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Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Marisa Lousada

Identificadores de autor

Ciência ID
CE12-E6D4-886D
ORCID iD
0000-0003-0326-0257
Formação
Grau Classificação
2024/09/27
Concluído
Ciências da Saúde (Título de Agregado)
Universidade de Aveiro, Portugal
Aprovada por unanimidade
2007 - 2012
Concluído
Programa Doutoral em Ciências e Tecnologias da Saúde (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
"Alterações Fonológicas em Crianças com Perturbação de Linguagem" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado
2004 - 2006
Concluído
Ciências da Fala e da Audição (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
"Estudo da Produção de Oclusivas do Português Europeu" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado
2001 - 2002
Concluído
Licenciatura em Terapia da Fala (Licenciatura)
Escola Superior de Saúde do Alcoitão, Portugal
"Influência do Jardim de Infância no desenvolvimento semântico das crianças" (TESE/DISSERTAÇÃO)
17
2001
Concluído
Curso Bi-etápico de Licenciatura em Terapia da Fala (Bacharelato)
Escola Superior de Saúde do Alcoitão, Portugal
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
17
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/10/15 - Atual Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) Universidade de Aveiro, Portugal
2012/01/12 - 2023/10/14 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Universidade de Aveiro, Portugal
Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro, Portugal
2003/02/01 - 2011/12/31 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Universidade de Aveiro, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/11/13 - Atual Membro da Comissão Executiva da ESSUA Universidade de Aveiro, Portugal
2021/04/01 - Atual Coordenadora científica na área de cooperação 'Educação' Universidade de Aveiro, Portugal
2018/09/01 - Atual Diretora do Mestrado em Terapia da Fala Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro, Portugal
2017/03 - 2019/07/01 Diretora do Curso de Especialização em Perturbações da Linguagem na Criança Universidade de Aveiro, Portugal
2013/09 - 2017/09/01 Diretora do Curso de Terapia da Fala Universidade de Aveiro, Portugal
Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2014 - Atual Investigadora integrada Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde, Portugal
2002/01 - 2004/01 Técnico de 1ª Classe (Técnica) Cooperativa para a Educação e Reabilitação dos Cidadãos Inadaptados de Ave, Portugal
Resource Centre for Inclusion, Portugal
2002/01 - 2002/07 Técnico de 1ª Classe (Técnica) Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2021/01/01 - 2025/12/31 Rede de Investigação em Saúde: do Laboratório à Saúde Comunitária
LA/P/0053/2020
Universidade do Porto Unidade de Investigação e Desenvolvimento Cardiovascular, Portugal

Universidade do Algarve, Portugal

Instituto Português de Oncologia do Porto Francisco Gentil EPE, Portugal

Universidade do Porto Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, Portugal

Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal

Universidade da Madeira, Portugal

Instituto Português de Oncologia do Porto Francisco Gentil Centro de Investigação, Portugal

Universidade de Lisboa Centro Cardiovascular da Universidade de Lisboa, Portugal

Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde, Portugal

Universidade do Porto Faculdade de Medicina, Portugal

Associação para a Investigação e Desenvolvimento da Faculdade de Medicina, Portugal

Escola Superior de Enfermagem do Porto, Portugal

Universidade de Aveiro, Portugal

Universidade NOVA de Lisboa, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2021/01/01 - 2025/12/31 Health Research Network: From Lab to Community Health
Universidade do Porto Unidade de Investigação e Desenvolvimento Cardiovascular, Portugal

Universidade do Algarve, Portugal

Instituto Português de Oncologia do Porto Francisco Gentil EPE, Portugal

Universidade do Porto Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, Portugal

Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal

Universidade da Madeira, Portugal

Instituto Português de Oncologia do Porto Francisco Gentil Centro de Investigação, Portugal

Universidade de Lisboa Centro Cardiovascular da Universidade de Lisboa, Portugal

Universidade de Aveiro, Portugal

Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde, Portugal

Associação para a Investigação e Desenvolvimento da Faculdade de Medicina, Portugal

Escola Superior de Enfermagem do Porto, Portugal

Universidade do Porto Faculdade de Medicina, Portugal

Universidade NOVA de Lisboa, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2020/06/15 - 2023/06/14 Comprehensive safety solution for people with Aphasia
Investigador
Universidade de Aveiro, Portugal
Associação para a Inovação e Desenvolvimento da FCT
Concluído
2018/06 - 2022/05 Correlatos neurodesenvolvimentais dos mecanismos implícitos-explícitos de aprendizagem em crianças com Perturbação Específica de Linguagem: Evidência com potenciais evocados cerebrais
028212
Investigador
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2019/01/01 - 2019/12/31 Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde
UID/IC/04255/2019
Universidade do Porto Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, Portugal

Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde, Portugal

Universidade do Porto Faculdade de Medicina, Portugal

Escola Superior de Enfermagem do Porto, Portugal

Universidade de Aveiro, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2014 - 2017 Intervention Software for Children With Speech Sound Disorders
PGIS ID73 P-136171
Investigador
Universidade de Aveiro, Portugal
Fundação Calouste Gulbenkian
Concluído
2011/01/01 - 2013/12/31 Projecto Estratégico - UI 127 - 2011-2012
PEst-C/EEI/UI0127/2011
Universidade de Aveiro, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2009/07 - 2010/08 Language development as a determinant factor for children's academic success
Investigador
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2004/12 - 2008/12 Avaliação da Linguagem Pré-Escolar
FCG/Proc. 70964
Investigador
Fundação Calouste Gulbenkian
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Figueiredo, Alexandra; Lousada, Marisa; Lages, Alexandrina; Soares, Ana Paula. "Automatic phonological analysis of the linguistic productions of Portuguese children with and without language impairment". Trabalho apresentado em 16th Iberian Conference on Information Systems and Technologies (CISTI 2021), 2021.
    Publicado • 10.23919/cisti52073.2021.9476474
  2. Beca, Pedro; Brandao, Joao; Nolasco, Maria; Martins, Mariana; Azevedo, Mariana; Teixeira, Leticia Caldas; Oliveira, Catarina; Lousada, Marisa. "JavaScript Multimedia Game Space Letters - A Journey Through the Voice". Trabalho apresentado em 14th Iberian Conference on Information Systems and Technologies (CISTI 2019), Coimbra, 2019.
    Publicado • 10.23919/cisti.2019.8760983
  3. Caldas Teixeira, Leticia; Beca, Pedro; Freitas, Joao; Pinto, Ivo; Oliveira, Catarina; Lousada, Marisa. "Usability and acceptability of an online tool to promote health of the teacher's voice: pilot study". Trabalho apresentado em 14th Iberian Conference on Information Systems and Technologies (CISTI 2019), 2019.
    Publicado • 10.23919/cisti.2019.8760678
  4. Sa, Marta; Miranda, Joao; Capelas, Sylvie; Valente, Rita; Figueiredo, Joana; Machado, Brigida; Ferreira, Tiago; Lousada, Marisa. "Development of the Phonological Awareness Stimulation Programme (PECF) - Digital version". Trabalho apresentado em 14th Iberian Conference on Information Systems and Technologies (CISTI 2019), Coimbra, 2019.
    Publicado • 10.23919/cisti.2019.8760963
  5. Lousada, M.; Figueiredo, D.; Fonseca, L.. "Validation of a cognitive training software with health professionals | Validação de um software de treino cognitivo junto de profissionais de saúde". 2017.
    10.23919/CISTI.2017.7975984
  6. Figueiredo, D.; Sousa, A.; Lousada, M.. "Acceptability and usability of a computer-based cognitive training program: An exploratory study with community-dwelling older adults | Aceitabilidade e usabilidade de um programa computorizado de treino cognitivo: um estudo exploratório com adultos idosos na comunidade". 2017.
    10.23919/CISTI.2017.7975983
  7. João Canossa Dias; Mariana Morgado; Tânia Fonseca; Lousada, Marisa Lobo; Carolina Fiúza. "Dispraxia Verbal de Desenvolvimento: Concepção e Validação de um Instrumento para Sinalização e Avaliação". Trabalho apresentado em 6th Portuguese Congress on Biomechanics, Leiria, 2015.
    Publicado
  8. Jesus, Luis M. T.; Santos, Joaquim; Martinez, Joana; Lousada, Marisa; Pape, Daniel. "The Table to Tablet (T2T) therapy software development approach". Trabalho apresentado em 2015 10th Iberian Conference on Information Systems and Technologies (CISTI), Aveiro, Portugal, 2015.
    Publicado • 10.1109/CISTI.2015.7170549
  9. José Carlos Lopes; Joana Silva; Alda Marques; Rui Costa; Assunção Almeida; Joaquim Alvarelhão; Lousada, Marisa Lobo; Milton Santos; Paula Martins. "Avaliação na Prática Profissional em Cursos de Saúde". Trabalho apresentado em II Congreso Internacional de Docencia Universitária, Vigo, 2011.
    Publicado
  10. Lousada, Marisa Lobo. "Psychometric properties of ALPE-Language Test (Teste de Linguagem ALPE – TL-ALPE)". Trabalho apresentado em 3rd Congress of European Academy of Paediatric Societies – EAPS, 2010.
    Publicado
  11. Lousada, Marisa Lobo; Jesus, Luis M. T.; Joffe, V. L.; Capelas, S.; Margaça, C.; Simões, D.. "Phonological and Articulation Therapy in Portuguese Children with Language Impairment". Trabalho apresentado em ASHA Convention, New Orleans, 2009.
    Publicado
  12. Mendes, A.P.; Elisabete Afonso; Lousada, Marisa Lobo; Fátima Andrade. "ALPE – Avaliação de Linguagem Pré-escolar: Um projecto em execução". Trabalho apresentado em XIV Semana de Audiofonologia. III Jornada Mauro Spinelli PUC-SP, São Paulo, 2007.
    Publicado
  13. Lousada, Marisa Lobo; Jesus, Luis M. T.. "Analysis of Stop Consonant Production in European Portuguese". Trabalho apresentado em ISCA Tutorial and Research Workshop on Experimental Linguistics, Atenas, 2006.
    Publicado
  14. Lousada, Marisa Lobo; Paula Martins; Jesus, Luis M. T.. "Estudo do pré-vozeamento, frequência do “burst” e locus de F2 das oclusivas orais do Português Europeu". Trabalho apresentado em XXI Encontro Nacional da APL, Porto, 2005.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Ana Claudia Lopes; Marisa Lousada. "Breastfeeding knowledge, attitudes, beliefs and practices of refugee, migrant and asylum seeker women in Portugal". BMC Public Health (2024): https://doi.org/10.1186/s12889-024-17849-8.
    10.1186/s12889-024-17849-8
  2. Carina Coelho; Sylvie Capelas; Pedro Sá Couto; Rita Vinagre; Marisa Lousada. "The Impact of Morphological Awareness on Reading and Spelling". Revista Brasileira de Educação Especial (2024): https://doi.org/10.1590/1980-54702024v30e0017.
    10.1590/1980-54702024v30e0017
  3. Maria Inês Figueiras Gomes; Marisa Lobo Lousada; Daniela Maria Pias de Figueiredo. "Use of digital devices, family functioning, and language development in preschool children: a cross-sectional study". CoDAS (2024): https://doi.org/10.1590/2317-1782/20232023125en.
    10.1590/2317-1782/20232023125en
  4. Maria Inês Figueiras Gomes; Marisa Lobo Lousada; Daniela Maria Pias de Figueiredo. "Utilização de dispositivos digitais, funcionamento familiar e desenvolvimento da linguagem em crianças de idade pré-escolar: um estudo transversal". CoDAS (2024): https://doi.org/10.1590/2317-1782/20232023125pt.
    10.1590/2317-1782/20232023125pt
  5. Willian Hote Scanferla; Catarina Oliveira; Marisa Lobo Lousada; Letícia Caldas Teixeira. "The Usability and Acceptability of the mHealth “Health and Voice” for Promoting Teachers' Vocal Health". Journal of Voice (2023): https://doi.org/10.1016/j.jvoice.2022.12.007.
    10.1016/j.jvoice.2022.12.007
  6. Rita Vinagre; Sylvie Capelas; Pedro Sá Couto; Marisa Lousada. "Desenvolvimento da consciência morfológica no 1º ciclo". DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada (2023): https://doi.org/10.1590/1678-460x202339252187.
    10.1590/1678-460x202339252187
  7. Tatiana Pereira; Ana Margarida Ramalho; Ana Rita S. Valente; Pedro Sá Couto; Marisa Lousada. "The Effects of the Pragmatic Intervention Programme in Children with Autism Spectrum Disorder and Developmental Language Disorder". Brain Sciences (2022): https://doi.org/10.3390/brainsci12121640.
    10.3390/brainsci12121640
  8. Joana Rocha; Fabiana Jesus; Vania Peixoto; Susana Marinho; Marisa Lousada. "Nonspeech Oral Motor Exercises: Use and Knowledge of Speech-Language Pathologists Working with People with Speech Sound Disorders". Revista Chilena de Fonoaudiología (2022): https://doi.org/10.5354/0719-4692.2022.64331.
    10.5354/0719-4692.2022.64331
  9. Tatiana Pereira; Marisa Lousada. "Psychometric Properties of Standardized Instruments that are Used to Measure Pragmatic Intervention Effects in Children with Developmental Language Disorder: A Systematic Review". Journal of Autism and Developmental Disorders (2022): https://doi.org/10.1007/s10803-022-05481-7.
    10.1007/s10803-022-05481-7
  10. Sá, Marta; Sa-Couto, Pedro; Lousada, Marisa. "Phonological awareness digital program: a randomized controlled study". Revista de Investigación en Logopedia 12 1 (2022): e77402. http://dx.doi.org/10.5209/rlog.77402.
    Publicado • 10.5209/rlog.77402
  11. Vaz, Stéphanie; Lobo, Maria; Lousada, Marisa. "Avaliação de Narrativas Orais em Crianças Falantes de Português Europeu (PE): Um Teste Piloto". Revista da Associação Portuguesa de Linguística 7 (2020): 368-384. http://dx.doi.org/10.26334/2183-9077/rapln7ano2020a22.
    10.26334/2183-9077/rapln7ano2020a22
  12. Vidal, Maria Manuel; Lousada, Marisa; Vigário, Marina. "Music effects on phonological awareness development in 3-year-old children". Applied Psycholinguistics 41 2 (2020): 299-318. http://dx.doi.org/10.1017/s0142716419000535.
    Acesso aberto • 10.1017/s0142716419000535
  13. Marisa Lousada; Pedro Sa-Couto; Diogo Sutre; Catarina Figueiredo; Marisa Fazenda; Maria João Lousada; Ana Rita Valente. "Validity and reliability of the Intelligibility in Context Scale: European Portuguese version". Clinical Linguistics & Phonetics (2019): 1-14. https://doi.org/10.1080/02699206.2019.1589579.
    10.1080/02699206.2019.1589579
  14. Inês Cadório; Daniela Figueiredo; Paula Martins; Rita Cardoso; Joana Santos; Marisa Lousada. "Combined restorative and compensatory treatment for primary progressive aphasia: a case report". Aphasiology (2019): https://doi.org/10.1080/02687038.2019.1687842.
    10.1080/02687038.2019.1687842
  15. Isabel Lourenço; Joana Rocha; Vânia Peixoto; Marisa Lousada. "Effects of the Narrative Intervention Program for Preschool Portuguese Children". Folia Phoniatrica et Logopaedica (2019): https://doi.org/10.1159/000496793.
    10.1159/000496793
  16. Cadório, I; Figueiredo, D.; Martins, P.; Lousada, Marisa Lobo. "Which strategies facilitate word retrieval in non- fluent progressive afasia? A single case study.". Psychology and Psychologycal Research International Journal 4 4 (2019): 1-8. https://medwinpublishers.com/PPRIJ/PPRIJ16000215.pdf.
    Acesso aberto • Publicado
  17. Inês Cadório; Marisa Lousada; Paula Martins; Daniela Figueiredo. "Narrative review of the psychometric properties of language tests used in anomia treatment for primary progressive aphasia (PPA)". Aphasiology (2018): https://doi.org/10.1080/02687038.2018.1508638.
    10.1080/02687038.2018.1508638
  18. Cassandra Pedro; Marisa Lousada; Rita Pereira; Andreia Hall; Luis M. T. Jesus. "The letter knowledge assessment tool". Logopedics Phoniatrics Vocology (2018): 1-13. https://doi.org/10.1080/14015439.2017.1384055.
    10.1080/14015439.2017.1384055
  19. Cadório, I.; Lousada, M.; Martins, P.; Figueiredo, D.. "Generalization and maintenance of treatment gains in primary progressive aphasia (PPA): a systematic review". International Journal of Language and Communication Disorders 52 5 (2017): 543-560. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85028576176&partnerID=MN8TOARS.
    10.1111/1460-6984.12310
  20. Pedro, C.F.; Lousada, M.; Hall, A.; Jesus, L.M.T.. "Visual stimuli in intervention approaches for pre-schoolers diagnosed with phonological delay". Logopedics Phoniatrics Vocology (2017): 1-12. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85016997504&partnerID=MN8TOARS.
    10.1080/14015439.2017.1307445
  21. Marisa Lousada; Ana Rita S. Valente; Ana Mendes. "Validation of a Paediatric Speech and Language Screening (RALF)". Folia Phoniatrica et Logopaedica (2016): 247-251. https://doi.org/10.1159/000479928.
    10.1159/000479928
  22. Saraiva, D.; Lousada, M.; Hall, A.; Jesus, L.M.T.. "Paediatric Automatic Phonological Analysis Tools (APAT)". Logopedics Phoniatrics Vocology (2016): 1-7. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84991035263&partnerID=MN8TOARS.
    10.1080/14015439.2016.1237544
  23. Marisa Lousada; Margarida Ramalho; Carolina Marques. "Effectiveness of the Language Intervention Programme for Preschool Children". Folia Phoniatrica et Logopaedica 68 2 (2016): 80-85. https://doi.org/10.1159/000448684.
    10.1159/000448684
  24. Jossie Nóbrega; Marisa Lousada; Daniela Figueiredo. "Exploring the Clinical Practice of Speech and Language Therapists with Adults with Dementia: A Cross-Sectional Survey in Portugal". Folia Phoniatrica et Logopaedica 68 5 (2016): 216-221. https://doi.org/10.1159/000464350.
    10.1159/000464350
  25. Oliveira, C.; Lousada, M.; Jesus, L. M.. "The clinical practice of speech and language therapists with children with phonologically based speech sound disorders". Child Language Teaching and Therapy 31 2 (2015): 173-194.
    Publicado • 10.1177/0265659014550420
  26. Inês Cadório; Lousada, Marisa. "Influence of Demographic Variables on Metalinguistic Skills". Folia Phoniatrica et Logopaedica 67 4 (2015): 187-192.
    Publicado • 10.1159/000440879
  27. Jesus, L.M.T.; Lousada, Marisa Lobo; Diana Domingues; Hall, Andreia; Tomé, David. "Phonological Processes in Portuguese Children with Speech Sound Disorders". Poznan Studies in Contemporary Linguistics 51 1 (2015): 75-88.
    Publicado • 10.1515/psicl-2015-0003
