas Organizações - Moderação |
Instituto Piaget (Viseu, Portugal)
|
2022/06/06 | Parents Voices: Inclusion of students with Intellectual and Developmental Disabilities in Higher Education | SLERD 2022 - 7th conference on Smart Learning Ecosystems and Regional Development
ASLERD (Bucareste, Roménia)
|
2022/05/24 | Aprendizagem em contextos específicos: perspetivas e desafios | I Semana da Psicologia
ISEIT - Viseu - https://ipiaget.org/i-semana-de-psicologia-do-instituto-piaget-viseu/
|
2022/05/20 | Early childhood intervention - from theory to practice, through families eyes | EACD 2022
EACD (Barcelona, Espanha)
|
2022/02/22 | Quem dá o pão, também dá a Educação? A influência da alimentação na Aprendizagem | II Jornadas Educação Alimentar
Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia - RAMadeira (Funchal, Portugal)
|
2022/01/27 | Mentoring (wether a teacher-student or student-student) | Collaborative Learning and Steam
Edufor (Nelas, Portugal)
|
2022/01/27 | Intervenção Precoce na Infância: entrevistas a famílias | Reabilitar para a vida
Instituto Politécnico de Viseu - Escola Superior de Saúde de Viseu (Viseu, Portugal)
|
2022/01/25 | An inclusive school | Being teacher today
Erasmus+ (Viseu, Portugal)
|
2021/06/05 | Lemus e aprendemos: Leitura e escrita multissensorial | VI Seminário Educação Especial: Desafios do Século XXI.
Agrupamento de Escolas Viseu Norte (Viseu, Portugal)
|
2021/05/25 | Apresentação do livro "A prática profissional da Psicologia Escolar" | isabel catarina martins
Instituto Piaget - Viseu (Viseu, Portugal)
|
2021/04/06 | O Método Lemus |
MR-Terapias (Lisboa, Portugal)
|
2020/06/04 | A atualidade da Psicologia |
Escola secundária de São Pedro do Sul
|
2020 | Partilha de Experiências: Gabinete de Apoio a Programas Incluídos na Comunidade (GAPRIC) | I Congresso Internacional Qualidade de Vida, cidadania e saúde mental
Escola superior de Saúde de Viseu
|
2020 | E depois desta escola? Processos de transição pós-escolar |
Avispt21
|
2019/10/12 | Contas de cabeça: neurociências e aprendizagem da matemática | 17º MATViseu
Associação de Professores de Matemática (Viseu, Portugal)
|
2019/09 | If we were equal, we would be like robots: children representations of peers with SEN https://eera-ecer.de/ecer-programmes/conference/24/contribution/47862 | ECER 2019
European Educational Research Association (Hamburg, Alemanha)
|
2019/08/30 | The outcomes of learning to Read and write with all senses: the use of a multisensory methodology https://eera-ecer.de/ecer-programmes/conference/24/contribution/48961 | ECER 2019
European Educational Research Association (Hamburg, Alemanha)
|
2019/07/01 | O bibe curto nas mangas: coisas simples sobre Inclusão | Encontro Flexibilidade curricular: moda ou necessidade
Centro de Formação de Professores Dão Lafões
|
2019/05 | O lugar do assistente operacional na Educação Inclusiva | |
2019/01/26 | Dos pés à cabeça: neurociências e aprendizagem | Encontro Inclusão – desafios da Escola inclusiva do seculo XXI |
2018/05 | What is quality of Life? A dilemma in school participation of a boy with DMD. Conferência apresentada na mesa Ethical issues in childhood disability, moderada por Bernard Dan, Peter Rosenbaum e Gabriel Ronen. | EACD Meeting
(Tbilisi, Georgia)
|
2018/04 | Critical perspectives on inclusive education in Portugal. Conferência Plenária, por convite, Canakale, Turquia | _7th International Conference on Research in Education
(Cannakale, Turquia)
|
2017/04 | My special colleague is going to be a dancer. | ULEAD 8th International Congress of Research in Education
(Turquia)
|
2017 | Sete e sete são catorze: sete razões para incluir. | Sessão de encerramento do Projecto Todos contam
Agrupamento de Escolas de Fornos de Algodres, (Portugal)
|
2017 | Enquanto há Esperança há Vida. | Encontro da Associação Católica dos Enfermeiros e Profissionais de Saúde
ACEPS)
|
2016/07/16 | Quando a Instituição é a nossa casa - práticas de intervenção em pessoas com NEE |
Santa Casa da Misericórdia de Castro Daire
|
2016/05/23 | Como a inclusão nos implica a todos. |
Agrupamento de Escolas O Magriço
|
