Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Francisco Carreiro da Costa
Nomes de citação
- Carreiro da Costa, F.
Identificadores de autor
- Ciência ID
- B413-E2DA-90D0
- ORCID iD
- 0000-0002-4874-2957
- Scopus Author Id
- 55857800800
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2001/01 - 2001/01
Concluído
|
Ciências da Educação (Título de Agregado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
|
Aprovado por unanimidade |
1983 - 1988/11
Concluído
|
Motricidade Humana (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
|
Aprovado com Distinção e Louvor |
1982
Concluído
|
Provas de Aptidão Pedagógica e Capacidade Científica (Especialização pós-licenciatura)
Especialização em Educação Física
Instituto Superior de Educação Física de Lisboa, Portugal
|
Aprovado com Muito Bom |
1967 - 1971
Concluído
|
Educação Física (Licenciatura)
Instituto Nacional de Educação Física, Portugal
|
15 valores |
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2011 - Atual | Professor Catedrático (Docente Universitário) | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal |
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal | ||
2002 - 2010 | Professor Catedrático (Docente Universitário) | Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal |
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal | ||
1990 - 2002 | Professor Associado (Docente Universitário) | Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal |
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal | ||
1989 - 1990 | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal |
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal | ||
1978 - 1988 | Assistente (Docente Universitário) | Instituto Superior de Educação Física de Lisboa, Portugal |
Instituto Superior de Educação Física de Lisboa, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2010 - Atual | Perito | Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior, Portugal |
Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior, Portugal | ||
2012 - 2023 | Director do Doutoramento em Educação Física e Desporto | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal |
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal | ||
2008 - 2010 | Presidente do Conselho Escolar | Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal |
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal | ||
2002 - 2004 | Presidente do Conselho Científico | Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal |
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal | ||
2001 - 2003 | Secretário Geral | AIESEP - Association International des Écoles Supérieurs d'Éducation Physique, Bélgica |
1997 - 2002 | Presidente de Unidade Orgânica | Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal |
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal | ||
1999 - 2001 | Vice-Presidente | AIESEP - Association International des Écoles Supérieurs d'Éducation Physique, Bélgica |
AIESEP - Association International des Écoles Supérieurs d'Éducation Physique, Bélgica | ||
1995 - 1997 | Presidente | Sociedade Portuguea de Educação Física, Portugal |
Sociedade Portuguesa de Educação Física, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2007 - 2015 | Member of the team of experts | Centre for Quality Assessment in Higher Education, Lituânia |
Centre for Quality Assessment in Higher Education, Lituânia | ||
2010 - 2012 | Scientific Advisor in the process of implementation of a mentoring system at the School of Physical Education | Universidad Pontificia Católica de Valparaíso, Chile |
Universidad Pontificia Católica de Valparaíso, Chile |
Projetos
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2003 - 2007 | AEHESIS Project - Aligning a European Higher Education Structure in Sport Science
Investigador
|
European Commission
Concluído
|
1990 - 2004 | Projecto Viva a Escola
Projecto Viva a Escola
Investigador responsável
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
Concluído
|
1994 - 1998 | Relação entre o pensamento dos alunos e os seus comportamentos de aprendizagem nas aulas de educação física
JNICT, Projecto PCSH/C/CED/880/95
Investigador responsável
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
1994 - 1998 | O processo de socialização se professores em educação física
4º Concurso Nacional de Projectos de Investigação em Ciências da Educação
Investigador responsável
Instituto de Inovação Educacional, Portugal
|
Concluído
|
1993 - 1998 | Estudo das representações e das práticas de educação física em professores do 1º ciclo
JNICT, Projecto PCSH/C/CED/557/93
Investigador responsável
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
1995 - 1996 | Avaliação do programa de apoio aos professores do 1º ciclo em educação física na Região Autónoma dos Açores
Direcção Regional de Educação Física e Desporto
Investigador responsável
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
|
Direcção Regional de Educação Física e Desporto
Concluído
|
1992 - 1996 | Estudo da eficácia educativa no contexto da implementação da reforma curricular em curso
Projecto PCSH/C/CED/316/92
Investigador responsável
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Edição de livro |
|
Livro |
|
Poster em conferência |
|
Resumo em conferência |
|
Tese / Dissertação |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2023/02/04 | Bases Filosóficas, Teóricas e Pedagógicas da Literacia Física |
Universidade da Madeira (Funchal, Portugal)
|
2022/10/23 | El profesor supervisor y el tutor del practicum desde la vision del alumno | AIESEP Congress of A Coruña 2002
Universidad de La Coruña (La Coruña, Espanha)
|
2020/12 | A Educação Física Escolar e a formação de sujeitos fisicamente alfabetizados | II Encontro de Pedagogia de Educação Física e Esporte - ENPEFE
