Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- José António Marques Moreira
Nomes de citação
- Moreira, J. António
- Moreira, José António
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 2B14-ACE3-6C96
- ORCID iD
- 0000-0003-0147-0592
Endereços de correio eletrónico
- jmoreira@uab.pt (Profissional)
Moradas
- Universidade Aberta, Departamento de Educação e Ensino à Distância. Palácio Ceia- Rua da Escola Politécnica, 141-147, 1269-001, Lisboa, Portugal (Profissional)
Websites
- https://paginapessoal.uab.pt/jmoreira (Profissional)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2021
Concluído
|
Educação a Ensino a Distância (Título de Agregado)
Especialização em Educação a Distância e em Rede
Universidade Aberta, Portugal
|
Aprovado |
2019
Concluído
|
Curso de Cinema (Diploma de especialização)
Universidade Aberta/ Caminhos do Cinema Português, Portugal
|
Aprovado |
2014
Concluído
|
Ciências da Educação- Tecnologias Educacionais e da Comunicação (Pós-doutoramento)
Universidade de Coimbra, Portugal
|
Aprovado |
2011
Concluído
|
Curso de Mestrado em Multimédia (Pós-Graduação)
Universidade do Porto, Portugal
|
17 valores |
2011
Concluído
|
Curso de Formação de Docentes em E-learning (Diploma de especialização)
Universidade Aberta, Portugal
|
Aprovado |
2009
Concluído
|
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade de Coimbra, Portugal
|
Aprovado- Louvor e Distinção |
2008
Concluído
|
Curso de Formação Avançada de Docentes do Ensino Superior (Diploma de especialização)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
Aprovado |
2001
Concluído
|
Mestrado em Ciências da Educação, especialização em Psicologia da Educação (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
Muito Bom por Unanimidade |
1997
Concluído
|
História, variante de História da Arte (Licenciatura)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
|
Bom com Distinção (16 valores) |
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2010/03/01 - Atual | Investigador principal (carreira) (Investigação) | Universidade de Coimbra- Centro de Estudos Interdisciplinares (CEIS20), Portugal |
Universidade de Coimbra- Centro de Estudos Interdisciplinares (CEIS20), Portugal |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2020/08/07 - Atual | Professor Associado (Docente Universitário) | Universidade Aberta, Portugal |
Universidade Aberta, Portugal | ||
2010/09/01 - 2020/08/06 | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade Aberta, Portugal |
2006/09 - 2010/08 | Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Piaget, Portugal |
2001/09 - 2005/08 | Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Piaget, Portugal |
Outras Carreiras
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
1996/09 - 2001/08 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Ministério da Educação, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2016/02 - Atual | Coordenador da Unidade de Desenvolvimento para os Centros Locais de Aprendizagem (UMCLA) | Universidade Aberta, Portugal |
2016 - Atual | Conselho Geral | Universidade Aberta, Portugal |
2014/07 - 2022 | Diretor Delegação Regional do Porto | Universidade Aberta, Portugal |
2013 - 2016 | Conselho Pedagógico | Universidade Aberta, Portugal |
2006/09 - 2008/01 | Presidente Escola Superior de Educação- Jean Piaget Nordeste | Instituto Piaget, Portugal |
2005/09 - 2006/08 | Vice-Presidente Escola Superior de Educação- Jean Piaget Nordeste | Instituto Piaget, Portugal |
Projetos
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2023 - 2027 | Digital Competences of Public Primary and Higher Education Teachers
Protocolo n.º 21.459.786-1
Co-Investigador Responsável (Co-IR)
Universidade Estadual do Centro-Oeste, Brasil
|
Fundação Araucária
Em curso
|
2023 - 2024 | Inclusion and Development of Digital Skills in Prisons
UIDB/00460/ 2020
Investigador responsável
Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20), Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
2022 - 2023 | Skills 4 Post-Covid - Competences for the Future in Higher Education Project: Accompanying Strategies for Internal Change
in Digital Transformation, Innovation and Well-being
POCH-02-5312-FSE-000007
Investigador responsável
Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário CRL, Portugal
|
Programa Operacional Capital Humano (POCH)- Portugal 2020
Concluído
|
2018/02 - 2023 | Digital Transformation and Humanities: Education, Communication and Technologies
PROJ-CAPESPRINT1036130P
Investigador responsável
Universidade Aberta, Portugal
|
Coordenação de Aperfeicoamento de Pessoal de Nível Superior- CAPES
Concluído
|
2016/04 - 2023 | The Digital Campus for Education, Training, Employability and Citizenship - EDUCONLINE@PRIS
UAb/DGRSP
Investigador responsável
Universidade Aberta, Portugal
Direção Geral de Reinserção e Serviços Prisionais, Portugal |
Ministério da Justica
Concluído
|
2018/07/26 - 2022/07/25 | Digital and media literacy skills in Portugal
PTDC/CED-EDG/32560/2017
Investigador
Universidade de Coimbra, Portugal
Universidade do Minho, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2019 - 2022 | THE CITY AS A LEARNING SPACE: Innovative pedagogical practices to promote citizenship and sustainable social development
Protocolo n.º 100000693
Investigador
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Brasil
|
Fundação Itaú Social
Concluído
|
2018/12 - 2022 | The Digital Campus for Education, Training, Employability and Citizenship - EDUCONLINE@PRIS of the Azores
Portaria n.º 2042/2018
Investigador responsável
Universidade Aberta, Portugal
|
Direção Regional de Ciência e Tecnologia dos Açores
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Edição de livro |
|
Entrada de dicionário |
|
Livro |
|
Manual |
|
Relatório |
|
Outros
Outra produção |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2023/12/18 | E-Learning and Digital Technologies in Lifelong Learning in Prisons | 7TH IEEE Congress on Information Science & Technology 2023 | 4th IEEE Conference E-Learning and Innovation in Education
Universidade de Agadir (Agadir, Marrocos)
|
2023/12/01 | Pedagogias e Tecnologia na EaD | Simpósio de Educação em Rede: Pedagogias e Tecnologias para a Educação em Rede
Universidade Estadual de Goiás (Góias, Brasil)
|
2023/11/16 | O Paradigma Emergente da Educação Digital em Rede. Competências e Formação Necessárias | XXV Simpósio Internacional de Informática Educativa | SIIE 23
Instituto Politécnico de Setúbal (Setubal, Portugal)
|
2023/11/09 | Competências e Formação Docente para o Novo Paradigma de Educação Digital | 20ª Semana Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação – 2023
Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital/Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico/Universidade
Estadual de Londrina (UEL) (Londrina, Brasil)
|
2023/10/22 | Tecnologias na Educação a Distância | IV Simpósio Internacional de Inovação em Educação Superior
Universidade Estadual de Campinas (São Paulo, Brasil)
|
2023/07/21 | Educação e Pesquisa em Ambientes Digitais e Virtuais | XIII FÓRUM INTERNACIONAL E XVII FÓRUM NACIONAL DE EDUCAÇÃO “A potencialidade da pesquisa na construção do conhecimento”
Secretaria da Educação do Município de Venâncio Aires (Venâncio Aires, Rio Grande do Sul, Brasil)
|
2023/06/29 | Competências e Formação Docente para o Novo Paradigma de Educação Digital | Seminário O Presente do Futuro e o Futuro da
Universidade Estadual de Ponta Grossa (Ponta Grossa, Brasil)
|
2023/06/27 | Educação Digital e Cinema na Escola em Rede | I Seminário Internacional de Educação e Cinema
Universidade Estadual do Maranhão (São Luís, Brasil)
|
2023/06/15 | As Competências Digitais para a Formação de Professores | II Encontro de Gestores de EaD das IES da ABRUEM
Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM)/ Universidade do Estado do Rio de Janeiro
(Rio de Janeiro, Brasil)
|
2023/03/15 | Teachers digital competences in higher education in Portugal and Spain | 34th International Conference of the Society for Information Technology and Teacher Education
Society for Information Technology and Teacher Education (New Orleans, Estados Unidos)
|
2022/11/15 | A nova realidade emergente de ecossistemas híbridos de aprendizagem saudáveis e sustentáveis | Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Dista^ncia
UniRede (Associac¸a~o Universidade em Rede) (São Paulo, Brasil)
|
2022/10/14 | Healthy and Sustainable Educational Ecosystems in Different Times and Spaces | Conference of the International Council for Educational Media (ICEM22) “Moving on towards ‘new normal’ in education”
Instituto Politécnico de Santarém (Santarém, Portugal)
|
2022/10/07 | Novos espaços e tempos para uma educação digital de qualidade | VI Seminário de Formação, Tecnologias, Educação a Distância e Currículo (ForTEC)
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) (Salvador, Brasil)
|
2022/05/28 | Cenários de Aprendizagem em Rede enriquecidos com Tecnologias Audiovisuais | XI Encontro Anual da Associação de Investigadores da Imagem em Movimento (AIM)
Associação de Investigadores da Imagem em Movimento (AIM) (Évora, Portugal)
|
2022/05/16 | Technologies and Digital Competences in Portuguese Education: History of its Integration in Pedagogical Practices since the Beginning of the 20th Century | 24th Annual International Conference on Education
Athens Institute for Education and Research (Atenas, Grécia)
|
2021/11/24 | Por uma Educação Digital e Onlife | III SITED – Simpósio Internacional de Tecnologias e Educação Digital
Universidade Federal do Reconcâvo da Bahia (Cruz das Almas , Brasil)
|
2021/11/16 | Desafios da educação digital em rede no Ensino Superior | I Jornada de Internacionalização UEMASUL – “Conectando saberes globais”
Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL) (Maranhão, Brasil)
|
2021/11/10 | Por um paradigma de Educação Digital em Rede | XI Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologias e Aprendizagem de Línguas (XI JETAL)
Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)/ Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), (Pelotas, Brasil)
|
2021/11/08 | A Educação Onlife: sobre o que aprendemos com o período da pandemia | SemiEdu2021 “A Educação no Digital: A Pandemia Covid-19, Democracias Sufocadas e Resistências
Universidade Federal de Mato Grosso (Mato Grosso, Brasil)
|
2021/10/21 | Os Desafios para o Ensino Odontológico: novos cenários, novas tecnologias, novos métodos | 56ª Reunião anual da Associação Brasileira de Ensino Odontológico – ABENO
Associação Brasileira de Ensino Odontológico - ABENO (São Paulo, Brasil)
|
2021/07/21 | Panorâmica sobre a história da tecnologia na educação portuguesa desde início do século XX até à introdução do ensino computorizado | XIV Congresso Iberoamericano de História da Educação
Associação de História da Educação de Portugal (Lisboa, Portugal)
|
2021/07/16 | Evaluation of Teachers’ Digital Competences in Primary and Secondary Education in Portugal with DigCompEdu CheckIn | International Congress on 21st Century Literacies
Instituto Politécnico de Portalegre (Portalegre, Portugal)
|
2021/07/12 | Experiências de inovação no ensino superior em Portugal: um estudo de relato dos professores. | 7º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
2021/06/24 | O Vídeo Online em Tempo de Pandemia: Estudo acerca do uso a plataforma Youtube pelas Associações Científicas Portuguesas de 2006 A 2021 | Congresso SciComPt 2021
Rede de Comunicação de Ciência e Tecnologia de Portugal (Rede SciComPt) (Lisboa, Portugal)
|
2021/05/28 | A Imagem em movimento enquanto recurso pedagógico para o desenvolvimento de competências de autoaprendizagem em estudantes do Ensino Superior | X Encontro Anual da Associação de Investigadores da Imagem em Movimento (AIM)
Associação de Investigadores da Imagem em Movimento (AIM) (Online, Portugal)
|
2021/04/13 | Desafios da EaD para um renovado paradigma educacional | I Semana Acadêmica de Letras EaD
Universidade Federal do Pampa/UNIPAMPA, (Pampa, Brasil)
|
2021/04/12 | Sujeitos Contemporâneos e o Gênero Digital Fanfiction | no II Congresso Internacional em Humanidades Digitais - HDRio20/21
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UNIRIO) (Rio de Janeiro, Brasil)
|
2021/03/10 | Práticas de Ensino Remoto de Emergência e de E@D em Tempos de COVID-19. Lições e Agenda Futura | IX Colóquio Catarinense de Educomunicação
Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) (Florianópolis, Brasil)
|
2020/12/09 | Ensino Superior à distância em Tempos de Pandemia: experiência em Portugal | III Seminário Diálogos sobre EaD
Universidade do Estado de Minas Gerais (Minas Gerais, Brasil)
|
2020/10/14 | Desafios para a docência on-line | Seminário O Ensino de Graduação e Pós-Graduação em Tela: coreografias didáticas, experiências e possibilidades no ensino remoto
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) (Salvador, Brasil)
|
2020/09/30 | Transformação Digital no Ensino Superior em Tempos de Pandemia | 8º Seminário Anual: A Transformação Digital: inflexões na educação e na Comunicação Corporativa
UNIVERSIDADE SALVADOR – UNIFACS (Laureate International Universities) (Salvador, Brasil)
|
2019 | Um modelo pedagógico centrado na desconstrução de imagens em movimento e o seu impacto no autoconceito de estudantes reclusos em Portugal | IX Encontro Anual da Associação de Investigadores da Imagem em Movimento (AIM)
AIM e Universidade de Santiago de Compostela (Santiago de Compostela, Espanha)
|
2019 | Caminhos de Intervenção: Cinema e cidadania em contexto prisional | 8.ª Conferência Internacional de Cinema de Viana
Associação AO NORTE, Universidade Federal de Goiás, CEMRI- Universidade Aberta, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico
de Viana do Castelo e pela Câmara Municipal de Viana do Castelo (Viana do Castelo , Portugal)
|
2019 | Perspetivas e Percursos da Educação a Distância em Portugal e a oferta de Stricto Sensu | II Ciclo de Debates sobre Educação a Distância na Contemporaneidade
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) (Salvador, Brasil)
|
2019 | Potencialidades do Cinema de Ficção Científica em Contexto de Reclusão | III Simpósio Internacional de Investigação em Arte
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD)/ MUNDIS (Porto, Portugal)
|
2019 | Un modelo pedagógico para el diseño de (e) actividades orientadas a la "deconstrucción" del cine de ficción | I Congreso Internacional SIMUFV
Universidad Francisco de Vitoria (Madrid, Espanha)
|
2019 | Fabricar a Inovação na Educação na Era Digital | Ciclo de Palestras
Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UOL) Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Natal, Brasil)
|
2019 | Era Digital, Humanismo e Aprendizagem ao Longo da Vida Digital, Humanismo e Aprendizagem ao Longo da Vida | VI Congresso Nacional de Formação Profissional Pensar a Formação- Era Digital e Humanismo
Forma-te e ISCTE/IUL (Lisboa, Portugal)
|
2019 | Fabricar a Inovação na Educação | Workshop- Fabricar a Inovação na Educação
Escola Profissional do Rodo (Peso da régua, Portugal)
|
2018 | Promovendo o engagement acadêmico com tecnologias digitais | VII Encontro de Jovens Investigadores do CEIS20
CEIS20 (Coimbra, Portugal)
|
2018 | Avaliação da fluência e competências digitais dos educadores: um estudo no Brasil para formação de professores em uma sociedade digital | Congresso Internacional Border Crossings: Territórios e Fronteiras em Investigação
Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20)- Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
|
2018 | A importância das tecnologias audiovisuais e das metodologias ativas na promoção de competências cognitivas e sociais de estudantes reclusos em Portugal | Congresso Internacional Border Crossings: Territórios e Fronteiras em Investigação
Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20), Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
|
2018 | Educar para a Cidadania com o Cinema em Contexto Prisional | I Seminário Internacional Educação e eLearning em Estabelecimentos Prisionais
Universidade Aberta (Porto, Portugal)
|
2018 | Engagement acadêmico: perspetivas e proposições tecnológicas | X CIDU- Congresso Ibero-Americano de Docência Universitária
Escola de Humanidades da Pontíficia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) (Porto Alegre, Portugal)
|
2018 | Estruturas de apoio institucional ao ensino no contexto português | SATHE 2018 Internacional Symposium
Centro de Inovação e Estudos da Pedagogia no Ensino Superior (CINEP) do Instituto Politécnico de Coimbra (Coimbra, Portugal)
|
2018 | Educação aberta e digital: princípios educativos do modelo pedagógico virtual da UFRB | V Congresso Internacional TIC e Educação- ticEDUCA 2018
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa , Portugal)
|
2018 | Os Desafios da Educação (Digital) e a Nova Realidade Tecnológica e Hiperconectada do Século XXI | I SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE TECNOLOGIAS DIGITAIS (I SITED)
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) (Salvador, Brasil)
|
2018 | A Docência e a pesquisa Científica na Contemporaneidade Digital | I SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE TECNOLOGIAS DIGITAIS (I SITED)
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) (Salvador, Portugal)
|
2018 | Cidadania e inclusão digital em estabelecimentos prisionais em Portugal | Encontro de Instituições e Unidades de eLearning do Ensino Superior 2018 (eL@lES)
Universidade Aberta, Instituto Politécnico de Castelo Branco e Universidade do Algarve (Castelo Branco , Portugal)
|
2018 | Produção de conhecimento sobre Educação a Distância e Tecnologias Educacionais: em busca dos fundamentos epistemológicos | Congresso Internacional de Educação e Tecnologias e Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância
Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) (São Carlos, Brasil)
|
2018 | Modelo pedagógico para desconstrução de imagens em movimento e o seu impacto no autoconceito académico de estudantes de pós-graduação | Seminário Avançado: Recursos Digitais na Educação
Pontifícia Universidade Católica do Paraná (Curitiba, Brasil)
|
2018 | A Linguagem audiovisual como recurso didático em PLE | XII Jornadas de Atualização Docente de PLE
Camões I.P. (Vigo , Espanha)
|
2018 | As Tecnologias de Informação e Comunicação: da utilização à dependência |
Universidade Aberta (Ponta Delgada, Açores, Portugal)
|
2018 | Novos Olhares sobre a leitura na escola digital do século 21 | Outono Vivo
Universidade Aberta (Ilha Terceira, Açores. , Portugal)
|
2018 | Práticas e Cenários de Inovação em Educação | 2.º Seminário de Educação do Alentejo Litoral
Agrupamento de Escolas de Grândola (Grândola. , Portugal)
|
2018 | Aprender com Imagens em Movimento em Ambientes Digitais. Um Modelo Pedagógico para a sua Desconstrução | 2.º Seminário Regional de Formação de Professores do Agrinho
Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado do Paraná- Brasil (Curitiba, Londrina, Jacarezinho e Ibaiti- Paraná, Brasil)
|
2018 | Tecnologias Digitais e Pedagogias Emergentes no Século 21 | Os Novos Desafios da Escola do Século XXI
Câmara Municipal de Sines (em Sines., Portugal)
|
2018 | Ensinar e Aprender na Escola Digital do Século 21 | Ensinar e Aprender na Escola Digital do Século 21
Escola Secundária João de Araújo Correia (Peso da Régua, Portugal)
|
2018 | O Cinema na Escola. Softwares de Exploração Didática | Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela – CineEco
CineEco (Seia, Portugal)
|
2018 | Inovação com as Tecnologias da Informação. Por uma Educação (+) Digital! | A Revolução das Tecnologias da Informação
Escola Profissional Bento de Jesus Caraça- Delegação Porto (Porto, Portugal)
|
2018 | Ensinar e Aprender com o Digital no Século XXI. 30 Anos de Universidade Aberta | XXI Semana Aberta “Escola Criativa”
Escola Tecnológica e Profissional de Sicó (Sicó, Portugal)
|
2018 | O cinema em contexto educativo e a promoção de competências para uma aprendizagem colaborativa | Cinema e Educação- desafios e oportunidades
Centro de Formação da Associação de Escolas dos Concelhos de Barcelos e Esposende (Barcelos, Portugal)
|
2017 | Um modelo pedagógico para a desconstrução de imagens em movimento em ambientes virtuais de aprendizagem e o seu impacto no autoconceito de estudantes de pós-graduação | VII Encontro Anual da Associação de Investigadores da Imagem em Movimento (AIM)
AIM e Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2017 | Designs educacionais na Web Social centrados na Exploração Pedagógica de Imagens em Movimento | 6.ª Conferência Internacional de Cinema de Viana