  28. Batista, Ana Cláudia; Fonseca, Ana Rita; Lousada, Marisa; Oliveira, Catarina. "Food aversion: A case study". Revista Portuguesa de Terapia da Fala 03 - (2015): 16-23.
    Publicado • 10.21281/rptf.2015.03.02
  29. Lousada, M.; Jesus, Luis M. T.; Hall, A.; Joffe, V.. "Intelligibility as a clinical outcome measure following intervention with children with phonologically based speech-sound disorders". International Journal of Language & Communication Disorders 49 5 (2014): 584-601.
    Publicado • 10.1111/1460-6984.12095
  30. Mendes, A.P.; Lousada, Marisa Lobo; Valente, A.R.; Hall, Andreia. "Validity and Reliability of the European-Portuguese Pre-School Language Assessment – ALPE". Folia Phoniatrica et Logopaedica 66 3 (2014): 89-94.
    Publicado • 10.1159/000365354
  31. Lousada, M.; Jesus, Luis M. T.; Capelas, S.; Margaça, C.; Simões, D.; Valente, A.; Hall, A.; Joffe, V. L.. "Phonological and articulation treatment approaches in Portuguese children with speech and language impairments: a randomized controlled intervention study". International Journal of Language & Communication Disorders 48 2 (2013): 172-187.
    Publicado • 10.1111/j.1460-6984.2012.00191.x
  32. Lousada, M.; Mendes, A.P.; Valente, A.R.; Hall, A.. "Standardization of a Phonetic-Phonological Test for European-Portuguese Children". Folia Phoniatrica et Logopaedica 64 3 (2012): 151-156.
    Publicado • 10.1159/000264712
  33. Lousada, Marisa Lobo; Jesus, Luis M. T.; Pape, Daniel; Lousada,Marisa Lobo; Jesus,Luis M. T.; Pape,Daniel. "Estimation of stops' spectral place cues using multitaper techniques". DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada 28 1 (2012): 1-26. http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-44502012000100001.
    Publicado • 10.1590/S0102-44502012000100001
  34. Lousada, Marisa; Jesus, Luis M. T.; Hall, Andreia. "Temporal acoustic correlates of the voicing contrast in European Portuguese stops". Journal of the International Phonetic Association 40 03 (2010): 261-275.
    Publicado • 10.1017/S0025100310000186
  35. Barroco, Mário André Lopes; Domingues, Marta Teresa Pedrosa; Pires, Maria de Fátima Marques de Oliveira; Lousada, Marisa; Jesus, Luis M. T.. "Análise temporal das oclusivas orais do Português Europeu: um estudo de caso de normalidade e perturbação fonológica". Revista CEFAC 9 2 (2007): 154-163.
    Publicado • 10.1590/S1516-18462007000200003
Capítulo de livro
  1. Stéphanie Vaz; Maria Lobo; Lousada, Marisa. "Avaliação com base em Narrativas Orais". In Linguística Clínica: Modelos, Avaliação e Intervenção. Alemanha: Language Science Press, 2022.
    Publicado
  2. Frota, Sónia; Marisa Filipe; Marisa Lousada; Maria Manuel Vidal; Marina Vigario. "Desenvolvimento da Prosódia Infantil: Avaliação e Intervenção". In Linguística Clínica: Modelos, Avaliação e Intervenção. Alemanha: Language Science Press, 2022.
    Publicado
  3. Lousada, Marisa Lobo; Ana Margarida Ramalho; Tânia Reis. "Para Além do Segmento: Teoria Fonológica e Intervenção Clínica". In Linguística Clínica: Modelos, Avaliação e Intervenção. Alemanha: Language Science Press, 2022.
    Publicado
  4. Ana Paula Soares; Lousada, Marisa Lobo; Ramalho, Margarida. "Perturbação do Desenvolvimento da Linguagem: Terminologia, Caracterização e Implicações para os Processos de Alfabetização". In Alfabetização Baseada na Ciência (ABC), editado por Rui Alexandre Teixeira Alves; Isabel Leite. Brasília, Brasil, 2021.
    Publicado
  5. Lousada, Marisa Lobo. "Perturbação Específica da Linguagem: Terminologia e Critérios da Perturbação". In Metodologias de Intervenção em TF - Volume II. Universidade Fernando Pessoa, 2020.
    Publicado
  6. Castro, A., Alves, D. C., & Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala (Maia, F., Rocha, J., Ximenes, M., Lousada, M. & Per. "Country Vignette: Portugal". In Managing Children with Developmental Language Disorder: Theory and Practice Across Europe and Beyond, 374-386. Routledge, 2019.
    Publicado
  7. Carlos Ferreira; Bruno Direito; Alexandre Sayal; Marco Simões; Inês Cadório; Paula Martins; Marisa Lousada; et al. "Functional Mapping of Inner Speech Areas: A Preliminary Study with Portuguese Speakers". 166-176. Springer International Publishing, 2018.
    10.1007/978-3-319-99579-3_18
  8. Lousada, Marisa Lobo; Dina Caetano Alves; Maria João Freitas. "Avaliação linguística em contextos de desenvolvimento típico e atípico: aspetos fonéticos e fonológicos". In Aquisição de Língua Materna e não Materna. Questões Gerais e Dados do Português, In-press. -: Texbooks in Language Sciences, 2017.
    Publicado
  9. Lousada, Marisa Lobo; Margarida Ramalho; Lousada, M.; Ramalho, M.. "Speech sound disorders protocol guide for speech and language pathologists". In Speech, Language and Voice Pathology: Methods, Challenges and Outcomes, na-na. USA: Nova Publishers, Inc., 2014.
    Publicado
  10. Mendes, A.P.; Lousada, Marisa Lobo; Valente, A.R.. "Desenvolvimento fonético-fonológico do Português Europeu: Contribuições para a prevenção do insucesso escolar". In Sucesso Escolar - Da compreensão do fonómeno às estratégias para o alcançar, 59-76. Lisboa: Editora Mundos Sociais, 2013.
    Publicado
Edição de livro
  1. N/A. Compendium de Terapia da Fala – Avaliar e Intervir com Evidência. Portugal: Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala. 2023.
    Publicado • Editor
  2. ___. Linguística Clínica: Modelos, Avaliação e Intervenção. Berlin, Alemanha: Language Science Press. 2022.
    Publicado • Editor
  3. Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala. Dicionário terminológico de terapia da fala.. Papa-Letras. 2020.
    Publicado • Editor
Livro
  1. Cristiane Lazzarotto-Volcão; Marian Oliveira; Maria João Freitas; Carmen Lúcia Barreto Matzenauer; Ana Margarida Ramalho; Marisa Lousada; Gláubia Ribeiro Moreira; et al. Aquisição Atípica da Linguagem: Modelos Linguísticos e Prática Clínica. 2022.
    10.25189/9788568990261
  2. Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala (Lousada, M. foi uma das co-autoras). Teleprática em Terapia da Fala – Linhas orientadoras para terapeutas da fala. Edição de Autor. 2020.
    Publicado
  3. Pereira, T.; Lousada, Marisa Lobo; Ramalho, M.; Machado, B.. Programa de Intervenção em Competências Pragmáticas (PICP). Edição de Autor. 2019.
    Publicado
  4. Lousada, Marisa Lobo; Ramalho, M.; Marques, C.; Machado, B.. Programa de Intervenção em Competências Linguísticas. Edubox. 2017.
    Publicado
  5. Mendes, A; Lousada, Marisa Lobo; Valente, A.R.. Rastreio de Linguagem e Fala (RALF). Aveiro: EDUBOX. 2015.
    Publicado
  6. Mendes, A.P.; Afonso, E.; Lousada, Marisa Lobo; Andrade, F.. Teste de Linguagem (TL-ALPE). Aveiro: Edubox. 2014.
    Publicado
  7. Mendes, A.P.; Elisabete Afonso; Lousada, Marisa Lobo; Fátima Andrade. Teste Fonético-Fonológico ALPE (TFF-ALPE). Aveiro, Portugal: Edubox. 2013.
    Publicado
Manual
  1. Lousada, Marisa Lobo. European Portuguese version of the Locke Task by Dr Marisa Lousada, http://www.speech-language-therapy.com/index.php?option=com_content&view=article&id=46. 2016.
Poster em conferência
  1. Castro, A.; Alves, D.; Maia, F.; Rocha, J.; Ximenes, M.; Lousada, Marisa Lobo; Pereira, T.. "Children with Developmental Language Disorder in Portugal – theory and practice". Trabalho apresentado em COST Action 1406 Final Conference, 2019.
Pré-impressão
  1. Rita Vinagre; Sylvie Capelas; Pedro Sá Couto; Marisa Lousada. "Desenvolvimento da consciência morfológica no 1º ciclo". 2022. https://doi.org/10.1590/1678-460x202252187.
    10.1590/1678-460x202252187
Resumo em conferência
  1. Cadório, I; Figueiredo, D; Martins, P; Lousada, M. "O13 Primary Progressive Aphasia: Measuring health-related quality of life after treatment". 2019.
    Publicado • 10.1093/eurpub/ckz096.001
  2. Lousada, Marisa Lobo. "Do children with Specific Language Impairment (SLI) present implicit learning (IL) deficits? Evidence from an Artificial Grammar Learning (AGL) paradigm". Trabalho apresentado em 4th International Health Congress, 2018.
    Publicado
  3. Lousada, Marisa Lobo. "New paediatric screening procedures: health promotion in primary care.". Trabalho apresentado em 4th International Health Congress, 2018.
  4. Ferreira, C., Cadório, I., Barbosa, A, Freixo, A., Silva, B., Figueiredo, D, Lousada, M., Castelo-Branco, M. & Martins,. "Development of an fMRI linguistic paradigm to monitorize PPA patients - a pilot study.". Trabalho apresentado em European Congress of Radiology (ECR), 2018.
    10.1007/s13244-018-0603-8
  5. Capelas, S.; Hall, Andreia; Dina Caetano Alves; Lousada, Marisa Lobo. "Phonological awareness programme for preschool children [oral communication]". Trabalho apresentado em 3rd IPLeiria’s International Health Congress, Leiria, 2016.
    Publicado • 10.1186/s12913-016-1423-5
  6. Inês Cadório; Lousada, Marisa Lobo. "Phonological awareness skills in school aged children. [oral communication]". Trabalho apresentado em 3rd IPLeiria’s International Health Congress, Leiria, 2016.
    Publicado • 10.1186/s12913-016-1423-5
  7. Mendes, A; Valente, A.R.; Lousada, Marisa Lobo. "Paediatric Speech and Language Screening: an Instrument for Health Professionals. [oral communication]". Trabalho apresentado em 3rd IPLeiria’s International Health Congress, Leiria, 2016.
    Publicado • 10.1186/s12913-016-1423-5
  8. Garrido, C.; Santos, A. F.; Sá, M.; Silva, A.R.; Dias, B.; Vale, A.P; Meira, D.; Sucena, A.; Lousada, Marisa Lobo. "Avaliação do desenvolvimento da linguagem no pré-escolar com o TL-ALPE". Trabalho apresentado em I International Seminar on Reading, Education and School Achievement, Vila Nova de Famalicão, 2016.
    Publicado
  9. Marta Santos; Lousada, Marisa Lobo; Anabela Ramalho. "Aplicação de um programa de intervenção terapêutica a uma crianças com perturbação de linguagem". Trabalho apresentado em II Encontro Internacional de Educação Especial: contributos para a intervenção, Coimbra, 2016.
    Publicado
  10. Mendes, A.P.; Valente, A.R.; Lousada, Marisa Lobo. "RALF: Rastreio Pediátrico de Linguagem e Fala". Trabalho apresentado em 33º Encontro Nacional de Medicina Geral e Familiar, Estoril, 2016.
    Publicado
  11. Maria Manuel Vidal; Lousada, Marisa Lobo; Marina Vigário. "Music influence on phonologic development and phonologic awareness in 3 to 6 year-olds with typical development and primary language impairment". Trabalho apresentado em 30th World Congress of the IALP, Dublin, 2016.
    Publicado
  12. Lousada, Marisa Lobo; Margarida Ramalho; Carolina Marques; Brígida Machado. "Language Intervention Programme for Portuguese Preschool Children". Trabalho apresentado em 30th World Congress of the IALP, Dublin, 2016.
    Publicado
  13. Valente, A.R.; Mendes, A.P.; Lousada, Marisa Lobo. "Validity and Reliability of the Paediatric Speech and Language Screening". Trabalho apresentado em 30th World Congress of the IALP, Dublin, 2016.
    Publicado
  14. Valente, A.R.; Mendes, A.P.; Lousada, Marisa Lobo. "Rastreio Pediátrico de Linguagem e Fala em Idade Pré-escolar". Trabalho apresentado em 17.º Congresso Nacional de Pediatria, Porto, 2016.
    Publicado
  15. Raquel Crespo; Ana Rita Fonseca; Oliveira, Catarina; Lousada, Marisa Lobo. "Consciência fonológica em crianças com PEL do subtipo fonológico: um estudo de caso". Trabalho apresentado em XXXII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística, Aveiro, 2016.
    Publicado
  16. Inês Cadório; Lousada, Marisa. "Assessment of semantic development in European-Portuguese (EP) children". Trabalho apresentado em European CPLOL Congress, Florença, 2015.
    Publicado
  17. Lousada, Marisa Lobo; Margarida Ramalho. "Using ICF based Checklist for SSD: application to a case study". Trabalho apresentado em European CPLOL Congress, Florença, 2015.
    Publicado
  18. Jossie Nóbrega; Lousada, Marisa Lobo; Daniela Figueiredo. "The clinical practice of speech language therapists on neurocognitive disorders: a cross­sectional survey". Trabalho apresentado em Science of Aphasia Conference, Aveiro, 2015.
    Publicado
  19. Lousada, Marisa Lobo. "Avaliação Fonológica: desafios atuais". Trabalho apresentado em VII Congresso Nacional de Associação Portuguesa de Terapeutas da Fala, Lisboa, 2014.
    Publicado
Revisão de livro
  1. Lousada, Marisa Lobo. "Revisão científica". Revisão de Uma viagem à primeira infância: relatos de um dia de partilha que vale a pena recordar 1ª (2019):
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Lousada, Marisa Lobo. "Alterações fonológicas em crianças com perturbação de linguagem". Doutoramento, 2012. http://hdl.handle.net/10773/7617.
  2. Lousada, Marisa Lobo. "Estudo da produção de oclusivas do português europeu". Mestrado, 2006. http://hdl.handle.net/10773/4645.
Tradução
  1. Lousada, Marisa Lobo; Margarida Ramalho; Jacqueline Aquino do Nascimento. Escala Inteligibilidade em Contexto: Português Europeu. Tradução e retroversão: McLeod, Harrison & McCormack, 2012, http://www.csu.edu.au/research/multilingual-speech/ics. 2016.

