???global.info.a_carregar???
Ph.D in Language Teaching - Multilinguism and Education for a Global Citizenship, Universidade Aberta/ Universidade Nova de Lisboa; Masters in Teaching Portuguese as a Second and Foreign Language, Universidade Nova de Lisboa; Bachelor in Teaching Portuguese and French, Universidade de Évora. João Paulo Pereira has taught in Portugal, São Tomé and Príncipe, Guinea Bissau, Switzerland and Macao (e.g. Instituto Politécnico de São Tomé, Universidade de Macau, Instituto Português do Oriente). His research interests lie in the areas of Second Language Acquisition, Educational Technology and Materials Development.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
João Paulo Pereira
Data de nascimento
1974/11/28
Género
Masculino

Nomes de citação

  • Pereira, Joao Paulo

Identificadores de autor

Ciência ID
431C-BAFE-6FFE
ORCID iD
0000-0002-7123-0888

Domínios de atuação

  • Humanidades - Línguas e Literaturas - Estudos Gerais da Linguagem

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2)
Francês Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
2023/01/10
Concluído
Ph.D in Language Teaching - Multilinguism and Education for a Global Citizenship, Universidade Aberta/ Universidade Nova de Lisboa (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal

Universidade Nova de Lisboa, Portugal
"Desenvolvimento de materiais didáticos audiovisuais para uma plataforma de aprendizagem, com vista ao apoio do ensino e aprendizagem da compreensão do oral do Português como Língua Não Materna em contexto asiático" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
2012/01/26
Concluído
Masters in Teaching Portuguese as a Second and Foreign Language, Universidade Nova de Lisboa (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
"Proposta de materiais didáticos para alunos crioulófonos guineenses – Contributos da Análise Contrastiva" (TESE/DISSERTAÇÃO)
18
1998/07/02
Concluído
Bachelor in Teaching Portuguese and French, Universidade de Évora (Licenciatura)
Universidade de Évora, Portugal
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2019/09 - 2022/08/31 Leitor (Docente Universitário) University of Saint Joseph, Macau
2016/08 - 2018/05 Professor Visitante (Docente Universitário) University of Macau, Macau
2006/11 - 2007/07 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Superior Politécnico de São Tomé, São Tomé e Príncipe

