???global.info.a_carregar???
Sofia Almeida holds a PhD in Tourism and a degree in Business Communication. She is Assistant Professor at the Faculty of Social Sciences and Technologies, Universidade Europeia. Her research focuses on the areas of coopetition, tourism marketing , hotel branding, digital marketing and sustainability. Sofia is the scientific coordinator of CETRAD-UE, a research hub, which is being created by Universidade Europeia and Universidade de Trás os Montes. She is also research member of CETRAD, Centre For Transdiciplinary Development Studies.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Ana Sofia Borda de Água de Almeida

Nomes de citação

  • Almeida, Sofia

Identificadores de autor

Ciência ID
C112-8416-D88A
ORCID iD
0000-0003-4561-6776

Endereços de correio eletrónico

  • salmeida@universidadeeuropeia.pt (Profissional)

Telefones

Telemóvel
  • 916128118 (Pessoal)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Outras Ciências Sociais
Formação
Grau Classificação
2023 - 2026
Em curso
Turismo (Pós-doutoramento)
Centro de Estudos em Geografia e Ordenamento do Território, Portugal

Universidade de Coimbra, Portugal
2020 - 2021
Concluído
Curso Universitario en Docencia Online y Competencias Digitales Docentes (Pós-Graduação)
Especialização em Ensino Online e Competências Digitais
Universidad Europea de Madrid SLU, Espanha
2018/04/23
Concluído
Turismo (Doutoramento)
Especialização em Sem especialidade
Universidade de Lisboa Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, Portugal
"O fenómeno de coopetição nas redes de hotéis - o caso dos consórcios de marketing hoteleiro" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado com distinção
2000/09 - 2001/07
Concluído
Gestão de Produtos Turísticos (Pós-Graduação)
Especialização em Turismo
INDEG-IUL, Portugal
16
1995/09 - 1999/10
Concluído
Comunicação Empresarial (Licenciatura)
Especialização em Marketing
Instituto Superior de Comunicação Empresarial, Portugal
"Criação de um selo para certificar a qualidade dos produtos e serviços da região demarcada do Douro" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2024/01/01 - Atual Investigador (Investigação) Universidade de Trás-os-Montes Centro de Estudos Transdisciplinares para o Desenvolvimento, Portugal
Universidade de Trás-os-Montes Centro de Estudos Transdisciplinares para o Desenvolvimento, Portugal
2023/09 - Atual Gestão de Ciência e Tecnologia Universidade Europeia, Portugal
Universidade Europeia, Portugal
2018 - Atual Investigador (Investigação) Universidade Europeia, Portugal
2023 - 2024 Gestão de Ciência e Tecnologia Universidade de Trás-os-Montes Centro de Estudos Transdisciplinares para o Desenvolvimento, Portugal
2019/02/20 - 2023/12/31 Investigador Auxiliar (carreira) (Investigação) Centro de Estudos em Geografia e Ordenamento do Território, Portugal
Universidade de Lisboa, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2018/04/24 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade Europeia, Portugal
2009/03/01 - 2018/04/23 Assistente Convidado (Docente Universitário) Universidade Europeia, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022/09/01 - Atual Director de Unidade Orgânica Universidade Europeia, Portugal
Universidade Europeia, Portugal
2018/02/15 - 2019/08/31 Director de Unidade Orgânica Universidade Europeia, Portugal
Universidade Europeia, Portugal
2004/12 - 2018/01 Director de Unidade Orgânica ARTEH - Hotels and Resorts, Portugal
ARTEH - Hotels and Resorts, Portugal
2002/08/01 - 2004/03/01 Unidade Técnica Executiva Ministério da Economia, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023 - 2024 Coordenadora do PhD em Gestão do Turismo da Faculdade de Ciências Sociais e Tecnologia da Universidade Europeia. Universidade Europeia, Portugal
2023 - 2024 Coordenadora do Mestrado em Gestão do Turismo da Faculdade de Ciências Sociais e Tecnologia da Universidade Europeia. Universidade Europeia, Portugal
2023 - 2024 Coordenador científico de um novo curso online de Licenciatura em Gestão Hotelaria, EaD (Decreto-Lei n.º 133/2019, de 3 de setembro) Universidade Europeia, Portugal
2023 - 2024 Coordenador científico de um novo curso online de Mestrado em Gestão do Turismo e Hospitalidade, EaD (Decreto-Lei n.º 133/2019, de 3 de setembro) Universidade Europeia, Portugal
2022 - 2024 Diretora da Área de Turismo e Hospitalidade da Faculdade de Ciências Sociais e Tecnologia (FCST) Universidade Europeia, Portugal
2021 - 2024 Coordenadora do Mestrado em Marketing Digital da Faculdade de Ciências Sociais e Tecnologia da Universidade Europeia. Universidade Europeia, Portugal
2022 - 2023 Diretora académica da Pós-Graduação: Empower Brands - From the creation to the internationalization of a brand. Parceria com: Imagens de Marca. Universidade Europeia, Portugal
2022 - 2023 Coordenador de inovação para um novo curso de graduação online de Marketing (180 EcTs) Ensino à Distância (EaD) (Decreto-Lei n.º 133/2019, de 3 de setembro) Universidade Europeia, Portugal
2018 - 2020 Coordenadora da Licenciatura de Gestão Hoteleira na Faculdade de Turismo e Hospitalidade da Universidade Europeia Universidade Europeia, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2024/03 - Atual BeFoodDesign Designing Food Literacy Programmes for Society as a Cultural Change in Food Behaviours.
BFDesign2024
Universidade Europeia, Portugal
Submetido

Projeto

Designação Financiadores
2022/05 - Atual Taste Project: Network of Portuguese Restaurants in the World - Valuing and Promoting Portuguese Gastronomy and Portugal as a Gastronomic Tourist Destination
Investigador responsável
Universidade Europeia, Portugal
Concluído
2023/05/02 - 2025/12/31 Tourism: Empowering Sustainability¿,
2023SUST
Investigador responsável
Universidade Europeia, Portugal
Em curso

Outro

Designação Financiadores
2023 - Atual NTP Tourism Education and Training Sector Think Tank
ThinkThank2023
Investigador
Universidade Europeia, Portugal
Em curso
2021/03/01 - 2023/12/31 Laboratório Associado TERRA
XXXXXX
Investigador
Universidade de Lisboa Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, Portugal
Em curso
2022 - 2022 Mediterranean Camping Alliance
INTERREG EU MED2022
Não financiado
2020 - 2020 The expansion of the hotel industry and its relationship with the city (HOTCIT).
HOTCIT2020
Universidade de Lisboa Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, Portugal
Não financiado
Produções

