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Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Dionísia Aparecida Cusin Lamônica Lamônica

Nomes de citação

  • Lamônica, Dionísia

Identificadores de autor

Ciência ID
E21B-EF5A-1DEA
ORCID iD
0000-0002-9381-0680

Endereços de correio eletrónico

  • dionisialamonica@usp.br (Profissional)

Telefones

Telefone
  • (55 14) 32358332 (Profissional)
Telemóvel
  • (55 14) 997717903 (Pessoal)

Moradas

  • Alameda: Doutor Octávio Pinheiro Brisolla, 75 Quadra 9, 17012-901, Bauru, Vila Universitária, Brasil (Profissional)

Domínios de atuação

  • Ciências Médicas e da Saúde - Ciências da Saúde

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Formação
Grau Classificação
2000/02/08
Concluído
Doutorado Em Ciências Dos Distúrbios Da Comunicação Humana (Doctor)
Especialização em Distúrbio da Comunicação
Universidade Federal de São Paulo, Brasil
"Diagnóstico fonoaudiológico: reconhecimento semântico e reconhecimento de frases acusticamente distorcidas (PSI) em paralíticos cerebrais. " (TESE/DISSERTAÇÃO)
1991/12/09
Concluído
Mestrado em Educação Especial pelo Centro de Educação e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Carlos. (Master)
Especialização em Educação Especial
Universidade Federal de São Carlos, Brasil
"Utilização de variações do ensino incidental para promover o aumento de habilidades linguísticas de uma criança diagnosticada autista." (TESE/DISSERTAÇÃO)
1977/03/01 - 1980/12/09
Concluído
Fonoaudiologia (Bachelor)
Especialização em Linguagem
Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Brasil
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2019/02/14 - Atual Professor Catedrático (Docente Universitário) Universidade de São Paulo, Brasil
Universidade de São Paulo Faculdade de Odontologia de Bauru, Brasil
2006/09/20 - Atual Professor Associado (Docente Universitário) Universidade de São Paulo Faculdade de Odontologia de Bauru, Brasil
2000/02/08 - Atual Professor Associado (Docente Universitário) Universidade de São Paulo Faculdade de Odontologia de Bauru, Brasil
Universidade de São Paulo Faculdade de Odontologia de Bauru, Brasil
1994/04/19 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade de São Paulo Faculdade de Odontologia de Bauru, Brasil
1983/03/01 - 2003/06/30 Professor Associado (Docente Universitário) Universidade do Sagrado Coração, Brasil
Universidade do Sagrado Coração, Brasil
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2019/04/01 - Atual Perfil de Habilidades de Consciência Fonológica de Escolares com Transtorno do Espectro Autista
Bolsa CAPES
Orientador
Universidade de São Paulo Faculdade de Odontologia de Bauru, Brasil
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Em curso
2019/03/01 - Atual Desenvolvimento de prematuros: influência da idade gestacional, peso e escolaridade materna.
Processo 305538/2018-7
Bolseiro de Investigação
Universidade de São Paulo Faculdade de Odontologia de Bauru, Brasil
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Em curso
2019/01/01 - 2020/03/30 Qualidade de interação mãe-bebê e o impacto nas habilidades do desenvolvimento infantil de crianças prematuras e a termo aos 3 meses de idade
Processo: 2018/07720-2
Orientador
Universidade de São Paulo Faculdade de Odontologia de Bauru, Brasil
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
Em curso
2016/03/01 - 2019/02/28 Achados do desenvolvimento infantil e da ultrassonografia transfontanelar em prematuros
Processo: 306947/2015-3. Nível: PQ-2C.
Bolseiro de Investigação
Universidade de São Paulo Faculdade de Odontologia de Bauru, Brasil
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Concluído
2017/06/01 - 2018/02/28 Habilidades do desenvolvimento infantil de crianças com prematuridade extrema, acentuada e moderada na faixa etária de 0 a 2 anos
Processo: 2016/26095-6
Orientador
Universidade de São Paulo Faculdade de Odontologia de Bauru, Brasil
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
Concluído
2017/06 - 2018/02 Habilidades do desenvolvimento infantil de crianças com prematuridade extrema, acentuada e moderada na faixa etária de 0 a 2 anos
Processo: 2016/26095-6
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
2017/02/01 - 2017/12/31 Habilidades receptivas, expressivas e visuais de crianças nascidas prematuras e de muito baixo peso
Processo: 2016/22251-3
Orientador
Universidade de São Paulo Faculdade de Odontologia de Bauru, Brasil
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
2015/05/01 - 2016/04/30 Avaliação do comportamento comunicativo de crianças de 18 a 24 meses
FAPESP: 2014/23284-7
Orientador
Universidade de São Paulo Faculdade de Odontologia de Bauru, Brasil
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
Concluído
2015/05 - 2016/04 Avaliação do comportamento comunicativo de crianças de 18 a 24 meses
FAPESP: 2014/23284-7
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
2014/04/01 - 2016/03/18 Habilidades funcionais de autocuidado, mobilidade e função social em crianças com fissura labiopalatina e espectro óculo-aurículo-vertebral (EOAV)
Capes2014
Orientador
Universidade de São Paulo Faculdade de Odontologia de Bauru, Brasil
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Concluído
2013/03/01 - 2016/02/28 Influência da Anemia Falciforme no desempenho comunicativo
Processo: 306025/2012-4
Bolseiro de Investigação
Universidade de São Paulo Faculdade de Odontologia de Bauru, Brasil
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Concluído
2009/09/01 - 2010/09/30 Vocabulário receptivo e expressivo de crianças com síndrome de Down
Processo: 2009/03355-9
Universidade de São Paulo Faculdade de Odontologia de Bauru, Brasil
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
Concluído
2008/10/01 - 2009/08/31 Habilidades lexicais em crianças com Síndrome de Down em idade pré escolar.
FAPESP: 2008/09759-1
Orientador
Universidade de São Paulo Faculdade de Odontologia de Bauru, Brasil
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
Concluído
2007/03/01 - 2009/03/01 Habilidades comunicativas em crianças que apresentam alterações do teste do pezinho para fenilcetonúria e hipotireoidismo congênito
Processo: 308121/2006-6
Bolseiro de Investigação
Universidade de São Paulo Faculdade de Odontologia de Bauru, Brasil
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Concluído

Projeto

Designação Financiadores
2019/10/01 - Atual Escala de Desenvolvimento Mental de Griffiths III para crianças de 25 a 72 meses - normatização para a população brasileira
Processo: 2019/11088-2
Bolseiro de Investigação
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
Em curso
2019/10 - Atual Escala de Desenvolvimento Mental de Griffiths III para crianças de 25 a 72 meses - normatização para a população brasileira
Processo: 2019/11088-2
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
2019/03/01 - Atual Correlação entre os padrões de autorregulação e desenvolvimento infantil de crianças prematuras e a termo aos 3 meses de idade
Processo 421722/2018-5
Investigador responsável
Universidade de São Paulo Faculdade de Odontologia de Bauru, Brasil
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Em curso
2019/03 - Atual Correlação entre os padrões de autorregulação e desenvolvimento infantil de crianças prematuras e a termo aos 3 meses de idade
Processo 421722/2018-5
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
2016/03/01 - 2019/02/28 Habilidades do desenvolvimento infantil e a análise da interação na díade mãe-bebê de nascidos prematuros e nascidos a termo.
Processo: 2014/21067-9
Investigador responsável
2016/03 - 2019/02 Habilidades do desenvolvimento infantil e a análise da interação na díade mãe-bebê de nascidos prematuros e nascidos a termo.
Processo: 2014/21067-9
N/A
2013/10/01 - 2016/09/29 Habilidades de desenvolvimento de crianças prematuras e prematuras extremas
Processo: 476003/2013-0
Investigador responsável
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Brasil
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Concluído
2013/10 - 2016/09 Habilidades de desenvolvimento de crianças prematuras e prematuras extremas
Processo: 476003/2013-0
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
2013/11/04 - 2015/11/04 Estudo Intercultural do desenvolvimento e da vinculação do bebê pré-termo ao longo do primeiro ano de vida
USP/U. Porto-2013-5
Investigador responsável
Universidade de São Paulo Faculdade de Odontologia de Bauru, Brasil

Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
Concluído
2011/11/29 - 2014/10/30 Habilidades comunicativas de crianças com anemia falciforme
Processo: 477112/2011-0
Investigador responsável
Universidade de São Paulo Faculdade de Odontologia de Bauru, Brasil
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Concluído
2011/11 - 2014/10 Habilidades comunicativas de crianças com anemia falciforme
Processo: 477112/2011-0
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
2009/11/01 - 2011/10/01 Habilidades psicolinguísticas e escolares em indivíduos com hipotireoidismo congênito tratados desde o período neonatal
Processo: 472939/2009-2
Universidade de São Paulo Faculdade de Odontologia de Bauru, Brasil
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Concluído
2009/11 - 2011/10 Habilidades psicolinguísticas e escolares em indivíduos com hipotireoidismo congênito tratados desde o período neonatal
Processo: 472939/2009-2
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
2006/10/01 - 2008/10/01 Habilidades comunicativas de crianças que apresentam fenilcetonúria tratadas desde o período neonatal
Processo n. 308121/2006-6
Investigador responsável
Universidade de São Paulo Faculdade de Odontologia de Bauru, Brasil
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Concluído
2004/03/01 - 2006/02/28 Avaliação do Desempenho comunicativo em paralíticos cerebrais
Processo: 505765/2003-9
Investigador responsável
Universidade de São Paulo Faculdade de Odontologia de Bauru, Brasil
Concluído
2003/03/01 - 2005/02/28 Achados do desempenho comunicativo em paralíticos cerebrais
Processo: 473247/2003-8
Investigador responsável
Universidade de São Paulo Faculdade de Odontologia de Bauru, Brasil
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2015/06/03 - Atual Desempenho do desenvolvimento global e comunicativo de indivíduos com alterações neurológicas e genéticas
Processo: 1.113.969
Investigador responsável
Universidade de São Paulo Faculdade de Odontologia de Bauru, Brasil
Em curso
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Scarabello, Emille Mayara; Cusin Lamonica, Dionisia Aparecida; Morettin-Zupelari, Marina; Tanamati, Liege Franzini; Campos, Patricia Dominguez; Alvarenga, Katia de Freitas; Mortari Moret, Adriane Lima. "Language evaluation in children with pre-lingual hearing loss and cochlear implant". Brazilian Journal of Otorhinolaryngology (2020): https://publons.com/publon/29392778/.
    10.1016/J.BJORL.2018.10.006
  2. Ferreira-Vasques, Amanda Tragueta; Santos, Carlos Ferreira; Lamônica, Dionísia Aparecida Cusin. "Transcultural adaptation process of the Griffiths-III Mental Development Scale". Child: Care, Health and Development 45 3 (2019): 403-408. http://dx.doi.org/10.1111/cch.12664.
    Publicado • 10.1111/cch.12664
  3. Fuertes, Marina; Ribeiro, Camila; Gonçalves, Joana L.; Rodrigues, Cristina; Beeghly, Marjorie; Lopes-dos-Santos, Pedro; Lamônica, Dionísia A. C.. "Maternal perinatal representations and their associations with mother-infant interaction and attachment: A longitudinal comparison of Portuguese and Brazilian dyads". International Journal of Psychology (2019): http://dx.doi.org/10.1002/ijop.12577.
    10.1002/ijop.12577
  4. Cavalheiro, Maria Gabriela; Cusin Lamonica, Dionisia Aparecida; de Vasconsellos Hage, Simone Rocha; Maximino, Luciana Paula. "Child development skills and language in toddlers with cleft lip and palate". International Journal of Pediatric Otorhinolaryngology (2019): https://publons.com/publon/19168962/.
    10.1016/J.IJPORL.2018.10.011
  5. Rocha, Eduardo Pimentel da; Ferreira-Vasques, Amanda Tragueta; Lamônica, Dionísia Aparecida Cusin. "Curricular intervention protocol for teaching learners with Autism Spectrum Disorder: an integrative review". Revista CEFAC (2019): https://publons.com/publon/29390810/.
    10.1590/1982-0216/20192126118
  6. Godoy, Vanessa Boldarini de; Faiad, Lia Netto Vaz; Machado, Maria Aparecida Miranda de Paula; Crenitte, Patrícia de Abreu Pinheiro; Lamônica, Dionísia Aparecida Cusin; Hage, Simone Rocha de Vasconcellos. "Brazilian legislation and the school inclusion of individuals with communication disorders". Revista CEFAC (2019): https://publons.com/publon/19168961/.
    10.1590/1982-0216/201921315518
  7. Hernandes Teodoro, Ana Teresa; Chaves, Daphyne Yachel; Pinheiro Crenitte, Patricia Abreu; de Vasconcellos Hage, Simone Rocha; Cusin Lamonica, Dionisia Aparecida. "Language, neurodevelopment, and behavior in Angelman syndrome: a case report". CoDAS (2019): https://publons.com/publon/20838575/.
    10.1590/2317-1782/20182018177
  8. Lamônica, Dionísia Aparecida Cusin; Ribeiro, Camila da Costa; Baldin, Mayara dos Santos; Tabaquim, Maria de Lourdes Merighi. "Klinefelter syndrome: a speech-language and neuropsychological assessment". Revista CEFAC (2018): https://publons.com/publon/27013397/.
    10.1590/1982-021620182056818
  9. Ferraz, Erika; Goncalves, Thais dos Santos; Freire, Thais; Ferreira Mattar, Tais de Lima; Cusin Lamonica, Dionisia Aparecida; Maximino, Luciana Paula; Pinheiro Crenitte, Patricia Abreu. "Effects of a Phonological Reading and Writing Remediation Program in Students with Dyslexia: Intervention for Specific Learning Disabilities". Folia Phoniatrica et Logopaedica (2018): https://publons.com/publon/21513330/.
    10.1159/000489091
  10. Ferreira-Vasques, Amanda Tragueta; Cusin Lamonica, Dionisia Aparecida. "Instrumentalized evaluation for diagnosis of developmental disorders in childhood: a new Brazilian reality". CoDAS (2018): https://publons.com/publon/29390809/.
    10.1590/2317-1782/20182018056
  11. Aline Roberta Aceituno Costa. "Communicative performance and vocabulary domain in preschool preterm infants". Journal of Applied Oral Science (2018): https://publons.com/publon/6832658/.
    10.1590/1678-7757-2017-0186
  12. Favoretto, Natalia Caroline; Carleto, Natalia Gutierrez; Cunha, Paula Grandini; Panes, Vanessa Clivelaro Bertassi; Fernandes, Adriano Yacubian; Lamônica, Dionísia Aparecida Cusin; Caldana, Magali De Lourdes. "Intervenção fonoaudiológica precoce em afasia infantil decorrente de um acidente vascular cerebral: relato de caso". Distúrbios da Comunicação 29 3 (2017): 480-486. http://dx.doi.org/10.23925/2176-2724.2017v29i3p480-486.
    Publicado • 10.23925/2176-2724.2017v29i3p480-486
  13. Dionisia AC Lamonica; Caroline Antonelli Mendes; Amanda Perantoni Guigen; Fernanda da Luz Anastácio-Pessan; Jeniffer de Cássia Rillo Dutka; Dionísia Aparecida Cusin Lamônica. "Knowledge of parents regarding newborn screening test, after accessing the website “Babies’ Portal” - Heel prick test". Revista CEFAC (2017): https://publons.com/publon/18888013/.
    10.1590/1982-021620171949616
  14. Dionisia AC Lamonica; Amanda Tragueta Ferreira-Vasques; Dagma Venturini Marques Abramides; Dionísia Aparecida Cusin Lamônica. "Consideração da idade mental na avaliação do vocabulário expressivo de crianças com Síndrome de Down". Revista CEFAC (2017): https://publons.com/publon/18888015/.
    10.1590/1982-0216201719216516
  15. Dionisia AC Lamonica. "Development skills of children born premature with low and very low birth weight". CoDAS (2017): https://publons.com/publon/18888014/.
    10.1590/2317-1782/20162016058
  16. Lamônica, Dionísia Aparecida Cusin; Ribeiro, Camila da Costa; Ferraz, Plínio Marcos Duarte Pinto; Tabaquim, Maria de Lourdes Merighi. "Doença de Moyamoya: impacto no desempenho da linguagem oral e escrita". CoDAS 28 5 (2016): 661-665. http://dx.doi.org/10.1590/2317-1782/20162016010.
    Publicado • 10.1590/2317-1782/20162016010
  17. Dionisia AC Lamonica; Dionísia Aparecida Cusin Lamônica; Mariana Jales Felix da Silva-Mori; Camila da Costa Ribeiro; Luciana Paula Maximino. "Receptive and expressive language performance in children with and without Cleft Lip and Palate". CoDAS (2016): https://publons.com/publon/18888011/.
    10.1590/2317-1782/20162015198
  18. Dionisia AC Lamonica; Dionísia Aparecida Cusin Lamônica; Camila da Costa Ribeiro; Plínio Marcos Duarte Pinto Ferraz; Maria de Lourdes Merighi Tabaquim. "Moyamoya disease: impact on the performance of oral and written language". CoDAS (2016): https://publons.com/publon/18888012/.
    10.1590/2317-1782/20162016010
  19. Dionisia AC Lamonica; Dionísia Aparecida Cusin Lamônica; Camila da Costa Ribeiro; Antonio Richieri-Costa; Célia Maria Giacheti. "Language, behavior and neurodevelopment in Joubert syndrome: a case report". CoDAS (2016): https://publons.com/publon/18888016/.
    10.1590/2317-1782/20162015184
  20. Camila da Costa Ribeiro; Dagma Venturini Marques Abramides; Marina Gonçalves Fuertes; Pedro Nuno Lopes dos Santos; Dionísia Aparecida Cusin Lamônica. "Receptive language and intellectual abilities in preterm children". Early Human Development (2016): https://publons.com/publon/6832667/.
    10.1016/J.EARLHUMDEV.2016.03.011
  21. Lamônica, Dionísia; Maria de Lourdes Merighi Tabaquim; Belisa Brisola Brito; Sylvia Maria Ciasca; Maria Valeriana Moura Ribeiro. "Adaptive Behavior and Family Burden in Patau Syndrome: Case Report". Journal of Neurology and Psychology 4 1 (2016): http://dx.doi.org/10.13188/2332-3469.1000026.
    Publicado • 10.13188/2332-3469.1000026
  22. Jaquelini Dias dos Santos, Maria; Cusin Lamonica, Dionisia Aparecida; Leme de Moura Ribeiro, Maria Valeriana; McCracken, Wendy; do Nascimento Silva, Leandra Tabanez; Costa, Orozimbo Alves. "Outcomes of cochlear implanted children with cerebral palsy: A holistic approach". International Journal of Pediatric Otorhinolaryngology (2015): https://publons.com/publon/6832660/.
    10.1016/J.IJPORL.2015.04.038
  23. Dionisia AC Lamonica; Elen Caroline Franco; Natalia Gutierrez Carleto; Dionísia Aparecida Cusin Lamônica; Magali de Lourdes Caldana. "Intervenção nas afasias com o uso da comunicação suplementar e/ou alternativa". Revista CEFAC (2015): https://publons.com/publon/18887995/.
    10.1590/1982-0216201518613
  24. Dionisia AC Lamonica; Dionísia Aparecida Cusin Lamônica; Mariana Germano Gejão; Fernanda da Luz Anastácio-Pessan. "Fenilcetonúria e habilidades de leitura e escrita". Revista CEFAC (2015): https://publons.com/publon/18888003/.
    10.1590/1982-0216201515313
  25. Dionisia AC Lamonica; Dionísia Aparecida Cusin Lamônica; Cora Sofia Takaya Paiva; Dagma Venturini Marques Abramides; Jamile Lozano Biazon. "Communication skills in individuals with spastic diplegia". CoDAS (2015): https://publons.com/publon/18887999/.
    10.1590/2317-1782/20152013060
  26. Lamônica, Dionísia Aparecida Cuisn; Ferreira-Vasques, Amanda Tragueta. "Habilidades comunicativas e lexicais de crianças com Síndrome de Down: reflexões para inclusão escolar". Revista CEFAC (2015): https://publons.com/publon/29390808/.
    10.1590/1982-021620151756015
  27. Amanda Tragueta FERREIRA-VASQUES; Dionísia Aparecida Cusin LAMÔNICA. "Motor, linguistic, personal and social aspects of children with Down syndrome". Journal of Applied Oral Science (2015): https://publons.com/publon/6832666/.
    10.1590/1678-775720150102
  28. Célia M Giacheti. "Influence of sleep disorders on the behavior of individuals with autism spectrum disorder". Frontiers in Human Neuroscience (2015): https://publons.com/publon/6832659/.
    10.3339/FNHUM.2015.00347