2016/05/14 | Tão bonitinha e em cadeira de rodas: o olhar dos outros em palavras. | XI Congresso de Neurociência e Educação Especial
Psicosoma
|
2015/12/05 | Ao teu lado sou maior: o apoio colaborativo às pessoas com deficiência | Seminário Inclusão: desafios e conquistas. |
2015/11/25 | Ai tu pensavas que éramos todos iguais lá na escola? A representação das crianças face à inclusão | Conferência Internacional: Paralisia Cerebral
Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra
|
2015/11/25 | Qualidade de vida em Adultos com Paralisia Cerebral. |
APCC
|
2015/11/19 | Eu e os outros: qualidade de vida em adultos com paralisia Cerebral |
(Beja, Portugal)
|
2015/05/16 | Aprender com os outros: Desenvolvimento de competências sociais em jovens com Paralisia Cerebral. Comunicação Oral no Viseu,16 de Maio. |
Psicosoma
|
2013 | Dynamical representations in People with Cerebral Palsy: an action-perception case? | ESCOP 2013
(Budapeste, Hungria)
|
2013 | A intervenção em crianças com paralisia cerebral. | Tertúlia Necessidades Educativas Especiais: como estimular?
(Portugal)
|
2013 | O ensino superior e a formação de docentes de Educação Especial. | Conferência A Educação é de facto Especial?
(Viseu, Portugal)
|
2012/10/26 | O País dos botões: a Educação Inclusiva sob o olhar das crianças. | V Seminário sobre Educação Inclusiva. Lisboa |
2012/05/19 | A menina da carteira da frente: a diferença vista pelas crianças. Comunicação oral | II Congresso Neurociências e Educação Especial
Psicosoma
|
2011/12/07 | Motor Imagery and Cerebral Palsy. |
(Nijmegen, Países Baixos)
|
2011/11/29 | Perception of action when the body is constrained: a Study in Cerebral Palsy individuals. | Meeting of the Research Team of Motor Control of Faculty of Behavioral Sciences of Radboud University
Team of Motor Control of Faculty of Behavioral Sciences of Radboud University (Nijmegen, Países Baixos)
|
2011/09/12 | Mental rotation and Cerebral Palsy: how do motor constraints are reflected? |
University of Birmingham (Birmingham, Reino Unido)
|
2011/08/24 | Listening to children about educational practices: Contributions in the context of a case study. | ECER 2010 - https://eera-ecer.de/ecer-programmes/conference/3/contribution/5019
EERA (Helsinkia, Finlândia)
|
2005/05/12 | My hands don’t rotate. Oral presentation. | International Cerebral Palsy Conference 2005 – Life Course and Adulthood
(Tampere)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023 - Atual | Escutar para incluir: Design colaborativo de um recurso educativo para apoiar a diversidade e a inclusão no 1º CEB
Coorientador
|
Doutoramento em Educação Especial
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2022 - Atual | A participação das famílias na inclusão: estudo nas escolas públicas do Brasil e Portugal
Coorientador
|
Doutoramento (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2023 - 2023 | O papel dos pares nas competências socioemocionais das crianças com paralisia cerebral
Orientador
|
Educação Especial (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Viseu, Portugal
|
2021/05/01 - 2022/12/15 | Intervenção Precoce em Portugal: da teoria à prática
Orientador
|
Intervenção Precoce na Infância (Mestrado)
Escola Superior de Educação Jean Piaget de Viseu, Portugal
|
2021 - 2022 | Vestindo todos a mesma camisa. Um estudo sobre a inclusão no ensino superior.
Orientador
|
Ciências da Educação, área de especialização em Educação Especial - Domínios Cognitivo e Motor |
2021 - 2022 | Contexto Familiar e Estratégias de Inclusão de Crianças com Perturbação do Desenvolvimento Intelectual: Estudo de Caso
Orientador
|
Ciências da Educação, área de especialização em Educação Especial - Domínios Cognitivo e Motor
Escola Superior de Educação Jean Piaget de Viseu, Portugal
|
2021/03/04 - 2021/12/30 | Perceção das famílias de crianças apoiadas pela Intervenção Precoce na Infância
Orientador
|
Curso de Especialização em Intervenção Precoce (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Instituto Piaget Unidade de Investigação em Educação e Intervenção Comunitária, Portugal
|
2017 - 2017 | O contributo das TIC no processo de alfabetização de idosos: estudo de caso.