Propriedade Intelectual

Marca registada
  1. 2017. "Programa de Intervenção em Competências Linguísticas".
    Registada
  2. 2015. "T2T Table to Tablet.".
    Registada
  3. 2015. "SLHLab SLHLAB Fala, Linguagem e Audição Laboratório".
    Registada
  4. 2015. "SLHLAB Speech, Language, and Hearing Laboratory".
    Registada
  5. 2015. "Ferramentas para Análise Fonológica Automática (FAFA)".
  6. 2015. "Automatic Phonological Analysis Tools (APAT)".
    Registada
  7. 2015. "Protocolo de Avaliação Fonológica da Linguagem escrita – PAFLE".
    Registada
  8. 2015. "Rastreio de Linguagem e Fala (RALF)".
    Registada
  9. 2014. "Prova de Avaliação de Competências de Pré-Literacia (PACPL-UA)".
    Registada
  10. 2014. "Materiais de Intervenção em Terapia da Fala da Universidade de Aveiro: Linguagem na Criança (ITF-UA-LC)".
    Registada
  11. 2010. "Avaliação de Linguagem Pré-Escolar – ALPE".
    Registada
  12. 2010. "Protocolo de Anamnese de Linguagem na Criança da Universidade de Aveiro".
    Registada
Registo de direitos de autor
  1. 2021. "Programa de Intervenção em Competências Morfossintáticas".
    Registado
  2. 2019. "DAVINCI - DISPRAXIA: AVALIAÇÃO, INTERVENÇÃO E CHECKLIST INICIAL".
    Registado
  3. 2016. "Programa de Intervenção em Competências Linguísticas".
    Registado
  4. 2015. "Rastreio de Linguagem e Fala (RALF)".
    Registado
  5. 2014. "Prova de Avaliação de Competências de Pré-Literacia (PACPL-UA)".
    Registado
  6. 2014. "Materiais de Intervenção em Terapia da Fala da Universidade de Aveiro: Linguagem na Criança (ITF-UA-LC).".
    Registado
  7. 2014. "Protocolo de Avaliação Fonológica da Linguagem escrita – PAFLE".
    Registado
  8. 2013. "Ferramentas para Análise Fonológica Automática (FAFA).".
    Registado
  9. 2010. "Protocolo de Anamnese de Linguagem na Criança da Universidade de Aveiro".
    Registado
  10. 2008. "Avaliação de Linguagem Pré-Escolar – ALPE".

Outros

Conjunto de dados
  1. Lousada, Marisa Lobo. PHONODIS - Corpus on Atypical European Portuguese Phonological Development. https://phonbank.talkbank.org/access/Clinical/PhonoDis.html.
Outra produção
  1. Prefácio do Livro Pim Pam CLum, Programa de Promoção de Competências de Linguagem (PPCL). Escrita do Prefácio do Livro Pim Pam CLum, Programa de Promoção de Competências de Linguagem (PPCL). 2021. Lousada, Marisa Lobo.
  2. Programa de Promoção de Competências Linguísticas. Registo de Direitos de Autor (nº1195/2016). Edição técnica. 2016. Lousada, Marisa Lobo; Margarida Ramalho; Carolina Marques; Brígida Machado.
  3. Rastreio de Linguagem e Fala (RALF). Registo de Direitos de Autor (nº 2036/2015) e da Marca (nº547203). Edição técnica. 2015. Mendes, A; Lousada, Marisa Lobo; Valente, A.R..
  4. Prova de Avaliação de Competências de Pré-Literacia (PACPL-UA). Registo de Direitos de Autor (5123/2014) e da Marca (nº 533876, concedida em 12.11.2014). Edição técnica. 2014. Jesus, L.M.T.; Lousada, Marisa Lobo; Pedro, Cassandra.
  5. Materiais de Intervenção em Terapia da Fala da Universidade de Aveiro: Linguagem na Criança (ITF-UA-LC). Registo de Direito de Autor (n.º 5124/2014) e da Marca (nº 533884 concedida em 20.10.2014). Edição técnica. 2014. Jesus, L.M.T.; Lousada, Marisa Lobo; Joana Quental; Gonçalo Gomes; Helena Cardoso; Margarida Mouta; Pedro, Cassandra.
  6. Protocolo de Avaliação Fonológica da Linguagem escrita – PAFLE. Registo de Direitos de Autor (5128/2014) e da Marca (nº 533877, concedida em 13.10.2014 e nº 533878, concedida em 23.03.2015). Edição técnica. 2014. Jesus, L.M.T.; Lousada, Marisa Lobo; Catarina Parente.
  7. Estudo sobre a intervenção em crianças falantes do Português Europeu com atraso fonológico. O objetivo primordial do presente estudo foi avaliar a eficácia de duas abordagens de intervenção de base fonológica (Parents and Children Together (Bowen, 2009) e terapia de consciência fonológica (Gillon & McNeill, 2007)), num grupo de 6 crianças com idades entre 5;0 - 6;1 e diagnóstico de atraso fonológico. As seguintes medidas de resultados foram obtidas antes e após 10 sessões de interven. 2014. Pedro,Cassandra; Oliveira,Tatiana; Lousada,Marisa; Couto,Pedro Sá; Pedro, Cassandra; Oliveira, Tatiana; Lousada, Marisa; Couto, Pedro Sá. http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-44502014000100005.
    10.1590/S0102-44502014000100005
  8. Automatic Phonological Analysis Tools (APAT)/ Ferramentas para Análise Fonológica Automática (FAFA). Registo de Direitos de Autor (nº 5203/2013) e das Marcas (nº533881 e nº 533882) concedida em 23.03.2015 e em 24.03.2015. Edição técnica. 2013. Jesus, L.M.T.; Lousada, Marisa Lobo; Daniela Saraiva.
  9. Protocolo de Anamnese de Linguagem na Criança da Universidade de Aveiro. Registo de Direitos de Autor (nº 168/-2010) e registo no INPI (nº 465220). Edição técnica. 2010. Jesus, L.M.T.; Lousada, Marisa Lobo.
  10. Avaliação de Linguagem Pré-Escolar – ALPE. Registo de Direitos de Autor (nº 1440/2008) e da Marca (nº 20081000038470). Edição técnica. 2010. Mendes, A; Afonso, E.; Lousada, Marisa Lobo; Andrade, F.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2021/04/09 Auditory statistical learning in children with and without developmental language disorder (DLD) and its relation to language skills XV Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Psicologia Experimental (APPE)
2021/03/26 Efeitos de um Programa de Consciência Fonológica: Um estudo randomizado controlado I Encontro em Linguística Aplicada
Universidade de Aveiro
2021/03/26 Preditores da aprendizagem da leitura em Português I Encontro em Linguística Aplicada
Universidade de Aveiro
2021/03/26 Instrumento de Avaliação de Narrativas Orais em Crianças Falantes de Português Europeu I Encontro em Linguística Aplicada
Universidade de Aveiro
2021/03/26 A influência da música no desenvolvimento da Consciência Fonológica aos 3 anos de idade I Encontro em Linguística Aplicada
Universidade de Aveiro

