???global.info.a_carregar???
Micael De Oliveira. Atua na(s) área(s) de Humanidades com ênfase em Artes com ênfase em Estudo das Artes da Representação (música, teatro e dramaturgia). No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Criação dramática; Dramaturgia; Teatro português -- 1974-2004; Dramaturgia portuguesa -- 1974-2004; .
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Micael De Oliveira

Nomes de citação

  • Oliveira, Micael

Identificadores de autor

Ciência ID
1B18-6B04-A520
ORCID iD
0000-0002-8454-9644

Telefones

Telemóvel
  • 910315374 (Pessoal)

Moradas

  • Alameda da Universidade, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 1600-214, Lisboa, Lisboa, Portugal (Profissional)
  • Rua do Cunha 95, RC, Porto, 4200-249, Porto, Porto, Portugal (Pessoal)

Domínios de atuação

  • Humanidades - Artes - Estudo das Artes da Representação (música, teatro e dramaturgia)

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Francês Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Inglês Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B2) Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador elementar (A2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
2016/11/05 - 2022/10/09
Em curso
Visibilidade e invisibilidade da literatura na dança e no teatro contemporâneos - A presença do texto (Pós-doutoramento)
Especialização em Estudos de Teatro e Estudos de Dança
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal

Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal

Universidade de Lisboa Centro de Estudos de Teatro, Portugal

Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal
2008/11/01 - 2013/01/04
Concluído
Estudos Artísticos (Doutoramento)
Especialização em Estudos de Teatro
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
"Dramaturgia Portuguesa Contemporânea (1974-2004) - As Textualidades do Século XXI " (TESE/DISSERTAÇÃO)
Bom, com Distinção e Louvor
2009/11/14 - 2011/01/27
Concluído
Estudos Artísticos (Mestrado)
Especialização em Estudos Teatrais
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
18
2003/10/20 - 2007/09/20
Concluído
Estudos Artísticos (Licenciatura)
Especialização em Teatro
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
17
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2016/10/08 - 2022 Investigador (Investigação) Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
Universidade de Lisboa Centro de Estudos de Teatro, Portugal
(...)
2008 - 2022 Investigador (Investigação) Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
Universidade de Lisboa Centro de Estudos de Teatro, Portugal
2008/10/01 - 2011/09/01 Investigador (Investigação) Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
Universidade de Lisboa Centro de Estudos de Teatro, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2017/02/15 - 2017/07/20 Assistente Convidado (Docente Universitário) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2013 - 2015 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
2011/09/01 - 2012/08/31 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
2008/10/01 - 2011/08/01 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2007 - 2007 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Conservatoire de Rouen, França

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2011/09/01 - 2015/08/31 Subdirector de Unidade Orgânica Universidade de Coimbra, Portugal
Universidade de Coimbra, Portugal
(...)

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2009 - Atual Diretor Artístico Colectivo 84, Portugal
2020/05 - 2020/06 Investigador, coordenador e formador Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
Universidade de Aveiro, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2016/10/01 - 2023/04/01 Visibilidade e invisibilidade da literatura na dança e no teatro contemporâneos - A presença do texto (Projecto de Pós-doutoramento)
SFRH/BPD/120028/2016
Bolseiro de Pós-Doutoramento
Universidade de Lisboa Centro de Estudos de Teatro, Portugal

Universidade Nova de Lisboa Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal

Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal

Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2020/10 - 2021/05 Laboratório de Investigação, Formação e Criação Artísticas (LIFCA)
Bolseiro de Pós-Doutoramento
Universidade de Lisboa Centro de Estudos de Teatro, Portugal

Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal
Em curso
2017/03/05 - 2018/05/30 A presença do texto na dança e no teatro contemporâneos - do centro à margem da cena (Colóquio Internacional)
Bolseiro de Pós-Doutoramento
Universidade de Lisboa Centro de Estudos de Teatro, Portugal

Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal
Concluído
2008/10/01 - 2013/01/04 Dramaturgia Portuguesa Contemporânea (1974-2004) - As textualidades do século XXI (Tese de Doutoramento)
J511505
Bolseiro de Doutoramento
Universidade de Lisboa Centro de Estudos de Teatro, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2016/10/01 - 2023/09/01 Condomínio - Um Léxico para as Artes Performativas em Portugal (1960-2020) [Coord. Editorial e Científica]
Condomínio
Bolseiro de Pós-Doutoramento
Universidade de Lisboa Centro de Estudos de Teatro, Portugal

Universidade de Coimbra Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX, Portugal

Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal

Universidade Nova de Lisboa Instituto de Comunicação, Portugal
Em curso
2019/10/23 - 2019/10/25 2º Congresso Internacional da ESTAP (European Association for the Study of Theatre and Performance, Paris
Investigador
Universidade de Lisboa Centro de Estudos de Teatro, Portugal
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em jornal
  1. Oliveira, Micael. "El texto insumiso", European Journal of Theatre and Performance, 2020, Book Reviews, https://journal.eastap.com/eastap-issue-2/.
Artigo em revista
  1. Oliveira, Micael. "Quando el teatro pase a llamarse "arte performativa" y el texto un material 'de' y 'para' la escena (1994-2004)". Pygmalion: Revista de teatro general y comparado (ITEM : Instituto del Teatro de Madrid) 6 (2014): 73-89.
    Publicado
  2. Oliveira, Micael. "Viagem a Avignon". Cine Qua Non 3 (2011):
    Publicado
  3. Oliveira, Micael. "Encontros de Novas Dramaturgias Contemporâneas 2010". Sinais de Cena 15 (2011):
    Publicado
  4. Oliveira, Micael. "Ruben A: o dramaturgo do travestimento da forma". Sinais de Cena 12 (2009):
  5. Celestino, Phelippe. "Uma dramaturgia tchekhoviana". Sinais de Cena 7 (2007):
    10.5965/1808312909112014077
  6. Oliveira, Micael. "Um olhar sobre a concepção do ser bípede do Absurdo através de ‘En Attendant Godot’ de S. Beckett e de ‘La Parodie’ de A. Adamov: uma antropologia do vácuo". Penetrarte, Revista de Estudos Artísticos 2 (2006):
Artigo em revista (magazine)
  1. Oliveira, Micael. "Não, Verónica, não.", Flanzine, 2019
Capítulo de livro
  1. Oliveira, Micael. "A obliteração da presença do teatro na literatura ou como apagar o teatro do livro – Wasteband de Patrícia Portela". In Ensaios Ruminantes, sobre a obra performativa de Patrícia Portela. Coimbra, Portugal: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2017.
    Publicado
  2. Oliveira, Micael. "Apontamentos para uma nova área". In Nuda. Porto, Portugal: Edições Palcos do Românico, 2015.
  3. Oliveira, Micael. "4 Lições para a Sobrevivência". In Cassandra. Edições Húmus, 2014.
    Publicado
  4. Oliveira, Micael. "Enigma Apresentado Sob uma Face Luminosa". In Oficina de Escrita: Textos Escolhidos, editado por Alexandra Moreira da Silva; Jean Pierre Sarrazac. Porto, Portugal: Teatro Nacional São João, 2011.
    Publicado
Catálogo de exposição
  1. Oliveira, Micael. Fazei com que os espectadores sejam o espectáculo. De Rousseau a Rimini Protokoll (para o catálogo "100% Lisboa"). Culturgest, Lisboa (https://www.culturgest.pt/pt/programacao/100-lisboa-rimini-protokoll-dia-mundial-teatro/), 2019.
Edição de livro
  1. Oliveira, Micael. A Presença do Texto na Dança e no Teatro Contemporâneos. Lisboa, Portugal: Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. 2020.
    Publicado
  2. Oliveira, Micael. Obra Completa (Tomo II). Porto, Portugal: Edições Húmus. 2020.
    No prelo
  3. Oliveira, Micael. A Constituição. Lisboa, Portugal: Edições Bicho do Mato. 2016.
    Publicado
  4. Oliveira, Micael. Obra Completa (Tomo I). Porto: Edições Húmus. 2015.
    Publicado • Editor
  5. Oliveira, Micael. Hipólito - monólogo masculino sobre a perplexidade. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra. 2015.
    Publicado
  6. Oliveira, Micael. Para Charlotte. Lisboa, Portugal: Edições Guilhotina. 2015.
  7. Oliveira, Micael. O que é teu entregou aos mortais. Lisboa, Portugal: Coleção Dramática do Teatro Maria Matos. 2007.
    Publicado
  8. Oliveira, Micael. Il a livré ton bien à ceux qui meurent. Paris. 2007.
Prefácio / Posfácio
  1. Oliveira, Micael. "Para o fim de uma mudez". Prefácio para A Presença do Texto na Dança e no Teatro Contemporâneos, 7-13. Lisboa, Portugal: Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. 2020.
Recurso online
  1. Oliveira, Micael. O texto na dança e no teatro - entrevista a João Fiadeiro. 2019. https://youtu.be/1E1V8V5WYmc / https://www.ceteatro.pt/entrevistas-o-texto-na-danca-e-no-teatro?fbclid=IwAR3HOzG97r8ozcGnB9khrJjKMlutRvqBsTSSkPnzW3NBWbaRYKv7hE1Gk_k.
  2. Oliveira, Micael. O texto na dança e no teatro - entrevista a Lígia Soares. 2019. https://youtu.be/TNNBBAt1H18 / https://www.ceteatro.pt/entrevistas-o-texto-na-danca-e-no-teatro?fbclid=IwAR3HOzG97r8ozcGnB9khrJjKMlutRvqBsTSSkPnzW3NBWbaRYKv7hE1Gk_k.
  3. Oliveira, Micael. O texto na dança e no teatro - entrevista a Olga Roriz. 2019. https://youtu.be/K5B0agZd_k8 | https://www.ceteatro.pt/entrevistas-o-texto-na-danca-e-no-teatro?fbclid=IwAR3HOzG97r8ozcGnB9khrJjKMlutRvqBsTSSkPnzW3NBWbaRYKv7hE1Gk_k.
  4. Oliveira, Micael. O texto na dança e no teatro - entrevista a Patrícia Portela. 2019. https://youtu.be/VruSSyj1znc | https://www.ceteatro.pt/entrevistas-o-texto-na-danca-e-no-teatro?fbclid=IwAR3HOzG97r8ozcGnB9khrJjKMlutRvqBsTSSkPnzW3NBWbaRYKv7hE1Gk_k.
  5. Oliveira, Micael. O texto na dança e no teatro - entrevista a Sónia Baptista. 2019. https://youtu.be/ur9ryTDvLL4 | https://www.ceteatro.pt/entrevistas-o-texto-na-danca-e-no-teatro?fbclid=IwAR3HOzG97r8ozcGnB9khrJjKMlutRvqBsTSSkPnzW3NBWbaRYKv7hE1Gk_k.
  6. Oliveira, Micael. O texto na dança e no teatro - entrevista a Tiago Rodrigues. 2019. https://youtu.be/WDwp0g27ED4 | https://www.ceteatro.pt/entrevistas-o-texto-na-danca-e-no-teatro?fbclid=IwAR3HOzG97r8ozcGnB9khrJjKMlutRvqBsTSSkPnzW3NBWbaRYKv7hE1Gk_k.
  7. Oliveira, Micael. O texto na dança e no teatro - entrevista a Victor Hugo Pontes. 2019. https://youtu.be/ceWhWx2ufiE4 | https://www.ceteatro.pt/entrevistas-o-texto-na-danca-e-no-teatro?fbclid=IwAR3HOzG97r8ozcGnB9khrJjKMlutRvqBsTSSkPnzW3NBWbaRYKv7hE1Gk_k.
  8. Oliveira, Micael. Um Corpo impróprio (Editorial para o Ciclo Internacional de Dança "New Time New Age". Teatro Viriato, Viseu.). 2018. https://www.teatroviriato.com/fotos/editor2/fs_nant_2018.pdf.
  9. Oliveira, Micael. Entrevistas - Centro de Dramaturgia Contemporânea , entrevista a Vera Mantero. 2015. https://www.uc.pt/org/centrodramaturgia/4/mno/mantero_vera.
  10. Oliveira, Micael. Entrevistas - Centro de Dramaturgia Contemporânea , entrevista a Ricci/Forte. 2014. https://www.uc.pt/org/centrodramaturgia/4/pqrs/ricci-forte.
  11. Oliveira, Micael. Entrevistas - Centro de Dramaturgia Contemporânea , entrevista a Carlos J. Pessoa.. 2014. https://www.uc.pt/org/centrodramaturgia/4/pqrs/pessoa_carlos_jorge.
  12. Oliveira, Micael. Entrevistas - Centro de Dramaturgia Contemporânea , entrevista a Constanza Macras. 2013. https://www.uc.pt/org/centrodramaturgia/4/mno/constanza_macras.
  13. Oliveira, Micael. Entrevistas - Centro de Dramaturgia Contemporânea , entrevista a José Maria Vieira Mendes. 2013. https://www.uc.pt/org/centrodramaturgia/4/mno/mendes_jose_maria_vi eira.
  14. Oliveira, Micael. Entrevistas - Centro de Dramaturgia Contemporânea , entrevista a Miguel Castro Caldas. 2013. https://www.uc.pt/org/centrodramaturgia/4/abc/miguel_castro_caldas.
Tese / Dissertação
  1. Oliveira, Micael. "Dramaturgia Portuguesa Contemporânea (1974-2004) - As textualidades do século XXI". Doutoramento, Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, 2013.
  2. Oliveira, Micael de. "Para uma cartografia da criação dramática portuguesa contemporânea : 1974-2004 : os autores portugueses do teatro independente : repertórios e cânones". Mestrado, 2010. http://hdl.handle.net/10316/15374.

Artística / Interpretação

Obra teatral
  1. 2020. Diretor artístico do espetáculo "Festa de 15 anos".
  2. 2019. Diretor artístico do espetáculo "Hantologia".
  3. 2019. Diretor artístico do espetáculo "My favourite suicide".
  4. 2019. Dramaturgo do espetáculo "Virgens suicidas" de John Romão.
  5. 2019. Dramaturgo do espetáculo "100% Lisboa" de Rimini Protokoll.
  6. 2018. Dramaturgo do espetáculo "Everybody Knows" de Rui Horta.
  7. 2017. Diretor artístico do espetáculo "Sócrates tem de morrer" ("A Morte de Sócrates - 1º episódio"; "A vida de John Smith - 2º episódio").
  8. 2017. Dramaturgo do espetáculo operático "Um libreto para ficarem em casa, seus anormais" de Vítor Rua e Albano Jerónimo.
  9. 2016. Codiretor artístico do espetáculo "Salomé" com Diego Bagagal.
  10. 2016. Diretor artístico do espetáculo "A Constituição.
  11. 2015. Codiretor artístico do espetáculo "Nos Révolutions" com Anne Monfort.
  12. 2015. Dramaturgo do espetáculo "Shakespeare - livros para sobreviver" de Diego Bagagal.
  13. 2014. Codiretor artístico do espetáculo "Oslo" com Nuno M Cardoso.
  14. 2012. Codiretor artístico e dramaturgo do espetáculo "Boris Yeltsin".
  15. 2011. Enigma apresentado sob uma face luminosa.
  16. 2011. Dramaturgo do espetáculo "Horror - breve estudo sobre a paralisia" de John Romão.
  17. 2010. Dramaturgo do espetáculo "Morro como país" de John Romão.
  18. 2009. Dramaturgo do espetáculo "1Hipólito" de John Romão.
  19. 2009. Dramaturgo do espetáculo "Velocidade Máxima" de John Romão.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2020/11 Autores e textos liminares: diálogos entre a dança e o teatro (Aula Aberta) IV Xornada da Sección de Literatura Dramática. Cartografías da palabra en acción
Org. Asociación de Escritoras e Escritores en Lingua Galega, Corunha (Corunha, Espanha)
2020/02 Novos autores: teatro e dança (Comunicação) Pensar, sentir, dançar - Escritas do mundo onde vivemos
Oficina / Centro Cultural Vila Flor, Guimarães, Org. Cláudia Galhós (Guimarães, Portugal)
2019/10 Materialidades da literatura na dança e no teatro contemporâneos no contexto português e europeu (Conferência) Materialidades da literatura na dança e no teatro contemporâneos no contexto português e europeu - Conferência
University of California, Department of Spanish and Portuguese, Los Angeles (Los Angeles, Estados Unidos)
2019/01 Dramaturgia - migração de uma prática teatral para a dança contemporânea (Mesa redonda) Seminário de Doutoramento Estudos Avançados em Dança, "Dramaturgia e(m) Dança". Mod. Daniel Tércio;
Instituto de Etnomusicologia - Estudos em Música e Dança (Lisboa, Portugal)
2018/12 A presença do texto na dança e no teatro contemporâneos (Conferência) Ciclo Internacional de Dança New Age New Time
Teatro Viriato (Viseu, Portugal)
2012/11/15 A Experiência do Teatro Académico de Gil Vicente, um caso particular entre os cine-teatros portugueses (Comunicação) Colóquio Internacional - Desvendando o Teatro: Criatividade, Públicos e Territórios
Instituto de Ciências Sociais (ISCTE) (Lisboa, Portugal)
2011/05/18 Escritas de Cena – Dramaturgia Contemporânea, sob o olhar de Bruno Tackels (Comunicação) Colóquio Encontro de Escritas de Cena
Escola Superior de Teatro e Cinema de Instituto Politécnico de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2010/05/20 Os desequilíbrios mercantis das trocas culturais (Comunicação) Colóquio Corps de Textes
Scène Nationale de Roche-sur-Yon (Roche-sur-Yon , França)
2009/12/09 O mal como génese dramática (Comunicação) Colóquio Internacional - Genética Teatral
Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Universidade do Algarve (Lisboa, Portugal)
2008/05/23 Sobre a dramaturgia contemporânea portuguesa: lugares (Comunicação)
Academia Contemporânea do Espectáculo / Teatro do Bolhão (Porto, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2019 - Atual Criação de Texto para Teatro: Escrita e Produção Teatral (Projecto / Relatório)
Coorientador
Estudos Artísticos
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
2018 - 2020 Texto para Teatro: Escrita e Produção Teatral
Coorientador
Estudos Artísticos (Doutoramento)
Universidade de Coimbra, Portugal
2015 - 2019 A Síndrome de Alípio: Estudo do Martírio Cristão como evento performático: do sofrimento e da morte como espectáculo a ver
Coorientador
Artes (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2014 - 2015 Estágio em Produção no Teatro Académico de Gil Vicente
Orientador
Estudos Artísticos (Mestrado)
Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV), Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2010/11 - Atual Práticas de Escrita para a cena contemporânea portuguesa, (Seminário) com Carlos Costa, “Festival Encontros de Novas Dramaturgias Contemporâneas” org. Colectivo 84, Câmara Municipal de Lisboa, Teatro Municipal São Luiz, União Europeia Culture Programme (2007-2013), Fundação Calouste Gulbenkian, Direcção-Geral das Artes, Lisboa (2010/11/15 - 2010/11/17)
Festival (Presidente da Comissão Organizadora)
Camara Municipal de Lisboa, Portugal

Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal

Direcção-Geral das Artes, Portugal

Colectivo 84, Portugal
2010/11 - Atual Práticas de Escrita para a cena contemporânea portuguesa (Seminário), com José Maria Vieira Mendes, “Festival Encontros de Novas Dramaturgias Contemporâneas”, org. Colectivo 84, Câmara Municipal de Lisboa, Teatro Municipal São Luiz, União Europeia Culture Programme (2017-2013), Fundação Calouste Gulbenkian, Direcção-Geral das Artes, Lisboa (2011/11 - 2011/11)
Festival (Presidente da Comissão Organizadora)
Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal

Direcção-Geral das Artes, Portugal

Teatro Municipal São Luiz, Portugal
2019/03 - 2019/03 O que é um autor? (Seminário) com Rui Pina Coelho, “Festival Encontros de Novas Dramaturgias Contemporâneas”, org. Colectivo 84, Universidade de Coimbra, Teatro Académico de Gil Vicente, Coimbra (2019 - 2019)
Festival (Presidente da Comissão Organizadora)
Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV), Portugal

Universidade de Coimbra, Portugal
2019/03 - 2019/03 O que é um autor? (Seminário) com Lígia Soares, “Festival Encontros de Novas Dramaturgias Contemporâneas”, org. Colectivo 84, Universidade de Coimbra, Teatro Académico de Gil Vicente, Coimbra (2019/03 - 2019/03)
Festival (Presidente da Comissão Organizadora)
Universidade de Coimbra, Portugal

Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV), Portugal
2019/03 - 2019/03 O que é um autor? (Seminário) com Olga Roriz, “Festival Encontros de Novas Dramaturgias Contemporâneas”, org. Colectivo 84, Universidade de Coimbra, Teatro Académico de Gil Vicente, Coimbra (2019/03 - 2019/03)
Festival (Presidente da Comissão Organizadora)
Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV), Portugal

Universidade de Coimbra, Portugal
2019/03 - 2019/03 O Ensino da Dramaturgia: Perspectivas Transdisciplinares, (debate) com Christine Zurbach, Cláudia Marisa Oliveira, David Antunes, Jorge Louraço Figueira, Fernando Matos Oliveira, mod. Maria Inês Marques, “Festival Encontros de Novas Dramaturgias Contemporâneas”, org. Colectivo 84, Universidade de Coimbra, Teatro Académico de Gil Vicente, Coimbra (2019/03 - 2019/03)
Festival (Presidente da Comissão Organizadora)
Universidade de Coimbra, Portugal

Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV), Portugal
2018 - 2018 Oficina de Escrita, no âmbito do programa de formação das Oficinas do Teatro Oficina (2018 - 2018)
Oficina (workshop) (Outra)
Centro Cultural Vila Flor, Portugal
2017/03 - 2017/03 O mundo e o teatro de Ruben A., (Conferência) de Armando N. Rosa, “Festival Encontros de Novas Dramaturgias”, org. Colectivo 84, Universidade de Coimbra, Teatro Académico de Gil Vicente, Coimbra; (2017/03 - 2017/03) Universidade de Coimbra, Portugal

Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV), Portugal
2017/03 - 2017/03 Ensina-se a Escrever para Teatro? (debate) com Armando Nascimento Rosa, Carlos Costa, Jorge Louraço, Miguel Castro Caldas, mod. Rui Pina Coelho, “Festival Encontros de Novas Dramaturgias Contemporâneas”, org. Colectivo 84, Universidade de Coimbra, Teatro Académico de Gil Vicente, Coimbra; (2017/03 - 2017/03)
Festival (Presidente da Comissão Organizadora)
Universidade de Coimbra, Portugal

Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV), Portugal
2017 - 2017 Escrever para que pele? (Seminário), com Miguel Graça, “Festival Encontros de Novas Dramaturgias" (2017 - 2017)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Coimbra, Portugal

Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV), Portugal

Colectivo 84, Portugal
2017 - 2017 Escrever para que pele? (Seminário), com Cláudia Lucas Chéu, “Festival Encontros de Novas Dramaturgias" (2017 - 2017)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Coimbra, Portugal

Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV), Portugal
2017 - 2017 Escrever para que pele? (Seminário), com Ricardo Neves Neves, “Festival Encontros de Novas Dramaturgias" (2017 - 2017)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Coimbra, Portugal

Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV), Portugal
2015/03 - 2015/03 Escrever para que pele? (Seminário), com Patrícia Portela, “Festival Encontros de Novas Dramaturgias Contemporâneas”, org. Colectivo 84, Universidade de Coimbra, Teatro Académico de Gil Vicente, Coimbra (2015/03 - 2015/03)
Festival (Presidente da Comissão Organizadora)
Universidade de Coimbra, Portugal

Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV), Portugal
2015/03 - 2015/03 Escrever para que pele? (Seminário), com Rui Catalão, “Festival Encontros de Novas Dramaturgias Contemporâneas”, org. Colectivo 84, Universidade de Coimbra, Teatro Académico de Gil Vicente, Coimbra (2015/03 - 2015/03)
Festival (Presidente da Comissão Organizadora)
Universidade de Coimbra, Portugal

Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV), Portugal
2015/03 - 2015/03 Escrever para que pele? (Seminário), com Joana Craveiro, “Festival Encontros de Novas Dramaturgias Contemporâneas”, org. Colectivo 84, Universidade de Coimbra, Teatro Académico de Gil Vicente, Coimbra (2015/11 - 2015/11)
Festival (Presidente da Comissão Organizadora)
Universidade de Coimbra, Portugal

Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV), Portugal
2015/03 - 2015/03 A Dramaturgia fora de si, (debate) com Rogério Nuno Costa, Vera Mantero e Paula Caspão, mod. Ana Pais, “Festival Encontros de Novas Dramaturgias Contemporâneas”, org. Colectivo 84, Universidade de Coimbra, Teatro Académico de Gil Vicente, Coimbra (2015/03 - 2015/03)
Festival (Presidente da Comissão Organizadora)
Universidade de Coimbra, Portugal

Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV), Portugal
2009 - 2012 Coorganizador (nacional) da rede europeia Corps de Textes (para a produção e circulação de textos europeus para teatro), com vista à candidatura ao apoio da União Europeia no âmbito do Culture Programme (2009-2012), Projeto de cooperação. Apoios e parceiros: Le Théâtre de la Place (Bélgica), Centro Dramático de Plovdiv (Bulgária) e o Théâtre de l’Armée Bulgare (Bulgária), Colectivo 84 (Portugal) (2009 - 2012)
Outro (Coorganizador)
2010/11 - 2010/11 Práticas de Escrita para a cena contemporânea portuguesa (Seminário), com Carlos J. Pessoa, “Festival Encontros de Novas Dramaturgias Contemporâneas”, org. Colectivo 84, Câmara Municipal de Lisboa, Teatro Municipal São Luiz, União Europeia Culture Programme (2017-2013), Fundação Calouste Gulbenkian, Direcção-Geral das Artes, Lisboa (2010/11 - 2010/11)
Festival (Presidente da Comissão Organizadora)
Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal

Direcção-Geral das Artes, Portugal

Teatro Municipal São Luiz, Portugal
2010/11 - 2010/11 Do texto para palco ao palco como texto, (Conferência) de Bruno Tackels, “Festival Encontros de Novas Dramaturgias Contemporâneas”, org. Colectivo 84, Câmara Municipal de Lisboa, Teatro Municipal São Luiz, União Europeia Culture Programme (2017-2013), Fundação Calouste Gulbenkian, Direcção-Geral das Artes, Lisboa (2010/11 - 2010/11)
Festival (Presidente da Comissão Organizadora)
Camara Municipal de Lisboa, Portugal

Teatro Municipal São Luiz, Portugal

Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal

Direcção-Geral das Artes, Portugal
2010/11 - 2010/11 Sobre dramaturgia portuguesa contemporânea, (Debate) com Alexandra Moreira da Silva, António Mercado, Armando N. Rosa, Eugénia Vasques, Fernando Matos Oliveira, Maria João Brilhante, Pedro Eiras, mod. Rui Pina Coelho, “Festival Encontros de Novas Dramaturgias Contemporâneas”, org. Colectivo 84, Câmara Municipal de Lisboa, Teatro Municipal São Luiz, Lisboa, União Europeia Culture Programme (2017-2013) (2010/11 - 2010/11)
Festival (Presidente da Comissão Organizadora)
Camara Municipal de Lisboa, Portugal

Teatro Municipal São Luiz, Portugal

Direcção-Geral das Artes, Portugal
2010/11 - 2010/11 Como escrever o que é urgente dizer, (Comunicação) de Tiago Rodrigues, “Festival Encontros de Novas Dramaturgias Contemporâneas”, org. Colectivo 84, Câmara Municipal de Lisboa, Teatro Municipal São Luiz, União Europeia Culture Programme (2017-2013), Fundação Calouste Gulbenkian, Direcção-Geral das Artes, Lisboa (2010/11 - 2020/11)
Festival (Presidente da Comissão Organizadora)
Direcção-Geral das Artes, Portugal

