???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Joana Lourenço Ramalho

Nomes de citação

  • Ramalho, Joana

Identificadores de autor

Ciência ID
B917-8520-3567
ORCID iD
0000-0003-3723-6052

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Comunicação
Formação
Grau Classificação
2012/12/18
Concluído
Ciências Sociais / Social Sciences (Doutoramento)
Especialização em Sociologia Geral / General Sociology
Universidade de Lisboa - Instituto de Ciências Sociais, Portugal
"“O Papel da Cultura na Produção de Cidade: A Casa da Música no Porto” / "The role of culture in the production of the city: Casa da Música, Porto"" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2005
Concluído
Ciências da Comunicação / Communication Sciences (Licenciatura)
Especialização em Não Aplicável
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2017/12 - Atual Investigador (Investigação) UNIDCOM/IADE - Unidade de Investigação em Design e Comunicação, Universidade Europeia , Portugal
UNIDCOM/IADE - Unidade de Investigação em Design e Comunicação, Universidade Europeia , Portugal
2013/01 - 2015/12 Investigador (Investigação) Universidade Católica Portuguesa, Portugal
Centro de Estudos de Comunicação e Cultura, Universidade Católica Portuguesa (CECC-UCP) Investigadora associada, Portugal
2013/04 - 2014/07 Pós-doutorado (Investigação) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
2008/09 - 2009/06 Investigador visitante (Investigação) University College London The Bartlett School of Architecture, Reino Unido
2006/01 - 2008/08 Estagiário de Investigação (Investigação) Universidade de Lisboa - Instituto de Ciências Sociais, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/10 - Atual Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
2017/09 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade Europeia IADE Faculdade de Design Tecnologia e Comunicação, Portugal
2014/09 - 2017/08 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade Europeia, Portugal
2017/01 - 2017/07 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2016/09 - 2017/01 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2014/09 - 2015/01 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022/12 - Atual Elected member of the Pedagogical Council Universidade Europeia, Portugal
2021/11 - Atual Elected member of the Scientific Council Universidade Europeia, Portugal
2018/01 - Atual Member of the Scientific Council UNIDCOM/IADE - Unidade de Investigação em Design e Comunicação, Universidade Europeia , Portugal
2017/05 - 2021/11 Elected member of the Pedagogical Council Universidade Europeia, Portugal
2017/05 - 2018/11 Elected member of the Scientific Council Universidade Europeia, Portugal
2013/04 - 2014/07 Member of the Scientific Council ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2021/09 - 2023/08 Scientific and pedagogical coordination - Communication and Marketing Department Universidade Europeia IADE Faculdade de Design Tecnologia e Comunicação, Portugal
2017/09 - 2023/08 Programme coordination - Communication Sciences Universidade Europeia IADE Faculdade de Design Tecnologia e Comunicação, Portugal
2019/09 - 2021/08 Programme coordination - Master in Audiovisual and Multimedia Communication Universidade Europeia IADE Faculdade de Design Tecnologia e Comunicação, Portugal
2017/09 - 2021/08 Scientific and pedagogical coordination - Communication Department Universidade Europeia IADE Faculdade de Design Tecnologia e Comunicação, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2012/03 - 2014/08 Therapeutic consumptions of performance among young people: trajectories and information networks Governo da República Portuguesa Ministério da Ciência Tecnologia e Ensino Superior

Projeto

Designação Financiadores
2019/01/01 - 2019/12/31 Unidade de Investigação em Design e Comunicação - UNIDCOM/IADE
UID/DES/00711/2019
Instituto de Arte Design e Empresa Universitário Unidade de Investigação em Design e Comunicação, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2008/10/01 - 2010/09/30 ARQUITECTURA ICÓNICA E GLOBALIZAÇÃO: ESTUDO DE CASO A CASA DA MÚSICA
SFRH/BD/43534/2008
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2006/10/01 - 2008/09/30 EQUIPAMENTOS CULTURAIS, COMUNICAÇÃO E INTERACÇÕES SOCIAIS - UMA ANÁLISE DE CASO À CASA DA MÚSICA DO PORTO