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2023/10/01 - Atual Dispositivos digitais e desenvolvimento da linguagem em idade pré-escolar: estudo de eficácia de um programa parental de literacia digital - bolsa FCT 2023.02614.BD
Coorientador
Universidade de Aveiro, Portugal
2022/10/01 - Atual Efeitos de um Programa de Intervenção em Sintaxe nas Perturbações de Linguagem Bolsa FCT 2022.12007.BD
Orientador
2021/12/01 - Atual Impact of infant and young child feeding practices in the reduction of pediatric mortality and nutrition outcomes in emergencies - Bolsa FCT UI/BD/152235/2021
Orientador
Universidade de Aveiro, Portugal
2017 - Atual Contributos para a construção e validação de um teste de avaliação da linguagem em idade escolar - aspetos fonológicos e morfológicos
Coorientador
Doutoramento em Linguística (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Portugal
2017 - Atual Construção de um instrumento de avaliação da Linguagem em idade escolar
Coorientador
Doutoramento em linguística (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Portugal
2020 - 2024/10/16 Efeitos do Programa de Intervenção em Competências Pragmáticas na Perturbação da Linguagem - Bolsa FCT 2020.08569.BD
Orientador
Ciências da Linguagem (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2023 - 2024/07/01 Efeitos de um Programa de Intervenção em Narrativas em crianças com Perturbação de Linguage
Coorientador
Mestrado em Terapia da Fala (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2017 - 2024/05/10 Avaliação de Narrativas Orais em Crianças Falantes de Português Europeu - Bolsa da FCT do Programa KRUse PD/BD/131387/2017
Coorientador
Doutoramento em Linguística (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2022/09/01 - 2023/12/12 Escala de Avaliação de Competências Comunicativas: Contributos para a validação na perturbação do desenvolvimento da linguagem
Coorientador
Mestrado em Terapia da Fala (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2022/09/01 - 2023/12/12 Rotinas ao Deitar, Funcionamento Familiar e Desenvolvimento da Linguagem em Crianças em Idade Pré-Escolar
Coorientador
Mestrado em Terapia da Fala (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2022/09/01 - 2023/12/05 Contributo para a validação de um instrumento de rastreio de perturbações de linguagem (24 -36M) - Falantes Tardios
Coorientador
Mestrado em Terapia da Fala (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2022/09/01 - 2023/12/05 Efeitos de uma abordagem integrada na área da pragmática em crianças com Perturbação do Espectro do Autismo
Orientador
Mestrado em Terapia da Fala (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2022 - 2023/07/12 Contributo para a validação de um instrumento de rastreio de perturbações de linguagem (24-36M) – Desenvolvimento típico
Coorientador
Mestrado em Terapia da Fala (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2021 - 2023/07/12 Desenvolvimento e validação de um programa de intervenção em narrativas
Coorientador
Mestrado em Terapia da Fala (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2022 - 2023/05/18 Efeitos do PROsyntax em crianças com Perturbação do Desenvolvimento da Linguagem em idade pré-escolar
Coorientador
Mestrado em Terapia da Fala (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2022 - 2023/04/27 Efeitos do Programa de Estimulação Sintática INsyntax em crianças com PEA
Coorientador
Mestrado em Terapia da Fala (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2022 - 2023/04/27 Consciência Morfológica, Leitura e Escrita no Primeiro Ciclo
Orientador
Mestrado em Terapia da Fala (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2021/09/01 - 2022/07/25 Dispositivos Eletrónicos, Funcionamento Familiar e Linguagem em Crianças de Idade Pré-Escolar (Semântica e Morfossintaxe)
Coorientador
Mestrado em Terapia da Fala (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2021/09/01 - 2022/06/02 Escala de Avaliação de Competências Comunicativas: Contributos para a Validação na Perturbação do Espectro do Autismo
Orientador
Mestrado em Terapia da Fala (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2021/01/01 - 2022/02/18 Avaliação de uma ferramenta mHealth para a promoção da saúde vocal do professor
Coorientador
Mestrado em Ciência Fonoaudiológicas (Mestrado)
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Brasil
2020/09/01 - 2021/12/07 Desenvolvimento e Estudo de Eficácia do Programa InSyntax em Falantes Tardios
Coorientador
Mestrado em Terapia da Fala (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2020 - 2021/07/27 Funcionamento familiar e desenvolvimento da linguagem em crianças com idade pré-escolar: famílias com filho único
Coorientador
Mestrado em Terapia da Fala (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2020 - 2021/07/27 Funcionamento familiar e desenvolvimento da linguagem na crianc¸a em idade pre´-escolar: Fami´lias com parentalidade tardia
Coorientador
Mestrado em Terapia da Fala (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2020 - 2021/07/23 Desenvolvimento e validação de um programa de intervenção no domínio sintático: Nível I
Coorientador
Mestrado em Terapia da Fala (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2020 - 2021/07/22 Desenvolvimento e validação de um programa de intervenção no domínio sintático: Nível II
Coorientador
Mestrado em Terapia da Fala (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2020 - 2021/07/16 Desenvolvimento de uma Escala de Avaliação de Competências Comunicativas em Idade Pré-escolar e Escolar
Orientador
Mestrado em Terapia da Fala (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2020 - 2021/07/16 Funcionamento Familiar e Desenvolvimento da Linguagem em Crianças em Idade Pré-escolar. Famílias Nucleares com Dois Filhos
Coorientador
Mestrado em Terapia da Fala (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2020 - 2021/03/30 Análise fonológica de crianças com perturbação do desenvolvimento da linguagem
Orientador
Mestrado em Terapia da Fala (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2020 - 2021/02/26 Um contributo do Design para a Terapia da Fala: o projeto Quem muito fala, muito acerta
Coorientador
Mestrado em Design (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2019/09/28 - 2020/07/23 Preditores precoces do (in)sucesso na aprendizagem da leitura em crianças do 1.º ano de escolaridade
Orientador
Mestrado em Terapia da Fala (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2019/09/28 - 2020/07/16 Validação da versão portuguesa da prova The Locke Speech Perception – Speech Production Task: 3A0M-4A6M
Coorientador
Mestrado em Terapia da Fala (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2019/09/28 - 2020/07/16 Validação da The Locke Speech Perception – Speech Production Task: 4A6M-5A11M
Coorientador
Mestrado em Terapia da Fala (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2014/01 - 2020/01/30 Eficácia de uma abordagem integrada de intervenção neurolinguística na afasia progressiva primária
Orientador
Programa Doutoral em Psicologia (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2019 - 2019/12/13 Desenvolvimento e Validação de um programa de promoção de competências pragmáticas para Idade Escolar
Orientador
Mestrado em Terapia da Fala (Mestrado)
Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro, Portugal
2019 - 2019/12/13 Identificação de Late Talkers em Contexto de Creche
Orientador
Mestrado em Terapia da Fala (Mestrado)
Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro, Portugal
2018 - 2019/12/03 Validação da Lista de Verificação da Fala e da Linguagem de Crianças com e sem NEE: Um estudo exploratório nas escolas de ensino primário em Angola
Coorientador
Mestrado em Educação Especial (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2014 - 2019/12/03 The influence of music in the development of phonetics, phonology and phonological awareness in 3-year-olds with typical development and 3- to 6-year-olds with speech or language disorder
Coorientador
Doutoramento em Linguística (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Portugal
2019 - 2019/11/25 Perturbações do desenvolvimento da linguagem e insucesso escolar
Coorientador
Mestrado em Terapia da Fala (Mestrado)
Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro, Portugal
2019 - 2019/07/15 Eficácia de um Programa de Estimulação de Consciência Fonológica para o Português Europeu
Coorientador
Mestrado em Terapia da Fala (Mestrado)
2019 - 2019/07/12 Desenvolvimento e Validação de um Programa de Intervenção em Competências Pragmáticas para Idade Pré-Escolar
Orientador
Mestrado em Terapia da Fala (Mestrado)
Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro, Portugal
2019 - 2019/07/12 Análise da eficácia do Programa de Estimulação da Consciência Fonológica – versão digital
Orientador
Mestrado em Terapia da Fala (Mestrado)
Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro, Portugal
2018/07/17 - 2019/02/01 Ferramentas de simulação para a prática clínica na área da voz
Orientador
Estágio de Pós Doutoramento (Outra)
Universidade de Aveiro, Portugal
2017 - 2018/04/12 Impacto de um Programa de Intervenção em Competências Linguísticas numa criança com Perturbação Específica de Linguagem (PEL) em idade escolar
Coorientador
Mestrado em Educação Especial (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2016 - 2017/11/07 Mecanismos de Aprendizagem Implícita em Crianças com Perturbação Específica da Linguagem: um estudo com um paradigma de gramáticas artificiais
Coorientador
Mestrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2016 - 2016 Aplicação de um Programa de Intervenção Terapêutica a uma Criança com Perturbação de Linguagem
Coorientador
Mestrado em Educação Especial (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal
2016 - 2016 Contributos para a validação de um software de treino cognitivo: um estudo exploratório com pessoas idosas na comunidade
Coorientador
Gerontologia (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2016 - 2016 Contributos para a validação de um software de treino cognitivo para pessoas idosas: a perspetiva dos profissionais de saúde
Orientador
Gerontologia (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2015 - 2015 Desenvolvimento de um Programa de Intervenção Terapêutica nos domínios da semântica e da morfossintaxe
Orientador
Ciências da Fala e da Audição (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2014 - 2014 Análise Fonológica da Linguagem Escrita
Orientador
Ciências da Fala e da Audição (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2014 - 2014 O papel do Terapeuta da Fala em pessoas com demência
Orientador
Ciências da Fala e da Audição (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2014 - 2014 Validação de um Rastreio de Linguagem e Fala
Orientador
Ciências da Fala e da Audição (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2014 - 2014 Aquisição de Competências Pré-Literacia
Orientador
Ciências da Fala e da Audição (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2013 - 2013 Perfil Fonológico de Crianças com Perturbação de Linguagem Primária
Coorientador
Ciências da Fala e da Audição (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2013 - 2013 Análise do desenvolvimento linguístico de crianças em idade escolar
Orientador
Ciências da Fala e da Audição (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2013 - 2013 Prática Clínica dos Terapeutas da Fala nas Perturbações Fonológicas
Orientador
Ciências da Fala e da Audição (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2013 - 2013 A importância dos estímulos visuais no desenvolvimento de competências de pré-literacia em crianças em idade pré-escolar
Orientador
Ciências da Fala e da Audição (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2013 - 2013 Ferramentas para Análise Fonológica Automática (FAFA)
Orientador
Ciências da Fala e da Audição (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2007 - 2007 Prevalência de Problemas de Linguagem e Fala em Crianças em Idade Pré-escolar
Orientador
2007 - 2007 Planificação e Intervenção Indireta em grupos de crianças com alterações de Fala e Linguagem - Implementação dos Princípios do Programa Hanen
Orientador
2007 - 2007 Tradução e Adaptação dos Inventários do Desenvolvimento Comunicativo MacArthur-Bates
Orientador
2006 - 2006 Desenvolvimento do Protocolo de Avaliação das Perturbações Especificas da Leitura e da Escrita (PAPELE)
Orientador
2006 - 2006 Processo Clínico Virtual na Área da Linguagem
Orientador
2006 - 2006 Processo Clínico Virtual na Área da Voz
Orientador
2005 - 2005 Análise Acústica das Oclusivas Orais do Português Europeu em Crianças com Perturbação Articulatória
Orientador
Terapia da Fala (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade de Aveiro, Portugal
2005 - 2005 Análise Acústica das Consoantes Oclusivas Orais do Português Europeu em Crianças sem Perturbação Articulatória
Orientador
Terapia da Fala (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade de Aveiro, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2020/01/01 - Atual Membro da Comissão Organizadora do evento Deteção Precoce das Perturbações da Linguagem e da Aprendizagem, da Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala (2020/02/15)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
2019/11 - Atual Membro da Comissão Organizadora do evento Paralisia Cerebral e Outras Condições Neuromotoras: avaliação funcional das funções motoras orais, comunicação e linguagem, da Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala (2020/01/25)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
2019/09 - Atual Membro da Comissão organizadora da Reunião Científica Comunicação da Perturbação do Espectro do Autismo da Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala (2019/10/19)
2019/01 - Atual Membro da Comissão organizadora do I Encontro de Fala da Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala (2019/02/09)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
2018/09 - Atual Membro da Comissão organizadora da formação Abordagem Fonológica na Perturbação do Desenvolvimento da Linguagem (2018/11/03)
Outro (Membro da Comissão Organizadora)
2018/09 - Atual Membro da Comissão organizadora da formação Abordagem Sintática na Perturbação do Desenvolvimento da Linguagem (2018/11/03)
Outro (Membro da Comissão Organizadora)
2017/04 - Atual Membro da Comissão organizadora das III Jornadas de Perturbações da Fluência e Taquifémia (2017/06/24)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
2017/01 - Atual Organizou o workshop ‘Método DOLF’ na Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro (2017/03/09)
Oficina (workshop) (Membro da Comissão Organizadora)
2017/01 - Atual Organizou a palestra ‘Comunicar com e em Família’ na Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro (2017/03/09)
Outro (Membro da Comissão Organizadora)
2017 - Atual Membro da Comissão de Honra do 1st International SPDOF Meeting Day (2017/03/24)
Outro (Outra)
2016 - Atual Participou na organização do Ciclo de Conferências A Perturbação Fonológica: Avaliação e Interpretação com diferentes instituições: Universidade de Lisboa (Maria João Freitas), Universidade de Aveiro (Marisa Lousada), Universidade Federal de Santa Catarina (Cristiane Lazzarotto Volcão), Universidade do Algarve (Ana Catarina Baptista) e Instituto Politécnico de Setúbal (Dina Alves). 5 edições: U. de Lisboa - 15 e 16 de janeiro; U. de Aveiro – 5 e 6 de fevereiro, IPS-12 de abril, U. do Algarve - 16 de setembro, IPL – 14 de outubro de 2016 (2016/01 - 2016/10)
Outro (Membro da Comissão Organizadora)
2020/05 - 2021/03 Membro da Comissão Organizadora do I Encontro em Linguística Aplicada da Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro, 26 de março de 2021 (2021/03/26 - 2021/03/26)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Aveiro, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2019/02/09 - Atual Dispraxia Verbal do Desenvolvimento – Como identificar? (Comunicação oral por convite)
Encontro
1º Encontro de Fala
2018/09/28 - Atual Instrumentos para Despiste e Avaliação de Perturbações de Desenvolvimento em Idade Pré-escolar. (Comunicação oral em ação de formação)
Outro
Perturbação do Desenvolvimento da Linguagem: Caracterização e Avaliação
Universidade do Minho, Portugal
2018/06/06 - Atual Avaliação e Intervenção nas Perturbações Fonológicas. Conferencista principal (Keynote)
Encontro
VIII Workshop on Linguistics, Language Development and Impairment
Universidade de Lisboa, Portugal
2018/05/10 - Atual Eficácia do PICL em crianças com perturbação de linguagem. (Comunicação oral por convite)
Congresso
VIII Congresso Nacional da APTF
Associação Portuguesa de Terapeutas da Fala, Portugal
2017/05/05 - Atual Programa de Intervenção em Competências Linguísticas - PICL”. (Comunicação oral por convite)
Conferência
VII Conferência Práticas Clínicas em Terapia da Fala
SpeechCare, Portugal
2017 - 2017 Análise da Consciência fonológica na perturbação específica de linguagem fonológica
Oficina (workshop)
VII Workshop on Linguistics, Language Development and Impairment
Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Portugal
2017 - 2017 RALF: Instrumento de Rastreio de Perturbações do Desenvolvimento da Linguagem
Seminário
Seminário para os alunos da pós-graduação em Intervenção Multidisciplinar nas Perturbações da Linguagem: Detetar para Atuar
Universidade do Algarve, Portugal
2017 - 2017 Music Influence on Phonological Awareness in 3 Year-Old Children
Conferência
XIIIth International Symposium of Psycholinguistics
2016 - 2016 Avaliação Fonética e Fonológica: Instrumentos, Metodologias e Interpretação dos Resultados
Conferência
Ciclo de Conferências A Perturbação Fonológica: Avaliação e Interpretação
2016 - 2016 Criação de um Teste de Avaliação da Prosódia na criança entre os 3 e os 6 anos de idade
Oficina (workshop)
VI Workshop on Linguistics, Language Development and Impairment
Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, Portugal
2016 - 2016 Avaliação Fonética e Fonológica: Instrumentos, Metodologias e Interpretação dos Resultados
Conferência
Ciclo de Conferências A Perturbação Fonológica: Avaliação e Interpretação
2016 - 2016 A música e a linguagem no desenvolvimento da criança
Seminário
I Ciclo de Seminários em Terapia da Fala
Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro, Portugal
2016 - 2016 CIF e DSM-V: Suportes ao diagnóstico em terapia da fala - idade pré-escolar e escolar
Encontro
I Jornadas de Terapia da Fala da Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro
Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro, Portugal
2016 - 2016 1º Congresso Internacional da Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala
Congresso
Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala, Portugal
2016 - 2016 O Presente e o futuro nas perturbações dos sons da fala na criança (Palestra)
Conferência
VI Conferência Práticas Clínicas em Terapia da Fala, Perturbações dos Sons da Fala com a Drª Caroline Bowen
SpeechCare, Portugal
2016 - 2016 Generalization patterns in Primary Progressive Aphasia: A systematic literature review
Outro
Researchday 2016
Universidade de Aveiro, Portugal
2015 - 2015 V Conferências Práticas Clínicas em Terapia da Fala
Conferência
2015 - 2015 Linguagem na Criança: Critérios de Diagnóstico (DSM-V), Terminologia e Perspetivas na Intervenção
Mesa-redonda
V Conferência Práticas Clínicas em Terapia da Fala
SpeechCare, Portugal
2015 - 2015 Desenvolvimento e Validação da Prova de Avaliação de Competências de Pré-Literacia
Oficina (workshop)
V Workshop Linguistics, Language Development and Impairment
2015 - 2015 Speech and Language Milestones
Outro
Curso Internacional de Reabilitação Pediátrica
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2015 - 2015 16th Science of Aphasia Conference
Conferência
16th Science of Aphasia Conference, Membro da Comissão Organizadora
2014 - 2014 Eficácia das Abordagens de Intervenção em crianças com atraso/ perturbação fonológica
Oficina (workshop)
IV Workshop Linguistics, Language Development and Impairment
Universidade de Lisboa, Portugal
2014 - 2014 V Congresso de Saúde da Universidade de Aveiro
Congresso
V Congresso de Saúde da Universidade de Aveiro
2013 - 2013 Ferramentas para Análise Fonológica Automática (FAFA)
Seminário
2012 - 2012 Avaliação de Crianças com Perturbação de Linguagem
Seminário
2012 - 2012 Alterações fonológicas em crianças com Perturbação de Linguagem
Simpósio
13º Quid Novi? 2012
2012 - 2012 Abordagens de Intervenção em Crianças com Atraso/ Perturbação Fonológica
Seminário
2012 - 2012 Alterações Fonológicas em Crianças com Perturbação de Linguagem
Seminário
2012 - 2012 Teste Fonético-Fonológico (TFF-ALPE): Aplicação e análise dos resultados
Seminário
Universidade Atlântica, Portugal
2011 - 2011 Aplicação e Cotação do Instrumento Teste Fonético-Fonológico-Avaliação de Linguagem Pré-Escolar (TFF-ALPE)
Oficina (workshop)
III Simpósio Terapia da Fala em Expansão: Novos Contextos
2010 - 2010 Aplicação e Cotação do Instrumento Teste Fonético-Fonológico-Avaliação de Linguagem Pré-Escolar (TFF-ALPE)
Oficina (workshop)
1º Congresso Anual de Saúde da Universidade de Aveiro
Universidade de Aveiro, Portugal
2010 - 2010 Alterações Fonológicas em Crianças com Perturbação de Linguagem
Seminário
Universidade Atlântica, Portugal
2008 - 2008 Alterações de Fala e Linguagem: Sinais de Alerta (Comunicação oral por convite)
Conferência
1º Ciclo de Conferências, Santa Comba Dão
2007 - 2007 Perturbações de Linguagem e Fala em Crianças de idade pré-escolar (comunicação oral por convite)
Encontro
1º Encontro psicopedagogico: Saúde e Educação
2006 - 2006 A Terapia da Fala como resposta às perturbações de linguagem e fala em crianças de idade pré-escolar (comunicação oral por convite)
Seminário
O papel do terapeuta da fala na resolução dos distrúrbios da linguagem e outras patologias

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2024/07/11 Fatores que Influenciam a Aquisic¸a~o e Articulac¸a~o de Consoantes por Crianc¸as Portuguesas e Tunisinas
Presidente do júri
Jihen Trabelsi (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2023/12/13 Treino de Comunicação de Profissionais de Saúde com Pessoas com Afasia
Presidente do júri
Helena Sofia Alves Guerreiro (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2023/12/06 Desenvolvimento de um guia de atividades para intervenção com crianças que gaguejam em idade escolar (GAIGA)
Presidente do júri
Maria João Côrte-Real Ferreira Costeira (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2023/07/14 Autoperceção das famílias sobre a sua participação na intervenção terapêutica
Presidente do júri
Joana Filipa Sousa Rodrigues (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2023/07/14 Desenvolvimento e validação de conteúdo de um programa de intervenção na consciência semântica
Presidente do júri
Ana Miguel Esteves Rafael (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2023/07/13 Tradução e validação do Questionário “The Reaction to Speech Disfluency Scale”
Presidente do júri
Cristiana Henriques Rodrigues (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2022/12/21 Adaptação e Validação do World Health Organization Quality of Life_BREF a Pessoas com Afasia
Presidente do júri
Ana Filipa dos Santos Araújo (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2022/12/19 A relação entre o desenvolvimento da linguagem, as interações mãe-criança e práticas de literacia familiar: um estudo na Região Norte
Arguente principal
Bruna Filipa Ribeiro Lima (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2022/12/16 Tradução e Validação do Communicative Activities Checklist
Presidente do júri
Alexandra Camelo Magalhães (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2022/12/16 Tradução e Validação do Social Activities Checklist para o Português Europeu
Presidente do júri
Teófilo Brás Granjo (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2022/12/14 Terapia da Fala, Gaguez e Ativismo Social
Presidente do júri
Nicole Inês Silva Pires (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2022/11/18 Complexidade Sintática em PDL e PEA
Vogal
Fátima Alexandrina Mendes Martins (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Portugal
2022/10/12 Perturbação articulatória em crianças de 4 e 5 anos: Prevalência e caracterização
Arguente principal
Sónia Cristina de Sousa Pós de Mina (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Portugal
2022/09/13 Linguagem oral, leitura e escrita de crianças em idade escolar nascidas de pré-termo
Arguente principal
Ana Isabel Branco Marques (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2022/07/27 Estudo de Categorias e Vocábulos para Sistemas de Comunicação Aumentativa e Alternativa em Unidades de Cuidados Intensivos Pediátricos
Presidente do júri
Marina Sofia Saraiva Correia (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2022/07/20 Avaliação da Competência comunicativa em pessoas adultas/idosas com resposta mínima internadas em unidades de medicina intensiva
Presidente do júri
Ana Isabel Cascais Pinto (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2021/12/20 Desenvolvimento e Validação de Conteúdo de um Instrumento de Rastreio de Gaguez em Crianças de Idade Pré-Escolar: Estudo Piloto
Presidente do júri
Ana Isabel Garcia da Cruz (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2021/12/17 Tradução e Estudo Psicométrico do Public Opinion Survey of Human Attributes – Stuttering/child em Crianças de Idade Pré-escolar
Presidente do júri
Andreia Filipa Madureira dos Santos Tavares (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2021/12/06 Validação do Programa de Intervenção em Processamento Auditivo: Estudo Piloto de Aceitabilidade
Presidente do júri
Ana Rita Oliveira Vicente (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2021/07/29 A Comunicação dos Profissionais de Saúde com a Pessoa com Afasia
Presidente do júri
Daniela Filipa Gomes de Jesus (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2021/07/22 Tradução e Estudo Psicométrico do Public Opinion Survey of Human Attributes - Stuttering/Child em Crianças de Idade Escolar
Presidente do júri
Renata Sofia Pacheco Couto (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2021/07/21 Dificuldades na Produção da Lateral Alveolar do Português Europeu: a Perceção dos Terapeutas da Fala
Presidente do júri
Joana Filipa Ferreira dos Reis (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2021/04/26 Escala de Comunicação para a Idade Escolar (ECIE) – versão para professores: um estudo exploratório com alunos com e sem necessidades educativas do 1º ano do ensino básico
Arguente principal
Cathy Afonso Dias (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2021/04/20 Escala de Comunicação para a Idade Pré-Escolar (ECIPE) – versão para educadores: um estudo exploratório em contextos inclusivos na região norte
Arguente principal
Liliana Soraia Teixeira Marinho (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2021/04/20 Escala de Comunicação para a Idade Escolar (ECIE) – versão para professores: um estudo exploratório com alunos com e sem necessidades educativas do 3º e 4º anos do ensino básico
Arguente principal
Cátia Luísa Monteiro Azevedo (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2021/03/11 Aprendizagem ao longo da vida e desenvolvimento profissional contínuo do terapeuta da fala em perturbações da fluência
Arguente
Jaqueline Raquel dos Santos Carmona (Outro)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2021/02/23 NMES vs Terapia Tradicional no Paciente com AVC com Disfagia Orofaríngea: Efeitos na Qualidade de Vida. Estudo Randomizado
Presidente do júri
Carla Sofia Lima Gouveia (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2021/02/18 Comunicação social e competência social: um estudo de crianças portuguesas entre os 4 e os 6 anos com e sem perturbação do desenvolvimento da linguagem
Arguente principal
Mariana Rita Martins de Carvalho (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2021/02/18 Implementação do Programa de Literacia Familiar Conto Contigo
Presidente do júri
Ana Filipa de Oliveira Graça (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2021/01/27 Promoção de competências de alfabetização através da aplicação de programas de consciência fonológica e escrita inventada
Arguente principal
Telma Andreia da Costa Pereira (Outro)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2020/12/21 Prevalência da disfagia sarcopénica na população geriátrica
Presidente do júri
Susana Maria Aparício Gaspar Portinha (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2020/12/17 Caracterização da produção articulatória de crianças em fase de dentição decídua
Arguente principal
Liliana de Águeda Paulo (Mestrado)
Escola Superior de Saúde do Alcoitão, Portugal
2020/07/22 Perceção dos pais sobre a fala e seu impacto na qualidade de vida dos seus filhos
Arguente principal
Marta Homem de Mello (Mestrado)
Escola Superior de Saúde do Alcoitão, Portugal
2020/07/10 Relatório de Estágio em Perturbações Neurológicas no Adulto e Idoso no Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira
Presidente do júri
Ana Sofia Miguel Esteves (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2019/12/20 A Versão Portuguesa do Dutch Linguistic Intraoperative Protocol: Tarefas de Semântica
Presidente do júri
Mafalda Inês Martins Cardoso (Mestrado)
Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro, Portugal
2019/12/19 O processamento do sujeito nulo na doença de Alzheimer
Presidente do júri
Maria José Jesus Pereira Martinho (Mestrado)
Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro, Portugal
2019/12/18 The speech sound system in Awake Brain Surgery: A phonological and articulatory evaluation
Presidente do júri
Joana Patrícia Gomes Alves (Mestrado)
Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro, Portugal
2019/12/16 Tradução, adaptação e validação do The Oral Health Assessment Tool (OHAT) para o Português Europeu
Presidente do júri
Filipa Ramos Cerveira (Mestrado)
Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro, Portugal
2019/12/06 Portuguese Adaptation of the Dutch Linguistic Intraoperative Protocol: Syntax and Naming Assessment in Awake Brain Surgery
Presidente do júri
Mariana Morgado Oliveira Martins (Mestrado)
Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro, Portugal
2019/11/27 Desenvolvimento e Validação de um Programa de Intervenção em Competências de Processamento Auditivo
Presidente do júri
Ana Micaela Martins Abrantes (Mestrado)
Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro, Portugal
2019/11/27 Desenvolvimento e Validação de um Programa de Intervenção em Competências de Processamento Auditivo
Presidente do júri
Cátia Diana Vieira Luís (Mestrado)
Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro, Portugal
2019/11/20 Produção de ataques ramificados em contexto de repetição de pseudopalavras: contributo sobre o desenvolvimento fonológico típico e atípico
Arguente principal
Maria Inês Bernardo Catarino (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, Portugal
2019/04/29 Provas de projeto de Doutoramento ‘Avaliação e intervenção em perturbações dos sons da fala de tipo articulatório'
Arguente principal
Sónia Cristina de Sousa Pós de Mina (Outro)
Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, Portugal
2019/02/12 Caracterização da consciência fonológica em crianças com implante coclear do 1º Ciclo do Ensino Básico: Um estudo exploratório nacional
Arguente principal
Ana Margarida Lopes Cunha (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2019/02/12 Caracterização da Consciência Fonológica e Rastreio de Dificuldades de Linguagem em Alunos do 1º e 2º Ano do 1º Ciclo do Ensino Básico: Um Estudo Exploratório no Distrito de Braga
Arguente principal
Elisabete Maria Dias Batista (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2019/02/05 Families and Professionals' Perceptions towards the Provided Support for Children with Communication Disorders in Preschool Settings in the Northern West Bank of Palestine
Arguente principal
Hala Marwan Mousa Jarrar (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2018/01/08 Narrative Retteling Task
Arguente principal
Sara Pereira Sapage (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2018/01/08 Aplicação da prova de vocabulário do ABFW – Teste de Linguagem Infantil em Crianças dos 5 aos 7 anos com e sem perturbações da Linguagem: Um estudo Exploratório no Distrito do Porto
Arguente principal
Sandra Filipa Ferreira Gonçalves (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2017/12/19 O Design na educação de crianças com Dislexia: O Projeto Disletra
Arguente principal
Ana Rita Barreira Nicolau (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2017/12/12 Promoção de competências de linguagem em crianças com 5-6 anos de idade, sem perturbação da linguagem
Arguente principal
Tiago Alexandre Cardoso Rodrigues (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2017/10/23 Aquisição sintática: perturbação do espectro do autismo e perturbação específica da linguagem
Vogal
Fátima Alexandrina Mendes Martins (Outro)
Universidade de Aveiro, Portugal
2017/10/20 Programa de leitura de histórias em contexto de grupo: o contributo no desempenho linguístico infantil aos 4 e 5 anos de idade
Arguente principal
Isabel Maria Lopes de Sousa Lourenço (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2017/07/04 Consciência fonológica: do construto à avaliação
Arguente
Ângela Sofia Martins Meira (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2017 Promoção da consciência fonológica numa criança com uma perturbação fonológica no pré-escolar Clara Margarida Simões Soares (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal
2017 Análise acústica dos fonemas /s/ e /z/ produzidos por crianças com desempenho articulatório alterado Filipa Daniela Nestal de Oliveira (Mestrado)
Escola Superior de Saúde do Alcoitão, Portugal
2017 Análise acústica dos fonemas /ch,j/ produzidos por crianças com desempenho articulatório alterado
Arguente principal
Ana Catarina Costa Figueiredo (Mestrado)
Escola Superior de Saúde do Alcoitão, Portugal
2016 Diadococinésia em adolescentes portugueses Andreia Sofia Antunes Alves (Mestrado)
Escola Superior de Saúde do Alcoitão, Portugal
2016 Conhecimento da intervenção dos Terapeutas da Fala analisado por estudantes das áreas da saúde Ana Rita Gonçalves Vilar dos Santos (Mestrado)
Escola Superior de Saúde do Alcoitão, Portugal
2016 Comparação dos resultados obtidos nas provas de articulação verbal TAV e TFF-ALPE em crianças do pré-escolar Ariana Raquel Abrunhosa Soares (Mestrado)
Escola Superior de Saúde do Alcoitão, Portugal
2016 Complexidade prosódica - tarefas de consciência fonológica em crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico Catarina Maria de Carvalho Afonso (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Portugal
2016 Doenças de Etiologia Neurológica: Constructos Profissionais
Arguente
Brito Manuel Marques Largo (Outro)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Saúde, Portugal
2016 Rastreio de Linguagem, Fala e Motricidade Orofacial
Vogal
Ana Margarida Nogueira Leitão Grilo (Outro)
Universidade de Aveiro, Portugal
2016 Intervenção em Terapia da Fala: Jogos da Glória Ana Mécia Oliveira (Outro)
Universidade de Aveiro, Portugal
2015 Fidedignidade inter e intra-juízes na medição da taxa diadococinética oral em crianças Filipa Soares Macedo (Mestrado)
Escola Superior de Saúde do Alcoitão, Portugal
2015 Caracterização do desempenho articulatório e oromotor de crianças com alterações da fala Mafalda Maria da Cruz Rua (Mestrado)
Escola Superior de Saúde do Alcoitão, Portugal
2015 Análise prospetiva do desempenho articulatório de crianças com e sem alterações da linguagem Vera Lúcia Esteves Cordeiro (Mestrado)
Escola Superior de Saúde do Alcoitão, Portugal
2015 Rácio Type-Token e D como Indicadores do Desenvolvimento Linguístico no Português Europeu Raquel João Pinheiro Marques de Campos (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2015 A Extensão Média do Enunciado como Indicador de Desenvolvimento Linguístico no Português Europeu Ana Rita Campos (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2015 Aquisição Fonético-Fonológica do Português Europeu dos 18 aos 36 meses Mariana Salvador Silva (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2015 O desenvolvimento fonológico de crianças com otitis medias com derrame: estudo longitudinal Ana Catarina Baptista de Jesus Correia (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Portugal
2015 “(Re)habilitação na audição e linguagem – desafios para a implementação de um modelo de encaminhamento/ atuação após o diagnóstico”
Arguente principal
Pedro Nuno Brás da Silva (Outro)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Saúde, Portugal
2014 New Era in Service Delivery Models: Greek SLPs Knowledge and Perceptions of Telepractice Theodora-Christina Pitsikali (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2013 A articulação verbal em crianças de idade pré-escolar e escolar do concelho da Azambuja: Um projeto de supervisão clínica e rastreio Ana Carina Pernes Birrento (Mestrado)
Escola Superior de Saúde do Alcoitão, Portugal
2013 Articulação verbal: supervisão e contributo para a validação e fidedignidade do Teste de Articulação Verbal (TAV) Catarina Ribeiro Figueiredo (Mestrado)
Escola Superior de Saúde do Alcoitão, Portugal
2013 Supervisão clínica e gestão de recursos no âmbito de uma atividade de rastreio da articulação verbal em crianças dos 3;0 aos 8;11 Cristiana Sérgio Flores (Mestrado)
Escola Superior de Saúde do Alcoitão, Portugal
2012 As Perturbações da Aquisição e do Desenvolvimento da Linguagem Ana Margarida Pereira Coutinho (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2012 Supervisão Clínica em Terapia da Fala: Estudo de Caso Ana Margarida Damas Martins Fernandes (Mestrado)
Escola Superior de Saúde do Alcoitão, Portugal
2012 Modelo Continuum de Supervisão de Anderson: Estudo de Caso Joana Isabel Freire Lopes (Mestrado)
Escola Superior de Saúde do Alcoitão, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2016 - Atual Ibero-American Congress on Qualitative Research Porto
2016 - Atual International Health Congress of Aveiro University’s Health School Universidade de Aveiro

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2018 - Atual Journal of Communication Disorders (0021-9924)
2018 - Atual International Journal of Speech-Language Pathology (1754-9507 )
2017 - Atual Logopedics Phoniatrics Vocology (1401-5439)
2016/07/25 - Atual Child Language Teaching and Therapy
2016/03/10 - Atual Folia Phoniatrica et Logopaedica
2015/06/24 - Atual Journal of Speech, Language, and Hearing Research
2014/10/03 - Atual Journal of Child Language
2014/03/19 - Atual International Journal of Language & Communication Disorders
2013/09/04 - Atual Revista Científica da APTF
2013/07/09 - 2013/09/21 Linguistic Variation

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2015 - Atual Membro do Júri Eureka! Concurso Nacional de Ciência Universidade da Beira Interior, Portugal
2014 - Atual Integração de um painel de peritos para validação dos instrumentos Severity Assessment Based on Events of Stuttering (SABES) and Assessment of Language Use in Social Contexts for Adults (ALUSCA) para o Trabalho de Doutoramento de Ana Rita dos Santos Valente Universidade de Aveiro, Portugal

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2018 - Atual Comissão Técnica de Apreciação da área da Terapia da Fala da Administração Central do Sistema de Saúde - ACSS (Perito Académico) – Ministério da Saúde, desde Janeiro 2018.
2017 - Atual Membro da SpeechCare Scientífic Advisory Board (http://www.speechcare.pt/advisory-board-parceiros). SpeechCare, Portugal
2024/01 - 2024/05 Consultora da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) em 2024 como Presidente da Comissão de Avaliação Externa do ciclo de estudos de Mestrado Abordagens Inovadoras em Ciência da Fala, Linguagem e Audição da Escola Superior de Saúde do IPPorto Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2023/09/01 - 2023/11/30 Consultora da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) como membro da Comissão Temática de Terapias e Reabilitação em 2023 e Presidente da Comissão de Avaliação Externa do ciclo de estudos de Mestrado em Terapia da Fala da Escola Superior de Saúde do IPPorto. Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) , Portugal
2022/01/01 - 2022/12/31 Consultora da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) como membro da Comissão Temática de Terapias e Reabilitação em 2022, para avaliação de ciclos de estudos de licenciatura e mestrado e membro de 19 Comissões de Avaliação Externas (13 como presidente da comissão e 6 como perito da comissão): Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) , Portugal
2018 - 2019 Consultora da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) como Presidente da Comissão de Avaliação Externa, em 2018, para avaliação do ciclo de estudos de Mestrado em Terapia da Fala da Escola Superior de Saúde do Alcoitão.
2015 - 2015 Consultora da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) como membro de Comissão de Avaliação Externa (CAE), em 2015, para avaliação do ciclo de estudos de Licenciatura em Terapia Ocupacional, da Escola Superior de Saúde do Alcoitão.
2015 - 2015 Consultora da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) como membro de Comissão de Avaliação Externa (CAE), em 2015, para avaliação do ciclo de estudos de Licenciatura em Fisioterapia, da Escola Superior de Saúde do Alcoitão.
2015 - 2015 Consultora da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) como membro de Comissão de Avaliação Externa (CAE), em 2015, para avaliação do ciclo de estudos de Licenciatura em Terapia da Fala, da Escola Superior de Saúde do Alcoitão.

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2018/01 - Atual Educação Clínica III (Outros) Universidade de Aveiro, Portugal
2018/01 - Atual Educação Clínica II (Outros) Universidade de Aveiro, Portugal
2018 - Atual Educação Clínica I Licenciatura em Terapia da Fala (Licenciatura) Universidade de Aveiro, Portugal
2017/03 - Atual Perturbações da linguagem primárias: da avaliação à intervenção diferenciada (Outros) Universidade de Aveiro, Portugal
2015/01 - Atual Desenvolvimento da Linguagem na Criança (Outros) Universidade de Aveiro, Portugal
2012/01 - Atual Metodologias de Intervenção I (Outros) Universidade de Aveiro, Portugal
2012/01 - Atual Psicolinguística (Outros) Universidade de Aveiro, Portugal
2012/01 - Atual Instrumentação (Outros) Universidade de Aveiro, Portugal
2010/02 - Atual Perturbações da Comunicação I (Outros) Universidade de Aveiro, Portugal
2010/02 - Atual Métodos de Avaliação e Diagnóstico (Outros) Universidade de Aveiro, Portugal
2004/02 - 2017/12 Seminário e Prática Profissional III/ Prática Profissional III (Outros) Universidade de Aveiro, Portugal
2003/02 - 2017/12 Prática Profissional I (Outros) Universidade de Aveiro, Portugal
2003/02 - 2017/12 Prática Profissional II (Outros) Universidade de Aveiro, Portugal
2014 - 2014 Aplicação e Cotação do Teste de Linguagem ALPE (TL-ALPE) Extensão e divulgação científica (Curso médio) PR.ó.Com-Formação, Portugal
2014 - 2014 Aplicação e Cotação do Teste Fonético-Fonológico ALPE (TFF-ALPE) Extensão e divulgação científica (Curso médio) PR.ó.Com-Formação, Portugal
2013 - 2013 Aplicação e Cotação do Teste Fonético-Fonológico ALPE (TFF-ALPE) Extensão e divulgação científica (Curso médio)
2013 - 2013 Aplicação e Cotação do Teste Fonético-Fonológico ALPE (TFF-ALPE) Extensão e divulgação científica (Curso médio) Centro Hospitalar do Oeste, Portugal
2008/02 - 2011/12 Introdução à Patologia da Comunicação (Outros) Universidade de Aveiro, Portugal
2004/02 - 2009/12 Perturbações Motoras da Fala (Outros) Universidade de Aveiro, Portugal
2005/02 - 2009/02 Seminário e Prática Profissional em Terapia da Fala IV/ Prática profissional IV (Outros) Universidade de Aveiro, Portugal
2005/02 - 2009/02 Dislexia e Disgrafia (Outros) Universidade de Aveiro, Portugal
2004/02 - 2009/02 Perturbações Articulatórias e Fonológicas (Outros) Universidade de Aveiro, Portugal
2004/02 - 2009/02 Paralisia Cerebral e Deficiência Mental (Outros) Universidade de Aveiro, Portugal
2003/02 - 2008/09 Problemas do Desenvolvimento da Linguagem (Outros) Universidade de Aveiro, Portugal

Entrevista (jornal / revista)

Descrição da atividade Jornal / Forum
2016/07/04 Entrevista ao jornal “Diário de Notícias” intitulada Teste de Linguagem das crianças até 6 anos jornal “Diário de Notícias”
2014/02/09 Entrevista ao jornal “Público" jornal “Público
2012/08/03 Entrevista ao jornal “Correio da manhã” jornal “Correio da manhã”

Entrevista / Programa (rádio / tv)

Programa Tema
2012/09/29 - Atual Entrevista em direto para a Antena 1 – Programa click Antena 1 – Programa click

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2017/10/30 - Atual Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala (SPTF) Membro
2002/08 - Atual Associação Portuguesa de Terapeutas da Fala (APTF)
2020/11/07 - 2023/11/17 Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala - Vice presidente científica Vice Presidente Científico
2017 - 2020/09 Membro do Departamento de Linguagem na Criança da Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala
2009/01 - 2013/01 International Association of Logopedics and Phoniatrics (IALP)

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2021 - Atual Membro da Comissão Científica do 37º Encontro da Associação Portuguesa de Linguística
Membro
Associação Portuguesa de Linguística, Portugal
2021 - Atual Presidente da Comissão Científica do II Congresso Internacional da Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala
Presidente / Vice-presidente
Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala, Portugal
2021 - Atual Membro da Comissão Organizadora do I Encontro em Linguística Aplicada
Membro
Universidade de Aveiro, Portugal
2019 - Atual Coordenadora local do concurso Poliempreende na Universidade de Aveiro
Coordenador
2015/04 - Atual Perito em Comissão de Avaliação Externa da A3ES para avaliação de ciclos de estudos de Licenciatura em Terapia da Fala, Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Outro
Universidade de Aveiro, Portugal
2014/12 - Atual Membro de Conselho da Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro
Membro
Universidade de Aveiro, Portugal
2013/12 - Atual Membro Integrado da Unidade de Investigação CINTESIS - Center for Health Technology and Services Research
Membro
Universidade de Aveiro, Portugal
2013/09 - Atual Presidente da Comissão do Curso de Terapia da Fala da Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro
Presidente / Vice-presidente
Universidade de Aveiro, Portugal
2015/09 - 2019/07/01 Membro da Comissão de Cooperação com a Sociedade da Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro
Membro
Universidade de Aveiro, Portugal
2008/09 - 2009/09 Membro da Comissão de Adaptação da Grelha de Estágios dos Cursos da ESSUA a Bolonha
Membro
Universidade de Aveiro, Portugal
2007/10 - 2009/09 Membro do Conselho Pedagógico da Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro
Membro
Universidade de Aveiro, Portugal
2007/05 - 2009/05 Membro da Comissão de Estágios da ESSUA
Membro
Universidade de Aveiro, Portugal

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2019/03/03 - Atual Júri de avaliação do período experimental da Professora Adjunta Paula Cristina Trocado da Costa Faria Instituto Politécnico do Porto, Portugal
Distinções

Prémio

2023 1º Prémio de Inovação Social no concurso ARRISCA C - Concurso de Ideias de Negócio (3500)
ARRISCA C - Concurso de Ideias de Negócio , Portugal
2023 1º Prémio de Cooperação 2022 da Universidade de Aveiro (4000 euros)
Universidade de Aveiro, Portugal
2023 Prémio de Mérito Científico 2020-2023 da Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala
Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala, Portugal
2023 Menção honrosa na 3ª Edição do Prémio de Investigação Científica Drª Maria Lutegarda (1500 euros)
Fundação AFID Diferença , Portugal
2022 Prémio de melhor artigo científico de 2021 da Revista Portuguesa de Terapia da Fala
Revista Portuguesa de Terapia da Fala, Portugal
2022 1º Prémio de melhor Comunicação Oral nas I Jornadas de Jovens Investigadores em Terapia da Fala da Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala
2021 1º Prémio coletivo de Investigação Científica Dra. Maria Lutegarda da Fundação AFID Diferença (4000 euros)
Fundação AFID Diferença , Portugal

Outra distinção

2023 Menção Honrosa no 1º Congresso Internacional APCLC | IBCLC
2012 8º Prémio CEGOC - "TFF-ALPE – Teste Fonético-Fonológico: avaliação da linguagem pré-escolar"
2010 Bolsa no âmbito do programa Erasmus (bolsa no valor de 1629 euros)
Universidade de Aveiro, Portugal
2009 Bolsa no âmbito do Programa de Apoio à formação avançada de docentes do Ensino Superior Politécnico (PROTEC) (bolsa de um ano com direito a dispensa de serviço docente para realização da tese de doutoramento).
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
2009 Bolsa no âmbito do programa Fundo de Apoio à Comunidade Científica (bolsa no valor de 960 euros).
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
2006 Bolsa no âmbito do programa Fundo de Apoio à Comunidade Científica (bolsa no valor de 650 euros).
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal