???global.info.a_carregar???
Licentiate Degree in Education Sciences (1996) and Master (2000) in Educational Sciences (major in Educational Psychology), I researched Models for Learning Management in Virtual Environments., pursued research with a PhD in Education Sciences (speciality in Educational Technology) with an innovative thesis on The Management of Learning Communities as Generators of Learning Contexts: a Case Study (University of Coimbra). I am an integrated researcher at UID-FCT nº 4372, Laboratory of Distance Education and eLearning (LE@D), Universidade Aberta (Portugal) and, also, a collaborating researcher at the Centre for Informatics and Systems (CISUC) of the University of Coimbra (Portugal). I'm currently an Invited Assistant Professor at the Universidade Aberta. I'm a researcher, lecturer, trainer and author (co-author) of books, book chapters, and conference papers, about distance, open and digital education and learning. EDEN-European Distance and E-Learning Network have awarded my research about effective learning design for distance education in Portuguese schools during the COVID-19 pandemic the BRIPA2020. My research interests include distance, open and digital education, flexible learning, e-learning, blended and hybrid learning, innovation in learning design, EaD training for teachers, digital transformation in education, active learning methodologies, gamification and playfulness in distance education. I'm involved in Erasmus Plus projects concerning innovative high-quality online distance education practices in higher education and teacher training models for online distance education.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Ana Paula Varela Afonso
Género
Feminino

Nomes de citação

  • Afonso, Ana Paula

Identificadores de autor

Ciência ID
0F14-9519-51DD
ORCID iD
0000-0001-6701-0922
Google Scholar ID
https://scholar.google.com/citations?user=P7wdmbUAAAAJ&hl=en&oi=ao
Scopus Author Id
56027709100

Endereços de correio eletrónico

  • ana.afonso@uab.pt (Profissional)

Moradas

  • LE@D, Universidade Aberta - Rua Almirante Barroso, 38 Sala 12 , 1000-013 , Lisboa, Lisboa, Portugal (Profissional)
  • CISUC - Centre for Informatics and Systems of the University of Coimbra, 3030-290, Coimbra, Coimbra, Portugal (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
  • Ciências da Engenharia e Tecnologias - Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática - Engenharia de Comunicações e de Sistemas
  • Ciências Sociais - Psicologia
  • Ciências Sociais - Outras Ciências Sociais - Ciências Sociais Interdisciplinares

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
2024/02/05 - 2024/06/30
Concluído
HYBOT Chatbot Developer Program for higher education (Internationl Course) (Outros)
Universidade Aberta, Portugal
2023/04/17 - 2023/06/09
Concluído
Supervision in Pós graduated Training/Supervisão de Formação Pós-Graduada (PFPEADD-MC) (Teacher Training Course) (Outros)
Universidade Aberta, Portugal
19
2023/05/03 - 2023/05/03
Concluído
WISEflow, Avaliação por Rubricas. (Outros)
Especialização em Educação
Universidade Aberta, Portugal
2023/03/29 - 2023/03/29
Concluído
WISEflow: FlowMulti. (Outros)
Especialização em Avaliação Digital
Universidade Aberta, Portugal
2023/03/22 - 2023/03/22
Concluído
Introdução ao WiseFlow. (Outros)
Especialização em Avaliação Digital
Universidade Aberta, Portugal
2022/09/26 - 2022/10/29
Concluído
e-Moderation and Feedback/e-Moderação e Feedback (PFPEADD-MC) (Teacher Training Course) (Outros)
Universidade Aberta, Portugal
19
2022/09 - 2022/09
Concluído
Teacher Training Innovative Digital Education and Skills - IDEAS Mentors (Outros)
Especialização em Mentoring
Forth Valley College - Stirling Campus, Reino Unido
2022/06/30 - 2022/06/30
Concluído
Workshop Temático H5P na PlataformAbERTA (Outros)
Especialização em desenvolvimento de recursos educativos interativos
Universidade Aberta, Portugal
2022/01/24 - 2022/02/24
Concluído
Learning Design in Online and Hybrid Contexts/ Design da Aprendizagem em Contextos Online e Híbridos (DACOH) (Outros)
Especialização em Instructional Design
Universidade Aberta, Portugal
20
2021/11/08 - 2021/12/13
Concluído
PEIC: Digital Assessment of Learning/ PEIC: Avaliação Digital das Aprendizagens (Outros)
Especialização em Educação
Universidade Aberta, Portugal
20
2021/11/29 - 2021/12/12
Concluído
Escrita Científica Princípios Gerais para Obter uma Publicação Científica (Outros)
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
2021/11/22 - 2021/11/22
Concluído
Feedback ou Feedforward na PlataformAbERTA (Outros)
Universidade Aberta, Portugal
2021/11/22 - 2021/11/22
Concluído
Feedback ou Feedforward na PlataformAbERTA (Outros)
Universidade Aberta, Portugal
2021/11/17 - 2021/11/17
Concluído
Como fazer um powerpoint narrado/How to do a narrated powerpoint (Teacher Trainer Course) (Outros)
Universidade Aberta, Portugal
2021/11/13 - 2021/11/13
Concluído
Testes na PlataformAbERTA (Outros)
Universidade Aberta, Portugal
2021/11/13 - 2021/11/13
Concluído
Testes na PlataformAbERTA (Outros)
Universidade Aberta, Portugal
2021/10/28 - 2021/10/28
Concluído
Plataforma Colaborativa da Comunidade de Investigadores LE@D (Teams) (Outros)
Universidade Aberta, Portugal
2021/10/28 - 2021/10/28
Concluído
Plataforma Colaborativa da Comunidade de Investigadores LE@D (Teams) (Outros)
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
2021/06/21 - 2021/06/21
Concluído
Citar e Referenciar: boas práticas para evitar o plágio na escrita académica (Outros)
Universidade Aberta, Portugal
2021/06/15 - 2021/06/15
Concluído
Citar e Referenciar: boas práticas para evitar o plágio na escrita académica (Outros)
Universidade Aberta, Portugal
2021/05/24 - 2021/05/28
Concluído
III Seminario virtual de e-learning avanzado. Estrategias educativas. (Outros)
Especialização em e-learning
Universidad Católica de Ávila, Espanha
2021/03/10 - 2021/04/30
Concluído
Metodologias Criativas do design da Aprendizagem Online (MCDA) (Outros)
Universidade Aberta, Portugal
Bom
2021/04/07 - 2021/04/07
Concluído
EDEN NAP Webinar What do I do as an educator with learning analytics? (Outros)
European Distance and E-Learning Network, Hungria
2021/03/21 - 2021/03/21
Concluído
WordPress para administradores de portais, gestores e editores de conteúdos (Outros)
Universidade Aberta, Portugal
2021/03 - 2021/03
Concluído
Workshop Desenho de investigação com o Idea Puzzle (Outros)
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
2020/11/04 - 2020/11/04
Concluído
Webinar Next normal: Including students’ views into shaping future higher education, no âmbito da European Online and Distance Learning Week, (Outros)
European Distance and E-Learning Network, Hungria
2020/11 - 2020/11
Concluído
Curso de Formação Internacional XVII Seminario virtual de e-learning para profesores universitario (Outros)
Especialização em e-learning
Centro de Estudios, Innovación y Formación del Profesorado en Educación, Universidad Católica "Santa Teresa de Jesús de Ávila", Espanha
2016/06 - 2016/07
Concluído
Curso de Formação Internacional Digital Storytelling na Formação (online, mista ou presencial) (Outros)
Universidade Aberta, Portugal
2013/09/01 - 2015/08/31
Concluído
Pós-Doutoramento Personalized Learning through Adaptive Gameplay Designs: from concepts to media (Pós-doutoramento)
Universidade de Coimbra Centro de Informatica e Sistemas, Portugal
2015 - 2015
Concluído
Competências Digitais para Professores (Outros)
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
2012/07/07 - 2012/07/10
Concluído
Advanced Summer School on Frontier of Technology Enhanced Learning, a post ICALT School, (Outros)
Tor Vergata University of Rome, Itália
2009/11/25
Concluído
Ciências da Educação (Doutoramento)
Especialização em Especialidade: Tecnologia Educativa
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2009 - 2009
Concluído
Curso de Formação de Docentes Online para o Modelo Pedagógico Virtual (Outros)
Universidade Aberta, Portugal
n/a
2004/02/08 - 2004/04/09
Concluído
E-Tutor @duline: Curso Internacional de Tutoria Online (Outros)
Turun yliopisto, Finlândia

