???global.info.a_carregar???
Sandra Filipe holds a PhD in Marketing (2016), a Master in Management - doble specialization in Marketing and Strategy (2000), both from the ISCTE Business School - University Institute of Lisbon, and a degree in Management from the Faculty of Economics - University of Coimbra (1996). She is a Coordinator Professor (since 2023, October), was Adjunct Professor (2002-2023) and Assistant Professor (1999-2002) at the Institute of Accounting and Administration of University of Aveiro, where she has been teaching in several courses (e.g., degree in Marketing, MSc in Marketing, MSc in Competitiveness and Business Development, MSc in Digital Marketing and Communication). During this time, Sandra Filipe supervised 24 MSc dissertations and co-supervised 1. Currently, she is Director of the Master's in Marketing Program (since 2021, February), she was Director of the Technical Higher Education Program (CTeSP) in Sales and Marketing Management (2018-2021), Director of the Bachelor's Degree in Marketing (2013-2014) and director of the Technical Specialization Course (CET) in Tourism Management Techniques (2011-2013). She also was Deputy Director of the Master's in Marketing program (2017-2018) and Deputy Director of the Technical Higher Education Program (CTeSP) in Sales and Marketing Management (2021, February to October). She is a full researcher on Competitiveness, Governance and Public Policies (GOVCOPP) research unit. She has participated, as researcher, in 5 Projects: (PROMENT; AGENDA NEXUS; CARE- Consumer Awareness for Responsibility to Environment; Fair Food for a Smart Life; + PRO: Measure, Articulate and Value Professional Education in Portugal). She is an Editor-in-Chief of International Journal of Marketing, Innovation and Strategy (since 2023), a Chair of the International Conference on Innovation and Entrepreneurship in Marketing and Consumer Behaviour (since 2021), and has organized 11 scientific events. She also is member of several Editorial Review Boards and member of Scientific Committees of International conferences. Sandra Filipe has edited 2 book, published 3 books and 53 book chapters / papers in journals, and is (co)author of more than 50 papers presented at recognized conferences. Her main current research interests include consumer behaviour, relationship marketing, sustainability marketing, corporate social responsibility, digital marketing, tourism, innovation on education.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Sandra Filipe

Nomes de citação

  • Filipe, Sandra

Identificadores de autor

Ciência ID
E410-2466-038D
ORCID iD
0000-0003-4159-758X
Google Scholar ID
https://scholar.google.com.br/citations?hl=pt-PT&user=Y_0T4uwAAAAJ
Researcher Id
https://www.researchgate.net/profile/Sandra-Filipe
Scopus Author Id
55933696000

Telefones

Telefone
  • (+351) 234380110 (Profissional)

Moradas

  • Instituto de Contabilidade e Administração da Universidade de Aveiro. Rua Associação Humanitária dos Bombeiros de Aveiro, 3811-902, Aveiro, Aveiro, Portugal (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Economia e Gestão

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B2)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2016
Concluído
Marketing (Doutoramento)
Especialização em Sem especialidade
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
"Consumer´s perception of corporate social responsibility as key to successful relationships with grocery retailers" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovada por unanimidade com distinção
2011
Concluído
Estudos Avançados em Marketing (Curso de doutoramento (conclusão de unidades curriculares))
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
Bom com Distinção
2000
Concluído
Gestão de Empresas (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
Muito Bom
1997 - 1998
Concluído
MBA (Pós-Graduação)
Especialização em Marketing e Estratégia
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
16 valores
1996 - 1997
Concluído
Gestão de Empresas (Pós-Graduação)
Especialização em Marketing e Estratégia
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
Bom com Distinção
1991 - 1996
Concluído
Organização e Gestão de Empresas (Licenciatura)
Universidade de Coimbra Faculdade de Economia, Portugal
15 valores
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/10 - Atual Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) Universidade de Aveiro, Portugal
Universidade de Aveiro Instituto Superior de Contabilidade e Administração, Portugal
2002/12 - 2023/10 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Universidade de Aveiro, Portugal
Universidade de Aveiro Instituto Superior de Contabilidade e Administração, Portugal
1999/11 - 2002/12 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Universidade de Aveiro, Portugal
Universidade de Aveiro Instituto Superior de Contabilidade e Administração, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2021/02/01 - Atual Director of the Master's in Marketing Program Universidade de Aveiro Instituto Superior de Contabilidade e Administração, Portugal
2021/02/01 - 2021/10 Deputy Director of the Technical Higher Education Program (CTeSP) in Sales and Marketing Management Universidade de Aveiro Instituto Superior de Contabilidade e Administração, Portugal
2018/09/01 - 2021/01/31 Director of the Technical Higher Education Program (CTeSP) in Sales and Marketing Management Universidade de Aveiro Instituto Superior de Contabilidade e Administração, Portugal
2017/10 - 2018/10 Deputy Director of the Master's in Marketing Program Universidade de Aveiro Instituto Superior de Contabilidade e Administração, Portugal
2013/09 - 2014/09 Director of the Bachelor's Degree in Marketing Universidade de Aveiro Instituto Superior de Contabilidade e Administração, Portugal
2011/05 - 2013/09 Director of the Technical Specialization Course (CET) in Tourism Management Techniques Universidade de Aveiro Instituto Superior de Contabilidade e Administração, Portugal
1996 - 1999 Socio-gerente Visualpro – Multimédia e Desenho Artístico, Lda , Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023 - Atual Editor-in-Chief International Journal of Marketing, Innovation and Strategy (IJMIS), Portugal
2023 - Atual Chair International Conference on Innovation and Entrepreneurship in Marketing and Consumer Behaviour, Portugal
2020 - Atual Membro do Best Theses Selection Committee International Conference on Innovation and Entrepreneurship in Marketing and Consumer Behaviour, Portugal
2023 - 2023 Participação no corpo editorial International Conference on Innovation and Entrepreneurship in Marketing and Consumer Behaviour, Portugal
2022 - 2022 Chair International Conference on Innovation and Entrepreneurship in Marketing and Consumer Behaviour, Portugal
2022 - 2022 Participação no corpo editorial International Conference on Innovation and Entrepreneurship in Marketing and Consumer Behaviour, Portugal
2021 - 2021 Chair International Conference on Innovation and Entrepreneurship in Marketing and Consumer Behaviour, Portugal
2021 - 2021 Participação no corpo editorial International Conference on Innovation and Entrepreneurship in Marketing and Consumer Behaviour, Portugal
2020 - 2020 Participação no corpo editorial International Conference on Innovation and Entrepreneurship in Marketing and Consumer Behaviour, Portugal
2020 - 2020 Participação no corpo editorial Revista Estudos do ISCA (ISSN 1646-4850), Portugal
2019 - 2019 Participação no corpo editorial Revista Estudos do ISCA (ISSN 1646-4850), Portugal
2018 - 2018 Participação no corpo editorial Revista Estudos do ISCA (ISSN 1646-4850), Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2022 - Atual CL4BIO- Creative learning for boosting bio-economy within HEIs' curricula
2022-1-PL01-KA220-HED-000087008
Investigador
2023/03/01 - 2026/02/28 Promoting professional education and students' engagement through comprehensive mentoring and tutoring system at HEIs (PROMENT)
Investigador
Em curso
2022/10 - 2025/12 Pacto de Inovação - Transição Verde e Digital para Transportes, Logística e Mobilidade
53 AAC 2022-C05i0101-02
Investigador
Em curso
2021/12 - 2024/02 Consumer Awareness towards Responsibility to the Environment (CARE)
Investigador
Em curso
2020/11 - 2022/10 Fair Food for a Smart Life (FAIR FOOD)
Investigador
Concluído
2019/02 - 2021/05 Projeto +PRO : Medir, Articular e valorizar o Ensino Profissional em Portugal
Investigador
Universidade de Aveiro, Portugal
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2019/01/01 - Atual Unidade de Investigação em Governança, Competitividade e Políticas Públicas
UID/CPO/04058/2019
Universidade de Aveiro Unidade de Investigação em Governança Competitividade e Políticas Públicas, Portugal

Universidade de Aveiro, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Irina Saur-Amaral; Teresa Aragonez; Sandra Filipe. "HIGHER EDUCATION FOR GOOD: CASE OF THREE COURSES AT UNIVERSIDADE DE AVEIRO". 2024.
    10.21125/edulearn.2024.1115
  2. Ribeiro, S. & Filipe, S.. "O amor à marca Disney: Realidade ou Utopia?". Trabalho apresentado em 7th International Conference on Innovation and Entrepreneurship in Marketing and Consumer Behaviour. Aveiro, Portugal, 29-30 junho., 2023.
  3. Irina Saur-Amaral; Sandra Filipe; Saur-Amaral, I. &, Filipe, S.. "INNOVATING PEDAGOGICAL PRACTICES IN HIGHER EDUCATION: THE IMPLEMENTATION OF AN ACTIVE AND AUTHENTIC LEARNING APPROACH IN TWO STUDY CYCLES". Trabalho apresentado em INTED2023, 2023.
    Publicado • 10.21125/inted.2023.2224
  4. Filipe, S., Aragonez, T. & Saur-Amaral, I.; Sandra Filipe; Teresa Aragonez; Irina Saur-Amaral. "Higher Education for Good: PBL practices with positive impact on the community". Trabalho apresentado em EDULEARN23, 15th International Conference on Education and New Learning Technologies, 2023.
    Publicado • 10.21125/edulearn.2023.0987
  5. Gonçalves, R. & Filipe, S.. "Sensory Marketing in Wine Tourism Activities in the Alto-Douro Wine Region: The Memorable Experiences of Consumers". Trabalho apresentado em . IWTHM2023 - International Workshop on Tourism and Hospitality Management. Porto, Portugal, 23rd june, ISBN: 978-989-54164-7-9, pp. 176- 178, 2023.
  6. D’ Arca, G. & Filipe, S.. "O comportamento do consumidor português na aquisição de bens de luxo de mobiliário e decoração.". Trabalho apresentado em Proceedings of 7th International Conference on Innovation and Entrepreneurship in Marketing and Consumer Behaviour. Aveiro, Portugal, 29-30 junho., 4, pp.87–101. ISBN: 2184-9102. https://doi.org/10.34624/iciemc.v0i4.32789, 2023.
  7. Filipe, S., Rocha, A. & Silva, B.. "Emoção, Adrenalina e Natureza no Turismo de Aventura: estudo sobre as motivações dos Millennials". Trabalho apresentado em . TMS2022 -Sustainability Challenges in Tourism, Hospitality and Management. Olhão, Portugal, 16-18 novembro., Olhão, 2022.
  8. Filipe, Sandra. "Iniciativas de empreendedorismo e inovação de marketing por empresas portuguesas: perceção dos gestores sobre os obstáculos". Trabalho apresentado em ICABM2022, 2022.
    Publicado
  9. Filipe, Sandra. "Achieve Sustainability Goals through Innovative Teaching and Learning Practices in Short-cycle Higher Technical Courses: The Case of Marketing Discipline". Trabalho apresentado em f EDULEARN22, 2022.
  10. Santos, C. A., Pinheiro, M.M., Filipe, S., Barbosa, B. & Simões, D.. "Glocal outputs through innovative practices in the “Fair Food for a Smart Life” Project". Trabalho apresentado em INTED2022, 2022.
  11. Filipe, S. & Saur-Amarl, I.. "Authentic Learning for Undergraduate Students in B2B Context". Trabalho apresentado em EDULEARN22, 2022.
  12. Filipe, S. & Marques, A.. "). Portuguese customers experience at the hotel – a study about their comments posted in Tripadvisor". Trabalho apresentado em XII International Tourism Congress- Reinventing Tourism for Upcoming Challenges. ISBN: 978-989-9066-04-5, pp. 46-47, Cascais, Portugal, pp. 28-29 outubro, Cascais, 2021.
  13. Filipe, S. & Marques, A.. "Concerns and attitudes of hotel managers with respect to relationship marketing". Trabalho apresentado em XII International Tourism Congress- Reinventing Tourism for Upcoming Challenges. ISBN: 978-989-9066-04-5, pp. 107-108, Cascais, Portugal, 28-29 outubro, Cascais, 2021.
  14. Santos, C. A., Souto, I., Benedicto, B., Barbosa, B., Filipe, S., Costa, F., Melo, A., Dias, G.P. & Rodrigues, C.. "Mathematics in vocational education and training: a strength or a weakness?". 2021.
    Publicado
  15. Santos, C. A., Benedicto, B., Souto, I., Barbosa, B., Costa, F., Melo, A., Filipe, S., Dias, G.P. & Rodrigues, C.. "Do we have a match? Coping with business requierements in vocational training courses". 2021.
  16. Filipe, S., Barbosa, B. & Santos, C.,. "How to attract and retain campers? An exploratory study on camping obstacles". Trabalho apresentado em INVTUR 2021 International Conference - Tourism and the Sustainable Development Goals: From Theory to Practice. Aveiro, Portugal, 6-7 maio. ISBN: 978-972-789-724-7, pg. 329-331. DOI: https://doi.org/10.48528/cxdg-bq28, 2021.
    Publicado
  17. Barbosa, B., Costa, F., Santos, C. A. & Filipe, S.. "Iniciativas de empreendedorismo após a entrada na reforma: Empreender para não morrer !". Trabalho apresentado em ICIEMC 2020 - International Conference on Innovation and Entrepreneurship in Marketing and Consumer Behaviour. ISBN: 2184-9102 (online), pp. 38-45, Aveiro, Portugal, 12-13 novembro., Aveiro, 2020.
  18. Filipe, S. & Baptista, J.. "Marketing Territorial em Regiões Transfronteiriças: o caso da Reserva da Biosfera Transfronteiriça Gerês-Xurés". Trabalho apresentado em XI Postgraduate Conference on Management, Hospitality & Tourism. ISBN: 978-989-9023-34-5, pp. 29, Faro, 2 Outubro., Faro, 2020.
  19. Filipe, S.. "Entrepreneurship iniciatives of Portuguese enterprises: An exploratory study on the obstacles’ entrepeuneurs face.". Trabalho apresentado em ICOMTT2020 - 1st International Conference on Management, Technology, and Tourism: Social Value Creation. ISBN: 978-972-95259-5-7, pp.34, Santarém, Portugal 6-7 fevereiro., 2020.
  20. Filipe, S., Barbosa, B., & Santos, C.. "Can Digital Marketing leverage internationalization of B2B Companies? Taking note of managers’ insights". Trabalho apresentado em ICOMTT2020 - 1st International Conference on Management, Technology, and Tourism: Social Value Creation. ISBN: 978-972-95259-5-7, pp.26, Santarém, Portugal, 6-7 fevereiro., Santarém, 2020.
  21. Barbosa, B., Filipe, S., & Santos, C.. "An Exploratory Study on Digital Marketing Adoption by Industrial B2B Companies.". Trabalho apresentado em ICOMTT2020 - 1st International Conference on Management, Technology, and Tourism: Social Value Creation. ISBN: 978-972-95259-5-7, pp.25, Santarém, Portugal, 6-7 fevereiro., 2020.
  22. Filipe, S. & Marques, A.. "The Role of Relationship Marketing in Hotels Located in the Tourist Region of Central Portugal: The Managers Perspectives". 2020.
  23. Filipe, S. & Marques, A.. "The Value Sources of Relationship Marketing in Hotels: A Study on Customers Perceptions". 2020.
  24. Silva, A., Filipe, S. & Albergaria, J.. "Social Networks as a Political Communication Tool: An Empirical Study on the Portuguese Legislative Election in 2019". 2020.
  25. Filipe, S., Santos, C., & Barbosa, B.. "Internacionalização das empresas portuguesas: estudo sobre o (in)sucesso no processo de entrada em novos mercados". Trabalho apresentado em CIEM 9ª Conferência Ibérica de Empreendedorismo. ISBN: 978-989-97513-8-5, Porto, Portugal,14-15 Novembro., Porto, 2019.
  26. Barbosa, B., Santos, C., Filipe, S., & Costa, F. ; Barbosa, B., Santos, C., Filipe, S., & Costa, F.. "Empreendedorismo após a reforma: motivações, facilitadores e dificuldades". Trabalho apresentado em . CIEM 9ª Conferência Ibérica de Empreendedorismo. ISBN: 978-989-97513-8-5, Porto, Portugal,14-15 Novembro., 2019.
  27. Filipe, S., Nunes, M., Teixeira, G., Pinhal, R., & Santos, C. A.. "Adventure Sports in Leisure and Tourism Activities.". Trabalho apresentado em International Workshop Tourism and Hospitality Management 2019 (IWTHM2019). Porto, Portugal, 9 maio. ISBN: 978-989-54164-1-7 ISSN: 2184-5514. Pp.100-102, 2019.
  28. "Tourists’ motivations and obstacles for choosing glamping: an exploratory study.". 2018.
    http://dx.doi.org/10.12955/cbup.v6.1142
  29. "On using guerrilla in business-to-business communication: The managers' views". 2018.
    http://dx.doi.org/10.12955/cbup.v6.1126
  30. Filipe, S., Coelho, A. S., & Martins, O.. "Using complementary knowledge to achieve alternative results: the cooperation between University, Industry and Government". Trabalho apresentado em . ICERI 2018 – 11th annual International Conference of Education, Research and Innovation. Seville, Spain 12th-14th November, ISBN: 978-84-09-05948-5. Pg. 6128-6134., 2018.
  31. Coelho, A. S., Filipe, S., & Martins, O.. "Problem-based learning: an effective pedagogical approach to acquire and develop skills". Trabalho apresentado em ICERI 2018 – 11th annual International Conference of Education, Research and Innovation. Seville, Spain 12th-14th November, ISBN: 978-84-09-05948-5. Pg. 6151-6156., 2018.
  32. Barbosa, B., Santos, C., & Filipe, S.. "Retirees’ online shopping behavior: perceptions, facilitators and obstacles.". Trabalho apresentado em TMS 2018 – Tourism & Management Studies International Conference. Olhão, Portugal, 14-17 novembro., 2018.
  33. Filipe, S., Barbosa, B. & Santos, C.. "Tourist behaviour of Portuguese retirees: what are their motivations and constraints?". Trabalho apresentado em TMS 2018 – Tourism & Management Studies International Conference. Olhão, Portugal, 14-17 novembro., 2018.
  34. Martins, O., Coelho, A. S., & Filipe, S.. "Metodologia de ensino-aprendizagem aplicadas à integração das Gerações Millenium, Geração X e Geração Z.". Trabalho apresentado em SATHE 2018 – 8th Study Advancement of Teaching in Higher Education. Coimbra, 24-26 outubro., 2018.
  35. Coelho, A. S., Filipe, S. & Martins, O.. "). Atividade pedagógica para o desenvolvimento de competências técnicas e transversais no âmbito do marketing e eventos turísticos.". Trabalho apresentado em CNaPPES18 – 5º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior, Universidade do Minho, Portugal, 12-13 julho., 2018.
  36. Filipe, S., Silva B. & Rocha, A.. "). Motivações dos Portugueses para o turismo de aventura.". Trabalho apresentado em IX Postgraduate Conference on Management, Hospitality & Tourism. Faro, 6 julho., 2018.
  37. Filipe, S. & Machado, L.. "Avaliação do contributo do marketing editorial em campanhas de marketing de causas". Trabalho apresentado em IX Postgraduate Conference on Management, Hospitality & Tourism. Faro, 6 julho., 2018.
  38. Barbosa, B., Mosca, M. J., Santos, C., & Filipe, S.. "Perceived benefits and main obstacles for using the bicycle.". Trabalho apresentado em ICABM18 - International Conference of Applied Business and Management. Porto, Portugal, 22-23 june., 2018.
  39. Barbosa, B., Filipe, S., & Santos, C.. "Internet usage by retired Portuguese consumers: an exploratory study.". Trabalho apresentado em ICABM18 - International Conference of Applied Business and Management. Porto, Portugal, 22-23 june., 2018.
  40. Filipe, S., Barbosa, B. & Santos, C. A.. "). Let’s go glamping? An exploratory study with Portuguese tourists.". Trabalho apresentado em IMF – II International Forum on Management. Faro, 16 e 17 fevereiro. ISBN: 978-989-8859-16-7., 2018.
  41. Barbosa, B., Filipe, S. & Santos, C. A.. "Camping consumer behavior: an exploratory study with young Portuguese adults.". Trabalho apresentado em IMF – II International Forum on Management. Faro, 16 e 17 fevereiro. ISBN: 978-989-8859-16-7., 2018.
  42. Coelho, A.S., Costa, J., Pinheiro, L., Filipe, S. & Martins, O.. "Repensando a estratégia nas empresas familiares: pensamento versus planeamento estratégico.". Trabalho apresentado em XXVIII Jornadas Luso-Espanholas de Gestão Científica. Guarda, 7 a 10 fevereiro. ISBN: 978-972-8681-72-2., 2018.
  43. Filipe, S. & Machado, L.. "Potenciais contributos da edição de conteúdos online nas organizações com fins não lucrativos: o caso da Re-Food Portugal.". Trabalho apresentado em IX International Congresso on Teaching Cases related to Public and Nonprofit Marketing, University of A Coruña, Spain, 17 e 18 novembro., 2017.
  44. Filipe, S. & Barbosa, B.. "Turismo de campismo: a perspetiva dos jovens adultos portugueses.". Trabalho apresentado em VIII Postgraduate Conference on Management, Hospitality & Tourism. Faro, 7 julho., 2017.
  45. Filipe, S., Barbosa, B. & Santos, C. A.. "O Glamping: uma análise exploratória das motivações e perceções dos turistas portugueses.". Trabalho apresentado em International Workshop on Tourism and Hospitality Management. Porto, 23 junho., 2017.
  46. Filipe, S., Marques, S. & Salgueiro, M. F.. "Corporate Social Responsibility: is it a pillar in relationships with customers?". Trabalho apresentado em MESD 2015 – 4th Multinational Enterprises and Sustainable Development International Conference. Lisbon, Portugal, 13-15 dezembro. ISBN: 978-989-732-717-9., 2015.
  47. Filipe, S., Marques, S. & Salgueiro, M. F.. "Customers’ relationship with their main grocery retail: an empirical study in the Portuguese context.". Trabalho apresentado em 6th LCBR European Marketing Conference 2015. Lisbon, Portugal, 29-30 junho. ISSN 2190-7935., 2015.
  48. Filipe, S., Marques, S. & Salgueiro, M. F.. "Social responsibility in purchase and consumption: a study of the Portuguese consumer behaviour.". Trabalho apresentado em 2nd International Conference on Innovation and Entrepreneurship in Marketing and Consumer Behaviour- Creativity, Motivation and Art. Aveiro, Portugal, 1-2 maio. E-ISBN: 978-989-8792-02-0, 436-450., 2015.
  49. Carneiro, Catarina Lima; Simões, Dora; Filipe, Sandra. "Websites de Redes Sociais na Democratização do Marketing Relacional". 2013.
  50. Carneiro, C.L.; Simoes, D.; Filipe, S.. "Social network websites in the democratization of relational marketing | Websites de redes sociais na democratização do marketing relacional". 2013.
  51. Filipe, S. & Simões, D. ; Filipe, Sandra; Simões, Dora. "Influences of social media marketing on pre-adult consumers". Trabalho apresentado em International Conference on Marketing and Consumer Behaviour. Back to Basics: consumer-centric marketing or target-centric marketing. Porto, Portugal, 16-17 maio., 2013.
Artigo em revista
  1. Valentina Chkoniya; Maria João Gregório; Sandra Filipe; Pedro Graça. "From Olive Oil Lovers to Mediterranean Diet Lifestyle Followers: Consumption Pattern Segmentation in the Portuguese Context". Nutrients (2024): https://doi.org/10.3390/nu16234235.
    10.3390/nu16234235
  2. Saur-Amaral, Irina; Aragonez, Teresa; Filipe, Sandra; Saur-Amaral, I., Aragonez, T. & Filipe, S.. "Innovative approaches to teaching and learning: Project Based Learning (PBL) practices for good". (2023): http://hdl.handle.net/10773/38164.
    10.34624/iciemc.v0i4.32541
  3. Saur-Amaral, I.& Filipe, S.. "Editorial of International Journal of Marketing, Innovation and Strategy: volume 1, issue 1". International Journal of Marketing, Innovation and Strategy, 1(1), 1-3. https://doi.org/10.34624/ijmis.v1i1.32415 (2023):
  4. Saur-Amaral, Irina; Filipe, Sandra. "Authentic learning in a B2B context: cases involving undergraduate students from the University of Aveiro". (2022): http://hdl.handle.net/10773/37976.
    10.34624/iciemc.v0i3.29794
  5. Pedrosa, Diana; Santos, Luís; Filipe, Sandra. "Antecedentes para a fidelização do consumidor às marcas: uma revisão de literatura". (2022): http://hdl.handle.net/10773/37965.
    10.34624/iciemc.v0i3.29761
  6. Simões, Jéssica; Filipe, Sandra. "Revisão de literatura sobre os fatores críticos de sucesso no fortalecimento do brand equity". (2022): http://hdl.handle.net/10773/37978.
    10.34624/iciemc.v0i3.29800
  7. Fernandes, Ana; Costa, Renato; Filipe, Sandra. "A conquista, desenvolvimento e manutenção do amor dos consumidores pela marca". (2022): http://hdl.handle.net/10773/37952.
    10.34624/iciemc.v0i3.29677
  8. Freire, Bernardo; Fonseca, Sara; Filipe, Sandra. "As potencialidades do envolvimento nas comunidades de marca online: uma revisão de literatura". (2022): http://hdl.handle.net/10773/37959.
    10.34624/iciemc.v0i3.29746
  9. Alves, Lícia; Carvalho, Tiago; Filipe, Sandra. "O branding de destino e de cidades: a marca Viseu". (2022): http://hdl.handle.net/10773/37947.
    10.34624/iciemc.v0i3.29632
  10. Barbosa, Belém; Santos, Cláudia Amaral; Filipe, Sandra. "Um estudo exploratório sobre a adoção de social media marketing por empresas B2B". (2021): http://hdl.handle.net/10773/38187.
    10.34624/iciemc.v0i1.24088
  11. Filipe, Sandra; Barbosa, Belem; Santos, Claudia Amaral. "Travel motivations and constraints of Portuguese retirees". (2021): http://hdl.handle.net/10773/33218.
    10.1080/13032917.2021.1999756
  12. Traqueia, Ana; Nogueira, Sara; Barbosa, Belém; Costa, Fernando; Dias, Gonçalo Paiva; Filipe, Sandra; Melo, Ana Isabel; Rodrigues, Carlos; Santos, Cláudia Amaral. "Vocational education and training vs. General education: the influence of the socioeconomic context on students’ choices". (2020): http://hdl.handle.net/10773/28929.
    10.21125/inted.2020.2301
  13. Dias, Gonçalo Paiva; Barbosa, Belém; Santos, Cláudia Amaral; Pinheiro, Margarida M.; Simões, Dora; Filipe, Sandra. "Between promises and pitfalls: the impact of mobility on the internationalization of higher education". (2020): http://hdl.handle.net/10773/27947.
    10.1080/0309877X.2020.1735321
  14. Nogueira, Sara; Traqueia, Ana; Barbosa, Belém; Costa, Fernando; Dias, Gonçalo Paiva; Filipe, Sandra; Melo, Ana Isabel; Rodrigues, Carlos; Santos, Cláudia Amaral. "The vet success paradox: between employability and continuation of studies". (2020): http://hdl.handle.net/10773/28928.
    10.21125/inted.2020.2305
  15. Barbosa, B., Chkoniya, V., Simões, D., Filipe, S. & Santos, C. A. (2020). Sempre ligados: Utilização dos smartphones pe. "Sempre ligados: Utilização dos smartphones pela geração Y e capital social". RISTI – Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação E35 (2020): 152-166.
    Publicado
  16. Filipe, Sandra; Santos, Claudia Amaral; Barbosa, Belem. "TRAINING IN THE WORKPLACE: STUDENTS' PERCEPTION OF THE BENEFITS AND OBSTACLES DURING INTERNSHIPS". EDULEARN16: 8TH INTERNATIONAL CONFERENCE ON EDUCATION AND NEW LEARNING TECHNOLOGIES (2019): https://publons.com/publon/33770882/.
  17. Sêco, Ana Cristina; Filipe, Sandra; Simões, Dora. "O Marketing Relacional Aplicado às Clínicas Veterinárias: Um caso de estudo.". (2018): http://u3isjournal.isvouga.pt/index.php/ijmcnm/article/view/354.
  18. Filipe, Sandra; Rocha, Anabela; Vilhena, Diana. "O Comportamento do Consumidor perante as Ações Promocionais no Ponto de Venda". (2018): http://hdl.handle.net/10773/26017.
  19. Seco, A., Filipe, S., & Simões, D.. "Relationship Marketing Applied to Veterinary Clinics: A case study". International Journal of Marketing, Communication and New Media 6 11 (2018): 52-73.
    Publicado
  20. Filipe, Sandra; Coelho, Ana Sofia; Barbosa, Belem; Santos, Claudia Amaral. "FOSTERING STUDENTS' ACTIVE COMMITMENT DURING THE TEACHING-LEARNING PROCESS: INTERDISCIPLINARY INNOVATIVE PRACTICES IN HIGHER EDUCATION". EDULEARN16: 8TH INTERNATIONAL CONFERENCE ON EDUCATION AND NEW LEARNING TECHNOLOGIES (2018): https://publons.com/publon/33770884/.
  21. Santos, Claudia Amaral; Barbosa, Belem; Filipe, Sandra. "LEARNING ENGLISH AND THAT'S IT? EXPLORING OPPORTUNITIES FOR SOFT SKILLS DEVELOPMENT IN AN ENGLISH CLASS COURSE". EDULEARN16: 8TH INTERNATIONAL CONFERENCE ON EDUCATION AND NEW LEARNING TECHNOLOGIES (2018): https://publons.com/publon/33770883/.
  22. Pinheiro, Margarida M.; Barbosa, Belém; Santos, Cláudia Amaral; Filipe, Sandra; Simões, Dora; Dias, Gonçalo Paiva. "HEI teaching mobility: looking for dynamics in a seven-year period". New Trends and Issues Proceedings on Humanities and Social Sciences 4 3 (2017): 199-210.
    Publicado • 10.18844/prosoc.v4i3.2540
  23. Pinheiro, Margarida M.; Simões, Dora; Santos, Cláudia Amaral; Filipe, Sandra; Barbosa, Belém; Paiva Dias, Gonçalo. "Insights into the expectations of mobility students: the impact of Erasmus in their future professional careers". (2017): http://hdl.handle.net/10773/28906.