SFRH/BD/31230/2006
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2024/09 - Atual "Uma outra revolução - 30 anos de Internet comercial em Portugal" / Another revolution - 30 years of commercial internet in Portugal
Web3.0
Investigador
Universidade Europeia, Portugal
Em curso
2022/01 - 2024/04 TDX - Teatro da Experiência Digital / Theatre of the Digital Experience
DXT
Co-Investigador Responsável (Co-IR)
UNIDCOM/IADE - Unidade de Investigação em Design e Comunicação, Universidade Europeia , Portugal
UNIDCOM/IADE - Unidade de Investigação em Design e Comunicação, Universidade Europeia
Concluído
2018/02 - 2020/06 “Cocriação em Comunicação e Marketing" / Co-creation in Communication and Marketing
COCOM
Investigador
UNIDCOM/IADE - Unidade de Investigação em Design e Comunicação, Universidade Europeia , Portugal
Desativado
2016/02 - 2017/03 “A imprensa e a edição digital de informação: novos atores, organizações e tendências” / The Press and digital information edition: new actors, organizations and tendências
ERC-DIGITAL MEDIA
Investigador
2015/09 - 2016/02 "O Público da Rede Nacional de Centros de Ciência Viva” / The public of the National Network of Ciência Viva Centers
CVIVA
Investigador
Concluído
2015/01 - 2015/06 “Psicofarmacologização da velhice, estilos de vida e percepções de bem-estar: estudo piloto no concelho de Almada” / “Psychopharmacologization of old age, lifestyles and perceptions of well-being: pilot study in the municipality of Almada”
PSICOFARM
Investigador
Concluído
2013/03 - 2015/06 “Teatro, território e comunidade: um estudo de caso no Norte de Portugal” / “Theater, territory and community: a case study in the North of Portugal”
CdM
Concluído
2008/01 - 2008/08 “Comunicação, Estudos Culturais e Novos Media” / Communication, Cultural Studies and New Media
COMCULTURE
Research assistant
Concluído
2008/01 - 2008/08 “Teoria Social e Pensamento Contemporâneo” / Social Theory and Contemporary Thought
SOCTHEORY
Research Assistant
Concluído
2007/01 - 2008/08 “Ciência e Tecnociência: abordagens epistemológicas, sociológicas, económicas e políticas" / Science and Technoscience: epistemological, sociological, economic and political approaches
TECHNOSCI
Research Assistant
Concluído
2006/01 - 2006/12 “Biotecnologia, Bioeconomia e Justiça” / Biotechnology, Bioeconomy and Justice
BIOECON
Concluído
2006/01 - 2006/12 “Festschrift a/to Hermínio Martins”
FESTSCHRIFT
Research Assistant
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Gorgel Pinto, António; Ramalho, Joana; Reaes Pinto, Paula; Figueiredo, Filipe. "Digital Experience Theatre: Ideation Tool for Developing Socially Significant Digital Products". Trabalho apresentado em The Paris Conference on Arts & Humanities, Paris, 2023.
    Publicado
  2. Ana Beatriz Andrade; Ramalho, Joana; Lima, Edirlei; Morais, Rodrigo. "The personality of visual elements: Creating a framework for the development of the visual identity based on brand personality dimensions". Trabalho apresentado em 17th International Conference on Design Principles and Practices of Inclusion, 2023.
  3. Rodrigo Hernández-Ramírez; Carlos Rosa; Joana Ramalho; Bruno Silva. "CROSS: A MODEL FOR LEARNING THROUGH CO-OPERATIVE INTERDISCIPLINARITY IN DESIGN AND GAME DEVELOPMENT". 2021.
    10.21125/edulearn.2021.1235
  4. Cunha, Diogo Silva da; Ramalho, Joana. "Contribución al estudio crítico del podcasting en el campo periodístico portugués". Trabalho apresentado em Transformación Digital. Desafíos y expectativas para el periodismo. XXVII Congreso Internacional de la Sociedad Española de Periodística, 2021.
  5. Duarte, Emília; Neves, Ana Glória; Ramalho, Joana. "Portuguese Basic Design in LOs: a 2D micro-version". Trabalho apresentado em Senses & Sensibility: Lost in (G)localization, 10th UNIDCOM/IADE International Conference, Lisboa, 2019.
    Aceite para publicação
  6. Neves, Ana; Dias, Diana; Duarte, Emília; Ramalho, Joana. "BACK TO THE BASICS OF BASIC DESIGN: THE PORTUGUESE SCENARIO". 2019.
    10.21125/iceri.2019.0139
  7. Santos, Helena; Ramalho, Joana. "Criação artística, instituições e território. Desafios de uma abordagem socioetnográfica das Comédias do Minho". Trabalho apresentado em Actas do V Congresso da Associação Portuguesa de Antropologia, 2013.
