???global.info.a_carregar???
Winner of Artist's International Auditions (New York), Sor Competition (Rome), Young Musicians Award (Lisbon) and prizewinner at Paris, Verona, Valencia, Montelimar, Sernancelhe among other competitions, Pedro Rodrigues started his musical studies at the age of 5 and the study of classical guitar at 9 with José Mesquita Lopes with whom he completed his course of study with highest honors and as recipient of the Gulbenkian Scholarship. Later, he continued his studies with Alberto Ponce at the École Normale de Musique de Paris, receiving the Diplome Supérieur de Concertiste de Musique de Chambre and also the Diplome Supérieur de Concertiste de Guitare with top honors: "à l'unanimité avec felicitations du jury" and he has also taken masterclasses with Leo Brouwer, David Russell, Joaquin Clerch and Darko Petrinjiak. He received his Ph.D. from Aveiro University in 2011, under the guidance of Paulo Vaz de Carvalho and Alberto Ponce as recipient of the Fundação para a Ciência e Tecnologia Scholarship. Pedro Rodrigues performed either as soloist, chamber music ensembles or orchestras in Europe, North and South America, Asia and Africa in prestigious halls like Carnegie's Weill Hall - New York, Salle Cortot - Paris, Ateneo - Madrid, National Concert Hall - Taipei, Sala Raúl Juliá-San Juan, Endler Hall - Cape Town, Centro Cultural de Belém - Lisbon, Gulbenkian Foundation - Lisbon, Casa da Música - Oporto and made recordings for RTP, RDP, RTM, SABC, WIPR, Cesky Rozhlas Broadcasting Companies and for NUMÉRICA, JNS Music, Portugaler, Nuova Venezia and Slovart Music recording labels. He was a soloist with Gulbenkian Orchestra, Beiras Philharmonic, Algarve Orchestra among others and collaborated with Orchestrutópica, Grupo de Música Contemporânea de Lisboa, Metropolitana Orchestra, Grupo Música Nova and Miso Music Portugal. He is frequently invited to teach master classes in Universities in Europe, North and South America, Africa and Asia. His transcriptions are published under Mel Bay Publications, Bergmann Edition and Notação XXI. His articles were published under Vortex Magazine, Debates Magazine Revista Brasileira de Música and Soundboard Scholar Magazine. Pedro Rodrigues premiered works (solo, chamber and concerti for guitar and orchestra) from composers such as Alberto Rodriguez-Ortiz, André Bartetzki, António Sousa Dias, Daniel Mendes, Evgueni Zoudilkine, Guilherme Bertissolo, Isabel Soveral, Jaime Reis, Joaquim Pavão, José Luís Ferreira, José Mesquita Lopes, Massimo Davi, Michal Rataj, Milos Stedron, Nuno Guedes de Campos, Sara Carvalho, Scott Wollschleger and Takeiuki Rai among others. Pedro teaches at Aveiro University, Portugal and currently he is the artistic director of Aveiro's University Autumn Festivals and he is also the Master in Music course director.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Pedro João Agostinho Figueiredo Santander Rodrigues

Identificadores de autor

Ciência ID
9A1A-4F58-6564
ORCID iD
0000-0002-8998-5955
Formação
Grau Classificação
2006 - 2011
Concluído
Música (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
"Para uma sistematização do processo transcricional guitarrístico" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado (unanimidade)
2002
Concluído
Licenciatura em Música - Instrumento Guitarra (Licenciatura)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Música de Lisboa, Portugal
"N/A" (TESE/DISSERTAÇÃO)
18 valores
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2015/09/01 - Atual Investigador (Investigação) Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2017/09/01 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
2012/09/01 - 2017/08/31 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
2009/09/01 - 2012/08/31 Assistente Convidado (Docente Universitário) Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2007/09/01 - 2009/08/31 Bolseiro Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2021/02/01 - 2024/01/31 Liber|Sound: Práticas inovadoras de arquivamento para a libertação da memória sonora. Música gravada, experiências transcontinentais, comunidades conectadas
PTDC/ART-PER/4405/2020
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal

Universidade de Aveiro, Portugal

Universidade Eduardo Mondlane, Moçambique

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2009/08/01 - 2011/07/31 SISTEMATIZAÇÃO DO PROCESSO TRANSCRITIVO DE MÚSICA BARROCA PARA GUITARRA CLÁSSICA
SFRH/BD/43476/2008
Universidade de Aveiro, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Rodrigues, P.. ""For Andrés Segovia": Francisco de Lacerda’s Suite goivos (1924)". Soundboard Scholar 7 1 (2022): https://digitalcommons.du.edu/sbs/vol7/iss1/20/.
    Acesso aberto • Publicado
  2. Baptista, Pedro; Lestre, Tiago; Rodrigues, Pedro; Zoudilkine, Evgueni. "Processos criativos colaborativos sobre a música de Jorge Peixinho (1940-1995): explorando o idiomatismo do violão e as potencialidades da eletrônica". Revista Brasileira de Música 33 2 (2021): 787-821. http://dx.doi.org/10.47146/rbm.v33i2.38985.