  29. Anastácio-Pessan, Fernanda da Luz; Dionísia Aparecida Cusin Lamônica. "Hipotireoidismo congênito: influência para as habilidades linguísticas e comportamentais: estudo de revisão". Revista CEFAC 16 6 (2014): 1990-1996. http://dx.doi.org/10.1590/1982-0216201412213.
    10.1590/1982-0216201412213
  30. Dionisia AC Lamonica; Natalia Caroline Favoretto; Dionísia Aparecida Cusin Lamônica. "Conhecimentos e necessidades dos professores em relação aos transtornos do espectro autístico". Revista Brasileira de Educação Especial (2014): https://publons.com/publon/18887992/.
    10.1590/S1413-65382014000100008
  31. Dionisia AC Lamonica; Dionísia Aparecida Cusin Lamônica; Cora Sofia Takaya Paiva; Deisiane Marcos Message; Jamile Cazarin Lozano; Plínio Marcos Pinto Ferraz. "Comparação das habilidades auditivas e visuais em paralíticos cerebrais diplégicos". Revista CEFAC (2014): https://publons.com/publon/18887996/.
    10.1590/1982-0216201412512
  32. Dionisia AC Lamonica; Camila da Costa Ribeiro; Dionísia Aparecida Cusin Lamônica. "Habilidades comunicativas de crianças prematuras e prematuras extremas". Revista CEFAC (2014): https://publons.com/publon/18888018/.
    10.1590/1982-021620143813
  33. Cusin Lamonica, Dionisia Aparecida; Dias dos Santos, Maria Jaquelini; Takaya Paiva, Cora Sofia; do Nascimento Silva, Leandra Tabanez. "Global developmental abilities of cochlear implanted children with spastic cerebral palsy: two experimental groups". CoDAS (2014): https://publons.com/publon/18888017/.
    10.1590/2317-1782/201420130030
  34. Dionisia AC Lamonica; Dionísia Aparecida Cusin Lamônica; Mariana Germano Gejão; Lívia Maria do Prado; Amanda Tragueta Ferreira. "Reading skills in children diagnosed with hyperlexia: case reports". CoDAS (2013): https://publons.com/publon/18887978/.
    10.1590/S2317-17822013000400016
  35. Dionisia AC Lamonica; Dionísia Aparecida Cusin Lamônica; Greyce Kelly da Silva; Renata Heloísa Furlan; Dagma Venturini Marques Abramides; Gustavo Henrique Vieira; Danilo Moretti-Ferreira; Célia Maria Giacheti. "Características clínicas, comportamentais, cognitivas e comunicativa na síndrome Smith-Magenis". Revista CEFAC (2012): https://publons.com/publon/18887980/.
    10.1590/S1516-18462011005000118
  36. Dionisia AC Lamonica; Amanda Tragueta Ferreira; Dionísia Aparecida Cusin Lamônica. "Comparação do léxico de crianças com Síndrome de Down e com desenvolvimento típico de mesma idade mental". Revista CEFAC (2012): https://publons.com/publon/18887979/.
    10.1590/S1516-18462011005000041
  37. Dionisia AC Lamonica; Dionísia Aparecida Cusin Lamônica; Amanda Tragueta Ferreira; Lívia Maria do Prado; Patrícia de Abreu Pinheiro Crenitte. "Desempenho psicolinguístico e escolar de irmãos com mielomeningocele". Revista CEFAC (2012): https://publons.com/publon/18887982/.
    10.1590/S1516-18462011005000103
  38. Dionisia AC Lamonica; Tatiana Vialogo Cassab; Dionísia Aparecida Cusin Lamônica; Neivo Luiz Zorzetto; Célia Maria Giacheti. "Perfil de habilidades do desenvolvimento em crianças com holoprosencefalia e holoprosencefalia like". Revista CEFAC (2012): https://publons.com/publon/18887981/.
    10.1590/S1516-18462011005000109
  39. Dionisia AC Lamonica; Dionísia Aparecida Cusin Lamônica; Marisdalva Viegas Stump; Karla Panice Pedro; Maura Contieri Rolim-Liporacci; Ana Cláudia Gandara Casarin Caldeira; Fernanda da Luz Anastácio-Pessan; Mariana Germano Gejão. "Acompanhamento do aleitamento materno no tratamento de crianças com fenilcetonúria". Jornal da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (2012): https://publons.com/publon/18888002/.
    10.1590/S2179-64912012000400016
  40. Dionisia AC Lamonica; Maria Jaquelini Dias dos Santos; Maria Cecília Bevilacqua; Adriane Lima Mortari Moret; Dionísia Aparecida Cusin Lamônica; Orozimbo Alves Costa; Elisabete Honda Yamaguti. "Processo de indicação do implante coclear em uma criança com paralisia cerebral: estudo de caso". Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (2011): https://publons.com/publon/18887997/.
    10.1590/S1516-80342011000400018
  41. Dionisia AC Lamonica; Dionísia Aparecida Cusin Lamônica; Plínio Marcos Duarte Pinto Ferraz; Amanda Tragueta Ferreira; Lívia Maria do Prado; Dagma Venturini Marquez Abramides; Mariana Germano Gejão. "Síndrome do X Frágil com variante de Dandy-Walker: estudo clínico das manifestações comunicativas orais e escritas". Jornal da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (2011): https://publons.com/publon/18887998/.
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  42. Lamônica, Dionísia Aparecida Cusin; Maximino, Luciana Paula; Silva, Greyce Kelly da; Yacubian-Fernandes, Adriano; Crenitte, Patrícia Abreu Pinheiro. "Habilidades psicolinguísticas e escolares em crianças com mielomeningocele". Jornal da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (2011): https://publons.com/publon/18888005/.
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  43. Maria C Bevilacqua. "Cochlear implants in children with cerebral palsy". 10TH EUROPEAN SYMPOSIUM ON PAEDIATRIC COCHLEAR IMPLANTATION (2011): https://publons.com/publon/6832638/.
  44. Dionisia AC Lamonica; Dionísia Aparecida Cusin Lamônica; Mariana Germano Gejão; Amanda Tragueta Ferreira; Greyce Kelly da Silva; Fernanda da Luz Anastácio-Pessan. "Desenvolvimento infantil na fenilcetonúria: atuação fonoaudiológica". Revista CEFAC (2010): https://publons.com/publon/18887985/.
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  45. Dionisia AC Lamonica; Greyce Kelly da Silva; Dionísia Aparecida Cusin Lamônica. "Desempenho de crianças com fenilcetonúria no Teste de Screening de Desenvolvimento Denver - II". Pró-Fono Revista de Atualização Científica (2010): https://publons.com/publon/18888004/.
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  46. Dionisia AC Lamonica; Dionísia Aparecida Cusin Lamônica; Fabiana Cristina Carlino; Kátia de Freitas Alvarenga. "Avaliação da função auditiva receptiva, expressiva e visual em crianças prematuras". Pró-Fono Revista de Atualização Científica (2010): https://publons.com/publon/18888006/.
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  47. Dionisia Aparecida Cusin Lamonica; Luciana P. Maximino; Dagma V.M. Abramides; Deise H. Souza; Antonio Richieri-Costa. "Nonprogressive congenital cerebellar ataxia, iris heterochromia, mental retardation and language impairment in two brothers". Clinical Dysmorphology (2010): https://publons.com/publon/6832634/.
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  48. Antonio Richieri-Costa; Dagma V.M. Abramides; Luciana P. Maximino; Celia M. Giacheti; Dionisia A.C. Lamonica. "Reply to Dr. Finsterer “Callosal Agenesis and Left Ventricular Hypertrabeculation/Noncompaction”". American Journal of Medical Genetics Part A (2010): https://publons.com/publon/6832633/.
    10.1002/AJMG.A.33116
  49. Dionísia A.C. Lamônica; Luciana P. Maximino; Mariza Ribeiro Feniman; Greyce K. Silva; Sthella Zanchetta; Dagma V.M. Abramides; Maria Rita Passos-Bueno; Kátia Rocha; Antonio Richieri-Costa. "Saethre-Chotzen Syndrome, Pro136His TWIST Mutation, Hearing Loss, and External and Middle Ear Structural Anomalies: Report on a Brazilian Family". The Cleft Palate-Craniofacial Journal (2010): https://publons.com/publon/6832636/.
    10.1597/08-251.1
  50. Dionisia AC Lamonica; Dionísia Aparecida Cusin Lamônica; Mariana Germano Gejão; Sushila Ninfa Rodrigues Aguiar; Greyce Kelly da Silva; Andréa Cintra Lopes; Antônio Richieri-Costa. "Desordens do espectro alcoólico fetal e habilidades de comunicação: relato de caso familiar". Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (2010): https://publons.com/publon/18888000/.
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  51. Dionisia AC Lamonica; Luciana Paula Maximino; Marina Viotti Ferreira; Danielle Tavares Oliveira; Dionísia Aparecida Cusin Lamônica; Mariza Ribeiro Feniman; Ana Carulina Pereira Spinardi; Simone Aparecida Lopes-Herrera. "Conhecimentos, atitudes e práticas dos médicos pediatras quanto ao desenvolvimento da comunicação oral". Revista CEFAC (2009): https://publons.com/publon/18887983/.
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  52. Dionisia A.C. Lamonica; Dagma V.M. Abramides; Luciana P. Maximino; Mariana G. Gejão; Greyce K. da Silva; Amanda T. Ferreira; Renata H. Furlan; et al. "Possible new syndrome: Left ventricular noncompaction, partial agenesis of the corpus callosum, and developmental delay in a Brazilian child". American Journal of Medical Genetics Part A (2009): https://publons.com/publon/6832635/.
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  53. Dionisia AC Lamonica; Dionísia Aparecida Cusin Lamônica; Mirela Machado Picolini. "Habilidades do desenvolvimento de prematuros". Revista CEFAC (2009): https://publons.com/publon/18887987/.
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  54. Mariana Germano Gejão; Amanda Tragueta Ferreira; Greyce Kelly Silva; Fernanda da Luz Anastácio-Pessan; Dionísia Aparecida Cusin Lamônica. "Communicative and psycholinguistic abilities in children with phenylketonuria and congenital hypothyroidism". Journal of Applied Oral Science: Revista FOB (2009): https://publons.com/publon/6832631/.
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  55. Lamônica, Dionísia; Tatiana Cristina Pereira; Kellen Ribeiro Silva; Andréa Cintra Lopes. "Relato de caso: síndrome de Guillan-Barré: atraso do desenvolvimento da linguagem". Revista de Medicina (São Paulo) 88 3/4 (2009): 188-202.
    Publicado
  56. Dionisia AC Lamonica; Amanda Tragueta Ferreira; Marcela Maria Alves da Silva; Luciana Silva; Luciana Biral Mendes Merighi; Andreza Monforte Miranda; Luciana Paula Maximino De-Vitto; Dionísia Aparecida Cusin Lamônica. "Desempenho comunicativo em trigêmeos prematuros". Revista CEFAC (2008): https://publons.com/publon/18887988/.
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  57. Dionisia AC Lamonica; Dionísia Aparecida Cusin Lamônica; Pedro Araújo-Filho; Simone Berriel Joaquim Simomelli; Vera Lygia Santos Butignoli Caetano; Márcia Regina Rodrigues Regina; Denise Maria Regiani. "Acessibilidade em ambiente universitário: identificação de barreiras arquitetônicas no campus da USP de Bauru". Revista Brasileira de Educação Especial (2008): https://publons.com/publon/18887986/.
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  58. Dionisia AC Lamonica; Mariana Germano Gejão; Dionísia Aparecida Cusin Lamônica. "Habilidades do desenvolvimento em crianças com hipotireoidismo congênito: enfoque na comunicação". Pró-Fono Revista de Atualização Científica (2008): https://publons.com/publon/18888008/.
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  59. Dionisia AC Lamonica; Mariana San Jorge; Luciana Maximiliano de Vitto; Dionísia Aparecida Cusin Lamônica; Simone Rocha de Vasconcellos Hage. "A exposição ao chumbo como fator de risco para alterações no desenvolvimento da linguagem". Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (2008): https://publons.com/publon/18888007/.
    10.1590/S1516-80342008000200010
  60. Dionisia AC Lamonica; Mariana Germano Gejão; Amanda Tragueta Ferreira; Dionísia Aparecida Cusin Lamônica. "Importância do fonoaudiólogo no acompanhamento de indivíduos com hipotireoidismo congênito". Revista CEFAC (2008): https://publons.com/publon/18887990/.