Artigo em revista
  1. Oliveira, Cynthia Mara Magalhães de; Gancho, Sara; Ramalho, Joana. "Live music after COVID-19: Case studies of digital transformation in Portugal". The International Journal of Media, Technology and the Arts; The Arts in Society Journal Collection, University of the Arts, Philadelphia, USA (2025):
    No prelo
  2. Augusto Santos Silva; Helena Santos; Joana Ramalho; Ricardo Moreira. "Theatre and sustainable territorial communities: A case study in Northern Portugal". Journal of Rural Studies 63 (2018): 251-258. https://doi.org/10.1016/j.jrurstud.2018.04.004.
    10.1016/j.jrurstud.2018.04.004
  3. Santos, Helena; Santos Silva, Augusto; Ramalho, Joana; Moreira, Ricardo. "Un théâtre, une troupe, un territoire, des communautés Comedias do Minho et son apport à une nouvelle centralité culturelle". Revue d'Histoire du Theatre (2016): http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85013005005&partnerID=MN8TOARS.
  4. Ramalho, Joana. "A cidade para os outros: os equipamentos culturais icónicos na produção de cidade". V!rus (2013):
    10.4237
  5. Ramalho, Joana. "Os grandes eventos e a promoção da imagem externa de Portugal". (2013): http://hdl.handle.net/11144/806.
Artigo em revista (magazine)
  1. Ramalho, Joana. "Da cultura nos modos de produzir cidade", 2015
  2. Ramalho, Joana. "Comunidades em vivências dinâmicas joco-sérias", 2013
Capítulo de livro
  1. António Gorgel Pinto; Filipe Figueiredo; Paula Reaes Pinto; Joana Ramalho. "Digital Experience Theatre Ideation Tool for Designing e-things". 2025.
    10.1007/978-3-031-74975-9_29
  2. Gorgel Pinto, António; Ramalho, Joana; Reaes Pinto, Paula; Figueiredo, Filipe. "Reimagining Wicked Problems through Speculative Design: Collaborative classroom experiments". In Perspectives on Design IV: Research, Education and Practice. Springer Series in Design and Innovation, 2025.
    No prelo
  3. Ramalho, Joana; Joana Pedralva Graça. "Os Media Digitais como Ferramenta de Consciencialização: O Instagram como palco da invasão da Ucrânia". In Os Media e a Guerra: Cobertura mediática e desinformação em tempos de conflito, IADE PRESS (ed. P. Silveira). IADE Press, 2025.
    No prelo
  4. Ramalho, Joana; Silva, Maria João. "Digital Activism in Portugal". In Impact of Digitalization on Communication Dynamics, 215-238. IGI Global, 2025.
    10.4018/979-8-3693-3579-6.ch009
  5. Diogo Silva da Cunha; Joana Ramalho. "Contribución al Estudio Crítico del Podcasting en el Campo Periodístico Portugués". 2023.
    10.12795/9788447224173
  6. Ramalho, Joana. "Observador: de diário online a grupo de comunicação multimédia". In J.L. Garcia et al., O Choque Tecno-liberal, os Media e o Jornalismo. Estudos Críticos sobre a Realidade Portuguesa, 101-155. Coimbra, Portugal: Almedina, 2020.
  7. José Luís Garcia; Teresa Duarte Martinho; José Nuno Matos; Joana Ramalho; Diogo Silva da Cunha; Marta Pinho Alves. "Sustainability and its contradictory meanings in the digital media ecosystem:contributions from the Portuguese scenario". 2018.
    10.31447/ics9789726715054.14
  8. Ramalho, Joana. "The Mise-en-scène of the Empire: The 1940 Portuguese World Exhibition". Reino Unido, 2017.
    10.1007/978-3-319-61792-3
  9. Ramalho, Joana. "A construção de consensos em torno de um ícone: a Casa da Música no Porto". Portugal, 2015.
  10. Ramalho, Joana. "Impactos no território e impactos do território: as Comédias do Minho como um caso privilegiado de estudo e reflexão". Portugal, 2014.
  11. Ramalho, Joana. "The role of urban icons in cultural policies: the case of Casa da Música and Porto 2001". Reino Unido, 2011.
