???global.info.a_carregar???
Maria do Carmo Teixeira Pinto holds a PhD on Modern History and is a Professor at Universidade Aberta in the Department of Social Sciences and Management where she teaches online several graduate and undergraduate courses. She’s an expert on the history of the Jewish and New Christian communities in Portugal during the XVIth-XVIIth centuries. She is also a member of the Laboratório de Educação a Distância (LE@D) at Universidade Aberta taking part in several national and international projects on distance learning.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Maria do Carmo Teixeira Pinto

Nomes de citação

  • Pinto, Maria do Carmo Teixeira

Identificadores de autor

Ciência ID
1B1F-2287-94E6
ORCID iD
0000-0001-5113-5851

Endereços de correio eletrónico

  • maria.pinto@uab.pt (Profissional)

Moradas

  • Universidade Aberta - Departamento de Ciências Sociais e de Gestão. R. Almirante Barroso, n.º 38, 1000-013, Lisboa, Lisboa, Portugal (Profissional)
Formação
Grau Classificação
2004/01/31
Concluído
História (Doutoramento)
Especialização em Época Moderna
Universidade Aberta, Portugal
1994/01/31
Concluído
Comunicação Educacional Multimédia (Mestrado)
Especialização em Ciências da Educação
Universidade Aberta, Portugal
1983/07/31
Concluído
História (Licenciatura)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2007/01/31 - Atual Investigador (Investigação) Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2004/01/31 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade Aberta, Portugal
Universidade Aberta Departamento de Ciências Sociais e de Gestão, Portugal
1994/01/31 - 2004/01/30 Assistente (Docente Universitário) Universidade Aberta, Portugal
Universidade Aberta, Portugal
1989/10/01 - 1994/01/30 Assistente Estagiário (Docente Universitário) Universidade Aberta, Portugal
Universidade Aberta, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2018/10/01 - 2020/07/31 Membro do Conselho Coordenador do Laboratório de Educação e eLearning Universidade Aberta, Portugal
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
2017/10/01 - 2019/12/18 Coordenadora do curso História Universidade Aberta, Portugal
Universidade Aberta Departamento de Ciências Sociais e de Gestão, Portugal
2013/02/07 - 2015/02/01 Membro do Conselho Coordenador do Departamento de Ciências Sociais e de Gestão Universidade Aberta Departamento de Ciências Sociais e de Gestão, Portugal
Universidade Aberta, Portugal
2013/02/15 - 2015/01/29 Coordenadora da Secção de História Universidade Aberta Departamento de Ciências Sociais e de Gestão, Portugal
2012/10/01 - 2013/09/30 Vice-Coordenadora do curso História Universidade Aberta, Portugal
Universidade Aberta Departamento de Ciências Sociais e de Gestão, Portugal
2006/10/01 - 2009/09/30 Vice-Coordenadora do curso História Universidade Aberta, Portugal
Universidade Aberta, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2018/09/03 - Atual Avaliação Digital de Competências (@DiC)
Investigador
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning
Não financiado
2021/12/01 - 2024/11/30 INCLUSIVE MEMORY – Inclusive Museums for well-being and health through the creation of a new shared memory
Investigador
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
European Commission
Em curso
2021/01 - 2024/01 Modernisation and internationalisation of Iranian HEIs via collaborative TEL-based curriculum development in engineering and STEM (UNI-TEL) European Commission
2020/09/01 - 2023/08/31 Certification of Causes of Death in Europe (CODA-EU)
Investigador
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
European Commission
Concluído
2020/09/01 - 2023/07/31 Complex Trajectories – Promoting students’ successful trajectories in Higher Education Institutions (face-to-face and online)
Investigador
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
European Commission
Concluído
2020/01/15 - 2023/07/14 Capacity building for the development of Teaching and Learning Centers for Latin American Universities in the 21st Century (PROF XXI)
Investigador
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
European Commission
Concluído
2019/11/15 - 2022/11/14 Asistencia tecnológica a la accesibilidad en la Educación Superior Virtual (EduTech)
Investigador
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
European Commission
Em curso
2019/10/01 - 2021/09/30 Promoting Open Education through Gamification (OpenGame)
Investigador
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
European Commission
Concluído
2015/09/01 - 2018/08/30 Massive Online Open Education Quality (MOOQ)
Investigador
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
European Commission
2015/09/01 - 2018/08/30 Construction of Management Capacities of MOOCs in Higher Education (MOOC-Maker)
Investigador
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
European Commission
Concluído
2014/02/01 - 2017/01/31 Elearning, Communication and Open Data: Massive Mobile, Ubiquitous and Open Learning (ECO)
Investigador
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
European Commission
Concluído
2014/09 - 2016/08 Opening Universities for Virtual Mobility (OUVM)
2014-1-LT01-KA203-000550
European Commission
2014/02/01 - 2016/07/31 European Multiple MOOC Aggregator (EMMA)
Investigador
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
European Commission
Concluído
2014/01/01 - 2016/06/30 Higher Education Online: MOOCs the European Way (HOME)
Investigador
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
European Commission
Concluído
2010/03/01 - 2013/07/01 @ssess - Elearning e avaliação no Ensino Superior
PTDC/CPE-CED/104373/2008
Investigador
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2008/12/01 - 2011/05/31 ELGATE European-Latin American University Cooperation Gate
DCI-ALA/19.09.01/08/19189/160-931/ALFAIII-16
Investigador
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
European Commission
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2020/04/01 - Atual ENSINAR A DISTÂNCIA. Comunidade Aberta e Inclusiva de Apoio à Transição Para a Educação Online
Investigador
Em curso
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Teixeira, António; Ferro, Amadeu Borges; Brandão, Sara; Pinto, Maria do Carmo Teixeira; Paz, João. "The contribution of open education for improving causes of death certification practices". 2023.
  2. Teixeira, António; Amante, Lúcia; Souza, Elizabeth; Pinto, Maria do Carmo Teixeira; Paz, João. "Transforming the culture and innovating the practices of digital assessment: how MOOCs can scale up the impact". 2023.
    10.5334/uproc.101
  3. Pinto, Maria do Carmo Teixeira; Teixeira, António; Paz, João; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Morgado, Lina; Francisco, Manuela. "Assegurar a acessibilidade e a inclusão no ensino superior com o apoio da tecnologia digital: a abordagem integrada de aprendizagem ao longo da vida do projeto EduTech". 2022.
  4. Paz, João; Teixeira, António; Pinto, Maria do Carmo Teixeira; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro. "Promover a educação aberta pela gamificação: a abordagem inovadora do projeto OpenGame (2019-21)". 2022.
  5. Pinto, Maria do Carmo Teixeira; Paz, João. "Open Game: uma atividade aberta gamificada". 2021.
  6. Relvas, Maria de Jesus; Pinto, Maria do Carmo Teixeira; Oliveira, Isolina; Pereira, Alda. "Online peer assessment in a first cycle university degree: which challenges?". 2020.
    https://doi.org/10.38069/edenconf-2020-rw-0016
  7. Teixeira, António; Cabral, Pedro Barbosa; Pinto, Maria do Carmo Teixeira. "Attempting to regulate distance higher education: reflections of the portuguese experience". 2019.
  8. Teixeira, António; Pinto, Maria do Carmo Teixeira; Morgado, Lina; Oliveira, Isolina; Miranda, Branca; Paz, João. "MOOC: Improve the Quality of MOOCs". 2019.
  9. Teixeira, António; Morgado, Lina; Cabral, Pedro Barbosa; Pinto, Maria do Carmo Teixeira. "Regulating tutoring in distance higher education: the portuguese experience". 2019.
  10. Stracke, Christian; Sgouropoulou, C.; Vassiliadis, Bill; Kameas, Achiles; Teixeira, António Moreira; Pinto, Maria do Carmo Teixeira. "Fostering Quality in MOOCs: A European Approach". Trabalho apresentado em European Conference on E-Learning (ECEL 2018), Atenas, 2018.
    Publicado
  11. Stracke, Christian; Tan, Esther; Teixeira, António Moreira; Pinto, Maria do Carmo Teixeira; Kameas, Achiles; Vassiliadis, Bill; Sgouropoulou, Cleo. "Gap between MOOC designers' and MOOC learners' perspectives on interaction and experiences in MOOCs. Findings from the Global MOOC Quality Survey". Trabalho apresentado em 18th IEEE International Conference on Advanced Learning Technologies (ICALT), Bombaim, 2018.
    Publicado
  12. Stracke, Christian; Tan, Esther; Teixeira, António; Pinto, Maria do Carmo Teixeira; Kameas, Achiles; Vassiliadis, Bill; Sgouropoulou, Cleo. "Gap between MOOC designers' and MOOC learners' perspectives on interaction and experiences in MOOCs. Findings from the Global MOOC Quality Survey". 2018.
    10.3115/v1/w14-4108
  13. Teixeira, António; Pinto, Maria do Carmo Teixeira; Stracke, Cristhian; Kameas, Achiles; Vassiliadis, Bill; Sgouropoulou, Cleo. "Divergent perceptions from MOOC designers and learners on interaction and learning experience: findings from the Global MOOQ Survey". 2018.
  14. Teixeira, António Moreira; Pinto, Maria do Carmo Teixeira; Stracke, Christian; Tan, Esther; Kameas, Achiles; Vassiliadis, Bill; Vidal, Gérard,; Sgouropoulou, Cleo. "The Global MOOQ Survey: Building a Common Quality Reference Framework for Improving, Assessing and Comparing MOOC Design". Trabalho apresentado em EDEN Annual Conference 2017, Jönköping, 2017.
    Publicado • 10.1109/cts.2015.7210417
  15. Stracke, Christian; Tan, Esther; Kameas, Achiles; Vassiliadis, Bill; Sgouropoulou, Cleo; Teixeira, António Moreira; Pinto, Maria do Carmo Teixeira; Vidal, Gérard. "The Quality of Open Online Education: Towards a reference framework for MOOCs". Trabalho apresentado em IEEE Global Engineering Education Conference, Atenas, 2017.
    Publicado • 10.1109/educon.2017.7943080
  16. Morgado, Lina; Teixeira, António Moreira; Pinto, Maria do Carmo Teixeira; Miranda, Branca. "MOOQ: the European alliance to improve quality of MOOCs". Trabalho apresentado em Eucen 2016 Autumn Seminar, Barcelona, 2016.
    Publicado • 10.21125/inted.2017.0359
  17. Garcia Lopez, Eva; Garcia Cabot, Antonio; Marcos, Luis de; Teixeira, António; Pinto, Maria do Carmo Teixeira. "An experiment of social-gamification in Massive Open Oline Courses: The ECO iMOOC". 2016.
  18. Pinto, Maria do Carmo Teixeira; Miranda, Branca; Teixeira, António; Morgado, Lina. "Encontro ou desencontro de culturas (de aprendizagem)? uma experiência de mobilidade virtual no contexto do projeto OUVM". 2016.
  19. Pinto, Maria do Carmo Teixeira. "MOOC Lisboa e o Mar: uma história de chegadas e partidas". 2015.
  20. Pereira, Alda; Oliveira, Isolina; Amante, Lúcia; Pinto, Maria do Carmo Teixeira. "How can we use ICT to assess competences in higher education: the case of authenticity". 2013.
  21. Teixeira, António; Pinto, Maria do Carmo Teixeira; Oliveira, Isolina. "A sustainable community of learning: the case of EL-GATE". 2011.
