???global.info.a_carregar???
Diogo Nuno Dias Mesquita Gomes de Andrade. Atua na(s) área(s) de Ciências Exatas com ênfase em Ciências da Computação e da Informação. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: MATEMÁTICA; LINGUAGEM PYTHON; PROGRAMAÇÃO DE JOGOS; MATHEMATICS; PYTHON PROGRAMMING LANGUAGE; GAME PROGRAMMING; COMPUTER GRAPHIS; COMPLEX SYSTEMS;NETWORK SCIENCE .
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Diogo Nuno Dias Mesquita Gomes de Andrade

Nomes de citação

  • de Andrade, Diogo

Identificadores de autor

Ciência ID
F619-BB3B-C9DC
ORCID iD
0000-0001-9180-0545
Google Scholar ID
d7swaooAAAAJ

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Exatas - Ciências da Computação e da Informação
  • Ciências da Engenharia e Tecnologias - Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Formação
Grau Classificação
2019/09 - 2022/09
Em curso
Novos Media e Sistemas Ubíquos (Doutoramento)
Especialização em Sistemas complexos, videojogos, narrativas emergentes, simulação multiagente
Universidade Lusófona do Porto Faculdade de Comunicação Arquitetura Artes e Tecnologias da Informação, Portugal
1995/09 - 2000/10
Concluído
Engenharia Informática e de Computadores (Licenciatura)
Especialização em Programação de Sistemas de Informação
Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
14
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2000/05 - 2000/08 Investigador (Investigação) AgilTec – Produção Ágil e Ecoeficiente, Lda, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2018/09 - Atual Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade Lusófona, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2019/06 - Atual Técnico Superior (Técnico Superior) Mind - Multimédia Industrial, Portugal
2016/02 - Atual Técnico Superior (Técnico Superior) World Academy, Portugal
2016/02 - 2019/05 Técnico Superior (Técnico Superior) Fun Punch Games, Portugal
2015/10 - 2016/01 Técnico Superior (Técnico Superior) B5 Studios, Portugal
2010/08 - 2015/08 Técnico Superior (Técnico Superior) Divitel B.V., Países Baixos
2003/12 - 2010/08 Técnico Superior (Técnico Superior) Widecast Technologies, Lda, Portugal
2003/12 - 2010/06 Técnico Superior (Técnico Superior) Spellcaster Studios - Desenvolvimento de Software, Lda, Portugal
2001/01 - 2003/12 Técnico Superior (Técnico Superior) Camara Municipal de Lisboa, Portugal
1999 - 2000 Técnico Superior (Técnico Superior) Eurogames – Software Educativo e Lúdico, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Diogo de Andrade; Nuno Fachada. "Automated Generation of Map Pieces for Snappable Meshes". 2023.
    10.1145/3582437.3582483
  2. Nuno Fachada; Diogo de Andrade; Pedro Serra; Nélio Códices; Filipe Luz; Phil Lopes; Micaela Fonseca; Pedro Neves. "Improving the CS Curriculum of a Top-Down Videogames BA". 2022.
    10.1145/3569173.3569183
  3. de Andrade, Diogo; Fachada, Nuno. "PyXYZ: An Educational 3D Wireframe Engine in Python". Trabalho apresentado em 26th ACM Conference on Innovation and Technology in Computer Science Education, Paderborn, 2021.
    Publicado • 10.1145/3430665.3456345
  4. Andrade, Diogo de; Fachada, Nuno; de Andrade, Diogo. "Fun Maths for All Game Development Students". 2020.
    https://dl.acm.org/doi/abs/10.1145/3341525.3393992
Artigo em revista
  1. Nuno Fachada; Diogo de Andrade. "Generating multidimensional clusters with support lines". Knowledge-Based Systems (2023): https://doi.org/10.1016/j.knosys.2023.110836.
    10.1016/j.knosys.2023.110836
  2. Rafael C. E Silva; Nuno Fachada; Diogo De Andrade; Nelio Codices. "Procedural Generation of 3D Maps With Snappable Meshes". IEEE Access 10 (2022): 43093-43111. https://doi.org/10.1109/ACCESS.2022.3168832.
    10.1109/ACCESS.2022.3168832
  3. de Andrade, Diogo; Fachada, Nuno; Fernandes, Carlos M; Da Rosa, Agostinho C.. "Generative Art with Swarm Landscapes". Entropy 22 11 (2020): 1284-1284. http://dx.doi.org/10.3390/e22111284.
    10.3390/e22111284

Outros

Outra produção
  1. Class videos. Videos for the theoretical classes lectured in the Videogame Development degree on Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia. 2024. de Andrade, Diogo. https://www.youtube.com/@diogoandrade9588/playlists.
  2. Github Universidade Lusófona - Curso de Videojogos. 2019. Fachada, Nuno; de Andrade, Diogo; Codices, Nélio. https://github.com/VideojogosLusofona.
Software
  1. de Andrade, Diogo. "OkapiKit". 1.15.0. Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias - Curso de Videojogos. Unity (Crossplatform). 2024.
  2. Fachada, Nuno; de Andrade, Diogo. "Clugen: multidimensional cluster generation". 1.0.0. Universidade Lusófona Associação para a Investigação e Desenvolvimento em Cognição e Computação Centrado nas Pessoas. Crossplatform. 2023.
  3. de Andrade, Diogo; Fachada, Nuno. "Snappable Meshes PCG". 2.0.0. Universidade Lusófona Associação para a Investigação e Desenvolvimento em Cognição e Computação Centrado nas Pessoas. Unity (Crossplatform). 2023.
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2022/11/01 - Atual Ray Tracing and SSR: A Hybrid Approach
Coorientador
Computer Engineering and Information Systems (Mestrado)
Universidade Lusófona, Portugal
2022/11/01 - Atual Artificial Landscape Generation with Ant Colony Optimization
Coorientador
Computer Engineering and Information Systems (Mestrado)
Universidade Lusófona, Portugal
2021/03/15 - Atual Management System for HCI Experiments
Coorientador
Mestrado em Engenharia Informática e Sistemas de Informação (Mestrado)
Universidade Lusófona Associação para a Investigação e Desenvolvimento em Cognição e Computação Centrado nas Pessoas, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2024/05/01 - 2024/05/29 Organização e participação Games Creator Club - Maio'24 (2024/05/29 - 2024/05/29)
Encontro (Coorganizador)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias - Curso de Videojogos, Portugal
2024/04/01 - 2024/04/27 Organização e participação Games Creator Club - Abril'24 (2024/04/27 - 2024/04/27)
Encontro (Coorganizador)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias - Curso de Videojogos, Portugal
2024/03/01 - 2024/04/03 Organização e participação Games Creator Club - Março'24 (2024/04/03 - 2024/04/03)
Encontro (Coorganizador)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias - Curso de Videojogos, Portugal
2024/02/01 - 2024/02/29 Organização e participação Games Creator Club - Fevereiro'24 (2024/03/06 - 2024/03/06)
Encontro (Coorganizador)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias - Curso de Videojogos, Portugal
2024/01/22 - 2024/01/28 Global Game Jam'24 - Site Lusófona (2024/01/26 - 2024/01/28)
Outro (Coorganizador)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias - Curso de Videojogos, Portugal
2023/12/01 - 2023/12/31 Organização e participação Games Creator Club - Dezembro'23 (2024/01/03 - 2024/01/03)
Encontro (Coorganizador)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias - Curso de Videojogos, Portugal
2023/11/01 - 2023/11/30 Organização e participação Games Creator Club - Novembro'23 (2023/11/29 - 2023/11/29)
Encontro (Coorganizador)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias - Curso de Videojogos, Portugal
2023/10/01 - 2023/10/31 Organização e participação Games Creator Club - Outubro'23 (2023/10/25 - 2023/10/25)
Encontro (Coorganizador)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias - Curso de Videojogos, Portugal
2023/09/01 - 2023/09/30 Organização e participação Games Creator Club - Setembro'23 (2023/09/27 - 2023/09/27)
Encontro (Coorganizador)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias - Curso de Videojogos, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2024/05/06 - 2024/05/06 Roundtable chair
Mesa-redonda
AI and Games: How AI is changing the games industry
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Comunicação Arquitectura Artes e Tecnologias da Informação, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2024/04/29 - 2024/05/02 Unity 3d para iniciantes (Curso de Especialização Tecnológica) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias - Curso de Videojogos, Portugal