???global.info.a_carregar???
Feliciano Henriques Veiga is a full Professor and coordinator of the Doctorate in Education – Educational Psychology, at the Institute of Education, and received his PhD in Psychology of Education from the University of Lisbon in 1991. Did aggregation proofs in 2002, also in Educational Psychology. He is a member of the Scientific Committee and president of the ethics Committee of the Institute of Education, University of Lisbon and has been a visitor Professor in Spanish and Brazilian universities. Has implemented and coordinated several research projects in the field of Educational Psychology - development and learning – and has oriented numerous master and doctorate thesis. He is a member of the A3ES external evaluation committee of several courses in the field of education and also of various national and international scientific associations. Served as a consultant and evaluator for the Fundação para a Ciência e Tecnologia - FCT (from 1996 to 2011) and the Centro de Formação de Professores da Associação de Escolas Doutor João Soares – Lisbon (from 1999 to 2010). He served as president of the Ibero-Latin American Committee" of the "International School Psychological Association (from 1999 to 2006) and is a member of several national and international scientific associations. He teaches post-graduation and graduation subjects related to teachers´ psychological training, learning and development, evaluation and research methodologies. Also coordinates research projects and mentors researchers in the domain of motivation, learning, engagement in school and academic performance. His research interests are, currently, students´ engagement in school, students development and teacher training, involving also the development of psycho-educational scales and programs in the following areas: communication skills, classroom management, self-concept, self-efficacy, human rights, and creativity. Is the author of dozens of national and international publications, including books, book chapters and journal articles. Is a member of several national and international scientific associations, and has served on board positions in several of them. Is the author of several students and teachers´ psycho-educational assessment scales. Is a member of the Editorial Board of numerous national and international journals in the field of Psychology and Education.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Feliciano Henriques Veiga
Data de nascimento
1952/04/12
Género
Masculino

Nomes de citação

  • Veiga, Feliciano Henriques

Identificadores de autor

Ciência ID
B41B-ECF5-1EDD
ORCID iD
0000-0002-2977-6238
Scopus Author Id
25621658300

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Psicologia

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2)
Espanhol; Castelhano Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2)
Formação
Grau Classificação
2002 - 2002
Concluído
Psicologia da Educação/ Educational Psychology (Título de Agregado)
Especialização em Psicologia da Educação/educational psychology
Universidade de Lisboa, Portugal
1988 - 1991
Concluído
Psicologia da Educação/Educational Psychology (Doutoramento)
Especialização em Psicologia da Educação/Educational Psychology
Universidade de Lisboa, Portugal
1985 - 1985
Concluído
Evaluation of Pedagogic Readiness/Cientific Ability (Outros)
Especialização em Psicologia
Universidade de Lisboa, Portugal
1975 - 1980
Concluído
Psicologia/Psychology (Licenciatura)
Universidade do Porto, Portugal
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2012/12 - Atual Professor Catedrático (Docente Universitário) Universidade de Lisboa, Portugal
2010/09 - 2012/12 Professor Associado (Docente Universitário) Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
2002/09 - 2012/09 Professor Associado (Docente Universitário) Universidade de Lisboa, Portugal
1991/09 - 2002/09 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade de Lisboa, Portugal
1985/09 - 1991/09 Assistente (Docente Universitário) Universidade de Lisboa, Portugal
1981/12 - 1985/01 Assistente Estagiário (Docente Universitário) Universidade de Lisboa, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2011 - 2014 Envolvimento dos Alunos na Escola: Diferenciação e Promoção/Students Engagement in School: Differentiation and Promotion
PTDC/CPE-CED/114362/2009
Investigador responsável
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
2008 - 2011 Rendimento Escolar e Desenvolvimento: um estudo longitudinal sobre os efeitos das transições em alunos Portugueses
PTDC/CPE-CED/104884/2008
Investigador
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2006 - 2009 O Plano de Avaliação do Projeto EQ4CCI Carreira e Cidadania: Condições Pessoais e do Contexto para o Questionamento Ético dos Projetos de Vida
PTDC/CPE-CED/098896/2008
Investigador
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Martins, Maria da Conceição; Veiga, Feliciano Henriques. "Diferenciação nas atitudes ambientais entre adolescentes rurais e urbanos/Environmental attitudes among rural and urban adolescents". Trabalho apresentado em VI Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE), 2022.
    Publicado
  2. Martins, Maria da Conceição; Veiga, Feliciano Henriques. "Validação da escala de atitudes ambientais EAI-24 para adolescentes portugueses/Validation of the EAI-24 environmental attitudes scale for Portuguese adolescents". Trabalho apresentado em XVI Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, 2022.
    Publicado
  3. Martins, Maria da Conceição; Veiga, Feliciano Henriques. "Caracterização das Atitudes dos Jovens Face a Si Próprios, Idade e Sexo/Characterization of Young People’s Attitudes Towards Themselves, Age and Sex". Trabalho apresentado em XIV Congresso da SPCE: Ciências, Culturas e Cidadanias, 2019.
  4. Cláudia Ribeiro da Silva; Veiga, Feliciano Henriques; Élia Silva Pinto; Ribas Teixeira, Ana. "Apoio Parental Percebido e Envolvimento dos Alunos na Escola/Perceived Parental Support and Student engagement in School". 2019.
  5. Cláudia R. Silva; Veiga, Feliciano Henriques; Élia Silva Pinto; Ana C. Ribas. "Retenção Escolar: Será o envolvimento dos alunos na escola um bom preditor?/School Retention: is student engagement in school a good predictor?". Trabalho apresentado em III Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação, 2019.
  6. Frade, Ana Sílvia Bernardo Vinhas, 1982-; Veiga, Feliciano Henriques. "ENGAGEMENT, SELF-CONCEPT AND LEAVING HOME IN MILITARY PERSONNEL". Trabalho apresentado em III Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação—Inclusão e Diversidade, 2019.
  7. Martins, Maria da Conceição; Veiga, Feliciano Henriques. "Caracterização das atitudes dos jovens face ao ambiente, rendimento escolar e área de residência/Characterization of young people's attitudes towards the environment, school performance and area of residence". 2018.
  8. Martins, Maria da Conceição; Veiga, Feliciano H.. "Atitudes face ao ambiente, rendimento escolar e área geográfica: revisão da literatura/Attitudes towards the environment, academic performance and geographical area: literature review". 2017.
  9. Covas, Filomena; Veiga, Feliciano. "Envolvimento na Escola e Saúde Mental dos Estudantes de Ensino Superior: Um Projeto de Investigação/Engagement in School and Higher Education Students Mental Health: A Research Project". 2016.
  10. Frade, Ana; Veiga, Feliciano. "Assessment Scale For Trainee Self-concept In The Portuguese Navy: Psychometric Properties". 2016.
    DOI: 10.15405/epsbs.2016.11.86
  11. Martins, Maria da Conceição; Veiga, Feliciano. "Atitudes dos Jovens Alunos Face a Si Próprios e ao Ambiente: Um Projeto de Investigação/Attitudes of Young Students Toward Themselves and the Environment: A Research Project". 2016.
  12. Frade, Ana; Veiga, Feliciano. "Portuguese adaptation of the Learning Motivation Scale: a study with military personnel". 2014.
  13. Miranda, V.; Veiga, Feliciano. "Consumo de substâncias psicoactivas em agregados familiares e envolvimento escolar dos alunos/Consumption of psychoactive substances in households and students’ school engagement". 2014.
  14. Veiga, Feliciano; Burden, R.; Pavlovic, Z.; Moura, H.; Galvão, D.. "Students’ engagement in school, perceived rights and grade level". 2014.
  15. Veiga, Feliciano; Wentzel, Kathryn; Melo, Madalena; Pereira, Tiago; Galvão, Diana. "Envolvimento dos alunos na escola e relação com os pares: Uma revisão da literatura/Student engagement in school and relationships with peers: A literature review". 2014.
  16. Rola, S.; Veiga, Feliciano. "Envolvimento afetivo e cognitivo dos alunos na escola: um estudo com alunos do 7º e do 9º ano/Affective and cognitive engagement in school: a study with 7th and 9th grade students". 2014.
  17. Veiga, Feliciano; Caldeira, Suzana. "Students' engagement in school: analyses according to peer victimization and grade, throughout adolescence". 2014.
  18. Veiga, Feliciano Henriques; Caldeira, Suzana Nunes. "Students' engagement in school : analyses according to peer victimization and grade, throughout adolescence". 2014.
  19. Frade, Ana; Veiga, Feliciano. "An assessment scale for trainee engagement in the Portuguese navy". 2014.
  20. Veiga, Feliciano; Taveira, S.; Caldeira, S.; Moura, H.; Galvão, D.. "Envolvimento dos alunos na escola e acção dos professores: Uma revisão da literatura/Student engagement in school and teacher action: A literature review". 2014.
  21. Veiga, Feliciano; Oliveira, Íris M.; Taveira, Maria do Céu. "Student’s engagement in school, academic aspirations, and career exploration of Portuguese adolescents". 2014.
  22. Veiga, Feliciano; Robu, V.; Appleton, J.; Festas, I.; Galvão, D.. "Students’ engagement in school: analysis according to self-concept and grade level". 2014.
  23. Veiga, Feliciano; Burden, R.; Pavlovic, Z.; Moura, H.; Galvão, D.. "Envolvimento dos alunos na escola: análise em função dos direitos percebidos e ano de escolaridade/Student engagement in school: analysis based on perceived rights and year of schooling". 2014.
  24. Veiga, Feliciano Henriques; Caldeira, Suzana Nunes; Galvão, Diana. "Envolvimento dos Alunos na Escola : Análise em função da vitimização pelos pares e do ano de escolaridade/Student engagement in School: Analysis according to peer victimization and year of schooling". 2013.
  25. Veiga, Feliciano Henriques; Taveira, Céu; Janeiro, Isabel; Melo, Madalena; Caldeira, Suzana Nunes; Bahia, Sara; Nogueira, João; et al. "Aspirações escolares em estudantes com diferentes níveis de envolvimento na escola : um estudo em rapazes e em raparigas/School aspirations in students with different levels of engagement in school: a study with boys and girls". 2013.
  26. Frade, Ana; Veiga, Feliciano. "Crenças motivacionais e autoconceito em adultos: Um estudo em formandos dos cursos de formação de Sargentos da Marinha Portuguesa/Motivational beliefs and self-concept in adults: A study of Portuguese Navy Sergeant training courses graduates". 2013.
  27. Ortiz, Adriana; Veiga, Feliciano. "Relaciones entre creencias motivacionales y actitudes frente al voluntariado: un estudio con jóvenes universitarios en Portugal/Relationships between motivational beliefs and attitudes towards volunteering: a study with young university students in Portugal". 2013.
  28. Veiga, Feliciano Henriques; Taveira, Céu; Janeiro, Isabel; Melo, Madalena; Caldeira, Suzana Nunes; Bahia, Sara; Nogueira, João; et al. "Profissões desejadas e envolvimento na escola : Um estudo em alunos com e sem retenção/Desired professions and engagement in school: A study in students with and without retention". 2013.
  29. Veiga, Feliciano; Domingues, Dora. "Escala Piers-Harris children¿s self-concept scale: Uma versão com repostas de um a /Piers-Harris childrens self-concept scale: A version with answers from one to six". 2012.
  30. Manata, Elisabete; Veiga, Feliciano. "Atitudes dos jovens face à leitura e a si mesmos/Young people's attitudes towards reading and themselves". 2012.
  31. Santos, Elisabete; Veiga, Feliciano. "Comportamentos de vitimização na escola/Victimization behaviors in school". 2012.
  32. Tagarro, Marta; Veiga, Feliciano. "Criatividade e autoconceito em estudantes do ensino superior/Creativity and self-concept in higher education students". 2012.
  33. Veiga, Feliciano; Fernandes, Ana. "Autorregulação em crianças do jardim-de-infância: Adaptação da escala Teacher Ratings of Behavioral Self-Regulation/Self-regulation in kindergarten children: Adaptation of the Teacher Ratings of Behavioral Self-Regulation scale". 2012.
  34. Tagarro, Marta; Veiga, Feliciano. "Estudo da criatividade e do autoconceito em estudantes do ensino superior: Um projeto de investigação/Study of creativity and self-concept in higher education students: A research project". 2012.
  35. Dal-Forno, Letícia; Veiga, Feliciano; Bahia, Sara. "Caraterísticas de sobredotação e criatividade percepcionadas por educadores de infância no Brasil e Portugal/Characteristics of giftedness and creativity perceived by early childhood educators in Brazil and Portugal". 2012.
  36. Veiga, Feliciano Henriques; Bahia, Sara; Nogueira, João; Melo, Madalena; Caldeira, Suzana Nunes; Festas, Isabel; Taveira, Céu; et al. "Portuguese Adaptation of Students' Engagement in Schools International Scale (SESIS)". 2012.
  37. Veiga, Feliciano; Domingues, Dora. "A Escala Piers-Harris Children¿s Self-Concept Scale: uma versão com repostas de um a seis/The Piers-Harris Childrens Self-Concept Scale: a version with answers from one to six". 2012.
  38. Santos, Luísa Reis; Veiga, Feliciano; Pereira, Anabela. "Sintomatologia depressiva e percepção do rendimento académico no estudante do ensino superior/Depressive symptoms and perception of academic performance in higher education students". 2012.
  39. Veiga, Feliciano; Galvão, Diana; Almeida, Ana; Carvalho, Carolina; Janeiro, Isabel; Nogueira, João; Conboy, Jay; et al. "Students’ Engagement in School: A literature review". 2012.
  40. Faria, Liliana; Taveira, Maria do Céu; Nogueira, Marta; Veiga, Feliciano. "Self-Concept in Portuguese Students: Implications for learning and career education". 2012.
  41. Veiga, Feliciano; Santos, Elisabete. "Uma escala de avaliação da empatia: adaptação portuguesa do Questionnaire to Assess Affective and Cognitive Empathy/An empathy assessment scale: Portuguese adaptation of the Questionnaire to Assess Affective and Cognitive Empathy". 2011.
  42. Veiga, Feliciano. "Avaliação do bullying e da disrupção escolar: escalas em estudos portugueses com adolescentes/Assessment of bullying and school disruption: scales in Portuguese studies with adolescents". 2011.
  43. Fonseca, Sónia; Veiga, Feliciano. "Autoconceito Profissional dos Professores de Matemática e Ciências: Sua Adequação e Relação com a Literacia Científica e o Género/Professional Self-Concept of Mathematics and Science Teachers: Its Adequacy and Relationship with Scientific Literacy and Gender". 2010.
  44. Veiga, Feliciano; Fonseca, Sónia. "Autoconceito Profissional dos Professores de Ciências e Matemática do 2º ciclo do Ensino Básico: Adequação e Relação com o Tempo de Serviço, a Formação e a Cidadania/Professional Self-Concept of Science and Mathematics 2nd cycle of Basic Education Teachers : Adequacy and Relationship with Time of Service, Training and Citizenship". 2010.
  45. Velez, F.; Veiga, Feliciano. "Indisciplina e violência na escola: distribuição dos alunos pela vitimização e pela agressão, por anos de escolaridade/Indiscipline and violence at school: distribution of students by victimization and aggression, by years of schooling". 2010.
  46. Quental, Carina; Veiga, Feliciano. "Maltrato entre alunos do ensino básico: Análise em função do rendimento e da disrupção escolar/Mistreatment among primary school students: Analysis based on performance and school disruption". 2010.
  47. Veiga, Feliciano; Pavlovic, Zoran; García, Fernando; Ochoa, Musitu. "Escala de envolvimento dos alunos na escola: primeiros elementos da adaptação portuguesa da ¿Student engagement in school scale¿/Student engagement in school scale: first elements of the Portuguese adaptation of the Student engagement in school scale". 2010.
  48. Santos, Luísa; Pereira, Anabela; Veiga, Feliciano. "How’s the mental health of higher education students in Portugal?". 2009.
  49. Santos, Luísa; Veiga, Feliciano; Pereira, Anabela. "Drinking patterns among Portuguese university students: gender differences and association with self-perception of mental health". 2009.
  50. Veiga, Feliciano; Almeida, Ana Tomás; Carvalho, Carolina; Janeiro, Isabel; Nogueira, João; Melo, Madalena; Festas, Maria Isabel; et al. "Envolvimento dos alunos em escolas portuguesas: Elementos de um projecto de investigação". 2009.
  51. Veiga, Feliciano Henriques; Almeida, Ana; Carvalho, Carolina; Janeiro, Isabel; Nogueira, João; Melo, Madalena; Festas, Isabel; Bahia, Sara; Caldeira, Suzana Nunes. "Student engagement in Portuguese schools : A national project". 2009.
  52. Sá, Lurdes; Veiga, Feliciano. "Aprendizagem e realização escolar dos jovens do ensino básico e secundário". 2009.
  53. Gonçalves, Virgílio; Veiga, Feliciano. "Percepções dos professores acerca de si próprios enquanto profissionais da docência". 2009.
  54. Santos, Luísa; Pereira, Anabela; Veiga, Feliciano. "Um estudo de adaptação à população portuguesa do University Student Depression Inventory". 2008.
  55. Veiga, Feliciano. "Investigação da Indisciplina e da Violência com as Escalas de Disrupção Escolar, Inferida e Professada". 2007.
  56. Veiga, Feliciano. "Primeiros elementos da adaptação portuguesa da Multidimensional Peer Victimization Scale". 2007.
  57. Fonseca, Isabel; Veiga, Feliciano. "Violência escolar e bullying em países europeus". 2007.
  58. Veiga, Feliciano. "Adaptação da “Multidimensional Peer Victimization Scale” para Portugal". 2007.
  59. Veiga, Feliciano; Gonçalves, Virgílio; Guedes, Luís; Antunes, Júlia; Caldeira, Maria; Ferreira, Antónia. "Uma Escala de representações dos alunos acerca dos comportamentos de profissionalidade docente (ERA-CPD)". 2007.
  60. Veiga, Feliciano; Gonçalves, Virgílio. "Atitudes dos Professores face a Si-mesmo: Estudo Confirmatório da “Escala de Avaliação do Autoconceito Profissional de Professores” (EAPP)". 2007.
  61. Veiga, Feliciano. "Diferenciação e promoção dos direitos dos alunos jovens". 2006.
  62. Rodrigues, Carina; Veiga, Feliciano. "Stresse em estagiários de enfermagem e sua influência na relação de ajuda ao doente". 2006.
  63. Veiga, Feliciano. "Perspectivas de educação superior, direitos e contextos de vida em estudantes portugueses". 2006.
  64. Caldeira, Maria J.; Veiga, Feliciano. "Criatividade, autoconceito e rendimento escolar em alunos do ensino básico". 2006.
  65. Fernandes, Paula M.; Veiga, Feliciano. "Impulsividade do consumidor na compra". 2006.
  66. Veiga, Feliciano; Rodrigues, Carina. "Um estudo exploratório do Inventário das dimensões do cuidar: Versão ampliada do instrumento, em estudantes de enfermagem". 2006.
  67. Gonçalves, Virgílio; Veiga, Feliciano. "Autoconceito profissional dos professores". 2006.
  68. Veiga, Feliciano; Moura, Hélia; Sá, Lurdes; Rodrigues, Ana. "Expectativas escolares e profissionais dos jovens: sua relação com o rendimento e as percepções de si mesmo como aluno". 2006.
  69. Veiga, Feliciano; Gonçalves, Virgílio; Caldeira, Maria J.; Roque, Paula. "Representações dos professores acerca de si mesmos: Adaptação portuguesa da escala Teacher self-concept evaluation scale". 2006.
  70. Tavares, Carla; Veiga, Feliciano; Tavares, Carla Alexandra Ferreira Melo, 1976-. "Atitudes dos alunos face a si próprios e aos comportamentos de profissionalidade docente: Um estudo com alunos do 5.º e 7.º anos de escolaridade". 2006.
  71. Abreu, Mari; Veiga, Feliciano; Antunes, Júlia; Ferreira, Antónia. "Atitudes face à escola e a si próprio em alunos de contextos familiares diferenciados". 2006.
  72. Veiga, Feliciano. "Novos elementos acerca da escala de autoconceito “Piers-Harris Children´s Self-Concept Scale”". 2005.
  73. Veiga, Feliciano. "Representações de alunos filhos de imigrantes e não imigrantes acerca dos seus direitos na escola". 2005.
  74. Moura, H.; Veiga, Feliciano. "Vocational identity in adolescence according to family". 2005.
  75. Veiga, Feliciano; Melim, Ana Cristina. "Representações dos alunos acerca dos comportamentos de cidadania/profissionalidade docente, ao longo da adolescência". 2005.
  76. Veiga, Feliciano; Moura, Hélia. "Adolescents' vocational identity: adaptation of the Occupational Identity Scale (OIS)". 2005.
  77. Veiga, Feliciano; Moura, Hélia; Rodrigues, Ana; Sá, Lurdes. "Aspirações profissionais e escolares em adolescentes de diferentes nacionalidades, níveis de instrução familiar e géneros". 2005.
  78. Veiga, Feliciano; Caldeira, Maria José. "Ser ou não ser percepcionado como criativo pelos professores: Diferenciações pessoais associadas, ao longo da adolescência". 2005.
  79. Veiga, Feliciano; Antunes, Júlia. "Motivação escolar em função da família na adolescência". 2005.
  80. Veiga, Feliciano. "Promotion of rights and behavioural adequacy of students in school: Effects of a Transactional Analysis Programme". 2004.
  81. Veiga, Feliciano. "Desenvolvimento Psicossocial de professores e futuros professores de ciências e matemática: Adaptação portuguesa de uma escala de avaliação". 2004.
  82. Veiga, Feliciano. "Desenvolvimento psicossocial de professores e futuros professores de Ciências e Matemática: Adaptação da escala Inventory of Psycho-Social Balance (IPB)". 2004.
  83. Veiga, Feliciano. "Factores pessoais do rendimento dos alunos em matemática: Uma abordagem psico-educacional". 2004.
  84. Antunes, Júlia; Veiga, Feliciano. "Aspectos motivacionais dos alunos e do ambiente da aula: Variáveis do contexto escolar". 2004.
  85. Martins, Conceição; Veiga, Feliciano. "Atitudes face ao ambiente: Elaboração de uma escala de atitudes dos jovens face ao ambiente - EAJFA". 2001.
  86. Veiga, Feliciano. "Indisciplina e Violência nas Escolas". 2001.
Artigo em revista
  1. Veiga, Feliciano H.; Festas, Isabel; García, Óscar F.; Oliveira, Íris M.; Veiga, Carlota M.; Martins, Conceição; Covas, Filomena; Carvalho, Nuno A.. "Do students with immigrant and native parents perceive themselves as equally engaged in school during adolescence?". Current Psychology 42 14 (2023): 11902-11916. http://dx.doi.org/10.1007/s12144-021-02480-2.