  22. Pinto, Maria do Carmo Teixeira. "Comportamentos e vivências quotidianas dos cristãos-novos seiscentistas – O caso de Elvas". Trabalho apresentado em Congresso Internacional Inquisição Portuguesa: Tempo, Razão e Circunstância, Lisboa, 2006.
    Publicado
  23. Silva, Manuela Santos; Pinto, Maria do Carmo Teixeira. "Alterando a morfologia e a alma da cidade: como foram sentidos em Lisboa os terramotos anteriores a 1755". Lisboa, 2006.
    Publicado
  24. Pinto, Maria do Carmo Teixeira. "Mecanismos de acção e controlo no espaço urbano: as visitas inquisitoriais no século XVI e XVII". Trabalho apresentado em Jornadas Inter e Pluridisciplinares - A Cidade, Lisboa, 1993.
    Publicado
  25. Pinto, Maria do Carmo Teixeira. "As duas visitas da Inquisição ao Porto no século XVI: notas para o seu estudo". Trabalho apresentado em Congreso Internacional "Xudeus e conversos na historia", Ribadavia, 1991.
    Publicado
  26. Pinto, Maria do Carmo Teixeira. "Manuel Dias um cristão novo de Fronteira e as vicissitudes do seu tempo". Lisboa, 1991.
    Publicado
  27. Pinto, Maria do Carmo Teixeira. "A Visita do Licenciado Pedro Álvares de Paredes a Tomar (1561)". Trabalho apresentado em Arqueologia do Estado. Primeiras jornadas sobre Formas de Organização e Exercício de Poderes na Europa do Sul, séculos XIII – XVIII, Lisboa, 1988.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Pérez-Sanagustín, Mar; Kotorov, Iouri; Teixeira, António; Mansilla, Maria Fernanda; Broisin, Julien; Alario-Hoyos, Carlos; Jerez, Oscar; et al. "A competency framework for teaching and learning innovation centers for the 21st Century: anticipating the post-COVID-19 age". Electronics (2022): 1-33. http://hdl.handle.net/10400.2/12571.
    Acesso aberto • Publicado • 10.3390/electronics11030413
  2. Teixeira, António; Mota, José; Pinto, Maria do Carmo Teixeira; Morgado, Lina. "Can MOOCs close the opportunity gaps?: the contribution of social inclusive pedagogical design". Revista Fuentes 21 2 (2019): 239-252. http://hdl.handle.net/10400.2/9717.
    Acesso aberto • Publicado • http://dx.doi.org/10.12795/revistafuentes.2019.v21.i2.08
  3. Teixeira, António; Cabral, Pedro Barbosa; Pinto, Maria do Carmo Teixeira. "Attempting to regulate distance higher education: reflections on the portuguese experience". (2019): http://hdl.handle.net/10400.2/15018.
    https://doi.org/10.38069/edenconf-2019-ac-0048
  4. Teixeira, António Moreira; Miranda, Branca; Pereira, Isolina; Pinto, Maria do Carmo Teixeira. "MOOC “Competências digitais para professores”: uma prática formativa inovadora". RIED. Revista Iberoamericana de Educación a Distancia 21 2 (2018): 243-261. http://dx.doi.org/10.5944/ried.21.2.19784.
    Acesso aberto • Publicado • 10.5944/ried.21.2.19784
  5. Teixeira, António; Pinto, Maria do Carmo Teixeira; Oliveira, Isolina. "EL-Gate’s University International cooperation model: promoting the globalization of latin american universities". (2011): http://hdl.handle.net/10400.2/15020.
  6. Pereira, Alda; Oliveira, Isolina; Tinoca, Luís; AMANTE, LÚCIA; Relvas, Maria de Jesus C.; Pinto, Maria do Carmo Teixeira; Moreira, Darlinda. "Evaluating continuous assessment quality in competence-based education online : the case of the e-Folio". EURODL — European Journal of Open, Distance and E-Learning 2 (2009): http://hdl.handle.net/10400.2/5007.
    Acesso aberto • Publicado
  7. Pinto, Maria do Carmo Teixeira. "As comunidades cristãs novas portuguesas no século XVI: breve descrição de uma identidade irreconhecível". 3 1 (1999): 177-188. http://hdl.handle.net/10400.2/4268.
    Publicado
  8. Pinto, Maria do Carmo Teixeira; Runa, Lucília. "Vivências de uma comunidade cristã nova no século XVI: Castelo de Vide". Identidade, Ciências Sociais e Fruição Cultural 3 (1997): 11-22.
    Publicado
  9. Pinto, Maria do Carmo Teixeira; Runa, Lucília. "Inquisição de Évora: dez anos de funcionamento (1541-1550)". Revista de História Económica e Social 22 (1988): 51-76.
    Publicado
  10. Silva, Manuela Santos; Pinto, Maria do Carmo Teixeira; Freire, Ana Gabriela Morais; Henriques, Maria Cecilia. "Speculum Regum. Alguns aspectos da teoria ético-política de Álvaro Pais". História & Crítica 13 (1986): 25-32.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Teixeira, António; Pinto, Maria do Carmo Teixeira; Paz, João; Morgado, Lina; Cabral, Pedro Barbosa. "Construcción de capacidades para el desarrollo de centros de enseñanza y aprendizaje para las universidades de LatinoAmérica en el siglo XXI". LE@D, Universidade Aberta, 2022.
    10.34627/leadw.2022.3
  2. Teixeira, António; Paz, João; Pinto, Maria do Carmo Teixeira; Morgado, Lina; Francisco, Manuela. "EDUTECH - Asistencia Tecnológica a la accesibilidad en la Educación Superior Virtual". LE@D, Universidade Aberta, 2022.
    10.34627/leadw.2022.3
Edição de livro
  1. Mendes, António Quintas; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Morgado, Lina; Neves, Claudia; Pinto, Maria do Carmo Teixeira. Tendências de investigação em educação aberta, a distância e em eLearning na sociedade em rede: textos selecionados das LE@D Talks 2010-2018. LE@D-Laboratório de Educação a Distância e eLearning. 2019.
Livro
  1. Pinto, Maria do Carmo Teixeira. Tecnologías y accesibilidad en la educación superior virtual. Guías para favorecer la inclusión y la accesibilidad. Quito, Equador: Universidad Politécnica Salesiana. 2023.
    Publicado
  2. Teixeira, António; Villar Aguilles, Alicia; Soeiro, Alfredo; Pinto, Maria do Carmo Teixeira; Paz, João. Advising students with complex trajectories: a practical handbook. 2023.
  3. García-Holgado, A.; Nascimbeni, F. ; García-Peñalvo, F.J.; Brunton, J. ; Bonaudo, P.; de la Higuera, C.; Ehlers, U.; et al. Promoting Open Education through Gamification - OpenGame. Handbook of successful open teaching practices. 2020.
    Publicado
  4. García-Holgado, A.; Nascimbeni, F.; García-Peñalvo, F. J.; Brunton, J.; Bonaudo, P.; de la Higuera, C.; Ehlers, U.; et al. Handbook of successful open teaching practices. Universidad Internacional de La Rioja (UNIR). 2020.
    10.5281/zenodo.4062529
  5. García-Holgado, Alicia; Nascimbeni, Fabio; García-Penãlvo, Francisco José; Brunton, James; Bonaudo, Patricia; de la Higuera, Colin; Ehlers, Ulf-Daniel; et al. Guía de buenas prácticas para la educación abierta. Universidad Internacional de La Rioja. 2020.
    10.5281/zenodo.4765969
  6. De La Higuera, Colin; Harquevaux, Mélanie Pauly; Padilla-Zea, Natalia; Bidarra, José; Bonaudo, Patricia; Brown, Mark; Brunton, James; et al. The OpenGame Course curriculum and content. University of Nantes (UNAN). 2020.
  7. De La Higuera, Colin; Harquevaux, Mélanie Pauly; Masse, Bastien; Padilla, Natalia; Burgos, Daniel; Nascimbeni, Fabio; Alonso, Joaquin; et al. O currículo e o conteúdo do curso OpenGame. University of Nantes (UNAN). 2020.
  8. Pereira, Alda; Oliveira, Isolina; Tinoca, Luís; Pinto, Maria do Carmo Teixeira; Amante, Lúcia. Desafios da avaliação digital no ensino superior. Lisboa, Portugal: Universidade Aberta. LE@D. 2015.
    Submetido
Poster em conferência
  1. Ferro, Amadeu José Borges; Brandão, Sara; Pinto, Maria do Carmo Teixeira; Paz, João; Teixeira, António Moreira. "The role of open education in improving the accuracy of death certification practices among biomedical professionals". Trabalho apresentado em II Congresso BioMedLab, 2024.
  2. Teixeira, António Moreira; Pinto, Maria do Carmo Teixeira; Morgado, Lina; Oliveira, Isolina; Miranda, Branca; Paz, João. "MOOQ: improve the Quality of MOOC". Trabalho apresentado em eL@IES 2019, 2019.
  3. Pinto, Maria do Carmo Teixeira. "Competências digitais para professores (projeto ECO)". Trabalho apresentado em 5º Encontro de Instituições e Unidades de e-Learning do Ensino Superior, 2015.
  4. Pinto, Maria do Carmo Teixeira. "MOOC Lisboa e o Mar: uma história de chegadas e partidas (projeto EMMA)". Trabalho apresentado em 5º Encontro de Instituições e Unidades de e-Learning do Ensino Superior, 2015.
Recurso online
  1. Pereira, Alda; AMANTE, LÚCIA; Oliveira, Isolina; Pinto, Maria do Carmo Teixeira; Monteiro, Vera Cunha; Paz, João; Oliveira, Nuno Ricardo; Santos, José; Alexandre, Fernando. Avaliação Digital no Ensino Básico e Secundário. 2020. https://aulaberta.uab.pt/blocks/catalog/detail.php?id=52.
  2. Avelar, Ana; Câmara, Maria Alexandra Trindade Gago da; Pinto, Maria do Carmo Teixeira. Lisboa, Cidade Aberta. 2017. https://aulaberta.uab.pt/blocks/catalog/detail.php?id=10.
Relatório
  1. Teixeira, António Moreira; Paz, João; Pinto, Maria do Carmo Teixeira. 2023. Servicio de Acreditación y Certificación de Centros de Enseñanza y Aprendizaje (ACCEA). http://www.profxxi.org/wp-content/files/D2.6-ACCEA_Accreditation_and_certification_system_of_TLC-EN.pdf.
  2. AMANTE, LÚCIA; Pinto, Maria do Carmo Teixeira; Oliveira, Isolina; Casanova, Diogo. 2022. Moodle test activity pilot project. http://hdl.handle.net/10400.2/13440.
  3. Amante, Lúcia; Oliveira, Isolina; Pinto, Maria do Carmo Teixeira. 2021. Relatório de avaliação do projeto Atividade “teste” na Moodle: projeto piloto. http://hdl.handle.net/10400.2/12901.
  4. Stracke, Christian; Than, Ester; Teixeira, António Moreira; Pinto, Maria do Carmo Teixeira; Vassiliadis, Bill; Kameas, Achiles; Sgouropoulou, Cleo; Vidal, Gérard. 2018. Design and Quality on Oline Courses. Quality Criteria for Experts. http://mooc-quality.eu/wp-content/uploads/2020/03/Online_Courses_The_Quality_Criteria_for_Experts_v10.pdf.
  5. Stracke, Christian; Tan, Esther; Teixeira, António Moreira; Pinto, Maria do Carmo Teixeira; Vassiliadis, Bill; Kameas, Achiles; Sgouropoulou, Cleo; Vidal, Gérard. 2018. Design and Quality of Online Courses. The Checklist for Beginners. http://mooc-quality.eu/wp-content/uploads/2020/03/Online_Courses_The_Checklist_for_Beginners_v10.pdf.
  6. Stracke, Christian; Tan, Esther; Teixeira, António Moreira; Pinto, Maria do Carmo Teixeira; Vassiliadis, Bill; Kameas, Achiles; Sgouropoulou, Cleo; Vidal, Gérard. 2018. Quality Reference Framework (QRF) for the Quality of MOOCs. http://mooc-quality.eu/wp-content/uploads/2019/11/Quality_Reference_Framework_for_MOOCs_v11.pdf.
  7. Teixeira, António; Neves, Claudia; Artime, Isabel; Santos, Ana Margarida; Pinto, Maria do Carmo Teixeira; Morgado, Lina. 2017. Report on Open Educational Resources (OERs) and Massive Open Online Courses (MOOCs). http://hdl.handle.net/10400.2/13972.
Tese / Dissertação
  1. Nunes, Fernando Jorge. "As elites políticas bejeneses ao tempo do senhor D. Pedro (1749-1786)". Mestrado, 2020. http://hdl.handle.net/10400.2/9454.
  2. Mósca, Joaquim Filipe. "Elites urbanas e poder local em Beja no reinado de Filipe III (1621-1640)". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/10400.2/2603.
  3. Ferreira, Jorge José Alves. "A presença cristã nova em Chaves no reinado dos Filipes (1580-1640)". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/10400.2/1873.
  4. Pinto, Maria do Carmo Teixeira. "Os cristãos-novos de Elvas no Reinado de D. João IV : heróis ou anti-heróis?". Doutoramento, Universidade Aberta, 2003. http://hdl.handle.net/10400.2/2051.
  5. Pinto, Maria do Carmo Teixeira. "Os cristãos-novos de Elvas no Reinado de D. João IV : heróis ou anti-heróis?". Doutoramento, 2003. http://hdl.handle.net/10400.2/2051.

Outros

Outra produção
  1. Unit 2: Welcoming and integrating students in higher education institutions. After completing the UNIT 2. Welcoming and integrating students in higher education institutions, learners should be able to: • Identify institutional policies, strategies, structures and practices that facilitate integration of students with diverse profiles, contexts and backgrounds. • Evaluate methodologies for advising prospective students effectively. • Understand the contribution of institut. 2023. Teixeira, António; Pinto, Maria do Carmo Teixeira; Paz, João. http://hdl.handle.net/10400.2/15558.
  2. Unit 6.2: Quality assurance standards of e-learning (Lecture notes). This topic will present Quality assurance (QA) standards of e-learning and has the following objectives: Objective 1: to understand the meaning of e-learning quality and quality assurance Objective 2: to distinguish several International Quality Assurance Frameworks for e-learning Objective 3: to characterize the main specific features of Quality Assurance of MOOCs Objective 4: to identify the mai. 2022. Teixeira, António; Paz, João; Pinto, Maria do Carmo Teixeira. http://hdl.handle.net/10400.2/15559.
  3. Unit 6.3: Degree evaluation (Lecture Notes). This topic is about Degree Evaluation and has the following objectives: Objective 1: To identify main standards and guidelines of a reference framework for internal quality assurance systems in Higher Education based on the case of Portugal Objective 2: To characterize the accreditation procedures of Higher Education Study Programs in Portugal Objective 3: To clarify how students may participate i. 2022. Teixeira, António; Paz, João; Pinto, Maria do Carmo Teixeira. http://hdl.handle.net/10400.2/15518.
  4. Unit 5.2: A framework for digital assessment (Lecture Notes). This topic will present a framework for digital assessment and has the following objectives: Objective 1: To characterize the new culture of assessment, differentiating it from the traditional assessment culture Objective 2: To identify the main dimensions and parameters of the PrACT framework for digital assessment Objective 3: Analyze the concept of regulated learning and its relationship with P. 2022. Amante, Lúcia; Souza, Elizabeth; Teixeira, António; Paz, João; Pinto, Maria do Carmo Teixeira. http://hdl.handle.net/10400.2/13077.
  5. Unit 2.6: Open Educational Resources (OER) and MOOCs in online-oriented STEM teaching (Lecture Notes). Objective 1: to recognise the different movements promoting openness in science research, innovation and education and identify synergies and interconnections between them. Objective 2: to characterize Open Educational Resources (OERs) and identify its typical features and contexts of use. Objective 3: to distinguish MOOCs according to different design patterns and select the most appropriate to e. 2022. Teixeira, António; Paz, João; Pinto, Maria do Carmo Teixeira. http://hdl.handle.net/10400.2/15519.
  6. Padre António Vieira, 1608-2008. Recursos Educativos - Humaniddes. A vida e obra do Padre António Vieira, no ano das comemorações dos 400 anos do nascimento, através dos depoimentos de Alexandra Gago da Câmara, Maria do Carmo Teixeira Pinto e Ana Paula Avelar, docentes da Universidade Aberta e de Arnaldo do Espírito Santo, docente da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.. 2008. Câmara, Maria Alexandra Gago da; Avelar, Ana Paula; Pinto, Maria do Carmo Teixeira. http://hdl.handle.net/10400.2/7925.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2022/05/17 Assegurar a Acessibilidade e a Inclusão no Ensino Superior com o apoio da Tecnologia Digital: a abordagem integrada de aprendizagem ao longo da vida do projeto EduTech Encontro Ciencia´22
(Lisboa, Portugal)
2022/05/17 Promover a Educação Aberta pela Gamificação: a abordagem inovadora do projeto OpenGame Encontro Ciencia´22
(Lisboa, Portugal)
2021/10/25 Open Game: uma atividade Aberta Gamificada Semana de Acesso Aberto 2021. PRÁTICAS DE INVESTIGAÇÃO ABERTAS
Le@d - Universidade Aberta (Lisboa, Portugal)
2021/09/21 Guia de boas práticas de ensino e aprendizagem abertas Catch the Open Lx21
Le@d - Universidade Aberta (Lisboa, Portugal)
2020/03/05 iMOOC Lisboa e o Mar: uma experiência de aprendizagem histórico -cultural digital em rede V International Forum on Management -Organizations in the digital age: challenges for sustainability
Universidade Aberta (Lisboa, Portugal)
2019/12/09 MOOQ: improve the Quality of MOOCs VIII eL@IES – Encontro de Instituições e Unidades de eLearning do Ensino Superior
Universidade do Algarve (Faro, Portugal)
2019/10/16 Regulating Tutoring in Distance Higher Education: The Portuguese Experience EADTU Conference 2019. Blended and online education within European university networks
Universidade Nacional Educación a Distancia (UNED) (Madrid, Espanha)
2019/06/16 Attempting to Regulate Distance Higher Education: Reflections on the Portuguese Experience EDEN 2019 ANNUAL Conference. Connecting through Educational Technology to produce effective learning environments
(Bruge, Bélgica)
2018/04/17 Building a Common Quality Reference Framework for Improving, Assessing and Comparing MOOC Design Simpósio Global MOOC MAKER (MOOC Lx 18)
Universidade Aberta (Lisboa, Portugal)
2018/04/17 MOOC Competências Digitais para Professores: representações dos participantes Global MOOC MAKER (MOOC Lx 18)
Universidade Aberta (Lisboa, Portugal)
2016/11/24 MOOQ: the European alliance to improve quality of MOOCs Digitalisation in university continuing education: technology, content and pedagogy (Eucen 2016 Autumn Seminar)
Eucen/EDEN (Barcelona, Espanha)
2016/10/19 Widening Access to Scalable Digital Education in Latin America. The contribution of MOOC-Maker Enhancing European Higher Education; 'opportunities and impact of new modes of teaching
EADTU Conference (Roma, Itália)
2016/07/06 Encontro ou Desencontro de Culturas (de Aprendizagem)? Uma experiência de mobilidade virtual no contexto do projeto OUVM Innovación, Calidad e Internacionalización en la EaD y Virtual" - XVII Encuentro AIESAD
Universidad Nacional Educación a Distância (UNED) (Madrid, Espanha)
2015/12/11 MOOCs: contributo para a educação aberta em Portugal 5º Encontro de Instituições e Unidades de e-Learning do Ensino Superior
Instituto Politécnico de Leiria (Leiria, Portugal)
2015/12/11 MOOC Lisboa e o Mar: uma história de chegadas e partidas (Projeto EMMA) 5º Encontro de Instituições e Unidades de e-Learning do Ensino Superior
Instituto Politécnico de Leiria (Leiria, Portugal)
2015/12/11 Competências digitais para professores (Projeto ECO) 5º Encontro de Instituições e Unidades de e-Learning do Ensino Superior
Instituto Politécnico de Leiria (Leiria, Portugal)
2012/11/30 Um caso concreto de avaliação digital na área da História ticEDUCA2010 Conference
(Lisboa, Portugal)
2011/06/19 A sustainable community of learning: the case of El-Gate EDEN 2011 ANNUAL Conference Learning and Sustainability The New Ecosystem of Innovation and Knowledge
University College of Dublin (Dublin, Irlanda)
2011/05/27 A centralidade estratégica do Departamento de Relações Internacionais na universidade atual Conferência Nacional Projecto EL-GATE
Universidade do Vale dos Sinos (Unisinos) (São Leopoldo, Brasil)
2011/05/24 La centralidad estratégica del Departamento de Relaciones Internacionales en la Universidad Actual Conferencia Taller Internacional Proyecto EL GATE – La Internacionalización de las Universidades
(Santa Cruz, Bolívia)
2005/11/11 Os cristãos-novos da raia alentejana: agentes dinamizadores da economia (séculos XVI-XVII) Portugal, a Europa e o Mediterrâneo: economias e sociedade históricas
Universidade Évora (Évora, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2018/09/13 - 2020/01/15 AS ELITES POLÍTICAS BEJENSES AO TEMPO DO SENHOR D. PEDRO (1749-1786)
Orientador
Mestrado em Estudos Portugueses Multidisciplinares (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2010/10/25 - 2013/02/08 ELITES URBANAS E PODER LOCAL EM BEJA NO REINADO DE FILIPE III (1621-1640)
Orientador
Mestrado em Estudos Portugueses Multidisciplinares (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2009/11/20 - 2011/07/21 A PRESENÇA CRISTÃ NOVA EM CHAVES NO REINADO DOS FILIPES (1580-1640)
Orientador
Mestrado em Estudos Portugueses Multidisciplinares (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2020/10/21 - 2020/10/23 11th EDEN Research Workshop - Enhancing the Human Experience of Learning with Technology: New Challenges for Research in Digital, Open, Distance & Networked Education (2020/10/21 - 2020/10/23)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
2020/04/01 - 2020/06/01 Ciclo de LE@DTalks em Tempo de Pandemia (2020/04/01 - 2020/06/01)
Oficina (workshop) (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
2019/12/09 - 2019/12/09 eLIES 2019 - VIII Encontro de Instituições e Unidades de eLearning do Ensino Superior, dedicado ao tema das Competências Digitais e eLearning. (2019/12/09 - 2019/12/09)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Algarve - Campus de Gambelas, Portugal

Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal

Instituto Politécnico de Tomar, Portugal
2019/10/18 - 2019/10/18 LE@D Talks - Recomendação Pedagógica em EaD: um olhar a partir das estratégias pedagógicas (2019/10/18 - 2019/10/18)
Outro (Coorganizador)
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
2019/02/27 - 2019/02/27 Iª Conferência Internacional de Investigação em Educação Aberta, a Distância e em Rede - nextED2019 (2019/02/27 - 2019/02/27)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal

Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
2018/12/14 - 2018/12/14 eLIES 2018 - VII Encontro de Instituições e Unidades de eLearning no Ensino Superior, dedicado ao tema das Competências Digitais e eLearning. (2018/12/14 - 2018/12/14)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal

Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal

Universidade do Algarve - Campus de Gambelas, Portugal
2013/07/18 - 2013/07/19 CATES 2013 - 1ª Conferência Internacional Avaliação e Tecnologias no Ensino Superior (2013/07/18 - 2013/07/19)
Conferência (Coorganizador)
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
2008/04/01 - 2008/06/01 Congresso Internacional Contraluz de uma Guerra: da invasão francesa à recepção das suas ideias em Espanha e Portugal (2008/04/01 - 2008/06/01)
Congresso (Coorganizador)
Universidade Aberta, Portugal

Universidad Nacional de Educación a Distancia, Espanha

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2017/11/14 A Escola Portuguesa ao serviço da Nação: discursos e práticas de orientação e disciplina do professorado primário (1926-1956)
Vogal
Maria Paula dos Santos Lourenço Pereira (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
2014/01/24 Sob os auspícios do Concílio de Trento: Pombal entre a prevaricação e o disciplinamento
Arguente principal
Ricardo Jorge Carvalho Pessa de Oliveira (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2013/04/13 De Malaca a Singapura passando por Tugu. Retratos de quem tem o mar por berço
Vogal
Maria de Jesus Sequeira Espada (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
2007/01/01 Religião e vida social no espaço urbano: comunidades judaicas na Beira Interior em finais da Idade Média
Arguente principal
Isaura Luísa Cabral Miguel (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2023/10/18 - 2023/10/20 XIV Congreso Internacional sobre Aplicación de Tecnologías de la Información y Comunicaciones Avanzadas (ATICA 2023)/X Conferencia Internacional sobre Aplicación de Tecnologías de la Información y Comunicaciones para mejorar la Accesibilidad (ATICAcces 2023) Aguascalientes - México
2022/11/16 - 2022/11/18 XIII Congreso Internacional sobre Aplicación de Tecnologías de la Información y Comunicaciones Avanzadas (ATICA 2022)/IX Conferencia Internacional sobre Aplicación de Tecnologías de la Información y Comunicaciones para mejorar la Accesibilidad (ATICAcces 2022) Cuenca - Equador
2021/11/24 - 2021/11/26 XII Congreso Internacional sobre Aplicación de Tecnologías de la Información y Comunicaciones Avanzadas (ATICA 2021)/VIII Conferencia Internacional sobre Aplicación de Tecnologías de la Información y Comunicaciones para mejorar la Accesibilidad (ATICAcces 2021) Lisboa

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2023/01/01 - 2023/02/16 Revista En la España Medieval Ediciones Complutense (Universidad Complutense - Madrid)
2023 - 2023 Transactions on Education Institute of Electrical and Electronics Engineers
2020/11/12 - 2020/11/12 Livro sobre Globalização - Doutoramento Estudos Globais
2020/02/01 - 2020/02/01 Revista de Educação a Distância e Elearning Universidade Aberta
2019/12/04 - 2019/12/04 Revista Latinoamericana de Tecnología Educativa (RELATEC) (1695-288X) Universidad de Extremadura - Departamento de Ciencias de la Educación
2013 - 2013 Erasmo. Revista de Historia Bajomedieval y Moderna Universidade de Valladolid

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2020/12/31 - Atual Promoting Open Education through Gamification. The OpenGame Course Curriculum and Content
2023/02/27 - 2023/03/26 MOOOC - El profesor del siglo XXI: Aprender a enseñar con tecnologías digitales (2ª edição)
2023 - 2023 MOOC - Advising Complex Trajectories MOOC Advising Complex Trajectories
2023 - 2023 MOOC - Longitudinal Analysis
2022/11/08 - 2022/12/13 MOOOC - El profesor del siglo XXI: Aprender a enseñar con tecnologías digitales (1ª edição)
2022 - 2022 UNITEL - E-course
2020/07/30 - 2020/07/30 Webinar PROF XXI - Competencias Digitales y Desarrollo de la Docencia a Distancia y en Línea: Modelos de formación y de prácticas universitarias
2020/06/11 - 2020/06/11 Webinar PROF XXII: La digitalización de la educación y los REAs
2016/10/30 - 2016/12/11 MOOC - Competências Digitais para Professores (5ª edição) MOOC - Competências Digitais para Professores – integrado no projeto europeu Elearning, Communication and Open-data: Massive Mobile, Ubiquitous and Open Learning (ECO) (Outros) Universidade Aberta, Portugal
2016/04/04 - 2016/05/15 MOOC - Competências Digitais para Professores (4ª edição) MOOC - Competências Digitais para Professores – integrado no projeto europeu Elearning, Communication and Open-data: Massive Mobile, Ubiquitous and Open Learning (ECO) (Outros)
2016/03/28 - 2016/05/01 MOOC - Lisboa e o Mar: Uma História de Chegadas e Partidas (3ª edição) MOOC - Lisboa e o Mar: Uma História de Chegadas e Partidas – integrado no projeto European Multiple MOOC Aggregator (EMMA) (Outros) Universidade Aberta, Portugal
2015/11/02 - 2015/12/13 MOOC - Competências Digitais para Professores (3ª edição) MOOC Competências Digitais para Professores - integrado no projeto europeu Elearning, Communication and Open-data: Massive Mobile, Ubiquitous and Open Learning (ECO). (Outros) Universidade Aberta, Portugal
2015/10/26 - 2015/11/29 MOOC - Lisboa e o Mar: Uma História de Chegadas e Partidas (2ª edição) MOOC - Lisboa e o Mar: Uma História de Chegadas e Partidas – integrado no projeto European Multiple MOOC Aggregator (EMMA) (Outros) Universidade Aberta, Portugal
2015/04/27 - 2015/06/07 MOOC - Competências Digitais para Professores (2ª edição) MOOC Competências Digitais para Professores - integrado no projeto europeu Elearning, Communication and Open-data: Massive Mobile, Ubiquitous and Open Learning (ECO). (Outros) Universidade Aberta, Portugal
2015/04/13 - 2015/05/24 MOOC - Lisboa e o Mar: Uma História de Chegadas e Partidas (1ª edição) MOOC - Lisboa e o Mar: Uma História de Chegadas e Partidas integrado no projeto European Multiple MOOC Aggregator (EMMA) (Outros) Universidade Aberta, Portugal
2014/11/24 - 2015/01/10 MOOC - Competências Digitais para Professores (1ª edição) MOOC Competências Digitais para Professores - integrado no projeto europeu Elearning, Communication and Open-data: Massive Mobile, Ubiquitous and Open Learning (ECO). (Outros) Universidade Aberta, Portugal

Entrevista / Programa (rádio / tv)

Programa Tema
2008/01/01 - 2008/01/01 Padre António Vieira, 1608-2008 A vida e obra do Padre António Vieira, no ano das comemorações dos 400 anos do nascimento

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2023/10/18 - 2023/10/20 Membro da Comissão Científica do XIV Congreso Internacional sobre Aplicación de Tecnologías de la Información y Comunicaciones Avanzadas (ATICA 2023)/X Conferencia Internacional sobre Aplicación de Tecnologías de la Información y Comunicaciones para mejorar la Accesibilidad (ATICAcces 2023)
Membro
Instituto Tecnológico de Aguascalientes, México
2022/12/16 - 2022/12/16 Membro da Comissão Científica do X eLIES 2022
2022/11/16 - 2022/11/18 Membro da Comissão Científica do XIII Congreso Internacional sobre Aplicación de Tecnologías de la Información y Comunicaciones Avanzadas (ATICA 2022)/IX Conferencia Internacional sobre Aplicación de Tecnologías de la Información y Comunicaciones para mejorar la Accesibilidad (ATICAcces 2022)
Membro
Universidad Politécnica Salesiana, Equador
2021 - 2022 Membro do grupo de trabalho do Projeto de Reforço Avaliação Digital, cujo objetivo visa reforçar a transição para uma avaliação totalmente digital na UAb.
Membro
2021/11/24 - 2021/11/26 Membro da Comissão Científica do XII Congreso Internacional sobre Aplicación de Tecnologías de la Información y Comunicaciones Avanzadas (ATICA 2021)/VIII Conferencia Internacional sobre Aplicación de Tecnologías de la Información y Comunicaciones para mejorar la Accesibilidad (ATICAcces 2021)
Membro
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
2021 - 2021 Membro da equipa de investigadoras do Laboratório de Educação a Distância e eLearning (LE@D) que procedeu à avaliação do projeto piloto "Atividade ´teste´ no Moodle: Projeto piloto», que envolveu um conjunto de 8 UCs dos quatro departamentos da UAb.
Membro
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
2013/12/06 - 2013/12/07 Membro da Comissão Científica do III Colóquio Luso Brasileiro de EaD e Elearning
Membro
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
2013/07/18 - 2013/07/19 Membro da Comissão Científica CATES 2013 - 1ª Conferência Internacional Avaliação e Tecnologias no Ensino Superior
Membro
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
Distinções

Prémio

2009 Best Research Paper Award - EDEN Annual Conference

Outra distinção

2020 Nomeação Best Paper - EDEN 2020 Online Research Workshop