Orientador
|
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
|
2013 - 2016 | Qualidade de vida em adultos com paralisia cerebral
Orientador
|
Ciências da Educação - Educação Especial (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Centro Regional de Viseu, Portugal
|
2014/10/01 - 2015/11/03 | Aires, Ferreira (2015). A qualidade de vida na pessoa com PC. Mestrado em Educação Especial: Domínio Cognitivo e Motor na
UCP-CRB.
Orientador
|
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2013/10/01 - 2015/03/15 | Nunes, Mariana (2015). As tecnologias de Informação e Comunicação e a Paralisia Cerebral: que relação no desenvolvimento e
na aprendizagem?
Coorientador
|
Mestrado em Educação Especial: Domínio Cognitivo e Motor (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2012/10/01 - 2013/11/01 |
Oliveira, Sílvia (2013). As tecnologias de Informação e Comunicação e a Paralisia Cerebral: que relação no desenvolvimento
e na aprendizagem? Mestrado em Educação Especial: Domínio Cognitivo e Motor na UCP-CRB.
Coorientador
|
Mestrado em Educação Especial: Domínio Cognitivo e Motor (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2011/10/10 - 2012/11/06 | Sanches, Augusta (2012). As unidades de multideficiência e o seu contributo na inclusão de crianças com paralisia cerebral.
Coorientador
|
Mestrado em Educação Especial: Domínio Cognitivo e Motor (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2010/01/15 - 2011/07/31 | Rodrigues, Merciana (2011). A autonomia em jovens institucionalizados e em contexto familiar: estudo comparativo.
Coorientador
|
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
|
2010/01/10 - 2011/07/30 | Pereira, Pedro (2011). Mediar para acolher: projecto de intervenção no âmbito da mediação em contexto escolar.
Coorientador
|
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Saúde de Viseu, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2022/10/06 - 2022/10/06 | Build Back Better: Insights, Innovations and Opportunities - Listening and Sharing Sessions celebrating International Day
of Cerebral Palsy 2022 - Chair of Portuguese Session (2022/10/06 - 2022/10/06)
Conferência (Coorganizador)
|
INTERNATIONAL ALLIANCE OF ACADEMIES OF CHILDHOOD DISABILITY , Estados Unidos |
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2024/07/17 - 2024/07/19 | Chair at Session 1 - ST4: Teacher Education - Parallel Session II, in the 4th edition of International Conference on Research
in Education.
Congresso
|
ICRE2024
Instituto Politécnico do Porto Centro de Investigação e Inovação em Educação, Portugal
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2024/07/12 | A Educação: A Concretização dos Direitos Educativos da Criança Surda
Arguente principal
|
Ana Isabel Silva Lopes Mendes (Outro)
Escola Superior de Saúde Jean Piaget de Viseu, Portugal
|
2024/07/12 | Diagnóstico Tardio de Surdez: um caso de sucesso
Arguente principal
|
Carla Paiva, (Mestrado)
Escola Superior de Educação Jean Piaget de Viseu, Portugal
|
2023/04/18 | O brinquedo LEGO® enquanto dispositivo para intervenções ao nível da atenção das crianças com Perturbação de Hiperatividade
e Défice de Atenção
Arguente principal
|
Ana Valéria Lopes Corrêa Costa (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2022/10 | A importância da comunicação aumentativa e alternativa no desenvolvimento da linguagem em alunos com dificuldades na comunicação:
Paralisia Cerebral
Arguente principal
|
Maria da Conceição Pires de Figueiredo e Silva (Outro)
Escola Superior de Educação Jean Piaget de Viseu, Portugal
|
2022/07 | A perceção das famílias sobre os primeiros encontros com os profissionais da Intervenção Precoce na Infância
Arguente principal
|
Gabriela Alexandre Leite (Outro)
Escola Superior de Educação Jean Piaget de Viseu, Portugal
|
2022 | Inclusão de uma criança co Perturbação do Espetro do Autismo no Pré-escolar
Arguente principal
|
Madalena Andrade (Mestrado)
Escola Superior de Saúde Jean Piaget de Viseu, Portugal
|
2021/06 | Consciência Fonológica e Dislexia - que relação? Perspetiva dos docentes do 1o ciclo do Ensino Básico na Região Autónoma da
Madeira
Arguente principal
|
Silva, José Manuel Correia (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
|
2021/02 | Treino da consciência fonológica na educação pré-escolar como preditor de sucesso na aprendizagem da leitura e escrita.
Arguente
|
Maria Raquel Lourenço Machado Melo. (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
|
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2018 - Atual | VII Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa / Congreso Iberoamericano en Investigación Cualitativa /International Symposium on Qualitative Research, em Fortaleza, Brasil. | Fortaleza, Brasil |
2019 - 2019 | 8º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa CIAIQ2019 | Lisboa |
2019 - 2019 | International Congress of Health and Well-being Intervention | Viseu |
2018 - 2018 | ULEAD 8th International Congress of Research in Education | Manisa, Turquia. |
2016/07/12 - 2017/07/14 | 5º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa/ 1st International Symposium on Qualitative Research, | Porto |
2017 - 2017 | VI Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa CIAIQ2017/ ISQR2017 | Salamanca |
2017 - 2017 | Seminário Pontes para a inclusão | Viseu |
2016/07/12 - 2016/07/14 | V Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa / Congreso Iberoamericano en Investigación Cualitativa /International Symposium on Qualitative Research, em Leiria; | Porto |
2016 - 2016 | 3rd IPLeiria International Health Congress Health, Demographic Changes & Well-being | Leiria |
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2024/02/01 - Atual | Frontiers (1664-302X ) | |
2017 - Atual | sensos-e (2183-1432) | |
2015 - Atual | Gestão e desenvolvimento (0872-556X) |
Comissão de avaliação
Descrição da atividade Tipo de assessoria |
Instituição / Organização | Entidade financiadora | |
---|---|---|---|
2018/09 - 2019/09 | Circle of competences for community work with adults - European Project [Arci Catania (Sicilia), APECV (Portugal), Pistes
Solidaires (França) e UPI Zalec (Eslovenia) (2017-1-IT02-KA204-036912)]
Avaliador
|
APECV, Portugal | Erasmus |
Consultoria / Parecer
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2024/01 - Atual | I CO COPE: Advisory Board | Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
2019 - 2019 | Consultora - especialista na avaliação pedagógica da Oficina de Formação de Docentes "Distúrbios de comportamento, hiperatividade e problemas associados: técnicas de modificação e intervenção" | Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal |
2017 - 2018 | Amigo crítico do Projecto inclusivo Jóias que nos unem, em parceria com a Associação de Ourivesaria e Relojoaria de Portugal (AORP), a , a Associação de Viseu de Portadores de Trissomia 21 (AVISPT21) e as Ourivesarias Pereirinha | |
2017 - 2018 | Amigo crítico do Projeto Erasmus+ "Todos Contam", Projeto Inspirador, nomeado pela Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação | |
2010 - 2010 | Consultora - especialista na avaliação pedagógica da Oficina de Formação para Docentes CIF: um novo paradigma na avaliação | Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2024/01/06 - 2024/06/01 | Heurísticas de Intervenção: Domínio da Audição e Surdez (40h) | Educação Especial (Especialização pós-licenciatura) | Escola Superior de Educação Jean Piaget de Viseu, Portugal |
2023/10/01 - 2024/02/05 | Problemas da Cognição e da Aprendizagem | Mestrado em Educação Especial (Mestrado) | Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
2024 - 2024 | Funções Executivas e Perturbação do Espetro do Autismo | ||
2023/04/18 - 2023/06/17 | Metodologias multissensoriais de aprendizagem de leitura escrita | Edufor (Especialização pós-licenciatura) | |
2023/02/07 - 2023/02/10 | Universal Design for learning. | (Postgraduate Certificate) | Erasmus Plus, Bélgica |
2023/02/07 - 2023/02/10 | An inclusive school | Inclusive Spaces (Postgraduate Certificate) | Erasmus Plus, Bélgica |
2023/01 - 2023/02/10 | A prevenção das dependências online em crianças e jovens | (Especialização pós-licenciatura) | Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal |
2022/10 - 2023/02 | Psicologia da Linguagem (40h) | Psicologia (Licenciatura) | Instituto Piaget Unidade de Investigação em Educação e Intervenção Comunitária, Portugal |
2022/10/01 - 2023/01/30 | Heurísticas de Intervenção em Intervenção Precoce (40 h) | Educação Especial (Especialização pós-licenciatura) | Escola Superior de Educação Jean Piaget de Viseu, Portugal |
2022/10 - 2023/01/30 | Problemas da Cognição e da Aprendizagem (36h) | Educação Especial: Multideficiência e Problemas de Cognição (Mestrado integrado) | Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
2022/10 - 2023 | Perturbações Específicas do Desenvolvimento (30h) | Tradução e Interpretação de Língua Gestual Portuguesa (Bacharelato) | Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
2007 - 2023 | Inclusão e Comunidade (4h) | Pós-Licenciatura em Enfermagem de Reabilitação, na ESSV-IPV | Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Saúde de Viseu, Portugal |
2018/10/01 - 2022/06/30 | Psicologia da Aprendizagem | Psicologia (Licenciatura) | Escola Superior de Educação Jean Piaget de Viseu, Portugal |
2022/01/18 - 2022/01/18 | Universal Design for Learning | Being a teacher today | Erasmus Plus, Bélgica |
2021 - 2022 | Heurísticas de intervenção em Educação Inclusiva (40h) | Educação Especial (Pós-Graduação) | Instituto Piaget Unidade de Investigação em Educação e Intervenção Comunitária, Portugal |
2018 - 2022 | Psicologia Escolar e Educacional - 45h | Psicologia | |
2021/09 - 2021/12 | Oficina de Formação Pertencer por inteiro: abordagens inclusivas (50h) | (Especialização pós-licenciatura) | Região Autónoma da Madeira, Portugal |
2021/09 - 2021/12 | Oficina Neurociências e Escola: um abraço por cumprir? (60h) | (Especialização pós-licenciatura) | Região Autónoma da Madeira, Portugal |
2020 - 2020 | MENTOR-Tutorias autorregulatórias | MENTOR-Tutorias autorregulatórias (Especialização pós-licenciatura) | |
2020 - 2020 | Oficina de Formação Pertencer por inteiro: abordagens inclusivas (50h) | (Especialização pós-licenciatura) | |
2019 - 2019 | Educação Especial e Inclusão | Educação Básica (Licenciatura) | Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
2018 - 2019 | Perturbações Específicas do Desenvolvimento (30h) - 2º ano | (Licenciatura) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal |
2018 - 2019 | Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem (30h) | Tradução e Interpretação em Língua Gestual Portuguesa | Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
2018 - 2019 | Princípios e Práticas do Processo de Ensino Aprendizagem I (40h) - 2º ano | LGP (Licenciatura) | Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
2018 - 2019 | Perturbações Específicas do Desenvolvimento (30h) - 3º ano | LGP (Licenciatura) | Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
2018 - 2019 | Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem (30h) - 2º ano | LGP | Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
2009 - 2018 | Necessidade Educativas Especiais II (16h) | Ciências da Educação - Educação Especial (Mestrado) | Universidade Católica Portuguesa Centro Regional de Viseu, Portugal |
2017 - 2017 | "Pudesse eu não ter laços nem limites" - Alunos com NEE na escola toda (oficina de formação) | (Especialização pós-licenciatura) | Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal |
2016 - 2016 | A utilização do sistema internacional de CIF-OMS na avaliação das NEE | Educação Especial, área de especialização em Domínio Cognitivo e Motor | Instituto Politécnico de Viseu, Portugal |
2010 - 2011 | Necessidades Educativas Especiais (40h) | Ensino de Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básico (Mestrado integrado) | Instituto Politécnico de Viseu, Portugal |
2008 - 2011 | Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem (40h) | Ensino de Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básico (Mestrado integrado) | Instituto Politécnico de Viseu, Portugal |
2008 - 2011 | Necessidades Educativas Especiais (40h) | Mestrado em Educação Visual | Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal |
2010 - 2010 | Intervenção na Deficiência Mental, Deficiência Motora e Multideficiência (40h) | Educação (Mestrado) | Universidade dos Açores, Portugal |
2008 - 2009 | Psicopedagogia da Autonomização e Integração | Educação Social (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Viseu, Portugal |
Entrevista / Programa (rádio / tv)
Programa | Tema | |
---|---|---|
2023/06/26 - 2023/06/26 | 88.8 JMFM - Madeira | Cérebro e Aprendizagem |
2021/06/05 - 2021/06/05 | Transmissão do VI Seminário Educação Especial: Desafios do Século XXI | Leitura e escrita multissensorial |
2021/06/02 - 2021/06/02 | Iniciativa Cívica - Viseu Agora - Webinar | Viseu, cidade acessível |
