Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Sara Cruz
Nomes de citação
- Cruz, Sara
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 9A16-515B-ABC7
- ORCID iD
- 0000-0003-0011-7746
- Google Scholar ID
- pyXAFtQAAAAJ&hl
- Researcher Id
- AAS-8386-2021
- Scopus Author Id
- 56462268100
Endereços de correio eletrónico
- saracruz@por.ulusiada.pt (Profissional)
Moradas
- Universidade Lusíada do Porto. Instituto de Psicologia e Educação. Rua de Moçambique, n.º 21 e 71., 4100-348, Porto, Porto, Portugal (Profissional)
Websites
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Psicologia
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português (Idioma materno) | |||||
Inglês | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2010 - 2014
Concluído
|
Psicologia (Doutoramento)
Especialização em Especialidade: Psicologia Clínica
Universidade do Minho, Portugal
"Neuropsychophysiological correlates of interactive behavior: evidence from infant development and implications for therapeutic
relationship" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Aprovado por unanimidade |
2004/09/13 - 2009/10/23
Frequentou
|
Psicologia Clínica (Mestrado integrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2018 - Atual | Investigador (Investigação) | Fundação Minerva, Portugal |
Universidade Lusíada Porto Centro de Investigação em Psicologia para o Desenvolvimento, Portugal | ||
2016/05/01 - 2018/01/31 | Investigador (Investigação) | Universidade do Minho, Portugal |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2016 - Atual | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Fundação Minerva, Portugal |
Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal | ||
2022/09/12 - 2023/08/31 | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | The University of Edinburgh, Reino Unido |
The University of Edinburgh School of Philosophy Psychology and Language Sciences, Reino Unido | ||
2018/03/01 - 2018/08/31 | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Universidade do Minho, Portugal |
2013 - 2014 | Assistente (Docente Universitário) | Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal |
Outras Carreiras
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2019 - 2021 | Técnico Psicologia Especialista (Técnico Psicologia) | Instituto de Neurodesenvolvimento, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2023 - Atual | Doctoral Programme Coordinator - Doctorate Programme in Applied Psychology Health and Wellbeing | Fundação Minerva, Portugal |
Universidade Lusíada Porto, Portugal | ||
2019 - Atual | Dirigente de laboratório, instituto, museu, centro ou observatório | Fundação Minerva, Portugal |
Universidade Lusíada Porto, Portugal | ||
2019 - Atual | Member of the direction board of the Psychology for Development Research Center | Fundação Minerva, Portugal |
Universidade Lusíada Porto, Portugal | ||
2018 - 2022 | Pedagogical Coordinator of the first graduation year of the first Cycle of Studies in Psychology | Fundação Minerva, Portugal |
Universidade Lusíada Porto, Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2010/09 - 2014/12 | Neuropsychophysiological correlates of interactive behavior: Evidence from infant development and implications for therapeutic
relationship
SFRH/BD/68263/2010
Bolseiro de Doutoramento
Universidade do Minho, Portugal
|
Concluído
|
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2023/11/09 - 2027/11/08 | Maternal Perinatal Stress and Adverse Outcomes in the Offspring: Maximising infants´development (TREASURE)
CA22114
Investigador
|
European Cooperation in Science and Technology |
2023/09/22 - 2027/09/21 | A European consortium to determine how complex, real-world environments influence brain development (ENVIRO-DEV)
CA22111
Bolseiro de Cientista Convidado
|
European Cooperation in Science and Technology
Em curso
|
2023/03/01 - 2026/02/28 | Neural correlates of joint attention: A foundational basis to subsequent social competence
2022.10347.PTDC
Universidade de Coimbra, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
2019 - 2023 | Research Innovation and Sustainable Pan-European Network in Peripartum Depression Disorder - COST Action Riseup-PPD (CA18138)
CA18138
Investigador
|
European Cooperation in Science and Technology
Concluído
|
2008 - 2014 | Physiological markers of sensory processing of the newborn
42/08
Investigador
Universidade do Minho, Portugal
|
Fundação Bial
Concluído
|
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2020/05 - 2024/12 | Neurodevelopmental Disorders: Cognitive and Socioemotional Markers
CIPD/2122/DEED/2
Investigador responsável
Universidade Lusíada Porto Centro de Investigação em Psicologia para o Desenvolvimento, Portugal
|
Em curso
|
2021 - 2024 | Validation of the Persistent and Intrusive Negative Thoughts Scale in a Sample of Portuguese Children and Adolescents
CIPD/2122/PERS/6
Investigador responsável
Universidade Lusíada Porto Centro de Investigação em Psicologia para o Desenvolvimento, Portugal
|
Em curso
|
2020/03 - 2023/12 | Babies during COVID
N/A
Investigador
Universidade do Minho, Portugal
CoLab Contra a Pobreza e a Exclusão Social, Portugal |
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Poster em conferência |
|
Resumo em conferência |
|
Tese / Dissertação |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2024/06/19 | Neural processing of affective touch at 18 months and links to maternal touch avoidance | 27th Biennial Meeting of the International Society for the Study of Behavioural Development (ISSBD)
ISPA Istituto Universitário (Lisbon, Portugal)
|
2024/06/19 | Neural correlates of emerging joint attention abilities in 10-month-old infants. | 27th Biennial Meeting of the International Society for the Study of Behavioural Development (ISSBD)
ISPA Istituto Universitário (Lisbon, Portugal)
|
2023/09 | Tools and methods used to assess maternal interpersonal functioning in the context of peripartum depression | Knowledge and Implementation Gaps in Peripartum Depression: Innovation and Future Directions
Riseup-PPD Second International Conference (Sofia, Bulgária)
|
2023/03 | Future Directions in the Assessment of Infant and Child Neurodevelopment | Workshop presentation at the 8th European Training School of Research Innovation and Sustainable Pan-European Network in Peripartum
Depression Disorder - Riseup-PPD (COST Action 18138).
(Seville, Espanha)
|
2023/03 | Infant's Neurodevelopmental Assessment | Session presentation at the 8th European Training School of Research Innovation and Sustainable Pan-European Network in Peripartum
Depression Disorder - Riseup-PPD (COST Action 18138)
(Seville, Espanha)
|
2023 | Unpacking the pandemic's influence on peripartum mental health in Brazil: The role of individual and pandemic-related factors | Inovação em Saúde Mental Perinatal
Grupo de Língua Portuguesa da Sociedade Marcé (Coimbra, Portugal)
|
2022/12/03 | The impact of prenatal distress on infant temperament during the COVID-19 pandemic | Forth Scientific Meeting of the Portuguese Language Group of the Marcé Society for Perinatal Mental Health - Challenges in
Perinatal Mental Health
Hospital Pedro Hispano (Matosinhos)
|
2022/01 | Assessment for perinatal depression in clinical and research settings: Neuropsychophysiological assessment of infants and children of mothers with PPD | Workshop presentation
Research Innovation and Sustainable Pan-European Network in Peripartum Depression Disorder - Riseup-PPD (COST Action 18138) (Uppsala, Suécia)
|
2021 | The impact of prenatal distress on infant temperament during the COVID-19 pandemic | Challenges in Perinatal Mental Health
Forth Scientific Meeting of the Portuguese Language Group of the Marcé Society for Perinatal Mental Health (Porto, Portugal)
|
2020/09/10 | Brain Imaging Methods in PPD-related Clinical Research and Applications Part III. Functional near-infrared spectroscopy (fNIRS) in research with infants and children: Theoretical and methodological considerations. | COST Action Research Innovation and Sustainable Pan-European Network in Peripartum Depression Disorder - Riseup-PPD - CA18138
(Izmir, Turquia)
|
2020 | Normas da APA 7ª Edição. | Workshop
Lusiada University (Porto, Portugal)
|
2019/09/10 | Neurodevelopment | Workshop presented at the Main Meeting of the COST Action Research Innovation and Sustainable Pan-European Network in Peripartum
Depression Disorder - Riseup-PPD - CA18138 (Riseup-PPD Main Meeting 1st Semester).
Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
|
2017/08/27 | Maternal attitude towards touch relates to brain activity to affective touch in 12-month-old infants. | 18th European Conference on Developmental Psychology (ECDP).
(Utrecht, Países Baixos)
|
2015/10/17 | Auditory neural correlates of infant's development. | 17th European Conference on Developmental Psychology (ECDP).
(Braga, Portugal)
|
2015/09/17 | Processing of affective touch in infants: neuroimaging and behavioral markers. | 17th European Conference on Developmental Psychology (ECDP).
(Braga, Portugal)
|
2015/09/17 | Contribution of vagal regulation of 1-month-old infants to joint attention abilities at 12-months of age. | 17th European Conference on Developmental Psychology (ECDP).
(Braga, Portugal)
|
2014 | Therapeutic Collaboration and the underlying physiological profile: synchrony and dyssinchrony in the early phase of a CBT good outcome case. | SPR 45rd International meeting, Society for Psychotherapy Research (SPR)
(Copenhagen, Dinamarca)
|
2014 | Physiological markers of the sensory processing of the newborn. | Bial Foundation 10th Symposium
(Porto, Portugal)
|
2013 | Therapeutic Collaboration and the underlying physiological profile in the early phase of psychotherapy. | Meeting of the Society for the Exploration of Psychotherapy Integration (SEPI)
(Barcelona, Espanha)
|
2013 | Colaboração Terapêutica e processos psicofisiológicos na fase inicial da terapia comportamental e cognitiva. | Simposium Nacional de Investigação em Psicologia (SNIP).
(Aveiro, Portugal)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023 - 2026 | Promoção das funções executivas nos primeiros anos de escolaridade: Validação de um programa de intervenção aplicado pelos
pais
Orientador
|
Psicologia Aplicada: Saúde e Bem Estar (Doutoramento)
Universidade Lusíada Porto, Portugal
|
2022 - 2023/12 | The association between self-regulation abilities at 1 month with cognition and language development at 1year of age
Orientador
|
Developmental Science (Mestrado)
The University of Edinburgh, Reino Unido
|
2022 - 2023 | Satisfação com a vida e sintomatologia ansiosa em adolescentes
Orientador
|
Psicologia Clínica (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto, Portugal
|
2022 - 2023 | Co-occurrence of depression and generalised anxiety among ASD and ADHD school-aged children: A systematic review and meta-analysis
Orientador
|
Developmental Science (Mestrado)
The University of Edinburgh, Reino Unido
|
2022 - 2023 | The relationship between sensory processing, executive functions and behaviour in ADHD children
Orientador
|
Developmental Science (Mestrado)
The University of Edinburgh, Reino Unido
|
2021 - 2022 | Competências socioemocionais e o envolvimento em comportamentos de agressão e vitimação verbal, em adolescentes.
Orientador
|
Psicologia Clínica (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto, Portugal
|
2021 - 2022 | Problemas de comportamento e o envolvimento em comportamentos de agressão e vitimação verbal, em adolescentes.
Orientador
|
Psicologia Clínica (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto, Portugal
|
2021 - 2022 | Associação entre as competências de comunicação e assertividade e o envolvimento em comportamentos de agressão, em adolescentes.
Orientador
|
Psicologia Clínica (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto, Portugal
|
2021 - 2022 | O efeito das competências cognitivas no ajustamento socioemocional em crianças institucionalizas e não institucionalizadas
Orientador
|
Psicologia Clínica (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto, Portugal
|
2021 - 2022 | O efeito do temperamento no ajustamento socioemocional em crianças institucionalizadas e não institucionalizadas
Orientador
|
Psicologia Clínica (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto, Portugal
|
2020 - 2021 | Relação entre autocontrolo e hiperatividade/défice de atenção com comportamentos de agressão verbal em contexto escolar
Orientador
|
Psicologia (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
|
2020 - 2021 | O impacto das condições de vida adversas no desenvolvimento de perfis afetivos em jovens institucionalizados
Orientador
|
Psicologia (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
|
2020 - 2021 | Associação entre as características de personalidade e o bem-estar subjetivo em cuidadores formais de doentes com demência
Orientador
|
Psicologia (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
|
2020 - 2021 | O impacto da COVID-19 nos adolescentes: a perceção da qualidade de vida e a associação com a satisfação das necessidades psicológicas
básicas
Orientador
|
Psicologia (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
|
2020 - 2021 | O impacto da COVID-19 em adolescentes: a perceção da satisfação com o suporte social e a associação com a satisfação das necessidades
psicológicas básicas.
Orientador
|
Psicologia Clínica (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
|
2019/10/01 - 2020/01/22 | Associação entre valores e virtudes em indivíduos com sintomatologia depressiva.