Publicações

Artigo em boletim informativo
  1. Almeida, Sofia. "Amanhã é tarde de mais", TNEWS, 2023, https://tnews.pt/amanha-e-tarde-de-mais/.
  2. Almeida, Sofia. "O novo Turismo e as Novas Tendências", 2023, TNews https://tnews.pt/o-novo-turismo-e-as-novas-tendencias.
  3. Almeida, Sofia. "Transformação Tecnológica em Turismo", 2023, TNews https://tnews.pt/transformacao-tecnologica-em-turismo.
  4. Almeida, Sofia. "A retoma do Turismo em Portugal é um facto ou um conto-de-fadas?", 2022, https://tnews.pt/a-retoma-do-turismo-em-portugal-e-um-facto-ou-um-conto-de-fadas.
  5. Almeida, Sofia. "Love me or Love me not – Amor, Satisfação e Fidelidade", 2022, https://tnews.pt/love-me-or-love-me-not/.
  6. Almeida, Sofia. "Cemitério de Hotéis: Uma ameaça para o destino? Ou uma oportunidade de negócio?", 2022, https://tnews.pt/cemiterio-de-hoteis-uma-ameaca-para-o-destino-ou-uma-oportunidade-.
  7. Almeida, Sofia. "As histórias moldam a forma como vemos o mundo", 2022, https://tnews.pt/as-historias-moldam-a-forma-como-vemos-o-mundo.
  8. Almeida, Sofia. "Consórcio de Marketing Hoteleiro é o tipo de Afiliação preferido dos gestores hoteleiros portugueses", 2022, https://tnews.pt/consorcio-de-marketing-hoteleiro-e-o-tipo-de-afiliacao-preferido-dos-gestores-hoteleiros-portugueses.
  9. Almeida, Sofia. "Rede T - Know How Wizards: A network worth more than a thousand words", 2022, Rede T - Know How Wizards: A network worth more than a thousand words.
  10. Almeida, Sofia. "Quando as mulheres prosperam, a Humanidade prospera – TNews", 2022, https://tnews.pt/quando-as-mulheres-prosperam-a-humanidade-prospera/.
  11. Almeida, Sofia. "Contributos excêntricos para a afirmação de uma Transformação hoteleira– TNews", TNews, 2021, https://tnews.pt/contributos-excentricos-para-a-afirmacao-de-uma-transformacao-hoteleira.
  12. Almeida, Sofia. "A excentricidade enquanto vantagem competitiva na hotelaria – TNews", TNews, 2021, https://tnews.pt/a-excentricidade-enquanto-vantagem-competitiva-na-hotelaria.
  13. Almeida, Sofia. "Sustentabilidade e Tecnologia – Os conceitos do futuro na hotelaria", TNews, 2021, https://tnews.pt/sustentabilidade-e-tecnologia-os-conceitos-do-futuro-na-hotelaria.
  14. Almeida, Sofia. "A Oeste…, o Paraíso", TNews, 2021, https://tnews.pt/a-oeste-o-paraiso/.
  15. Almeida, Sofia. "Da hospitalidade dos Jogos Olímpicos à ambição do Turismo Espacial", TNews, 2021, https://tnews.pt/da-hospitalidade-dos-jogos-olimpicos-a-ambicao-do-turismo-espacial/.
  16. Almeida, Sofia. "A hotelaria é feita de pessoas para pessoas", TNews, 2021, https://tnews.pt/a-hotelaria-e-feita-de-pessoas-para-pessoas/.
  17. Almeida, Sofia. "Marketing Digital, o turismo à distância de um clique", Amadeus Magazine, 2012
Artigo em conferência
  1. Almeida, Sofia. "Technology-driven sustainability: insights from the sustainability tourism strategies stakeholders.". Trabalho apresentado em The 5th Conference on Managing Tourism Across Continents – Tourism for a better World (MTCON’24), Istanbul, 2024.
  2. Almeida, Sofia. "The effectiveness of technologies on hotel sustainable practices: a case study". Trabalho apresentado em 7th World Research Summit for Hospitality and Tourism, Florida, 2023.
  3. Neves, Fernando; Almeida, Sofia. "Sustentabilidade aplicada à hotelaria: Estudo de Caso – Neya Lisboa hotel". Trabalho apresentado em XIV Congresso da Geografia Portuguesa, Territórios em Transição e Sustentabilidade: Crises e Respostas, Lisboa, Portugal, 2023.
    Publicado
  4. Almeida, Sofia. "The paradox of sustainability in the Tourism Sector.". Trabalho apresentado em European Tourism Research in the Age of Sustainability and Technology,, Vienna, 2023.
    Publicado
  5. Almeida, Sofia. "Pandemics and disease outbreaks impacting tourism industry: Challenges and opportunities through the lens of tourism experts". Trabalho apresentado em Advances in Hospitality and Tourism Marketing and Management, Roma, 2023.
  6. Almeida, Sofia. "To engage or not to engage? Assessing consumer interaction with hotel groups on Faceboo". Trabalho apresentado em 10th Advances in Hospitality and Tourism Marketing and Management conference, Rome, 2023.
    Publicado
  7. Pedro Cebola; Almeida, Sofia. "‘What are the criteria used by DMCs to improve the usage of artisans and small producers?’". Trabalho apresentado em Diversity and Sustainability – Opportunities and Threats (DSOTT´23), Coimbra, 2023.
  8. Dominges, João; Almeida, Sofia. "‘How to Develop Halal Tourism in a Non-Muslim Destination: The case of Portugal?’, 31st May to 2nd June, Universidade de Coimbra, Portugal.". Trabalho apresentado em Diversity and Sustainability – Opportunities and Threats (DSOTT´23), Coimbra, 2023.
    Publicado
  9. Almeida, Sofia. "Smart destinations and adoption of digital technologies: an Iberian perspective on the hotel sector". Trabalho apresentado em 3rd UNWTO – World Conference on Smart Destinations, November 21st-23rd, Valência, 2022.
    Submetido
  10. Almeida, Sofia. "Boosting co-creative strategies in museums through technologies". Trabalho apresentado em 7th UNESCO UNITWIN Conference" World Heritage & Tourism Innovation: Responding to the challenges in a changing world, Portoroz, 2022.
    Publicado
  11. Almeida, Sofia. "Tourists’ and Residents’ life quality perception and brand image of a Unesco City – The pandemic’s impacts.". Trabalho apresentado em 7th UNESCO UNITWIN Conference 2022 – World Heritage and Tourism Inovation, 2022.
    Publicado
  12. Almeida, Sofia. "Hotel Marketing Consortia – a network model,". Trabalho apresentado em MTCON´2022 - The Conference on Managing Tourism Across Continents,, 2022.
    Publicado
  13. Neves, F.; Almeida, Sofia. "Sustainability Applied to Hospitality. Case Study – Neya Lisboa Hotel". Trabalho apresentado em TMS - Sustainability, Challenges in Tourism, Hospitality and Management, Faro, 2022.
  14. Pardo, M.C.; Almeida, Sofia; Campos, A.C.; Ladeiras, A.L. "The forgotten destination: how cross-border collaboration creates new opportunities for tourism development". Trabalho apresentado em TMS – Sustainability, Challenges in Tourism, Hospitality and Management, Faro, 2022.
  15. Almeida, Sofia. "Boosting smart destinations through adoption of new technologies: an Iberian perspective.". Trabalho apresentado em 6th World Research Summit for Hospitality and Tourism,, Orlando, Flórida, 2021.
    Publicado
  16. Almeida, Sofia. "Building the distinctive destination: how cross-border collaboration creates new opportunities for tourism.". Trabalho apresentado em ATLAS Online Annual Conference 2021: Re-building Tourism, 2021.
    Publicado
  17. Almeida, Sofia. "Network analysis: a new frontier for cooperation within hotel marketing consortia.". Trabalho apresentado em TAKE 2021, Theory and Applications in the Knowledge Economy, Porto, 2021.
    Publicado
  18. Almeida, Sofia. "The Covid-19 impacts through the lens of tourist experts". Trabalho apresentado em TOURMAN 2021 - Conference at International Hellenic University,, 2021.
  19. Almeida, Sofia. "Hotel Marketing Consortia as strategic marketing platforms: managerial perspectives i". Trabalho apresentado em Creating Hospitality Experiences: Authenticity in an emerging world of Hyper-Reality” Council for Hospitality Management Education (CHME) at Sheffield Hallam University., 2021.
    Publicado
  20. Almeida, Sofia. "Competing through coopetition: a strategy for success in hotel marketing consortia.". Trabalho apresentado em Global Conference on Services and Retail Management (Glovserv2021), Organized by the University of South Florida,, Flórida, 2021.
    Publicado
  21. Ricarte, E.; Almeida, Sofia. "A snapshot of tourism and hospitality in Portugal during the COVID-19 pandemic". Trabalho apresentado em TOURMAN 2021 - Conference at International Hellenic University, 2021.
  22. Almeida, Sofia. "Hashtags as a tool to promote hotels on Instagram – a study of the Iberian Market.". Trabalho apresentado em II CETT Smart Tourism Congress,, Barcelona, 2020.
  23. Almeida, Sofia. "Operant resources of young independent travelers.". Trabalho apresentado em T- forum2020 Global Conference: “Breaking Old Barriers for a New World: Mobilizing Tourism Intelligence to Survive”, Faro, 2020.
    Publicado
  24. Almeida, Sofia. "The content´s magic in a digital strategy for the hotel sector – case study of The Hotel.". Trabalho apresentado em Jubilee International Scientific Conference dedicated to the 100th anniversary of University of Economics – Varna. Economic Science, Education and the Real Economy: Development and Interactions in the Digital Age. University of Economics,, Varna, 2020.
    Publicado
  25. Almeida, Sofia. "Changing the business landscape of the future: the case of a community of practice in the hotel sector.". Trabalho apresentado em T-forum2020 Global Conference:, 2020.
    Publicado
  26. Almeida, Sofia. "Independência ou afiliação: O caso dos hotéis portugueses de 4 e 5 estrelas". Trabalho apresentado em Research Experiences IV, 2020.
  27. Almeida, Sofia. "Absorptive Capacity, Explicit and Implicit Knowledge Sharing Practices Within Consortia". Trabalho apresentado em ECKM 2019 20th European Conference on Knowledge Management 2 VOLS (pp. 27-32), Lisboa, 2019.
    Publicado
  28. Almeida, Sofia. "Is there a future for the network model in the hotel sector? The Portuguese perspective". Trabalho apresentado em 8th Advanced Tourism Marketing Conference (ATMC), Namur, 2019.
  29. Almeida, Sofia. "The influence of social media on brand image and consumer buyer in the luxury hotel market.". Trabalho apresentado em 1st Research Networking Conference for Hospitality and Tourism., Viseu, 2019.
    Submetido
  30. Almeida, Sofia; de Moraes, Michelle Lins; Campos, Ana Claudia. "Absorptive Capacity, Explicit and Implicit Knowledge Sharing Practices Within Consortia". 2019.
    10.34190/KM.19.061
  31. Almeida, Sofia. "The network cooperation as a lever factor in Hospitality. Tourism: When we travel, we fabricate new societies,". Trabalho apresentado em International Congress INVTUR, Aveiro, 2015.
    Publicado
  32. Almeida, Sofia; Costa, C.; Simões, J. M.. "Coopetition - A new trend in hotel chains". Trabalho apresentado em ATLAS Seminar, 2015.
  33. Guerreiro, S.; Almeida, Sofia. "Regional Tourism Competitiveness in the period 2001-2009: An application of Market Share Analysis to Portuguese Destinations". Trabalho apresentado em Competitiveness, Marketing and Information and Communication Technologies in Tourism, Faro, 2013.
  34. Almeida, Sofia. "Boutique hotels and city break destinations: the case of Lisbon". Trabalho apresentado em ITC'13 International Tourism Congress, Leiria, 2013.
Artigo em jornal
  1. Almeida, Sofia. "Do acolhimento à experiência: a humanização na hotelaria", CNN Portugal, 2024, https://cnnportugal.iol.pt/hotelaria/sofia-almeida-do-acolhimento-a-experiencia-a-humanizacao-na-hotelaria/20240226/65dca053d34e8d13c9b82c1d.
  2. Almeida, Sofia. "Inteligência Turística, Big Data e Dataísmo", 2022, https://tnews.pt/inteligencia-turistica-big-data-e-dataismo/?doing_wp_cron=1672750063.4526500701904296875000.
Artigo em revista
  1. Almeida, Sofia. "Generative AI in hotel marketing – a reality check". Tourism: An International Interdisciplinary Journal (2024):
    No prelo
  2. Almeida, Sofia. "Creating New Opportunities for Tourism Development through Cross-Border Collaboration: Shedding Light on Overlooked Destinations". Tourism and Hospitality Management (2024):
    Aceite para publicação
  3. Domingues, J.; Almeida, S.. "Exploring the Potential of Halal Tourism in a non-Muslim Destination: The case of Portugal". International Journal of Religious Tourism and Pilgrimage 11 6 (2024):
    Publicado
  4. Almeida, Sofia. Autor correspondente: Almeida, Sofia. "How about meeting Fernando Pessoa? A journey into hotel brand anthropomorphism and personality on social media". Journal of Vacation Marketing (2024):
    Aceite para publicação
  5. Almeida, S.; Morgado, P.S.; Costa, C.; Simões, J.M.; Seabra, C.. "Revealing cooperative behaviour arrangements within hotel marketing consortia". Tourism Management Perspectives 46 (2023): http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85148351415&partnerID=MN8TOARS.