Teatro Municipal São Luiz, Portugal

Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal

Camara Municipal de Lisboa, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2019 A Síndrome de Alípio: Estudo do Martírio Cristão como evento performático: do sofrimento e da morte como espectáculo a ver (Dissertação)
Orientador
Statt Miller (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2019 Perséfone (Dissertação)
Arguente principal
Paula Isabel Pratas Teles de Menezes Leitão (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
2019 De ontem para hoje: Encontros com a nova dramaturgia em grupo (Dissertação)
Arguente principal
Ana Isabel Milhanas Machado (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
2019 A interioridade e a definição da acção (Dissertação)
Arguente principal
João Pires (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
2014 Sobre a experiência de escrita e de encenação do espectáculo "Mediatron" (projeto)
Arguente
Carlos J. Pessoa (Outro)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
2014 Membro do Júri para avaliar as Provas de Aptidão Profissional do Curso Profissional de Artes do Espectáculo - Interpretação dos alunos finalistas da Escola de Teatro São Teotónio, Colégio São Teotónio, Coimbra Alunos Finalistas (Outro)
Colégio São Teotónio, Portugal
2013 Arruinados em três atos n'O Teatrão
Arguente principal
Joana Girão (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
2012 Sobre a representação do medo em "That Pretty Pretty" ou a peça de violação
Arguente principal
Sheila Callaghan (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2019/03 - 2019/08 2º Congresso Internacional da ESTAP (European Association for the Study of Theatre and Performance, Paris Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Centro de Estudos de Teatro e Teatro Nacional D. Maria II, Lisboa
2019 - 2019 2º Congresso Internacional da ESTAP European Association for the Study of Theatre and Performance Lisboa
2018 - 2018 Colóquio Internacional A presença do texto na dança e no teatro contemporâneos — do centro à margem da cena Lisboa

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2020 - 2021 Condomínio - Um Léxico para as Artes Performativas em Portugal
2019 - 2020 A presença do texto na dança e no teatro
2019/05 - 2019/05 Diacrítica (2183-9174) University of Minho
2019 - 2019 Diacrítica (2183-9174) University of Minho

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2009 - Atual Consultor para a criação da rede europeia Corps de Textes com vista à candidatura do projeto no âmbito do apoio do Culture Programme - projeto de Cooperação da União Europeia
2020 - 2021 Consultor para o projeto de mediação cultural e territorial de A Oficina (Centro Cultural Vila Flor) e as estruturas de ensino secundário e superior da região de Guimarães, com vista à criação de atividades que cruzem práticas de estudo e investigação com práticas artísticas contemporâneas, a convite da Diretora Artística de A Oficina, Fátima Alçada. Centro Cultural Vila Flor, Portugal
2019/02 - 2019/02 Participação na aferição de trabalhos de investigação no âmbito dos seminários de doutoramento “Cruzamentos de linguagens cénicas” e “Análise do Discurso e Artes Performativas”, Programa em Estudos de Teatro; Org. Maria João Brilhante, Catarina Firmo. Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2020/05 - 2020/06 Literatura para palco: teatro, dança e outros formatos de palco (Seminários em regime de Curso Livre) Seminários em regime de Curso Livre (Projecto Pós-doutoral) (Outros) Universidade de Aveiro, Portugal
2020/05 - 2020/06 Literatura para palco: teatro, dança e outros formatos de palco (seminários) Curso Livre (Pós-Graduação) Universidade de Aveiro, Portugal
2017/02 - 2017/07 História e Crítica do Texto Dramático Licenciatura em Artes Performativas e Tecnologia (Licenciatura) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2017 - 2017 História do Texto Dramático I Licenciatura em Artes Performativas e Tecnologias (Licenciatura) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2013/09 - 2015/08 História do Teatro II Estudos Artísticos (Licenciatura) Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
2013/09 - 2015/08 Dramaturgia Estudos Artísticos (Mestrado) Universidade de Coimbra, Portugal
2014 - 2015 Dramaturgia e Escrita Teatral Estudos Artísticos (Mestrado) Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
2014 - 2015 História do Teatro e do Espetáculo II Estudos Artísticos (Licenciatura) Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
2012 - 2013 Escolas e Métodos de Encenação Estudos Artísticos (Licenciatura) Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
2011/09 - 2012/08 Teorias da Arte Teatral III Escola Superior de Teatro e Cinema (Licenciatura) Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2011/09 - 2012/08 Acompanhamento Dramatúrgico das Aulas de Interpretação Escola Superior de Teatro e Cinema (Licenciatura) Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2011/09 - 2012/08 Linguagens e Contextos Teatro - Artes Performativas (Mestrado) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
2008/10 - 2011/08 Gestão Cultural I e II Escola Superior de Educação e de Ciências Sociais (Licenciatura) Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2008/10 - 2011/08 Estudos Artísticos Escola Superior de Educação e de Ciências Sociais (Licenciatura) Instituto Politécnico de Leiria, Portugal

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2013 - Atual Júri do festival Emulation (Ed. 2013), para a selecção dos espectáculos a destacar na respectiva edição em várias categorias. Projecto promovido pelo Théâtre de la Place / Théâtre de Liège, Bélgica.
2019/02 - 2019/09 Jurado convidado para a seleção de obras apresentadas no âmbito do projecto “Plataforma pt 19”, promovido pel' O Espaço do Tempo (Montemor-o-Novo). A selecção incide sobre um conjunto de espectáculos que integrou a Plataforma.pt, na edição de 2019, com vista à sua apresentação pública, a um painel de especialistas nacionais e estrangeiros (programadores, dir. de teatro, etc), para a sua internacionalização.
2012 - 2015 Membro do Júri para selecionar intérpretes de teatro/dança a integrar o projeto École des Maîtres - Curso Teatral de Formação Avançada, a convite e em representação do Teatro Académico de Gil Vicente. Org. CSS Teatro stabile di innovazione del Friuli Venezia Giulia (Itália), CREPA – Centre de Recherche et d’Expérimentation en Pédagogie Artistique (CFWB/Bélgica), Teatro Nacional D. Maria II, TAGV (Portugal), La Comédie de Reims – Centre Dramatique National, Comédie de Caen – Centre Dramatique National de Normandie (França). Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV), Portugal

Teatro Nacional D. Maria II, Portugal
Distinções

Prémio

2016 Nomeação de A Constituição para o Prémio do Melhor Texto de Teatro Português 2016
Sociedade Portuguesa de Autores e a Rádio Televisão Portuguesa, Portugal
2011 Nomeação para o Prémio do Melhor Texto de Teatro Português, para o texto de "Horror ou Breve Estudo Sobre a Paralisia", em 2011
Sociedade Portuguesa de Autores e a Rádio Televisão Portuguesa, Portugal
2010 Menção Honrosa do Prémio de Dramaturgia Luso-Brasileira António José da Silva, para o texto "Boris Yeltsin", em 2010
Teatro Nacional D. Maria II, Portugal

Direcção-Geral das Artes, Portugal

Fundação Nacional de Artes, Brasil
2007 Prémio Nova Dramaturgia Maria Matos, para o texto "O que é teu entregou aos mortais" / "Oslo", em 2007
Teatro Municipal Maria Matos, Portugal

Camara Municipal de Lisboa, Portugal
2007 Bolsa de Mérito pela Universidade de Coimbra [atribuída anualmente aos estudantes com aproveitamento escolar excepcional]
Universidade de Coimbra, Portugal
2007 Prémio Feijó - Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra [atribuído ao melhor aluno de cada Licenciatura da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra]
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
2005 Prémio da Universidade de Coimbra [Atribuído aos 3% dos melhores alunos em todos os cursos da Universidade de Coimbra]
Universidade de Coimbra, Portugal
2004 Prémio da Universidade de Coimbra [Atribuído aos 3% dos melhores alunos em todos os cursos da Universidade de Coimbra]
Universidade de Coimbra, Portugal

Outra distinção

2020 Apoio Direto DGArtes - Colectivo84
Direção-Geral das Artes, Portugal
2020 Apoio para o projeto "Condomínio - Um léxico para as artes performativas em Portugal (1960-2020)"
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal

Universidade Nova de Lisboa, Portugal

Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV), Portugal

Colectivo 84, Portugal
2020 Apoio à Criação e Apresentação do espectáculo "Festa de 15 anos"
Colectivo 84, Portugal

Direção-Geral das Artes, Portugal

Teatro Nacional São João, Portugal

Centro Cultural Vila Flor, Portugal
2018 Apoio Direto DGArtes - Colectivo84
Direção-Geral das Artes, Portugal
2018 Apoio para Colóquio Internacional A Presença do Texto
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal

Colectivo 84, Portugal

Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal

University System of Ohio, Estados Unidos
2017 Apoio à Criação e Apresentação do espectáculo "Sócrates tem de morrer"
Colectivo 84, Portugal

Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV), Portugal

Centro Cultural Vila Flor, Portugal

Teatro Municipal São Luiz, Portugal
2017 Apoio Direto DGArtes - Colectivo84
Direção-Geral das Artes, Portugal

Colectivo 84, Portugal
2016 Bolsa Pós-doutoramento FCT
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
2016 Apoio à Criação e Apresentação do espectáculo "A Constituição"
Direção-Geral das Artes, Portugal

Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV), Portugal

Teatro Nacional D. Maria II, Portugal
2015 Apoio à Criação e Apresentação do espectáculo "Nos Revolutions"
Colectivo 84, Portugal

Direção-Geral das Artes, Portugal

Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV), Portugal
2015 Apoio Direto DGArtes - Colectivo84
Direção-Geral das Artes, Portugal
2014 Apoio Direto DGArtes - Colectivo84
Direção-Geral das Artes, Portugal
2013 Apoio Direto DGArtes - Colectivo84
Direção-Geral das Artes, Portugal
2012 Apoio à Internacionalização das Artes do espetáculo "Horror"
Colectivo 84, Portugal

Direção-Geral das Artes, Portugal
2011 Apoio Direto DGArtes - Colectivo84
Direção-Geral das Artes, Portugal
2011 Apoio para o Festival END (Encontro de Novas Dramaturgias)
Colectivo 84, Portugal

Camara Municipal de Lisboa, Portugal

Teatro Municipal São Luiz, Portugal

Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal

Direção-Geral das Artes, Portugal

Câmara Municipal de Coimbra, Portugal

Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV), Portugal
2010 Apoio Direto DGArtes - Colectivo84
Direção-Geral das Artes, Portugal
2009 Apoio Pontual DGArtes - Colectivo 84
Direção-Geral das Artes, Portugal
2008 Bolsa de Doutoramento
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal