Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Diana Alexandra Ribeiro Pereira
Nomes de citação
- Pereira, Diana
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 1A1E-14D9-895E
- ORCID iD
- 0000-0002-3550-1855
Endereços de correio eletrónico
- dianapereira@ie.uminho.pt (Profissional)
- dianapereira@ie.uminho.pt (Profissional)
Moradas
- Universidade do Minho - Centro de Investigação em Estudos da Criança. Campus de Gualtar, 4710-378, Braga, Braga, Portugal (Profissional)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Inglês | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | |
Espanhol; Castelhano | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | |
Catalão | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2017 - 2019
Concluído
|
Postdoctoral Studies on Educational Sciences. (Pós-doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
|
2016
Concluído
|
Doctorate in Educational Sciences - European Doctorate (Doutoramento)
Especialização em Curricular Development
Universidade do Minho, Portugal
"Assessment in Higher Education and Quality of Learning: Perceptions, Practices and Implications." (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Approved with the final grade of very good. |
2011
Concluído
|
Masters in Educational Sciences (Mestrado)
Especialização em Evaluation
Universidade do Minho, Portugal
"Assessment in higher education in the students' perspectives: an exploratory study" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
17 valores |
2008
Concluído
|
Degree in Education (Licenciatura)
Universidade do Minho, Portugal
"Assessment of learning in the light of the Bologna Process: contribution to its analysis in the Engineering and Technology
Courses." (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
15 valores |
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2020/02 - Atual | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade do Minho, Portugal |
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2015 - 2015 | Representante dos alunos de Doutoramento no Conselho Pedagógico | Universidade do Minho, Portugal |
Instituto de Educação, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2020 - Atual | Doctoral Researcher - Individual Scientific Employment Stimulus - 2018 | Universidade do Minho, Portugal |
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal | ||
2019 - 2020 | Doctoral Researcher in the project "Investigating school leadership in student outcomes PTDC/CED-ED6/28570/2017. Funded by FCT. Coordination: Professor Maria Assunção Flores | Universidade do Minho, Portugal |
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal | ||
2017/05/01 - 2019/05/01 | Postdoctoral Studies on Educational Sciences. Project: Conceptions and Practices of Assessment: a study with undergraduate students and university teachers". | Universidade do Minho, Portugal |
2017/04/01 - 2019/04/01 | Researcher (research scholarship). Project “Assessment in Higher Education: the potential of alternative methods". PTDC/MHC-CED/2703/2014. Funded by FCT | Universidade do Minho, Portugal |
2016/05/01 - 2016/09/01 | Researcher (research scholarship). Project GCIO (Programme for Excelence in Government in Colombia) funded by the United Nations University - Operating Unit on Policy-Driven Electronic Governance | Universidade do Minho, Portugal |
2012/01/01 - 2016/01/01 | Doctoral Scholarship funded by the Portuguese Foundation for Science and Technology. Reference: (SFRH/BD/76175/2011). | Universidade do Minho, Portugal |
2014/09/01 - 2014/12/01 | European Doctorate and International Cooperation: It was developed a period of research in Sweden, at the Mälardalen University. | Malardalens Hogskola Campus Eskilstuna, Suécia |
2010/09/01 - 2011/12/31 | Researcher (research scholarship). Research Centre in Education University of Minho. "The theoretical and practical construction of the curriculum in formal, non-formal and informal contexts”. | Universidade do Minho, Portugal |
2008/11/26 - 2009/05/31 | Transnational internship in the context of Leonardo da Vinci Programme. Area of Human Resources Management. Iman Temporing E.T.T, Barcelona, Spain. | Iman Temporing, Espanha |
2007/10/01 - 2008/05/01 | Graduate degree internship in Education, Specialization in Human Resources and Training Management. Engineering Courses Council of University of Minho | Universidade do Minho, Portugal |
Projetos
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2024 - Atual | OBSERVATORY SOS Attendance'
Ref. 2022-1-ES01-KA220-SCH-000088733
Investigador
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
|
|
2020 - Atual | Assessment in Basic and Secondary Education: teachers' practices and conceptions of internal and external assessment in Portuguese
