Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Filomena Pestana
Nomes de citação
- Pestana, Filomena
- Maria Filomena Pestana Martins Silva Coelho
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 151A-5B81-C0F4
- ORCID iD
- 0000-0003-3146-8792
- Google Scholar ID
- https://scholar.google.com/citations?user=5R43AYsAAAAJ&hl=pt-PT
- Researcher Id
- https://www.researchgate.net/profile/Maria_Filomena_Pestana
Endereços de correio eletrónico
- mfcoelho@lead.uab.pt (Profissional)
Websites
- https://lead.uab.pt/weiwer/ (Académico)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português (Idioma materno) | |||||
Inglês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C1) |
Francês | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | |
Espanhol; Castelhano | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B2) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2019 - 2020
Concluído
|
Pós-Doutorada em Educação a Distância e e-learning (Pós-doutoramento)
Especialização em Educação com especialidade de Educação a Distância e Elearning
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
|
|
2018
Concluído
|
Educação (Doutoramento)
Especialização em Especialidade: Educação a Distância e Elearning
Universidade Aberta, Portugal
"A Wikipédia como Recurso Educacional Aberto: um contributo para o Programa Wikipédia na Universidade" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Distinção e Louvor - 19 valores |
2015
Concluído
|
Supervisão Pedagógica (Mestrado)
Especialização em Sem especialização
Universidade Aberta, Portugal
"A Wikipédia como Recurso Educacional Aberto: Práticas Formativas e Pedagógicas no Ensino Básico Português" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
|
2014
Concluído
|
Pedagogia do E-learning (Mestrado)
Especialização em Sem especialização
Universidade Aberta, Portugal
"WIKIPÉDIA NO ENSINO SUPERIOR:CONCEÇÕES E PRÁTCAS DE ESTUDANTES E PROFESSORES" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
18 valores |
2007 - 2010
Concluído
|
Educação (Minor em Pedagogia Social e da Formação) (Licenciatura)
Universidade Aberta, Portugal
|
15 valores |
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2024 - Atual | Investigador (Investigação) | Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal |
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal | ||
2019 - 2023 | Investigador (Investigação) | Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal |
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal | ||
2011 - 2018 | Investigador (Investigação) | Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal |
Projetos
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2018 - Atual | Rede Académica Internacional WEIWER® - Wikis, Educação & Investigação / Wikis, Education & Research
Investigador
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
|
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning
Em curso
|
2021/06/01 - 2023/05/31 | RAPIDE - Reimagining a Positive Direction for Education
Investigador
|
Erasmus Plus
Em curso
|
2019/01/01 - 2019/12/31 | Laboratório de Educação a Distãncia e E-Learning
UID/Multi/04372/2019
Universidade Aberta, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Documento de trabalho |
|
Poster em conferência |
|
Relatório |
|
Tese / Dissertação |
|
Outros
Outra produção |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2023/11/30 | Dos Recursos às Práticas Educacionais Abertas: a Literacia Wiki no Capital Digital | 1.ª Conferência Regional das Ciências da Comunicação e de Informação: por uma comunicação dialógica e inter-compreensiva dos
sujeitos
scola Superior de Jornalismo (Delegação Académica de Manica), Universidade Zambeze e Universidade de Licongo. (Chimoio, Moçambique)
|
2023/11/30 | O ecossistema Wikimedia enquanto catalisador de competências de Literacias informacional e digital | 1.ª Conferência Regional das Ciências da Comunicação e de Informação: por uma comunicação dialógica e inter-compreensiva dos
sujeitos
Escola Superior de Jornalismo (Delegação Académica de Manica), Universidade Zambeze e Universidade de Licongo. (Chimoio, Moçambique)
|
2023/10/14 | Inteligência Artificial e Competências de Literacia em Crianças e Jovens | Seminário Internacional “Riscos da Educação”
Festival Literário Internacional de Óbidos - F(Ó)LIO, 12 a 22 de outubro de 2023 (Óbidos, Portugal)
|
2023/09/05 | "Learning with the School Library": Mapping Technology Enhanced Learning Underpinnings | Enhanced Eighteenth European Conference on Technology Enhanced Learning ECTEL
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
2023/01/26 | A Pesquisa que Ensina” na Escola: espaços educativos e atores do NEPSO | XXX Colóquio AFIRSE Portugal 2023
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2022/12/16 | A Wikipédia como Recurso Educacional Aberto: integração curricular no ensino profissional | eL@IES - X Encontro de Instituições e Unidades de eLearning do Ensino Superior
O Laboratório de Educação a Distância e eLearning (LE@D, Universidade Aberta), a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
(UTAD) e o Instituto Politécnico de Santarém (Lisboa, Portugal)
|
2022/10/13 | Investigação em Rede e Ciência Aberta: A Experiência WEIWER® | International Council for Educational Media ICEM22
Politécnico de Santarém. (Santarém, Portugal)
|
2022/10/13 | A Pesquisa que Ensina na Escola: a dimensão pedagógica nos projetos Vox Populi. | International Council for Educational Media ICEM22 - Simpósio
Politécnico de Santarém. (Santarém, Portugal)
|
2022/09/05 | A Wikipédia como agregador e catalisador de competências para o século XXI. | Pensar a (na) escola em contexto de transição digital: discutir princípios e práticas; desenhar futuros mais promissores inserido
NO CICLO DE CONFERÊNCIAS PENSAR A(NA) ESCOLA EM CONTEXTO DE TRANSIÇÃO DIGITAL: DISCUTIR PRINCÍPIOS E PRÁTICAS; DESENHAR FUTUROS
MAIS PROMISSORES
CFAE Centro de formação António Sérgio – Lisboa. (Online, Portugal)
|
2022/06/30 | Microsoft Teams no Ensino Básico e Secundário: um projeto inovador de formação. | VIII Conferência Ibérica de Inovação na Educação com TIC - ie TIC2022
O consórcio IPB/USAL/UAberta/UCM (Bragança, Portugal)
|
2022/05/12 | Wikipédia no Currículo: Utopia ou Realidade? | PROEC (Pró-reitoria de Extensão e Cultura. UNIFESP.
Universidade Federal de São Paulo. (Online, Brasil)
|
2022/03/19 | Meta-análise da página lusófona do Programa Wikipédia na Universidade: o que nos diz a categoria meso atores? | LE@D, MEET.UP22
LE@D, Laboratório de Educação a Distância e eLearning (Lisboa, Portugal)
|
2022/02/10 | A Wikipédia no Ensino Superior, como avaliar? | Ciclo de Webinares “Ensinar e Aprender: Desafiando as Capacidades Docentes”
CESPU Instituto Politécnico de Saúde do Norte (Online, Portugal)
|
2021/11/26 | "Microsoft Teams aplicado à Docência”: um curso de formação no uso de plataformas educativas em regime b-learning para o ensino básico e secundário. | 9.º Congresso Olhares sobre a Educação/2nd International Congress Perpspectives on Education,
Escola Superior de Educação de Viseu (Viseu, Portugal)
|
2021/09/17 | Microsoft Teams como Inovação Científico-Pedagógica: Um Projeto de Educação e Formação. | XII Conferência Internacional de TIC na Educação, Challenges 2021 – Desafios Do Digital.
Universidade do Minho (Online, Portugal)
|
2021/09/16 | Wikipédia, um locus de (des)encontros entre agentes humanos e não humanos? | XIV Congresso Luso-Afro-Brasileiro, Utopias pós-crise / 3º Congresso da Associação Internacional de Ciências Sociais e Humanas
de Língua Portuguesa
Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
|
2021/07/06 | Elearning and collaboration practices in middle and high school: a teacher training project. | Edulearn21 Conference
International Academy of Technology, Education and Development (Online, Espanha)
|
2021/07/06 | Curricular integration of Portugal INCoDe.2030: a proposal for professional education. | Edulearn21 Conference
International Academy of Technology, Education and Development (online, Espanha)
|
2021/04/17 | Bibliotecas digitais no ensino profissional: um projeto de formação. | V ENJIE, Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação
Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) da Universidade de Aveiro/ Laboratório
de Educação a Distância e e-Learning (LE@D) da Universidade Aberta, em articulação
|
2021/04/16 | B-learning e práticas colaborativas no Ensino Básico e Secundário: um curso de formação. | V ENJIE, Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação
Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) da Universidade de Aveiro/ Laboratório
de Educação a Distância e e-Learning (LE@D) da Universidade Aberta, em articulação (Online, Portugal)
|
2020/11/24 | Integração Curricular do Portugal INCoDe.2030: uma proposta de formação no Ensino professional. | VIII Seminário Nacional Investigando Práticas de Ensino (SNIPE) e VI Seminário Internacional de Práticas Pedagógicas Inovadoras
(SIPPI)
Sistema de Ensino Positivo (Online, Brasil)
|
2020/10/21 | Wikipedia In University programme: What does the meta-analysis of the courses’ page tell us? | Research Workshop Programme – EDEN RW11 Lisbon 2020
European Distance and e-learning Network (Online, Portugal)
|
2020/10/20 | Wikipedia belongs to education? A pedagogical model to sustaintit! | Creative Commons Virtual Global Summit
Creative Commons (Online, Estados Unidos)
|
2020/09/14 | A Wikipédia e Educação Aberta: uma coreografia dialógica-reflexiva. | 26.º CAIED (Congresso Internacional ABED) - Mesa Redonda.
Associação Brasileira de Educação a Distância (online, Brasil)
|
2020/09/11 | SPCE20, XV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, 10 a 12 de setembro (Online). Comunicação “A Wikipédia no ensino Superior: que práticas?” com Teresa Cardoso. | SPCE20, XV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação
Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (Coimbra, Portugal)
|
2020/07/06 | Wikis, Education & Research: the International Academic Network WEIWER®” | dulearn20, 12th International Conference on Education and New Learning Tecnhologies
International Academy of Technology, Education and Development (Palma, Espanha)
|
2020/07/02 | A Wikipédia no Movimento da Educação Aberta. | TEO - Webinar
Tecnologias Educacionais Online (Online, Brasil)
|
2020/06/22 | Wikipedia, a Sociotechnical Resource? | European Distance and E-Learning Network (EDEN) Annual Conference
West University of Timi¿oara (Online, Roménia)
|
2019/10/27 | Mobile Learning, Wikis & CBL. | III Congresso Nacional de Ciências Biomédicas Laboratoriais - Workshop.
Escola Superior de Tecnologia da Saúde (Lisboa, Portugal)
|
2019/07/02 | Assessing a B-Learning Teaching Approach and students’ Learning Preferences in Higher Education | Edulearn19, 11th International Conference on Education and New Learning Tecnhologies
International Academy of Technology, Education and Development (Palma, Espanha)
|
2019/05/14 | Wikipédia, um sistema sócio-técnico? | Challenges 2019, desafios da Inteligência Artificial
Instituto de Educação da Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2019/04/30 | Wikipédia um recurso digital intergeracional | Colóquio “Intergeracionalidade, Media e Educação”
Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
|
2019/04/06 | Wikipédia Ferramenta de Educação/Formação? | Futurália 2019 - Workshop
Futurália (Lisboa, Portugal)
|
2019/03/20 | A Wikipédia como Recurso Educacional Aberto: que possibilidades de integração curricular? | International Wiki Scientific Conference
Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2019/03/12 | Rede académica WEIWER: a Wikipédia como objeto de estudo? | II IWSC – 2nd Internacional Wiki Science Conference
Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Porto)
|
2019/02/08 | A Wikipédia no Ensino Superior: como avaliar? | Congresso Internacional sobre Avaliação no Ensino Superior
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2018/09/21 | Competências Digitais, Qualificação e Empregabilidade: construção de um corpus de análise a partir do InCoDe.2030. | XVII Congresso de História da Educação do Ceará
Universidade Federal do Ceará (Ceará, Brasil)
|
2018/09/07 | Modelos e Tendências Evolutivas nos Sistemas Educativos Europeus: o impacto das TIC. | ticEduca 2018 – V Congresso Internacional TIC e Educação
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2018/04/18 | Wikipédia como REA: integração curricular e Wikificação. | 7ª. Conferência Internacional do Mestrado em Pedagogia do eLearning – myMPEL’7 - Workshop
Universidade Aberta. (Lisboa, Portugal)
|
2018/02/17 | A Wikipédia como Recurso Educacional Aberto: que possibilidades de integração curricular? | Formações NEPSO e Rato de Biblioteca 2017/2018.
Fundação Vox Populi (Lisboa, Portugal)
|
2018/02/05 | Wikipédia como recurso educacional aberto no ensino superior: utopia ou realidade? | I Encontro Luso-Brasileiro de Educação e Tecnologias
Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
2017/11/17 | Teste em duas fases, Autorreflexão e Pensamento Crítico: Uma proposta de Avaliação Alternativa. | Congresso Internacional de Avaliação das Aprendizagens e Sucesso Escolar.
Universidade do Minho. (Braga, Portugal)
|
2017/11/11 | Projetos Educacionais na Wikipédia: do ensino básico ao ensino superior, exemplos de integração curricular em Portugal. | 1st International Scientific Conference.
Universidade Federal Fluminense. (Niterói, Brasil)
|
2017/07/13 | A Wikipédia como Recurso Educacional Aberto: que perceções no Ensino Superior Online? | CNaPPES.17 “Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior”.
Instituto Politécnico de Setúbal. (Setúbal, Portugal)
|
2017/06/02 | A Wikipédia como Recurso Educacional Aberto: Um contributo para o Programa Wikipédia na Universidade | I ENJIE “Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação”
Instituto de Educação da Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2017/05/09 | Utilização da Wikipédia por Estudantes: Um estudo Exploratório no Ensino Superior Online | X Conferência Internacional de TIC na Educação
Instituto de Educação da Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2017/02/04 | Práticas Formativas e Pedagógicas de Integração Curricular da Wikipédia no Ensino Básico Português | Colóquio da AFIRSE Portugal. A escola: dinâmicas e atores.
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2016/10/07 | A Wikipédia como Recurso Educacional Aberto: Que Possibilidades de Integração no Ensino Superior Online? | XIII Congresso SPCE "Fonteiras, diálogos e transições na Educação”
Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. (Viseu, Portugal)
|
2016/09/09 | Utilização da Wikipédia por Professores: um estudo exploratório no ensino superior online | ticEduca 2016 – IV Congresso Internacional TIC
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2015/10/12 | A Wikipédia como Recurso Educacional Aberto: Práticas Formativas e Pedagógicas no Ensino Básico em Portugal | Conferência Online de Informática Educacional (3ª. Edição).
Universidade Católica Portuguesa. (Online, Portugal)
|
2015/05/14 | Conceções de Estudantes acerca da Wikipédia: um estudo exploratório no ensino superior online | IX Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação.
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2015/03/07 | A Wikipédia como Recurso Educacional Aberto: conceções e práticas de estudantes e professores no ensino superior online. | MyMPEL – 5.ª Conferência do Mestrado em Pedagogia do eLearning.
Universidade Aberta (Lisboa, Portugal)
|
2015/03/07 | A Wikipédia como Recurso Educacional Aberto: conceções e práticas de estudantes e professores no ensino superior online | 5.ª Conferência do Mestrado em Pedagogia do Elearning – myMPeL.
Universidade Aberta (Lisboa, Portugal)
|
2014/11/15 | Conceções de Professores acerca da Wikipédia: um estudo exploratório no ensino superior online | III Encontro Internacional TIC e Educação «Aprendizagem Online» – ticEDUCA
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2022 - Atual | A Wikipédia como recurso de ensino e aprendizagem no ensino superior em Moçambique: estudo de caso num curso de Biblioteconomia
e Documentação
Coorientador
|
Mestrado em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares (Mestrado) |
2022 - Atual | O "Clube da Wikipédia" como ecossistema de desenvolvimento digital com a BE: estudo de caso no ensino básico do distrito de
Setúbal
Coorientador
|
Mestrado em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares (Mestrado) |
2022 - Atual | O "Clube da Wikipédia" como ecossistema de desenvolvimento digital com a BE: estudo de caso no ensino básico no distrito de
Viana do Castelo
Coorientador
|
Mestrado em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares (Mestrado) |
2022 - 2024 | A Wikipédia como recurso educacional aberto: integração curricular no ensino profissional
Coorientador
|
Mestrado em Pedagogia do Elearning (Mestrado)
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
|
2020 - 2021 | Microsoft Teams aplicado à docência: um projeto de formação e inovação pedagógica no ensino básico e secundário
Coorientador
|
Mestrado em Pedagogia do Elearning (Mestrado)
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
|
2019 - 2021 | INCoDe.2030, TIC e bibliotecas digitais: estudo de caso com alunos do ensino profissional
Coorientador
|
Mestrado em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares (Mestrado)
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2024/02/09 | A Wikipédia como recurso educacional aberto: integração curricular no ensino profissional
Vogal
|
Natércia Santos (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2023/02 - 2023/07 | Intervenção psicoeducativa de carreira a distância, empregabilidade e equidade social no acesso ao mercado de trabalho. Módulo 0: Ambientação online Módulo 1: Exploração de carreira e Conhecimento do mercado de trabalho Módulo 2: Expertise profissional, Competências transversais e Aprendizagem contínua Módulo 3: Suporte institucional e Redes de contactos Módulo 4:Clareza e Confiança na carreira Módulo 5: Conclusão do portefólio e encerramento | Programa Boost 4 Career | Universidade do Minho, Portugal Universidade Aberta, Portugal |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2017 - Atual | APDSI - Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação | Membro do grupo de trabalho “Competências digitais, Qualificações e Empregabilidade” |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2019 - Atual | Membro do Conselho Científico do Laboratório de Educação a Distância e eLearning
Membro
|
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal |
2019/03/11 - 2019/03/13 | Membro da Comissão Científica do
IWSC 2019: International Wiki Scientific Conference
Membro
|
Universidade do Porto, Portugal |
2017/03/08 - 2017/03/10 | I IWSC - I Internacional Wikipedia Science Conference Membro da Comissão Científica
Membro
|
Universidade Federal Fluminense, Brasil |
Distinções
Prémio
2020 | Champion Project of the WORLD SUMMIT ON THE INFORMATION SOCIETY - ITU - Wikis, Education & Research - na categoria e-science
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
|
2019 | Carta de Mérito /Universidade Aberta, Portugal
Universidade Aberta, Portugal
|