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, Brasil)
|
2020/10/17 | Innovación en formación docente | 1er Congreso Internacional de Ocio, Cultura Física y Salud 2020: “Paradigmas y retos del Deporte, la Actividad Física y el
Ocio en el siglo XXI
Universidad de Tolima (Tolima, Colômbia)
|
2019/02/20 | Innovación en Formación Docente, Currículo y Desarrollo de Competencia | III Congreso Iberoamericano. La Innovación en la Actividad Física, Deporte y la Salud
ISFODOSU - Instituto Superior de Formación Docente (Santo Domingo, República Dominicana)
|
2019 | Avaliação Externa e Acreditação de Cursos no Ensino Superior Universitário em Portugal e Espanha: A Visão de Avaliadores e de Avaliados | XVI Foro Internacional sobre la Evaluación de la Calidad de la Investigación y de la Educación Superir (FECIES)
Foro Internacional sobre Evaluación de la Calidad de la Investigación y la Educación Superior (Santiago de Compostela, Espanha)
|
2018/11/21 | Nacimiento del Proyeto: Formación inicial de profesores de EF - Un abordaje global desde las concepciones del alumnado, profesores en ejercicio y formadores de formadores |
Universid de la Ciruña (La Coruña, Espanha)
|
2018/11/02 | La contribuición de la investigación pedagógoca para la enseñanza de la educación física |
Universidade de Antióquia (Medelin, Colômbia)
|
2018/11/01 | La situación paradójica por que pasa la educación física en el contexto internacional. Analisis de la actualidad y perspectivas futuras |
Universidade de Antióquia (Medelin, Colômbia)
|
2018/10/31 | La promoción de la alfabetización física (physical literacy), una responsabilidad de todos los profesionales de la educación física y el deporte |
Universidade de Antióquia (Medelin, Colômbia)
|
2018/10/31 | Evaluación y acreditación de los programas de formación en educación física en el marco del Espacio Europeo de Educación Superior |
Universidade de Antióquia (Medelin, Colômbia)
|
2018/05/30 | Consequências da avaliação segundo a perspectivas dos avaliadores. Simposio invitado “Avaliação Externa e Acreditação de Cursos no Ensino Superior Universitário em Portugal e Espanha: A Visão de Avaliadores e Avaliado |
Universidad de Vigo; Unversidad de Granada; Universide de Coruña (Santiago de Compostela, Espanha)
|
2017/10 | El paradigma de la persona bien educada físicamente | Simposio REAFES Puerto Vallarta
Universidad de Guadalajara (Puerto Vallarta, México)
|
2017/04/25 | Initial training in physical education and the promotion of an active live style at school | The 2nd International Congress of the I3SAW
University of Stirling (Stirling, Reino Unido)
|
2016/09/27 | Pós-graduação em Educação Física/Ciências do Esporte | XVI Congresso de Ciências do Desporto e Educação Física
Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2016/09/07 | Perpectivas contemporáneas en la formación del profesor de Educación Física: Una mirada a la calidad | 2º Congreso Iberoamericano de la REAFES
Universidad Autónoma de Chihuhahua (Chihuahua, México)
|
2015/10/14 | A formação profissional em Educação Física no cenário internacional | III Congresso Internacional de Formação Profissional em Educação Física e VII Seminário de Estudos e Pesquisas em Formação Profissional no
Campo da Educação Física
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ – UESC (Ilhéus, Brasil)
|
2015/09/03 | La formación inicial en Educación Física y la promoción de un estilo de vida activo y saludable en el contexto escolar | XI Congreso Internacional sobre la Ensenãnza de la Educación Física y el Deporte Escolar
La Federación Nacional de Asociaciones de Docentes de Educación Física (Chiclana de la Frontera, Espanha)
|
2013/10 | La Educación Física: un proyecto imprescindible en el proceso de transformación cultural | X Simposium de la Red Euroamericana de Actividad Física, Educación y Salud
Universidad de Tolima (Neiva, México)
|
2013/09/05 | La Promoción de Estilos de Vida Activos en la Escuela: Percepciones de Alumnos y Padres |
Universidade de Vigo, Universidade de A Coruña e a Asociación Galega de Docentes de Educación Física. (Pontevedra, Espanha)
|
2013 | No creas en todo lo que piensas. La Educación Física: un proyecto imprescindible en el proceso de transformación cultural |
Universidad de Tolima (Neiva, Colômbia)
|
2012/11/23 | La Educación Física y el Deporte, pluralismo conceptual: Historia y actualidad del mundo | Programa Especial "Conferencias de Alto Nível" Governo de México para estrnjeros
Universidad de Guadalajara (Guadalajara, México)
|
2012 | Educar para una vida activa. Qué didáctica? Qué competencias profesionales? | IX Simposium de la Red Euroamericana de Actividad Física, EDucación y Salud
Universida de Playa Ancha (Valparaíso, Chile)
|
2011/11 | Educar para uma Vida Activa e o Paradoxo da Educação Física | Congresso da Sociedade Cientifica de Pedagogia do Desporto
Sociedade Portuguesa de Pedagogia do Desporto (Tomar, Portugal)
|
2011/11 | Educar para una Vida Activa. ¿Qué Competencias Profesionales? | 15° Congreso Internacional FIEP de Educación Física Deporte y Recreación
FIEP Norte America (San Luis Potosí, México)
|
2011/09 | Educar para una vida activa. ¿Qué competencias profesionales? | IX Congreso Internacional sobre Enseñanza de la Educación Física y el Deporte Escolar
Universidad de Jáen (Úbeda, Espanha)
|
2011/08 | Innovation and Practice in PETE- Physical Education Teacher Education | 11th ENSSEE Forum (European Network of Sport Science, Education and Employment
INSEP, the French Institute for High Performance Sport (Paris, França)
|
2011/08 | Innovation and Practice in PETE |
INSEP (Paris, França)
|
2011/06/17 | Educar para una Vida Activa: ¿Por qué? ¿Cómo? ¿Qué Conocimientos? |
