Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Micael De Oliveira
Nomes de citação
- Oliveira, Micael
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 1B18-6B04-A520
- ORCID iD
- 0000-0002-8454-9644
Telefones
- Telemóvel
-
- 910315374 (Pessoal)
Moradas
- Alameda da Universidade, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 1600-214, Lisboa, Lisboa, Portugal (Profissional)
- Rua do Cunha 95, RC, Porto, 4200-249, Porto, Porto, Portugal (Pessoal)
Domínios de atuação
- Humanidades - Artes - Estudo das Artes da Representação (música, teatro e dramaturgia)
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) |
Francês | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) |
Inglês | Utilizador elementar (A2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador elementar (A2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) |
Espanhol; Castelhano | Utilizador independente (B2) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador elementar (A2) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2016/11/05 - 2022/10/09
Em curso
|
Visibilidade e invisibilidade da literatura na dança e no teatro contemporâneos - A presença do texto (Pós-doutoramento)
Especialização em Estudos de Teatro e Estudos de Dança
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal Universidade de Lisboa Centro de Estudos de Teatro, Portugal Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal |
|
2008/11/01 - 2013/01/04
Concluído
|
Estudos Artísticos (Doutoramento)
Especialização em Estudos de Teatro
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
"Dramaturgia Portuguesa Contemporânea (1974-2004) - As Textualidades do Século XXI " (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Bom, com Distinção e Louvor |
2009/11/14 - 2011/01/27
Concluído
|
Estudos Artísticos (Mestrado)
Especialização em Estudos Teatrais
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
|
18 |
2003/10/20 - 2007/09/20
Concluído
|
Estudos Artísticos (Licenciatura)
Especialização em Teatro
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
|
17 |
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2016/10/08 - 2022 | Investigador (Investigação) | Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal |
Universidade de Lisboa Centro de Estudos de Teatro, Portugal (...) |
||
2008 - 2022 | Investigador (Investigação) | Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal |
Universidade de Lisboa Centro de Estudos de Teatro, Portugal | ||
2008/10/01 - 2011/09/01 | Investigador (Investigação) | Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal |
Universidade de Lisboa Centro de Estudos de Teatro, Portugal |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2017/02/15 - 2017/07/20 | Assistente Convidado (Docente Universitário) | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal |
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal | ||
2013 - 2015 | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal |
2011/09/01 - 2012/08/31 | Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal |
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal | ||
2008/10/01 - 2011/08/01 | Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Leiria, Portugal |
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal | ||
2007 - 2007 | Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Conservatoire de Rouen, França |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2011/09/01 - 2015/08/31 | Subdirector de Unidade Orgânica | Universidade de Coimbra, Portugal |
Universidade de Coimbra, Portugal (...) |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2009 - Atual | Diretor Artístico | Colectivo 84, Portugal |
2020/05 - 2020/06 | Investigador, coordenador e formador | Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal |
Universidade de Aveiro, Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2016/10/01 - 2023/04/01 | Visibilidade e invisibilidade da literatura na dança e no teatro contemporâneos - A presença do texto (Projecto de Pós-doutoramento)
SFRH/BPD/120028/2016
Bolseiro de Pós-Doutoramento
Universidade de Lisboa Centro de Estudos de Teatro, Portugal
Universidade Nova de Lisboa Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
2020/10 - 2021/05 | Laboratório de Investigação, Formação e Criação Artísticas (LIFCA)
Bolseiro de Pós-Doutoramento
Universidade de Lisboa Centro de Estudos de Teatro, Portugal
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal |
Em curso
|
2017/03/05 - 2018/05/30 | A presença do texto na dança e no teatro contemporâneos - do centro à margem da cena (Colóquio Internacional)
Bolseiro de Pós-Doutoramento
Universidade de Lisboa Centro de Estudos de Teatro, Portugal
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal |
Concluído
|
2008/10/01 - 2013/01/04 | Dramaturgia Portuguesa Contemporânea (1974-2004) - As textualidades do século XXI (Tese de Doutoramento)
J511505
Bolseiro de Doutoramento
Universidade de Lisboa Centro de Estudos de Teatro, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2016/10/01 - 2023/09/01 | Condomínio - Um Léxico para as Artes Performativas em Portugal (1960-2020) [Coord. Editorial e Científica]
Condomínio
Bolseiro de Pós-Doutoramento
Universidade de Lisboa Centro de Estudos de Teatro, Portugal
Universidade de Coimbra Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX, Portugal Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal Universidade Nova de Lisboa Instituto de Comunicação, Portugal |
Em curso
|
2019/10/23 - 2019/10/25 | 2º Congresso Internacional da ESTAP (European Association for the Study of Theatre and Performance, Paris
Investigador
Universidade de Lisboa Centro de Estudos de Teatro, Portugal
|
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em jornal |
|
Artigo em revista |
|
Artigo em revista (magazine) |
|
Capítulo de livro |
|
Catálogo de exposição |
|
Edição de livro |
|
Prefácio / Posfácio |
|
Recurso online |
|
Tese / Dissertação |
|
Artística / Interpretação
Obra teatral |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2020/11 | Autores e textos liminares: diálogos entre a dança e o teatro (Aula Aberta) | IV Xornada da Sección de Literatura Dramática. Cartografías da palabra en acción
Org. Asociación de Escritoras e Escritores en Lingua Galega, Corunha (Corunha, Espanha)
|
2020/02 | Novos autores: teatro e dança (Comunicação) | Pensar, sentir, dançar - Escritas do mundo onde vivemos
Oficina / Centro Cultural Vila Flor, Guimarães, Org. Cláudia Galhós (Guimarães, Portugal)
|
2019/10 | Materialidades da literatura na dança e no teatro contemporâneos no contexto português e europeu (Conferência) | Materialidades da literatura na dança e no teatro contemporâneos no contexto português e europeu - Conferência
University of California, Department of Spanish and Portuguese, Los Angeles (Los Angeles, Estados Unidos)
|
2019/01 | Dramaturgia - migração de uma prática teatral para a dança contemporânea (Mesa redonda) | Seminário de Doutoramento Estudos Avançados em Dança, "Dramaturgia e(m) Dança". Mod. Daniel Tércio;
Instituto de Etnomusicologia - Estudos em Música e Dança (Lisboa, Portugal)
|
2018/12 | A presença do texto na dança e no teatro contemporâneos (Conferência) | Ciclo Internacional de Dança New Age New Time
Teatro Viriato (Viseu, Portugal)
|
2012/11/15 | A Experiência do Teatro Académico de Gil Vicente, um caso particular entre os cine-teatros portugueses (Comunicação) | Colóquio Internacional - Desvendando o Teatro: Criatividade, Públicos e Territórios
Instituto de Ciências Sociais (ISCTE) (Lisboa, Portugal)
|
2011/05/18 | Escritas de Cena – Dramaturgia Contemporânea, sob o olhar de Bruno Tackels (Comunicação) | Colóquio Encontro de Escritas de Cena
Escola Superior de Teatro e Cinema de Instituto Politécnico de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2010/05/20 | Os desequilíbrios mercantis das trocas culturais (Comunicação) | Colóquio Corps de Textes
Scène Nationale de Roche-sur-Yon (Roche-sur-Yon , França)
|
2009/12/09 | O mal como génese dramática (Comunicação) | Colóquio Internacional - Genética Teatral
Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Universidade do Algarve (Lisboa, Portugal)
|
2008/05/23 | Sobre a dramaturgia contemporânea portuguesa: lugares (Comunicação) |
Academia Contemporânea do Espectáculo / Teatro do Bolhão (Porto, Portugal)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2019 - Atual | Criação de Texto para Teatro: Escrita e Produção Teatral (Projecto / Relatório)
Coorientador
|
Estudos Artísticos
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
|
2018 - 2020 | Texto para Teatro: Escrita e Produção Teatral
Coorientador
|
Estudos Artísticos (Doutoramento)
Universidade de Coimbra, Portugal
|
2015 - 2019 | A Síndrome de Alípio: Estudo do Martírio Cristão como evento performático: do sofrimento e da morte como
espectáculo a ver
Coorientador
|
Artes (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
|
2014 - 2015 | Estágio em Produção no Teatro Académico de Gil Vicente
Orientador
|
Estudos Artísticos (Mestrado)
Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV), Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2010/11 - Atual | Práticas de Escrita para a cena contemporânea portuguesa, (Seminário) com Carlos Costa, “Festival Encontros de Novas Dramaturgias
