Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Ana Moura
- Data de nascimento
- 1995/10/13
- Género
- Feminino
Nomes de citação
- Moura, Ana
Identificadores de autor
- Ciência ID
- D715-26DD-C736
- ORCID iD
- 0000-0003-4587-6797
Endereços de correio eletrónico
- ana.moura@ispup.up.pt (Profissional)
Moradas
- Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto. Rua das Taipas, nº 135, 4050-600 , Porto, Porto, Portugal (Profissional)
Websites
- https://ispup.up.pt/people/11189/about/ (Profissional)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português (Idioma materno) | |||||
Inglês | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | |
Espanhol; Castelhano | Utilizador elementar (A2) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A2) | Utilizador independente (B2) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2020/09 - 2024
Em curso
|
Doctoral Program in Educational Sciences (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
|
2024
Concluído
|
International Early Career Spring Workshop on Biosocial Research (14 hours) (Outros)
Universidade do Porto Instituto de Saúde Pública, Portugal
|
|
2024
Concluído
|
Neuroeducation and Ludic Practices (30 hours) (Outros)
Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, Brasil
|
|
2022/09 - 2022/11
Concluído
|
Citizen Science for Psychological Wellbeing (Outros)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
|
2019
Concluído
|
Certification of trainer's pedagogical competencies (certification n.º F681521/2019) (Outros)
Instituto do Emprego e Formação Profissional, Portugal
|
|
2019
Concluído
|
Qualitative Analysis with Support from Nvivo (24 hours) (Outros)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
|
2019
Concluído
|
Universidade Júnior: Programa de Formação de Monitores (7 horas) // Junior University: Monitor Training Program (7 hours)
(Outros)
Universidade do Porto, Portugal
|
|
2018
Concluído
|
Health Education (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Medicina, Portugal
"Campanhas de comunicação na doação de gâmetas: perceções de dadores, beneficiários e estudantes universitários" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
17 |
2018
Concluído
|
Mixed Methodologies in Health Research (14 hours) (Outros)
Universidade do Porto Instituto de Saúde Pública, Portugal
|
|
2018
Concluído
|
Sexual Orientation and Gender Identity (18 hours) (Outros)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
18 |
2016
Concluído
|
Educational Sciences (Licenciatura)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
17 |
2016
Concluído
|
Student Volunteering (8 hours) (Outros)
Universidade do Porto, Portugal
|
Percurso profissional
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2021/01/01 - 2025/01/01 | PhD fellow financed by the Portuguese Foundation for Science and Technology (2020.07312.BD) | Universidade do Porto Instituto de Saúde Pública, Portugal |
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal | ||
2024/04/01 - 2024/05/01 | Visitorship (PhD Research Fellow) | Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, Brasil |
2021/10 - 2021/12 | Collaboration in qualitative data collection and transcription under the study “Study of disruption in oncology due to COVID-19” | Universidade do Porto Instituto de Saúde Pública, Portugal |
MSD Merck Sharp & Dohme AG, Suiça | ||
2021/02 - 2021/06 | Collaboration in research tasks within the working group "Education in times of exception - Experiences and perceptions of the Educators and Teachers of the Pre-School, Basic and Secondary Education” | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2019/08/01 - 2020/12 | Research fellow (Scientific Research) - CARESS - Psychosocial health of carers of stroke survivors: Experiences, needs, and quality of life" (POCI-01-0145-FEDER-031898) | Universidade do Porto Instituto de Saúde Pública, Portugal |
2018/12/01 - 2019/05/31 | Research fellow (Scientific Research) - ENGAgED - Bionetworking and citizENship on GAmetE Donation” (PTDC/IVC-ESCT/6294/2014; POCI-01-0145-FEDER-016762) | Universidade do Porto Instituto de Saúde Pública, Portugal |
Universidade do Porto Instituto de Saúde Pública, Portugal | ||
2017/10 - 2018/09 | Collaboration in research tasks within the project: ENGAgED - Bionetworking and citizenship on Gamete Donation (PTDC/IVC-ESCT/6294/2014; POCI-01-0145-FEDER-016762) | Universidade do Porto Instituto de Saúde Pública, Portugal |