Escuela de Educación Física, Universidad Juarez del Estado de Durango (Durango, México)
|
2011 | Educar para una vida activa. ¿Qué competencias profesionales? |
Universidad de Jaen (Úbeda, Espanha)
|
2010/10/29 | Conferencia cagigal: Educar para una vida activa ¿cómo superar la situación paradógica por la que pasa la educación física? |
Universidae de A Coruña (La Coruña, Espanha)
|
2009/11/30 | Los objectivos del milenio para el desarollo: Educación, actividad física y salud | Vi Simposium y Congreso Euroamercano de Actividad Física, Educación y Salud
Universidad de Guadalajara (Guadalajara, México)
|
2009/11/30 | La Educación Física y la Promoción de un Estilo de Vida Activo y Saludable |
Universidad De Guadalajara (Guadalajara, México)
|
2009/09/03 | REducción de las horas Educación Física ?Principio del Fin de la Educación Física en los Centyros Escolares? Consecuencias Educativas y Sociales | VII Congreso Internacional Sobre La Enseñanza de la Educación Física y el Deporte Escolar
Universidad de Granada - Faculdad de Educación y Humanidades de Ceuta (Ceuta, Espanha)
|
2009/05 | Hacia una Educación Física Inclusiva y Emancipadora | Congreso Internacional de Educación Física, Deporte y Recreación
Universidad de Colima (Colima, México)
|
2009/04/08 | La connaissance didactique du contenu et decisions pre-et-post- actives dans l’enseignement de l’education physique |
Université de Bésançon (Besançon, França)
|
2009/04/08 | Relations entre le style de vie et l’attitudes des eleves face a l’education physique scolaire |
Université de Bésançon (Besançon, França)
|
2008/07 | Research on School Physical Education – Present Situation | XIII Annual Congress of the European College of Sport Science
Universidade de Lisboa, Faculdade de Motricidade Humana (Lisboa, Portugal)
|
2008/06/26 | La Educación Física y la Promoción de Estilos de Vida Activos: La Relación entre el Estilo de Vida de los Alumnos y el Estilo de Vida de sus Padres y Madres |
Universidad de Chihuhua (Chihuhua, México)
|
2008/05/05 | Papel de la Educación Física en la Promoción de Estilos de Vida Activos y Saludables |
Universidad Metropolitana de Ciencias de la Educación (Santiago do Chile, Chile)
|
2008/05 | Issues in Research on Teaching in Physical Education | Seminário no âmbito do Doutoramento Honoris Causa de Gudrun Doll-Tepper
Leuven University (Leuven, Bélgica)
|
2008/05 | La Educación Física y la Promoción de un Estilo de Vida Activo | Congreso Euroamericano en Actividad Física y Salud y V Simposium Euroamericano de Ciencia y Tecnología de la REAFES
Universidad Metropolitana de Ciencias de la Educación (Santiago do Chile, Chile)
|
2008/05 | La Promoción de Estilos de Vida Activa a través de la Educación Física: Estudio de un Caso | XXII Congreso Internacional de Educación Física, Deporte y Recreación “Formación de Valores desde la Educación Física
Universidad Autónoma de Chihuahua (Chihuahua, México)
|
2007/11/28 | Las Competencias Profesionales del Profesor de Educación en el Marco de la Armonización Curricular |
Universidad de Guadalajara (Guadalajara, México)
|
2007/11 | La Formación en el Ámbito de las Ciencias de la Educación Física y del Deporte: El Proyecto AHESIS | Congreso Iberoamericano de Educación Física y Ciencias Aplicadas
Universidad de Guadalajara (Guadalajara, México)
|
2007/09/06 | La formación Inicial en Educación Física ante la Implantación del Espacio Europeo de Educación Superior |
La Federación Nacional de Asociaciones de Docentes de Educación Física (Badajoz, Espanha)
|
2007/09 | La formación Inicial en Educación Física ante la Implantación del Espacio Europeo de Educación Superior | VII Congreso Internacional Sobre La Enseñanza de la Educación Física y el Deporte Escolar
Universidad de Extremadura (Badajoz, Espanha)
|
2007/05/15 | El Papel de la Educación en la Promoción de Estilos de Vida Activos |
Universidad Autónoma de Chihuahua (Chihuahua, México)
|
2007/02 | La Enseñanza de la Educación Física Ante la Implantación del Espacio Europeo de Educación Superior |
Universitat de les Illes Balears (Palma, Espanha)
|
2006/11/23 | A formação inicial em educação física e desporto no contexto da construção do espaço europeu de educação superior |
Câmara Municipal da Maia (Maia, Portugal)
|
2006/11/22 | The students thoughts and behaviours in physical education classes |
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana (Lisboa, Portugal)
|
2006/11 | Formação Inicial em Educação Física e Desporto no Contexto da Construção do Espaço Europeu de Educação Superior | VI Congresso Nacional da Sociedade Portuguesa de Educação Física
(Maia, Portugal)
|
2006/10/24 | O processo de bolonha e a estrutura curricular da formação em educação física e ciências do desporto em portugal |
Universidad de la Coruña (La Coruña, Espanha)
|
2006/10/04 | La investigación pedagógica en educación física: contribuición para su enseñanza |
Escuela Superior de Educación Física (México, México)
|
2006/10/04 | La investigación pedagógica en educación física: Contribuición para su enseñanza”, |
Escuela Superior de Educación Físic (Cidade do México, México)
|
2006/10 | El Proceso de Bolonia y la Estructura Curricular de la Formación en Educación Física y Ciencias del Deporte en Portugal | Congreso de la Asociación Española de Ciencias del Deporte
Universidade de A Coruña (La Coruña, Espanha)
|
2006/09/15 | A produção científica na área de educação física em PORTUGAL |
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, Brasil)
|
2006/05/10 | Contribuición de la investigación hacia la formación del profesorado en educación física | X Congreso Internacional de Educación Física, Deporte y Recreación “Hacia Dónde va la Investigación Científica en Cultura
Física?