Contemporâneas” org. Colectivo 84, Câmara Municipal de Lisboa, Teatro Municipal São Luiz, União Europeia Culture Programme
(2007-2013), Fundação Calouste Gulbenkian, Direcção-Geral das Artes, Lisboa (2010/11/15 - 2010/11/17)
Festival (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Camara Municipal de Lisboa, Portugal Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal Direcção-Geral das Artes, Portugal Colectivo 84, Portugal |
2010/11 - Atual | Práticas de Escrita para a cena contemporânea portuguesa (Seminário), com José Maria Vieira Mendes, “Festival Encontros de
Novas Dramaturgias Contemporâneas”, org. Colectivo 84, Câmara Municipal de Lisboa, Teatro Municipal São Luiz, União Europeia
Culture Programme (2017-2013), Fundação Calouste Gulbenkian, Direcção-Geral das Artes, Lisboa (2011/11 - 2011/11)
Festival (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal Direcção-Geral das Artes, Portugal Teatro Municipal São Luiz, Portugal |
2019/03 - 2019/03 | O que é um autor? (Seminário) com Rui Pina Coelho, “Festival Encontros de Novas Dramaturgias Contemporâneas”, org. Colectivo
84, Universidade de Coimbra, Teatro Académico de Gil Vicente, Coimbra (2019 - 2019)
Festival (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV), Portugal Universidade de Coimbra, Portugal |
2019/03 - 2019/03 | O que é um autor? (Seminário) com Lígia Soares, “Festival Encontros de Novas Dramaturgias Contemporâneas”, org. Colectivo
84, Universidade de Coimbra, Teatro Académico de Gil Vicente, Coimbra (2019/03 - 2019/03)
Festival (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Coimbra, Portugal Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV), Portugal |
2019/03 - 2019/03 | O que é um autor? (Seminário) com Olga Roriz, “Festival Encontros de Novas Dramaturgias Contemporâneas”, org. Colectivo 84,
Universidade de Coimbra, Teatro Académico de Gil Vicente, Coimbra
(2019/03 - 2019/03)
Festival (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV), Portugal Universidade de Coimbra, Portugal |
2019/03 - 2019/03 | O Ensino da Dramaturgia: Perspectivas Transdisciplinares, (debate) com Christine Zurbach, Cláudia Marisa Oliveira, David Antunes,
Jorge Louraço Figueira, Fernando Matos Oliveira, mod. Maria Inês Marques, “Festival Encontros de Novas Dramaturgias Contemporâneas”,
org. Colectivo 84, Universidade de Coimbra, Teatro Académico de Gil Vicente, Coimbra (2019/03 - 2019/03)
Festival (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Coimbra, Portugal Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV), Portugal |
2018 - 2018 | Oficina de Escrita, no âmbito do programa de formação das Oficinas do Teatro Oficina (2018 - 2018)
Oficina (workshop) (Outra)
|
Centro Cultural Vila Flor, Portugal |
2017/03 - 2017/03 | O mundo e o teatro de Ruben A., (Conferência) de Armando N. Rosa, “Festival Encontros de Novas Dramaturgias”, org. Colectivo 84, Universidade de Coimbra, Teatro Académico de Gil Vicente, Coimbra; (2017/03 - 2017/03) | Universidade de Coimbra, Portugal Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV), Portugal |
2017/03 - 2017/03 | Ensina-se a Escrever para Teatro? (debate) com Armando Nascimento Rosa, Carlos Costa, Jorge Louraço, Miguel Castro Caldas,
mod. Rui Pina Coelho, “Festival Encontros de Novas Dramaturgias Contemporâneas”, org. Colectivo 84, Universidade de Coimbra,
Teatro Académico de Gil Vicente, Coimbra; (2017/03 - 2017/03)
Festival (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Coimbra, Portugal Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV), Portugal |
2017 - 2017 | Escrever para que pele? (Seminário), com Miguel Graça, “Festival Encontros de Novas Dramaturgias" (2017 - 2017)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Coimbra, Portugal Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV), Portugal Colectivo 84, Portugal |
2017 - 2017 | Escrever para que pele? (Seminário), com Cláudia Lucas Chéu, “Festival Encontros de Novas Dramaturgias" (2017 - 2017)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Coimbra, Portugal Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV), Portugal |
2017 - 2017 | Escrever para que pele? (Seminário), com Ricardo Neves Neves, “Festival Encontros de Novas Dramaturgias" (2017 - 2017)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Coimbra, Portugal Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV), Portugal |
2015/03 - 2015/03 | Escrever para que pele? (Seminário), com Patrícia Portela, “Festival Encontros de Novas Dramaturgias Contemporâneas”, org.
Colectivo 84, Universidade de Coimbra, Teatro Académico de Gil Vicente, Coimbra (2015/03 - 2015/03)
Festival (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Coimbra, Portugal Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV), Portugal |
2015/03 - 2015/03 | Escrever para que pele? (Seminário), com Rui Catalão, “Festival Encontros de Novas Dramaturgias Contemporâneas”, org. Colectivo
84, Universidade de Coimbra, Teatro Académico de Gil Vicente, Coimbra (2015/03 - 2015/03)
Festival (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Coimbra, Portugal Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV), Portugal |
2015/03 - 2015/03 | Escrever para que pele? (Seminário), com Joana Craveiro, “Festival Encontros de Novas Dramaturgias Contemporâneas”, org. Colectivo
84, Universidade de Coimbra, Teatro Académico de Gil Vicente, Coimbra (2015/11 - 2015/11)
Festival (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Coimbra, Portugal Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV), Portugal |
2015/03 - 2015/03 | A Dramaturgia fora de si, (debate) com Rogério Nuno Costa, Vera Mantero e Paula Caspão, mod. Ana Pais, “Festival Encontros
de Novas Dramaturgias Contemporâneas”, org. Colectivo 84, Universidade de Coimbra, Teatro Académico de Gil Vicente, Coimbra (2015/03 - 2015/03)
Festival (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Coimbra, Portugal Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV), Portugal |
2009 - 2012 | Coorganizador (nacional) da rede europeia Corps de Textes (para a produção e circulação de textos europeus para teatro), com
vista à candidatura ao apoio da União Europeia no âmbito do Culture Programme
(2009-2012), Projeto de cooperação. Apoios e parceiros: Le Théâtre de la Place (Bélgica), Centro Dramático de Plovdiv (Bulgária)
e o Théâtre de l’Armée Bulgare (Bulgária), Colectivo 84 (Portugal) (2009 - 2012)
Outro (Coorganizador)
|
|
2010/11 - 2010/11 | Práticas de Escrita para a cena contemporânea portuguesa (Seminário), com Carlos J. Pessoa, “Festival Encontros de Novas Dramaturgias
Contemporâneas”, org. Colectivo 84, Câmara Municipal de Lisboa, Teatro Municipal São Luiz, União Europeia Culture Programme
(2017-2013), Fundação Calouste Gulbenkian, Direcção-Geral das Artes, Lisboa (2010/11 - 2010/11)
Festival (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal Direcção-Geral das Artes, Portugal Teatro Municipal São Luiz, Portugal |
2010/11 - 2010/11 | Do texto para palco ao palco como texto, (Conferência) de Bruno Tackels, “Festival Encontros de Novas Dramaturgias Contemporâneas”,
org. Colectivo 84, Câmara Municipal de Lisboa, Teatro Municipal São Luiz, União Europeia Culture Programme (2017-2013), Fundação
Calouste Gulbenkian, Direcção-Geral das Artes, Lisboa (2010/11 - 2010/11)
Festival (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Camara Municipal de Lisboa, Portugal Teatro Municipal São Luiz, Portugal Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal Direcção-Geral das Artes, Portugal |
2010/11 - 2010/11 | Sobre dramaturgia portuguesa contemporânea, (Debate) com Alexandra Moreira da Silva, António Mercado, Armando N. Rosa, Eugénia
Vasques, Fernando Matos Oliveira, Maria João Brilhante, Pedro Eiras, mod. Rui Pina Coelho, “Festival Encontros de Novas Dramaturgias
Contemporâneas”, org. Colectivo 84, Câmara Municipal de Lisboa, Teatro Municipal São Luiz, Lisboa, União Europeia Culture
Programme (2017-2013) (2010/11 - 2010/11)
Festival (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Camara Municipal de Lisboa, Portugal Teatro Municipal São Luiz, Portugal Direcção-Geral das Artes, Portugal |
2010/11 - 2010/11 | Como escrever o que é urgente dizer, (Comunicação) de Tiago Rodrigues, “Festival Encontros de Novas Dramaturgias Contemporâneas”,
org. Colectivo 84, Câmara Municipal de Lisboa, Teatro Municipal São Luiz, União Europeia Culture Programme (2017-2013), Fundação
Calouste Gulbenkian, Direcção-Geral das Artes, Lisboa (2010/11 - 2020/11)
Festival (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Direcção-Geral das Artes, Portugal Teatro Municipal São Luiz, Portugal Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal Camara Municipal de Lisboa, Portugal |
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2019 | A Síndrome de Alípio: Estudo do Martírio Cristão como evento performático: do sofrimento e da morte como espectáculo a ver
(Dissertação)
Orientador
|
Statt Miller (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
|
2019 | Perséfone (Dissertação)
Arguente principal
|
Paula Isabel Pratas Teles de Menezes Leitão (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
|
2019 | De ontem para hoje: Encontros com a nova dramaturgia em grupo (Dissertação)
Arguente principal
|
Ana Isabel Milhanas Machado (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
|
2019 | A interioridade e a definição da acção (Dissertação)
Arguente principal
|
João Pires (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
|
2014 | Sobre a experiência de escrita e de encenação do espectáculo "Mediatron" (projeto)
Arguente
|
Carlos J. Pessoa (Outro)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
|
2014 | Membro do Júri para avaliar as Provas de Aptidão Profissional do Curso Profissional de Artes do Espectáculo - Interpretação dos alunos finalistas da Escola de Teatro São Teotónio, Colégio São Teotónio, Coimbra | Alunos Finalistas (Outro)
Colégio São Teotónio, Portugal
|
2013 | Arruinados em três atos n'O Teatrão
Arguente principal
|
Joana Girão (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
|
2012 | Sobre a representação do medo em "That Pretty Pretty" ou a peça de violação
Arguente principal
|
Sheila Callaghan (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
|
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2019/03 - 2019/08 | 2º Congresso Internacional da ESTAP (European Association for the Study of Theatre and Performance, Paris | Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Centro de Estudos de Teatro e Teatro Nacional D. Maria II, Lisboa |
2019 - 2019 | 2º Congresso Internacional da ESTAP European Association for the Study of Theatre and Performance | Lisboa |
2018 - 2018 | Colóquio Internacional A presença do texto na dança e no teatro contemporâneos — do centro à margem da cena | Lisboa |
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2020 - 2021 | Condomínio - Um Léxico para as Artes Performativas em Portugal | |
2019 - 2020 | A presença do texto na dança e no teatro | |
2019/05 - 2019/05 | Diacrítica (2183-9174) | University of Minho |
2019 - 2019 | Diacrítica (2183-9174) | University of Minho |
Consultoria / Parecer
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2009 - Atual | Consultor para a criação da rede europeia Corps de Textes com vista à candidatura do projeto no âmbito do apoio do Culture Programme - projeto de Cooperação da União Europeia | |
2020 - 2021 | Consultor para o projeto de mediação cultural e territorial de A Oficina (Centro Cultural Vila Flor) e as estruturas de ensino secundário e superior da região de Guimarães, com vista à criação de atividades que cruzem práticas de estudo e investigação com práticas artísticas contemporâneas, a convite da Diretora Artística de A Oficina, Fátima Alçada. | Centro Cultural Vila Flor, Portugal |
2019/02 - 2019/02 | Participação na aferição de trabalhos de investigação no âmbito dos seminários de doutoramento “Cruzamentos de linguagens cénicas” e “Análise do Discurso e Artes Performativas”, Programa em Estudos de Teatro; Org. Maria João Brilhante, Catarina Firmo. | Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2020/05 - 2020/06 | Literatura para palco: teatro, dança e outros formatos de palco (Seminários em regime de Curso Livre) | Seminários em regime de Curso Livre (Projecto Pós-doutoral) (Outros) | Universidade de Aveiro, Portugal |
2020/05 - 2020/06 | Literatura para palco: teatro, dança e outros formatos de palco (seminários) | Curso Livre (Pós-Graduação) | Universidade de Aveiro, Portugal |
2017/02 - 2017/07 | História e Crítica do Texto Dramático | Licenciatura em Artes Performativas e Tecnologia (Licenciatura) | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal |
2017 - 2017 | História do Texto Dramático I | Licenciatura em Artes Performativas e Tecnologias (Licenciatura) | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal |
2013/09 - 2015/08 | História do Teatro II | Estudos Artísticos (Licenciatura) | Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal |
2013/09 - 2015/08 | Dramaturgia | Estudos Artísticos (Mestrado) | Universidade de Coimbra, Portugal |
2014 - 2015 | Dramaturgia e Escrita Teatral | Estudos Artísticos (Mestrado) | Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal |
2014 - 2015 | História do Teatro e do Espetáculo II | Estudos Artísticos (Licenciatura) | Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal |
2012 - 2013 | Escolas e Métodos de Encenação | Estudos Artísticos (Licenciatura) | Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal |
2011/09 - 2012/08 | Teorias da Arte Teatral III | Escola Superior de Teatro e Cinema (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal |
2011/09 - 2012/08 | Acompanhamento Dramatúrgico das Aulas de Interpretação | Escola Superior de Teatro e Cinema (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal |
2011/09 - 2012/08 | Linguagens e Contextos | Teatro - Artes Performativas (Mestrado) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal |
2008/10 - 2011/08 | Gestão Cultural I e II | Escola Superior de Educação e de Ciências Sociais (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Leiria, Portugal |
2008/10 - 2011/08 | Estudos Artísticos | Escola Superior de Educação e de Ciências Sociais (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Leiria, Portugal |
Outro júri / avaliação
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2013 - Atual | Júri do festival Emulation (Ed. 2013), para a selecção dos espectáculos a destacar na respectiva edição em várias categorias. Projecto promovido pelo Théâtre de la Place / Théâtre de Liège, Bélgica. | |
2019/02 - 2019/09 | Jurado convidado para a seleção de obras apresentadas no âmbito do projecto “Plataforma pt 19”, promovido pel' O Espaço do Tempo (Montemor-o-Novo). A selecção incide sobre um conjunto de espectáculos que integrou a Plataforma.pt, na edição de 2019, com vista à sua apresentação pública, a um painel de especialistas nacionais e estrangeiros (programadores, dir. de teatro, etc), para a sua internacionalização. | |
2012 - 2015 | Membro do Júri para selecionar intérpretes de teatro/dança a integrar o projeto École des Maîtres - Curso Teatral de Formação Avançada, a convite e em representação do Teatro Académico de Gil Vicente. Org. CSS Teatro stabile di innovazione del Friuli Venezia Giulia (Itália), CREPA – Centre de Recherche et d’Expérimentation en Pédagogie Artistique (CFWB/Bélgica), Teatro Nacional D. Maria II, TAGV (Portugal), La Comédie de Reims – Centre Dramatique National, Comédie de Caen – Centre Dramatique National de Normandie (França). | Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV), Portugal Teatro Nacional D. Maria II, Portugal |
Distinções
Prémio
2016 | Nomeação de A Constituição para o Prémio do Melhor Texto de Teatro Português 2016
Sociedade Portuguesa de Autores e a Rádio Televisão Portuguesa, Portugal
|
2011 | Nomeação para o Prémio do Melhor Texto de Teatro Português, para o texto de "Horror ou Breve Estudo Sobre a Paralisia", em
2011
Sociedade Portuguesa de Autores e a Rádio Televisão Portuguesa, Portugal
|
2010 | Menção Honrosa do Prémio de Dramaturgia Luso-Brasileira António José da Silva, para o texto "Boris Yeltsin", em 2010
Teatro Nacional D. Maria II, Portugal
Direcção-Geral das Artes, Portugal Fundação Nacional de Artes, Brasil |
2007 | Prémio Nova Dramaturgia Maria Matos, para o texto "O que é teu entregou aos mortais" / "Oslo", em 2007
Teatro Municipal Maria Matos, Portugal
Camara Municipal de Lisboa, Portugal |
2007 | Bolsa de Mérito pela Universidade de Coimbra [atribuída anualmente aos estudantes com aproveitamento escolar excepcional]
Universidade de Coimbra, Portugal
|
2007 | Prémio Feijó - Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra [atribuído ao melhor aluno de cada Licenciatura da Faculdade
de Letras da Universidade de Coimbra]
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
|
2005 | Prémio da Universidade de Coimbra [Atribuído aos 3% dos melhores alunos em todos os cursos da Universidade de Coimbra]
Universidade de Coimbra, Portugal
|
2004 | Prémio da Universidade de Coimbra [Atribuído aos 3% dos melhores alunos em todos os cursos da Universidade de Coimbra]
Universidade de Coimbra, Portugal
|
Outra distinção
2020 | Apoio Direto DGArtes - Colectivo84
Direção-Geral das Artes, Portugal
|
2020 | Apoio para o projeto "Condomínio - Um léxico para as artes performativas em Portugal (1960-2020)"
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
Universidade Nova de Lisboa, Portugal Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV), Portugal Colectivo 84, Portugal |
2020 | Apoio à Criação e Apresentação do espectáculo "Festa de 15 anos"
Colectivo 84, Portugal
Direção-Geral das Artes, Portugal Teatro Nacional São João, Portugal Centro Cultural Vila Flor, Portugal |
2018 | Apoio Direto DGArtes - Colectivo84
Direção-Geral das Artes, Portugal
|
2018 | Apoio para Colóquio Internacional A Presença do Texto
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
Colectivo 84, Portugal Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal University System of Ohio, Estados Unidos |
2017 | Apoio à Criação e Apresentação do espectáculo "Sócrates tem de morrer"
Colectivo 84, Portugal
Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV), Portugal Centro Cultural Vila Flor, Portugal Teatro Municipal São Luiz, Portugal |
2017 | Apoio Direto DGArtes - Colectivo84
Direção-Geral das Artes, Portugal
Colectivo 84, Portugal |
2016 | Bolsa Pós-doutoramento FCT
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
|
2016 | Apoio à Criação e Apresentação do espectáculo "A Constituição"
Direção-Geral das Artes, Portugal
Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV), Portugal Teatro Nacional D. Maria II, Portugal |
2015 | Apoio à Criação e Apresentação do espectáculo "Nos Revolutions"
Colectivo 84, Portugal
Direção-Geral das Artes, Portugal Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV), Portugal |
2015 | Apoio Direto DGArtes - Colectivo84
Direção-Geral das Artes, Portugal
|
2014 | Apoio Direto DGArtes - Colectivo84
Direção-Geral das Artes, Portugal
|
2013 | Apoio Direto DGArtes - Colectivo84
Direção-Geral das Artes, Portugal
|
2012 | Apoio à Internacionalização das Artes do espetáculo "Horror"
Colectivo 84, Portugal
Direção-Geral das Artes, Portugal |
2011 | Apoio Direto DGArtes - Colectivo84
Direção-Geral das Artes, Portugal
|
2011 | Apoio para o Festival END (Encontro de Novas Dramaturgias)
Colectivo 84, Portugal
Camara Municipal de Lisboa, Portugal Teatro Municipal São Luiz, Portugal Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal Direção-Geral das Artes, Portugal Câmara Municipal de Coimbra, Portugal Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV), Portugal |
2010 | Apoio Direto DGArtes - Colectivo84
Direção-Geral das Artes, Portugal
|
2009 | Apoio Pontual DGArtes - Colectivo 84
Direção-Geral das Artes, Portugal
|
2008 | Bolsa de Doutoramento
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
|