???global.info.a_carregar???
Teresa Ribeirinha holds a PhD in Educational Sciences from the University of Minho (2023). She also holds a Master’s degree in Science, Technology and Food Safety (2010) and a Bachelor's degree in Chemistry (2004), both from the Faculty of Sciences of the University of Porto. She is currently an Invited Adjunct Professor at the School of Education of the Santarém Polytechnic University. Her research interests focus on technology-enhanced learning, blended learning, e-learning, ICT in education, and STE(A)M education.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Teresa Ribeirinha

Nomes de citação

  • Ribeirinha, Teresa

Identificadores de autor

Ciência ID
E71C-28EF-9505
ORCID iD
0000-0002-5678-3476

Endereços de correio eletrónico

  • teresa.ribeirinha@ese.ipsantarem.pt (Profissional)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B2) Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2)
Formação
Grau Classificação
2023/11/22
Concluído
[training]Planificação das Unidades Curriculares em EaD [EaD Course Planning] (Outros)
EDUdigital Portugal , Portugal
2023/09/29
Concluído
[training] Moodle Básico [Basic Moodle] (Outros)
EDUdigital Portugal , Portugal
Com aproveitamento
2023/07/10
Concluído
[training] Ambientação ao Ensino a Distância [Introduction to Distance Learning] (Outros)
EDUdigital Portugal , Portugal
2023/07/10
Concluído
[training] Docência no Ensino a Distância[Teaching in Distance Education] (Outros)
EDUdigital Portugal , Portugal
2018/10 - 2023/01/17
Concluído
Ciências da educação [education sciences] (Doutoramento)
Especialização em Tecnologia educativa [educational technology]
Universidade do Minho, Portugal
"Tecnologias digitais e práticas flexíveis do currículo: um estudo de Investigação-Ação sobre a aplicação do modelo Flipped Classroom na aprendizagem dos alunos do ensino secundário" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom [Very Good]
2022/03/29 - 2022/04/26
Concluído
[training] Modelos de Equações Estruturais: Desenvolvimento e Avaliação com o R- Lavaan/Jamovi [Structural Equation Models: Development and Evaluation with R-Lavaan/Jamovi] (Outros)
Programa de Doutoramento TEL:SC (Technology-enhanced Learning and Societal Challenges, Portugal
2021/06/14 - 2021/06/14
Concluído
[workshop]Emotional Intelligence, (Outros)
Doctoral College UMinho, University of Minho, Portugal
2020/10/18 - 2020/10/18
Concluído
[training]Avaliação ética de projetos de investigação em Educação: Normas e procedimentos [Ethical evaluation of research projects in Education: Standards and procedures] (Outros)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
2020/01/20 - 2020/01/20
Concluído
[training] INTEGRAÇÃO CURRÍCULO E TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: WEB CURRÍCULO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES[CURRICULUM INTEGRATION AND INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGY: WEB CURRICULUM AND TEACHER TRAINING] (Outros)
Programa de Doutoramento TEL:SC (Technology-enhanced Learning and Societal Challenges, Portugal
2019/09/20 - 2019/09/21
Concluído
[training] Currículo, Inovação e Flexibilização [Curriculum, Innovation and Flexibility] (Outros)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
2018/12/07 - 2018/12/07
Concluído
[training] Da escrita à publicação de artigos científicos: estratégias para o sucesso [From writing to publishing scientific articles: strategies for success] (Outros)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
2018/11/30 - 2018/11/30
Concluído
[training] Mendeley: Gestor de referências bibliográficas [Mendeley: Bibliographic reference manager] (Outros)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
2018/11/23 - 2018/11/23
Concluído
[training]Fontes e Pesquisa de Informação Científica Online [Online Scientific Information Sources and Search] (Outros)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
2018/04/16 - 2018/06/18
Concluído
[training]Flexibilização e Integração curricular [Curriculum flexibility and integration] (Outros)
Centro de Formação Júlio Resende , Portugal
Excelente
2018/04/14 - 2018/05/12
Concluído
[training] Atividades laboratoriais do novo programa de 10º ano de Física [Laboratory activities of the new 10th year Physics program] (Outros)
Centro de Formação Júlio Resende , Portugal
Excelente
2018/03/20 - 2018/03/20
Concluído