  12. Ramalho, Joana. "O reflexo do cinema nos filmes". Portugal, 2006.
Edição de livro
  1. Costa e Silva, Elsa; Baptista, Carla; Ribeiro, Vasco; Garcia, José Luís; Sara Meireles Graça; MARTINS, CARLA; Subtil, Filipa; et al. Os Três D dos Media: desigualdade, desprofissionalização e desinformação. Portugal: Outro Modo Cooperativa Cultural. 2021.
    Publicado
Entrada de enciclopédia
  1. Ramalho, Joana. "Highway Aesthetics". In Encyclopedia of Transportation: Social Science and Policy. SAGE Publications, Inc., 2014. https://doi.org/10.4135/9781483346526.n254.
    10.4135/9781483346526.n254
Livro
  1. Alves, Marta Pinho; Garcia, José Luís; Martinho, Teresa Duarte; Cunha, Diogo Silva; Ramalho, Joana; Matos, José Nuno. O Choque Tecno-Liberal, os Media e o Jornalismo: Estudos Críticos Sobre a Realidade Portuguesa. Coimbra, Portugal: Almediana. 2020.
    Publicado
  2. Lopes, Noémia ; Zózimo, Joana R.; Ramalho, Joana; Pegado, Elsa; Pereira, Pula. Geração Sénior de Almada no século XXI - um retrato social [Senior generation of Almada in the 21st century - a social portrait]. Portugal: Deriva Editora - Monde Diplomatique. 2016.
    Publicado
Recurso online
  1. Ramalho, Joana. Da generalização da causa pública à generalização da forma privada - transformações e desafios das políticas culturais públicas em Portugal. 2014.
Relatório
  1. Garcia, José Luís; Martinho, Teresa Duarte; Alves, Marta Pinho; Correia, João Carlos; Cunha, Diogo Silva da; Nuno Matos, José; Graça, Sara Meireles; Ramalho, Joana; Rodrigues, Catarina. 2018. Os media em mudança em Portugal: implicações da digitalização no jornalismo 2018. http://hdl.handle.net/10451/35200.
  2. Ramalho, Joana. 2016. O Público da Rede Nacional de Centros de Ciência Viva: Relatório Final.
  3. Lopes, Noémia ; Pegado, Elsa; Raposo, Hélder; Clamote, Telmo Costa; Rodrigues, Carla F.; Ana Isabel Fernandes; Ramalho, Joana. 2014. Consumos terapêuticos de performance na população jovem: trajectórias e redes de informação. Relatório final.
Tese / Dissertação
  1. Silva, Alexandra Pinho. "Publicidade com um propósito social: contributos para compreender o impacto do social advertising no comportamento do consumidor". Mestrado, 2024. http://hdl.handle.net/10400.26/49823.
  2. Chitas, Joana Inês Fialho. "A representação da mulher na publicidade: estudo de perceção e impacto de marcas haute-couture e fast fashion no consumidor feminino". Mestrado, 2024. http://hdl.handle.net/10400.26/52724.
  3. Rodrigues, Ana Margarida da Silva. "A representatividade das mulheres na indústria de fast fashion: um estudo de caso sobre a Mango". Mestrado, 2024. http://hdl.handle.net/10400.26/51117.
  4. Silva, Maria João Marques da Rocha e. "Ativismo digital em Portugal: estratégias de comunicação e mobilização social". Mestrado, 2024. http://hdl.handle.net/10400.26/50617.
  5. Soares, Maria Lourenço. "Representação da mulher na publicidade de revistas femininas portuguesas de 1962 e 1975: o caso da Eva". Mestrado, 2023. http://hdl.handle.net/10400.26/48308.
  6. Calhau, Matilde Isabel Mendes Jara. "Crescimento de Marcas através da Ativação com Influenciadores– A Comunicação no Século XXI Estudo de Caso: Seaside". Mestrado, 2023. http://hdl.handle.net/10400.6/14061.
  7. Azevedo, Maria Rui de Almeida Monteiro da Costa. "A marca e o consumidor no Instagram: a estratégia de comunicação de dois projetos no universo português". Mestrado, 2023. http://hdl.handle.net/10400.26/46487.
  8. Policarpo, Mariana Madeira. "Dos matches aos first dates: o impacto dos recursos lançados por aplicações de encontro na construção da comunicação In-APPS". Mestrado, 2023. http://hdl.handle.net/10400.26/51079.
  9. Graça, Joana Rita Pedralva. "O espaço dos media digitais como ambiente de promoção da consciencialização social: o caso da invasão da Ucrânia". Mestrado, 2022. http://hdl.handle.net/10400.26/42661.
  10. Almeida, Gustavo dos Santos. "De pessoas para pessoas: o design participativo no combate à gentrificação em Lisboa". Mestrado, 2022. http://hdl.handle.net/10400.26/43334.
  11. Beites, Cristina Torres. "Gerar conteúdo para fortalecer a relação entre marca e consumidor: Relatório de estágio no Core Studio da agência Hill+Knowlton Strategies". Mestrado, 2022. http://hdl.handle.net/10400.26/40069.
  12. Almeida, Gustavo dos Santos. "De pessoas para pessoas: o design participativo no combate à gentrificação em Lisboa". Mestrado, 2022. http://hdl.handle.net/10400.26/43334.
  13. Oliveira, Cynthia Mara Magalhães de. "The future of music events". Mestrado, 2021. http://hdl.handle.net/10400.26/38770.
  14. Feltraco, Arthur Krusser. "À descoberta de novos espaços: paralelos entre os pré-cinemas, o cinema de atrações e os walking simulators alternativos". Mestrado, 2021. http://hdl.handle.net/10400.26/38747.
  15. Miguel, Ine^s Diogo dos Prazeres. "Retratos do feminino: representações da mulher na publicidade televisiva em Portugal". Mestrado, 2021. http://hdl.handle.net/10400.26/37884.
  16. Bernardino, Maria Santos. "O cartaz cultural em Portugal (1933-1960): casos de estudo: teatro, bailado e cinema". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10400.26/30371.
  17. Ramalho, Joana. "O papel da cultura na produção de cidade:a casa da música no Porto". 2012. http://hdl.handle.net/10451/7557.

Outros

Outra produção
  1. Matos, José Nuno, Baptista, Carla e Subtil, Filipa (orgs.) (2017). A Crise do Jornalismo em Portugal. Lisboa: Le Monde Diplomatique e Deriva Editores.(192 páginas). ISBN 978-989-9701-26-8.. A edição portuguesa do Le Monde Diplomatique tem vindo a trazer à estampa livros sobre a atualidade política, económica e social. A Crise do Jornalismo em Portugal reúne um conjunto de artigos de profissionais e académicos da área do jornalismo e dos media e, a alguns previamente publicados no periódico, acrescenta uns quantos inéditos. Mas, mais do que a maior ou menor novidade dos textos, é de d. 2018. Ramalho, Joana. http://journals.openedition.org/cp/2187.
    urn:doi:10.4000/cp.2187
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2024/10 From Dystopia to Micro-utopia: Societal Change through Digital Design Innovation Design Across Borders United in Creativity
Mexico National School of Architecture, Art and Design Tecnológico de Monterrey, Universidad de Monterrey (México)
2024/06 Digital Experience Theatre: Ideation Tool for Designing e-Things 9th ed. EIMAD – International Meeting of Research in Music, Arts and Design
Escola Superior de Artes Aplicadas - Instituto Politécnico de Castelo Branco
2023/06 Digital Experience Theatre: Ideation Tool for Developing Socially Significant Interactive Digital Products The Paris Conference on Arts & Humanities, Paris
2023/03 The personality of visual elements: Creating a framework for the development of the visual identity based on brand personality dimensions 17th International Conference on Design Principles and Practices: New Agendas for Design: Principles of Scale, Practices of Inclusion
Escola Superior de Educação de Lisboa
2021/06 Cross: A Model for Learning through Co-Operative Interdisciplinarity in Design and Game Development EDULEARN 13th International Conference on Education and New Learning Technologies
2021/05 Contribución al estudio crítico del podcasting en el campo periodístico portugués XXVII Congreso Internacional de la Sociedad Española de Periodística “Transformación digital. Desafíos y expectativas para el periodismo”
(Espanha)
2019/11 Micro influence of Learning Outcomes in Basic Design (A. Neves, D. Dias, J. Ramalho e E. Duarte) UNIDCOM 10th International Conference: Senses & Sensibility ’19 Lost in (G)localization
Sociedade de Geografia de Lisboa
2019/11 Back to the Basics of Basic Design: The Portuguese Scenario (A. Neves, D. Dias, E. Duarte e J. Ramalho) 12th annual International Conference of Education, Research and Innovation - ICERI’2019
IATED Academy
2018/11 Turbulência no jornalismo: o caso da imprensa escrita. Resultados de uma investigação aos novos processos, atores e lógicas da informação pública digital V Congresso internacional de Comunicação, Jornalismo no Espaço Público “Ética e Deontologia do Jornalismo no Espaço Lusófono”
CEIS20, Universidade de Coimbra (Portugal)
2017/11 Observador: Estudo de um projeto editorial concebido para o digital 10º Congresso da Sopcom - Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação “Ciências da Comunicação - 20 anos de investigação em Portugal”
Instituto Politécnico de Viseu (Portugal)
2017/11 Novos processos, atores e lógicas da informação pública digital (J. L. Garcia, T. D. Martinho, M. P. Alves, J. C. Correia, D. S. Cunha, J. N. Matos, S. Meireles, J. Ramalho e C. Rodrigues) 10º Congresso da Sopcom - Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação “Ciências da Comunicação - 20 anos de investigação em Portugal”
Instituto Politécnico de Viseu (Viseu, Portugal)
2016/06 Entre a Ciência e a Sociedade: Uma reflexão a partir dos públicos dos Centros Ciência Viva IX Congresso Português de Sociologia, Secção temática “Conhecimento, Ciência e Tecnologia”
Universidade de Faro (Faro, Portugal)
2015/05 The role of the arts in the sustainable development of rural territories: a case study in the Northern Portugal A. Santos Silva, H. Santos, J. Ramalho e R. Moreira) Culture(s) in sustainable futures: theories, practices and policies
University of Jyväskylä (Helsinquia, Finlândia)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2023 - 2024 A representação da mulher na publicidade: Estudo de perceção e impacto de marcas Haute Couture e Fast Fashion no consumidor feminino
Coorientador
Mestrado em Design e Publicidade (Mestrado)
Universidade Europeia IADE Faculdade de Design Tecnologia e Comunicação, Portugal
2022 - 2024 Relatório de Estágio na Editora Espacial: A polivalência do criador de conteúdos digitais na indústria da música
Coorientador
Mestrado em Comunicação Audiovisual e Multimédia (Mestrado)
Universidade Europeia IADE Faculdade de Design Tecnologia e Comunicação, Portugal
2022 - 2024 A Representatividade das Mulheres na Indústria de Fast Fashion: Um estudo de caso sobre a Mango
Coorientador
Mestrado em Design e Publicidade
Universidade Europeia IADE Faculdade de Design Tecnologia e Comunicação, Portugal
2022 - 2024 Ativismo Digital em Portugal: Estratégias de Comunicação e Mobilização Social
Coorientador
Mestrado em Comunicação Audiovisual e Multimédia (Mestrado)
Universidade Europeia IADE Faculdade de Design Tecnologia e Comunicação, Portugal
2022 - 2024 Publicidade com um propósito social: Contributos para compreender o impacto do social advertising no comportamento do consumidor
Coorientador
Mestrado em Design e Publicidade (Mestrado)
Universidade Europeia IADE Faculdade de Design Tecnologia e Comunicação, Portugal
2022 - 2023 Dos Matches aos First Dates: O impacto de recursos lançados por aplicações de encontro na construção da comunicação in-apps
Orientador
Mestrado em Comunicação Audiovisual e Multimédia (Mestrado)
Universidade Europeia IADE Faculdade de Design Tecnologia e Comunicação, Portugal
2022 - 2023 Crescimento de Marcas através da Ativação com Influenciadores: A comunicação no século XXI. Estudo de Caso: Seaside (relatório de estágio)
Orientador
Mestrado em Branding e Design de Moda (Mestrado)
Universidade Europeia IADE Faculdade de Design Tecnologia e Comunicação, Portugal

Universidade da Beira Interior, Portugal
2022 - 2023 Representação da Mulher na Publicidade de Revistas Femininas Portuguesas de 1962 a 1975: O Caso da Eva
Coorientador
Mestrado em Design e Publicidade (Mestrado)
Universidade Europeia IADE Faculdade de Design Tecnologia e Comunicação, Portugal
2021 - 2023 A Marca e o Consumidor no Instagram: A estratégia de comunicação de dois projetos no universo português
Orientador
Mestrado em Design e Publicidade (Mestrado)
Universidade Europeia IADE Faculdade de Design Tecnologia e Comunicação, Portugal
2021 - 2022 O Espaço dos Media Digitais como Ambiente de Promoção da Consciencialização Social: o Caso da Invasão da Ucrânia