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  61. Dionisia AC Lamonica; Dionísia Aparecida Cusin Lamônica; Plínio Marcos Duarte Pinto Ferraz. "Leucomalácia periventricular e diplegia espástica: implicações nas habilidades psicolingüísticas". Pró-Fono Revista de Atualização Científica (2007): https://publons.com/publon/18888009/.
    10.1590/S0104-56872007000400006
  62. Lamônica, Dionísia; Mariana Germano Gejão; Jéssica Nunes Gomes da Silva; Luciana Paula Maximino De-Vitto; Dagma Venturini Marquez Abramides. "Evolução das habilidades comunicativas na síndrome de Willians: processo terapêutico de um caso clínico". Distúrbios da Comunicação 20 (2007): 263-271.
  63. Dionisia AC Lamonica; Roberto Minoru Yoshimura; Silvia Tieko Kasama; Lidiane Cristina Barraviera Rodrigues; Dionísia Aparecida Cusin Lamônica. "Habilidades comunicativas receptivas em criança com bilingüismo português-japonês e paralisia cerebral: relato de caso". Revista Brasileira de Educação Especial (2006): https://publons.com/publon/18887989/.
    10.1590/S1413-65382006000300008
  64. Lamônica, Dionísia; Luciana Paula Maximino De-Vitto; Juliana Claro Rouston; Melina Evangelista Whitaker; Mariana Germano Gejão. "Avaliação dos aspectos fonológicos em indivíduos paralíticos cerebrais.". revista CEFAC 8 3 (2006): 263-271.
    Publicado
  65. Dionisia AC Lamonica; Maria Amélia Almeida; Maria Helena Machado Piza; Dionísia Aparecida Cusin Lamônica. "Adaptações do sistema de comunicação por troca de figuras no contexto escolar". Pró-Fono Revista de Atualização Científica (2005): https://publons.com/publon/18888010/.
    10.1590/S0104-56872005000200012
  66. Dionisia AC Lamonica; Andréia da Cunha Tavares Amaral; Maria de Lourdes Merighi Tabaquim; Dionísia Aparecida Cusin Lamônica. "Avaliação das habilidades cognitivas, da comunicação e neuromotoras de crianças com risco de alterações do desenvolvimento". Revista Brasileira de Educação Especial (2005): https://publons.com/publon/18887994/.
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  67. Kátia de Freitas Alvarenga; Dionisia Cusim Lamônica; Orozimbo Alves Costa Filho; Marcus Roberto Banhara; Danielle Tavares Oliveira; Michelle Alves Campo. "Estudo eletrofisiológico do sistema auditivo periférico e central em indivíduos afásicos". Arquivos de Neuro-Psiquiatria (2005): https://publons.com/publon/6832632/.
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  68. Lamônica, Dionísia; Luciana Paula Maximino De-Vitto; Fabiane Couto Garcia; Lilian Cláudia Campos. "Avaliação do processo receptivo: investigação do desenvolvimento semântico em indivíduos com Síndrome de Down.". Revista Brasileira de Educação Especial 11 (2005): 81-95.
    Publicado
  69. Lamônica, Dionísia; Grace Cristina Ferreira. "Caracterização da linguagem na Síndrome do X-Frágil: estudo bibliográfico.". Pró-Fono Revista de Atualização Científica 17 (2005): 111-118.
    Publicado
  70. Lamônica, Dionísia; Luciana Paula Maximino De-Vitto; Melina Evangelista Whitaker; Dagma Venturini Marques Abramides; Melissa Antonele; Antonio Richieri-Costa. "Hipoplasia cerebelar e distúrbios da linguagem em irmãos.". Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia 10 2 (2005): 111-116.
  71. Lamônica, Dionísia; Maria de Louredes Merigue Tabaquim. "Análise perceptual de mães e filhos com paralisia cerebral sobre atividades de banho.". Arquivos Brasileiros de Paralisia Cerebral 1 1 (2004): 31-36.
  72. Lamônica, Dionísia; Sandra de Oliveira Saes; Maria Helena Machado Piza. "Distúrbio fonoaudiológico em paralítico cerebral: percepção familiar.". Fono Atual 30 (2004): 46-52.
    Publicado
  73. Lamônica, Dionísia. "Habilidades interativas e comunicativas de crianças autistas: ponto de vista materno.". Revista Brasileira de Educação Especial 10 (2004): 221-234.
    Publicado
  74. Lamônica, Dionísia. "Does the representation of time depend on the cerebellum? Effect of the cerebelar stroke". Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia 9 (2004): 192-193.
    Publicado
  75. Lamônica, Dionísia; Dagma Venturini Marques Abramides; Nancy Kokitsu-Nakata; Lucila Leal Calais. "Speeh-language and hearing finding in the cardio-facio-cutaneous syndrome.". Pró-Fono Revista de Atualização Científica 16 (2004): 179-186.
    Publicado
  76. Lamônica, Dionísia A. C.; Chiari, Brasília M.; Pereira, Liliane D.. "Perda auditiva em indivíduos paralíticos cerebrais: discussão etiológica". Revista Brasileira de Otorrinolaringologia (2002): https://publons.com/publon/29390807/.
    10.1590/S0034-72992002000100007
Capítulo de livro
  1. Rodrigues, Cristina; Ribeiro, Camila; Lamônica, Dionísia; Santos, Pedro Lopes dos; Fuertes, Marina. "Estudo intercultural sobre a interação mãe-filho(a) em jogo livre aos 9 meses em diades brasileiras e portuguesas". CIED (Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais) Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa, 2018.
  2. Lamônica, Dionísia; Amanda Tragueta Ferreira-Vasques. "A linguagem e sua constituic¸a~o". In Programa de intervenc¸a~o pra´xico-produtivo para indivi´duos cm transtorno fonolo´gico, 4-16. Ribeirão Preto, Brasil: BookToy, 2018.
    Publicado
  3. Lamônica, Dionísia; Camila da Costa Ribeiro. "Zika Vírus, Microcefalia e Estimulação Precoce: a urgência do debate". In Educação Especial e Inclusiva: contornos contemporâneos em educação e saúde, 177-190. Curitiba, Paraná, Brasil: Editora CRV, 2018.
    Publicado
  4. Lamônica, Dionísia; Camila da Costa Ribeiro; Plínio Marcos Duarte Pinto Ferraz. "Aspectos clínicos e neuropatológicos dos distúrbios da linguagem". In Tratado de Linguagem: perspectivas contemporâneas, 125-136. Ribeirão Preto SP, Brasil: BookToy, 2017.
    Publicado
  5. Lamônica, Dionísia; Camila da Costa Ribeiro. "Prematuridade e desenvolvimento infantil". In Conhecendo a USP: Contribuições do ensino, da pesquisa e da extensão no campo das deficiências, 89-97. São Paulo, Brasil: FEUSP, 2017.
    Publicado
  6. Lamônica, Dionísia; Amanda Tragueta Ferreira-Vasques. "A influência da estimulação precoce, aquisição lexical e comunicação gestual na linguagem oral de crianças com Síndrome de Down". In Contribuições da Fonoaudiologia na Síndrome de Down, 83-94. Ribeirão Preto SP, Brasil: BookToy, 2016.
    Publicado
  7. Lamônica, Dionísia; Sandra Antunes; Miguel Barbosa; Joana Lopes Gonçalves; Camila da Costa Ribeiro; João Justo; João Gomes Pedro; Pedro Nuno Lopes dos Santos; Marina Fuertes. "Autorregulação e vinculação no primeiro ano de vida do bebé prematuro: investigação, intervenção precoce e contributos da abordagem Touchpoints". In Diálogos acerca da prematuridade, 11-30. Évora, Portugal, Portugal: Edições Aloendro, 2016.
    Publicado
  8. Lamônica, Dionísia; Amanda Tragueta Ferreira-Vasques. "Escalas de Desenvolvimento para avaliação de crianças". In Avaliação da fala e da linguagem: Perspectivas interdisciplinares., 193-207. Marília, Brasil: Edutora UNESP, 2016.
  9. Lamônica, Dionísia; Fernanda da Luz Anastácio-Pessan. "PTF para Atraso de Linguagem Oral em Crianças com Hipotireoidismo Congênito". In Planos Terapêuticos Fonoaudiológicos (PTFs), 75-80. Barueri SP: Pró Fono, 2015.
    Publicado
  10. Lamônica, Dionísia; Amanda Tragueta Ferreira-Vasques. "PTF para Estimulação de Linguagem de Bebês com Síndrome de Down". In Planos Terapêuticos Fonoaudiológicos (PTFs)., 65-74. Barueri SP: Pró Fono, 2015.
  11. Lamônica, Dionísia; Camila da Costa Ribeiro. "PTF para Indivíduos com Paralisia Cerebral Diplégica Espástica". 515-518. Barueri SP, Brasil: Pró Fono, 2015.
    Publicado
  12. Lamônica, Dionísia; Mariana Germano Gejão. "PTF para Pré-Escolares com Anemia Falciforme". In Planos Terapêuticos Fonoaudiológicos (PTFs)., 89-97. Barueri SP, Brasil: Pró Fono, 2015.
  13. Lamônica, Dionísia; Simone G.C. Milanez; Márcia Matumoto. "Logopedia y Educación Especial.". In In: Servicios de apoyo en Educación Especial: una mirada desde diferentes realidades., 127-144. lcalá de Henares/Espanha: Servicio de Publicaciones da Universidad de Alcalá de Henares,, 2014.
  14. Lamônica, Dionísia; Camila da Costa Ribeiro. "Paralisia Cerebral e habilidades comunicativas". In Tratado de Especialidades em Fonoaudiologia., 566-571. Editora Guanabara Koogan, 2014.
    Publicado
  15. Lamônica, Dionísia; Márcia Matumoto; Maria Cecília Moura. "O atendimento educacional especializado e a atuação do fonoaudiólogo educacional junto a serviços de Educação Especial". In Fonoaudiologia na Educação: A inclusão em foco., 73-132. São Paulo, Brasil: Expressão e Artes Editora, 2013.
  16. Lamônica, Dionísia. "Desordens do espectro do autismo: Desenvolvimento de habilidades comunicativas". In Transtorno de Aprendizagem 2: Da análise laboratorial e reabilitação clínica às políticas públicas de prevenção pela via da educação, 170-175. São Paulo, Brasil: Memnon Edições Científicas Ltda,, 2011.
    Publicado
  17. Lamônica, Dionísia. "Comunicação alternativa: reflexões para o processo terapêutico de adultos com lesão cerebral". 125-131. São Paulo, Brasil: Memnon Edições Científicas, 2009.
    Publicado
  18. Lamônica, Dionísia; Plínio Marcos Duarte Pinto Ferraz. "Diagnóstico Interdisciplinar nos transtornos invasivos do desenvolvimento (TID): Fonoaudiologia e Neurologia". In (Re)Habilitação Fonoaudiológica: Avaliação e Eficácia, 66-77. São José dos Campos, Brasil: Pulso Editorial, 2009.
    Publicado
  19. Lamônica, Dionísia; Amanda Tragueta Ferreira; Mariana Germano Gejão; Kátia Flores Genaro; Dagma Venturini Marques Abramides. "Influência da síndrome velocardiofacial na comunicação oral, escrita e habilidades acadêmias". In rocedimentos de Ensino e Avaliação em Educação Especia, 171-184. Londrina: ed.Londrina: ABPEE, 2009.
    Publicado
  20. Lamônica, Dionísia. "Paralisia Cerebral e Habilidades Comunicativas". In Tratado em Fonoaudiologia, 381-385. São Paulo, Brasil: Roca Editora, 2009.
  21. Lamônica, Dionísia; Amanda Tragueta Ferreira. "Reflexos do hipotireoidismo conge^nito permanente e transito´rio no desenvolvimento de indivi´duos gemelares". In Procedimentos de ensino e avaliação em educação especial., 185-192. Londrina, Brasil: Londrina: ABPEE, 2009.
    Publicado
  22. Lamônica, Dionísia. "Disortografia: desafios para o aprendizado da escrita". In Transtornos de aprendizagem da avaliação à reabilitação, 75-81. São Paulo SP, Brasil: Artes Médicas, 2008.
    Publicado
  23. Lamônica, Dionísia; Mariana Germano Gejão; Greyce Kelly da Silva. "Estimulação da linguagem de crianças com distúrbios do metabolismo: Fenilcetonúria e Hipotireoidismo congênito". In Estimulação da Linguagem (aspectos teóricos e práticos), 115-132. São José dos Campos, Brasil: Editora Pulso, 2008.
    Publicado
  24. Lamônica, Dionísia; Amanda Tragueta Ferreira. "Estimulaçào da linguagem de crianças com Síndrome de Down". In Estimulação da Linguagem (aspectos teóricos e práticos), 179-197. São José dos Campos, Brasil: Editora Pulso, 2008.
  25. Lamônica, Dionísia. "Estimulação da linguagem em crianças com paralisia cerebral". In Estimulação da Linguagem (aspectos teóricos e práticos), 163-177. São José dos Campos: Editora Pulso, 2008.
    Publicado
  26. Lamônica, Dionísia; maria de Lourdes Merigue Tabaquim; Silvia Elaine Zuim de Moraes; Silvia Marta de Moura. "Aplicação de procedimentos de comunicação alternativa em escola especial para individuo com paralisia cerebral não falante: Estudo de caso". In Um retrato da Comunicação Alternativa no Brasil: Relatos de Pesquisa e Experiência, 327-335. Rio de Janeiro: Quatro Pontos, 2007.
    Publicado
  27. Lamônica, Dionísia; Magali de Lourdes Caldana. "Uso de comunicação alternativa para a reabilitação de afásico: Relato de caso". In Um retrato da comunicação alternativa do Brasil: Relato de pesquisas e experiências, 95-106. Rio de Janeiro, Brasil: Quatro Pontos, 2007.
    Publicado
  28. Lamônica, Dionísia; Luciana Paula Maximino De-Vitto; Mariana Germano Gejão. "Introdução ao estudo do Sistema Nervoso e de alterações do desenvolvimento que cursam com deficiência mental, deficiência física e Transtornos Invasivos do Desenvolvimento". In processo de comunicação: contribuição para a formação de professores na inclusão de indivíduos com necessidades educacionais especiais, 23-44. São José dos Campos, Brasil: Editora Pulso, 2006.
    Publicado
  29. Lamônica, Dionísia; Luciana Paula Maximino De-Vitto; Dagma Venturini Marquez Abramides. "Síndromes genéticas: manifestações clínicas e Fonoaudiológicas". In : O processo de comunicação: contribuição para a formação de professores na inclusão de indivíduos com necessidades educacionais especiais., 133-157. São José dos Campos, Brasil: Editora Pulso, 2006.
    Publicado
  30. Lamônica, Dionísia; Maria Amélia Almeida; Maria Helena Machado Piza. "Use of an adapted Picture Exchange Communication System and Picture Communicative Symbols to optimize the communicative abilities of children with cerebral palsy in schools". In Theoretical and Methodological Issues in Research on Augmentative and Alternative Communication., 133-157. Toronto - Canadá: International Society for Augmentative and Alternative Communication, 2005.
    Publicado
  31. Lamônica, Dionísia. "Linguagem e paralisia cerebra". In Tratado de Fonoaudiologia, 967-986. São Paulo, Brasil: Editora Roca Ltda, 2004.
    Publicado
  32. Lamônica, Dionísia; Maria Amélia Almeida; Maria Helena Machado Piza. "Use of an Adapted Picture Exchange Communication System (PECS) and Picture Communication Symbols to otimize theCmmunicative Ailities of Children with Cerebral Palsy". In Theoretical and Methodological Issues in Research on Augmentative and Alternative Communication,, 133-142. Toronto Canadá, Canadá: International Society for Augmentative and Alternative Communication, 2004.
    Publicado
  33. Lamônica, Dionísia; Maria de Lourdes Merighi Tabaquim. "Estudo das funções corticais através da avaliação neuropsicológica, em crianças com paralisia cerebral hemiparética congênita". In Avaliação em Educação Especial.1 e, 175-183. Londrina, Brasil: Editora da Universidade Estadual de Londrina, 2003.
    Publicado
  34. Lamônica, Dionísia; Kátia de Freitas Alvarenga; Grace Cristina Ferreira. "Sindrome de RETT: processo de avaliação fonoaudiológica". In Avaliação em Educação Especial, 167-174. Londrina: Editora da Universidade Estadual de Londrina,, 2003.
    Publicado
  35. Lamônica, Dionísia; Elisandra André Maranhe. "Semiologia afásica proposta de caracterização e aplicação". In Tópicos em Fonoaudiologia. Rio de Janeiro, Brasil: Editora Revintes, 2002.
    Publicado
  36. Lamônica, Dionísia. "Utilização de variações da técnica do ensino incidental para promover o desenvolvimento da comunicação oral de uma criança diagnostica autista". In Temas em Psicologia: análise da análise do comportamento: do conceito à aplicação, 127-130. São José dos Campos, Brasil: editora São José dos Campos Gráfica FCA, 1993.
    Publicado
Prefácio / Posfácio
  1. Lamônica, Dionísia; Denise Brandão de Oliveira e Britto. "Prefácio". Prefácio para Tratado de Linguagem: perspectivas contemporâneas, 1-320. Ribeirão Preto, Brasil. 2017.
    Publicado
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2019 - Atual Perfil de habilidades de consciência fonológica de escolares com Transtorno do Espectro Autista. Financiamento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Orientador
Pós-Graduação em Fonoaudiologia (Mestrado)
Programa de Pós-Graduação em Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo, Brasil
2018 - Atual Análise microanalitica do comportamento interativo da criança aos três meses de vida no paradigma Still-Face.
Orientador
Pós-Graduação em Fonoaudiologia (Mestrado)
Programa de Pós-Graduação em Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo, Brasil
2018 - Atual Qualidade da interação mãe-bebê e o impacto nas habilidades do desenvolvimento infantil de crianças prematuras e a termo aos três meses de idade. Financiamento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES - finalizada no primeiros meses) e Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)
Orientador
Pós-Graduação em Fonoaudiologia (Mestrado)
Programa de Pós-Graduação em Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo, Brasil
2018 - Atual Tradução e Adaptação transcultural do protocolo Kaufman Speech Praxis Test (KSPT).
Orientador
Pós-Graduação em Fonoaudiologia (Mestrado)
Programa de Pós-Graduação em Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo, Brasil
2018 - Atual Escala de Desenvolvimento Mental De Griffiths III para crianças de 25 a 72 meses – normatização para a população brasileira Supervisão de Pós-Doutorado - Faculdade de Odontologia de Bauru - USP
Orientador
Programa de Pós-Graduação em Fonoaudiologia (Outra)
Programa de Pós-Graduação em Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo, Brasil
2018 - Atual Estudo da aplicação do Programa More Than Words® com famílias brasileiras de crianças com Transtorno do Espectro Autista Supervisão de Pós-Doutorado - Faculdade de Odontologia de Bauru - USP
Orientador
Programa de Pós-Graduação em Fonoaudiologia (Outra)
Programa de Pós-Graduação em Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo, Brasil
2016 - Atual Eduardo Pimentel da Rocha. Collaborative model for promoting competence and success for students with autism spectrum disorder (COMPASS): tradução e adaptação transcultural. Financiamento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
Orientador
Pós-Graduação em Fonoaudiologia (Doutoramento)
Programa de Pós-Graduação em Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo, Brasil
2019 - 2020 Habilidades do Desenvolvimento em Crianças com Síndrome de West: Estudo de Prontuário. Inst. financiadora: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Orientador
Fonoaudiologia (Iniciação científica)
Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo, Brasil
2018 - 2019 Habilidades do desenvolvimento infantil de crianças com malformações da fossa posterior. Iniciação científica (Fonoaudiologia) - Faculdade de Odontologia de Bauru - USP financiamento: USP/CNPq
Orientador
Fonoaudiologia (Iniciação científica)
Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo, Brasil
2018 - 2019 Roteiro de observação do comportamento comunicativo para crianças de três e nove meses, durante a interação mãe-bebê Supervisão de pós-doutorado - Faculdade de Odontologia de Bauru - USP
Orientador
Pós-Graduação em Fonoaudiologia (Outra)
Programa de Pós-Graduação em Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo, Brasil
2017 - 2018 A inclusão de indivíduos com o Transtorno do Espectro do Autismo no município de Bauru: um panorama do ensino na pré-escola. 2017. Iniciação científica Inst. financiadora: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
Orientador
Fonoaudiologia (Iniciação científica)
Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo, Brasil
2017 - 2018 Habilidades receptivas, expressivas e visuais de crianças nascidas prematuras e de muito baixo peso. Inst. financiadora: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo -FAPESP
Orientador
Fonoaudiologia (Iniciação científica)
Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo, Brasil
2016 - 2018 Desempenho de crianças nascidas prematuras extremas, moderadas e tardias quanto ao desenvolvimento infantil. Financiamento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - FAPESP
Orientador
Pós-Graduação em Fonoaudiologia (Mestrado)
Programa de Pós-Graduação em Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo, Brasil
2016 - 2017 Avaliação da seção Síndrome de Down presente em website como auxílio para pais/responsáveis na estimulação da linguagem. Inst. financiadora: Programa de Educação Tutorial - Bolsa PET-USP
Orientador
Fonoaudiologia (Iniciação científica)
Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo, Brasil
2016 - 2017 Avaliação do comportamento comunicativo de crianças de 18 a 24 meses. Inst. financiadora: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo -FAPESP
Orientador
Fonoaudiologia (Iniciação científica)
Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo, Brasil
2016 - 2017 Laís Rinaldi. Desempenho comunicativo, comportamental e motor em crianças com Transtorno do Espectro do Autismo: Estudo de prontuário. Inst. financiadora: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico -CNPq
Orientador
Fonoaudiologia (Iniciação científica)
Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo, Brasil
2016 - 2017 Habilidades do desenvolvimento em prematuros: Aspectos receptivos e expressivos em crianças de zero a um ano. Inst. financiadora: Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo - FAPESP
Orientador
Fonoaudiologia (Iniciação científica)
Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo, Brasil
2015 - 2017 Desempenho de habilidades comunicativas em recém-nascidos pré-termo, submetidos a ultrassonografia transfontanelar.
Orientador
Pós-Graduação em Fonoaudiologia
Programa de Pós-Graduação em Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo, Brasil
2013 - 2017 A influência da idade gestacional e da qualidade da interação na díade mãe-bebê nas habilidades do desenvolvimento infantil ao longo do primeiro ano de vida. Financiamento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Orientador
Programa de Pós-Graduação em Fonoaudiologia (Doutoramento)
Programa de Pós-Graduação em Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo, Brasil
2013 - 2017 Escala de desenvolvimento mental Griffiths para crianças de 0 a 2 anos: Adaptação para a população brasileira. Financiamento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - FAPESP
Orientador
Pós-Graduação em Fonoaudiologia (Doutoramento)
Programa de Pós-Graduação em Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo, Brasil
2015 - 2016 Material instrucional sobre estimulação do desenvolvimento da linguagem de crianças com Síndrome de Down: Portal dos Bebês. Inst. financiadora: Programa de Educação Tutorial - Bolsa PET-USP
Orientador
Fonoaudiologia (Iniciação científica)
Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo, Brasil
2015 - 2016 Teste do Pezinho: importância da adesão da família para prevenção de sequelas para o desenvolvimento infantil. Inst. financiadora: Universidade de São Paulo - Pró-Reitoria de Cultura e Extensão.
Orientador
Fonoaudiologia (Iniciação científica)
Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo, Brasil
2014 - 2015 Desenvolvimentos de prematuros: aspectos receptivos e expressivos em crianças de um a dois anos. Inst. financiadora: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico -CNPq
Orientador
Fonoaudiologia (Iniciação científica)
Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo, Brasil
2014 - 2015 Bruna Dinardi dos Santos Shirosaki. Habilidades de desenvolvimento de crianças prematuras e prematuras extremas. Inst. financiadora: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq
Orientador
Fonoaudiologia (Iniciação científica)
Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo, Brasil
2014 - 2015 Habilidades receptivas e expressivas de prematuros em idade pré-escolar. Inst. financiadora: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico -CNPq
Orientador
Fonoaudiologia (Iniciação científica)
Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo, Brasil
2014 - 2015 Material instrucional sobre estimulação de linguagem para pais de crianças nascidas prematuras. 2014. Inst. financiadora: Universidade de São Paulo - Bolsa Pró-Reitoria de Cultura e Extensão
Orientador
Fonoaudiologia (Iniciação científica)
Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo, Brasil
2013 - 2015 Habilidades de desenvolvimento de crianças prematuras de um a dois anos. Financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo -FAPESP
Orientador
Programa de Pós-Graduação em Fonoaudiologia (Mestrado)
Programa de Pós-Graduação em Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo, Brasil
2013 - 2015 Habilidades do desenvolvimento em indivíduos com anomalias craniofaciais. Financiamento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Orientador
Programa de Pós-Graduação em Fonoaudiologia (Mestrado)
Programa de Pós-Graduação em Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo, Brasil
2012 - 2015 Desempenho em habilidades motoras, linguísticas e cognitivas de crianças com hipotireoidismo congênito tratadas desde o período neonatal. 2015. Financiamento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Orientador
Pós-Graduação em Fonoaudiologia (Doutoramento)
Programa de Pós-Graduação em Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo, Brasil
2013 - 2014 Comparação de habilidades auditivas receptivas, expressivas e visuais de indivíduos com hipotireoidismo congênito e fenilcetonúria. 2 Inst. financiadora: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq
Orientador
Fonoaudiologia (Iniciação científica)
Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo, Brasil
2013 - 2014 Habilidades Comunicativas em indivíduos com a Síndrome do X-Frágil. 2 Inst. financiadora: Universidade de São Paulo Bolsa - Pró-reitoria de Pesquisa
Orientador
Fonoaudiologia (Iniciação científica)
Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo, Brasil
2013 - 2014 Validação do material instrucional sobre o Teste do Pezinho: Portal dos bebês.. Inst. financiadora: Programa de Educação Tutorial - Bolsa PET-USP
Orientador
Fonoaudiologia (Iniciação científica)
Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo, Brasil
2012 - 2014 Desempenho comunicativo de crianças prematuras em idade préescolar. Financiamento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)
Orientador
Programa de Pós-Graduação em Fonoaudiologia (Mestrado)
Programa de Pós-Graduação em Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo, Brasil
2000 - 2014 Habilidades do desenvolvimento infantil em crianças com Doença Falciforme: Enfoque na linguagem. 2014. Tese (Ciências Odontológicas Aplicadas) - FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE BAURU
Orientador
Pós-Graduação em Ciências (Doutoramento)
Programa de Pós-Graduação em Ciências Odontológicas Aplicadas da Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo, Brasil
2012 - 2013 Vocabulário receptivo e expressivo de crianças prematuras e crianças nascidas a termo entre dois a três anos. Inst. financiadora: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo -FAPESP
Orientador
Fonoaudiologia (Iniciação científica)
Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo, Brasil
2011 - 2013 Habilidades motoras, linguísticas e cognitivas de crianças prematuras e crianças nascidas a termo entre dois a três anos. 2013. Financiamento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - FAPESP
Orientador
Programa de Pós-Graduação em Fonoaudiologia (Mestrado)
Programa de Pós-Graduação em Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo, Brasil
2011 - 2012 Elaboração de Material instrucional sobre o "Teste do pezinho". Inst. financiadora: Ministério da Educação
Orientador
Fonoaudiologia (Iniciação científica)
Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo, Brasil
2011 - 2012 Habilidades do desenvolvimento linguístico, motor, cognitivo e pessoal de crianças com Síndrome de Down entre um a três anos. Inst. financiadora: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico -CNPq
Orientador
Fonoaudiologia (Iniciação científica)
Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo, Brasil
2010 - 2012 Análise do Desempenho do vocabulário receptivo e expressivo em indivíduos com paralisia cerebral do tipo diplegia. Financiamento: Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo - FAPESP.
Orientador
Programa de Pós-Graduação em Fonoaudiologia (Mestrado)
Programa de Pós-Graduação em Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo, Brasil
2010 - 2011 Análise das habilidades de comunicação de indivíduos com mielomeningocele. Inst. financiadora: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico -CNPq
Orientador
Fonoaudiologia (Iniciação científica)
Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo, Brasil
2010 - 2011 Orientação a professores sobre desenvolvimento da Linguagem em crianças com Transtorno do Espectro Autista I Inst. financiadora: Programa de Educação Tutorial - Bolsa PET-USP
Orientador
Fonoaudiologia (Iniciação científica)
Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo, Brasil
2010 - 2011 Teste do pezinho- Conhecimento de mães quanto a triagem neonatal. Inst. financiadora: Programa de Educação Tutorial - Bolsa PET- USP
Orientador
Fonoaudiologia (Iniciação científica)
Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo, Brasil
2009 - 2011 Desenvolvimento e avaliação de material multimídia para orientação de pais e cuidadores de crianças com síndrome de Down. Financiamento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Orientador
Programa de Pós-Graduação em Fonoaudiologia (Mestrado)
Programa de Pós-Graduação em Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo, Brasil
2009 - 2010 Desempenho linguístico de crianças com paralisia cerebral de idade pré-escolar. Inst. financiadora: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico -CNPq
Orientador
Fonoaudiologia (Iniciação científica)
Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo, Brasil
2009 - 2010 Habilidades lexicais em crianças com Síndrome de Down em idade préescolar. Inst. financiadora: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq
Orientador
Fonoaudiologia (Iniciação científica)
Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo, Brasil
2009 - 2010 Informações para mães de neonatos sobre o teste do pezinho. 2009. Inst. financiadora: Programa de Educação Tutorial - Bolsa PET-USP
Orientador
Fonoaudiologia (Iniciação científica)
Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo, Brasil
2008 - 2010 Vocabulário receptivo e expressivo de Crianças com Síndrome de Down. Financiamento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - FAPESP.
Orientador
Pós-Graduação em Fonoaudiologia (Mestrado)
Programa de Pós-Graduação em Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo, Brasil
2008 - 2009 Estudo das habilidades comunicativas em indivíduos que apresentam diagnóstico de autismo: análise de prontuário. Inst. financiadora: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq
Orientador
Fonoaudiologia (Iniciação científica)
Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo, Brasil
2007 - 2008 Avaliação Fonoaudiológica de crianças com Risco para atraso do desenvolvimento neuropsicomotor. Inst. financiadora: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq
Orientador
Fonoaudiologia (Iniciação científica)
Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo, Brasil
2006 - 2007 Avaliação das habilidades comunicativas em crianças co Síndrome de Donw. Inst. financiadora: Pró-Reitoria de Pesquisa- USP
Orientador
Fonoaudiologia
Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo, Brasil
2006 - 2007 Avaliação fonoaudiológica de crianças com risco para atraso do desenvolvimento neuropsicomotor. Inst. financiadora: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico -CNPq
Orientador
Fonoaudiologia (Iniciação científica)
Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo, Brasil
2004 - 2006 Habilidades do desenvolvimento em crianças com hipotireoidismo congênito: enfoque na comunicação.
Orientador
Pós-Graduação em Fonoaudiologia
Programa de Pós-Graduação em Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo, Brasil
2004 - 2006 Habilidades do desenvolvimento na Fenilcetonúria.
Orientador
Programa de Pós-Graduação em Fonoaudiologia (Mestrado)
Programa de Pós-Graduação em Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo, Brasil
2004 - 2005 Avaliação das habilidades comunicativas em crianças com atraso do desenvolvimento neuropsicomotor. Inst. financiadora: Coordenação do Programa Institucional de Iniciação Científica -USP
Orientador
Fonoaudiologia (Iniciação científica)
Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo, Brasil
2003 - 2004 Investigação das habilidades linguísticas: percepção de mães de autistas quanto à comunicação de seus filhos. Inst. financiadora: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq
Orientador
Fonoaudiologia (Iniciação científica)
Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo, Brasil
2002 - 2003 Avaliação das Habilidades Cognitivas, da Comunicação e Neuromotoras de Crianças com Risco de Alterações do Desenvolvimento Neuropsicomotor. Inst. financiadora: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico -CNPq
Orientador
Fonoaudiologia (Iniciação científica)
Universidade do Sagrado Coração, Brasil
2002 - 2003 Avaliação da linguagem em paralíticos cerebrais: aspectos fonológicos. Inst. financiadora: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq
Orientador
Fonoaudiologia (Iniciação científica)
Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo, Brasil
2002 - 2003 Triagem fonoaudiológica para crianças de 0 a 7 anos de idade, filhos de servidores do Câmpus USP-Bauru. Inst. financiadora: Bolsa Trabalho (COSEAS) USP
Orientador
Fonoaudiologia (Iniciação científica)
Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo, Brasil
2001 - 2002 Achados fonoaudiológicos na síndrome cardiofacial cutânea. Inst. financiadora: Pró-Reitoria de Pesquisa USP
Orientador
Fonoaudiologia (Iniciação científica)
Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo, Brasil
2001 - 2002 Avaliação das habilidades comunicativas de crianças com risco de paralisia cerebral. Inst. financiadora: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico -CNPq
Orientador
Fonoaudiologia (Iniciação científica)
Universidade do Sagrado Coração, Brasil
2001 - 2002 Descrição das características fonoaudiológicas em pacientes com síndrome do cromossomo X-frágil. Inst. financiadora: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Orientador
Fonoaudiologia (Iniciação científica)
Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo, Brasil
2000 - 2001 Avaliação do processo receptivo, investigação do desenvolvimento semântico em indivíduos com Síndrome de Down.. Inst. financiadora: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq
Orientador
Fonoaudiologia (Iniciação científica)
Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo, Brasil

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2017/03/01 - Atual Clínica de Diagnóstico Fonoaudiológico nos Distúrbios Neurológicos e Genéticos – Estágio Supervisionado. Ministrado para o Curso de Graduação em Fonoaudiologia, da Faculdade de Odontologia de Bauru – USP Fonoaudiologia Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo, Brasil
2016 - Atual Fonoaudiologia: Perspectivas Internacionais, do Curso de Graduação em Fonoaudiologia, da Faculdade de Odontologia de Bauru – USP, oferecida para o alunos do quarto ano de Fonoaudiologia Fonoaudiologia Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo, Brasil
2015 - Atual Responsável e Ministrante da disciplina Processos e Distúrbios da Comunicação: Estudos Avançados do Programa de Pós-Graduação em Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru/USP. Programa de Pós-Graduação em Fonoaudiologia Programa de Pós-Graduação em Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo, Brasil
2013 - Atual Responsável e Ministrante da disciplina Avanços Científicos da Linguagem do Programa de Pós-Graduação em Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru/USP. Programa de Pós-Graduação em Fonoaudiologia Programa de Pós-Graduação em Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo, Brasil
2011 - Atual Responsável e Ministrante da disciplina Pesquisa em Processos e Distúrbios da Comunicação I do Programa de Pós-Graduação em Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru/USP. Programa de Pós-Graduação em Fonoaudiologia Programa de Pós-Graduação em Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo, Brasil
2009 - Atual Orientação a Pesquisa Fonoaudiológica, do Curso de Graduação em Fonoaudiologia, da Faculdade de Odontologia de Bauru – USP, oferecida para o 4o ano de Fonoaudiologia Fonoaudiologia Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo, Brasil
2005 - Atual Disciplina Linguagem Infantil I, do Curso de Graduação em Fonoaudiologia, da Faculdade de Odontologia de Bauru – USP, oferecida para o 3o ano de Fonoaudiologia, Fonoaudiologia Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo, Brasil
2005 - Atual Disciplina Linguagem Infantil II, do Curso de Graduação em Fonoaudiologia, da Faculdade de Odontologia de Bauru – USP, oferecida para o terceiro ano de Fonoaudiologia Fonoaudiologia Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo, Brasil
2007 - 2016 Clínica Integrada de Linguagem – Estágio Supervisionado, do Curso de Graduação em Fonoaudiologia, da Faculdade de Odontologia de Bauru – USP, oferecida para o 4o ano de Fonoaudiologia, no 1º e 2º semestre. Fonoaudiologia Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo, Brasil
2005 - 2016 Linguagem Infantil III, do Curso de Graduação em Fonoaudiologia, da Faculdade de Odontologia de Bauru – USP, oferecida para o terceiro ano de Fonoaudiologia, Fonoaudiologia Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo, Brasil
2008 - 2015 Responsável e Ministrante da disciplina Processos e Distúrbios da Linguagem, do Programa de Pós-Graduação em Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru/USP, 11 de novembro de 2008 Programa de Pós-Graduação em Fonoaudiologia Programa de Pós-Graduação em Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo, Brasil
2004 - 2009 Fonoaudiologia nos Processos e Distúrbios da Linguagem, do Curso de Pós-Graduação em Fonoaudiologia, da Faculdade de Odontologia de Bauru/USP, Programa de Pós-Graduação Programa de Pós-Graduação em Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo, Brasil
2004 - 2009 Responsável e Ministrante da disciplina Seminários Avançados em Fonoaudiologia do Programa de Pós-Graduação em Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru/USP. Programa de Pós-Graduação em Fonoaudiologia Programa de Pós-Graduação em Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo, Brasil
Distinções

Prémio

2019 Menção Honrosa em Linguagem - 2º Lugar: Collaborative Model for propoting competence ans success for students with autism spectrum disorders.
Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, Brasil
2019 Menção Honrosa na área de Linguagem
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Câmpus de Marília, Brasil
2018 Prêmio de melhor Trabalho Científico na categoria Graduação, área de linguagem
Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo, Brasil
2017 Destaque - Trabalho categoria Graduação
Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo, Brasil
2017 Prêmio - Melhor Trabalho na categoria Pós-Graduação
Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo, Brasil
2016 Prêmio de Melhor Painel Apresentado na área de Linguagem- Categoria Pós Graduação
Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo, Brasil
2015 Prêmio Excelência em Fonoaudiologia
Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, Brasil
2015 Prêmio Mérito Científico Fonoaudiológico:
Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, Brasil
2014 Melhor Campanha da Linguagem - 1º LUGAR, Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, Brasil
2014 Prêmio de Mérito Científico
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Câmpus de Marília Faculdade de Filosofia e Ciências, Brasil
2014 Prêmio Excelência em Fonoaudiologia
Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, Brasil
2013 IV Prêmio Ações Inclusivas para Pessoas com Deficiência – Edição 2013 -
Secretaria do Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, Brasil
2013 Menção Honrosa
Universidade de São Paulo Faculdade de Odontologia de Bauru, Brasil
2013 Menção Honrosa
Prefeitura do Campus da Faculdade de Odontologia de Bauru, Brasil
2013 Excelência em Docência de Graduação
Universidade Cidade de São Paulo, Brasil
2012 Melhor Trabalho na categoria PAINEL na área da Linguagem
Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo, Brasil
2011 Prêmio Especial da área da Linguagem
2010 Melhor Painel
2009 Melhor trabalho apresentado na categoria LINGUAGEM
Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo, Brasil
2009 Prêmio Excelência em Fonoaudiologia
Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, Brasil
2008 Prêmio Benjamin Schmidt de Triagem Neonatal
Sociedade Brasileira de Triagem Neonatal, Brasil
2007 Melhor Painel da área da Linguagem
Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo, Brasil
2007 Prêmio na Apresentação de Trabalho Científico
Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo, Brasil
2006 Prêmio de Melhor Trabalho
Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo, Brasil
2006 Prêmio de Melhor Trabalho categoria graduação
Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo, Brasil
2004 Premiação de melhor Poster
Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo, Brasil
2004 Melhor Poster categoria Graduação:
Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo, Brasil
2002 Melhor Campanha Nacional da Semana da Voz
Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, Brasil
2002 Melhor trabalho de Pesquisa
Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo, Brasil

Título

2017 Destaque do Departamento de Linguagem 2017 da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, Brasil
2016 Patronesse da XXIV Turma de Formandos do Curso de Fonoaudiologia FOB-USP
Universidade de São Paulo Faculdade de Odontologia de Bauru, Brasil

Outra distinção

2017 Nome do XXIV Congresso Fonoaudiológico de Bauru, Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo
Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo, Brasil
2016 Prêmio Excelência em Fonoaudiologia
Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, Brasil
2015 Professora Homenageada pelos Formandos da XXIII Turma de Fonoaudiologia
Universidade de São Paulo Faculdade de Odontologia de Bauru, Brasil
2012 Professora Homenageada da XX Turma de Formandos
Universidade de São Paulo Faculdade de Odontologia de Bauru, Brasil
2010 Nome da XVII Jornada Fonoaudiológica de Bauru
Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo, Brasil
2010 Patronesse da XVII Turma de Formandos do curso de Fonoaudiologia
Universidade de São Paulo Faculdade de Odontologia de Bauru, Brasil
2005 Professora Homenageada pelos Formandos do Curso de Fonoaudiologia
Universidade de São Paulo Faculdade de Odontologia de Bauru, Brasil
2003 Paraninfa da Turma de Formandos do Curso de Fonoaudiologia
Universidade de São Paulo Faculdade de Odontologia de Bauru, Brasil
2001 Nome de Turma dos Formandos do Curso de Fonoaudiologia
Universidade do Sagrado Coração, Brasil
2000 Homenagem Especial
Universidade de São Paulo Faculdade de Odontologia de Bauru, Brasil
1999 Paraninfa da Turma de Formandos do Curso de Fonoaudiologia
Universidade de São Paulo Faculdade de Odontologia de Bauru, Brasil
1998 Nome de Turma de Formandos em Fonoaudiologia
Universidade do Sagrado Coração, Brasil
1997 Nome de Turma dos Formandos do Curso de Fonoaudiologia
Universidade do Sagrado Coração, Brasil
1996 Nome de Turma dos Formandos do Curso de Fonoaudiologia
Universidade de São Paulo Faculdade de Odontologia de Bauru, Brasil
1995 Paraninfa da Turma do Curso de Fonoaudiologia
Universidade do Sagrado Coração, Brasil
1994 Professora Homenageada pelos Formandos do Curso de Fonoaudiologia
Universidade de São Paulo Faculdade de Odontologia de Bauru, Brasil
1993 Professora Homenageada
Universidade do Sagrado Coração, Brasil
1991 Patronesse da Turma de Formandos
Universidade do Sagrado Coração, Brasil
1990 Nome de Turma dos Formandos em Fonoaudiologia
Universidade do Sagrado Coração, Brasil
1989 Paraninfa da Turma de Formandos do Curso de Fonoaudiologia,
Universidade do Sagrado Coração, Brasil
1988 Paraninfa da Turma de Formandos do Curso de Fonoaudiologia
Universidade do Sagrado Coração, Brasil
1987 Paraninfa da Turma de Formandos do Curso de Fonoaudiologia,
Universidade do Sagrado Coração, Brasil
1986 Nome de Turma dos Formandos do Curso de Fonoaudiologia
Universidade do Sagrado Coração, Brasil
1985 Paraninfa da Turma de Formandos do Curso de Fonoaudiologia
Universidade do Sagrado Coração, Brasil