Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Joana Isabel Soares Baptista
Nomes de citação
- Baptista, Joana
Identificadores de autor
- Ciência ID
- B312-8864-4134
- ORCID iD
- 0000-0002-7581-3909
- Google Scholar ID
- YH9kj8sAAAAJ
- Scopus Author Id
- 36611279300
Endereços de correio eletrónico
- joana.isabel.baptista@iscte-iul.pt (Profissional)
Moradas
- Avenida das Forças Armadas, 1649-026, Lisboa, Lisboa, Portugal (Profissional)
Websites
- https://ciencia.iscte-iul.pt/authors/joana-baptista/cv (Académico)
- https://scholar.google.com/citations?user=YH9kj8sAAAAJ (Académico)
- https://www.scopus.com/authid/detail.url?authorId=36611279300 (Académico)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Psicologia
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2015 - 2018
Concluído
|
Psychology (Pós-doutoramento)
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
|
|
2007 - 2011
Concluído
|
Psychology (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"From the Institution to the Adoptive Family: Implications for Child Development" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Approved by Unanimity, with distinction |
2001 - 2006
Concluído
|
Psychology (Licenciatura)
Especialização em Educational and Developmental Psychology
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
17/20 |
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2014 - 2018 | Pós-doutorado (Investigação) | Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2018 - Atual | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2012 - 2018 | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Universidade Católica Portuguesa Centro Regional de Braga, Portugal |
2012 - 2013 | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade Lusófona do Porto Faculdade de Psicologia Educação e Desporto, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2023 - Atual | Group Coordinator - Community, Education and Desenvolviment (CED) Research Group | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal | ||
2021 - Atual | Member of the Scientific Committee (Psychology) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal | ||
2020 - 2022 | Director BSc in Psychology | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2023 - Atual | Maternal Touch and the Development of Self-Regulation Among Moderate-to-Late Preterm Infants
2023.02077.BD
Orientador
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
2023 - Atual | Development and validation of a novel observational scale for ADHD assessment during the preschool years
2023.01511.BD
Orientador
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
2022 - Atual | Early parent-infant relationship and the development of executive function during the first year
UI/BD/152571/2022
Orientador
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
2021 - Atual | Resilient trajectories of adolescents in residential care: From risk to protection
2021.06556.BD
Orientador
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
2018 - Atual | A differential susceptibility approach of early social cognition in boys and girls born preterm: The contribution of child
temperament and maternal quality of care
SFRH/BD/132594/2017
Orientador
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
Em curso
|
2015 - 2018 | Differential susceptibility to environment influences: Genes, parenting and self-regulation in preschoolers born preterm
SFRH/BDP/100994/2014
Bolseiro de Pós-Doutoramento
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
2007 - 2011 | From the institution to the adoptive family: Implications for child development
SFRH/BD/38409/2007
Bolseiro de Doutoramento
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
Governo da República Portuguesa Ministério da Ciência Tecnologia e Ensino Superior |
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2023/01 - Atual | All4Children - The Integrated Model of Family Foster Care (MIAF®) to promote high-quality child welfare practices in Portugal
2022.03592.PTDC
Investigador responsável
|
Em curso
|
2021 - Atual | AdoPT-Adoptive Families' Strengths, Difficulties and Service Needs: A Portuguese Follow-up Study
PTDC/SOC-ASO/4158/2020
Investigador
|
|
2023 - 2024 | Families4Children - Protecting the children’s right to live in a family: insights to recruit foster families in Portugal
REF. FP23-1B023
Investigador
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
Fundação 'la Caixa'
Em curso
|
2018 - 2021 | How early adversity does shape brain functioning through DNA methylation? Uncovering the mechanisms of emotional and behavioral
regulatory problems in institutionally-reared adolescents.
POCI-01-0145-FEDER-028228
Investigador
Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2012 - 2015 | Interaction between immune genes and quality of caregiver`s behaviours for child`s attachment outcomes
Investigador
Escola de Psicologia da Universidade do Minho, Portugal
|
Governo da República Portuguesa Ministério da Ciência Tecnologia e Ensino Superior
Concluído
|
2013 - 2014 | Children's Socio-Emotional-Cognitive School Readiness: A Longitudinal Approach to Its Developmental Course During Preschool
Years
PTDC/PSI-EDD/114527/2009
Investigador Pós-doutorado
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
|
Governo da República Portuguesa Ministério da Ciência Tecnologia e Ensino Superior
Concluído
|
2013 - 2013 | Parenting in Intimate Partner Violence Exposure: Physiological and Psychological Predictors
EXPL/MHC-PED/1977/2013
Investigador
Universidade Lusófona do Porto, Portugal
|
Governo da República Portuguesa Ministério da Ciência Tecnologia e Ensino Superior
Concluído
|
2010 - 2013 | Inhibited and indiscriminate attachment disordered behaviours in institutionally-reared children: A multilevel comparison
with autism spectrum disorders and Williams syndrome
Investigador
Escola de Psicologia da Universidade do Minho, Portugal
|
Governo da República Portuguesa Ministério da Ciência Tecnologia e Ensino Superior
Concluído
|
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2023 - Atual | A European consortium to determine how complex, real-world environments influence brain development (ENVIRO-DEV)
CA22111
Investigador
|
Em curso
|
2020/09 - Atual | Multi-sectorial Responses to Child Abuse and Neglect: Incidence and Trends (Cost Action 19106)
Investigador
|
European Union
Em curso
|
2020 - 2021 | Parental visitation and the development of children in care
PNF2020
Investigador responsável
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
Concluído
|
2019 - 2020 | Child development in the context of early adversity
PIN
Investigador responsável
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
PIN-Center for Child Development |
2019 - 2020 | Promoting Preschoolers Executive Function: Pilot Study
PNF2019
Investigador responsável
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
PIN-Center for Child Development
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Edição de livro |
|
Edição de número de revista |
|
Poster em conferência |
|
Prefácio / Posfácio |
|
Website |
|
Outros
Outra produção |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2024 | A importância da investigação científica na implementação do Modelo Integrado de Acolhimento Familiar [The importance of scientific research in the implementation of the Integrated Family Care Model] | Seminário Acolhimento Familiar: O Direito a Crescer em Família
Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (Portugal)
|
2023 | Intervenções psicoeducativas baseadas nas teorias do trauma relacional para cuidadores de crianças com histórias de acolhimento: Uma revisão sistemática [Psychoeducational interventions based on relational trauma theories for caregivers of children with foster care histories: A systematic review] | IV Simpósio Internacional De Acolhimento Familiar
(Brasil)
|
2023 | Porque acreditar no acolhimento familiar de crianças e jovens em perigo [Why believe in the foster care of children and young people] | III Encontro multidisciplinar: A psicologia no sistema de promoção de direitos e proteção de crianças e jovens em perigo
Ordem dos Psicólogos Portugueses [Portuguese Psychologists Association] (Portugal)
|
2022/09 | Early Executive Function and School Readiness | Developmental Psychology Section Annual Conference 2022, British Psychological Society
(Sheffield, Reino Unido)
|
2022 | Emotional and behavioral health among Portuguese toddlers during thecovid-19 crisis: The Impact of social isolation and caregiving distress. | International Congress of Children and Adolescents
(Portugal)
|
2022 | A entrevista Me and My Child: Um contributo para a avaliação da aceitação-rejeição parental [Me and My Child Interview: A contribution for theAssessment of Parental Acceptance]. | International Congress of Children and Adolescents
(Portugal)
|
2022 | Stress pós-traumático: a parentalidade após a neonatologia [Post-Traumatic Stress: Parenting in the NICU] | Reunião Científica: "Pensar em Neonatologia: Da complexidade à essência dos cuidados…" |
2021 | Resilience in Residential Care: A systematic review of factors related to healthy adaptation | EuSARF 2021 - Conference XVI - The perspective of the child |
2021 | Resiliência: uma revisão sistemática dos fatores explicativos de trajetórias adaptativas em adolescentes em Acolhimento Residencial [Resilience: a systematic review on the predictors of adaptative trajectories in adolescents inresidential care] | V International Conference on Childhood and Adolescence |
2021 | Razões para acolher crianças e jovens em perigo: um estudo com umaamostra de adultos na comunidade [Reasons for becoming a foster parent: a study with a community sample] | V International Conference on Childhoodand Adolescence |
2021 | AdoPt Project - Adoptive families' strengths, difficulties and service needs: a Portuguese follow-up study. | International Conference on Adoption Research 7 (ICAR7) |
2020 | Relations between maternal interactive behaviour and preterm infant's stress systems regulation | 6th International Congress of Clinical and HealthPsychology in Children and Adolescents |
2020 | Prematurity and the quality of child interactive behaviour | Trinity Health &Education International Research Conference 2020 |
2020 | Psychometric properties of the UCLA PTSD reaction index for DSM-5: A study with Portuguese caregivers | 6th International Congress of Clinical and HealthPsychology in Children and Adolescents |
2019 | Predicting maternal perception of child vulnerability in a preterm sample: Medical risk or maternal distress? | 5th International Congress of Clinical and Health Psychology on Children and Adolescents |
2019 | Parenting by mothers and fathers: Similar or different in precursors, behavior, and effects | 26th Biennial Meeting of the International Society for the Study of Behavioural Development |
2019 | Predicting maternal perception of child vulnerability in a preterm sample:Medical risk or maternal distress? | 5th International Congress of Clinical andHealth Psychology on Children and Adolescents. |
2019 | Parenting by mothers and fathers: Similar or different in precursors, behavior, and effects. | 26th Biennial Meeting of the International Society for the Study ofBehavioural Development. |
2018 | O desenvolvimento da criança nos primeiros seis anos de vida: Contributos da qualidade da relação mãe-criança e pai-criança [Child development in the first six years of life: Contributions of the quality of the mother-child and father-child relationship] | II Workshop de Intervenção Precoce da USIP: O especial tempo da infância |
2018 | Vinculação e ansiedade: Contributos da teoria e investigação [Attachment and anxiety: theory and research] | Simpósio de Ansiedade do PIN |
2018 | The social and relational world and development of children born preterm | World Prematurity Day 2018 |
2018 | O desenvolvimento da criança em acolhimento residencial e adotada: Contributo dos cuidados relacionais precoces [The development of children in residential and adoption: Contribution of early relational care] | VI Encontro das CPCJ do Norte do Distrito de Leiria |
2018 | Effect of child-caregiver interaction quality on emotional face processing of institutionalized pre-schoolers | World Association for Infant Mental Health (WAIMH) Congress |
2018 | The use of mental-state talk among mothers of preterm infants: The interactive effect of maternal depression and poverty | World Association for Infant Mental Health (WAIMH) Congress |
2018 | Maternal perceptions of child vulnerability in a preterm sample: Relations to child and family factors | World Association for Infant Mental Health (WAIMH) Congress |
2018 | Attachment disordered behaviour in institutionally reared children: the putative role of epigenetic mechanisms | EUSARF 2018 PORTO |
2018 | Can the quality of mother-infant interaction compensate for the adverse effects of prematurity? | 29th Annual NIDCAP Trainers Meeting |
2018 | Effect of child-caregiver interaction quality on emotional face processing of institutionalized pre-schoolers. | World Association for Infant Mental Health(WAIMH) Congress |
2018 | Can the quality of mother-infant interaction compensate for the adverse effects of prematurity? | 29th Annual NIDCAP Trainers Meeting |
2018 | The use of mental-state talk among mothers of preterm infants: The interactive effect of maternal depression and poverty. | World Association for Infant MentalHealth (WAIMH) Congress |
2018 | Attachment disordered behaviour in institutionally reared children: the putative role of epigenetic mechanisms | EUSARF 2018 PORTO |
2018 | Maternal perceptions of child vulnerability in a preterm sample: Relations to child and family factors. | World Association for Infant Mental Health (WAIMH) Congress |
2018 | O desenvolvimento da criança nos primeiros seis anos de vida: Contributos da qualidade da relação mãe-criança e pai-criança [Child development in the first six years of life: Contributions of the quality of the mother-child and father-child relationship] | II Workshop de Intervenção Precoce da USIP: O especial tempo da infância |
2018 | O desenvolvimento da criança em acolhimento residencial e adotada:Contributo dos cuidados relacionais precoces [The development of children inresidential and of adopted children: Contribution of early relational care] | VI Encontro das CPCJ do Norte do Distrito de Leiria |
2018 | Funcionamento Executivo em Crianças em Idade Pré-Escolar: Qualidade doDiscurso e Responsividade Parental [Executive Functioning in Preschool AgeChildren: Parental Responsiveness and Quality of Discourse] | As Aventuras eDesventuras do Comportamento na Infância e na Adolescência |
2017 | Attachment disturbances and emotional/behavioral problems in institutionalized young children: The contribution of early family adversities and of the quality of relational care | 3rd International Congress of Clinical and Health Psychology on Children and Adolescents
(Sevilha, Espanha)
|
2017 | Negative affect in the mother-child relationship in preterm infants: Predictors and later correlates | International Attachment Conference
(Londres, Reino Unido)
|
2017 | Prevenção do Risco: Perspetivas Psicológicas [Risk prevention: psychological perspectives] | Seminário Internacional Tecer a Prevenção – A criança na 1ª linha |
2017 | Social withdrawal behavior in institutionalized infants: Relation with cortisol levels across time in the institution | 3rd International Congress of Clinical and Health Psychology on Children and Adolescents |
2017 | Being a mother of preterm multiples in the context of socioeconomic adversity: Psychological symptoms, daily stress and sensitivity | International Attachment Conference |
2017 | Maternal mental-state talk and psychological symptoms among mothers of infants born preterm | International Attachment Conference |
2017 | The relation between caregiving disorganization and child interactive behaviours: The mediating role of maternal sensitive responsiveness | International Attachment Conference |
2016 | Caregiver´s perception of Inhibited Attachment Disordered Behavior in institutionalized preschool children: Links with child´s early and current relational experiences | IX Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
(Faro, Portugal)
|
2016 | Effect of caregiver responsiveness on emotional face processing of institutionalized preschoolers | IX Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
(Faro, Portugal)
|
2016 | Is the oxytocin receptor gene moderating the association between maternal and child interactive behaviour? | IX Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
(Faro, Portugal)
|
2016 | Social communication difficulties in institutionalized preschoolers: From genes to environmental risk | 15th World Congress of the World Association for Infant Mental Health
(Praga, República Checa)
|
2016 | Early family maltreatment, caregivers’ sensitivity, and disturbed social-emotional behaviors among institutionalized infants | 15th World Congress of the World Association for Infant Mental Health
(Praga, República Checa)
|
2016 | A GxE interaction on the explanation of maternal sensitivity: Is there a plastic role of 5-HTTLPR? | 15th World Congress of the World Association for Infant Mental Health
(Praga, República Checa)
|
2016 | Desenvolvimento mental e retraimento social em bebés nascidos prematuros [Mental development and social withdrawal in preterm infants] | Ser Bebé |
2016 | Impacto diferencial do risco neonatal e do risco psicossocial-familiar na perceção materna do temperamento do bebé nascido prematuro [Neonatal risk and psychosocial-family risk and maternal perception of the temperament of the baby born prematurely] | IX Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia |
2016 | Environment determinants of preschooler's emotional and behavioral problems | XXVII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Psiquiatria da Infância e da Adolescência (APPIA) |
2015 | Examining ADHD symptoms in institutionalized preschoolers: A GxE study | 17th European Conference on Developmental Psychology
(Braga, Portugal)
|
2015 | Executive functioning and academic readiness: The mediating role of social-behavioral adjustment in 5 year-olds | 17th European Conference on Developmental Psychology
(Braga, Portugal)
|
2015 | Inhibited attachment behavior in institutionalized children: Individual, family, and institutional determinants | 17th European Conference on Developmental Psychology
(Braga, Portugal)
|
2015 | O desenvolvimento da criança em acolhimento institucional e adotada: Contributo das experiências pré-institucionais e da qualidade dos cuidados relacionais [The development of children in institutional care and adopted: Contribution of pre-institutional experiences and the quality of relational care] | I Congresso Técnico do Núcleo de Infância e Juventude – Porto. Instituto de Segurança Social. Porto. |
2015 | Validity of the Caregiving Helplessness Questionnaire (CHQ): A study with Portuguese mothers of preschool-aged children | 17th European Conference on Developmental Psychology |
2014 | Multi-method and multi-level assessments of interactions in families with autistic children | 14th World Congress of the World Association for Infant Mental Health
(Edinburgo, Reino Unido)
|
2014 | O papel do funcionamento executivo na prontidão escolar [The role of executive functioning in school readiness] | Seminário Children’s Socio-Emotional-Cognitive School Readiness: A Longitudinal Approach to its Developmental Course during Preschool Years (Escola de Psicologia da Universidade do Minho) |
2013 | Mother-child interaction and attachment in Williams Syndrome | Attachment at Mental Health and Intellectual Disability Conference
(Estoril, Portugal)
|
2013 | Indiscriminate attachment behaviour over the first two years of adoption | 6th International Attachment Conference
(Pavia, Itália)
|
2013 | Estudo longitudinal do desenvolvimento físico e mental da criança adotada e sua relação com experiências prévias à adoção | VIII Congresso Nacional de Investigação em Psicologia
(Aveiro, Portugal)
|
2013 | Desenvolvimento mental e sensibilidade da cuidadora e da mãe por adopção: Diferenças entre crianças retraídas e não retraídas | VIII Congresso Nacional de Investigação em Psicologia
(Aveiro, Portugal)
|
2013 | Comportamentos perturbados de vinculação em crianças institucionalizadas: Impacto da qualidade dos cuidados | VIII Congresso Nacional de Investigação em Psicologia
(Aveiro, Portugal)
|
2013 | Qualidade dos cuidados, desenvolvimento e psicopatologia em crianças institucionalizadas, com autismo e com síndrome de Williams [Quality of care, development and psychopathology in institutionalized children, in children with autism and with Williams syndrome] | VIII Congresso Nacional de Investigação em Psicologia
(Aveiro, Portugal)
|
2013 | Contributo dos comportamentos interativos maternos para a psicopatologia em crianças em risco psicossocial na comunidade | VIII Congresso Nacional de Investigação em Psicologia
(Aveiro, Portugal)
|
2013 | Retraimento social em bebés institucionalizados e qualidade dos cuidados [Social withdrawal in institutionalozed infants and quality of care] | I Seminário Acolhimento Institucional e Saúde Mental, APAC e CPCJ de Barcelos |
2013 | Do acolhimento institucional para a família adotiva: Desenvolvimento da criança e qualidade dos cuidados [From the institution to the adoptive family: Child development and quality of care] | Inhibited and indiscriminate attachment disordered behaviours in institutionally reared children: A multilevel comparison with autism spectrum disorders and Williams syndrome – Escola de Psicologia da Universidade do Minho |
2013 | Contextos de risco ¿ adoção/institucionalização [Risk, adoption and Residential Care] | Encontro temático Contextos de Sobrevivência: Conhecer para Intervir Eficazmente, CPCJ e Rede Social de Valongo |
2013 | Do Centro de Acolhimento Temporário para a família adotiva: implicações no desenvolvimento da criança | Encontro de Investigação em Psicologia da ULP, Universidade Lusófona do Porto |
2013 | Child’s mental development and caregiver/mother narrative competence | 4th International Conference on Adoption Research |
2013 | Development of adopted children: The role of pre-adoption experiences and the quality of mother-child interaction | 4th International Conference on Adoption Research |
2013 | Comportamentos perturbados de vinculação em crianças institucionalizadas:Impacto da qualidade dos cuidados [Disturbed attachment behaviors ininstitutionalized children: Impact of the quality of care] | VIII Congresso Nacionalde Investigação em Psicologia |
2013 | Indiscriminate attachment behaviour over the first two years of adoption | 6thInternational Attachment Conference |
2013 | Estudo longitudinal do desenvolvimento físico e mental da criança adotada esua relação com experiências prévias à adoção [A longitudinal study on thephysical and mental development of adopted children and early experiences] | VIII Congresso Nacional de Investigação em Psicologia |
2013 | Mother-child interaction and attachment in Williams Syndrome. | Attachmentat Mental Health and Intellectual Disability Conference |
2013 | Desenvolvimento mental e sensibilidade da cuidadora e da mãe por adopção: Diferenças entre crianças retraídas e não retraídas [Mental development and institutional caregivers' and adoptive mothers' sensitivity: Differences between children with and without persistent withdrawal symptoms] | VIII CongressoNacional de Investigação em Psicologia. |
2013 | Contributo dos comportamentos interativos maternos para a psicopatologia em crianças em risco psicossocial na comunidade [Contribution of maternal interactive behaviors to psychopathology in children at psychosocial risk in the community] | VIII Congresso Nacional de Investigação em Psicologia |
2013 | Qualidade dos cuidados, desenvolvimento e psicopatologia em criançasinstitucionalizadas, com autismo e com síndrome de Williams [Quality of care,development and psychopathology in institutionalized children, in children with autism and with Williams syndrome] | VIII Congresso Nacional de Investigação em Psicologia |
2012 | Teoria da Vinculação, qualidade da relação criança/professor e sucesso escolar | II Seminário Internacional Contributos da Psicologia em Contextos Educativos
(Braga, Portugal)
|
2012 | Attachment disordered behaviors and behavioral problems in institutionally reared children: Exploring similarities and differences with children with Williams Syndrome | 13th World Congress of the World Association for Infant Mental Health |
2012 | Physical growth, mental development, and social withdrawal: Comparison between adopted and institutionalized children | 13th World Congress of the World Association for Infant Mental Health |
2012 | Impact of the first two years of adoption on child development and mother-child interaction | 13th World Congress of the World Association for Infant Mental Health |
2012 | Disturbances of attachment in community and institutionalized pre-school age children: A comparative study | 13th World Congress of the World Association for Infant Mental Health |
2012 | Developmental trajectories in institutionalized children: Inter- and intra-individual associations with child, family and institutional factors | World Congress of the World Association for Infant Mental Health |
2012 | Teoria da Vinculação, qualidade da relação criança/professor e sucesso escolar [Attachment theory, quality of the child/teacher relationship and school success] | II Seminário Internacional Contributos da Psicologia em Contextos Educativos |
2012 | Attachment disordered behaviors and behavioral problems in institutionally reared children: Exploring similarities and differences with children with Williams Syndrome | 13th World Congress of the World Association for Infant Mental Health |
2011 | Na família adotiva e no CAT: Estudo comparativo do desenvolvimento | IV Encontro sobre Maus Tratos, Negligência e Risco na Infância e na Adolescência |
2011 | Trajetórias de desenvolvimento físico e mental em crianças em Centros de Acolhimento Temporário: Papel dos fatores de risco familiar e do contexto institucional | IV Encontro sobre Maus Tratos, Negligência e Risco na Infância e na Adolescência |
2011 | Desorganização da vinculação: Risco familiar e qualidade dos cuidados no CAT | IV Encontro sobre Maus Tratos, Negligência e Risco na Infância e na Adolescência |
2011 | Disorganization and attachment disorder behaviors in Portuguese institutionally reared children | Biennial Meeting of the Society for Research in Child Development |
2011 | Desenvolvimento físico e mental do CAT para a família adoptiva: O papel da qualidade dos cuidados | I Congresso Internacional de Psicologia do Desenvolvimento |
2011 | Trajetórias de desenvolvimento físico e mental em crianças em Centros de Acolhimento Temporário | I Congresso Internacional de Psicologia do Desenvolvimento |
2011 | Comportamentos perturbados de vinculação em crianças em Centros de Acolhimento Temporário: Papel da prestação de cuidados do contexto institucional | I Congresso Internacional de Psicologia do Desenvolvimento |
2011 | Atividade cardíaca e comportamentos perturbados de vinculação na Situação Estranha: Crianças institucionalizadas | I Congresso Internacional de Psicologia do Desenvolvimento |
2011 | Responsive behaviour: Comparison between adopted and non-adopted dyads | 13th International Conference AIFREF |
2011 | Assessment of maternal responsiveness: The perspective of professionals working with families | 15th European Conference of Developmental Psychology |
2011 | Neuroendocrine functioning and quality of care in Portuguese institutionally-reared children: Preliminary longitudinal findings | Biennial Meeting of the Society for Research in Child Development |
2010 | Development of children placed in institutions: Contributions of individual characteristics, early family context, and institutional experiences | 12th World Congress of the World Association for Infant Mental Health |
2010 | Indiscriminate attachment behavior among institutionally-reared infants: A comparison study with a home-reared group | International Conference on Infant Studies |
2010 | Temperamento e psicopatologia em crianças em idade pré-escolar | n’Os Dias da Psicologia na Universidade Católica |
2010 | Da instituição para a família adoptiva: O desenvolvimento da criança | VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia |
2010 | Desenvolvimento físico, cognitivo, socioemocional e neurobiológico em crianças em Centros de Acolhimento Temporário | VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia |
2010 | Perturbações de vinculação em crianças institucionalizadas | VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia |
2010 | Transmissão intergeracional da vinculação | 5ª Semana de Prevenção dos Maus Tratos Infantis, Associação “Chão dos Meninos” |
2010 | From the institution to the adoptive family: Child’s mental development, temperament, caregiver/mother responsiveness and narrative competence | International Conference on Adoption Research |
2010 | Narrative competence in adopted adolescents | International Conference on Adoption Research |
2010 | Adoption communication openness in confidential adoption and adolescents’ psychological well-being | International Conference on Adoption Research |
2010 | Quality of care and developmental catch-up in Portuguese post institutionalized children | 12th World Congress of the World Association for Infant Mental Health |
2010 | Attachment in institutionally-reared children and caregivers’ narrative competence: Child’s cardiac activity during interactions with the caregiver | 12th World Congress of the World Association for Infant Mental Health |
2010 | Neuroendocrine functioning in relation to other development domains in Portuguese institutionally-reared children: Preliminary longitudinal findings | 12th World Congress of the World Association for Infant Mental Health |
2010 | Disorganization and attachment disordered behaviors in institutionalized infants: Prevalence and associations with quality of care | 12th World Congress of the World Association for Infant Mental Health |
2010 | Avaliação do temperamento aos 13 e aos 24 meses: Validação da versão portuguesa do Infant Characteristics Questionnaire | VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia |
2009 | Attachment in institutionalized infants and caregivers’ narrative competence | International Attachment Conference |
2009 | Attachment and response to stress in institutionalized infants: Association with autonomic activity, cortisol production and temperament | X Jornadas de Apego y Salud Mental |
2009 | An observational measure for assessing indiscriminate attachment behavior: A study with institutionalized and home-reared children | X Jornadas de Apego y Salud Mental |
2009 | The associations between caregiver's narrative competence and children's development: An exploratory study with institutional caregivers, teachers and mothers | 40th International Meeting of the Society for Psychotherapy Research |
2009 | Effects of institutionalization on infants’ physical growth, mental development, temperament, neuro-endocrine, and social-emotional functioning: Preliminary data | 40th International Meeting of the Society for Psychotherapy Research |
2009 | Caregiver’s narrative competence and child development: A comparison study with a normative sample and a risk sample with institutionalized children | 39th Annual Meeting Jean Piaget Society |
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023/01/01 - Atual | Development and validation of a novel observational scale for ADHD assessment during the preschool years
Orientador de Priska Müller
|
Psicologia (Doutoramento)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2023 - Atual | Toque afetivo materno em bebés prematuros moderados a tardios [Maternal affective touch in late preterm infants]
Orientador
|
Master in Community Psychology, Protection of Children and Youth (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2023 - Atual | Perceções acerca do acolhimento familiar em Portugal [Perceptions about Family Foster Care]
Orientador
|
Master in Community Psychology, Protection of Children and Youth (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2023 - Atual | Reação da Criança em Idade Pré-Escolar ao Toque Materno [Preschool Children’s Reaction to Maternal Touch]
Orientador
|
Master in Community Psychology, Protection of Children and Youth (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2023 - Atual | Atitudes sobre os maus-tratos infantis em mães santomenses imigrantes em Portugal [Attitudes about child maltreatment among
imigrant mothers from Sao Tome and Principe]
Orientador
|
Master in Community Psychology, Protection of Children and Youth (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2023 - Atual | Mind-mindedness e sintomas psicológicos em mães de bebés entre os 9 e os 13 meses de idade¿ [Mind-mindedness and psychological
symptoms in mothers of babies between 9 and 13 months of age]
Orientador
|
Master in Community Psychology, Protection of Children and Youth (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2023 - Atual | Avaliação da qualidade das visitas parentais em acolhimento familiar [Assessment of parent-child visits quality in foster
care]
Orientador
|
Master in Community Psychology, Protection of Children and Youth (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2023 - Atual | O funcionamento executivo em crianças prematuras: a influência da qualidade do toque afetivo materno [Executive functioning
in children born preterm: The influence of the quality of maternal affective touch]
Coorientador
|
Master in Clinical Psychology in Childhood and Adolescence (Mestrado)
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
|
2023 - Atual | Capacidades do jogo simbo´lico social de crianc¸as em idade pre´-escolar: influe^ncia da prematuridade e do toque afetivo
materno [Social symbolic play in preschool children: influence of prematurity and maternal affective touch]
Coorientador
|
Master in Clinical Psychology in Childhood and Adolescence (Mestrado)
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
|
2022/01/01 - Atual | Maternal Touch and the Development of Self-Regulation among Moderate-to-Late Preterm Infants
Orientador de Amber Feher
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2021/01 - Atual | Early Parent-Infant Relationship and the Development of Executive Function during the First Year
Orientador de Cláudia Sofia Cardona Azeitão Ramos
|
Doctoral Program in Psychology (Doutoramento)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2020 - Atual | Resilient trajectories of adolescents in residential care: from risk to protection
Coorientador de Micaela Pinheiro
|
Psicologia (Doutoramento)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2018/01/01 - Atual | Saúde e comportamentos relacionados com a saúde em crianças em acolhimento residencial [Health and health-related behaviour
in institutionalized children]
Orientador de Inês Gaudêncio
|
Community Psychology, Protection of Children and Youth at Risk (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2017 - Atual | A differential susceptibility approach of early social cognition in boys and girls born preterm: The contribution of child
temperament and parenting
Orientador de Vanessa Moutinho
|
Psicologia (Doutoramento)
Escola de Psicologia da Universidade do Minho, Portugal
|
2022/09/19 - 2023 | Stress tóxico e resposta emocional materna e paterna ao choro do bebé [Toxic stress and mother's and father's emotional responses
to infant crying]
Orientador de Inês Teixeira Soares de Almeida
|
Master in Community Psychology, Protection of Children and Youth (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2022/09/12 - 2023 | Experiências positivas na infância e resposta emocional dos cuidadores ao choro [Positive childhood experiences and parental
emotional responses to crying]
Orientador de Bárbara Sofia Marques Claro
|
Master in Sciences on Emotions (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2022/03/02 - 2023 | Parentalidade positiva em mães vítimas de maus-tratos na infância [Positive parenting in mothers exposed to childhood maltreatment]
Orientador de Maria José Seabra Silva
|
Master in Community Psychology, Protection of Children and Youth (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2021/10/16 - 2023 | Disrupção em Acolhimento Residencial: Um Estudo sobre a Perspetiva dos Profissionais [Disruption in Residential Care: A qualitative
study about he professionals' perspectives
Orientador de Carolinne Afonso Marques
|
Master in Community Psychology, Protection of Children and Youth (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2021/11/11 - 2022 | Regulação emocional em adultos expostos a mau trato na infância [Emotional regulation in adults exposed to childhood maltreatment]
Orientador de Christina Stella Zola Jacob
|
Master in Sciences on Emotions (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2021/10/23 - 2022 | Motivações e Perceções acerca do Acolhimento Familiar em Portugal [Motivations and Perceptions about Foster Care in Portugal]
Orientador de Luísa Weyerhauser Pereira
|
Master in Community Psychology, Protection of Children and Youth (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2021/10/23 - 2022 | Impacto da pandemia por COVID-19 no desenvolvimento socioemocional de bebés e crianças [Impact of the COVID-19 pandemic on
the socio-emotional development of infants and children]
Orientador de Beatriz Gonçalves da Silva
|
Master in Social and Organizational Psychology (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2021/03/08 - 2021/12/16 | Experiência subjetiva do parto: associações com o bem-estar emocional da mulher e com os cuidados prestados no parto [Subjective
experience of childbirth: associations with women's emotional well-being and care provided during childbirth]
Orientador de Geórgia Gabriella Carvalho da Silva
|
Master in Sciences on Emotions (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2020/11/25 - 2021/12/16 | Qualidade de Vida Relacionada com a Saúde em Crianças em Acolhimento Residencial [Health-Related Quality of Life in Children
in Residential Care]
Orientador de Inês Maria Batista Gaudêncio
|
Master in Community Psychology, Protection of Children and Youth (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2021/03/08 - 2021/11/19 | Autorregulação parental em pais ex-acolhidos e em pais nunca acolhidos expostos a experiências de adversidade precoce [Parental
self-regulation in post institutionalized adults and exposed to early adversity experiences]
Orientador de Vânia Alexandra Gonçalves Pires
|
Master in Community Psychology, Protection of Children and Youth (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2020/11/10 - 2021/11/19 | Aceitação parental e vinculação em mães vítimas de mau trato na infância [Parental acceptance and attachment in mothers exposed
to early maltreatment]
Orientador de Adriana Filipa Jourdan Carrolino
|
Master in Community Psychology, Protection of Children and Youth (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2020/11/03 - 2021/11/19 | Brief Infant-Toddler Social and Emotional Assessment (BITSEA): Estudo de Validação para a População Portuguesa [Brief Infant-Toddler
Social and Emotional Assessment (BITSEA): Portuguese validation study]
Orientador de Patrícia Bettencourt Preto de Freitas Lopes
|
Master in Community Psychology, Protection of Children and Youth (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2020/11/19 - 2021/09/09 | Sintomas de perturbação de stress pós-traumático e problemas com os pares em crianças e adolescentes expostos a maus-tratos
[Post-traumatic stress disorder symptoms and peer problems in children and adolescents exposed to maltreatment]
Orientador de Sara Giuffre
|
GLOBAL-MINDS _ Erasmus Mundus in Psychology of Global Mobility, Inclusion and Diversity in Society (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2020/11/09 - 2021/07/22 | O teletrabalho durante a pandemia (COVID-19): Um estudo com mulheres acerca da articulação com a família e as estratégias
de coping [Telework during the pandemic (COVID-19): A study with women about work-family balance and coping strategies]
Coorientador de Rita Francisca Buinho Pires Neves
|
Master in Social and Organizational Psychology (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2020/12/31 - 2020/12/31 | Desenvolvimento e Qualidade dos Cuidados em Crianças em Acolhimento Residencial na Beira, Moçambique [Development and Quality
of Care for Children in Residential Care in Beira, Mozambique]
Coorientador de Paulo Bulaque
|
Psicologia (Doutoramento)
Escola de Psicologia da Universidade do Minho, Portugal
|
2019/11/27 - 2020/12/22 | Contactos com a família biológica e o funcionamento emocional e comportamental de crianças em acolhimento residencial: um
estudo exploratório [Contacts with the biological family and the emotional and behavioral functioning of children in residential
care: an exploratory study]
Orientador de Eva Santos Cabral
|
Master in Community Psychology, Protection of Children and Youth (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2019/11/27 - 2020/12/22 | Problemas de atenção e hiperatividade em crianças em acolhimento residencial e em crianças da comunidade expostas à adversidade
[Attention problems and hyperactivity in children in residential care and in community children exposed to adversity]
Orientador de Vítor Hugo Alves Serrão
|
Master in Community Psychology, Protection of Children and Youth (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2019/11/27 - 2020/11/18 | Estudo das Propriedades Psicométricas do UCLA PTSD Reaction Index for DSM-5 - Versão para Pais/Cuidadores [Study of the Psychometric
Properties of the UCLA PTSD Reaction Index for DSM-5 - Parent/Career Version]
Orientador de Cláudia Sofia Cardona Azeitão Ramos
|
Master in Community Psychology, Protection of Children and Youth (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2019/01/01 - 2020/01/01 | Jogo social simbólico e o efeito preditor da sensibilidade materna: um estudo com crianças prematuras em idade pré-escolar
[Social symbolic play and the predictive effect of maternal sensitivity: a study with preterm children in preschool age]
Orientador de Cindy Rego Sá
|
Mestrado Integrado em Psicologia (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2019/10/01 - 2019/11/08 | Crenças acerca da parentalidade sensível na deficiência [Beliefs about sensitive parenting and child disability]
Orientador de Leonor Anachorêta Matoso Pereira da Silva
|
Master in Community Psychology, Protection of Children and Youth (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2018/01/01 - 2019/01/01 | Autorregulação em crianças nascidas prematuras: Relação com a qualidade do discurso materno [Self-regulation in children
born preterm: relation to the quality of maternal discourse]
Orientador de Sofia Pádua
|
Applied Psychology (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2018/01/01 - 2019/01/01 | Funcionamento neuroendócrino, psicopatologia materna e os comportamentos interativos em bebés prematuros [Neuroendocrine
functioning, maternal psychopathology and the interactive behaviors of preterm infants]
Coorientador de Ana Cristina Bernardo
|
Psychology (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2018/01/01 - 2019/01/01 | Superproteção parental e problemas emocionais e de comportamento em crianças nascidas prematuras [Parental overprotection
and emotional and behavioral problems in child born preterm]
Orientador de Catarina Magalhães
|
Applied Psychology (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2018 - 2019 | Cuidados relacionais e comportamentos interativos de crianças em acolhimento residencial: Estudo longitudinal [Relational
care and child’s interactive behaviors in residential care: longitudinal study]
Coorientador de Cátia Molho
|
Psychology (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2018 - 2019 | Relação entre a corticoterapia e o contributo dos comportamentos interativos maternos em crianças nascidas prematuramente
[Corticosteroid therapy and the quality of maternal interactive behaviors in prematurely born children]
Coorientador de Maria Sousa de Freitas
|
Psychology (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2016 - 2017 | O contributo do discurso materno para o desenvolvimento mental e social de bebés prematuros [Contribution of the quality of
maternal care to the mental development and social withdrawal in preterm infants]
Orientador de Ana Cláudia Silva
|
Applied Psychology (Mestrado)
Escola de Psicologia da Universidade do Minho, Portugal
|
2015/01/01 - 2016/01/01 | O papel moderador do temperamento na relação entre o desamparo materno e a desorganização da vinculação [Relations between
maternal helplessness, negative affectivity and attachment representation among preschoolers]
Coorientador de Márcia Silva
|
Applied Psychology (Mestrado)
Escola de Psicologia da Universidade do Minho, Portugal
|
2014 - 2015 | Representação da vinculação, qualidade do discurso e interação pai-criança e referência a estados mentais: Relação com a
teoria da mente da criança [Attachment representations, quality of speech and parent-child interaction and reference to mental
states: relationship with children's Theory of Mind]
Coorientador de Diana Sousa
|
Psychology (Mestrado)
Escola de Psicologia da Universidade do Minho, Portugal
|
2014 - 2015 | Psychometric qualities study of Caregiving Helplessness Questionnaire (CHQ) to caregiving evaluation of Portuguese mothers
of preschool-aged children
Coorientador de Carolina Toscano
|
Psychology (Mestrado)
Escola de Psicologia da Universidade do Minho, Portugal
|
2013 - 2014 | Problemas de internalização e de externalização em crianças em acolhimento institucional e em risco psicossocial da comunidade
[Internalization and externalization problems in children of the community in psychosocial risk and in institutional care]
Coorientador de Elisa Lacerda
|
Psychology (Mestrado)
Escola de Psicologia da Universidade do Minho, Portugal
|
2013 - 2014 | Narrativas de vinculação, desenvolvimento e psicopatologia em crianças institucionalizadas e em risco na comunidade [Attachment
narratives, development, and psychopathology in institutionalized children and in children at risk in the community]
Coorientador de Carla Ravazzini
|
Clinical and Health Psychology (Mestrado)
Escola de Psicologia da Universidade do Minho, Portugal
|
2012 - 2014 | O papel da vinculação e do temperamento: Um estudo sobre problemas de emocionais e comportamentais em crianças em idade escolar
[Emotional and behavior problems in school-aged children: The role of attachment and child temperament]
Orientador de Maria Roças
|
Clinical and Health Psychology (Mestrado)
Universidade Lusófona do Porto, Portugal
|
2012/01/01 - 2013/01/01 | Identificação, diagnóstico e intervenção precoce na deficiência auditiva: A importância da participação dos educadores de
infância e dos auxiliares de ação educativa [Identification, diagnosis and early intervention in hearing loss: The importance
of the participation of the staff in early childhood education]
Orientador de Luiza Valladares
|
Special Education (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2013 - 2013 | Comportamento pró-social em idade escolar: O contributo da qualidade da relação mãe-criança e pai-criança [Prosocial behavior
at school age: The contribution of the quality of the mother-child and father-child relationship]
Orientador de Luciana Oliveira
|
Clinical and Health Psychology (Mestrado)
Universidade Lusófona do Porto, Portugal
|
2012 - 2013 | Qualidade da relação professor-criança: Do indivíduo ao contexto [The quality of the teacher-child relationship: Individual
and contextual factors]
Orientador de Carla Verdial de Sousa
|
Clinical and Health Psychology (Mestrado)
Universidade Lusófona do Porto, Portugal
|
2012 - 2013 | A qualidade da relação professor-aluno em crianças com Perturbação do Espectro do Autismo [The quality of the teacher-student
relationship in children with Autism Spectrum Disorder]
Orientador de Ana Guedes
|
Clinical and Health Psychology (Mestrado)
Universidade Lusófona do Porto, Portugal
|
2012 - 2013 | Práticas educativas parentais e crenças sobre punição física: Um estudo sobre a ansiedade na criança em idade escolar [Parental
educational practices and beliefs about physical punishment and child anxiety ]
Orientador de Patrícia Correia
|
Clinical and Health Psychology (Mestrado)
Universidade Lusófona do Porto, Portugal
|
2012 - 2013 | Perturbação Reativa de Vinculação e competências socias em crianças institucionalizadas [Reactive Attachment Disorder and
social skills in institutionalized children]
Orientador de Eliana Consciência
|
Clinical and Health Psychology (Mestrado)
Universidade Lusófona do Porto, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2024 - 2024 | Round table Dilemas na intervenção com famílias no Sistema de Promoção e Proteção de Crianças e Jovens nos contextos de Portugal
e Brasil [Dilemmas in the intervention with families in in child welfare and protection in Portugal and Brazil] (2024)
Mesa-redonda (Coorganizador)
|
|
2023/06/15 - 2023/06/15 | Seminário Acolhimento Familiar: Construindo pontes entre Prática, Ciência e Políticas Públicas [Seminar Family Foster Care
: Building bridges between Practice, Science and Public Policies] (2023/06/15)
Seminário (Presidente da Comissão Organizadora)
|
|
2013 - 2013 | I Congresso de Psicologia da Universidade Lusófona do Porto – POP Psychology – Pathways on Psychology
- Percursos, Oportunidades e Projetos em Psicologia (2013)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2024 | Impactos da depressão pós-parto no desenvolvimento psicomotor de bebés brasileiros durante a pandemia COVID-19
Arguente
|
Simone Guadagnin (Mestrado)
Universidade Presbiteriana Mackenzie, Brasil
|
2023/09/14 | Autorregulação e vinculação no primeiro ano de vida do bebé nascido de muito e extremo pré-termo
Arguente principal
|
Sandra Celeste Faria Antunes Alves (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
|
2023 | Preditores do envolvimento escolar da criança com e sem problemas de internalização no 1.º ciclo: o papel dos pais e da relação
professor-aluno
Arguente principal
|
Ana Raquel Ribeiro (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
|
2023 | A Colaboração entre os Serviços de Promoção e Proteção de Crianças e Jovens em Risco e os Serviços de Intervenção Precoce
na Infância
Arguente principal
|
Filipa Maria de Sousa Afonso (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2023 | A importância de cuidar de quem cuida: influência dos Fatores de Risco Psicossociais na Qualidade de Vida Profissional em
profissionais das Comissões de Proteção de Crianças e Jovens
Arguente principal
|
Beatriz Lima Fonseca (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2022 | Microdynamics of interpersonal coordination: a microanalytic perspective on the development of turn-taking
Arguente principal
|
Vladimiro Lourenço (Doutoramento)
Escola de Psicologia da Universidade do Minho, Portugal
|
2022 | Colorir o espectro: A integração organizacional de indivíduos com Perturbação do Espectro do Autismo em Portugal
Presidente do júri
|
Nádia Marques (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2022 | Caracterização dos estilos parentais por jovens NEEF: Um estudo qualitativo
Presidente do júri
|
Joana Vaz (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2022 | Experiências de parentalidade na infância e práticas parentais atuais: o papel mediador da ansiedade e depressão
Arguente principal
|
Madalena Martins Simões Guimarães (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2021 | Relação entre a qualidade do toque materno e o processamento neural do toque afetivo em bebês aos 6 meses de idade [Relationship
between the quality of maternal affective touch infants' neural processing at 6-month-old ]
Arguente
|
Juliana Bencini Nicoletti Camillo (Mestrado)
Universidade Presbiteriana Mackenzie, Brasil
|
2021 | Abuso e Negligência Infantil: O Papel da Sintomatologia Psicopatológica Materna nas Práticas Abusivas e Negligentes [Child
Abuse and Neglect: The Role of Maternal Psychopathological Symptomatology in Abusive and Neglectful Practices]
Arguente principal
|
Inês Ferreira da Silva (Mestrado) |
2021 | Perceções e conhecimentos sobre o acolhimento familiar no contexto português: um estudo com uma amostra da comunidade [Perceptions and knowledge about foster care in the Portuguese context: a study with a sample of the community] | Gabriela Beja Gaspar Ribeiro (Mestrado) |
2021 | Representações de vinculação e autoconceito em idade pré-escolar [Attachment representations and self-concept in preschool
age]
Arguente
|
Dália Sofia Centeio Nobre (Mestrado) |
2021 | O envolvimento do pai em atividades de cuidados e socialização. Associações com a regulação emocional de crianças em idade
pré-escolar [Father's involvement in care and socialization. Associations with emotion regulation in preschool-age children]
Arguente
|
Ana Lucia Gonzaga da Silva (Mestrado) |
2020/07/21 | O Funcionamento Reflexivo em Crianças Adotadas: Relação com a Competência Social [Reflective Functioning in Adopted Children:
Relation with Social Competence]
Arguente principal
|
Carla Filipa Cruz Ramos (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2020 | Experiências de vitimação na infância e práticas parentais atuais: o papel mediador da ansiedade e depressão [Childhood victimization
experiences and current parenting practices: the mediating role of anxiety and depression]
Arguente
|
Inês Sofia Botelho Martins (Mestrado) |
2020 | Ser Família de Acolhimento: Representações, Facilitadores e Barreiras Percebidos [Being a Foster Family: Representations, Facilitators and Perceived Barriers] | Catarina Fontes Anjos (Mestrado) |
2020 | Interparental conflict and emerging adults’ romantic relationships: the role of emotional dysregulation and relationship commitment
Arguente
|
Mariana Baeta Matoso (Mestrado) |
2018 | Selo Protetor- Uma análise compreensiva com base nas candidaturas ao Selo
Arguente principal
|
Maria Madalena Lameiras Campos Ferreira (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2017 | Interação mãe-bebé: Relação com a idade gestacional do bebé [Mother-infant interaction: relation with gestational age]
Arguente principal
|
Elen Particheli (Mestrado)
Escola de Psicologia da Universidade do Minho, Portugal
|
2016 | Contextos e expectativas individuais no processo de transição para a vida ativa
num jovem com ataxia
Arguente principal
|
Maria da Silva (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Centro Regional de Braga, Portugal
|
2016 | Problemáticas de sinalização de crianças e jovens em perigo: Perfil psicológico dos progenitores [Signaling of children and
young people in danger and parents' psychological profile]
Arguente principal
|
Renata Moura (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique Departamento de Psicologia e Educação, Portugal
|
2016 | Sintomas psicopatológicos em progenitores de crianças e jovens em perigo: Sua relação com acontecimentos adversos de vida,
vulnerabilidade ao stress e resiliência [Psychopathological symptoms in parents of children and youth at risk: Their relationship
with adverse life events, vulnerability to stress and resilience]
Arguente principal
|
Jéssica Ferreira (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique Departamento de Psicologia e Educação, Portugal
|
2014 | Sensibilidade materna em vítimas de violência nas relações de intimidade: Uma abordagem neurofisiológica [Maternal sensitivity
and intimate partnership violence: a neurophysiological approach]
Arguente principal
|
Marisa Esteves (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2014 | Projetos de vida de adolescentes institucionalizados [The life project of adolescents in residential care]
Arguente principal
|
Raquel Bastos (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique Departamento de Psicologia e Educação, Portugal
|
2014 | Contributos da expressão dramática na PHDA
Arguente principal
|
Sónia Sousa (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Centro Regional de Braga, Portugal
|
2013 | Configurações e narrativas de risco e resiliência: Análise de contextos de desenvolvimento e estórias de vida em adolescentes
institucionalizados [Risk and resilience and narratives: Analysis of developmental contexts and life stories in institutionalized
adolescents]
Arguente principal
|
Yenny Maria Rodrigues Pestana (Mestrado)
Universidade Lusófona do Porto, Portugal
|
2012 | Dificuldades e potencialidades nas competências pré-leitoras e hábitos de leitura familiar: Um estudo exploratório com um
grupo de crianças do ensino pré-escolar
Arguente principal
|
Elvira Manuela Almeida Santos (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Centro Regional de Braga, Portugal
|
2012 | A inclusão de crianças com Perturbação do Espectro do Autismo
Arguente principal
|
Maria Deolinda da Silva Faria (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Centro Regional de Braga, Portugal
|
2012 | Ambiente familiar, processos reguladores e resiliência em jovens adolescentes
Arguente principal
|
Patrícia Gil do Bem (Mestrado)
Universidade Lusófona do Porto, Portugal
|
2012 | O impacto psicológico dos maus-tratos em crianças e jovens [The psychological impact of abuse on children and young people]
Arguente principal
|
Paula Cristina Queirós Ferreira (Mestrado)
Universidade Lusófona do Porto, Portugal
|
2012 | Estudo sobre os efeitos dos maus-tratos infantis na depressão, ansiedade e raiva [The effects of maltreatment on anxiety,
depression and anger]
Arguente principal
|
Emília Susana Moreira de Sousa (Mestrado)
Universidade Lusófona do Porto, Portugal
|
2012 | Inclusão de uma aluna com autismo pertencente à comunidade cigana no ensino regular: Estudo de caso numa escola de Viana do
Castelo
Arguente principal
|
Daniela Alves Silva Miranda (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Centro Regional de Braga, Portugal
|
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2023/05/18 - 2023/05/19 | XVIII PhD Meeting in Psychology - Building Bridges: Psychology in an interconnected, unequal and changing world | |
2023 - 2023 | International Congress Risk, danger and family resilience– Intersecting voices in intervention and research | University of Lisbon; Santa Casa da Misericórdia de Lisboa |
2022/05/19 - 2022/05/20 | XVII PhD Meeting in Psychology - Into the unknown: Psychology in the making | |
2019 - 2019 | 2019 SRCD Biennial Meeting | Baltimore |
2017 - 2017 | 2017 SRCD Biennial Meeting | Austin |
2015 - 2015 | 2015 SRCD Biennial Meeting | Philadelphia |
Comissão de avaliação
Descrição da atividade Tipo de assessoria |
Instituição / Organização | Entidade financiadora | |
---|---|---|---|
2021 - Atual | External evaluator of MSc dissertation proposals in Developmental Disorders at Mackenzie Presbyterian University [students
Juliana Bencini Nicoletti Camillo; Simone Moraes de Avila].
Avaliador
|
Universidade Presbiteriana Mackenzie, Brasil | |
2019 - Atual | Review of applications to PhD programmes and monitor the progress reports of PhD students at Iscte.
Membro
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal | |
2023/04 - 2023/04 | External evaluator of MSc dissertation proposals in Educational Psychology at the University of Beira - Licungo, Mozambique]
Avaliador
|
||
2018 - 2020 | Monitoring progress reports for doctoral students at the School of Psychology at the University of Minho [student Carolina
Toscano]
Avaliador
|
Escola de Psicologia da Universidade do Minho, Portugal |
Consultoria / Parecer
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2021 - Atual | Member of the Scientific Technical Committee of the ProChild CoLAB Integrated Family Care Model | |
2018 - 2018 | Consultant for the development of the Irish Neonatal Care "Back to Basis: Bonding and Attachment in the Neonatal Care" Booklet |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2024/02 - 2024/07 | Avaliação Psicológica [Psychological Assessment] | Licenciatura em Psicologia (Licenciatura) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2024/02 - 2024/07 | Adopção, Acolhimento Familiar e Residencial e Desenvolvimento da Criança [Adoption, Family and Residential Care and Child Development] | Mestrado em Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2024/02 - 2024/07 | Avaliação e Intervenção em Famílias de Risco [Assessment and Intervention in Families at Risk] | Mestrado em Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2023/09 - 2024/01 | Psicopatologia e Avaliação Clínica [Psychopathology and Clinical Assessment] | Curso Institucional em Escola de Ciências Sociais e Humanas (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2023/09 - 2024/01 | Seminário de Investigação em Psicologia - Metodologias Avançadas [Research Seminar in Psychology - Advanced Methodologies] | Doutoramento em Psicologia (Doutoramento) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2023/09 - 2024/01 | Tese em Psicologia [Thesis in Psychology] | Doutoramento em Psicologia Social de Lisboa (Doutoramento) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2023/09 - 2024/01 | Estágio em Psicologia Comunitária [Internship in Community Psychology] | Mestrado em Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2023/02 - 2023/07 | Avaliação e Intervenção em Famílias de Risco [Assessment and Intervention in Families at Risk] | Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2023/02 - 2023/07 | Avaliação Psicológica [Psychological Assessment] | Psicologia (Licenciatura) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2023/02 - 2023/07 | Adopção, Acolhimento Familiar e Residencial e Desenvolvimento da Criança [Adoption, Family and Residential Care and Child Development] | Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2022/09 - 2023/01 | Estágio em Psicologia Comunitária [Internship in Community Psychology] | Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2022/09 - 2023/01 | Seminário de Investigação em Psicologia - Metodologias Avançadas [Research Seminar in Psychology - Advanced Methodologies] | Psicologia (Curso de doutoramento (conclusão de unidades curriculares)) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2022/09 - 2023/01 | Tese em Psicologia [Thesis in Psychology] | Psicologia (Curso de doutoramento (conclusão de unidades curriculares)) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2022/09 - 2023/01 | Avaliação Psicológica da Criança e do Adulto [Psychological Assessment of Children and Adults] | Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2022/09 - 2023/01 | Teorias da Personalidade [ Theories of Personality] | Serviço Social (PL) (Licenciatura) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2022/02 - 2022/07 | Adopção, Acolhimento Familiar e Residencial e Desenvolvimento da Criança [Adoption, Family and Residential Care and Child Development] | Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2022/02 - 2022/07 | Avaliação Psicológica [Psychological Assessment] | Psicologia (Licenciatura) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2022/02 - 2022/07 | Avaliação e Intervenção em Famílias de Risco [Assessment and Intervention in Families at Risk] | Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2022/02 - 2022/07 | Avaliação e Intervenção em Famílias de Risco [Assessment and Intervention in Families at Risk] | Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2022/02 - 2022/07 | Avaliação Psicológica [Psychological Assessment] | Psicologia (Licenciatura) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2022/02 - 2022/07 | Ciclo de Conferências em Psicologia Ou Outras Ciências Sociais e Humanas [Cycle of Conferences on Psychology or Other Social and Human Sciences] | Psicologia (Curso de doutoramento (conclusão de unidades curriculares)) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2021/09 - 2022/01 | Avaliação Psicológica da Criança e do Adulto [Psychological Assessment of Children and Adults] | Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2021/09 - 2022/01 | Teorias da Personalidade [ Theories of Personality] | Serviço Social (PL) (Licenciatura) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2021/02 - 2021/07 | Adopção, Acolhimento Familiar e Residencial e Desenvolvimento da Criança [Adoption, Family and Residential Care and Child Development] | Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2021/02 - 2021/07 | Ontogénese das Emoções [Ontogenesis of Emotions] | Ciências em Emoções (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2021/02 - 2021/07 | Avaliação e Intervenção em Famílias de Risco [Assessment and Intervention in Families at Risk] | Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2021/02 - 2021/07 | Avaliação Psicológica [Psychological Assessment] | Psicologia (Licenciatura) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2020/09 - 2021/01 | Legislação, Organização e Competências dos Serviços de Intervenção Social e com Crianças e Jovens em Risco e Perigo [Law and child welfare services for children and young people in danger] | Escola de Ciências Sociais e Humanas (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2020/09 - 2021/01 | Definição, Sinalização e Avaliação de Crianças em Situação de Mau Trato e Negligência [Definition, Signaling and Assessment of Child Maltreatment] | Escola de Ciências Sociais e Humanas (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2018/09 - 2019/01 | Dissertação em Ciências em Emoções [Dissertation in Science in Emotions] | Ciências em Emoções (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2018/09 - 2019/01 | Dissertação em Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco [Dissertation in Community Psychology, Protection of Children and Youth at Risk] | Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2018/09 - 2019/01 | Psicologia Comunitária [Community Psychology] | Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2018/09 - 2019/01 | Legislação, Organização e Competências dos Serviços de Intervenção Social e com Crianças e Jovens em Risco e Perigo [Law and child welfare services for children and young people in danger] | Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2018/09 - 2019/01 | Psicologia Comunitária [Community Psychology] | Psicologia Social da Saúde (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2019 - 2019 | A avaliação psicológica em contexto dos processos relativos às famílias e às crianças [Psychological Assessments for Family Proceedings] | Psicologia Judiciária | Centro de Estudos Judiciários, Portugal |
2018 - 2018 | Vinculação e resiliência em crianças expostas à adversidade: Contributos da investigação e implicações para a prática [Attachment and resilience in children exposed to adversity: Research contributions and implications for practice] | Psicologia Judiciária | Centro de Estudos Judiciários, Portugal |
2018 - 2018 | Vinculação: Teoria, Avaliação e Implicações Clínicas [14 hours course - Attachment: Theory, Assessment and Clinical Implications] | Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Portugal | |
2017 - 2018 | Avaliação e Intervenção com Crianças e Adolescentes [Assessment and Intervention with Children and Adolescents] | Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde (Mestrado) | Universidade Católica Portuguesa Centro Regional de Braga, Portugal |
2017 - 2017 | O desenvolvimento da criança em acolhimento residencial: Fatores de risco e de proteção [Child development in residential care: Risk and protective factors] | Making Braga-Contrato Local de Desenvolvimento Social de Braga | |
2016 - 2017 | Neuropsicologia Aplicada à Clínica e à Saúde [Neuropsychology Applied to Clinical and Health] | Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde (Mestrado) | Universidade Católica Portuguesa Centro Regional de Braga, Portugal |
2016 - 2017 | Avaliação e Intervenção com Crianças e Adolescentes [Assessment and Intervention with Children and Adolescents] | Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde (Mestrado) | Universidade Católica Portuguesa Centro Regional de Braga, Portugal |
2016 - 2016 | Neurociência e vinculação [Neuroscience and Attachment] | Curso pós-graduado Aperfeiçoamento sobre as ciências do bebé e da família | Fundação Brazelton/Gomes Pedro, Portugal |
2016 - 2016 | A importância dos cuidados relacionais precoces para o desenvolvimento social e emocional adaptado ¿ evidências da investigação com crianças em risco [The importance of early relational care for child emotional development: evidence from research with children at risk] | Psicologia Judiciária | Centro de Estudos Judiciários, Portugal |
2015 - 2016 | Educação de Alunos com Deficiência Mental [Education of Students with Mental Disabilities] | Mestrado em Ciências da Educação-Educação Especial (Mestrado) | Universidade Católica Portuguesa Centro Regional de Braga, Portugal |
2015 - 2015 | Neurociência e vinculação [Neuroscience and Attachment] | Curso pós-graduado Aperfeiçoamento sobre as ciências do bebé e da família | Fundação Brazelton/Gomes Pedro, Portugal |
2014 - 2015 | Aprendizagem da leitura e da escrita I [Learning disabilities] | Complemento de formação para a docência do grupo 120 (Especialização pós-licenciatura) | Universidade Católica Portuguesa Centro Regional de Braga, Portugal |
2013 - 2014 | Estudo de crianças e jovens com NEE: Perspetiva transacional [Studies of children and young people with special needs: Transactional perspective] | Mestrado em Ciências da Educação-Educação Especial (Mestrado) | Universidade Católica Portuguesa Centro Regional de Braga, Portugal |
2013 - 2013 | Neurociência e vinculação [Neuroscience and Attachment] | Curso pós-graduado Aperfeiçoamento sobre as ciências do bebé e da família | Fundação Brazelton/Gomes Pedro, Portugal |
2012 - 2013 | Estudo de crianças e jovens com NEE: Perspetiva transacional [Studies of children and young people with special needs: Transactional perspective] | Mestrado em Ciências da Educação-Educação Especial (Mestrado) | Universidade Católica Portuguesa Centro Regional de Braga, Portugal |
2012 - 2013 | Psicopatologia II [Psychopathology II] | Licenciatura em Psicologia (Licenciatura) | Universidade Lusófona do Porto, Portugal |
2012 - 2013 | Psicologia da linguagem [Language psychology] | Licenciatura em Psicologia (Licenciatura) | Universidade Lusófona do Porto, Portugal |
2012 - 2013 | Psicologia do desenvolvimento da criança [Child developmental Psychology] | Licenciatura em Psicologia (Licenciatura) | Universidade Lusófona do Porto, Portugal |
2012 - 2013 | Psicologia do desenvolvimento [Developmental Psychology] | Licenciatura em Serviço Social (Licenciatura) | Universidade Lusófona do Porto, Portugal |
2012 - 2013 | Intervenção psicológica com crianças e adolescentes [Psychological intervention with children and adolescents] | Pós-graduação em Psicologia Clínica e da Saúde (Pós-Graduação) | Universidade Lusófona do Porto, Portugal |
2012 - 2013 | Avaliação clínica de crianças e adolescentes [Clinical assessment of children and adolescents] | Pós-graduação em Psicologia Clínica e da Saúde (Pós-Graduação) | Universidade Lusófona do Porto, Portugal |
2011 - 2012 | Estudo de crianças e jovens com NEE: Perspetiva transacional [Studies of children and young people with special needs: Transactional perspective] | Mestrado em Ciências da Educação-Educação Especial (Mestrado) | Universidade Católica Portuguesa Centro Regional de Braga, Portugal |
2011 - 2012 | Psicopatologia e Saúde Mental do Adolescente [Psychopathology and Adolescent Mental Health] | Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde (Mestrado) | Universidade Lusófona do Porto, Portugal |
2011 - 2012 | Perturbações do Espectro do Autismo e Intervenção Precoce [Autism spectrum disorder and early intervention] | Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde (Mestrado) | Universidade Lusófona do Porto, Portugal |
Entrevista (jornal / revista)
Descrição da atividade | Jornal / Forum | |
---|---|---|
2023 | Interview for Jornal de Notícias about Family Foster Care | Jornal de Notícias |
Entrevista / Programa (rádio / tv)
Programa | Tema | |
---|---|---|
2021 - Atual | As Crianças Importam [Children Matter] - Podcast | O que falta mudar no acolhimento de crianças e jovens em Portugal [Children and young people in residential care in Portugal] |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2023 - Atual | Associação Portuguesa de Psicologia [Portuguese Association of Psyhcology] | Member of the Corporate Bodies |
2010 - Atual | Membro da Ordem dos Psicólogos Portugueses [Professional Association of Portuguese Psychologists] | Membro efetivo |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2021 - Atual | Member of the scientific comission of the departament of Psychology (Iscte-IUL)
Membro
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2012 - 2013 | Member of the Pedagogical Council of the Faculty of Psychology, Education and Sports - Universidade Lusófona do Porto
Membro
|
Universidade Lusófona do Porto, Portugal |
2012 - 2013 | Member of the scientific comission of the Faculty of Psychology, Education and Sports - Universidade Lusófona do Porto
Membro
|
Universidade Lusófona do Porto, Portugal |
Outro júri / avaliação
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2024 - Atual | President of the jury - Recruitment of a Research Assistant (“All4Children” project, funded by FCT) | ProChild CoLAB, Portugal |
2023 - Atual | President of the jury - Recruitment of a Post-doctoral researcher (“All4Children” project, funded by FCT) | |
2023 - Atual | President of the jury - Recruitment of a Research Assistant (“All4Children” project, funded by FCT) | ProChild CoLAB, Portugal |
2023 - Atual | President of the jury - Recruitment of a Research Assistant (“All4Children” project, funded by FCT) | ProChild CoLAB, Portugal |
2023 - Atual | President of the jury - Recruitment of a Research Assistant (“Families4Children” project, funded by "LaCaixa" Foundation) | |
2022 - Atual | President of the jury - Recruitment of a Research Assistant (AdoPT project, funded by FCT) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2021 - Atual | President of the jury - Recruitment of a Research Assistant (“A teu lado” project, funded by EEA Grants) |
Revisão ad hoc de artigos em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2012 - Atual | Family Theory & Review, International Journal for Equity in Health, Scientific Reports, Development and Psychopathology, Frontiers in Psychology, European Child and Adolescent Psychiatry, Developmental Psychobiology, BMC Psychology, Journal of Child and Family Studies, Infant Behavior and Developmen |
Distinções
Prémio
2021 | ISCTE Scientific Award |
2020 | Best international research study (6th International Congress of Clinical and Health Psychology in Children and Adolescents) |
2019 | ISCTE Scientific Award |
2018 | Best poster: II Congresso da Associação Portuguesa de Psicopatologia
Associação Portuguesa de Psicopatologia, Portugal
|
2017 | Best poster: International Attachment Conference |
2007 | Award Engenheiro António de Almeida (Highest grade in the BSc in Psychology, University of Porto)
Fundação Engenheiro António de Almeida, Portugal
|