    10.1016/j.tmp.2023.101089
  6. Díaz, E.; Esteban, Á.; Koutra, C.; Almeida, S.; Carranza, R.. "Co-creation of value in smart ecosystems: past trends and future directions in tourism literature". Journal of Hospitality and Tourism Technology (2023): http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85148359110&partnerID=MN8TOARS.
    10.1108/JHTT-04-2021-0122
  7. Claudia Seabra; Sofia Almeida; Manuel Reis. "Quality-of-Life Perception among Young Residents and Visitors: The Impact of COVID-19". Sustainability (2022): https://doi.org/10.3390/su142316177.
    10.3390/su142316177
  8. Almeida, Sofia; Ramires, Ana; Marinho, João. "Hashtags – a keystone of Instagram in the hotel digital strategy. An Iberian case study". Journal of Quality Assurance in Hospitality & Tourism (2022): 1-19. https://doi.org/10.1080/1528008X.2022.2050876.
    10.1080/1528008X.2022.2050876
  9. Almeida, Sofia; Mesquita, Susana ; Carvalho, Inês. "THE COVID-19 IMPACTS ON THE HOSPITALITY INDUSTRY HIGHLIGHTS FROM EXPERTS IN PORTUGAL". Tourism and hospitality management 28 1 (2022): 61-81. https://doi.org/10.20867/thm.28.1.3.
    10.20867/thm.28.1.3
  10. Almeida, Sofia; Costa, Carlos; Simoes, Jose Manuel. "Types of affiliation in the hotel sector - an insight into the Portuguese experience". European Journal of Tourism Research (2022): https://publons.com/wos-op/publon/55257132/.
  11. Sofia Almeida; Costa, Carlos; Simões, José Manuel. "Types of affiliation in the hotel sector - an insight into the Portuguese experience". (2022): http://hdl.handle.net/10451/54270.
    10.54055/ejtr.v32i.2934
  12. Almeida, Sofia; Campos, A. C.. "New avenues for business competitiveness: the case of a community of practice in the hotel sector". International Journal of Culture, Tourism, and Hospitality Research (2021):
    10.1108/IJCTHR-12-2020-0285
  13. Almeida, Sofia; Campos, A. C.; Costa, C.; Simões, J. M.. "Competing through coopetition: A strategy for success in hotel marketing consortia". Journal of Mediterranean Tourism Research 1 (1) (2021): 39-52.
    10.5038/2770-7555.1.1.1004
  14. Almeida, Sofia. "SHAPING THE FUTURE OF THE HOTEL SECTOR THROUGH CONSORTIA: THE PORTUGUESE CASE". ENLIGHTENING TOURISM. A PATHMAKING JOURNAL, 10(1), 78-110 (in press) 10 1 (2020): 78-110.
    Acesso aberto • Aceite para publicação
  15. Almeida, Sofia. "Choosing independence or affiliation: The case of Portuguese four- and five-star hotels". Tourism and Hospitality Research (2020): http://dx.doi.org/10.1177/1467358420914369.
    10.1177/1467358420914369
  16. Almeida, Sofia; Campos, A.C.. "Leveraging customer value through co-creative experiences: a look into hotel businesses". Journal of Tourism & Development (RT&D) 33 (2020): 9-22.
  17. Almeida, S.; Costa, C.; Simões, J.M.; Carvalho, I.. "Shaping the future of the hotel sector through consortia: The Portuguese case". Enlightening Tourism 10 1 (2020): 78-110. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85086649249&partnerID=MN8TOARS.
    10.33776/et.v10i1.4851
  18. Almeida, S.; Campos, A.C.. "Leveraging customer value through co-creative experiences: A look into hotel businesses,Aproveitando o valor do cliente através de experiências co-criativas: Um olhar sobre as empresas hoteleiras". Journal of Tourism and Development 2020 33 (2020): 137-150. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85085289756&partnerID=MN8TOARS.
  19. Almeida, Sofia; Costa, C.; Simões, J. M.. "The network cooperation as a lever factor in Hospitality". Revista Turismo & Desenvolvimento (RT&D) 4 21/22 (2014): 251-260.
Artigo em revista (magazine)
  1. Almeida, Sofia. "Os impactos das jornadas mundial da juventude em Lisboa", DinheiroVivo, 2023, https://www.dinheirovivo.pt/opiniao/os-impactos-das-jornadas-mundial-da-juventude-em-lisboa-16802277.html?fbclid=IwAR1RpdO9dCR3JPJEl8AEFFJ-qnrO6lK_EHBudzNUi9hUEUhD9-u8Ke_eAsU.
  2. Almeida, Sofia. "O futuro é agora: Como é que os hotéis se preparam para estar á frente do seu tempo?", Publituris Hotelaria, 2023
  3. Almeida, Sofia. "Viajar com Propósito - uma tendência dos tempos modernos", Publituris, 2023
  4. Almeida, Sofia. "Believe in your “it”", Revista Marketeer, 2022, https://marketeer.sapo.pt/believe-in-your-it.
  5. Almeida, Sofia. "Amigas do Trade: Um grupo informal que dá voz à mulher hoteleira", Ambitur Magazine, 2021, https://www.ambitur.pt/amigas-do-trade-um-grupo-informal-que-da-voz-a-mulher-hoteleira/.
  6. Almeida, Sofia. "Da hotelaria à cultura da hospitalidade: os desafios no contexto dos negócios de base digital", Ambitur Magazine, 2019, https://www.ambitur.pt/opiniao-da-hotelaria-a-cultura-da-hospitalidade-os-desafios-no-contexto-dos-negocios-de-base-digital/.
  7. Almeida, Sofia. "Colonista", Africa Today Magazine, 2011, https://www.africatoday.com/cgi-bin/public.v0.2.cgi.
Capítulo de livro
  1. Sofia Almeida; Susana Mesquita; Cristina Pereira. "Smart Hospitality: Goodbye Virus!". In Advanced Research in Technologies, Information, Innovation and Sustainability. ARTIIS 2021.. Springer, Cham, 2023.
    Publicado • 10.1007/978-3-031-17960-0_10
  2. Almeida, S,; Mesquita, S.. "How risky can a trip be for a guest with visual impairments? Evaluation of the organizational risks through a real story". In Safety and Tourism (Tourism Security-Safety and Post Conflict Destinations),, 227-243. Emerald Publishing Limited, 2023.
  3. Almeida, Sofia; Sousa, M. J.; Mesquita, S.. "How to Manage Knowledge within Hotel Chains in the Era of COVID-19". 121-139. Springer International Publishing, 2022.
    10.1007/978-3-030-75123-4_6
  4. Almeida, Sofia; Magalhães, Sofia. Autor correspondente: Almeida, Sofia. "The impact of the pandemic on a five-star hotel´s digital revival". In Innovations and Social Media Analytics in a Digital Society, 193-209. Reino Unido: In Sousa, M.. J. and Marques, C. G. (Eds) Routledge Taylor & Francis., 2022.
    Publicado
  5. Almeida, Sofia. "When the whole is greater than the sum of its parts: Hotel Marketing Consortia as a winning strategy". In Case based research in tourism, travel, hospitality, and Events: theory and practice, 319-341. Singapura: Springer, 2022.
    Publicado
  6. Almeida, Sofia. "Unique stories for unique brands: appealing to the hotel guest experience through digital storytelling". In Handbook on the Tourist Experience: Design, Marketing and Management - Research Handbooks in Tourism series.. . Edward Elgar Publishing, 2022.
    No prelo
  7. Susana Mesquita; Sofia Almeida; Maria José Sousa. "Exploring COVID-19 Technological Impacts on Portuguese Hotel Chains– CEO´s Perspective". In Advanced Research in Technologies, Information, Innovation and Sustainability. ARTIIS 2022. Springer, Cham, 2022.
    Publicado • 10.1007/978-3-031-20316-9_11
  8. Carolina Ribeiro; Sofia Almeida. "Managing Emotions in the Purchasing Process". 2022.
    10.1007/978-3-031-20316-9_12
  9. Almeida, Sofia; Ivanescu, Y.; Campos, A. C.. "Creating an Online Brand Identity: The Case of The Hotel". In Impact of New Media in Tourism, 57-74. IGI, 2021.
    10.4018/978-1-7998-7095-1.ch004
  10. Júnior, Adalberto Santos; Almeida, Sofia; García, Fernando Almeida; Simões, José Manuel. "Smart Tourism Destinations: A Content Analysis Based on the View of the Experts". 2021.
    10.1007/978-3-030-90241-4_51
  11. Marinho, J.; Almeida, Sofia; Neto, C.. "Exploration of 3 W’s of Web Marketing in the Hotel Sector – A Study Conducted at the Casa da Calçada Hotel". 2021.
    10.1007/978-3-030-90241-4_55
  12. Almeida, Sofia. "Creative Solutions for overtourism on residents". In Overtourism - Causes, Implications and Solutions. Suiça: Palgrave, 2020.
    Publicado
  13. Campos, Ana Cláudia; Almeida, Sofia. "Operant Resources of Young Independent Travelers". 286-312. {IGI, 2020.
    10.4018/978-1-7998-3156-3.ch014
  14. Almeida, Sofia; Campos, A.C.. "Termos nas áreas disciplinares de Marketing". In Turismo e Hospitalidade de A a Z, 428. Almedina, 2020.
  15. Campos, A.C.; Almeida, S.; Scott, N.. "Overtourism: Creative solutions by creative residents". 187-206. 2020.
  16. Campos, A.C.; Almeida, S.. "Operant resources of young independent travelers". 286-312. 2020.
  17. Almeida, Sofia. "Cooperation in the Hospitality of the Center - Myth or Reality?". In O Turismo no Centro de Portugal, 321-334. Lisboa, Portugal: Almedina -, 2018.
    Submetido
  18. Almeida, Sofia. "The survival of softbrands through innovation - ARTEH® - Hotels and Resorts". In Products, markets and tourist destinations, 73-79. Pedago Editions, 2015.
  19. Almeida, Sofia; Guerreiro, S.. "The Coopetition as new trend in chains of hotels". In Tourism Training and Innovation Studies and experiments, 544-555. Pedagogical Issues, 2012.
  20. Almeida, Sofia. "Participação no livro". In Web trends: 10 Cases made in web 2.0.. Comunicarte Publishing. Edições Silabo, Lisboa, 2011.
Edição de livro
  1. Campos A. C.; Almeida, Sofia. Global Perspectives on Strategic Storytelling in Destination Marketing. IGI Global. 2022.
    10.4018/978-1-6684-3436-9 • Editor
  2. Sofia Almeida; Almeida, Sofia. Global Perspectives on Strategic Storytelling in Destination Marketing. Estados Unidos. 2022.
Edição de número de revista
  1. Almeida, R. C. ; Ferreira, C.; Seabra, C.; Almeida, Sofia. "Tourism, Territories and Sustainable Practices and Policies". Journal of Tourism, Sustainability and Well-being (JTSW) (2024): https://www.jsod-cieo.net/journal-tsw/index.php/jtsw/navigationMenu/view/call-for-papers.
    No prelo • Co-editor
  2. Almeida, Sofia; Mesquita, S.; Seabra, C.; Peres, .. "Overtourism Impact on the Environment: Searching for a More Environmentally Sustainable Industry". Sustainability (2023): https://www.mdpi.com/journal/sustainability/special_issues/73279UAT68.
    Publicado • Co-editor
Entrada de enciclopédia
  1. Almeida, Sofia. "Coopetition". In Encyclopedia of Tourism. Sptinger, 2023.
    Aceite para publicação
  2. Almeida, Sofia. "Coopetition in Tourism". In Encyclopedia of Tourism. Springer Nature Switzerland AG, 2023.
    Publicado
  3. Almeida, Sofia. Autor correspondente: Almeida, Sofia. "Hotel Marketing Consortium". In Encyclopedia of tourism management and marketing. Edward Elgar Publishing, 2022.
    Publicado
  4. Almeida, Sofia. "Community of practice". In Encyclopedia of tourism management and marketing. Edward Elgar Publishing, 2022.
    Publicado
  5. Almeida, Sofia. "Stories". In Encyclopedia of tourism management and marketing. Edward Elgar Publishing, 2022.
    Publicado
  6. Almeida, Sofia. "Hotel marketing consortia". In Encyclopedia of tourism management and marketing. Edward Elgar Publishing, 2022.
    10.4337/9781800377486
  7. Almeida, Sofia. "Communities of practice". In Encyclopedia of tourism management and marketing. Edward Elgar Publishing, 2022.
  8. Almeida, Sofia. "Stories". In Encyclopedia of tourism management and marketing. Edward Elgar Publishing, 2022.
    10.4337/9781800377486
  9. "Encyclopedia of tourism management and marketing". In Hotel marketing consortia, Communities of practice, Stories, 2021.
    10.4337/9781800377486
Livro
  1. Almeida, Sofia; Campos, Ana Cláudia. “Global Perspectives on Strategic Storytelling in Destination Marketing’”. published by IGI Global. 2022.
    Publicado • 10.4018/978-1-6684-3436-9 • Editor
  2. Almeida, Sofia. Research Experiences III. Portugal. 2020.
Poster em conferência
  1. Almeida, Sofia. "When the whole is greater than the sum of its parts: Hotel Marketing Consortia as a winning strategy.". Trabalho apresentado em 5th World Research Summit for Hospitality and Tourism, Orlando, Florida, USA, 2019.
Resumo em conferência
  1. João Domingues; Sofia Almeida. Autor correspondente: Sofia Almeida. "‘How to Develop Halal Tourism in a Non-Muslim Destination: The case of Portugal?". Trabalho apresentado em Diversity and Sustainability – Opportunities and Threats (DSOTT´23), Coimbra, 2023.
    Aceite para publicação
Tese / Dissertação
  1. Almeida, Ana Sofia Borba de Água de, 1977-. "O fenómeno da coopetição nas redes de hotéis : o caso dos consórcios de marketing hoteleiro". Doutoramento, 2018. http://hdl.handle.net/10451/34415.
Website
  1. Almeida, Sofia. #3por4. 2020. https://projeto3por4.wixsite.com/3por4 https://www.youtube.com/channel/UCMku0zmItHbPBV85U5SNvjg/videos.

