???global.info.a_carregar???
Doutora (2002) e Mestre em Educação (1995) pela UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Maria (1975). Realizou estágio pós-doutoral pela UFRGS com o projeto: Assistência Financeira da União aos Estados e Municípios na Educação Básica: política e políticas. Está em estágio pós-doutoral na Universidade de Aveiro/Portugal. Atualmente é Pró-reitora de Ensino da URI. Atuou como Diretora Acadêmica (2002-2010) e como Chefe do Departamento de Ciências Humanas (2010-2014), é docente do PPGEDU e professora da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões. Atua como Coordenadora local do DINTER - UNISINOS/URI. Integrou o Conselho Municipal de Educação de Frederico Westphalen. Tem experiência na área de Educação, no mestrado em Educação atua na Linha de Pesquisa Políticas Públicas e Gestão da Educação atuando principalmente nos seguintes temas: educação, formação docente, avaliação em larga escala, gestão da educação, políticas públicas e política educacional. Membro do Conselho Editorial da Revista de CH, consultora AD HOC da Revista Vivências/URI, da Revista Educação da UFSM e da Revista Educação e Cultura Contemporânea da Universidade Estácio de Sá. Integra a Rede Iberoamericana de pesquisa em políticas e processos na/da educação superior. Integra também o Grupo Internacional de Estudos e Pesquisas em Educação Superior, da Universidade Estadual de Campinas/SP. Membro da Câmara de Ensino, Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação da URI. Avaliadora de pesquisa da UFFS, é líder do Grupo de Pesquisa em Educação - GPE e integra os Grupos de Pesquisa: Núcleo de Estudos e Pesquisas em Políticas e Processos de Educação Superior - NEPPES e o Grupo Internacional de Estudos e Pesquisas Sobre Educação Superior, da Universidade Estadual de Campinas, cadastrados no CNPQ.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Edite Sudbrack
Data de nascimento
1954/09/15

Nomes de citação

  • Sudbrack, Edite
  • SUDBRACK, Edite Maria

Identificadores de autor

Ciência ID
9B19-58A0-6DAE
ORCID iD
0000-0002-9591-8038
Researcher Id
ID LATTES 0913443167757014

Domínios de atuação

  • Humanidades

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Formação
Grau Classificação
2018 - 2020
Em curso
Educação (Pós-doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2015 - 2016
Concluído
Educação (Pós-doutoramento)
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil
Pós-doutor em Educação
1998 - 2002
Concluído
Doutorado em Educação (Doctorat)
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil
"MAPAS DA FORMAÇÃO DOCENTE NA DÉCADA DE 90: ESPAÇOS DE REGULAÇÃO SOCIAL E EMANCIPAÇÕES POSSÍVEIS" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Doutor
1992 - 1995
Concluído
Mestrado em Educação (Master Universitario)
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil
"A PRODUÇÃO DO FRACASSO ESCOLAR: UMA TENTATIVA DE INTERLOCUÇÃO ENTRE O MACRO E O MICROSSOCIAL" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Mestre em Educação
1973 - 1975
Concluído
Pedagogia (Licence)
Universidade Federal de Santa Maria, Brasil
Licenciada em Pedagogia
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Sudbrack, Edite. "POLÍTICAS E PRÁTICAS DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA: DIÁLOGO ENTRE OS SABERES DA CIÊNCIA ESPECÍFICA E OS SABERES DA CIÊNCIA PEDAGÓGICA". 2014.
  2. Sudbrack, Edite. "EDUCAÇÃO, INOVAÇÃO, QUALIDADE: A CONSTRUÇÃO DE UM DIREITO". 2014.
  3. Sudbrack, Edite. "POLÍTICAS EDUCACIONAIS: UMA ANÁLISE DOS EFEITOS DA ENTURMAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL DA REGIÃO NORTE DO RIO GRANDE DO SUL - UMA REFLEXÃO NECESSÁRIA". 2009.
  4. Sudbrack, Edite. "IMPACTO CIENTÍFICO E EDUCATIVO DA PESQUISA EM CIÊNCIAS HUMANAS: POSSIBILIDADES E LIMITES". 2005.
  5. Sudbrack, Edite. "FORMAÇÃO EM SERVIÇO: EXIGÊNCIAS CONTEMPORÂNEAS DE QUALIFICAÇÃO DOCENTE". 2002.
  6. Sudbrack, Edite. "FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM SERVIÇO: LIMITES E POSSIBILIDADES DAS POLÍTICAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO (1999 A 2000).". 2000.
Artigo em revista
  1. Sudbrack, Edite. "POLÍTICAS EDUCACIONALES BRASILEÑAS: CONSECUENCIAS DE UN CURRÍCULO NACIONAL". (2019): https://dialnet.unirioja.es/servlet/oaiart?codigo=6877939.
  2. Sudbrack, Edite; SANTOS, LEANDRO DOS; SUDBRACK, EDITE MARIA; Sousa, Carlos Erick Brito de. "FORMAÇÃO INICIAL EM PEDAGOGIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA ABORDAGEM HISTÓRICO-CRÍTICA DO CURRÍCULO". (2019): https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/4496.
  3. Sudbrack, Edite. "LA UNIVERSIDAD EN BRASIL: MARCAS Y CONTRADICCIONES.". Revista Complutense de Educación (2019): http://file:///C:/Users/Patricia/Downloads/55990-4564456560581-1-PB.pdf.
  4. Sudbrack, Edite. "GESTÃO DEMOCRÁTICA E O CONSELHO DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR: A REALIDADE DO MUNICÍPIO GAÚCHO DE CAIÇARA (DEMOCRATIC MANAGEMENT AND THE SCHOOL FEEDING BOARD: THE REALITY OF THE CAIÇARA MUNICIPALITY)". (2019): http://www.revistas2.uepg.br/index.php/emancipacao/article/view/10987.
  5. Sudbrack, Edite. "THE UNIVERSITY AND THE TEACHING TRAINING IN BRAZIL: BRANDS AND CONTRADICTIONS". (2019): https://doi.org/10.5209/RCED.55990.
  6. Sudbrack, Edite. "CAMINHOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL: DA CONSTITUIÇÃO DE 1988 ATÉ A BNCC". REVISTA INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO SUPERIOR (2019): http://https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8653416/19112.
  7. Sudbrack, Edite. "PROFISSIONALIDADE DOCENTE NO BREVE PNE: FORMAÇÃO E VALORIZAÇÃO". (2018): https://revistas.ufpr.br/jpe/article/view/56378.
  8. Sudbrack, Edite. "POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DOCENTE À LUZ DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO". (2018): http://revistas.unoeste.br/index.php/ch/article/view/2546.
  9. Sudbrack, Edite. "A PERMANÊNCIA NO ENSINO MÉDIO BRASILEIRO E SUA RELAÇÃO COM A FORMAÇÃO DOCENTE". (2017): http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistateias/article/view/26949.
  10. Sudbrack, Edite. "A CONTRIBUIÇÃO DO PENSAMENTO DE ANÍSIO TEIXEIRA PARA A FORMAÇÃO DO CIDADÃO DEMOCRÁTICO NA SOCIEDADE BRASILEIRA". (2017): http://www.seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/40525.
  11. Sudbrack, Edite. "POLÍTICAS EDUCACIONAIS E INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: COMPLEXIDADE, IMPACTOS E DESAFIOS". (2017): http://www.periodicosfaced.ufc.br/index.php/educacaoemdebate/article/view/64.
  12. Sudbrack, Edite. "POR UMA UNIVERSIDADE PARA O MERCADO OU PARA TODOS: DEMOCRACIA E EMANCIPAÇÃO". (2017): https://doi.org/10.22348/riesup.v3i2.7783.
  13. Sudbrack, Edite. "FORMAÇÃO DOCENTE E OS NOVOS MARCOS LEGAIS". (2016): http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistadech/article/view/2264.
  14. Sudbrack, Edite. "INTERNACIONALIZAÇÃO E EDUCAÇÃO: IMPACTOS NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS". (2016): http://periodicos.unb.br/index.php/rp3/article/view/18620.
  15. Sudbrack, Edite. "CONSELHOS ESCOLARES NA ESCOLA PÚBLICA BRASILEIRA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS PARA O CONTROLE SOCIAL ATRAVÉS DA PARTICIPAÇÃO DEMOCRÁTICA". (2016): https://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/article/view/5683.
  16. Sudbrack, Edite. "GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA PÚBLICA BRASILEIRA – LIMITES E POSSIBILIDADES". (2016): https://doaj.org/article/c7a72a8d8a794b2088e6387b55277cc7.
  17. Sudbrack, Edite. "O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO COMO ARTICULADOR DA DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO À UNIVERSIDADE E EMPODERAMENTO DA CLASSE TRABALHADORA". (2016): https://dialnet.unirioja.es/servlet/oaiart?codigo=5655520.
  18. Sudbrack, Edite. "O ESTADO DO CONHECIMENTO: A CONTRIBUIÇÃO DO CONSELHO DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR NA DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DO PNAE". (2016): http://revista.uemg.br/index.php/revistappp/article/view/1015.
  19. Sudbrack, Edite. "ASSISTÊNCIA TÉCNICA E FINANCEIRA DA UNIÃO AOS ENTES SUBNACIONAIS: O DESAFIO DA EQUIDADE". (2016): http://hdl.handle.net/10183/158805.
  20. Sudbrack, Edite. "UNIVERSIDADE E ESCOLA TRABALHANDO JUNTAS NA FORMAÇÃO DE UMA NOVA GERAÇÃO DOCENTE: A DE PROFESSORES-PESQUISADORES". (2016): https://revistas.uam.es/tendenciaspedagogicas/article/view/3769.
  21. Sudbrack, Edite. "THE NATIONAL EDUCATION PLAN AS ARTICULATOR OF THE DEMOCRATIZATION OF ACCESS TO UNIVERSITY AND EMPOWERMENT OF THE WORKING CLASS". (2016): https://doi.org/10.22348/riesup.v2i2.7603.
  22. Sudbrack, Edite. "A EDUCAÇÃO COMO PRINCÍPIO PARA A PARTICIPAÇÃO DEMOCRÁTICA". (2016): https://dialnet.unirioja.es/servlet/oaiart?codigo=5619260.
  23. Sudbrack, Edite. "SCHOOL COUNCILS IN BRAZILIAN PUBLIC SCHOOL:POSSIBILITIES AND CHALLENGES FOR SOCIAL CONTROL TRHOUGH DEMOCRATIC PARTICIPATION". (2016): https://doi.org/10.17058/rea.v24i2.5683.
  24. Sudbrack, Edite. "PÁTRIA EDUCADORA OU PÁTRIA PANÓPTICA?". (2016): https://paginas.uepa.br/seer/index.php/cocar/article/view/795.
  25. Sudbrack, Edite Maria; Gazzola, Janaíne Souza; Sudbrack, Edite. "POLÍTICAS E PROCESSOS DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA NO ENSINO SUPERIOR: APORTES E INFLEXÕES". (2016): https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/8547.
  26. Sudbrack, Edite Maria; Farenzena, Nalú. "Assistência técnica e financeira da união aos entes subnacionais : o desafio da equidade". (2016): http://hdl.handle.net/10183/158805.
  27. Jung, Hildegard Susana; Sudbrack, Edite Maria. "Education as a principle for democratic participation". (2016): https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo/article/view/2238-9024.16.30.
  28. Sudbrack, Edite. "UNIVERSIDAD Y ESCUELA TRABAJANDO JUNTAS EN LA FORMACIÓN DE UNA NUEVA GENERACIÓN DOCENTE: LA DE PROFESORES-INVESTIGADORES". (2015): http://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/tematica/article/view/26511.
  29. Sudbrack, Edite. "PLAN NACIONAL DE EDUCACIÓN: PEQUEÑOS AVANCES EN LA ENSEÑANZA SUPERIOR BRASILEÑA". (2015): http://eduemojs.uem.br/ojs/index.php/ImagensEduc/article/view/27482.
  30. Sudbrack, Edite. "A INSTITUIÇÃO DOS CONSELHOS: PARTICIPAÇÃO E CONTROLE SOCIAL, OU A “PATOLOGIA” DA REPRESENTATIVIDADE?". (2015): http://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/5575.
  31. Sudbrack, Edite. "AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA NO BRASIL: POTENCIAL INDUTOR DE QUALIDADE?". (2014): https://dialnet.unirioja.es/servlet/oaiart?codigo=6191934.
  32. Sudbrack, Edite. "POLÍTICAS INSTITUCIONAIS DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA: TAREFA DE QUEM?". (2013): http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistadech/article/view/985.
  33. Sudbrack, Edite. "APRESENTA¸ CÃO". (2013): http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistadeadm/article/view/811.
  34. Sudbrack, Edite. "OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS E AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA: CONTRIBUIÇÕES À QUALIDADE EDUCATIVA". (2013): https://pleiade.uniamerica.br/index.php/pleiade/article/view/193.
  35. Sudbrack, Edite. "POLÍTICA EDUCACIONAL: PARA ALÉM DA RACIONALIDADE ECONÔMICA - QUESTIONANDO A ENTURMAÇÃO / EDUCATIONAL POLICY: BEYOND ECONOMIC RATIONALITY – QUESTIONING SCHOOL GROUPING". (2012): http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistadech/article/view/407.
  36. Sudbrack, Edite. "POLÍTICA EDUCACIONAL: CONTEXTUALIZANDO AS REFORMAS EM CURSO". (2012): http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistadech/article/view/213.
  37. Sudbrack, Edite. "POSSIBILIDADES EMANCIPATÓRIAS NA GESTÃO ESCOLAR / MEANS EMANCIPATÓRIAS IN THE SCHOOL MANAGEMENT". (2012): http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistadech/article/view/373.
  38. Streck, Danilo Romeu; Sudbrack, Edite Maria; Zitkoski, Jaime José. "Produção acadêmica e impacto social: o potencial inovador e transformador de um mestrado interinstitucional (Minter)". (2011): http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/145.
Livro
  1. Sudbrack, Edite. ESTADO, POLÍTICAS PÚBLICAS Y EDUCACIÓN. {Letras Libres, CLACSO, Buenos Aires, Argentina. 2018.
  2. Sudbrack, Edite. EDUCACIÓN INFANTIL: ¿OBLIGACIÓN O DERECHO? UN ANÁLISIS A PARTIR DE LOS EFECTOS DE LA LEGISLACIÓN BRASILEÑA SOBRE ESCOLARIZACIÓN OBLIGATORIA. {Mercado de Letras, CLACSO, Buenos Aires, Argentina. 2017.
Tese / Dissertação
  1. Ahmad, Laila Azize Souto. "A música no curso de pedagogia da Universidade Federal de Santa Maria: da arena legal à arena prática". Doutoramento, 2017. http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13612.
  2. Sudbrack, Edite Maria. "Mapas da formação docente na década de 90 : espaços de regulação social e emancipações possíveis". Doutoramento, 2002. http://hdl.handle.net/10183/1604.

Outros

Outra produção
  1. A MÚSICA NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA: DA ARENA LEGAL À ARENA PRÁTICA. 2017. Sudbrack, Edite. http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13612.
  2. MAPAS DA FORMAÇÃO DOCENTE NA DÉCADA DE 90: ESPAÇOS DE REGULAÇÃO SOCIAL E EMANCIPAÇÕES POSSÍVEIS. 2002. Sudbrack, Edite. http://hdl.handle.net/10183/1604.