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/04/01 - Atual Avaliador dos exames de Português Língua Estrangeira Camões Junior, em formato de e-Certificação/e-assessment Instituto Camões, Portugal
2022/01/30 - Atual Docente no Ensino não Superior Agrupamento de Escolas D. João V, Portugal
2013/09 - 2018/08 Docência no Ensino Não Superior Instituto Português do Oriente, China
2016/11 - 2017/01 Supervisão científica e catalogação dos recursos digitais da Plataforma digital Escola Virtual Porto Editora, Portugal
2010/10 - 2013/08 Docência no Ensino Não Superior Agrupamento de Escolas de Vialonga, Portugal
2010/03 - 2010/08 Ensino não Superior Agrupamento de Escolas Miradouro de Alfazina, Portugal
2006/10 - 2009/08 Educação para o Desenvolvimento Ministério dos Negócios Estrangeiros, Portugal
Liceu Nacional de São Tomé, São Tomé e Príncipe
2005/10 - 2006/08 Ensino não Superior Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal
Rede de Ensino Português na Suíça, Suiça
2003/10 - 2004/08 Ensino não Superior Escola Secundária ES/3 Artur Gonçalves, Portugal
2000/12 - 2003/08 Educação para o Desenvolvimento Ministério dos Negócios Estrangeiros, Portugal
Liceu Nacional Kwame N'Krumah, Guiné-Bissau
1999/03 - 1999/08 Ensino não Superior Escola Básica Integrada Fialho de Almeida, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2020/04/04 - 2022/05/30 E-learning platform of audiovisual materials to learn portuguese as a foreign language in Macao
Investigador responsável
University of Saint Joseph, Macau
Government of the Macau Special Administrative Region Tertiary Education Services Office
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Pereira, Joao Paulo. "A produção de um manual de português língua não materna em contexto asiático: da teoria à prática". Díli, 2021.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Pereira, Joao Paulo. "Português à Vista: Plataforma de aprendizagem para o desenvolvimento do ensino e aprendizagem da compreensão do oral do Português Língua Não Materna". Palavras 60-61 (2023): 99-112. https://palavras.appform.pt/ojs/index.php/Palavras.
    Publicado
  2. Pereira, Joao Paulo. "Estudo de caso sobre representações do aprendente chinês na aula de português língua estrangeira em Macau". Linguarum Arena 12 (2021): 133-157. https://ojs.letras.up.pt/index.php/LinguarumArena/article/view/11045.
    Acesso aberto • Publicado
  3. Pereira, Joao Paulo. "A produção do manual de português para estrangeiros de nível avançado Dar à Língua: da teoria à prática". “Mapas Esquivos” - Goa e Macau: a inscrição da identidade (nas línguas, literaturas e culturas) 1 (2019): 89-106.
    Publicado
  4. Pereira, João. "Ensinar a ouvir Para o desenvolvimento da compreensão do oral do aprendente de português língua não materna". Orientes do Português 1 (2019): 35-46. http://dx.doi.org/10.21747/27073130/ori1a4.
    10.21747/27073130/ori1a4
  5. Pereira, Joao Paulo. "A comparação interlinguística na criação de materiais didáticos para guineenses crioulófonos a aprender o português como língua segunda". Palavras 46-47 (2015): 23-38. https://app.pt/revista-palavras-n-o-46-47/.
    Publicado
Manual
  1. Pereira, Joao Paulo. Dar à Língua. Macau, China: Instituto Português do Oriente. 2017.
    Publicado
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2024/06/06 The contribution of humorous texts to learning portuguese as foreign language: a case study
Materials Development Association (MATSDA)/ Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2024/05/09 O uso do vídeo para o desenvolvimento da compreensão audiovisual em contexto de PLE: algumas pistas de trabalho
Universidade de São Tomé e Príncipe; Instituto Guimarães Rosa; Instituto Camões (São Tomé, São Tomé e Príncipe)
2023/10/25 Inclusão e mudança no ensino de Português Língua Estrangeira - o papel dos materiais didáticos
Universidade Cidade de Macau/ Universidade de Macau (macau, China)
2023/06/20 Os materiais didáticos como agente de mudança: reflexão e contributos Congresso Internacional "Ensino, Formação e Investigação": XX Aniversário do Mestrado de Português em Língua Segunda e Estrangeira
Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2023/03/11 'Português à Vista': Plataforma digital de materiais didáticos audiovisuais para o ensino e aprendizagem do Português Língua Não Materna"
Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
2022/06/24 Construção de materiais didáticos em PLE: Desafios partilhados
Instituto Politécnico de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2022/05/30 Apresentação da plataforma digital "Português à Vista" - Plataforma de materiais audiovisuais para o Ensino do Português Lançamento da plataforma digital "Português à Vista" - Plataforma de materiais audiovisuais para o Ensino do Português (conclusão de Projeto de investigação)
Universidade de São José (Macau, China)
2022/03/29 Visões de Confúcio na aula de Português Língua Estrangeira em Macau: Entre tradição e modernidade Public Lecture
Universidade de São José (Macau, China)
2021/11/29 O desenvolvimento de materiais didáticos audiovisuais para a plataforma virtual de aprendizagem 'Português à Vista': princípios, técnicas e abordagens
Universidade Aberta (Lisboa, Portugal)
2021/10/14 A produção de um manual de português língua não materna em contexto asiático: da teoria à prática
Universidade Nacional de Timor Lorosae (Díli, Timor - Leste)
2019/10/31 Ensinar na Ásia: o perigo das generalizações no ensino de PLE Conferência Internacional em Português Língua Estrangeira
Centro de Língua Portuguesa da Universidade de Hanoi (Hanoi, Vietname)
2019/10/25 Produção e Análise de Materiais Didáticos de Português Língua Não Materna
Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2017/12/08 A abordagem lexical no ensino de PLE – princípios e casos práticos Comunicação apresentada no III Encontro de Pontos de Rede de PLE na Ásia (Macau)
Instituto Português do Oriente
2012/05/12 Diversidade Linguística e Cultural - A Oficina de Português Língua Não Materna do Agrupamento de Escolas de Vialonga Seminário “Diversidade Linguística e Cultural”
Direção Geral de Educação (Lisboa, Portugal)

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2023 - Atual Membro da Comissão Organizadora do Congresso Internacional "Ensino, Formação e Investigação": XX Aniversário do Mestrado de Português em Língua Segunda e Estrangeira (2023/06/19 - 2023/06/21)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2024/06/05 - 2024/06/06 Membro da Comissão Organizadora da Conferência Materials for Developing Communicative Ability, uma parceria entre a MATSDA – Materials Development Association e a FCSH – Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (2024/06/05 - 2024/06/06)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal

MATSDA - The Materials Development Association, Reino Unido

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2023/06/20 - Atual Moderação da sessão paralela 5
Congresso
Congresso Internacional "Ensino, Formação, Investigação"
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2024/06/25 A aplicação do modelo de sala de aula invertida no ensino e aprendizagem da compreensão do oral do Português por estudantes chineses
Orientador
Keying Yang (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2024/06/21 Estudo sobre os constrangimentos e as estratégias na aprendizagem da língua portuguesa por chineses com vistos gold
Arguente
Dong Ha (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2023/05/26 Título da dissertação: Ensino do português a trabalhadores chineses do setor da manutenção e conservação de edifícios no contexto dos PALOP: uma proposta de conteúdos digitais para o nível A2
Arguente principal
Yangyang Chen (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal

Entrevista (jornal / revista)

Descrição da atividade Jornal / Forum
2022/09 Entrevista incluída no trabalho jornalístico, "Português na ponta do teclado", da responsabilidade da Revista Macau, sobre o lançamento da plataforma digital de aprendizagem Português à Vista para o apoio ao ensino e aprendizagem do Português como Língua Estrangeira, que resultou de um projeto de investigação levado a cabo na Universidade de São José de Macau. Revista Macau
2022/03/29 Entrevista incluída no artigo do jornal Hoje Macau, "Estudo | Confucionismo não influencia docentes de português", sobre um estudo de caso realizado em Macau na área da Aquisição de Língua Segunda e dos Estudos Interculturais, saído na Linguarum Arena, Revista de Estudos em Didática de Línguas da Universidade do Porto (volume 12, 2021). Hoje Macau
2017/07/12 Entrevista incluída no artigo "Alunos do IPOR ajudam a desenvolver manual de Português Língua Estrangeira" sobre o lançamento de Dar à Língua - Manual de Português Língua Estrangeira (Nível C1 - Autonomia). Ponto Final

Entrevista / Programa (rádio / tv)

Programa Tema
2024/07/05 - Atual Língua de Todos O contributo dos textos humorísticos para a aprendizagem do Português como língua Estrangeira
2023/06/25 - Atual Páginas de Português (Antena 2) Materiais didáticos e ensino do Português Língua Segunda
2022/05/31 - 2022/05/31 Telejornal (TDM - Teledifusão de Macau) Lançamento da plataforma digital de aprendizagem Português à Vista para o apoio ao ensino e aprendizagem do Português como Língua Estrangeira, que resultou de um projeto de investigação levado a cabo na Universidade de São José de Macau.

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2023/06/19 - 2023/06/21 Membro da Comissão Comissão Científica do Congresso Internacional "Ensino, Formação e Investigação": XX Aniversário do Mestrado de Português em Língua Segunda e Estrangeira
Membro
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
Distinções

Prémio

2023 Emília Amor Award on Portuguese Didactics Research
Associação de Professores de Português, Portugal
2012 Best Master’s 2012 Student Award - Universidade Nova de Lisboa
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2012 Intercultural School Award - “Selo Escola Intercultural”
Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal