Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Ana Paula Varela Afonso
- Género
- Feminino
Nomes de citação
- Afonso, Ana Paula
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 0F14-9519-51DD
- ORCID iD
- 0000-0001-6701-0922
- Google Scholar ID
- https://scholar.google.com/citations?user=P7wdmbUAAAAJ&hl=en&oi=ao
- Scopus Author Id
- 56027709100
Endereços de correio eletrónico
- ana.afonso@uab.pt (Profissional)
Moradas
- CISUC. CISUC-Dep. de Eng. Informática da UC- Pinhal de Marrocos, 3030-290, Coimbra, Coimbra, Portugal (Profissional)
- LE@D, Universidade Aberta - Rua Almirante Barroso, 38 Sala 12 , 1000-013 , Lisboa, Lisboa, Portugal (Profissional)
Websites
- https://www.cisuc.uc.pt/people/show/2057 (Profissional)
- https://lead.uab.pt/lead/equipa (Profissional)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
- Ciências da Engenharia e Tecnologias - Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática - Engenharia de Comunicações e de Sistemas
- Ciências Sociais - Psicologia
- Ciências Sociais - Outras Ciências Sociais - Ciências Sociais Interdisciplinares
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Inglês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Espanhol; Castelhano | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2024/02/05 - 2024/06/30
Em curso
|
HYBOT Chatbot Developer Program for higher education (Outros)
Universidade Aberta, Portugal
|
|
2023/04/17 - 2023/06/09
Concluído
|
Supervisão de Formação Pós-Graduada (PFPEADD-MC) (Outros)
Universidade Aberta, Portugal
|
19 |
2022/09/26 - 2022/10/29
Concluído
|
e-Moderação e Feedback (PFPEADD-MC) (Outros)
Universidade Aberta, Portugal
|
19 |
2022/09 - 2022/09
Concluído
|
Teacher Training Innovative Digital Education and Skills - IDEAS Mentors (Outros)
Especialização em Mentoring
Forth Valley College - Stirling Campus, Reino Unido
|
|
2022/06/30 - 2022/06/30
Concluído
|
Workshop Temático H5P na PlataformAbERTA (Outros)
Especialização em desenvolvimento de recursos educativos interativos
Universidade Aberta, Portugal
|
|
2022/01/24 - 2022/02/24
Concluído
|
Design da Aprendizagem da Aprendizagem em Contextos Online e Híbridos (DACOH) (Outros)
Especialização em Instructional Design
Universidade Aberta, Portugal
|
20 |
2021/11/08 - 2021/12/13
Concluído
|
PEIC: Avaliação Digital das Aprendizagens (Outros)
Especialização em Educação
Universidade Aberta, Portugal
|
20 |
2021/11/29 - 2021/12/12
Concluído
|
Escrita Científica Princípios Gerais para Obter uma Publicação Científica (Outros)
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
|
|
2021/11/22 - 2021/11/22
Concluído
|
Feedback ou Feedforward na PlataformAbERTA (Outros)
Universidade Aberta, Portugal
|
|
2021/11/22 - 2021/11/22
Concluído
|
Feedback ou Feedforward na PlataformAbERTA (Outros)
Universidade Aberta, Portugal
|
|
2021/11/17 - 2021/11/17
Concluído
|
Como fazer um powerpoint narrado (Outros)
Universidade Aberta, Portugal
|
|
2021/11/13 - 2021/11/13
Concluído
|
Testes na PlataformAbERTA (Outros)
Universidade Aberta, Portugal
|
|
2021/11/13 - 2021/11/13
Concluído
|
Testes na PlataformAbERTA (Outros)
Universidade Aberta, Portugal
|
|
2021/10/28 - 2021/10/28
Concluído
|
Plataforma Colaborativa da Comunidade de Investigadores LE@D (Teams) (Outros)
Universidade Aberta, Portugal
|
|
2021/10/28 - 2021/10/28
Concluído
|
Plataforma Colaborativa da Comunidade de Investigadores LE@D (Teams) (Outros)
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
|
|
2021/06/21 - 2021/06/21
Concluído
|
Citar e Referenciar: boas práticas para evitar o plágio na escrita académica (Outros)
Universidade Aberta, Portugal
|
|
2021/06/15 - 2021/06/15
Concluído
|
Citar e Referenciar: boas práticas para evitar o plágio na escrita académica (Outros)
Universidade Aberta, Portugal
|
|
2021/05/24 - 2021/05/28
Concluído
|
III Seminario virtual de e-learning avanzado. Estrategias educativas. (Outros)
Especialização em e-learning
Universidad Católica de Ávila, Espanha
|
|
2021/03/10 - 2021/04/30
Concluído
|
Metodologias Criativas do design da Aprendizagem Online (MCDA) (Outros)
Universidade Aberta, Portugal
|
Bom |
2021/04/07 - 2021/04/07
Concluído
|
EDEN NAP Webinar What do I do as an educator with learning analytics? (Outros)
European Distance and E-Learning Network, Hungria
|
|
2021/03/21 - 2021/03/21
Concluído
|
WordPress para administradores de portais, gestores e editores de conteúdos (Outros)
Universidade Aberta, Portugal
|
|
2021/03 - 2021/03
Concluído
|
Workshop Desenho de investigação com o Idea Puzzle (Outros)
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
|
|
2020/11/04 - 2020/11/04
Concluído
|
Webinar Next normal: Including students’ views into shaping future higher education, no âmbito da European Online and Distance
Learning Week, (Outros)
European Distance and E-Learning Network, Hungria
|
|
2020/11 - 2020/11
Concluído
|
Curso de Formação Internacional XVII Seminario virtual de e-learning para profesores universitario (Outros)
Especialização em e-learning
Centro de Estudios, Innovación y Formación del Profesorado en Educación, Universidad Católica "Santa Teresa de Jesús de Ávila",
Espanha
|
|
2016/06 - 2016/07
Concluído
|
Curso de Formação Internacional Digital Storytelling na Formação (online, mista ou presencial) (Outros)
Universidade Aberta, Portugal
|
|
2013/09/01 - 2015/08/31
Concluído
|
Personalized Learning through Adaptive Gameplay Designs: from concepts to media (Pós-doutoramento)
Universidade de Coimbra Centro de Informatica e Sistemas, Portugal
|
|
2015 - 2015
Concluído
|
Competências Digitais para Professores (Outros)
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
|
|
2012/07/07 - 2012/07/10
Concluído
|
Advanced Summer School on Frontier of Technology Enhanced Learning, a post ICALT School, (Outros)
Tor Vergata University of Rome, Itália
|
|
2001/04/05 - 2009/11/25
Concluído
|
Doutoramento em Ciências da Educação (Doutoramento)
Especialização em Tecnologia Educativa
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"A Gestão das Comunidades de Aprendizagem Enquanto Geradoras de Contextos de Aprendizagem/um Estudo de Caso (http://hdl.handle.net/10316/12155
)" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Aprovado por Unanimidade, com Distinção e Louvor (20 valores) |
2009 - 2009
Concluído
|
Curso de Formação de Docentes Online para o Modelo Pedagógico Virtual (Outros)
Universidade Aberta, Portugal
|
n/a |
2004/02/08 - 2004/04/09
Concluído
|
E-Tutor @duline: Curso Internacional de Tutoria Online (Outros)
Turun yliopisto, Finlândia
Universidade Aberta, Portugal |
n/a |
2000
Concluído
|
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Especialização em Psicologia da Educação
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"Modelos para a gestão da aprendizagem em ambientes virtuais" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Muito Bom |
1996
Concluído
|
Licenciatura em Ciências da Educação (Licenciatura)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Bom |
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2017 - Atual | Investigador (Investigação) | Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal |
2001 - Atual | Investigador (Investigação) | Universidade de Coimbra Centro de Informatica e Sistemas, Portugal |
Universidade de Coimbra Departamento de Engenharia Informática, Portugal | ||
2013/08/01 - 2015/06/30 | Pós-doutorado (Investigação) | Universidade de Coimbra Departamento de Engenharia Informática, Portugal |
Universidade de Coimbra Centro de Informatica e Sistemas, Portugal | ||
1998 - 2004 | Investigador (Investigação) | Universidade de Coimbra Instituto de Psicologia Cognitiva Desenvolvimento Vocacional e Social, Portugal |
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2019/09/01 - Atual | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal |
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal | ||
2018 - 2024 | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Universidade Aberta, Portugal |
2018/09/01 - 2019/08/31 | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Universidade Aberta, Portugal |
2017 - 2018 | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal |
2015 - 2016 | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal |
2009/09/01 - 2010/08/31 | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Universidade Aberta, Portugal |
2009/09/01 - 2010/08/31 | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Universidade Aberta, Portugal |
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal | ||
2008 - 2009 | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Universidade de Coimbra Faculdade de Ciencias e Tecnologia, Portugal |
2004 - 2005 | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2003 - 2004 | Assistente Convidado (Docente Universitário) | Universidade de Coimbra Faculdade de Ciencias e Tecnologia, Portugal |
Universidade de Coimbra Faculdade de Ciencias e Tecnologia, Portugal | ||
1999 - 2000 | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Universidade Internacional de Lisboa, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2021 - Atual | International cooperation network for knowledge transfer of and digital learning (ReCoIn-TaD) | Universidad Nacional de Educación a Distancia, Espanha |
Universidad Nacional de Educación a Distancia, Espanha | ||
2009/09/01 - 2010/03/31 | Consultor/formador, condução de seminários temáticos no âmbito do CADAP- Curso de Alta Direção em Administração Pública e do FORGEP- Programa de Formação em Gestão Públic, Instituto Nacional de Admin | Direção-Geral da Qualificação dos Trabalhadores em Funções Públicas, Portugal |
2004/01/01 - 2004/06/30 | Consultor, comissão coordenadora da Pós-Graduação em Técnicas e Contextos de E-Learning, na sua primeira edição, a convite do seu Coordenador o Professor Doutor António Dias Figueiredo. | Universidade de Coimbra Centro de Informatica e Sistemas, Portugal |
2003/03/01 - 2004/06/30 | Avaliador/consultor, integrou a equipa de Avaliação Externa do Projecto ‘Programa de Acompanhamento do Uso Educativo da Internet nas Escolas Públicas do 1º Ciclo do Ensino Básico’, FCCN. | Universidade de Coimbra Centro de Informatica e Sistemas, Portugal |
2001/11/01 - 2002/11/01 | Secretária, Comissão de Avaliação Externa dos Cursos de ‘Informática e Computação’ 9, Sub Comissão 9.2. ‘Engenharia de Sistemas e Computação, Engenharia Informática e Informática’, a convite do seu Pr | Universidade de Coimbra Centro de Informatica e Sistemas, Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2013/06/01 - 2015/09/30 | Personalized Learning through Adaptive Gameplay Designs: from concepts to media (iCIS - Intelligent Computing in the Internet
of Services)
Bolseiro de Pós-Doutoramento
Universidade de Coimbra Centro de Informatica e Sistemas, Portugal
|
Quadro de Referência Estratégico Nacional +Centro Programme of the CCDRC - Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro Concluído
|
2001/01/01 - 2004/12/31 | MODELOS PARA A GESTÃO DO CONHECIMENTO EM SERVIDORES EDUCATIVOS
Provided by PTCRIS: SFRH/BD/3289/2000
Bolseiro de Doutoramento
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2001/01/01 - 2004/12/31 | MODELOS PARA A GESTÃO DO CONHECIMENTO EM SERVIDORES EDUCATIVOS
SFRH/BD/3289/2000
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
1998/02/16 - 2001/10/18 | MODELOS PARA A GESTÃO DA APRENDIZAGEM EM AMBIENTES VIRTUAIS
Bolseiro de Mestrado
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
1996/02/15 - 1998/01/31 | MODELOS PARA A GESTÃO DA APRENDIZAGEM EM AMBIENTES VIRTUAIS
Provided by PTCRIS: PRAXIS XXI/BM/15261/98
Bolseiro de Mestrado
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
Fundação Calouste Gulbenkian
Concluído
|
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2020 - Atual | Transformação Digital em Tempo de Pandemia
PTIN/ UID4372LE@D/032020
Investigador
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
|
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning
Concluído
|
2022/12/01 - 2025/05/31 | FLeD - Learning design for flexible education
Investigador
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
Universitat Autònoma de Barcelona, Espanha |
Erasmus Plus
Em curso
|
2022/02/14 - 2025/02/15 | ENID-Teach - European Network in D-Flexible Training
Investigador
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
Universidad Nacional de Educación a Distancia, Espanha |
Erasmus Plus
Em curso
|
2021 - 2023 | IDEAS – Innovative Digital Education and Skills
Investigador
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
Forth Valley College - Stirling Campus, Reino Unido South Eastern Regional College - Newtownards Campus, Reino Unido |
Erasmus Plus
Concluído
|
2019/10/01 - 2021/09/30 | FAVILLE - Facitiliators of virtual learning
Investigador
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
|
Erasmus Plus Commission Européenne Représentation au Luxembourg Concluído
|
2018 - 2020 | e-Mentoring in Distance Learning
PTIN/ UID4372LE@D/032020
Investigador
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
|
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning
Concluído
|
2019/01/01 - 2019/12/31 | CENTRO DE INFORMÁTICA E SISTEMAS DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA
UID/CEC/00326/2019
Investigador
Universidade de Coimbra, Portugal
Universidade de Coimbra Centro de Informatica e Sistemas, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2011/01/01 - 2013/12/31 | Projecto Estratégico - UI 326 - 2011-2012
PEst-C/EEI/UI0326/2011
Universidade de Coimbra, Portugal
Universidade de Coimbra Centro de Informatica e Sistemas, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2004/01/01 - 2007/12/31 | KALEIDOSCOPE
KALEIDOSCOPE
Investigador
Universidade de Coimbra Centro de Informatica e Sistemas, Portugal
|
European Commission
Concluído
|
2001 - 2003 | ORACLE - A Methodology and Draft Architecture for a European Certificate of Learning
ORACLE
Investigador
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
European Commission
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Documento de trabalho |
|
Edição de livro |
|
Livro |
|
Prefácio / Posfácio |
|
Relatório |
|
Tese / Dissertação |
|
Tradução |
|
Outros
Outra produção |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2022/11/24 | IDEAS- Innovative Digital Education And Skills: The course | IDEAS Multiplier event
Laboratório de Educação a distância e eLearning (Lisboa, Portugal)
|
2022/11/17 | A Hibridização da Prática Docente e a Importância das Competências Digitais no Contexto pós-Pandémico | V Seminário Gestão, Planejamento e Ensino.
Centro Universitário Vale do Rio Verde-UNINCOR (Minas Gerais, Brasil)
|
2022/03/18 | Comissão de Avaliação da Qualidade da Investigação: desenvolvimentos | 1º Encontro de Investigadores do LE@D: Inovação e Ciência / LE@D MeetUp22
Laboratório de Educação a distância e eLearning (Lisboa, Portugal)
|
2021/06/21 | “Mission Possible”: Supporting an adoption of a distance learning model for schools during the pandemic. | EDEN 30th Anniversary – Annual Conference – Lessons from a Pandemic for the Future of Education. Conference Online
(Madrid, Espanha)
|
2021/05/17 | Work-in-Progress—Immersing e-facilitators in training: the perspective of project FAVILLE - Facilitators of virtual learning. | 7th International Conference of the Immersive Learning Research Network – iLRN 2021, 17 may-10 june 2021 (virtual). |