2016/02/01 - 2016/05/01 | Internship - Pediatric Educational Service | Instituto Português de Oncologia do Porto Francisco Gentil EPE, Portugal |
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
Projetos
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2019/08/01 - 2020/12 | CARESS: Psychosocial health of carers of stroke survivors: Experiences, needs, and quality of life (POCI-01-0145-FEDER-031898)
Bolseiro de Investigação
Universidade do Porto Instituto de Saúde Pública, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
2018/12/01 - 2019/05/31 | ENGAgED - Bionetworking e cidadania na doação de gâmetas” (PTDC/IVC-ESCT/6294/2014; POCI-01-0145-FEDER-016762)
PTDC/IVC-ESCT/6294/2014; POCI-01-0145-FEDER-016762
Bolseiro de Investigação
Universidade do Porto Instituto de Saúde Pública, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2017/10 - 2018/09 | ENGAgED - Bionetworking and citizenship on Gamete Donation
PTDC/IVC-ESCT/6294/2014; POCI-01-0145-FEDER-016762
Collaboration in research tasks within the project: ENGAgED - Bionetworking and citizenship on Gamete Donation (PTDC/IVC-ESCT/6294/2014;
POCI-01-0145-
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Poster em conferência |
|
Pré-impressão |
|
Resumo em conferência |
|
Outros
Outra produção |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2024/12 | Human rights and activism: Possibilities for individual and collective action [Direitos humanos e ativismo: Possibilidades de ação individual e coletiva] | XVI International Seminar of the Doctoral Program in Education Sciences
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto
|
2024/10/24 | Ethical and methodological issues in research with populations in vulnerable situations: example of a study with informal caregivers of stroke survivors [Questões éticas e metodológicas na investigação com pouplações em situações de vulnerabilidade: exemplo de um estudo com cuidadores/as informais de sobreviventes de AVC] | 1st International Congress of Education
(Coimbra, Portugal)
|
2024/09 | Assuming the Role of Informal Caregiver of Stroke Survivors: Experiences On Adaptation and Learning [Assumir o Papel de Cuidador Informal de Sobreviventes de AVC: Experiências de Adaptação e Aprendizagem] | 38th Annual Conference of the European Health Psychology Society
(Lisboa, Portugal)
|
2024 | Opportunities and challenges of citizen science: pathways for community participation and involvement [Oportunidades e desafios da ciência cidadã: caminhos para a participação e envolvimento comunitário] | XXXII Week of Psychology and Educational Sciences
Associação de Estudantes da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2024 | From legal clandestinity to the ecology of (informal) care: health, literacy, democratic participation and active citizenship [Da clandestinidade legal à ecologia dos cuidados (informais): saúde, literacia, participação democrática e cidadania ativa] | International Early Career Spring Workshop on Biosocial Research
Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2024 | Workshop: Unlocking citizen science: exploring the potential of community participation in health research [Workshop: Desbloqueando a ciência cidadã: explorando o potencial da participação comunitária na investigação em saúde] | Training of University Teachers
Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (Porto Alegre, Brasil)
|
2024 | Labyrinths of rigor and quality: ethical and methodological complexity in qualitative health research [Labirintos de rigor e qualidade: complexidade ética e metodológica na pesquisa qualitativa em saúde] | I Colloquium of the Dean of Research and Postgraduate Studies and Postgraduation Program in Healthcare Education
Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre
|
2024 | Citizen science: multidisciplinary paths for community participation and involvement [Ciência cidadã: caminhos multidisciplinares para a participação e envolvimento comunitário] | V Health Teaching and Innovation Colloquium
Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (Porto Alegre, Brasil)
|
2024 | Education and learning in informal care: a reflective analysis of the Informal Caregiver Statute and experiences of informal caregivers [Educação e aprendizagem no cuidado informal: uma análise reflexiva do Estatuto do Cuidador Informal e experiências de cuidadores informais] | I Encontro Luso-Brasileiro de Ensino na Saúde do PPGENSAU-UFCSPA
Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (Porto Alegre, Brasil)
|
2023/12 | We Learn Without Teachers: Learning Process of Informal Caregivers of Stroke Survivors [“Nós Aprendemos Sem Professores”: Aprendizagens de Cuidadores Informais de Sobreviventes de Acidente Vascular Cerebral] | XV International Seminar of the Doctoral Program in Educational Sciences
(Porto, Portugal)
|
2023/09 | Labyrinths of Rigor and Quality: Ethical-Methodological Complexity in Qualitative Health Research [Labirintos de Rigor e Qualidade: Complexidade Ético-Metodológica em Investigação Qualitativa em Saúde] | XVIII Congress of the Portuguese Epidemiology Association and XLI Annual meeting of the Spanish Epidemiology Association
(Porto, Portugal)
|
2023/05 | Unmet family care needs [Necessidades não suprimidas de cuidados familiares] | All Ireland Rare Disease Interdisciplinary Research Network (RAiN) Webinar
(Online Edition, Portugal)
|
2023/05 | Adaptation and Learning of Stroke Survivors and Informal Caregivers: From Research to Health Education Practices [Adaptação e Aprendizagens de Sobreviventes de AVC e Cuidadores/as Informais: da Investigação à Prática em Educação Para a Saúde] | V Congresso Nacional de Educação para a Saúde
(Évora, Portugal)
|
2022/09 | Places of Education in Informal Care: Discourses, Practices and Possibilities [O(s) lugar(es) da Educação no Cuidado Informal: Discursos, Práticas e Possibilidades] | XVI Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação
(Lisboa, Portugal)
|
2022/07 | Places of Education in Informal Care: Discourses, Practices and Possibilities [O(s) lugar(es) da Educação no Cuidado Informal: Discursos, Práticas e Possibilidades] | Congresso Luso-Brasileiro de Educação Inclusiva
(Braga, Portugal)
|
2022 | Workshop: Community health [Workshop: Saúde Comunitária] | XXX Week of Psychology and Educational Sciences
Associação de Estudantes da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2021/09 | Adaptation and Learning Processes of Stroke Survivors and Family Caregivers: a Scoping Review [Processos de adaptação e aprendizagem de sobreviventes de AVC e cuidadores familiares: uma revisão do escopo] | 14th European Public Health Conference
(Online Edition, Portugal)
|
2021/08 | Health-related Behaviours Among Stroke Survivors: an 18 Months Post-stroke Assesement [Comportamentos de saúde de sobreviventes de AVC: uma avaliação pós-AVC de 18 meses] | 35th European Health Psychology Society
(Online Edition, Portugal)
|
2021/04 | Adaptation and Learning Processes After Stroke: Visions and Experiences of Survivors and Family Caregivers [Processos de Adaptação e de Aprendizagem Após um Acidente Vascular Cerebral: Visões e Experiências de Sobreviventes e Cuidadores Familiares] | V Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação
(Online Edition, Portugal)
|
2021/02 | Health-related Behaviours Among Stroke Survivors: an 18 Months Post-stroke Assesement [Alterações Nos Estilos de Vida de Sobreviventes de Acidente Vascular Cerebral: Avaliação 18 Meses Após o Evento] | 15.º Congresso Português do AVC
(Online Edition, Portugal)
|
2021/02 | Duration, Satisfaction and Sleep Quality of Informal Caregivers of Stroke Survivors [Duração, Satisfação e Qualidade do Sono de Cuidadores Informais de Sobreviventes de AVC] | 15.º Congresso Português do AVC
(Online Edition, Portugal)
|
2020/12 | Adaptation and Learning Experiences of Informal Caregivers of Stroke Survivors [Experiências de Adaptação e Aprendizagem de Cuidadores/as Informais de Sobreviventes de Acidente Vascular Cerebral] | XII International Seminar of the Doctoral Program in Educational Sciences
(Online Edition, Portugal)
|
2020/10 | Needs of Informal Carers of Stroke Survivors: a Cross-sectional Study One Year After Stroke [Necessidades dos cuidadores informais de sobreviventes de AVC: um estudo transversal um ano após o AVC] | I Congreso Virtual de la Sociedad Española de Epidemiología (SEE) y da Associação Portuguesa de Epidemiologia (APE)
(Online Edition, Portugal)
|
2020/01 | Quality of Life of Informal Caregivers of Stroke Survivors: systematic review [Qualidade de Vida de Cuidadores Informais de Sobreviventes de AVC: revisão sistemática] | 13.º Congresso Nacional Psicologia da Saúde
(Covilhã, Portugal)
|
2019/10 | Quality of Life of Informal Caregivers of Stroke Survivors [Qualidade de Vida de Cuidadores Informais de Sobreviventes de Acidente Vascular Cerebral] | 17.ª Reunião da Sociedade Portuguesa do AVC
(Lisbon, Portugal)
|
2019/10 | People-centred Care in Gamete Donation: the Facilitating and Constraining Factors in a Public Bank [Cuidados centrados na pessoa na doação de gametas: facilitadores e barreiras num banco público] | International Conference on Person Centered Healthcare
(Porto, Portugal)
|
2018/07 | World Cafe: Inovating Pedagogical Interdisciplinary Practices to a Socially Responsable Research [World Café: Inovando Práticas Pedagógicas Interdisciplinares em Prol da Investigação Socialmente Responsável] | 5.º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior - CNaPPES 2018
(Braga, Portugal)
|
2018/02 | Facilitating Reflections on Gamete Donation in Higher Education: World Café With Health Students [Facilitando reflexões sobre doação de gametas no ensino superior: World Café com estudantes da área da saúde] | 11.º Encontro de Jovens Investigadores da Universidade do Porto (IJUP'18)
(Porto, Portugal)
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2024 - 2024 | Promising practices in higher education: what possibilities for implementation?, promoted by the Pedagogical Counsil of the
FPCEUP. (2024 - 2024)
Oficina (workshop) (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2023 - 2023 | Organization and presentation of data in the debate "What is a good class?", promoted by the Pedagogical Counsil of the FPCEUP. (2023 - 2023)
Outro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2023 - 2023 | Citizen Science: pluridisciplinary paths to participation and communities’ involvement, within the scope of Citizen Science Week. (2023 - 2023) | |
2021 - 2021 | XIII International Seminar of the Doctoral Programme in Educational Sciences (2021 - 2021)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2018 - 2018 | ISPUP in Open Access”: initiative to disseminate information on gamete donation directed to high school students (2018 - 2018) | Universidade do Porto Instituto de Saúde Pública, Portugal |
2015 - 2015 | 2nd Seminar on Research Methodologies: Sharing Experiences (2015 - 2015)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2014 - 2015 | XXIII and XXIV Weeks of Psychology and Educational Sciences. (2014 - 2015) | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2024/10/09 - 2024/10/09 | Moderation of round table "Governance and academic innovation: leaders' vision for an education of the future"
Mesa-redonda
|
Public launch of INOV-NORTE - Center of Excellence for Pedagogical Innovation in the Northern Region |
2023/01/09 - 2023/01/09 | Adaptation and learning processes of stroke survivors and their informal caregivers [Processos de adaptação e de aprendizagem
de sobreviventes de AVC e seus/suas cuidadores/as informais]
Encontro
|
“Educação, Justiça Social, Democracia”, internal seminar of the Centre for Research and Intervention in Education
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2022/12/07 - 2022/12/07 | Adaptation and learning after stroke: perceptions and experiences of survivors and informal caregivers [Adaptação e aprendizagem
após AVC: perceções e experiências de sobreviventes e cuidadores informais]
Encontro
|
Social Adversity & Health Inequalities Lab Meetings
Universidade do Porto Instituto de Saúde Pública, Portugal
|
2022/11/03 - 2022/11/03 | Adapting and learning after a stroke: perceptions and experiences of survivors and informal caregivers [Adaptação e aprendizagens
após um AVC: perceções e experiências de sobreviventes e cuidadores/as informais]
Encontro
|
Comunidades de prática de investigação – Participação, Comunidades e Educação Política Meetings
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2019/10/09 - 2019/10/09 | Communication campaigns for gamete donation: perceptions of donors, recipients and university students [Campanhas de comunicação
na doação de gâmetas: perceções de dadores, beneficiários e estudantes universitários]
Encontro
|
Department of Health and Society Meetings
Universidade do Porto Instituto de Saúde Pública, Portugal
|
2019/03/23 - 2019/03/23 | Gamete donor recruitment strategies: what do recipients and donors think? [Estratégias de recrutamento de dadores de gâmetas:
o que pensam beneficiários e dadores?]
Encontro
|
Department of Health and Society Meetings
Universidade do Porto Instituto de Saúde Pública, Portugal
|
2019/01/30 - 2019/01/30 | Facilitating reflections on gamete donation in Higher Education: World Café with health students [Facilitando reflexões sobre
doação de gametas no Ensino Superior: World Café com estudantes da área da saúde]
Encontro
|
Department of Health and Society Meetings
Universidade do Porto Instituto de Saúde Pública, Portugal
|
2019 - 2019 | Monitor of the “Universidade Júnior 2019: A Saúde das Populações” | Universidade Júnior
Universidade do Porto, Portugal
|
2018/03/06 - 2018/03/06 | 2nd meeting of the “MeEth 2 Science - Short Interdisciplinary Meetings to discuss Methodological and Ethical issues in Research”
Encontro
|
MeEth 2 Science - Short Interdisciplinary Meetings to discuss Methodological and Ethical issues in Research |
2015 - 2015 | Circle of Studies and Intervention in the Medicalization of Education [Círculo de Estudos e Intervenção na Medicalização da
Educação]
Encontro
|
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
Comissão de avaliação
Descrição da atividade Tipo de assessoria |
Instituição / Organização | Entidade financiadora | |
---|---|---|---|
2023/12 - 2023/12 | Editorial participation as a reviewer - Health Science Reports
Avaliador
|
||
2023/11 - 2023/11 | Editorial participation as a reviewer - BMC Public Health
Avaliador
|
||
2023/05 - 2023/05 | Editorial participation as a reviewer - BMC Neurology
Avaliador
|
||
2022/05 - 2022/05 | Editorial participation as a reviewer - PLOS One
Avaliador
|
||
2022/04 - 2022/04 | Editorial participation as a reviewer - BMC Health Services Research
Avaliador
|
||
2022/01 - 2022/01 | Editorial participation as a reviewer - Quality of Life Research
Avaliador
|
||
2019/05 - 2019/05 | Editorial participation as a reviewer - Revista Portuguesa de Investigação Comportamental e Social
Avaliador
|
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2025 - 2025 | Qualitative data collection methods: Going in-depth beyond the “obvious”- Invited Lecture, course of Qualitative Methods in Health | Public Health (Mestrado) | Universidade do Porto Faculdade de Medicina, Portugal |
2024 - 2024 | Research with populations in vulnerable health and/or social situations: the example of a study with Portuguese stroke survivors and informal caregivers - Invited Lecture, course of Biomedicine Tutoring | Biomedicine (Bachelor (1.º ciclo de estudos)) | Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, Brasil |
2024 - 2024 | Citizen Science - Invited Lecture, course of Health and Society | Public Health (Doutoramento) | Universidade do Porto Faculdade de Medicina, Portugal |
2023 - 2023 | Citizen Science - Invited Lecture, course of Health and Society | Public Health (Doutoramento) | Universidade do Porto Faculdade de Medicina, Portugal |
2022 - 2022 | Systematic/scoping reviews: methodological steps and challenges - Invited Lecture, course of In-depth Questions in Research Methodology | Education Sciences - Education, Communities and Social Change (Mestrado) | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2014 - 2016 | Member of the Student Association of the Faculty of Psychology and Education Sciences of the University of Porto | |
2014 - 2016 | Mentor in the Faculty of Psychology and Education Sciences (University of Porto) student mentoring program. |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2023 - Atual | Well-being, ethics and citizenship in education [Bem estar, ética e cidadania em educação] | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2022 - Atual | Social Adversity & Health Inequalities Laboratory | Universidade do Porto Instituto de Saúde Pública, Portugal |
2021 - Atual | Research communities of practice – Participation, Communities and Political Education [Comunidades de prática de investigação – Participação, Comunidades e Educação Política] | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2018 - Atual | Scientific Committee | Universidade do Porto Instituto de Saúde Pública, Portugal |
2023 - 2024 | Member of the advisory board of the Consortium INOV-NORTE – Centre of Excellence for Pedagogical Innovation in the North Region, Portugal. | |
2023 - 2024 | Pedagogical Council | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2018 - 2022 | Department of Health and Society | Universidade do Porto Instituto de Saúde Pública, Portugal |