Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Teresa Maria Pinto da Cruz Barreiros Leal
Nomes de citação
- Leal, Teresa
Identificadores de autor
- Ciência ID
- A018-A9F8-045F
- ORCID iD
- 0000-0002-9056-3266
Telefones
- Telefone
-
- 226079751 Ext.: 251 (Profissional)
Moradas
- Rua Alfredo Allen , 4200 - 135, Porto, Porto, Portugal (Profissional)
Websites
- http://orcid.org/0000-0002-9056-3266 (Académico)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Psicologia
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Espanhol; Castelhano | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A1) | ||
Inglês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Alemão | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Português (Idioma materno) | |||||
Francês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2003
Concluído
|
Psychology (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
|
1986
Concluído
|
Psychology (Licenciatura)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
16 Valores |
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2020/09 - Atual | Professor Associado (Docente Universitário) | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal | ||
2003/01/22 - 2020/09 | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
1999 - 2003 | Assistente Convidado (Docente Universitário) | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
1990 - 1999 | Assistente (Docente Universitário) | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
1986 - 1990 | Assistente Estagiário (Docente Universitário) | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
1984 - 1986 | Monitor (Docente Universitário) | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
Projetos
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2021/02 - Atual | PROW: Promoting teachers well-being through positive behavior support in early childhood education
626146-EPP-1-2020-2-EL-EPPKA3-PI- POLICY
Investigador
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
Erasmus Plus
Em curso
|
2021 - Atual | Schools 2030 Portugal: Monitoring Assessment
xxxxxxxxxxx
Investigador
|
Em curso
|
2012 - 2015 | ""(RE)CONCILIAR: Impacto da conciliação trabalho-família na parentalidade e no desenvolvimento das crianças" [(IM)BALANCE:
Impact of work and family conciliation on parenting and children's development].
PTDC/MHC- CED/5218/2012
Investigador
Universidade do Porto Centro de Psicologia, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2011 - 2014 | "Promoting the professional development of early childhood educators"
517999-LLP-1-GR-COMENIUS-CMP
Investigador
Universidade do Porto Centro de Psicologia, Portugal
|
|
2011 - 2014 | "Desenvolvimento de instrumentos para avaliação da qualidade do ambiente de estimulação familiar em Portugal e Alemanha" [Development
of instruments to evaluate the quality of home environment in Portugal and Germany].
A-25/12
Investigador
Universidade do Porto Centro de Psicologia, Portugal
|
Deutscher Akademischer Austauschdienst |
2011 - 2012 | "Factores de risco no desenvolvimento infantil" [Risk factors in child development].
A5-PROJ.196/11
Investigador responsável
Universidade do Porto Centro de Psicologia, Portugal
|
Fundação Luso-Americana |
2010 - 2011 | "Contributos da CIF-CJ para o estudo da Participação em crianças com incapacidades em idades precoces”. [Contribution of the
ICF-CY to the study of Participation in children with disabilities at early ages].
RIPD/CIF/109664/2009)
Investigador
Universidade do Porto Centro de Psicologia, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
2006 - 2007 | "Caracterização dos contextos de educação pré-escolar” [Characterization of Pre-School Settings]
10216/56467
Investigador
Universidade do Porto Centro de Psicologia, Portugal
|
Ministério da Educação |
2000 - 2005 | “Contributos para o Desenvolvimento da Literacia.” [Development of Literacy in Preschool Children].
Procº 63538
Investigador
Universidade do Porto Centro de Psicologia, Portugal
|
Fundação Calouste Gulbenkian
Concluído
|
1992 - 1997 | Estudo Europeu sobre Educação e Cuidados de Crianças de Idade Pré-escolar - European Study of Education and Care of Preschool
Children
XXXXX
Investigador
Universidade do Porto Centro de Psicologia, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia Fundação Calouste Gulbenkian Instituto de Inovação Educacional Concluído
|
1991 - 1995 | Estudo Transcultural da Avaliação da Qualidade de Contextos para Crianças em Idade Pré-escolar - Transcultural study of quality
assessment of settings for preschool aged children
XXXXXXX
Investigador
Universidade do Porto Centro de Psicologia, Portugal
|
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2006 - 2008 | Contextos e Transição: Competências de literacia e de numeracia em crianças dos 4 aos 7 anos - Contexts and Transition: Literacy
and numeracy skills in 4 to 7 year old children
XXXXX
Investigador responsável
Universidade do Porto Centro de Psicologia, Portugal
|
Concluído
|
1996 - 1999 | Estudo sobre a Educação Pré-Escolar em Portugal - Estudo de Qualidade - Study about Preschool Education in Portugal - A Quality
Study
XXXX
Investigador
Universidade do Porto Centro de Psicologia, Portugal
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Edição de livro |
|
Recurso online |
|
Tradução |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2019/08 | Connecting home and school relationships: Child self-control as a linking mechanism? In D. Roorda (Org), Teacher-student relationships for at-risk children. | EARLI conference 2019.
(Aachen, Alemanha)
|
2019/07 | O programa de iniciação à investigação InIt e a formação ética. In I. Nascimento (Org.) Mesa redonda II Formação ética de investigadores em Psicologia e Educação: Que referencial/ais? Que modelos? | Seminário Luso-Brasileiro de Ética em Psicologia e na Educação. Porto, Portugal.
(Porto, Portugal)
|
2019/06 | A participação das crianças em contexto de jardim de infância: Um estudo de caso. - Children participation in the preschool context: A case-study. | GKA EDU – VIII Congresso Internacional de Educação e Aprendizagem
(Porto, Portugal)
|
2019/05 | Using the ECERS-R in a context of a multitiered and sustainable approach to promote inclusive education. | 21th International ECERS Meeting
(Moscovo, Rússia)
|
2018/11 | How can intervention research influence education? In T. Limpo (Org.), Roundtable “Intervention research vs. Research vs. Education”. | Winter School 18 - Intervention Research in Education: From Planning to Publishing.
(Porto, Portugal)
|
2018/11 | Perspectives of Portuguese Educators on Quality Practices: Implications for Literacy Development. | 1st Literacy Summit.
(Porto, Portugal)
|
2017/09 | Mother- and teacher-child relationship as predictor of behavioral and emotional regulation for at-risk and non-risk preschool children | 2017 EARLI Conference
(Tampere, Finlândia)
|
2017/03 | Bidirectional associations between vocabulary and self-regulation: the mediating role of closeness and autonomy support In P. Slot & A. Suchodoletz (Org.), Direct and indirect effects of proximal contextual factors on the development of children’s executive function and language skills. | SRCD 2017
(Austin, Estados Unidos)
|
2016/08 | Understanding early childhood settings through children’s perspectives. | 16th Biennal EARLI Conference for Research on Learning and Instruction
(Limassol, Chipre)
|
2016/07 | Parental Engagement across Early Childhood in Dual-Earner Families: Effects on Child Self-Control. | 2016 EARLI-SIG5 Conference
(Porto, Portugal)
|
2015/09 | Relationships among relationships: discussion. In J. Cadima & P. M. Matos (Org.), Relationships among relationships: The role of parents and teachers in early childhood. | 17th European Conference on Developmental Psychology (ECDP)
(Braga, Portugal)
|
2015/09 | Early predictors of children’s narrative production. In E. Kikas (Org.), Cognitive and contextual factors that support the development of literacy skills. | 17th ECDP
(Braga, Portugal)
|
2015/09 | Exploring associations between child-mother and child- teacher relationships during the transition to school. In J. Cadima & P. M. Matos (Org.), Relationships among relationships: The role of parents and teachers in early childhood. | 17th ECDP
(Braga, Portugal)
|
2015/09 | Interplay between preschoolers’ relationships with mother, father, and teacher in predicting emotion regulation. In J. Cadima & P. M. Matos (Org.), Relationships among relationships: The role of parents and teachers in early childhood. | 17th European Conference on Developmental Psychology (ECDP)
(Braga, Portugal)
|
2015/09 | Home literacy and numeracy environment: A cross-cultural study of Portuguese and German families with preschool- aged children. | 17th European Conference on Develpopmental Psychology
(Braga, Portugal)
|
2015/08 | The effects of early childhood education on children’s literacy and mathematic skills in Portugal. In M. Lerkkanen & P. Leseman (Org.), The effect of early childhood education to child outcomes. | EARLI
(Limassol, Chipre)
|
2015/08 | Differential effects of temperament, gender, and child care quality in non-risk and at-risk children. In A. Suchodoletz & J. Cadima (Org.), Differential effects of the child care quality in young children. | EARLI
(LImassol, Chipre)
|
2015/08 | Early predictors of self-regulation in socially disadvantaged young children: individual-level and group-level classroom social processes. In J. Cadima & P. Slot (Org.), Self-regulation in early childhood: conceptualization, assessment, and contextual classroom predictors. Invited symposium. | EARLI
(Limassol, Chipre)
|
2015/05 | Promoting reflective practices through the use of the Environmental Rating Scales. | ECERS Annual Meeting and Conference
(Volos, Grécia)
|
2015/05 | Multiple perspectives on quality in early childhood education settings. | 8º Encontro de Investigação Jovem da Universidade do Porto
(Porto, Portugal)
|
2015/03 | Child care quality for at-risk and non-risk children: moderating effects with temperament and gender. In M. Broekhuizen (Org.), Differential effects of early child care quality on children’s behavioral development. | SRCD
(Filadélfia, Estados Unidos)
|
2014/09 | Relational influences on preschool children's prosocial behavior. | 7th Conference of the European Society for Family Relations
(Madrid, Espanha)
|
2014/08 | Storybook reading in Portuguese and German families with preschool-age children: A comparative study. | EARLI SIG 5
(Jyvaskyla, Finlândia)
|
2014/08 | Self-regulation in young children in Portugal: testing a two-component model. In P. Slot & P. Leseman (Orgs.) Symposium presented at EARLI SIG 5, Jyvaskyla, Finlândia. | EARLI SIG 5
(Jyvaskyla, Finlândia)
|
2014/08 | Observed classroom quality and emotional regulation among preschoolers in Portugal. In J. Cadima (Org.) Symposium presented at EARLI SIG 5, Jyvaskyla, Finlândia. | |
2014/06 | Quality of teacher-student interactions in Portuguese middle school classrooms – Portuguese Language and Mathematics subjects. Comunicação apresentada no JURE 2014 – Learning and instruction inside out, Nicosia, Chipre. | |
2014/06 | Adapting the Classroom Assessment Scoring System – Secondary version to Portuguese middle school. | JURE 2014 – Learning and instruction inside out
(Nicosia, Chipre)
|
2014/05 | Classroom quality in disadvantaged communities and its moderating role on emotion regulation. Comunicação apresentada no Second World Congress on Resilience: From Person to Society, Timisoara, Roménia. | |
2014/05 | Early Change project. Professional development of early childhood educators in Portugal. Presentation of the project. EIF/LINQ 2014 Conference – Changing the trajectory. Quality for opening up education, | EIF/LINQ 2014 Conference – Changing the trajectory. Quality for opening up education
(Creta, Grécia)
|
2014/04 | The quality of teacher-child relationships in early childhood for at-risk children from social disadvantaged communities. Comunicação apresentada no International Congress on Early Childhood Intervention (ICECI) | International Congress on Early Childhood Intervention (ICECI)
(Antalya, Turquia)
|
2013/09 | Observation of student engagement in Portuguese elementary schools. In A. I. Pinto (Org.), Issues on Context Quality and Child Engagement in Daily Environments. | 16th European Conference on Developmental Psychology
(Lausanne, Suiça)
|
2013/09 | Validation of a Portuguese version of the Parenting Relationship Questionnaire | 16th European Conference on Developmental Psychology
(Lausanne, Suiça)
|
2013/08 | Classroom process quality and literacy skills in Portuguese and Belgian first grade classrooms. M. Lerkkanen, & A. Poikkeus (Org.), The effect of classroom quality on children‘s language and literacy skills in the early school years, Symposium presented at EARLI 2013 Conference | EARLI 2013 Conference
(Munique, Alemanha)
|
2013/08 | Associations between dimensions of quality and children outcomes in preschool and first grade. Comunicação apresentada na 15th Biennial EARLI and JURE Conference | 15th Biennial EARLI and JURE Conference
(Munique, Alemanha)
|
2013/08 | Classroom interactions at the beginning and at the end of elementary school in Portugal. Comunicação apresentada na 15th Biennial EARLI and JURE Conference | 15th Biennial EARLI and JURE Conference
(Munique, Alemanha)
|
2013/07 | Addressing diversity in inclusive preschool settings. Conceptual foundations and research issues. | First Symposium Joaquim Bairrão
(Porto, Portugal)
|
2013/07 | Quality of teacher-student interactions in Portuguese middle school classrooms - Portuguese language and mathematics subjects. Comunicação apresentada na 35th International School Psychology Association Conference | 35th International School Psychology Association Conference
(Porto, Portugal)
|
2013/07 | Adapting the Classroom Assessment Scoring System - Secondary Version to Portuguese middle school. | 35th International School Psychology Association Conference
(Porto, Portugal)
|
2012/06 | Contributos da monitorização dos planos de intervenção para a promoção da participação [Contributions of the monitoring process of the intervention plans to development of participation]. Comunicação apresentada no Colóquio Internacional Psicologia e Educação: Educação, aprendizagem e desenvolvimento. Olhares contemporâneos através da investigação e da prática. | Colóquio Internacional Psicologia e Educação: Educação, aprendizagem e desenvolvimento. Olhares contemporâneos através da
investigação e da prática
(Lisboa, Portugal)
|
2012/06 | Leitura conjunta de histórias em contexto familiar: Estabilidade dos comportamentos interactivos maternos [Joint book reading in family context: Stability of maternal interactive behaviors]. Comunicação apresentada no Colóquio Internacional Psicologia e Educação: Educação, aprendizagem e desenvolvimento. Olhares contemporâneos através da investigação e da prática. | Colóquio Internacional Psicologia e Educação: Educação, aprendizagem e desenvolvimento. Olhares contemporâneos através da
investigação e da prática
(Lisboa, Portugal)
|
2012/06 | Perspectivas sobre praáticas de literacia em jardim de infância num contexto de formação [Viewpoints on literacy practices in preschool education in a training context]. Comunicação apresentada no Colóquio Internacional Psicologia e Educação: Educação, aprendizagem e desenvolvimento. Olhares contemporâneos através da investigação e da prática. | Colóquio Internacional Psicologia e Educação: Educação, aprendizagem e desenvolvimento. Olhares contemporâneos através da
investigação e da prática
(Lisboa, Portugal)
|
2012/06 | Teachers' viewpoints on literacy practices in Faroe Islands: An application of Q methodology. | Colóquio Internacional Psicologia e Educação: Educação, aprendizagem e desenvolvimento. Olhares contemporâneos através da
investigação e da prática,
(Lisboa, Portugal)
|
2012/05 | Early Change Project: Expanding the use of ECERS-R across Europe. Comunicação apresentada no ECERS Meeting 2012 | ECERS Meeting 2012
(Berlim, Alemanha)
|
2012 | Social participation in Portuguese early childhood Inclusive settings. Comunicação apresentada na 10th Biennial National Conference, Early Childhood Intervention Australia (ECIA) | 10th Biennial National Conference, Early Childhood Intervention Australia (ECIA)
(Perth, Austrália)
|
2011/12 | Processos de avaliação-intervenção centrados nas rotinas: O contributo da CIF-CJ [Assessment and intervention processes based on routines: The contribution of ICF-CY] | IX Congresso Nacional de Intervenção Precoce
(Funchal, Portugal)
|
2011/12 | Qualidade das experiências inclusivas em intervenção precoce [Quality of inclusive experiences in early intervention]. | IX Congresso Nacional de Intervenção Precoce
(Funchal, Portugal)
|
2011/09 | Qualidade do ambiente nas salas de aula do 1o ciclo do Ensino Básico: Contributos para o estudo das interacções professor-alunos [Quality of environment in first grade classrooms: Contributions to the study of teacher-students interactions]. | XI Congresso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxia
(Coruña, Espanha)
|
2011/07 | Crenças maternas sobre leitura conjunta. [Maternal beliefs about joint reading.] Comunicação apresentada na XV Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos. | XV Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos.
(Lisboa, Portugal)
|
2011/07 | Sistema de Observação de Leitura Conjunta Adulto-Criança: Qualidade socioemocional e instrucional dos comportamentos interactivos maternos [Joint reading adult-child observation system: Socio-emotional and instructional quality of maternal interactive behaviours]. | XV Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos
(Lisboa, Portugal)
|
2011/06 | Ambiente de literacia no pré-escolar: Experiências e ideias [Literacy environment in preschool: Experiences and ideas]. In T. Leal (Coord.), Questões de Literacia, Interacção e Desenvolvimento da Criança, | I Congresso Internacional Família, Educação e Desenvolvimento no século XXI: Olhares Interdisciplinares
(Portalegre, Portugal)
|
2011/06 | Leitura conjunta em contexto familiar: do pré-escolar ao 1º Ciclo do Ensino Básico [Joint readig in home setting: from preschool to elementary school]. In T. Leal (Coord.), Questões de Literacia, Interacção e Desenvolvimento da Criança, | I Congresso Internacional Família, Educação e Desenvolvimento no século XXI: Olhares Interdisciplinares
(Portalegre, Portugal)
|
2011/06 | Interacções professor-criança: Observações no 1º CEB [Teacher-child interactions: Observations in elementary classrooms.] In T. Leal (Coord.), Questões de Literacia, Interacção e Desenvolvimento da Criança, | I Congresso Internacional Família, Educação e Desenvolvimento no séc. XXI: Olhares Interdisciplinares
(Portalegre, Portugal)
|
2011/06 | Desenvolvimento da Literacia no Pré-escolar e em Contextos de Risco Sociocultural. | VII Encontro de Educação Numeracia e Literacia em Educação
(Almada, Portugal)
|
2011/06 | Interacções professor-criança: Observações no 1º CEB. | I Congresso Internacional Família, Educação e Desenvolvimento no séc. XXI: Olhares Interdisciplinares,
(Portalegre, Portugal)
|
2011/03 | Socioemotional and instructional quality of mothers’ behaviors during sharedbook reading with first-grade children. | Biennal Meeting of the Society for Research in Child Development
(Montreal, Canadá)
|
2011/03 | Process Quality in Belgian and Portuguese First Grade Classrooms | Biennal Meeting of the Society for Research in Child Development,
(Montreal, Canadá)
|
2011/02 | Qualidade em contexto de creche e jardim de infância e sua relação com o desenvolvimento e o envolvimento da criança. [Quality in preschool and day care settings and its relationship with child development and engagement.] | I Congresso Internacional de Psicologia do Desenvolvimento. ISPA,
(Lisboa, Portugal)
|
2011/02 | Brincando com os sons das letras. Avaliação de um programa de desenvolvimento de consciência fonológica em contexto pré-escolar. [Brincando com o som das letras. Evaluation of a phonological awareness development program in a preschool context.] | Encontro de Jovens Investigadores da Universidade do Porto IJUP11
(Porto, Portugal)
|
2011/02 | Interacções verbais adulto-criança em contexto pré-escolar. [Adult- child verbal interactions in a preschool context.] | Encontro de Jovens Investigadores da Universidade do Porto IJUP11
(Porto, Portugal)
|
2011/02 | Intervenção nas competências de consciência fonológica num grupo de crianças em risco: O programa "Era uma vez... o mundo dos sons."[Intervention in the phonological awareness skills in a group of children at-risk: The program "Era uma vez... o mundo dos sons".] | Encontro de Jovens Investigadores da Universidade do Porto IJUP11
(Porto, Portugal)
|
2010/11 | Contributos do grupo Investigação Desenvolvimental, Educacional e Clínica com Crianças e Adolescentes do Centro de Psicologia da Universidade do Porto para o estudo da qualidade de contextos de cuidados e de educação para crianças dos 0 aos 6 anos. [Contributions of the research group Investigação Desenvolvimental, Educacional e Clínica com Crianças e Adolescentes do Centro de Psicologia da Universidade do Porto to the study of quality in early childhood education and care]. | Seminário "Portugal no Projecto da Rede da OCDE Encouraging Quality in Early Childhood Education and Care".
(Lisboa, Portugal)
|
2010/07 | Storybook reading: a two-year study of mother-child interactions. Comunicação apresentada no 30th International School Psychology Association (ISPA) Conference. | 30th International School Psychology Association (ISPA) Conference
(Dublin, Irlanda)
|
2010/07 | Teachers' views about key classroom characteristics and practices. Comunicação apresentada no 30th International School Psychology Association (ISPA) Conference | 30th International School Psychology Association (ISPA) Conference
(Dublin, Irlanda)
|
2010/07 | Impacto e adequação de um programa de treino de consciência fonológica em idade pré-escolar. [Impact and adequateness of a program to develop phonological awareness in preschool children.]. Comunicação apresentada no I Seminário Internacional. Contributos da Psicologia em Contextos Educativos. | I Seminário Internacional. Contributos da Psicologia em Contextos Educativos
(Braga, Portugal)
|
2010/07 | Competências de literacia, de numeracia e sociais em dois períodos do desenvolvimento da criança: No pré-escolar e no 1º ano de escolaridade. [Literacy, math and social skills at two development periods: At preschool and in first grade.] Comunicação apresentada no I Seminário Internacional. Contributos da Psicologia em Contextos Educativos. | I Seminário Internacional. Contributos da Psicologia em Contextos Educativos
(Braga, Portugal)
|
2010/07 | Intervenção nas competências de compreensão leitora: Avaliação de um programa de intervenção no 4º ano de escolaridade. [Intervention in the reading comprehension skills: Evaluation of an intervention program in 4th grade.] | I Seminário Internacional. Contributos da Psicologia em Contextos Educativos,
(Braga, Portugal)
|
2010/07 | Teachers’ views about key classroom characteristics and practices. | 30th International School Psychology Association (ISPA) Conference,
(Dublin, Irlanda)
|
2010/05 | Examining teacher-child processes in Portuguese and Belgian elementary schools. | Annual meeting of the Belgian Association for Psychological Sciences
(Bruxelas, Bélgica)
|
2009/11 | Bons e maus leitores no 1º ano de escolaridade: caracterização do ambiente de literacia familiar. [Good and poor readers in first grade: Characterization of their family literacy environment.] | I Encontro Internacional de Literacia Familiar – Implicações da Família no Sucesso Escolar
(Coimbra, Portugal)
|
2009/11 | Bons e maus leitores no 1º ano de escolaridade: caracterização do ambiente de literacia familiar. [Good and poor readers in first grade: Characterization of their family literacy environment.] | I Encontro Internacional de Literacia Familiar – Implicações da Família no Sucesso Escolar,
(Coimbra, Portugal)
|
2009/07 | Literacy Practices and Skills: From Preschool to First Grade. Comunicação apresentada na 16th European Conference on Reading. | 16th European Conference on Reading
(Braga, Portugal)
|
2009/07 | Literacy Practices and Skills: From Preschool to First Grade. Comunicação apresentada na 16th European Conference on Reading | 16th European Conference on Reading
(Braga, Portugal)
|
2009/07 | Literacy environment in inclusive preschool settings: A mixed method study. | 5th Mixed Methods Conference & Workshops
(Harrogate, Reino Unido)
|
2009/07 | First Grade Children’s Literacy Skills: Influence of Home Literacy Environment beyond Mothers’ Education and Literacy Beliefs. | 16th European Conference on Reading
(Braga, Portugal)
|
2009/04 | Family Influences on First Grade Children’s Literacy Skills. | Family Influences on First Grade Children’s Literacy Skills.
(Denver, Estados Unidos)
|
2009/04 | Predicting Mathematics Skills in First Grade: The Importance of the Quality of Classroom Interactions. | Biennal Meeting of Society for Research in Child Development (SRCD)
(Denver, Estados Unidos)
|
2009/02 | O papel da creche e dos seus profissionais: Ideias de auxiliares de educação e educadoras de infância. [The role of day care and of its professionals: Ideas of preschool teachers and assistant teachers] | II Encontro de Jovens Investigadores da Universidade do Porto
(Porto, Portugal)
|
2008/10 | Discussão: Dos contextos aos processos. Avaliação em família, jardim de infância e escola. [Discussant: From the Contexts to the processes. Assessment in family, preschool and school.]. | XIII Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos
(Braga, Portugal)
|
2008/10 | Caracterização dos comportamentos interactivos mãe-criança em situação de leitura conjunta. [Characterization of mother-child interaction in a joint reading situation]. Comunicação apresentada no 7º Encontro Nacional/5º Internacional de Investigação em Leitura, Literatura Infantil & Ilustração. | 7º Encontro Nacional/5º Internacional de Investigação em Leitura, Literatura Infantil & Ilustração
(Braga, Portugal)
|
2008/10 | Caracterização dos comportamentos interactivos mãe-criança em situação de leitura conjunta. [Characterization of mother-child interaction in a joint reading situation]. Comunicação apresentada no 7º Encontro Nacional/5º Internacional de Investigação em Leitura, Literatura Infantil & Ilustração. | 7º Encontro Nacional/5º Internacional de Investigação em Leitura, Literatura Infantil & Ilustração
(Braga, Portugal)
|
2008/10 | Ambiente de Literacia. Apresentação da Observação da Linguagem e da Literacia em Contextos Educativos – ELLCO. [Literacy Environment: Presentation of the Early Language and Literacy Classroom Observation] In T. Leal (Coord.), Dos contextos aos processos: Avaliação em família, jardim-de-infância e escola. Simpósio apresentado XIII Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos | XIII Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos
(Braga, Portugal)
|
2008/10 | Observação dos processos interactivos em salas do 1º Ciclo do Ensino Básico. [Observation of interactive processes in elementary school classrooms.] In T. Leal (Coord.), Dos contextos aos processos: Avaliação em famiília, jardim-de-infância e escola. Simpósio apresentado XIII Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos. | Simpósio apresentado XIII Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos
(Braga, Portugal)
|
2008/10 | Ambiente literácito em famílias com mães de nível educativo baixo. [Literacy environment in families with mothers with low educational level] | 7º Encontro Nacional/5º Internacional de Investigação em Leitura, Literatura Infantil & Ilustração
(Braga, Portugal)
|
2008/07 | he quality of teacher-child interactions and its effects on literacy skills during 1st grade. Comunicação apresentada na 30th ISPA Conference | 30th ISPA Conference
(Utrecht, Países Baixos)
|
2008/07 | Student-teacher relationship: Influence of social and academic characteristics of children. | 20th Biennial ISSBD Meeting
(Wurzburg, Alemanha)
|
2008/06 | Educação pré-escolar e desenvolvimento da literacia. In P. Lopes dos Santos (Coord.), Qualidade em Contextos para a Infância. | VIII Simpósio Internacional GEDEI, Ideias, projectos e inovação no mundo das infâncias: o percurso e a presença de Joaquim
Bairrão,
(Aveiro, Portugal)
|
2008/06 | Parents and early childhood intervention professionals ideas about child functioning: A qualitative study. Comunicação apresentada na 2nd International Conference on Special Education. | 2nd International Conference on Special Education
(Marmaris, Turquia)
|
2008/06 | Educação pré-escolar e desenvolvimento da literacia.[Preschool education and literacy development] In Pedro Lopes dos Santos (Coord.), Qualidade em Contextos para a Infância. Simpósio apresentado no VIII Simpósio Internacional GEDEI, Ideias, projectos e inovação no mundo das infâncias: o percurso e a presença de Joaquim Bairrão | VIII Simpósio Internacional GEDEI, Ideias, projectos e inovação no mundo das infâncias: o percurso e a presença de Joaquim
Bairrão
(Aveiro, Portugal)
|
2008/06 | Da esquerda para a direita, assim dita a receita. [From left to right.] | VIII Simpósio Internacional do GEDEI. Ideias, projectos e inovação no mundo das infâncias: o percurso e a presença de Joaquim
Bairrão
(Aveiro, Portugal)
|
2008/04 | Reading aloud at home: Mothers’ beliefs and preschool children’s experiences. | V Congreso Internacional de Psicología Y Educación
(Oviedo, Espanha)
|
2008/03 | Portuguese inclusive preschool classrooms: global quality, literacy environment, and structural characteristics. Comunicação apresentada no 12th ECERS International Meeting Network. | 12th ECERS International Meeting Network
(Chapel Hill, Estados Unidos)
|
2008/02 | Ideias dos profissionais de intervenção precoce acerca da funcionalidade das crianças: Um estudo qualitativo.[Early intervention professionals ´ ideas about children ´s functionality: A qualitative study.] Comunicação apresentada no I Congresso Internacional de Estudos da Criança. | I Congresso Internacional de Estudos da Criança
(Braga, Portugal)
|
2008/02 | Experiências de literacia nas famílias com crianças em idade pré-escolar.[Literacy experiences in families with preschool children]. Comunicação apresentada no I Congresso Internacional de Estudos da Criança | I Congresso Internacional de Estudos da Criança
(Braga, Portugal)
|
2007/08 | Child, family and preschool variables: how much they matter in a risk and a non-risk group of children. Comunicação apresentada no 13th European Conference on Developmental Psychology | 13th European Conference on Developmental Psychology
(Jena, Alemanha)
|
2007/08 | Literacy Practices among Portuguese Parents of Preschool Children. | 13th European Conference on Developmental Psychology
(Jena, Alemanha)
|
2007/03 | Observação e análise da linguagem oral: Apresentação de um procedimento estandardizado. [Observation and analysis of oral language: Presentation of a standartized procedure.] | 2º Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Psicologia Experimental (APPE)
(Porto, Portugal)
|
2007/02 | Qualidade do Jardim de Infância: Factor protector na transição para o 1º ciclo? [Quality of preschool settings: Protective factor in the transition to elementary school?] Comunicação apresentada no I Congresso Internacional de Intervenção com Crianças, Jovens e Famílias | I Congresso Internacional de Intervenção com Crianças, Jovens e Famílias, Braga
(Braga, Portugal)
|
2006/07 | Literacy development in social disadvantaged communities: how can we assure success for all? Comunicação apresentada no 26th International Congress of Applied Psychology | 26th International Congress of Applied Psychology
(Atenas, Grécia)
|
2006/04 | Assessing quality in inclusive preschool settings. Comunicação apresentada no 10th ECERS International Workshop | 10th ECERS International Workshop
(Atenas, Grécia)
|
2006/01 | Actividades na biblioteca. [Activities in library] | VI Simpósio Internacional do Grupo de Estudos para o Desenvolvimento da Educação de Infância Dimensão da Profissionalidade
na Educação de Infância e 1º Ciclo do Ensino Básico
(Santarém, Portugal)
|
2006/01 | Baú dos Livros. [Books ´ trunk.] | VI Simpósio Internacional do Grupo de Estudos para o Desenvolvimento da Educação de Infância Dimensão da Profissionalidade
na Educação de Infância e 1o Ciclo do Ensino Básico,
(Santarém, Portugal)
|
2005/08 | Reading and writing skills development in elementary-school children from a social disadvantaged community: Effects of a literacy development program. Comunicação apresentada no XIIth European Conference on Developmental Psychology. | XIIth European Conference on Developmental Psychology
(Tenerife, Espanha)
|
2005/07 | Literacy development: Effects of a literacy development program on reading achievement in elementary-school children. Comunicação apresentada no 9th European Congress of Psychology | 9th European Congress of Psychology
(Granada, Espanha)
|
2004/10 | Percursos em Portugal II. [Routes in Portugal]. | "Família e Educação de Infância. Percursos (Inter)Nacionais"
(Coimbra, Portugal)
|
2004/09 | Contributos para o desenvolvimento da literacia. A aprendizagem da leitura e da escrita ao longo do 1o ciclo do ensino básico. [Contributions to the development of literacy. Learning to read and to write along the elementary school.] Comunicação apresentada no "2º Congresso Hispano-Português de Psicologia" | "2º Congresso Hispano-Português de Psicologia"
(Lisboa, Portugal)
|
2004/05 | Qualidade em creche e jardim de infância. [Quality in day care and preschool centers.] | “Entrelaçar Estratégias para uma Educação de Infância de Qualidade”.