Orientador
Mestrado em Design e Publicidade (Mestrado)
Universidade Europeia IADE Faculdade de Design Tecnologia e Comunicação, Portugal
2020 - 2022 De Pessoas para Pessoas: o Design Participativo no Combate à Gentrificação em Lisboa
Coorientador
Mestrado em Gestão do Design (Mestrado)
Universidade Europeia IADE Faculdade de Design Tecnologia e Comunicação, Portugal
2020 - 2022 Gerar Conteúdo para Fortalecer a Relação entre Marca e Consumidor – Relatório de Estágio no Core Studio da Agência Hill+Knowlton Strategies (relatório de estágio)
Orientador
Mestrado em Design e Publicidade (Mestrado)
Universidade Europeia IADE Faculdade de Design Tecnologia e Comunicação, Portugal
2021 - 2021 Retratos do feminino: representações da mulher na publicidade televisiva em Portugal
Orientador
Design e Publicidade (Mestrado)
Universidade Europeia, Portugal
2020 - 2021 À Descoberta de Novos Espaços: Paralelos entre os Pré-cinemas, o Cinema de Atrações e os Walking Simulators Alternativos
Coorientador
Mestrado em Comunicação Audiovisual e Multimédia (Mestrado)
Universidade Europeia IADE Faculdade de Design Tecnologia e Comunicação, Portugal
2020 - 2021 The Future of Music Events (projeto)
Coorientador
Mestrado em Gestão do Design (Mestrado)
Universidade Europeia IADE Faculdade de Design Tecnologia e Comunicação, Portugal
2020 - 2021 Retratos do Feminino: Representações da Mulher na Publicidade Televisiva em Portugal
Orientador
Mestrado em Design e Publicidade (Mestrado)
Universidade Europeia IADE Faculdade de Design Tecnologia e Comunicação, Portugal
2019 - 2019 O cartaz cultural em Portugal (1933-1960): casos de estudo: teatro, bailado e cinema
Coorientador
Design e Publicidade (Mestrado)
Universidade Europeia, Portugal
2018 - 2019 O cartaz cultural em Portugal (1933-1960): casos de estudo: teatro, bailado e cinema
Coorientador
Mestrado em Design e Publicidade (Mestrado)
Universidade Europeia IADE Faculdade de Design Tecnologia e Comunicação, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2023/03/10 Debunking of Fake News in Telegram in 2022: Comparative Study
Presidente do júri
Kristina Mikhailidi (Mestrado)
Universidade Europeia IADE Faculdade de Design Tecnologia e Comunicação, Portugal
2023/01/24 A cultura pop enquanto dimensão política da Guerra Fria: As representações da política externa e interna norte-americana na série televisiva Star Trek (1966-69/1987-94)
Arguente principal
Francisca Isabel Botelho da Silva (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2023/01/24 Korean-wave: Agencialidade e Soft Power ou Replicação da Hegemonia Cultural Norte-americana?
Arguente principal
Patrícia Maria da Silva Raposo (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2023/01/23 Slow Journalism em Portugal e Brasil: formas alternativas de produção e consumo do jornalismo no tempo da aceleração
Presidente do júri
Beatriz Mello de Oliveira (Mestrado)
Universidade Europeia IADE Faculdade de Design Tecnologia e Comunicação, Portugal
2021/12/02 Enhancing Human-centered Design Methods Through Jobs To Be Done
Presidente do júri
Veronica Jeanette Silva Velez (Mestrado)
Universidade Europeia IADE Faculdade de Design Tecnologia e Comunicação, Portugal
2021/12/02 Relatório de Estágio na Revista da Armada
Presidente do júri
Maria Madalena Andrade Santos Leitão Cardoso (Mestrado)
Universidade Europeia IADE Faculdade de Design Tecnologia e Comunicação, Portugal
2019/10/04 Jornalismo na era da Internet: Redes Sociais e Exposição a Notícias
Arguente principal
Rafael Alexandre Rodrigues Vintém (Mestrado)
Universidade Europeia, Portugal
2019/01/30 As Transformações das Agências de Publicidade e os seus Novos Modelos
Arguente principal
Fernando Aguiar Soares da Cunha (Mestrado)
Universidade Europeia IADE Faculdade de Design Tecnologia e Comunicação, Portugal
2015/12/15 Lisboa Cidade Criativa, Proposta de uma candidatura à Rede de Cidades Criativas da UNESCO
Arguente principal
Daniela Mara Conceição Costa (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal