Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Teresa Ribeirinha
Nomes de citação
- Ribeirinha, Teresa
Identificadores de autor
- Ciência ID
- E71C-28EF-9505
- ORCID iD
- 0000-0002-5678-3476
Endereços de correio eletrónico
- teresa.ribeirinha@ese.ipsantarem.pt (Profissional)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Inglês | Utilizador elementar (A2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador elementar (A2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2023/11/22
Concluído
|
[training]Planificação das Unidades Curriculares em EaD [EaD Course Planning] (Outros)
EDUdigital Portugal , Portugal
|
|
2023/09/29
Concluído
|
[training] Moodle Básico [Basic Moodle] (Outros)
EDUdigital Portugal , Portugal
|
Com aproveitamento |
2023/07/10
Concluído
|
[training] Ambientação ao Ensino a Distância [Introduction to Distance Learning] (Outros)
EDUdigital Portugal , Portugal
|
|
2023/07/10
Concluído
|
[training] Docência no Ensino a Distância[Teaching in Distance Education] (Outros)
EDUdigital Portugal , Portugal
|
|
2018/10 - 2023/01/17
Concluído
|
Ciências da educação [education sciences] (Doutoramento)
Especialização em Tecnologia educativa [educational technology]
Universidade do Minho, Portugal
"Tecnologias digitais e práticas flexíveis do currículo: um estudo de Investigação-Ação sobre a aplicação do modelo Flipped
Classroom na aprendizagem dos alunos do ensino secundário" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Muito Bom [Very Good] |
2022/03/29 - 2022/04/26
Concluído
|
[training] Modelos de Equações Estruturais: Desenvolvimento e Avaliação com o R- Lavaan/Jamovi [Structural Equation Models:
Development and Evaluation with R-Lavaan/Jamovi] (Outros)
Programa de Doutoramento TEL:SC (Technology-enhanced Learning and Societal Challenges, Portugal
|
|
2021/06/14 - 2021/06/14
Concluído
|
[workshop]Emotional Intelligence, (Outros)
Doctoral College UMinho, University of Minho, Portugal
|
|
2020/10/18 - 2020/10/18
Concluído
|
[training]Avaliação ética de projetos de investigação em Educação: Normas e procedimentos [Ethical evaluation of research
projects in Education: Standards and procedures] (Outros)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
|
|
2020/01/20 - 2020/01/20
Concluído
|
[training] INTEGRAÇÃO CURRÍCULO E TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: WEB CURRÍCULO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES[CURRICULUM
INTEGRATION AND INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGY: WEB CURRICULUM AND TEACHER TRAINING] (Outros)
Programa de Doutoramento TEL:SC (Technology-enhanced Learning and Societal Challenges, Portugal
|
|
2019/09/20 - 2019/09/21
Concluído
|
[training] Currículo, Inovação e Flexibilização [Curriculum, Innovation and Flexibility] (Outros)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
|
|
2018/12/07 - 2018/12/07
Concluído
|
[training] Da escrita à publicação de artigos científicos: estratégias para o sucesso [From writing to publishing scientific
articles: strategies for success] (Outros)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
|
|
2018/11/30 - 2018/11/30
Concluído
|
[training] Mendeley: Gestor de referências bibliográficas [Mendeley: Bibliographic reference manager] (Outros)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
|
|
2018/11/23 - 2018/11/23
Concluído
|
[training]Fontes e Pesquisa de Informação Científica Online [Online Scientific Information Sources and Search] (Outros)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
|
|
2018/04/16 - 2018/06/18
Concluído
|
[training]Flexibilização e Integração curricular [Curriculum flexibility and integration] (Outros)
Centro de Formação Júlio Resende , Portugal
|
Excelente |
2018/04/14 - 2018/05/12
Concluído
|
[training] Atividades laboratoriais do novo programa de 10º ano de Física [Laboratory activities of the new 10th year Physics
program] (Outros)
Centro de Formação Júlio Resende , Portugal
|
Excelente |
2018/03/20 - 2018/03/20
Concluído
|
(training]Desafio da Educação: Refletir e Partilhar para Inovar [Educational Challenge: Reflect and Share to Innovate] (Outros)
Centro de Formação Júlio Resende , Portugal
|
|
2017/01/02 - 2017/04/17
Concluído
|
[training] Tutorias Autorregulatórias [Self-regulatory tutoring] (Outros)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
Excelente |
2016/04/20 - 2016/06/20
Concluído
|
[training]Biblioteca escolar: partilhar de saberes, melhorar a qualidade [School library: sharing knowledge, improving quality]
(Outros)
Centro de formação de Associação de Escolas de Amarante e Baião , Portugal
|
Excelente |
2015/07/11 - 2015/12/19
Concluído
|
[training]Gestão da (in)disciplina na sala de aula [Management of (in)discipline in the classroom] (Outros)
Centro de Formação do SIPE, Portugal
|
Excelente |
2015/01/16 - 2015/05/23
Concluído
|
[training]Poluição luminosa - eficiência energética e preservação do ambiente [Light pollution - energy efficiency and environmental
preservation] (Outros)
NUCLIO Núcleo Interactivo de Astronomia, Portugal
|
Excelente |
2012/11/21 - 2012/11/27
Concluído
|
[training]Programa Regional de Educação Sexual em Saúde Escolar [Regional Sexual Education Program in School Health] (Outros)
Escola Básica de Paços de Ferreira, Portugal
|
|
2008/10/07 - 2010/07/22
Concluído
|
Mestrado em Tecnologia, Ciência e Segurança Alimentar [Technology, Science and Food Safety]] (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
"Suplementação da dieta dos coelhos com folhas de oliveira" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
16 |
1998/09/24 - 2004/05/26
Concluído
|
Química [Chemistry] (Licenciatura)
Especialização em Ramo Educacional
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
|
15 |
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2023/04/01 - 2025/03/31 | Pós-doutorado (Investigação) | Centro de Investigação em Qualidade de Vida, Portugal |
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2023/09/15 - Atual | Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal |
Outras Carreiras
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2005/09/01 - 2020/08/31 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2019/10/01 - 2023/01/17 | Bolsa de investigação doutoral [Doctoral Scholarship] | Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal |
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal | ||
2013/01/15 - 2013/04/16 | Formador [trainer] | ELUS Formação, Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2024/09/24 - Atual | STEAM Outdoor - Education Without Borders
UIDB/04748/2020
Investigador
Centro de Investigação em Qualidade de Vida, Portugal
|
|
2023/04/23 - 2024/04/24 | Educação STEAM outdoor [Outdoor STEAM Education]
CIEQV UIDB/04748/2020
Investigador
Centro de Investigação em Qualidade de Vida, Portugal
|
|
2019/10 - 2023/01/17 | Digital Technologies and Flexible Curriculum Practices: an Action Research study on the application of the Flipped Classroom
model in secondary school student learning
PD/BD/150424/2019
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
Produções
Publicações
Artigo em boletim informativo |
|
Artigo em conferência |
|
Artigo em jornal |
|
Artigo em revista |
|
Poster em conferência |
|
Resumo em conferência |
|
Tese / Dissertação |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2024/07/03 | TEACHERS' PERSPECTIVES REGARDING OUTDOOR STEAM EDUCATION: AN EXPLORATORY STUDY | 16th International Conference on Education and New Learning Technologies
Palma (Palma, Espanha)
|
2024/07/02 | Improving Pre-service Teachers’ science self-efficacy through the Flipped Classroom Model | 16th International Conference on Education and New Learning Technologies
Palma (Palma, Espanha)
|
2024/06/11 | Tecnologias Digitais e Práticas Flexíveis do Currículo: um estudo de Investigação-Ação sobre a aplicação do modelo Flipped Classroom na aprendizagem dos alunos do ensino secundário | 2ª edição das Jornadas Doutorais em Ciências da Educação - Painel 1: Investigação recente em Ciências da Educação
Instituto de Educação da Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2024/05/09 | O impacto das atividades integradas STEM no interesse dos alunos do ensino secundário pelas áreas STEM. [The impact of integrated STEM activities on secondary students' interest in STEM subjects] | Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação – Challenges 2024
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2024/03/16 | Estudo exploratório sobre as perspectivas dos educadores e professores acerca da Educação STEAM outdoor [Exploratory study on the perspectives of educators and teachers regarding outdoor STEAM Education] | Encontro Internacional de Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências 2024
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém
|
2023/09/01 | PERCEÇÕES DOS EDUCADORES E PROFESSORES SOBRE A EDUCAÇÃO STEAM OUTDOOR: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO [Educators' and teachers' perceptions of outdoor STEAM education: an exploratory study] | XVII Congreso Internacional Gallego-Portugués de Psicopedagogía
(Corunha, Espanha)
|
2023/06/03 | Impacto da Educação STEM outdoor no processo de aprendizagem dos alunos do ensino básico: uma investigação sobre a prática [The impact of outdoor STEM education on the learning process of primary school children: a field study] | II Conferência Nacional Educação STEM
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa)
|
2023/02/03 | APLICAÇÃO DO MODELO FLIPPED CLASSROOM NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DO ENSINO SECUNDÁRIO EM CONTEXTO ONLINE: UM ESTUDO DE INVESTIGAÇÃO-AÇÃO [APPLYING THE FLIPPED CLASSROOM MODEL TO SECONDARY STUDENTS' LEARNING IN AN ONLINE CONTEXT: AN ACTION RESEARCH STUDY]] | Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação
Escola Superior de Educação do Instituto politécnico do Porto / Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade
do Porto (Porto, Portugal)
|
2021/09/03 | Impacto do modelo Flipped Classroom nas aprendizagens de Química: uma revisão sistemática da literatura. [Impact of the Flipped Classroom model on Chemistry learning: a systematic review of the literature] | XVI Congreso Internacional Gallego-Portugués de Psicopedagogía
Universidade do Minho (Braga, Espanha)
|
2021/09/03 | A permanente ligação do homem desligado: uma narrativa visual sobre a dependência tecnológica da sociedade atual [Permanent connection of the disconnected man: a visual narrative about the technological dependence of today's society] | XVI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2019/11/05 | A sala de aula invertida em contexto educativo: análise de conteúdo dos textos publicados nas atas da conferência Challenges e do congresso tic-EDUCA (2012-2018) [The flipped classroom in an educational context: content analysis of texts published in the proceedings of the Challenges conference and the tic-EDUCA conference (2012-2018)] | VI Seminário Web Currículo: Educação e Humanismo
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (São Paulo, Brasil)
|
2019/11/04 | Tecnologias Digitais e Práticas Flexíveis do Currículo: aplicação da metodologia sala de aula invertida na aprendizagem dos alunos [Digital technologies and flexible curriculum practices: applying the flipped classroom model to student learning] | VI Seminário Web Currículo: Educação e Humanismo
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (São Paulo, Brasil)
|
2019/09/05 | A Sala de Aula invertida em contexto educativo: análise dos textos das atas dos dois principais congressos em TIC na Educação realizados em Portugal. [Flipped Classroom in an educational context: analysis of the minutes content from the two main ICT in Education congresses held in Portugal] | XV Congreso Internacional Gallego-Portugués de Psicopedagogía
Universidade da Corunha (Corunha)
|
2019/09/05 | Sala de Aula Invertida e Práticas Flexíveis do Currículo: uma reflexão sobre possíveis articulações [Flipped Classroom and Flexible Practices of the Curriculum: a reflection on possible connections] | XV Congreso Internacional Gallego-Portugués de Psicopedagogía
Universidade da Corunha (Corunha, Espanha)
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2023/12/01 - 2024/03/16 | Member of the Organising Committee - Encontro Internacional de Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências 2024 (2024/03/15 - 2024/03/16)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal |
2023/07/18 - 2023/07/18 | Workshop para docentes do IPCA, Barcelos (2023, 18 de julho) dedicado à partilha de práticas, exploração e promoção de estratégias
tendo em vista a utilização da metodologia Sala de Aula Invertida. [Workshop for IPCA teachers, Barcelos (2023, July 18) dedicated
to sharing practices, exploring and promoting strategies with a view to using the Flipped Classroom model] (2023/07/18 - 2023/07/18)
Oficina (workshop)
|
Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, Portugal |
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2024/05/16 - Atual | Análise de dados quantitativos com o software Jamovi. [Analysing quantitative data with Jamovi.] Seminário que ocorreu no
âmbito da UC Metodologias de Investigação do Mestrado em Administração Educacional. Escola Superior de Educação
Seminário
|
Seminário que ocorreu no âmbito da UC Metodologias de Investigação do Mestrado em Administração Educacional. Escola Superior
de Educação
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
|
2024/03/15 - Atual | Moderação de sessão de pósteres [• Poster session moderation]
Encontro
|
Encontro Internacional de Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências 2024
Instituto Politécnico de Santarém, Portugal
|
2023/06/07 - Atual | Análise de dados quantitativos com o software Jamovi. [Analysing quantitative data with Jamovi.] Seminário que ocorreu na
UC Seminário De Orientação de Mestrado em Recursos Digitais em Educação.
Seminário
|
Seminário que ocorreu na UC Seminário De Orientação de Mestrado em Recursos Digitais em Educação.
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
|
2023/09/25 - 2023/09/25 | Palestrante na Aula Inaugural do Mestrado Profissional em Docência para Ciências, Tecnologias, Engenharia e Matemática da
Universidade Estadual do Rio Grande do Sul- Guaíba , intitulada "O envolvimento do aluno num ambiente de aprendizagem mediado
pela tecnologia" [Lecturer at the inaugural class of the Professional Master's Degree in Teaching for Science, Technology,
Engineering and Mathematics at the State University of Rio Grande do Sul - Guaíba, entitled "Student engagement in a learning
environment mediated by technology"]
Seminário
|
Universidade Estadual do Rio Grande do Sul- Guaíba, Brasil
|
2023/08/30 - 2023/09/01 | Moderação de mesas de comunicações da área temática Formação de Professores e Agentes Educativos, no XVII Congresso Internacional
Galego-Português de Psicopedagogia que decorrerá na Universidade da Corunha, Espanha. [Moderation of communication tables
in the thematic area of training of teachers and educational agents, at the XVII Galician-Portuguese International Congress
of Psychopedagogy, held at the University of A Coruña, Spain.]
Congresso
|
XVII Congreso Internacional Gallego-Portugués de Psicopedagogía
Fundacion Universidade da Coruña, Espanha
|
2023/08/30 - 2023/08/30 | Palestrante no XVII congresso Galego-Português de Psicopedagogia no Painel "As TIC e o seu potencial de inovação na Educação"
com a comunicação "Experiências de inovação pedagógica com a aplicação do modelo Flipped Classroom na aprendizagem dos alunos
do ensino secundário". [Invited speaker at the XVII Congress Galego-Português de Psicopedagogia in the panel "ICT and its
potential for innovation in education" with the presentation "Experiences of pedagogical innovation with the application of
the FCM in the learning of secundary school students".
Congresso
|
XVII congresso Galego-Português de Psicopedagogia]
Fundacion Universidade da Coruña, Espanha
|
2022/10/04 - 2022/10/04 | Palestrante no I Congresso Brasileiro de Educação. com o tema "O envolvimento do aluno no modelo Flipped Classroom em contexto online" em Mesa Redonda (online) sobre Pesquisas e experiências educativas com TIC na Educação. [Invited speaker at the I Congresso Brasileiro de Educação. with the theme "Student engagement in the flipped classroom model in an online context" at a round table (online) on research and pedagogical experiences with ICT in education. | II Humanitas – I Congresso Brasileiro de Educação. |
2021/09/01 - 2021/09/03 | Integração do APOIO LOGÍSTICO NA COORDENAÇÃO DE MESAS ONLINE do XVI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia que decorreu na Universidade do Minho, Braga / Portugal [Integration of LOGISTIC SUPPORT IN THE COORDINATION OF THE ONLINE TABLES of the XVI Galician-Portuguese International Congress of Psychopedagogy, held at the University of Minho, Braga / Portugal.] |
Universidade do Minho, Portugal
|
2021/09/01 - 2021/09/03 | Moderação de mesas de comunicações (online): Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação no XVI Congresso Internacional
Galego-Português de Psicopedagogia que decorreu na Universidade do Minho, Braga / Portugal [Moderation of communication tables
(online): Information and Communication Technologies in Education at the XVI Galician-Portuguese International Congress of
Psychopedagogy held at the University of Minho, Braga / Portugal]
Congresso
|
XVI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
Universidade do Minho, Portugal
|
2020/10/28 - 2020/10/28 | Palestrante (online) no Seminário Internacional que ocorreu na disciplina Currículo, tecnologia e pesquisa em tempos de isolamento
social com a comunicação intitulada "Pesquisa em tempos de pandemia" [Invited speaker (online) at the International Seminar
on Curriculum, Technology and Research in Times of Social Isolation, with the communication "Research in times of pandemic".]
Seminário
|
Seminário Internacional que ocorreu na disciplina “Currículo, tecnologia e pesquisa em tempos de isolamento social”
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2025/02/11 | Contributos da abordagem STEAM no ensino e aprendizagem em crianças de Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico [Contributions
of the STEAM approach to teaching and learning in pre-school and primary education]
Arguente
|
Beatriz Lopes (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
|
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2024/12/01 - 2025/02/28 | III International Congress- CIEQV | Instituto Politécnico de Setúbal |
2024/03/15 - 2024/03/16 | Encontro Internacional de Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências 2024 | Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém |
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2023/07/01 - Atual | Revista e-Curriculum (1809-3876) |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2024/02/20 - 2024/05/28 | Temas de Ciências Físicas e Naturais_ Mestrado em Ensino 1º CEB E Matemática e Ciências Naturais do 2º CEB [Topics in Physical and Natural Sciences_ Master's Degree in Teaching Primary Education and Maths and Natural Sciences in the Middle School] | (Mestrado integrado) | Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal |
2024/02/13 - 2024/05/28 | Conhecimento do Mundo_ Mestrado em Educação pré-escolar (1.º ano)[Knowledge of the World_ Master's Degree in Pre-school Education (1st year)] | Mestrado (Mestrado integrado) | Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal |
2023/09/21 - 2024/01/11 | Ciências Físicas e Químicas _ Licenciatura em educação Básica (1.º ano) [Physical and Chemical Sciences_Degree in Basic Education (1st year)] | Licenciatura em Educação Básica [Degree in Basic Education ] (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal |
Distinções
Prémio
2023 | Prémio William James de inovação psicopedagógica concedido a 1 de setembro de 2023 no Congresso Internacional Galego-Português
de Psicopedagogia[William James Prize for psychopedagogical innovation awarded on September 1, 2023 ]
Asociación Científica Internacional de Psicopedagogía, Espanha
|