???global.info.a_carregar???
DANIELA MELARÉ VIEIRA BARROS. Doutora em Educação pela UNESP ¿ Brasil e em Educação pela UNED de Madrid. É Professora Auxiliar, de nomeação definitiva, no Departamento de Educação e Ensino a Distância (DEED) da Universidade Aberta (UAb). Atualmente é vice-coordenadora da Licenciatura em Educação, membro do Conselho Pedagógico e membro da Unidade de Desenvolvimento dos Centros Locais de Aprendizagem da mesma Universidade (UMCLA). É investigadora integrada no Centro de Estudos Globais – Grupo Educação e Cidadania Global (UAb) e colaboradora do Laboratório de Educação a Distância e eLearning (LE@D- UAb). PhD in Education from UNESP Brazil and in Education from UNED in Madrid. She is an Assistant Professor, with permanent appointment, in the Department of Education and Distance Learning (DEED) at the Open University (UAb). She is currently vice-coordinator of the Degree in Education, member of the Pedagogical Council and member of the Development Unit of Local Learning Centers at the same University (UMCLA). She is a researcher at the Center for Global Studies – Global Education and Citizenship Group (UAb) and collaborator at the Distance Education and eLearning Laboratory (LE@D- UAb).
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
DANIELA MELARÉ VIEIRA BARROS

Nomes de citação

  • BARROS, DANIELA MELARÈ VIEIRA
  • Barros, DANIELA
  • Melaré, D.V.B.
  • Barros, D.
  • Barros, D.M.V.

Identificadores de autor

Ciência ID
2511-BF94-D07F
ORCID iD
0000-0002-1412-2231

Endereços de correio eletrónico

  • dmelare@gmail.com (Profissional)
  • daniela.barros@uab.pt (Profissional)
Formação
Grau Classificação
2007/09/20 - 2011/08/11
Concluído
Doctorado en Educación (Doctor)
Universidad Nacional de Educación a Distancia, Espanha
"Estilos de aprendizaje y medios didácticos en contextos virtuales" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2018/09/01 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade Aberta, Portugal
2013 - 2018 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade Aberta, Portugal
2013 - 2018 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade Aberta, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2023/02/01 - 2026/01/31 A robótica, o pensamento computacional e as tecnologias digitais na educação básica: potencializando aprendizagens e competências em processos de ressignificação do ensino de ciências
2022/06838-5
Investigador
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Brasil
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
2021/01/10 - 2024/11/10 Enhancing hybrid teaching in higher education through chatbots (HYBOT)
Investigador
Erasmus Plus
Concluído
2021/03/29 - 2024/03/28 (Re)Search for Career: Intervenção de carreira à distância, empregabilidade e equidade social no acesso ao mercado de trabalho
Universidade do Minho, Portugal

Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal

Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal

Universidade Aberta, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2019/01/01 - 2019/12/31 Laboratório de Educação a Distãncia e E-Learning
UID/Multi/04372/2019
Universidade Aberta, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2019/01/01 - 2019/12/31 Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX
UID/HIS/00460/2019
Universidade de Coimbra, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2016/07/01 - 2018/12/31 TUTORIA VIRTUAL - o tutor virtual artefacto mediador da aprendizagem no ensino superior online
PTDC/IVC-PEC/3963/2014
Provided by PTCRIS: PTDC/IVC-PEC/3963/2014
Universidade do Algarve Centro de Investigação em Artes e Comunicação, Portugal

FCiênciasID Associação para a Investigação e Desenvolvimento de Ciências, Portugal

Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores Investigação e Desenvolvimento em Lisboa, Portugal

Universidade Aberta, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Burgués, Ana Setien; Nobre, Ana; Barros, Daniela Melaré Vieira. "DK eLearning-TPCK na língua e cultura espanhola na educação a distância". 2018.
  2. Costa, Adelaide Millán; Barros, Daniela Melaré Vieira; Caeiro, Domingos; Caetano, João Relvão; Moreira, J. António; Negas, Mário Carrilho; Henriques, Susana. "Atas I Seminário Internacional Comunidades Digitais em Rede (CODIRE) - Resumos alargados". 2018.
  3. Terçariol, Adriana Aparecida de Lima; Barros, Daniela Melaré Vieira. "As redes sociais na formação inicial de professores: estratégias, estilos e desafios para a didática na educação online". 2018.
  4. Cláudio, Ana Paula; Carmo, Maria Beatriz; Silva, João Balsa da; Alves, Catarina Bilé; Costa, Ricardo; Marcos, Adérito; Carvalho, Elizabeth; et al. "Empathic mediators for distance learning courses". 2018.
  5. Goulão, Fátima; Seabra, Filipa; Henriques, Susana; Cardoso, Teresa; Barros, Daniela Melaré Vieira. "Permanência de população adulta no ensino superior em modalidade de elearning : contribuições da teoria dos estilos de aprendizagem e do sentimento de auto-eficácia". 2016.
  6. Amador, Filomena; Nobre, Ana; Barros, Daniela Melaré Vieira. "A transposição didática no âmbito do eLearning". 2016.
  7. Rocha, Maria Antonieta; Cardoso, Teresa; Barros, Daniela Melaré Vieira. "Formação de comunidades virtuais de prática: elementos de sustentabilidade nas I JIO - Jornadas Internacionais Online". 2015.
  8. Barros, Daniela Melaré Vieira; Neves, Claudia; Courela, Conceição; Seabra, Filipa; Oliveira, Isolina; Henriques, Susana; Moreira, J. António; Behar, Patrícia. "Atas : I Jornadas Internacionais Online : educação, tecnologias e inovação". 2014.
  9. Amante, Lúcia; Mendes, António Quintas; Barros, Daniela Melaré Vieira; Cardoso, Teresa; Spilker, Maria João; Morais, Carlos; Miranda, Luísa; Alves, Paulo. "III Colóquio luso-brasileiro de educação a distância e elearning". 2013.
  10. Dias, Isabel de Barros; Barros, Daniela Melaré Vieira; Seara, Isabel. "Elearning no ensino superior : práticas de integração no âmbito do projeto acessibilidades". 2013.
  11. Okada, Alexandra; Barros, Daniela Melaré Vieira. "Os estilos de coaprendizagem para as novas características da educação (3.0)". 2013.
  12. Barros, Daniela Melaré Vieira; Francisco, Maria Cristina Amado. "A utilização de recursos educativos digitais no ensino superior a distância : a perceção do estudante e o modo como utiliza os recursos digitais para fins educativos". 2013.
  13. Okada, Alexandra; Barros, Daniela Melaré Vieira. "Refletindo sobre avaliação na era da co-aprendizagem e co-investigação". 2013.
  14. Guitiérrez Tapias, Mariano; García Cue, José Luis; Barros, Daniela Melaré Vieira; Goulão, Fátima; Miranda, Luísa; Morais, Carlos. "Análisis comparativo de los estilos de aprendizaje de diferentes grupos de alumnos de Grado de la Escuela Universitaria de Magisterio, Universidad de Valladolid, Campus de Segovia, España". 2012.
  15. Seabra, Filipa; Barros, Daniela Melaré Vieira. "Uso dos fóruns e a promoção da aprendizagem colaborativa : estudo de caso das interações entre estudantes do 2.º ciclo". 2011.
  16. Barros, Daniela Melaré Vieira; Henriques, Susana. "Literacia virtual e ambientes e-learning". 2011.
  17. Barros, Daniela Melaré Vieira. "Pedagogical features of learning styles in virtual for evaluation of virtual learning environments (VLE)". 2011.
  18. García Pérez, María; Barros, Daniela Melaré Vieira; Ortega Sánchez, Isabel. "Diretrizes para uma metodologia de alfabetização digital na modalidade virtual". 2008.
  19. Mucheroni, Marcos; Barros, Daniela Melaré Vieira. "Games, mitologia, subjetividade e noosfera". 2008.
Artigo em revista
  1. Silvia Carrascal Domínguez; Juana María Anguita Acero; Óscar Navarro Martínez; Daniela Melaré Vieira Barros. "Internacionalización de la educación: personalización y accesibilidad en contextos digitales". EmRede - Revista de Educação a Distância (2024): https://doi.org/10.53628/emrede.v11i.1026.
    10.53628/emrede.v11i.1026
  2. Silvia Carrascal; Daniela Melaré Vieira Barros. "Inovação, Internacionalização e Inclusão". Dialogia (2023): https://doi.org/10.5585/47.2023.25784.
    10.5585/47.2023.25784
  3. Jacinta Lucia Rizzi Marcom; Ana Paula Teixeira Porto; Daniela Melaré Vieira Barros. "A formação docente na cibercultura". Dialogia (2023): https://doi.org/10.5585/47.2023.25578.
    10.5585/47.2023.25578
  4. Rute Elen do Nascimento; Diene Eire de Mello; Camila Fernandes de Lima Ferreira; Daniela Melaré Vieira Barros; Nascimento, Rute Elen do; Eire de Mello, Diene; Ferreira, Camila Fernandes de Lima; BARROS, DANIELA MELARÈ VIEIRA. "Porque eles (elas) não abriram as câmeras? Reflexões sobre as aulas síncronas no Ensino Remoto Emergencial". Educação em Análise 8 1 (2023): 98-115. http://dx.doi.org/10.5433/1984-7939.2023v8n1p98.
    10.5433/1984-7939.2023v8n1p98
  5. Féliz, Laura; Carrascal, Silvia; Melaré Vieira, Daniela; Valente, Paula. "Formación Profesional a distancia para la empleabilidad en España, Portugal y República Dominicana". Alteridad 18 2 (2023): 234-247. http://dx.doi.org/10.17163/alt.v18n2.2023.07.
    Publicado • 10.17163/alt.v18n2.2023.07
  6. Andressa Algayer da Silva Moretti; Daniela Melaré Vieira Barros; Aguinaldo Robinson De Souza; Algayer da Silva Moretti, Andressa; BARROS, DANIELA MELARÈ VIEIRA ; De Souza, Aguinaldo Robinson. "Práticas colaborativas na Wikipédia: a internacionalização e a interculturalidade no ensino de química". EccoS – Revista Científica 65 (2023): 1-21. https://doi.org/10.5585/eccos.n65.24565.
    10.5585/eccos.n65.24565
  7. Mariana Dos Reis Alexandre; Daniela Melare Vieira Barros. "INSTRUMENTO AVALIATIVO DE OBJETOS DIGITAIS DE APRENDIZAGEM PARA A MATEMÁTICA: A USABILIDADE EM FOCO". Revista Interinstitucional Artes de Educar (2023): https://doi.org/10.12957/riae.2023.70472.
    10.12957/riae.2023.70472
  8. Domingo J. Gallego; Catalina Alonso; Daniela Melare Vieira Barros. "Estilos de Aprendizaje y Estilos de Enseñanza. Propuestas pedagógicas para la transformación de la educación". Revista de Estilos de Aprendizaje (2022): https://doi.org/10.55777/rea.v15iEspecial.5309.
    10.55777/rea.v15iEspecial.5309
  9. Daniela Melaré Vieira Barros; Elisangela Aparecida Bulla Ikeshoji; Vanessa Matos dos Santos; Diene Eire Mello; Marcos Andrei Ota; Eniel do Espírito Santo; Alexanda Okada. "ENSINO SUPERIOR EM TEMPOS DE PANDEMIA: personalização, envolvimento, autonomia e novas estratégias de aprendizagem". TICs & EaD em Foco (2022): http://dx.doi.org/10.18817/ticseademfoco.v8i2.626.
    10.18817/ticseademfoco.v8i2.626
  10. Gleice Assunção da Silva; Daniela Melaré Vieira Barros; Daniela Karine Ramos. "Formação de professores a distância: análise da legislação e da estrutura no contexto brasileiro e português". Revista de Estilos de Aprendizaje (2022): http://dx.doi.org/10.55777/rea.v1i1.3448.
    10.55777/rea.v1i1.3448
  11. Cybelle Cristina Ferreira do Amaral; Wilson Massashiro Yonezawa; Daniela Melaré Vieira Barros. "Pensamento computacional e a formação docente: desafios e possibilidades didáticas com o uso da ferramenta Scratch". Dialogia 40 (2022): e21701-e21701. https://doi.org/10.5585/40.2022.21701.
    10.5585/40.2022.21701
  12. Terçariol, Adriana Aparecida de Lima; Vieira Barros, Daniela Melaré; Gitahy, Raquel Rosan Christino. "Os estilos de uso dos espaços virtuais na construção de estratégias didáticas na licenciatura e na formação para a docência na educação básica". INTERFACES DA EDUCAÇÃO 12 34 (2021): 1016-1044. http://dx.doi.org/10.26514/inter.v12i34.5403.
    10.26514/inter.v12i34.5403
  13. Ana Nobre; Ana Mouraz; Maria de Fátima Goulão; Susana Henriques; Daniela Barros; José António Moreira; Nobre, Ana; et al. "Processos de comunicação digital no sistema educativo português em tempos de pandemia". Práxis Educacional 17 45 (2021): 1-19. https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i45.8331.
    10.22481/praxisedu.v17i45.8331
  14. Henriques, Susana; Moreira, J. António; BARROS, DANIELA MELARÈ VIEIRA ; Soledad, Ana Filipa. "Qualidade em educação digital em rede: inovação e formação de professores". REVELLI-Revista de Educação, Linguagem e Literatura 13 (2021): 1-19. https://www.revista.ueg.br/index.php/revelli/article/view/12141.
    Publicado • 10.51913/revelli.v13i0
  15. Rosiley Aparecida Teixeira; Adriana Aparecida de Lima Terçariol; Daniela Melaré Vieira Barros; Jason Ferreira Mafra. "O (Re)inventar da Educação em Tempos de Pandemia". Dialogia 36 (2020): 1-2. https://doi.org/10.5585/dialogia.n36.18989.
    10.5585/dialogia.n36.18989
  16. BARROS, DANIELA MELARÈ VIEIRA ; Ana María Ferreira Nobre; Gil, Henrique Manuel Pires Teixeira; Antonio Chenoll Mora; Macedo, Carla Alexandra da Silva. "Universidades Seniores em Portugal e o uso das redes sociais: inclusão digital e social". Educação em Foco 23 41 (2020): https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4444.
    Acesso aberto • Publicado • https://doi.org/10.24934/eef.v23i41.4444
  17. José António Marques Moreira; Susana Henriques; Daniela Barros. "Transitando de um ensino remoto emergencial para uma educação digital em rede, em tempos de pandemia". Dialogia 34 (2020): 351-364. https://doi.org/10.5585/dialogia.n34.17123.
    10.5585/dialogia.n34.17123
  18. Czeszak, Wanderlucy; Barros, Daniela Melaré Vieira; Schlünzen, Elisa Tomoe Moriya; Perez, Daniela Jordão Garcia. "A Interação e a Colaboração na Formação de Mediadores Pedagógicos Digitais". EaD em Foco 10 1 (2020): http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v10i1.941.
    10.18264/eadf.v10i1.941
  19. Daniela Melaré Vieira Barros. "Didática e estilos de uso do virtual para a Educação a Distância". Revista Diálogo Educacional (2020): https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.064.DS06.
    10.7213/1981-416X.20.064.DS06
  20. Aníbal Guerreiro; Daniela Melaré Vieira Barros; Lina Morgado; Guerreiro, Anibal; Barros, Daniela Melaré Vieira; Morgado, Lina. "TUTORIA COM AGENTES INTELIGENTES NA EDUCAÇÃO ONLINE". Revista Teias (2019): https://doi.org/10.12957/teias.2019.43038.
    10.12957/teias.2019.43038
  21. Adriano Canabarro Teixeira (Organizador); Daniela Melaré Vieira Barros; Flávia Eloisa Caimi. "Editorial". Revista Espaço Pedagógico (2019): https://doi.org/10.5335/rep.v26i2.9414.
    10.5335/rep.v26i2.9414
  22. Ana María Ferreira Nobre; Antonio Chenoll Mora; Daniela Melaré Vieira Barros; Ana Setién Burgués; Nobre, Ana; Barros, Daniela Melaré Vieira; Chenoll, António; Sétien, Ana. "Tabla DK eLearning: optimización de la práctica docente en un ambiente online". Revista de Educación a Distancia (RED) (2019): https://doi.org/10.6018/red/59/03.
    10.6018/red/59/03
  23. Alves, Pedro; Barros, Daniela Melaré; Marques, Maria do Céu. "Cine, educación y sociedad. Presentación". (2019): http://hdl.handle.net/10400.14/28503.
    10.7195/ri14.v17i2.1423
  24. Barros, Daniela Melaré Vieira. "A educação matemática mediada pelas tecnologias digitais: o uso da programação de computadores como estratégia didática". (2019): http://hdl.handle.net/10400.2/9025.
    10.14195/978-989-26-1772-5
  25. Guerreiro, Aníbal Martins; Barros, Daniela Melaré Vieira. "Novos desafios da educação a distância: programação e uso de Chatbots". (2019): http://hdl.handle.net/10400.2/8410.
    10.5335/rep.v26i2.8743
  26. Carapeto, Cristina; Barros, Daniela Melaré Vieira. "Nutrition and health as virtual class at Open University (Portugal): pedagogical strategies for higher education". (2019): http://hdl.handle.net/10400.2/8258.
    https://doi.org/10.1186/s41239-019-0151-4
  27. Bastos, Glória; Sequeira, Rosa Maria; Barros, Daniela Melaré Vieira. "O papel da educação online na formação de adultos: o caso da Universidade Aberta". (2019): http://hdl.handle.net/10400.2/9276.
  28. Barros, Daniela Melaré Vieira; Campos, Fernanda Araújo Coutinho. "Visões sobre a convergência na educação em diferentes perspectivas: novas percepções e tendências". (2019): http://hdl.handle.net/10400.2/8411.
  29. Barros, Daniela Melaré Vieira; Santos, Vanessa Matos dos; Romero, Cristina Sánchez. "Estratégias para o trabalho colaborativo: revisitando o uso de fóruns on-line na educação a distância". (2019): http://hdl.handle.net/10400.2/8499.
    10.7213/1981-416X.19.060.DS10
  30. J. António Moreira; Susana Henriques; Maria de Fátima Goulão; Daniela Barros. "Digital Learning in Higher Education: A Training Course for Teaching Online - Universidade Aberta, Portugal". Open Praxis 9 2 (2017): 253-253. https://doi.org/10.5944/openpraxis.9.2.539.
    10.5944/openpraxis.9.2.539
  31. Barros, Daniela Melaré Vieira; Seabra, Filipa; Goulão, Fátima; Henriques, Susana; Cardoso, Teresa; BARROS, DANIELA. "Estilos de aprendizagem e permanência no ensino superior a distância: Licenciatura em Educação da Universidade Aberta". REVISTA DE ESTUDIOS E INVESTIGACIÓN EN PSICOLOGÍA Y EDUCACIÓN (2017): http://hdl.handle.net/10400.2/6851.
    10.17979/reipe.2017.0.12.2889
  32. Barros, Daniela Melaré Vieira; Neves, Cláudia. "Instrumento para identificação dos elementos pedagógicos do elearning no cenário empresarial". (2017): http://hdl.handle.net/10400.2/8861.
    10.22633/rpge.v21.n3.2017.10971
  33. Barros, Daniela Melaré Vieira; Okada, Alexandra; Henriques, Susana. "Rede de estilos de aprendizagem e EaD: uma experiência de coaprendizagem". (2017): http://hdl.handle.net/10400.2/6535.
  34. Goulão, Fátima; Seabra, Filipa; Barros, Daniela Melaré Vieira; Henriques, Susana; Cardoso, Teresa. "Sucesso, permanência e persistência dos estudantes do ensino superior a distância e online". (2015): http://hdl.handle.net/10400.2/4850.
    http://dx.doi.org/10.17979/reipe.2015.0.01.168
  35. Barros, Daniela Melaré Vieira. "Estilos de coaprendizagem e alguns indicadores das competências digitais". (2014): http://hdl.handle.net/10400.2/3618.
  36. Barros, Daniela Melaré Vieira; Romero, Cristina Sánchez; Moreira, José Antonio. "Cenários Virtuais de Aprendizagem, colaboração e intercâmbio: a coaprendizagem como uma estratégia didático pedagógica". (2014): https://seer.ufs.br/index.php/revtee/article/view/3453.
  37. Teixeira, Marcelo Mendonça; Barros, Daniela Melaré Vieira; Farias Junior, Ivaldir H. de. "Rádio web interativa: o "streaming" da educação virtual". (2013): http://hdl.handle.net/10400.2/2818.
  38. Barros, Daniela Melaré Vieira; Dias, Isabel de Barros; Seara, Isabel. "Projeto acessibilidades: a educação a distância inclusiva no ensino superior". (2013): http://hdl.handle.net/10400.2/2884.
  39. Barros, Daniela Melaré Vieira; Spilker, Maria João. "Ambientes de aprendizagem online: contributo pedagógico para as tendências de aprendizagem informal". (2013): http://hdl.handle.net/10400.2/2812.
  40. Barros, Daniela Melaré Vieira; Okada, Alexandra; Kenski, Vani. "Coletividade aberta de pesquisa: os estilos de coaprendizagem no cenário online". (2012): http://hdl.handle.net/10400.2/3000.
  41. Henriques, Susana; Moreira, J. António; Fombona, Javier; Barros, Daniela Melaré Vieira. "As TIC no contexto educativo português". (2012): http://hdl.handle.net/10400.2/2746.
  42. Belli, Jurema Iara Reis; Henriques, Susana; Barros, Daniela Melaré Vieira; Henriques, Susana Frutuoso. "Competências e habilidades na formação docente para o ensino técnico profissional". (2012): http://hdl.handle.net/10400.2/3342.
  43. Barros, Daniela Melaré Vieira; Nunes, Juliana Souza. "Tecnologia educativa, presente e perspectiva de futuro no Brasil". (2011): http://hdl.handle.net/10400.2/3282.
  44. Okada, Alexandra; Barros, Daniela Melaré Vieira. "Ambientes de aprendizagem aberta : bases para uma nova tendência". (2010): http://hdl.handle.net/10400.2/3315.
  45. Barros, Daniela Melaré Vieira; Kenski, Vani; Clementino, Adriana; Viana, Cleide Maria Quevedo Quixadá. "Políticas públicas educacionais : projetos de formação docente pela e para a educação à distância". (2010): http://hdl.handle.net/10400.2/3343.
  46. Barros, Daniela Melaré Vieira. "A teoria de los estilos de aprendizaje y el uso de las tecnologías en el proceso educativo". (2010): http://hdl.handle.net/10400.2/3324.
  47. Barros, Daniela Melaré Vieira; Reis, Verónica Lima dos. "A função tutorial na formação continuada docente". (2009): http://hdl.handle.net/10400.2/3314.
  48. Nakashima, Rosária; Barros, Daniela Melaré Vieira; Amaral, Sergio Ferreira do. "O uso pedagógico da lousa digital associado à Teoria dos Estilos de aprendizagem". (2009): http://hdl.handle.net/10400.2/2133.
  49. Barros, Daniela Melaré Vieira. "Estilos de uso do espaço virtual: como se aprende e se ensina no virtual?". (2009): http://hdl.handle.net/10400.2/2052.
  50. Barros, Daniela Melaré Vieira. "Teoria dos estilos de aprendizagem: convergência com as tecnologias digitais". (2008): http://hdl.handle.net/10400.2/2999.
  51. Barros, Daniela Melaré Vieira; Amaral, Sérgio Ferreira do. "Algumas análises sobre as características da aprendizagem com o uso das tecnologias". (2008): http://hdl.handle.net/10400.2/6711.
  52. Barros, Daniela Melaré Vieira. "Reflexões de base para a educação a distância : o virtual como novo espaço educativo". (2008): http://hdl.handle.net/10400.2/3325.
  53. Santos, Gláucia Maria da Costa; Barros, Daniela Melaré Vieira. "Escola do tempo integral : a informática como princípio educativo". (2008): http://hdl.handle.net/10400.2/3301.
  54. Barros, Daniela Melaré Vieira; Amaral, Sergio Ferreira do; Silva, Dirceu da; Dominguez Garrido, Maria Concepción; García García, Francisco; Biaanchini, David; Garbin, Mônica Cristina; Medina Rivilla, Antonio. "Competências para a formação docente : metodologia de uso de ambientes virtuais para o ensino das competências". (2008): http://hdl.handle.net/10400.2/3300.
  55. Okada, Alexandra; Barros, Daniela Melaré Vieira; Santos, Lila. "Discutindo estilos de aprendizagem com tecnologias do Projeto Openlearn para videoconferência e mapeamento do conhecimento". (2008): http://hdl.handle.net/10400.2/3341.
  56. Barros, Daniela Melaré Vieira; Antonio Junior, Wagner. "Objetos de aprendizagem virtuais: material didático para a educação básica". (2005): http://hdl.handle.net/10400.2/2026.
  57. Barros,Daniela Melaré Vieira. "Educação a distância e as novas demandas ocupacionais". (2003): http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602003000100005.
Capítulo de livro
  1. Daniela Melare Vieira Barros. "Classes Hospitalares, uma Aproximação ao Currículo e às Experiências". Brasil, 2023.
  2. BARROS, DANIELA MELARÈ VIEIRA ; Okada, A.. "Discutindo os desafios da internacionalização para o ensino e aprendizagem na educação superior". In Novos olhares sobre a Educação na Cultura Digital, Reflexões, Estratégias e Proposições., 1-20. São Paulo, Brasil: Artesanato Educacional, 2023.
    Publicado
  3. Zaduski, Jeong Cir Deborah; Junior, Klaus Schlünzen; BARROS, DANIELA MELARÈ VIEIRA ; Schlünzen, Elisa Tomoe Moriya; Jeong Cir Deborah Zaduski; Klaus Schlünzen Junior; Daniela Melaré Vieira Barros; Elisa Tomoe Moriya Schlünzen. "Rhizomatic Learning Environments: Possibilities for Education". In Rhizome Metaphor, 143-156. Springer Nature Singapore, 2023.
    10.1007/978-981-19-9056-4_9
  4. Cristina Pereira Vieira; Susana Henriques; Moreira J. António. "A capacitação para a educação digital e em rede: género, equidade e desenvolvimento: perspetivas internacionais". Universidade Aberta, 2022.
    10.34627/UAB.EAD.18
  5. Silva, A. A.; Barros, D.M.V.; Souza, A. R.. "Alfabetização Midiática e Informacional: Efeitos de Sentido Proferidos Por Jimmy Wales.". In Interfaces Entre a Produção Acadêmica em Ensino de Ciências e os Saberes e Práticas Docentes em Diferentes Níveis, Modalidades de Ensino e Espaços Educativos, 37-60. São Paulo, Brasil: Editora Livraria da Física, 2022.
    Publicado
  6. Maria dos Reis Alexandre; BARROS, DANIELA MELARÈ VIEIRA. "TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E A MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: revisão da literatura". In Educação escolar, currículo e tecnologias: análises e proposições. Brasil: Pimenta Cultural, 2021.
    Publicado
  7. Mariana dos Reis Alexandre; BARROS, DANIELA MELARÈ VIEIRA. "Indicadores pedagógicos: contribuição à avaliação de Objetos Digitais de Aprendizagem". In Formação de professores: políticas públicas e tecnologias educacionais – volume 2. Brasil: Pimenta Cultural, 2021.
    Publicado
  8. OTA, M.A.; Terçariol, A. L.; BARROS, DANIELA MELARÈ VIEIRA. "Interação remota: ferramentas para novos cenários de comunicação educacional". In Aprendizagem Digital - Curadoria, Metodologias e Ferramentas para o Novo Contexto Educacional. Brasil: Grupo A Educação, 2021.
    Publicado
  9. BARROS, DANIELA MELARÈ VIEIRA ; Okada, Alexandra; Maria de Fátima Goulão; Henriques, Susana; José António Marques Moreira. "AMBIENTES VIRTUAIS E CONSTRUÇÃO DE CENÁRIOS DIGITAIS E COLABORATIVOS DE INVESTIGAÇÃO". In PORTAS QUE O DIGITAL ABRIU NA INVESTIGAÇÃO EM EDUCAÇÃO. Portugal: Universidade Aberta, 2021.
    Publicado
  10. Bittencourt, P.A. S.; Albino, J. P.; BARROS, DANIELA MELARÈ VIEIRA. "ESTILO DE USO DO VIRTUAL DAS GERAÇÕES DIGITAIS: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO". In Diálogos multidisciplinares : investigação em perspetiva. Portugal: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2021.
    Publicado
  11. Barros, Daniela Melaré Vieira. "Estilos de Aprendizagem E Estratégias Para a Personalização E Inclusão Na Era Digital". In Novas Tecnologias e novas pra´ticas Educacionais. São Paulo: UNASPRESS Centro Universita´rio Adventista de Sa~o Paulo., 2020.
    Publicado
  12. Isabel Barros Dias; Seara, Isabel Roboredo; BARROS, DANIELA MELARÈ VIEIRA. "PROJETO ACESSIBILIDADES: a Inclusão na Universidade Aberta de Portugal". In Práticas Inclusivas na Escola. Juiz de Fora: NGIME/UFJF, 2020.
    Publicado
  13. Barros, Daniela Melaré Vieira. "Padlet: estratégia didático-pedagógica em fóruns para cursos online". EDUFBA Universidade Federal da Bahia, 2019.
  14. Mello, Diene E.; Moraes, Dirce A. F.; Barros, Daniela Melaré Vieira. "Perspectivas da didática para o século XXI : aproximações entre a didática e as tecnologias". Editora CRV, 2019.
  15. Freitas, J. M. A.; Padilha, M. A. S. E; Barros, Daniela Melaré Vieira. "Cenários de aprendizagem à la carte: contemplação dos estilos de aprendizagem para uma aprendizagem colaborativa invertida". Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, 2019.
  16. Seabra, Filipa; Henriques, Susana; Cardoso, Teresa; Barros, Daniela Melaré Vieira; Goulão, Fátima. "E-learning in higher education: academic factors for student permanence". Springer International Publishing, 2018.
    10.1007/978-3-319-70199-8
  17. Barros, Daniela Melaré Vieira. "Estilos de participação virtual". Papirus, 2018.
  18. Marcos, Adérito; Cláudio, Ana Paula; Martinho, Carlos; Barros, Daniela Melaré Vieira; Carvalho, Elizabeth; Carmo, Maria Beatriz; Seixas, Sónia. "Virtual tutoring". The Hands-on Science Network, 2018.
  19. Seabra, F.; Henriques, S.; Cardoso, T.; Barros, D.; Goulão, M. F.. "eLearining in higher education: academic factos for student permanence". 2018.
    10.1007/978-3-319-70199-8_21
  20. Seabra, Filipa; Barros, Daniela Melaré Vieira; Cardoso, Teresa; Henriques, Susana; Goulão, Fátima. "Permanência dos estudantes no ensino superior a distância: elaboração de um instrumento". Amazon, 2017.
  21. Henriques, S.; Henriques, Susana; Moreira, J. A.; Barros, D.; Goulão, M. F.; Susana_Alexandra_Henriques@iscte-iul.pt. "Respondendo aos desafios formativos da era digital: o Curso de Formação para a Docência Online". Portugal: Universidade Aberta, 2017.
  22. Henriques, S.; Moreira, J. A.; Barros, D.; Goulão, M. F.; Henriques, Susana. "Docência online no ensino superior. Qualidade e inovação em territórios digitais e redes sociais". Brasil, 2017.
  23. Barros, Daniela Melaré Vieira. "Estilos de aprendizagem e tecnologias". LTC, 2016.
  24. Amador, Filomena; Nobre, Ana; Barros, Daniela Melaré Vieira. "Towards a model of a didactics of eLearning: an application to education for sustainable development". 2016.
    10.4018/978-1-5225-0039-1.ch019
  25. Seara, Isabel; Dias, Isabel de Barros; Barros, Daniela Melaré Vieira. "Projeto acessibilidades: modelo de inclusão no ensino superior a distância¿". Universidade Aberta, 2016.
  26. Henriques, Susana; Henriques, S.; J António Moreira; Goulão, M. F.; Barros, D.. "Pedagogia em ambientes de aprendizagem em rede: o curso de Formação para a Docência Online da Universidade Aberta". Portugal, 2016.
  27. "Gesta~o Pedago´gica de Ambientes Online no Ensino Superior". Brasil, 2015.
  28. Seabra, Filipa; Henriques, Susana; Cardoso, Teresa; Goulão, Fátima; Barros, Daniela Melaré Vieira. "Permanência da população adulta no ensino superior na modalidade de elearning : contributos para a sua compreensão, no caso da Universidade Aberta". Universidade Aberta, 2014.
  29. Barros, Daniela Melaré Vieira; Henriques, Susana; Goulão, Fátima; Miranda, Luísa; Morais, Carlos. "Estilos de aprendizagem para uma coletividade aberta de pesquisa". Scholio Educational Research & Publishing, 2013.
  30. Barros, Daniela Melaré Vieira. "Literacia da informação: o potencial educativo do virtual como estratégia pedagógica". FEBAB, 2013.
Edição de livro
  1. Rosa, R. S.; Faria, D; Berton, T.D.L.; Lopes, C.; Luz,A.A.; Moreira, Darlinda Pacheco. Autor correspondente: Moreira, Darlinda Pacheco. Da escola para o mundo: do mundo para a escola - volume 1. 2022.
    10.52139/livrologia9786586218985
  2. Motta,T O; BARROS, DANIELA MELARÈ VIEIRA ; Santo, EE.. Tecnologias e Educação Aberta e Digital, volume 2. Recõncavo da Bahia: Superintendência de Educação Aberta e a Distância. 2021.
    Publicado • Editor
  3. Costa, Adelaide Millán; Barros, Daniela Melaré Vieira; Caeiro, Domingos; Caetano, João Relvão; José António Marques Moreira; Negas, Mário Carrilho; Henriques, Susana; et al. I Seminário Internacional Comunidades Digitais em Rede [CODIRE]: ebook multimédia. Lisboa, Portugal: Universidade Aberta. 2020.
    Publicado • Editor
Edição de número de revista
  1. Alves, Pedro; Melaré Barros, Daniela; Marques, María Céu. "Cinema, Educação e Sociedade. Apresentação". Revista ICONO14 Revista científica de Comunicación y Tecnologías emergentes 17 2 (2019): http://dx.doi.org/10.7195/ri14.v17i2.1423.
Livro
  1. Daniela Melaré Vieira Barros. Estilos pedagógicos de internacionalização no digital: da alfabetização ao ensino superior. Universidade Aberta. 2023.
    10.34627/UAB.EAD.19
  2. Barros, D.M.V.. Estilos Pedagógicos de Internacionalização no Digital: da alfabetização ao ensino superior. Universidade Aberta e Imprensa da Universidade de Coimbra. CC BY-NC-SA 4.0.. Lisboa, Portugal: Universidade Aberta. 2023.
    Publicado
  3. Adriana Aparecida de Lima Terçariol; Daniela Melaré Vieira Barros; Elisangela Aparecida Bulla Ikeshoji; Raquel Rosan Christino Gitahy; Ronaldo Lasakoswitsck. Tecnologias digitais, robótica e pensamento computacional: formação, pesquisa e práticas colaborativas na educação básica. 2022.
    10.31560/pimentacultural/2022.95149
  4. Moreira, José António; Henriques, Susana; BARROS, DANIELA MELARÈ VIEIRA ; Goulão, Maria de Fátima; Caeiro, Domingos. Educação Digital em Rede: Princípios para o Design Pedagógico em Tempos de Pandemia. Lisboa, Portugal: eUAb. 2020.
    Publicado
  5. Ribeiro, Ana Isabel; Barros, Daniela Melaré Vieira. Pedagogia e didática com as tecnologias digitais no ensino superior. Imprensa da Universidade de Coimbra. 2019.
  6. Novas tecnologias e novas práticas educacionais. 2019.
    10.19141/978-85-8463-165-0
  7. Ota, Marcos Andrei; Araujo Junior, Carlos Fernando de; Barros, Daniela Melaré Vieira. Adaptatividade em ambientes virtuais: uma proposta para personalizar a aprendizagem em cursos hi´bridos de ensino superior. 2018.
  8. Moreira, J. António; Barros, Daniela Melaré Vieira; Monteiro, Angélica. Inovação e formação na sociedade digital: ambientes virtuais, tecnologias e serius games. Wh!te Books. 2015.
  9. Gallego Gil, Domingo; Alonso Maria, Catalina; Barros, Daniela Melaré Vieira. Estilos de aprendizaje desafíos para una educación inclusiva e innovadora. Wh!tebooks. 2015.
  10. Moreira, J. António; Barros, Daniela Melaré Vieira; Monteiro, Angélica. Educação a distância e elearning na web social. Wh!te Books. 2014.
  11. Barros, Daniela Melaré Vieira; Neves, Claudia; Courela, Conceição; Seabra, Filipa; Oliveira, Isolina; Henriques, Susana; Fombona, Javier; Moreira, J. António; Behar, Patrícia Alejandra. Livro de atas das I Jornadas Internacionais Online: educação, tecnologias e inovação. Universidade Aberta. 2014.
  12. Barros, Daniela Melaré Vieira. Estilos de aprendizagem e o uso das tecnologias. De Facto Editora. 2013.
  13. Yonezawa, W. M.; Barros, Daniela Melaré Vieira. Ead, tecnologias e TIC. UNESP. 2012.
  14. Barros, Daniela Melaré Vieira. Estilos de aprendizaje y las tecnologías : medios didáticos en lo virtual. Académica Española, Madrid. 2012.
  15. Barros, Daniela Melaré Vieira; Neves, Claudia; Moreira, J. António; Seabra, Filipa; Henriques, Susana. Educação e tecnologias : reflexão, inovação e práticas. Edição dos Autores. 2011.
  16. Barros, Daniela Melaré Vieira. Estilos de aprendizagem na atualidade. 2011.
  17. Barros, Daniela Melaré Vieira; Okada, A.. Estilos de aprendizagem na educação aberta online. Editora WAK. 2010.
  18. Alves, Lynn; Barros, Daniela Melaré Vieira; Okada, Alexandra. MOODLE: estratégias pedagógicas e estudos de caso. Universidade do Estado da Bahia. 2009.
  19. Barros, Daniela Melaré Vieira. Guia didático sobre tecnologias da comunicação e informação para o trabalho educativo na formação docente. Vieira e Lent. 2009.
  20. Barros, Daniela Melaré Vieira. Tecnologías de la inteligencia : gestión de la competencia pedagógica virtual. Editorial Popular. 2007.
  21. Barros, Daniela Melaré Vieira. Educação a distância e o universo do trabalho. Bauru. EDUSC. 2003.
Tese / Dissertação
  1. "A Didática online das línguas em cursos de eLearning na formação profissional". 2023. http://hdl.handle.net/10400.2/13171.
  2. "Avaliação por Competência nas Escolas/Institutos Profissionais em Moçambique: estudo realizado no Instituto Superior Dom Bosco". 2022. http://hdl.handle.net/10400.2/11838.
  3. "Instrumento avaliativo de objetos digitais de aprendizagem para o ensino da matemática nos anos iniciais". 2022.
  4. "Didática e Formação Docente para a Educação Básica: percurso na área das metodologias ativas". 2022. http://hdl.handle.net/10400.2/11924.
  5. "Avaliação do impacto da integração dum tutor Humano Virtual em cursos a distância". 2021. https://repositorioaberto.uab.pt/bitstream/10400.2/10533/2/TD_AnibalGuerreiro.pdf.txt.
  6. "As lideranças Educaiconais e o atendimento a estudantes com Altas Habilidades/ Sobredotação em Escolas da Rede Particular de grande Belo Horizonte / MG/ Brasil". 2021. http://hdl.handle.net/10400.2/10743.
  7. "Formação docente: uso das tecnologias digitais da informação e comunicação para o processo de alfabetização". 2020. http://hdl.handle.net/10400.2/10766.
  8. "Proposta Educativa de Aprendizagem-Serviço na Composição do Currículo Acadêmico do Curso Superior de Pedagogia da Associação Faculdade de Ribeirão Preto". 2020. http://hdl.handle.net/10400.2/10798.
  9. Ferreira, Maria Estela Lacerda; Maria Estela Lacerda Ferreira; Daniela Melaré Vieira Barros; Ferreira,M.E.; BARROS, DANIELA MELARÈ VIEIRA. "Formação inicial de professores no ensino superior : estratégias didático-pedagógicas interdisciplinares". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10400.2/8443.
    10.5433/1984-7939.2020v5n2p336
  10. Gonçalves, Fernanda Maria Ramos. "Redes sociais e idosos : um estudo de caso em Silves". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10400.2/8559.
  11. "Currículo e uso de Tecnologias Digitais na Educação Matemática.". 2019.
  12. Manhiça, Abiatar Fernando. "A aprendizagem no ensino a distância do departamento de psicologia do Instituto Superior Monitor na zona Sul de Moçambique: um estudo de caso". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10400.2/8001.
  13. Silva, Sónia Maria Teixeira da. "Desafios para o sucesso na comunicação educacional mediada: estudo das perceções dos estudantes de e-learning". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10400.2/7891.
  14. Macedo, Carla Alexandra da Silva. "Utilização das TIC no contexto das universidades seniores". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10400.2/7959.
  15. Castro, Anna Luisa de. "Matemática e o currículo da era digital: os desafios para a inovação na prática educativa". Doutoramento, 2018. http://hdl.handle.net/11449/153790.
  16. Leal, Florbela da Conceição Guerreiro. "A supervisão pedagógica na reestruturação de um curso de Formação em bLearning Empresarial : Curso Formação Contínua de Formadores". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10400.2/6390.
  17. Molina, Rosana Navarro. "Educação a distância no Estado de Rondônia - Brasil : alternativa para uma educação promissora". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10400.2/6913.
  18. Valente, Paula. "A supervisão de um curso de formação em eLearning em contexto empresarial". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10400.2/6404.
  19. Monteiro, Sandra Patrícia Viana. "Competências transversais e orientações curriculares na educação infantil : um estudo de caso entre Portugal e Alemanha". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10400.2/5165.
  20. Santos, Maria José Sara C. dos. "Inclusão de crianças especiais em uma escola pública de Ribeira do Pombal, Bahia, Brasil : um estudo de caso". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10400.2/5487.
  21. Ribeiro, Renato Antunes [UNESP]. "Estilos de aprendizagem e interfaces online: aporte ao ensino presencial em saúde, na disciplina Interação Universidade-Serviço-Comunidade I da Faculdade de Medicina de Botucatu-UNESP". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/11449/139387.
  22. Pereira, Francisco Miguel da Conceição. "Recursos educacionais abertos (REA) em contexto escolar : estudo de um caso numa escola do 1ª Ciclo do Ensino Básico do Concelho de Almeirim". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10400.2/3272.
  23. Belli, Jurema Iara Reis. "Novas competências e habilidades na formação docente para o ensino técnico profissional : um estudo comparado entre Brasil e Portugal". Doutoramento, 2014. http://hdl.handle.net/10400.2/4410.
  24. Pereira, Maria do Carmo Pires Nunes. "Estratégias de ensino na educação visual para o segundo e terceiro ciclos do ensino básico". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.2/3307.
  25. Lopes, Maria Filomena Lourenço Rodrigues Lobo da Costa. "A aprendizagem em educação física : análise de dois modelos de ensino em basquetebol : instrução direta e educação desportiva". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/10400.2/2174.
  26. Francisco, Maria Cristina Amado. "A utilização de recursos educativos digitais no Ensino Superior a Distância : a perceção do estudante e o modo como utiliza os recursos digitais para fins educativos". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/10400.2/2338.

Outros

Outra produção
  1. Didática do online. Este documento trata de reunir argumentos sobre a didática e os elementos do virtual que a influenciam e como realizar uma nova didática a partir desses elementos. Parte da seguinte questão: como pensar uma didática do virtual? Quais são as bases para a proposição de uma didática do virtual? Com base nesta problemática o presente documento, tem como objetivo refletir acerca da didática do virtual,. 2014. Mello, Diene Eire; Barros, Daniela Melaré Vieira. http://hdl.handle.net/10400.2/6709.
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2022/07/11 - Atual Orientação: Farias, D. A internacionalização na Formação Acadêmica Profissional dos Docentes do Ensino Superior: Experiências a Partir do Sul Global. Doutoramento em Estudos Globais, Universidade Aberta, UAb. Co-orientação: Cristiana Isabel Lucas Silva
Orientador
Doutoramento em Estudos Globais (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
2022/07/04 - Atual Co-orientação: Jacinta Lucia Rizzi Marcom, “A formação inicial e a inserção das tecnologias digitais em cursos de formação docente nos países lusófonos “ Programa de Pós-graduação em Educação – nível de doutorado, da Universidade Regional integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI, Câmpus de Frederico Westphalen, Brasil.
Coorientador
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Universidade Regional integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI, Câmpus de Frederico Westphalen, Brasil., Brasil
2021/05/03 - 2024/07/03 Co-orientação: Luciano Emilio Hack ,“Framework para a Permanencia de Estudantes em Cursos Superiores a Distancia” Doutorado em Educação, Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal de Santa Catarina,Brasil.
Coorientador
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil
2021/03/06 - 2023/12/05 Co-orientação: Moretti, A.A. da S. “Diferentes Olhares para o uso da Wikipedia na Educação”, Doutorado em Educação para as Ciências, Universidade Estadual Paulista, Unesp. Orientador Aguinaldo Robson de Souza
Coorientador
Doutoramento no Ensino de Ciências (Doutoramento)
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Brasil

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2023/09/22 - 2023/09/22 IE CONFERENCE 2023, Innovación, Internacionalización e Inclusión PROGRAMA GENERAL (22 de septiembre de 2023) e PANEL DE EXPERTOS II Internacional¿Internacionalización en Educación Superior, Estrategias para su desarrollo, evolución e impacto Profa Dra. Adriana Aparecida de Lima Terçariol, UNINOVE, São Paolo, Brasil; Prof.Dr. Klaus Schlunzen Junior, Universidade Estadual Paulista Moderadora: Profª Drª. Daniela Melaré Vieira Barros, Universidade Aberta de Lisboa, Portugal (2023/09/22 - 2023/09/23)
Conferência (Coorganizador)
Universidad Complutense de Madrid Facultad de Educación, Espanha

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2023/01/31 - 2023/01/31 Barros, D.M.V. (2023) Personalização de estratégias didático-pedagógicas: estilos de aprendizagem na educação híbrida. Semana Pedagógica, Instituto Federal de Santa Catarina, Campus Lages, 31 de janeiro.
Outro
Semana Pedagógica
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Santa Catarina, Brasil

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2023/12/04 Maria Guiomar de Melo, “A formação continuada de professores(as) da educação rural - Da Escola Ativa à Escola da Terra (2009 a 2014)” Doutoramento em Relações Interculturais, Universidade Aberta, Orientadora: Rosana de Lemos de Sousa Albuquerque e Co-orientadora: Darlinda Moreira, dezembro de 2023.
Arguente
Maria Guiomar de Melo (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
2023/11/30 Marijane de Oliveira Soares. “As Percepc¸o~es De Professores do Ensino Me´dio de Escolas Pu´blicas De Rondono´polis-Mt Sobre o Uso das Tecnologias Digitais”. Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Pós-Graduação em Educação. Orientadora: Profa. Dra. Ana Paula Teixeira Porto, dezembro de 2023
Arguente principal
Marijane de Oliveira Soares. (Doutoramento)
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - Campus de Frederico Westphalen, Brasil
2023/11/27 Antonia Lucia Sousa.”Perfil de uso do Espaço Virtual dos Estudantes: contribuições para a formação acadêmica no Ensino Superior a Distância.” Universidade Federal da Bahia. Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares sobre a Universidade. Orientador: Prof. Dr. Eniel do Espi´rito Santo. Prof. Coorientador: Prof. Dr. Ivan C. P. Siqueira, novembro de 2023.
Arguente principal
Antonia Lucia Sousa (Doutoramento)
Universidade Federal da Bahia, Brasil
2023/11/20 Orientadora no Juri de Mestrado Adriana Maria Sonego Xavier. Análise Comprada das Políticas Educativas para a Educação a Distância em três países: Brasil, Portugal e Irlanda especificamente na pandemia covid 19. Mestrado em Administração em gestão Educacional, novembro de 2023. Orientadora: Daniela Melaré Vieira Barros
Orientador
Adriana Maria Sonego Xavier. (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2023/10/29 Ana Paula Ambrósio Zanelato Marques. “Plataforma Digital para Práticas Colaborativas no Processo de Ensino-Aprendizagem Tangencial de Matemática” Universidade Estadual Paulista, Unesp, Programa de Pós-graduação em Educação, orientadora Raquel Gomes de Oliveira, outubro de 2023.
Arguente principal
Ana Paula Ambrósio Zanelato Marques. (Doutoramento)
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Câmpus de Presidente Prudente, Brasil
2023/08/14 Larissa Gomes Lacerda. “Tecnologias Digitais no 1ª ciclo do ensino básico – sentidos e efeitos da sua utilização nas aprendizagens dos/as alunos/as.” Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP) Orientadoras: Preciosa Teixeira Fernandes e Angélica Maria Reis Monteiro, agosto de 2023.
Arguente principal
Larissa Gomes Lacerda (Doutoramento)
Universidade do Porto, Portugal
2023/08/05 Vogal do Juri de Mestrado: Iara Maria Da^maso Cardoso. O ensino do sistema cardiovascular para estudantes com deficie^ncia visual: recursos dida´ticos e possibilidades. Universidade Federal de Uberlândia, Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Mestrado Profissional, agosto de 2023. Orientadora: Neusa Elisa Spósito
Vogal
Iara Maria Da^maso Cardoso (Mestrado)
Universidade Federal de Uberlândia, Brasil
2023/07/06 Bianca Jussara Borges Clemente, Práticas de Letramento em comunidades Virtuais: o género fanfiction. Instituto de Investigação Interdisciplinar. Doutoramento em Estudos Contempora^neos Universidade de Coimbra. orientada pelo Professor Doutor Jose´ Anto´nio Marques Moreira e pela Professora Doutora Sara Marisa da Grac¸a Dias do Carmo Trindade, julho 2023
Arguente
Bianca Jussara Borges Clemente (Doutoramento)
Universidade de Coimbra, Portugal
2023/06/22 Presidente do Juri de Mestrado: Carla Sofia Nunes. Cultura Popular a Danc¸ar: a sabedoria popular em movimento. Mestrado em Arte e Educação (finalizado) . Universidade Aberta, 22 de junho de 2023. Co-Orientadora: Angela Saldanha
Presidente do júri
Carla Sofia Nunes. (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2023/06/20 Ariane Barilli de Mattos.”Formac¸a~o Docente Online: Abordagem Ccs para a Cultura em Educac¸a~o Ambiental” Programa de Pós Graduação em Educação, UNESP, Orientadora Elisa Tomoe Moriya Schlünzen, junho de 2023.
Vogal
Ariane Barilli de Mattos. (Doutoramento)
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Câmpus de Presidente Prudente, Brasil
2023/02/27 Vogal do Juri de Mestrado: Ana Letícia Marcolla Gambús. inventário portilho/beltrami de estilos de aprendizagem 2.0: recurso digital para crianças de 5 a 11 anos no contexto híbrido. Pós graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Fevereiro de 2023. Orientadora: Evelise Maria Labatut Portilho
Arguente principal
Ana Letícia Marcolla Gambús. (Mestrado)
Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Brasil
2023/02/25 Vogal do Juri de Mestrado: Renata Pires Quaresma. Usabilidade Pedagógica: diretrizes para aplicações educacionais centradas no usuário-aprendiz. Pós-graduação em Midia e Tecnologia. Universidade Estadual Paulista, Unesp, fevereiro de 2023. Orientadora Vânia Cristina Pires Nogueira Valente.
Arguente principal
Renata Pires Quaresma (Mestrado)
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Brasil

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2023/03/03 - Atual Investigación e Innovación Educativa (2992-7013) Universidad Lux

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2023/09/04 - 2023/11/17 Colaboração na formação: O ensino de poli´gonos por meio de objetos digitais de aprendizagem TANGRAM e GEOBOARD, Prefeitura Municipal de Bauru, Secretaria Municipal de Educação, Estado de São Paulo, Brasil, 2º semestre de 2023, 30 horas, online. O ensino de poli´gonos por meio de objetos digitais de aprendizagem TANGRAM e GEOBOARD (Outros) Secretaria da Educação Bauru, Brasil
2023/07/15 - 2023/07/15 Formadora para a CESPU pela Universidade Aberta– Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário. Atividades Síncronas e Assíncronas. Curso de 2h, julho de 2023. Atividades Síncronas e Assíncronas (Outros) Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário Escola Universitária de Bragança, Portugal
2023/02/27 - 2023/04/11 Moderadora do Curso Boost 4 Career: programa de promoção da empregabilidade. Projeto FCT, Curso de 27 de fevereiro a 11 de abril de 2023. Curso Boost 4 Career: programa de promoção da empregabilidade (Licenciatura) Universidade do Minho, Portugal

Universidade Aberta, Portugal