2021 - 2021 | Divulgação da licenciatura em Psicologia | Bullying nas escolas |
2018/10/05 - 2018/10/15 | Circle of competencies for community work with adults - Evaluation | Educação de adultos |
2013 - 2013 | Participação no Fórum televisivo Paralisia Cerebral e Cidadania, promovido pela APPC-Porto | Participação e Auto-representação das pessoas com paralisia cerebral. |
Expedição científica
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2022/07 - 2022/07 | LTTA em Reykiavik - HiLives Project | Haskolinn i Reykjavik, Islândia |
2019/11 - 2019/11 | CLIL in VET - 2nd SP-VET-BLEND - Blended mobility of VET learners – ERASMUS+ KA2 (Eslovénia, Eslováquia, Itália, Lituânia, Portugal e Turquia) | Erasmus Plus, Bélgica |
2015/05 - 2015/05 | Visita ao Helen Elsass Center em Copenhaga, com acolhimento pelo Director Peder Esben; | |
2013 - 2013 | Visita ao Laboratório de Psicologia Cognitiva do Institute de Neurociences de Universidade de Aix-Marseille; | Aix-Marseille Université, França |
2011/11/01 - 2012/01/31 | - Integração da Equipa de Motor Control da Behavioral Sciences Institute Coordenada pelo Co-Orientador Bert Steenbergen; http://www.beweginginzicht.nl/en/projects/motor-control/implicit_representations - Participação em reuniões científicas e colaboração na recolha de dados e implementação de experiências; - Estabelecimento de contactos e visita a instituições educativas e clínicas holandesas especialmente direcionadas para a intervenção em paralisia cerebral. | Radboud Universiteit, Países Baixos |
2011 - 2011 | Visit to Sensory motor neuroscience Lab (Symon), welcomed by the Director Alan Wing, Presentation of a lunch talk on action-perception; | University of Central England in Birmingham, Reino Unido |
2010/03 - 2010/03 | Leuven University – Belgium: Visita ao Laboratório de Psicologia, reunião científica com Karl Verfaillie (Co-Principal Investigator of Laboratory of Experimental Psychology); | Katholieke Universiteit Leuven Universitaire Pers Leuven, Bélgica |
2008 - 2008 | Visita ao Laboratório de Psicologia Cognitiva, a convite do Professor Greggory DiGirolamo | University of Cambridge Jesus College, Reino Unido |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2023/06/01 - Atual | Cem palcos | Secretária da Direção |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2020 - Atual | Reviewer - Centro de Recursos online da International Alliance of Academies of Childhood Disability (IAACD Knowledge Hub)
- https://iaacd.net/contributors/
Consultor
|
INTERNATIONAL ALLIANCE OF ACADEMIES OF CHILDHOOD DISABILITY , Estados Unidos |
2019 - 2019 | Comissão Científica - Congress of Health and Well-being Intervention
Membro
|
Instituto Piaget Unidade de Investigação em Educação e Intervenção Comunitária, Portugal |
Outro júri / avaliação
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2024 - 2024 | Arguição de tese: DIAGNÓSTICO TARDIO DE SURDEZ: UM CASO DE SUCESSO | Escola Superior de Saúde Jean Piaget de Viseu, Portugal |
2024 - 2024 | Arguição da tese: EVOLUÇÃO DA EDUCAÇÃO DE SURDOS EM PORTUGAL: Do Oralismo ao Bilinguismo | Escola Superior de Educação Jean Piaget de Viseu, Portugal |
2021 - 2021 | Arguição da tese "O treino da Consciência Fonológica na Educação Pré-Escolar como preditor de sucesso na aprendizagem da leitura e da escrita" | Instituto Piaget Unidade de Investigação em Educação e Intervenção Comunitária, Portugal |
Distinções
Prémio
2024 | Best Poster Award
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2022 | EACD2022 Bursary |
2017 | Melhor Poster |
2013 | Melhor comunicação oral
Associação do Porto de Paralisia Cerebral, Portugal
|
2013 | Bolsa atribuída pela Comissão Científica do Fechner Day 2013
Humboldt Universität zu Berlin Institut für Psychologie, Alemanha
|
2012 | Bolsa de participação no New Directions in Brain Training
Humboldt Universität zu Berlin Institut für Psychologie, Alemanha
|
2006 | Bolsa para apresentação de trabalho no FENS Fórum 2006 - Viena (Áustria)
Sociedade Portuguesa de Neurociências, Portugal
|
2005 | Bolsa para apresentação de trabalho no Fechner Day 2005 - Traverse City (USA) |
Outra distinção
2016 | Melhor Profissional (avaliação de desempenho) da Resposta Social Reabilitação/ Ambulatório
Associação de Paralisia Cerebral de Viseu , Portugal
|