    Publicado • 10.47146/rbm.v33i2.38985
  3. Pedro Rodrigues. "“Para Andrés Segovia”: A Suite Goivos de Francisco de Lacerda". Revista Vórtex 8 3 (2020): 1-29. https://doi.org/10.33871/23179937.2020.8.3.1.13.
    10.33871/23179937.2020.8.3.1.13
  4. Rodrigues, P.. "A técnica de arranjo e transcrição de Johann Sebastian Bach". Revista Debates 2015 (2015): 150-200.
    Acesso aberto • Publicado
Capítulo de livro
  1. Marques, Belquior; Rodrigues, P.. Autor correspondente: Marques, Belquior. "Lambda3.99 pour guitare et synthétiseur: Questões de sustentabilidade e performance de música eletroacústica mista". In Hidden archives, hidden practices.. UA Editora, 2020.
    Publicado
Edição de número de revista
  1. Rodrigues, P.. "Revista Guitarra Clássica". (2013):
    Editor
  2. Rodrigues, P.. "Revista Guitarra Clássica". (2012):
    Publicado • Editor
  3. Rodrigues, P.. "Revista Guitarra Clássica". (2012):
    Publicado • Editor
  4. Rodrigues, P.. "Revista Guitarra Clássica". (2011):
    Publicado • Editor
  5. Rodrigues, P.. "Revista Guitarra Clássica". (2011):
    Publicado • Editor
  6. Rodrigues, P.. "Revista Guitarra Clássica". (2011):
    Publicado
  7. Rodrigues, P.. "Revista Guitarra Clássica". (2010):
    Publicado • Editor
  8. Rodrigues, P.. "Revista Guitarra Clássica". (2010):
    Editor
  9. Rodrigues, P.. "Revista Guitarra Clássica". (2010):
    Publicado • Editor
  10. Rodrigues, P.. "Revista Guitarra Clássica". (2010):
    Publicado • Editor
Livro
  1. Rodrigues, P.. A mão que respira. Dinamarca: Bergmann Edition. 2023.
    Publicado
  2. Rodrigues, P.. La mano que respira. Dinamarca: Bergmann Edition. 2023.
    Publicado
  3. Rodrigues, P.. The Breathing Hand. Dinamarca: Bergmann Edition. 2023.
    Publicado
  4. Rodrigues, P.. Autor correspondente: Rodrigues, P.. Festivais de Outono 2022: 18ª edição. Aveiro, Portugal: UA Editora. 2022.
    Publicado • Editor
  5. Rodrigues, P.. O jogo das seis cordas.. Linda-a-Velha, Portugal: Notação XXI. 2021.
    Publicado
  6. Rodrigues, P.. Partita IV BWV 828 (transc. P. Rodrigues).. Dinamarca: Bergmann Editions. 2021.
    Publicado
  7. Rodrigues, P.. Autor correspondente: Rodrigues, P.. Hands-On Research Symposium: from artistic practice to artistic research: book of abstracts. Portugal: UA Editora. 2019.
    Publicado
  8. Rodrigues, P.. Hands-On Research Symposium: from artistic practice to artistic research: book of abstracts. Portugal: UA Editora. 2019.
  9. Rodrigues, P.. Suite Goivos. Portugal: AVA EDITIONS. 2016.
    Publicado • Editor
  10. Rodrigues, P.. Sonata nº4. Portugal: AVA EDITIONS. 2015.
    Publicado • Editor
  11. Rodrigues, P.. Sonatina nº2. Portugal: AVA EDITIONS. 2015.
    Publicado • Editor
  12. Rodrigues, P.. Guitarra e outras Histórias. Notação XXI. 2010.
    Publicado
  13. Rodrigues, P.. Baroque Master Works for Classical Guitar. Estados Unidos: Mel Bay Publications Inc. 2009.
    Publicado
  14. Rodrigues, P.. Variaciones sobre un tema de Mozart. Estados Unidos: Tuscany Publications. 2006.
    Publicado • Editor
  15. Rodrigues, P.. Sonata nº2. Portugal: DAMINUS. 2004.
    Publicado • Editor
Prefácio / Posfácio
  1. Rodrigues, P.. "Prefácio". Prefácio para Brasil: Música na História: 50 peças para violão. Brasil. 2021.
    Publicado
Resumo em conferência
  1. Rodrigues, P.. "Jorge Peixinho's interpretative gestures reflected in his guitar music: analysis and performance". Trabalho apresentado em Hands-on Research 2019, Aveiro, 2019.
    Publicado
  2. Rodrigues, P.. "Perceive to perform". Trabalho apresentado em Hidden Archives, Hidden Practices, 2018.
    Publicado
  3. Rodrigues, P.. "Para uma história do repertório para guitarra e live electronics". Trabalho apresentado em ENIM 2017, 2017.
    Publicado
  4. Rodrigues, P.. "The Transcription Process of Johann Sebastian Bach". Trabalho apresentado em International Guitar Research Centre, 2016.
    Publicado
  5. Rodrigues, P.. "Mediation and performance of mixed music with the “Ondas segundo Poetas”". Trabalho apresentado em PERFORMA 2009, AVEIRO, 2009.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Marques, Belquior Guerrero Santos. "Repertório para violão e eletrónica: narrativas históricas, representação, permanência e performance". Doutoramento, 2020. http://hdl.handle.net/10773/28466.
  2. Rodrigues, P.. "Transcrição e performance na guitarra das sonatas de Domenico Scarlatti". Doutoramento, Universidade de Aveiro, 2018. http://hdl.handle.net/10773/27525.
  3. Falcão, Vítor Alexandre Vieira. "Procedimentos para a eliminação de tensão muscular no violino". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10773/24035.
  4. Morin, Tiago Filipe Antunes Barroso. "12 Estudos para guitarra de Heitor Villa-Lobos: análise e edição comparativa". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10773/23435.
  5. Nobre, Alexandre Miguel. "Contributos da codificação e estrutura da informação para a memorização musical". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10773/21847.
  6. Tona, Fernando António Simões. "Composição: complemento para a criatividade e espontaneidade instrumental". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10773/17817.
  7. Morais, Gonçalo Mário Ferreira Pires de. "Orquestra de guitarras da Academia de Música de Vilar do Paraíso: percurso e desígnios motivacionais". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10773/17899.
  8. Fernandes, Vinícius de Lucena. "Suite para violão solo de Ernst Mahle : uma abordagem técnica e interpretativa". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10773/13483.
  9. Marques, Belquior Guerrero Santos. "Sequenza XI de Luciano Berio: reflexões sobre uma prática gestual". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10773/12930.
  10. Mongiovi, Angelo Guimarães. "Chord-melody : investigação e arranjos para guitarra". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10773/11393.
  11. Rodrigues, Pedro João Agostinho Figueiredo. "Para uma sistematização do método transcricional guitarrístico". Doutoramento, 2011. http://hdl.handle.net/10773/7565.

Artística / Interpretação

Gravação vídeo
  1. Rodrigues, P.; MGM (Produtor); Miguel Gonçalves (Realizador). 2012. Concerto para Cesariny. MGM.
Gravação áudio
  1. Streitová, Monika; Rodrigues, P.. 2021. "Wonderland CD". In wonderland.
    198002056986
  2. Rodrigues, P.. 2019. "Assis, Ana Claudia. Rocha, Miguel. Streitova, Monika. Rodrigues, Pedro. Fernandes, Marco. Silva, Carlos. Figueiredo, Pedro. Cardassi, Luciane". In "Duo Sigma interpreta João Pedro Oliveira".
  3. Rodrigues, P.; SLOVART MUSIC (Produtor). 2018. "Guitarra e outras histórias". In Guitarra e outras histórias, COMPACT RECORDS.
  4. Rodrigues, P.; PENTATONE Records (Produtor). 2017. "Otello". In Otello.
  5. Rodrigues, P.; Capella Records (Produtor). 2015. "EAW2015". In First International Conference of Eletroacustic Music in Aveiro.
  6. Rodrigues, P.; Slovart Music (Produtor). 2014. "Machina Lirica". In Machina Lirica.
  7. Rodrigues, P.; NUMÉRICA (Produtor). 2014. "PERFORMA ENSEMBLE". In FADOs.
  8. Rodrigues, P.; Slovart Music (Produtor). 2013. "Machina Lirica". In Iberia.
  9. Rodrigues, P.; Kytarov Festival Mikulov (Produtor). 2012. "Kytarov Festival Mikulov". In Kytarov Festival Mikulov.
  10. Rodrigues, P.; Portugaler (Produtor). 2010. "Isabel Soveral / António Chagas Rosa". In Pas de Deux.
  11. Rodrigues, P.; Nuova Venecia (Produtor). 2007. "Densidades". In Densidades.
  12. Rodrigues, P.; NUMÉRICA (Produtor). 2005. "Pedro Rodrigues plays Bach, Marcello, Haendel & Vivaldi". In Pedro Rodrigues plays Bach, Marcello, Haendel & Vivaldi.
  13. Rodrigues, P.; JNS Records (Produtor). 2001. "Opus Duo". In Histoire du Tango.
Interpretação artística
  1. 2019. Concerto solo. Abrantes.
  2. 2019. Concerto "!Viva Lorca!". Conservatório de Música do Porto. Porto.
  3. 2019. Concerto "!Viva Lorca!". Auditório da Junta de Freguesia de Oiã.
  4. 2019. Concerto solo. Conservatório de Música de Aveiro.
  5. 2019. Concerto Tesseract Ensemble. Lisboa: Lisboa Incomum.
  6. 2019. Concerto solo. Paredes.
  7. 2019. Concerto solo. Porto.
  8. 2019. Concerto solo. Santarém.
  9. 2019. Concerto Tesseract Ensemble. Festival DME. Seia.
  10. 2019. Concerto a solo com Orquestra de Cordas Dedilhadas do Minho. Braga.
  11. 2018. Concerto Solo. Vaux le Penil, França.
  12. 2018. Concerto Solo. Linda-a-Velha.
  13. 2018. Concerto Festival Música da Primavera. Viseu.
  14. 2018. Concerto Festival Guitarras Mágicas. Couto de Esteves.
  15. 2018. Concerto Solo Festival Internacional de Amarante. Amarante.
  16. 2018. Concerto Solo Festival Rencontres Internationales de Guitare. Almada.
  17. 2018. Concerto Musivus. SPA, Lisboa.
  18. 2018. Concerto "!Viva Lorca!" Festival de Outono. Aveiro.
  19. 2017. Concerto Solo.Casa da Música. Porto.
  20. 2017. Concerto Solo. Casa Museu teixeira Lopes. Vila Nova de Gaia.
  21. 2017. Concierto de Aranjuez. Festival Música em Leiria. Leiria.
  22. 2017. Concierto de Aranjuez. Santa Maria da Feira. Santa Maria da Feira.
  23. 2017. . Concerto do XX aniversário da Orquestra Filarmonia das Beiras. Aveiro.
  24. 2017. Viva Vivaldi. Concerto com Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras. Cascais.
  25. 2016. Concerto Solo – Rincon de la Guitarra. Segovia, Espanha.
  26. 2016. Concerto Solo – Ferme des Arts. Vert Saint-Denis. Paris, França.
  27. 2016. Concerto Solo – Centro Cultural Justiça Federal. Rio de Janeiro, BRASIL.
  28. 2016. Concerto Solo – Auditório Tasso Corrêa. Porto Alegre, BRASIL.
  29. 2016. Concerto como solista. Orquestra Filarmonia das Beiras sob a direção de Pedro Neves. “Concierto Andaluz” de Joaquin Rodrigo. Auditório da Reitoria da Universidade de Aveiro.
  30. 2016. Concerto com Orquestra Metropolitana de Lisboa sob a direção de Pedro Amaral. “Jagden und Formen” de Wolfgang Rihm. Teatro Thalia, Lisboa.
  31. 2016. Concerto como solista. Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras sob direção de Ertug Korkmaz. “Concierto del Sur” de M. M. Ponce. Cascais.
  32. 2016. Concerto como solista. Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras sob direção de Ertug Korkmaz. “Concierto del Sur” de M. M. Ponce. Oeiras.
  33. 2016. Concerto com ORQUESTRA GULBENKIAN e PATRICIA PETIBON. Grande Auditório da Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa.
  34. 2016. Concerto Solo. Academia de Música de Paços de Brandão.
  35. 2016. Concerto Solo. Academia de Música de Alcobaça.
  36. 2016. Concerto Solo. Encontro Logomúsica.
  37. 2015. Concerto Solo – Conservatório Profissional de Música. de Santiago de Compostela. ESPANHA.
  38. 2015. Concerto Solo. Festival Internacional de Guitarra de Guimarães, Guimarães.
  39. 2015. Concerto Música de Câmara - RODRIGUES, P.; STREITOVÁ, M. ; FERREIRA, J. L.. Electro Acoustic Winds Conference, Aveiro.
  40. 2015. Concerto Música de Câmara - RODRIGUES, P.; REIS, J.. Festival Guitarras Mágicas. Couto de Esteves.
  41. 2015. Concerto Solo. Conservatório de Música do Porto. Porto.
  42. 2015. Concerto Música de Câmara – RODRIGUES, P.; STREITOVÁ, M. ; FERREIRA, J. L.. Festival Música Viva 2015. Lisboa..
  43. 2015. Concerto Solo. Festival de Guitarra de Castelo Branco. Castelo Branco.
  44. 2015. Concerto Solo. Conservatório Viana do Castelo. Viana do Castelo.
  45. 2015. Concerto Solo. Colégio S. Teotónio – Coimbra (Ciclo de Concertos e Masterclasses com Artur Pizarro, piano e Pedro R.
  46. 2015. Concerto Solo. - II CCURSOS INTERNACIONAIS DE MÚSICA DE BARCELOS - Barcelos.
  47. 2015. Concerto Solo. Collegium Musicum.
  48. 2015. Concerto Música de Câmara - RODRIGUES, P.; STREITOVÁ, M.. Concerto Casa da Música. Porto.
  49. 2014. Concerto Música de Câmara – Performa Ensemble. Explurart Festival. 2014. Vigo, Espanha.
  50. 2014. Concerto Solo – Caroso Festival. Sermonetta. Itália.
  51. 2014. Concerto Música de Câmara - RODRIGUES, P.; STREITOVÁ, M.. Concerto Sala Manuel de Falla. Espanha.