(Vila Nova de Gaia, Portugal)
|
2004/04 | Educational interactions in family and kindergarten. | “18th Biennal Conference on Human Development (CHD 2004)”
(Washington, Estados Unidos)
|
2003/10 | Desenvolvimento da literacia em crianças de idade pré-escolar. [Development of literacy in preschool children]. | “V Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia”
(Lisboa, Portugal)
|
2003/10 | Interacções educativas na família e no jardim de infância. [Educational interactions in family and kindergarten]. | “V Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia”,
(Lisboa, Portugal)
|
2003/10 | Educação pré-escolar em Portugal. Estudo de qualidade. [Preschool education in Portugal. A study of quality]. | “V Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia”
(Lisboa, Portugal)
|
2003/10 | Clube de leitura. [Reading Group]. | “V Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia”,
(Lisboa, Portugal)
|
2003/04 | Development of literacy in preschool children. Presentation of a research/intervention study in a social disadvantaged community. | “International Congress of Family Support & of Family Education.- In the Best Interests of the Child: Cross-Cultural Perspectives”
(Leuwen, Bélgica)
|
2002/12 | Contributos para o desenvolvimento da literacia. Clube de leitura. [Contributions to the development of literacy. The Reading Group]. Comunicação apresentada no “IV Encontro Nacional (II Internacional) de Investigadores em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração” | “IV Encontro Nacional (II Internacional) de Investigadores em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração”
(Braga, Portugal)
|
2002/12 | Desenvolvimento da literacia em crianças de idade pré-escolar. Apresentação de um estudo de investigação-intervenção. [Development of literacy in preschool children. Presentation of a research/intervention study.] | “Conferência Internacional de Investigação em Educação”
(Viana do Castelo, Portugal)
|
2002/06 | Processos para a emergência da leitura. Clube de literacia no Projecto de Intervenção Sócio-Educativa da Cruz de Pau. [Strategies for the emergence of literacy. The Reading Group in the Social-Educational Intervention Project of Cruz de Pau.] | 1º Congresso de Educadoras de Infância “Educação de Infância e Literacia”, Texto Editora,
(Lisboa, Portugal)
|
2002/05 | Contributos para o desenvolvimento da literacia em crianças de idade pré-escolar. Implementação de um estudo de investigação/intervenção. [Contributions to the development of literacy in preschool children. Implementation of a research/intervention study.] Comunicação apresentada no “I Congresso Internacional sobre Literacias” | “I Congresso Internacional sobre Literacias”
(Évora, Portugal)
|
2002/05 | Clube de leitura. Programa de intervenção com pais e educadoras. [Reading Group. An intervention program for parents and preschool teachers.] | “I Congresso Internacional sobre Literacias”
(Évora, Portugal)
|
2002/03 | Contributos para o desenvolvimento da literacia em crianças de idade pré-escolar. Implementação de um estudo de investigação/intervenção. [Contributions to the development of literacy in preschool children. Implementation of a research/intervention study.] | Encontro “5 Anos de Intervenção na Comunidade”, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação do Porto
(Porto, Portugal)
|
1998/09 | Quality of early childhood educational settings and the impact on the child ´s development: Portuguese results. Comunicação apresentada na 8th EECERA Conference on Quality on Early Childhood Education “Early Years Education: New Challenges, New Teachers”, EECERA | “Early Years Education: New Challenges, New Teachers”, EECERA
(Santiago de Compostela, Espanha)
|
1998/09 | Observação da interacção mãe-criança. [The observation of mother/child interaction.] Comunicação apresentada no “IV Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia” | “IV Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia”
(Braga, Portugal)
|
1997/10 | Padrões de interacção adulto-criança em dois contextos de socialização distintos. [Adult/child interaction patterns in two different social settings.] | “X Colóquio de Psicologia e Educação - Educação Pré-escolar: Modelos, Investigação e Práticas Educativas”, Instituto Superior
de Psicologia Aplicada (ISPA)
(Lisboa, Portugal)
|
1997/09 | Necessidades educativas especiais - uma imagem genérica do contexto português. [Special educational needs - an overview of the Portuguese situation.] Comunicação apresentada no “III Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia” | “III Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia”
(Coruña, Espanha)
|
1996/11 | Interacções educativas em família e jardim de infância. [Educational interactions in family and preschool centers.] | “IV Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia”,
(Lisboa, Portugal)
|
1996/11 | Interacções educativas em família e jardim de infância. [Educational interactions in family and preschool centers.] | IV Conferência Internacional “Avaliação Psicológica: Formas e Contextos”
(Braga, Portugal)
|
1996/09 | Interacções educativas em casa e no jardim de infância. [Educational interactions at home and in kindergarten.] Comunicação apresentada no 6th European Conference on Quality in Early Childhood Education “Desenvolvendo Adultos, Desenvolvendo Crianças”, EECERA/GEDEI | 6th European Conference on Quality in Early Childhood Education “Desenvolvendo Adultos, Desenvolvendo Crianças”, EECERA/GEDEI
(Lisboa, Portugal)
|
1996/09 | The quality of early childhood education as measured by the Early Childhood Environment Rating Scale (ECERS). Simpósio apresentado na 6th European Conference on Quality in Early Childhood Education “Desenvolvendo Adultos, Desenvolvendo Crianças”, EECERA/GEDEI | 6th European Conference on Quality in Early Childhood Education “Desenvolvendo Adultos, Desenvolvendo Crianças”, EECERA/GEDEI,
(Lisboa, Portugal)
|
1995/05 | O contexto familiar no “Estudo Internacional sobre Educação e Cuidados em Crianças de Idade Pré-escolar”. [The family setting in the European Child Care and Education Study.] | “V Congresso Internacional de Educação Familiar”, AIPELF,
(Porto, Portugal)
|
1995/04 | Dimensões da qualidade num jardim de infância. Alguns resultados obtidos no “Estudo Internacional sobre Educação e Cuidados em Crianças de Idade Pré-escolar”. [Dimensions of quality in a preschool center. Some results obtained in the International Child Care and Education Study.] Comunicação apresentada na “III Conferência Internacional sobre Avaliação Psicológica: Formas e Contextos” | “III Conferência Internacional sobre Avaliação Psicológica: Formas e Contextos”
(Braga, Portugal)
|
1994/12 | Estudo Internacional sobre Educação e Cuidados em Crianças de Idade Pré-escolar - contexto familiar de crianças com 4 anos de idade e sua articulação com o jardim de infância. [International Child Care and Education Study - Family settings of 4 year old children and its articulation with preschools.] | “Convenção Anual da APPORT”
(Portalegre, Portugal)
|
1994/05 | Métodos de avaliação no projecto I.C.C.E. (International Childhood Care and Education Project). [Research methods in the ICCE Project.] Workshop apresentada na II Conferência Internacional “Avaliação Psicológica: Formas e Contextos” | II Conferência Internacional “Avaliação Psicológica: Formas e Contextos”
(Braga, Portugal)
|
1993/06 | Um modelo de avaliação-intervenção e formação em educação pré-escolar. [A model of assessment/intervention and training in preschool education.] Comunicação apresentada na International Conference “Avaliação Psicológica: Formas e Contextos”. | International Conference “Avaliação Psicológica: Formas e Contextos”
(Braga, Portugal)
|
1993/04 | O Projecto ECCE - Apresentação dos instrumentos utilizados. [The ICCE Project - Presentation of the assessment instruments.] Comunicação apresentada no “International Seminar on Quality of Preschool Education” | “International Seminar on Quality of Preschool Education”
(Braga, Portugal)
|
1992/10 | Contributos para o ensino-aprendizagem de conceitos matemáticos elementares. [Contributions to the teaching and learning of elementary mathematical concepts.] | “III Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia”, Associação Portuguesa de Psicologia
(Lisboa, Portugal)
|
1992/03 | A interacção educativa. Uma perspectiva para a sua avaliação no contexto da intervenção precoce. [The educational interaction. A perspective on how to assess it in early intervention.] | “II Encontro Nacional de Intervenção Precoce. Educação Precoce. Programa Portage para Pais”,
(Coimbra, Portugal)
|
1990/09 | Special education in Portugal. Comunicação apresentada no “4th Sectorial Meeting in Special Education of the Santander Group” | 4th Sectorial Meeting in Special Education of the Santander Group
(Exeter, Reino Unido)
|
1989/11 | O psicólogo educacional e a mudança. [The educational psychologist and the change.] | “II Simpósio Nacional sobre Investigação em Psicologia”,
(Lisboa, Portugal)
|
1989/11 | Perceber palavras faladas em ruído: o papel do reconhecimento da escrita e da estratégia atencional. [Spoken words recognition in a background of noise: The role of orthography recognition and attentional strategy] | International Conference “A Psicologia e os Psicólogos Hoje”, APPORT
(Porto, Portugal)
|
1989/05 | Reflexões sobre o papel do psicólogo educacional. [Considerations about the role of the educational psychologist.] | “I Encontro de Psicologia Educacional”, Associação Portuguesa de Psicologia
(Lisboa, Portugal)
|
1989/03 | Early childhood environments in Portugal: Some preliminary results. Comunicação apresentada no “American Association Annual Meeting | American Association Annual Meeting
(S. Francisco, Estados Unidos)
|
1988/07 | Evolução de uma intervenção em psicologia da educação: uma experiência conjunta de intervenção em necessidades educacionais específicas. [The evolution of an intervention in educational psychology: a joint intervention experience in the area of special educational needs.] | Seminário “O Psicólogo no Sistema Educativo: Áreas de Intervenção”
(Coimbra, Portugal)
|
1987/07 | Uma experiência psicopedagógica no ensino primário. [A psychopedagogical experience at elementary school.] Comunicação apresentada no “2º Encontro Internacional de Intervenção Psicológica na Educação”. APLP/APPORT | “2º Encontro Internacional de Intervenção Psicológica na Educação”. APLP/APPORT
(Porto, Portugal)
|
1987/07 | A escala de avaliação do ambiente em educação infantil. Contributos para o estudo da qualidade de vida de crianças dos 3 aos 6 anos em contextos formais de educação. [The Early Childhood Environment Rating Scale- Contribution to the study of the quality of life of children aged 3 to 6 in formal educational settings.] Comunicação apresentada no “2º Encontro Internacional de Intervenção Psicológica na Educação”. APLP/APPORT | “2º Encontro Internacional de Intervenção Psicológica na Educação”. APLP/APPORT
(Porto, Portugal)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2020/01/01 - Atual | Promoting children's executive functions and socio-emotional learning via mindfulness-based SEL curriculum.
Titular da bolsa da FCT com a referência 2020.05816.BD.
Coorientador
|
Programa Doutoral em Psicologia (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2018 - Atual | “A transição entre o 1º e o 2º ciclo do ensino básico: Estratégias de articulação e continuidade do processo educativo - Transition
from 4th to 5th grade: Articulation strategies and continuity of the educational process"
Orientador
|
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2018 - Atual | Crossing the boundaries between toddlerhood and preschool: Cross-domain effects of self-Regulation, school readiness and quality
of play with peers/ Da creche ao jardim de infância: Estudos acerca do desenvolvimento de competências de auto-regulação”(FCT
fellow SFRH/BD/138821/2018)
Coorientador
|
Programa Doutoral em Psicologia
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2016 - Atual | Gestão de problemas de comportamento em salas de aula: um estudo nas escolas secundárias da cidade de Nampula.
- Management of behavior problems in classrooms. a study in the schools of Nampula
Coorientador
|
Universidade Pedagógica de Moçambique, Moçambique
|
2016 - Atual | “The development of social foundational skills in early childhood: The effect of child relationships with mother, father,
and teacher.”
FEDER, Programa Compete & FCT PTDC/MHC-CED/5218/2012 e PD/BD/114269/2016.
Coorientador
|
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2015 - Atual | Improving support for parents of children with autism spectrum disorders
Orientador
|
Programa Doutoral em Psicologia (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2016 - 2020/06/02 | “The development of social foundational skills in early childhood: The effect of child relationships with mother, father,
and teacher.” A investigação apresentada nesta tese teve o financiamento de FEDER, Programa Compete, e da FCT PTDC/MHC-CED/5218/2012
e PD/BD/114269/2016.
Orientador
|
Programa Doutoral em Psicologia (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2020 - 2020 | School Misbehavior: Elementary Students´ Perspectives on Typologies, Attributions, and Strategies
Orientador
|
Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2020 - 2020 | Matemática e literacia em idade pré-escolar: A literacia no contexto de um programa integrado de promoção de competências
Orientador
|
Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2019 - 2020 | “Challenging behaviour in elementary school: a case study based on Positive Behaviour Interventions and Supports”
Orientador
|
Mestrado Integrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2019 - 2020 | “Promover a qualidade da educação pré-escolar numa perspetiva de intervenção multinível - Uma intervenção na área da literacia
emergente - Promoting quality in early childhood education in the context of a multitiered intervention in the literacy domain
Orientador
|
Mestrado Integrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2019 - 2019 | Participação das crianças em contexto de jardim de infância: Estudo de caso
Orientador
|
Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2019 - 2019 | A perceção de educadores de infância sobre a participação da criança
Orientador
|
Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2019 - 2019 | Participação em contexto pré-escolar: A perspetiva das crianças
Orientador
|
Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2019 - 2019 | Participação e incapacidade: O papel do contexto na igualdade de oportunidades
Orientador
|
Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2019 - 2019 | A ciranda da participação: perspetivas das crianças e da educadora na pré-escola
Orientador
|
Temas de Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2018 - 2019 | “Participação e incapacidade: O papel do contexto na igualdade de oportunidades” [Participation and disabilities. The role
of the context on equal opportunities].
Orientador
|
Mestrado Integrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2018 - 2019 | “A ciranda da participação: Perspetivas das crianças e da educadora na educação pré-escolar”[The ciranda of participation:
Perspectives of the children and of the preschool teacher].
Orientador
|
Mestrado em Temas de Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2018 - 2019 | “Participação em contexto pré-escolar: A perspetiva das crianças” [Participation in preschool contexts: The perspetives of
children].
Orientador
|
Mestrado Integrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2018 - 2019 | “Participação das crianças em contexto de jardim de infância: Estudo de caso”[Children participation in preschool contexts:
a case-study].
Orientador
|
Mestrado Integrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2018 - 2019 | “A percepção de educadoras de infância sobre a participação da criança”[The perspectives of preschool teachers about children
participation].
Orientador
|
Mestrado Integrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2018 - 2018 | Autorregulação e vinculação no desenvolvimento de competências sociais em idade escolar
Orientador
|
Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2018 - 2018 | Empatia, relação professor-aluno e comportamentos de aprendizagem em sala de aula
Orientador
|
Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2018 - 2018 | Qualidade da relação pais-filhos e comportamentos de aprendizagem em sala de aula
Orientador
|
Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2018 - 2018 | A transição para a vida pós escolar de jovens com necessidades educativas especiais: a visão da escola
Orientador
|
Temas de Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2017 - 2018 | “Autorregulação e vinculação no desenvolvimento de competências sociais em idade escolar”[The role of self-regulation and
attachment in the development of social skills].
Orientador
|
Mestrado Integrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2017 - 2018 | “Empatia, relação professor-aluno e comportamentos de aprendizagem em sala de aula”[Empathy, teacher-student relationship
and learning behaviours in the classroom].
Orientador
|
Mestrado Integrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2017 - 2018 | “Qualidade da relação pais-filhos e comportamentos de aprendizagem em sala de aula”[Quality of parent-children relationship
and learning behaviours in the classroom].
Orientador
|
Mestrado Integrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2017 - 2018 | “A transição para a vida pós-escolar de jovens com necessidades educativas especiais. A visão da escola.”[Transition to adult
life of young people with special educational needs. The vision of the school].
Orientador
|
Mestrado em Temas de Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2017 - 2017 | Perspetivas dos educadores portugueses sobre práticas de qualidade em contextos de educação pré-escolar
Orientador
|
Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2017 - 2017 | Apoios prestados e necessidade sentidas: a perspetiva de pais de crianças com PEA
Orientador
|
Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2017 - 2017 | A qualidade dos serviços pós horário lectivo no 1º Ciclo: a perspectiva das crianças
Orientador
|
Temas de Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2016 - 2017 | "A qualidade dos serviços pós horário letivo no 1º ciclo: A perspetiva das crianças"[The quality of services provided after
curricular activities in elementary school: The perspective of the children].
Orientador
|
Mestrado em Temas de Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2016 - 2017 | "Apoios prestados e necessidades sentidas: A perspetiva de pais de crianças com PEA" [Supports and needs of parents with children
with ASD],
Orientador
|
Mestrado Integrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2016 - 2017 | "Perspetivas dos educadores portugueses sobre práticas de qualidade em contextos de educação pré-escolar"[Perspetives of Portuguese
educators about quality practices in preschool education].
Orientador
|
Mestrado Integrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2016 - 2016 | Implementação de um programa de competências sociais para crianças com perturbações do espetro do autismo num contexto educativo
não inclusivo: um estudo de caso
Orientador
|
Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2016 - 2016 | Desenvolvimento do vocabulário em crianças de idade pré-escolar: estudo de caso em contexto de jardim-de-infância
Orientador
|
Temas de Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2015 - 2016 | "O impacto do contexto educativo e social na implementação de um programa de competências sociais para crianças com Perturbações
do Espetro do Autismo" [The impact of the educational and social context on the implementation of a social skills intervention
program with children with ASD].
Orientador
|
Mestrado Integrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2015 - 2016 | "Desenvolvimento do vocabulário em crianças de idade pré-escolar. Um estudo de caso." [Vocabulary development in preschool
children. A case study.].
Orientador
|
Mestrado em Temas de Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2012 - 2016 | "Self-regulation and preschool teacher-child interactions: Reciprocal influences" (SFRH/BPD/77184/2011).
Orientador
|
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2012 - 2016 | "Self-regulation and preschool teacher-child interactions: Reciprocal influences" (SFRH/BPD/77184/2011).
Co-supervision: Karine Verschueren (Catholic University of Leuven) and Robert McWilliam (Siskin Children's Institute, Chattanooga,
EUA)
Orientador de Joana Dias Cadima
|
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2015 - 2015 | Parent support for parents of children with autism spectrum disorders
Orientador
|
Psicologia (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2015 - 2015 | Promoção de práticas de qualidade em contexto pré-escolar: um estudo de caso
Orientador
|
Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2015 - 2015 | Compreensão de textos: efeitos da modalidade da tarefa, tipo de texto e tipo de perguntas
Orientador
|
Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2015 - 2015 | Perspetivas sobre qualidade em contextos pré-escolares inclusivos: estudo de caso
Orientador
|
Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2014 - 2015 | "Compreensão de textos: Efeitos da modalidade da tarefa, tipo de texto e tipo de perguntas"[Text comprehension: Effects of
modality of assessment task, type of text and type of questions].
Orientador
|
Mestrado Integrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2014 - 2015 | "Perspetivas sobre qualidade em contextos pré-escolares inclusivos: Estudo de caso" [Perspectives on quality in inclusive
preschool contexts: A case study].
Orientador
|
Mestrado Integrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2014 - 2015 | "Promoção de práticas de qualidade em contexto pré-escolar: Um estudo de caso" [Development of good practices in preschool
contexts: A case study].
Orientador
|
Mestrado Integrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2009 - 2015 | "Qualidade das interações professor-alunos nas salas de aula do 3º ciclo do ensino básico. Disciplinas de língua portuguesa
e matemática"[Quality of teacher-student interactions in Portuguese middle school classrooms, in the school subjects Portuguese
Language and Mathematics].
Orientador
|
Programa Doutoral em Psicologia (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2014 - 2014 | Relação em fala e as competências facilitadoras da aprendizagem de leitura e de escrita.
Orientador
|
Temas de Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2014 - 2014 | Múltiplas perspetivas sobre a qualidade em contextos de educação pré-escolar
Orientador
|
Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2014 - 2014 | Promoção de competências de linguagem, literacia e socioemocionais numa turma de primeiro ano de escolaridade
Orientador
|
Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2013 - 2014 | " Promoção de competências de linguagem, literacia e socioemocionais numa turma de primeiro ano de escolaridade"[Development
of language, literacy and socioemotional skills in a first grade classroom].
Orientador
|
Mestrado Integrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2013 - 2014 | "Múltiplas perspetivas sobre a qualidade em contextos de educação pré-escolar"[Multiple perspectives on quality in preschool
contexts].
Orientador
|
Mestrado integrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2013 - 2014 | “Relação entre fala e as competências facilitadoras da aprendizagem da leitura e da escrita” [Relationship between speech
and facilitating skills of reading and writing].
Orientador
|
Mestrado em Temas de Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2013 - 2013 | Práticas pedagógicas de leitura e na escrita na educação pré-escolar
Orientador
|
Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2013 - 2013 | O Ambiente de Literacia Familiar. Avaliação dos comportamentos interactivos do adulto em situação de leitura conjunta
Orientador
|
Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2013 - 2013 | Envolvimento dos pais em contextos educativos inclusivos: a perspetiva de pais e de professores do primeiro ciclo do Ensino
Básico
Orientador
|
Temas de Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2013 - 2013 | Qualidade do ambiente no Jardim-de-Infância: contributos de um programa de intervenção
Orientador
|
Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2012 - 2013 | “Qualidade do ambiente no jardim de infância: Contributos de um programa de intervenção” [Quality in early childhood environments:
The contribution of an intervention program”].
Orientador
|
Mestrado Integrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2012 - 2013 | “O ambiente de literacia familiar. Avaliação dos comportamentos interativos do adulto em situação de leitura conjunta” [Family
literacy environment. Assessment of adult-child interactions in a joint storybook reading situation].
Orientador
|
Mestrado Integrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2012 - 2013 | “Práticas pedagógicas de leitura e escrita na educação pré-escolar” [Reading and writing educational practices in preschool
education].
Orientador
|
Mestrado em Temas de Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2008 - 2013 | “Envolvimento dos pais em contextos educativos inclusivos: A perspetiva de pais e de professors do primeiro ciclo do ensino
básico” [Parents involvement in inclusive education contexts: The perspective of parents and elementary school teachers].
Orientador
|
Mestrado em Temas de Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2011 - 2012 | "Contributos para a inclusão de crianças com necessidades educativas especiais: Barreiras e facilitadores de participação
em 3 estudos de caso"[Inclusion of children with special educational needs: Participation barriers and facilitators in 3 case
studies].
Orientador
|
Mestrado Integrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2011 - 2012 | "Promoção de competências sócio-emocionais e de literacia emergente em contexto de jardim de infância: Contributos de um
programa de intervenção"[Promotion of socio-emotional and emergent literacy skills in preschool: An intervention program].
Orientador
|
Mestrado Integrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2011 - 2012 | "Inclusão social e profissional de jovens com deficiência: Estratégias promotoras[Social and professional inclusion of young
people with disabilities: Promoting strategies].
Orientador
|
Mestrado em Temas de Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2011 - 2012 | "Literacia emergente, problemas de comportamento e características familiares: Estudo empírico em contexto escolar" [Emergent
literacy, behavioral problems and familial characteristics: An empirical study in school context].
Orientador
|
Mestrado Integrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2006 - 2012 | "Contributos para o estudo da literacia familiar em Portugal" [Contributions to the study of family literacy in Portugal].
(SFRH/BD/30764/2006)
Orientador
|
Programa Doutoral em Psicologia (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2010 - 2011 | "A leitura conjunta de livros, a literacia emergente e as práticas educativas. Avaliação de uma oficina de formação no contexto
educativo"[Joint reading, emergent literacy and educational practices. Evaluation of a training workshop in educational context].
Orientador
|
Mestrado Integrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2010 - 2011 | "A compreensão leitora em crianças com Síndrome de Asperger - um estudo de caso" [Reading comprehension in children with
Asperger Syndrome - a case study].
Orientador
|
Mestrado em Temas de Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2006 - 2011 | "Teacher-Child Interactions and Classroom Quality in Portuguese Elementary School Classrooms", com a atribuição do título
de Doutoramento Europeu (SFRH/BD/28870/2006).
Orientador
|
ProgramaDoutoral em Psicologia (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2010 - 2010 | Qualidade das interações professor-alunos nas salas de aula do 3º ciclo do ensino básico. Disciplinas de língua portuguesa
e matemática.
Orientador
|
Psicologia (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2009 - 2010 | "Intervenção nas competências de consciência fonológica num grupo de crianças em risco: O programa "Era uma vez... o mundo
dos sons"[Intervention in the phonological awareness skills in a group of children at-risk: The program "Era uma vez... o
mundo dos sons"].
Orientador
|
Mestrado Integrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2009 - 2010 | "Interacções verbais adulto-criança em contexto pré-escolar"[Adult-child verbal interactions in a preschool context].
Orientador
|
Mestrado Integrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2009 - 2010 | "Brincando com os sons das letras. Avaliação de um programa de desenvolvimento de consciência fonológica em contexto pré-escolar
[Brincando com o som das letras. Evaluation of a phonological awareness development program in a preschool context]
Orientador
|
Mestrado Integrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2009 - 2010 | "Qualidade do ambiente nas salas de aula de 1o ciclo de ensino básico. Percepções dos professores acerca de práticas educativas"[Quality
of interactions in elementary classrooms. Teachers' perceptions about educational practices].
Orientador
|
Mestrado Integrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2009 - 2010 | "Prontidão escolar: Concepções e práticas de avaliação. Estudo exploratório com uma amostra de psicólogos [School readiness:
Ideas and assessment practices. Exploratory study in a psychologists sample].
Orientador
|
Mestrado em Temas de Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2008 - 2010 | "Avaliação de um programa de consciência fonológica em idade pré-escolar"[Evaluation of a phonological awareness development
program for preschool children]
Orientador
|
Mestrado em Temas de Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2007 - 2010 | “Qualidade e literacia em contextos pré-escolares inclusivos” [Quality and literacy in inclusive preschool contexts]. (SFRH/BD/22350/2005)
Orientador
|
Programa Doutoral em Psicologia (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2008 - 2009 | "Práticas de literacia familiar e risco sócio-cultural" [Family literacy practices and socio-cultural risk]
Orientador
|
Mestrado em Temas de Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2008 - 2009 | “Ambiente de literacia familiar e motivação para a leitura e para a escrita em famílias de nível educacional baixo” [Family
literacy environment and reading and writing motivation in low educational level families].
Orientador
|
Mestrado em Temas de Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2008 - 2009 | “Qualidade das interacções em salas de aula do 1º CEB. Estabilidade ao longo do ano” [Quality of interactions in elementary
school classrooms. A study about stability along the year].
Orientador
|
Mestrado Integrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2008 - 2009 | “Intervenção nas competências de compreensão leitora: Avaliação de um programa de intervenção no 4o ano de escolaridade” [Intervention
on reading comprehension skills: Evaluation of an intervention program with the fourth grade].
Orientador
|
Mestrado Integrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2008 - 2009 | “Competências de literacia, de numeracia e sociais no pré-escolar e no 1o ano de escolaridade. Um estudo sobre a sua configuração
e evolução” [Literacy, math and social skills in preschool and in first grade. A study about their configuration and evolution].
Orientador
|
Mestrado em Temas de Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2006 - 2009 | Desenvolvimento da literacia em crianças de idade pré-escolar: Ideias e práticas das educadoras - Literacy development in
preschool children: Preschool teachers' ideas and practices
Orientador
|
Mestrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2006 - 2009 | Estudo sobre a qualidade dos jardins de infância inclusivos do distrito de Bragança - Study about quality in inclusive preschool
settings in the district of Bragança.
Orientador
|
Mestrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2008 - 2008 | Qualidade em Contexto de Creche: Ideias e Práticas [Quality in child care programmes for toddlers: Ideas and practices]SFRH/BD/1072/2002
Orientador
|
Psicologia (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2008 - 2008 | Estudos Sobre a Intervenção Precoce em Portugal: Ideias dos Especialistas, dos Profissionais e das Famílias [Studies in early
intervention in Portugal: Experts ´, teachers ´, and families ´ ideas].
Orientador
|
Psicologia (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2007 - 2008 | Qualidade em contexto de creche: Ideias e práticas [Quality in child care programmes for toddlers: Ideas and practices] (SFRH/BD/1072/2002)
Orientador
|
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2007 - 2008 | "Qualidade do ambiente nas salas de aula do 1oCEB: Contributos para o estudo das interacções e para a formação de professores"
[Quality of environment in elementary classrooms: Contributions to the study of interactions and to teachers training].
Orientador
|
Mestrado Integrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2007 - 2008 | "Praticar para generalizar: Programa de treino de competências da teoria da mente para crianças com síndrome de Asperger"
[Praticar para generalizar: A Theory of Mind skills training programme for children with Asperger Syndrome].
Orientador
|
Mestrado Integrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2006 - 2008 | Papel do profissional no contexto de creche: Ideias das educadoras e auxiliares - The role of professionals in child care:
Ideas of preschool teachers and assistant teachers
Orientador
|
Mestrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2005 - 2007 | “O efeito de um programa de desenvolvimento comunicacional/linguístico numa criança com Síndrome de Down” [The impact of a
communication and language intervention programme in a child with Down Syndrome].
Coorientador
|
Mestrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2005 - 2006 | “Qualidade do ambiente familiar e ideias maternas sobre educação e desenvolvimento.” [Quality of family environment and ideas
about education and development].
Coorientador
|
Mestrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2005 - 2005 | Contributos para o Estudo da Literacia Familiar em Portugal
Orientador
|
Psicologia (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2005 - 2005 | Teacher-Child Interactions and Classroom Quality in Portuguese Elementary School Classrooms
Orientador
|
Psicologia (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2003 - 2003 | Literacia e Qualidade em Contextos Pré-escolares Inclusivos [Quality and literacy in inclusive preschool contexts](SFRH/BD/22350/2005)
Coorientador
|
Psicologia (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|