Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Maria de São Luís Vasconcelos Fonseca Castro Schöner
- Data de nascimento
- 1957/07/13
- Género
- Feminino
Nomes de citação
- São Luís Castro
- Castro, S. L.
Identificadores de autor
- Ciência ID
- AB1B-C69F-F99A
- ORCID iD
- 0000-0002-1487-3596
- Google Scholar ID
- https://scholar.google.pt/citations?user=l1RFL70AAAAJ&hl=en
- Researcher Id
- E-5518-2017
- Scopus Author Id
- 7101787229
Endereços de correio eletrónico
- slcastro@fpce.up.pt (Profissional)
- slcastro@me.com (Pessoal)
Telefones
- Fax
-
- (351) 226079725 (Profissional)
- Telefone
-
- (+351) 226079756 (Profissional)
Moradas
- Universidade do Porto, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Centro de Psicologia da Universidade do Porto (CPUP). Rua Alfredo Allen, 4200-135, Porto, Porto, Portugal (Profissional)
Websites
- http://www.fpce.up.pt/labfala/slcastro.htm (Profissional)
- https://sigarra.up.pt/fpceup/pt/func_geral.formview?p_codigo=223333 (Profissional)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Psicologia
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Inglês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Francês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Alemão | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Italiano | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) | |
Português (Idioma materno) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2008/12/11
Concluído
|
Habilitation | Agregação (Título de Agregado)
Universidade do Porto, Portugal
"Linguagem e Experiência [Language and Experience]" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Approved unanimously |
1989/05/05
Concluído
|
Psychology (Doutoramento)
Universidade do Porto, Portugal
"Alfabetização e percepção da fala. Contributo experimental para o estudo dos efeitos do conhecimento da escrita no processamento
da linguagem falada [Alphabetization and speech perception]" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Distinção e louvor unanimidade |
1984/01/17
Concluído
|
Psychology (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
"Aspectos psicológicos da assimetria hemisférica: Síntese da investigação experimental e estudo exploratório.[Psychological
aspects of hemisphere specialization: A review of experimental research and an exploratory study]" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Muito Bom por unanimidade |
1975 - 1980/10/30
Concluído
|
Psychology (Licenciatura)
Universidade do Porto, Portugal
"No thesis, 5-year course (License in Psychology)" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
17 (in 20) |
1976
Concluído
|
Certificate of Proficiency in English (Outros)
University of Cambridge, Reino Unido
|
|
1973
Concluído
|
Diplôme Supérieur de Langue Française (Outros)
Université Toulouse III Paul Sabatier, França
|
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2012/02/29 - Atual | Professor Catedrático (Docente Universitário) | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
1992/05/13 - 2012/02/28 | Professor Associado (Docente Universitário) | Faculdade de Psicolgia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, Portugal |
1989/05/19 - 1992/05/12 | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
1988/08/08 - 1989/05/07 | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Florida Atlantic University, Estados Unidos |
1984/04/27 - 1988/07/31 | Assistente (Docente Universitário) | Universidade do Porto, Portugal |
1980/11/06 - 1984/04/26 | Assistente Estagiário (Docente Universitário) | Universidade do Porto, Portugal |
1978/12/04 - 1980/11/05 | Monitor (Docente Universitário) | Universidade do Porto, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2005/01 - Atual | Management Board Member (Center for Psychology at University of Porto) | Universidade do Porto Centro de Psicologia, Portugal |
2015/03/24 - 2021/02/02 | Director of R&D Unit (Center for Psychology at University of Porto) | Universidade do Porto Centro de Psicologia, Portugal |
Universidade do Porto Centro de Psicologia, Portugal | ||
2012/02 - 2015/03/23 | Vice-director of R&D Unit (Center for Psychology at University of Porto) | Universidade do Porto Centro de Psicologia, Portugal |
2010/10/08 - 2014/11/17 | Subdirector de Unidade Orgânica | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2007/01 - 2010/12 | General Assembly Member (Membro da Assembleia de Representantes) | Faculdade de Psicolgia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, Portugal |
2001/01 - 2003/12 | President of the General Assembly (Presidente da Assembleia de Representantes) | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
1993/01 - 1994/12 | General Secretary (Center for Psychology at University of Porto) | Universidade do Porto Centro de Psicologia, Portugal |
1990/01 - 1993/12 | President of the General Assembly (Presidente da Assembleia de Representantes) | Universidade Lusófona do Porto Faculdade de Psicologia Educação e Desporto, Portugal |
1990/01 - 1993/12 | Management Board Member (Center for Psychology at University of Porto) | Universidade do Porto Centro de Psicologia, Portugal |
1987/01 - 1988/12 | General Assembly Member (Membro da Assembleia de Representantes) | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2019 - Atual | Music for the development of social skills: The impact of music training on socio-emotional processing
PTDC/PSI-GER/28274/2017
Investigador
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
2018 - 2022 | Mindfulness to students’ success (M2S): Relating executive functions and writing through a mindfulness app to promote children’s
cognitive, social, and health-related outcomes
POCI-01-0145-FEDER-028404
Investigador
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
2017 - 2020 | Symbiotic technology for societal efficiency gains. Deus ex machina
NORTE-01-0145-feder-00026
Investigador
|
Comissao de Coordenacao e Desenvolvimento Regional do Norte
Concluído
|
2015 - 2018 | The impact of music training on reading and mathematical abilities of normal and reading disabled children: a behavioral and
neuroimaging longitudinal study
2014/304
Investigador responsável
|
Fundação Bial
Concluído
|
2007/09 - 2011/09 | Assessment and characterization of reading problems and dyslexia in Portuguese children and adults
PTDC/PSI/64920/2006
Investigador
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2009 - 2011 | Emotional processing from language and music
29/08
Investigador responsável
|
Fundação Bial
Concluído
|
2007 - 2011 | Phrasing in speech prosody and in music: Behavioral and electrophysiological studies
PTDC/PSI/66641/2006
Investigador responsável
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2005/01 - 2008/01 | Mild cognitive impairment and aging: Longitudinal study of memory and executive functions and the effect of literacy
FCG 36/05 1279
Investigador
|
Fundação Calouste Gulbenkian
Concluído
|
2005 - 2006 | Reading in Portuguese: Implementing the Dual Route Cascade model
NA
Investigador responsável
|
Reitoria da Universidade do Porto Caixa Geral de Depositos Concluído
|
2004 - 2005 | The assessment of dyslexia in adults: developing a battery of phonological tests
NA
Investigador responsável
|
Reitoria da Universidade do Porto Fundação Ilídio Pinho Concluído
|
2001 - 2004 | Is the categorical perception of speech phonemes the result of competitive interactions within phonemic and auditory representations?
POCTI/PSI/34806/2000
Investigador responsável
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2001 - 2003 | Manifestation of dyslexia in European orthographies of varying depth and complexity
NA
Investigador
|
The Leverhulme Trust
Concluído
|
1996/01 - 1999/01 | Effects of two different phonemic training programs for pre-school children on reading achievement and strategies
NA
Investigador
|
Fundação Calouste Gulbenkian
Concluído
|
1996/01 - 1999/01 | Neuropsychological and psycholinguistic studies of visual and auditory information processing
PCSH/C/PSI/1085/95
Investigador
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
1994 - 1997 | Preventing language delays and subsequent academic difficulties using multimedia word games
PI/42/94
Investigador responsável
|
Instituto de Inovação Educacional
Concluído
|
1992 - 1994 | The Development of Spoken Word Recognition
NA
Investigador responsável
|
Instituto Nacional de Investigação Científica
Concluído
|
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2021/07/01 - 2023/06/30 | ClimActiC - CidadaniaPeloClima: Criando Pontes entre Cidadania e Ciência para a Adaptação Climática
NORTE-01-0145-FEDER-000071
Investigador
Universidade do Porto Centro de Psicologia, Portugal
|
Comissao de Coordenacao e Desenvolvimento Regional do Norte
Em curso
|
2021/04/01 - 2023/03/30 | Time to read: Links between time perception and reading skills
PTDC/PSI-GER/5845/2020
Investigador
Universidade do Porto Centro de Psicologia, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
2019/11/01 - 2022/10/31 | AdHeart - Engage with your Heart: Improving therapeutic adherence with a telemonitoring system for chronic heart failure patients
NORTE-01-0145-FEDER-032069
Investigador
Universidade do Porto Faculdade de Medicina, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Livro |
|
Manual |
|
Prefácio / Posfácio |
|
Pré-impressão |
|
Relatório |
|
Resumo em conferência |
|
Tese / Dissertação |
|
Tradução |
|
Outros
Outra produção |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2020 | O futuro da Psicologia Cognitiva na Universidade Portuguesa | Jornadas de Psicologia Básica
Universidade do Minho (Braga)
|
2019 | Spelling acquisition in Portuguese. Studies with children and adults | Training School on Spelling Acquisition across Languages
University of Luxembourg
|
2018 | Literacy in music: Reading scores, reading words and phrasing | I Workshop on Cognitive Science of Culture. Literacy: an acculturation of the brain
University of Lisbon (Lisbon)
|
2017 | Is that you speaking? Voice identity recognition and dyslexia | European Literacy Network, Jyväskylä workshop |
2017 | Dyslexia in adults | Symposium conducted at the International Symposium of Psycholinguistics
University of Minho (Braga)
|
2017 | Processamento da voz e dislexia | Encontro Dislexia: Da Investigação à prática escolar
Universidade do Algarve (Faro)
|
2014 | Dislexia, avanços na compreensão e intervenção | 2º Congresso da Associação Portuguesa de Pessoas com Dificuldades de Aprendizagem Específicas
Universidade do Minho
|
2014 | Language-music interactions examined through the lens of musical expertise |
Department of Psychology at the Faculty of Arts of Masaryk University (Brno)
|
2014 | Building bridges from basic research to forensic linguistics | Forensic Linguistics Seminar Series
Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Porto)
|
2014 | Avaliando a alfabetização | VII Seminário Internacional Instituto Alfa e Beto
(Belo Horizonte)
|
2014 | Learning paths for reading acquisition in an orthography of intermediate depth: characterization, assessment and intervention | III Colóquio Internacional sobre Leitura
Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (Lisboa)
|
2012 | Brain plasticity induced by musical training | Doctoral Programme in Experimental Biology and Biomedicine
Universidade de Coimbra (Coimbra)
|
2011 | Processos específicos ao domínio no reconhecimento de emocões em música e em fala: Um estudo com doentes de Parkinson | 6º Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Psicologia Experimental
(Coimbra)
|
2011 | Musical expertise and age modulate how we recognize emotions in music | ESCOP 2011 |
2011 | Desenvolvimento fonológico e sua avaliação em português | 1º Congresso de Estudantes de Terapia da Fala da Universidade Fernando Pessoa
Universidade Fernando Pessoa (Porto)
|
2010 | Desenvolvimento fonológico e ritmo da fala |
Unidade de Dislexia da Universidade de Trás-os-Montes (Vila Real)
|
2010 | Emoções, linguagem e música: Um encontro feliz | XI Jornadas de Psicologia Clínica
Instituto Superior de Ciências da Saúde - Norte (Porto)
|
2010 | Language databases in the psychologist’s toolbox | Meeting on Common Language Resources and Technology Infrastructure
CLARIN/ESFRI (Lisboa)
|
2010 | Fluência de leitura avaliada através do índice Palavras Correctas Por Minuto [Reading fluency assessed with the index Words Correct Per Minute] | 6º Encontro Internacional de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração
Universidade do Minho (Braga)
|
2010 | A expertise musical facilita o processamento emocional de fala | V Encontro da Associação Portuguesa de Psicologia Experimental
Associação Portuguesa de Psicologia Experimental (Braga)
|
2010 | Desenvolvimento fonológico em português: a dificuldade especial da sequência silábica CVs em comparação com CVr/l | VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
(Braga)
|
2010 | Preditores da leitura ao longo da escolaridade: alterações dinâmicas no papel da consciência fonológica e da nomeação rápida [Predictors of reading skill: dynamic changes in the role of phonological awareness and rapid naming from years 1 to 4] | VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
(Braga)
|
2010 | Language databases in the psychologist’s toolbox | Meeting on Common Language Resources and Technology Infrastructure
CLARIN/ESFRI (Lisbon)
|
2010 | A voz e os frutos: comentários a propósito da musicalidade comunicativa num bebé de 6 meses | International Symposium Music, Communication, and Human Development
CESEM da Universidade Nova de Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian (Lisboa)
|
2010 | Desenvolvimento fonológico e ritmo da fala | Palestra na Unidade de Dislexia da Universidade de Trás-os-Montes
(Vila Real)
|
2010 | Discussant of Dr. Pattamadilok’s keynote address “The nature and locus of orthographic effects in speech processing” | Workshop on Brain, Speech and Ortography
Free University of Brussels (Brussels)
|
2010 | O Grupo Linguagem do Centro de Psicologia da UP: investigação em leitura e seus vizinhos | Palestra no Colóquio Leitura, Investigação e Ensino
Universidade de Lisboa (Lisboa)
|
2010 | Literacy development in Portuguese: from research on cognitive foundations to perspectives on intervention | Stockholm Workshop “Effects of parental input on young children’s vocabulary development and subsequent literacy development
(Stockholm)
|
2010 | The recognition of emotions in speech and in music: Room for plasticity? | Neuroplasticity and Neurorepair - First Neuromed School
(Alexandria)
|
2009 | Avaliação da leitura em crianças portuguesas | 1º Congresso Internacional Perturbações do Desenvolvimento da Infância à Idade Adulta
Centro de Apoio ao Desenvolvimento Infantil, CADIn (Estoril)
|
2009 | O índice Palavras Correctas Por Minuto e a fluência de leitura em crianças portuguesas entre os 7 e os 10 anos [Reading fluency measured in WCPM, Words Correct Per Minute, in Portuguese 7- to 10-year-old children] | 1th International Congress on Family, School and Society “Special Education”
(Porto)
|
2009 | Envelhecimento e reconhecimento de emoções na música | 4º Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Psicologia Experimental
(Lisboa)
|
2009 | Potenciais evocados e respostas oscilatórias na fronteira de frase musical: Efeitos da pausa final | 4º Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Psicologia Experimental
(Lisboa)
|
2009 | Phrasing in music and in language: an open question in the cognitive sciences | Performa’09: Conference on Performance Studies
(Aveiro)
|
2008 | Children with transcription difficulties compose in shorter execution periods | Colloque International De la France au Québec: l’ écriture dans tous ses états
(Poitiers)
|
2008 | Priming effects on writing fluency | 11th International Conference of the Special Interest Group on Writing of the European Association for the Research on Learning
and Instruction
(Lund)
|
2008 | Transferência de aprendizagens após 6 meses de educação em música vs. em pintura (estudo de treino com crianças) | 3º Encontro da Associação Portuguesa de Psicologia Experimental - APPE 2008
(Faro)
|
2008 | Automatizar a execução motora aumenta os períodos de execução na escrita | 3º Encontro da Associação Portuguesa de Psicologia Experimental - APPE 2008
(Faro)
|
2008 | The automaticity of transcription allows longer execution bursts in typing, but not in handwriting | 3rd International Santa Barbara Conference on Writing Research - Writing Research Across Borders
(Santa Barbara, Ca.)
|
2007 | Lesen lernen, Sprache spielen [Learning to read, playing the language] | Prof. Leist Symposium on Learning
(Oberägeri)
|
2007 | Ler em português europeu: segmentação, conversão grafema/fonema e prosódia [Segmentation, grapheme/phoneme conversion and prosody: their interplay in reading in Portuguese] | Avaliar a leitura. Simpósio no XIII Seminário de Desenvolvimento
Associação de Saúde Infantil de Coimbra (Coimbra)
|
2007 | ALEPE: Bateria de Avaliação da Leitura Em Português Europeu [ALEPE: a battery for the assessment of reading in European Portuguese] | Avaliar a leitura. Simpósio no XIII Seminário de Desenvolvimento
Associação de Saúde Infantil de Coimbra (Coimbra)
|
2007 | La production de textes: Quel processus sont actives lors des pauses de production et des phases d’écriture? | Congrès de la Societé Française de Psychologie
(Nantes)
|
2007 | How does length affect reading in languages of intermediate orthographic consistency? Evidence from Portuguese | XVth Conference of the European Society for Cognitive Psychology
European Society for Cognitive Psychology (Marseille)
|
2007 | Executive dysfunction in Parkinson’s disease: Is Frontal Assessment Battery a useful test? | 21.ª Reunião do Grupo de Estudos de Envelhecimento Cerebral e Demência
(Luso)
|
2007 | Portuguese version of the Frontal Assessment Battery: Normative values in a healthy population sample | 21.ª Reunião do Grupo de Estudos de Envelhecimento Cerebral e Demência
(Luso)
|
2006 | Aprender a ler e a ciência da linguagem: Por que aprender a ler pode ser muito difícil? [Learning to read and the science of language: Why is learning to read sometimes so difficult?] |
Escola Jardim Flori (Porto)
|
2006 | É difícil aprender a ler, ou ler pode aprender-se facilmente em três meses? [Is learning to read inherently difficult, or can it easily be taught in three months?] | IX Jornadas Pedagógicas Aprender - Ensinar a Ler (Conceitos e Práticas)
Escola Superior de Educação de Torres Novas (Torres Novas)
|
2006 | Desenvolvimento de três provas de avaliação das dificuldades de linguagem e de escrita [Development of three assessment tasks for reading and writing disabilities] | VI Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
(Évora)
|
2006 | Avaliação do Processamento da Linguagem e Afasia em Português: a Bateria PALPA-P [Assessment of language processing and aphasia in Portuguese: the PALPA-P battery] | VI Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
(Évora)
|
2006 | PORTULEX: Uma base de dados lexical do vocabulário escrito do 1º ao 4º ano do ensino básico [Portulex, a lexical database from reading manuals for the 1st to 4th grades] | VI Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
(Évora)
|
2006 | Epidemiology of traumatic brain injury in Portugal: 2000 - 2004 | I International Symposium on Neuropsychology and Rehabilitation
(Gaia)
|
2006 | Apresentação do TIL: Teste de Idade de Leitura para falantes do português europeu [TIL - a test for the assessment of reading level in Portuguese children] | 2º Encontro Internacional de Investigação em Leitura, Literatura e Ilustração Infantil
(Braga)
|
2006 | Programa de treino de competências fonológicas em idade pré-escolar [Phonological training in pre-school children] | 2º Encontro Internacional de Investigação em Leitura, Literatura e Ilustração Infantil
(Braga)
|
2006 | O gato e o tigre: História infantil adaptada ao sistema Pictográfico de Comunicação SPC [The cat and the tiger: A story adapted to the Picture Communication Symbols System] | Encontro International de Investigadores em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração
(Braga)
|
2006 | Typing skill, processing time, and cognitive effort during pauses and execution in writing narratives | 10th International Conference of the European Association for Research on Learning and Instruction - Special Interest Group
Writing
(Antwerpen)
|
2006 | Processing time and cognitive effort of the writing processes during pauses and execution periods: Effect of standard and cursive upper-case handwriting | 10th International Conference of the European Association for Research on Learning and Instruction - Special Interest Group
Writing
(Antwerpen)
|
2006 | Adaptação para Português Europeu do teste de descodificação e compreensão de leitura Lobrot L3 [Portuguese adaptation of the reading Lobrot L3 reading test] | 2º Encuentro Iberoamericano de Logopedia
(Granada)
|
2006 | Avaliação da articulação de sons em contexto de frase [The assessment of speech articulation of sounds in the context of sentences] | 2º Encuentro Iberoamericano de Logopedia
(Granada)
|
2006 | Para que servem os períodos de execução e as pausas na escrita de narrativas [Execution periods and pauses in the composing narratives - what are they for]? | Primeiro Encontro da Associação Portuguesa de Psicologia Experimental
(Aveiro)
|
2006 | Perceber a melodia da fala [How do we perceive the melody of speech?] | Primeiro Encontro da Associação Portuguesa de Psicologia Experimental
(Aveiro)
|
2006 | Processos cognitivos na fase inicial da aprendizagem da leitura e escrita em Português Europeu [Cognitive processes in the early phase of learning how to read and write in European Portuguese] | Primeiro Encontro da Associação Portuguesa de Psicologia Experimental
(Aveiro)
|
2005 | O desenvolvimento precoce da linguagem [Early language development] | I Jornadas sobre Desenvolvimento da Linguagem e Aquisição da Leitura. Os Surdos e a Língua Portuguesa: A ajuda do Cued Speech
Sociedade Portuguesa de Psicologia (Lisboa)
|
2005 | Speech rhythm, literacy and phonemes |
Instituto de Filosofia da Linguagem, Universidade Nova de Lisboa (Lisboa)
|
2005 | Como é combinada a informação ortográfica e a fonológica no reconhecimento de palavras escritas? [How is orthographic and phonological information is combined in written word recognition?] | Seminários do Centro de Ciência Cognitiva da Universidade do Porto
Laboratório de Inteligência Artificial e Ciência dos Computadores (Porto)
|
2005 | Activation des processus rédactionnels au cours des phases de pauses et de transcription [Activation of composition processes during execution and pauses in writing] |
Laboratoire Language et Cognition, CNRS, Université de Poitiers
|
2005 | A psicologia da linguagem na aula de português: Desafios, muitas perguntas, algumas respostas [The psychology of language in the classroom: Challenges, many questions, a few answers] | 6.º Encontro Nacional da Associação de Professores de Português
Associação de Professores de Português (Lisboa)
|
2005 | Psicologia da Linguagem e da Cognição On-line 2004/05 [Psychology of language and cognition online 2004/05] | II Workshop E-learning da U.Porto
(Porto)
|
2005 | Phonological development in English, French, Icelandic, Portuguese and Spanish: Tracing the effects of speech rhythm and literacy acquisition | XIVth Conference of the European Society for Cognitive Psychology
(Leiden)
|
2005 | Understanding musical meaning: How does the listener parse music into phrases? | International Conference on Practical, Psychological, Philosophical and Educational Issues in Musical Performance
European Society of the Cognitive Sciences of Music (Porto)
|
2005 | Which processes are activated during pause-execution cycles in writing | XIVth Conference of the European Society for Cognitive Psychology
(Leiden)
|
2005 | The language project at the Center for Psychology at the University of Porto | Workshop Cognitive Sciences at the University of Porto
Instituto de Recursos e Iniciativas Comuns da Universidade do Porto (Porto)
|
2005 | Avaliações psicolinguísticas das perturbações de linguagem [Psycholinguistic assessments of language disorders] | II Simpósio Luso-Brasileiro de Terapia da Fala
(Porto)
|
2005 | Avaliação da articulação em crianças: O teste ‘Sons em Palavras’ [Assessment of speech articulation in children: The Sounds-in-Words test] | II Simpósio Luso-Brasileiro de Terapia da Fala
(Porto)
|
2004 | Explicit vs. implicit phonological awareness: A case for embodied cognition | 2nd National Meeting for Analytic Philosophy
(Porto)
|
2004 | Vowel reduction and phonological awareness: the case of European Portuguese | Workshop on Speech Perception and Comprehension
Faculté de Medicine, Université de Toulouse (Toulouse)
|
2004 | Same or different pitch contour in sentences and in melodies? A behavioral study with Portuguese children |
Institut de Neuroscience Cognitives de la Méditérranée, CNRS (Marseille)
|
2004 | A leitura como mecanismo neurocognitivo e a sua aprendizagem [Reading as a neurocognitive mechanims. Implications for learning how to read] | Encontros de Caparide: Português - As primeiras letras
Ministério da Educação (Caparide)
|
2004 | The flexibility of phonemic boundaries in the categorical perception of speech | 1st Portuguese Forum of Experimental Psychology |
2004 | Neighborhood density and age-of-acquisition effects on spoken word recognition by adolescents and adults | 1st Portuguese Forum of Experimental Psychology
(Braga)
|
2004 | Psicologia da Linguagem e da Cognição em e-learning [Psychology of language and cognition in e-learning] | Workshop E-learning UP2003/04
(Porto)
|
2004 | Despistagem da dislexia em adultos através do Questionário de História de Leitura [Screening dyslexia in adults with the Adult Reading History Questionnaire] | 2º Congresso Hispano-Português de Psicologia
(Lisboa)
|
2004 | O ritmo em português europeu [The rhythm of European Portuguese] | 2º Congresso Hispano-Português de Psicologia
(Lisboa)
|
2004 | Percepção de incongruências no contorno entonacional de frases e melodias por crianças, com ou sem treino musical [Perception of incongruities in the intonational contour of sentences and melodies by children with, or without, musical training] | Escola de Outono do Centro de Investigação Psicologia da Música e Educação Musical
CIPEM (Porto)
|
2004 | Estratégias fonológicas e ortográficas na aprendizagem da leitura do português europeu [Phonological and orthographic strategies in learning how to read in European Portuguese] | 2º Congresso Hispano-Português de Psicologia
(Lisboa)
|
2004 | Memória de dígitos e memória de frases: Dois instrumentos de avaliação neuropsicológica [Digit span and sentence span: two neuropsychological assessment tests] | X Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos
(Braga)
|
2004 | Dyslexia assessment in adolescents and adults | IXth Conference of the European Association for Research on Adolescence
European Association for Research on Adolescence (Porto)
|
2004 | Age-of-Acquisition effects in spoken word recognition by adolescents and adults | IXth Conference of the European Association for Research on Adolescence
European Association for Research on Adolescence (Porto)
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2004 | The role of orthographic consistency in naming words and pseudo-words: A cross sectional analysis from the 1st to the 4th grades in European Portuguese | Sixth British Dyslexia Association International Conference
British Dyslexia Association (Warwick)
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2003 | Porlex, a database in European Portuguese for experimental research in language | Workshop on Tagging and Shallow Processing of Portuguese (in coordination with the Associação Portuguesa de Linguística Annual
Meeting)
(Lisboa)
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2003 | A ciência cognitiva torna-se pragmática? Mente, cérebro e corpo em situação. [Is cognitive science becoming pragmatic? Mind, brain, and body in action] | Seminários do Grupo de Discussão em Ciência Cognitiva
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação - Universidade do Porto (Porto)
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2003 | The role of expectation in language and in music | I International Conference Music, Communication and Language
Universidade Nova de Lisboa (Lisboa)
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2003 | Emparelhamento palavra/figura: Uma prova para a avaliação da compreensão escrita por crianças e adultos com diferentes graus de educação [Picture/word matching: a task to assess written comprehension in children and adults with differing levels of schooling] | Congresso em Neurociências Cognitivas
(Évora)
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2003 | Conceitos sobre a escrita: Adaptação portuguesa de uma prova de literacia emergente [Concepts about print: Portuguese adaptation of a test of emergent literacy] | V Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
(Lisboa)
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2003 | A aprendizagem da linguagem escrita: Uma reflexão sobre a consistência da ortografia do Português Europeu [Learning written language: A discussion on the orthographic consistency of European Portuguese] | V Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
(Lisboa)
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2003 | Variations in reading and spelling acquisition in French, Portuguese and Spanish: A cross-linguistic comparison | XIII Conference of the European Society for Cognitive Psychology
European Society for Cognitive Psychology (Granada)
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2003 | Explicit awareness of onsets, syllables and rimes in CV and CVC syllables in European Portuguese | VII European Conference of Psychology
(Vienna)
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2003 | O efeito da estrutura silábica na articulação de sons em palavras [The effect of syllable structure on the articulation of speech sounds in words] | I Simpósio Luso-Brasileiro de Terapia da Fala
(Porto)
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2002 | The cognitive cost of execution in adult writers | 8th International Conference of the European Association for Research on Learning and Instruction - Special Interest Group
Writing
(Stafford)
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2001 | O livro adaptado como meio de inclusão das crianças com necessidades educativas especiais [The adapted book as an inclusive tool for children with special educational needs] | I Encontro International de Investigadores em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração
(Braga)
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2000 | Linguagem falada e linguagem escrita: Pontos comuns e divergências [Language by speech and language by writing: what is common and what differs] | Congresso - Educação 2000
Colégio S. Gonçalo (Amarante)
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2000 | Porlex: Um instrumento útil para a investigação psicolinguística em Português [Porlex: an useful resource for psycholinguistic research in Portuguese] | Conversas d’ HorAl
Centro de Linguística da Universidade de Lisboa (Lisboa)
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2000 | Linguagem escrita e literacia: Uma abordagem cognitiva [Written language and literacy: A cognitive approach] | Seminário Literacia e Sociedade: Confrontos e Perspectivas
(Lisboa)
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2000 | Ver, ouvir e ler com Jogos de Palavras [To see, to hear and to read with Jogos de Palavras] | 2º Encontro Nacional de Investigadores em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração International
(Braga)
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2000 | Distribuição espácio-temporal das pausas na escrita de uma narrativa por estudantes universitários [Spatio-temporal distribution of pauses in narrative writing by college students] | 1º Congresso Hispano-Português de Psicologia
(Lisboa)
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2000 | Étude de la performance de bilingues de portugais/français dans une épreuve de fragmentation de mots | 6th International Congress of the International Society of Applied Linguistics
International Society of Applied Linguistics (Caen)
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2000 | Structural analyses of Portuguese young children's lexicons | 6th International Congress of the International Society of Applied Linguistics
International Society of Applied Linguistics (Caen)
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2000 | Psicologia da Linguagem: Neurocognitiva, sistémica, translinguística [Psychology of language: Neurocognitive, systemic, translinguistic] | I Jornadas Luso-espanholas Linguagem na Infância: Da Normalidade à Patologia
(Braga)
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2000 | Which aspects of language are impaired? Multitask, neurocognitive assessment of language in Portuguese | Symposium Brain Injury Rehabilitation: Assessment, Cognition, Language
(Santa Maria da Feira)
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1999 | Produção de fala em idade pré-escolar: Precisão segmental e efeitos de contexto [Speech production by pre-school children: Context effects on segmental precision] |
Centro de Linguística da Universidade do Porto (Porto)
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1998 | Dificuldades de articulação em crianças de idade pré-escolar [Articulation difficulties in school-age children] | II Seminário de Perturbações da Infância e Juventude
(Valongo)
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1998 | Neuropsychological assessment of 21 aduls after TBI | II Mediterranean Congress of Physical Medicine and Rehabilitation
(Valencia)
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1997 | Modelos neurocognitivos e avaliação neuropsicológica [Neurocognitive models and neuropsychological assessment] | V Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos
(Braga)
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1997 | A Escala Audição e Fala da Griffiths na avaliação de atrasos de linguagem aos 4 anos [Using the Griffths Audition and Speech Subscale for the assessment of language delays in 4-year-old children] | V Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos
(Braga)
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1997 | Language development assessed by the Griffiths’ Hearing and Speech Scale and by psycholinguistic measures: A comparison | 4th European Conference on Psychological Assessment
(Lisbon)
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1997 | A tool for the assessment of articulation in European Portuguese: The CPUP test | 4th European Conference on Psychological Assessment
(Lisbon)
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1997 | Neurocognitive assessment of sentence comprehension in children and adults | 4th European Conference on Psychological Assessment
(Lisbon)
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1997 | Jogos de Palavras: Multimédia para estimular a linguagem e prevenir o insucesso escolar [Word games: Multimedia to promote language skills and to prevent academic failure] | Encontro de Primavera Linguística e Educação
(Vila Real)
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1997 | The development of articulation in European Portuguese: A cross-sectional study of 3- to 5-year-olds naming pictures | 5th International Congress of the International Society of Applied Linguistics
International Society of Applied Linguistics (Porto)
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1997 | Language processing in Portuguese children aged 4 to 10 years | 5th International Congress of the International Society of Applied Linguistics
International Society of Applied Linguistics (Porto)
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1997 | Verbal information processing in Portuguese/French bilinguals in a dichotic listening task | 5th International Congress of the International Society of Applied Linguistics
International Society of Applied Linguistics (Porto)
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1997 | The effect of the uniqueness point in the shadowing of words spoken in European Portuguese | 5th International Congress of the International Society of Applied Linguistics
International Society of Applied Linguistics (Porto)
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1997 | Information processing in bilinguals (Portuguese/French) in a mixed language Stroop task | Newcastle Meeting on Bilingualism
(Newcastle)
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1996 | A neuropsicologia dos talentos [The neuropsychology of exceptional minds] | Encontro International de Sobredotação / International Conference on Giftedness
(Porto)
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1996 | Manifestações neurofisiológicas do efeito da semelhança fonológica ou semântica no reconhecimento de palavras faladas [Neurophysiological markers of the effect of phonological or semantic similarity on spoken word recognition] | IV Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
(Porto)
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1996 | Assessing language processing in European Portuguese across increasing levels of schooling: Preliminary results | First European Graduate School on Literacy Acquisition
(Amsterdam)
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1996 | Troubles de synchronisme de parole et de motricité | Journées Européennes du TADD
(Chartres)
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1996 | Laboratório de Fala FPCE-UP, 1992-1996 [The Speech Lab at the FPCE-UP, 1992-1996] | ]. Jornadas de Reflexão sobre Unidades Laboratoriais na FPCE-UP
(Porto)
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1996 | Prevenção de atrasos de linguagem e subsequentes dificuldades escolares com multimédia [Training language skills in pre-school children with computer word games] | IV Congresso Português de Engenharia Biomédica
(Aveiro)
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1995 | Estudo dos processos semânticos e da narrativa em crianças portuguesas dos 2 aos 8 anos. [A study of narrative and semantic processes in Portuguese 2- to 8-year-old children] | 1º Congresso Nacional de Terapeutas da Fala
(Lisboa)
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1995 | Langage oral et apprentissage de l'écrit [Spoken language and learning how to read and write] | Séminaire de Rencontres et de Confrontations de l'ARGAM
(Fountenay-sous-Bois)
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1995 | O desenvolvimento da articulação de fala em crianças dos 3 aos 5 anos [The development of speech articulation in 3- to 5-year-old children] | 2as Jornadas de Estudo Desenvolvimento e Cultura
(Lisboa)
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1994 | Segmental representation of Portuguese in 5- and 6-year olds: evidence from dichotic listening | First Lisbon Meeting on Child Language with Special Reference to Romance Languages
(Lisbon)
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1994 | Cognitivismo e psicometria: Repensar a avaliação psicológica [Cognitivism and psychometrics: Implications for psychological assessment] | II Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos,
(Braga)
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1994 | Avaliação (neuro)psicológica assistida por computador: Reflexão sobre a metodologia e estudo de caso. [Computer-assisted neuropsychological assessment: A discussion on FEPSY] | II Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos
(Braga)
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1993 | Contributos para a avaliação da articulação da fala em idade pré-escolar [The assessment of articulation in pre-school children] | I Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos
(Braga)
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1993 | Percepção categorial num continuum de vozeamento em fala natural portuguesa [Categorical perception of a voicing continuum in natural speech in Portuguese] | Encontro sobre Processamento da Língua Portuguesa Escrita e Falada
(Lisboa)
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1992 | Escuta dicótica e amplitude de memória imediata: Aspectos ontogenéticos e experienciais [Dichotic listening and memory span: ontogenetic and experiential aspects] |
Centro de Estudos Egas Moniz, Hospital de Santa Maria (Lisboa)
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1992 | Estudo percepto-acústico do contraste de vozeamento em oclusivas portuguesas: Primeiros resultados [Acoustic-perceptual study on the voicing contrast of Portuguese stops: First results] | 1as Jornadas de Estudo Psicologia, Portugal e a Europa
(Coimbra)
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1992 | Amplitude de memória imediata verbal e visuo-espacial: Uma comparação ontogenética [Verbal and visuo-spatial memory span: An ontogenetic comparison] | III Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
(Lisboa)
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1991 | Variavéis experienciais e percepção da fala [Experiential variables and speech perception] |
Faculdade de Letras, Universidade do Porto (Porto)
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1991 | Um olhar panorâmico sobre a Neuropsicologia [Perspectives on Neuropsychology] | Colóquio de Neuropsicologia, Primeira Semana de Psicologia
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação - Universidade do Porto (Porto)
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1991 | Developmental aspects in the perception of spoken words: analysis of errors from a dichotic listening task | XIV International School Psychology Colloquium
(Braga)
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1991 | A constituição de um laboratório de linguagem falada na FPCE-UP | I Jornadas de Estudo de Psicologia Cognitiva
(Lisboa)
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1990 | Consequences of literacy on the perception of spoken words | Literacy and literacy disorders: Evidence from new sources. Symposium conducted at the XXIVth International Congress of Applied
Psychology
(Kyoto)
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1989 | The effects of literacy on the perception of spoken words | Third Annual Florida Conference on Cognition, Sensation, Perception and Action
(Boca Raton, Florida)
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1988 | Speech perception in illiterate adults | The cognitive and linguistic consequences of literacy. Symposium conducted at the XXIVth International Congress of Psychology
(Sydney)
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1987 | Language and literacy. Some experiments on spoken word recognition |
Department of Psychology, Florida Atlantic University (Boca Raton)
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1984 | Specialization hémisphérique et scolarité [Hemisphere specialization and schooling] |
Service de Revalidation Neurologique, Hôpital Brugman (Bruxelles)
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1984 | Effets de lateralité chez les illetrés [Laterality effects in illiterates] |
Laboratoire de Psychologie Expérimentale, Université Libre de Bruxelles (Bruxelles)
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1984 | Desânimo aprendido: das experiências de aprendizagem animal à análise das atribuições na aprendizagem humana. [Learned helplessness: from animal learning experiments to the analysis of attributions in human learning] | I Encontro Nacional de Intervenção Psicológica na Educação
(Porto)
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Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
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2017 - 2022 | Paying attention to what matters in children’s writing: Examining the contribution of transcription, executive functions,
and mindfulness
Coorientador
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2017 - 2022 | Paying attention to what matters in children’s writing: Examining the contribution of transcription, executive functions,
and mindfulness.
Orientador
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2019 - 2019 | The effects of preference and familiarity of background music on word encoding
Orientador
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2019 - 2019 | Olha para mim: a fixação no olhar do outro em indivíduos com baixa vs. alta ansiedade social
Orientador
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2014 - 2019 | Acknowledging plasticity in reading and music: Behavioral and neuroimaging studies with children
Orientador
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2018 - 2018 | Examining the feasibility, reliability and validity of resting-state functional Magnetic Resonance Imaging for language presurgical
planning
Orientador
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2018 - 2018 | Atitudes face ao Envelhecimento: Adaptação e validação portuguesa do Attitudes to Ageing Questionnaire, versão curta (AAQ-12)
Orientador
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2018 - 2018 | Efeitos da escrita expressiva na população idosa
Orientador
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2018 - 2018 | The effects of visual movement on beat-based vs. duration-based temporal perception
Orientador
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2018 - 2018 | O impacto do treino musical nas dimensões estruturantes do currículo do 1º ciclo do Ensino Básico
Orientador
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2018 - 2018 | Desenvolvimento e validação portuguesa de um questionário para avaliar o conhecimento sobre a Insuficiência Cardíaca
Orientador
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2016 - 2016 | A dislexia e a influência da familiariedade da língua no reconhecimento da identidade vocal e de prosódia emocional
Orientador
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2016 - 2016 | A rite of passage: Age-related changes in rhythm perception
Orientador
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2016 - 2016 | Brain structure correlates of emotional speech prosody recognition in children
Orientador
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2011 - 2015 | Listening to the bright side of life? The processing of vocal emotions in the ageing brain
Orientador
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2014 - 2014 | O impacto da aquisição da leitura na percepção visual: a representação da orientação e a discriminação em espelho
Orientador
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2014 - 2014 | Impacto da literacia e da informação sensoriomotora na discriminação de orientação
Orientador
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2014 - 2014 | A música na reabilitação neuropsicológica de doentes de Parkinson
Orientador
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2014 - 2014 | O enantiomorfismo e o papel da via dorsal no reconhecimento visual de objectos em leitores hábeis
Orientador
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2010 - 2014 | Learning how to spell in Portuguese: orthographic complexity and explicit learning
Orientador
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2013 - 2013 | Reconhecimento emocional em vocalizações não verbais: o papel do treino musical, discriminação da altura tonal e deliberação
Orientador
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2013 - 2013 | Diferenças de idade nas estratégias e dificuldades de regulação emocional
Orientador
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2013 - 2013 | Medir a empatia: Adaptação portuguesa do “Quociente de Empatia” e do teste “Ler a mente nos olhos”
Orientador
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2012 - 2012 | Regularity and implicit knowledge in sequence processing: Electrophysiological and behavioral studies
Orientador
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2012 - 2012 | Musical expertise and brain plasticity: an ERP study on speech parsing
Orientador
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2007 - 2011 | Perceiving emotions in speech and music: Modulations related to ageing, musical training, and Parkinson’s disease
Orientador
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2010 - 2010 | O índice Palavras Correctas por Minuto e a fluência de leitura em crianças portuguesas entre os 7 e os 10 anos [The index
Words Correct per Minute and reading fluency in Portuguese children from 7 to 11 years of age]
Orientador
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2010 - 2010 | As intuições linear e logarítmica de quantidades [Linear and logarithmic intuitions of quantity]
Orientador
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2009 - 2009 | Plasticidade cognitiva no diagnóstico precoce da doença de Alzheimer [Cognitive plasticity and the early diagnosis of Alzheimer’s
disease]
Orientador
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2009 - 2009 | Desenvolvimento da consciência fonológica em português [The development of phonological awareness in Portuguese]
Orientador
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2008 - 2008 | A mente enquanto escreve. A automatização da execução motora na composição escrita [The mind while writing. The automatization
of motor execution in written composition]
Orientador
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2008 - 2008 | Composição escrita: da transcrição à qualidade dos textos [Written composition: from transcritpion to text quality]
Orientador
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2008 - 2008 | A influência das emoções no processo de escrita de narrativas [The effect of emotions in the process of composing a narrative]
Orientador
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2008 - 2008 | Desenvolvimento da atenção preparatória [Development of preparatory attention]
Orientador
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2008 - 2008 | Ler numa ortografia de profundidade intermédia: O papel da conversão grafema-fonema em português [Reading in an orthography
of intermediate depth: The role of grapheme/phoneme conversion in Portuguese]
Orientador
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2007 - 2007 | Responsável pela coordenação científica da formação “Linguagem e Literacia: Intervenção Fonológica na Dislexia” (7h), Educação
Contínua FPCE-UP
Orientador
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2007 - 2007 | Aprendizagem musical e sensibilidade prosódica: Estudos comportamentais e electrofisiológicos com adultos e crianças [Musical
training and sensitivity to prosody: Behavioral and electrophysiological studies with adults and children]
Orientador
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2006 - 2006 | Emissão, articulação e percepção da voz cantada [Emission, articulation, and perception of the singing voice]
Orientador
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2005 - 2005 | Aprendizagem da leitura e da escrita em Português Europeu numa perspectiva translinguística [Reading and spelling acquisition
in European Portuguese from cross-language perspective]
Orientador
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2005 - 2005 | Parsing speech and parsing music. Common mechanisms?
Orientador
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2005 - 2005 | O ritmo na música portuguesa e sua comparação com o ritmo da fala [Rhythm in Portuguese music. A comparison with rhythm in
speech]
Orientador
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2003 - 2003 | Reconhecimento de palavras faladas: Abordagem desenvolvimental em Português Europeu (Vols. 1-2) [Spoken word recognition:
A developmental approach in European Portuguese]
Orientador
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2003 - 2003 | O livro: instrumento de comunicação em crianças com necessidades educativas especiais [The book as a communication tool for
children with specific educational needs]
Orientador
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2002 - 2002 | Looking for interference and finding facilitation. Effects of stimulus quality and internally-directed auditory spatial attention
on the simultaneous processing of visual and auditory stimuli
Coorientador
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2002 - 2002 | Limites e processos cognitivos na composição escrita [Limits and cognitive processes in written composition]
Orientador
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2002 - 2002 | Emissão de voz cantada na língua portuguesa [The articulation of European Portuguese in singing]
Orientador
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2002 - 2002 | Percepção de incongruências no contorno entonacional de frases e de melodias por crianças com ou sem treino musical [The perception
of incongruities in the intonational contour of sentences and melodies by children with or without musical training]
Orientador
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2001 - 2001 | Ler e escrever em Português Europeu (Vols. 1-2) [Reading and writing in European Portuguese]
Orientador
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2001 - 2001 | A linguagem em crianças de dois a quatro anos no contexto creche/jardim de infância ou no contexto familiar [Language in 2-
to 4-year-old children attending the nursery school or staying at home]
Orientador
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2000 - 2000 | Processamento de informação em bilíngues Português/Francês [Information processing in Portuguese/French bilinguals]
Coorientador
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2000 - 2000 | A surdez: estratégias de intervenção precoce [Deafness: early intervention strategies]
Orientador
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2000 - 2000 | A linguagem oral como precursora da linguagem escrita [Spoken language as a precursor to written language]
Orientador
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2000 - 2000 | Detecção de atrasos de linguagem em idade pré-escolar: validação do questionário Linguagem e Comportamento aos Três Anos e
Meio [Screening for language delay in pre-school children: validation of the questionnaire Language and Behavior at 3 years
6 months]
Orientador
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1998 - 1998 | Comunicação e linguagem na interacção entre mãe e criança com paralisia cerebral aos dois anos de idade: estudo exploratório
[Communication and language in the interaction between mothers and 2-year-old children with cerebral palsy: exploratory study]
Orientador
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1995 - 1995 | Ler Português: Análise contrastiva da eficiência leitora em alunos do 1º ciclo do Ensino Básico [Reading in Portuguese: comparative
analysis of reading skill in primary school children]
Orientador
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1995 - 1995 | Representação em língua gestual: Tarefa de Stroop com nomeação gestual e amplitude de memória imediata verbal e visuo-espacial
por deficientes auditivo [Representation in sign language: Stroop test with signed naming and verbal immediate memory span
in hearing impaired subjects]
Orientador
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1994 - 1994 | Reconhecimento de palavras faladas em jovens adultos e crianças: dois estudos experimentais [Spoken word recognition by children
and young adults: two experimental studies]
Orientador
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Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
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2011 | Influence de l’apprentissage de la musique sur le traitement phonologique chez des enfants normo-lecteurs et dyslexiques | Julie Chobert (Doutoramento) |
2011 | Cognitive processes underlying reading and naming deficits in dyslexic readers | Susana Araújo (Doutoramento) |
2010 | Plasticidade cognitiva no diagnóstico precoce da doença de Alzheimer [Cognitive plasticity and the early diagnosis of Alzheimer’s disease] | Maria Joana Folha Rodrigues Costa Pais (Doutoramento) |
2010 | O papel da consciência fonémica na aprendizagem da leitura | Isabel Maria Cabrita de Araújo dos Santos Silva (Doutoramento) |
2010 | As intuições linear e logarítmica de quantidades [Linear and logarithmic intuitions of quantity] | João Rui Lago Guimarães Machado Vaz (Mestrado) |
2010 | Efeitos de priming na produção de texto. O papel moderador da empatia e da auto-monitorização | Teresa Limpo (Mestrado) |
2010 | Vocabulário receptivo em idade pré-escolar: Estudo exploratório de adaptação do PPVT-4 para o português europeu | Micaela Alexandra Teixeira da Silva (Mestrado) |
2009 | Construção de instrumentos de avaliação da dislexia de desenvolvimento | Lénia Carvalhais (Doutoramento) |
2009 | A mente enquanto escreve. A automatização da execução motora na composição escrita [The mind while writing. The automatization of motor execution in written composition] | Rui Alexandre Teixeira Alves (Doutoramento) |
2009 | A metáfora na compreensão e interpretação do texto literário | Rosa Maria Baptista Amaral (Doutoramento) |
2009 | Estudo das modificações dos processos mnésicos com a idade: Abordagem integrada no âmbito das Neurociências do Envelhecimento | Maria Vânia Rocha da Silva Nunes (Doutoramento) |
2009 | Desenvolvimento da consciência fonológica em português [The development of phonological awareness in Portuguese] | Ana Margarida Alves Silva Resende (Mestrado) |
2009 | Composição escrita: da transcrição à qualidade dos textos [Written composition: from transcritpion to text quality] | Marta Branco (Mestrado) |
2009 | Desenvolvimento da competência prosódica Focus em crianças com e sem Síndrome de Asperger | Sandra Paula Gonçalves Martins (Mestrado) |
2009 | Adaptação do Profiling Elements of Prosodic Systems - Children (PEPS-C) para o português europeu: Prova de Segmentação | Marisa Gomes Filipe (Mestrado) |
2009 | Desenvolvimento das funções executivas: Uma janela para as funções pré-frontais a criança | Joana Martins Gonçalves Lopes (Mestrado) |
2008 | Pensamento contrafactual e raciocínio causal: Efeito de facilitação recíproca e modelo de integração | Jorge Senos (Doutoramento) |
2008 | Da corrente acústica à palavra: Estádios do processamento da percepção da fala | Tânia Fernandes (Doutoramento) |
2008 | A influência das emoções no processo de escrita de narrativas [The effect of emotions in the process of composing a narrative] | Rui Miguel Fonseca Madureira (Mestrado) |
2008 | Desenvolvimento da atenção preparatória [Development of preparatory attention] | Ana Sofia Ferreira Braga da Costa (Mestrado) |
2008 | Ler numa ortografia de profundidade intermédia: O papel da conversão grafema-fonema em português [Reading in an orthography of intermediate depth: The role of grapheme/phoneme conversion in Portuguese] | Armando César Ferreira Lima (Mestrado) |
2008 | Produção de palavras faladas em Português Europeu. Efeitos de frequência, densidade e frequência de vizinhança | Luís Gonzaga Oliveira (Mestrado) |
2008 | Embocadura do trompetista. As dificuldades de aprendizagem da trompete, os seus efeitos na motivação e prosseguimento de carreira | Fernando Manuel Carvalho Ribeiro (Mestrado) |
2008 | Avaliação do reconhecimento visual em jovens adultos, adultos e idosos | Marta Luísa Gonçalves de Freitas Pereira (Mestrado) |
2008 | Avaliação das funções executivas em pacientes com traumatismo crânio-encefálico | Sylvie Cavaco Ribeiro (Mestrado) |
2008 | Reconhecimento visual de palavras em Português Europeu. Efeitos da densidade de vizinhança e da idade de aquisição | Laura Alzira Pinto Meireles (Mestrado) |
2008 | Estimativas de Idade-de-Aquisição para 1123 palavras em Português Europeu | Manuela Luís das Graças Carvalho Martins Cameirão (Mestrado) |
2008 | Características neuropsicológicas e psiquiátricas de doentes toxicodependentes VIH negativos e VIH positivos | Olga Maria Guedes Fortes (Mestrado) |
2007 | Aprendizagem musical e sensibilidade prosódica: Estudos comportamentais e electrofisiológicos com adultos e crianças [Musical training and sensitivity to prosody: Behavioral and electrophysiological studies with adults and children] | Carlos M. Marques (Doutoramento) |
2007 | Emissão, articulação e percepção da voz cantada [Emission, articulation, and perception of the singing voice] | José de Oliveira Lopes (Doutoramento) |
2007 | Efeitos de um programa de treino metafonológico aplicado a crianças do 1º ano de escolaridade em risco de dificuldades de leitura | Maria Leonor do Coito Araújo (Mestrado) |
2006 | Composição em tempo real de som e imagem na (re)habilitação em crianças com necessidades educativas especiais: Um estudo de caso de uma criança com paralisia cerebral | Maria Van Zeller de Azeredo (Mestrado) |
2006 | Promover a linguagem, promover a saúde | Marina Alexandra Gonçalves Machado (Mestrado) |
2006 | Estudo sobre um problema de conservação musical em crianças entre os seis e os dez anos de idade manipulando as variáveis texto e melodia | Isabel Maria Vieira Gonçalves (Mestrado) |
2006 | Música no bairro de Aldoar: Abordagem a um projecto musical comunitário e às suas consequências a partir da perspectiva dos seus intervenientes | Anabela Maria Pereira Machado Leite (Mestrado) |
2005 | Aprendizagem da leitura e da escrita em Português Europeu numa perspectiva translinguística [Reading and spelling acquisition in European Portuguese from cross-language perspective] | Ana Sucena Santos (Doutoramento) |
2005 | Memória operatória e afecto: Efeitos do estado emocional e da valência de palavras na evocação | Nuno Miguel Soares Gaspar (Doutoramento) |
2005 | Compreensão sintáctica do discurso oral em crianças surdas pré-linguísticas com implantes cocleares | Maria Madalena Belo da Silveira Baptista (Doutoramento) |
2005 | Parsing speech and parsing music. Common mechanisms? | Susana M. Silva (Mestrado) |
2005 | O ritmo na música portuguesa e sua comparação com o ritmo da fala [Rhythm in Portuguese music. A comparison with rhythm in speech] | Isabel I. Matos (Mestrado) |
2005 | Para a compreensão de um envolvimento musical. Experiências de alunos de guitarra clássica e de guitarra jazz no ensino superior | Maria Paula Brandão Airão Marques (Mestrado) |
2004 | Aquisição do ponto e do modo de articulação dos segmentos obstruintes no Português Europeu: Um estudo de caso | Teresa da Costa (Mestrado) |
2003 | Reconhecimento de palavras faladas: Abordagem desenvolvimental em Português Europeu (Vols. 1-2) [Spoken word recognition: A developmental approach in European Portuguese] | Selene Vicente (Doutoramento) |
2003 | Looking for interference and finding facilitation. Effects of stimulus quality and internally-directed auditory spatial attention on the simultaneous processing of visual and auditory stimuli | Martin Schwarte (Doutoramento) |
2003 | O livro: instrumento de comunicação em crianças com necessidades educativas especiais [The book as a communication tool for children with specific educational needs] | Maria Henedina P. Barbosa (Mestrado) |
2003 | Contribuição para o conhecimento do desenvolvimento das crianças desde o nascimento até aos 7-8 anos de idade. Estudo exploratório sobre a aprendizagem musical por díades de alunos em interacção | Henrique José Mendes Neves (Mestrado) |
2003 | A avaliação da aptidão musical. Estudo exploratório do Musical Aptitude Profile de Edwin Gordon | Pedro Miguel Gomes da Costa Varandas (Mestrado) |
2002 | Ler e escrever em Português Europeu (Vols. 1-2) [Reading and writing in European Portuguese] | Inês Gomes (Doutoramento) |
2002 | Characteristics of communicative interactions between children with multiple disabilities and their non-trained teachers: Effects of an intervention process | Isabel Maria Rodrigues Amaral Oliveira (Doutoramento) |
2002 | Limites e processos cognitivos na composição escrita [Limits and cognitive processes in written composition] | Rui Alexandre Alves (Mestrado) |
2002 | Emissão de voz cantada na língua portuguesa [The articulation of European Portuguese in singing] | José de Oliveira Lopes (Mestrado) |
2002 | Percepção de incongruências no contorno entonacional de frases e de melodias por crianças com ou sem treino musical [The perception of incongruities in the intonational contour of sentences and melodies by children with or without musical training] | Carlos Manuel Marques (Mestrado) |
2002 | Aquisição da flexão de número no desenvolvimento morfológico do Português Europeu | Isabel Maria Cabrita de Araújo Leite dos Santos Silva (Mestrado) |
2002 | A memória de trabalho e a aprendizagem da leitura - O loop fonológico | Maria Vânia Rocha da Silva Nunes (Mestrado) |
2001 | A linguagem em crianças de dois a quatro anos no contexto creche/jardim de infância ou no contexto familiar [Language in 2- to 4-year-old children attending the nursery school or staying at home] | Maria Odília Castro (Mestrado) |
2001 | A surdez: estratégias de intervenção precoce [Deafness: early intervention strategies] | Filomena Maria Pacheco A. C. Sobral (Mestrado) |
2001 | A linguagem oral como precursora da linguagem escrita [Spoken language as a precursor to written language] | Helena Alexandra B. Figueiredo (Mestrado) |
2000 | Processamento de informação em bilíngues Português/Francês [Information processing in Portuguese/French bilinguals] | Ana Maria Roza de Oliveira Henriques de Oliveira (Doutoramento) |
2000 | Detecção de atrasos de linguagem em idade pré-escolar: validação do questionário Linguagem e Comportamento aos Três Anos e Meio [Screening for language delay in pre-school children: validation of the questionnaire Language and Behavior at 3 years 6 months] | Maria Emília Moreira de Amorim (Mestrado) |
2000 | Estudo sobre as quedas vocálicas e desestruturações silábicas no Português de Lisboa | Ana Luísa de Melo Cardoso do Amaral (Mestrado) |
2000 | Qualidade da vinculação e funcionamento metacognitivo na criança de idade pré-escolar | Ana Margarida Izeda Mesquita Cardoso (Mestrado) |
1999 | Alguns aspectos lexicais e morfo-sintácticos da Língua Gestual Portuguesa | Maria Madalena Belo da Silveira Baptista (Mestrado) |
1998 | Crianças sobredotadas: Estudos de caracterização | Marcelino Arménio Martins Pereira (Doutoramento) |
1998 | Contributo da neuropsicologia para o estudo das demências | Maria Manuela Gil Guerreiro (Doutoramento) |
1998 | Aquisição da estrutura silábica do português europeu | Maria João dos Reis de Freitas (Doutoramento) |
1998 | Comunicação e linguagem na interacção entre mãe e criança com paralisia cerebral aos dois anos de idade: estudo exploratório [Communication and language in the interaction between mothers and 2-year-old children with cerebral palsy: exploratory study] | Maria Rosa Gonçalves Afonso Marques (Mestrado) |
1998 | Diferenças laterais no tratamento de informação visual | Joaquim Maria Quintino Aires (Mestrado) |
1998 | Cognição visual. Diferenças individuais no tratamento de informação numa população de estudantes universitários | Maria João Ribeiro Santiago de Faria Galvão (Mestrado) |
1998 | Estudo acústico e perceptivo da distinção vocálica Arredondado - Não Arredondado com crianças portuguesas aprendizes de francês L2. Contributo para o estudo da influência de L1 na aquisição de uma L2 | Dulce Mendes Sarroeira (Mestrado) |
1998 | A actividade de manutenução no contexto da indústria dos pneus: Uma abordagem das repressentações na e para a acção. Contributos para a concepção de intervenções formativas e sobre o trabalho | Maria Isabel Fernandes Torres Franchini Oliveira (Mestrado) |
1998 | Memória implícita e explícita na esquizofrenia: Uma abordagem na perspectiva da neuropsicologia cognitiva | António Manuel Pereira Vargas Moniz (Mestrado) |
1998 | Koordination von Information und kognitiven Operationen im Arbeitsgedächtnis | Birgit de Barros Pacheco Seara de Sá (Outro) |
1997 | Estudos sobre categorização: Tipicidade, familiaridade e inclusão como determinantes de categorias semânticas | José Frederico Ferreira Marques (Doutoramento) |
1997 | Avaliação neuropsicológica de diferentes estratégias cognitivas: Estudo de uma população de analfabetos | Alexandra Isabel Dias Reis (Doutoramento) |
1996 | Raisonnement conditionnel: Modèles mentaux et schémas pragmatiques | Ana Cristina Quelhas (Outro) |
1995 | Ler Português: Análise contrastiva da eficiência leitora em alunos do 1º ciclo do Ensino Básico [Reading in Portuguese: comparative analysis of reading skill in primary school children] | Eurico Teófilo Alves M. da Silva (Mestrado) |
1995 | Representação em língua gestual: Tarefa de Stroop com nomeação gestual e amplitude de memória imediata verbal e visuo-espacial por deficientes auditivo [Representation in sign language: Stroop test with signed naming and verbal immediate memory span in hearing impaired subjects] | Maria Espírito Santos Matos (Mestrado) |
1995 | O reconhecimento de fala: Segmentação explícita e implícita dos constituintes da palavra falada | Paulo Ventura Fernandes Rocha (Mestrado) |
1995 | Significado e representação mental das relações semânticas: Análise crítica de modelos teóricos seguida de estudo empírico sobre a interpretação de asserções quantificadas numa tarefa de raciocínio dedutivo | José Augusto Simões Gonçalves Leitão (Mestrado) |
1995 | The story knowledge effect in the early prediction of character’s mental states | Maria Paula de Melo Risques Marques Carneiro (Outro) |
1994 | Compreensão de textos - Análise de alguns factores | Leonor Mendes de Freitas Queirós e Lencastre (Doutoramento) |
1994 | Dificuldades de aprendizagem no início da escolaridade: Estudo psicológico longitudinal | Maria Eugénia Loureiro Polónio F. Duarte Silva (Doutoramento) |
1994 | Reconhecimento de palavras faladas em jovens adultos e crianças: dois estudos experimentais [Spoken word recognition by children and young adults: two experimental studies] | Selene Vicente (Mestrado) |
1993 | Reconhecimento de faces: Estudos experimentais sobre os efeitos da activação na identificação de figuras públicas | Emanuel Pedro Viana Barbas de Albuquerque (Outro) |
1993 | A comparison of English and Brazilian children’s understanding of number: An evaluation of Gelman’s theory | Rosangela Bertelli (Outro) |
1992 | Processamento da informação verbal em bilingues. Estudo experimental dos recursos atencionais | Maria Luísa Sobral Mendes (Mestrado) |
1992 | Subsídios para o estudo da literacia. Contributos para a análise de Prova Piloto de Literacia passada à população portuguesa do 4º ano da escolaridade | Lurdes dos Anjos Fidalgo (Mestrado) |
1990 | Papel dos factores de interacção mãe-filho no crescimento somático do recém-nascido | Pedro Nuno Azevedo Lopes dos Santos (Doutoramento) |
1990 | Contributos para o ensino aprendizagem de conceitos matemáticos elementares | Teresa Maria Pinto da Cruz Barreiros Leal (Outro) |
1990 | Dislexia-Disortografia numa perspectiva psico-sociolinguística: Investigação teórica e empírica | Marcelino Arménio Martins Pereira (Mestrado) |
1990 | Teorias e modelos da emoção. Estudos experimentais sobre a relação entre a tristeza e o reconhecimento verbal numa tarefa de atenção selectiva | Angela Rosa Pinho da Costa Maia (Outro) |
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2020 - Atual | Frontiers in Psychology (Language Sciences) | |
2017 - Atual | Psicologia | Associação Portuguesa de Psicologia |
2012 - Atual | Revista Portuguesa de Psicologia | |
Atual | Journal of Portuguese Linguistics | |
2002 - 2010 | Current Psychology letters: Behaviour, Brain & Cognition | |
2002/01/01 - 2004/12/31 | Reading & Writing: An Interdisciplinary Journal |
Comissão de avaliação
Descrição da atividade Tipo de assessoria |
Instituição / Organização | Entidade financiadora | |
---|---|---|---|
2012 - Atual | Psychology Evaluation Panel | Painel de Avaliação de Psicologia | Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior, Portugal | |
2016 - 2019 | Evaluation Panel on Cognition - Education - Learning (French Agence Nationale de la Recherche, ANR) | Agence nationale de la recherche, França | |
2009/04/01 - 2013/05/31 | External Advisory Committee to Neuromed, Mediterranean Neuroscience Network Project (FP7)
Membro
|
Centre National de la Recherche Scientifique, França | European Union |
2007 - 2010 | Evaluation Panel for Individual PhD and Postdoctoral Grants | Painel de Avaliação para bolsas individuais de doutoramento
e pós-doutoramento (FCT)
Avaliador
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal | |
2007 - 2007 | Evaluation Panel for Postdoctoral Positions in Experimental Psychology | Painel de avaliadores para pós-doutoramento em Psicologia
Experimental/Ciência Cognitiva (Programa Compromisso com a Ciência)
Avaliador
|
Universidade do Minho, Portugal | |
1995 - 1996 | Evaluation Panel in Social Sciences | Painel de Avaliação das Ciências Sociais, Junta Nacional de Investigação Científica | Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal | |
1995 - 1995 | Evaluation Panel in Program of Training and Mobility of Human Resources | Painel de avaliadores do Programa de Formação e
Mobilidade dos Recursos Humanos, Junta Nacional de Investigação Científica
Avaliador
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal |
Consultoria / Parecer
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2019 - 2019 | Grant Reviewer | Israel Science Foundation, Israel |
2017 - 2017 | Grant Reviewer | National Research Council Canada, Canadá |
2017 - 2017 | Grant Reviewer | Wellcome Trust DBT India Alliance, Índia |
2015 - 2015 | Grant Reviewer (Director's Fund) | Universidade de Lisboa Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes, Portugal |
2008 - 2009 | Expert Panel for the National Reading Plan | Plano Nacional de Leitura, Comissão de Peritos do Estudo Psicolinguístico - Níveis de Referência | Ministério da Educação, Portugal |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2013/02/01 - Atual | Neuropsychology | Neuropsicologia | (Mestrado integrado) | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2008/09/15 - Atual | Scientific Writing Seminar | Seminário de Escrita Científica | (Curso de doutoramento (conclusão de unidades curriculares)) | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2008 - Atual | Research Seminar in Psychology (Advanced) | (Doutoramento) | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2007/09 - Atual | Psychology of Language | Psicologia da Linguagem | (Mestrado integrado) | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2007/09 - Atual | Psychology of Thinking | Psicologia do Pensamento | (Mestrado integrado) | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2007 - Atual | Project Seminar in Psychology I and II | Seminário de Projecto I e II | (Mestrado integrado) | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2016 - 2020 | Neuropsychology of Aging | Neuropsicologia do Envelhecimento | (Mestrado) | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2011 - 2020 | Dyslexia and Dyscalculia | Dislexia e Discalculia | (Mestrado integrado) | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2007/09 - 2008/07 | Cognitive Neuropsychology | Neuropsicologia Cognitiva | (Mestrado integrado) | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2006/09 - 2007/07 | Reading Disorders and Dyscalculia | Perturbações da Linguagem Escrita e do Cálculo | (Licenciatura) | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
1989/09 - 2007/07 | Psychology of Language and Cognition| Psicologia da Linguagem e Cognição | (Licenciatura) | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2005/09 - 2006/07 | Introduction to Cognitive Neuropsychology | Introdução à Neuropsicologia Cognitiva | (Licenciatura) | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2000/09 - 2001/02 | Neuropsychology of Language | Neuropsicologia da Linguagem | (Mestrado) | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2000 - 2000 | Language Difficulties in Children | Dificuldades de Aprendizagem da Língua Materna | Outra (Diploma de especialização) | Universidade Aberta, Portugal |
1998/09 - 1999/09 | Psychology of Perception, Learning and Memory | Psicologia da Percepção, Aprendizagem e Memória | (Licenciatura) | Faculdade de Psicolgia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, Portugal |
1989/01 - 1989/05 | Special Topics in Speech Perception | (Mestrado) | Florida Atlantic University, Estados Unidos |
1988/09 - 1989/05 | Cognition | (Mestrado) | Florida Atlantic University, Estados Unidos |
1988/08 - 1988/12 | Human Development | (Outros) | Florida Atlantic University, Estados Unidos |
1980/09 - 1984/07 | Experimental Psychology | Psicologia Experimental | (Licenciatura) | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
1980/09 - 1981/07 | History of Psychology | História da Psicologia | (Outros) | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
1978/12 - 1980/07 | Developmental Psychology | Psicologia do Desenvolvimento | (Outros) | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
Entrevista / Programa (rádio / tv)
Programa | Tema | |
---|---|---|
2006/05/17 - 2006 | 125 Perguntas sobre Ciência, “Porque há períodos críticos na aprendizagem das línguas e da linguagem?” | |
1991/06/21 - 1991 | Nunca mais é sábado |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2018/06/01 - Atual | Society of the Cognitive Science of Culture | |
2005/01 - Atual | Associação Portuguesa de Psicologia Experimental, APPE | |
2003/01 - Atual | Association for Psychological Science, APS | |
2003/01 - Atual | Society for the Scientific Study of Reading, SSSR | |
1994/01 - Atual | Associação Portuguesa de Linguística, APL | |
1990/01 - Atual | European Society for Cognitive Psychology, ESCoP | |
1989/01 - Atual | Sociedade Portuguesa de Psicologia, SPP | |
1986/01 - Atual | International Neuropsychological Society, INS | |
Atual | Ordem dos Psicólogos |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2019 - Atual | Advisory Panel in Social Sciences and Humanities, Portuguese Foundation for Science and Technology | Painel de Acompanhamento das Ciências Sociais e Humanas da FCT | Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal |
2015/03/23 - 2021/02/02 | Directory Board | Direção
Diretor
|
Universidade do Porto Centro de Psicologia, Portugal |
2015 - 2021/02 | Scientific Committee | Conselho Científico
Membro
|
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
1981/01 - 1984/12 | Pedagogical Committee | Conselho Pedagógico
Membro
|
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
Distinções
Prémio
2014 | Best Poster Award, II World Dyslexia Forum (Tânia Fernandes) |
2009 | Ceratonia/CGD Prize 2009 | Prémio Ceratonia/CGD 2009 [Implicit Learning in Dyslexic Children]
Universidade do Algarve, Portugal
|
2006 | CEGOC Prize | Prémio CEGOC 2006 [for ALEPE, Reading Assessment Battery in European Portuguese | Avaliação da Leitura em Português
Europeu]
Centro de Estudos de Gestão e Organização Científica - Técnicos Especialistas Associados, CEGOC-TEA, Portugal
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1980 | Eng. António de Almeida Prize | Prémio Engenheiro António de Almeida
Fundação Eng. António de Almeida, Porto (premiando as melhores classificações nos cursos de licencia, Portugal
|
1970 | Dr. Manuel Laranjeira Prize | Prémio Dr. Manuel Laranjeira
Associação Académica de Espinho (pelas classificações escolares), Portugal
|
Outra distinção
1984 | Gulbenkian Scholarship | Bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian (1984-1987)
Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal
|