Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Pedro João Agostinho Figueiredo Santander Rodrigues
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 9A1A-4F58-6564
- ORCID iD
- 0000-0002-8998-5955
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2006 - 2011
Concluído
|
Música (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
"Para uma sistematização do processo transcricional guitarrístico" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Aprovado (unanimidade) |
2002
Concluído
|
Licenciatura em Música - Instrumento Guitarra (Licenciatura)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Música de Lisboa, Portugal
"N/A" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
18 valores |
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2015/09/01 - Atual | Investigador (Investigação) | Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2017/09/01 - Atual | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal |
2012/09/01 - 2017/08/31 | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal |
2009/09/01 - 2012/08/31 | Assistente Convidado (Docente Universitário) | Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2007/09/01 - 2009/08/31 | Bolseiro | Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal |
Projetos
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2021/02/01 - 2024/01/31 | Liber|Sound: Práticas inovadoras de arquivamento para a libertação da memória sonora. Música gravada, experiências transcontinentais,
comunidades conectadas
PTDC/ART-PER/4405/2020
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal
Universidade de Aveiro, Portugal Universidade Eduardo Mondlane, Moçambique Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Brasil |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
2009/08/01 - 2011/07/31 | SISTEMATIZAÇÃO DO PROCESSO TRANSCRITIVO DE MÚSICA BARROCA PARA GUITARRA CLÁSSICA
SFRH/BD/43476/2008
Universidade de Aveiro, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Edição de número de revista |
|
Livro |
|
Prefácio / Posfácio |
|
Resumo em conferência |
|
Tese / Dissertação |
|
Artística / Interpretação
Gravação vídeo |
|
Gravação áudio |
|
Interpretação artística |
|
Interpretação musical |
|
Programa de rádio / tv |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2019/11/15 | Matéria e timbre: o conceito de osmose sonora na performance de música mista | ENIM 2019
SPIM (LISBOA, Portugal)
|
2019/11/01 | Jorge Peixinho's interpretative gestures reflected in his guitar music: analysis and performance | HANDS-ON RESEARCH
INET (Aveiro, Portugal)
|
2019/07/29 | "Lambda3.99 pour guitare et synthétiseur: Questões de sustentabilidade e performance de música eletroacústica mista | Hidden Archives, Hidden Practices
INET (Aveiro, Portugal)
|
2019/07/07 | A Rotierende Aufmerksamkeit de Mantel e a sua influência refletida na criação da app "MPC – Musical Practice Companion | CIPEM 2019
INET (PORTO, Portugal)
|
2018/07/10 | Perceive to perform | EAW 2018
INET (Aveiro, Portugal)
|
2016/10/15 | Processos transcricionais de J. S. Bach | CONAVIO - Congresso Nacional de Violão
AssoVio Vertentes (São João Del Rei, Brasil)
|
2016/03 | The Transcription Process of Johann Sebastian Bach | International Guitar Research Centre
University of Surrey (Surrey, Reino Unido)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2018 - Atual | Candido Lima's music for and with guitar
Orientador
|
Programa Doutoral em Música (Doutoramento)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
|
2017 - Atual | A guitarra na música de câmara de Jorge Peixinho
Orientador
|
Programa Doutoral em Música (Doutoramento)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
|
2015 - 2020/01/30 | REPERTÓRIO PARA VIOLÃO E ELETRÓNICA:
NARRATIVAS HISTÓRICAS, REPRESENTAÇÃO, PERMANÊNCIA E PERFORMANCE
Orientador
|
Programa Doutoral em Música (Doutoramento)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
|
2013 - 2019/07/12 | Transcrição e performance na guitarra das sonatas de Domenico Scarlatti
Orientador
|
Programa Doutoral em Música (Doutoramento)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
|
2019 - 2019 | Cândido Lima: contribuição para o repertório contemporâneo da Guitarra
Orientador
|
Música (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2017 - 2017 | Música tradicional portuguesa como estratégia de ensino da guitarra clássica: Construção de um manual didático
Orientador
|
Ensino de Música (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2017 - 2017 | 12 Estudos Para Guitarra De Heitor Villa-Lobos: Análise e Edição Comparativa
Orientador
|
Música (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2017 - 2017 | Contributos da codificação e estrutura da informação para a momorização musical
Orientador
|
Ensino de Música (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2017 - 2017 | Procedimentos para a eliminação de tensão muscular no violino
Orientador
|
Ensino de Música (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2016 - 2016 | Repertório para violão e live electronics: técnica, processos de estudo e performance
Orientador
|
Música (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2014 - 2014 | Suíte para violão solo de Ernst Mahle: uma abordagem técnica e interpretativa
Orientador
|
Música (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2014 - 2014 | Fundamentos para a transcrição e performance na guitarra das sonatas de Domenico Scarlatti
Orientador
|
Música (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2013 - 2013 | Chord-Melody: Investigação e Arranjos para Guitarra
Orientador
|
Música (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2019/11/01 - 2019/11/03 | Hands-On Guitar aims to provide an overview and discussion of the artist research praxis across the old and new world. Therefore,
we welcome the valuable insights of performers, composers and researchers and their innovative contributions to artistic and
aesthetic features of classical guitar music.
Hands-On Guitar will feature multiple activities (concerts, conferences, masterclasses, lecture-performances, paper presentations,
a guitar ensemble created specifically for this occasion) and this array of events will appeal to a wide audience. (2019/11/01 - 2019/11/03)
Conferência (Coorganizador)
|
Universidade de Aveiro, Portugal |
2017/10/27 - 2017/10/31 | Research “Hands on” GUITAR foi um encontro dedicado à área instrumental de Guitarra Clássica. A sua singularidade reside
na reunião rara de múltiplos saberes em torno deste instrumento: Investigação, Composição, Interpretação, Estudos em Performance
e Construção de instrumentos. Pretende-se assim que a convergência de diversas actividades artísticas e de investigação enriqueça
todas as pessoas directamente envolvidas, graças a um confronto e uma partilha de conhecimento. (2017/10/27 - 2017/10/31)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2020/04/23 | O gesto e a guitarra clássica: prolegomena para novos paradigmas
Vogal
|
ALFONSO AGUIRRE DERGAL (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2020/01/30 | Repertório para violão e eletrónica: narrativas históricas, representação, permanência e performance
Orientador
|
Belquior Guerrero Santos Marques (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2019/07/12 | Transcrição e performance na guitarra das sonatas de Domenico Scarlatti
Orientador
|
MIGUEL DE LAQUILA OLIVEIRA (Doutoramento) |
2018/12/07 | Music performance anxiety among classical musicians: strategies for improving performance and applications for classical guitarists
Vogal
|
André Rafael Correia Tempera (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
|
2018 | Qual o impacto postural e muscular da utilização da estante de braço, na prática da flauta transversal?
Presidente do júri
|
Liliana Carina Pinho Moreira (Mestrado) |
2018 | Misticismo e Performance Musical: Uma Proposta Interpretativa de Obras para Flauta Solo de Mario Lavista e Torü Takemitsu
Presidente do júri
|
Marisa Alejandra Ponce de León Hernández (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2020/04/23 - 2020/04/24 | The 21st Century Guitar Conference | Lisboa |
2019 - 2019 | HANDS-ON RESEARCH 2019 | AVEIRO |
2014 - 2014 | XXIX Congresso da Anppom | Pelotas/RS |
2013/08/19 - 2013/08/23 | XXIII Congresso da ANPPOM | Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
2012 - 2012 | XXII Congresso da ANPPOM | João Pessoa, Brasil |
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2018 - 2018 | Opus (1517-7017) | OPUS |
2015 - 2015 | Opus (1517-7017) | OPUS |
2013 - 2013 | Opus (1517-7017) | OPUS |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2015 - Atual | 49812-TESE (3º ANO) PROGRAMA DOUTORAL EM MÚSICA | ||
2014 - Atual | 49813-TESE (2 ºANO) PROGRAMA DOUTORAL EM MÚSICA | (Doutoramento) | |
2014 - Atual | 43297-RECITAL II PROGRAMA DOUTORAL EM MÚSICA | ||
2013 - Atual | 43298-RECITAL I PROGRAMA DOUTORAL EM MÚSICA | (Doutoramento) | |
2012 - Atual | 48188-PROJECTO DE ESPECIALIZAÇÃO I PROGRAMA DOUTORAL EM MÚSICA | (Doutoramento) | Universidade de Aveiro, Portugal |
2012 - Atual | 49953-DISSERTAÇÃO / PROJECTO MESTRADO EM MÚSICA | (Mestrado) | |
2012 - Atual | 47640-INSTRUMENTO MESTRADO EM MÚSICA | (Mestrado) | |
2012 - Atual | 40800-PRÁTICA DE ENSINO SUPERVISIONADA MESTRADO EM ENSINO DE MÚSICA | (Mestrado) | |
2012 - Atual | 40059-ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO MESTRADO EM ENSINO DE MÚSICA | (Mestrado) | |
2012 - Atual | 45607-PROJECTO EDUCATIVO MESTRADO EM ENSINO DE MÚSICA | (Mestrado) | |
2012 - Atual | 45607-PROJECTO EDUCATIVO MESTRADO EM ENSINO DE MÚSICA | (Mestrado) | |
2009 - Atual | 47018-ÁREA VOCACIONAL 1 LICENCIATURA EM MÚSICA | (Licenciatura) | |
2009 - Atual | 47019-ÁREA VOCACIONAL 2 LICENCIATURA EM MÚSICA | (Licenciatura) | |
2009 - Atual | 47020-ÁREA VOCACIONAL 3 LICENCIATURA EM MÚSICA | (Licenciatura) |
Distinções
Prémio
2007 | 2nd Prize |
2007 | Finalist |
2006 | Lopes Graça Award |
2006 | 2nd Prize |
2006 | Audience Award |
2006 | 2nd Prize |
2006 | 1st Prize |
2005 | 1st Prize |
2004 | Special Presentation Award |
2002 | 3rd Prize - Chamber Music |
2001 | 2nd Prize |
2001 | 3rd Prize |
2001 | Jury Special Award |
2000 | 2nd Prize |
1998 | 1st Prize |
1997 | 1st Prize |
1995 | 1st Prize |
1995 | 1st Prize |