(training]Desafio da Educação: Refletir e Partilhar para Inovar [Educational Challenge: Reflect and Share to Innovate] (Outros)
Centro de Formação Júlio Resende , Portugal
2017/01/02 - 2017/04/17
Concluído
[training] Tutorias Autorregulatórias [Self-regulatory tutoring] (Outros)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
Excelente
2016/04/20 - 2016/06/20
Concluído
[training]Biblioteca escolar: partilhar de saberes, melhorar a qualidade [School library: sharing knowledge, improving quality] (Outros)
Centro de formação de Associação de Escolas de Amarante e Baião , Portugal
Excelente
2015/07/11 - 2015/12/19
Concluído
[training]Gestão da (in)disciplina na sala de aula [Management of (in)discipline in the classroom] (Outros)
Centro de Formação do SIPE, Portugal
Excelente
2015/01/16 - 2015/05/23
Concluído
[training]Poluição luminosa - eficiência energética e preservação do ambiente [Light pollution - energy efficiency and environmental preservation] (Outros)
NUCLIO Núcleo Interactivo de Astronomia, Portugal
Excelente
2012/11/21 - 2012/11/27
Concluído
[training]Programa Regional de Educação Sexual em Saúde Escolar [Regional Sexual Education Program in School Health] (Outros)
Escola Básica de Paços de Ferreira, Portugal
2008/10/07 - 2010/07/22
Concluído
Mestrado em Tecnologia, Ciência e Segurança Alimentar [Technology, Science and Food Safety]] (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
"Suplementação da dieta dos coelhos com folhas de oliveira" (TESE/DISSERTAÇÃO)
16
1998/09/24 - 2004/05/26
Concluído
Química [Chemistry] (Licenciatura)
Especialização em Ramo Educacional
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
15
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/04/01 - 2025/03/31 Pós-doutorado (Investigação) Centro de Investigação em Qualidade de Vida, Portugal
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/09/15 - Atual Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2005/09/01 - 2020/08/31 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2019/10/01 - 2023/01/17 Bolsa de investigação doutoral [Doctoral Scholarship] Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2013/01/15 - 2013/04/16 Formador [trainer] ELUS Formação, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2024/09/24 - Atual STEAM Outdoor - Education Without Borders
UIDB/04748/2020
Investigador
Centro de Investigação em Qualidade de Vida, Portugal
2023/04/23 - 2024/04/24 Educação STEAM outdoor [Outdoor STEAM Education]
CIEQV UIDB/04748/2020
Investigador
Centro de Investigação em Qualidade de Vida, Portugal
2019/10 - 2023/01/17 Digital Technologies and Flexible Curriculum Practices: an Action Research study on the application of the Flipped Classroom model in secondary school student learning
PD/BD/150424/2019
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Produções

Publicações

Artigo em boletim informativo
  1. Ribeirinha, Teresa. "Evaluation of the Flipped Classroom Model in a fully online context through the lens of the Triple E framework", Newsletter LQRC-CIEQV, 2024, https://www.cieqv.pt/wp-content/uploads/2024/03/38-cieqv-newsletter-feb24.pdf.
  2. Correia, Marisa; Ribeirinha, Teresa. "Outdoor Steam Education Project", Newsletter LQRC-CIEQV, 2023, https://www.cieqv.pt/wp-content/uploads/2023/12/35-cieqv-newsletter-oct23v2.pdf.
Artigo em conferência
  1. Teresa Ribeirinha; Marisa Correia. "IMPROVING PRE-SERVICE TEACHERS' SCIENCE SELF-EFFICACY THROUGH THE FLIPPED CLASSROOM MODEL". 2024.
    10.21125/edulearn.2024.1727
  2. Marisa Correia; Teresa Ribeirinha; David Beirante; António Portelada; Clara Martins; Sónia Galinha. "TEACHERS' PERSPECTIVES REGARDING OUTDOOR STEAM EDUCATION: AN EXPLORATORY STUDY". 2024.
    10.21125/edulearn.2024.1753
  3. Ribeirinha, Teresa; Baptista, Mónica; Correia, Marisa. Autor correspondente: Ribeirinha, Teresa. "O impacto das atividades integradas STEM no interesse dos alunos do ensino secundário pelas áreas STEM [The impact of integrated STEM activities on secondary students' interest in STEM subjects]". Trabalho apresentado em Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação – Challenges 2024, Braga, 2024.
    Publicado
  4. Ribeirinha, Teresa; Correia, Marisa; Baptista, Mónica. "STEM Career Aspirations Among Portuguese Secondary School Students". Trabalho apresentado em XXV Simpósio Internacional de Informática Educativa, Setúbal, 2023.
    Publicado
  5. Ribeirinha, Teresa; Correia, Marisa. "Perceções dos educadores e professores sobre a educação STEAM outdoor: um estudo exploratório [Educators' and teachers' perceptions of outdoor STEAM education: an exploratory study]". Trabalho apresentado em XVII Congreso Internacional Gallego-Portugués de Psicopedagogía, Corunha, 2023.
  6. Ribeirinha, Teresa; Bento Silva. "Impacto do modelo Flipped Classroom nas aprendizagens de Química: uma revisão sistemática da literatura [Impact of the Flipped Classroom model on Chemistry learning: a systematic review of the literature]". Trabalho apresentado em XVI Congreso Internacional Gallego-Portugués de Psicopedagogía, Corunha, 2021.
    Publicado
  7. Ribeirinha, Teresa; Bento Silva. "A permanente ligação do homem desligado: uma narrativa visual sobre a dependência tecnológica da sociedade atual [Permanent connection of the disconnected man: a visual narrative about the technological dependence of today's society]". Trabalho apresentado em XVI Congreso Internacional Gallego-Portugués de Psicopedagogía, Corunha, 2021.
    Publicado
  8. Ribeirinha, Teresa; Bento Silva. "Tecnologias Digitais e Práticas Flexíveis do Currículo: aplicação da metodologia sala de aula invertida na aprendizagem dos alunos[Digital technologies and flexible curriculum practices: applying the flipped classroom model to student learning]". Trabalho apresentado em VI Seminário Web Currículo: Educação e Humanismo, São Paulo, 2019.
    Publicado
  9. Ribeirinha, Teresa; Bento Silva. "A sala de aula invertida em contexto educativo: análise de conteúdo dos textos publicados nas atas da conferência Challenges e do congresso tic-EDUCA (2012-2018)[The flipped classroom in an educational context: content analysis of texts published in the proceedings of the Challenges conference and the tic-EDUCA conference (2012-2018)]". Trabalho apresentado em VI Seminário Web Currículo: Educação e Humanismo, São Paulo, 2019.
    Publicado
  10. Ribeirinha, Teresa; Bento Duarte da Silva. Autor correspondente: Ribeirinha, Teresa. "Sala de Aula Invertida e Práticas Flexíveis do Currículo: uma reflexão sobre possíveis articulações [Flipped Classroom and Flexible Practices of the Curriculum: a reflection on possible connections]". Trabalho apresentado em XV Congreso Internacional Gallego-Portugués de Psicopedagogía, Corunha, 2019.
    Publicado
  11. Ribeirinha, Teresa; Bento Duarte da Silva. "A Sala de Aula invertida em contexto educativo: análise dos textos das atas dos dois principais congressos em TIC na Educação realizados em Portugal [Flipped Classroom in an educational context: analysis of the minutes content from the two main ICT in Education congresses held in Portugal]". Trabalho apresentado em XV Congreso Internacional Gallego-Portugués de Psicopedagogía, Corunha, 2019.
    Publicado
Artigo em jornal
  1. Ribeirinha, Teresa. "Nenhum ser humano é uma ilha [No man is an island]", Jornal Potiguar Notícias, 2020, https://www.potiguarnoticias.com.br/noticias/45819/entrevista-com-teresa-ribeirinha-nenhum-ser-humano-e-uma-ilha..
Artigo em revista
  1. Ribeirinha, Teresa; Correia, Marisa. "Enhancing pre-service teachers’ science teaching efficacy beliefs and attitudes toward science using the flipped classroom model". Frontiers in Education 10 (2025): https://doi.org/10.3389/feduc.2025.1512320.
    10.3389/feduc.2025.1512320
  2. Ribeirinha, Teresa; Baptista, Mónica; Correia, Marisa. "The Impact of STEM Activities on the Interest and Aspirations in STEM Careers of 12th-Grade Portuguese Students in Science and Technology Curriculum". European Journal of STEM Education 9 1 (2025): 21. https://doi.org/10.20897/ejsteme/15830.
    Publicado • 10.20897/ejsteme/15830
  3. Correia, Marisa; Ribeirinha, Teresa. "Educação STEAM Outdoor: Perceções dos Docentes e Oportunidades de Formação". Revista Interacções 20 68 (2024): 1-26. https://doi.org/10.25755/int.36206.
    Publicado • 10.25755/int.36206
  4. Teresa Ribeirinha; Mónica Baptista; Marisa Correia. "Investigating the Impact of STEM Inquiry-Based Learning Activities on Secondary School Student’s STEM Career Interests: A Gender-Based Analysis Using the Social Cognitive Career Framework". Education Sciences (2024): https://doi.org/10.3390/educsci14101037.
    10.3390/educsci14101037
  5. Ribeirinha, Teresa; Correia, Marisa; Silva, Bento. "Perceções dos estudantes do ensino secundário sobre o modelo flipped classroom em contexto online [Secondary school students' perceptions of the online flipped classroom model in an online context]". Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación 11 1 (2024): http://dx.doi.org/10.17979/reipe.2024.11.1.10024.
    10.17979/reipe.2024.11.1.10024
  6. Ribeirinha, Teresa; Baptista, Mónica; Correia, Marisa. "Explorando o interesse de alunos portugueses do 12.º ano do curso de Ciências e Tecnologia pelas áreas STEM [Exploring the interest of Portuguese 12th grade science and technology students in STEM areas]". Medi@ções 12 1 (2024): 137-150.
    Publicado • 10.60546/mo.v12i1.413
  7. Correia, Marisa; Ribeirinha, Teresa; Beirante, David; Santos, Raquel; Ramos, Liliana; Dias, Isabel Simões; Luís, Helena; et al. "Outdoor STEAM Education: Opportunities and Challenges". Education Sciences 14 7 (2024): 688. http://dx.doi.org/10.3390/educsci14070688.
    10.3390/educsci14070688
  8. Ribeirinha, Teresa; Silva, Bento. "O envolvimento do aluno no modelo Flipped Classroom implementado na aprendizagem online [Student engagement in the Flipped Classroom model implemented in online learning]". RELATEC 23 1 (2024): 43-59. https://doi.org/10.17398/1695-288X.23.1.43.
    Publicado • https://doi.org/10.17398/1695-288X.23.1.43
  9. Ribeirinha, Teresa; Silva, Bento. "O ambiente de aprendizagem e desempenho acadêmico do aluno no modelo e-flipped Classroom [The learning environment and student academic performance in the e-flipped Classroom Model]". Revista EDaPECI 23 2 (2023): 61-74. http://dx.doi.org/10.29276/redapeci.2023.23.218190.61-74.
    10.29276/redapeci.2023.23.218190.61-74
  10. Ribeirinha, Teresa; Silva, Bento. Autor correspondente: Ribeirinha, Teresa. "(Re)desenhando o modelo Flipped Classroom no contexto online: um estudo de investigação-ação nos dois anos da Pandemia COVID-19 [(Re)designing the Flipped Classroom model in the online context: a 2-years action-research study during the COVID-19 Pandemic]". Revista COCAR 17 (2023): 1-21. https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/7370.
    Publicado
  11. Ribeirinha, Teresa; Silva, Bento. Autor correspondente: Ribeirinha, Teresa. "A digitalização da educação através do modelo Flipped Classroom [The digitalisation of education through the Flipped classroom model]". EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO & TECNOLOGIAS 11 1 (2023): 85-93. https://doi.org/10.5281/zenodo.8172404.
    Acesso aberto • https://doi.org/10.5281/zenodo.8172404
  12. Ribeirinha, Teresa; Alves, Regina; Silva, Bento. "ANÁLISE COMPARATIVA DO MODELO SALA DE AULA INVERTIDA NO CONTEXTO PRESENCIAL E ON-LINE [COMPARATIVE ANALYSIS OF THE FLIPPED CLASSROOM MODEL IN THE FACE-TO-FACE AND ONLINE CONTEXT]". Revista Conhecimento Online 2 (2022): 21-48. http://dx.doi.org/10.25112/rco.v2.3004.
    Publicado • 10.25112/rco.v2.3004
  13. Ribeirinha, Teresa; Silva, Bento; RIBEIRINHA, PAULO; Alves, Regina. "O envolvimento cognitivo e o desempenho acadêmico do aluno do ensino secundário no modelo Flipped Classroom na educação a distância [Cognitive engagement and academic performance of secondary school students on the Flipped Classroom model in distance education]". Texto Livre (2022): https://doi.org/10.35699/1983-3652.2022.37789.
    10.35699/1983-3652.2022.37789
  14. Ribeirinha, Teresa; Alves, Regina; Silva, Bento. "Impacto do modelo Flipped Classroom na experiência de aprendizagem dos alunos em contexto online [Impact of the Flipped Classroom model on the learning experience of students in an online context]". Pixel-Bit, Revista de Medios y Educación (2022): https://doi.org/10.12795/pixelbit.93519.
    10.12795/pixelbit.93519
  15. Ribeirinha, Teresa; Silva, Bento. "A convivência entre a aprendizagem online e presencial no processo de formação dos alunos: Um estudo de investigação-ação sobre a operacionalização da Sala de aula invertida no ensino secundário português [The coexistence between online and face-to-face learning in the students' training process: An action-research study on the operationalization of the FCM in Portuguese secondary education]". Revista Portuguesa de Educação (2021): https://doi.org/10.21814/rpe.21345.
    10.21814/rpe.21345
  16. Ribeirinha, Teresa; Silva, Bento. "The flipped classroom model potential in online learning: an assessment focused on pedagogical interactions". PUBLICACIONES 51 3 (2021): 295-345. https://doi.org/10.30827/publicaciones.v51i3.18076.
    10.30827/publicaciones.v51i3.18076
  17. Silva, Bento; Ribeirinha, Teresa. "Cinco lições para a educação escolar no pós-Covid-19 [FIVE LESSONS FOR SCHOOL EDUCATION AT POST COVID-19]". Educação (2020): https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v10n1p194-210.
    https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v10n1p194-210
  18. Ribeirinha, Teresa; Silva, Bento. "AVALIANDO A EFICÁCIA DA COMPONENTE ONLINE DA SALA DE AULA INVERTIDA: UM ESTUDO DE INVESTIGAÇÃO-AÇÃO[EVALUATING THE EFFECTIVENESS OF THE FLIPPED CLASSROOM ONLINE COMPONENT: AN ACTION RESEARCH STUDY]". Revista e-Curriculum 18 2 (2020): 568-589. https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i2p568-589.
    10.23925/1809-3876.2020v18i2p568-589
  19. Paiva-Martins, Fátima; Ribeirinha, Teresa; Aníbal Silva; Rita Gonçalves; Vítor Pinheiro; José L. Mourão; Divanildo Outor-Monteiro. "Effects of the dietary incorporation of olive leaves on growth performance, digestibility, blood parameters and meat quality of growing pigs". Journal of the science of food and agriculture, 94 14 (2014): 3023-3029. https://doi.org/10.1002/jsfa.6650.
    https://doi.org/10.1002/jsfa.6650
Poster em conferência
  1. Gomes, A; Pereira, C; Coelho, M; Vaz, P; Martins, M. C.; Ribeirinha, Teresa. "Como volto para casa? Um Escape Room Educativo para alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico [How do I get home? An Educational Escape Room for 1st Cycle of Basic Education students]". Trabalho apresentado em Encontro Internacional de Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências 2024, 2024.
  2. Fernandes, L; Rodrigues, A.; Jalba, A.; Lameiras I.; Martins, M.C.; Ribeirinha, Teresa. "Escape Room educativo para alunos do 1.º Ciclo [Educational Escape Room for 1st Cycle students]". Trabalho apresentado em Encontro Internacional de Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências 2024, 2024.
  3. Correia, Marisa; Ribeirinha, Teresa. "Projeto Educação STEAM outdoor: um estudo exploratório sobre as perceções dos educadores e professores [Outdoor Steam Education Project: An exploratory study of educators' and teachers' perceptions]". Trabalho apresentado em Na Conferência IMPACT SCIENCE 23, que decorreu no Instituto Politécnico de Santarém., 2023.
  4. Ribeirinha, Teresa; Bento Silva. "O envolvimento do aluno no modelo Flipped Classroom em contexto online [Student engagement in the Flipped Classroom model in an online context]". Trabalho apresentado em Encontro Ciência 2022-Encontro com a Ciência e tecnologia em Portugal, 2022.
  5. Ribeirinha, Teresa; Bento Silva. "Análise comparativa do modelo Sala de Aula Invertida no contexto presencial e online [Comparative analysis of the flipped classroom model in face-to-face and online contexts]". Trabalho apresentado em Encontro Ciência 2021-Encontro com a Ciência e tecnologia em Portugal, 2021.
Resumo em conferência
  1. Correia, M; Ribeirinha, Teresa; et al.. "Training and practicing STEAM outdoor activities: Teachers’ perceptions". Trabalho apresentado em III International Congress- CIEQV, Setúbal, 2025.
    Publicado • https://doi.org/10.60546/3erx-7x68
  2. Ribeirinha,T; Correia, M. "The Impact of the flipped classroom model on pre-service teachers' science self-efficacy". Trabalho apresentado em III International Congress- CIEQV, Setúbal, 2025.
    Publicado • https://doi.org/10.60546/3erx-7x68
  3. Correia, Marisa; Ribeirinha, Teresa; Ana Arrais; Paz-Beirante, David; David Catela; Helena Moreno Luís; Isabel Dias; et al. "Projeto educação STEAM outdoor: Um estudo exploratório sobre as percepções dos educadores e professores[Outdoor Steam Education Project: An exploratory study of educators' and teachers' perceptions]". Trabalho apresentado em IMPACT SCIENCE 23, 2023.
    Publicado • https://doi.org/10.25746/ruiips.v11.i3.32025
  4. Ribeirinha, Teresa; Bento Duarte da Silva. Autor correspondente: Ribeirinha, Teresa. "APLICAÇÃO DO MODELO FLIPPED CLASSROOM NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DO ENSINO SECUNDÁRIO EM CONTEXTO ONLINE: UM ESTUDO DE INVESTIGAÇÃO-AÇÃO [APPLYING THE FLIPPED CLASSROOM MODEL TO SECONDARY STUDENTS' LEARNING IN AN ONLINE CONTEXT: AN ACTION RESEARCH STUDY]". Trabalho apresentado em Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação, Porto, 2023.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. "Tecnologias Digitais e Práticas Flexíveis do Currículo: um estudo de Investigação-Ação sobre a aplicação do modelo Flipped Classroom na aprendizagem dos alunos do ensino secundário[Digital Technologies and Flexible Curriculum Practices: an Action Research study on the application of the Flipped Classroom model in secondary school student learning]". Doutoramento, Universidade do Minho, 2023. https://hdl.handle.net/1822/83252.
  2. "Suplementação da dieta dos coelhos com folhas de oliveira [Supplementing the diet of rabbits with olive leaves]". Mestrado, Universidade do Porto Faculdade de Ciências, 2010.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2024/07/03 TEACHERS' PERSPECTIVES REGARDING OUTDOOR STEAM EDUCATION: AN EXPLORATORY STUDY 16th International Conference on Education and New Learning Technologies
Palma (Palma, Espanha)
2024/07/02 Improving Pre-service Teachers’ science self-efficacy through the Flipped Classroom Model 16th International Conference on Education and New Learning Technologies
Palma (Palma, Espanha)
2024/06/11 Tecnologias Digitais e Práticas Flexíveis do Currículo: um estudo de Investigação-Ação sobre a aplicação do modelo Flipped Classroom na aprendizagem dos alunos do ensino secundário 2ª edição das Jornadas Doutorais em Ciências da Educação - Painel 1: Investigação recente em Ciências da Educação
Instituto de Educação da Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2024/05/09 O impacto das atividades integradas STEM no interesse dos alunos do ensino secundário pelas áreas STEM. [The impact of integrated STEM activities on secondary students' interest in STEM subjects] Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação – Challenges 2024
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2024/03/16 Estudo exploratório sobre as perspectivas dos educadores e professores acerca da Educação STEAM outdoor [Exploratory study on the perspectives of educators and teachers regarding outdoor STEAM Education] Encontro Internacional de Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências 2024
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém
2023/09/01 PERCEÇÕES DOS EDUCADORES E PROFESSORES SOBRE A EDUCAÇÃO STEAM OUTDOOR: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO [Educators' and teachers' perceptions of outdoor STEAM education: an exploratory study] XVII Congreso Internacional Gallego-Portugués de Psicopedagogía
(Corunha, Espanha)
2023/06/03 Impacto da Educação STEM outdoor no processo de aprendizagem dos alunos do ensino básico: uma investigação sobre a prática [The impact of outdoor STEM education on the learning process of primary school children: a field study] II Conferência Nacional Educação STEM
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa)
2023/02/03 APLICAÇÃO DO MODELO FLIPPED CLASSROOM NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DO ENSINO SECUNDÁRIO EM CONTEXTO ONLINE: UM ESTUDO DE INVESTIGAÇÃO-AÇÃO [APPLYING THE FLIPPED CLASSROOM MODEL TO SECONDARY STUDENTS' LEARNING IN AN ONLINE CONTEXT: AN ACTION RESEARCH STUDY]] Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação
Escola Superior de Educação do Instituto politécnico do Porto / Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2021/09/03 Impacto do modelo Flipped Classroom nas aprendizagens de Química: uma revisão sistemática da literatura. [Impact of the Flipped Classroom model on Chemistry learning: a systematic review of the literature] XVI Congreso Internacional Gallego-Portugués de Psicopedagogía
Universidade do Minho (Braga, Espanha)
2021/09/03 A permanente ligação do homem desligado: uma narrativa visual sobre a dependência tecnológica da sociedade atual [Permanent connection of the disconnected man: a visual narrative about the technological dependence of today's society] XVI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2019/11/05 A sala de aula invertida em contexto educativo: análise de conteúdo dos textos publicados nas atas da conferência Challenges e do congresso tic-EDUCA (2012-2018) [The flipped classroom in an educational context: content analysis of texts published in the proceedings of the Challenges conference and the tic-EDUCA conference (2012-2018)] VI Seminário Web Currículo: Educação e Humanismo
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (São Paulo, Brasil)
2019/11/04 Tecnologias Digitais e Práticas Flexíveis do Currículo: aplicação da metodologia sala de aula invertida na aprendizagem dos alunos [Digital technologies and flexible curriculum practices: applying the flipped classroom model to student learning] VI Seminário Web Currículo: Educação e Humanismo
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (São Paulo, Brasil)
2019/09/05 A Sala de Aula invertida em contexto educativo: análise dos textos das atas dos dois principais congressos em TIC na Educação realizados em Portugal. [Flipped Classroom in an educational context: analysis of the minutes content from the two main ICT in Education congresses held in Portugal] XV Congreso Internacional Gallego-Portugués de Psicopedagogía
Universidade da Corunha (Corunha)
2019/09/05 Sala de Aula Invertida e Práticas Flexíveis do Currículo: uma reflexão sobre possíveis articulações [Flipped Classroom and Flexible Practices of the Curriculum: a reflection on possible connections] XV Congreso Internacional Gallego-Portugués de Psicopedagogía
Universidade da Corunha (Corunha, Espanha)

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2023/12/01 - 2024/03/16 Member of the Organising Committee - Encontro Internacional de Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências 2024 (2024/03/15 - 2024/03/16)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2023/07/18 - 2023/07/18 Workshop para docentes do IPCA, Barcelos (2023, 18 de julho) dedicado à partilha de práticas, exploração e promoção de estratégias tendo em vista a utilização da metodologia Sala de Aula Invertida. [Workshop for IPCA teachers, Barcelos (2023, July 18) dedicated to sharing practices, exploring and promoting strategies with a view to using the Flipped Classroom model] (2023/07/18 - 2023/07/18)
Oficina (workshop)
Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2024/05/16 - Atual Análise de dados quantitativos com o software Jamovi. [Analysing quantitative data with Jamovi.] Seminário que ocorreu no âmbito da UC Metodologias de Investigação do Mestrado em Administração Educacional. Escola Superior de Educação
Seminário
Seminário que ocorreu no âmbito da UC Metodologias de Investigação do Mestrado em Administração Educacional. Escola Superior de Educação
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2024/03/15 - Atual Moderação de sessão de pósteres [• Poster session moderation]
Encontro
Encontro Internacional de Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências 2024
Instituto Politécnico de Santarém, Portugal
2023/06/07 - Atual Análise de dados quantitativos com o software Jamovi. [Analysing quantitative data with Jamovi.] Seminário que ocorreu na UC Seminário De Orientação de Mestrado em Recursos Digitais em Educação.
Seminário
Seminário que ocorreu na UC Seminário De Orientação de Mestrado em Recursos Digitais em Educação.
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2023/09/25 - 2023/09/25 Palestrante na Aula Inaugural do Mestrado Profissional em Docência para Ciências, Tecnologias, Engenharia e Matemática da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul- Guaíba , intitulada "O envolvimento do aluno num ambiente de aprendizagem mediado pela tecnologia" [Lecturer at the inaugural class of the Professional Master's Degree in Teaching for Science, Technology, Engineering and Mathematics at the State University of Rio Grande do Sul - Guaíba, entitled "Student engagement in a learning environment mediated by technology"]
Seminário
Universidade Estadual do Rio Grande do Sul- Guaíba, Brasil
2023/08/30 - 2023/09/01 Moderação de mesas de comunicações da área temática Formação de Professores e Agentes Educativos, no XVII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia que decorrerá na Universidade da Corunha, Espanha. [Moderation of communication tables in the thematic area of training of teachers and educational agents, at the XVII Galician-Portuguese International Congress of Psychopedagogy, held at the University of A Coruña, Spain.]
Congresso
XVII Congreso Internacional Gallego-Portugués de Psicopedagogía
Fundacion Universidade da Coruña, Espanha
2023/08/30 - 2023/08/30 Palestrante no XVII congresso Galego-Português de Psicopedagogia no Painel "As TIC e o seu potencial de inovação na Educação" com a comunicação "Experiências de inovação pedagógica com a aplicação do modelo Flipped Classroom na aprendizagem dos alunos do ensino secundário". [Invited speaker at the XVII Congress Galego-Português de Psicopedagogia in the panel "ICT and its potential for innovation in education" with the presentation "Experiences of pedagogical innovation with the application of the FCM in the learning of secundary school students".
Congresso
XVII congresso Galego-Português de Psicopedagogia]
Fundacion Universidade da Coruña, Espanha
2022/10/04 - 2022/10/04 Palestrante no I Congresso Brasileiro de Educação. com o tema "O envolvimento do aluno no modelo Flipped Classroom em contexto online" em Mesa Redonda (online) sobre Pesquisas e experiências educativas com TIC na Educação. [Invited speaker at the I Congresso Brasileiro de Educação. with the theme "Student engagement in the flipped classroom model in an online context" at a round table (online) on research and pedagogical experiences with ICT in education. II Humanitas – I Congresso Brasileiro de Educação.
2021/09/01 - 2021/09/03 Integração do APOIO LOGÍSTICO NA COORDENAÇÃO DE MESAS ONLINE do XVI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia que decorreu na Universidade do Minho, Braga / Portugal [Integration of LOGISTIC SUPPORT IN THE COORDINATION OF THE ONLINE TABLES of the XVI Galician-Portuguese International Congress of Psychopedagogy, held at the University of Minho, Braga / Portugal.]
Universidade do Minho, Portugal
2021/09/01 - 2021/09/03 Moderação de mesas de comunicações (online): Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação no XVI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia que decorreu na Universidade do Minho, Braga / Portugal [Moderation of communication tables (online): Information and Communication Technologies in Education at the XVI Galician-Portuguese International Congress of Psychopedagogy held at the University of Minho, Braga / Portugal]
Congresso
XVI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
Universidade do Minho, Portugal
2020/10/28 - 2020/10/28 Palestrante (online) no Seminário Internacional que ocorreu na disciplina Currículo, tecnologia e pesquisa em tempos de isolamento social com a comunicação intitulada "Pesquisa em tempos de pandemia" [Invited speaker (online) at the International Seminar on Curriculum, Technology and Research in Times of Social Isolation, with the communication "Research in times of pandemic".]
Seminário
Seminário Internacional que ocorreu na disciplina “Currículo, tecnologia e pesquisa em tempos de isolamento social”
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2025/02/11 Contributos da abordagem STEAM no ensino e aprendizagem em crianças de Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico [Contributions of the STEAM approach to teaching and learning in pre-school and primary education]
Arguente
Beatriz Lopes (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2024/12/01 - 2025/02/28 III International Congress- CIEQV Instituto Politécnico de Setúbal
2024/03/15 - 2024/03/16 Encontro Internacional de Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências 2024 Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2023/07/01 - Atual Revista e-Curriculum (1809-3876)

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2024/02/20 - 2024/05/28 Temas de Ciências Físicas e Naturais_ Mestrado em Ensino 1º CEB E Matemática e Ciências Naturais do 2º CEB [Topics in Physical and Natural Sciences_ Master's Degree in Teaching Primary Education and Maths and Natural Sciences in the Middle School] (Mestrado integrado) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2024/02/13 - 2024/05/28 Conhecimento do Mundo_ Mestrado em Educação pré-escolar (1.º ano)[Knowledge of the World_ Master's Degree in Pre-school Education (1st year)] Mestrado (Mestrado integrado) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2023/09/21 - 2024/01/11 Ciências Físicas e Químicas _ Licenciatura em educação Básica (1.º ano) [Physical and Chemical Sciences_Degree in Basic Education (1st year)] Licenciatura em Educação Básica [Degree in Basic Education ] (Licenciatura) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
Distinções

Prémio

2023 Prémio William James de inovação psicopedagógica concedido a 1 de setembro de 2023 no Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia[William James Prize for psychopedagogical innovation awarded on September 1, 2023 ]
Asociación Científica Internacional de Psicopedagogía, Espanha