2020/11/25 | Scaffolding Teachers into Distance Learning in Pandemic Times: From Emergency Remote Learning to Sustained Distance Learning. | 3rd WCCES Symposium: Teachers, Teaching Profession, and Comparative Education: Fostering Values Education and Engaging Academic
Freedom amidst Emerging Issues related to COVID-19
Universidade Lusófona (Portugal)
|
2020/11/25 | Challenges in designing a Distance Learning e-mentoring model. | 3rd WCCES Symposium: Teachers, Teaching Profession, and Comparative Education: Fostering Values Education and Engaging Academic
Freedom amidst Emerging Issues related to COVID-19
Universidade Lusófona (Lisboa, Portugal)
|
2020/10/21 | Distance Learning versus Emergency Remote Learning: Portuguese Schools in a Turning Point for Digital Transformations. | EDEN 2020 Research Workshop 11,
(Lisboa, Portugal)
|
2019/11/11 | E-mentoring in distance education: challenges in the development of a models. 1 | 2th Annual International Conference of Education, Research and Innovation, ICERI2019
(Sevilha, Espanha)
|
2019/11/11 | Some considerations on the creation and management of virtual communities as learning context providers. | 12th Annual International Conference of Education, Research and Innovation, ICERI2019
(Sevilha, Espanha)
|
2015/06/17 | Reflections on Playfulness, Imagination and Creativity, their Relations and Open Questions. | 1st Workshop on Gaming, Simulation and Play (WGSP 2015), CISTI'2015 - 10th Iberian Conference on Information Systems and Technologies
(Águeda, Portugal)
|
2004/09 | Um projecto de instrumento de avaliação de comunidades virtuais de aprendizagem. | 11º Congresso Internacional de Educação a Distância - "Avaliação - Compromisso para a Qualidade e Resultados"
(Salvador da Bahia, Brasil)
|
2004/06 | Alternative Assessment In Information Systems Engineering Education. | nternational Conference on Engineering Education and Research "Progress Through Partnership"
(República Checa)
|
2002/12/03 | Models for the Development of Learning Contexts: managing learning and knowledge in virtual environments through learning communities. | ICCE2002 - International Conference on Computers in Education
(Auckland, Nova Zelândia)
|
2002/08/17 | Learning and Education: Beyond the Age of Delivery. | nternational Conference on Engineering Education - ICEE2002
(Manchester, Reino Unido)
|
2002/04/23 | E-Learning: Um novo modelo de aprendizagem. | III Conferência de Ciências da Educação,
(Coimbra, Portugal)
|
2001/05/20 | Models for the management of knowledge in educational sites. | Doctoral Symposium of the IRMA 2001 - Managing Information Technology in a Global Economy
(Toronto, Canadá)
|
2001/05/09 | Comunidades de aprendizagem: um modelo para a gestão da aprendizagem. | In II Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação - Challenges 2001 / Desafíos 2001,
Centro de Competência Nónio XXI, Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2000/12/04 | Web-based learning and the role of context. | IWALT 2000 - International Workshop on Advanced Learning Technologies
(Palmerston North, Nova Zelândia)
|
1999/09/16 | Considerations for the Management of Learning in Virtual Settings. | EUROCONFERENCE'99
(Salamanca, Espanha)
|
1999/04/13 | Educação para o Desenvolvimento. | IX Encontro da Associação das Universidades de Língua Portuguesa
Associação das Universidades de Língua Portuguesa, (Maputo, Moçambique)
|
1998/04/18 | Vannishing Youth: Signs of a New Age. | 4º Curso Intensivo — Youth on the Threshold: Family, School, Labor
NESA/ERASMUS e Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, (Coimbra, Portugal)
|
1997/10/24 | O que fazemos nós afinal? | Conferência da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação "À procura de saídas...nos labirintos do exercer
(Coimbra, Portugal)
|
1996/03/21 | Contributos Pedagógicos para a Formação Profissional | 1º Congresso das Licenciaturas em Ciências da Educação
(Porto)
|
1995/03/25 | Afonso, A. P. et al. (1995). Cultural and National Identity in Education. In 3º Curso Intensivo — Cultural and National Identity in Education — organizado pela NESA/ERASMUS e pela Universidade de Creta, Creta - Grécia, de 25 de Março a 1 de Abril de 1995. | Cultural and National Identity in Education
NESA/ERASMUS e pela Universidade de Creta (Creta, Grécia)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023/11/23 - Atual | Personalização da Educação Ambiental com recurso à IA: uma proposta de otimização para a Formação de Professores na modalidade
eLearning com recurso ao ChatGPT
Orientador
|
Educação a Distância e E-Learning (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
|
2023/10/22 - Atual | Transição do ensino presencial para a EAD: estudo de caso no ensino superior privado (titulo provisório)
Orientador
|
Mestrado em Pedagogia do eLearning (Mestrado)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
|
2022 - Atual | Pan African Business Simulation Games (Jogos Pan-Africanos de Simulação de Negócios).
Coorientador
|
Doutoramento em Ciências e Tecnologias (Doutoramento)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2019 - Atual | Estudo da adoção do elearning e práticas educacionais de emergência numa comunidade escolar durante a crise pandémica em São
Paulo
Orientador
|
Mestrado em Pedagogia do eLearning (Mestrado)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
|
2022/10 - 2023/07 | Envelhecimento ativo e inclusivo na sociedade digital em rede: o projeto eAgeing+
Orientador
|
Pedagogia do E-learning (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2020 - 2022 | Gestão em educação a distância: desenvolvimento do material didático em ensino a distância numa universidade corporativa
Orientador de Eduardo Naime
|
Mestrado em Pedagogia do eLearning (Mestrado)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
|
2020 - 2021 | Mediação pedagógica em ensino a distância: o processo de feedback durante as aulas online no Centro de Educação Aberta e a
Distância da Universidade Pedagógica de Maputo-Moçambique
Orientador
|
Mestrado em Pedagogia do eLearning (Mestrado)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
|
2020 - 2021 | Modelos e práticas do uso da plataforma de eLearning na Universidade Católica de Moçambique: o caso do Instituto de Educação
a Distância
Orientador
|
Mestrado em Pedagogia do eLearning (Mestrado)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
|
2003 - 2004 | Avaliação em Ambientes Virtuais: um novo paradigma para um novo milénio
Coorientador
|
Ciências da Educação (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2022 - Atual | Membro da Comissão Organizadora Mesa Redonda Inclusion and Accessibility in the Digital Environments and Media do International
Council for Educational Media Annual Conference (2022)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
2022 - Atual | Membro Comissão Organizadora Comissão Organizadora do 1º Encontro de Investigadores do LE@D: Inovação e Investigação (MeetUp22 (2022)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal |
2021/11/24 - 2021/11/26 | Comissão Organizadora do XII Congreso Internacional sobre Aplicación de Tecnologias de la Información y Comunicaciones Avanzadas
(ATICA2021), 24 a 26 de novembro 2021, Lisboa, Portugal (híbrida) (2021/11/24 - 2021/11/26)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade Aberta, Portugal Universidad de Alcalá, Espanha |
2021/11/02 - 2021/11/05 | Comissão Organizadora Local da 20th IFIP International Conference on Entertainment Computing, 2 a 5 de novembro 2021, Coimbra,
Portugal (híbrida) (2021/11/04 - 2021/11/05)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Coimbra, Portugal |
2021/04/16 - 2021/04/17 | Comissão Técnica do V ENJIE – Encontro Nacional de Jovens Investigadores, 16 a 17 de abril 2021, Portugal (virtual) (2021/04/16 - 2021/04/17)
Encontro (Membro da Comissão Científica)
|
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal |
2020/10/21 - 2020/10/23 | Comissão Técnica do EDEN RW 11 – 21 a 23 de outubro 2020, Lisboa, Portugal (virtual) (2020/10/23 - 2020/10/24)
Oficina (workshop) (Outra)
|
European Distance and E-Learning Network, Hungria Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal |
2020/04 - 2020/06 | Comissão Organizadora do Ciclo de Webinars – LE@D Talk em Tempo de Pandemia, promovido pelo LE@D – Laboratório de Educação
a Distância e Elearning, Universidade Aberta, abril a junho 2020 (virtual). (2020/04 - 2020/06)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal |
2019/12/09 - 2019/12/09 | Comissão Organizadora do VIII Encontro de Instituições e Unidades de eLearning do Ensino Superior - EL@IES2019, 9 de dezembro
2019, Faro, Portugal (2019/12/09 - 2019/12/09)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal |
2019/02/27 - 2019/02/27 | Comissão Organizadora – equipa Social Media da Iª Conferência Internacional de Investigação em Educação Aberta, a Distância
e em Rede – nextED2019, 27 de fevereiro, Lisboa, Portugal (2019/02/27 - 2019/02/27)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal |
2018/12/14 - 2018/12/14 | Comissão Organizadora do VII Encontro de Instituições e Unidades de e-Learning do Ensino Superior - EL@IES2018, 14 de dezembro
2018, Castelo Branco, Portugal (2018/12/14 - 2018/12/14)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal |
2016/06/15 - 2016/06/16 | Comissão Organizadora do 2nd Workshop on Gaming, Simulation and Play (WGSP 2016), CISTI'2016 - 11th Iberian Conference on
Information Systems and Technologies, Gran Canarias, Spain. (2016/06/15 - 2016/06/16)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
2015 - 2015 | Comissão Organizadora do 1st Workshop on Gaming, Simulation and Play (WGSP 2015), CISTI'2015 - 10th Iberian Conference on
Information Systems and Technologies, Águeda, Portugal. (2015 - 2015)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
2013/09 - 2013/09 | Comissão Organizadora da “Videojogos2013 - Conferência de Ciências e Artes dos Videojogos”, Coimbra, Portugal. (2013/09 - 2013/09)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Sociedade Portuguesa de Videojogos, Portugal |
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2005/04/06 - Atual | Invited speaker:
Afonso, A. P. (2005). E-Learning vs. E-Teaching. 9º EGTi "Social Computing", Coimbra - Portugal, 06 de abril de 2005. Oradora,
a convite da Comissão Organizadora
Encontro
|
9º EGTi "Social Computing"
Universidade de Coimbra, Portugal
|
2005 - Atual | Invited Speaker:
Afonso, A. P. (2005). Valorizar as TIC na Educação: Comunidades de Aprendizagem. Workshop 'As TIC: que desafios para o ensino?',
Carregal do Sal - Portugal, 08 de junho de 2005. Oradora, a convite da Câmara Municipal de Carregal do Sal.
Oficina (workshop)
|
Workshop 'As TIC: que desafios para o ensino?' |
2003/05/28 - Atual | Invited Speaker
Afonso, A. P.(2003). E-Learning: para uma Aprendizagem Flexível. Workshop para formadores. Guimarães - Portugal, 28 de maio
de 2003. Oradora, a convite da Associação para o Desenvolvimento das Comunidades Locais
Oficina (workshop)
|
Workshop para formadores
Associação para o Desenvolvimento das Comunidades Locais, Portugal
|
2003/03/12 - Atual | Invited Speaker
Afonso, A. (2003). LUVIT: uma plataforma para a aprendizagem on-line. Workshop 'A Aprendizagem On-Line'. Coimbra - Portugal,
12 de março de 2003 (no âmbito da co-orientação de estágio curricular em Ciências da Educação). Oradora, a convite da Coordenação
da Licenciatura em Ciências da Educação, FPCE-Universidade de Coimbra
Oficina (workshop)
|
Workshop 'A Aprendizagem On-Line'
Universidade de Coimbra, Portugal
|
2003/05/21 - 2003/05/23 | Invited Speaker:
Afonso, A. P. & Ferreira, A. M. (2003). Models for the Development of Virtual Learning Contexts: Using Portfolios to Manage
Learning through Learning Communities. In World Education Market 2003 - AGORA Session, Lisboa - Portugal, 21 a 23 de maio
de 2003. Oradora, a convite da Pro-Reitoria da Universidade de Coimbra
Exposição
|
World Education Market 2003
Universidade de Coimbra, Portugal
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2022 | Gestão em educação a distância: desenvolvimento do material didático em ensino a distância numa universidade corporativa
Orientador
|
Eduardo Harb Naime (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2021 | Mediação pedagógica em ensino a distância: o processo de feedback durante as aulas online no Centro de Educação Aberta e a
Distância da Universidade Pedagógica de Maputo-Moçambique
Orientador
|
Augusta Filimone Guilima Alizeu (Mestrado)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
|
2021 | Modelos e práticas do uso da plataforma de eLearning na Universidade Católica de Moçambique: o caso do instituto de educação
a distância
Orientador
|
Maria Teresa José Salite (Mestrado)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
|
2021 | Jogos digitais e o seu impacto na aquisição de conhecimentos na área de Segurança da Informação e Informática
Presidente do júri
|
Elane Almeida Meireles Véras de Queiroz (Mestrado)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
|
2021 | Jogos digitais e o seu impacto na aquisição de conhecimentos na área de Segurança da Informação e Informática
Presidente do júri
|
Elane Almeida Meireles Véras de Queiroz (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2019 | Ambientes pessoais de aprendizagem (PLE): estudo de um ecossistema pedagógico para a aprendizagem ao longo da vida
Vogal
|
António Manuel Galinho Pires de Almeida (Mestrado)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
|
2016 | ENSINAR EM COMUNIDADE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM: A EMERGÊNCIA DA PRESENÇA DE ENSINO DISTRIBUÍDA NO DESENVOLVIMENTO DE UMA COMUNIDADE
DE INVESTIGAÇÃO
Vogal
|
João Carlos de Sacadura de Sousa Paz (Doutoramento)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
|
2015 | Desenvolvimento e gestão de recursos digitais para comunicação de investigação em elearning
Arguente
|
Adelaide de Jesus Pão-Mole Dias (Mestrado)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
|
2014 | Ser estudante online : uma aproximação à experiência subjetiva do estudante online
Arguente
|
Ana Maria Pereira das Neves (Mestrado)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
|
2012 | Júri das Provas Públicas de Avaliação da Competência Pedagógica e Técnico-Científica para Assistente
Vogal
|
Paulo Miguel Gouveia Mariano (Outro)
Instituto Politécnico de Coimbra Instituto Superior de Engenharia de Coimbra, Portugal
|
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2022 - Atual | International Council for Educational Media Annual Conference | |
2022 - Atual | Congresso Humanitas 2022 & I Congresso Luso Brasileiro de Educação | |
2022 - Atual | ELI@ES2022 - X Encontro de Instituições e Unidades de eLearning do Ensino Superior | |
2023 - 2023 | XIº Encontro de Instituições e Unidades de eLearning (eLIES2023) - https://elies.pt/2023/comissao-cientifica. | Vila Real, UTAD. |
2021/04/16 - 2021/04/17 | V ENJIE – Encontro Nacional de Jovens Investigadores | Portugal |
2020/06/17 - 2020/06/20 | 1st Workshop on Gaming, Simulation and Play (WGSP 2015), CISTI'2015 - 10th Iberian Conference on Information Systems and Technologies. | Águeda, Portugal |
2016/06/15 - 2016/06/18 | 2nd Workshop on Gaming, Simulation and Play (WGSP 2016), CISTI'2016 - 11th Iberian Conference on Information Systems and Technologies | Gran Canarias, Spain |
2011/07/30 - 2011/07/31 | EMCIS2011 / European, Mediterranean and Middle Eastern Conference on Information Systems | Athens, Greece |
2003/07/09 - 2003/07/13 | ICALT2003 / 3rd. IEEE International Conference on Advanced Learning Technologies | Athens, Greece |
2003/05/18 - 2003/05/21 | IRMA2003 / Information Resources Management Association International Conference | Philadelphia, USA |
2002/12/03 - 2002/12/06 | ICCE2002 / International Conference on Computers in Education | Auckland, New Zealand |
2002/06/19 - 2002/06/21 | Informing Science Conference | Cork, Ireland |
2002/05/21 - 2002/05/23 | IRMA2002 / 2002 Information Resources Management Association International Conference | Seattle, USA |
2000/12/03 - 2000/12/06 | ICCE2000 / International Conference on Computers in Education | Auckland, New Zealand |
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2023/09 - Atual | RELIEVE - REVISTA ELECTRÓNICA DE INVESTIGACIÓN Y EVALUACIÓN EDUCATIVA (1134-4032) | Editorial Universidade de Granada |
2023/06 - Atual | Cogent Education (2331-186X) | Taylor & Francis |
2020 - Atual | RE@D - Revista de Educação a Distância e eLearning (ISSN 2182-4967) |
Consultoria / Parecer
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2022/01 - Atual | Coordenação do memorando de entendimento entre o LE@D e o Instituto de Comunicação e Imagem de Moçambique (ISCIM) para implementação da modalidade de Educação a Distância e em rede | Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal |
2021 - Atual | Assessoria do Validation Framework of Competences of Virtual Learning Facilitators (VLFs), no âmbito do projeto FAVILLE - Facitiliators of virtual leaning, co-funded by the Erasmus+ programme of the European Union 2019-1-SK01-KA204-060711 | Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal |
2020 - Atual | Coordenação de Cursos de Formação de docentes do ensino superior para Ensino a Distância a nível nacional e internacional | Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal |
2021 - 2021 | Criação e Desenvolvimento de Modelos de EaD para instituições de ensino superior portuguesas | Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal |
2020 - 2020 | Criação e Desenvolvimento de Modelos de EaD para instituições de ensino não-superior portuguesas | Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal |
2009/09 - 2009/09 | Parecer técnico-científico à Pró-Reitoria para a Inovação: Avaliação da Adequação e Qualidade da oferta formativa da modalidade de Educação a Distância e eLearning, no âmbito da avaliação da qualidade da oferta de EaD da Universidade de Coimbra | Universidade de Coimbra, Portugal |
2003 - 2004 | Relatório de Avaliação do Programa de Acompanhamento da Utilização Educativa da Internet nas Escolas Públicas do 1º Ciclo do Ensino Básico (em co-autoria com Figueiredo, A. D. Ferreira, A.M.). | Fundacao para a Computacao Cientifica Nacional, Portugal |
2003/05 - 2003/06 | Parecer Técnico-científico à Pró-Reitoria para a Formação Contínua, Formação Informal e Formação à Distância: Avaliação da adequação e qualidade das LMS para a implementação da modalidade de Educação a Distância e eLearning da Universidade de Coimbra (co-autoria com António Dias de Figueiredo) | Universidade de Coimbra, Portugal |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2022/08 - Atual | Distance Education and Innovation in Online Learning - IDEASProgramme | Distance Education and Innovation in Online Learning (microlearning module) (Outros) | Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal |
2022/04 - Atual | Dilemas do Ensino a Distância para Crianças: Como Fazer? Curso ALV. | Dilemas do Ensino a Distância para Crianças: Como Fazer? (Outros) | Universidade Aberta, Portugal |
2022/04 - Atual | Cyberbulling: da sensibilização à prevenção. Curso ALV da Universidade Aberta. | Cyberbulling: da sensibilização à prevenção. (Outros) | Universidade Aberta, Portugal |
2022/04 - Atual | Ensino a Distância para Pais | Ensino a Distância para Pais (Outros) | Universidade Aberta, Portugal |
2018/10/02 - Atual | Dissertação/Dissertation | Mestrado em Pedagogia do eLearning (Mestrado) | Universidade Aberta, Portugal |
2018/10/01 - Atual | Seminário de Orientação em Pedagogia do e-Learning - SOPeL | Mestrado em Pedagogia do e-Learning (Mestrado) | Universidade Aberta, Portugal |
2023/11/20 - 2023/12/20 | Metodologias Invertidas / Inverted Methodologies (Nano Open, Massive, Online Courses in flexible methodologies). This NOOC is part of the training proposal of the project Erasmus +, “European network in D-flexible teaching (ENID-Teach)”, PROJECT NUMBER - 2021-1-ES01-KA220-HED-000027551, KA220-HED - Cooperation partnerships in higher education, coordinated by UNED. | Metodologias Invertidas / Inverted Methodologies (Nano Open, Massive, Online Courses in flexible methodologies) (Outros) | Burgaski Svoboden Universitet, Bulgária |
2023/11/20 - 2023/12/20 | Metodologias Colaborativas e de Pesquisa / Collaborative and Research Methodology (Nano Open, Massive and Online Courses in flexible methodologies). This NOOC is part of the formative proposal of the Erasmus + project, "European network in D-flexible teaching (ENID-Teach)", PROJECT NUMBER - 2021-1-ES01-KA220-HED-000027551, KA220-HED - Cooperation partnerships in higher education, coordinated by UNED. | Metodologias Colaborativas e de Pesquisa / Collaborative and Research Methodology (Nano Open, Massive and Online Courses in flexible methodologies). (Outros) | Università degli Studi di Catania, Itália |
2023/11/20 - 2023/12/20 | Design de aprendizagem flexível e programas digitais / Design of flexible learning and digital programs (Nano Open Online Course) This NOOC is part of the formative proposal of the Erasmus + project, "European network in D-flexible teaching (ENID-Teach)", PROJECT NUMBER - 2021-1-ES01-KA220-HED-000027551, KA220-HED - Cooperation partnerships in higher education, coordinated by UNED. | Design de aprendizagem flexível e programas digitais / Design of flexible learning and digital programs (Outros) | Universidad Nacional de Educación a Distancia, Espanha |
2023/11/20 - 2023/12/20 | Metodologia Críticas e Conectadas / Connected and Critical Methodologies (Nano Open Online Course) This NOOC is part of the formative proposal of the Erasmus + project, "European network in D-flexible teaching (ENID-Teach)", PROJECT NUMBER - 2021-1-ES01-KA220-HED-000027551, KA220-HED - Cooperation partnerships in higher education, coordinated by UNED. | Metodologia Críticas e Conectadas / Connected and Critical Methodologies (Nano Open Online Course) (Outros) | Université Sorbonne Nouvelle, França |
2023/11/20 - 2023/12/20 | Aprendizagem Ativa e Gamificada / Active and Gamified Learning (Nano Open, Massive and Online Courses in flexible methodologies). This NOOC is part of the formative proposal of the Erasmus + project, "European network in D-flexible teaching (ENID-Teach)", PROJECT NUMBER - 2021-1-ES01-KA220-HED-000027551, KA220-HED - Cooperation partnerships in higher education, coordinated by UNED. | Aprendizagem Ativa e Gamificada / Active and Gamified Learning (Nano Open, Massive and Online Courses in flexible methodologies). (Outros) | Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal |
2023/11/08 - 2023/12/20 | Ambientação à Docência a Distância | Ambientação à Docência a Distância (Outros) | Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal |
2023/12/07 - 2023/12/07 | International Teacher Training Course: Learning Design for Flexible Learning ( https://fledproject.eu/) | International Teacher Training Course: Learning Design for Flexible Learning (Outros) | Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal |
2023/06/22 - 2023/07/22 | Aprendizagem Ativa e Gamificada / Active and Gamified Learning (Nano Open, Massive and Online Courses in flexible methodologies). This NOOC is part of the formative proposal of the Erasmus + project, "European network in D-flexible teaching (ENID-Teach)", PROJECT NUMBER - 2021-1-ES01-KA220-HED-000027551, KA220-HED - Cooperation partnerships in higher education, coordinated by UNED. | Aprendizagem Ativa e Gamificada / Active and Gamified Learning (Nano Open, Massive and Online Courses in flexible methodologies). (Outros) | Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal |
2022/04 - 2022/06 | Docência para o Ensino a Distância | Docência para o Ensino a Distância (Outros) | Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal |
2022/03 - 2022/05 | Docência para o Ensino a Distância | Docência para o Ensino a Distância (curso para docentes do ensino superior) (Outros) | Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal |
2021/05 - 2021/06 | Facitiliators of virtual learning | Facitiliators of virtual learning - Curso online para formação de Facilitadores Virtuais (Outros) | Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal |
2021/03 - 2021/05 | Docência para o Ensino a Distância | Curso para Professores do Ensino Superior: Docência para o Ensino a Distância (Outros) | Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal |
2020/05 - 2020/06 | Testes no Moodle | Curso de formação para docentes do ensino superior: Testes no Moodle (Outros) | Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal |
2020/03 - 2020/04 | Formação Rápida para a Implementação do Ensino a Distância de Emergência (EADemerg) | Curso de formação para docentes de duas instituições de ensino não superior portuguesas (Outros) | Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal |
2008/09 - 2009/07 | Interação Humano-Computador | Master in Informatics Engineering (Mestrado) | Universidade de Coimbra, Portugal |
Expedição científica
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2024/02/12 - 2024/02/14 | Technical and scientific visit to the University of Stavanger (Stavanger, Norway, 12 to 14 February) to learn about the work carried out by the UniPed - Higher Education Pedagogies unit about flexible pedagogies for higher education, in the ambit of FleD project. | Universitetet i Stavanger, Noruega |
2023/02/27 - 2023/02/28 | Technical and scientific visit to the Universitat Autònoma de Barcelona (Barcelona, Spain, 27-28 February) to take part in the transnational meeting of the FLeD project, training on flexible learning and design-thinking. | Universitat Autònoma de Barcelona, Espanha |
2022/09/28 - 2022/09/29 | Technical and scientific visit to Forth Valley College (Stirlling-Scotland, 28-29 September), to take part in the transnational meeting of the IDEAS project, training in the IDEAS Mentor programme and collaborative design of e-learning courses within the IDEAS toolkit. | Forth Valley College - Stirling Campus, Reino Unido SmartLearning, Dinamarca |
2022/05/03 - 2022/05/06 | Technical and scientific visit to SmartLearning, Vocational Higher Education for Adults Academy (Copenhagen-Denmark, 3 to 6 May), to take part in the transnational meeting of the IDEAS project, and to conceive and design e-learning courses within the IDEAS toolkit. | SmartLearning, Dinamarca Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal |
2014/09/14 - 2014/09/16 | Scientific-Technical visit to IT University of Copenhagen in the ambit of the preparation of proposals for HORIZON2020 funding. | Universidade de Coimbra Centro de Informatica e Sistemas, Portugal IT-Universitet i København, Dinamarca |
2002/12/01 - 2002/12/03 | Scientific-Technical visit Higher Education Research Network, in the ambit of PhD work. | The University of Auckland, Nova Zelândia |
2000/12/01 - 2000/12/03 | Scientific-technical visit to the Advanced Learning Technologies Research Centre, Massey University in the ambit of PhD work. | Massey University, Nova Zelândia |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2022 - Atual | Sociedade Portuguesa de Ciências de Educação | |
2022 - Atual | European Association of Technology-Enhanced Learning (EATEL) |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2023 - Atual | Membro da Equipa Editorial - Editora de Secção da Revista de Educação a Distância e Elearning (RE@D) do Laboratório de Educação
a Distância e eLearning, Universidade Aberta.
Membro
|
|
2022 - Atual | Comissão de Avaliação da Qualidade da Investigação do Laboratório de Educação a Distância e eLearning.
Membro
|
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal |
2022 - Atual | Member of Editorial Board Smart Learning Environments Journal (Open Access Indexed Journal), ISSN: 2196-7091 (electronic)
https://slejournal.springeropen.com/
Membro
|
|
2022 - Atual | Member of Editorial Board
International Design and Art Journal ISSN: 2687-5373 (Open Access, electronic)
https://www.idajournal.com/index.php/ida/about
Membro
|
|
2022 - Atual | Member of the Advisory Board
Bodrum Journal of Art and Design ISSN 2822-2563 (online)
https://dergipark.org.tr/tr/pub/bodrum
Membro
|
|
2022 - Atual | Membro da Comissão de Acompanhamento de Tese do Projeto de Doutoramento em Ciências e Tecnologias, com o título Pan African
Business Simulation Games (Jogos Pan-Africanos de Simulação de Negócios), apresentado ao Instituto Universitário de Lisboa,
sob orientação do Professor Doutor Licínio Roque da Universidade de Coimbra. Validação da componente pedagógica da investigação.
Member of the Thesis Monitoring Committee for the PhD Project in Science and Technology, entitled Pan African Business Simulation
Games, (Instituto Universitário de Lisboa)
Consultor
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
Distinções
Prémio
2020 | Best Research In Progress Award (BRIPA)
European Distance and E-Learning Network, Hungria
|