???global.info.a_carregar???
Full professor of performing arts and of cinema at Universidade Nova de Lisboa, where he founded and coordinates the MA in Performing Arts. Has published extensively on performing arts, cinema and fiction. His book Drama e Comunicação was elected best book of 2010 by Coimbra University Press; it was also published in Brazil in 2012 by Annablume. In 2012 he published Imagens da Imagem. Among his recent writings: “An art in the rough: the cinema of João César Monteiro”, in Lucia Nagib e Anne Jerslev (eds.), Impure Cinema: Intermedial and Intercultural Approaches to Film, I.B. Tauris, 2014, Elogio do desconhecido, http://interact.com.pt/28/elogio-do-desconhecido/, 2018, and "El ritmo en el nuevo teatro y en el teatro-danza", in Salomé Lopes Coelho e Aníbal Zorrilla (eds.), Estética y Política del Ritmo, Paris, Rhutmos, 2020. He has given conferences and workshops in Portugal, Spain, France, Italy, Belgium, Russia, Germany, Ireland, Brazil, Argentina and USA. Since it is impossible to introduce in due time all publications and conferences in this new and very slow template Ciencia Vitae, please see the post-its next to the titles "Productions" and "Activities". He wrote and directed two fiction films: Amor Cego/Three to Tango, 2010, 25’; and Zeus, 2017, 117’, which won 12 prizes, including best film and best director. As a screenwriter, he wrote for other directors 7 feature films, selected to Cannes, Locarno, São Paulo, etc.. And the TV series A Viúva do Enforcado, 10 episodes. He also directed 16 theatre plays. And he has been an actor in 11 feature films and in series and tv films of several nationalities. Has worked extensively with dance dramaturgy, especially after Pina Bausch invited him in 2000 to follow her work in Wuppertal.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Paulo Filipe Monteiro

Nomes de citação

  • Monteiro, Paulo Filipe

Identificadores de autor

Ciência ID
3310-FC32-77F9
ORCID iD
0000-0003-4643-9265

Domínios de atuação

  • Humanidades - Artes

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Italiano Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Alemão Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2003
Concluído
Ciências da Comunicação (Título de Agregado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"Lição: Suspeitas sobre o espectáculo" (TESE/DISSERTAÇÃO)
unanimity
1995
Concluído
Ciências da Comunicação (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"Autos da Alma: os guiões de ficção do cinema português entre 1961 e 1990" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom com Distinção e Louvor
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2014/01/05 - Atual Professor Catedrático (Docente Universitário) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
1995 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
1988 - Atual Assistente (Docente Universitário) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
1983 - Atual Assistente (Docente Universitário) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2009 - 2017 Professor Associado (Docente Universitário) Universidade Nova de Lisboa Instituto de Filosofia, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2005/01/06 - 2014/02/04 Professor Associado com agregação e nomeação definitiva Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2003 - 2004 Professor Associado com Agregação Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2010 - 2012 Trends of network culture in Portugal
POCTI/COM/34436/99
Investigador
Universidade Nova de Lisboa Centro de Investigação em Comunicação Informação e Cultura Digital Pólo FCSHNOVA, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2008 - 2011 Listening to the moving images: new interdisciplinary methodologies for the study of sound and music on Portuguese cinema and media
PTDC/EAT-MMU/100899/2008
Investigador
Concluído
2005 - 2007 Communication and incommunication in the new Portuguese cinema (1961-1990)
POCTI/COM/34463/1999
Investigador responsável
Universidade Nova de Lisboa Centro de Investigação em Comunicação Informação e Cultura Digital Pólo FCSHNOVA, Portugal
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Gustavo Antunes Gonçalves; Paulo Filipe Monteiro. "Práticas para habitar o corpo: o silêncio, a escuta e a atenção no trabalho do ator-performer". AÇÃO: Arte do Ator em Revista 1 1 (2021): 53-69. https://novaresearch.unl.pt/en/publications/b1bbf184-f8fa-4ac5-86ed-4ef0a8a856e5.
  2. Paulo Filipe Monteiro. "Elogio do desconhecido". Interact: Revista Online de Arte, Cultura e Tecnologia 28-29 (2018): http://interact.com.pt/28/elogio-do-desconhecido/.
    Acesso aberto • Publicado
  3. Monteiro, Paulo Filipe. "António Barros: o peso pluma". Arquivo Digital da Po-Ex (2017): http://www.po-ex.net/taxonomia/transtextualidades/metatextualidades-alografas/paulo-filipe-monteiro-peso-pluma.
    Publicado
  4. Paulo Filipe Monteiro. "Il re si diverte e muore: un itinerario dal grottesco all'assurdo". Itinera, Rivista de Filosofia e di Teoria delle Arte 3 NA (2013): 1-23. https://novaresearch.unl.pt/en/publications/3c2d13dd-ca3e-442a-8cd8-6dee114febde.
    Publicado • 10.13130/2039-9251/3252
  5. Paulo Filipe Monteiro. "Carnaval, paroxismo ou paradoxo?". Repertório: Teatro & Dança 2 19 (2012): 46-59. https://novaresearch.unl.pt/en/publications/298b2b35-c39a-44c0-8d66-a510faa2f0b2.
  6. Monteiro, Paulo. "Mentira e Método". Sinais de Cena 8 (2007):
    Publicado
  7. Monteiro, Paulo. "Trop de pays". L'art du cinéma 50-52 (2006): 107-126.
    Publicado
  8. Monteiro, Paulo. "A escrita e os escritores no cinema português". VII (2005): 63-78.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Monteiro, Paulo Filipe. "A hibridez do biopic". In Avanca / Cinema 2021. Avanca, Portugal, 2021.
    Publicado
  2. Paulo Filipe Monteiro. "El ritmo en el nuevo teatro y en el teatro-danza". In Estética y Política del Ritmo, editado por Salom{\'e, 47-57. Paris, França: Rhutmos, 2020.
    Publicado
  3. Paulo Filipe Monteiro. "El ritmo en el teatro nuevo y en el teatro-danza". In Ritmicidades: cuerpos en jira, editado por Carla Fonseca, 224-233. Buenos Aires, Argentina: Universidad Nacional de las Artes, 2020.
    Publicado
  4. Paulo Filipe Monteiro. "Investigação, imaginação e rigor: o trabalho de Vera Castro". In Magnolia. A pele de Vera Castro, editado por Marques, {Lu{\'i, 85-89. Lisboa, Portugal: Instituto Politécnico de Lisboa, 2020.
    Publicado
  5. Paulo Filipe Monteiro. "Pensamento e acção políticos de Manuel Teixeira Gomes, diplomata e presidente". editado por {Amaro Rosa, 483-501. Caleidosc{\'o, 2015.
  6. Paulo Filipe Monteiro. "O absurdo incubado no romantismo: de Hugo a Ionesco, de Verdi a Kaspar". In Comunicação e Linguagem: novas convergências, editado por {Nunes C{\'a, 367-385. LISBOA, Portugal: NOVA FCSH, 2015.
    Publicado
  7. Paulo Filipe Monteiro. "L'éternel carnaval sans retour". editado por Gauthard Nathalie, 69-89. L’Entretemps, 2014.
  8. Paulo Filipe Monteiro. "An art in the rough: the cinema of João César Monteiro". editado por Nagib Lucia; Jerslev Anne, 151-164. I. B. Tauris, 2014.
  9. Monteiro, Paulo. "A erotização do espírito em João César Monteiro". In Arte e Erotismo, 263-293. Lisboa, Portugal: Instituto de História da Arte/Estudos de Arte Contemporânea, 2012.
    Publicado
  10. Paulo Filipe Monteiro. "Experimentar viver: Bartís, Bausch, Pérez, Pavlovsky". editado por Alda Correia; Fragoso; Ribeiro Gabriela; Fernando; Manuel Canaveira, 217-239. Colibri, 2011.
  11. Paulo Filipe Monteiro. "Orfeu, Circe e Ecrã". 105-124. Edi{\cc, 2010.
  12. Monteiro, Paulo Filipe. "Ritualidade e performance / Rituality and performance". In Dicionário Crítico de Arte, Imagem, Linguagem e Cultura /Critical Dictionary of Art, Image, Language and Culture. Portugal: Museu de Arte do Côa, 2010.
    Publicado
  13. Monteiro, Paulo. "Il cinema idiosincretico di João César Monteiro". In João Giullare di Dio, 135-155. Bergamo/Pisa, Itália: Cineforum/ETS, 2007.
    Publicado
Livro
  1. Paulo Filipe Monteiro. Imagens da Imagem. Imprensa da Universidade de Coimbra. 2013.
  2. Paulo Filipe Monteiro. Aspectos do Cinema Português. Laborat{\'o. 2010.
  3. Paulo Filipe Monteiro. Drama e Comunicação. Editora Imprensa da Universidade de Coimbra. 2010.
  4. Monteiro, Paulo. Os Outros da Arte. Oeiras, Portugal: Celta. 1996.
  5. Monteiro, Paulo. Emigração: o eterno mito do retorno. Oeiras, Portugal: Celta. 1994.
    Publicado
  6. Monteiro, Paulo. Terra que já Foi Terra: análise sociológica de nove lugares agro-pastoris da serra da Lousã. Lisboa, Portugal: Salamandra. 1985.
    Publicado
Recurso online
  1. Madeira, Raquel Rodrigues; Marques, António Figueiredo; Monteiro, Paulo Filipe; Cláudia Madeira; Oliveira, Carlos Manuel; Coelho, Sílvia Pinto. CRATERA - Performance and Cognition. 2021. https://performanceecognicao.fcsh.unl.pt.
Tradução
  1. Martins Rosa, Jorge; Monteiro, Paulo Filipe. Qual é o Problema da Teoria do Cinema?. Lisboa, Portugal: Cosmos. 1996.
    Publicado

Artística / Interpretação

Arte visual
  1. Paulo Filipe Monteiro. Pas de Quoi.
  2. Monteiro, Paulo Filipe. Zeus, longa-metragem de cinema.
Guião
  1. Monteiro, Paulo Filipe. Noites Claras, guião de longa-metragem. 2019.
  2. Monteiro, Paulo Filipe. Zeus, guião para longa-metragem. 2015.

Outros

Outra produção
  1. Pas de Quoi. Filme de screendance, 10'. Estreou a 24 de Setembro de 2020 no Vortex, Festival de Cine Experimental, México Seleccionado também para: DanceBARN ScreenDANCE festival, Minnesota, onde foi exibido em várias datas de Outubro Caminhos Film Festival, onde foi exibido a 13 Novembro InShadow Film Festival, onde foi exibido a 24 de Novembro e ganhou o prémio do público: Best Film Silver State Film Fe. 2020. Monteiro, Paulo Filipe. https://novaresearch.unl.pt/en/publications/51f24079-0e8b-4ef0-bb6e-1192fa906ab0.
  2. Ritualidade e performance/Rituality and performance. 2000. Paulo Filipe Monteiro. https://novaresearch.unl.pt/en/publications/30a3aaa1-9823-45df-868f-cc4b99f26c60.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2024/07/01 Intermedial strategies of montage in cinema and theatrical dance Weaving people together: Communicative projects of decolonising, engaging, and listening
International Association for Media and Communication Research (IAMCR) (Christchurch, Nova Zelândia)
2024/05/08 Dance and redundance in intermediality 7th Conference Narrative, Media and Cognition
Escola Superior de Teatro e Cinema, (Lisboa, Portugal)
2024/03/20 Arquivar a diferença XIII Simpósio Internacional Reflexões Cênicas Contemporâneas,
Universidade de Campinas/Lume Teatro (Campinas, Brasil)
2023/10/14 “Sreenwriting tools”
Academy of Performing Arts (FAMU) (Praga, República Checa)
2023/03/27 Radiografia da cena portuguesa contemporânea Encontro O Estado do Teatro em Portugal
Praça das Liberdades/Câmara Municipal de Oeiras (Oeiras, Portugal)
2023/03/09 “Teixeira Gomes et la transition das mondes”
Université Tunis el Manar (Tunis, Tunísia)
2023/02/18 A direção de atores em várias direções, no Centro Cultural de Belém, a 18 de Fevereiro de 2023 Estórias da arte - Teatro
Centro Cultural de Belém (Lisbon, Portugal)
2023/02/01 Criar as condições de criar: o exemplo pioneiro de Pina Bausch INN2023 – I International Conference on Media Innovation
Obimedia (Lisbon, Portugal)
2023/01/28 O teatro pró-dramático Estórias da arte - Teatro
Centro Cultural de Belém (Lisbon, Portugal)
2022/10/21 Saúde mental e cinema: novas perspectivas II Encontro da Rede Portuguesa de Humanidades Médicas
Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra (Lisbon, Portugal)
2022/10/13 The construction of presence in Pina Bausch’s dance, theatre and cinema, no , organizado pelo grupo de Peformance e Cognição (ICNOVA), que decorreu no Colégio Almada Negreiros. A 13 de Outubro de 2022. International Encounter Presence Absence Invisibility
ICNOVA (Lisbon, Portugal)
2022/10/12 Re-creating César Monteiro International Encounter Presence Absence Invisibility
ICNOVA e Cinemateca Portuguesa (Lisbon, Portugal)
2021/07/29 A hibridez do biopic, na International Conference Cinema - Art, Technology, Communication a 29 de Julho de 2021 International Conference Cinema - Art, Technology, Communication
AVANCA | CINEMA 2021, (Avanca, Portugal)
2021/05/21 O pensamento associativo e sintético de Eduardo Lourenço Webinar “Leituras de Eduardo Lourenço”
Centro de Estudos Ibéricos, (Lisbon, Portugal)
2020/11/09 La teoría de la consolidación de Dupréel aplicada a materiales heterogéneos y estructuras rapsódicas de la escena contemporânea Mesa-redonda online “Ritmicidades”
UNA - Universidade Nacional de las Artes de Buenos Aires (BUENOS AIRES, Argentina)
2020/01/18 O teatro como laboratório que testa a presença da ideia e do texto como letra viva Colóquio Bernardo Santareno,
Fundação Calouste Gulbenkian (Lisbon, Portugal)
2019/11/18 Eram verdes os anos Gulbenkian II Encontro Internacional de História Oral do Cinema Português: O Cinema Novo Português e os “Anos Gulbenkian”,¿50 anos da Criação do Centro Português de Cinema 1969 – 2019
FUNDAÇÃO GULBENKIAN (Lisbon, Portugal)
2019/11/11 Teixeira Gomes e a crise da I República Programa de doutoramento em Ciência Política
ISCTE (Lisbon, Portugal)
2019/11/08 Júbilo e lamento do corpo no cinema (keynote speaker) V Encontro Internacional Cinema & Território
Universidade da Madeira (Funchal, Portugal)
2019/10/08 Molti scrittori in cerca di personaggi
Università Ca’Foscara Venezia (Venezia, Itália)
2019/09/13 The script as anticipation or transcription Screen narratives: order and chaos
XII Conference of the Screenwriting Research Network: (Porto, Portugal)
2018/09/07 El ritmo en el nuevo teatro y en teatro-danza IV Jornadas Internacionales el ritmo en las artes
Universidad Nacional de las Artes (Buenos Aires, Argentina)
2018/05/18 Lavori dietro lo schermo
Università Ca’Foscara (Venezia, Itália)
2018/05/16 Soppressione, invenzione e senso in un film biográfico Soppressione, invenzione e senso in un film biográfico
Università degli Studi di Genova (Génova, Itália)
2018/02/02 Biopic as a disturbing Film Genre
University of Reading (London, Reino Unido)
2017/12/06 From literature to screenplay to film
Moscow Film School (Moscow, Rússia)
2015/02/26 Produção de efeitos de presença - keynote speaker
Universidade de Campinas (Campinas, Brasil)
2014/06/26 Wittgenstein and performance theory International conference “Theatre, Performance, Philosophy"
Université de la Sorbonne (Paris, França)
2014/01/11 Organic presence Helsinki Platform on Performance
University of the Arts Helsinki
2013/04/12 The future of presence International conference “What is Performance Philosophy? Staging a new field”
University of Surrey (Surrey, Reino Unido)
2013/01/18 Objective subjectivity Drama and Philosophy
Universidade Nova de Lisboa and Gulbenkian Foundation (Lisboa, Portugal)
2012/06/22 Can cinema be a memory of performance? The case of João César Monteiro International Conference “Time networks: screen media and memory”
European Network for Cinema and Media Studies (Lisbon, Portugal)
2012/05/18 Le rôle de la représentation dans la théorie de la communication International Conference "Communication as culture"
National Library (Lisboa, Portugal)
2006/06/16 Tradition und Gegenwart bei Teresa Villaverde Tradition und Gegenwart bei Teresa Villaverde
Zentrum Portugiesischsprachige Welt Institut, Koln Universitat (Koln, Alemanha)
2005/09/27 Modernism and nationalism in Portuguese cinema
Chicago University (Chicago, Estados Unidos)
2005/09/26 Portuguese New Wave Cinema
Yale University (Yale, Estados Unidos)
2005/09/25 Writers on the screen
Yale university (Yale, Estados Unidos)
2004/02/14 Ficciones del documental: cuestiones ontológicas y ejemplos portugueses Ficciones del documental: cuestiones ontológicas y ejemplos portugueses
X Congresso da Asociación Española de Historiadores del Cine (Granada, Espanha)
2001/03/09 La relevancia da la teoría del espectáculo en la teoría de la comunicación, o el anillo de Stanislavski I Congresso Ibérico de Comunicacion
Universidad de Málaga (Málaga, Espanha)

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2018/09/06 - 2018/09/08 IV Jornadas Internacionales el ritmo en las artes (2018/09/06 - 2018/09/08)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
Universidad de Buenos Aires, Argentina
2015/10/21 - 2015/10/22 Les Arts de la Langue Portugaise, international conference in Paris (2015/10/21 - 2015/10/22)
Congresso (Presidente da Comissão Organizadora)
Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal
2014/01/27 - 2014/01/28 "Criar em Português: o que pode uma língua", international conference (2014/01/27 - 2014/01/28)
Congresso (Presidente da Comissão Organizadora)
Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal
2013/01/17 - 2013/01/19 He conceived, co-organized and presided the international conference "Drama and Philosophy", with keynote speakers Freddie Rokem, Herbert Blau, José Gil and Martin Puchner, plus presenters from many countries (2013/01/17 - 2013/01/19)
Congresso (Presidente da Comissão Organizadora)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2001/03/08 - 2001/03/09 He presided the section Teoria del Espectáculo at the I Congresso Ibérico de Comunicação, Málaga, Spain (2001/03/08 - 2001/03/09)
Congresso (Coorganizador)
Universidad de Málaga, Espanha
1997/10 - 1997/10 À espera de Artaud/Waiting for Artaud, international conference (1997/10 - 1997/10)
Congresso (Presidente da Comissão Organizadora)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2000/02 - 2000/03 In February and March 2000, with a grant from the Calouste Gulbenkian Foundation, he was in Wuppertal, Germany, following the work of the Tanztheater founder, Pina Bausch. It was an opportunity, perhaps never before granted to an outside observer, to follow on a daily basis the work of the Company, which in that period unfolded in three different shows. He was also able to view many videos of previous works (almost all of which only exist in the Tanztheater archives) and consult the newspapers and articles that are archived at the Schauspielhaus,
Outro

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2016/07/20 - 2016/07/22 International conference Portuguese Performance Art Museu Berardo
2013/01/16 - 2013/01/18 Drama and Philosophy Faculdade de Ciências Sociais e Humanas and Fundação Calouste Gulbenkian

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2017 - 2020 Revista Brasileira de Estudos da Presença (2237-2660) SciELO
2014 - 2015 Intensified bodies: from the performing arts in Portugal (Gustavo Vicente, ed.) Peter Lang

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2013 - 2017 Evaluation committee for the Fulbright Commission grants
Avaliador
Fulbright Portugal, Portugal Fulbright Association

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2014/05 - Atual Drama e Comunicação (Doktor (PhD)) Universidade Federal do Rio de Janeiro Escola de Comunicação, Brasil
2013 - Atual As artes da cena contemporânea Estudos Artísticos - Arte e Mediações (Doutoramento) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2008 - Atual Linguagens Cénicas Artes Cénicas (Mestrado integrado) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2008 - Atual Comunicação e Artes Ciências da Comunicação (Doutoramento) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2006 - Atual Análise de Argumento Estudos Artísticos (Licenciatura) Universidade de Coimbra, Portugal
2004 - Atual Arte e modernidade do cinema português (Master) Universidade Federal do Maranhão, Brasil
2004 - Atual Cinema de Autor (Licence) Universidade de Santiago de Compostela, Espanha
1993 - 2011 Teorias do Drama e do Espectáculo Ciências da Comunicação (Licenciatura) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2006/11 - 2006/12 Panorama do Cinema português (Master) Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
2000 - 2001 Questões Aprofundadas do Drama e da Representação Ciências da Comunicação (Doutoramento) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2000/04 - 2000/05 Drama e Comunicação: heranças, contemporaneidades e técnicas para um actor livre Artes Cénicas (Postgraduate Certificate) Universidade Federal da Bahia Escola de Teatro, Brasil
1999 - 2000 Estudos de Recepção Teatral Estudos Teatrais (Doutoramento) Universidade de Évora, Portugal

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2005 - Atual Member of the editorial board of the Brazilian journal Repertório Teatro & Dança
Membro
2007/08/25 - 2007/08/28 V Colóquio Internacional de Etnocenologia
Membro
Universidade Federal da Bahia - Campus Ondina, Brasil
Distinções

Prémio

2021 Prémio Eng. Fernando Gonçalves Lavrador
International Conference Cinema - Art, Technology, Communication, Portugal
2020 Best Film, Audience Award
InShadow Film Festival, Portugal
2018 Menção especial no Festival du Film Méditerraneen d’Alexandrie
Festival du Film Méditerraneen d’Alexandrie, Egipto
2017 Grand-prix no 14eme Festival Cinéma et Migrations Agadir
Festival Cinéma et Migrations, Marrocos
2017 Prémio Áquila para Melhor Realizador
Fénix Associação Cinematográfica, Portugal

Outra distinção

2011 Prémio Joaquim de Carvalho for best book published in 2010 (book Drama e Comunicação)
1981 Revelation Award