    10.4995/HEAD17.2017.5360
  24. Santos, Cláudia Amaral; Barbosa, Belém; Filipe, Sandra; Pinheiro, Margarida M.; Simões, Dora; Dias, Gonçalo Paiva. "Could I do it again? One time experiences of Erasmus mobility teachers". (2017): http://hdl.handle.net/10773/28917.
  25. Barbosa, Belém; Amaral Santos, Cláudia; Filipe, Sandra; Pinheiro, Margarida M.; Simões, Dora; Paiva Dias, Gonçalo. "Teacher mobility through the lens of the theories of reasoned action and planned behavior". (2017): http://hdl.handle.net/10773/28918.
    10.21125/iceri.2017.0918
  26. Barbosa, Belém; Santos, Cláudia; Filipe, Sandra; Pinheiro, Margarida; Simões, Dora; Dias, Gonçalo. "What makes a mobility champion? Qualitative insights on teachers’ mobility experiences". (2017): http://hdl.handle.net/10773/28916.
    10.21125/edulearn.2017.0359
  27. Filipe, Sandra; Marques, Susana Henriques; Salgueiro, Maria de Fátima. "Customers' relationship with their grocery store: Direct and moderating effects from store format and loyalty programs". (2017): http://hdl.handle.net/10773/24079.
    10.1016/j.jretconser.2017.03.002
  28. Filipe, Sandra; Barbosa, Belém; Amaral Santos, Cláudia; Pinheiro, Margarida; Simões, Dora; Paiva Dias, Gonçalo. "Study and travel: students’ perceptions on the importance of tourism in mobility". (2017): http://hdl.handle.net/10773/28903.
    10.21125/inted.2017.2208
  29. Filipe, S.; Barbosa, B.; Amado, P.. "Green consumer behavior in the context of economic crisis | Comportamento do consumidor verde em contexto de crise econômica". Espacios 36 20 (2015): http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84945970882&partnerID=MN8TOARS.
  30. Filipe, Sandra; Simões, Dora. "A utilização da internet e de social media pelos jovens: uma oportunidade para a comunicação de marketing?". (2015): http://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/1853.
  31. Filipe, Sandra; Simões, Dora; Figueiredo, Carolina. "Luxury market and holistic marketing: The case of luxury hotels". (2014): https://doi.org/10.34624/ei.v0i8.5968.
    https://doi.org/10.34624/ei.v0i8.5968
  32. Motta, Joana; Filipe, Sandra; Barbosa, Maria. "Estratégia de Comunicação e Venda On-Line na Joalharia de Luxo". (2014): http://u3isjournal.isvouga.pt/index.php/ijmcnm/article/view/28.
  33. Simões,Dora; Filipe,Sandra. "O marketing dos «social media» na perspetiva do consumidor pré-adulto". (2014): http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-44642014000200002.
  34. Filipe, Sandra; Simões, Dora; Figueiredo, Carolina. "O mercado de luxo e o marketing holístico: o caso dos hotéis de luxo". Revista Estudos do ISCA 8 (2014): 1-19. http://revistas.ua.pt/index.php/estudosdoisca..
    Publicado
  35. Motta, Joana; Barbosa, Maria; Filipe, Sandra; Motta, J., Filipe, S. & Barbosa, M.. "A Comunicação e a venda online de joias de luxo". (2013): https://doi.org/10.34624/sopcom.v0i0.15223.
    https://doi.org/10.34624/sopcom.v0i0.15223
  36. Carneiro, Catarina Lima; Simões, Dora; Filipe, Sandra. "Customer relationship management in the era of social networks websites". (2013): https://doi.org/10.34624/ei.v0i5.6235.
    https://doi.org/10.34624/ei.v0i5.6235
  37. Carneiro, Catarina; Simões, Dora; Filipe, Sandra. "A gestão do relacionamento com o cliente na era das redes sociais". (2013): http://hdl.handle.net/10773/11006.
  38. Motta, J., Barbosa, M. & Filipe, S. ; Motta, Joana; Barbosa, Maria; Filipe, Sandra. "New media as a web campaigning tool: the case of the Portuguese legislative election in 2011". Revista Estudos do ISCA (6), pp.1-16. ISSN 1646-4850 (2013): https://doi.org/10.34624/ei.v0i6.6073.
    https://doi.org/10.34624/ei.v0i6.6073
  39. Motta, J., Barbosa, M. & Filipe, S. ; Motta, J., Barbosa, M. & Filipe, S.. "Selling luxury wrist watches online: a content analysis of web sites". Studia Ekonomiczne. Uniwersytet Ekonomiczny- La Societe de L’Information et ses enjeux pour les Entreprises. Perpective Europeenne et Globale (150), pp.34-47. ISSN 2083-8611. (2013):
    Publicado
  40. Barbosa, M., Motta, J., Brandão, N., Filipe, S. & Cheben, J.. "Os New Media como instrumento de comunicação política: estudo do caso das eleições legislativas em 2011 na Península Ibérica.". IBER - International Business and Economics Review (4), pp. 236-248. ISSN1647-1989. (2013):
    Publicado
  41. Filipe, S. & Barbosa, M.. "The Relationship Marketing under the perception of the client in the context of higher education: an exploratory study". IBER - International Business and Economics Review (3), pp. 262-273. ISSN1647-1989. (2012):
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Filipe, Sandra; Filipe, S. & Mota, P.. "Responsabilidade Social e comunicação dos Municípios: estudo exploratório na Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro". In Comunicação e Sustentabilidade Ambiental: Conceitos e Práticas. Edições Esgotadas, 2022.
    Publicado
  2. Filipe, Sandra; Belem Barbosa; Claudia Amaral Santos; Chaitra Katti; Sandra Filipe. "The Role of Websites in Business Internationalization: A Closer Look at Objectives and Strategies". In Hanbook of Research on Smart Management in Digital Transformation. IGI Global, 2022.
    Publicado • 10.4018/978-1-7998-9008-9.ch016
  3. Pinheiro, Margarida M.; Santos, Cláudia Amaral; Filipe, Sandra. "The impact of personality traits in portuguese buying habits of second-hand items: an exploratory analysis". Technical University of Liberec, 2021.
  4. Filipe, Sandra; Santos, Claudia Amaral; Pinheiro, Margarida M.. "Organic food purchase and the influence of personality traits: a study with Portuguese consumers". Technical University of Liberec, 2021.
  5. Filipe, S., Barbosa, B., & Santos, C. A., Pinheiro, M. M., Simões, D. & Dias, G. Paiva (2021). Exchange Students’ Views. "Exchange Students’ Views on Tourism: The Impact of First-Hand Experiences on Transversal Skills Development and Loyalty to the Host Destination". In Academic Tourism – Prespectives on International Mobility in Europe. Springer, 2021.
  6. Benedicto, Bianca; Santos, Cláudia Amaral; Filipe, Sandra; Costa, Fernando; Dias, Gonçalo Paiva; Barbosa, Belém; Melo, Ana; Rodrigues, Carlos. "Smart specialisation strategies and vocational education and training: the case of Portugal". IATED, 2020.
    10.21125/iceri.2020.1553
  7. Filipe, Sandra; Barbosa, Belém; Santos, Cláudia Amaral. "Nature-based tourism: a study on consumer behavior when participating in camping activities". In Global Opportunities Challenges for Rural and Mountain Tourism. IGI Global, 2020.
    Publicado • 10.4018/978-1-7998-1302-6.ch007
  8. Barbosa, Belém; Benedicto, Bianca; Santos, Cláudia Amaral; Filipe, Sandra; Costa, Fernando; Melo, Ana; Dias, Gonçalo Paiva; Rodrigues, Carlos. "A closer look at VET education through the lenses of sustainable development goals". IATED, 2020.
    10.21125/iceri.2020.1169
  9. Simões, Dora; Filipe, Sandra; Barbosa, Belem. "An overview on IoT and its impact on marketing". IGI Global, 2019.
    10.4018/978-1-5225-5763-0.ch001
  10. Barbosa, Belem; Filipe, Sandra; Santos, Claudia Amaral; Simões, Dora. "Are millennials ready for the internet of things?". IGI Global, 2019.
    10.4018/978-1-5225-5763-0.ch011
  11. Martins, O., Coelho, A. S. & Filipe, S. (2019). Metodologia de ensino-aprendizagem aplicadas à integração da Geração Ba. "Metodologia de ensino-aprendizagem aplicadas à integração da Geração Baby-boomer, Geração X e Geração Millennials". In Diversidade no Ensino Superior. 2019.
    Publicado
  12. Simões, Dora; Filipe, Sandra; Simões, D.; Filipe, S.. "Impact of 2.0 on Contemporary Marketing". In n Marketing and Consumer Behavior: Concepts, Methodologies, Tools, and Applications. Hershey, USA: IGI Global. Cap. 35, p. 767- 788. ISBN 978-1-4666-7357-1.. IGI Global, 2015.
    10.4018/978-1-4666-4373-4.ch020
  13. Simões, D.; Filipe, S.; . Simões, D. & Filipe, S. (2015). Web 2.0 technologies and marketing. In Handbook of Trends and Innovations in Marketin. "Web 2.0 technologies and marketing". In n Marketing and Consumer Behavior: Concepts, Methodologies, Tools, and Applications. Hershey, USA: IGI Global. Cap. 35, p. 767- 788. ISBN 978-1-4666-7357-1.. IGI Global, 2015.
    Publicado • 10.4018/978-1-4666-8459-1.ch001
Edição de livro
  1. Barbosa, B., Filipe, S. & Santos, C. A. (2022). Handbook of Research on Smart Management in Digital Transformation (pp.; Belem Barbosa; Sandra Filipe; Claudia Santos. Handbook of Research on Smart Management in Digital Transformation. IGI Globa. 2022.
    Publicado • 10.4018/978-1-7998-9008-9 • Editor
  2. Simões, D., Barbosa, B., & Filipe, S. (2019). Smart Marketing With the Internet of Things (pp. 1-304). Hershey, PA: IGI; Simões, Dora; Barbosa, Belem; Filipe, Sandra. Smart Marketing With the Internet of Things. IGI Global. 2019.
    Publicado • 10.4018/978-1-5225-5763-0 • Editor
Livro
  1. Barbosa, B., Melo. A., Rodrigues, C., Santos, C., Costa, F., Paiva Dias, G., Filipe, S., Traqueia, A. & Nogueira, S. (2. A oferta de Ensino profissional em Portugal- triénio 2018/2021. 2021.
    Publicado
  2. Barbosa, Belém; Melo, Ana Isabel; Rodrigues, Carlos; Santos, Cláudia Amaral; Costa, Fernando; Dias, Gonçalo Paiva; Filipe, Sandra; Traqueia, Ana; Nogueira, Sara. Ensino e Formação Profissional em Portugal - Análise de dados secundários - 2015-2019 [Vocational Education and Training in Portugal - Secondary data analysis - 2015-2019]. 2021.
  3. Barbosa, B. Melo. A., Paiva Dias, G., Rodrigues, C., Santos, C. Costa, F. & Filipe, S. (2020). Caracterização do Ensino. Caracterização do Ensino e Formação Profissional em Portugal: Análise de dados secundários 2015-2019. 2020.
    Publicado
Poster em conferência
  1. Filipe, S., Saur-Amaral, I. & Aragonez, T.. "Teaching and Learning for a Better Present and Future: Project Based Learning and Authentic Practices in Marketing Education". Trabalho apresentado em Teaching & Learning Forum - 5ª edição, Universidade de Aveiro, Portugal, a 27 de junho 2023, 2023.
  2. Filipe, S. & Saur-Amaral, I.. "Authentic Learning in a B2B Context: Case of the Inovaria Project". Trabalho apresentado em Teaching & Learning Forum - 4ª edição, Universidade de Aveiro, Portugal, a 20 de julho 2022, 2022.
  3. Pinheiro, Margarida M.; Barbosa, Belem; Santos, Cláudia Amaral; Filipe, Sandra; Simões, Dora; Dias, Gonçalo Paiva. "Students and Academics: perceptions and experiences of mobility". Trabalho apresentado em I Forum CIDTFF, 2017.
  4. Filipe, S. & Coelho, S.. "Estratégias interdisciplinares de investigação e aplicação prática no CTeSP de GADPT". Trabalho apresentado em Teaching Day, Universidade de Aveiro, Portugal, a 29 de novembro, 2017.
Tese / Dissertação
  1. Filipe, Sandra Sarabando. "Consumers' perception of corporal social responsability as key to sucessful relationships with grocery retailers". Doutoramento, 2017. http://hdl.handle.net/10071/12454.
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2010 - Atual Orientadora de aproximadamente 33 projetos/estágios curriculares de estudantes da Licenciatura em Marketing.
Orientador
Licenciatura em Marketing
Universidade de Aveiro Instituto Superior de Contabilidade e Administração, Portugal
2023 - 2024 Comunicação Integrada de Marketing como Estratégia de Crescimento e Visibilidade do CIMAD
Orientador
Mestrado em Competitividade e Desenvolvimento de Negócios
Universidade de Aveiro, Portugal
2023 - 2024 Festivais de Música em Portugal: O Papel da Comunicação Digital e da Sustentabilidade na Criação de Valor para o Consumidor
Orientador
Mestrado em Marketing (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2023 - 2024 A influência da Gestão de Redes Sociais no envolvimento com os consumidores: estágio curricular na empresa Outside The Box
Orientador
Mestrado em Marketing e Comunicação Digital (Mestrado)
2023 - 2024 Relatório de Estágio na Agência I AM Social: Marketing e Comunicação Digital de Marcas
Orientador
Mestrado em Marketing (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2023 - 2024 Estratégia de Marketing Relacional para a marca Mel da Violeira: recurso a plataformas de gestão de relacionamento com clientes
Orientador
Mestrado em Marketing e Comunicação Digital (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2022 - 2023 Comunicação Integrada de Marketing, Gestão Comercial, Business Intelligence e Economia Circular: os casos de estudo da Exporlux
Orientador
Mestrado em Competitividade e Desenvolvimento de Novos Negócios, (Mestrado)
Universidade de Aveiro Instituto Superior de Contabilidade e Administração, Portugal
2022 - 2023 Fatores determinantes na adoção de transportes públicos pelo consumidor e a relevância da mobilidade sustentável
Orientador
Universidade de Aveiro Instituto Superior de Contabilidade e Administração, Portugal
2022 - 2023 Marketing experiencial no Turismo: o caso do Apúlia Praia Hotel
Orientador
Mestrado em Marketing e Comunicação Digital (Mestrado)
Universidade de Aveiro Instituto Superior de Contabilidade e Administração, Portugal
2022 - 2023 O Marketing Sensorial associado à experiência de Enoturismo na Região do Alto-Douro Vinhateiro: sentidos na memória
Orientador
Mestrado em Marketing (Mestrado)
Universidade de Aveiro Instituto Superior de Contabilidade e Administração, Portugal
2022 - 2023 Marketing e comunicação digital da marca de vinho de luxo Ramos Pinto
Orientador
Mestrado em Marketing (Mestrado)
Universidade de Aveiro Instituto Superior de Contabilidade e Administração, Portugal
2022 - 2023 Planeamento de estratégia de marketing digital para aumentar a notoriedade da marca: o caso Catlike
Orientador
Mestrado em Marketing (Mestrado)
Universidade de Aveiro Instituto Superior de Contabilidade e Administração, Portugal
2022 - 2023 O amor à marca Disney: realidade ou utopia
Orientador
Mestrado em Marketing (Mestrado)
Universidade de Aveiro Instituto Superior de Contabilidade e Administração, Portugal
2021 - 2023 Plano de Marketing para o Sport Clube Beira-Mar
Orientador
Mestrado em Marketing (Mestrado)
Universidade de Aveiro Instituto Superior de Contabilidade e Administração, Portugal
2021 - 2022 A criação de um Plano de Marketing: o caso da marca Sildel – We Think Cork
Orientador
do Mestrado em Marketing (Mestrado)
Universidade de Aveiro Instituto Superior de Contabilidade e Administração, Portugal
2021 - 2022 Branding: uma experiência Lobática
Orientador
Mestrado em Marketing (Mestrado)
Universidade de Aveiro Instituto Superior de Contabilidade e Administração, Portugal
2021 - 2022 Comunicação integrada de marketing com foco na componente digital: O caso da rede H10 hotels Portugal
Orientador
Mestrado em Marketing (Mestrado)
Universidade de Aveiro Instituto Superior de Contabilidade e Administração, Portugal
2020 - 2021 Marketing Digital e o Seu Planeamento Como Instrumentos Estratégicos de Comunicação: o Caso da Tuttipromo
Orientador
Mestrado em Marketing (Mestrado)
Universidade de Aveiro Instituto Superior de Contabilidade e Administração, Portugal
2020 - 2021 A Comunicação Integrada de Marketing Como Estratégia Para a Valorização da Marca AEVA: Relatório de Estágio
Orientador
Mestrado em Marketing (Mestrado)
Universidade de Aveiro Instituto Superior de Contabilidade e Administração, Portugal
2019 - 2021 Relatório de Estágio na Agência LOBA: Gestão de Redes Sociais e Comunidades Online
Orientador
Mestrado em Marketing (Mestrado)
Universidade de Aveiro Instituto Superior de Contabilidade e Administração, Portugal
2007 - 2021 Orientadora de aproximadamente 40 estágios curriculares de estudantes dos seguintes cursos: TeSP de Gestão de Vendas e Marketing; Curso de Especialização Tecnológica em Marketing e Inovação para PME; Curso de Especialização Tecnológica em Técnicas e Gestão em Turismo; Curso de Especialização Tecnológica em Organização e Planificação do Trabalho.
Orientador
Universidade de Aveiro Instituto Superior de Contabilidade e Administração, Portugal
2019 - 2020 O marketing político na era digital: estudo no contexto Português
Orientador
Universidade de Aveiro Instituto Superior de Contabilidade e Administração, Portugal
2019 - 2020 Relatório de estágio no Grupo Bongás: os desafios do marketing digital e do planeamento de marketing
Orientador
Mestrado em Marketing (Mestrado)
Universidade de Aveiro Instituto Superior de Contabilidade e Administração, Portugal
2018 - 2019 Marketing relacional no setor hoteleiro: a perspetiva dos gestores e dos clientes
Orientador
Mestrado em Marketing (Mestrado)
Universidade de Aveiro Instituto Superior de Contabilidade e Administração, Portugal
2018 - 2019 Marketing territorial e digital em regiões transfronteiriças – o caso do Gerês-Xurés
Orientador
Mestrado em Marketing (Mestrado)
Universidade de Aveiro Instituto Superior de Contabilidade e Administração, Portugal
2017 - 2018 Motivos e impedimentos para a compra de veiculos verdes e a influência da responsabilidade social das empresas
Orientador
Marketing (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2017 - 2018 O Comportamento dos Consumidores Millennials face ao Turismo de Aventura
Orientador
Marketing (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2017 - 2018 O marketing relacional nas clinicas veterinárias :Implementação tecnólogica
Orientador
Marketing (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2013 - 2014 O Impacto das ações promocionais na notoriedade da marca
Orientador
Marketing (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2013 - 2014 Perfil e Comportamento do Consumidor verde no Contexto de Crise Económica
Orientador
Marketing (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2012 - 2013 Abordagem Holística no Marketing Relacional em Marcas de Luxo
Orientador
Marketing (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2011 - 2012 Utilização das redes sociais na gestão do relacionamento com o cliente
Coorientador
Mestrado em Marketing (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
1999 - 2006 Orientadora de aproximadamente 20 Trabalhos de Fim de Curso de estudantes da Licenciatura Bietápica de Contabilidade e Administração - Ramo de Administração de Empresas (licenciatura pré-Bolonha)
Orientador
Universidade de Aveiro Instituto Superior de Contabilidade e Administração, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2022/06 - 2022/06 Congresso Fair Food Talks (2022/06 - 2022/06)
Congresso (Coorganizador)
2021/06 - 2021/06 Palestra sobre “Construção da Rede de Ensino Profissional no Distrito de Aveiro" (2021/06 - 2021/06)
Seminário (Coorganizador)
2020 - 2020 Webinar 1 "Transição para o mercado de trabalho" (2020 - 2020)
Seminário (Coorganizador)
2020 - 2020 Webinar 2 "Transição para o Ensino Superior" (2020 - 2020)
Seminário (Coorganizador)
2020 - 2020 Webinar 3 do projeto +PRO "Estágios Curriculares” (2020 - 2020)
Seminário (Coorganizador)
2019 - 2019 TalkingTur – O impacto do marketing digital no Turismo (2019 - 2019)
2018 - 2018 Criatividade, Inovação e Sensação – Eventos e Influencers no Turismo (2018 - 2018)
Seminário (Coorganizador)
2017 - 2017 Criatividade, Inovação e Sensação – Novas Experiências no Turismo (2017 - 2017)
Seminário (Coorganizador)
2014 - 2014 Atualiza-te 2014 (2014 - 2014)
Conferência (Coorganizador)
2012 - 2012 Redes Sociais: uma oportunidade para as pequenas e médias empresas (2012 - 2012)
Conferência (Coorganizador)
2011 - 2011 Animação Turística: As Novas Tendências do Mercado (2011 - 2011)
Seminário (Coorganizador)

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2025/01 Consumer Motivations Towards Second-hand Clothing: A Case Study in Portugal
Arguente
Cláudia Pereira Simões (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu, Portugal
2024 Estratégias de inovação no Food4Sustainability
Arguente
Thaís Velasco Brum Duarte (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu, Portugal
2023 Os fatores críticos de sucesso para uma empresa internacionalizada
Arguente principal
Gabriel Filipe Oliveira dos Santos (Mestrado)
2022 The Motivations of Chinese Luxury Car Consumers
Arguente
Zhang Yi (Doutoramento)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2022 Relatório de Estágio na Associação Integralar (PortugalFoods)
Arguente principal
Inês Maria Lima Fernandes Candeias Gomes (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2022 Eco-efficient kids. Um estudo transcultural exploratório de hábitos de consumidor sustentáveis
Arguente principal
Catherine Elizabeth Mcteigue (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2021 Intenção de Compra de Cosméticos Skincare à base de Canábis
Arguente principal
Najla Gonzaga Ribeiro (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2021 Estudo à Intenção de uso do consumidor a Sistemas de Pagamento Móvel Recorrendo a Near Field Communication
Arguente principal
de David Francisco Ferreira de Oliveira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2019 Marketing de Feiras – como rentabilizar o seu investimento
Arguente principal
Márcia Cristina dos Santos Viegas de Sousa (Outro)

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2022/01 - Atual CICIC - Conferência Ibero-Americana de Complejidad, Informática y Cibernétic
2022 - Atual International Conference of Applied Business and Management
2021 - Atual Liberec Economic Forum
2019 - Atual International Conference on Innovation and Entrepreneurship in Marketing and Consumer Behaviour
2018/01 - Atual International Conference on Marketing and Technologies
2018/01 - Atual Tourism & Management Studies International Conference
2018 - Atual International Multi-Conference on Complexity, Informatics, and Cybernetics
2017 - Atual International Forum on Management
2013/04 - Atual Congresso Internacional de Administração
2013 - Atual International Conference on Marketing and Consumer Behaviour
2014 - 2015 International Conference on Innovation and Entrepreneurship in Marketing and Consumer Behaviour

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2023 - Atual International Journal of Marketing, Innovation and Strategy
2022 - Atual International Journal of Business Innovation
2020 - Atual Anatolia
2018 - Atual Journal of Retailing and Consumer Services
2013 - Atual Diversos livros editados pela IGI

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2021 - Atual Metodologia de Investigação para Ciências Sociais | Mestrado em Marketing Universidade de Aveiro Instituto Superior de Contabilidade e Administração, Portugal
2020 - Atual Planeamento de Marketing e de Negócios | Licenciatura em Marketing Universidade de Aveiro Instituto Superior de Contabilidade e Administração, Portugal
2019 - Atual Gestão Estratégica da Marca | Mestrado em Marketing; Mestrado em Marketing e Comunicação Digital; Mestrado em Competitividade e Desenvolvimento de Novos Negócios Universidade de Aveiro Instituto Superior de Contabilidade e Administração, Portugal
2013 - Atual Projeto Profissional | Licenciatura em Marketing Universidade de Aveiro Instituto Superior de Contabilidade e Administração, Portugal
2020 - 2021 Fundamentos de Marketing | CTeSP em Gestão de Vendas e Marketing Universidade de Aveiro Instituto Superior de Contabilidade e Administração, Portugal
2019 - 2021 Estágio | CTeSP em Gestão de Vendas e Marketing Universidade de Aveiro Instituto Superior de Contabilidade e Administração, Portugal
2018 - 2020 Comércio e Negócios Internacionais | CTeSP em Gestão de Vendas e Marketing Universidade de Aveiro Instituto Superior de Contabilidade e Administração, Portugal
2017 - 2019 Marketing e Promoção Turística | CTeSP em Gestão Aplicada ao Desenvolvimento de Produtos Turísticos Universidade de Aveiro Instituto Superior de Contabilidade e Administração, Portugal
2015 - 2019 Plano Operacional de Marketing | Licenciatura em Marketing Universidade de Aveiro Instituto Superior de Contabilidade e Administração, Portugal
2016 - 2017 Marketing e Produtos Financeiros | CTeSP em Banca e Seguros Universidade de Aveiro Instituto Superior de Contabilidade e Administração, Portugal
2015 - 2016 Metodologias de Investigação | Mestrado em Marketing Universidade de Aveiro Instituto Superior de Contabilidade e Administração, Portugal
2006 - 2016 Gestão das Organizações | Licenciatura em Marketing Universidade de Aveiro Instituto Superior de Contabilidade e Administração, Portugal
2010 - 2014 Formação em Contexto de Trabalho | CET em Técnicas de Gestão de Turismo Universidade de Aveiro Instituto Superior de Contabilidade e Administração, Portugal
2006 - 2014 Gestão das Organizações | Licenciatura em Contabilidade Universidade de Aveiro Instituto Superior de Contabilidade e Administração, Portugal
2006 - 2014 Gestão das Organizações | Licenciatura em Finanças Universidade de Aveiro Instituto Superior de Contabilidade e Administração, Portugal
2007 - 2013 Gestão do Preço | Licenciatura em Marketing Universidade de Aveiro Instituto Superior de Contabilidade e Administração, Portugal
2008 - 2011 Administração das Organizações | Licenciatura em Técnico Superior de Justiça Universidade de Aveiro Instituto Superior de Contabilidade e Administração, Portugal
2007 - 2007 Princípios de Marketing | Licenciatura em Marketing Universidade de Aveiro Instituto Superior de Contabilidade e Administração, Portugal
2003 - 2007 Controlo de Gestão | Licenciatura Bietápica em Contabilidade Universidade de Aveiro Instituto Superior de Contabilidade e Administração, Portugal
2005 - 2006 Comportamento Humano nas Organizações | CET de Organização e Planificação do Trabalho Universidade de Aveiro Escola Superior Aveiro Norte, Portugal
2005 - 2006 Comportamento Humano nas Organizações | CET de Desenvolvimento de Produtos Multimédia Universidade de Aveiro Escola Superior Aveiro Norte, Portugal
2004 - 2006 Comportamento Humano nas Organizações | CET de Implementação e Manutenção de Redes e Sistemas Informáticos Universidade de Aveiro Escola Superior Aveiro Norte, Portugal
2003 - 2006 Comportamento Organizacional | Licenciatura Bietápica em Contabilidade e Administração Pública Universidade de Aveiro Instituto Superior de Contabilidade e Administração, Portugal
2003 - 2006 Comportamento Organizacional | Bacharelato em Técnico Superior de Justiça Universidade de Aveiro Instituto Superior de Contabilidade e Administração, Portugal
2001 - 2006 Direção de Empresas | Licenciatura Bietápica em Contabilidade Universidade de Aveiro Instituto Superior de Contabilidade e Administração, Portugal
2003 - 2004 Gestão Orçamental e Financeira | Licenciatura em Administração Pública Universidade de Aveiro, Portugal
2001 - 2004 Finanças Internacionais | Licenciatura Bietápica em Contabilidade Universidade de Aveiro Instituto Superior de Contabilidade e Administração, Portugal
2000 - 2003 Introdução à Gestão | Licenciatura Bietápica em Contabilidade Universidade de Aveiro Instituto Superior de Contabilidade e Administração, Portugal
1999 - 2002 Gestão Financeira I | Licenciatura Bietápica em Contabilidade Universidade de Aveiro Instituto Superior de Contabilidade e Administração, Portugal
1999 - 2000 Gestão da Produção | Licenciatura Bietápica em Contabilidade Universidade de Aveiro Instituto Superior de Contabilidade e Administração, Portugal
1999 - 2000 Direção de Empresas | Licenciatura Bietápica em Contabilidade Universidade de Aveiro Instituto Superior de Contabilidade e Administração, Portugal

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2020 - Atual Concurso para contratação de bolseiro Projeto +PRO. Edital publicado em 18/09/2020 (Referência: Edital nº 02/2020/BI/ISCA/+PRO).
2024/01 - 2024/02 Concurso para recrutamento de um lugar de Investigador Doutorado de nível inicial para o exercício de atividades de investigação científica na área científica de Gestão e áreas afins. Aberto por Aviso n.º 1721/2024 publicado no Diário da República n.º 16, 2.ª série, de 23-01-2024.
2023 - 2023 Concurso para contratação de bolseiro no âmbito do Aveiro Education and Social Alliance, financiado pela medida Impulso Adultos (RE-C06-i03) do Programa de Recuperação e Resiliência, coordenado pela Impulso UA (Referência: Edital nº 3/2023/BI/PRRImpulsoAdultos.
2020 - 2020 Concurso para contratação de bolseiro Projeto +PRO. Edital publicado em 09/03/2020 (Jornal Online; 06/03/2020 (Eracareers)
2020 - 2020 Concurso para contratação de bolseiro Projeto +PRO. Edital publicado em 07/06/2020 (Referência: Edital nº 01/2020/BI/ISCA/+PRO)
2019 - 2019 Concurso para contratação de bolseiro Projeto +PRO. Edital publicado em Publicado em 25/06/2019
2019 - 2019 Concurso para contratação de bolseiro Projeto +PRO. Edital publicado em Publicado em 13/05/2019.

Tutoria

Tópico Nome do aluno
2012 - 2017 Tutora no âmbito do Programa de Tutoria da Universidade de Aveiro Diversos alunos
Distinções

Prémio

2020 Best Paper Award | XI Postgraduate Conference on Management, Hospitality & Tourism
2015 Best Paper Award | International Conference on Innovation and Entrepreneurship in Marketing and Consumer Behaviour

Outra distinção

2023 Selo Boas Práticas Pedagógicas | UC Gestão Estratégica da Marca
Universidade de Aveiro, Portugal
2022 Selo Boas Práticas Pedagógicas | UC Planeamento de Marketing e de Negócios
Universidade de Aveiro, Portugal
2022 Selo Boas Práticas Pedagógicas | UC Gestão Estratégica da Marca
2021 Selo Boas Práticas Pedagógicas | Metodologia de Investigação para as Ciências Sociais
Universidade de Aveiro, Portugal
2021 Selo Boas Práticas Pedagógicas | UC Planeamento de Marketing e de Negócios
Universidade de Aveiro, Portugal
2020 Selo Boas Práticas Pedagógicas | UC Fundamentos de Marketing
Universidade de Aveiro, Portugal