???global.info.a_carregar???
FILOMENA PESTANA | É investigadora colaboradora na UID-FCT nº 4372, Laboratório de Educação a Distância e eLearning (LE@D),Universidade Aberta (Portugal) / She is an integrated researcher at UID-FCT nº 4372, Laboratory of Distance Education and eLearning (LE@D)- Universidade Aberta (Portugal). She is a Training Manager and trainer accredited by the Scientific-Pedagogical Council for Continuing Training of the Ministry of Education. She is also a Collaborating Researcher at UID-FCT nº 4372, LE@D, Distance Education and eLearning Laboratory, Universidade Aberta, where she has collaborated on national and international projects. Degree in Education (Social and Training Pedagogy), Master in Elearning Pedagogy and Master in Pedagogical Supervision. PhD in Distance Education and eLearning. Post-doctorate in Distance Education and eLearning. He is a member of scientific committees and has participated in the organization of scientific events. She has participated in several elearning projects, namely as an e-tutor and producer of resources and content at Universidade Aberta. He was co-responsible for implementing the Wikipedia in Education Program in Portugal, namely for the first curricular integration, at national level, as part of the Wikipedia in University Program. At the research level, he is also interested in open education, adult education, Pedagogical Supervision, Educational Technology and Communication, Educational Technologies (eLearning)
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Filomena Pestana

Nomes de citação

  • Pestana, Filomena
  • Maria Filomena Pestana Martins Silva Coelho

Identificadores de autor

Ciência ID
151A-5B81-C0F4
ORCID iD
0000-0003-3146-8792
Google Scholar ID
https://scholar.google.com/citations?user=5R43AYsAAAAJ&hl=pt-PT
Researcher Id
https://www.researchgate.net/profile/Maria_Filomena_Pestana

Endereços de correio eletrónico

  • mfcoelho@lead.uab.pt (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B2)
Formação
Grau Classificação
2019 - 2020
Concluído
Pós-Doutorada em Educação a Distância e e-learning (Pós-doutoramento)
Especialização em Educação com especialidade de Educação a Distância e Elearning
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
2018
Concluído
Educação (Doutoramento)
Especialização em Especialidade: Educação a Distância e Elearning
Universidade Aberta, Portugal
"A Wikipédia como Recurso Educacional Aberto: um contributo para o Programa Wikipédia na Universidade" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Distinção e Louvor - 19 valores
2015
Concluído
Supervisão Pedagógica (Mestrado)
Especialização em Sem especialização
Universidade Aberta, Portugal
"A Wikipédia como Recurso Educacional Aberto: Práticas Formativas e Pedagógicas no Ensino Básico Português" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2014
Concluído
Pedagogia do E-learning (Mestrado)
Especialização em Sem especialização
Universidade Aberta, Portugal
"WIKIPÉDIA NO ENSINO SUPERIOR:CONCEÇÕES E PRÁTCAS DE ESTUDANTES E PROFESSORES" (TESE/DISSERTAÇÃO)
18 valores
2007 - 2010
Concluído
Educação (Minor em Pedagogia Social e da Formação) (Licenciatura)
Universidade Aberta, Portugal
15 valores
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2024 - Atual Investigador (Investigação) Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
2019 - 2023 Investigador (Investigação) Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
2011 - 2018 Investigador (Investigação) Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2018 - Atual Rede Académica Internacional WEIWER® - Wikis, Educação & Investigação / Wikis, Education & Research
Investigador
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning
Em curso
2021/06/01 - 2023/05/31 RAPIDE - Reimagining a Positive Direction for Education
Investigador
Erasmus Plus
Em curso
2019/01/01 - 2019/12/31 Laboratório de Educação a Distãncia e E-Learning
UID/Multi/04372/2019
Universidade Aberta, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Teresa Margarida Loureiro Cardoso; Magda Castrelas Duarte; Filomena Pestana. "WEB ACCESSIBILITY PRACTICES WITHIN THE PORTUGUESE WIKIPEDIA". 2024.
    10.21125/edulearn.2024.0100
  2. Teresa Margarida Loureiro Cardoso; Marcelino Dias Muandichalira; Filomena Pestana. "WIKIPEDIA AS A TEACHING AND LEARNING RESOURCE? PERSPECTIVES FROM HIGHER EDUCATION IN MOZAMBIQUE". 2024.
    10.21125/edulearn.2024.0171
  3. Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Pestana, Filomena. "From open education to wikiliteracy: reframing key concepts in the light of the digital capital". 2024.
  4. Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Pestana, Filomena; Pinto, João; Gamez, Luciano; Mota, Eduarda Ribeiro; Cruz, Ana Carolina. "Wikis, educação & investigação: um percurso em rede rumo à wikiliteracy". 2024.
  5. Cruz, Ana Carolina; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Mota, Eduarda Ribeiro; Pestana, Filomena. "Competências de literacia nas escolas: o programa WEIWE(R)BE". 2024.
  6. Pestana, Filomena; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro. "Wikipedia in university program: meta-analysing the typology of courses in the lusophone page". 2024.
  7. Ferreira da Cruz, Ana Carolina; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Mota, Eduarda Ribeiro; Pestana, Filomena. "Competências de literacia nas escolas: o programa WEIWE(R)BE". 2024.
  8. Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Pestana, Filomena; Pinto, João; Gamez, Luciano; Mota, Eduarda Ribeiro; Ferreira da Cruz, Ana Carolina. "Wikis, educação & investigação: um percurso em rede rumo à wikiliteracia". 2024.
  9. Pestana, Filomena; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro. "Wikipedia in university program: meta-analysing the typology of courses in the lusophone page". 2024.
  10. Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Pestana, Filomena. "From open education to wikiliteracy: reframing key concepts in the light of the digital capital". 2024.
  11. Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Pestana, Filomena; Pinto, João; Gamez, Luciano; Mota, Eduarda Ribeiro; Ferreira da Cruz, Ana Carolina. "Wikis, educação & investigação: um percurso em rede rumo à wikiliteracy". 2024.
  12. Rodrigues, Emília; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Pestana, Filomena. "O “Clube da Wikipédia” como ecossistema de desenvolvimento digital com a BE: estudo de caso no ensino básico no distrito de Viana do Castelo". 2024.
  13. Muandichalira, Marcelino Dias; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Pestana, Filomena. "A Wikipédia como recurso de ensino-aprendizagem no ensino superior em Moçambique: estudo de caso num curso de biblioteconomia e documentação". 2024.
  14. Batista, Ana Luzia; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Pestana, Filomena. "O “Clube da Wikipédia” como ecossistema de desenvolvimento digital com a BE: estudo de caso no ensino básico no distrito de Setúbal". 2024.
  15. Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Pestana, Filomena. "From open education to wikiliteracy: reframing key concepts in the light of the digital capital". 2024.
  16. Pestana, Filomena; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro. "Wikipedia in university program: meta-analysing the typology of courses in the lusophone page". 2024.
  17. Teresa Margarida Loureiro Cardoso; Filomena Pestana. "THE ROLE OF BLENDED (E)LEARNING IN THE CONTEXT OF THE WIKIPEDAGOGIES". 2023.
    10.21125/iceri.2023.0685
  18. Teresa Margarida Loureiro Cardoso; Eduarda Ribeiro Mota; Ana Carolina Cruz; Filomena Pestana. "“LEARNING WITH THE SCHOOL LIBRARY”: THE CASE OF THE WEIWE(R)BE PROGRAMME IN THE DIGITAL AND VIRTUAL SCHOOL ECOSYSTEM". 2023.
    10.21125/edulearn.2023.0673
  19. Teresa Margarida Loureiro Cardoso; Glória Bastos; Filomena Pestana; Ana Paula Rocha; Maria Prazeres Casanova; Mhairi Beaton. "“DIGITAL LEARNING TO (RE)IMAGINE A POSITIVE DIRECTION FOR POST-COVID EDUCATION”: EUROPEAN PERSPECTIVES". 2023.
    10.21125/edulearn.2023.1088
  20. Mota, Eduarda Ribeiro; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Cruz, Ana Carolina Ferreira da; Pestana, Filomena. ""Learning with the School Library": mapping technology enhanced learning underpinnings". 2023.
    10.1007/978-3-031-42682-7
  21. Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Stecanela, Nilda; Pestana, Filomena; Silva, Lisandra Pacheco da; Queiros, Maria Paula; Rodrigues, Joana. "Symposium 2. " A Pesquisa que Ensina” na escola: espaços educativos e atores do NEPSO". 2023.
  22. Queirós, Paula; Rodrigues, Joana; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Pestana, Filomena. "Espaços educativos e atores do NEPSO: a experiência em Portugal". 2023.
  23. Mota, Eduarda Ribeiro; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Ferreira Da Cruz, Ana Carolina; Pestana, Filomena. "Learning with the School Library: mapping technology enhanced learning underpinnings". 2023.
  24. Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Pestana, Filomena. "Inteligência artificial e competências de literacia em crianças e jovens". 2023.
  25. Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Pestana, Filomena. "Espaços educativos e atores do NEPSO: enquadramento e contextualização teórica". 2023.
  26. Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Pestana, Filomena. "Wikipedia and MediaWiki: two key elements of a wikipedogagy practice". 2023.
  27. Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Pestana, Filomena. "Dos recursos às práticas educacionais abertas: a literacia Wiki no capital digital". 2023.
  28. Santos, Natércia; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Pestana, Filomena. "Integração curricular da Wikipédia no ensino profissional: um projeto de investigação em pedagogia do eLearning". 2023.
    10.34627/leadt.2023.5
  29. Muandichalira, Marcelino Dias; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Pestana, Filomena. "O ecossistema Wikimedia enquanto catalisador de competências de literacias informacional e digital". 2023.
  30. Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Pestana, Filomena. "The role of blended (e)learning in the context of the wikipedagogies". 2023.
    10.21125/iceri.2023
  31. Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Bastos, Glória; Pestana, Filomena. "Digital and media literacy: voices of the teachers. Dilemmas during the pandemic and reflections for the future". 2023.
  32. Santos, Natércia; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Pestana, Filomena. "Integração curricular da Wikipédia no ensino profissional: um projeto de investigação em pedagogia do eLearning". 2023.
    10.34627/leadt.2023.5
  33. Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Bastos, Glória; Pestana, Filomena. "Reimagining a positive direction for education through digital learning: realities during the pandemic crisis voiced by teachers". 2023.
  34. Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Santos, Natércia; Pestana, Filomena. "Wikipédia, uma ferramenta digital para promover a “Educação de Qualidade”?". 2023.
  35. Pestana, Filomena; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro. "Wikipedia in University Program: meta-analysing the actors in the lusophone page". 2023.
  36. Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Pestana, Filomena. "Inteligência artificial e competências de literacia em crianças e jovens". 2023.
  37. Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Pestana, Filomena. "Espaços educativos e atores do NEPSO: enquadramento e contextualização teórica". 2023.
  38. Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Bastos, Glória; Pestana, Filomena. "“Reimagining a Positive Direction for Education”: insights from teachers on digital learning during the COVID-19 pandemic". 2023.
  39. Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Pestana, Filomena. "Dos recursos às práticas educacionais abertas: a literacia Wiki no capital digital". 2023.
  40. Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Pestana, Filomena. "The role of blended (e)learning in the context of the wikipedagogies". 2023.
    10.21125/iceri.2023
  41. Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Pestana, Filomena. "Práticas educacionais abertas na universidade: um caso de integração curricular da Wikipédia". 2023.
  42. Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Pestana, Filomena. "Wikipedia and MediaWiki: two key elements of a wikipedogagy practice". 2023.
  43. Costa, Luís Filipe de Amaral; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Pestana, Filomena. "B-Learning e práticas colaborativas no ensino básico e secundário: um curso de formação". 2022.
    10.48528/tr7a-j538
  44. Reis, Ana; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Pestana, Filomena. "Bibliotecas digitais no ensino profissional: um projeto de formação". 2022.
    10.48528/tr7a-j538
  45. Costa, Luís Filipe de Amaral; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Pestana, Filomena. "Microsoft Teams no ensino básico e secundário: um projeto inovador de formação". 2022.
    10.34620/ietic.2022
  46. Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Pestana, Filomena; Queiros, Maria Paula; Cruz, Dulcídia; Rodrigues, Joana. "Symposium 2. "A Pesquisa que Ensina na Escola": projetos catalisadores de competências e literacias plurais". 2022.
  47. Pestana, Filomena; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro. "Meta-análise da página lusófona do Programa Wikipédia na Universidade: o que nos diz a categoria meso “Atores”". 2022.
    https://doi.org/10.34627/leadt.2022.4
  48. Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Pestana, Filomena. "A Wikipédia como agregador e catalisador de competências para o século XXI". 2022.
  49. Luís Costa; Teresa Cardoso; Filomena Pestana. "MICROSOFT TEAMS AS A PEDAGOGICAL INNOVATION TRIGGERED DURING AN EMERGENCY REMOTE LEARNING CONTEXT". 2021.
    10.21125/iceri.2021.1935
  50. Teresa Cardoso; Ana Reis; Filomena Pestana. "CURRICULAR INTEGRATION OF PORTUGAL INCODE.2030: A PROPOSAL FOR PROFESSIONAL EDUCATION". 2021.
    10.21125/edulearn.2021.0776
  51. Teresa Cardoso; Luís Costa; Filomena Pestana. "ELEARNING AND COLLABORATION PRACTICES IN MIDDLE AND HIGH SCHOOL: A TEACHER TRAINING PROJECT". 2021.
    10.21125/edulearn.2021.0767
  52. Reis, Ana; Cardoso, Teresa; Pestana, Filomena. "Bibliotecas digitais no ensino profissional: um projeto de formação". 2021.
  53. Costa, Luís; Cardoso, Teresa; Pestana, Filomena. "B-Learning e práticas colaborativas no ensino básico e secundário: um curso de formação". 2021.
  54. Cardoso, Teresa; Pestana, Filomena; Gonçalves, Ana Paula. "Encontro WEIWE(R)BE 2021". 2021.
  55. Cardoso, Teresa; Pestana, Filomena. "Wikipédia, um locus de (des)encontros entre agentes humanos e não humanos?". 2021.
  56. Pestana, Filomena; Cardoso, Teresa. "A Wikipédia no ensino superior online: que práticas?". 2021.
  57. Costa, Luís Filipe de Amaral; Cardoso, Teresa; Pestana, Filomena. "Microsoft Teams como inovação científico-pedagógica: um projeto de educação e formação". 2021.
  58. Costa, Luís Filipe de Amaral; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Pestana, Filomena. "Microsoft Teams as a pedagogical innovation triggered during an emergency remote learning context". 2021.
    10.21125/iceri.2021
  59. Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Costa, Luís Filipe de Amaral; Pestana, Filomena. "Elearning and collaboration practices in middle and high school: a teacher training project". 2021.
    10.21125/edulearn.2021
  60. Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Reis, Ana; Pestana, Filomena. "Curricular integration of Portugal INCoDe.2030: a proposal for professional education". 2021.
    10.21125/edulearn.2021
  61. Costa, Luís Filipe de Amaral; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Pestana, Filomena. "Microsoft Teams aplicado à docência: um curso de formação no uso de plataformas educativas em regime b-learning para o ensino básico e secundário". 2021.
  62. Teresa Cardoso; Filomena Pestana; João Pinto. "WIKIS, EDUCATION & RESEARCH: THE INTERNATIONAL ACADEMIC NETWORK WEIWER®". 2020.
    10.21125/edulearn.2020.2115
  63. Cardoso, Teresa; Pestana, Filomena; Gonçalves, Ana Paula. "Encontro WEIWE(R)BE 2020". 2020.
  64. Cardoso, Teresa; Pestana, Filomena; Pinto, João. "Wikis, education & research: the International Academic Network WEIWER®". 2020.
    10.21125/edulearn.2020
  65. Pestana, Filomena; Cardoso, Teresa. "Wikipedia in university program: what does the metaanalysis of the courses’ page tells us?". 2020.
    10.38069/edenconf-2020-rw0039
  66. Cardoso, Teresa; Pestana, Filomena; Gonçalves, Ana Paula. "Encontro WEIWE(R)BE 2020". 2020.
  67. Cardoso, Teresa; Pestana, Filomena. "Wikipedia belongs to education?: a pedagogical model to sustain it!". 2020.
  68. Cardoso, Teresa; Pestana, Filomena. "Wikipedia, a sociotechnical resource?". 2020.
    10.38069/edenconf-2020-ac0001
  69. Pestana, Filomena; Cardoso, Teresa. "A Wikipédia no ensino superior online: que práticas?". 2020.
  70. Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Reis, Ana; Pestana, Filomena. "Integração curricular do Portugal INCoDe.2030: uma proposta de formação no ensino profissional". 2020.
  71. Pestana, Filomena; Cardoso, Teresa. "A Wikipédia como Recurso Educacional Aberto: exemplo de integração curricular na educação de adultos". 2019.
  72. Cardoso, Teresa; Pestana, Filomena. "A Wikipédia no ensino superior: como avaliar?". 2019.
  73. Pestana, Filomena; Cardoso, Teresa. "Wikipédia, um sistema sociotécnico?". 2019.
  74. Pestana, Filomena; Cardoso, Teresa. "Modelos e tendências evolutivas nos sistemas educativos europeus: o impacto das TIC". 2018.
  75. Pinto, João; Pestana, Filomena; Cardoso, Teresa. "Competências digitais, qualificação e empregabilidade: constituição de um corpus de análise a partir do INCoDe. 2030". 2018.
  76. Cardoso, Teresa; Pestana, Filomena. "A Wikipédia como recurso rducacional aberto: que perceções no ensino superior?". 2018.
  77. Pestana, Filomena; Cardoso, Teresa. "Modelos e tendências evolutivas nos sistemas educativos europeus: o impacto das TIC ; Evolutionary models and trends in european educational systems: the impact of ICT". 2018.
  78. Cardoso, Teresa; Pestana, Filomena. "Wikipédia, um recurso... educacional?: Aberto?: Global?". 2018.
  79. Pestana, Filomena; Pestana, Filomena; Cardoso, Teresa. "A Wikipédia como Recurso Educacional Aberto: Um contributo para o Programa Wikipédia na Universidade". 2017.
  80. Pestana, Filomena; Monteiro, Teresa; Cardoso, Teresa. "Teste em duas fases, autorreflexão e pensamento crítico: uma proposta de avaliação alternativa". 2017.
  81. Pestana, Filomena; Cardoso, Teresa. "Utilização da Wikipédia por estudantes: um estudo exploratório no ensino superior online". 2017.
  82. Cardoso, Teresa; Pestana, Filomena. "Projetos educacionais na Wikipédia: do ensino básico ao ensino superior: exemplos de integração curricular em Portugal". 2017.
  83. Cardoso, Teresa; Pestana, Filomena. "Wikipédia e ensino superior: ADN (in)compatíveis?". 2017.
  84. Pestana, Filomena; Cardoso, Teresa. "A Wikipédia como recurso educacional aberto: um contributo para o programa Wikipédia na Universidade". 2017.
  85. Pestana, Filomena; Cardoso, Teresa. "Utilização da Wikipédia por professores: um estudo exploratório no ensino superior online ; Using Wikipedia by teachers: an exploratory study in higher education online". 2016.
  86. Pestana, Filomena; Cardoso, Teresa. "A Wikipédia como Recurso Educacional Aberto: que possibilidades de integração curricular no ensino superior online?". 2016.
  87. Pestana, Filomena; Cardoso, Teresa. "A Wikipédia como recurso educacional aberto: que possibilidades de integração curricular no ensino superior online?". 2016.
  88. Pestana, Filomena; Cardoso, Teresa. "Conceções de estudantes acerca da Wikipédia: um estudo exploratório no ensino superior online". 2015.
  89. Pestana, Filomena; Cardoso, Teresa. "A Wikipédia como recurso educacional aberto: práticas formativas e pedagógicas no 2.º e 3.º ciclos do ensino básico em Portugal". 2015.
Artigo em revista
  1. Teresa Margarida Loureiro Cardoso; João Paulo Pinto; Filomena Pestana. "Networked research and open science: the WEIWER® experience". Educational Media International (2024): https://doi.org/10.1080/09523987.2024.2357475.
    10.1080/09523987.2024.2357475
  2. Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Pinto, João; Pestana, Filomena. "Networked research and open science: the WEIWER® experience". (2024): http://hdl.handle.net/10400.2/16057.
    10.1080/09523987.2024.2357475
  3. Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Pinto, João; Pestana, Filomena. "Networked research and open science: the WEIWER® experience". (2024): http://hdl.handle.net/10400.2/16057.
    10.1080/09523987.2024.2357475
  4. Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Pestana, Filomena. "Metodologias ativas no ensino superior: uma proposta para desenvolver a wikiliteracia". (2024): http://hdl.handle.net/10400.2/16219.
    https://doi.org/10.60546/mo.v12i1.406
  5. Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Pestana, Filomena; Gamez, Luciano. "The curricular integration of Wikipedia in the Educational Designer course: case focused on an extension training action". (2024): https://doi.org/10.34624/id.v16i2.36019.
    https://doi.org/10.34624/id.v16i2.36019
  6. Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Pestana, Filomena; Gamez, Luciano. "A integração curricular da Wikipédia no contexto formativo do designer educacional: caso focalizado numa ação de extensão". (2024): http://hdl.handle.net/10400.2/16358.
    10.34624/id.v16i2.36019
  7. Teresa Margarida Loureiro Cardoso; Maria Filomena Pestana Martins Silva Coelho. "As TIC como ambientes virtuais abertos de aprendizagem na sociedade em rede". Revista UFG 21 (2021): https://doi.org/10.5216/revufg.v21.70044.
    10.5216/revufg.v21.70044
  8. Pinto, João; Cardoso, Teresa; Pestana, Filomena. "Competências Digitais, Qualificação e Empregabilidade: Mapeamento dos documentos em Português com acesso aberto indexados no RCAAP em repositórios portugueses". (2021): http://revistas.rcaap.pt/index.php/lead_read/article/view/22054.
    10.34627/vol2iss1pp26-45
  9. Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Pestana, Maria Filomena Martins Silva Coelho; Pinto, João Paulo. "REDE ACADÉMICA INTERNACIONAL WEIWER®: um exemplo de práticas educacionais abertas". (2021): http://ojs.letras.up.pt/index.php/paginasaeb/article/view/10180.
  10. Cardoso, Teresa; Pestana, Filomena; Pinto, João. "Rede Académica Internacional WEIWER®: um exemplo de práticas educacionais abertas". (2021): http://hdl.handle.net/10400.2/10926.
    https://doi.org/10.21747/21836671/pagnesppk2
  11. Pestana, Filomena; Cardoso, Teresa. "Como avaliar com tecnologias educacionais em rede?: dimensões de uma estratégia num ambiente virtual aberto de aprendizagem". (2021): http://hdl.handle.net/10400.2/11486.
    https://doi.org/10.34627/vol4iss2pp61-76
  12. Pestana, Filomena; Cardoso, Teresa. "A wikipédia no Ensino Superior online: que perceções?". (2021): https://revistas.rcaap.pt/lead_read/article/view/22018.
    10.34627/vol1iss1pp72-90
  13. Cardoso, Teresa; Pestana, Filomena. "As TIC como ambientes virtuais abertos de aprendizagem na sociedade em rede". (2021): http://hdl.handle.net/10400.2/11348.
  14. Pestana, Filomena; Cardoso, Teresa. "A wikipédia no Ensino Superior online: que perceções?". (2021): https://doi.org/10.34627/vol1iss1pp72-90.
    https://doi.org/10.34627/vol1iss1pp72-90
  15. Pinto, João; Cardoso, Teresa; Pestana, Filomena. "Competências Digitais, Qualificação e Empregabilidade: Mapeamento dos documentos em Português com acesso aberto indexados no RCAAP em repositórios portugueses". (2021): https://doi.org/10.34627/vol2iss1pp26-45.
    https://doi.org/10.34627/vol2iss1pp26-45
  16. Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Pestana, Maria Filomena Martins Silva Coelho; Pinto, João Paulo. "REDE ACADÉMICA INTERNACIONAL WEIWER®: um exemplo de práticas educacionais abertas". (2021): https://ojs.letras.up.pt/index.php/paginasaeb/article/view/10180.
  17. Filomena Pestana; Teresa Cardoso. "Meta-análise da página lusófona do Programa Wikipédia na Universidade: proposta de sistema metodológico a partir do MAECC®". (2020): https://doi.org/10.34624/id.v12i3.20079.
    10.34624/id.v12i3.20079
  18. Pestana, Filomena; Cardoso, Teresa. "Wikipédia como um REA no ensino superior: um caminho da utopia à realidade". (2020): http://hdl.handle.net/10400.2/9985.
  19. Cardoso, Teresa; Pestana, Filomena. "A Wikipédia como prática e recurso educacional aberto na formação docente". (2020): http://hdl.handle.net/10400.2/10196.
    10.20952/revtee.v13i32.14275
  20. Pestana, Filomena; Cardoso, Teresa. "Meta-análise da página lusófona do Programa Wikipédia na Universidade: proposta de sistema metodológico a partir do MAECC®". (2020): http://hdl.handle.net/10400.2/9986.
    https://doi.org/10.34624/id.v12i3.20079
  21. Cardoso, Teresa; Pestana, Filomena. "A Wikipédia como prática e recurso educacional aberto na formação docente". (2020): http://hdl.handle.net/10400.2/10196.
    https://doi.org/10.20952/revtee.v13i32.14275
  22. Pestana, Filomena; Cardoso, Teresa. "Wikipédia como um REA no ensino superior: um caminho da utopia à realidade". (2020): http://hdl.handle.net/10400.2/9985.
  23. Cardoso, Teresa; Pestana, Filomena. "Wikipédia como REA no Ensino Superior: um caminho da utopia à realidade". (2020): https://proa.ua.pt/index.php/ilcj/article/view/1651.
    10.34624/ilcj.v9i1.1651
  24. Cardoso, Teresa; Pestana, Filomena. "Wikipédia como REA no Ensino Superior: um caminho da utopia à realidade". (2020): https://doi.org/10.34624/ilcj.v9i1.1651.
    https://doi.org/10.34624/ilcj.v9i1.1651
  25. Cardoso, Teresa; Pestana, Filomena; Pinto, João. "Rede académica WEIWER: a Wikipédia como objeto de estudo?". (2019): http://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/6532.
    https://doi.org/10.21747/16463153/40a12
  26. Cardoso, Teresa; Pestana, Filomena; Pinto, João. "Rede académica WEIWER: a Wikipédia como objeto de estudo? ; WEIWER academic network: Wikipedia as an object of study?". (2019): http://hdl.handle.net/10400.2/8950.
    10.21747/16463153/40a12
  27. Cardoso, Teresa; Pestana, Filomena; Pina, João Aragão e. "Assessing a b-learning teaching approach and students' learning preferences in higher education". (2019): http://hdl.handle.net/10400.2/10937.
    10.21125/edulearn.2019.2502
  28. Pestana, Filomena. "A REDE COMO INTERFACE EDUCATIVA: UMA REFLEXÃO EM TORNO DE CONCEITOS FUNDAMENTAIS". Interfaces Científicas - Educação (2018): http://dx.doi.org/10.17564/2316-3828.2018v6n3p41-52.
    10.17564/2316-3828.2018v6n3p41-52
  29. Pestana, Filomena; Cardoso, Teresa. "A wikipédia no ensino superior online: que perceções?". (2018): http://hdl.handle.net/10400.2/7819.
    10.34627/vol1issNúmero%201pp72-90
  30. Pestana, Filomena; Cardoso, Teresa; Filomena Pestana; Teresa Cardoso. "Utilização da Wikipédia por Estudantes e Professores: (des)encontros entre práticas educacionais abertas?". (2018): https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/23578.
    10.7213/1981-416X.18.056.DS05
  31. Cardoso, Teresa; Pestana, Filomena. "Wikipédia, um Recurso Educacional Aberto?". (2018): http://hdl.handle.net/10400.2/9649.
  32. Pestana, Filomena; Brás, Sílvia; Cardoso, Teresa. "A rede como interface educativa: uma reflexão em torno de conceitos fundamentais ; The network as an educational interface: revisiting core concepts". (2018): http://hdl.handle.net/10400.2/9650.
  33. Cardoso, Teresa; Pestana, Filomena. "Wikipédia, um recurso educacional aberto?". (2018): http://hdl.handle.net/10400.2/9649.
  34. Pestana, Filomena; Cardoso, Teresa. "Integração curricular da Wikipédia no ensino básico: uma proposta de formação de professores". (2017): https://dialnet.unirioja.es/servlet/oaiartcodigo%3D6050650.
  35. Cardoso, Teresa; Pestana, Filomena. "A Wikipédia como recurso educacional aberto: contributos para a compreensão do Programa Wikipédia na Universidade, um fenómeno digital glocal". (2017): http://hdl.handle.net/10400.2/9733.
Capítulo de livro
  1. Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Pestana, Filomena. "A observação enquanto procedimento metodológico na investigação em educação". Editora Artemis, 2024.
    https://doi.org/10.37572/EdArt_3107241856
  2. TERESA MARGARIDA LOUREIRO CARDOSO; MARIA FILOMENA PESTANA MARTINS SILVA COELHO. "FORMAÇÃO DOCENTE, PESQUISA DE OPINIÃO E LITERACIA ESTATÍSTICA NA ESCOLA: DOZE ANOS DE “NEPSO” EM PORTUGAL". 2023.
    10.37572/EdArt_2802237816
  3. Teresa Margarida Loureiro Cardoso; Maria Filomena Pestana Martins Silva Coelho; Ana Carolina Ferreira da Cruz; Eduarda Maria da Silva Ribeiro Mota. "O PROGRAMA WEIWE(R)BE NO ECOSSISTEMA DA ESCOLA DIGITAL E VIRTUAL". 2023.
    10.37572/EdArt_2802237744
  4. Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Pestana, Filomena; Ferreira Da Cruz, Ana Carolina; Ribeiro Mota, Eduarda. "O Programa WEIWE(R)BE no ecossistema da escola digital". Editora ARTEMIS, 2023.
    https://doi.org/10.37572/EdArt_2802237744
  5. Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Pestana, Filomena. "Formação docente, pesquisa de opinião e literacia estatística na escola: doze anos de “NEPSO” em Portugal". Editora ARTEMIS, 2023.
    https://doi.org/10.37572/EdArt_2802237816
  6. Eduarda Ribeiro Mota; Teresa Margarida Loureiro Cardoso; Ana Carolina Ferreira da Cruz; Filomena Pestana. "Learning with the School Library: Mapping Technology-Enhanced Learning Underpinnings". 2023.
    10.1007/978-3-031-42682-7_52
  7. Teresa Cardoso; Maria Filomena Pestana Martins Silva Coelho. "AMBIENTES PESSOAIS DE APRENDIZAGEM E WIKIPÉDIA: UMA ARTICULAÇÃO (IM)PROVÁVEL?". 2023.
    10.37572/EdArt_28072388012
  8. Costa, Luís Filipe de Amaral; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Pestana, Filomena. "Pensamento computacional em contexto educativo: desafios e potencialidades para a integração curricular". Observatório Editores, 2023.
  9. Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Pestana, Filomena. "Ambientes pessoais de aprendizagem e Wikipédia: uma articulação (im)provável?". Editora ARTEMIS, 2023.
    https://doi.org/10.37572/EdArt_28072388012
  10. Luciano Gamez; Maria Filomena Pestana Martins Silva Coelho; Teresa Margarida Loureiro Cardoso. "REDE WEIWER® E COREOGRAFIAS DIDATICAS: O EXEMPLO DOS “PRODUTOS DE APRENDIZAGEM” NO TEDE". 2023.
    10.37572/EdArt_2811230863
  11. Magda Sofia Castrelas Duarte; Maria Filomena Pestana Martins Silva Coelho; Teresa Margarida Loureiro Cardoso. "ACESSIBILIDADE DIGITAL NA WIKIPÉDIA: ANÁLISE DE PRÁTICAS DA COMUNIDADE LUSÓFONA". 2023.
    10.37572/EdArt_2811230799
  12. Castrelas, Magda; Pestana, Filomena; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro. "Acessibilidade digital na Wikipédia: análise de práticas da comunidade lusófona". Editora ARTEMIS, 2023.
    https://doi.org/10.37572/EdArt_2811230863
  13. Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Pestana, Filomena. "Wikipédia, um lócus de (des)encontros entre agentes humanos e não humanos?". ATENA Editora, 2022.
    10.22533/at.ed.6392211037
  14. Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Pestana, Filomena; Queirós, Paula; Queirós, Luís. "Formação de professores no contexto pandémico: o papel das tecnologias educacionais em rede". Pontes Editora, 2022.
  15. Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Pestana, Filomena. "Práticas e recursos educacionais abertos na educação de adultos: um projeto inovador com mulheres de etnia cigana". ATENA Editora, 2022.
    https://doi.org/10.22533/at.ed.6362226043
  16. Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Pestana, Filomena. "Adaptação/Reinserção de adultos pouco escolarizados: boas práticas em Portugal". ATENA Editora, 2022.
    https:doi.org/10.22533/at.ed.90522120511
  17. Teresa Margarida Loureiro Cardoso; Maria Filomena Pestana Martins Silva Coelho. "FORMAÇÃO DOCENTE, CIDADANIA E LITERACIA DA INFORMAÇÃO NA ESCOLA: UMA DÉCADA DO “RATO DE BIBLIOTECA”". 2022.
    10.37572/EdArt_27082265110
  18. Teresa Margarida Loureiro Cardoso; Luciano Gamez; Maria Filomena Pestana Martins Silva Coelho. "REDE ACADÉMICA WEIWER® E COREOGRAFIAS DIDATICAS: QUE RELAÇÃO?". 2022.
    10.37572/EdArt_2508226374
  19. Luís Filipe de Amaral Costa; Teresa Margarida Loureiro Cardoso; Maria Filomena Pestana Martins Silva Coelho. "“O PENSAMENTO COMPUTACIONAL NO ECOSSISTEMA DA ESCOLA DIGITAL E VIRTUAL”: REFLEXÃO A PARTIR DA WIKIPÉDIA". 2022.
    10.37572/EdArt_27082264414
  20. Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Gamez, Luciano; Pestana, Filomena. "Rede Académica WEIWER® e coreografias didáticas: que relação?". Editora ARTEMIS, 2022.
    https://doi.org/10.37572/EdArt_2508226374
  21. Costa, Luís Filipe de Amaral; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Pestana, Filomena. "“O pensamento computacional no ecossistema da escola digital e virtual”: reflexão a partir da Wikipédia". Editora ARTEMIS, 2022.
    https://doi.org/10.37572/EdArt_27082264414
  22. Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Pestana, Filomena. "Formação docente, cidadania e literacia da informação na escola: uma década do “Rato de Biblioteca”". Editora ARTEMIS, 2022.
    https://doi.org/10.37572/EdArt_27082265110
  23. Teresa Margarida Loureiro Cardoso; Maria Filomena Pestana Martins Silva Coelho. "O PROGRAMA WEIWER® COMO NOVA ALFABETIZAÇÃO: CASOS À LUZ DE UMA TIPOLOGIA DE PRÁTICAS EDUCACIONAIS ABERTAS". 2022.
    10.37572/EdArt_16122271211
  24. Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Pestana, Filomena. "O programa WEIWER® como nova alfabetização: casos à Luz de uma tipologia de práticas educacionais abertas". Editora ARTEMIS, 2022.
    10.37572/EdArt_161222712
  25. Costa, Luís Filipe de Amaral; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Pestana, Filomena. ""Microsoft Teams” aplicado à docência: um projeto em pedagogia do eLearning". LE@D, Universidade Aberta, 2022.
    https://doi.org/10.34627/leadf.2022.5
  26. Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Pestana, Filomena; Pinto, João; Gamez, Luciano. "WEIWER®: ADN e cronologia de uma rede de investigação". LE@D, Universidade Aberta, 2022.
    https://doi.org/10.34627/leadw.2022.3
  27. Pestana, Filomena; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro. "Wikipédia, um recurso... aberto? educacional? global?". Imprensa da Universidade de Coimbra, 2022.
    https://doi.org/10.14195/978-989-26-2225-5
  28. Teresa Margarida Loureiro Cardoso; Maria Filomena Pestana Martins Silva Coelho. "O PAPEL DO EIXO ESTUDANTE/CONHECIMENTO NO TRIÂNGULO PEDAGÓGICO EM CONTEXTO DE BLENDED (E)LEARNING". 2021.
    10.37572/EdArt_18042131616
  29. Maria Filomena Pestana Martins Silva Coelho; Teresa Margarida Loureiro Cardoso. "META-ANÁLISE DA PÁGINA LUSÓFONA DO PROGRAMA WIKIPÉDIA NA UNIVERSIDADE: O QUE NOS DIZ A MACRO CATEGORIA REFERENCIAIS?". 2021.
    10.37572/EdArt_1912214843
  30. Teresa Margarida Loureiro Cardoso; Maria Filomena Pestana Martins Silva Coelho; Magda Sofia Castrelas Duarte. "AS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS EM REDE À LUZ DOS QUATRO PILARES DA EDUCAÇÃO: UMA UTOPIA GLOBAL?". 2021.
    10.37572/EdArt_1612214773
  31. Cardoso, Teresa; Pestana, Filomena. "Wikipédia, uma ferramenta de inclusão digital?". Artesanato Educacional, Ltda., 2021.
  32. Cardoso, Teresa; Pestana, Filomena. "O papel do eixo estudante/conhecimento no triângulo pedagógico em contexto de blended (e)learning". Editora ARTEMIS, 2021.
    10.37572/EdArt_180421316
  33. Cardoso, Teresa; Pestana, Filomena; Valpradinhos, Cândida; Costa, Isabel. "Tecnologias educacionais em rede e recursos educacionais abertos na formação de professores: utopia ou realidade". Pimenta Cultural, 2021.
    10.31560/pimentacultural/2121.384.62-81
  34. Costa, Luís Filipe De Amaral; Cardoso, Teresa; Pestana, Filomena. "“Microsoft Teams aplicado à docência”: planejamento de um curso de formação de professores". ATENA Editora, 2021.
    https://doi.org/10.22533/at.ed.540211612
  35. Cardoso, Teresa; Pestana, Filomena. "O Inquérito por questionário enquanto procedimento metodológico". ATENA Editora, 2021.
    https://doi.org/10.22533/at.ed.75521131212
  36. Cardoso, Teresa; Gamez, Luciano; Pestana, Filomena; Pinto, João. "A Wikipédia no Movimento da Educação Aberta: coreografia reflexiva a partir da Rede Académica Internacional WEIWER®". Editora Collaborativa, 2020.
Documento de trabalho
  1. Cardoso, Teresa; Pestana, Filomena; Pina, João Aragão e. 2019. "Assessing a b-learning teaching approach and students' learning preferences in higher education". http://hdl.handle.net/10400.2/8654.
Poster em conferência
  1. Pestana, Filomena. "A Wikipédia como Recurso Educacional Aberto: O 1.º Programa Wikipédia na Universidade". Trabalho apresentado em Ciência’18 “Encontro com a Ciência e Tecnologia em Portugal”., 2018.
  2. Pestana, Filomena. "A Wikipédia como Recurso Educacional Aberto: Um contributo para o Programa Wikipédia na Universidade.". Trabalho apresentado em Ciência’17 “Encontro com a Ciência e Tecnologia em Portugal”. FCT, 2017.
Relatório
  1. Pestana, Filomena. 2020. Relatório de Pós-Doutoramento em Educação a Distância e eLearning ; Programa Wikipédia na Universidade: meta-análise dos cursos da comunidade lusófona entre 2011 e 2018. http://hdl.handle.net/10400.2/10215.
  2. Pestana, Filomena. 2020. Relatório de Pós-Doutoramento em Educação a Distância e eLearning. http://hdl.handle.net/10400.2/10215.
  3. Cardoso, Teresa; Pestana, Filomena; Pina, João Aragão e. 2019. Assessing a b-learning teaching approach and students' learning preferences in higher education. http://hdl.handle.net/10400.2/8654.
Tese / Dissertação
  1. Santos, Natércia. "A Wikipédia como recurso educacional aberto: integração curricular no ensino profissional". Mestrado, 2024. http://hdl.handle.net/10400.2/15781.
  2. Santos, Natércia. "A Wikipédia como recurso educacional aberto: integração curricular no ensino profissional". Mestrado, 2024. http://hdl.handle.net/10400.2/15781.
  3. Costa, Luís Filipe de Amaral. "“Microsoft Teams aplicado à docência”: um projeto de formação e inovação pedagógica no ensino básico e secundário". Mestrado, 2021. http://hdl.handle.net/10400.2/11524.
  4. Reis, Ana. "INCoDe.2030, TIC e bibliotecas digitais: estudo de caso com alunos do ensino profissional". Mestrado, 2021. http://hdl.handle.net/10400.2/11255.
  5. "A Wikipédia como recurso educacional aberto: um contributo para o Programa Wikipédia na Universidade". Doutoramento, Universidade Aberta, 2018. https://repositorioaberto.uab.pt/handle/10400.2/7372.
  6. Pestana, Filomena. "A Wikipédia como recurso educacional aberto : práticas formativas e pedagógicas no ensino básico português". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10400.2/4721.
  7. "A Wikipédia como recurso educacional aberto : conceções e práticas de estudantes e professores no ensino superior online". Mestrado, 2014. https://repositorioaberto.uab.pt/handle/10400.2/3370.
  8. Pestana, Filomena. "Wikipédia no ensino superior: conceções e práticas de estudantes e professores". Licenciatura, 2012. http://hdl.handle.net/10400.2/16392.

Outros

Outra produção
  1. Aprendizagem digital para ‘(re)imaginar uma direção positiva para a educação’pós-covid”: uma ação de formação para professores. MeetUP23 – 2.º Encontro de Investigadores do LE@D “Inovação e Ciência”. Laboratório de Educação a Distância e E-Learning. Universidade Aberta. Lisboa. Comunicação apresentada no MeetUP23 – 2º Encontro de Investigadores do LE@D – Inovação e Ciência, Categoria Projetos, 27 de maio de 2023, Sessão B1 | https://eventos.uab.pt/meetup23/. 2023. Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Bastos, Glória; Pestana, Filomena; Rocha, Ana Paula; Casanova, Maria Prazeres; Beaton, Mhairi. http://hdl.handle.net/10400.2/14441.