  52. 2014. Concerto Solo – Festival Internacional de Guitarra. A Coruña. Espanha.
  53. 2014. Concerto Música de Câmara – Performa Ensemble. Ciclo de Concertos Momentum - Fado(s). Aveiro.
  54. 2014. Concerto Música de Câmara – Performa Ensemble. Ciclo de Concertos Momentum - Fado(s). Vila Nova de Gaia.
  55. 2014. Concerto Música de Câmara – Performa Ensemble. Ciclo de Concertos Momentum - Fado(s). Lagos.
  56. 2014. Concerto Música de Câmara – Performa Ensemble. Ciclo de Concertos Momentum - Fado(s). Viana do Castelo.
  57. 2014. Concerto Música de Câmara – Performa Ensemble. Ciclo de Concertos Momentum - Fado(s). Leiria.
  58. 2014. Concerto Música de Câmara – Performa Ensemble. Ciclo de Concertos Momentum - Fado(s). Espinho.
  59. 2014. Concerto como Solista. Orquestra Filarmonia das Beiras sob direção de António Vassalo Lourenço. Concierto de Aranjuez. Aveiro.
  60. 2014. Concerto como Solista. Orquestra Filarmonia das Beiras sob direção de António Vassalo Lourenço.. Concierto de Aranjuez – Festival da Primavera. Viseu.
  61. 2014. Concerto Solo. I Festival de Guitarra de Braga. Braga.
  62. 2014. Concerto Solo. Ciclo Cultura Viva. Porto.
  63. 2014. Concerto Música de Câmara – Performa Ensemble. Festival Gaia World Music, Vila Nova de Gaia.
  64. 2014. Concerto Solo. – Apresentação do IV Prémio Internacional Fernando Lopes-Graça. Cascais.
  65. 2013. Concerto Solo - Festival Internacional de Guitarra Santa Maria de los Buenos Aires. Buenos Aires. Argentina.
  66. 2013. Concerto como Solista - Orquestra Artave sob direção de Luís Machado. . Festival Internacional de Guitarra de Santo Tirso. Santo Tirso.
  67. 2013. Concerto Solo. Festival Internacional de Sernancelhe. Sernancelhe.
  68. 2013. Concerto Solo – Cursos de Aperfeiçoamento Técnico-Interpretativo. Academia de Música de Paredes.
  69. 2013. Concerto Música de Câmara - RODRIGUES, P.; STREITOVÁ, M.. Aveiro.
  70. 2013. Concerto Música de Câmara - RODRIGUES, P.; STREITOVÁ. Escola Superior de Música de Lisboa.
  71. 2012. Concerto Solo – Forfest Kromeríz. República Checa.
  72. 2012. Concerto Solo - Mikulov International Guitar Festival. República Checa.
  73. 2012. Concerto Solo – Levice. Eslováquia.
  74. 2012. Concerto Solo - Bruntál. República Checa.
  75. 2012. Concerto Solo - Caroso Guitar Festival. Ponza. Itália.
  76. 2012. Concerto Solo - Caroso Guitar Festival. Le Forna. Itália.
  77. 2012. Concerto Solo – India International Centre. Nova Deli, India.
  78. 2012. Concerto Solo – Mazda Concert Hall. Pune, India.
  79. 2012. Concerto Solo – Maquinez Palace. Goa, India.
  80. 2012. Concerto Solo – Seminário Internacional de Violão “Vital Medeiros”. Suzano SP, Brasil.
  81. 2012. Concerto Solo - Concerto Festival Internacional “Sul Tasto”. Paris, França.
  82. 2012. Concerto Música de Câmara – RODRIGUES, P.; STREITOVÁ, M.. Festival Internacional de Sernancelhe. Sernancelhe.
  83. 2012. Concerto Solo. Conservatório Nacional de Lisboa.
  84. 2012. Concerto Música de Câmara – RODRIGUES, P.; STREITOVÁ, M.. Ciclo de Música Porto Cultura. Porto.
  85. 2012. Concerto Música de Câmara - RODRIGUES, P.; STREITOVÁ, M.. Festival Percursos da Música. Ponte de Lima.
  86. 2012. Concerto Solo. Cursos de Aperfeiçoamento Técnico-Interpretativo. Academia de Música de Paredes.
  87. 2012. Concerto Música de Câmara - RODRIGUES, P. ; STREITOVÁ, M.. Festival de Outono. Museu de Aveiro.
  88. 2012. Concerto Música de Câmara - RODRIGUES, P.; STREITOVÁ, M.. Festival Musica Viva. Lisboa.
  89. 2012. Concerto Solo. Museu Música Portuguesa. Cascais.
  90. 2012. Concerto Solo. Teatro Miguel Franco. Leiria.
  91. 2011. Concerto Música de Câmara – RODRIGUES, P.; STREITOVÁ, M.. Festival Internacional Colores Latinos. Olomouc, República Checa.
  92. 2011. Concerto Música de Câmara – RODRIGUES, P.; STREITOVÁ, M.. Fulnek, República Checa.
  93. 2011. Concerto Música de Câmara – STREITOVÁ, M. ; RODRIGUES, P.. Junta del Retiro. Madrid, Espanha.
  94. 2011. Concerto Solo. Festival Internacional de Sernancelhe. Sernancelhe.
  95. 2011. Concerto Solo. Festival Internacional de Guitarra Terras de Santa Maria. Santa Maria da Feira.
  96. 2010. Concerto Solo –Red International Guitar Festival. National Concert Hall - Taipei, Taiwan.
  97. 2010. Concerto Solo - Festival Internacional de Música Contemporânea. Salvador da Bahia, Brasil.
  98. 2010. Concerto Música de Câmara – RODRIGUES, P.; STREITOVÁ, M.. Festival Internacional Música Viva, Lisboa.
  99. 2010. Concerto como Solista – Orquestra Filarmonia da Beiras sob direção de André Fonseca. Concerto para Cesariny - Joaquim Pavão. Teatro Aveirense, Aveiro.
  100. 2010. Concerto Solo. Festival O Elogio da Guitarra. Guarda.
  101. 2009. Concerto Solo. Festival Dixcordias, Espinho.
  102. 2009. Concerto Música de Câmara – BITTENCOURT, P.; RODRIGUES, P.. Concerto Temporada Miso Music Portugal. Lisboa.
  103. 2009. Concerto Música de Câmara – RODRIGUES, P.; GUERREIRO, J. Ciclo “Legato”. Santo Tirso.
  104. 2009. Concerto Música de Câmara – RODRIGUES, P.; GUERREIRO, J.. Auditório Carlos Paredes. Vila Nova de Paiva.
  105. 2009. Concerto Música de Câmara – RODRIGUES, P.; GUERREIRO, J.. Academia de Amadores de Música de Lisboa. Lisboa.
  106. 2009. Concerto Solo. Concerto Festival de Outono, Aveiro.
  107. 2008. Concerto Solo – Universidade de Five Towns. Nova Iorque, EUA.
  108. 2008. Concerto Solo. Festival de Guitarra de Ourém.
  109. 2008. Concerto Solo. Festival Internacional de Guitarra da Guarda.
  110. 2008. Concerto como Solista – Orquestra A2M sob direção de Pedro Pinto Figueiredo. Concierto d’Aranjuez. Lisboa.
  111. 2007. Concerto Solo – Ateneo de Madrid. Madrid, Espanha.
  112. 2007. Concerto Solo. Temporada Miso Music Portugal. Lisboa.
  113. 2006. Concerto Solo – Centro Cultural Português. Embaixada de Portugal. Rabat, Marrocos.
  114. 2006. Concerto Solo – Fundação Calouste Gulbenkian. Lisboa.
  115. 2006. Concerto Solo – Casa da Música. Porto.
  116. 2005. Concerto Solo. Festival Internacional de Guitarra de Santo Tirso.
  117. 2005. Concerto como Solista - Orquestra do Algarve sob direção de Osvaldo Ferreira. Concerto de Heitor Villa-Lobos. Centro Cultural de Lagos.
  118. 2005. Concerto como Solista - Orquestra do Algarve sob direção de Osvaldo Ferreira. Concerto de Heitor Villa-Lobos. Loulé.
  119. 2004. Concerto Solo – Carnegie Hall. Nova Iorque, Estados Unidos da América.
  120. 2004. Concerto Solo – Universidade de Five Towns. Nova Iorque, EUA.
  121. 2004. Concerto Solo – Sala Raul Juliá. San Juan, Porto Rico.
  122. 2003. Concerto Solo. Festival Música Viva. Coimbra.
  123. 2002. Concerto Solo - Salle Cortot. Paris, França.
  124. 2002. Concerto como Solista – Orquestra Filarmonia das Beiras sob direção de António Vassalo Lourenço. Concierto d’Aranjuez. . Teatro José Lúcio da Silva, Leiria.
Interpretação musical
  1. Cinco Preludios Poéticos. 2019.
    Instrumentista
  2. Micro-Fragmentos. 2019.
    Instrumentista
  3. Tensão-Deformação. 2019.
    Instrumentista
  4. Flor-Medronho. 2018.
    Instrumentista
  5. Reflexo das sombras. 2018.
    Instrumentista
  6. Illusiones II. 2018.
    Instrumentista
  7. Sândalo. Prata. 2018.
    Instrumentista
  8. Metamorphosis and Resonances. 2017.
    Instrumentista
  9. Arcaicas harmonias. 2017.
    Instrumentista
  10. Sonatina nº 2. 2015.
    Instrumentista
  11. Sonata nº4. 2015.
    Instrumentista
  12. Burning Silver. 2015.
    Instrumentista
  13. Heart. 2015.
    Instrumentista
  14. Lágrimas e Caracóis. 2014.
    Instrumentista
  15. Lumen et Umbrae. 2014.
    Instrumentista
  16. Canto das Fragas. 2014.
    Instrumentista
  17. Games for James. 2014.
    Instrumentista
  18. Cadenza. 2012.
    Instrumentista
  19. Machina Lirica. 2012.
    Instrumentista
  20. SAH. 2012.
    Instrumentista
  21. 4 Canzoni di Flora. 2012.
    Instrumentista
  22. L’Histoire d’amour entre. 2012.
    Instrumentista
  23. Aguarela III. 2012.
    Instrumentista
  24. Momento Uno – Pseudo-Choro Nº 1. 2010.
    Instrumentista
  25. Caixinha de Fósforo – Pseudo-Choro Nº6. 2010.
    Instrumentista
  26. Once upon a time. 2010.
    Instrumentista
  27. Begin at the beginning, and go on till you come to the end: then stop. 2010.
    Instrumentista
  28. I stole a bar from Leo. 2010.
    Instrumentista
  29. Concerto para Cesariny. 2010.
    Instrumentista
  30. Wonderland. End. 2010.
    Instrumentista
  31. The Mechanical Bride. 2010.
    Instrumentista
  32. Valériation 5b. 2009.
    Instrumentista
  33. Traces. 2007.
    Instrumentista
  34. Sinais no Tempo. 2007.
    Instrumentista
  35. Game & Allegro. 2004.
    Instrumentista
  36. Entretecimento. 2003.
    Instrumentista
  37. Sonata nº2. 2002.
    Instrumentista
Programa de rádio / tv
  1. Rodrigues, P.. 2017. SEIS CORDAS PARA UM PAÍS: CALEIDOSCÓPIO. ANTENA 2.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2019/11/15 Matéria e timbre: o conceito de osmose sonora na performance de música mista ENIM 2019
SPIM (LISBOA, Portugal)
2019/11/01 Jorge Peixinho's interpretative gestures reflected in his guitar music: analysis and performance HANDS-ON RESEARCH
INET (Aveiro, Portugal)
2019/07/29 "Lambda3.99 pour guitare et synthétiseur: Questões de sustentabilidade e performance de música eletroacústica mista Hidden Archives, Hidden Practices
INET (Aveiro, Portugal)
2019/07/07 A Rotierende Aufmerksamkeit de Mantel e a sua influência refletida na criação da app "MPC – Musical Practice Companion CIPEM 2019
INET (PORTO, Portugal)
2018/07/10 Perceive to perform EAW 2018
INET (Aveiro, Portugal)
2016/10/15 Processos transcricionais de J. S. Bach CONAVIO - Congresso Nacional de Violão
AssoVio Vertentes (São João Del Rei, Brasil)
2016/03 The Transcription Process of Johann Sebastian Bach International Guitar Research Centre
University of Surrey (Surrey, Reino Unido)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2018 - Atual Candido Lima's music for and with guitar
Orientador
Programa Doutoral em Música (Doutoramento)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
2017 - Atual A guitarra na música de câmara de Jorge Peixinho
Orientador
Programa Doutoral em Música (Doutoramento)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
2015 - 2020/01/30 REPERTÓRIO PARA VIOLÃO E ELETRÓNICA: NARRATIVAS HISTÓRICAS, REPRESENTAÇÃO, PERMANÊNCIA E PERFORMANCE
Orientador
Programa Doutoral em Música (Doutoramento)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
2013 - 2019/07/12 Transcrição e performance na guitarra das sonatas de Domenico Scarlatti
Orientador
Programa Doutoral em Música (Doutoramento)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
2019 - 2019 Cândido Lima: contribuição para o repertório contemporâneo da Guitarra
Orientador
Música (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2017 - 2017 Música tradicional portuguesa como estratégia de ensino da guitarra clássica: Construção de um manual didático
Orientador
Ensino de Música (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2017 - 2017 12 Estudos Para Guitarra De Heitor Villa-Lobos: Análise e Edição Comparativa
Orientador
Música (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2017 - 2017 Contributos da codificação e estrutura da informação para a momorização musical
Orientador
Ensino de Música (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2017 - 2017 Procedimentos para a eliminação de tensão muscular no violino
Orientador
Ensino de Música (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2016 - 2016 Repertório para violão e live electronics: técnica, processos de estudo e performance
Orientador
Música (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2014 - 2014 Suíte para violão solo de Ernst Mahle: uma abordagem técnica e interpretativa
Orientador
Música (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2014 - 2014 Fundamentos para a transcrição e performance na guitarra das sonatas de Domenico Scarlatti
Orientador
Música (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2013 - 2013 Chord-Melody: Investigação e Arranjos para Guitarra
Orientador
Música (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2019/11/01 - 2019/11/03 Hands-On Guitar aims to provide an overview and discussion of the artist research praxis across the old and new world. Therefore, we welcome the valuable insights of performers, composers and researchers and their innovative contributions to artistic and aesthetic features of classical guitar music. Hands-On Guitar will feature multiple activities (concerts, conferences, masterclasses, lecture-performances, paper presentations, a guitar ensemble created specifically for this occasion) and this array of events will appeal to a wide audience. (2019/11/01 - 2019/11/03)
Conferência (Coorganizador)
Universidade de Aveiro, Portugal
2017/10/27 - 2017/10/31 Research “Hands on” GUITAR foi um encontro dedicado à área instrumental de Guitarra Clássica. A sua singularidade reside na reunião rara de múltiplos saberes em torno deste instrumento: Investigação, Composição, Interpretação, Estudos em Performance e Construção de instrumentos. Pretende-se assim que a convergência de diversas actividades artísticas e de investigação enriqueça todas as pessoas directamente envolvidas, graças a um confronto e uma partilha de conhecimento. (2017/10/27 - 2017/10/31)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2020/04/23 O gesto e a guitarra clássica: prolegomena para novos paradigmas
Vogal
ALFONSO AGUIRRE DERGAL (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2020/01/30 Repertório para violão e eletrónica: narrativas históricas, representação, permanência e performance
Orientador
Belquior Guerrero Santos Marques (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2019/07/12 Transcrição e performance na guitarra das sonatas de Domenico Scarlatti
Orientador
MIGUEL DE LAQUILA OLIVEIRA (Doutoramento)
2018/12/07 Music performance anxiety among classical musicians: strategies for improving performance and applications for classical guitarists
Vogal
André Rafael Correia Tempera (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
2018 Qual o impacto postural e muscular da utilização da estante de braço, na prática da flauta transversal?
Presidente do júri
Liliana Carina Pinho Moreira (Mestrado)
2018 Misticismo e Performance Musical: Uma Proposta Interpretativa de Obras para Flauta Solo de Mario Lavista e Torü Takemitsu
Presidente do júri
Marisa Alejandra Ponce de León Hernández (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2020/04/23 - 2020/04/24 The 21st Century Guitar Conference Lisboa
2019 - 2019 HANDS-ON RESEARCH 2019 AVEIRO
2014 - 2014 XXIX Congresso da Anppom Pelotas/RS
2013/08/19 - 2013/08/23 XXIII Congresso da ANPPOM Universidade Federal do Rio Grande do Norte
2012 - 2012 XXII Congresso da ANPPOM João Pessoa, Brasil

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2018 - 2018 Opus (1517-7017) OPUS
2015 - 2015 Opus (1517-7017) OPUS
2013 - 2013 Opus (1517-7017) OPUS

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2015 - Atual 49812-TESE (3º ANO) PROGRAMA DOUTORAL EM MÚSICA
2014 - Atual 49813-TESE (2 ºANO) PROGRAMA DOUTORAL EM MÚSICA (Doutoramento)
2014 - Atual 43297-RECITAL II PROGRAMA DOUTORAL EM MÚSICA
2013 - Atual 43298-RECITAL I PROGRAMA DOUTORAL EM MÚSICA (Doutoramento)
2012 - Atual 48188-PROJECTO DE ESPECIALIZAÇÃO I PROGRAMA DOUTORAL EM MÚSICA (Doutoramento) Universidade de Aveiro, Portugal
2012 - Atual 49953-DISSERTAÇÃO / PROJECTO MESTRADO EM MÚSICA (Mestrado)
2012 - Atual 47640-INSTRUMENTO MESTRADO EM MÚSICA (Mestrado)
2012 - Atual 40800-PRÁTICA DE ENSINO SUPERVISIONADA MESTRADO EM ENSINO DE MÚSICA (Mestrado)
2012 - Atual 40059-ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO MESTRADO EM ENSINO DE MÚSICA (Mestrado)
2012 - Atual 45607-PROJECTO EDUCATIVO MESTRADO EM ENSINO DE MÚSICA (Mestrado)
2012 - Atual 45607-PROJECTO EDUCATIVO MESTRADO EM ENSINO DE MÚSICA (Mestrado)
2009 - Atual 47018-ÁREA VOCACIONAL 1 LICENCIATURA EM MÚSICA (Licenciatura)
2009 - Atual 47019-ÁREA VOCACIONAL 2 LICENCIATURA EM MÚSICA (Licenciatura)
2009 - Atual 47020-ÁREA VOCACIONAL 3 LICENCIATURA EM MÚSICA (Licenciatura)
Distinções

Prémio

2007 2nd Prize
2007 Finalist
2006 Lopes Graça Award
2006 2nd Prize
2006 Audience Award
2006 2nd Prize
2006 1st Prize
2005 1st Prize
2004 Special Presentation Award
2002 3rd Prize - Chamber Music
2001 2nd Prize
2001 3rd Prize
2001 Jury Special Award
2000 2nd Prize
1998 1st Prize
1997 1st Prize
1995 1st Prize
1995 1st Prize