Associação AO NORTE, Universidade Federal de Goiás, CEMRI- Universidade Aberta, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico
de Viana do Castelo e Câmara Municipal de Viana do Castelo (Viana do Castelo , Portugal)
|
2017 | A rede dos centros locais de aprendizagem da Universidade Aberta ao serviço do desenvolvimento social e territorial em Portugal | I Congresso Internacional de Redes Sociais (CIReS)
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
|
2017 | Estruturas de apoio á reconfiguração das culturas pedagógicas no ensino superior | V Congresso Internacional de Docencia Universitaria (CINDU2017)
Universidade de Vigo (Vigo , Portugal)
|
2017 | Building learning scenarios in virtual environments for exploring moving pictures | L´Innovation Pédagoguique et L´Évaluation à L´Ére du Numérique
Universidade Hassan II (Casablanca, Marrocos)
|
2017 | A Construção de Arquiteturas Pedagógicas em Ambientes Virtuais para Exploração de Imagens em Movimento | 4.º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior
Direção Geral do Ensino Superior e Instituto Politécnico de Setúbal (Setúbal , Portugal)
|
2017 | Lets Talk a Bit about Emerging Educational Environments | 5th Edition Talk a Bit Conference
Faculdade de de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) (Porto , Portugal)
|
2017 | Educação de Adultos e Desenvolvimento Local | Seminário Educação de Adultos
Departamento de Ciências da Educação e Supervisão da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança (Bragança, Portugal)
|
2017 | Educação, Vídeo e Tecnologias Digitais | XXIV Encontros Filosóficos “Educar em Tempo de Incerteza”
Escola Secundária Manuel Arriaga, Conselho Nacional de Educação e Universidade Aberta (Horta, Brasil)
|
2017 | intitulada Educação a Distância e eLearning em contexto de Reclusão: Desafios e Possibilidades | Ciclo de Conferências de EaD e eLearning em Estabelecimentos Prisionais
Univeridade Aberta (Pinheiro da Cruz, Portugal)
|
2017 | EaD e eLearning em Contexto de Reclusão- possibilidades para a inclusão digital | Seminário Educação, Cidadania e Inclusão Digital- Práticas e Desafios
Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20) da Universidade de Coimbra e Universidade Aberta (Reguengos de Monsaraz, Portugal)
|
2017 | Ambientes Educativos Emergentes | Seminário Ensino –Aprendizagem: Que desafios para o Século XXI?,
Escola Profissional de Almada (Almada, Portugal)
|
2017 | Educação a Distância e eLearning em contexto de Reclusão: Desafios e Possibilidades, | Ciclo de Conferências de EaD e eLearning em Contexto de Reclusão
Universidade Aberta (Odemira, Portugal)
|
2017 | Competências Chave para o Século XXI | Encontro Interconcelhio de Bibliotecas Escolares 2017
Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, pela Coordenação Interconcelhia da Rede de Bibliotecas Escolares de Oliveira de Azeméis,
Centro de Formação de Associação de Escolas de Arouca, Vale de Cambra e Oliveira de Azeméis (Oliveira de Azeméis , Portugal)
|
2016 | Educação a Distância e eLearning em Contexto de Reclusão- Retrato e Perspetivas de Desenvolvimento num Estabelecimento Prisional em Portugal Partir das Perceções dos Estudantes | VII Congresso Mundial de Estilos de Aprendizagem
Instituto Politécnico de Bragança (Bragança, Portugal)
|
2016 | Redes Sociais e e-Learning. A Utilização do Facebook no Processo de Ensino-Aprendizagem | 3.º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior (CNaPPES)
Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2016 | “Educação a Distância e eLearning no Ensino Superior em Contexto Prisional- Um estudo de caso a partir das perceções dos estudantes | Congresso Internacional Transformações e (In) Consistências das Dinâmicas Educativas. Mudanças na Educação e na Lei de Bases
Grupo de Políticas e Organizações Educativas e Dinâmicas Educacionais do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX
(CEIS20) da Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
|
2016 | Inovação e Mudança na Sociedade em Rede. A projeção de uma visão blended | Conferência Ibérica de Inovação na Educação com TIC (ieTIC)
Departamentos de Tecnologia Educativa e Gestão da Informação da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança
e de Didáctica, Organización y Métodos de Investigación da Universidade de Salamanca (Bragança, Portugal)
|
2016 | Ser docente e fluir na profissão: ensinar, educar e entusiasmar-se! | II Colóquio de Educação Motivar quem Motiva
Câmara Municipal de Vale de Cambra (Vale de Cambra, Portugal)
|
2016 | Comunicação e interação em redes de aprendizagem e formação | Inovações no ensino/formação: a utilização de tecnologias nas práticas educacionais em escolas inteligentes
CITEFORMA e NOVA- IMS, Information Management School- Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2016 | Modelos pedagógicos em Educação a Distância no Contexto das Tecnologias Digitais | Simpósio Internacional de Educação a Distância e Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância
Grupo Horizonte da Universidade Federal de São Carlos e SEaD (Secretaria Geral de Educação a Distância) (São Carlos, Brasil)
|
2016 | Desafios da Educação a Distância e eLearning no Ensino Superior | Simpósio Internacional Docência no Ensino Superior/ Study and Advancement of Teaching in Higher Education (SATHE16)
Centro de Inovação e Estudo da Pedagogia no Ensino Superior (CINEP) do Instituto Politécnico de Coimbra (Coimbra , Portugal)
|
2016 | “Um modelo pedagógico virtual para a desconstrução de imagens em movimento e o seu impacto no autoconceito de estudantes do Ensino Superior | III Simpósio Internacional Fusões no Cinema
Caminhos do Cinema Português e Universidade Aberta (Leiria , Portugal)
|
2016 | Recursos Educacionais Abertos na Era Digital | Ensinar e Aprender com Tecnologias na Era Digital
Universidade Aberta, Sindicato dos Professores da Região Centro e Associação Nacional de Professores (Porto de Mós, Portugal)
|
2016 | Educação a Distância e eLearning em contexto de Reclusão: Desafios e Possibilidades | Ciclo de Conferências de EaD e eLearning em Estabelecimentos Prisionais
Delegação Regional do Porto da Universidade Aberta (Porto, Portugal)
|
2016 | Educação a Distância e eLearning em contexto de Reclusão: Desafios e Possibilidades | Ciclo de Conferências de EaD e eLearning em Estabelecimentos Prisionais
Universidade Aberta (Paços de Ferreira, Portugal)
|
2016 | Educação a Distância e eLearning em contexto de Reclusão: Desafios e Possibilidades | Ciclo de Conferências de EaD e eLearning em Estabelecimentos Prisionais
Universidade Aberta (Évora, Portugal)
|
2016 | Educação a Distância e eLearning em contexto de Reclusão: Desafios e Possibilidades | Ciclo de Conferências de EaD e eLearning em Estabelecimentos Prisionais
Universidade Aberta (Elvas, Portugal)
|
2016 | Utiização Pedagógica das Ferramentas Online: Características, Riscos e Potencialidades | 2.º Fórum Pedagógico Estratégias para a Cooperação como Ação Pedagógica,
Agrupamento Escolas de Felgueiras e o Centro de Formação Sousa Nascente (Felgueiras, Portugal)
|
2016 | Tecnologias Digitais em Contextos Educacionais |
Centro de Formação Intermunicipal de Estarreja, Murtosa e Ovar (Esmoriz, Portugal)
|
2016 | Desconstruções pedagógicas do vídeo digital”, | Seminário Recursos Educativos Digitais. Saberes e Experiências Pedagógicas
Associação Nacional de Professores, Câmara Municipal da Ribeira Grande e o Centro Local de Aprendizagem da Ribeira Grande
da Universidade Aberta (Ribeira Grande , Portugal)
|
2015 | Curso de Formação de Formadores Online, Universidade Aberta, Portugal | XX Congreso International de Tecnologias para la Educación y el Conocimiento y VII de Pizarra Digital: Diversidad, Estrategias
y Tecnologia. Dialogo entre Culturas InterESTRATIC
Universidad Nacional de Educación a Distancia (Madrid, Espanha)
|
2015 | Inovação e Mudança em Ambientes de Aprendizagem em Rede: O Curso de Formação de Formadores Online da Universidade Aberta | Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior
Direção Geral do Ensino Superior/ Instituto Politécnico de Leiria (Leiria, Portugal)
|
2015 | Online Training of Trainers from the Open University | EDEN Annual Conference 2015- Expanding Learning Scenarios
European Distance and e-Learning Network & UOC/ Universitat Oberta de Catalunya (Barcelona, Espanha)
|
2015 | Formação de Formadores Online: Projeto UAb, Portugal | 2.ª Seminário Inovação Pedagógica no Ensino Superior
Núcleo Estudos e Inovação da Pedagogia do Instituto de Educação da Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2015 | A Integração do Filme Didático e Educativo em Plataformas Digitais | 4.ª Conferência Internacional de Cinema de Viana
Associação AO NORTE; CEMRI- Universidade Aberta; Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo;
Câmara Municipal de Viana do Castelo. (Viana do Castelo, Portugal)
|
2015 | Perceção de Competências de Aprendizagem em Ambientes Online por Estudantes do Ensino Superior | IX SEMIME- Digital Exclusion in the Information & Knowledge Society
Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2015 | Qualidade no Ensino e Aprendizagem da Educação a Distância | XII ESUD- Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância- Cultura Digital e Inovação: Tecnologia Educacional e Dispositivos
Móveis
Universidade do Estado da Bahia (Salvador da Bahia, Brasil)
|
2015 | intitulada Educação e Formação em Contextos Diferenciados de Aprendizagem. Inclusão e Acesso a partir de Estabelecimentos Prisionais | I Congresso Internacional de Políticas Públicas Sociais e Educacionais
Universidade do Estado de Santa Catarina (Joinville, Brasil, Brasil)
|
2015 | Tecnologias e Jogos Digitais | 5.º Encontro Nacional de Bibliotecas de Barcelos “Bibliotecas em Linh@: Ler, Jogar e Incluir
Câmara Municipal de Barcelos; Rede de Bibliotecas de Barcelos (RBEB) (Barcelos , Portugal)
|
2015 | Recursos Educacionais Abertos na Era Digital | Ensinar e Aprender Com Tecnologias na Era Digital
Centro Local de Aprendizagem de Porto de Mós da Universidade Aberta; Agrupamento de Escolas de Porto de Mós; Associação Nacional
de Professores (Porto de Mós, Portugal)
|
2015 | Educar na Web Social: Desafios e Possibilidades. | Educar na Web Social: Desafios e Possibilidades.
Centro Local de Aprendizagem de Porto de Mós da Universidade Aberta (Leiria, Portugal)
|
2015 | Formação e Educação a Distância e eLearning para a Reinserção e Inclusão Social e Profissional | Formação e Educação a Distância e eLearning para a Reinserção e Inclusão Social e Profissional
Estabelcimento Prisional de Leiria; CLA de Porto de Mós da Universidade Aberta (Leiria, Portugal)
|
2015 | Formação e Educação a Distância e eLearning para a Reinserção e Inclusão Social e Profissional, | Formação e Educação a Distância e eLearning para a Reinserção e Inclusão Social e Profissional
Centro Local de Aprendizagem da Universidade Aberta de Reguengos de Monsaraz (Elvas, Portugal)
|
2015 | Redes Sociais: contributos para a a perpetuação da História Local, | Redes Sociais: contributos para a a perpetuação da História Local
Centro de Estudos Luso-Árabes de Silves; Centro Local de Aprendizagem de Silves da Universidade Aberta. (Silves, Portugal)
|
2015 | EaD e eLearning na Sociedade Digital | Encontro Nacional de Estudantes da Universidade Aberta
Associação Académica da Universidade Aberta (Porto, Portugal)
|
2015 | Web 2.0 e Redes Sociais na Educação | 3.º Ciclo de Conferências de Educação Online
Centro Local de Aprendizagem da Mêda da Universidade Aberta; Câmara Municipal da Mêda. (Mêda, Portugal)
|
2015 | Educar na Rede Social: We are at the end of the end of the begining, | 3.º Ciclo de Conferências de Educação Online
Universidade Aberta; Centro de Formação de professores da Guarda- Raia. (Guarda, Portugal)
|
2015 | Formação e Educação a Distância e eLearning para a Reinserção e Inclusão Social e Profissional, | Formação e Educação a Distância e eLearning para a Reinserção e Inclusão Social e Profissional
Centro Local de Aprendizagem da Universidade Aberta do Sabugal; Serviços Educativos do Estabelecimento Prisional da Guarda. (Guarda, Portugal)
|
2015 | Apprentissage dans les environments en ligne à lénseignement supérieur au Portugal | L´évaluation à la recherche de méthodologies rationnelles
Faculte des Lettres et Sciences Humaines- Université IBN Zohr (Agadir, Marrocos)
|
2015 | Educar na Rede Social: Perspetivas e Desafios. | 3.º Ciclo de Conferências de Educação Online
Universidade Aberta; Agrupamento de Escolas de Lima de Faria. (Santa Maria da Feira, Portugal)
|
2015 | Educar na Rede Social | I Jornadas Culturais AEPMOS,
Agrupamento de Escolas de Porto de Mós; Centro Local de Aprendizagem de Porto de Mós da Universidade Aberta. (Porto de Mós, Portugal)
|
2015 | Educação de Adultos e Desenvolvimento Local: Desafios e Perspetivas | Workshop Politicas de Igualdade e Inclusão
Universidade Aberta (Porto, Portugal)
|
2015 | Pedagogia 2.0 na Web Social e um Modelo Pedagógico para Análise do Cinema enquanto Recurso Didático | II Simpósio Internacional Fusões no Cinema
Caminhos do Cinema Português e Universidade Aberta (Coimbra , Portugal)
|
2014 | Formação Online na Polícia Segurança Pública: Representações dos Profissionais | III Congresso Internacional das TIC na Educação,
Instituto Educação, Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2014 | Aprendizagem baseada em jogos digitais na esfera do real e do virtual | Conferência VIDEOJOGOS2014- Conferência de Ciências e Artes
Escola Superior de Tecnologia do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave e pela Sociedade Portuguesa de Ciências de Videojogos (Barcelos, Portugal)
|
2014 | O Perfil Profissional do Professor de Línguas em Cursos de Educação e Formação | XII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e Sociedade Portuguesa de Ciências de Educação. (Vila Real, Portugal)
|
2014 | Comunicação em Ambientes Online de Aprendizagem: a perceção de estudantes de cursos de pós-graduação | I Seminário de Educação a Distância e Diversidade no Ensino Superior
Universidade Aberta (Porto, Portugal)
|
2014 | Web 2.0: colaboração e partilha de som, texto, imagem e vídeo no ensino superior | I Seminário de Educação a Distância e Diversidade no Ensino Superior
Universidade Aberta (Porto, Portugal)
|
2014 | A Educação Física no Estado Novo em Portugal | A Educação no Estado Novo
Universidade Aberta (Ponte de Lima, Portugal)
|
2014 | Formação e Educação a Distância e eLearning em Contextos de Reclusão | Jornadas Educativas
Serviços Educativos do Estabelecimento Prisional de Custóias (Porto, Portugal)
|
2014 | Bibliotecas Escolares 2.0 e a implementação de portais agregadores de recursos educativos digitais | I Jornadas Internacionais Online de Educação, Tecnologias e Inovação,
Universidade Aberta (Lisboa, Portugal)
|
2014 | A motivação no ensino da Educação Física: a perceção de diferentes gerações de professores | Colóquio História da Educação. Aspetos de Portugal e do Brasil,
Grupo de Políticas e Organizações Educativas e Dinâmicas Educacionais- Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20)
da Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
|
2013 | A promoção de competências de aprendizagem em ambientes online no ensino da educação física | IX Internacional Seminar on Physical Education. Leisure and Health
Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC) do Instituto de Educação da Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2013 | O Blended Learning e a integração de sujeitos, tecnologias, modelos e estratégias de ensino aprendizagem | II Ciclo de Conferências de Educação Online
Universidade Aberta (Coruche, Sabugal e Reguengos, Portugal)
|
2013 | Interação em salas de aula virtuais | II Ciclo de Conferências de Educação Online
Universidade Aberta (Grândola, Portugal)
|
2013 | Communities of inquiry em blended learning: o 3.º elemento do processo de ensino aprendizagem | II Ciclo de Conferências de Educação Online
Universidade Aberta (Silves, Portugal)
|
2013 | (Re) Pensar o Ensino com Objetos de Aprendizagem Audiovisuais em Ambientes Online | III Ciclo de Conferências de Educação Online
Universidade Aberta (Peso da Régua, Portugal)
|
2013 | Ensenar y aprender on-line com tecnologias digitales | 3.ª Conferência Ibérica em Inovação na Educação com TIC (ieTIC20113),
Departamento de Didáctica, Organización y Métodos de Investigación da Universidade de Salamanca (Salamanca, Espanha)
|
2013 | A pluridimensionalidade da ação físico-desportiva: do corpo acrobático ao corpo pensante e comunicante | I Colóquio Ibérico Jogos e Atividade Física: Corpos, Educação e Emoção
Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
|
2012 | A construção de objectos de aprendizagem multimédia: o protótipo “Laboratório Virtual” | Conferência Ibérica em Inovação na Educação com TIC
Departamento de Tecnologia Educativa e Gestão da Informação da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança/
Departamento de Didáctica, Organización y Métodos de Investigación da Universidade de Salamanca. (Bragança, Portugal)
|
2012 | Novos cenários e modelos de aprendizagem construtivistas em plataformas digitais | I Ciclo de Conferências Educação Online: Pedagogia e Aprendizagem em Plataformas Digitais
Universidade Aberta (Ponte de Lima, Portugal)
|
2012 | Cinema na Escola: Prazer e Aprendizagem em Ambientes Virtuais | Conferência Internacional de Cinema de Viana- Cinema e Escola
Associação AO NORTE, Câmara Municipal de Viana do Castelo, Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Universidade Aberta (Viana do Castelo, Portugal)
|
2011 | Academic Performance in Constructivist Learning Environments Supported by Learning Management Systems | Internacional Conference of Education, Research and Innovation (ICERI)
International Association for Technology, Education and Development (Madrid, Espanha)
|
2011 | Formação e Identidade Representacional: Práticas Discursivas do Professor de Educação Física | XI Congreso Internacional Galego-Português de Psicopedagoxia
Universidades da Coruña e do Minho (Coruna, Espanha)
|
2011 | Rendimento Académico em Blended Learning no Ensino Superior | 1.ª Conferência Ibérica em Inovação na Educação com TIC (ieTIC2011)
Instituto Politécnico de Bragança/ Universidade de Salamanca (Bragança, Portugal)
|
2011 | How reliable and consistent is our learning community of inquiry? Psychometric qualities of the community inquiry survey instrument applied to a sample of higher education portuguese students | Internacional Conference on Education and New Learning Technologies (EDULEARN)
International Association for Technology, Education and Development (Barcelona, Espanha)
|
2011 | Estatuto Socioprofissional dos Professores de Educação Física em Portugal. A Visão dos Actores | VII Internacional Seminar on Physical Education. Leisure and Health
Instituto de Educação da Universidade do Minho. (Braga, Portugal)
|
2011 | Representações acerca da Qualidade da Formação em Educação Física | XI Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação Investigar, Inovar e Desenvolver: Desafios das Ciências da Educação
Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (Guarda, Portugal)
|
2011 | Evalution of Global Self-Concept in Higher Education | Conferência Internacional New Horizons in Education – INTE 2011
Instituto Politécnico da Guarda/ Universidade de Sakarya. (Guarda, Portugal)
|
2011 | Physical Education Teachers in Portugal: The Restructuring of the Socio-profesional Statute | VII Congresso de Ciências del Deporte y la Educación Física
Universidades de Vigo e Coruna. (Pontevedra, Portugal)
|
2010 | Developing a Blended Learning Strategy: Pedagogical Paradigm Shift | International Conference e-Learning 2010
International Association for Development of the Information Society (IADIS) (Freiburg, Alemanha)
|
2010 | ESEs do Instituto Piaget em Tempos de Mudança. Interpelações do Processo de Bolonha: Mudar Como?” | Congresso Ibérico – Ensino Superior em Mudança: Tensões e Possibilidades
Instituto Educação, Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2007 | Mudança de Paradigma Pedagógico em Cenários Presenciais e virtuais – Blended Learning | 12.ªs Jornadas Psicopedagógicas de Gaia
Colégio Internato dos Carvalhos (Vila Nova de Gaia, Portugal)
|
2007 | A formação em TIC e a produção de ferramentas multimédia no ensino da História | III Jornadas Internacionais Vestígios do Passado
AGIR (Almeida, Portugal)
|
2007 | A Unidade Educativa de Interacção Sénior da ESE Jean Piaget Nordeste | IV Congresso Nacional de Gerontologia
Associação Portuguesa de Psicogerontologia (Porto, Portugal)
|
2007 | O Ensino da Arte e as Novas Tecnologias | Encontro A Educação pelas Artes”
Associação Estudantes da Escola Superior de Educação do Instituto Piaget- Viseu (Viseu, Portugal)
|
2005 | Educação Holística e Expressões Artísticas | II Encontro de Expressão Dramática e Artes do Espectáculo em Educação
Escola Superior de Educação Jean Piaget- Nordeste (Macedo de Cavaleiros, Portugal)
|
2004 | A importância do exercício físico na formação do autoconceito físico e académico em adolescentes | I Congresso Científico dos Professores- A Arte de Educar e a Educação pela Ciência
Sindicato dos Professores do Ensino Superior (Almada, Portugal)
|
2004 | Intervenção escolar em dificuldades e distúrbios de aprendizagem | Ciclo de Conferências
Associação Sindical dos Professores Pró-Ordem (Ovar, Portugal)
|
2004 | Avaliação do autoconceito em contexto escolar: efeitos da prática de exercício físico | Seminário Nacional “Alunos diferentes... Avaliações iguais? E para os professores, que avaliações?”.
Associação Sindical dos Professores – Pró-Ordem (Coimbra, Portugal)
|
2003 | Os Sistemas Escola e Família. Que compromisso? | Seminário Nacional- Uma Rede de Afectos – Escola, Meio e Família
Associação Sindical dos Professores – Pró-Ordem (Figueira da Foz, Portugal)
|
2003 | A Criança, a Escola e a Família. Uma Abordagem Sistémica | Seminário Nacional- Professor, o Centro do Triângulo Discente: Escola, Meio, Família.
Seminário Nacional- Associação Sindical dos Professores – Pró-Ordem. (Aveiro, Portugal)
|
2003 | Valor Motivacional da Imagem numa Escola Activa | Seminário Nacional- Educação e Condição Docente num Contexto em Mudança.
Associação Nacional de Professores do Ensino Secundário (Figueira da Foz, Portugal)
|
2003 | Dificuldades e distúrbios de aprendizagem. Algumas “pistas” para a sua resolução. | Seminário- Necessidades Educativas Especiais
Associação Nacional de Professores do Ensino Secundário (Vila Real, Portugal)
|
2002 | A importância da prática desportiva na formação do autoconceito físico e académico dos adolescentes | Seminário- Alunos diferentes...Avaliações iguais?
Associação Nacional Professores do Ensino Secundário (Águeda, Portugal)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2019/09/01 - 2023/11/28 | Um Desenho Didático para Formação dos Profissionais de Saúde no Enfrentamento a Sífilis, utilizando a Mediação Tecnológica
e fundado na Medicina e na Educação Baseada em Evidências
Orientador de Micheline Veras de Moura
|
Doutoramento em Estudos Contemporâneos (Doutoramento)
Universidade de Coimbra, Portugal
|
2019/09/01 - 2023/07/28 | Práticas de letramento em comunidades virtuais de leitores-escritores fãs de ficção
Orientador
|
Doutoramento em Estudos Contemporâneos (Doutoramento)
Universidade de Coimbra, Portugal
|
2021 - 2022/11/03 | A Formação de Professores para a Educação a Distância no Brasil: Programas, Políticas e Percursos
Orientador de Adriana Maria Lage da Costa
|
Doutoramento em Ciências da Educação, Especialidade de Organização do Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores (Doutoramento)
Universidade de Coimbra, Portugal
|
2019/09/01 - 2022/06/14 | Tecnologias e Competências Digitais na Educação Portuguesa: história da sua integração nas práticas pedagógicas desde o início
do século XX
Orientador
|
Doutoramento em Ciências da Educação, Especialidade de Organização do Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores (Doutoramento)
Universidade de Coimbra, Portugal
|
2019/09/01 - 2022/05/17 | Incorporação Orgânica da Educação a Distância nas Universidades Públicas (Doutoramento Sanduíche)
Coorientador
|
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Universidade Federal de São Carlos, Brasil
|
2018/09/01 - 2021/07/12 | La construcción de la Marca España através de las redes sociales: el caso del Alto Comisionado para la Marca España en Facebook,
Twitter y YouTube (Doutoramento Sanduíche)
Coorientador
|
Doutoramento em Comunicación Audiovisual, Publicidad y Relaciones Públicas (Doutoramento) |
2017/09/01 - 2021/05/28 | Cyberbullying e Educomunicação: A Criação e o Fortalecimento de Ecossistemas Educomunicativos como Reação e Superação da Violência
Virtual (Doutoramento Sanduíche)
Coorientador
|
Doutoramento em Educação (Doutoramento) |
2016/09/01 - 2021/01/19 | El uso de la fotografía de perfil como herramienta de creación de identidad digital: consecuencias en la empleabilidad de
los jóvenes universitarios (Doutoramento Sanduiche)
Coorientador
|
Doutoramento em Comunicación Audiovisual, Publicidad y Relaciones Públicas
Universidad Complutense de Madrid, Espanha
|
2016/09/01 - 2020/03/06 | A ciência dos memes e os memes da Ciência: Divulgação cientifica e educação na cultura digital (Doutoramento Sanduiche)
Coorientador
|
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Universidade Tiradentes, Brasil
|
2015/09/01 - 2020/01/21 | Engagement Acadêmico: contributos das tecnologias digitais para um processo (trans) formativo nas relações de engajamento
na Educação Superior
Coorientador
|
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Brasil
|
2015/09/01 - 2019/10/18 | La presencia y disfrute de la amistad en Facebook según el estudio de la misma en la obra de Pedro Laín Entralgo, Sobre la
amistad (Doutoramento Sanduiche)
Coorientador
|
Doutoramento em Comunicación Audiovisual, Publicidad y Relaciones Públicas (Doutoramento)
Universidad Complutense de Madrid, Espanha
|
2015/09/01 - 2019/07/31 | Pedagogia na Educomunicação: alfabetização e linguagem na Prática Pedagógica Educomunicativa nos anos iniciais escolares (Doutoramento
Sanduiche)
Coorientador
|
Doutoramento em Educação (Doutoramento) |
2019 - 2019 | Atravessamento entre Docência e Arte: Modos de ser Professor-Artista
Orientador
|
Estudos Contemporâneos (Doutoramento)
Universidade de Coimbra, Portugal
|
2019 - 2019 | Blended Learning e eLearning no Ensino da História e na Promoção da Inclusão e Cidadania Digital em Estabelecimentos Prisionais
em Portugal
Orientador
|
Estudos Contemporâneos (Outra)
Universidade de Coimbra, Portugal
|
2018 - 2018 | Uso e Potenciação das Tecnologias Digitais no Ensino da Educação Visual e Tecnológica. Um estudo de caso em São Miguel”
Orientador
|
Mestrado em Supervisão Pedagógica (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2018 - 2018 | Desenvolvimento do eLearning Empresarial numa instituição de formação: estudo de caso na empresa Wise Learning
Orientador
|
Mestrado em Pedagogia do eLearning (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2018 - 2018 | Pesquisas sobre Educação a Distância no Brasil e Portugal: análise dos grupos que estudam a temática nos dois países (Pós-Doutoramento)
Orientador
|
Estudos Contemporâneos (Outra)
Universidade de Coimbra, Portugal
|
2017 - 2017 | Educação a Distância no Ensino Superior em Portugal em Contextos Diferenciados: o caso do Estabelecimento Prisional do Porto
Orientador
|
Mestrado em Supervisão Pedagógica (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2016 - 2016 | O e-portefólio como instrumento de avaliação de desempenho e veículo de partilha entre os professores do 1.ª Ciclo do Ensino
Básico
Orientador
|
Mestrado em Supervisão Pedagógica (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2016 - 2016 | Ensinar e aprender online em contextos não formais de aprendizagem: Contributos das redes sociais na promoção de sentimentos
de competência em Educação Sexual”
Orientador
|
Mestrado em Comunicação Educacional Multimédia (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2016 - 2016 | Movimentos de mediação/interação docente online no planejamento de cursos para formação inicial e continuada de professores
em ambientes virtuais de aprendizagem
Orientador
|
e-Learning (Outra)
Universidade Aberta, Portugal
|
2014 - 2014 | Novas Abordagens Comunicacionais e Pedagógicas na Biblioteca Escolar 2.0
Orientador
|
Mestrado em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2014 - 2014 | Pedagogia e Didáctica em Cursos de Educação e Formação de Jovens. Um estudo de caso”.
Orientador
|
Mestrado em Supervisão Pedagógica (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2014 - 2014 | O E-learning como Modelo Complementar da Formação Contínua em Activos da Polícia Segurança Pública
Orientador
|
Mestrado em Supervisão Pedagógica (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2013 - 2013 | O impacto dos ambientes virtuais na percepção de competências de aprendizagem em alunos do 3.º Ciclo do Ensino Básico- Um
estudo exploratório na disciplina de Físico- Química
Orientador
|
Mestrado em Tecnologias da Informação e da Comunicação (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
|
2013 - 2013 | A Promoção de Competências de Aprendizagem em Ambientes Online no Ensino da Matemática – Um Estudo Exploratório no 2.º Ciclo
do Ensino Básico
Orientador
|
Mestrado em Tecnologias da Informação e da Comunicação (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
|
2013 - 2013 | A Criação de um Ambiente Online e o seu Impacto nas Percepções de Competências de Aprendizagem em Alunos do 2.º Ciclo do Ensino
Básico. Um Estudo Exploratório na Disciplina de Educação Física
Orientador
|
Mestrado em Tecnologias da Informação e da Comunicação (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
|
2013 - 2013 | Contributo do Quadros Interativos Multimédia (QIM) na aquisição de aprendizagens significativas na disciplina de Português.
Desenvolvimento de um protótipo multimédia
Orientador
|
Mestrado em Tecnologias da Informação e da Comunicação (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
|
2013 - 2013 | O Lugar do Desenho no Espaço Virtual
Orientador
|
Mestrado- Ensino das Artes Visuais 3.º Ciclo do Ensino Básico e Secundário (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
|
2013 - 2013 | Representação Pictórica através do Desenho no 3.º Ciclo do Ensino Básico- Mecanismos de Apreensão, Apropriação e Recriação
Orientador
|
Mestrado- Ensino das Artes Visuais 3.º Ciclo do Ensino Básico e Secundário (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
|
2013 - 2013 | O museu virtual Google Art Project: Um estudo de caso em contexto de ensino-aprendizagem da Educação Visual
Orientador
|
Mestrado em Comunicação Educacional Multimédia (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2012 - 2012 | O Blended Learning e a promoção de competências de aprendizagem no ensino da História no 3.º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
|
Mestrado em Tecnologias da Informação e da Comunicação (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
|
2012 - 2012 | Utilização de aplicação didática online como estratégia de desenvolvimento da perceção tridimensional de objetos
Orientador
|
Mestrado- Ensino das Artes Visuais 3.º Ciclo do Ensino Básico e Secundário (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
|
2012 - 2012 | A Aprendizagem do desenho no ensino profissional. Necessidades específicas no curso de técnico de multimédia
Orientador
|
Mestrado- Ensino das Artes Visuais 3.º Ciclo do Ensino Básico e Secundário (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
|
2012 - 2012 | Recursos didáticos manipuláveis e digitais no ensino no ensino das Artes Visuais
Orientador
|
Mestrado- Ensino das Artes Visuais 3.º Ciclo do Ensino Básico e Secundário (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
|
2012 - 2012 | A Internet como ferramenta de criação nas Artes Visuais
Orientador
|
Mestrado- Ensino das Artes Visuais 3.º Ciclo do Ensino Básico e Secundário (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
|
2012 - 2012 | As Artes Visuais e a tipografia, uma estratégia didática facilitadora de aprendizagem
Orientador
|
Mestrado- Ensino das Artes Visuais 3.º Ciclo do Ensino Básico e Secundário (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
|
2012 - 2012 | Renderizar aprendizagens nas Artes Visuais pela interdisciplinaridade
Orientador
|
Mestrado- Ensino das Artes Visuais 3.º Ciclo do Ensino Básico e Secundário (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
|
2012 - 2012 | O contributo das Artes Visuais no perfil empreendedor dos jovens
Orientador
|
Mestrado- Ensino das Artes Visuais 3.º Ciclo do Ensino Básico e Secundário (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2023/12/05 - 2023/12/05 | III Seminário Internacional Educação e eLearning em Estabelecimentos Prisionais (2023/12/05 - 2023/12/05)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Universidade Aberta, Portugal Direção Geral de Reinserção e Serviços Prisionais, Portugal |
2023/11/18 - 2023/11/18 | VIII Simpósio Internacional “Fusões no Cinema” (2023/11/18 - 2023/11/18)
Seminário (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Universidade Aberta/ Caminhos do Cinema Português, Portugal |
2023/02/23 - 2023/02/24 | IX edição da Conferência Ibérica de Inovação na Educação com Tecnologias da Informação e Comunicação (ieTIC2023) (2023/02/23 - 2023/02/24)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Departamento de Didáctica, Organización y Métodos de Investigación da Universidade de Salamanca, Portugal |
2022/10/18 - 2022/10/18 | I Seminário Internacional de Educação no Ensino Superior (2022/10/18 - 2022/10/18)
Seminário (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Coimbra, Portugal Universidade Aberta, Portugal |
2022/03/03 - 2022/03/04 | VIII Edição da Conferência Ibérica de Inovação na Educação com Tecnologias da Informação e Comunicação (ieTIC2022) (2022/03/03 - 2022/03/04)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal |
2021/11/27 - 2021/11/27 | VII Simpósio Internacional “Fusões no Cinema” (2021/11/27 - 2021/11/27)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Universidade Aberta/ Caminhos do Cinema Português, Portugal |
2020/11/20 - 2020/11/20 | VI Simpósio Internacional “Fusões no Cinema” (2020/11/20 - 2020/11/20)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Universidade Aberta/ Caminhos do Cinema Português, Portugal |
2020/02/27 - 2020/02/28 | VII edição da Conferência Ibérica de Inovação na Educação com Tecnologias da Informação e Comunicação (ieTIC2021) (2020/02/27 - 2020/02/28)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidad Complutense de Madrid Facultad de Educación, Espanha |
2020/02/27 - 2020/02/28 | VI edição da Conferência Ibérica de Inovação na Educação com Tecnologias da Informação e Comunicação (ieTIC2020) (2020/02/27 - 2020/02/28)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Universidade Aberta, Portugal |
2019/10/31 - 2019/10/31 | II Seminário Internacional Educação e eLearning em Estabelecimentos Prisionais (2019/10/31 - 2019/10/31)
Seminário (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Universidade Aberta, Portugal Direção Geral de Reinserção e Serviços Prisionais, Portugal |
2018 - 2018 | I Seminário Internacional Educação e eLearning em Estabelecimentos Prisionais
Seminário (Outra)
|
|
2018 - 2018 | V Simpósio Internacional “Fusões no Cinema”
Simpósio (Outra)
|
|
2018 - 2018 | II Seminário Luso-Brasileiro “Pedagogia, Aprendizagem Online e Tecnologias Digitais no Ensino Superior
Seminário (Outra)
|
|
2017 - 2017 | I Seminário Luso-Brasileiro “Pedagogia, Aprendizagem Online e Tecnologias Digitais no Ensino Superior
Seminário (Outra)
|
|
2017 - 2017 | IV Simpósio Internacional “Fusões no Cinema
Simpósio (Outra)
|
|
2016 - 2016 | III Simpósio Internacional “Fusões no Cinema”
Simpósio (Outra)
|
|
2015 - 2015 | II Simpósio Internacional Fusões no Cinema
Simpósio (Outra)
|
|
2015 - 2015 | Ensinar e Aprender com Tecnologias na Era Digital
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
2015 - 2015 | III Ciclo de Conferências “Educação a Distância e eLearning na Web Social"
Conferência (Outra)
|
Universidade Aberta, Portugal |
2015 - 2015 | Circulação de Saberes
Seminário (Outra)
|
|
2014 - 2014 | Educação a Distância e Diversidade no Ensino Superior
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
2014 - 2014 | I Jornadas Internacionais de Educação, Tecnologia e Inovação
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade Aberta, Portugal |
2014 - 2014 | Colóquio História da Educação. Aspetos de Portugal e do Brasil
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal |
2013 - 2013 | Aprender ao Longo da Vida
Encontro (Outra)
|
|
2013 - 2013 | II Ciclo de Conferências Educação Online: “Blended Learning em Contextos Educativos”
Conferência (Outra)
|
|
2013 - 2013 | III Ciclo de Conferências de Educação Online “Ensinar e Aprender com Tecnologias Digitais"
Conferência (Outra)
|
Universidade Aberta, Portugal |
2012 - 2012 | Conferência Internacional Investigação e variantes curriculares no ensino online
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
2012 - 2012 | I Ciclo de Conferências Educação Online “Pedagogia e Aprendizagem em Plataformas Digitais”
Conferência (Outra)
|
|
2012 - 2012 | A Educação no passado e no presente em Portugal e no Brasil
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
2005 - 2005 | III Encontro de Cinema e Ciência
Encontro (Outra)
|
|
2005 - 2005 | II Encontro de Expressão Dramática e Artes do Espectáculo em Educação
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
2005 - 2005 | Arte Conceptual – a unidade na diversidade
Simpósio (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
2005 - 2005 | I Encontro de Turismo, Educação e Cultura
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
2005 - 2005 | Políticas Linguísticas e Fenómenos Comunicativos
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023/12/19 | Um Olhar Além do Concreto: Formação Humana Mediada por Tecnologia para a Saúde no Sistema Prisional
Arguente
|
Janaína Luana Rodrigues da Silva Valentim (Doutoramento)
Universidade de Coimbra, Portugal
|
2023/09/14 | Tecnologias Digitais na Aprendizagem ao Longo da Vida de Adultos em Contexto Prisional
Arguente principal
|
Ana Carla Anselmo da Silva Machado, (Doutoramento)
Universidade do Porto, Portugal
|
2023/08/28 | Política de Educação Digital e Formação Docente: Um Estudo sobre as Práticas Pedagógicas (Multi)Letradas no Munícipio De Salvador-Ba
Arguente
|
Sirlaine Pereira Nascimento dos Santos (Doutoramento)
Universidade do Estado da Bahia, Brasil
|
2023/06/30 | Usabilidade Técnica e Pedagógica no Ensino a Distância: A Percepção de Alunos do IFRN em Ambiente Virtual de Aprendizagem
Arguente principal
|
Francisco Monteiro de Sales Júnior (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2023/05/31 | Letramentos para o Habitar a Educação Onlife: a formação de professores-pesquisadores da pós-graduação
Arguente principal
|
Fabrício Dias de Andrade (Doutoramento)
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Brasil
|
2023/03/27 | Desenvolvimento do E-DigCompEdu”- Quadro de Referência das Competências Digitais Docentes do Ensino Superior Online
Arguente principal
|
Cássio Cabral Santos (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2022/10/27 | Integração de metodologias ativas e tecnologias da comunicação e da informação para a promoção das experiências de formação
e de aprendizagem: o caso da literatura no Ensino Médio do Instituto Federal do Maranhão
Arguente principal
|
Nataniel Mendes da Silva (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2022/07/09 | Aprendizagem Cooperativa como Estratégia para Elevar as Atitudes de Cooperação entre os Estudantes
Arguente
|
Lubacha Lopes Amândio Zilhão (Doutoramento)
Universidade Jean Piaget de Moçambique, Moçambique
|
2022/06/02 | Competências de Literacia Mediática: Avaliação, Perfis e Propostas Formativas
Arguente principal
|
Patrícia Isabel Semedo Firmino Frias Fernandes (Doutoramento)
Universidade de Coimbra, Portugal
|
2022/02/21 | Formação, Atuação e Processo de Mentoria: O Professor da EJA no Contexto da Educação Digital em Tempos de Pandemia
Arguente principal
|
Marcelo Bolfe (Doutoramento)
Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Brasil
|
2022/02/04 | Curadoria de conteúdo para a Educação a Distância: modelo de referência de qualidade para o Ensino Superior
Arguente principal
|
Daiana Garibaldi da Rocha (Doutoramento)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
|
2021/10/26 | Territórios do Inventar - O Corpo em Rede e a Educação Onlife em Tempos de Wearable
Arguente principal
|
Lisiane Cezar de Oliveira (Doutoramento)
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Brasil
|
2021/06/28 | Construção de Recurso Educacional para Indivíduos Privados de Liberdade: As Possibilidades de Retorno à Convivência em Sociedade
Arguente principal
|
Ronaldo Silva Melo (Doutoramento)
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
|
2021/05/25 | Novos Saberes, Outras Competências na Docência: Aprender e Ensinar (s)em rede
Arguente principal
|
Maria Elvira do Couto Rodrigues (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2021/05/06 | Sistemas de Qualidade no Ensino Superior em Angola: Contributos para modelos de Melhoria da Qualidade e responsabilidade Social
Arguente principal
|
Francisco Jacucha Cahuco Kimbanda (Doutoramento)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
|
2021/04/23 | A Jornada dos Híbridos: acompanhamento dos percursos de aprendizagem em movimento no contexto da Internet das Coisas
Arguente principal
|
Cláudio Cleverson de Lima (Doutoramento)
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Brasil
|
2021/03/24 | Contributos da Aprendizagem ao Longo da Vida através do modelo pedagógico B-learning no processo de Envelhecimento Ativo
Arguente
|
Sandro Miguel Teles Jorge (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
|
2020/09/21 | A Educação, Mídia e Comunicação para a Abordagem da Dependência Química e Alcoolista
Arguente principal
|
Wladimir Mustafa Kozievitch (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2020/04/30 | A Cidade como Rede Conectiva de Educação Cidadã
Arguente principal
|
Saulo Eduardo Ribeiro (Doutoramento)
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Brasil
|
2020/01/06 | A Educação Superior e os Novos Ambientes e Redes Digitais de Formação de Valores e Expressão da Confessionalidade
Arguente principal
|
Robinson Granjeiro Monteiro (Doutoramento)
Universidade Presbiteriana Mackenzie, Brasil
|
2019/07/26 | Letramento e Emancipação Digital Cidadã: Cartografias e Rastros na Constituição de Espaços de Convivência Híbridos e Multimodais
Arguente principal
|
Marcelo de Miranda Lacerda (Doutoramento)
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Brasil
|
2019 | Laboratório Virtual e Modelo Multiplicador por Grupo: Perspectivas para o Desenvolvimento de Competências Profissionais, utilizando as Tecnologias de Informação e Comunicação | Nadaia Sanzovo de Magalhães Filho (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2019 | A Evasão na Educação à Distância no Brasil: O curso de administração da UFC
Arguente principal
|
Maurício Feijó Benevides de Magalhães Filho, (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2019 | O Currículo e as Redes Sociais Online: o recurso às tecnologias da informação e da comunicação como complemento do ensino da área das ciências sociais na disciplina de História | Nivalda Mércia de Oliveira (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2019 | O perfil dos Estudantes Universitários e a formação integral: Estudo entre uma Universidade portuguesa e brasileira | Rúbia Salheb Fonseca (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2018 | A Educação Híbrida no processo de ensino-aprendizagem: uma proposta norteadora | Katia Ethiénne Esteves dos Santos (Doutoramento)
Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Brasil
|
2018 | Adolescentes e Internet: Do mundo virtual para o mundo real- um desafio para a família e para a escola | Milka Janeína Almeida do Carmo (Outro)
Universidade de Coimbra, Portugal
|
2018 | Motivações e apreciações de um modelo de Ensino Hibrído focado para a graduação de análise e desenvolvimento de sistemas: uma abordagem sob o ponto de vista dos discentes e docentes do UNICEUB | Sandra Silva Alvarenga (Outro)
Universidade de Coimbra, Portugal
|
2018 | O Recurso às Tecnologias Digitais na Educação de Adultos Socialmente Vulneráveis- Possibilidades e Limites em Contextos Especiais | Ana Anselmo Machado (Outro)
Universidade do Porto, Portugal
|
2018 | Letramento e emancipação digital cidadã: cartografias e rastros na constituição de espaços de convivência híbridos e multimodiais | Marcelo de Miranda Lacerda (Outro)
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Brasil
|
2018 | A utilização de dispositivos móveis na avaliação formativa: desenvolvimento de competências para o novo milénio | Beatriz Pereira Ferreira Orlando Manuel da Costa Azevedo (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
|
2018 | Organização do trabalho docente na Educação a Distância: implicações da polidocência | Braian Garrito Veloso (Mestrado)
Universidade Federal de São Carlos, Brasil
|
2017 | Ambientes Híbridos em Educação a Distância: cenários para a criação de envolvimento do estudante | Inês Teixeira de Sousa Messias (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
|
2017 | “(re) Design Educacional Escolar. Transformações em curso no Brasil | Narle Silva Teixeira (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2017 | A perspectiva de uma educação plural via redes sociais: trilhas e acessos para a aprendizagem e o conhecimento | Verônica Almeida de Oliveira Lima (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2017 | O Ser Criativo no Ensino Superior: Uma Abordagem Artística na Educação | Rebeca Sales Viana (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2017 | Do Presencial ao Virtual: Contributos para um processo [trans]formativo nas relações de Engagement na Educação Superior | Rosa Maria Rigo (Outro)
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Brasil
|
2016 | Proposta de um Manual de Cerâmica na Base da Contextualização Arquitetónica, Artística, Histórica e Tecnológica | Luís Filipe César Canotilho (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2016 | Avaliação do impacto da integração dum tutor Humano Virtual em cursos a distância | Anibal Martins Guerreiro (Outro)
Universidade Aberta, Portugal
|
2016 | Tecnologias educativas no contexto de ensino-aprendizagem: uma meta análise das publicações entre 2010-2015 | Ricardo Ferreira Polito (Outro)
Universidade de Coimbra, Portugal
|
2015 | RAM@IP: estudo sobre a usabilidade de um repositório aberto para o 1.º Ciclo | Orlando Manuel da Costa Azevedo (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
|
2015 | Sistemas e Tecnologias de Informação na Qualificação de Adultos: Construção de um Referencial | Sérgio Nuno Macedo Postilhão (Doutoramento)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
|
2014 | Cyberbulling e Clima Escolar- Um estudo em escolas do ensino básico e secundário da região autónoma dos Açores | Carla Maria Strecht Ribeiro Vieira Teixeira (Outro)
Universidade de Coimbra, Portugal
|
2014 | Conceção e Avaliação de um Ambiente Online de Formação em Parapente | José Manuel Gouveia Dias (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
|
2014 | Avaliação da Usabilidade de um Repositório Aberto Multimédia para o Ensino da Língua Portuguesa do 2.º Ciclo- RAM@IP | Luísa Cristina Leite da Silva Ribeirinho (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
|
2014 | Pedagogia do E-Learning: Um Ambiente de Aprendizagem Online para Professores e Formadores | António Paulo Marques Cruz (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
|
2013 | Literaciavisual.com- um objeto de aprendizagem multimédia para a aprendizagem da cor envolvendo alunos com daltonismo | Fátima Maria da Rocha Lima (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
|
2013 | Metodologia Projetual no Ensino- Aprendizagem em Design Gráfico | Ana Margarida Lage (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Mirandela, Portugal
|
2013 | O Terceiro Espaço como Estratégia de Educação pela Arte | Ana Margarida de Almeida Pereira (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Mirandela, Portugal
|
2013 | RAM@IP: estudo sobre a usabilidade de um repositório multimédia para o ensino superior | João Miguel Calisto Marçal (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
|
2012 | O Ensino da Educação Física em Portugal – Difusão e Implementação da Ginástica Sueca em Portugal na Primeira Metade do Século XX | Jorge Rodrigues Castanheira de Oliveira (Doutoramento)
Universidade de Coimbra, Portugal
|
2012 | Cultura de aprendizagem Organizacional e Satisfação Profissional dos Professores | Helena Maria Lopes da Costa Marques (Outro)
Universidade de Coimbra, Portugal
|
2012 | A Biblioteca Escolar no Estado Novo: Meta-análise do Boletim Escola Portuguesa entre 1934-1974 | António José Meneses Aires Nogueira (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2012 | Educação Online no Instituto Piaget: perceções dos docentes acerca da formação | Maria Helena Sousa Pereira (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
|
2012 | Implementação de um protótipo educativo a alunos do 2.º ciclo do Ensino Básico | Olga Isabel Gonçalves Lima Tavares (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
|
2012 | Indisciplina, Satisfação Profissional e Bem-Estar Docente | António José da Silveira Catana Valério (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
|
2012 | A (Des) Motivação na Atividade Docente: Perspetivas de docentes do Ensino Secundário das áreas disciplinares de Matemática e Educação Física | Andreia Sofia Ramos Araújo (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
|
2012 | A Biblioteca Escolar na Formação Inicial de Professores | Maria Helena Dias da Silva (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2012 | As Representações dos Alunos sobre a Biblioteca Escolar (Estudo de Caso) | Domingos Fortunato Mira Boieiro (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2012 | Ensino e Aprendizagem no Contexto de um TEIP. A urgência de educar para e pela sociedade | Ana Rita Correia (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2012 | A construção de maquetas com aplicação de sólidos no contexto das TIC | Maria Helena Gonçalves Ribeiro (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Mirandela, Portugal
|
2012 | Estratégias de educação pela arte a partir do 3.º espaço | Ana Cristina Rodrigues Lopes (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Mirandela, Portugal
|
2012 | As atividades extracurriculares como estratégia de ensino/ aprendizagem nas artes | Maria Rosália Ruas Ferreira Lopes (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Mirandela, Portugal
|
2012 | Didática das Artes Visuais: A intervenção comunitária artística como complemento na formação integral do estudante | Liliana Isabel Gonçalves Loureiro (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Mirandela, Portugal
|
2012 | Encontro com a obra de arte : Uma intervenção artística na escola de hoje | Graça Maria Laja de Meneses Aidos (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Mirandela, Portugal
|
2012 | A Figura Humana na Aula de Educação Visual | Luís Miguel Ferreira Afonso (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Mirandela, Portugal
|
2012 | A Utilização do Cubo Didático como Recurso Pedagógico nas Aulas de Educação Visual | José Carlos Dias Ferreira (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Mirandela, Portugal
|
2011 | Informação e Comunicação em Educação Especial- A Voz dos Professores de um Agrupamento de Referência para o Ensino de Alunos com Cegueira e Baixa Visão | João Manuel Andrade Castilho (Outro)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2011 | A Comunicação Mediada pelas Tecnologias Digitais em Contexto Escolar | Filipe Manuel Mota Neves Lima (Outro)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2011 | Criatividade....A subjectividade de um conceito num processo de avaliação | Joana Cristina Torres Pereira Leite Gomes (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Mirandela, Portugal
|
2011 | O museu como recurso pedagógico facilitador da aprendizagem | Joana Mota Mouraria (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Mirandela, Portugal
|
2011 | A interdisciplinaridade nas Artes Visuais | Iria Palhares Couto Loureiro Cunha (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Mirandela, Portugal
|
2011 | O uso de materiais didácticos como recurso pedagógico nas aulas de Educação Visual | Gisela Maria Pereira Rodrigues (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Mirandela, Portugal
|
2011 | As tecnologias como meios facilitadores das aprendizagens em Artes Visuais | Maria Fernanda Pereira Pires (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Mirandela, Portugal
|
2011 | Criatividade em contexto escolar | Luís Nuno Meirinhos Afonso (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Mirandela, Portugal
|
2010 | Clima Escolar, Participação Docente e Relação entre os Professores de Educação Física e a Comunidade Educativa | Mónica Isabel Pessoa Cortesão (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
|
2010 | Clima de Escola, Participação e Identidade- Um olhar sobre a disciplina e o professor de Educação Física | Inês Marisa Rocha Taipina da Silva Martins (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
|
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2023 - Atual | Revista Cadernos de Pesquisa (1980-5314) | |
2022 - Atual | Cuadernos.info. (0719-3661) | |
2021 - Atual | Higher Learning Research Communication Journal (2157-6254) | |
2021 - Atual | Revista Meta- Avaliação (2175-2753) | |
2021 - Atual | Revista Educação, Sociedade & Culturas (0872-7643 ) | |
2020 - Atual | Je-LKS-Journal of e-Learning and Knowledge Society. (1826-6223) | |
2019/06/03 - Atual | Revista Comunicar | |
2019/01/30 - Atual | Revista TICs & EaD em Foco | |
2019/01/30 - Atual | Revista Educação e Pesquisa | |
2019/01/30 - Atual | International Journal of Law, Crime and Justice | |
2018/06/30 - Atual | Revista UFG | |
2018/06/30 - Atual | European Review of Artistic Studies | |
2018/06/30 - Atual | Brazilian Journal of Education, Technology and Society (BRAJETS), | |
2018/06/30 - Atual | Docência e Cibercultura | |
2017/07/16 - Atual | Revista de Linguagem do Cinema e do Audiovisual | |
2017 - Atual | Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (0034-7183) | |
2016 - Atual | Educação em Foco (0104-3293) | |
2015 - Atual | Educere et Educare (1981-4712) | |
2014 - Atual | Revista Portuguesa de Pedagogia (1647-8614) | |
2014 - Atual | OpenPraxis (2304-070X) | |
2014 - Atual | Revista Estudos do Século XX (1645-3530) | |
2014 - Atual | Investigar em Educação (2014) | |
2014 - Atual | Exedra (1646-9526) | |
2013 - Atual | American Journal of Educational Research (2327-6126) | |
2013 - Atual | Revista Brasileira de Informática na Educação (1414-5685) | |
2013 - Atual | Revista Científica de Educação a Distância- Paidei@ (1982-6109) | |
2013 - Atual | Revista Brasileira de Ciência e Movimento (0103-1716) | |
2013 - Atual | British Journal of Education, Society & Behavioural Sciences (2278-0998) | SCIENCEDOMAIN international (SDI) |
2013 - Atual | British Journal of Applied Science & Technology (Section: Education) (2278-0998) | |
2019/01/30 - 2019/06/30 | Plurais- Revista Multidisciplinar |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2015/09 - Atual | Ambientes Virtuais de Aprendizagem_MPEL | e-Learning (Outros) | Universidade Aberta, Portugal |
2015/09 - Atual | Pedagogia da Educação e Formaçao de Adultos-Lic. Educação | e-Learning (Outros) | Universidade Aberta, Portugal |
2015/09 - Atual | Tecnologias Digitais em Educaçao- CPS | e-Learning (Outros) | Universidade Aberta, Portugal |
2011/09 - Atual | Sistemas Educativos: Organização e Avaliação- MSVP | e-Learning (Outros) | Universidade Aberta, Portugal |
2010/09 - Atual | TIC em Ambientes Educativos- Mestrado Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares | e-Learning (Outros) | Universidade Aberta, Portugal |
2010/09 - 2020/06/30 | Pedagogia da Formação de Adultos | Licenciatura em Educação (Licenciatura) | Universidade Aberta, Portugal |
2014/09 - 2015/08 | Pedagogia da Formação de Adultos- Lic. Educação | e-Learning (Outros) | Universidade Aberta, Portugal |
2014/09 - 2015/08 | Desenvolvimento Local e Intervenção Educativa- Pós Graduação Educação de Adultos e Desenvolvimento Local | e-Learning (Outros) | Universidade Aberta, Portugal |
2014/09 - 2015/08 | Modelos e Políticas de Educação de Adultos- Pós Graduação Educação de Adultos e Desenvolvimento Local | e-Learning (Outros) | Universidade Aberta, Portugal |
2011/09 - 2013/08 | Metodologias de Investigação em Educação- MCEM | Mestrado em Comunicação Educacional Multimédia (Mestrado) | Universidade Aberta, Portugal |
2010/09 - 2013/08 | Educação e Sociedade | Curso de Profissionalização em Serviço- Prof. Ensino Básico e Secundário (Diploma de especialização) | Universidade Aberta, Portugal |
2010/09 - 2013/08 | Práticas e Tecnologias de Informação e da Comunicação | Curso de Profissionalização em Serviço- Prof. Ensino Básico e Secundário (Diploma de especialização) | Universidade Aberta, Portugal |
2010/09 - 2013/08 | Seminário de Prática Pedagógica- História (CPS) | Curso de Profissionalização em Serviço- Prof. Ensino Básico e Secundário (Diploma de especialização) | Universidade Aberta, Portugal |
2010/09 - 2011/06/30 | Educação e Equidade na Sociedade Contemporânea | Licenciatura em Educação (Licenciatura) | Universidade Aberta, Portugal |
2010/09 - 2011/06/30 | Conhecimento do Mundo Social e da Vida | Licenciatura em Educação (Licenciatura) | Universidade Aberta, Portugal |
2001/09 - 2010/08 | Didática das Tecnologias da Informação e da Comunicação- Mestrado em Tecnologias da Comunicação e da Informação | Escola Superior de Educação (Outros) | Instituto Piaget, Portugal |
2001/09 - 2010/08 | Ambientes Virtuais de Aprendizagem- Pós Graduação em Tecnologias da Informação e da Comunicação | Escola Superior de Educação (Outros) | Instituto Piaget, Portugal |
2001/09 - 2010/08 | Dinâmicas do Mundo Contemporâneo e Evolução do Espaço Português - Lic. Professores Ensino Básico (PEB) | Escola Superior de Educação (Outros) | Instituto Piaget, Portugal |
2001/09 - 2010/08 | Perspetiva Histórica e Contemporânea da Educação Física e Desporto - Lic. Educação Física e Desporto | Escola Superior de Educação (Outros) | Instituto Piaget, Portugal |
2001/09 - 2010/08 | História da Arte- Pós Graduação Gestão de Projetos Culturais | Escola Superior de Educação (Outros) | Instituto Piaget, Portugal |
2001/09 - 2010/08 | História Crítica da Arquitetura - Lic. Engenharia Civil | Escola Superior de Educação (Outros) | Instituto Piaget, Portugal |
2001/09 - 2010/08 | Artes Visuais e Tecnológicas I - Lic. Educação Visual, PEB | Escola Superior de Educação (Outros) | Instituto Piaget, Portugal |
2001/09 - 2010/08 | Artes Visuais e Tecnológicas II- Lic. Educação Visual, PEB | Escola Superior de Educação (Outros) | Instituto Piaget, Portugal |
2001/09 - 2010/08 | História e Cultura I (Povos Europeus) - Lic. Professores Ensino Básico | Escola Superior de Educação (Outros) | Instituto Piaget, Portugal |
2001/09 - 2010/08 | História e Cultura II (CPLP)- Lic. Professores Ensino Básico | Escola Superior de Educação (Outros) | Instituto Piaget, Portugal |
2001/09 - 2010/08 | História de Portugal- Lic. Professores Ensino Básico | Escola Superior de Educação (Outros) | Instituto Piaget, Portugal |
2001/09 - 2010/08 | Psicossociologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem I- Lic. Professores do Ensino Básico | Escola Superior de Educação (Outros) | Instituto Piaget, Portugal |
2001/09 - 2010/08 | Psicossociologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem II - Lic. Professores Ensino Básico | Escola Superior de Educação (Outros) | Instituto Piaget, Portugal |
1999/09 - 2001/08 | História | História (Ensino secundário) | EB 2,3/S de Alfandêga da Fé- Ministério da Educação, Portugal |
1998/09 - 1999/08 | História | História (Ensino secundário) | Escola Secundária Lousã- Ministério da Educação, Portugal |
1997/09 - 1998/08 | História | História (Ensino básico 3º ciclo) | Escola EB 2,3 de Anadia- Ministério da Educação, Portugal |
1996/09 - 1997/08 | História | História (Ensino secundário) | Escola Secundária D. Duarte- Ministério da Educação, Portugal |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2018/10 - Atual | Associação Portuguesa de Educação nas Prisões- (APEnP) | |
2018/05 - Atual | Associação Científica de Investigação em Novas Tecnologias da Comunicação | |
2016/05 - Atual | Associação de Investigadores da Imagem em Movimento - AIM | |
2015/06 - Atual | Associação Nacional de Professores | |
2014/02 - Atual | Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2017/03 - Atual | Membro do Conselho Geral da Universidade Aberta
Membro
|
Universidade Aberta, Portugal |
2016/09 - Atual | Membro do Conselho Coordenador do Departamento de Educação e Ensino a Distância da Universidade Aberta
Membro
|
Universidade Aberta, Portugal |
2013/09 - 2016/07 | Membro do Conselho Pedagógico
Membro
|
Universidade Aberta, Portugal |
2003/09 - 2010/08 | Membro de Conselho Científico
Membro
|
Instituto Piaget, Portugal |