Outros

Outra produção
  1. Não Há Social, sem Pessoas! – Universidade Europeia Blogs to celebrate the social media day as #UEExpert:. Blog. 2022. Almeida, Sofia. https://www.europeia.pt/blog/nao-ha-social-sem-pessoas.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2023 Revealing cooperative behaviour arrangements within hotel marketing consortia com Álvaro Dias (ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa). Uma conversa sobre investigação para inspirar novos investigadores. IGOT-UL, 28 setembro. Semana CEG Turismo, organizada pelo TERRITUR
2022/05 Exploring distinctive realities to co-create experiences HINTS - Heritage Inclusive Tourism Symposium
Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego (Lamego, Portugal)
2013/04/03 Presentation of an innovation case study: ARTEH® - Hotels and Resorts 10 th International Circle Conference for Consumer Behaviour and Retailing Research
Instituto Politécnico de Viana do Castelo (Viana do Castelo, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2023 - Atual Daniela Silvestre, Os menus digitais na restauração: uma abordagem holística, Doutoramento em Gestão, no âmbito do Doutoramento em Gestão, Faculdade de Ciências Sociais e Tecnologia, Universidade Europeia.
Coorientador
Os menus digitais na restauração: uma abordagem holística (Doutoramento)
Universidade Europeia, Portugal
2023 - Atual A Hotelaria e a Religião em Portugal – estudo de caso,
Coorientador
A Hotelaria e a Religião em Portugal – estudo de caso, (Doutoramento)
Universidade de Coimbra, Portugal
2023 - Atual Turismo Sustentável e Política Ambiental: As boas práticas na Hotelaria.
Coorientador
Turismo (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, Portugal
2022 - Atual Carolina Ribeiro (2022) Management of Emotions in the Purchasing Process. Under the master’s in management and Business Strategy, Faculty of Social Sciences and Technology, Universidade Europeia.
Orientador
Universidade Europeia, Portugal
2022 - Atual Bernardo Bastos, Contribution of hotels’ revenue management for supply chain sustainability. Orientadores: Professor Luís Pimentel (Universidade Europeia) e Professora Sofia Almeida, no âmbito do Doutoramento em Gestão, Faculdade de Ciências Sociais e Tecnologia, Universidade Europeia.
Coorientador
Contribution of hotels’ revenue management for supply chain sustainability. (Doutoramento)
Universidade Europeia, Portugal
2022 - Atual Susana Beganha, Políticas Públicas para Fomentar a Eco-Inovação no Turismo. Orientadores: Professora Margarida Santos (Universidade do Algarve) e Professora Sofia Almeida, no âmbito do Doutoramento em Turismo da Universidade do Algarve.
Coorientador
Políticas Públicas para Fomentar a Eco-Inovação no Turismo. (Doutoramento)
Universidade do Algarve, Portugal
2022 - Atual Turismo Sustentável e Política Ambiental: As boas práticas na Hotelaria.
Coorientador
Turismo Sustentável e Política Ambiental: As boas práticas na Hotelaria. (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Portugal
2021 - Atual Joana Cunha (2021) Digital communication as a tool in the promotion of a hotel in times of Pandemic – The Marriot Hotel. Under the Master in Tourism and Hospitality Management, Faculty of Tourism and Hospitality, Universidade Europeia.
Orientador
Gestão do Turismo e da Hotelaria (Mestrado)
Universidade Europeia, Portugal
2021 - Atual Hans Ruppert (2021). The Pessoa Hotel: anthromorphization and personality of the hotel brand. Under the Master in Tourism and Hospitality Management, Universidade Europeia
Orientador
Universidade Europeia, Portugal
2019 - Atual Daniela Rosa (2019). Internship Report – Hotel Myriad by SANA Hotels. Under the Master in Tourism and Hospitality Management, Universidade Europeia.
Orientador
Universidade Europeia, Portugal
2019 - Atual Ramos, P.A. J. (2019). Amazon Group Hotels: Commercial Department. Under the Master in Tourism and Hospitality Management, Universidade Europeia.
Orientador
Universidade Europeia, Portugal
2017 - Atual Oliveira, I.B.F.P.D. (2017). Sustainable Luxury: Tours for You - Case Study (Dissertation), Universidade Europeia.
Orientador
Universidade Europeia, Portugal
2017 - Atual Manaças, L. T. D. S. (2017). ‘Online Marketing: The Importance of Web Marketing in the Hotel Sector - the case: Azores Hotels & Leisure’ (Dissertation). Universidade Europeia.
Orientador
Universidade Europeia, Portugal
2023 - 2023 Irina Ibraimo (2023) As estratégias de marketing do Grupo SANA HOTELS para fidelizar os seus clientes, Mestrado em Gestão do Turismo. Relatório de Estágio. Universidade Europeia.
Orientador
As estratégias de marketing do Grupo SANA HOTELS para fidelizar os seus clientes (Mestrado)
Universidade Europeia, Portugal
2022 - 2023 Bruno Serrador (2023) Desenvolvimento do Turismo em Espaço Rural: O caso do alto Tâmega e das terras de Trás-os-Montes, Mestrado de Gestão do Turismo. Dissertação. Universidade Europeia.
Orientador
Desenvolvimento do Turismo em Espaço Rural: O caso do alto Tâmega e das terras de Trás-os-Montes (Mestrado)
Universidade Europeia, Portugal
2022 - 2023 João Domingues (2023) Nurturing Halal Tourism: Strategies and Insights for Cultivating Muslim-Friendly Experiences in Non-Muslim Destinations: A Case Study of Portugal, Mestrado em Gestão. Dissertação. Universidade Europeia.
Orientador
Nurturing Halal Tourism: Strategies and Insights for Cultivating Muslim-Friendly Experiences in Non-Muslim Destinations: A Case Study of Portugal, (Mestrado)
Universidade Europeia, Portugal
2022 - 2023 Pedro Cebola (2023) Os critérios de seleção dos artesãos nas experiências de luxo – a visão dos Operadores Turísticos em Portugal, no âmbito Mestrado de Gestão do Turismo. Dissertação. Universidade Europeia.
Orientador
Os critérios de seleção dos artesãos nas experiências de luxo – a visão dos Operadores Turísticos em Portugal (Mestrado)
Universidade Europeia, Portugal
2022 - 2022/10/02 Fernando Neves (2022) Sustainability in the hotel management - the case study of the Neya hotel chain. Under the master’s in management and Business Strategy, Faculty of Social Sciences and Technology, Universidade Europeia.
Orientador
Mestrado em Gestão de Empresas (Mestrado)
Universidade Europeia, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2024/10/21 - 2024/10/23 General Chair of the Special session: Emerging Technologies to Revitalise Tourism. This workshop is part of ARTIIS 2024 Santiago de Chile, Chile, 21-23 October. (2024/10/21 - 2024/10/23)
Oficina (workshop) (Presidente da Comissão Organizadora)
Universidade Europeia, Portugal
2024/02/29 - 2024/02/29 Organisation and moderation of the Round table: 'From welcoming to experiencing, the humanisation in the hospitality', at the Lisbon Tourism Fair (BTL'24), February 29th. (2024)
Mesa-redonda (Presidente da Comissão Organizadora)
Universidade Europeia, Portugal
2024/02/11 - 2024/02/17 Organization of the UNESCO Winter School 2024 on the theme: Digital Media for Tourism in Creative Cities: Experiences from the Centre of Portugal, whose cities are Coimbra, Leiria, Caldas da Rainha, Óbidos and Lisbon. This edition of the Winter School aimed to celebrate the 20th anniversary of the Creative Cities program, created in 2004 by UNESCO. This winter school will be a cultural and educational project in cooperation with the UNESCO Chair (United Nations Educational, Scientific and Cultural Organisation; USI (Università della Svizzera Italian (2024/02/11 - 2024/02/17)
Outro (Coorganizador)
Universidade Europeia, Portugal

Universidade de Coimbra, Portugal

Università della Svizzera italiana Biblioteca universitaria Lugano, Suiça
2023/05/31 - 2023/06/02 Member of the Executive Committee that is organising the international conference: Diversity and Sustainability - Opportunities & Threats (DSOTT'2023) to be held at the University of Coimbra, Portugal, in May 2023. (2022 - 2023) Universidade de Coimbra, Portugal
2023 - 2023 Almeida, S. (2023) moderation of the session: Realidades y desafíos actuales del turismo en la Península Ibérica within the framework of the Conference: Turismo Seguro. Shared Interests! Organised by the European University and Universidad Europea Madrid, 24 May. (2023 - 2023)
Mesa-redonda (Coorganizador)
Universidade Europeia, Portugal
2023 - 2023 Almeida, S. (2023) moderator of the Special Session: 'Co-creation in Tourism', as part of the DSOTT'23 International Congress, which took place at the University of Coimbra, between 31 May and 2 June, 2023. (2023 - 2023)
Congresso (Coorganizador)
Universidade Europeia, Portugal

Universidade de Coimbra, Portugal

Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, Portugal
2023 - 2023 Moderation of the session Executive Talks | The Hospitality of Tomorrow. Organised by the Universidade Europeia, October 3rd. https://info.europeia.pt/executive-talks-hospitalidade-amanha-tendencias-inovacoes/ (2023 - 2023)
Mesa-redonda (Membro da Comissão Organizadora)
Centro em Rede de Investigação em Antropologia, Portugal

Universidade Europeia, Portugal
2023 - 2023 Organization and moderation of the 4th round table: ‘With which stars are a destiny made? Michelin Gala on national territory’, at the European University, May 18th. (2023 - 2023)
Mesa-redonda (Membro da Comissão Organizadora)
2023 - 2023 Organisation and moderation of the 3rd round table: What is the value of Marketing for Tourism? at the European University, 17th April. (2023 - 2023)
Mesa-redonda (Membro da Comissão Organizadora)
2023 - 2023 Organisation and moderation of the 2nd round table: The Challenges of Hotel Management Today, at the Lisbon Tourism Fair (BTL'23), March 3rd. (2023 - 2023)
Mesa-redonda (Membro da Comissão Organizadora)
2023 - 2023 Organisation and moderation of the 1st Round Table: Food Needs Design? Design Needs Food? at the QBN Auditorium, European University. Video teaser: https://youtu.be/Z0cfRAi5WYs, 7th February. (2023 - 2023)
Mesa-redonda (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade Europeia, Portugal
2023 - 2023 Organiser of the Conference: New Tourism: Challenges and Opportunities and moderator of two round tables at the European University. 1st round table: 'The importance of networks in creating relationships between academia and the market' 2nd round table: 'New Tourism - main drivers. https://tnews.pt/universidade-europeia-debate-o-novo-turismo-desafios-e-oportunidades-com-varios-stakeholders-do-setor 17 and 18 October (2023 - 2023)
Mesa-redonda (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade Europeia, Portugal
2022/09/27 - 2022/09/27 Organisation of a Seminar: Tourism in Perspective: The Consumer Experience, to celebrate World Tourism Day. Speakers: Dr Rita Pinho (DECO); Dr Paula Neves (APAVT); Dr Fernando Garrido (ADHP). (2022 - 2022)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
2022/09/08 - 2022/09/09 Round table to discuss the Tourism Challenge The challenges of tourism resumption, from the perspective of the specialized press https://www.europeia.pt/agenda/os-desafios-da-retoma-do-turismo-na-perspetiva-da-imprensa-especializada (2022/09/08)
Mesa-redonda (Outra)
Universidade Europeia, Portugal
2022 - 2022 General Chair of the # #RTNT2022 - Emerging Technologies to Revitalize Tourism #The Emerging technologies to revitalize tourism workshop main goal is to discuss the latest research trends and analyze results and contributions of recent studies, including different stakeholders, in order to further develop research methodologies, and enhance the development of innovative practices that may contribute to the sector¿s covid recovery and sustainable growth. Part of ARTIIS 2022, https://www.artiis.org/special-sessions/rtnt-2022 (2022 - 2022)
Oficina (workshop) (Presidente da Comissão Organizadora)
Universidad de El Salvador, El Salvador
2021/11/25 - 2021/11/27 General Chair of the #RTNT 2021 - #Boost Tourism using New Technologies workshop This workshop discussed new technologies applied to the Tourism Sector. The main goal was to reunite all the research contributes and find different avenues for the Tourism Industry in a pos-Covid Era. Part of ARTIIS 2021, https://sites.google.com/view/artiis2021/special-sessions/rtnt-2021 (2021/11/25 - 2021/11/27)
Conferência (Coorganizador)
Universidad Estatal Península de Santa Elena, Equador
2020 - 2020 Co-organisation of the CEG-Tourism Week 2020 organised by the TERRITUR Tourism, Heritage and Territory Research Centre of IGOT-University of Lisbon. Moderation of the round table: Impacts and (re)organisation of hotels and restaurants in times of COVID-19. Moderator: Sofia Almeida (European University & CEG/IGOT-ULisboa). Experts: Sofia Brandão (AlmaLusa), Hugo Salgueiro (Your), Pedro Gonçalves (Cervejaria Ramiro), Tiago Araújo (HiJiffy), Raul Ribeiro Ferreira (ADHP & CEG/IGOT-ULisboa) and Ana Bispo Ramires (Performance Psychology). (2020 - 2020) Universidade de Lisboa, Portugal
2010 - 2010 Organisation of the 1st ARTEH® Hotels Event at the Hotel Altis Belém, Lisbon. Moderator of the panel: Innovation and Trends, Commercial Management in Luxury Hotels (2010 - 2010)

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2024 - 2024 Workshop Revisão Sistemática de Literatura - Porquê e Como Fazer? Organizado pelo Gabinete de Ciência da Universidade Europeia.
Oficina (workshop)
Universidade Europeia, Portugal
2023 - 2023 Almeida, S. (2023) participation in the 2nd Marketing Lead for Business Congress, IPAM Porto, as moderator of the round table: Recovering Tourism - how can marketing and digital technologies boost the sector? 20 April.
Mesa-redonda
2nd Marketing Lead for Business Congress, IPAM Porto, as moderator of the round table: Recovering Tourism - how can marketing and digital technologies boost the sector?
Universidade Europeia, Portugal
2023 - 2023 2023, novembro 24, participação como oradora no III International Ágora on Education, Leadership and Employment, no Painel 3: Fazer a Diferença para a ‘Educação do Futuro’… Começa Agora, na Coimbra Business School https://www.agora-portugal.pt/
Mesa-redonda
III International Ágora on Education, Leadership and Employment, no Painel 3: Fazer a Diferença para a ‘Educação do Futuro
2023 - 2023 2023, October 10, participation as a speaker at the Transatlantic Round Table: Good practices and lessons learned in the tourism sector as part of the XIV Tourism Forum: 'Portugal - Latin America' organised by IPDAL at the Vila Galé Opera hotel.
Mesa-redonda
ransatlantic Round Table: Good practices and lessons learned in the tourism sector as part of the XIV Tourism Forum: 'Portugal
2023 - 2023 Formação em Metodologias Ativas, PBL, CBL e SBL para implementação do novo modelo académico
Outro
2022 - 2022 Participante como oradora numa mesa-redonda que reflecte sobre o poder do turismo enquanto encontro de países e culturas. Como fonte de conhecimento e força de transformação económica e social. Outros oradores: Pedro Castro, Fundador da empresa SkyExpert e César Silva Neto Assessor e Consultor de negócios Turísticos Imobiliários. Moderação de Rui Camelo Vogal do Turismo & Empreededorismo da Junta de Freguesia de São Domingos de Benfica.
2022 - 2022 Organização e Moderação de uma mesa-redonda: A Retoma do Turismo, na perspetiva da imprensa especializada. Os oradores: Carina Monteiro, TNews, Conceição Antunes, Expresso, Vítor Jorge, Publituris, Luís Canto, PressTur; José Luís Elias, Turisver e Pedro Chenrim, Ambitur.
2022 - 2022 Aula Doutoral: How to apply the eXtended Realities into Tourism, Faculdade de Letras, Departamento Geografia e Turismo, Universidade de Coimbra
2022 - 2022 Master Class: Experiências Imersivas em Turismo, através da Realidade Expandida ao Mestrado em Turismo, Território e Património, no Politécnico de Viseu
2022 - 2022 Master Class: Transformação Tecnológica no Turismo, ao Mestrado em Gestão do Turismo no Politécnico de Viseu
2022 - 2022 Organização da Conferência: ‘Novo Turismo: Desafios e Oportunidades’ e moderadora da mesa redonda: A importância das redes na criação de relações entre a academia e o mercado”
2022 - 2022 Organisation of a Seminar: Tourism in Perspective: The Consumer Experience, to celebrate World Tourism Day. Speakers: Dr Rita Pinho (DECO); Dr Paula Neves (APAVT); Dr Fernando Garrido (ADHP).
Conferência
Tourism in Perspective: The Consumer Experience,
2022 - 2022 Participação como oradora especialista em turismo na Conferência de Turismo organizada pela Ireland Portugal Business Network (IPBN). Mesa redonda: ‘Como enfrentar e criar disrupção na hotelaria’
2022 - 2022 2 nd  CRiT Summer School on Innovation and Technology in Tourism to achieve SDGs”, organizado pelo Centre for Research Innovation in Tourism (CRiT) and Taylor University, 15 horas.
Outro
2 nd  CRiT Summer School on Innovation and Technology in Tourism to achieve SDGs
2022 - 2022 Curso completado com sucesso: “CU Project in a digital environment” dado em regime ànidistância de e-learning pela Unidade de Aprendizagem ao Longo da Vida (UALV)
Outro
Universidade Aberta, Portugal
2022 - 2022 Curso completado com sucesso “E-activities in course design” dado em regime à distância de e-learning pela Unidade de Aprendizagem ao Longo da Vida (UALV) da Universidade Aberta (26horas)
Universidade Aberta, Portugal
2022 - 2022 Curso completado com sucesso “Digital Teaching in a Network”, dado em regime à distância de e-learning pela Unidade de Aprendizagem ao Longo da Vida (UALV) da Universidade Aberta. 26 horas
Universidade Aberta, Portugal
2022 - 2022 Escola de Inverno em Turismo Digital aplicado à Cultura e à Diplomacia– UNESCO Chair and Cyprus University of Technology, Limassol, Cyprus. De 13 a 20 fevereiro.
2021/05/11 - 2021/05/13 Keynote Speaker at the "HINTS - Heritage Inclusive Tourism Symposium", with the communication: Exploring distinctive realities to co-create experiences, hosted by Polytechnic Institute of Viseu | Lamego Higher School of Technology and Management.
Simpósio
HINTS - Heritage Inclusive Tourism Symposium
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2021 - 2021 Curso em HyFlex Experiential Learning
2020 - 2020 Master Class: ‘De que forma as tendências globais impactam no turismo internacional: Covid-19 e hospitalidade em Portugal’? ao lançamento do Mestrado Turismo, Inovação e Desenvolvido na ESTG - Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Instituto de Politécnico de Viana do Castelo
2020 - 2020 Workshop Robots, Artificial Intelligence and Service Automation in Travel, Tourism and Hospitality& lecionado pelo The International Master´s Program of Tourism and Hospitality. National Kaohsiung University of Tourism and Hospitality (online)
Oficina (workshop)
2020 - 2020 Formações online sobre ZOTERO e Mendeley, iniciativa da Biblioteca do IGOT e organizada pelo Reference Center, Scientific Knowledge Management and User Training at the Library of the Faculty of arts of the Universidade de Lisboa.
2020 - 2020 Curso de Digital Marketing 101 EDIT - Disruptive Digital Education, duração total de 45 horas
2015 - 2015 Organização e moderação de uma conferência sobre Marketing Digital na Universidade Europeia. Orador convidado: Marco Gouveia, SEO & Online Marketing Manager do Pestana.com e Pousadas.pt, apresentado pelo gestor de e-commerce das marcas
2014 - 2014 VI ¿¿Summer School of Social Network Analysis, organizada pelo Center for Research in Economic and Organizational Sociology - Socius and ISEG
Outro
2013/04/03 - 2013/04/06 Keynote Speaker at the 10th International Circle Conference for Consumer Behaviour and Retailing Research, hosted by the Polytechnic Institute of Viana do Castelo. Plenary session – presentation of an innovation case study: ARTEH® - Hotels and Resorts.
Conferência
Consumer Behaviour and Retailing Research
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2013 - 2013 Semana da Hospitalidade no ISLA, Campus Lisboa. Moderador do painel: “Partilha de to´picos de pesquisa, interesses e desafios na pesquisa em turismo”
2013 - 2013 Seminário 2.0 Hotéis - Pensar na Hotelaria, um futuro para Portugal. A moderar o painel: ¿Inovação como oportunidade de mercado¿ na Escola INP, em Lisboa
2013 - 2013 Curso e-Learning – Metodologia de Estudo de Caso (20 horas) lecionado pela Laureate
2013 - 2013 Curso e-Learning - Professores Laureate no Século XXI (20 horas) lecionado pela Laureate
2012 - 2012 Oradora no Seminário ‘Hotelaria de Saltos Altos’ organizado pela Universidade do Algarve
2011 - 2011 Participação em workshops sobre marketing online e marketing inovador, organizado pela InnovMark em Lisboa
Oficina (workshop)

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2023/10/26 Modelo de análise de dinâmicas de monitorização e gestão de talento
Presidente do júri
Ricardo Miguel Relvas Perpétuo (Doutoramento)
Universidade Europeia, Portugal
2023 Sofia Carvalho (2023) As motivações dos hóspedes para ac¸o~es de educação ambiental em hotelaria no âmbito do Mestrado em Gestão Hoteleira, Supervisor: Ana Cláudia Gonçalves, Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril.
Arguente principal
Sofia Carvalho (Mestrado)
Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, Portugal
2023 Sara Monteiro (2023) How can a healthy brunch with a storytelling game contribute to mitigate the generation gap? Redefining the sociability of food, no âmbito do Mestrado em Food Design, Supervisor: Maria José Pereira Pires, Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril
Arguente
Sara Monteiro (Mestrado)
Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, Portugal
2023 Inês Guardado (2023) Airbnb in Lisbon - from sharing to the professionalisation of local accommodation. Supervisor: as part of the Master's programme in Communication and Tourism, Professor Agustín Cocola-Gant, Researcher at the University of Lisbon, (Supervisor), IGOT, University of Lisbon.
Arguente
Inês Guardado (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
2023 Tânia Cardoso (2023) Innovation and New Technologies in Wine Tourism: a study of consumer behaviour when visiting the Douro Demarcated Region, within the scope of the Master's Degree in Tourism Management, Supervisors: Professor Suzanne Amaro and Professor Cristina Barroco, Polytechnic Institute of Viseu, School of Technology and Management of Viseu.
Arguente principal
Tânia Cardoso (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2023 Neuzilânia Oliveira dos Santos Machado (2023) The Impact of Facebook on the Self-Esteem of Brazilian Immigrant Women, Dissertation within the scope of the Master's program in Digital Marketing. Advisor: Prof. Maria do Carmo Leal, Faculty of Social Sciences and Technology, Universidade Europeia
Arguente
Neuzilânia Machado (Mestrado)
Universidade Europeia, Portugal
2023 Júlio Ventura (2023) Soft power and public diplomacy: Portugal's affirmation in the international community - a proposal for analysis to complement the global soft power index 2022 ranking. Supervisor: Prof Lívia Franco Marques Pereira, IEP - Institute of Political Studies, Portuguese Catholic University, Lisbon. Dissertation.
Arguente principal
Júlio Ventura (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2023 Mariana Ribeiro Vieira (2023) Competitiveness of Tourist Destinations: The Perspective of Municipalities in the Centre of Portugal. Supervisor: Prof Rui Martins, School of Tourism and Marine Technology (ESTM) of the Polytechnic of Leiria.
Arguente principal
Mariana Ribeiro Vieira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2023 Lara de Sousa Gésero (2023) Affection and emotions: a differentiating project in the medieval town of Ourém. Research project supervised by Professor Sofia Costa Macedo, as part of the master's programme in Cultural Studies and Management, ISCTE, School of Sociology and Public Policy.
Arguente
Lara de Sousa Gésero (Mestrado)
INDEG-IUL, Portugal
2023 Ana Carolina Seabra Pereira (2023) Digital Transformation in Portuguese Private Higher Education. Dissertation supervised by Professor José Morais da Silva as part of the Masters in Management programme
Arguente
Ana Carolina Seabra Pereira (Mestrado)
Universidade Europeia, Portugal
2023 Inês Barbosa Cabral (2023) Readiness and Technological Acceptance in the satisfaction and recommendation intention of Portuguese guests. Dissertation supervised by Professor Rui Costa, within the scope of the master's degree in Tourism Management and Planning, University of Aveiro.
Arguente
Inês Barbosa Cabral (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2023 Estudo Exploratório sobre a Atual Situação do Desenvolvimento do Turismo em Angola
Presidente do júri
Leilany Guenzira Pinto Paz Costa (Mestrado)
Universidade Europeia, Portugal
2023 Turismo, sustentabilidade e inclusão social: Uma visão atualizada dos impactos socioculturais do turismo nos bairros históricos de Lisboa
Presidente do júri
Ana Catarina Cruz Silva (Mestrado)
Universidade Europeia, Portugal
2023 Comunicação Digital duma Empresa Pública em Angola: O caso IDIIA - Relatório de Estágio
Presidente do júri
Anastácio Códia António Benjamim (Mestrado)
Universidade Europeia, Portugal
2022 Petruzzi, M. (2022) ‘Sharing economy: assessing characteristics and impacts on host communities’. Supervisors: Catarina Marques, ISCTE-IUL Business School and Ana Cláudia Campos, CinTurs, Research Centre for Tourism, Sustainability and Well-being, Universidade do Algarve
Arguente
Mariana Petruzzi (Doutoramento)
ISCTE Business School Departamento de Economia, Portugal
2022 Sara Isabel Dinis Pereira (2022) “O turismo comunitário pós-pandemia Covid-19 no desenvolvimento dos territórios de baixa intensidade: uma análise da atividade turística em Murça”, within the scoope of the Master’s in Tourism, Heritage and Territory. Prof. Doutora Cláudia Seabra, Faculty of Arts & Humanities, Dep.Geography and Tourism, Universidade de Coimbra.
Arguente
Sara Isabel Dinis Pereira (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
2022 Maria Inês Alvarenga Guardado (2022) Airbnb in Lisbon ¿ From Sharing to professionalization of Local Accommodation, within the scoope of the Master¿s in Tourism and Communication. Prof. Doutor Agustín Cocola-Gant, Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, Universidade de Lisboa
Arguente
Maria Inês Alvarenga Guardado (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
2022 Rita Maria de Almeida Leal da Rocha Correia (2022) Artificial Intelligence as a competitive advantage factor in the hospitality industry within the scoope of the Master’s in Hospitality Management. Supervisor Prof. Rita Peres, Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril.
Arguente
Rita Maria de Almeida Leal da Rocha Correia (Mestrado)
Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, Portugal
2022 Raquel de Sousa Cordeiro Duff Burnay (2022) Competencies in Tourism Perceptions of university students and professionals in the field: An Exploratory study within the scope of the master’s in human resource management. Supervisor Prof. Ana Sabino Faculty of Social Sciences and Technology, Universidade Europeia
Arguente
Raquel de Sousa Cordeiro Duff Burnay (Mestrado)
Universidade Europeia, Portugal
2022 Catarina Alexandra Antas da Eira (2022) Arguição da Prova de Qualificação da Tese: A Implementação de práticas de Green Human Resources Management no setor hoteleiro e o impacto nos colaboradores: um estudo de caso ao Grupo Pestana Hotel. Doutoramento em Gestão, Faculdade de Ciências Sociais & Tecnologia (Universidade Europeia).
Arguente
Catarina Alexandra Antas da Eira (Doutoramento)
Universidade Europeia, Portugal
2022 Pedro Vaz Serra (2022). Arguição da Prova de Qualificação da Tese: Experiência turística no contexto de alojamento em imóveis com valor patrimonial: Uma perspetiva de ecossistema de turismo inteligente (Doutoramento em Turismo, Património e Território). Faculdade de Letras, Universidade de Coimbra
Arguente
Pedro Vaz Serra (Doutoramento)
Universidade de Coimbra, Portugal
2022 Ana Sofia Lima Gouveia Loureiro Santos (2021) Plano de Marketing Digital: Caso Gelataria Pinguim
Presidente do júri
Ana Sofia Lima Gouveia Loureiro Santos (Mestrado)
Universidade Europeia, Portugal
2022 Artur Miguel Félix Ramalheira (2022) A criação de Personas e o seu valor para as empresas na área da saúde
Arguente
Artur Miguel Félix Ramalheira (Mestrado)
Universidade Europeia, Portugal
2022 Diogo Vieira Machado de Sousa Caixeiro (2022) Short-Term Accommodation Rentals in the Pandemic Era
Arguente
Diogo Vieira Machado de Sousa Caixeiro (Mestrado)
Universidade Europeia, Portugal
2022 Pedro Miguel Gomes Cantinho (2022) Formação no Turismo de Portugal
Arguente
Pedro Miguel Gomes Cantinho (Mestrado)
Universidade Europeia, Portugal
2022 Cristiana Sofia Teles Pinto (2022) Plano de Marketing Digital para a Party Land
Presidente do júri
Cristiana Sofia Teles Pinto (Mestrado)
Universidade Europeia, Portugal
2022 Daniel Cristovão Poli (2022) Recognition Inside the Internet Business Environment: The Portuguese Market Reality
Presidente do júri
Daniel Cristovão Poli (Mestrado)
Universidade Europeia, Portugal
2022 Ruben Anastácio Marques Oliveira Ferreira Nunes (2022) Comportamento de compra online e offline nas gerações x e z: o caso do vestuário
Presidente do júri
Ruben Anastácio Marques Oliveira Ferreira Nunes (Mestrado)
Universidade Europeia, Portugal
2022 Sara Mascarenhas Rodrigues (2022) Estratégia de Comunicação Digital das Redes Sociais para a Empresa “X”
Presidente do júri
Sara Mascarenhas Rodrigues (Mestrado)
Universidade Europeia, Portugal
2022 Cláudio Pereira de Assunção Barros (2022) Análise da Performance Digital da FNAC no Facebook: Um instrumento de Compromisso dos Consumidores
Presidente do júri
Cláudio Pereira de Assunção Barros (Mestrado)
Universidade Europeia, Portugal
2022 Facebook no Marketing Político: Estudos eleições legislativas 2022
Presidente do júri
Daniel Caetano Marques (Mestrado)
Universidade Europeia, Portugal
2021 Helena Pimentel (2021) ‘Human resource management in tourism: the case of hospitality in Lisbon’. Supervisor: Prof. Eduarda Pires Valente da Silva Marques da Costa and Prof. Eduardo Manuel Machado de Moraes Sarmento Ferreira, IGOT, Universidade de Lisboa.
Arguente principal
Helena Pimentel (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, Portugal
2021 Lurdes Gomes (2021) As potencialidades de Castro Daire para um destino de storytelling within the scope of the Master in Tourism Management. Supervisor Prof. Carla Silva, Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu.
Arguente
Lurdes Gomes (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2021 Maria Emilia Almeida (2021) Estudo dos impactos do turismo no concelho de Vouzela, integrado na atribuição da certificac¸a~o "Biosphere Responsible Tourism” within the scope of the Master in Tourism Management. Supervisor Prof. Cláudia Seabra, Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu.
Arguente
Maria Emilia Almeida (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2021 Adriana Milheiro (2021) Stakeholders' perceptions about Virtual Reality applications in Tourism within the scope of the Master in Tourism Management and Sustainability. Supervisor Prof. Inês Boa-Vida. Instituto Geografia e Ordenamento do Território (IGOT), Universidade de Lisboa.
Arguente
Adriana Milheiro (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
2021 Leandro António (2021) Travel2Angola: Strategy for the promotion of Tourism in Angola within the scope of the master’s in management, Supervisor Prof. Pedro Matos, Faculty of Social Sciences and Technology, Universidade Europeia.
Arguente
Leandro António (Mestrado)
Universidade Europeia, Portugal
2021 Mendes, L. (2021) Training offer in Tourism and Hospitality in Timor-Leste’ within the scope of the Master in Tourism Management and Sustainability. Supervisor Prof. Manuel Salgado, Escola Superior de Turismo e Hotelaria, Instituto Politécnico da Guarda.
Arguente
Mendes, L. (Mestrado)
Instituto Politécnico da Guarda, Portugal
2021 Mariana Alvares Machado (2021) O Instagram como ferramenta da estratégia de inbound. Supervisor: Ronnie Joshe Figueiredo de Andrade and Liliana Simões Ribeiro as Examinor within the Scoope of Digital Marketing Master.
Presidente do júri
Mariana Alvares Machado (Mestrado)
Universidade Europeia, Portugal
2021 Rita do Carmo Madaleno Inácio (2021) Proposta de Plano de Marketing Digital para o “Paddock Caffé” Coordinator: Prof. Ronnie Joshe Figueiredo de Andrade and Prof.José Pedro Matos as examinor. within the Scoope of Digital Marketing Master
Presidente do júri
Rita do Carmo Madaleno Inácio (Mestrado)
Universidade Europeia, Portugal
2021 Mara Helena Fernandes Ferreira (2021) Análise da página de facebook "Turismo Sustentátel em Cabo Verde. Coordinator: Joana Maria Herold Terra Motta and Examinor: Ana Teresa Machado within the Scoope of Digital Marketing Master
Presidente do júri
Mara Helena Fernandes Ferreira (Mestrado)
Universidade Europeia, Portugal
2021 Silvana Serrão (2021). Arguição da Prova de Qualificação da Tese: Indicators to support decision making in Managemnt & Territorial and Economic Development (Doutoramento em Turismo, Departamento de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo, Universidade de Aveiro)
Arguente
Silvana Serrão (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2021 Bruna Filipa Segurado Bila (2021) Caso PROZIS: Como uma Marca foi alavancada através do Digital
Arguente
Bruna Filipa Segurado Bila (Mestrado)
Universidade Europeia, Portugal
2021 Ana Sofia Pires Ferreira dos Santos (2021) Implementação de Sistemas da Gestão de Qualidade: Caso SGL
Presidente do júri
Ana Sofia Pires Ferreira dos Santos (Mestrado)
Universidade Europeia, Portugal
2021 Daniel Marques Jardim Guilherme de Matos (2021) Uso do Twitter pelas Equipas de eSports
Presidente do júri
Daniel Marques Jardim Guilherme de Matos (Mestrado)
Universidade Europeia, Portugal
2021 André Filipe Fonseca Banheiro (2021) Impacto de Ferramentas Marketing Cloud no CzRM: Aplicação Oeiras Valley
Presidente do júri
André Filipe Fonseca Banheiro (Mestrado)
Universidade Europeia, Portugal
2021 Inês Pestana Lopes (2021) Determinantes do papel do Manager no Êxito de um Influencer
Presidente do júri
Inês Pestana Lopes (Mestrado)
Universidade Europeia, Portugal
2021 João Rafael Coelho Fernandes (2021) A Intenção Comportamental dos Millennials nos Processos de Compra Online em Portugal
Presidente do júri
João Rafael Coelho Fernandes (Mestrado)
Universidade Europeia, Portugal
2021 Riaze Miguel Ribeiro Issá (2021) SMARTLINKS: Estratégias de otimização on-page e off-page para websites
Presidente do júri
Riaze Miguel Ribeiro Issá (Mestrado)
Universidade Europeia, Portugal
2021 Inês Sofia Medeiros Franco (2021) Existe Brand Love no Electronic Word of Mouth (eWOM)? O caso dos fans de futebol
Presidente do júri
Inês Sofia Medeiros Franco (Mestrado)
Universidade Europeia, Portugal
2021 Luiza Galvão Siqueira (2021) Impacto do confinamento no consumo de serviços de streaming de vídeo
Presidente do júri
Luiza Galvão Siqueira (Mestrado)
Universidade Europeia, Portugal
2021 Melissa Paço Farinha (2021) As agências digitais portuguesas e as redes sociais
Presidente do júri
Melissa Paço Farinha (Mestrado)
Universidade Europeia, Portugal
2021 Raquel Benjamim Paulino Santos (2021) A Covid-19 no desporto: Estratégias de comunicação dos clubes portugueses no facebook durante a pandemia
Presidente do júri
Raquel Benjamim Paulino Santos (Mestrado)
Universidade Europeia, Portugal
2021 Alexandre Henriques Falé de Jesus (2021) Marketing Desportivo - Comportamentos de consumo e comunidades de prática
Presidente do júri
Alexandre Henriques Falé de Jesus (Mestrado)
Universidade Europeia, Portugal
2021 Ana Carolina Almeida Cordeiro (2021) A influência dos instagrammers na escolha de um destino turístico pela Geração Y
Presidente do júri
Ana Carolina Almeida Cordeiro (Mestrado)
Universidade Europeia, Portugal
2021 Beatriz Ribeiro Alves (2021) O uso de automação de marketing como estratégia de vendas: estudo de caso Patrick Ferreira Consultoria Fitness online
Presidente do júri
Beatriz Ribeiro Alves (Mestrado)
Universidade Europeia, Portugal
2021 Duarte Pedro de Andrade Rino de Lemos Quintela (2021) Utilização do Instagram - O caso dos atletas de futsal da liga Placard
Presidente do júri
Duarte Pedro de Andrade Rino de Lemos Quintela (Mestrado)
Universidade Europeia, Portugal
2021 Inês Sofia Neves da Silva (2021) Plano de Comunicação integrada de marketing para uma Start-up de brinquedos ecológicos
Presidente do júri
Inês Sofia Neves da Silva (Mestrado)
Universidade Europeia, Portugal
2021 Madalena Godinho Rebocho da Silva Correia (2021) Influencers no Instagram: O impacto da interação parassocial, da credibilidade e da autenticidade na intenção de compra - Um estudo experimental
Presidente do júri
Madalena Godinho Rebocho da Silva Correia (Mestrado)
Universidade Europeia, Portugal
2021 Ana Mafalda Silva da Costa (2021) Plano de Inbound Marketing Espace Cannelle
Presidente do júri
Ana Mafalda Silva da Costa (Mestrado)
Universidade Europeia, Portugal
2021 Pedro Amaro Gomes (2021) Influência do Brand Equity no comportamento do consumidor de desporto nas redes sociais
Presidente do júri
Pedro Amaro Gomes (Mestrado)
Universidade Europeia, Portugal
2021 Rafaela Marina Iglésias de Brito (2021) A perceção do consumidor sobre a utilização de realidade aumentada na experiência de compra online no setor da cosmética
Presidente do júri
Rafaela Marina Iglésias de Brito (Mestrado)
Universidade Europeia, Portugal
2021 Rúben Paulo Dias Martins Moreira (2021) Inteligência artificial no marketing digital. Aceitação da Utilização de Inteligência Artificial nas Plataformas de Comércio Eletrónico
Presidente do júri
Rúben Paulo Dias Martins Moreira (Mestrado)
Universidade Europeia, Portugal
2021 Sofia Szafman (2021) O Comércio eletrónico dos supermercados em Portugal: A experiência dos consumidores com os métodos de entrega
Presidente do júri
Sofia Szafman (Mestrado)
Universidade Europeia, Portugal
2021 Natiele Dias Oliveira (2021) Aplicação de Social Network Analysis na Caracterização de uma Rede para Comunicação de Marketing: O Caso do Subreddit r/intel
Presidente do júri
Natiele Dias Oliveira (Mestrado)
Universidade Europeia, Portugal
2021 Inês Gonçalves Alves Rodrigues Mendes (2021) Efeito das Imagens Publicadas no Instagram: Caso L’ORÉAL
Presidente do júri
Inês Gonçalves Alves Rodrigues Mendes (Mestrado)
Universidade Europeia, Portugal
2021 Joana Sofia Ezequiel Jorge (2021) A influência do Marketing Sensorial em mobile commerce nas compras online de fast fashion
Presidente do júri
Joana Sofia Ezequiel Jorge (Mestrado)
Universidade Europeia, Portugal
2021 Vasco Carvalho Homem Ribeiro (2021) FutMagazine: Importância de E-mail Marketing na divulgação de conteúdo educativo no meio futebolístico
Presidente do júri
Vasco Carvalho Homem Ribeiro (Mestrado)
Universidade Europeia, Portugal
2021 Ana Margarida Duarte Oliveira (2021) Informação nas redes sociais e a sua influência na decisão de compra de carros elétricos
Presidente do júri
Ana Margarida Duarte Oliveira (Mestrado)
Universidade Europeia, Portugal
2021 Ana Rita Alves da Silva Pereira (2021) Estratégia de Inbound Marketing: O Caso da Go Natural
Presidente do júri
Ana Rita Alves da Silva Pereira (Mestrado)
Universidade Europeia, Portugal
2021 Bruna Alexandra Monteiro Cardoso (2021) Estratégia de Inbound Marketing das PMEs : Caso Compre Português
Presidente do júri
Bruna Alexandra Monteiro Cardoso (Mestrado)
Universidade Europeia, Portugal
2021 Eliane Suelane Bernardo Marques Airosa (2021) A influência das redes sociais na jornada do consumidor: o setor da moda portuguesa
Presidente do júri
Eliane Suelane Bernardo Marques Airosa (Mestrado)
Universidade Europeia, Portugal
2021 Guilherme Reis Barata (2021) Uma análise netnográfica à comunicação do partido Chega durante as eleições presidenciais de 2021
Presidente do júri
Guilherme Reis Barata (Mestrado)
Universidade Europeia, Portugal
2021 Soraya Firoz Nunes Baurally (2021) O papel dos influenciadores digitais na atratividade de marca
Presidente do júri
Soraya Firoz Nunes Baurally (Mestrado)
Universidade Europeia, Portugal
2021 Maria André Manteigas (2021) Influência das Apps com realidade aumentada na intenção de compra online dos consumidores
Presidente do júri
Maria André Manteigas (Mestrado)
Universidade Europeia, Portugal
2020 Sandra Teixeira (2020) ‘PsyCap, Self-leadership and job satisfaction in the Tourism in Portugal’. Supervisor: Prof. Andreia Vitória, Universidade de Aveiro.
Arguente principal
Sandra Teixeira (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2020 Melina Mascarenhas Neves (2020) Dark Tourism como uma experiência educacional: Análise da potencialidade turística sobre a revolta dos Búzios em Salvador - Brasil
Arguente
Melina Mascarenhas Neves (Mestrado)
Universidade Europeia, Portugal
2019 Lúcio Bentes (2019) ‘The level of guest satisfaction in the means of commercial accommodation under development’. Supervisor: Prof. Armando Vieira, Universidade de Aveiro.
Arguente principal
Lúcio Bentes (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2019 Catarina Stoltenborg (2019) Comercial department - EVOLUTION Lisboa Hotel, within the scope of the Master in Tourism and Hospitality Management. Supervisor Prof. Cláudia Gouveia, Universidade Europeia.
Arguente
Catarina Stoltenborg (Mestrado)
Universidade Europeia, Portugal
2018 Pereira, N. (2018) Review of procedures for the closures of the various departments (Outlets) and creation of a preventive maintenance plan for the maintenance department, within the scope of the Master in Tourism and Hospitality Management, Universidade Europeia.
Arguente
Pereira, N. (Mestrado)
Universidade Europeia, Portugal
2018 Fernandes, B. (2018) e-WOM and online complaints – www.booking.com 's case study, within the scope of the Master in Tourism and Hospitality Management, Universidade Europeia.
Arguente
Fernandes, B. (Mestrado)
Universidade Europeia, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2024/11/07 - 2024/11/09 Experiencing and envisioning Food, Designing for Phygital Food Systems
2024/10/21 - 2024/10/23 Advanced Research in Technologies, Information, Innovation and Sustainability (ARTIIS 2024)
2024/07/25 - 2024/07/26 10th International Conference on Hospitality and Tourism Management (ICOHT 2024), 25th – 26th July, in Colombo, Sri Lanka The International Institute of Knowledge Management (TIIKM)
2024/05/08 - 2024/05/10 6th Edition of INVTUR, International Conference on the theme: Tourism in Unprecedented times: Looking for new Directions University of Aveiro, Portugal https://www.ua.pt/pt/invtur/
2023/06/23 - 2023/06/23 Workshop Internacional Tourism and Hospitality Management (IWTHM2023) ISAG-European Business School, Research Center in Business Sciences and Tourism (CICET-FCVC) e Applied Management Research Unit
2022 - 2022 Tourism and Hospitality International Conference (THInC 2022)
2022 - 2022 International Conference on Advanced Research in Technologies, Information, Innovation and Sustainability (ARTIIS 2022) Santiago de Compostela, Spain
2022 - 2022 HINTS - Heritage Inclusive Tourism Symposium Lamego, Portugal
2021 - 2022 INVTUR Aveiro, Portugal
2021 - 2021 International Conference on Advanced Research in Technologies, Information, Innovation and Sustainability (ARTIIS 2021) Ecuador
2019 - 2019 Advanced Tourism Marketing Conference (ATMC, 2019) Namur, Belgium