  2. Educational projects on Wikipedia: examples of curricular integration in Portugal. Wikipedia, an open educational resource (OER) par excellence, can and should be integrated curricularly into elementary or basic education and higher education.. A Wikipédia, um recurso educacional aberto (REA) por excelência, pode e deve ser integrado curricularmente no ensino básico ou fundamental e no ensino superior.. Recurso educacional de suporte a unidades curriculares de cursos do Departam. 2018. Cardoso, Teresa; Pestana, Filomena. http://hdl.handle.net/10400.2/11035.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2023/11/30 Dos Recursos às Práticas Educacionais Abertas: a Literacia Wiki no Capital Digital 1.ª Conferência Regional das Ciências da Comunicação e de Informação: por uma comunicação dialógica e inter-compreensiva dos sujeitos
scola Superior de Jornalismo (Delegação Académica de Manica), Universidade Zambeze e Universidade de Licongo. (Chimoio, Moçambique)
2023/11/30 O ecossistema Wikimedia enquanto catalisador de competências de Literacias informacional e digital 1.ª Conferência Regional das Ciências da Comunicação e de Informação: por uma comunicação dialógica e inter-compreensiva dos sujeitos
Escola Superior de Jornalismo (Delegação Académica de Manica), Universidade Zambeze e Universidade de Licongo. (Chimoio, Moçambique)
2023/10/14 Inteligência Artificial e Competências de Literacia em Crianças e Jovens Seminário Internacional “Riscos da Educação”
Festival Literário Internacional de Óbidos - F(Ó)LIO, 12 a 22 de outubro de 2023 (Óbidos, Portugal)
2023/09/05 "Learning with the School Library": Mapping Technology Enhanced Learning Underpinnings Enhanced Eighteenth European Conference on Technology Enhanced Learning ECTEL
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2023/01/26 A Pesquisa que Ensina” na Escola: espaços educativos e atores do NEPSO XXX Colóquio AFIRSE Portugal 2023
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2022/12/16 A Wikipédia como Recurso Educacional Aberto: integração curricular no ensino profissional eL@IES - X Encontro de Instituições e Unidades de eLearning do Ensino Superior
O Laboratório de Educação a Distância e eLearning (LE@D, Universidade Aberta), a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e o Instituto Politécnico de Santarém (Lisboa, Portugal)
2022/10/13 Investigação em Rede e Ciência Aberta: A Experiência WEIWER® International Council for Educational Media ICEM22
Politécnico de Santarém. (Santarém, Portugal)
2022/10/13 A Pesquisa que Ensina na Escola: a dimensão pedagógica nos projetos Vox Populi. International Council for Educational Media ICEM22 - Simpósio
Politécnico de Santarém. (Santarém, Portugal)
2022/09/05 A Wikipédia como agregador e catalisador de competências para o século XXI. Pensar a (na) escola em contexto de transição digital: discutir princípios e práticas; desenhar futuros mais promissores inserido NO CICLO DE CONFERÊNCIAS PENSAR A(NA) ESCOLA EM CONTEXTO DE TRANSIÇÃO DIGITAL: DISCUTIR PRINCÍPIOS E PRÁTICAS; DESENHAR FUTUROS MAIS PROMISSORES
CFAE Centro de formação António Sérgio – Lisboa. (Online, Portugal)
2022/06/30 Microsoft Teams no Ensino Básico e Secundário: um projeto inovador de formação. VIII Conferência Ibérica de Inovação na Educação com TIC - ie TIC2022
O consórcio IPB/USAL/UAberta/UCM (Bragança, Portugal)
2022/05/12 Wikipédia no Currículo: Utopia ou Realidade? PROEC (Pró-reitoria de Extensão e Cultura. UNIFESP.
Universidade Federal de São Paulo. (Online, Brasil)
2022/03/19 Meta-análise da página lusófona do Programa Wikipédia na Universidade: o que nos diz a categoria meso atores? LE@D, MEET.UP22
LE@D, Laboratório de Educação a Distância e eLearning (Lisboa, Portugal)
2022/02/10 A Wikipédia no Ensino Superior, como avaliar? Ciclo de Webinares “Ensinar e Aprender: Desafiando as Capacidades Docentes”
CESPU Instituto Politécnico de Saúde do Norte (Online, Portugal)
2021/11/26 "Microsoft Teams aplicado à Docência”: um curso de formação no uso de plataformas educativas em regime b-learning para o ensino básico e secundário. 9.º Congresso Olhares sobre a Educação/2nd International Congress Perpspectives on Education,
Escola Superior de Educação de Viseu (Viseu, Portugal)
2021/09/17 Microsoft Teams como Inovação Científico-Pedagógica: Um Projeto de Educação e Formação. XII Conferência Internacional de TIC na Educação, Challenges 2021 – Desafios Do Digital.
Universidade do Minho (Online, Portugal)
2021/09/16 Wikipédia, um locus de (des)encontros entre agentes humanos e não humanos? XIV Congresso Luso-Afro-Brasileiro, Utopias pós-crise / 3º Congresso da Associação Internacional de Ciências Sociais e Humanas de Língua Portuguesa
Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
2021/07/06 Elearning and collaboration practices in middle and high school: a teacher training project. Edulearn21 Conference
International Academy of Technology, Education and Development (Online, Espanha)
2021/07/06 Curricular integration of Portugal INCoDe.2030: a proposal for professional education. Edulearn21 Conference
International Academy of Technology, Education and Development (online, Espanha)
2021/04/17 Bibliotecas digitais no ensino profissional: um projeto de formação. V ENJIE, Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação
Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) da Universidade de Aveiro/ Laboratório de Educação a Distância e e-Learning (LE@D) da Universidade Aberta, em articulação
2021/04/16 B-learning e práticas colaborativas no Ensino Básico e Secundário: um curso de formação. V ENJIE, Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação
Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) da Universidade de Aveiro/ Laboratório de Educação a Distância e e-Learning (LE@D) da Universidade Aberta, em articulação (Online, Portugal)
2020/11/24 Integração Curricular do Portugal INCoDe.2030: uma proposta de formação no Ensino professional. VIII Seminário Nacional Investigando Práticas de Ensino (SNIPE) e VI Seminário Internacional de Práticas Pedagógicas Inovadoras (SIPPI)
Sistema de Ensino Positivo (Online, Brasil)
2020/10/21 Wikipedia In University programme: What does the meta-analysis of the courses’ page tell us? Research Workshop Programme – EDEN RW11 Lisbon 2020
European Distance and e-learning Network (Online, Portugal)
2020/10/20 Wikipedia belongs to education? A pedagogical model to sustaintit! Creative Commons Virtual Global Summit
Creative Commons (Online, Estados Unidos)
2020/09/14 A Wikipédia e Educação Aberta: uma coreografia dialógica-reflexiva. 26.º CAIED (Congresso Internacional ABED) - Mesa Redonda.
Associação Brasileira de Educação a Distância (online, Brasil)
2020/09/11 SPCE20, XV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, 10 a 12 de setembro (Online). Comunicação “A Wikipédia no ensino Superior: que práticas?” com Teresa Cardoso. SPCE20, XV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação
Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (Coimbra, Portugal)
2020/07/06 Wikis, Education & Research: the International Academic Network WEIWER®” dulearn20, 12th International Conference on Education and New Learning Tecnhologies
International Academy of Technology, Education and Development (Palma, Espanha)
2020/07/02 A Wikipédia no Movimento da Educação Aberta. TEO - Webinar
Tecnologias Educacionais Online (Online, Brasil)
2020/06/22 Wikipedia, a Sociotechnical Resource? European Distance and E-Learning Network (EDEN) Annual Conference
West University of Timi¿oara (Online, Roménia)
2019/10/27 Mobile Learning, Wikis & CBL. III Congresso Nacional de Ciências Biomédicas Laboratoriais - Workshop.
Escola Superior de Tecnologia da Saúde (Lisboa, Portugal)
2019/07/02 Assessing a B-Learning Teaching Approach and students’ Learning Preferences in Higher Education Edulearn19, 11th International Conference on Education and New Learning Tecnhologies
International Academy of Technology, Education and Development (Palma, Espanha)
2019/05/14 Wikipédia, um sistema sócio-técnico? Challenges 2019, desafios da Inteligência Artificial
Instituto de Educação da Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2019/04/30 Wikipédia um recurso digital intergeracional Colóquio “Intergeracionalidade, Media e Educação”
Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
2019/04/06 Wikipédia Ferramenta de Educação/Formação? Futurália 2019 - Workshop
Futurália (Lisboa, Portugal)
2019/03/20 A Wikipédia como Recurso Educacional Aberto: que possibilidades de integração curricular? International Wiki Scientific Conference
Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2019/03/12 Rede académica WEIWER: a Wikipédia como objeto de estudo? II IWSC – 2nd Internacional Wiki Science Conference
Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Porto)
2019/02/08 A Wikipédia no Ensino Superior: como avaliar? Congresso Internacional sobre Avaliação no Ensino Superior
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2018/09/21 Competências Digitais, Qualificação e Empregabilidade: construção de um corpus de análise a partir do InCoDe.2030. XVII Congresso de História da Educação do Ceará
Universidade Federal do Ceará (Ceará, Brasil)
2018/09/07 Modelos e Tendências Evolutivas nos Sistemas Educativos Europeus: o impacto das TIC. ticEduca 2018 – V Congresso Internacional TIC e Educação
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2018/04/18 Wikipédia como REA: integração curricular e Wikificação. 7ª. Conferência Internacional do Mestrado em Pedagogia do eLearning – myMPEL’7 - Workshop
Universidade Aberta. (Lisboa, Portugal)
2018/02/17 A Wikipédia como Recurso Educacional Aberto: que possibilidades de integração curricular? Formações NEPSO e Rato de Biblioteca 2017/2018.
Fundação Vox Populi (Lisboa, Portugal)
2018/02/05 Wikipédia como recurso educacional aberto no ensino superior: utopia ou realidade? I Encontro Luso-Brasileiro de Educação e Tecnologias
Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2017/11/17 Teste em duas fases, Autorreflexão e Pensamento Crítico: Uma proposta de Avaliação Alternativa. Congresso Internacional de Avaliação das Aprendizagens e Sucesso Escolar.
Universidade do Minho. (Braga, Portugal)
2017/11/11 Projetos Educacionais na Wikipédia: do ensino básico ao ensino superior, exemplos de integração curricular em Portugal. 1st International Scientific Conference.
Universidade Federal Fluminense. (Niterói, Brasil)
2017/07/13 A Wikipédia como Recurso Educacional Aberto: que perceções no Ensino Superior Online? CNaPPES.17 “Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior”.
Instituto Politécnico de Setúbal. (Setúbal, Portugal)
2017/06/02 A Wikipédia como Recurso Educacional Aberto: Um contributo para o Programa Wikipédia na Universidade I ENJIE “Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação”
Instituto de Educação da Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2017/05/09 Utilização da Wikipédia por Estudantes: Um estudo Exploratório no Ensino Superior Online X Conferência Internacional de TIC na Educação
Instituto de Educação da Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2017/02/04 Práticas Formativas e Pedagógicas de Integração Curricular da Wikipédia no Ensino Básico Português Colóquio da AFIRSE Portugal. A escola: dinâmicas e atores.
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2016/10/07 A Wikipédia como Recurso Educacional Aberto: Que Possibilidades de Integração no Ensino Superior Online? XIII Congresso SPCE "Fonteiras, diálogos e transições na Educação”
Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. (Viseu, Portugal)
2016/09/09 Utilização da Wikipédia por Professores: um estudo exploratório no ensino superior online ticEduca 2016 – IV Congresso Internacional TIC
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2015/10/12 A Wikipédia como Recurso Educacional Aberto: Práticas Formativas e Pedagógicas no Ensino Básico em Portugal Conferência Online de Informática Educacional (3ª. Edição).
Universidade Católica Portuguesa. (Online, Portugal)
2015/05/14 Conceções de Estudantes acerca da Wikipédia: um estudo exploratório no ensino superior online IX Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação.
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2015/03/07 A Wikipédia como Recurso Educacional Aberto: conceções e práticas de estudantes e professores no ensino superior online. MyMPEL – 5.ª Conferência do Mestrado em Pedagogia do eLearning.
Universidade Aberta (Lisboa, Portugal)
2015/03/07 A Wikipédia como Recurso Educacional Aberto: conceções e práticas de estudantes e professores no ensino superior online 5.ª Conferência do Mestrado em Pedagogia do Elearning – myMPeL.
Universidade Aberta (Lisboa, Portugal)
2014/11/15 Conceções de Professores acerca da Wikipédia: um estudo exploratório no ensino superior online III Encontro Internacional TIC e Educação «Aprendizagem Online» – ticEDUCA
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2022 - Atual A Wikipédia como recurso de ensino e aprendizagem no ensino superior em Moçambique: estudo de caso num curso de Biblioteconomia e Documentação
Coorientador
Mestrado em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares (Mestrado)
2022 - Atual O "Clube da Wikipédia" como ecossistema de desenvolvimento digital com a BE: estudo de caso no ensino básico do distrito de Setúbal
Coorientador
Mestrado em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares (Mestrado)
2022 - Atual O "Clube da Wikipédia" como ecossistema de desenvolvimento digital com a BE: estudo de caso no ensino básico no distrito de Viana do Castelo
Coorientador
Mestrado em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares (Mestrado)
2022 - 2024 A Wikipédia como recurso educacional aberto: integração curricular no ensino profissional
Coorientador
Mestrado em Pedagogia do Elearning (Mestrado)
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
2020 - 2021 Microsoft Teams aplicado à docência: um projeto de formação e inovação pedagógica no ensino básico e secundário
Coorientador
Mestrado em Pedagogia do Elearning (Mestrado)
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
2019 - 2021 INCoDe.2030, TIC e bibliotecas digitais: estudo de caso com alunos do ensino profissional
Coorientador
Mestrado em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares (Mestrado)
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2024/02/09 A Wikipédia como recurso educacional aberto: integração curricular no ensino profissional
Vogal
Natércia Santos (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2023/02 - 2023/07 Intervenção psicoeducativa de carreira a distância, empregabilidade e equidade social no acesso ao mercado de trabalho. Módulo 0: Ambientação online Módulo 1: Exploração de carreira e Conhecimento do mercado de trabalho Módulo 2: Expertise profissional, Competências transversais e Aprendizagem contínua Módulo 3: Suporte institucional e Redes de contactos Módulo 4:Clareza e Confiança na carreira Módulo 5: Conclusão do portefólio e encerramento Programa Boost 4 Career Universidade do Minho, Portugal

Universidade Aberta, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2017 - Atual APDSI - Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação Membro do grupo de trabalho “Competências digitais, Qualificações e Empregabilidade”

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2019 - Atual Membro do Conselho Científico do Laboratório de Educação a Distância e eLearning
Membro
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
2019/03/11 - 2019/03/13 Membro da Comissão Científica do IWSC 2019: International Wiki Scientific Conference
Membro
Universidade do Porto, Portugal
2017/03/08 - 2017/03/10 I IWSC - I Internacional Wikipedia Science Conference Membro da Comissão Científica
Membro
Universidade Federal Fluminense, Brasil
Distinções

Prémio

2020 Champion Project of the WORLD SUMMIT ON THE INFORMATION SOCIETY - ITU - Wikis, Education & Research - na categoria e-science
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
2019 Carta de Mérito /Universidade Aberta, Portugal
Universidade Aberta, Portugal