schools" - Avaliação no Ensino Básico e Secundário: práticas e conceções dos professores acerca da avaliação interna e externa
nas escolas portuguesas"
(CEECIND/03157/2018)
Investigador responsável
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
2019/07 - Atual | IMPACT-Investigating the Impact of School Leadership on Pupil Outcomes |Investigando os efeitos das lideranças escolares nos
resultados dos alunos
(PTDC/CED-EDG/28570/2017)
Investigador
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
2018/10/01 - 2022/09/30 | Investigando os efeitos das lideranças escolares nos resultados dos alunos
PTDC/CED-EDG/28570/2017
Universidade do Minho, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2023 - Atual | Narrativas sobre a profissão docente
sem financiamento
Investigador
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
|
|
2021 - Atual | O ensino em tempos de pandemia (um ano depois?) um estudo com professores dos ensinos básico e secundário |Teaching in pandemic
times (one year after?) a study with basic and secondary teachers|
UIDB/00317/2020 e UIDP/00317/2020
Investigador
|
Em curso
|
2017 - Atual | Teachers’ Collaborative Professional Learning in Portugal and Chile"
0555900001,
Outra
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
|
Em curso
|
2020 - 2021 | Novos contextos, novas exigências e experiência docente em tempos de pandemia: um estudo internacional. | New contexts, new
demands and teaching experience in pandemic times: an international study
UIDB/00317/2020 e UIDP/00317/2020
Investigador
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
|
|
2020 - 2021 | Aprendizagem a distância em tempos de Covid-19: um estudo com alunos do ensino superior. |Distance learning in times of Covid-19:
a study with higher education students|
UIDB/00317/2020 e UIDP/00317/2020
Investigador
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
|
|
2020 - 2021 | Ensino e avaliação a distância em tempos de Covid-19 nos ensinos básico e secundário em Portugal |Distance learning and assessment
in Covid-19 times in basic and secondary education in Portugal|
UIDB/00317/2020 e UIDP/00317/2020
Investigador
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
|
|
2017 - 2019/04 | Avaliação no Ensino Superior: o potencial dos métodos alternativos” – (Assessment in Higher Education: the potential of alternative
methods)
PTDC/MHC-CED/2703/2014
Bolseiro de Investigação
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
2016 - 2016 | Project “GCIO (Programme for Excelence in Government in Colombia). United Nations University
GCIO.CO-BIM-Ref02
Bolseiro de Investigação
Universidade do Minho Centro ALGORITMI, Portugal
|
Concluído
|
2014 - 2015 | Melhorar as aprendizagens através da avaliação: o potencial dos métodos centrados nos alunos no contexto do Ensino Superior”
(Improving learning through assessment: the potential of student-centered methods in the context of higher education).
(Refª 58/ID/2014)
Outra
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
|
Concluído
|
2011 - 2011 | Project “Formação Inicial de Professores: Perspetivas e realidades” (Initial Teacher Training: Perspectives and Realities)
Child Studies Centre (CIEC).
Outra
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
|
Concluído
|
2011 - 2011 | RDC Interim Meeting “Research and Development Centre – Curricula in Teacher Education”. Association for Teacher Education
in Europe (ATEE)
Association for Teacher Education in Europe (ATEE)
Outra
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
|
Concluído
|
2010 - 2010 | TEMPUS - Higher Education System Development for Social Partnership Improvement and Humanity Sciences Competitiveness - 2010.
159338-TEMPUS-1-2009-1-LV-TEMPUS-SMHES).
Outra
|
Concluído
|
2010 - 2010 | "Happiness in Teacher Education"
Research Center for Psychology in Education,
Outra
Reseach Center for Psychology in Edutcation, Levinsky College - Tel Aviv, Israel, Israel
|
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Documento de trabalho |
|
Edição de livro |
|
Livro |
|
Poster em conferência |
|
Resumo em conferência |
|
Tese / Dissertação |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2023/07 | Reflection and implementation of formative assessment practices: classroom experiences. |
Universidade Católica Portuguesa (Porto, Portugal)
|
2023/06/29 | Professores focados na reflexão e implementação de práticas de avaliação formativa: experiências em sala de aula - Teachers focused on reflection and implementation of formative assessment practices: classroom experiences | 5th International Seminar Education, Territories and Human Development. Universidade Católica, Porto.
Universidade Católica (Porto, Portugal)
|
2023/06 | Professores focados na reflexão e implementação de práticas de avaliação formativa. Mostra de Projetos do Dia do CIEC, Instituto de Educação, 29 de junho de 2023. | |
2023 | Teacher learning in times of covid-19 pandemic: findings from a national survey conducted in Portugal | ATEE Winter Conference, 26-28 de Outubro
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2022/08 | Assessment in Basic and Secondary Education in Portugal. |
(Yerevan, Arménia)
|
2022/07 | Ensino remoto durante a pandemia: Lições aprendidas a partir da experiência de professores portugueses - Remote teaching during the pandemic: Lessons learned from the experience of Portuguese teachers |
(Porto, Portugal)
|
2022/02/10 | Liderança escolar: perspetivas dos diretores sobre o trabalho docente | School leadership: principals´perpectives on teachers work| | XXIXº Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE - A educação e os desafios da sociedade contemporânea
(Lisboa, Portugal)
|
2022 | Atores e práticas de liderança: perspetivas de diretores [Leadership actors and practices: principals' perspectives] |
(Lisboa, Portugal)
|
2022 | Portuguese principals’ views of leadership: A quantitative study | |
2022 | As Provas de Aferição no quadro das políticas e práticas de avaliação externa dos alunos: um estudo com diretores. | |
2019 | Métodos e práticas de avaliação no ensino superior: um estudo com alunos universitários. |Assessment methods and practices in higher education: a study with university students| | Porto International Conference on Research in Education (ICRE),
(Porto, Portugal)
|
2019 | Assessment methods in Higher Education: A study of university students. | European Conference on Educational Research, ECER
(Hamburgo, Alemanha)
|
2018/07 | PRÁTICAS DE AVALIAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO COM PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS |ASSESSMENT PRACTICES IN HIGHER EDUCATION: A STUDY WITH UNIVERSITY TEACHERS| | 5º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior
(Braga, Portugal)
|
2017/11 | Métodos de avaliação no Ensino Superior: um estudo em cinco universidades públicas |Assessment methods in Higher Education: a study in five public universities.| | I Congresso Internacional de Avaliação das Aprendizagens e Sucesso Escolar (CIAASE)
(Braga, Portugal)
|
2017/08 | Students’ Perceptions of Assessment in Higher Education: Findings from Ongoing Research. | 35th Aerospace Sciences Meeting and Exhibit
American Institute of Aeronautics and Astronautics (Copenhagen, Dinamarca)
|
2017/08 | Conceptions and Experiences of Assessment in Higher Education: An Empirical Study in Five Public Portuguese Universities | The European Conference on Educational Research (ECER)
(Copenhagen, Dinamarca)
|
2017/08 | Feedback and assessment in Higher Education: A study of undergraduate students | The European Conference on Educational Research (ECER)
(Copnhagen, Dinamarca)
|
2017/08 | Assessment for Learning in Higher Education: Potential and Constraints from the Students’ Points of View. | Biennial Conference of the European Association for Research on Learning and Instruction (EARLI)
(Tampere, Finlândia)
|
2017/08 | Assessment and feedback in Higher Education: Findings from an empirical study in Portugal. | Biennial Conference of the European Association for Research on Learning and Instruction (EARLI)
(Tampere, Finlândia)
|
2017/07 | Perceptions of Portuguses undergraduate students about assessment: a study in five public universities | Meeting of the 18th Biennial Conference on Teachers and Teaching (ISATT)
(Salamanca, Espanha)
|
2017/07 | Aprendizagem profissional colaborativa de professores: um estudo de caso num estabelecimento de ensino privado. |Collaborative professional learning of teachers: a case study in a private educational establishment| | Porto International Conference on Research in Education (ICRE),
(Porto, Portugal)
|
2017/07 | Conceptions and practices of assessment in Higher Education: a study of Portuguese university teachers. | Porto International Conference on Research in Education (ICRE)
(Porto, Portugal)
|
2017/06 | A Avaliação no Ensino Superior na Perspetiva dos Estudantes: Um Estudo em Cinco Universidades Públicas Portuguesas.|Assessment in Higher Education from the Perspective of Students: A Study in Five Portuguese Public Universities.| | V Congresso Internacional de Docência Universitária (CINDU)
(Vigo, Espanha)
|
2017 | Como veem os alunos o papel das UC Integradoras na sua aprendizagem? Relato de uma experiência em Engenharia Mecânica. |How do students see the role of Integrating Curricular Units in their learning? Report of an experience in Mechanical Engineering.| National Congress of Pedagogical Practices in Higher Education (CNaPPES) | 4.º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior (CNaPPES)
(Setúbal, Portugal)
|
2016/08 | Perceptions of Portuguese undergraduate students about assessment: a study in five public universities | The European Conference on Educational Research (ECER)
(Dublin, Irlanda)
|
2016/07 | A eficácia e a relevância do feedback no ensino superior: um estudo com alunos universitários. |The effectiveness and relevance of feedback in higher education: a study with university students.| - 3º National Congress of Pedagogical Practices in Higher Education (CNaPPES). | 3º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior (CNaPPES).
(Lisboa, Portugal)
|
2016/07 | Perceções de alunos universitários sobre avaliação das aprendizagens: um estudo em cinco universidades públicas portuguesas |University students' perceptions of assessment: a study in five Portuguese public universities| | 8th International Symposium on Project Approaches in Engineering Education (PAEE
(Guimarães, Portugal)
|
2016/01 | Avaliação no ensino superior: um estudo com docentes universitários. |Assessment in higher education: a study with university teachers| - 28º ADMEE-Europe International Colloquium | 28ª Colóquio Internacional da ADMEE- Europe |
2015/11 | Assessment practices in Higher Education: A study of Portuguese students and teachers. | The European Conference on Educational Research
(Budapest, Hungria)
|
2015/07 | O processo de Bolonha e as práticas de avaliação no ensino superior: um estudo com professores universitários. |The Bologna process and assessment practices in higher education: a study with university teachers.| | 2º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior (CNaPPES)|2nd National Congress of Pedagogical Practices
in Higher Education|
(Leiria, Portugal)
|
2014/09 | Assessment in Higher Education after the Bologna process: challenges, changes and difficulties from the perspective of university teachers. | The European Conference on Educational Research (ECER)
(Porto, Portugal)
|
2014/07 | Avaliação no Ensino Superior e desenvolvimento da autonomia dos estudantes: um estudo com professores universitários. |Assessment in Higher Education and development of student autonomy: a study with university teachers.| 6º GTPA meeting. Pedagogy for Autonomy Working Group. | 6º Encontro do GTPA. Grupo de Trabalho Pedagogia para a Autonomia.
(Braga, Portugal)
|
2013/11 | Avaliação no ensino superior: perceções e experiências de docentes em cinco universidades públicas portuguesas. |Assessment in higher education: perceptions and experiences of teachers in five Portuguese public universities.| II Luso-Brazilian Meeting on Teaching Work and Training. | II Encontro Luso Brasileiro sobre Trabalho Docente e Formação.
(Porto, Portugal)
|
2013/07 | How do student teachers look at their initial teacher education? Findingd from an empirical study. | 16 th Biennial Conference on Teachers and Teaching (ISATT)
(Ghent, Bélgica)
|
2013/01 | A formação inicial de Professores vista por estudantes: um estudo na Universidade do Minho |Teachers initial training s seen by students: a study at the University of Minho| | XX Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE
(Lisboa, Portugal)
|
2012/06 | A avaliação das aprendizagens no ensino superior na perspetiva dos estudantes | Assessment in higher education from the perspective of students | VII Iberoamerican Congress of University Teaching. | VII Congresso Iberoamericano de Docência Universitária.
(Porto, Portugal)
|
2012/02 | A avaliação das aprendizagens no Ensino Superior: a perspetiva dos estudantes. | XIX Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE.
(Lisboa, Portugal)
|
2012/02 | A entrada num curso de Ensino: motivações e expetativas dos alunos futuros professores. |Entry into a teaching programme: motivations and expectations of future teachers students.| | XIX Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE
(Lisboa, Portugal)
|
2011/08 | Becoming a Teacher in Challenging Times: Findings from Research Carried out in Portugal | 6th Annual Conference of the Association for Teacher Education in Europe
(Riga, Letónia)
|
2011/07 | Students' Perceptions about Assessment in Higher Education: Findings from Ongoing Research | 55th World Assembly International Council on Education for Teaching (ICET 2011)
(Glasgow, Reino Unido)
|
2011/07 | Bologna Process and its Implications: What does the Research Literature Tell us?. | 55th World Assembly International Council on Education for Teaching (ICET 2011). 1
(Glasgow , Reino Unido)
|
2011/07 | Assessment in Higher Education | 15th Biennial of the International Study Association on Teachers and Teaching (ISATT)
(Braga, Portugal)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2022 - Atual | COVID-19, Avaliação e Inovação de Práticas Curriculares: Um estudo misto no ensino básico' | Assessment and Innovation of
Curriculum Practices: a mixed study in Basic Education| (2021.04753.BD)
Coorientador de Luis Carlos Gonçalves Costa
|
Doutoramento em Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2020 - Atual | A AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS NO CONTEXTO DA AUTONOMIA E FLEXIBILIDADE CURRICULAR: A PERSPETIVA DOS DIRETORES, DAS LIDERANÇAS
INTERMÉDIAS E DOS PROFESSORES | Assessment in the context of autonomy and curricular flexibility: principals' perceptions
of leadership and teachers |
Coorientador
|
Doutoramento em Ciências da Educação (Doutoramento) |
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2024 - 2024 | Coordination of "Ciência ao Café" -Research centre on Child Studies Public: researchers and doctoral students Research
community (2023 - 2023)
Oficina (workshop)
|
Universidade do Minho, Portugal |
2024 - 2024 | 35e Colloque de l’Association pour le Développement des Méthodologies d’Évaluation en Éducation-Europe, ADMEE 2024 (2024 - 2024)
Conferência (Membro da Comissão Científica)
|
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal |
2024 - 2024 | 65th ICET World Assembly 2024 (2024 - 2024)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
|
Universidade do Minho, Portugal |
2023/10/26 - 2023/10/29 | Membro da Comissão organizadora da ATEE Winter Conference 2023, Universidade do Minho, 26-29 de outubro de 2023. https://ateewinterconferen.wixsite.com/2023/scientific-committee
(2023 - 2023)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal |
2023 - 2023 | Member of organising committe - IV Jornadas de Reflexão Currículo, Avaliação e Profissão Docente / Reflection Days Curriculum, Assessment and Teaching Profession (2023 - 2023) | |
2023 - 2023 | Coordination of "Ciência ao Café" -Research centre on Child Studies Public: researchers and doctoral students Research community (2023 - 2023)
Oficina (workshop)
|
Universidade do Minho, Portugal |
2023 - 2023 | Membro da Comissão organizadora das IV Jornadas de Reflexão Currículo, Avaliação e Profissão Docente, Universidade do Minho,
2023. https://jornadasdereflexao.wixsite.com/2023 (2023 - 2023)
Outro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal |
2022/09/13 - 2022/09/15 | Membro da Comissão organizadora da 1st International Conference in Child Studies (ICCS) ‘Researching children’s worlds and
lived realities in uncertain times’. Universidade do Minho, 13-15 de setembro de 2022. coorganizado com a Universidade de
Sullfok no Reino Unido. https://childstudiesconference.com/organisation-2/ (2022 - 2022)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal |
2022 - 2022 | III Jornadas de Reflexão Currículo, Avaliação e Profissão Docente / Reflection Days Curriculum, Assessment and Teaching Profession
(2022 - 2022) (2022 - 2022)
Outro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal |
2022 - 2022 | Coordination of "Ciência ao Café" -Research centre on Child Studies Public: researchers and doctoral students (2022 - 2022) | |
2021/02 - 2021/02 | II Jornadas de Reflexão Currículo, Avaliação e Profissão Docente / Reflection Days Curriculum, Assessment and Teaching Profession (2021/02 - 2021/02) (2021 - 2021) | |
2021/01 - 2021/01 | Webinar - Liderança das Escolas em Tempos de Pandemia / School Leadership During Pandemic (2021 - 2021) (2021 - 2021) | |
2020/02 - 2020/02 | I Jornadas de Reflexão Currículo, Avaliação e Profissão Docente / Reflection Days Curriculum, Assessment and Teaching Profession (2020/02 - 2020/02) (2020 - 2020) | |
2020 - 2020 | Webinar - Novos contextos, novas exigências experiência docente em tempos de pandemia: Um estudo internacional / Online learning in times of COVID-19: A study with higher education students (2020 - 2020) (2020 - 2020) | |
2020 - 2020 | Webinar - Aprendizagem online em tempos de COVID-19: Um estudo com alunos do Ensino Superior / Online learning in times of COVID-19: A study with higher education students (2020 - 2020) Seminário (Membro da Comissão Organizadora) (2020 - 2020) | |
2020 - 2020 | Webinar - Ensino e Avaliação à distância em tempos de COVID-19: Um estudo no ensino básico e secundário / Distance learning and assessment in COVID-19 times in basic and secondary education in Portugal (2020 - 2020) (2020 - 2020) | |
2019 - 2019 | Member of organization comitee of International Congress on Assessment in Higher Education "Congresso Internacional sobre
Avaliação no Ensino superior", february, 2019, University of Minho, Braga, Portugal (2019 - 2019)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Minho, Portugal |
2018 - 2018 | Scientific Committee of PAEE/ALE'2018 (2018 - 2018) | |
2018 - 2018 | TEPE Conference 2018, annual conference of the Teacher Education Policy in Europe (TEPE) network (2018) "Recruiting and Educating the Best Teachers: Policy, Professionalism and Pedagogy" (2018/05/17 - 2018/05/19) (2018) | |
2017 - 2017 | Member of organization comitee of "I Congresso Internacional de Avaliação das Aprendizagens e Sucesso Escolar (CIAASE)"| I
International Congress on Assessment of Learning and Academic Success (CIAASE)| november 2017, University of Minho, Braga,
Portugal (2017 - 2017)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
2017 - 2017 | Member of organization comitee of "Seminário Qualidade na Investigação-Ação: Ética, Participação e Democratização do Conhecimento"| Quality in Action Research seminar: Ethics, Participation and Democratization of Knowledge| in the scope of Collaborative Action Research Network (CARN) and of Network Estreiadiálogos, may 2017, University of Minho, Braga, Portugal (2017 - 2017) | |
2017 - 2017 | Member of organization comitee of "II Colóquio Desafios Curriculares e Pedagógicos na Formação de Professores", |I Colloquium on Curricular and Pedagogical Challenges in Teacher Training" september 2017, University of Minho, Braga, Portugal (2017 - 2017) | |
2016 - 2016 | Scientific Committee of PAEE/ALE'2016 (2016 - 2016) | |
2015 - 2015 | Member of organization comitee of "Collaborative Action Research Network (CARN) - Action Research Across Disciplinary Settings: Challenges for change and empowerment", november 2015. Braga, Portugal. (2015 - 2015) | |
2015 - 2015 | Member of organization comitee of "Colóquio Desafios Curriculares e Pedagógicos na Formação de Professores", |Colloquium Curricular and Pedagogical Challenges in Teacher Training| may 2015. University of Minho, Braga, Portugal. (2015 - 2015) | |
2014 - 2014 | Member of organization comitee of "II Seminário sobre Profissionalismo Docente e Liderança e o Encontro da Rede International Teacher Leadership (ITL)",| I Seminar on Teacher Professionalism and Leadership and the Meeting of the International Teacher Leadership Network (ITL)"| may 2014. University of Minho, Braga, Portugal (2014 - 2014) | |
2013 - 2013 | Member of organization comitee of "II Seminário sobre Profissionalismo Docente e Liderança", |II Seminar on Teaching Professionalism and Leadership| february 2013. University of Minho, Braga, Portugal. (2013 - 2013) | Universidade do Minho, Portugal |
2012 - 2012 | Member of organization comitee of "Seminário sobre Profissionalismo Docente e Liderança", may 2012. University of Minho, Braga, Portugal. (2012) | |
2011 - 2011 | Member of organization comitee of "Colóquio Organização Pedagógica e Profissionalidade Docente", |Colloquium Pedagogical Organization and Teaching Professionality"| april 2011. University of Minho, Braga, Portugal. (2011 - 2011) | |
2011 - 2011 | Member of organization comitee of "Seminário Práticas de Avaliação de Desempenho: quanto vale o que fazemos?", 28 de Maio de 2011.University of Minho, Braga, Portugal (2011 - 2011) | |
2011 - 2011 | Member of organization comitee of "15th Biennial of the International Study Association on Teachers and Teaching (ISATT 2011)", july 2011. University of Minho, Braga, Portugal. (2011 - 2011) | |
2010 - 2010 | Member of organization comitee of "Seminário Internacional de Avaliação de Professores: Perspetivas Nacionais e Internacionais"
|International Seminar on Teacher Assessment: National and International Perspectives|, may 2010. University of Minho, Braga,
Portugal. (2010 - 2010)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023/11/21 - 2023/11/21 | Coordenação e Dinamização do Debate “Práticas de avaliação e a sua influência no desempenho académico dos alunos e nas estratégias
de ensino utilizadas pelos professores”, realizado no âmbito da Semana da Ciência e da tecnologia 2023. 21 de Novembro de
2023, Mestrado em Ensino da Informática, Mestrado em Ensino de Português no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário,
Mestrado em Ensino de História no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, Universidade do Minho, 60 estudante
Oficina (workshop)
|
Semana da Ciência e da tecnologia
Universidade do Minho, Portugal
|
2023/02 - 2023/02 | PRAC 3 - Digital Practicum 3.0: Exploring Augmented Reality, Remote Classrooms, and Virtual Learning to Enrich and Expand Preservice Teacher Education Preparation - Training Activities (3 days) | |
2023 - 2023 | Coordenação e Dinamização do Debate “Práticas de avaliação e a sua influência no desempenho académico dos alunos e nas estratégias de ensino utilizadas pelos professores, realizado no âmbito da Semana da Ciência e da tecnologia promovida pela Fundação para Ciência e a Tecnologia 2023. 20 de Novembro de 2023, Mestrado em Ensino da Música, Universidade do Minho, 40 estudantes (duração: 1h). | |
2021 - 2021 | Oradora convidada no VI Seminário Nacional do Ensino Médio e IV Encontro Nacional de Ensino e Interdisciplinaridade - Brasil
Seminário
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2024/09/18 | Inovação curricular no II ciclo do ensino secundário angolano: um estudo exploratório numa escola pública
Arguente principal
|
Ester Lima (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2024/03/21 |
Políticas de formação docente e a residência pedagógica como possibilidade de desenvolvimento profissional dos futuros professores
Arguente principal
|
Samara Andrade da Costa (Doutoramento)
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil
|
2021 | O contributo das tecnologias de informação e comunicação para a inovação pedagógica e curricular. |The contribution of technologies
of information and communication to pedagogical and curricular innovation.|
Arguente principal
|
Doroteia Forte (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique Departamento de Psicologia e Educação, Portugal
|
2020 | Being English Teachers in Gaza
Arguente principal
|
Damian Ross (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
|
2019 | " Um Estudo sobre Necessidades de Formação dos Docentes num Instituto Federal¿. |A Study on Teacher Training Needs at a Brazilian
Federal Institute|
Arguente principal
|
Jobson Martins da Silva Maranhão (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2019 | ¿Educar para a Mediação em Contexto Escolar, um projeto de intervenção/investigação num Agrupamento de Escolas¿ |Educating
for Mediation in a School Context, an intervention/research project in a School Cluster”
Arguente principal
|
Mariana da Silva Brito Mota (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2017 - Atual | The European Association for Research on Learning and Instruction (EARLI) | Finland |
2016 - Atual | 8 International Symposium on Project Approaches in Engineering Education (PAEE’2016). |
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2024/09 - Atual | Discover Education | Springer |
2024 - Atual | Frontiers in Education | Associate Editor |
2024 - Atual | Psychology Learning and Teaching | |
2024 - Atual | Sustainability | |
2023/10 - Atual | Education Sciences - Guest Editor | Guest Editor Special Issue "Assessment and Feedback in Higher Education" |
2023 - Atual | Frontiers in Education | |
2023 - Atual | Child Studies | |
2023 - Atual | Teaching and Teacher Education | |
2022 - Atual | European Journal of Higher Education | |
2021 - Atual | Revista Brasileira de Educação | |
2020 - Atual | Editorial board - European Journal of Teacher Education (1469-5928) | Informa UK (Taylor & Francis) |
2020 - Atual | Studies In Educational Evaluation (0191-491X) | Elsevier |
2018 - Atual | European Journal of Teacher Education (1469-5928) | Informa UK (Taylor & Francis) |
2017 - Atual | Production Journal | |
2016 - Atual | Assessment & Evaluation in Higher Education (1469-297X) | Informa UK (Taylor & Francis) |
2017 - 2018 | Studies in Higher Education (1470-174X) | Informa UK (Taylor & Francis) |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2024/02 - Atual | Teoria e Práticas da Avaliação da formação - |Theory and practices of training assessment| Licenciatura em Educação - Degree in Education, 3rd year, 2nd semester, 45 hours | Licenciatura em Educação, 3º ano, 2º semestre (Licenciatura) | Universidade do Minho, Portugal |
2023/10 - 2024/01 | Currículo e Avaliação - Curriculum and Assessment Mestrado em Ensino da Música – Instrumento; Master in Music Teaching 45 horas | Mestrado em Ensino da Música (Mestrado) | Universidade do Minho, Portugal |
2023/11 - 2023/11 | Colaboração na UC Projeto de Tese em Desenvolvimento Curricular | Programa Doutoral em Ciências da Educação: Especialidade em Desenvolvimento Curricular, com a apresentação do tema: ‘Assessment in Higher Education and Quality of Learning: Perceptions, Practices and Implications , 1.º ano, ano letivo 2023/24, 1.º semestre, 17 de novembro de 2023 (7 estudantes, 1h30). | Doutoramento em Ciências da Educação (Doutoramento) | Universidade do Minho, Portugal |
2022/10 - 2023/01 | Currículo e Avaliação - Curriculum and Assessment - Mestrado em Ensino de Matemática no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário - Master in matemática Teaching - 45 horas | Mestrado em Ensino da Matemática (Mestrado) | Universidade do Minho, Portugal |
2022/10 - 2023/01 | Currículo e Avaliação - Curriculum and Assessment Mestrado em Ensino da Biologia e Geologia no Ensino Secundário Master in Biology and Geology Teaching in Secondary School -45 horas | Mestrado em Ensino da Biologia e Geologia | Universidade do Minho, Portugal |
2023 - 2023 | Teoria e Práticas da Avaliação da formação - |Theory and practices of training assessment| Licenciatura em Educação - Degree in Education, 3rd year, 2nd semester, 45 hours | Licenciatura em Educação - 3º ano (Licenciatura) | Universidade do Minho, Portugal |
2023 - 2023 | Responsável e Formadora na Workshop "Planificação Curricular e Integração dos ODS nas práticas pedagógicas" , - Trainer and Responsible at the Workshop "Curricular Planning and Integration of the SDGs in Pedagogical Practices", | 20 horas (Outros) | Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal |
2023 - 2023 | 4 sessions of "Ciência ao Café", Research Centre on Child Studies - Centro de Investigação de Estudos da Criança, Universidade do Minho (duration of each session: 1h30 target audience: doctoral students ). | (Outros) | Universidade do Minho, Portugal |
2022 - 2023 | Educação, Formação e Avaliação em Contexto de Proteção Civil - Education, Training and Assessment in the Context of Civil Protection - 15 horas Degree in Civil Protection and Land Management | 3º ano da Licenciatura em Proteção Civil e Gestão do Território - Degree in Civil Protection and Land Management | Universidade do Minho, Portugal |
2021/10 - 2022/02 | Iniciação à Prática Profissional III - Análise de Projetos de Formação |Introduction to Professional Practice III - Analysis of Training Projects| - Degree in Education . 45 horas | Licenciatura em Educação - 2º ano (Licenciatura) | Universidade do Minho, Portugal |
2022 - 2022 | Coordination of 4 Workshops on Writing Scientific Articles -Research centre on Child Studies Public: researchers and doctoral students | (Doutoramento) | Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal |
2022 - 2022 | 4 sessions of "Ciência ao Café", Research Centre on Child Studies - Centro de Investigação de Estudos da Criança, Universidade do Minho (duration of each session: 1h30 target audience: doctoral students ). | (Curso de doutoramento (conclusão de unidades curriculares)) | Universidade do Minho, Portugal |
2021 - 2022 | Teoria e Práticas da Avaliação da formação - |Theory and practices of training assessment| Licenciatura em Educação - Degree in Education, 3rd year, 2nd semester, 45 hours | Licenciatura em Educação 3º ano (Licenciatura) | Universidade do Minho, Portugal |
2020/10 - 2021/02 | Abordagens curriculares integradas para o ensino básico |Integrated curriculum approaches for basic education| Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico [ME1EBPHGP2CEB] Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais | Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico [ME1EBPHGP2CEB] Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais (Mestrado) | Universidade do Minho, Portugal |
2020/02 - 2020/06 | Teoria e Práticas da Avaliação da formação - |Theory and practices of training assessment| Licenciatura em Educação - Degree in Education, 3rd year, 2nd semester, 45 hours | Educação (Licenciatura) | Universidade do Minho, Portugal |
2019/02/19 - 2019/02/19 | ABORDAGENS CURRICULARES INTEGRADAS NO ENSINO BÁSICO MESTRADO EM ENSINO - Inglês no 1º ciclo do Ensino Básico -3 horas | MESTRADO EM ENSINO - Inglês no 1º ciclo do Ensino Básico (Mestrado) | Universidade do Minho, Portugal |
2019/02/19 - 2019/02/19 | Liderança e Dinâmicas de Grupo - 3 horas Mestrado em Mediação Educacional | MESTRADO EM EDUCACÃO – MEDIAÇÃO EDUCACIONAL (Mestrado) | Universidade do Minho, Portugal |
2015/10/26 - 2015/10/26 | Métodos e Técnicas de Investigação I - Universidade Portucalense Licenciatura em Educação Social - 2 horas | 1º ano da Licenciatura em Educação Social. (Licenciatura) | Universidade Portucalense Infante Dom Henrique Departamento de Psicologia e Educação, Portugal |
Entrevista (jornal / revista)
Descrição da atividade | Jornal / Forum | |
---|---|---|
2024/08 | Entrevista para a Deco Proteste, sobre a educação que queremos para o futuro. Na entrevista intitulada "Ensino, avaliação e tecnologia nas escolas: António Cortez e Diana Pereira frente a frente", a investigadora, juntamente com o professor António Carlos Cortez, analisou o cenário atual do ensino e os desafios emergentes para o futuro da educação. Nesta conversa, foram discutidos temas como o papel da avaliação e o impacto da tecnologia nas escolas, destacando as transformações necessárias para melhorar o sistema educativo. | Deco Proteste |
2024/01 | Entrevista acerca do estado da educação | JPN-JornalismoPortoNet |
Entrevista / Programa (rádio / tv)
Programa | Tema | |
---|---|---|
2024/09/26 - Atual | Sociedade Civil, RTP 2 | Modelos autónomos de educação |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2021 - Atual | RDC Professional Development of teachers |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2024 - Atual | Membro comissão científica- Member scientific committee 35e colloque international de l'ADMEE-Europe | Universidade do Minho, Portugal |
2024/01 - 2024/06 | Membro Comissão Científica ICET "65th International Council on Education for Teaching"
Membro
|
Universidade do Minho, Portugal |
2023/10 - 2023/10 | ATEE Winter Conference 2023, Universidade do Minho, 26-29 de outubro de 2023.
Membro
|
Universidade do Minho, Portugal |
Distinções
Outra distinção
2017 | monetary grant from the European Association for Research on Learning and Instruction (EARLI)
The Klaus Jacob Foundation, Suiça
|