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2023 - Atual Journal of Hospitality & Tourism Research
2023 - Atual Journal of Hospitality Marketing & Management
2023 - Atual Current Issues of Tourism
2022 - Atual Journal of Vacation Marketing
2022 - Atual Sustainability
2022 - Atual International Journal of Tourism Cities
2022 - Atual International Hospitality Review
2022 - Atual Finisterra
2021 - Atual Journal of Hospitality & Tourism Education
2021 - Atual Transnational Corporation Review
2020 - Atual International Journal of Contemporary Hospitality Management
2023/06/07 - 2024 Journal of Tourism, Sustainability and Well-being (JTSW) CinTurs

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2023 - Atual Editorial Advisory Board do livro: ‘Managing Festival for Destination Marketing´ Ed: Sharad Kumar Kulshreshtha,
2023 - Atual Editorial Advisory Board do livro: ‘Origin and Branding in International Market Entry Processes’ Ed: Carlos Silva, London: IGI Global
2022 - Atual Proposta de Comunicação e Disseminação de Informação para a concessão do novo Aeroporto de Luanda
2018 - Atual Proposta para Plano de Promoção de Grupo Hoteleiro Angolano
2016 - 2016 Consultoria para Empresa Id Tours no ambito do projeto Plano de Intervenção Estratégico e Plano de Marketing e Comunicação da ARVP– Associação das Rotas dos Vinhos de Portugal, Entidade Financiadora Turismo de Portugal
2014 - 2014 Consultoria para o da Empresa Id Tours: Alojamento do Futuro, Designação do Promotor AHRESP – Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal, Entidade financiadora COMPETE, Programa de Financiamento SIAC – Qualificação
2011 - 2011 Consultoria para o projeto da Empresa Id Tours: Plano de Marketing Estratégico da Turismo de Lisboa e Vale do Tejo (T-LVT), Designação do Promotor Entidade Regional de Turismo de Lisboa e Vale do Tejo, Entidade Financiadora Entidade Regional de Turismo de Lisboa e Vale do Tejo

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2021 - Atual Marketing Turístico Turismo (Licenciatura) Universidade Europeia, Portugal
2021 - Atual Gestão de Marca Gestão do Turismo (Mestrado integrado) Universidade Europeia, Portugal
2020 - Atual Comunicação e Liderança Gestão Hoteleira (Licenciatura) Universidade Europeia, Portugal
2017 - Atual Comunicação Digital & Social media Gestão do Turismo e da Hotelaria (Mestrado integrado) Universidade Europeia, Portugal
2014 - Atual Marketing Turístico Turismo (Licenciatura) Universidade Europeia, Portugal
2013 - Atual Comunicação & Liderança Turismo (Licenciatura) Universidade Europeia, Portugal
2013 - Atual Marketing Turístico Turismo (Licenciatura) Universidade Europeia, Portugal
2013 - Atual Marketing Digital Turismo (Licenciatura) Universidade Europeia, Portugal
2013 - Atual Marketing Turístico & Hoteleiro Gestão Hoteleira (Licenciatura) Universidade Europeia, Portugal
2013 - Atual Events & Protocol Management Hospitality (Licenciatura) Universidade Europeia, Portugal
2013 - Atual Luxury Industry Hospitality (Licenciatura) Universidade Europeia, Portugal
2013 - Atual Services and Marketing Management Hospitality (Licenciatura) Universidade Europeia, Portugal
2013 - Atual Fundamentos do Marketing Gestão de Empresas (Licenciatura) Universidade Europeia, Portugal
2013 - Atual Marketing Digital Sistemas Computacionais (Licenciatura) Universidade Europeia, Portugal
2013 - Atual Gestão de Marca Gestão do Turismo (Mestrado integrado) Universidade Europeia, Portugal
2013 - Atual Comunicação Digital & Social Media Turismo e Gestão Hoteleira (Mestrado) Universidade Europeia, Portugal
2009 - Atual e-Commerce Turismo (Licenciatura) Universidade Europeia, Portugal
2023/02 - 2023/02 Formadora num módulo relacionado com Neuro Turismo do Programa Avançado em Neuro marketing e Neurociência do Consumidor Universidade de Coimbra, Portugal
2022 - 2023 Food Marketing & Communication Design de Alimentos (Mestrado integrado) Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, Portugal
2021 - 2022 Principios de Marketing Gestão (Licenciatura) Universidade Europeia, Portugal
2021/08 - 2021/08 Formadora no curso de Marketing Digital para agentes de viagens de Cabo Verde. Formação virtual, organizada pela Mundi Consulting e Ministério do Turismo em Cabo Verde (75 horas)
2018 - 2020 Responsável pelas Masters classes de Marketing Turístico da 22 a e 23ª edições da Pos-graduação de Turismo e Hotelaria na Universidade Europeia. Universidade Europeia, Portugal
2016 - 2018 Services and Marketing Management Tourism and Hospitality Management Universidade Europeia, Portugal
2013 - 2017 Formadora no curso Luxo, Etiqueta e Detalhe na Hotelaria organizada pela empresa – TH2 em Lisboa, nas suas várias edições
2016/11 - 2016/11 Formadora no curso Relações Externas, In Company na Roc¸a Sundy em Príncipe, São Tomé e Príncipe, através da empresa HBD
2016/03 - 2016/03 Formadora no curso Atendimento ao Cliente, In Company na empresa Ghassist em Luanda, Angola
2014/11 - 2014/11 Formadora no curso Planeamento e Implementação de atividades promocionais, de marketing e vendas para reuniões, conferencias e congressos, na Escola de Formação Turística e Hoteleira dos Açores, organizada pela Associação Açoriana de Formação
2013/10 - 2013/10 Formadora no curso Gestão de Reclamações na Escola de Formação Turística e Hoteleira dos Açores, organizada pela Associação Açoriana de Formação Turística e Hoteleira em Ponta Delgada
2008 - 2013 Marketing Turístico & Hoteleiro Gestão Hoteleira (Licenciatura) Universidade Europeia, Portugal
2008 - 2013 Comércio Eletrónico Gestão Hoteleira (Licenciatura) Universidade Europeia, Portugal
2008 - 2013 Operações Hoteleiras Gestão Hoteleira (Licenciatura) Universidade Europeia, Portugal
2008 - 2013 Promoção Turística Turismo (Licenciatura) Universidade Europeia, Portugal
2008 - 2013 Comércio Eletrónico Turismo (Licenciatura) Universidade Europeia, Portugal
2008 - 2013 Marketing Turístico Turismo (Licenciatura) Universidade Europeia, Portugal
2008 - 2013 Marketing de serviços Marketing, Publicidade e Relações Públicas (Licenciatura) Universidade Europeia, Portugal
2012/11 - 2012/11 Formadora em Marketing Turístico na Escola de Formação Turística e Hoteleira dos Açores, organizada pela Associação Açoriana de Formação Turística e Hoteleira em Ponta Delgada.
2012/03 - 2012/03 Docente na 1 a Edição da Pos-graduacao em Hospitalidade e Gestao Hoteleira organizada pela Th2 nos seguintes módulos Customer Relationship Management; Customer Service, e Public Speaking.
2011/10 - 2011/10 Formadora no curso de e-Commerce organizado pela Associação de Turismo e pela Associação de Formac¸a~o em Turismo em Ponta Delgada (25 horas).
2009 - 2011 Formadora em 4 edições no Módulo de Gesta~o Comercial e Marketing do Curso de Graduação em Hotelaria (público-alvo: diretores gerais e diretores comerciais de hotéis), organizado pela ADHP (Associação dos Diretores de Hotelaria de Portugal) e INESP Hotelaria e Turismo em Lisboa (Total de horas por módulo: 24). A última edição foi na Escola Profissional Cristóvão Colombo, no Funchal, Madeira.
2009/12 - 2010/04 Formação pedagógica Inicial de Formadores aplicada ao Turismo, dirigido pela ADHP e pela ARCESP no Hotel Londres no Estoril.
2009/11 - 2009/11 Formadora no Módulo Gestão Comercial no âmbito de uma formação in Company a` equipa Teixeira Duarte Hotels, dirigido pela Neoturis e pelo INESP no Lagoas Park Hotel em Oeiras
2009/11 - 2009/11 Formadora no curso de Formac¸a~o de Formadores no Módulo de Gesta~o Comercial para as equipas dos Hotéis Teixeira Duarte, no Hotel Lagoas Park em Oeiras. Organizado pela Neoturis e pelo INESP.
2003 - 2008 Formadora em vários módulos do Curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores, em Lisboa. Mais de 20 edições. Organizado pela empresa CDRH -Consultores Lda. (96 Horas cada curso). - Formadora em todos os módulos que fazem parte deste curso.
2006/04 - 2006/07 Formadora em Melhoria da Igualdade de Oportunidades, em Viseu. Organizado pela empresa CDRH - Consultores Lda. (Nu´mero total de horas: 60)
2004/06 - 2004/10 Formador em Gesta~o de Pequenas Empresas (Nu´mero de horas: 25) Módulo: Comunicação Oral e Escrita
2004 - 2004 Formadora em Web Marketing e Gesta~o de Web Sites no Porto. Organizado pela empresa Orientaris, Gesta~o e Consultadoria, Lda. (Total de horas: 120)
2004 - 2004 Formadora no Curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores, em Guimarães. Organizado pela empresa CDRH - Consultores Lda. (Numero total de horas: 86)
2003 - 2003 Formadora no curso de Criação e Gestão de Pequenos Negócios, no âmbito do Programa Europeu ¿ FORDESQ Módulo: Noções de Planeamento Estratégico (Numero de horas: 30) Módulo: Gestão Comercial e Marketing (Numero de horas: 30) formadora do Curso: Planeamento, Marketing e Animação Turística, organizado pelo INESLA - Instituto de Estudos Superiores da Costa Alentejana, em Grândola Módulo: Marketing Turistico na Região do Alentejo (Numero de horas: 20)
2002 - 2002 Formadora no Curso de Formac¸a~o Pedagógica Inicial de Formadores, empresa CDRH - Consultores Lda. (Nu´mero total de horas: 86)

Entrevista (jornal / revista)

Descrição da atividade Jornal / Forum
2023/09 Bleisure: Uma tendência que veio para ficar, Dossier Bleisure Reportagem Publituirs Hotelaria
2023/08/13 Marca Portugal já ganhou com a JMJ, defendem especialistas, Reportagem Eco, Seccção Marketing
2023/08/03 Turismo de Luxo – O que é? E as Oportunidades do Luxo em Portugal. Dossier Especial Luxo em Portugal, Publituris Hotelaria
2023/05/15 Instituições de ensino afinam oferta formativa - Edição Digital maio: Dossier Especial Formação e Ensino em Turismo, Publituris Hotelaria
2023/02/03 BTL desafia Sofia Almeida da Universidade Europeia
2023/01/30 Covid-19: Estudo avalia impacto da pandemia na perceção da qualidade de vida. TSF
2023/01/30 Covid-19: Estudo avalia impacto da pandemia na perceção da qualidade de vida. SIC Notícias
2023/01/17 Covid-19: Estudo avalia impacto da pandemia na perceção da qualidade de vida. RTP
2023/01/17 Entrevista à Revista Ambitur, Número 342: Queremos reposicionar a Universidade Europeia como uma referência na área do Turismo e da Gestão da Hoteleira
2022/09/26 IPBN Conference: Apesar das novas tecnologias, um hotel vai sempre marcar a diferença pelo toque humano- TNews
2022/07/15 Sofia Almeida é a nova coordenadora da área de Hotelaria e Turismo da Universidade Europeia TNews
2022 Artigo - Consórcio de Marketing Hoteleiro é o tipo de Afiliação preferido dos gestores hoteleiros portugueses TNews - https://tnews.pt/consorcio-de-marketing-hoteleiro-e-o-tipo-de-afiliacao-preferido-dos-gestores-hoteleiros-portugueses
2022 Artigo - A retoma do Turismo em Portugal é um facto ou um conto-de-fadas? TNews - https://tnews.pt/a-retoma-do-turismo-em-portugal-e-um-facto-ou-um-conto-de-fadas
2022 Artigo - Não Há Social, sem Pessoas! Universidade Europeia Blog´s to celebrate the social media day as #UEExpert - https://www.europeia.pt/blog/nao-ha-social-sem-pessoas
2022 Artigo - Love me or Love me not – Amor, Satisfação e Fidelidade Tnews - https://tnews.pt/love-me-or-love-me-not/
2022 Artigo - Believe in your “it” – Revista Marketeer – https://marketeer.sapo.pt/believe-in-your-it (2022, May 06) Revista Marketeer – https://marketeer.sapo.pt/believe-in-your-it
2022 Artigo - Cemitério de Hotéis: Uma ameaça para o destino? Ou uma oportunidade de negócio? TNews - https://tnews.pt/cemiterio-de-hoteis-uma-ameaca-para-o-destino-ou-uma-oportunidade-de-negocio
2022 Artigo - As histórias moldam a forma como vemos o mundo TNews - https://tnews.pt/as-historias-moldam-a-forma-como-vemos-o-mundo
2022 Artigo - Rede T - Know How Wizards: A network worth more than a thousand words Rede T - https://www.rede-t.com/Pages/ProKnowHowView.aspx?id=15539&v=2.5.4.11
2022 Artigo - Quando as mulheres prosperam, a Humanidade prospera TNews - https://tnews.pt/quando-as-mulheres-prosperam-a-humanidade-prospera/
2021 Artigo - Contributos excêntricos para a afirmação de uma Transformação hoteleira TNews - https://tnews.pt/contributos-excentricos-para-a-afirmacao-de-uma-transformacao-hoteleira
2021 Artigo - A excentricidade enquanto vantagem competitiva na hotelaria TNews - https://tnews.pt/a-excentricidade-enquanto-vantagem-competitiva-na-hotelaria
2021 Artigo - Sustentabilidade e Tecnologia – Os conceitos do futuro na hotelaria TNews - https://tnews.pt/sustentabilidade-e-tecnologia-os-conceitos-do-futuro-na-hotelaria
2021 Artigo - A Oeste…, o Paraíso TNews – https://tnews.pt/a-oeste-o-paraiso/
2021 Artigo - Da hospitalidade dos Jogos Olímpicos à ambição do Turismo Espacial TNews - https://tnews.pt/da-hospitalidade-dos-jogos-olimpicos-a-ambicao-do-turismo-espacial/
2021 Artigo - A hotelaria é feita de pessoas para pessoas TNews - https://tnews.pt/a-hotelaria-e-feita-de-pessoas-para-pessoas/
2020 Artigo - Amigas do Trade: Um grupo informal que dá voz à mulher hoteleira Ambitur Magazine - https://www.ambitur.pt/amigas-do-trade-um-grupo-informal-que-da-voz-a-mulher-hoteleira/
2019 Artigo - Da hotelaria à cultura da hospitalidade: os desafios no contexto dos negócios de base digital Ambitur Magazine - https://www.ambitur.pt/opiniao-da-hotelaria-a-cultura-da-hospitalidade-os-desafios-no-contexto-dos-negocios-de-base-digital/
2012 Artigo - Marketing Digital, o turismo à distância de um clique Amadeus Magazine - Volume 1 26-27. Edição Mediapearl, Comunicação & Serviços Lda. - https://issuu.com/pontoturismo/docs/ponto_turismo_1

Entrevista / Programa (rádio / tv)

Programa Tema
2023/11/02 - 2023/11/02 Esta Manhã - TVI Participation as a tourism marketing specialist on TVI's Esta Manhã programme to comment: Portugal received 3.2 million guests in September. Where did they come from?
2023/09/27 - 2023/09/27 Esta Manhã TVI Participation as a tourism marketing specialist on TVI's Esta Manhã programme to comment on: The celebration of World Tourism Day and the relationship between Tourism and Sustainability.
2023/07/26 - 2023/07/26 Esta Manhã - TVI articipation as a tourism marketing specialist on TVI's Esta Manhã programme to comment on: Hotel industry fears WYD will keep visitors away from Lisbon and warns of very low bookings
2023/01/03 - 2023/01/03 Esta Manhã - TVI Organisation of the 1st ARTEH® Hotels Event at the Hotel Altis Belém, Lisbon. Moderator of the panel: Innovation and Trends, Commercial Management in Luxury Hotels
2022/06/10 - 2022/06/10 TVI – Television Channel - ‘Esta amanha’ Invited to comment the problematic situation of Airports in Portugal in the beginning of the new season

Expedição científica

Descrição da atividade Instituição / Organização
2023/07/03 - 2023/07/07 Mobilidade no âmbito de projetos internacionais (Erasmus) - Bolsa Erasmus + para a Universidade Sapienza, Roma, Itália Università degli Studi di Roma La Sapienza, Itália
2023/03/05 - 2023/03/12 Bolsa Erasmus + para a Varna University of Management, Varna, Bulgária. Esta mobilidade deveria ter ocorrido no ano letivo 2019-2020, mas por causa da Pandemia foi adiada. Palestra: Marcas e Produtos Turísticos para o 3º Major: Hotelaria e Artes e Culinárias. Curso: Gestão Internacional de Alimentos e Bebidas. Palestra: Consórcio de Marketing Hoteleiro. Disciplina: Gestão de Redes Hoteleiras Curso: Gestão Hoteleira Internacional Visse Utsiliste po Menidzmant, Bulgária

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2022 - Atual Associação Portuguesa dos Profissionais de Marketing (APPM) Membro
2022 - Atual Associação Portuguesa dos Profissionais de Marketing
2021/04/21 - Atual PLATAFORMA NACIONAL TURISMO (PNT) is an association made up of individuals, business associations, organisations, companies and higher education institutions, which, anchored in a civic platform in the form of a think tank, aims to work together to develop, qualify and enhance tourism in Portugal and beyond, and to promote the creation of sustainable and inclusive forms of tourism that contribute to the promotion of peace, quality and happiness in the lives of people and communities. Founder member
2021/01/21 - Atual Founder and member of a Women Research network: Wonderer Researchers. Founder and member
2021 - Atual Plataforma Nacional de Turismo (PNT) Membro fundador
2021 - Atual Fundadora e membro de uma rede de Investigação Feminina: Research Woman Network Fundadora e Membro
2020 - Atual ‘Terra’. Uso Sustenta´vel do Solo e Serviços Ecossistémicos (TERRA) Investigadora-membro do Laboratório Associado
2018/09/05 - Atual Member of TRINET - Tourism Information and Research Network (worldwide group) https://tim.hawaii.edu/about-values-vision-mission-accreditation/trinet/ Membro
2018 - Atual TRINET - Rede de Informação e Investigação Turística, de âmbito internacional.
2008/09/11 - Atual Amigas do Trade. Founder and member of the network, Amigas do Trade. A group of hotel women professionals, who meet to discuss strategies in the hotel sector and the role of the woman in the hospitality. Fundadora e membro desta rede de mulheres hoteleiras que conta com mais de 40 membros.

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2018/05/05 - Atual Member of Hospitality Education Awards 2018 jury. These awards intend to recognize the tourism Portuguese training. These ceremony awards were organized by Forum Turismo. Turismo de Portugal, Portugal
2023 - 2023 18ª edição dos Portugal Travel Awards 2023. Powered by Publituris
2023 - 2023 Júri na 2ª edição dos Prémios Líderes do Turismo 2023. Powered by jornal TNews e Nova SBE Westmont Institute of Tourism & Hospitality
2022 - 2023 Participação na criação de uma nova licenciatura de gestão hoteleira online para a Faculdade Online da Universidade Europeia Universidade Europeia, Portugal
2018 - 2019 Participação na criação de um novo mestrado internacional, Master Internacional Hospitality and Tourism Management à comissão da A3ES
2018 - 2019 Participação enquanto coordenadora da Licenciatura de Gestão Hoteleira, no processo institucional de submissão de um novo curso de Gestão Hoteleira da Universidade Europeia à comissão da A3ES Universidade Europeia, Portugal
2018 - 2018 Membro do júri do Hospitality Education Awards. Estes prémios pretendem reconhecer a formação turística portuguesa. A cerimónia de entrega dos prémios e´ organizada pelo Fórum Turismo.
2017 - 2018 Participação enquanto docente, no processo institucional de avaliação da universidade europeia, à comissão nomeada da A3ES Universidade Europeia, Portugal
2016 - 2017 Participação enquanto docente no processo da criação de uma nova licenciatura em Gestão Hoteleira na Universidade Europeia, submetida à A3E Universidade Europeia, Portugal
Distinções

Prémio

2023 Prémio Científico 2023
EUROPEIA ID Associação para a Investigação em Design Marketing e Comunicação, Portugal
2022 Prémio Científico 2022
EUROPEIA ID Associação para a Investigação em Design Marketing e Comunicação, Portugal
2021 Best Paper Award - Boosting smart destinations through adoption of new technologies: an Iberian perspective. 6th World Research Summit for Hospitality and Tourism,
University of Central Florida Rosen College of Hospitality Management, Estados Unidos
2021 Best paper award: Hotel Marketing Consortia as strategic marketing platforms: managerial perspectives in “Creating Hospitality Experiences: Authenticity in an emerging world of Hyper-Reality” Council for Hospitality Management Education (CHME)
Sheffield Hallam University, Reino Unido