    Acesso aberto • Publicado • 10.1007/s12144-021-02480-2
  2. Archer de Carvalho, Nuno; Veiga, Feliciano Henriques. "Studies on student engagement in adolescence: A scoping review". PSICOLOGIA (2023): http://dx.doi.org/10.17575/psicologia.1869.
    Acesso aberto • Publicado • 10.17575/psicologia.1869
  3. Campos, Lygia Vallo e; Justi, Francis Ricardo dos Reis; Veiga, Feliciano Henriques. "Escala de Engajamento dos Alunos na Escola Inferido por Professores para o Ensino Fundamental/Students Engagement in School Scale Inferred by Elementary School Teachers". Paidéia (Ribeirão Preto) 33 (2023): http://dx.doi.org/10.1590/1982-4327e3318.
    Acesso aberto • Publicado • 10.1590/1982-4327e3318
  4. de Carvalho, Nuno Archer; Veiga, Feliciano Henriques. "Psychosocial Development Research in Adolescence: a Scoping Review". Trends in Psychology 30 4 (2022): 640-669. http://dx.doi.org/10.1007/s43076-022-00143-0.
    Acesso aberto • 10.1007/s43076-022-00143-0
  5. Cláudia Ribeiro da Silva; Veiga, Feliciano Henriques; Élia Silva Pinto; Isabel Ferreira. "RETENTION IN SCHOOL: COULD STUDENT’S AFFECTIVE ENGAGEMENT PLAY AN ESSENTIAL ROLE IN ITS PREVENTION?". Millenium 2 14 (2021): 59-68. https://comum.rcaap.pt/bitstream/10400.26/40228/1/20277-Article%20Text-87043-1-10-20210120.pdf.
    Acesso aberto • Publicado
  6. COVAS, Filomena; VEIGA, Feliciano Henriques. "Student engagement in Higher Education, age and parental education level". Estudos de Psicologia (Campinas) 38 (2021): http://dx.doi.org/10.1590/1982-0275202138e200020.
    Acesso aberto • Publicado • 10.1590/1982-0275202138e200020
  7. Anelice Maria Banhara Figueiredo; Veiga, Feliciano Henriques; Óscar Garcia. "ENVOLVIMENTO DE ESTUDANTES NO ENSINO SUPERIOR EM REGIME PRESENCIAL E A DISTÂNCIA/STUDENT INVOLVEMENT IN HIGHER EDUCATION UNDER SCHEME PRESENTIAL AND DISTANCE". Psicologia, Educação e Cultura 25 1 (2021): 31-43. https://comum.rcaap.pt/bitstream/10400.26/36685/1/PEC%20Maio%202021-31-43.pdf.
    Acesso aberto • Publicado
  8. Carvalho, Nuno Archer de; Veiga, Feliciano Henriques. "Bem-estar, desenvolvimento e atividades organizadas: um estudo com alunos adolescentes/Well-being, development and organized activities: a study with adolescent students". Práxis Educacional 17 46 (2021): 1-18. http://dx.doi.org/10.22481/praxisedu.v17i46.7114.
    Acesso aberto • Publicado • 10.22481/praxisedu.v17i46.7114
  9. Covas, F.; Veiga, Feliciano Henriques. "Envolvimento dos estudantes no ensino superior: análise em função da residência e do ano académico/Student engagement in higher education: analysis according to residence and academic year". Revista de Psicologia, Educação e Cultura 24 3 (2020): 7-19.
    Acesso aberto • Publicado
  10. Martins, Maria da Conceição; Veiga, Feliciano Henriques. "Atitudes dos jovens face a si próprios: rendimento escolar e zona geográfica/Young people's attitudes towards themselves: academic performance and geographical area". Revista de Psicologia, Educação e Cultura 24 1 (2020): 30-46.
    Acesso aberto • Publicado
  11. Archer de Carvalho, Nuno; Henriques Veiga, Feliciano. "Bem-estar psicológico e recursos de desenvolvimento/Psychological well-being and developmental resources". Revista Psicologia em Pesquisa 14 2 (2020): 91-111. http://dx.doi.org/10.34019/1982-1247.2020.v14.27503.
    Acesso aberto • Publicado • 10.34019/1982-1247.2020.v14.27503
  12. Martinez, Isabel; Garcia, Fernando; Veiga, Feliciano; Garcia, Oscar F.; Rodrigues, Yara; Serra, Emilia. "Parenting Styles, Internalization of Values and Self-Esteem: A Cross-Cultural Study in Spain, Portugal and Brazil". International Journal of Environmental Research and Public Health 17 7 (2020): 2370. http://dx.doi.org/10.3390/ijerph17072370.
    Acesso aberto • Publicado • 10.3390/ijerph17072370
  13. Archer de Carvalho, Nuno; Henriques Veiga, Feliciano. "Psychological well-being and developmental assets: assessment in adolescent students". Revista Psicologia em Pesquisa 14 2 (2020): 91-111. http://dx.doi.org/10.34019/1982-1247.2020.v14.27503.
    Acesso aberto • Publicado • 10.34019/1982-1247.2020.v14.27503
  14. "O impacto de um método cooperativo associado a um programa de ensino de estratégias de escrita no envolvimento dos alunos na escola". Revista de Psicodidáctica 24 2 (2019): 145-153. http://dx.doi.org/10.1016/j.psicod.2018.11.003.
    10.1016/j.psicod.2018.11.003
  15. Isabel Martínez; Fernando Garcia; María C. Fuentes; Veiga, F. H.; Oscar F. Garcia; Yara Rodrigues; Edie Cruise; et al. "Researching Parental Socialization Styles across Three Cultural Contexts: Scale ESPA29 Bi-Dimensional Validity in Spain, Portugal, and Brazil". International Journal of Environmental Research and Public Health 16 2 (2019): 197. http://www.mdpi.com/1660-4601/16/2/197.
    Publicado • 10.3390/ijerph16020197
  16. Maria José Prata; Isabel Festas; Albertina L. Oliveira; Feliciano H. Veiga; Prata, Maria José; Festas, Isabel; Oliveira, Albertina L.; Veiga, Feliciano H.. "The Impact of a Cooperative Method Embedded in a Writing Strategy Instructional Program on Student Engagement in School". Revista de Psicodidáctica (English ed.) 24 2 (2019): 145-153. https://doi.org/10.1016/j.psicoe.2018.12.001.
    Publicado • 10.1016/j.psicoe.2018.12.001
  17. Festas, Maria Isabel; Prata, Maria José; Oliveira, Albertina Lima de; Veiga, Feliciano. "Envolvimento, desempenho acadêmico e composição escrita/Engagement, academic performance and written composition". Educação e Pesquisa 44 0 (2018): http://dx.doi.org/10.1590/s1678-4634201844183430.
    10.1590/s1678-4634201844183430
  18. Karimy, M.; Fakhri, A.; Vali, E.; Vali, F.; Veiga, F. H.; Stein, L. A. R.; Araban, M.. "Disruptive behavior scale for adolescents (DISBA): development and psychometric properties". Child and Adolescent Psychiatry and Mental Health 12 (2018): 7-7. http://gateway.webofknowledge.com/gateway/Gateway.cgi?GWVersion=2&SrcAuth=ORCID&SrcApp=OrcidOrg&DestLinkType=FullRecord&DestApp=WOS_CPL&KeyUT=WOS:000427142700001&KeyUID=WOS:000427142700001.
    10.1186/s13034-018-0221-8
  19. Veiga, Feliciano. "Atitudes dos jovens face a si próprios, idade e sexo: Uma revisão da literatura/Young people's attitudes towards themselves, age and sex: A literature review". Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación (2017): http://hdl.handle.net/10451/30143.
    10.17979/reipe.2017.0.05.2770
  20. Veiga, Feliciano; Silva, Cláudia; Pinto, Élia; Ribas, Ana. "Envolvimento dos alunos na escola e suas perceções acerca do apoio parental /Student engagement in school and their perceptions about parental support". Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educació (2017): http://hdl.handle.net/10451/30191.
    10.17979/reipe.2017.0.05.2189
  21. Veiga, Feliciano; Covas, Filomena. "Envolvimento dos Estudantes no Ensino Superior: Um estudo com a Escala EAE-EaD/Student engagement in Higher Education: A study with the EAE-EaD Scale". Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación (2017): http://hdl.handle.net/10451/30184.
    10.17979/reipe.2017.0.01.2416
  22. Veiga, Feliciano; Pereira, Anabela; Gomes, Rosa; Aires, Vanessa. "Intervenção Psicoeducativa na Prevenção do Stress na Infância: a Formação de Educadores/Psychoeducational Intervention in the Prevention of Stress in Childhood: Educators Training". Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación (2017): http://hdl.handle.net/10451/30192.
    Publicado • 10.17979/reipe.2017.0.06.2368
  23. Veiga, Feliciano; Carvalho, Nuno Archer. "Recursos individuais e contextuais de desenvolvimento pessoal: Adaptação portuguesa do developmental assets profile/Individual and contextual personal development resources: Portuguese adaptation of the developmental assets profile". Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación (2017): http://hdl.handle.net/10451/30194.
    10.17979/reipe.2017.0.14.2537
  24. Veiga, Feliciano. "Atitudes dos jovens face a si próprios e envolvimento na escola: um estudo com alunos do sistema de aprendizagem/Young people's attitudes towards themselves and engagement in school: a study with students from the educational system". Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación (2017): http://hdl.handle.net/10451/30189.
    10.17979/reipe.2017.0.05.2295
  25. Veiga, Feliciano; Borges, Genoveva A.. "Adaptação angolana das escalas de autoconceito TSCES e APP a educadores infantis/Angolan adaptation of the TSCES and APP self-concept scales for early childhood educators". Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación (2017): http://hdl.handle.net/10451/30195.
    https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.06.2605
  26. Velga, Feliciano H.. "PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO: INTERNACIONALIZAÇÃO DO ENSINO E DA INVESTIGAÇÃO/PSYCHOLOGY AND EDUCATION: INTERNATIONALIZATION OF TEACHING AND RESEARCH". International Journal of Developmental and Educational Psychology. Revista INFAD de Psicología. 5 1 (2016): 205. http://dx.doi.org/10.17060/ijodaep.2014.n1.v5.669.
    10.17060/ijodaep.2014.n1.v5.669
  27. "Disruptive Behavior Scale Professed by Students". PsycTESTS Dataset (2016): http://dx.doi.org/10.1037/t48825-000.
    10.1037/t48825-000
  28. Veiga, Feliciano; Frade, Ana. "Trainee engagement in the Portuguese Navy". Procedia - Social and Behavioral Sciences (2016): http://hdl.handle.net/10451/22740.
    10.1016/j.sbspro.2016.02.142
  29. Veiga, Feliciano. "Students’ engagement in school and family variables: A literature review". Estudos de Psicologia (2016): http://hdl.handle.net/10451/26760.
    10.1590/1982-02752016000200002
  30. Veiga, Feliciano; Leite, António. "Adolescents’ Self-concept Short Scale: A version of PHCSCS". Procedia - Social and Behavioral Sciences (2016): http://hdl.handle.net/10451/22739.
    10.1016/j.sbspro.2016.02.079
  31. Veiga, Feliciano. "Cultural universality and specificity of student engagement in school: The results of an international study from 12 countries". British Journal of Educational Psychology (2016): http://hdl.handle.net/10451/22695.