Universidade Aberta, Portugal
n/a
2000
Concluído
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Especialização em Psicologia da Educação
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"Modelos para a gestão da aprendizagem em ambientes virtuais" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
1996
Concluído
Licenciatura em Ciências da Educação (Licenciatura)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Bom
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2017/01/01 - Atual Investigador (Investigação) Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
2001 - 2024 Investigador (Investigação) Universidade de Coimbra Centro de Informatica e Sistemas, Portugal
Universidade de Coimbra Departamento de Engenharia Informática, Portugal
2013/08/01 - 2015/06/30 Pós-doutorado (Investigação) Universidade de Coimbra Departamento de Engenharia Informática, Portugal
Universidade de Coimbra Centro de Informatica e Sistemas, Portugal
1998 - 2004 Investigador (Investigação) Universidade de Coimbra Instituto de Psicologia Cognitiva Desenvolvimento Vocacional e Social, Portugal
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2019/09/01 - Atual Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
2018 - Atual Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade Aberta, Portugal
2017 - Atual Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
Universidade Aberta, Portugal
2018 - 2024 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade Aberta, Portugal
2018/09/01 - 2019/08/31 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade Aberta, Portugal
2017 - 2018 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
2015 - 2016 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
2009/09/01 - 2010/08/31 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade Aberta, Portugal
2009/09/01 - 2010/08/31 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade Aberta, Portugal
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
2008 - 2009 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade de Coimbra Faculdade de Ciencias e Tecnologia, Portugal
2004 - 2005 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2003 - 2004 Assistente Convidado (Docente Universitário) Universidade de Coimbra Faculdade de Ciencias e Tecnologia, Portugal
Universidade de Coimbra Faculdade de Ciencias e Tecnologia, Portugal
1999 - 2000 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade Internacional de Lisboa, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2009/09/01 - 2010/03/31 Consultor/formador, condução de seminários temáticos no âmbito do CADAP- Curso de Alta Direção em Administração Pública e do FORGEP- Programa de Formação em Gestão Públic, Instituto Nacional de Admin Direção-Geral da Qualificação dos Trabalhadores em Funções Públicas, Portugal
2004/01/01 - 2004/06/30 Consultor, comissão coordenadora da Pós-Graduação em Técnicas e Contextos de E-Learning, na sua primeira edição, a convite do seu Coordenador o Professor Doutor António Dias Figueiredo. Universidade de Coimbra Centro de Informatica e Sistemas, Portugal
2003/03/01 - 2004/06/30 Avaliador/consultor, integrou a equipa de Avaliação Externa do Projecto ‘Programa de Acompanhamento do Uso Educativo da Internet nas Escolas Públicas do 1º Ciclo do Ensino Básico’, FCCN. Universidade de Coimbra Centro de Informatica e Sistemas, Portugal
2001/11/01 - 2002/11/01 Secretária, Comissão de Avaliação Externa dos Cursos de ‘Informática e Computação’ 9, Sub Comissão 9.2. ‘Engenharia de Sistemas e Computação, Engenharia Informática e Informática’, a convite do seu Pr Universidade de Coimbra Centro de Informatica e Sistemas, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2013/06/01 - 2015/09/30 Personalized Learning through Adaptive Gameplay Designs: from concepts to media (iCIS - Intelligent Computing in the Internet of Services)
Bolseiro de Pós-Doutoramento
Universidade de Coimbra Centro de Informatica e Sistemas, Portugal
Quadro de Referência Estratégico Nacional

+Centro Programme of the CCDRC - Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro
Concluído
2001/01/01 - 2004/12/31 MODELOS PARA A GESTÃO DO CONHECIMENTO EM SERVIDORES EDUCATIVOS
Provided by PTCRIS: SFRH/BD/3289/2000
Bolseiro de Doutoramento
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2001/01/01 - 2004/12/31 MODELOS PARA A GESTÃO DO CONHECIMENTO EM SERVIDORES EDUCATIVOS
SFRH/BD/3289/2000
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2001/01/01 - 2004/12/31 MODELOS PARA A GESTÃO DO CONHECIMENTO EM SERVIDORES EDUCATIVOS
SFRH/BD/3289/2000
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
1998/02/16 - 2001/10/18 MODELOS PARA A GESTÃO DA APRENDIZAGEM EM AMBIENTES VIRTUAIS
Bolseiro de Mestrado
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
1998/06/01 - 1999/09/30 MODELOS PARA A GESTÃO DA APRENDIZAGEM EM AMBIENTES VIRTUAIS
PRAXIS XXI/BM/15261/98
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
1996/02/15 - 1998/01/31 MODELOS PARA A GESTÃO DA APRENDIZAGEM EM AMBIENTES VIRTUAIS
Provided by PTCRIS: PRAXIS XXI/BM/15261/98
Bolseiro de Mestrado
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
Fundação Calouste Gulbenkian
Concluído

Projeto

Designação Financiadores
2020 - Atual Moving to EAD :Transformação Digital em Tempo de Pandemia
PTIN/ UID4372LE@D/032020
Investigador
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning
Concluído
2022/12/01 - 2025/05/31 FLeD - Learning design for flexible education - Erasmu+ 2022-1-ES01-KA220-HED-000085250
Investigador
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal

Universitat Autònoma de Barcelona, Espanha
Erasmus Plus
Em curso
2022/02/14 - 2025/02/15 ENID-Teach - European Network in D-Flexible Training -Erasmus + 2021-1-ES01-KA220-HED-000027551
Investigador
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal

Universidad Nacional de Educación a Distancia, Espanha
Erasmus Plus
Em curso
2021 - 2023 IDEAS – Innovative Digital Education and Skills - 2020-1-UK01-KA226-VET-094452
Investigador
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal

Forth Valley College - Stirling Campus, Reino Unido

South Eastern Regional College - Newtownards Campus, Reino Unido
Erasmus Plus
Concluído
2019/10/01 - 2021/09/30 FAVILLE - Facitiliators of virtual learning - Erasmus + 2019-1-SK01-KA204-060711
Investigador
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
Erasmus Plus

Commission Européenne Représentation au Luxembourg
Concluído
2018 - 2020 e-Mentoring in Distance Learning - Projeto de Inovação em EAD. (Universidade Aberta).
PTIN/ UID4372LE@D/032020
Investigador
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning
Concluído
2019/01/01 - 2019/12/31 CENTRO DE INFORMÁTICA E SISTEMAS DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA
UID/CEC/00326/2019
Investigador
Universidade de Coimbra, Portugal

Universidade de Coimbra Centro de Informatica e Sistemas, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2019/01/01 - 2019/12/31 CENTRO DE INFORMÁTICA E SISTEMAS DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA
UID/CEC/00326/2019
Universidade de Coimbra, Portugal

Universidade de Coimbra Centro de Informatica e Sistemas, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2011/01/01 - 2013/12/31 Projecto Estratégico - UI 326 - 2011-2012
PEst-C/EEI/UI0326/2011
Universidade de Coimbra, Portugal

Universidade de Coimbra Centro de Informatica e Sistemas, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2011/01/01 - 2013/12/31 Projecto Estratégico - UI 326 - 2011-2012
PEst-C/EEI/UI0326/2011
Universidade de Coimbra, Portugal

Universidade de Coimbra Centro de Informatica e Sistemas, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2004/01/01 - 2007/12/31 KALEIDOSCOPE
KALEIDOSCOPE
Investigador
Universidade de Coimbra Centro de Informatica e Sistemas, Portugal
European Commission
Concluído
2001 - 2003 ORACLE - A Methodology and Draft Architecture for a European Certificate of Learning
ORACLE
Investigador
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
European Commission
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2022/09/28 - 2022/09/29 Learning, Teaching and Training : IDEAS -Innovative Digital Education and Skills
Investigador - membro da equipa projeto IDEAS
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal

Forth Valley College - Stirling Campus, Reino Unido
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Albó, Laia; Noguera, Ingrid; Hernández-Leo, Davinia; Afonso, Ana; Agostini, Daniele; N. Alkhasawneh, Shatha. "FLeD Learning Design Tool: Scaffolding Flexible Scenarios Through the Use of Flipped Learning Patterns.". Trabalho apresentado em European Conference on Technology-Enhanced Learning, Krems, 2024.
    Publicado • 10.1007/978-3-031-72312-4_29
  2. Lina Morgado; Ana Paula Afonso; Isabel Cristina Carvalho; Morgado, Lina; Afonso, Ana Paula; Carvalho, Isabel Cristina. "Learning Design for Flexible Higher Education: Roadmap to a European Pilot Development.". Trabalho apresentado em 16th International Conference on Education and New Learning Technologies., La Palma, 2024.
    Publicado • 10.21125/edulearn.2024.0640
  3. Morgado, Lina; Maria Teresa S. Oliveira; Afonso, Ana Paula; Carvalho, Isabel Cristina; Ferret, Nathalie. "Exploring the Role of Digital Assistants and Chatbots as Learning Companions in Open and Distance Learning.". Trabalho apresentado em 16th International Conference on Education and New Learning Technologies., La Palma, 2024.
    Publicado • 10.21125/edulearn.2024.2603
  4. Morgado, Lina; Mendes, António Quintas; Aires, Luísa; Afonso, Ana Paula; Souza, Elizabeth; Areias, Maria Elisa; Pinto, João. "Empowering higher education teachers in flexible teaching methodologies: the ENID-Teach Project". 2024.
  5. Albó, Laia; Noguera, Ingrid; Hernández-Leo, Davinia; Afonso, Ana Paula; Agostini, Daniele; N. Alkhasawneh, Shatha. "FLeD learning design tool: scaffolding flexible scenarios through the use of flipped learning patterns". 2024.
    10.1007/978-3-031-72312-4_29
  6. Morgado, Lina; Oliveira, Teresa; Afonso, Ana Paula; Carvalho, Isabel Cristina; Ferret, Nathalie. "Exploring the role of digital assistants and chatbots as learning companions in open and distance learning". 2024.
  7. Morgado, Lina; Mendes, António Quintas; Aires, Luísa; Afonso, Ana Paula; Souza, Elizabeth; Areias, Maria Elisa; Pinto, João. "Empowering higher education teachers in flexible teaching methodologies: the ENID-Teach Project". 2024.
  8. Morgado, Lina; Oliveira, Teresa; Afonso, Ana Paula; Carvalho, Isabel Cristina; Ferret, Nathalie. "Exploring the role of digital assistants and chatbots as learning companions in open and distance learning". 2024.
    10.21125/edulearn.2024.2603
  9. Albó, Laia; Noguera, Ingrid; Hernández-Leo, Davinia; Afonso, Ana Paula; Agostini, Daniele; N. Alkhasawneh, Shatha. "FLeD learning design tool: scaffolding flexible scenarios through the use of flipped learning patterns". 2024.
    10.1007/978-3-031-72312-4_29
  10. Morgado, Lina; Afonso, Ana Paula; Carvalho, Isabel Cristina. "Learning design for flexible higher education : roadmap to an european pilot development". 2024.
    10.21125/edulearn.2024.2603
  11. Morgado, Lina; Afonso, Ana Paula; Carvalho, Isabel Cristina. "Learning design for flexible higher education: roadmap to a european pilot development". 2024.
  12. Morgado, Lina; Afonso, Ana Varela; Carvalho, Isabel Cristina; Pinto, Maribel dos Santos Miranda . Autor correspondente: Carvalho, Isabel Cristina. "Revolutionizing Higher Education? The FLeD projects' vision for flexible and flipped learning in the digital age.". Trabalho apresentado em ELI@ES2022 - X Encontro de Instituições e Unidades de eLearning do Ensino Superior, Vila Real, 2023.
    No prelo
  13. Afonso, Ana Paula; Carvalho, Isabel Cristina. "IDEAS-bot". 2023.
  14. Charana, Carla; Afonso, Ana Paula; Morgado, Lina; Charana, Carla; Afonso, Ana Varela; Morgado, Lina. Autor correspondente: Charana, Carla. "AGEING+ um projeto de inclusão digital de adultos idosos em E@D: o que nos diz a literatura". Trabalho apresentado em eLIES22 -E ncontro de Instituições e Unidades de eLearning, Lisbon, 2023.
    Publicado • 10.34627/leadt.2023.5
  15. Salite, Maria; Afonso, Ana Varela; Morgado, Lina; Afonso, Ana Paula; Morgado, Lina. Autor correspondente: Afonso, Ana Varela. "Models and practices of eLearning use at the Catholic University of Mozambique: a case study". Trabalho apresentado em 15th annual International Conference of Education, Research and Innovation, Sevilha, 2022.
    Publicado • 10.21125/iceri.2022.0964
  16. Eduardo Naime; Afonso, Ana Varela; Márcia Vieira. Autor correspondente: Afonso, Ana Varela. "REFLECTIONS ON DISTANCE EDUCATION MANAGEMENT IN BRAZIL: CASE STUDIES ON THE DEVELOPMENT OF DIDACTIC MATERIAL IN DISTANCE EDUCATION IN CORPORATE UNIVERSITIES". Trabalho apresentado em 15th annual International Conference of Education, Research and Innovation, 2022.
    Publicado • 10.21125/iceri.2022.0953
  17. Guilima, Augusta; Afonso, Ana Paula; Morgado, Lina. "Feedback docente em EAD: reflexões sobre um estudo de caso". 2022.
    10.48528/tr7a-j538
  18. Salite, Maria; Afonso, Ana Paula; Morgado, Lina. "Models and practices of eLearning use at the Catholic University of Mozambique: a case study". 2022.
    10.21125/iceri.2022.0964
  19. Naime, Eduardo Harb; Afonso, Ana Paula; Vieira, Márcia de Freitas. "Reflections on distance education management in Brazil: case studies on the development of didatic material in distance education in corporate universities". 2022.
    10.21125/iceri.2022.0953
  20. Guilima, Augusta; Afonso, Ana Paula; Morgado, Lina. "Feedback docente em EAD: reflexões sobre um estudo de caso". 2022.
    10.48528/tr7a-j538
  21. Charana, Carla; Afonso, Ana Varela; Morgado, Lina. Autor correspondente: Charana, Carla. "AGEING+ Um Projeto De Inclusão Digital De Adultos Idosos Em E@D: A Revisão Sistemática Da Literatura". Trabalho apresentado em ELI@ES2022, 2022.
    No prelo
  22. Spilker, M. J.; Rocha, Antonieta; Afonso, Ana Varela; Morgado, Lina. Autor correspondente: Spilker, M. J.. "¿Mission Possible¿: Supporting an adoption of a distance learning model for schools during the pandemic". Trabalho apresentado em EDEN 2021 Annual Conference, Lessons from a Pandemic for the Future of the Education., Madrid, 2021.
    Publicado • https://doi.org/10.38069/edenconf-2021-ac0025
  23. Rocha, Antonieta; Afonso, Ana Varela; Spilker, Maria João; Morgado, Lina. Autor correspondente: Spilker, Maria João. "Formação de professores para a transformação digital: a oportunidade pós-pandémica". Trabalho apresentado em Challenges 21- Desafios do Digital, 2021.
    Publicado
  24. Morgado, Lina; Afonso, Ana Varela; Morgado, Leonel; Penicheiro, Filipe; Moreira, J. António. "Work-in-Progress-Immersing E-facilitators in Training: The Perspective of Project FAVILLE - Facilitators of Virtual Learning". Trabalho apresentado em 7th International Conference of the Immersive Learning Research Network (iLRN), 2021.
    Publicado • https://doi.org/10.23919/iLRN52045.2021.9459355
  25. Guilima, Augusta; Afonso, Ana Varela. Autor correspondente: Afonso, Ana Varela. "Feedback Docente em EaD: Reflexões sobre um estudo de caso". Trabalho apresentado em V ENJIE - Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação, 2021.
    Publicado
  26. Spilker, Maria João; Rocha, Maria Antonieta; Afonso, Ana Paula; Morgado, Lina. ""Mission Possible": supporting of an adoption of a distance learning model for schools during the pandemic". 2021.
    10.38069/edenconf-2021-ac0025
  27. Rocha, Maria Antonieta; Afonso, Ana Paula; Spilker, Maria João; Morgado, Lina. "Formação de professores para a transformação digital: a oportunidade pós-pandémica". 2021.
  28. Afonso, Ana Varela; Rocha, Antonieta; Spilker, M.J.; Morgado, Lina. Autor correspondente: Spilker, M.J.. "Distance learning versus emergency remote learning: portuguese schools in a turning point for digital transformation?". Trabalho apresentado em EDEN RW 11 Enhancing the Human Experience of Learning with Technology: New challenges for research into digital, open, distance & networked education, Lisboa, 2020.
    Publicado
  29. Morgado, Lina; Afonso, Ana Varela; Ferret, Nathalie. Autor correspondente: Afonso, Ana Varela. "e-Mentoring in distance education: challenges in the development of a model". Trabalho apresentado em 12th Annual International Conference of Education, Research and Innovation, ICERI2019, 2019.
    Publicado • 10.21125/iceri.2019.1558
  30. Afonso, Ana. Autor correspondente: Afonso, Ana. "Some considerations on the creation and management of virtual communities as learning context providers". Trabalho apresentado em 12th Annual International Conference of Education, Research and Innovation, ICERI2019, 2019.
    http://dx.doi.org/10.21125/iceri.2019.1549
  31. Morgado, Lina; Afonso, Ana Paula; Ferret, Nathalie; Mendes, António Quintas; Miranda, Branca. "Projeto eMentoria no ensino a distância: o caso da comunidade académica do Departamento de Educação e Ensino a Distância (DEED), Universidade Aberta". 2019.
  32. Morgado, Lina; Afonso, Ana Paula; Ferret, Nathalie. "e-Mentoring: challenges in the development of a model". 2019.
    10.21125/iceri.2019.1558
  33. Morgado, Lina; Afonso, Ana Paula; Ferret, Nathalie; Mendes, António Quintas; Miranda, Branca. "Projeto eMentoria no ensino a distância: o caso da comunidade académica do Departamento de Educação e Ensino a Distância (DEED), Universidade Aberta". 2019.
  34. Morgado, Lina; Afonso, Ana Paula; Ferret, Nathalie; Mendes, António Quintas; Miranda, Branca. "Projeto eMentoria no ensino a distância: o caso da comunidade académica do Departamento de Educação e Ensino a Distância (DEED), Universidade Aberta". 2019.
  35. Morgado, Lina; Afonso, Ana Paula; Ferret, Nathalie. "e-Mentoring: challenges in the development of a model". 2019.
    10.21125/iceri.2019.1558
  36. Afonso, Ana Varela; Roque, Licínio. Autor correspondente: Afonso, Ana Varela. "Reflections on playfulness, imagination and creativity, their relations and open questions". Trabalho apresentado em 10th Iberian Conference on Information Systems and Technologies (CISTI 2015), 2015.
    Publicado • 10.1109/CISTI.2015.7170595
  37. Da Cunha, P. R; Afonso, Ana Paula Varela Pereira; De Figueiredo, A.D.. "Alternative Assessment In Information Systems Engineering Education". Trabalho apresentado em International Conference on Engineering Education and Research “Progress throug partnership” (ICEER 2004), 2004.
    Publicado
  38. Afonso, Ana Paula Varela Pereira; Afonso, A.P.. "Models for the development of learning contexts: managing learning and knowledge in virtual environments through learning communities". Trabalho apresentado em International Conference on Computers in Education - ICCE2002, 2002.
    Publicado • 10.1109/cie.2002.1186318
  39. De Figueiredo, A.M.D.; Afonso, Ana Paula Varela Pereira; Cunha, Paulo. "Learning and Education: Beyond the Age of Delivery". Trabalho apresentado em International Conference on Engineering Education (ICEE2002), 2002.
    Publicado
  40. Afonso, Ana Paula Varela Pereira; Afonso, Ana Paula. "Comunidades de aprendizagem: um modelo para a gestão da aprendizagem". Trabalho apresentado em I Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação, Braga, 2001.
    Publicado
  41. Afonso, Ana Paula Varela Pereira. "Models for the Management of Knowledge in Educational Sites". Trabalho apresentado em 12th Information Resources Management Association International Conference, 2001.
    Publicado
  42. Afonso, Ana Paula Varela Pereira. "Recommendations for the conception of web-based educational servers". Trabalho apresentado em Proceedings of the Web-Based Learning Environments European Conference (WBLE'2000)., 2000.
    Publicado
  43. Afonso, A.P.; De Figueiredo, A.M.D.; De Figueiredo, A.D.. "Web-based learning and the role of context". 2000.
    10.1109/iwalt.2000.890630
  44. Afonso, Ana Paula Varela Pereira. "Cultural and National Identity in Education". Trabalho apresentado em Cultural and National Identity in Education, 1998.
    Publicado
  45. Afonso, Ana Paula Varela Pereira. "Contributos Pedagógicos para a Formação Profissional". Trabalho apresentado em 1º Congresso das Licenciaturas em Ciências da Educação, 1996.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Afonso, Ana Paula; Isabel Cristina Carvalho; JOSÉ MANUEL EMILIANO BIDARRA DE ALMEIDA; Morgado, Lina; Antonieta Roa. "Improve Teacher´s Innovative Digital Skills across Europe: The role of Ideas project.". Revista científica electrónica de Educación y Comunicación en la Sociedad del Conocimiento (2024): http://hdl.handle.net/10400.2/16866 Depositado como pré-print.
    No prelo • 10.30827/eticanet.v00i0
  2. Carvalho, Isabel Cristina; Afonso, Ana Varela; JOSÉ MANUEL EMILIANO BIDARRA DE ALMEIDA; Morgado, Lina. "Desenvolver a capacitação digital de professores no quadro Europeu: Contributos do projeto IDEAS.". Ler Educação. Desafios à Formação de Professores (2023):
    No prelo
  3. Bidarra, José; Carvalho, Isabel Cristina; Afonso, Ana Paula; Morgado, Lina; Rocha, Maria Antonieta. "Project IDEAS: an innovative digital education and skills approach". (2023): http://hdl.handle.net/10400.2/14252.
    10.5281/zenodo.7993634
  4. Bidarra, José; Carvalho, Isabel Cristina; Afonso, Ana Paula; Morgado, Lina; Rocha, Maria Antonieta. "Project IDEAS: an innovative digital education and skills approach". (2023): http://hdl.handle.net/10400.2/14252.
    10.5281/zenodo.7993634
  5. Afonso, Ana Paula. "E-Learning in Portugal (in Portuguese E-Learning em Portugal) [Review of E-Learning in Portugal.". Journal of Educational Technology & Society 5 2 (2002): 172-174. http://www.jstor.org/stable/jeductechsoci.5.2.172.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Laia Albó; Ingrid Noguera; Davinia Hernández-Leo; Ana Afonso; Daniele Agostini; Shatha N. Alkhasawneh. "FLeD Learning Design Tool: Scaffolding Flexible Scenarios Through the Use of Flipped Learning Patterns". 2024.
    10.1007/978-3-031-72312-4_29
  2. JOSÉ MANUEL EMILIANO BIDARRA DE ALMEIDA; Isabel Cristina Carvalho; Afonso, Ana Paula; Morgado, Lina; Rocha, Antonieta. "Project IDEAS: An Innovative Digital Education and Skills Approach.". In The Envisioning Report for Empowering Universities., 9-13. Maastrich, Países Baixos: EADTU, 2023.
    Publicado
  3. Morgado, Lina; Afonso, Ana Paula; Ferret, Nathalie; Gomes, Marta. "The Challenges Behind the Development of an E-Mentoring Model for Online Distance Education". In Handbook of Research on Global Education and the Impact of Institutional Policies on Educational Technologies, editado por Maria João Loureiro; Loureiro, Ana; Gerber, H, 363-376. Estados Unidos: IGI Global, 2022.
    10.4018/978-1-7998-8193-3.ch018
  4. Joaquim Luis ; Figueiredo, Ana Beatriz; Afonso, Ana Varela. Autor correspondente: Joaquim Luis. "Pandemic Impact On Adult Education and Training Practices in Portugal: Professionals’ Perspective". In Impact of Digital Transformation in Teacher Training Models, editado por Afonso, Ana; Morgado, Lina; Licinio Gomes Roque, 131-139. Estados Unidos: IGI, 2022.
    Publicado • 10.4018/978-1-7998-9538-1.ch007
  5. Morgado, Lina; Afonso, Ana Varela; Rocha, Antonieta; Spilker, Maria João. Autor correspondente: Morgado, Lina. "La Educación a Distancia se encontra con los profesores: el diseño de un modelo para las escuelas durante la pandemia". In Redes de Cooperación Internacional para la Transferencia del Conhecimento, la Investigación y el Aprendizaje Digital (en tiempos incertos), editado por Sonia Maria Santoveña Casal; Javier Gil Quintana, 111-130. Espanha: Dykinson, 2022.
    Publicado
  6. Alcoforado, Luís; Figueiredo, Ana Beatriz; Afonso, Ana Paula. "Pandemic impact on adult education and training practices in Portugal: professional perspective". IGI, 2022.
    10.4018/978-1-7998-9538-1.ch007
  7. Morgado, Lina; Afonso, Ana Paula; Ferret, Nathalie; Gomes, Marta. "The challenges behind the development of an e-Mentoring model for online distance education: a pilot experience". IGI Global, 2022.
    10.4018/978-1-7998-8193-3.ch018
  8. Morgado, Lina; Afonso, Ana Paula; Rocha, Maria Antonieta; Spilker, Maria João. "La educación a distancia se encontra con los professores:el diseño de un modelo para las escuelas durante la pandemia". Dykinson, 2022.
  9. Morgado, Lina; Afonso, Ana Varela; Rocha, Antonieta; Spilker, M. J.. Autor correspondente: Spilker, M. J.. "Pedagogias pós-pandemia e hibridização do trabalho docente: digitalização e práticas educacionais abertas". In Formação de professores: políticas públicas e tecnologias educacionais, vol 1, editado por Mallmann, E.; Reginatto, A.; Alberti, T., 21-43. Pimenta Cultural, 2021.
    Publicado
  10. Afonso, Ana Varela. Autor correspondente: Afonso, Ana Varela. "A Gestão Contextual do ¿Não-Lugar¿: geração e gestão de comunidades virtuais (de aprendizagem)". In Educação a Distância: Interação entre Sujeitos, Plataformas e Recursos, editado por Maciel, C.; Alonso, K.; Paniago, M., 107-135. Cuiabá, Brasil: EdUFMT, 2018.
    Publicado
  11. Afonso, Ana Paula. "A gestão contextual do "Não-Lugar": geração e gestão de comunidades virtuais (de aprendizagem)". Editora da Universidade Federal de Mato Grosso, 2016.
  12. Afonso, Ana P.. "Communities as Context Providers for Web-Based Learning". In Managing Learning in Virtual Settings, editado por António Dias de Figueiredo; Afonso, Ana, 135-163. Estados Unidos: IGI Global, 2006.
    10.4018/978-1-59140-488-0.ch008
  13. Figueiredo, António Dias; Afonso, Ana Varela. "Context and learning: A philosophical framework". In Managing Learning in Virtual Settings: The Role of Context, editado por António Dias de Figueiredo; Afonso, Ana, 1-22. Estados Unidos: IGI Global, 2006.
    Publicado
Documento de trabalho
  1. Afonso, Ana Varela; Morgado, Lina; CARVALHO, ISABEL; José Bidarra; Rocha, Antonieta. Autor correspondente: José Bidarra. 2023. "IDEAS: Teaching Practices Guide".
  2. Afonso, Ana Varela. 2022. "IDEAS: GAP analysis & Learner Persona".
  3. Afonso, Ana Varela. 2021. "IDEAS: Baseline Survey".
  4. Afonso, Ana Varela. 2021. "IDEAS: Literature Review".
  5. Afonso, Ana Paula Varela Pereira. 2015. "Personalized Learning through Adaptive Gameplay Designs: from concepts to media".
Edição de livro
  1. Afonso, Ana Varela; Morgado, Lina; Licinio Gomes Roque. Autor correspondente: Afonso, Ana Varela. Impact of Digital Transformation in Teacher Training Models. Estados Unidos: IGI Global. 2022.
    Publicado • https://doi.org/10.4018/978-1-7998-9538-1 • Editor
  2. Afonso, Ana. Managing Learning in Virtual Settings: The Role of Context. Estados Unidos: IGI Global. 2006.
    Publicado • 10.4018/978-1-59140-488-0 • Editor
Livro
  1. Afonso, Ana Paula; Morgado, Lina; Roque, Licinio. Impact of digital transformation in teacher training models. IGI. 2022.
    10.4018/978-1-7998-9538-1
  2. Roque, Licinio; Pereira, Luis; Craveiinha, R.; Afonso, Ana Paula Varela Pereira. "Videojogos2013” Conferência de Ciências e Artes dos Videojogos”. Tech Report (2014-004). Portugal: CISUC. 2014.
    Publicado • Editor
  3. Afonso, A.P.. Communities as context providers for Web-based learning. 2005.
Prefácio / Posfácio
  1. Afonso, Ana Paula Varela Pereira; Morgado, Lina; Roque, Licínio; Afonso, Ana Varela; Morgado, Lina; Licinio Gomes Roque. Autor correspondente: Afonso, Ana Varela. "Preface: THE NEW SOCIO-TECHNICAL CONTEXT OF ICT, SKILLS, AND LEARNING CHALLENGES". Prefácio para Impact of Digital Transformation in Teacher Training Models, editado por Afonso, Ana Paula Varela Pereira; Morgado, Lina; Afonso, Ana; Morgado, Lina; Licinio Gomes Roque, xvi-xix. Estados Unidos: IGI Global. 2022.
    Publicado
  2. Figueiredo, António D. ; Afonso, Ana Paula Varela Pereira; de Figueiredo, A.D.; Afonso, A.P.; António Dias de Figueiredo; Afonso, Ana Varela. "Preface". Prefácio para Managing Learning in Virtual Settings: The Role of Context, editado por Figueiredo, António D.D.; Afonso, Ana Paula Varela Pereira, vi-xiii. Estados Unidos: IGI Global. 2006.
    Publicado
Relatório
  1. Morgado, Lina; Afonso, Ana Paula; Carvalho, Isabel Cristina; Pinto, Maribel. 2023. Playful design (version 1.0). http://hdl.handle.net/10400.2/14933.
  2. Morgado, Lina; Afonso, Ana Paula; Carvalho, Isabel Cristina; Pinto, Maribel. 2023. Playful design (version 1.0). http://hdl.handle.net/10400.2/14933.
  3. Afonso, Ana Paula Varela Pereira. 1997. Estágio profissional em Educação.
  4. Afonso, Ana Paula Varela Pereira. 1996. Educação para o Desenvolvimento.
Tese / Dissertação
  1. Charana, Carla. "Envelhecimento ativo e inclusivo na sociedade digital em rede: o projeto eAgeing+". Mestrado, 2023. http://hdl.handle.net/10400.2/15122.
  2. Charana, Carla. "Envelhecimento ativo e inclusivo na sociedade digital em rede: o projeto eAgeing+". Mestrado, 2023. http://hdl.handle.net/10400.2/15122.
  3. Naime, Eduardo Harb. "Gestão em educação a distância: desenvolvimento do material didático em ensino a distância numa universidade corporativa". Mestrado, 2022. http://hdl.handle.net/10400.2/11939.
  4. Alizeu, Augusta Filimone Guilima. "Mediação pedagógica em ensino a distância: o processo de feedback durante as aulas online no Centro de Educação Aberta e a Distância da Universidade Pedagógica de Maputo-Moçambique". Mestrado, 2021. http://hdl.handle.net/10400.2/11181.
  5. Salite, Maria Teresa José. "Modelos e práticas do uso da plataforma de eLearning na Universidade Católica de Moçambique: o caso do instituto de educação a distância". Mestrado, 2021. http://hdl.handle.net/10400.2/11280.
  6. Salite, Maria Teresa José. "Modelos e práticas do uso da plataforma de eLearning na Universidade Católica de Moçambique: o caso do instituto de educação a distância". Mestrado, 2021. http://hdl.handle.net/10400.2/11280.
  7. Alizeu, Augusta Filimone Guilima. "Mediação pedagógica em ensino a distância: o processo de feedback durante as aulas online no Centro de Educação Aberta e a Distância da Universidade Pedagógica de Maputo-Moçambique". Mestrado, 2021. http://hdl.handle.net/10400.2/11181.
  8. "A Gestão de Comunidades de Aprendizagem enquanto geradoras de contextos de aprendizagem: um estudo de caso". Doutoramento, Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2009. http://hdl.handle.net/10316/12155.
  9. Afonso, Ana Paula Varela Pereira. "A gestão das comunidades de aprendizagem enquanto geradoras de contextos de aprendizagem (um estudo de caso)". Doutoramento, 2009. http://hdl.handle.net/10316/12155.
  10. "Modelos para a gestão da aprendizagem em ambientes virtuais". Mestrado, Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2000.
Tradução
  1. Huang, R.H.; Liu, D.J.,; Tlili, A.; Yang, J.F.; Wang, H.H., et al. Manual de Apoio à Aprendizagem Flexível durante a Interrupção do Ensino Regular: A Experiência Chinesa na Manutenção da Aprendizagem durante o Surto de COVID-19. China: Smart Learning Institute of Beijing Normal University & UNESCO International Research and Training. 2020.
    Publicado

Outros

Outra produção
  1. Portuguese music in "Carnation Revolution" April 25th, 1974. LE@D, UAb and Project FLeD - Learning design for flexible education Reference: 2022-1-ES01-KA220-HED-000085250 funded with support from the European Commission. https://fledproject.eu/. OER produced in the context of international project integrated in LE@D, UAb Project FLeD - Learning design for flexible education funded with support from the European Commission. Reference: 2022-1-ES01-KA220-HED-. 2023. Carvalho, Isabel Cristina; Afonso, Ana Paula; Pinto, Maribel; Morgado, Lina. http://hdl.handle.net/10400.2/15077.
  2. Fled playful design: the fled garden challenges. With support from the European Commission, 2022-1-ES01-KA220-HED-000085250-Learning Design for Flexible Education, https://fledproject.eu/The FLeD project aims to facilitate the design of effective flexible learning scenarios for Faculty. We seek to guide in applying the flipped method making the best use of pedagogies and digital technologies to prompt the sustained shift towards flexible educati. 2023. Morgado, Lina; Afonso, Ana Paula; Carvalho, Isabel Cristina; Pinto, Maribel. http://hdl.handle.net/10400.2/15561.
  3. Portuguese music in "Carnation Revolution" April 25th, 1974. LE@D, UAb and Project FLeD - Learning design for flexible education Reference: 2022-1-ES01-KA220-HED-000085250 funded with support from the European Commission. https://fledproject.eu/. OER produced in the context of international project integrated in LE@D, UAb Project FLeD - Learning design for flexible education funded with support from the European Commission. Reference: 2022-1-ES01-KA220-HED-. 2023. Carvalho, Isabel Cristina; Afonso, Ana Paula; Pinto, Maribel; Morgado, Lina. http://hdl.handle.net/10400.2/15077.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2024/11/23 FLeD Tool, uma ferramenta para desenho de cenários de aprendizagem flexíveis/ FLeD Tool, a tool for designing flexible learning scenarios. Semana da Ciência e Tecnologia, 2024 (Ciência Viva)
Ciência Viva (Lisbon, Portugal)
2024/11/22 Studio de Playful Learning Design: Desafio da aprendizagem invertida (Flipped Learning). Studio de Playful Learning Design: The Challenge of Fliped Learning (Flipped Learning). Semana de Ciência e Tecnologia, 2024 (Ciência Viva)/ Science and Tecnology Week, 2024 (Live Science)
Ciência Viva (Lisboa, Portugal)
2024/10/16 Satisfaction with digital and flexible learning, ENID-Teach Multiplier Event 2. ENID-Teach Multiplier Event 2,
University of Catania, Italy (Catania, Itália)
2024/07/04 Empowering Higher Education Teachers in Flexible Teaching Methodologies: The ENID-Teach Project. Ciência2024
Science and Technology Foudation (FCT) (Lisbon, Portugal)
2024/05/23 Learning Design para uma pedagogia flexível no ensino superior, LE@D Talk Tecnologias Emergentes na Educação, 23 maio 2024, https://lead.uab.pt/wp-content/uploads/2024/05/cartaz-lead-talk-v2.pdf LE@D Talk Tecnologias Emergentes na Educação
LE@D, Universidade Aberta (Coimbra, Portugal)
2024/03/25 Pedagogias Flexíveis no Ensino Superior: Recentrar e Inverter o Processo de Aprendizagem/Flexible Pedagogies in Higher Education: Refocusing and Reversing the Learning Process. Jornadas Pedagógicas, realizadas na Escola Superior de Educação de Lisboa
ESE de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2023/12/15 Revolutionizing Higher Education? The FLeD Project´s vision for Flexible and Flipped Learning in Digital Age. Xº eLIES - Encontro de Instituiçõese Unidades de eLearning no Ensino Superior
UTAD (Vila Real, Portugal)
2022/11/24 IDEAS- Innovative Digital Education And Skills: The courses designed in Smart Learning. IDEAS Multiplier event
Laboratório de Educação a distância e eLearning (Lisboa, Portugal)
2022/11/17 A Hibridização da Prática Docente e a Importância das Competências Digitais no Contexto pós-Pandémico V Seminário Gestão, Planejamento e Ensino.
Centro Universitário Vale do Rio Verde-UNINCOR (Minas Gerais, Brasil)
2022/03/18 Comissão de Avaliação da Qualidade da Investigação: desenvolvimentos 1º Encontro de Investigadores do LE@D: Inovação e Ciência / LE@D MeetUp22
Laboratório de Educação a distância e eLearning (Lisboa, Portugal)
2021/06/21 “Mission Possible”: Supporting an adoption of a distance learning model for schools during the pandemic. EDEN 30th Anniversary – Annual Conference – Lessons from a Pandemic for the Future of Education. Conference Online
(Madrid, Espanha)
2021/05/17 Work-in-Progress—Immersing e-facilitators in training: the perspective of project FAVILLE - Facilitators of virtual learning. 7th International Conference of the Immersive Learning Research Network – iLRN 2021, 17 may-10 june 2021 (virtual).
2021 AGEING+ UM PROJETO DE INCLUSÃO DIGITAL DE ADULTOS IDOSOS EM E@D: A REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA Xº eLIES - Encontro de Instituiçõese Unidades de eLearning no Ensino Superior
LE@D, Universidade Aberta (Lisboa, Portugal)
2020/11/25 Scaffolding Teachers into Distance Learning in Pandemic Times: From Emergency Remote Learning to Sustained Distance Learning. 3rd WCCES Symposium: Teachers, Teaching Profession, and Comparative Education: Fostering Values Education and Engaging Academic Freedom amidst Emerging Issues related to COVID-19
Universidade Lusófona (Portugal)
2020/11/25 Challenges in designing a Distance Learning e-mentoring model. 3rd WCCES Symposium: Teachers, Teaching Profession, and Comparative Education: Fostering Values Education and Engaging Academic Freedom amidst Emerging Issues related to COVID-19
Universidade Lusófona (Lisboa, Portugal)
2020/10/21 Distance Learning versus Emergency Remote Learning: Portuguese Schools in a Turning Point for Digital Transformations. EDEN 2020 Research Workshop 11,
(Lisboa, Portugal)
2019/11/11 E-mentoring in distance education: challenges in the development of a models. 1 2th Annual International Conference of Education, Research and Innovation, ICERI2019
(Sevilha, Espanha)
2019/11/11 Some considerations on the creation and management of virtual communities as learning context providers. 12th Annual International Conference of Education, Research and Innovation, ICERI2019
(Sevilha, Espanha)
2015/06/17 Reflections on Playfulness, Imagination and Creativity, their Relations and Open Questions. 1st Workshop on Gaming, Simulation and Play (WGSP 2015), CISTI'2015 - 10th Iberian Conference on Information Systems and Technologies
(Águeda, Portugal)
2004/09 Um projecto de instrumento de avaliação de comunidades virtuais de aprendizagem. 11º Congresso Internacional de Educação a Distância - "Avaliação - Compromisso para a Qualidade e Resultados"
(Salvador da Bahia, Brasil)
2004/06 Alternative Assessment In Information Systems Engineering Education. nternational Conference on Engineering Education and Research "Progress Through Partnership"
(República Checa)
2002/12/03 Models for the Development of Learning Contexts: managing learning and knowledge in virtual environments through learning communities. ICCE2002 - International Conference on Computers in Education
(Auckland, Nova Zelândia)
2002/08/17 Learning and Education: Beyond the Age of Delivery. nternational Conference on Engineering Education - ICEE2002
(Manchester, Reino Unido)
2002/04/23 E-Learning: Um novo modelo de aprendizagem. III Conferência de Ciências da Educação,
(Coimbra, Portugal)
2001/05/20 Models for the management of knowledge in educational sites. Doctoral Symposium of the IRMA 2001 - Managing Information Technology in a Global Economy
(Toronto, Canadá)
2001/05/09 Comunidades de aprendizagem: um modelo para a gestão da aprendizagem. In II Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação - Challenges 2001 / Desafíos 2001,
Centro de Competência Nónio XXI, Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2000/12/04 Web-based learning and the role of context. IWALT 2000 - International Workshop on Advanced Learning Technologies
(Palmerston North, Nova Zelândia)
1999/09/16 Considerations for the Management of Learning in Virtual Settings. EUROCONFERENCE'99
(Salamanca, Espanha)
1999/04/13 Educação para o Desenvolvimento. IX Encontro da Associação das Universidades de Língua Portuguesa
Associação das Universidades de Língua Portuguesa, (Maputo, Moçambique)
1998/04/18 Vannishing Youth: Signs of a New Age. 4º Curso Intensivo — Youth on the Threshold: Family, School, Labor
NESA/ERASMUS e Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, (Coimbra, Portugal)
1997/10/24 O que fazemos nós afinal? Conferência da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação "À procura de saídas...nos labirintos do exercer
(Coimbra, Portugal)
1996/03/21 Contributos Pedagógicos para a Formação Profissional 1º Congresso das Licenciaturas em Ciências da Educação
(Porto)
1995/03/25 Afonso, A. P. et al. (1995). Cultural and National Identity in Education. In 3º Curso Intensivo — Cultural and National Identity in Education — organizado pela NESA/ERASMUS e pela Universidade de Creta, Creta - Grécia, de 25 de Março a 1 de Abril de 1995. Cultural and National Identity in Education
NESA/ERASMUS e pela Universidade de Creta (Creta, Grécia)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2024/11/29 - Atual Universidades Seniores e Literacia Digital: o caso de Miranda do Corvo.
Coorientador
Mestrado em Pedagogia do eLearning (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2023/11/23 - Atual Personalização da Educação Ambiental com recurso à IA: uma proposta de otimização para a Formação de Professores na modalidade eLearning com recurso ao ChatGPT
Orientador
Educação a Distância e E-Learning (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
2023/10/22 - Atual Transição do ensino presencial para a EAD: estudo de caso no ensino superior privado. (PT)
Orientador
Mestrado em Pedagogia do eLearning (Mestrado)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
2022 - Atual Pan African Business Simulation Games (Jogos Pan-Africanos de Simulação de Negócios).
Coorientador
Doutoramento em Ciências e Tecnologias (Doutoramento)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2019 - Atual Estudo da adoção do elearning e práticas educacionais de emergência numa comunidade escolar durante a crise pandémica em São Paulo
Orientador
Mestrado em Pedagogia do eLearning (Mestrado)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
2023/07 - 2026/07 Transformando a Compreensão Literária com Gamificação e Narrativas Transmedia.
Orientador
Doutoramento em Educação a Distância e eLearning (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
2022/10 - 2023/07 Envelhecimento ativo e inclusivo na sociedade digital em rede: o projeto eAgeing+
Orientador
Pedagogia do E-learning (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2020 - 2022 Gestão em educação a distância: desenvolvimento do material didático em ensino a distância numa universidade corporativa
Orientador de Eduardo Naime
Mestrado em Pedagogia do eLearning (Mestrado)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
2020 - 2021 Mediação pedagógica em ensino a distância: o processo de feedback durante as aulas online no Centro de Educação Aberta e a Distância da Universidade Pedagógica de Maputo-Moçambique
Orientador
Mestrado em Pedagogia do eLearning (Mestrado)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
2020 - 2021 Modelos e práticas do uso da plataforma de eLearning na Universidade Católica de Moçambique: o caso do Instituto de Educação a Distância
Orientador
Mestrado em Pedagogia do eLearning (Mestrado)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
2003 - 2004 Avaliação em Ambientes Virtuais: um novo paradigma para um novo milénio
Coorientador
Ciências da Educação (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2022 - Atual Round table - Inclusion and Accessibility in the Digital Environments and Media, International Council for Educational Media Annual Conference 2022, Santarém. (2022)
Mesa-redonda (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
2024/11/23 - 2024/11/23 FLeD Tool, uma ferramenta para desenho de cenários de aprendizagem flexíveis/ FLeD Tool, a tool for designing flexible learning scenarios. (2024/11/23 - 2024/11/23)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
2024/10/29 - 2024/10/29 1º workshop do projeto FLED (2024/10/29 - 2024/10/29)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
2023/05/26 - 2023/05/27 MeetUP2023 - 2º Encontro de Investigadores do LE@D – Inovação e Ciência. (https://eventos.uab.pt/meetup23/). (2023/05/26 - 2023/05/27)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
2023/04/18 - 2023/04/18 PROF XXI - Global SymposiumLx23 (https://eventos.uab.pt/prof-xxi/pt) (2023/04/18 - 2023/04/18)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
2022/03/18 - 2022/03/19 MeetUP2022 - 1º Encontro de Investigadores do LE@D – Inovação e Ciência. (2022/03/18 - 2022/03/19)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
2021/11/24 - 2021/11/26 (2021) XII Congreso Internacional sobre Aplicación de Tecnologias de la Información y Comunicaciones Avanzadas (ATICA2021), 24 a 26 de novembro 2021, Lisboa, Portugal. (2021/11/24 - 2021/11/26)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade Aberta, Portugal