Orientador
|
Psicologia Clínica (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto, Portugal
|
2018/10/01 - 2020/01/22 | Personalidade e bem-estar em idosos.
Orientador
|
Psicologia Clínica (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto, Portugal
|
2018/10/01 - 2020/01/22 | Relação entre estilos de humor e valores em adultos
Orientador
|
Psicologia Clínica (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto, Portugal
|
2020 - 2020 | Associação entre estilos de humor e sintomatologia depressiva.
Orientador
|
Psicologia Clínica (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2024/05/21 - 2024/05/22 | Member of the Organising Committee of the XI Congresso Internacional de Intervenção Psicológica titled 'Desafios e Potencialidades
da Tecnologia na Intervenção Psicológica' (2024/05/21 - 2024/05/22)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal |
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023 - 2023 | Participation in the Sixth Main Meeting of the COST Action Research Innovation and Sustainable Pan-European Network in Peripartum
Depression Disorder (Riseup-PPD - CA18138)
Encontro
|
Universidad Loyola Andalucía - Campus de Sevilla, Espanha
|
2022 - 2022 | Participation in the Fifth Main Meeting of the COST Action Research Innovation and Sustainable Pan-European Network in Peripartum
Depression Disorder (Riseup-PPD - CA18138)
Encontro
|
University of Malta, Malta
|
2021/11/23 - 2021/11/24 | Participation in the Fourth Main Meeting of the COST Action Research Innovation and Sustainable Pan-European Network in Peripartum Depression Disorder (Riseup-PPD - CA18138) (Online only) | COST Action Research Innovation and Sustainable Pan-European Network in Peripartum Depression Disorder (Riseup-PPD - CA18138) |
2020/09/10 - 2020/09/11 | Participation in the Third Main Meeting of the COST Action Research Innovation and Sustainable Pan-European Network in Peripartum Depression Disorder (Riseup-PPD - CA18138) (Online only) | COST Action Research Innovation and Sustainable Pan-European Network in Peripartum Depression Disorder - Riseup-PPD - CA18138 |
2020/03/09 - 2020/03/10 | Participation in the Second Main Meeting of the COST Action Research Innovation and Sustainable Pan-European Network in Peripartum
Depression Disorder - Riseup-PPD - CA18138 (Riseup-PPD)
Encontro
|
COST Action Research Innovation and Sustainable Pan-European Network in Peripartum Depression Disorder - Riseup-PPD - CA18138
(Riseup-PPD Main Meeting 2nd Semester)
University of Malta, Malta
|
2019/09/09 - 2019/09/10 | Participation in the Main Meeting of the COST Action Research Innovation and Sustainable Pan-European Network in Peripartum
Depression Disorder (Riseup-PPD - CA18138)
Encontro
|
Main Meeting of the COST Action Research Innovation and Sustainable Pan-European Network in Peripartum Depression Disorder
- Riseup-PPD - CA18138
Universidade de Coimbra, Portugal
|
2018 - 2018 | Participation in the IX Encontro Científico de Psicologia - Troca de Ideias entre Mestres a Meio Caminho do Mestrado, promoted by the Universidade Portucalense Infante D. Henrique, Porto, Portugal | IX Encontro Científico de Psicologia |
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023 | Neural Correlates of Joint Attention in Infants Aged Up To 24 Months: A Systematic Review
Arguente principal
|
Ana Carolina Mendes Santos (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2023 | A ansiedade pré-natal em mulheres brasileiras durante a pandemia de COVID-19
Arguente principal
|
Leticia dos Anjos Faraco (Mestrado)
Universidade Presbiteriana Mackenzie, Brasil
|
2022 | Ajustamento socioemocional e envolvimento em comportamentos de bullying
Arguente principal
|
Luciana Beatriz Teixeira Duarte (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
|
2021 | Valores como preditores do bem-estar subjetivo de uma população adulta portuguesa durante a pandemia COVID-19
Presidente do júri
|
Cláudio Jorge Soares (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
|
2021 | Emocionalidade e o envolvimento com o desenvolvimento sustentável na população adulta
Presidente do júri
|
Maria Clara Martins Gondar (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
|
2021 | Impacto da pandemia COVID-19 na qualidade de vida em adultos.
Presidente do júri
|
Paula Cristina Vieira Alves de Jesus (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
|
2021 | Relação entre autocontrolo e hiperatividade/défice de atenção com comportamentos de agressão verbal em contexto escolar
Orientador
|
Tânia Sofia Martins Lima (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
|
2021 | O bem-estar como fator de proteção
Arguente principal
|
Helena Marisa Costa Pereira (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
|
2021 | O suporte social e o ensino à distância em adolescentes, durante a pandemia
Arguente principal
|
Lúcia Filipa Lopes Martins (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
|
2021 | Relação entre stress e bem-estar subjetivo em adultos após o 1º confinamento em Portugal
Arguente principal
|
Daniela Pinto Teixeira (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
|
2021 | A relação do afeto positivo/negativo e o envolvimento sustentável em adolescentes
Arguente principal
|
Andreia Patrícia Ferreira Pereira (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
|
2020 | Relação entre a personalidade dos pais e a forma como percecionam a personalidade dos filhos
Arguente principal
|
Juliana Raquel De Carvalho Loureiro (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto, Portugal
|
2020 | Relação entre a personalidade dos pais e a forma como percecionam a personalidade dos filhos
Arguente principal
|
Juliana Raquel de Carvalho Loureiro (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
|
2019 | Relação entre bem-estar subjetivo e religiosidade na população idosa
Arguente principal
|
Liliana Georgete do Nascimento Guedes (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
|
2018 | The importance of maternal touch in infants: a study with fNIRS.
Arguente principal
|
Andreia Cristiana Carneiro Ribeiro (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2018 | Executive functioning: a mediator between sensory processing and behavior in Autism Spectrum Disorder.
Arguente principal
|
Vânia Catarina Castro Campos (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2018 | Respostas neuronais a expressões faciais de emoção em crianças de idade pré-escolar: efeitos de valência e ativação.
Arguente principal
|
Inês Torrinhas Caldeira Magalhães (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
|
2018 | Emotional movie database (EMDB): from concept to impact and future directions.
Arguente principal
|
Diogo António de Andrade Branco (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
|
2018 | Características Psicométricas do Inventário de Envolvimento com a Sustentabilidade Global em Adultos
Arguente principal
|
Rute Soraia Ribeiro Rocha (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
|
2016 | Internship Report Defenses.
Presidente do júri
|
Carla Cristina Alves Las Casas (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto, Portugal
|
2016 | Internship Report Defenses
Presidente do júri
|
Anabela Noémia Oliveira de Araújo (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto, Portugal
|
2016 | Saúde mental para todos.
Arguente principal
|
Ana Sofia Campos Bessa (Mestrado) |
2016 | Intervenção do Psicólogo Clínico em Contexto Hospitalar.
Arguente principal
|
Vanessa Marinhas Figueiras (Mestrado) |
2015 | Empatia no Desenvolvimento Típico: Relação entre Autorrelatos e Comportamentos Empáticos.
Arguente principal
|
Domingos Tiago Dias Lopes (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2023 - 2023 | Training School on Infant's Neurodevelopmental Assessment | 8th European Training School of the Research Innovation and Sustainable Pan-European Network in Peripartum Depression Disorder - Riseup-PPD (COST Action 18138) |
2019 - 2019 | VIII Congresso Internacional de Intervenção Psicológica: Promoção do Bem-estar | Institute of Psychology and Educational Sciences, Lusíada University, Porto |
2018 - 2018 | VII Congresso Internacional de Intervenção Psicológica | Institute of Psychology and Educational Sciences, Lusíada University, Porto |
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2023 - Atual | Frontiers in Developmental Psychology, section Cognitive Development | |
2023 - Atual | Frontiers in Developmental Psychology, section Development in Infancy | |
2020 - Atual | Frontiers in Human Neuroscience, section Brain Imaging and Stimulation |
Comissão de avaliação
Descrição da atividade Tipo de assessoria |
Instituição / Organização | Entidade financiadora | |
---|---|---|---|
2024/05 - 2024/06 | Participation in the committee for an International competition for 1 entry-level Master researcher position (BID_CIPD_UI4375/2020_Saúde_e_BemEstar)
Avaliador
|
Fundação Minerva, Portugal | Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
2023 - 2023 | Participation in the committee for an International competition for 1 entry-level PhD researcher position (IT057-23-12995)
Avaliador
|
Universidade de Coimbra, Portugal | Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
2021 - 2021 | Participation in the committee for an International competition for 1 entry-level Postdoctoral Fellowship, at the Research
for Development Research Center (CIPD; UIBD/04375/2020).
Avaliador
|
Universidade Lusíada Porto, Portugal | Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
2020/09 - 2020/09 | Project reviewer for the Riksbankens Jubileumsfon, an independent foundation with the goal of promoting and supporting research
in the Humanities and Social Sciences, based in Sweden.
Avaliador
|
Riksbankens Jubileumsfond, Suécia | Riksbankens Jubileumsfond |
2013 - 2014 | Research Projects evaluation considering Initiation to Research program.
Avaliador
|
Universidade Presbiteriana Mackenzie, Brasil |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2023 - Atual | Deepen Issues in Applied Psychology II | Psicologia Aplicada: Saúde e Bem Estar (Doutoramento) | Universidade Lusíada Porto, Portugal |
2021 - Atual | Project/Thesis I | Psicologia Aplicada: Saúde e Bem Estar (Doutoramento) | Universidade Lusíada Porto, Portugal |
2021 - Atual | Project/Thesis II | Psicologia Aplicada: Saúde e Bem Estar (Doutoramento) | Universidade Lusíada Porto, Portugal |
2019 - Atual | Clinical Assessment in Adults | Psicologia Clínica (Mestrado) | Universidade Lusíada Porto, Portugal |
2017 - Atual | Introduction to Life Sciences | Psicologia (Licenciatura) | Universidade Lusíada Porto, Portugal |
2017 - Atual | Neuropsychology | Psicologia (Licenciatura) | Universidade Lusíada Porto, Portugal |
2022 - 2023 | Developmental Psychology (Psychology 2A) | Psychology (Licence) | The University of Edinburgh, Reino Unido |
2022 - 2023 | Psychology Tutorial Course | Psychology (Licence) | The University of Edinburgh, Reino Unido |
2022 - 2023 | Psychology Mini-Dissertation Course | Psychology (Licence) | The University of Edinburgh, Reino Unido |
2022 - 2023 | Specialist Techniques in Cognitive Neuroscience - fNIRS Module | Developmental Psychology (Master) | The University of Edinburgh, Reino Unido |
2022 - 2023 | Developmental Science 2 | Developmental Psychology (Master) | The University of Edinburgh, Reino Unido |
2022 - 2023 | Dissertation | Developmental Psychology (Master) | The University of Edinburgh, Reino Unido |
2017 - 2022 | Methods and Techniques of Clinical Intervention in Adults | Psicologia Clínica (Mestrado) | Universidade Lusíada Porto, Portugal |
2021 - 2021 | Neurobehavioral Assessment of the Newborn (Development Psychology Laboratory) | Psicologia (Licenciatura) | Universidade do Minho, Portugal |
2021 - 2021 | Neurobehavioral assessment of the newborn: Neuropsychological assessment in pediatric contexts (Assessment tools of the newborn, infants, toddler, and preschoolers) | Neuropsicologia Clínica e Experimental (Mestrado integrado) | Universidade do Minho, Portugal |
2020 - 2020 | Neurobehavioral assessment of the newborn (Research Methods in Neuropsychology) | Neuropsicologia Clínica e Experimental (Mestrado integrado) | Universidade do Minho, Portugal |
2016 - 2020 | Dissertation | Psicologia Clínica (Mestrado) | Universidade Lusíada Porto, Portugal |
2019 - 2019 | Pre- and neonatal development (Developmental Psychology) | Psicologia (Licenciatura) | Universidade do Minho, Portugal |
2018 - 2019 | Quantitative Methods | Psicologia (Licenciatura) | Universidade Lusíada Porto, Portugal |
2018 - 2018 | Neuroscience and social cognition (Diversity) | Psicologia (Licenciatura) | Universidade do Minho, Portugal |
2018 - 2018 | Neonatal development: 0-2 months neurobehavioral assessment using the NBAS (Neuroscience of Psychological Processes - II) | Psicologia (Licenciatura) | Universidade do Minho, Portugal |
2017 - 2018 | Psychology of Language | Psicologia (Licenciatura) | Universidade Lusíada Porto, Portugal |
2017 - 2018 | Development Laboratory | Ciências Psicológicas (Licenciatura) | Universidade do Minho, Portugal |
2016 - 2018 | Psychological Assessment | Psicologia (Licenciatura) | Universidade Lusíada Porto, Portugal |
2017 - 2017 | Psychophysiology and social cognition (Diversity) | Psicologia (Licenciatura) | Universidade do Minho, Portugal |
2017 - 2017 | Relationship between brain and development: evidence from behavioural assessment (Themes: Neurodevelopment and Brain Plasticity) | Psicologia Básica (Doutoramento) | Universidade do Minho, Portugal |
2016 - 2017 | Introduction to History of Psychology | Psicologia (Licenciatura) | Universidade Lusíada Porto, Portugal |
2016 - 2017 | Cognitive Psychology | Psicologia (Licenciatura) | Universidade Lusíada Porto, Portugal |
2016 - 2017 | Motivation and Emotions | Psicologia (Licenciatura) | Universidade Lusíada Porto, Portugal |
2016 - 2017 | Psychology of Thought and Intelligence | Psicologia (Licenciatura) | Universidade Lusíada Porto, Portugal |
2016 - 2016 | Psychotherapies | Psicologia Clínica (Mestrado) | Universidade Lusíada Porto, Portugal |
2016 - 2016 | Pre- and neonatal development (Developmental Psychology) | Psicologia (Licenciatura) | Universidade do Minho, Portugal |
2016 - 2016 | Neurodevelopment of newborns and infants: evidence from behavioural assessment (Themes: Developmental Psychology) | Psicologia Básica (Doutoramento) | Universidade do Minho, Portugal |
2014 - 2014 | Neurobehavioral assessment of newborns (Developmental Psychology) | Psicologia (Licenciatura) | Universidade do Minho, Portugal |
2013 - 2014 | Laboratory II, valence Development Laboratory | Psicologia (Licenciatura) | Universidade do Minho, Portugal |
2011 - 2011 | Neonatal Development: Neurobehavioral Assessment (NBAS) (Developmental Psychology) | Psicologia (Licenciatura) | Universidade do Minho, Portugal |
2011 - 2011 | Neonatal Development: practical procedures regarding data collection in newborns (Laboratorial Rotation) | Psicologia Básica (Doutoramento) | Universidade do Minho, Portugal |
2009 - 2009 | Neuropsychological assessment: cognitive functions and test administration (Cognitive Neuroscience) | Psicologia (Licenciatura) | Universidade do Minho, Portugal |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2023/11/07 - Atual | Associação Portuguesa de Psicologia (APP) |
Revisão ad hoc de artigos em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2023/10 - Atual | International Journal of Clinical and Health Psychology | Science Direct |
2023 - Atual | Cognitive Development | |
2023 - Atual | Child Neuropsychology | |
2022 - Atual | Frontiers in Psychology | |
2020 - Atual | Neuroscience and Biobehavioral Reviews |
Tutoria
Tópico | Nome do aluno | |
---|---|---|
2022/09/12 - 2023/08/31 | Personal Tutor | Graduation students |
Distinções
Prémio
2023 | Programa IACOBUS - PUBLICACIÓNS CIENTÍFICAS (PAPERS).
Agrupación Europea de Cooperación Territorial Galicia - Norte de Portugal, Espanha
|
2022 | Programa IACOBUS - PUBLICACIÓNS CIENTÍFICAS (PAPERS)
Agrupación Europea de Cooperación Territorial Galicia - Norte de Portugal, Espanha
|
2021 | Programa IACOBUS - PUBLICACIÓNS CIENTÍFICAS (PAPERS).
Agrupación Europea de Cooperación Territorial Galicia - Norte de Portugal, Espanha
|
2018 | Best Scientific Poster Presentation |
2013 | Simbiontes Prize - Best Scientific Work Illustrating a Neurodevelopmental Study
Associação Viver a Ciência, Portugal
|
Outra distinção
2019 | Grant - Advanced training in Literature Reviews and meta-analysis - COST Action: CA18138
European Cooperation in Science and Technology, Bélgica
|