    10.1111/bjep.12079
  32. Veiga, Feliciano. "Assessing student Engagement in School: Development and validation of a four-dimensional scale". Procedia - Social and Behavioral Sciences (2016): http://hdl.handle.net/10451/22741.
    10.1016/j.sbspro.2016.02.153
  33. Veiga, Feliciano; García, Fernando; Reeve, Johnmarshall; Wentzel, Kathryn; García, Óscar. "When Adolescents with High Self-Concept Lose their Engagement in School". Revista de Psicodidáctica (2015): http://hdl.handle.net/10451/20109.
    10.1387/RevPsicodidact.12671
  34. Veiga, Feliciano Henriques. "Envolvimento dos Alunos na Escola: Conceito e Relação com o Desempenho Académico - Sua Importância na Formação de Professores/ ¿ 589 / 5,000 Translation results Translation result Student engagement in School: Concept and Relationship with Academic Performance Its Importance in Teacher Training". Revista Portuguesa de Pedagogia (2014): 31-47. http://dx.doi.org/10.14195/1647-8614_46-2_2.
    Publicado • 10.14195/1647-8614_46-2_2
  35. Rodrigues, Y.; Veiga, F.; Fuentes, M.C.; García, F.. "Parenting and adolescents' self-esteem: The Portuguese context | Parentalidad y autoestima en la adolescencia: El contexto portugués". Revista de Psicodidactica 18 2 (2013): 395-416. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84879544070&partnerID=MN8TOARS.
    10.1387/RevPsicodidact.6842
  36. Veiga, Feliciano. "Proposal to the PISA of a new s cale of Students’ engagement in school". Problem Statement: The question of students¿ engagement in schools has emerged as a powerful issue in educational context. The lack of assessment instruments, with studied psychometric characteristics, has constituted a problem. Purpose of Study: This study presents the elaboration of a new student engagement in school scale, including items of the "Engagement Scale" used in PISA 2000 and items in (2012): http://repositorio.ul.pt/handle/10451/6879.
    10.1016/j.sbspro.2012.05.279
  37. Lam, S.-F.; Jimerson, S.; Kikas, E.; Cefai, C.; Veiga, F.H.; Nelson, B.; Hatzichristou, C.; et al. "Do girls and boys perceive themselves as equally engaged in school? The results of an international study from 12 countries". Journal of School Psychology 50 1 (2012): 77-94. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84857690422&partnerID=MN8TOARS.
    10.1016/j.jsp.2011.07.004
  38. Villarreal-González, María Elena; Sánchez-Sosa, Juan Carlos; Veiga, Feliciano; Arroyo, Gonzalo del Moral. "Contextos de Desarrollo, Malestar Psicológico, Autoestima Social y Violencia Escolar desde una Perspectiva de Género en Adolescentes Mexicanos/Contexts of Development, Psychological Discomfort, Social Self-Esteem and School Violence from a Gender Perspective in Mexican Adolescents". Psychosocial Intervention 20 2 (2011): 171-181. http://dx.doi.org/10.5093/in2011v20n2a5.
    10.5093/in2011v20n2a5
  39. Veiga, F.H.; Veiga, Feliciano. "Bullying and school disruption assessment: Studies with Portuguese adolescent students". Procedia - Social and Behavioral Sciences 29 (2011): 469-476. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84555196366&partnerID=MN8TOARS.
    10.1016/j.sbspro.2011.11.265
  40. Veiga, F.; García, F.; Neto, F.; Almeida, L.. "The differentiation and promotion of students' rights in portugal". School Psychology International 30 4 (2009): 421-436. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-70249091509&partnerID=MN8TOARS.
    10.1177/0143034309106947
  41. Veiga, F.H.; Veiga, Feliciano. "Disruptive Behavior Scale Professed by Students (DBS-PS): Development and validation". International Journal of Psychology and Psychological Therapy 8 2 (2008): 203-216. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-54349116491&partnerID=MN8TOARS.
  42. García, J.F.; Musitu, G.; Veiga, F.. "Self-concept in adults from Spain and Portugal | Autoconcepto en adultos de España y Portugal". Psicothema 18 3 (2006): 551-556. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-33750592424&partnerID=MN8TOARS.
  43. Veiga, F.H.; Veiga, Feliciano. "Students' perceptions of their rights in Portugal". School Psychology International 22 2 (2001): 174-189. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-23044527917&partnerID=MN8TOARS.
Capítulo de livro
  1. Valente, Sónia; Veiga, Feliciano. "Classroom management: Teachers’ skills and differentiation according to posts held at school – A research study with primary school teachers". Portugal: Universidade de Lisboa, Instituto de Educação,
  2. Frade, Ana; Veiga, Feliciano. "Military Engagement, self-concept and on-base living". Portugal: Universidade de Lisboa, Instituto de Educação,
  3. Frade, Ana; Veiga, Feliciano. "Self-concept and engagement of trainees attending the training courses for petty officers 1st class". Portugal: Universidade de Lisboa, Instituto de Educação,
  4. García, Fernando; Fernandéz-Doménech, Leonor; Veiga, Feliciano; Bono, Roser; Serra, Emilia; Musitu, Gonzalo. "Parenting Styles and Parenting Practices: Analyzing Current Relationships in the Spanish Context". Portugal: Nova Publishers,
  5. Nogueira, J.; Veiga, Feliciano. "Relationships as a basis of engagement? Self-efficacy and school engagement of pupils in school". Portugal: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa,
  6. Abreu, S.; Veiga, Feliciano. "Envolvimento dos alunos na escola: Relações com a perceção de direitos e apoio da família / Students engagement in school: relation to perceived rights in the family and perceived family support". Portugal: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa,
  7. Abreu, S.; Veiga, Feliciano. "Fatores familiares do envolvimento dos alunos na escola / Family factors of student engagement in school". Portugal: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa,
  8. Veiga, Feliciano. "Students’ engagement in school and peer relations: A literature review". Portugal: Instituto de Educação, Universidade de Lisboa,
  9. Ortiz, A.; Veiga, Feliciano. "Construcción de una escala de actitudes frente al voluntariado: Un estudio com jóvenes universitários portugueses / Construction of a scale of attitudes towards the volunteering: A study with Portuguese young universitarians". Portugal: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa,
  10. Bahia, S.; Veiga, Feliciano; Galvão, D.. "Creative climate and engagement of students in school: How do they relate?". Portugal: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa,
  11. Veiga, Feliciano; García, Fernando; Almeida, Ana; Caldeira, Suzana; Galvão, Diana; García, Fernanda; Caldeira, Suzana Nunes; Veiga, Feliciano Henriques. "Cyberbullying and Students Engagement in School: A Literature Review". Portugal: Nova Science Publishers,
  12. Veiga, Feliciano; Reeve, J.; Bahia, S.; Galvão, D.; Tagarro, M.; Dal-Forno, L.. "Students Engagement in School, Giftedness and Creativity: A literature review". Portugal,
  13. Conboy, Joseph; Veiga, Feliciano; Carvalho, Carolina; Galvão, Diana. "Some Social-Relational Correlates of Student Engagement in Portugal". Portugal: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa,
  14. Veiga, Feliciano. "Students’ engagement in school, achievement goals and grade level: A literature review.". Portugal: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa,
  15. Veiga, Feliciano. "Envolvimento e percurso escolar de crianças com síndrome de X Frágil". Portugal: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa,
  16. Veiga, Feliciano; Wentzel, Kathryn; Melo, Madalena; Pereira, Tiago; Faria, Liliana; Galvão, Diana. "Students’ engagement in school and peer relations: A literature review". Portugal,
  17. Veiga, Feliciano; Melo, Madalena; Pereira, Tiago; Frade, Ana; Galvao, Diana. "Students’ engagement in school, achievement goals and grade level: A literature review". Portugal: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa,
  18. Veiga, Feliciano; Goulão, F.; Bahia, S.; Galvão, D.. "Students’ engagement in school and creativity professed by students and assigned to teachers: A literature review". Portugal: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa,
  19. Veiga, Feliciano; Reeve, J.; Wentzel, K.; Robu, V.. "Assessing students’ engagement: A review of instruments with psychometric Qualities". Portugal,
  20. Veiga, Feliciano; Robu, V.; Moura, H.; Goulão, F.; Galvão, D.. "Students’ engagement in school, academic aspirations, and sex". Portugal: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa,
  21. Veiga, Feliciano; García, F.; Abreu, S.; Miranda, V.; Galvão, D.. "Promoting students’ engagement in school: Effects of the eclectic communication model". Portugal: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa,
  22. Patrício, Manuel; Sebastião, Luís; Justo, João; Bonito, Jorge; Veiga, Feliciano Henriques; Carvalho, Carolina; Almeida, Ana; et al. "Students´ Engagement In Schools: Differentiation and Promotion". Portugal: AEPEC,
  23. Veiga, Feliciano. "Transgressão, direitos e comunicação: Estudos com alunos adolescentes". Portugal: Porto Editora & Centro de Investigação em Educação da FCUL,
  24. Veiga, Feliciano. "Definição da Problemática". Portugal: Almedina,
  25. Veiga, Feliciano. "Reflexões conclusivas". Portugal: Almedina,
  26. Veiga, Feliciano. "Investigação dos comportamentos escolares disruptivos: Duas escalas de avaliação". Portugal: Universidad de Almería, Grupo Editorial Universitario,
  27. Veiga, Feliciano. "Os direitos dos alunos jovens: Diferenciação e Promoção". Portugal: Porto Editora,
  28. Veiga, Feliciano. "Avaliação da disrupção escolar dos alunos: Novos elementos acerca das escalas EDEI e EDEP". Portugal: Quarteto,
  29. Veiga, Feliciano. "Atitudes dos jovens face a si próprios e ao meio ambiente". Portugal,
  30. Musitu, Gonzalo; Lila, Marisol; Veiga, Feliciano; Herrero, Juan. "Aggressive and non-aggressive rejected students: where are the differences?". Portugal: Porto Editora,
  31. Musitu, Gonzalo; Veiga, Feliciano; Lila, Marisol; Martínez, Belén; Herrero, Juan; Estévez, Estefanía; Moura, H.. "Conductas disruptivas e actitudes hacia la autoridad institucional en adolescentes: el rol de la escuela". Portugal: Porto Editora,
  32. Veiga, Feliciano. "Indisciplina e violência na escola: abordagens psico-educacionais". Portugal: Universidade Aberta,
  33. Veiga, Feliciano. "Representações dos alunos do 3.º ciclo acerca da existência dos direitos psicossociais na escola". Portugal: Porto Editora,
  34. Veiga, Feliciano. "Violência dos Jovens nas Escolas em Função da Família". Portugal: Asa,
  35. Veiga, Feliciano. "Introdução a "Transgressão e Autoconceito dos Jovens na Escola: Investigação diferencial"". Portugal: Fim de Século,
  36. Malveiro, Fernanda; Veiga, Feliciano. "Envolvimento dos alunos na escola: relações com a perceção do clima de criatividade e o apoio dos professores/Student engagement in school: relationships with the climate of creativity percepcion and teachers support". Portugal: Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2016.
    Publicado
  37. Silva, Cláudia; Ribas, Ana; Veiga, Feliciano. "Escala Quadridimensional de Envolvimento dos Alunos na Escola (E4D-EAE): Análise Fatorial Confirmatória e Consistência Interna/Four-Dimensional Scale of Student engagement in School (E4D-EAE): Confirmatory Factor Analysis and Internal Consistency". Portugal: Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2016.
    Publicado
  38. Martins, Maria da Conceição; Veiga, Feliciano; Veiga, Feliciano H.. "Atitudes dos jovens alunos face ao ambiente, idade e sexo: Uma revisão da literatura/young students attitudes towards the environment, age and gender: A literature review". Portugal: Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2016.
    Publicado
  39. Cintra, Rosana; Veiga, Feliciano; Veiga, Elaine. "A prática docente na efetivação da inclusão escolar: As contribuições da ludicidade no ensino e aprendizagem das crianças com síndrome de down na educação infantil/Teaching practice in implementing school inclusion: The contributions of playfulness in the teaching and learning of children with down syndrome in early childhood education". Portugal: Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2016.
  40. Malveiro, Fernanda; Veiga, Feliciano. "Envolvimento dos Alunos na Escola Direitos Percebidos e Relação com os Colegas/Student engagement in School - Perceived Rights and Relationship with Colleagues". Portugal: Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2016.
    Publicado
  41. Veiga, Feliciano; Leite, António. "Escala de Avaliação do Autoconceito de Adolescentes: Versão do Piers-Harris Reduzida a 30 Itens em Escala 1-6/Adolescent Self-Concept Scale: Piers-Harris Version Reduced to 30 Items on a 1-6 Scale". Portugal: Universidade de Lisboa. Instituto de Educação, 2016.
    Publicado
  42. Leite, António; Veiga, Feliciano. "Relações entre as dimensões do autoconceito e as dimensões do envolvimento dos alunos na escola/Relations between students engament in school and self-concept dimensions". Portugal: Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2016.
  43. Borges, Genoveva; Veiga, Feliciano. "Envolvimento de educadores de infância angolanos: Adaptação da Utrecht Work Engagement Scale e da escala de representações dos professores acerca dos comportamentos de cidadania docente/IEngagement of Angolan kindergarten teachers: Adaptation of the Utrecht Work Engagement Scale and the teachers' representations regarding teaching citizenship behaviors scale". Portugal: Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2016.
    Publicado
  44. Miranda, V.; Veiga, Feliciano. "Envolvimento na escola: um estudo com jovens do 9º ano do ensino regular e do Programa Integrado de Educação e Formação (PIEF)/engagement in school: a study with young people from the 9th year of regular education and Integrated Education and Training Program (PIEF)". Portugal: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 2014.
  45. Janeiro, Isabel; Veiga, Feliciano. "Perspetiva temporal e envolvimento dos alunos na escola/Time perspective and student engagement in school". Portugal: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 2014.
  46. Frade, Asbv; Veiga, F. H.. "AN ASSESSMENT SCALE FOR TRAINEE ENGAGEMENT IN THE PORTUGUESE NAVY". editado por Chova, L. G.; Martinez, A. L.; Torres, I. C., 7493-7501. 2014.
  47. Veiga, F. H.; Oliveira, I. M.; Taveira, M. D.. "STUDENTS ENGAGEMENT IN SCHOOL, ACADEMIC ASPIRATIONS, AND CAREER EXPLORATION OF PORTUGUESE ADOLESCENTS". editado por Chova, L. G.; Martinez, A. L.; Torres, I. C., 7545-7553. 2014.
  48. Frade, Asbv; Veiga, F. H.. "PORTUGUESE ADAPTATION OF THE LEARNING MOTIVATION SCALE: A STUDY WITH MILITARY PERSONNEL". editado por Chova, L. G.; Martinez, A. L.; Torres, I. C., 7485-7492. 2014.
  49. Veiga, F. H.; Caldeira, S. N.. "STUDENTS' ENGAGEMENT IN SCHOOL: ANALYSES ACCORDING TO PEER VICTIMIZATION AND GRADE, THROUGHOUT ADOLESCENCE". editado por Chova, L. G.; Martinez, A. L.; Torres, I. C., 6886-6893. 2014.
  50. Caldeira, Suzana Nunes; Veiga, Feliciano Henriques. "Desenvolvimento pessoal, psicossocial e moral/Personal, psychosocial and moral development". Portugal: Climepsi, 2013.
  51. Veiga, Feliciano H.. "Aprendizagem: Perspetivas Sócio-Construtivistas/Learning: Socio-Constructivist Perspectives". Portugal: Climepsi Editores, 2013.
    Publicado
  52. Veiga, Feliciano Henriques; Caldeira, Suzana Nunes; Melo, Madalena; Veiga, Feliciano H.. "Gestão da sala de aula : perspetiva psicoeducacional/Classroom management: psychoeducational perspective". Portugal: Climepsi, 2013.
  53. Veiga, Feliciano. "Direitos dos Jovens Alunos: Elementos na Reforma Republicana do Ensino e na Escola Atual/Young Students Rights: Elements in the Republican Education Reform and in Current Schools". Portugal, 2012.
  54. Veiga, Feliciano. "Escalas de Envolvimento dos alunos na escola: Estudo da validade externa da escala de engagement usada no PISA e do "Student Engagement in School Scale"/Student Engagement in School Scales: Study of the external validity of the engagement scale used in PISA and the "Student Engagement in School Scale"". Portugal: Ediciones de la Asociación Nacional de Psicología y Educación, 2012.
  55. Veiga, Feliciano. "Implementação de um Projecto de Envolvimento dos alunos em escolas Portuguesas: Students Engagment in schools, Differentiation and Promotion/Implementation of a Student Engagement in Portuguese schools Project: Students Engagement in schools, Differentiation and Promotion". Portugal: Ediciones de la Asociación Nacional de Psicología y Educación, 2012.
    Publicado
  56. Caldeira, Suzana; Veiga, Feliciano. "Introdução a "Intervir em situações de indisciplina, violência e conflito"/Introduction to "Intervening in situations of indiscipline, violence and conflict"". Portugal: Fim de Século, 2012.
    Publicado
  57. Veiga, Feliciano; Musitu, Gonzalo; Pavlovic, Zoran; Linares, José. "Eficácia dos modelos de intervenção psico-educacional na indisciplina e violência/Efficacy of psycho-educational intervention models in indiscipline and violence". Portugal: Fim de Século, 2012.
    Publicado
  58. Musitu, Gonzalo; Estévez, Estefanía; Jiménez, Terebel; Veiga, Feliciano. "Agentes de socialização da violência e vitimização escolar/Agentes de socialização da violência e vitimização escolar ¿ 628 / 5,000 Translation results Translation result Agents of socialization of school violence and victimization". Portugal: Fim de Século, 2012.
Edição de livro
  1. Veiga, Feliciano Henriques; Melo, Madalena; Carvalho, Carolina; Sofia Raposo,; Anabela Pereira; Fernanda Marinha; Liliana Faria; et al. Atas do III Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação—Inclusão e Diversidade/Proceedings of the III International Congress on Student engagement in School: Perspectives from Psychology and Education—Inclusion and Diversity. Portugal. 2020.
    Publicado
Livro
  1. Isabel Martínez; Veiga, Feliciano Henriques. Engagement de los alumnos en la escuela: Perspectivas sociales y psicológicas/Students Engagement in School: Psychological and Social Perspectives. Ediciones de la Universidad de Castilla La Mancha. 2023.
    Publicado • Editor
  2. Veiga, Feliciano. Envolvimento dos alunos na escola: perspetivas da psicologia e educação - motivação para o desempenho académico/Student engagement at school: perspectives from psychology and education - motivation for academic performance. Portugal: Universidade de Lisboa, Instituto de Educação. 2016.
  3. Veiga, Feliciano; Pereira, Anabela; Carvalho, Carolina; Goulão, Fátima; Marinha, Fernanda; Oliveira, Iris; Faria, Liliana; et al. Atas do II Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação Motivação para o Desempenho Académico/Proceedings from the II International Congress Student engagement in School: Perspectives from Psychology and Education Motivation for Academic Performance. Portugal: Universidade de Lisboa, Instituto de Educação. 2016.
  4. Veiga, Feliciano. Envolvimento dos alunos na escola : perspetivas internacionais da psicologia e educação/Student engagement in school: international perspectives from psychology and education. Portugal: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. 2014.
  5. Veiga, Feliciano; Almeida, Ana; Carvalho, Carolina; Galvão, Diana; Goulão, Fátima; Marinha, Fernanda; Festas, Isabel; et al. Atas do I Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação/Proceedings from the 1st International Congress on Student engagement in School: Perspectives from Psychology and Education. Portugal: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. 2014.
  6. Veiga, Feliciano. Psicologia da Educação - Teoria, Investigação e Aplicação: Envolvimento dos Alunos na Escola/Educational Psychology - Theory, Research and Application: Student engagementin School. Portugal: Climepsi Editores. 2013.
  7. Veiga, Feliciano. Transgressão e Autoconceito dos Jovens na Escola/Transgression and Self-Concept of Young People at School. Portugal: Editora Fim de Século. 2012.
  8. Caldeira, Suzana Nunes (Coord.); Veiga, Feliciano Henriques (Coord.). Intervir em situações de indisciplina, violência e conflito/Intervening in situations of indiscipline, violence and conflict. Portugal: Fim de Século. 2012.
    Publicado
  9. Veiga, Feliciano. Indisciplina e violência na escola: Práticas comunicacionais para professores e pais. Portugal: Almedina. 2007.
Poster em conferência
  1. Veiga, Feliciano Henriques; Moura-Veiga, Carlota; Oscar F. Garcia; Serra, Emilia. "Impact of parenting styles and academic achievement in the high school years on psychosocial adjustment among adolescents and young adults". Trabalho apresentado em World Education Research Association 2019: Focal Meeting in Tokyo, 2019.
Relatório
  1. Veiga, Feliciano. 2002. Psicologia da educação : relatório da disciplina. http://hdl.handle.net/10451/6238.
Resumo em conferência
  1. Martins, Maria da Conceição; Veiga, Feliciano Henriques. "How does respect for the environment depend on liking yourself? A study with young students". Trabalho apresentado em Simpósio Internacional de Psicologia da Educação: Passado, Presente e Futuro: Livro de Resumos, 2021.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. "Criatividade e autoconceito em estudantes do ensino superior/Criativity and self-concept in higher education students". Doutoramento, Universidade de Lisboa Instituto da Educação, 2021. http://hdl.handle.net/10451/50371.
  2. Leite, António Augusto Gomes, 1956-. "Atitudes face a si próprio e envolvimento na escola : estudo com alunos do sistema aprendizagem em alternância/Attitudes towards oneself and engagement in school: study with students in the alternating learning system". Doutoramento, 2017. http://hdl.handle.net/10451/28411.
  3. Iglesia, Yara Rodrigues de la. "Estilos educativos parentais, valores e autoconceito de adolescentes : um estudo transcultural/Parenting styles, values and self-concept of adolescents: a cross-cultural study". Doutoramento, 2017. http://hdl.handle.net/10451/29919.
  4. Malveiro, Maria Fernanda da Conceição, 1964-. "Fatores escolares do envolvimento dos alunos na escola : um estudo com alunos adolescentes/School factors of student engagement in school: a study with adolescent students". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10451/22366.
  5. Forno, Letícia Fleig Dal, 1987-. "Indícios de sobredotação e criatividade na criança : perceções de educadores do pré-escolar no Brasil e em Portugal/Evidence of giftedness and creativity in children: perceptions of preschool educators in Brazil and Portugal". Doutoramento, 2015. http://hdl.handle.net/10451/19952.
  6. Frade, Ana Sílvia Bernardo Vinhas, 1982-. "Motivação, envolvimento e autoconceito : um estudo com militares dos cursos de formação de sargentos da marinha portuguesa/Motivation, engagement and self-concept: a study with soldiers attending sergeant training courses in the Portuguese navy". Doutoramento, 2015. http://hdl.handle.net/10451/20809.
  7. Carvalho, Nuno Alexandre da Camera Archer de, 1977-. "Bem-estar psicológico e recursos contextuais e pessoais em adolescentes de uma escola particular portuguesa/ ¿ 1,098 / 5,000 Translation results Translation result Psychological well-being and contextual and personal resources in adolescents from a Portuguese private school". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10451/18327.
  8. Valente, Sónia Filipa Rodrigues, 1977-. "Gestão da sala de aula : um estudo com professores do 1º ciclo/Classroom management: a study with 1st cycle teachers". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10451/18326.
  9. Marques, Ana Rita da Graça. "Envolvimento e disrupção escolar em alunos do 6º e 7º ano de escolaridade, no ensino artístico : efeitos de um programa comunicacional eclético/engagement in school and disruption in students from 6th and 7th grade, in artistic education: effects of an eclectic communication program". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10451/10924.
  10. Abreu, Sónia Alexandra Gomes, 1980-. "Fatores sociofamiliares do envolvimento dos alunos na escola : um estudo com alunos adolescentes/Socio-family factors of student engagement in school: a study with adolescent students". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10451/10920.
  11. Carvalho, Solange Helena Semedo de, 1978-. "Indisciplina na escola : compreender para prevenir : um estudo com alunos do 7º e 9º anos de Cabo Verde/Indiscipline at school: understanding to prevent: a study with 7th and 9th grade students in Cape Verde". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10451/8642.
  12. Ortiz, Adriana Yanina, 1984-. "Creencias motivacionales y actitudes frente al voluntariado:un estudio con jóvenes universitarios en Portugal/Motivational beliefs and attitudes towards volunteering: a study with young university students in Portugal". Doutoramento, 2013. http://hdl.handle.net/10451/9805.
  13. Coito, Mafalda Borges, 1978-. "Autoconceito profissional dos educadores de infância e atitudes face à educação inclusiva/Professional self-concept in early childhood educators and attitudes towards inclusive education". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10451/10341.
  14. Rola, Ana Solange Coelho, 1974-. "Envolvimento dos alunos na escola : um estudo com alunos do 7º e do 9º ano/Student engagement in school: a study with 7th and 9th grade students". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/10451/8230.
  15. Fernandes, Ana Luísa Alves Vilhena, 1987-. "Perceções dos educadores de infância acerca dos comportamentos de autorregulação das crianças/Early childhood educators’ perceptions of children’s self-regulation behaviors". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/10451/8109.
  16. Miranda, Vanessa Alexandra. "Consumo de substâncias psicoativas em agregados familiares e envolvimento dos jovens na escola/Consumption of psychoactive substances in households and young people’s engagement in school". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/10451/8175.
  17. Gonçalves, Maria Luísa Martins Ferreira, 1967-. "Comunicação interpessoal nas escolas : um estudo com alunos do 6º e 9º anos de escolaridade/Interpersonal communication in schools: a study with students from 6th and 9th grade". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/10451/6277.
  18. Santos, Elisabete Gonçalves, 1967-. "Empatia e bullying, em alunos do 4.º e do 6.º ano/Empathy and bullying, in 4th and 6th grade students". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/10451/5838.
  19. Santos, Maria Luísa Rita Reis. "Saúde mental e comportamentos de risco em estudantes universitários/Mental health and risk behaviors in university students". Doutoramento, 2011. http://hdl.handle.net/10773/6738.
  20. Manata, Elisabete Filipe, 1964-. "Atitudes dos jovens face à leitura e a si próprios : um estudo com alunos do 7.º e 9.º ano/Young people's attitudes towards reading and themselves: a study with 7th and 9th grade students". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/10451/5684.
  21. Ildefonso, Ana Paula Quintela de Moura, 1961-. "Conflitos na escola, percepcionados pelos alunos : frequência, consequências e resolução/Conflicts at school, perceived by students: frequency, consequences and resolution". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/10451/5478.
  22. Velez, Maria Fernanda Pardaleiro, 1961-; Silva, Kadydja Edrey Bandeira, 1983-. "Indisciplina e violência na escola : factores de risco : um estudo com alunos do 8º e 10º anos de escolaridade/Indiscipline and violence at school: risk factors: a study with students from 8th and 10th grade". Mestrado, 2010. http://hdl.handle.net/10451/2565.
  23. Fonseca, Sónia Carla Pinto da. "Autoconceito profissional dos professores de Ciências e de Matemática no 2º Ciclo do Ensino Básico". Mestrado, 2009. http://hdl.handle.net/10451/3556.
  24. Quental, Ana Carina Tavares. "Maltrato entre alunos do ensino básico". Mestrado, 2009. http://hdl.handle.net/10451/5517.
  25. Sá, Lurdes da Conceição Machado de. "Processos de aprendizagem e realização escolar dos alunos no Ensino Básico e Secundário". Mestrado, 2008. http://catalogo.ul.pt/F/?func=item-global&doc_library=ULB01&type=03&doc_number=000562807.
  26. Fonseca, Isabel Maria Gomes de Oliveira Pinto da, 1961-. "Bullying e violência escolar em países europeus : elementos comparativos". Mestrado, 2007. http://hdl.handle.net/10451/28787.
  27. Eduardo, Anabela Abelha. "Estudo dos factores de motivação para o rendimento escolar em matemática". Mestrado, 2006. http://hdl.handle.net/10400.1/788.
  28. Rodrigues, Carina Isabel Martins. "O stresse em alunos de enfermagem e a sua influência na relação de ajuda com o doente". Mestrado, 2005. http://hdl.handle.net/10400.1/8584.
  29. Fernandes, Luísa Cristina Valério da Silva; Fernandes, Luísa; Veiga, Feliciano. "Medos profissionais dos professores em contexto escolar". Mestrado, 2003. http://hdl.handle.net/10451/34894.
  30. Guerra, Teresa Maria Azêdo Pimentel, 1965-. "Autonomia pessoal e profissional dos professores". Mestrado, 2003. http://hdl.handle.net/10451/29923.
  31. Esteves, Maria Raquel S. Pacheco. "Autoconceito profissional dos enfermeiros : um estudo diferencial". Mestrado, 1996. http://hdl.handle.net/10451/28977.
  32. Martins, Maria da Conceição da Costa. "Atitudes dos jovens face ao ambiente : perspectiva diferencial e desenvolvimentista". Mestrado, 1996. http://hdl.handle.net/10451/15312.
  33. Veiga, Feliciano. "Autoconceito e disrupção escolar dos jovens : conceptualização, avaliação e diferenciação". Doutoramento, 1991. http://hdl.handle.net/10451/6239.

Outros

Outra produção
  1. Student Motivation and Self-Concept: Is There a Connection?. The concept of motivation has been placed at the heart of discussions related to academic achievement and school withdrawal. Student and trainee self-concept is presented – throughout the reviewed literature – as an effective response for schools as well as an aspect to consider when promoting motivation and performance in students. Several studies argue that self-concept is the foundation of moti. 2017. Frade, Ana; Veiga, Feliciano. http://hdl.handle.net/10451/30203.
    Frade, A., & Veiga, F. H. (2017). Student motivation and self-concept: Is there a connection?. European Proceedings of Social & Behavioural Sciences and Educational Psychology, XXXI, 203-213. Doi: http://dx.doi.org/10.15405/epsbs.2017.10.19
  2. Envolvimento dos Alunos no Ensino Superior: Um estudo com a escala «Envolvimento dos alunos na escola: Uma escala quadridimensional» (EAE-E4D)/Student engagement in Higher Education: A study with the «Student engagement in school: A four-dimensional scale» (EAE-E4D). ENQUADRAMENTO CONCEPTUAL: O envolvimento dos alunos na escola é um fator protetor do sucesso académico e de comportamentos distónicos nos ensinos básico e secundário. Evidenciado este papel protetor, a extensão ao ensino superior afigura-se importante, atendendo às metas da estratégia 2020 para a educação, especialmente a de aumentar a percentagem da população que ingressa e conclui este nível de. 2016. Fernandes, Hélder Rego; Caldeira, Suzana Nunes; Silva, Osvaldo; Veiga, Feliciano Henriques; Fernandes, Helder; Caldeira, Suzana; Veiga, Feliciano. http://hdl.handle.net/10400.3/4077.
  3. Students' engagement in school and family variables: A literature review. "Students' engagement in school" is regarded in the literature as a current and valued construct despite the lack of empirical studies on its relationship with specific family variables. The present research aimed to survey studies on the correlation between students' engagement in school and family contexts, specifically in terms of the following variables: perceived parental support, socioeconom. 2016. VEIGA,Feliciano Henriques; ROBU,Viorel; CONBOY,Joseph; ORTIZ,Adriana; CARVALHO,Carolina; GALVÃO,Diana; Veiga, Feliciano Henriques; et al. http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2016000200187.
    http://dx.doi.org/10.1590/1982-02752016000200002
  4. Gifted amongst Preschool Children: An Analysis on How Teachers Recognize Giftedness. The aim of this research is to expose what teachers from two different cultures observe as characteristics of giftedness in preschool children. The research also depicts the teachers’ conception of inclusive gifted education. The applied qualitative methodology is based in an interview, which focuses on understanding teachers’ difficulties and perceptions in identifying and recognizing a gifted pr. 2015. Dal Forno, Letícia; Bahia, Sara; Veiga, Feliciano. http://hdl.handle.net/10451/19883.
  5. Prevention Practice of Stress in Preschool Education: Educators’ Perception. In the context of pre-school, Educators have an important role in the planning of educational facilitators of child involvement practices. This study aims to identify an educational practice that acts in stress prevention. The sample was composed by 300 Educators who responded to the subscale Educational Practices for Dealing with Stress in Childhood (EPELSI) of P2SEPE Protocol (Gomes & Pereira, 2. 2015. Gomes, Rosa; Pereira, Anabela; Veiga, Feliciano; Aires, Vanessa. http://hdl.handle.net/10451/22693.
  6. Internacionalização da investigação e do ensino em Psicologia e Educação: demandas Portugal-Brasil/Internationalization of research and teaching in Psychology and Education: demands from Portugal to Brazil. A problemática da internacionalização da investigação e do ensino tem surgido como importante e atual em várias áreas e diferentes modelos teóricos; destaca-se, no entanto, a escassez de investigações e a necessidade de aprofundamento das existentes. O objetivo geral desta conferência foi considerar especificidades da internacionalização da investigação e do ensino em Psicologia e Educação, centra. 2014. Veiga, Feliciano. http://hdl.handle.net/10451/12043.
    http://dx.doi.org/10.1590/0103-166X2014000200001
  7. Envolvimento do aluno na escola e comportamento disruptivo/student engagement in school and disruptive behavior. Este trabalho realiza uma abordagem ao construto envolvimento do aluno na escola e relaciona o envolvimento expresso pelos alunos com a disrupção professada por eles mesmos. A investigação contou 365 participantes a frequentarem o 7.º e o 10.º anos de escolaridade. Para a recolha de dados utilizaram-se o Questionário de Envolvimento dos Estudantes na Escola, a versão portuguesa para investigação d. 2014. Fernandes, Hélder Manuel Rego; Caldeira, Suzana Nunes; Veiga, Feliciano Henriques. http://hdl.handle.net/10400.3/3684.
  8. A percepção de criatividade por educadores de infância do Brasil e de Portugal/The perception of creativity by early childhood educators in Brazil and Portugal.. Este estudo é parte de uma pesquisa de doutoramento realizada nos contextos educacionais brasileiro e português, em relação a sobredotação e a criatividade na etapa do pré-escolar. Pretendeu-se conhecer as percepções dos educadores de infância em relação à definição de criatividade e reconhecer as características que os educadores de infância associam à criatividade. Para verificar estes objectivo. 2014. Dal-Forno, Letícia; Veiga, Feliciano; Bahia, Sara. http://hdl.handle.net/10451/12049.
  9. Envolvimento dos estudantes na escola e disrupção escolar: Um estudo com alunos de uma escola TEIP. O envolvimento dos estudantes na escola é um conceito que tem despertado um interesse crescente na comunidade científica. A natureza multidimensional do conceito permite que se evidenciem as interfaces cognitivas, emocionais e comportamentais do envolvimento e a que tipo de influências está sujeito, não só em função das diferenças de idade, género e contexto socioeconómico, mas ainda do modelo edu. 2014. Veiga, Feliciano; Melo, Madalena; Carvalho, Carolina; Almeida, Ana; Festas, Isabel; Caldeira, Suzana; Taveira, Céu. http://cieae.ie.ul.pt/2013/?page_id=1608.
  10. Student’s Engagement in School: Conceptualization and relations with Personal Variables and Academic Performance. This article reviews the literature regarding Student’s Engagement in School (SES), its relationship with personal variables, as well as with academic performance. Although SES’ conceptualization may vary across studies, there is general agreement concerning the multidimensional nature of this construct, encompassing three dimensions – cognitive, affective and behavioural. It is seen as an anteced. 2014. Veiga, Feliciano; Burden, Robert; Appleton, James; Taveira, Maria do Céu; Galvão, Diana. http://hdl.handle.net/10451/18039.
  11. Understanding and Measuring Student Engagement in School: The Results of an International Study From 12 Countries. The objective of the present study was to develop a scale that is appropriate for use internationally to measure affective, behavioral, and cognitive dimensions of student engagement. Psychometric properties of this scale were examined with data of 3,420 students (7th, 8th, and 9th grade) from 12 countries (Austria, Canada, China, Cyprus, Estonia, Greece, Malta, Portugal, Romania, South Korea, the. 2014. Lam, Shui-fong; Jimerson, Shane; Wong, Bernard P. H.; Kikas, Eve; Shin, Hyeonsook; Veiga, Feliciano; Hatzichristou, Chryse; et al. http://hdl.handle.net/10451/12361.
    http://dx.doi.org/10.1037/spq0000057
  12. Envolvimento dos alunos na escola e ação dos professores : uma revisão da literatura. A relação entre as variáveis atuação dos professores e comportamentos dos alunos tem sido investigada, destacando-se a sua importância e atualidade. Faltam, no entanto, estudos que atendam a dimensões específicas de cada um dos conceitos e aprofundem inconsistências entre os estudos existentes. O envolvimento dos alunos na escola é definido como a vivência de ligação centrípeta do aluno à escola,. 2014. Veiga, Feliciano Henriques; Taveira, M. Céu; Caldeira, Suzana Nunes; Moura, Hélia; Galvão, Diana; Barbosa, Altemir. http://hdl.handle.net/10400.3/4183.
  13. Envolvimento dos alunos na escola: Elaboração de uma nova escala de avaliação/Student engagement in school: Development of a new assessment scale. Apresentam-se as fases seguidas na elaboração de uma nova escala de avaliação do envolvimento dos alunos na escola. Após a recolha e o estudo piloto dos itens, procedeu-se à aplicação da versão da escala intitulada “Envolvimento dos alunos na escola: Uma escala quadri-dimensional”(EAE-E4D). A amostra incluiu alunos do sexo masculino (291) e feminino (388), de escolas de variadas regiões do país e. 2013. Veiga, Feliciano. http://hdl.handle.net/10451/10032.
  14. Parenting and Adolescents’ Self-Esteem: The Portuguese Context. This study analyzes the relationships between parenting styles and adolescent’s psychosocial adjustment (self-esteem) in the Portuguese culture. The sample was of 517 adolescents, 214 males (41.39 %), and aged 11 to 18 years. We used the Parental Socialization Scale (ESPA29) to assess the parenting styles (authoritative, authoritarian, indulgent and negligent), and the Multidimensional Self-esteem. 2013. Rodrigues, Yara; Veiga, Feliciano; Fuentes, María C.; García, Fernando. http://hdl.handle.net/10451/10030.
  15. Conflitos, Rendimento Académico e Perceção de Apoio dos Alunos na escola/Conflicts, Academic Performance and Students’ Perception of Support at School. A crescente complexidade e conflitualidade da sociedade refletem-se na escola. O objetivo deste estudo foi encontrar respostas para o seguinte problema geral: Como é que os alunos do ensino básico percecionam o conflito na escola? Para avaliação da perceção dos conflitos na escola utilizou-se o "Questionário de Convivência Escolar" (Cangas et al., 2007).. The main pourpose of this study was to add. 2012. Ildefonso, Ana Paula; Veiga, Feliciano. http://hdl.handle.net/10451/6839.
  16. Estudo Sobre Comportamentos de Vitimização na escola/Study on Victimization Behaviors at School. O bullying afeta negativamente o desenvolvimento saudável das crianças: a autoestima, o rendimento escolar, o progresso nos estudos, entre outros. As consequências deste comportamento têm um impacto não só nas vítimas, nos observadores/testemunhas,como nos próprios agressores, que em muitos casos enveredam por uma vivência de criminalidade e abandono escolar (Caldeira & Veiga, 2011; McGrath, 2007;. 2012. Santos, Elisabete; Veiga, Feliciano. http://hdl.handle.net/10451/9064.
  17. La indisciplina en las escuelas portuguesas : incidencia en las Azores/Indiscipline in Portuguese schools: incidence in the Azores. El tema que aqui se plantea es el resultado de un conjunto de investigaciones sobre la indisciplina en la escuela que hemos venido realizando, individualmente o en colaboración con otros compañeros, en el archipiélago de las Azores. Con estos estudios se ha intentado comprender melhor el fenómeno desde la perspectiva de los alumnos así como de los profesores.. ABSTRACT: This article results from a. 2012. Caldeira, Suzana Nunes; Veiga, Feliciano Henriques; Caldeira, Suzana; Veiga, Feliciano. http://hdl.handle.net/10400.3/3685.
  18. Envolvimento dos Alunos na Escola: Relações com variáveis contextuais e pessoais: Uma revisão da literatura/Student engagement in School: Relationships with contextual and personal variables: A literature review. Este artigo apresenta uma revisão da literatura acerca do conceito envolvimento do aluno na escola e da sua relação com variáveis contextuais e pessoais. Vários estudos sustentam que tanto fatores pessoais (autoeficácia, autoconceito) como contextuais (pares, escola, família) se encontram associados ao envolvimento dos alunos na escola. Se, por um lado, o envolvimento surge na literatura revista c. 2012. Veiga, Feliciano; Galvão, Diana; Festas, Isabel; Taveira, Maria do Céu. http://hdl.handle.net/10451/10031.
  19. Envolvimento dos alunos na escola : conceito e relação com o desempenho académico : sua importância na formação de professores/Student engagement in school: concept and relationship with academic performance: its importance in teacher training.. O conceito de envolvimento dos alunos na escola tem vindo a ser colocado no cerne das discussões relacionadas com o sucesso académico e com o abandono escolar. Este estudo faz uma revisão de literatura acerca deste conceito e das suas relações com o desempenho académico, destacando a sua importância no âmbito da formação de professores. Vários estudos sustentam que a falta de envolvimento dos alun. 2012. Veiga, Feliciano Henriques; Festas, Isabel; Taveira, Céu; Galvão, Diana; Janeiro, Isabel; Conboy, Joseph; Carvalho, Carolina; et al. http://hdl.handle.net/10400.3/3686.
  20. Portuguese Adaptation of Students Engagement in Schools International Scale (Sesis). The importance of student’s engagement has been recently pointed out in research. However, there has been a lack of engagement assessment instruments, showing psychometric qualities, such as reliability and validity. Objective: This paper presents the Portuguese adaptation of the “Student’s Engagement in Schools International Scale” (SESIS), drawn up from 12 countries international study (Lam et a. 2012. Melo, Madalena; Veiga, Feliciano; Bahia, Sara; Nogueira, João; Caldeira, Suzana; Festas, Isabel; Taveira, Céu; et al. http://hdl.handle.net/10174/8212.
  21. School disruption scale inferred by teachers (SDSIT): Construction and Validation. This study presents both the procedures and the results obtained with Students School Disruption Scale inferred by teachers.. 2011. Veiga, Feliciano. http://hdl.handle.net/10451/5326.
  22. Students' Family and Violence in Schools. The purpose of this study was to analyze the relation between the adolescents orientation towards violence in schools and variables of the familiar context - parents (un)employment, divorce, socio-cultural status, aprent authority, brothers friendship and familiar self-concept, as well as the variations of that relation according to the variable "perceived parental support".. 2009. Veiga, Feliciano. http://hdl.handle.net/10451/5373.
  23. Underachievers, overachievers and student's self-concept. Research has related good and poor academic performance-underachievers and overachievers-to the students self-concept so thar sibjects with high academic levels organize and express information concerning themselves in higher levels of competency.. 2009. Veiga, Feliciano. http://hdl.handle.net/10451/5371.
  24. Violência, direitos psicossociais e interacções comunicacionais em jovens alunos: Elementos de alguns projectos. O presente artigo inclui informação de variados projectos de investigação, internacionais e nacionais, acerca da indisciplina, da violência escolar e sua avaliação, retorna a Escala de Disrupção Escolar Inferida pelos Professores (EDEI), relata investigação realizada com a Escala de Disrupção Escolar Professada pelos Alunos (EDEP), envolvendo vários países europeus, descreve a relação entre os com. 2009. Veiga, Feliciano. http://hdl.handle.net/10451/5372.
  25. The differentiation and promotion of students' rights in Portugal. This investigation includes a differential study (Study 1) and a quasi-experimental research (Study 2). In Study 1, the objective was to establish to what extent students' rights existed and analyse the differentiation between students' rights with Portuguese and immigrant mothers, throughout school years. The sample consisted of 537 students with Portuguese and immigrant mothers, distributed by d. 2009. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação; Veiga, Feliciano; García, Fernando; Neto, Félix; Almeida, Leandro. http://hdl.handle.net/10216/93295.
  26. Questionário de gestão do tempo académico dos alunos do ensino básico e secundário: Adaptação portuguesa do “Time Management Questionnaire”. Apresenta-se o estudo de adaptação do TMQ (Time Management Questionnaire) de Britton e Tesser (1991), cuja versão final passou a ter o título de "Questionário de Gestão do Tempo Académico".. 2007. Veiga, Feliciano; Melim, Ana Cristina. http://hdl.handle.net/10451/5807.
  27. Autonomia profissional dos professores. Este estudo pretendeu analisar as representações dos professores acerca da sua autonomia em contexto escolar, com recurso a uma amostra de 203 professores de ambos os sexos, pertencentes a escolas dos distritos de Lisboa, Setúbal, Leiria e Aveiro. Utilizou-se a Escala de Autonomia Profissional dos Professores (EAPP).. 2007. Guerra, Teresa P.; Veiga, Feliciano. http://hdl.handle.net/10451/6432.
  28. A gravidade da violência e da indisciplina escolar dos alunos percepcionada por pais e encarregados de educação. O presente estudo teve como objectivo geral analisar as representações de encarregados de educação acerca da gravidade atribuída a dimensões específicas dos comportamentos indisciplinados dos alunos. Especificamente, foram colocadas as seguintes questões de estudo: Como se distribuem os encarregados de educação dos alunos pela gravidade atribuída a comportamentos indisciplinados, nas suas diferent. 2007. Santos, Fernando; Veiga, Feliciano. http://hdl.handle.net/10451/5228.
  29. Elementos sócio-escolares do autoconceito profissional dos professores. Atendendo à importância que o autoconceito profissional dos professores poderá ter para a sua integração na escola e na sociedade, realizou-se um estudo cujo objectivo foi a análise das representações dos professores acerca de si mesmos enquanto profissionais da educação. Utilizou-se, para este estudo, uma amostra de 342 professores de ambos os sexos, de escolas pertencentes aos distritos de Lisbo. 2007. Roque, Paula; Veiga, Feliciano. http://hdl.handle.net/10451/6588.
  30. Organização dos tempos de estudo em jovens adultos. O presente estudo teve como objectivo geral analisar as competências de organização dos tempos de estudo em alunos do 3.º ciclo dos ensinos básico e secundário. Foram colocadas várias questões de estudo específicas relativas à gestão do tempo académico (GTA) em função de variáveis pessoais, escolares e familiares. A amostra foi constituída por 705 alunos, de ambos os géneros. Como instrumento para. 2007. Melim, Ana Cristina; Veiga, Feliciano. http://hdl.handle.net/10451/4878.
  31. Uma nova versão da escala de autoconceito: Piers-Harris Children’s Self-Concept Scale (PHCSCS-2). É apresentada a adaptação Portuguesa da escala Americana Piers-Harris Children’s Self-Concept Scale (PHCSCS-2, recentemente revista e publicada em versão reduzida (Piers & Hertzberg, 2002.. 2006. Veiga, Feliciano. http://hdl.handle.net/10451/4672.
  32. Autoconcepto en adultos de España y Portugal. El objetivo de este trabajo es confirmar la validez pentafactorial del cuestionario AF5 con adultos españoles y portugueses. A partir de las respuestas de un total de 2.058 adultos (1.508 españoles, 73,3%, y 550 portugueses, 26,7%) se analiza la fiabilidad del instrumento, se compara la validez del modelo de cinco factores oblicuos que proponen los autores contra los modelos alternativos unifactor. 2006. García, José; Musitu, Gonzalo; Veiga, Feliciano. http://hdl.handle.net/10451/4670.
  33. Cidadania em função da dotação (Sobredotação versus infradotação), ao longo da adolescência. Este estudo teve como objectivo a análise da relação entre as representações dos alunos acerca da cidadania dos professores e os seguintes indicadores de dotação: rendimento escolar (excelente versus baixo), criatividade (“os teus professores consideramte um aluno criativo”; “consideras-te criativo”), facilidade de aprendizagem (“os teus professores acham que tens facilidade de aprendizagem”) e go. 2005. Veiga, Feliciano; Garcia, Fernando; Caldeira, Maria José. http://hdl.handle.net/10451/4710.
    Veiga, F. H., García, F., & Caldeira, M. J. (2005). Cidadania em função da dotação (Sobredotação versus infradotação), ao longo da adolescência. Sobredotação, Vol. 6, pp. 293-310.
  34. O que falta aos alunos para serem bons a matemática? Uma abordagem psico-educacional. A presente investigação apresenta dois estudos. No estudo 1, analisa-se a relação entre o rendimento em Matemática e outras variáveis — pessoais, escolares e familiares. A amostra foi constituída por 475 alunos do 7º ao 9º ano de escolaridade. Como instrumentos, foram utilizados o Self-Concept as a Learner Scale (SCAL), e a Escala de Disrupção Escolar Professada pelos Alunos (EDEP), com qualidades. 2005. Veiga, Feliciano. http://hdl.handle.net/10451/5805.
  35. Autoconceito profissional dos professores: Construção de uma escala de avaliação. A falta de instrumentos de avaliação do autoconceito profissional dos docentes do ensino básico e secundário conduziu à elaboração de um instrumento que denominámos Escala de Autoconceito Profissional dos Professores (EAPP). A aplicação da escala EAPP, com 36 itens, incidiu numa amostra de 342 professores, de diferentes escolas do ensino básico e secundário, de ambos os sexos, de diferentes idades. 2003. Veiga, Feliciano; Roque, Paula; Guerra, Teresa M.; Fernandes, Luísa; Antunes, Júlia. http://hdl.handle.net/10451/4674.
  36. Os medos dos professores: Elaboração de uma escala de avaliação dos medos profissionais dos professores. A falta de instrumentos que pudessem ser administrados a professores, para que se pronunciem quanto aos seus medos profissionais, conduziu à construção de um novo instrumento de avaliação. Apresentam-se as fases seguidas na construção de uma escala de avaliação dos medos profissionais dos professores (EAMPP). Após a recolha e o estudo piloto dos itens, procedeu-se à aplicação da versão final da es. 2003. Veiga, Feliciano; Fernandes, Luísa; Roque, Paula; Guerra, Teresa M.; Antunes, Júlia. http://hdl.handle.net/10451/4673.
  37. Escala de avaliação da autonomia profissional dos professores: elaboração e validação. O presente estudo sistematiza os processos seguidos na construção da denominada Escala de Avaliação da Autonomia Profissional dos Professores (EAP). Os resultados obtidos nos 32 itens desta escala foram analisados quanto à fidelidade e à validade de construto e externa. Uma análise factorial de componentes principais com rotação varimax revelou a existência de seis factores específicos, para além. 2003. Veiga, Feliciano; Guerra, Teresa M.; Fernandes, Luísa; Roque, Paula; Antunes, Júlia. http://hdl.handle.net/10451/4676.
  38. Motivação escolar dos alunos: um estudo do Inventory of School Motivation. Reconhecendo a importância da motivação escolar dos alunos e a falta de instrumentos para a sua avaliação, realizou-se um estudo de adaptação do “Inventory of School Motivation"(ISM)”, elaborado por McInerney, Roche, McInerney e Marsh (1997). A amostra ficou constituída por 365 alunos adolescentes de ambos os sexos, do 3º ciclo e do ensino secundário oficial e diurno. O instrumento resultante, rev. 2003. Veiga, Feliciano; Antunes, Júlia; Fernandes, Luisa; Guerra, Teresa; Roque, Paula. http://hdl.handle.net/10451/4826.
  39. O talento e o atraso em matemática e ciências: Diferenças no autoconceito dos alunos. Investigações realizadas têm relacionado a sobredotação, o alto e baixo desempenho académico, com o autoconceito professado pelos alunos, sendo que os primeiros organizam e exprimem a informaçaõ a seu respeito com um nível superior de competência. Os resultados deste estudo corroboram anteriores estudos.. Este documento consta também do livro de atas do IV Congresso Anual da Aneis. 2003. Veiga, Feliciano; Garcia, Fernando; Miranda, Lúcia. http://hdl.handle.net/10451/6841.
  40. Escala de Representações dos Professores acerca da Sobredotação: Construção de uma escala de avaliação (ERPAS). A falta de instrumentos de avaliação da perceção dos professores acerca dos alunos sobredotados justificou o desenvolvimento da denominada "Escala de Representações dos Professores acerca dos Alunos Sobredotados" (ERPAS). Esta escala revelou adequadas qualidades psicométricas.. 2001. Veiga, Feliciano; Marques, Paulo. http://hdl.handle.net/10451/6840.
  41. Os direitos dos alunos na escola: Um programa de promoção. O presente estudo teve como objectivo investigar os efeitos da utilização, por aprte dos professores, de um programa de intervenção baseado no "Modelo Comunicacional Eclético" (Veiga, 1999)sobre as percepções dos alunos acerca dos seus direitos na escola.. 2001. Veiga, Feliciano. http://hdl.handle.net/10451/6419.
  42. Percepções dos Alunos Portugueses acerca dos seus Direitos Psicossociais na Escola e na Família. O estudo apresentado faz parte do nosso contributo para o Projecto Internacional, liderado por Stuart Hart (universidade de Indiana), e teve como objectivo geral a análise das percepções dos jovens portugueses acerca dos seus direitos na escola e família.. 1999. Veiga, Feliciano. http://hdl.handle.net/10451/6431.
  43. Alunos sobredotados vistos pelos professores. O objetivo geral do presente estudo foi analisar as percepções dos professores acerca dos alunos sobredotados.. Este artigo resultou de uma comunicação apresentada no V colloque National de L' AIPELF/AFIRSE e teve publicação em versão reduzida em Actas.. 1997. Veiga, Feliciano; Moura, Hélia; Menezes, J.; Ribeiro, A.. http://hdl.handle.net/10451/5810.
  44. Autoconceito e Rendimento dos Jovens em Ciências e Matemática: análise por grupos com diferente valorização do sucesso. A relação entre o auto-conceito e o rendimento escolar tem sido objeto de vários estudos. O problema em estudo consistiu na seguinte questão: que relação existe entre o autoconceito e o rendimento escolar dos jovens a ciências e a matemática, considerando os sujeitos por grupos de pertença a diferentes contextos de pressão cultural para o sucesso académico (ano escolaridade, NSE, zona geográfica,. 1996. Veiga, Feliciano. http://hdl.handle.net/10451/5811.
  45. Escala de Disrupção Escolar Inferida pelos Professores (EDEI): Construção e Validação. Este artigo resultou de uma comunicação apresentada na II Conferência Internacional de Avaliação psicológica: Formas e Contextos, Braga, Universidade do Minho em Maio de 1994. 1995. Veiga, Feliciano. http://hdl.handle.net/10451/5809.
  46. Disrupção Escolar dos Jovens em Função da Idade e do Autoconceito. O objectivo do presente estudo foi a análise dos efeitos principais e da interacção das variáveis idade e autococneito na disrupção escolar professada pelos jovens.. Este artigo foi apresentado no III Seminário: A componente de psicologia na Formação de Professores e Outros Agentes Educativos, que decorreu na Universidade de Évora em 1991.. 1992. Veiga, Feliciano. http://hdl.handle.net/10451/6418.
  47. Escala de autoconceito: Adaptação portuguesa do "Piers-Harris Children's Self-Concept Scale". The construct self-concept is one of the most studied, because of its importance to the knowledge of personality. A Portuguese adaptation of the American version of Piers-Harris Children’s Self-Concept Scale (PHCSCS), constructed by Piers (1969) with recent revised manual (Piers, 1988) is described. The PHCSCS was translated into Portuguese and its properties were investigated. The reliability coe. 1989. H. Veiga, Feliciano. https://revista.appsicologia.org/index.php/rpsicologia/article/view/774.
  48. Disciplina Materna, Autoconceito e Rendimento Escolar/Maternal Discipline, Self-Concept and Academic Performance. O presente estudo analisa a relação entre a disciplina materna, o autoconceito e o rendimento escolar, numa amostra de 217 alunos, com idades entre os 11 e os 17 anos.. 1988. Veiga, Feliciano. http://hdl.handle.net/10451/6433.
Distinções

Prémio

2003 Contribuición ó Eido Educativo
Comissão Organizadora do Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia, Espanha