???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Fabiana Silva Ribeiro

Nomes de citação

  • Ribeiro, Fabiana

Identificadores de autor

Ciência ID
AF1A-50BD-F94D
ORCID iD
0000-0003-1826-5253
Formação
Grau Classificação
2014/03 - 2019/01/07
Concluído
Psicologia Básica (Doutoramento)
Especialização em Cognição Humana
Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal
"The effects of musical mood induction on working memory performance and physiological responses" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2010 - 2013
Concluído
Master degree in Psychology (Master)
Especialização em Psychology of Development and Learning
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Câmpus de Bauru, Brasil
"O efeito do treino musical sobre a capacidade da memória operacional e da cognição numérica de crianças com discalculia do desenvolvimento" (TESE/DISSERTAÇÃO)
20
2006 - 2010
Concluído
Psicologia (Bachelor)
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Câmpus de Assis, Brasil
"THE MUSIC AND MUSICAL-ARTISTICS WORKSHOPS AS A INSTRUMENT OF MENTAL HEALTH" (TESE/DISSERTAÇÃO)
18
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2014 - 2018 Investigador (Investigação) Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Brasil
2008/10 - 2013 Investigador (Investigação) Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, Brasil

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2013 - 2014 Professor Associado Convidado (Docente Universitário) Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Câmpus de Assis, Brasil
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2014/02/17 - 2018/03/06 The effects of musical mood induction on working memory performance and physiological responses
229520/2013-8
Bolseiro de Doutoramento
2010/08 - 2013/08 O efeito do treino musical sob a capacidade da memória operacional e das habilidades matemáticas de crianças com discalculia do desenvolvimento
11/01907-4
Bolseiro de Mestrado
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Câmpus de Bauru, Brasil
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
Concluído
2008/10 - 2010/10 Conhecimento musicais, habilidades matemáticas e memória operacional em crianças de 9 a 10 anos etários/
08/54970-2
Bolseiro de Iniciação Científica
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Câmpus de Assis, Brasil
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Ribeiro, Fabiana; Santos, Flávia H.; Albuquerque, P. B.; Oliveira-Silva, P.. "Emotional induction through music: Measuring cardiac and electrodermal responses of emotional states and their persistence". Frontiers in Psychology (2019):
  2. Ribeiro, Fabiana; Santos, Flávia H.; Albuquerque, P. B.. "Do emotional stimuli influence working memory processing? A systematic review.". (2019):
    Em revisão
  3. Ribeiro, Fabiana; Albuquerque, P. B.; Santos, Flávia H.. "Relations between emotion and working memory: Evidence from behavioural and psychophysiological studies". Psicologia em Estudo (2018):
  4. Ribeiro, Fabiana; Albuquerque, P. B.; Santos, Flávia H.. "Relações entre emoção e memória operacional: evidências de estudos comportamentais e psicofisiológicos". Psicologia em Estudo (2018):
  5. Ribeiro, Fabiana Silva; Tonoli, Marina Cury; Ribeiro, Diana Pancini de Sá Antunes; Santos, Flávia Heloísa Dos. "Numeracy deficits scrutinized: Evidences of primary developmental dyscalculia.". Psychology & Neuroscience 10 2 (2017): 189-200. http://dx.doi.org/10.1037/pne0000082.
    10.1037/pne0000082
  6. Ribeiro FS; Santos FH. "Enhancement of numeric cognition in children with low achievement in mathematic after a non-instrumental musical training.". Research in developmental disabilities (2017): http://europepmc.org/abstract/med/28107681.
    10.1016/j.ridd.2016.11.008
  7. Silva, Paulo Adilson; Ribeiro, Fabiana Silva; Santos, Flávia Heloísa. "Cognição numérica em crianças com transtornos específicos de aprendizagem". Temas em Psicologia 23 1 (2015): 197-210. http://dx.doi.org/10.9788/tp2015.1-13.
    10.9788/tp2015.1-13
  8. Molina, Juliana; Ribeiro, Fabiana Silva; Santos, Flávia Heloísa; von Aster, Michael. "Cognição numérica de crianças pré-escolares brasileiras pela ZAREKI-K". Temas em Psicologia 23 1 (2015): 123-135. http://dx.doi.org/10.9788/tp2015.1-09.
    10.9788/tp2015.1-09
  9. Santos, Flávia Heloísa Dos; Da Silva, Paulo Adilson; Ribeiro, Fabiana Silva; Dias, Ana Luiza Ribeiro Pereira; Frigério, Michele Cândida; Dellatolas, Georges; von Aster, Michael. "Number Processing and Calculation in Brazilian Children Aged 7-12 Years". The Spanish journal of psychology 15 02 (2012): 513-525. http://dx.doi.org/10.5209/rev_sjop.2012.v15.n2.38862.
    10.5209/rev_sjop.2012.v15.n2.38862
  10. Ribeiro, Fabiana Silva; Santos, Flávia Heloísa Dos. "Treino musical e capacidade da memória operacional em crianças iniciantes, veteranas e sem conhecimentos musicais". Psicologia: Reflexão e Crítica 25 3 (2012): 559-567. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-79722012000300016.
    10.1590/s0102-79722012000300016
  11. Santos, Flávia H.; Silva, Paulo Adilson; Ribeiro, Fabiana; Dellatolas, G.; von Aster, M.. "Development of Numerical Cognition among Brazilian school-aged children". International Journal for Studies in Mathematics Education (2012): http://dx.doi.org/10.17921/2176-5634.2012v5n2p%25p.
Capítulo de livro
  1. Santos, Flávia H.; Ribeiro, Fabiana; Silva, P. A.; Kikuchi, R. S.; Molina, Juliana; Tonoli, M. C.. "Cognição Numérica: Contribuições da Pesquisa à Clínica". In Diálogos sobre ensino-aprendizagem da matemática: abordagens pedagógicas e neuropsicológica., 63-98. Editora Unesp, 2015.
    Publicado
  2. Ribeiro, Fabiana; Silva, P. A.; Santos, Flávia H.. "Padrões de dissociação da Memória Operacional na Discalculia do Desenvolvimento". In Neuropsicologia do desenvolvimento: infância e adolescência. Artes Médicas, 2015.
    Publicado
  3. Ribeiro, Fabiana; Santos, Flávia H.. "Métodos específicos para impulsionar a Memória Operacional.". In Neuropsicologia Hoje, 301-308. Artmed., 2015.
    Publicado
  4. Santos, Flávia H.; Ribeiro, Fabiana; Fejes Filho, H. N.. "Formação em Neuropsicologia Pediátrica na Graduação em Psicologia.". In Processos Clínicos e Saúde Mental, 122-145. Vetor, 2012.
    Publicado
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2018 Musical mood induction: measuring visuospatial working memory capacity and physiological responses. 13º Encontro da Associação Portuguesa de Psicologia Experimental
2017 Music-evoked emotions and its effects on working memory. the International Convention of Psychological Science
2017 Could emotions evoked by a musical mood induction procedure influence working memory performance? the Neuroscience and Music VI: Music, Sound, and Health
2016 Impact of age and sociocultural background in Working Memory. International Meeting of the Psychonomic Society
2016 Musical mood induction procedure on working memory performance: Does Valence matter?. International conference on memory
2015 Enhancement of numeric cognition in children diagnosed with developmental dyscalculia by auditory musical training. Conference of The European Society for the Cognitive Sciences of Music
(Reino Unido)
2015 Longitudinal Study of Numeric Cognition, Short-term and Working Memory in Children: Effects of Musical Training on Cognitive tasks. International Convention of Psychological Science
2014 Changes in working memory and numerical cognition after musical training in children with developmental dyscalculia. The 6 Neurosciences and Music- V-Cognitive Stimulation and Rehabilitation,

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2018 - Atual Psychology of Music
Distinções

Prémio

2012 The best poster: Existem efeitos do treino musical sob a capacidade da memória operacional em crianças?
2010 The best poster: O Treino Musical pode ampliar a capacidade da memória operacional?