???global.info.a_carregar???
Clara Amorim holds a PhD in Linguistics (2015), from the University of Porto, a MA in General Linguistics (2003), from University of Coimbra, and a BA in Modern Languages and Literatures - Portuguese and English (1999), from the University of Porto. She is currently an Adjunct Professor at the School of Education of the Polytechnic Institute of Viana do Castelo (IPVC), an integrated researcher at UID-FCT nº 22, Center of Linguistics of Porto University (CLUP), and a collaborating researcher at UID-FCT nº 5198, Center for Research and Innovation in Education. Previously, she was an Assistant Professor at University of Porto (2019-2021), a Visiting Professor at National University of TImor Lorosa'e, East Timor (2015-2018) and an Assistant Professor at the Polytechnic Institute of Educational Sciences of Felgueiras (1999-2014). Her research and teaching areas include Phonology, L1 and L2 Acquisition and Educational Linguistics (Language Didactics and Development of Teaching Materials), having published teaching materials for teaching Portuguese as a Native and Foreign Language, as well as research articles.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
MARIA CLARA FIGUEIREDO AMORIM

Nomes de citação

  • AMORIM, CLARA

Identificadores de autor

Ciência ID
BD13-D01B-7BB4
ORCID iD
0000-0002-6946-4888

Endereços de correio eletrónico

  • cfamorim@ese.ipvc.pt (Profissional)

Telefones

Telefone
  • 258 806 20 (Profissional)

Moradas

  • Av. Cap. Gaspar de Castro 513 , 4901-908, Viana do Castelo, Viana do Castelo, Portugal (Profissional)

Domínios de atuação

  • Humanidades - Línguas e Literaturas - Linguística
Formação
Grau Classificação
2016/03/01 - 2016/05/10
Concluído
Aprendizagem e Ensino de Português Língua Não Materna [Learning and Teaching of Portuguese as a Non-Native Language] (Outros)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
9,5 / 10
2015/01/19
Concluído
Linguística (PhD in Linguistics) (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
"Padrão de Aquisição de Contrastes em PE: a interação entre traços, segmentos e sílabas [Contrasts Acquisition Pattern in European Portuguese: the interaction between features, segments and syllables]" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Approved with Distinction, unanimously
2012/03/15 - 2012/06/15
Concluído
Linguística (Linguistics) (Outros)
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Brasil
2000/10/01 - 2003/12/09
Concluído
Linguística Geral (MA in General Linguistics) (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
"A Posição do Sujeito em Português: estudo sintático, semântico e informativo" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Very good, unanimously
1994/09/01 - 1999/07/31
Concluído
Línguas e Literaturas Modernas, variante de Português-Inglês [BA in Modern Languages and Literatures, variant Portuguese and English Studies] (Licenciatura)
Especialização em Educação - Português / Inglês
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
14
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2024 - Atual Investigador Auxiliar Convidado (carreira) (Investigação) Instituto Politécnico do Porto Centro de Investigação e Inovação em Educação, Portugal
Instituto Politécnico do Porto Centro de Investigação e Inovação em Educação, Portugal
2015 - Atual Investigador principal (carreira) (Investigação) Universidade do Porto Centro de Linguística, Portugal
Universidade do Porto Centro de Linguística, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2021/09/01 - Atual Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2019/09/01 - 2021/08/31 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2019/02/01 - 2021/08/31 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2016/03/01 - 2016/06/30 Professor Visitante (Docente Universitário) Universidade Nacional Timor Lorasa'e, Timor - Leste
Universidade Nacional Timor Lorasa'e, Timor - Leste
2015/03/01 - 2016/02/28 Professor Visitante (Docente Universitário) Camões, I. P., Portugal
Universidade Nacional Timor Lorasa'e, Timor - Leste
2004/01/01 - 2014/09/30 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Superior de Ciências Educativas de Felgueiras, Portugal
2011/09/01 - 2012/02/28 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
1999/10/01 - 2003/12/31 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Superior de Ciências Educativas de Felgueiras, Portugal
Instituto Superior de Ciências Educativas de Felgueiras, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2006/09/01 - Atual Linguistic consultant Areal Editores, S. A., Portugal
2017/03/01 - 2018/12/31 Scientific-pedagogical coordinator Camões, I. P., Portugal
Universidade Nacional de Timor Lorosa'e Centro Nacional de Investigação Científica, Timor - Leste
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2019/01/01 - 2019/12/31 Center for General and Applied Linguistic Studies
UID/LIN/04887/2019
Universidade de Coimbra, Portugal

Universidade de Coimbra Centro de Estudos de Linguística Geral e Aplicada, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2017/02/01 - 2018/12/31 Projeto de Capacitação em Língua Portuguesa na UNTL [Portuguese Language Training Project at UNTL]
0000
Orientador
Camões - Instituto da Cooperação e da Língua

Universidade Nacional Timor Lorasa'e
2011/01/01 - 2013/12/31 Strategic Project - UI 22 - 2011-2012
PEst-OE/LIN/UI0022/2011
Universidade de Lisboa Centro de Linguística, Portugal

Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2024/10 - 2027 Desenvolvimento do pensamento crítico em estudantes do curso de formação inicial de professores [Development of critical thinking in students of teachers training course]
0000
Co-Investigador Responsável (Co-IR)
Em curso
2016/09 - 2018/12/31 Observatório das Línguas Oficiais da Universidade Nacional Timor Lorosa’e [Observatory of official languages of Timor Lorosa'e National University]
0000
Investigador responsável
Universidade Nacional Timor Lorasa'e, Timor - Leste
Universidade Nacional Timor Lorasa'e
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. AMORIM, CLARA; Castelo, Adelina. "O que são sons? – Dados sobre a competência metafonológica de futuros professores". Trabalho apresentado em 40.º Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística, Ponta Delgada, 2024.
  2. AMORIM, CLARA; Castelo, Adelina; Xavier, Lola Geraldes. "A pronúncia e a variação linguística em PLNM através da (áudio)literatura". Trabalho apresentado em Colóquio internacional Tradição e inovação na cultura portuguesa. 50 anos de Estudos Lusófonos na Roménia, Bucarest, 2024.
  3. AMORIM, CLARA; Castelo, Adelina; Xavier, Lola Geraldes. "A voz da literatura na aprendizagem da pronúncia: uma sequência didática com recurso a audiolivros". Trabalho apresentado em III Conferência da TROPO UK. University of Newcastle, Newcastle, 2024.
  4. AMORIM, CLARA; Iglesias, A.; Miguez, C.. "A competência metalinguística de futuros professores do ensino básico: um estudo comparativo Portugal/Galiza". Trabalho apresentado em 4th Porto International Conference on Research in Education, 2024.
  5. AMORIM, CLARA; Novo, M.; Pinto, A. I.. "Mais vale um livro na mão do que dois na estante: Educação Literária no Pré-Escolar". Trabalho apresentado em 4th Porto International Conference on Research in Education, Porto, 2024.
  6. AMORIM, CLARA; Ferreira, F.; Pinto, A. I.. "O desenvolvimento do conhecimento lexical: um estudo com crianças de 5 anos". Trabalho apresentado em 4th Porto International Conference on Research in Education, Porto, 2024.
  7. AMORIM, CLARA; Monteiro, A. F.; Orvalho, L.; Manuel, C.; Tavares, D. S.. "O papel do feedback entre pares para o desenvolvimento das capacidades e disposições de pensamento crítico". Trabalho apresentado em 10.º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior, Porto, 2024.
  8. AMORIM, CLARA; Iglesias, A.; Miguez, C.; Mociño, I.; Agrelo, E.; Pinto, A. I.. "Relación entre hábitos lectores e competencia lingu¨ística: visión comparativa Galiza Portugal". Trabalho apresentado em XIV Congreso Internacional da Asociación Internacional de Estudos Galegos, Braga, 2024.
  9. AMORIM, CLARA; Brito, E. C. S. F.; Guerreiro, J. M. G. S.; Viana, M. C. C.. "Proposta de dicionário técnico-científico de "One-Health"". Trabalho apresentado em XVIII Simpósio Ibero-Americano de Terminologia. Terminologia no mundo pós-pandemia: desafios para a Ibero-América, Natal, 2023.
  10. AMORIM, CLARA; Gonçalves, Teresa. "A avaliação de pares com recurso a rubricas como estratégia ativa de aprendizagem [Peer assessment using rubrics as an active learning strategy]". Trabalho apresentado em 9.º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior - CNAPPES'23 [9.º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior ], Faro, 2023.
    No prelo
  11. Castelo, Adelina; Zhou, Chao; Amorim, Clara. "Acquisition of Portuguese mid vowels by Chinese Mandarin native speakers: some data on perception". 2023.
  12. AMORIM, CLARA. "A Escala de Robustez na descrição fonológica do português europeu contemporâneo". Trabalho apresentado em Phonoshuttle - OPOLIS - ponte aérea de Fonologia, Online, 2022.
    Publicado
  13. Castelo, Adelina; Amorim, Clara; Zhou, Chao; Li, Qinxue; Zhang, Chenlin; Soares, Liliana. "Altos e baixos vocálicos: ensinando vogais portuguesas a alunos chineses". 2022.
  14. AMORIM, CLARA; Fernandes, Ana Isabel; Veloso, João; Silva, Fátima. "A produção dos róticos do português europeu por falantes nativos de cantonês". Trabalho apresentado em III Simpósio Internacional sobre o Ensino de Português como Língua Adicional (SINEPLA), Online, 2021.
  15. AMORIM, CLARA; Veloso, João. "Os traços [+ lateral + contínuo] na descrição das laterais do português europeu contemporâneo". Trabalho apresentado em XXXVI Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística [XXXVI National Meeting of the Portuguese Linguistics Association], Online, 2020.
  16. AMORIM, CLARA; SOARES, Susana. "Alguns contributos para o esboço do perfil sociolinguístico dos aprendentes timorenses à entrada do ensino superior público". Trabalho apresentado em 2.º Encontro de Línguas Ibéricas (ELI) - Conferências Internacionais de Linguística, Covilhã, 2018.
  17. AMORIM, CLARA; Bachita, Domingas. "O domínio das fricativas coronais na aprendizagem da língua portuguesa por aprendentes timorenses". Trabalho apresentado em 3.ª Conferência Internacional Produção do Conhecimento Científico em Timor-Leste, Díli, 2018.
  18. AMORIM, CLARA; Corte-Real, Benjamim; Oliveira, Benvinda; SOARES, Susana. "O perfil sociolinguístico dos estudantes do 1.º ano da licenciatura em Ensino da Língua Portuguesa da UNTL". Trabalho apresentado em XII Congresso da Associação Internacional de Lusitanistas, Macau, 2017.
  19. AMORIM, CLARA; Corte-Real, Benjamim; Oliveira, Benvinda; SOARES, Susana. "O perfil dos estudantes do 1.º ano da licenciatura em Ensino da Língua Portuguesa da UNTL.". Trabalho apresentado em 6th Timor-Leste Studies Association (TLSA) Conference - New Research on Timor-Leste, Díli, 2017.
  20. AMORIM, CLARA; Veloso, João. "O estatuto fonológico do rótico dorsal em português europeu à luz dos dados de aquisição". Trabalho apresentado em Colóquio Internacional de Homenagem ao Professor Óscar Lopes, Porto, 2017.
  21. AMORIM, CLARA; SOARES, Susana; Neves, Eugénia. "A proficiência linguística dos estudantes do Departamento de Língua Portuguesa da UNTL". Trabalho apresentado em 2.ª Conferência Internacional Produção do Conhecimento Científico em Timor-Leste, Díli, 2016.
  22. AMORIM, CLARA; SOARES, Susana; Neves, Eugénia. "Os futuros professores de língua portuguesa em Timor- Leste: realidade e desafios". Trabalho apresentado em III Conferência Internacional sobre o Futuro da Língua Portuguesa no Sistema Mundial, Díli, 2016.
  23. AMORIM, CLARA. "Para uma desconstrução do conceito complemento preposicional". Trabalho apresentado em Colóquio Língua e Literatura Portuguesas: da teoria à prática pedagógica, Felgueiras, 2002.
Artigo em revista
  1. AMORIM, CLARA; Castelo, Adelina; Zhou, Chao. "Altos e Baixos Vocálicos”: ensinando a altura de vogal do português a falantes nativos de chinês mandarim". Études romanes de Brno (2025):
    Acesso aberto • Submetido
  2. AMORIM, CLARA; Castelo, Adelina. "A promoção da consciência fonológica no jardim de infância e no 1.º CEB: estudo exploratório sobre práticas educativas, crenças e necessidades formativas". Revista Portuguesa de Educação (2024):
    Acesso aberto • No prelo
  3. AMORIM, CLARA; Gonçalves, Teresa. "A avaliação de pares com recurso a rubricas como estratégia ativa de aprendizagem". Livro de Atas do 9.º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior (2024):
    Acesso aberto • Publicado
  4. Costa, Teresa; Amorim, Clara; Ramalho, Ana Margarida; Clara Amorim; Teresa Costa; Ana Margarida Ramalho. "Sobre a aquisição da Fonologia do Português Europeu como L1: caminhos por trilhar". Revista da Associação Portuguesa de Linguística 9 (2022): 236-249. http://hdl.handle.net/20.500.11960/3617.
    10.26334/2183-9077/rapln9ano2022mr1
  5. Clara Amorim; João Veloso. "Laterais do Português Europeu Contemporâneo: estruturação interna, robustez de traços e dados de aquisição [Laterals of Contemporary European Portuguese: internal structuring, robustness of features and acquisition data]". Revista da Associação Portuguesa de Linguística 8 (2021): 1-9. http://dx.doi.org/10.26334/2183-9077/rapln8ano2021a1.
    10.26334/2183-9077/rapln8ano2021a1
  6. AMORIM, CLARA. "Trajectory of liquid production in typically developing children: European Portuguese". Journal of Child Language Acquisition and Development – JCLAD 9 1 (2021): 162-175.
    Acesso aberto • Publicado
  7. AMORIM, CLARA; Amorim, Clara. "O domínio das frases relativas preposicionadas por estudantes do ensino superior [The mastery of prepositional relative phrases by higher education students]". Revista de Estudos Linguísticos da Universidade do Porto Especial (2021): 215-233. https://ojs.letras.up.pt/index.php/EL/article/view/11061/10120.
    Publicado • 10.21747/16466195/lingespa10
  8. Amorim, Clara; Veloso, João. "Contemporary European Portuguese laterals: internal structuring, feature robustness, and acquisition data". (2021): https://doi.org/10.26334/2183-9077/rapln8ano2021a1.
    https://doi.org/10.26334/2183-9077/rapln8ano2021a1
  9. SOARES, Susana; AMORIM, CLARA (BD13-D01B-7BB4). "Des influences de l'objectification de la langue portugaise sur la définition du profil des apprenants timorais à l'entrée de l'enseignement supérieur public [Influences of the objectification of the Portuguese language on the definition of the profile of Timorese learners upon entering public higher education]". Plural Pluriel 19 (2019): 32-44. https://www.pluralpluriel.org/index.php/revue/article/view/176.
    Acesso aberto • Publicado
  10. Pinto, Alexandra Guedes; Amorim, Clara. "Studies on variation in portuguese [recensão]". (2019): https://hdl.handle.net/10216/125619.
  11. AMORIM, Clara. "A aquisição das consoantes líquidas em Português Europeu: contributos para a caracterização da faixa etária 4;04;11 anos [The acquisition of liquid consonants in European Portuguese: contributions to the characterization of the age group 4;04;11 years]". Linguística – revista de estudos linguísticos da Universidade do Porto 9 (2014): 59-82. http://ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/13101.pdf.
    Acesso aberto • Publicado
  12. Amorim, Clara; Matzenauer, Carmen Lúcia Barreto. "A aquisição das Fricativas Coronais no português europeu [The acquisition of Coronal Fricatives in European Portuguese]". Cadernos de Estudos Lingüísticos 56 2 (2014): 235-246. http://dx.doi.org/10.20396/cel.v56i2.8641476.
    Publicado • 10.20396/cel.v56i2.8641476
  13. AMORIM, CLARA. "Sons e letras, ou sobre dificuldades ortográficas [Sounds and Letters, or About Spelling Difficulties]". Elo 15 (2007): 259-261. https://www.cffh.pt.
    Publicado
  14. AMORIM, CLARA. "Entre "você" e "o senhor"". Elo 14 (2006): https://www.cffh.pt/.
    Publicado
  15. Amorim, Clara. "Para uma desconstrução do conceito 'complemento preposicional' [For a deconstruction of the concept 'prepositional complement']". Revista Itinerários 10 (2004): 61-66.
  16. AMORIM, Clara. "Pronomes de tratamento - um estudo sociolinguístico [Treatment pronouns - a sociolinguistic study]". Revista Itinerários 7 (2002): 123-132.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Clara Amorim; Cristiane Lazzarotto-Volcão. "Padrões de aquisição de contrastes consonantais no Português Brasileiro e Europeu [Acquisition patterns of consonant contrasts in Brazilian and European Portuguese]". 2023.
    10.4324/9781003294344-4
  2. AMORIM, CLARA; Veloso, João. "O estatuto fonológico do rótico dorsal do português europeu à luz dos dados de aquisição [The phonological status of the dorsal rhotic of European Portuguese in light of acquisition data]". In Estudos em fonética e fonologia: coletânea em homenagem a Carmen Matzenauer, editado por Cristiane Lazzarotto-Volcão; Maria João Freitas. Curitiba, Brasil: Editora CRV, 2018.
    Publicado
  3. AMORIM, CLARA; COSTA, VERA. "Era uma vez... os sons [Once upon a time... the sounds]". In Pasta Mágica - Projeto de Língua Portuguesa para o 1.º ano do 1.º CEB. Porto, Portugal: Areal Editores, 2011.
    Publicado
  4. AMORIM, CLARA; SOUSA, Catarina. "TLEBS. O que mudou? [TLEBS. What has changed?]". In Viver em Português 7. Caderno de Apoio ao Professor. Porto, Portugal: Areal Editores, 2006.
    Publicado
Livro
  1. AMORIM, CLARA; Zhou, Chao. Atas do II Phonoshuttle - OPO-LIS - ponte aérea de Fonologia [Proceedings of the II Phonoshuttle - OPO-LIS - Phonology air bridge]. Portugal. 2023.
    Publicado • https://doi.org/10.21747/978-989-9082-62-5/pon • Editor
  2. AMORIM, CLARA; Sousa, Catarina. A minha gramática prática - 3.º Ciclo [My Practical Grammar - 3rd cycle). Portugal: Areal Editores. 2023.
    Publicado
  3. AMORIM, CLARA. A minha gramática prática - 2.º Ciclo [ My Practical Grammar]. Porto, Portugal: Areal Editores. 2023.
    Publicado
  4. AMORIM, CLARA; Zhou, Chao. Atas do I Phonoshuttle OPO-LIS : ponte aérea de fonologia [Proceedings of the I Phonoshuttle - OPO-LIS - Phonology air bridge]. Portugal: Faculdade de Letras da Universidade do Porto e Centro de Linguística da Universidade do Porto. 2022.
    10.21747/978-989-8969-92-7/atas • Editor
  5. AMORIM, CLARA. Eureka! Gramática Prática - 1.º Ciclo [Eureka! Practical Grammar - 1st Cycle]. Porto, Portugal: Areal Editores. 2019.
    Publicado
  6. AMORIM, CLARA; AMORIM, Clara; SOUSA, Catarina. Gramática do português [Portuguese Grammar]. Porto, Portugal: Areal Editores. 2016.
    Publicado
  7. AMORIM, CLARA; SOUSA, Catarina. Conhecer a Gramática [Know Grammar]. Porto, Portugal: Areal Editores. 2013.
    Publicado
  8. AMORIM, CLARA; SOUSA, Catarina. Aprender a Gramática - 9 [Learn Grammar - 9]. Porto, Portugal: Areal Editores. 2012.
    Publicado
  9. AMORIM, CLARA; SOUSA, Catarina. Aprender a Gramática - 8 [Learn Grammar - 8]. Porto, Portugal: Areal Editores. 2012.
    Publicado
  10. AMORIM, CLARA; COSTA, VERA. Aprender a Gramática - 6 [Learn Grammar - 6]. Porto, Portugal: Areal Editores. 2012.
    Publicado
  11. AMORIM, CLARA; SOUSA, Catarina. Aprender a Gramática - 7 [Learn Grammar - 7]. Porto, Portugal: Areal Editores. 2011.
    Publicado
  12. AMORIM, CLARA; COSTA, VERA. Aprender a Gramática - 5 [Learn Grammar - 5]. Porto, Portugal: Areal Editores. 2011.
    Publicado
  13. AMORIM, CLARA; COSTA, VERA. Aprender a Escrever 6 [Learning to Write 6]. Porto, Portugal: Areal Editores. 2010.
    Publicado
  14. AMORIM, CLARA; COSTA, VERA. Aprender a Escrever 4 [Learning to Write 4]. Porto, Portugal: Areal Editores. 2010.
    Publicado
  15. AMORIM, CLARA; COSTA, VERA. Construir a Gramática [Build the Grammar]. Porto, Portugal: Areal Editores. 2010.
    Publicado
  16. AMORIM, CLARA; COSTA, VERA. Aprender a Gramática - 3. Porto, Portugal: Areal Editores. 2009.
    Publicado
  17. AMORIM, CLARA; COSTA, VERA. Aprender a Gramática - 4. Porto, Portugal: Areal Editores. 2009.
    Publicado
  18. AMORIM, CLARA; COSTA, VERA. À Descoberta da Gramática [Discovering Grammar]. Porto, Portugal: Areal Editores. 2009.
    Publicado
  19. AMORIM, CLARA; SOUSA, Catarina. Gramática da Língua Portuguesa, 2.ª ed. revista e atualizada. Porto, Portugal: Areal Editores. 2009.
    Publicado
  20. AMORIM, CLARA; COSTA, VERA. À Descoberta da Gramática, ed. revista e atualizada [Discovering Grammar, revised and updated edition]. Porto, Portugal: Areal Editores. 2009.
  21. AMORIM, CLARA; SOUSA, Catarina. Gramática da Língua Portuguesa [Grammar of the Portuguese Language]. Porto, Portugal: Areal Editores. 2006.
    Publicado
  22. AMORIM, CLARA; COSTA, VERA. À Descoberta da Gramática [[Discovering Grammar]]. Porto, Portugal: Areal Editores. 2006.
    Publicado
Manual
  1. AMORIM, Clara; SOARES, Susana. Língua Portuguesa II [Portuguese Language II]. Díli, Timor - Leste: Universidade Nacional Timor Lorosa'e. 2017.
    Publicado
  2. AMORIM, Clara; SOARES, Susana. Língua Portuguesa I [Portuguese Language I]. Díli, Timor - Leste: Universidade Nacional Timor Lorosa'e. 2017.
    Publicado
Poster em conferência
  1. Castelo, Adelina; Zhou, Chao; AMORIM, CLARA. "Aquisição das vogais médias do português na China: Os desafios de um desenho experimental [Acquisition of Portuguese mid vowels in China: The challenges of an experimental design]". Trabalho apresentado em XXXVII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística, 2021.
  2. Castelo, Adelina; Zhou, Chao; AMORIM, CLARA. "Aquisição das vogais médias do português na China: os desafios de um desenho experimental". 2021.
  3. AMORIM, CLARA; VELOSO, João; João Manuel Pires da Silva e Almeida Veloso; AMORIM, CLARA; Veloso, João; Dias, Paulo C.. "Phonological Processes Uses in four-and-a-half-years-old European Portuguese Children". Trabalho apresentado em UMinho Summer School of Linguistics, 2011.
Resumo em conferência
  1. AMORIM, CLARA; Brito, E. ; Guerreiro, J.; Viana, M. C.. "Proposta de dicionário técnicocientífico de "One Health"". Trabalho apresentado em XVIII Simpósio Ibero-Americano de Terminologia. Terminologia no mundo pós-pandemia: desafios para a Ibero-América, Natal, 2024.
    Publicado
  2. AMORIM, CLARA; Ferreira, F.; Pinto, A. I.. "O desenvolvimento do conhecimento lexical: um estudo com crianças de 5 anos". Trabalho apresentado em 4th Porto International Conference on Research in Education, Porto, 2024.
    Publicado
  3. AMORIM, CLARA; Novo, M.; Pinto, A. I.. "Mais vale um livro na mão do que dois na estante: Educação Literária no Pré-Escolar". Trabalho apresentado em 4th Porto International Conference on Research in Education, Porto, 2024.
    Publicado
  4. AMORIM, CLARA; Iglesias, A.; Miguez, C.. "A competência metalinguística de futuros professores do ensino básico: um estudo comparativo Portugal/Galiza". Trabalho apresentado em 4th Porto International Conference on Research in Education, Porto, 2024.
    Publicado
  5. AMORIM, CLARA. Autor correspondente: AMORIM, CLARA. "A avaliação de pares no ensino da escrita: perceções dos estudantes [Peer Assessment in Writing Instruction: Student Perceptions]". Trabalho apresentado em 3.º Congresso Internacional Inovação e Tecnologia no Ensino de Línguas (iTel 2023): Avaliação digital no ensino de línguas [ 3rd International Congress on Innovation and Technology in Language Teaching (iTel 2023): Digital Assessment in Language Teachin], 2023.
    Publicado
  6. AMORIM, CLARA; Gonçalves, Teresa; Gonçalves, Teresa. "A avaliação de pares com recurso a rubricas como estratégia ativa de aprendizagem [Peer assessment using rubrics as an active learning strategy]". Trabalho apresentado em 9.º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior, Faro, 2023.
    Publicado
  7. Castelo, Adelina; Zhou, Chao; AMORIM, CLARA. "Acquisition of Portuguese mid vowels by Chinese Mandarin native speakers: some data on perception". Trabalho apresentado em L2 Portuguese @ Lancaster, Lancaster, 2023.
    Publicado
  8. AMORIM, CLARA; Castelo, Adelina; Zhou, Chao. "Aquisição das vogais médias do português na China: alguns dados sobre a perceção". Trabalho apresentado em 39.º Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística [39th National Meeting of the Portuguese Linguistic Association], Covilhã, 2023.
    Publicado
  9. Clara Amorim; João Veloso; AMORIM, CLARA; VELOSO, João. "Phonological representation of dorsal rhotic in Contemporary European Portuguese". Trabalho apresentado em Building Linguistic Systems Abstracts Booklet. University of York, York, 2022.
    Publicado
  10. AMORIM, CLARA; VELOSO, João. "Laterais do Português Europeu Contemporâneo: estruturação interna, robustez de traços e dados da aquisição [Laterals of Contemporary European Portuguese: internal structuring, robustness of features and acquisition data]". Trabalho apresentado em XXXVI Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística, 2022.
    Publicado
  11. AMORIM, CLARA; VELOSO, João. "Phonological representation of dorsal rhotic in Contemporary European Portuguese". York, 2022.
  12. AMORIM, CLARA; Costa, Teresa; Ramalho, Ana Margarida. "Aquisição e desenvolvimento linguísticos: investigação e aplicações, L1 - Fonologia". Trabalho apresentado em XXXVIII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística [XXXVIII National Meeting of the Portuguese Linguistics Association], Online, 2021.
    Publicado
  13. AMORIM, CLARA; SOARES, Susana. "Alguns contributos para o esboço do perfil sociolinguístico dos aprendentes timorenses à entrada do ensino superior público [Some contributions to the outline of the sociolinguistic profile of Timorese learners upon entry into public higher education]". Trabalho apresentado em 2.º Encontro de Línguas Ibéricas (ELI) - Conferências Internacionais de Linguística, Covilhã, 2018.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Maria Clara Figueiredo Amorim. "Padrão de aquisição de contrastes do PE: a interacção entre traços, segmentos e sílabas". Doutoramento, 2015. https://hdl.handle.net/10216/78848.
  2. Amorim, Maria Clara Figueiredo. "A posição do sujeito em Português : estudo sintáctico, semântico e informativo [The position of the subject in Portuguese: syntactic, semantic and informative study]". Mestrado, 2003. http://hdl.handle.net/10316/20645.

Outros

Conjunto de dados
  1. AMORIM, CLARA. AMORIM-EP – Corpus on Typical European Portuguese Phonological Development. https://phonbank.talkbank.org/access/Romance/Portuguese/Amorim.html.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2023/07/07 A avaliação de pares no ensino da escrita: perceções dos estudantes [Peer Assessment in Writing Instruction: Student Perceptions] 9.º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior - CNAPPES'23 [9.º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior ]
Universidade do Algarve (Faro, Portugal)
2023/05/25 O ensino da escrita com recurso a ferramentas digitais [webinar] [webinar Using Digital Tools to Enhance Writing Skills] Dar Voz à Língua [Giving Voice to Language]
Universidade Aberta (online, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2023 - Atual O texto poético no gosto pela leitura literária no 1.º Ciclo do Ensino Básico: um estudo de caso [The role of poetic text in the taste for literary reading in the 1st cycle of basic education: a case study]
Coorientador
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2022/09 - Atual O Texto poético no 1.º ciclo do Ensino básico: um estudo sobre a influência da escrita de Luísa Ducla Soares no gosto pela leitura literária [Poetic Texts in the 1st Cycle of Basic Education: A Study on the Influence of Luísa Ducla Soares' Writing on the Taste for Literary Reading]
Orientador
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2022 - Atual As propriedades fonológicas do tétum e suas respetivas descrições [The phonological properties of tetum and their respective descriptions]
Coorientador
Mestrado em Ciências da Linguagem (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2022/09 - 2024/04/15 A promoção do gosto pela leitura literária e a criação de hábitos leitores: um estudo com crianças do pré-escolar [Promoting a Taste for Literary Reading and Creating Reading Habits: A Study with Preschool Children]
Coorientador
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2022/09 - 2024/04/15 A promoção do gosto pela leitura literária e a criação de hábitos leitores: um estudo com crianças do pré-escolar [Promoting a taste for literary reading and creating habits readers: a study with preschool children]
Coorientador
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2022/09 - 2024/04/10 O desenvolvimento do conhecimento lexical: um estudo com crianças de 5 anos [O desenvolvimento do conhecimento lexical: um estudo com crianças de 5 anos]
Orientador
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2020 - 2024 Peso silábico na perceção dos falantes nativos de PE - estudo experimental [Syllabic weight in the perception of native speakers of EP - experimental study]
Coorientador
doutoramento em Ciências da Linguagem (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2022/11 - Atual III Phonoshuttle LIS-OPO - Ponte aérea de fonologia, which is an annual event gathering researchers working on Portuguese phonology, phonetics and related fields. (2022/11) (2022/11/18 - 2022/11/25)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
2021 - Atual II Phonoshuttle LIS-OPO - Ponte aérea de fonologia, which is an annual event gathering researchers working on Portuguese phonology, phonetics and related fields (2021/11)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
Universidade do Porto Centro de Linguística, Portugal

Universidade de Lisboa Centro de Linguística, Portugal
2024/01/12 - 2024/01/19 IV Phonoshuttle OPO-LIS - Ponte aérea de fonologia, which is an annual event gathering researchers working on Portuguese phonology, phonetics and related fields. (2024/01) (2023/01/12 - 2023/01/19)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Porto Centro de Linguística, Portugal

Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal

Universidade de Lisboa Centro de Linguística, Portugal

Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2023/04/12 - 2023/04/13 Ciclo de Seminários "A Linguagem na Criança: aspetos da aquisição da fonologia e suas implicações na aprendizagem da escrita", dinamizado pela Prof. Doutora Cristiane Lazzarotto-Volcão [Seminar Series "Language in Children: Aspects of Phonological Acquisition and Its Implications for Learning to Write", led by Professor Cristiane Lazzarotto-Volcão]. Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, 12 e 13 de abril de 2023. (2023/04/12 - 2023/04/13)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2022/06/07 - 2022/06/09 Member of the organizing committee of RFP 2022 – 19th annual meeting of the French Phonology Network (2022/06) (2022/06/07 - 2022/06/08)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Porto Centro de Linguística, Portugal

Structures Formelles du Langage, França

UMR 1253 Imagerie et Cerveau, França

Université Toulouse, Laboratoire Cognition, Langues, Langage, Ergonomie, França

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2024/11/14 Aquisição do Processo de Assimilação do Vozeamento da Fricativa /S/ Em Português Europeu por Aprendentes Chineses [Acquisition of the Voicing Assimilation Process of the Fricative /S/ in Portuguese European for Chinese Learners]
Arguente
Xinyan Wang (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2024/06/17 Fomentar as competências de pensamento crítico nos futuros professores: formação profissional de professores universitários portugueses e polacos através do enquadramento da OCDE 2023 [Promoting critical thinking skills in future teachers: training professional experience of Portuguese and Polish university professors through the framework of the OECD 2023]
Arguente principal
Samir Zedam (Outro)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2024/04/10 O desenvolvimento do conhecimento lexical: um estudo com crianças de 5 anos [The development of lexical knowledge: a study with 5 year old children]
Orientador
Flávia Gonçalves Ferreira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2024 O impacto dos livros orientados para a alfabetização na aquisição e desenvolvimento da leitura e do vocabulário no ensino de português língua não materna [The Impact of Literacy-Oriented Books on Acquisition and development of reading and vocabulary in teaching Portuguese as a non-native language]
Arguente principal
Nélson Ferreira Azevedo (Mestrado)
Universidade Aberta Departamento de Humanidades, Portugal
2022/04/22 O uso do laboratório gramatical em sala de aula: um estudo com alunos do 5.º ano de escolaridade [The use of the grammar lab in the classroom: a study with 5th grade students]
Orientador
Cátia Maciel (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2012/10 Formação reflexiva de professores de língua portuguesa: um projecto de investigação-acção com alunos estagiários da Escola de Formação de Professores de Benguela [Reflective training for Portuguese language teachers: a project action research with student interns from the Teacher Training School of Benguela]
Orientador
Xavier Joaquim (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2023/10/26 - 2023/10/28 XXXIX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística [XXXIX National Meeting of the Portuguese Linguistics Association]
2023 - 2023 Congresso Bienal do Centro de Linguística da Universidade do Porto [Biennial Congress of the Linguistics Center of the University of Porto] Faculdade de Letras da Universidade do Porto

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2024 - Atual Revista da Associação Portuguesa de Linguística, n.º 12 (2183-9077)

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2021/09/01 - Atual Comunicação Oral e Escrita [Oral and Written Communication] (Licenciatura) Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2019/09/01 - Atual Gramática da Língua Portuguesa [Portuguese Grammar] (Licenciatura) Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2019/09/01 - Atual Linguística Aplicada ao Ensino [Educational Linguistics] (Mestrado) Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2019/01 - 2021/07/31 Fonética [Phonetics] Phonetics (Licenciatura) Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2019/01 - 2021/07/31 Fonologia e Morfologia [Phonology and Morphology] Fonologia e Morfologia [Phonology and Morphology] (Licenciatura) Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2019/01 - 2021/07/31 Estruturas Fonológicas e Morfológicas do Português [Phonological and Morphological Structures of Portuguese] Estruturas Fonológicas e Morfológicas do Português [Phonological and Morphological Structures of Portuguese] (Licenciatura) Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2016/02 - 2018/12 Introdução à Linguística II (Introduction to Linguistics II) Licenciatura em Ensino da Língua Portuguesa (Bachelor (1.º ciclo de estudos)) Universidade Nacional Timor Lorasa'e, Timor - Leste
2017/02 - 2017/12 Sintaxe e Semântica do Português (Syntax and Semantics of Portuguese) Licenciatura em Ensino da Língua Portuguesa (Bachelor (1.º ciclo de estudos)) Universidade Nacional Timor Lorasa'e, Timor - Leste
2016/02 - 2016/12 Introdução à Linguística I (Introduction to Linguistics I) Licenciatura em Ensino da Língua Portuguesa (Bachelor (1.º ciclo de estudos)) Universidade Nacional Timor Lorasa'e, Timor - Leste
2015/05 - 2016/12 Seminário de Investigação (Investigation Seminar) Licenciatura em Ensino da Língua Portuguesa (Bachelor (1.º ciclo de estudos)) Universidade Nacional Timor Lorasa'e, Timor - Leste
2010/09 - 2011/07 Variedades do Inglês (English Varieties) Licenciatura em Inglês e Espanhol (Licenciatura) Instituto Superior de Ciências Educativas de Felgueiras, Portugal
2010/09 - 2011/07 Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa (Teaching Methodology of Portuguese language) Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB (Licenciatura) Instituto Superior de Ciências Educativas de Felgueiras, Portugal
2007/09 - 2011/07 Técnicas de Expressão e Comunicação em Português (Communication and Expression Techniques in Portuguese) Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura) Instituto Superior de Ciências Educativas de Felgueiras, Portugal
2009/09 - 2010/07 Técnicas de Expressão Escrita do Português (Writing Techniques in Portuguese) Licenciatura em Educação Musical; Licenciatura em Educação Sociocultural (Licenciatura) Instituto Superior de Ciências Educativas de Felgueiras, Portugal
2008/09 - 2010/07 Língua Portuguesa e Aquisição da Linguagem (Portuguese Language and Language Acquisition) Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura) Instituto Superior de Ciências Educativas de Felgueiras, Portugal
2007/09 - 2010/07 Introdução à Linguística Portuguesa (Introduction to Portuguese Linguístics) Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura) Instituto Superior de Ciências Educativas de Felgueiras, Portugal
2002/09 - 2009/07 Linguística (Linguistics) Curso de Professores do Ensino Básico, 1.º e 2.º CEB - variante de Português-Francês; Curso de Professores do Ensino Básico, 1.º e 2.º CEB - variante de Português-Inglês (Licenciatura) Instituto Superior de Ciências Educativas de Felgueiras, Portugal
2001/09 - 2009/07 Língua Portuguesa I (Portuguese Language I) Curso de Professores do Ensino Básico, 1.º e 2.º CEB - variante de Matemática e Ciências da Natureza; Curso de Professores do Ensino Básico, 1.º e 2.º CEB - variante de Educação Visual e Tecnológica; Curso de Professores do Ensino Básico, 1.º e 2.º C (Licenciatura)
1999/10 - 2009/07 Língua Portuguesa III (Portuguese Language III) Curso de Professores do Ensino Básico, 1.º e 2.º CEB - variante de Português-Francês; Curso de Professores do Ensino Básico, 1.º e 2.º CEB - variante de Português-Inglês (Licenciatura) Instituto Superior de Ciências Educativas de Felgueiras, Portugal
2006/09 - 2008/07 Língua Portuguesa II (Portuguese Language II) Curso de Professores do Ensino Básico, 1.º e 2.º CEB - variante de Educação Física (Licenciatura)
2003/09 - 2008/07 Língua Portuguesa (Portuguese Language) Curso de Ensino Básico (1-º CEB) (Licenciatura) Instituto Superior de Ciências Educativas de Felgueiras, Portugal
2001/09 - 2008/07 Técnicas de Expressão Escrita do Português (Portuguese Written Expression Techniques) Curso de Ensino Básico (1-º CEB) (Licenciatura) Instituto Superior de Ciências Educativas de Felgueiras, Portugal
2001/09 - 2006/07 Língua Portuguesa II (Portuguese Language I) Curso de Professores do Ensino Básico, 1.º e 2.º CEB - variante de Português-Francês; Curso de Professores do Ensino Básico, 1.º e 2.º CEB - variante de Português-Inglês (Licenciatura) Instituto Superior de Ciências Educativas de Felgueiras, Portugal
1999/10 - 2000/07 Língua Portuguesa I (Portuguese Language I) Curso de Professores do Ensino Básico, 1.º e 2.º CEB - variante de Português-Francês; Curso de Professores do Ensino Básico, 1.º e 2.º CEB - variante de Português-Inglês (Licenciatura) Instituto Superior de Ciências Educativas de Felgueiras, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2011/05/26 - Atual Associação Portuguesa de Linguística - APL [Portuguese Linguistic Association]

Revisão ad hoc de artigos em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2023 - Atual Frontiers in Psychology (1664-1078 )
2023 - Atual Journal of Monolingual and Bilingual Speech (2631-8407 ) Equinox Publishing
2021 - Atual Études Romanes de Brno (1803-7399)
2020 - 2030 Temas da Língua Portuguesa: do pluricentrismo à didática [Themes of the Portuguese Language: from pluricentrism to didactics] (9788833653211) Edizioni Nuova Cultura
2022 - 2022 Letrônica Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
2018 - 2018 Orientes do Português [Orients of Portuguese] (2707-3122) Universidade Politécnica de Macau e Faculdade de Letras da Universidade do Porto
2015 - 2015 Journal of Child Language Acquisition and Development (2148-1997)