Universidad de Alcalá, Espanha
2021/11/02 - 2021/11/05 IFIP2021- 20th International Conference on Entertainment Computing, 2 a 5 de novembro 2021, Coimbra, Portugal. (2021/11/04 - 2021/11/05)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Coimbra, Portugal
2021/04/16 - 2021/04/17 V ENJIE2021 – Encontro Nacional de Jovens Investigadores, 16 a 17 de abril 2021, Portugal (virtual) (2021/04/16 - 2021/04/17)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
2020/10/21 - 2020/10/23 EDEN Research Workshop2020 - Comissão Técnica do EDEN RW 11 – 21 a 23 de outubro 2020, Lisboa, Portugal (virtual). (2020/10/23 - 2020/10/24)
Oficina (workshop) (Outra)
European Distance and E-Learning Network, Hungria

Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
2020/04 - 2020/06 Comissão Organizadora do Ciclo de Webinars – LE@D Talk em Tempo de Pandemia, promovido pelo LE@D – Laboratório de Educação a Distância e Elearning, Universidade Aberta, abril a junho 2020 (virtual). (2020/04 - 2020/06)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
2019/12/09 - 2019/12/09 EL@IES2019 - Comissão Organizadora do VIII Encontro de Instituições e Unidades de eLearning do Ensino Superior - EL@IES2019, 9 de dezembro 2019, Faro, Portugal. (2019/12/09 - 2019/12/09)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
2019/02/27 - 2019/02/27 nextED2019- Comissão Organizadora da Iª Conferência Internacional de Investigação em Educação Aberta, a Distância e em Rede, 27 de fevereiro, Lisboa, Portugal (2019/02/27 - 2019/02/27)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
2018/12/14 - 2018/12/14 eL@IES2018 - Comissão Organizadora do VII Encontro de Instituições e Unidades de e-Learning do Ensino Superior , 14 de dezembro 2018, Castelo Branco, Portugal. (2018/12/14 - 2018/12/14)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
2016/06/15 - 2016/06/16 WGSP 2016 - 2nd Workshop on Gaming, Simulation and Play (WGSP 2016), CISTI'2016 - 11th Iberian Conference on Information Systems and Technologies, Gran Canarias, Spain. (2016/06/15 - 2016/06/16)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Coimbra Centro de Informatica e Sistemas, Portugal
2015 - 2015 (WGSP 2015 -1st Workshop on Gaming, Simulation and Play (WGSP 2015), CISTI'2015 - 10th Iberian Conference on Information Systems and Technologies, Águeda, Portugal. (2015 - 2015)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Coimbra Centro de Informatica e Sistemas, Portugal
2013/09 - 2013/09 Videojogos2013 - Conferência de Ciências e Artes dos Videojogos, Coimbra, Portugal. (2013/09 - 2013/09)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Sociedade Portuguesa de Videojogos, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2005/04/06 - Atual Invited speaker: Afonso, A. P. (2005). E-Learning vs. E-Teaching. 9º EGTi "Social Computing", Coimbra - Portugal, 06 de abril de 2005. Oradora, a convite da Comissão Organizadora
Encontro
9º EGTi "Social Computing"
Universidade de Coimbra, Portugal
2005 - Atual Invited Speaker: Afonso, A. P. (2005). Valorizar as TIC na Educação: Comunidades de Aprendizagem. Workshop 'As TIC: que desafios para o ensino?', Carregal do Sal - Portugal, 08 de junho de 2005. Oradora, a convite da Câmara Municipal de Carregal do Sal.
Oficina (workshop)
Workshop 'As TIC: que desafios para o ensino?'
2003/05/28 - Atual Invited Speaker Afonso, A. P.(2003). E-Learning: para uma Aprendizagem Flexível. Workshop para formadores. Guimarães - Portugal, 28 de maio de 2003. Oradora, a convite da Associação para o Desenvolvimento das Comunidades Locais
Oficina (workshop)
Workshop para formadores
Associação para o Desenvolvimento das Comunidades Locais, Portugal
2003/03/12 - Atual Invited Speaker Afonso, A. (2003). LUVIT: uma plataforma para a aprendizagem on-line. Workshop 'A Aprendizagem On-Line'. Coimbra - Portugal, 12 de março de 2003 (no âmbito da co-orientação de estágio curricular em Ciências da Educação). Oradora, a convite da Coordenação da Licenciatura em Ciências da Educação, FPCE-Universidade de Coimbra
Oficina (workshop)
Workshop 'A Aprendizagem On-Line'
Universidade de Coimbra, Portugal
2003/05/21 - 2003/05/23 Invited Speaker: Afonso, A. P. & Ferreira, A. M. (2003). Models for the Development of Virtual Learning Contexts: Using Portfolios to Manage Learning through Learning Communities. In World Education Market 2003 - AGORA Session, Lisboa - Portugal, 21 a 23 de maio de 2003. Oradora, a convite da Pro-Reitoria da Universidade de Coimbra
Exposição
World Education Market 2003
Universidade de Coimbra, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2024/02/26 eLearning na formação técnica do profissional de vinhos (sommelier/escanção): protótipo de curso baseado num jogo aberto.
Vogal
Lucas Santiago (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2022 Gestão em educação a distância: desenvolvimento do material didático em ensino a distância numa universidade corporativa
Orientador
Eduardo Harb Naime (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2021 Mediação pedagógica em ensino a distância: o processo de feedback durante as aulas online no Centro de Educação Aberta e a Distância da Universidade Pedagógica de Maputo-Moçambique
Orientador
Augusta Filimone Guilima Alizeu (Mestrado)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
2021 Modelos e práticas do uso da plataforma de eLearning na Universidade Católica de Moçambique: o caso do instituto de educação a distância
Orientador
Maria Teresa José Salite (Mestrado)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
2021 Jogos digitais e o seu impacto na aquisição de conhecimentos na área de Segurança da Informação e Informática
Presidente do júri
Elane Almeida Meireles Véras de Queiroz (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2019 Ambientes pessoais de aprendizagem (PLE): estudo de um ecossistema pedagógico para a aprendizagem ao longo da vida
Vogal
António Manuel Galinho Pires de Almeida (Mestrado)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
2016 Ensinar em Comunidade Virtual de Aprendizagem: a emergência da presença de ensino distribuída no desenvolvimento de uma comunidade de investigação./Teaching in a Virtual Learning Community: the emergence of a distributed teaching presence in the development of a research community.
Vogal
João Carlos de Sacadura de Sousa Paz (Doutoramento)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
2015 Desenvolvimento e gestão de recursos digitais para comunicação de investigação em elearning
Arguente
Adelaide de Jesus Pão-Mole Dias (Mestrado)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
2014 Ser estudante online : uma aproximação à experiência subjetiva do estudante online
Arguente
Ana Maria Pereira das Neves (Mestrado)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
2012 Júri das Provas Públicas de Avaliação da Competência Pedagógica e Técnico-Científica para Assistente.
Vogal
Paulo Miguel Gouveia Mariano (Outro)
Instituto Politécnico de Coimbra Instituto Superior de Engenharia de Coimbra, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2022 - Atual International Council for Educational Media Annual Conference
2022 - Atual Congresso Humanitas 2022 & I Congresso Luso Brasileiro de Educação
2022 - Atual EL@ES2022 - Xº Encontro de Instituições e Unidades de eLearning do Ensino Superior. LE@D, Universidade Aberta
2023 - 2023 ELIES23 -XIº Encontro de Instituições e Unidades de eLearning (eLIES2023) - https://elies.pt/2023/comissao-cientifica. Vila Real, UTAD.
2023 - 2023 MeetUp2023 Lisboa
2021/04/16 - 2021/04/17 V ENJIE – Encontro Nacional de Jovens Investigadores Portugal
2020/06/17 - 2020/06/20 1st Workshop on Gaming, Simulation and Play (WGSP 2015), CISTI'2015 - 10th Iberian Conference on Information Systems and Technologies. Águeda, Portugal
2016/06/15 - 2016/06/18 2nd Workshop on Gaming, Simulation and Play (WGSP 2016), CISTI'2016 - 11th Iberian Conference on Information Systems and Technologies Gran Canarias, Spain
2011/07/30 - 2011/07/31 EMCIS2011 / European, Mediterranean and Middle Eastern Conference on Information Systems Athens, Greece
2003/07/09 - 2003/07/13 ICALT2003 / 3rd. IEEE International Conference on Advanced Learning Technologies Athens, Greece
2003/05/18 - 2003/05/21 IRMA2003 / Information Resources Management Association International Conference Philadelphia, USA
2002/12/03 - 2002/12/06 ICCE2002 / International Conference on Computers in Education Auckland, New Zealand
2002/06/19 - 2002/06/21 Informing Science Conference Cork, Ireland
2002/05/21 - 2002/05/23 IRMA2002 / 2002 Information Resources Management Association International Conference Seattle, USA
2000/12/03 - 2000/12/06 ICCE2000 / International Conference on Computers in Education Auckland, New Zealand

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2023/09 - Atual RELIEVE - REVISTA ELECTRÓNICA DE INVESTIGACIÓN Y EVALUACIÓN EDUCATIVA (1134-4032) Editorial Universidade de Granada
2023/06 - Atual Cogent Education (2331-186X) Taylor & Francis
2021/01/01 - 2024/12/31 Books from IGI IGI Global
2023/01 - 2023/12 RE@D -Revista de Educação a Distância e eLearning/ Journal of Distance Education and eLearning (READ) ( ISSN 2182-4967 ) LE@D, Universidade Aberta

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2022 - Atual Member of the Advisory Board Bodrum Journal of Art and Design ISSN 2822-2563 (online) https://dergipark.org.tr/tr/pub/bodrum

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2022/01 - Atual Coordenação do memorando de entendimento entre o LE@D e o Instituto de Comunicação e Imagem de Moçambique (ISCIM) para implementação da modalidade de Educação a Distância e em rede. Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
2021 - Atual Assessoria do Validation Framework of Competences of Virtual Learning Facilitators (VLFs), no âmbito do projeto FAVILLE - Facitiliators of virtual leaning, co-funded by the Erasmus+ programme of the European Union 2019-1-SK01-KA204-060711 Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
2020 - Atual Coordenação de Cursos de Formação de docentes do ensino superior para Ensino a Distância a nível nacional e internacional Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
2021 - 2021 Criação e Desenvolvimento de Modelos de EaD para instituições de ensino superior portuguesas, públicas e privadas. Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
2020 - 2020 Criação e Desenvolvimento de Modelos de EaD para instituições de ensino não-superior portuguesas Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
2009/09 - 2009/09 Parecer técnico-científico à Pró-Reitoria para a Inovação: Avaliação da Adequação e Qualidade da oferta formativa da modalidade de Educação a Distância e eLearning, no âmbito da avaliação da qualidade da oferta de EaD da Universidade de Coimbra Universidade de Coimbra, Portugal
2003 - 2004 Relatório de Avaliação do Programa de Acompanhamento da Utilização Educativa da Internet nas Escolas Públicas do 1º Ciclo do Ensino Básico (em co-autoria com Figueiredo, A. D. Ferreira, A.M.). Fundacao para a Computacao Cientifica Nacional, Portugal
2003/05 - 2003/06 Parecer Técnico-científico à Pró-Reitoria para a Formação Contínua, Formação Informal e Formação à Distância: Avaliação da adequação e qualidade das LMS para a implementação da modalidade de Educação a Distância e eLearning da Universidade de Coimbra (co-autoria com António Dias de Figueiredo) Universidade de Coimbra, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2022/08 - Atual Distance Education and Innovation in Online Learning - IDEASProgramme Distance Education and Innovation in Online Learning (microlearning module) (Outros) Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
2022/04 - Atual Dilemas do Ensino a Distância para Crianças: Como Fazer? Curso ALV. Dilemas do Ensino a Distância para Crianças: Como Fazer? (Outros) Universidade Aberta, Portugal
2022/04 - Atual Cyberbulling: da sensibilização à prevenção. Curso ALV da Universidade Aberta. Cyberbulling: da sensibilização à prevenção. (Outros) Universidade Aberta, Portugal
2022/04 - Atual Ensino a Distância para Pais Ensino a Distância para Pais (Outros) Universidade Aberta, Portugal
2018/10/02 - Atual Dissertação/Dissertation Mestrado em Pedagogia do eLearning (Mestrado) Universidade Aberta, Portugal
2018/10/01 - Atual Seminário de Orientação em Pedagogia do e-Learning - SOPeL Mestrado em Pedagogia do e-Learning (Mestrado) Universidade Aberta, Portugal
2023/11/20 - 2023/12/20 Metodologias Invertidas / Inverted Methodologies (Nano Open, Massive, Online Courses in flexible methodologies). This NOOC is part of the training proposal of the project Erasmus +, “European network in D-flexible teaching (ENID-Teach)”, PROJECT NUMBER - 2021-1-ES01-KA220-HED-000027551, KA220-HED - Cooperation partnerships in higher education, coordinated by UNED. Metodologias Invertidas / Inverted Methodologies (Nano Open, Massive, Online Courses in flexible methodologies) (Outros) Burgaski Svoboden Universitet, Bulgária
2023/11/20 - 2023/12/20 Metodologias Colaborativas e de Pesquisa / Collaborative and Research Methodology (Nano Open, Massive and Online Courses in flexible methodologies). This NOOC is part of the formative proposal of the Erasmus + project, "European network in D-flexible teaching (ENID-Teach)", PROJECT NUMBER - 2021-1-ES01-KA220-HED-000027551, KA220-HED - Cooperation partnerships in higher education, coordinated by UNED. Metodologias Colaborativas e de Pesquisa / Collaborative and Research Methodology (Nano Open, Massive and Online Courses in flexible methodologies). (Outros) Università degli Studi di Catania, Itália
2023/11/20 - 2023/12/20 Design de aprendizagem flexível e programas digitais / Design of flexible learning and digital programs (Nano Open Online Course) This NOOC is part of the formative proposal of the Erasmus + project, "European network in D-flexible teaching (ENID-Teach)", PROJECT NUMBER - 2021-1-ES01-KA220-HED-000027551, KA220-HED - Cooperation partnerships in higher education, coordinated by UNED. Design de aprendizagem flexível e programas digitais / Design of flexible learning and digital programs (Outros) Universidad Nacional de Educación a Distancia, Espanha
2023/11/20 - 2023/12/20 Metodologia Críticas e Conectadas / Connected and Critical Methodologies (Nano Open Online Course) This NOOC is part of the formative proposal of the Erasmus + project, "European network in D-flexible teaching (ENID-Teach)", PROJECT NUMBER - 2021-1-ES01-KA220-HED-000027551, KA220-HED - Cooperation partnerships in higher education, coordinated by UNED. Metodologia Críticas e Conectadas / Connected and Critical Methodologies (Nano Open Online Course) (Outros) Université Sorbonne Nouvelle, França
2023/11/20 - 2023/12/20 Aprendizagem Ativa e Gamificada / Active and Gamified Learning (Nano Open, Massive and Online Courses in flexible methodologies). This NOOC is part of the formative proposal of the Erasmus + project, "European network in D-flexible teaching (ENID-Teach)", PROJECT NUMBER - 2021-1-ES01-KA220-HED-000027551, KA220-HED - Cooperation partnerships in higher education, coordinated by UNED. Aprendizagem Ativa e Gamificada / Active and Gamified Learning (Nano Open, Massive and Online Courses in flexible methodologies). (Outros) Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
2023/11/08 - 2023/12/20 Curso de formação online de professores de ensino superior "Ambientação à Docência a Distância"./ Higher Education Teachers Trainning " Ambientação à Docência a Distância" Ambientação à Docência a Distância (Outros) Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
2023/12/07 - 2023/12/07 International Teacher Training Course: Learning Design for Flexible Learning ( https://fledproject.eu/) International Teacher Training Course: Learning Design for Flexible Learning (Outros) Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
2023/06/22 - 2023/07/22 Aprendizagem Ativa e Gamificada / Active and Gamified Learning (Nano Open, Massive and Online Courses in flexible methodologies). This NOOC is part of the formative proposal of the Erasmus + project, "European network in D-flexible teaching (ENID-Teach)", PROJECT NUMBER - 2021-1-ES01-KA220-HED-000027551, KA220-HED - Cooperation partnerships in higher education, coordinated by UNED. Aprendizagem Ativa e Gamificada / Active and Gamified Learning (Nano Open, Massive and Online Courses in flexible methodologies). (Outros) Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
2022/04 - 2022/06 Docência para o Ensino a Distância Docência para o Ensino a Distância (Outros) Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
2022/03 - 2022/05 Docência para o Ensino a Distância Docência para o Ensino a Distância (curso para docentes do ensino superior) (Outros) Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
2021/05 - 2021/06 Facitiliators of virtual learning Facitiliators of virtual learning - Curso online para formação de Facilitadores Virtuais (Outros) Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
2021/03 - 2021/05 Docência para o Ensino a Distância Curso para Professores do Ensino Superior: Docência para o Ensino a Distância (Outros) Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
2020/05 - 2020/06 Testes no Moodle Curso de formação para docentes do ensino superior: Testes no Moodle (Outros) Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
2020/03 - 2020/04 Formação Rápida para a Implementação do Ensino a Distância de Emergência (EADemerg) Curso de formação para docentes de duas instituições de ensino não superior portuguesas (Outros) Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
2008/09 - 2009/07 Interação Humano-Computador Master in Informatics Engineering (Mestrado) Universidade de Coimbra, Portugal

Entrevista / Programa (rádio / tv)

Programa Tema
2024/10/29 - 2024/10/29 FLED- Learning Design for flexible education. Entrevista sobre Projeto FLED
2022/03/18 - 2022/03/18 MeetUP2022 - 1º Encontro de Investigadores do LE@D - Inovação e Ciência. Inovação e participação em Projetos de investigação

Expedição científica

Descrição da atividade Instituição / Organização
2024/05/16 - 2024/05/19 Visita científica e téécnica à Universidade Pompeu de Fabra, Departamento de Tecnologias da Informação e Comunicação, Grupo de investigação Tecnologias Interativas e Distribuídas para a Educação (Espanha/ Scientific and technical visit to University Pompeu the Fabra, Department de Information and Communication Technologies, Grupo de Investigação Interactive and Distributed Technologies for Education (Spain). Universitat Pompeu de Fabra, Espanha
2023/02/27 - 2023/02/28 Technical and scientific visit to the Universitat Autònoma de Barcelona (Barcelona, Spain, 27-28 February) to take part in the transnational meeting of the FLeD project, training on flexible learning and design-thinking. Universitat Autònoma de Barcelona, Espanha
2023/02/25 - 2023/02/28 Scientific and Technical visit. Universidade Autónoma de Barcelona, Faculdade de Educación., Espanha
2022/09/28 - 2022/09/29 Technical and scientific visit to Forth Valley College (Stirlling-Scotland, 28-29 September), to take part in the transnational meeting of the IDEAS project, training in the IDEAS Mentor programme and collaborative design of e-learning courses within the IDEAS toolkit. Forth Valley College - Stirling Campus, Reino Unido

SmartLearning, Dinamarca
2022/09 - 2022/09 Scientific and technical expedition to Forth Valley College of Further and Higher Education (UK) to know the Mentor Model of the institution and to be train about it and also to the methodologies for peer-review of online courses. Forth Valley College of Further and Higher Education (UK), Reino Unido
2022/05/03 - 2022/05/06 Technical and scientific visit to SmartLearning, Vocational Higher Education for Adults Academy (Copenhagen-Denmark, 3 to 6 May), to take part in the transnational meeting of the IDEAS project, and to conceive and design e-learning courses within the IDEAS toolkit. SmartLearning, Dinamarca

Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
2022/02/12 - 2022/02/14 Technical and scientific visit to the University of Stavanger (Stavanger, Norway, 12 to 14 February) to learn about the work carried out by the UniPed - Higher Education Pedagogies unit about flexible pedagogies for higher education, in the ambit of FleD project. Universitetet i Stavanger, Noruega
2014/09/14 - 2014/09/16 Scientific-Technical visit to IT University of Copenhagen in the ambit of the preparation of proposals for HORIZON2020 funding. Universidade de Coimbra Centro de Informatica e Sistemas, Portugal

IT-Universitet i København, Dinamarca
2002/12/01 - 2002/12/03 Scientific-Technical visit Higher Education Research Network, in the ambit of PhD work. The University of Auckland, Nova Zelândia
2000/12/01 - 2000/12/03 Scientific-technical visit to the Advanced Learning Technologies Research Centre, Massey University in the ambit of PhD work. Massey University, Nova Zelândia

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2022/09 - Atual International cooperation Network for Knowledge Transfer of and Digital Learning (ReCoIn-TaD), coordinated by UNED, Spain. Member
2022 - Atual Sociedade Portuguesa de Ciências de Educação
2022 - Atual European Association of Technology-Enhanced Learning (EATEL)
2008 - 2011 Member of Higher Education Research Network - University of Otago, New Zealand.

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2023 - Atual Membro da Equipa Editorial - Editora de Secção da Revista de Educação a Distância e Elearning (RE@D) do Laboratório de Educação a Distância e eLearning, Universidade Aberta.
Membro
2022 - Atual Member of Editorial Board Smart Learning Environments Journal (Open Access Indexed Journal), ISSN: 2196-7091 (electronic) https://slejournal.springeropen.com/
Membro
2022 - Atual Member of Editorial Board International Design and Art Journal ISSN: 2687-5373 (Open Access, electronic) https://www.idajournal.com/index.php/ida/about
Membro
2022 - Atual Membro da Comissão de Acompanhamento de Tese do Projeto de Doutoramento em Ciências e Tecnologias, com o título Pan African Business Simulation Games (Jogos Pan-Africanos de Simulação de Negócios), apresentado ao Instituto Universitário de Lisboa, sob orientação do Professor Doutor Licínio Roque da Universidade de Coimbra. Validação da componente pedagógica da investigação. Member of the Thesis Monitoring Committee for the PhD Project in Science and Technology, entitled Pan African Business Simulation Games, (Instituto Universitário de Lisboa)
Consultor
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2021 - 2023 Membro da Comissão de Avaliação da Qualidade da Investigação do Laboratório de Educação a Distância e eLearning (CAQi), 2021-2023.
Membro
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
2021/04/16 - 2021/04/17 Membro da Comissão Científica do V ENJIE2021- Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação.
Membro
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
Distinções

Prémio

2024 2024- Award for the Best Demonstration European Technology Enhaced Learning.
European Association Tecnology Enhaced Learning, Alemanha
2020 2020 - Best Research In Progress Award (BRIPA), EDEN Research Workshop.
European Distance and E-Learning Network, Hungria