Universidad Autónoma de Chihuahua (Chihuahua, México)
|
2006/05/10 | Contribuición de la investigación hacia la formación del profesorado en educación física |
Universidad Autónoma de Chihuahua (Chihuahua, México)
|
2006/05/09 | La investigación en didáctica de la educación física: paradigmas, temas y resultados | X Congreso Internacional de Educación Física, Deporte y Recreación “Hacia Dónde va la Investigación Científica en Cultura
Física?,
Universidad Autónoma de Chihuahua (Chihuahua, México)
|
2006/05/05 | La Investigación Pedagógica en Educación Física: Contribución Para Su Enseñanza – “Pedagogical Research in Physical Education: Its Contribution to Teaching" | XVII Congreso y Curso Internacional ESEF 2006
Universidad Autónoma de Chihuahua (Chihuahua, México)
|
2006/05 | Contribución de la Investigación Hacia la Formación del Profesorado en Educación Física - The Contribution of Research for Physical Education Teacher Education | X Congreso Internacional de Educación Física, Deporte y Recreación “Hacia Donde va la Investigación Científica en Cultura
Física?”
Universidad Autónoma de Chihuahua (Chihuahua, México)
|
2006 | A produção científica na área de educação física em portugal |
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, Brasil)
|
2005/12/01 | Las Tendencias Actuales en la enseñanza de la Educación Física |
Universidad de Guadalajara (Guadalajara, México)
|
2005/12/01 | Las Tendencias Actuales en la enseñanza de la Educación Física |
Universidad de Guadalajara (Guadalajara, México)
|
2005/11/29 | Educación, Deporte y Calidad de Vida |
INDE (Tijuana, México)
|
2005/11/19 | How teachers perceive he physical education program at primary school |
Universidade de Lisboa, Faculdade de Motricidade Humana (Lisboa, Portugal)
|
2005/11/18 | Perceptions of health, athletic abilities an appearance of students from military portuguese schools |
Universidade de Lisboa, Faculdade de Motricidade Humana, (Lisboa, Portugal)
|
2005/11/18 | Relationship between objective fitness evaluation and perception of health and fitness in the portuguese military academy students | Francisco Alberto Arruda Carreira da Costa
Universidade de Lisboa, Faculdade de Motricidade Humana, (Lisboa, Portugal)
|
2005/11 | Cambiar el Currículo no Significa Cambiar las Prácticas Educativas” – “To Change the Curriculum do not Mean Changing Practices at School" |
INDE (Tijuana, México)
|
2004/12/01 | Tendencias de la enseñanza de la educación física |
Universidad de Monterrey (Monterrey, México)
|
2004/10/20 | La Educación Continuada y el Desarrollo Profesional de los Maestros de Educación Física |
Escuela Superior De Cultura Física Del Estado De Baja California (Ensenada, México)
|
2004/07/12 | Educación para el deporte y a través del deporte |
Universidad de Extremadura (Badajoz, Espanha)
|
2004 | Las Tendencias Actuales en la Enseñanza de la Educación Física | FIEP World Congress
Universidad de Monterrey (Monterrey, México)
|
2003/12/06 | El perfil y las competencias profesionales del profesor de educación física y deportes |
Universidad de Guadalajara (Guadalajara, México)
|
2003/12/04 | La socialización profesional del profesor de educación física y del entrenador deportivo |
Universidad de Guadalajara (Guadalajara, México)
|
2003/10 | La Educación Continuada y el Desarrollo Profesional de los Maestros de Educación Física | II Congreso Internacional de Cultura Física y Deporte
Universidad de Baja California (Ensenada)
|
2003/09/18 | El pensamiento del profesorado e el proceso enseñanza-aprendizaje en educación física |
Universidad de La Laguna (Santa Cruz de Tenerife, Espanha)
|
2003/09/18 | El pensamiento del profesorado en el proceso de enseñanza-aprendizaje en educación física | XXI Congreso Nacional de Educación Física “El Pensamiento del Profesorado
(Puerto de la Cruz, Espanha)
|
2003/09/02 | Mieux connaître les acteurs de la relation pédagogique dans le domaine des APS : une préoccupation internationale | Colloque L’Intervention dans les APS : rétro/perspectives
Université de Liège (Liège, Bélgica)
|
2003/09 | La investigación sobre el Pensamiento del Profesorado en el Proceso de Enseñanza-Aprendizaje en Educación Física | XXI Congreso Nacional de Educación Física
Universidad de La Laguna ( Puerto de la Cruz, Espanha)
|
2003/08 | La Investigación en Enseñanza de la Educación Física: Qué Conocemos?” – “Research on Teaching in Physical Education: What do we Know? | XIX Congreso Panamericano de Educación Física – Educación Física (Panamerican Congress of Physical Education)
(Puebla, México)
|
2003/07 | Organización Curricular en Educación Física | Curso Internacional de Educación Física
CONDEBA El Consejo Nacional para el Desarrollo de la Educación Física y el Deporte en la Educación Básica (Xalapa, México)
|
2003 | Educación, Deporte y Calidad de Vida | II Congreso Mundial de Ciencias de la Actividad Física y el Deporte, “Deporte y Calidad de Vida” (World Congress in Sciences
of Physical Activity and Sport and Quality of Life),
Universidad de Granada (Granada, Espanha)
|
2002/11/14 | Teaching-learning process in physical education. From curriculum as text to curriculum experienced by the students |
Universidad Politécnica de Cartagena (Cartagena, Espanha)
|
2002/11/09 | Physical education teacher education in Europe |
EUPEA - European Physical Education Association (Brussels, Bélgica)
|
2002/10/24 | El conocimiento profesional de la entrenadora de gymnasia rítmica deportiva en galicia | AIESEP Congress of A Coruña 2002
Universidad de La Coruña (La Coruña, Espanha)
|
2002/10/22 | Analysis of the youth lifestyle and attitude towards physical education in the Madeira island (Portugal |
Universidad de La Coruña (La Coruña, Espanha)
|
2002/10/21 | Una nueva profisionalidad para la formación del profesorado de educación física |
Universidad de La Coruña (La Coruña, Espanha)
|
2002/10 | A New Professionalism for Physical Education Teacher Education | AIESEP Worl Congress “Professional Preparation and Social Needs
Universidade de A Coruña (La Coruña, Espanha)
|
2002/07/04 | Pensamiento y formación en preservicio de los alumnos del inef galicia |
Universidad de Alcalá (Alcalá de Henares, Espanha)
|
2002/07/04 | Formação docente em educação física | 9º Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa “Cultura e Contemporaneidade na Educação
Física e no Desporto. E Agora?
Universidade Federal de S. Luís do Maranhão (S. Luís do Maranhão, Brasil)
|
2002/07 | Perfil y Competencias del Profesor en Ciencias de la Actividad Física | XX Congreso Nacional “Educación Física y Universidad
Universidad de Alcalá (Alcalá, Espanha)
|
2002/06/06 | The european masters’ in physical education |
University of Physical Education (Warsaw, Polónia)
|
2002/04/22 | O ensino da educação física. do currículo formal ao currículo experienciado pelos alunos |
Universidade Eduardo Mondelane (Maputo, Moçambique)
|
2002 | A Formação de Professores em Educação Física: Novos Desafios | Congresso de Ciências do Desporto e Educação Física dos Países de Língua Portuguesa
Universidade Federal de S. Luís do Maranhã (S. Luís do Maranhão, Brasil)
|
2002 | Teaching-Learning Process in Physical Education. From Curriculum as Text to Curriculum Experienced by the Students | III Congreso Internacional de Educación Física e Interculturalidad
Universidad Politécnica de Cartagena (Cartagena, Espanha)
|
2001/11/24 | Practical knowledge, self-efficacy and quality of teaching: a multicase study in PE teachers | AIESEP Congress, Funchal
Universidade da Madeira (Funchal, Portugal)
|
2001/11/23 | Study of a physical education pre-service teacher education programme: action-research as a strategy for teacher education programmes and research |
Universidade da Madeira (Funchal, Portugal)
|
2001/07 | The Study of PE Teaching. Main Research Lines and Themes | Congress of the European College of Sport Science, Cologne, German, 2001
German Sport University Cologne (Colónia, Alemanha)
|
2001/06/21 | Attitudes toward school and physical education. Comparative analysis of youth lifestyle in selected european countries | 2001 AIESEP TAIWAN International Conference “The Exchange and Development of Sport Culture in East and West
National Council on Physical Fitness and Sports, Ministry of Education, National Taiwan Normal University (Taipé, Taiwan)
|
2001/06/20 | Involvement of children in sports and physical activities. Comparative analysis of youth lifestyle in selected european countries |
National Council on Physical Fitness and Sports, Ministry of Education, National Taiwan Normal University (Taipé, Taiwan)
|
2001 | From the Curriculum as Text to the Curriculum Experienced by Pupils | AIESEP International Congress
National Taiwan Normal University (Taipé, Taiwan)
|
1999/12/16 | Intervention et professionnalisme en education physique dans quatre contextes nacionaux en europe |
(Antibes, França)
|
1999/09/26 | A eficiência de dois métodos de ensino de um fundamento do tênis de campo |
Universidade de Florianolpolis (Florianópolis, Brasil)
|
1999/09/21 | Investigación en didáctica de la educación | Universidad de Otoño
Universidad de Oviedo (Oviedo, Espanha)
|
1999/09 | Un modelo de investigación en pedagogia del deporte: Fundamentación científica en formación de técnicos deportivos | VI Simposio Internacional de Didáctica de la Educación Física
Universidad de Santiago de Compostela (Lugo, Espanha)
|
1999/09 | A influências de duas estratégias de ensino diferenciadas na aquisição de habilidades desportivas elementares em meio escolar | VII Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa
Universidade Federal de Santa Catarina (Florianópolis, Brasil)
|
1999/08/25 | Educação física escolar: Um projecto educativo indispensável na sociedade do século XXI | VII Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa
Universidade Federal de Santa Catarina (Florianópolis, Brasil)
|
1999/08 | Educação Física Escolar: Um Projecto Educativo Indispensável na Sociedade do Século XXI | Congresso de Ciências do Desporto e Educação Física dos Países de Língua Portuguesa
Universidade de Santa Catarina (Florianópolis, Brasil)
|
1999/07/15 | The influence of past experiences in school PE and of the lifestyle of primary school teachers in their thoughts and practices |
Adelphi University (New York, Estados Unidos)
|
1999/07/14 | Well-being and malaise in PE teachers |
Adelphi University (New York, Estados Unidos)
|
1999/07/14 | Student’s opportunities to learn and activity intensity in physical education |
Adelphi University (New York, Estados Unidos)
|
1999/04/09 | Analyse de deux methodes d’enseignement differencié d’une technique sportive. Etude des variables cognitifs, affectifs, motrices associés des eleves |
Université de Bésançon (Besançon, França)
|
1999/04/08 | Heterogeneite des ocasions d’apprentissage – facteurs en relation avec les eleves, les parent et les enseignants |
Université de Bésançon (Besançon, França)
|
1999/01/14 | Educação Física como Projecto Educativo | Seninário "Educação e Desporto ano 2000. Que Futuro?
Associação de Educação Física de Braga e Associação de Professores de Viana do Castelo (Ponte de Lima, Portugal)
|
1998/11/26 | Educação Física e Desporto Escolar: Dois Projectos Educativos Complementares | 1º Congresso "Desporto Escolar. Situação Actual e Perspectivas de Desenvolvimento
Gabinete de Desporto Escolar (Santo André, Portugal)
|
1998/07/11 | A representação de uma boa aula de educação física em alunos e professores |
Universidad de La Coruña (La Coruña, Espanha)
|
1998/07/10 | Concepções veiculadas pelos professores na interacção pedagógica e percepções dos alunos em educação física |
Universidad de La Coruña (La Coruña, Espanha)
|
1998/07/10 | O que pensam os pais sobre o processo formativo em educação física na escolaridade básica |
Universidad de La Coruña (La Coruña, Espanha)
|
1998/07/10 | Estudo integrado das condições de aprendizagem e da intensidade das actividades em educação física |
Universidad de La Coruña (La Coruña, Espanha)
|
1998/07/09 | Análise das decisões de planeamento em professores com níveis diferenciados de conhecimento da matéria de ensino |
Universidad de La Coruña (La Coruña, Espanha)
|
1998/07 | Ensino, Professores e Desenvolvimento Profissional em Educação Física – Teaching, Teachers and the Professional Development in Physical Education | VI Congresso de Ciências do Desporto e Educação Física dos Países de Língua Portuguesa
Universidade de A Coruña (La Coruña, Espanha)
|
1998/06/04 | Modelos de investigación en didáctica de la educación fíisica | XVI Congreso Nacional de Educación de Faculdades de Educación y Escuelas de Magistério
Universidad de Extremadura (Badajoz, Espanha)
|
1997/11/27 | Que Formação para um Professor de Educação Física? Níveis de Ensino, Modelos de Formação?” |
SPEF - Sociedade Portuguesa de Educação Física (Fátima, Portugal)
|
1997/11/27 | Que formação para um professor de educação física? Níveis de ensino, modelos de formação | IV Congresso Nacional de Educação Física "A Educação Física em Finais do Século - As Mudanças Necessárias
CNAPEF - Conselho Coordenador das Associações de Professores e Profissionais de Educação Física (Fátima, Portugal)
|
1997/08/23 | Investigación sobre la participación de los alumnos en educación física: Implicaciones didácticas | V Simpósio Internacional de Didáctica de la Educación Física: Desarrollo de la Moricidad Mediante la Actividad Física
Universidad de Santiago de Compostela (Lugo, Espanha)
|
1997/08/08 | Os valores no desporto juvenil: estudo comparativo entre praticantes e não praticantes |
Universidade Gama Filho (Rio de Janeiro, Brasil)
|
1997/08/08 | O bem-estar e o mal-estar na profissão docente em educação física |
Universidade Gama Filho (Rio de Janeiro, Brasil)
|
1997/08/07 | Programa de formação de futuros docentes e análise do pensamento referente ao practicum, nos alunos de ciências da atividade física e do desporto |
Universidade Gama Filho (Rio de Janeiro, Brasil)
|
1997/08/07 | Influência da metodologia de ensino do golpe de direita no ténis de campo, no aproveitamento cognitivo de acadêmicos de educação física |
Universidade Gama Filho (Rio de Janeiro, Brasil)
|
1997/06/05 | O desenvolvimento profissional dos professores. Quem determina as necessidades de formação? | V Jornadas "A Educação na Viragem do Século"
Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação (Beja, Portugal)
|
1997/01/30 | La investigación en didáctica de la educación física y en formación del profesorado. Estado de la cuestión | Seminario Hispano-Luso sobre Estudiod e Investigación en Educación Física
Universidad de Extremadura (Jarandilla, Espanha)
|
1996/12/07 | Qual’ è il Contributo della Ricerca nel Campo dell’ Insegnamento per la Formazone del Professore di Educazione Fisica? | Convegno Scientifico Internazionale “La Formazione del Docente di Educazione Fisica nell’ Europa del 2000
Scuolla dello Sport, Roma (Roma, Itália)
|
1996/09/18 | A Avaliação do Programa de apoio à Educação Física no 1º Ciclo do Ensino Básico - Dados Preliminares | Seminário "A
Direção Regional de Educação Física e Desportos (Angra do Heroísmo, Portugal)
|
1996/07/12 | School physical education views: parents’ and students’ connections | The 1996 International Pre-Olympic Scientific Congress
(Dallas, Estados Unidos)
|
1996/07/12 | Relationships between pupils’ thougths and behaviours in physical education classes |
(Dallas, Estados Unidos)
|
1996/06/06 | Condiciones y factores de enseñanza-aprendizaje en la intervención en conductas motrices signaficativas en educación física | VI Congreso Galego de Educación Física e Deporte
Universidad de La Coruña (La Coruña, Espanha)
|
1995/05/12 | Condiciones y factores de enseñanza-aprendizaje asociados al êxito en una unidad didáctica | Curso "Cambios y Retos en la Actividad Física Deportiva II"
Universidad de Granada, COPLEF, Instituto Andaluz del Deporte (Córdoba, Espanha)
|
1995/05 | Una idea europea de la formación del profesorado de educación física | I Conferencia Europea de Educación Física: la Formación del Profesorado y el Desiño Curricular en la Unión Europea "Educación
Física y Deportes sin Fronteras
ICHPER - SD Europa; Universidad de Extremadura (Badajoz, Espanha)
|
1995/03/02 | A investigação sobre o ensino da educação física em Portugal: Modelos, temas e resultados | IV Congresso de Educação Física e Desporto dos Países de Língua Portuguesa
Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
|
1995 | A Investigação sobre o Ensino da Educação Física em Portugal: Modelos, Temas e Resultados | Congresso de Ciências do Desporto e Educação Física dos Países de Língua Portuguesa
Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
|
1993/08 | Teaching Teachers: Aims, Methods and Contents | European Forum "Sport Sciences in Europe 1993 - Current and Futures Perspectives
German Sport University Cologne (Colónia, Alemanha)
|
1992/12/15 | Investigación en didáctica de la educación física: Paradigmas, Temas y Principales Resultados | Congreso Internacional sobre "El Libro Escolar y el Documento Didáctico para la Educación Primaria y Secundaria
Universidad de la Extremadura (Badajoz, Espanha)
|
1991/12/05 | O estado da investigação em educação física | II Congresso de Educação Física
CNAPEF - Conselho Coordenador das Associações de Professores e Profissionais de Educação Física (Troia, Portugal)
|
1991/06/27 | Sucesso escolar: Estratégias pedagógicas para a sua promoção | Seminário de Avaliação e Encerramento de Actividades do Projecto Informática para a Vida
GEP - Gabinete de Estudos e Planeamento, Ministério da Educação (Lisboa, Portugal)
|
1991/04/13 | Formação de professores de educação física: Problemas e perspectivas | Simpósio sobre Formação de Professores
SPEF - Sociedade Portuguesa de Educação Física (Lisboa, Portugal)
|
1990/12/11 | Condições e factores de sucesso educativo na universidade | II Simpósio Pedagogia na Universidade "Ensino e Investigação: Metodologias e Problemas
Universidade Técnica de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2000 - Atual | OFICINA DO COLECTIVO. NARRATIVAS DE UM GRUPO DE DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Coorientador
|
Ciências da Educação
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
|
2018 - 2023 | O PROCESSO DE PENSAMENTO E AÇÃO EM TREINADORES DE TÊNIS DE CAMPO
Orientador de Wanderlei Pacheco
|
Doutoramento em Educação Física e Desporto (Doutoramento)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2015 - 2020 | A PERCEÇÃO DOS PAIS SOBRE A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Orientador de João Paulo Ferreira de Sousa Cruz
|
Doutoramento em Educação Física e Desporto (Doutoramento)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2014 - 2019 | A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA : PERCEÇÕES E PRÁTICAS NO FINAL DA FORMAÇÃO INICIAL
Orientador de Mário Luís Castro Guimarães
|
Doutoramento em Educação Física e Desporto (Doutoramento)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2014 - 2018 | PERCEÇÕES DE PROFESSORES DAS OUTRAS ÁREAS DISCIPLINARES ACERCA DA EDUCAÇÃO FÍSICA : BARREIRAS E OPORTUNIDADES NA PROMOÇÃO
DE ESTILOS DE VIDA ATIVOS
Orientador de Gomes, Lúcia Cristina da Fonseca Gomes
|
Doutoramento em Educação Física e Desporto (Doutoramento)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2009 - 2016 | AS ORIENTAÇÕES EDUCACIONAIS DOS PROFESSORES, O CURRÍCULO E A PROMOÇÃO DE ESTILOS DE VIDA ATIVOS EM EDUCAÇÃO FÍSICA
Orientador
|
Doutoramento em Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
|
1998 - 2016 | PERCEPCIONES DE LOS FORMADORES PROFESORES Y DE LOS ESTUDIANTES DE EDUCACIÓN FÍSICA DE LAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS DE MÉXICO
Orientador
|
Doutoramento em Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
|
2009 - 2015 | EDUCAÇÃO FÍSICA E ESTILOS DE VIDA: PORQUE SÃO OS ADOLESCENTES FISICAMENTE (IN)ATIVOS?
Orientador
|
Doutoramento em Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
|
1996 - 2010 | A ESCOLA, A EDUCAÇÃO FÍSICA E A PROMOÇÃO DE ESTILOS DE VIDA ACTIVA E SAUDÁVEL : ESTUDO DE UM CASO
Orientador
|
Doutoramento em Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
|
2004 - 2008 | OS PROCESSOS DE PENSAMENTO DOS PROFESSORES E ALUNOS EM EDUCAÇÃO FÍSICA
Orientador
|
Doutoramento em Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
|
2003 - 2007 | DESCRIPCIÓN Y ANÁLISIS DEL CONOCIMIENTO PROFESIONAL DE LA ENTRENADORA DE GIMNASIA RÍTMICA EN GALICIA
Coorientador
|
Educación Física (Doutoramento)
Universidad de La Coruña, Espanha
|
2001 - 2001 | ESTÚDIO DE UN PROGRAMA DE FORMACION EN PRESERVICIO EN EDUCACIUÓN FÍSICA: LA INVESTIGARIA-ACCIÓN COMO ESTRATÉGIA DE FORMACIÓN
E INVESTIGACIÓN
Coorientador de Belén Reboredo Toja
|
|
2001 - 2001 | ESTÚDIO DE UN PROGRAMA DE FORMACION EN PRESERVICIO EN EDUCACIUÓN FÍSICA: LA INVESTIGARIA-ACCIÓN COMO ESTRATÉGIA DE FORMACIÓN
E INVESTIGACIÓN
Orientador
|
|
2000 - 2000 | CONHECIMENTO PRÁTICO, AUTO-EFICÁCIA E QUALIDADE DO ENSINO. UM ESTUDO MULTICASO EM PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA, TID
Orientador
|
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
|
2000 - 2000 | A PEDAGOGIA DO DESPORTO EM PORTUGAL. CONTRIBUTO PARA A SUA COMPREENSÃO
Orientador
|
Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física – Universidade de Coimbra, Portugal
|
1994 - 2000 | SOCIALIZAÇÃO PROFISSIONAL DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Orientador
|
Ciências da Educação na Especialidade de Sistemas de Formação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
|
1994 - 1999 | ESTUDO DAS REPRESENTAÇÕES E DA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA DE ESTUDANTES PROFESSORES SUJEITOS A MODELOS DE FORMAÇÃO DIFERENCIADOS
Orientador
|
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
|
1994 - 1999 | A INFLUÊNCIA DE DUAS ESTRATÉGIAS DE ENSINO DIFERENCIADAS NA AQUISIÇÃO DE HABILIDADES DESPORTIVAS ELEMENTARES EM MEIO ESCOLAR
Orientador
|
Ciências do Desporto (Doutoramento)
Universidade da Madeira, Portugal
|
1994 - 1999 | EL CONOCIMIENTO DIDÁCTICO DEL CINTENIDO EN LA ENSEÑANZA DE UNA TÉCNICA DEPORTIVA EN BALONMANO: EL LANZAMIENTO EN SALTO CON
CAÍDA DESDE EL EXTREMO. LA PERSPECTIVA DE LOS EXPERTOS, ENTRENADORES Y JUGADORES
Orientador
|
Universidade da Coruña, Espanha
|
1994 - 1999 | ESTUDIO DE LA ADAPTACIÓN DE LOS ESTILOS DE ENSEÑANZA A SESIONES DE DANZA FLAMENCA ESCOLAR. UN NUEVO PLANTEAMENTO DIDÁCTICO
Orientador
|
Universidad de Granada, Espanha
|
1994 - 1999 | ESTUDO DAS REPRESENTAÇÕES E DA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA DE ESTUDANTES PROFESSORES SUJEITOS A MODELOS DE FORMAÇÃO DIFERENCIADOS
Orientador
|
Doutoramento em Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
|
1994 - 1998 | RELAÇÕES ENTRE AS CARACTERÍSTICAS, SIGNIFICADOS E ACÇÕES DOS ALUNOS E OS SEUS COMPORTAMENTOS DE APRENDIZAGEM NAS AULAS DE
EDUCAÇÃO FÍSICA
Orientador
|
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
|
1993 - 1998 | ESTUDO DAS REPRESENTAÇÕES E DAS PRÁTICAS PROFISSIONAIS DO PROFESSOR DO 1º CICLO
Orientador
|
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
|
1993 - 1998 | RELAÇÕES ENTRE AS CARACTERÍSTICAS, SIGNIFICADOS E ACÇÕES DOS ALUNOS E OS SEUS COMPORTAMENTOS DE APRENDIZAGEM NAS AULAS DE
EDUCAÇÃO FÍSICA
Orientador
|
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
|
1993 - 1998 | ESTUDO DAS REPRESENTAÇÕES E DAS PRÁTICAS PROFISSIONAIS DO PROFESSOR DO 1º CICLO
Orientador
|
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
|
1992 - 1998 | OS PROCESSOS COGNITIVOS E AFECTIVOS NA APRENDIZAGEM DE UMA TÉCNICA DESPORTIVA
Orientador
|
|
1993 - 1997 | ESTUDO DA CONGRUÊNCIA INTENÇÃO E ACÇÃO DO PROFESSOR NAS AQUISIÇÕES MOTORA, SOCIAL, EMOCIONAL E COGNITIVA DE ESTUDANTES DE
EDUCAÇÃO FÍSICA
Orientador
|
Motricidade Humana (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
|
1991 - 1997 | ESTUDO INTEGRADO DAS CONDIÇÕES DE APRENDIZAGEM E DA INTENSIDADE DAS ACTIVIDADES EM EDUCAÇÃO FÍSICA
Orientador
|
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
|
1991 - 1996 | EDUCAÇÃO FÍSICA NO 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO. CRENÇAS E PRÁTICAS DOS PROFESSORES E ATITUDES DOS ALUNOS
Orientador de Tomé Bahia de Sousa
|
Doutoramento em Educação (Doutoramento) |
1993 - 1993 | O PENSAMENTO DO PROFESSOR. ESTUDO DAS RELAÇÕES ENTRE AS DECISÕES PRE-INTERACTIVAS E INTERACTIVAS EM EDUCAÇÃO FÍSICA
Orientador de Carlos Januário
|
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
|
1991 - 1991 | A RELAÇÃO PEDAGÓGICA EM EDUCAÇÃO FÍSICA. ESTUDO DA INFLUÊNCIA DAS INTERVENÇÕES DE INSTRUÇÃO E AFECTIVIDADE NO GRAU DE SATISFAÇÃO
DOS ALUNOS
Orientador
|
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
|
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2024/01/23 - 2024/01/25 | 8th World Conference on Qualitative Research (WCQR2024) | Açores (Ponta Delgada) & Johannesburg (South Africa) |
2023/01/25 - 2023/01/27 | 7th World Conference on Qualitative Research (WCQR2023) | Faro (Algarve) |
2022/01/26 - 2022/01/28 | 6th World Conference on Qualitative Research (WCQR2022) | Aveiro & Barcelona |
Distinções
Prémio
2013 | Pazo de Prata Award INEF Galicia
Universidade da Coruña Facultade de Ciencias do Deporte e a Educación Física, Espanha
|
2011 | Golden Eagle Award FIEP "Dr. Adolfo Pérez Acosta"
Federation International d'Education Physique, North America, México
|
2010 | Cagigal Conference |
2004 | International FIEP Cross of Honour of Physical Education - Gold Cross of FIEP
Federation Internationale D'Education Physique, Brasil
|
2001 | Best Poster Award - Third prize |
1999 | Best Poster Award - Second prize |
1998 | Best Poster Award - First prize |