Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Paulo Filipe Monteiro
Nomes de citação
- Monteiro, Paulo Filipe
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 3310-FC32-77F9
- ORCID iD
- 0000-0003-4643-9265
Domínios de atuação
- Humanidades - Artes
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Francês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Inglês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Espanhol; Castelhano | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | |
Italiano | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | |
Alemão | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2003
Concluído
|
Ciências da Comunicação (Título de Agregado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"Lição: Suspeitas sobre o espectáculo" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
unanimity |
1995
Concluído
|
Ciências da Comunicação (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"Autos da Alma: os guiões de ficção do cinema português entre 1961 e 1990" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Muito Bom com Distinção e Louvor |
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2014/01/05 - Atual | Professor Catedrático (Docente Universitário) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
1995 - Atual | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
1988 - Atual | Assistente (Docente Universitário) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
1983 - Atual | Assistente (Docente Universitário) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2009 - 2017 | Professor Associado (Docente Universitário) | Universidade Nova de Lisboa Instituto de Filosofia, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2005/01/06 - 2014/02/04 | Professor Associado com agregação e nomeação definitiva | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2003 - 2004 | Professor Associado com Agregação | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
Projetos
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2010 - 2012 | Trends of network culture in Portugal
POCTI/COM/34436/99
Investigador
Universidade Nova de Lisboa Centro de Investigação em Comunicação Informação e Cultura Digital Pólo FCSHNOVA, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2008 - 2011 | Listening to the moving images: new interdisciplinary methodologies for the study of sound and music on Portuguese cinema
and media
PTDC/EAT-MMU/100899/2008
Investigador
|
Concluído
|
2005 - 2007 | Communication and incommunication in the new Portuguese cinema (1961-1990)
POCTI/COM/34463/1999
Investigador responsável
Universidade Nova de Lisboa Centro de Investigação em Comunicação Informação e Cultura Digital Pólo FCSHNOVA, Portugal
|
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Livro |
|
Recurso online |
|
Tradução |
|
Artística / Interpretação
Arte visual |
|
Guião |
|
Outros
Outra produção |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2024/07/01 | Intermedial strategies of montage in cinema and theatrical dance | Weaving people together: Communicative projects of decolonising, engaging, and listening
International Association for Media and Communication Research (IAMCR) (Christchurch, Nova Zelândia)
|
2024/05/08 | Dance and redundance in intermediality | 7th Conference Narrative, Media and Cognition
Escola Superior de Teatro e Cinema, (Lisboa, Portugal)
|
2024/03/20 | Arquivar a diferença | XIII Simpósio Internacional Reflexões Cênicas Contemporâneas,
Universidade de Campinas/Lume Teatro (Campinas, Brasil)
|
2023/10/14 | “Sreenwriting tools” |
Academy of Performing Arts (FAMU) (Praga, República Checa)
|
2023/03/27 | Radiografia da cena portuguesa contemporânea | Encontro O Estado do Teatro em Portugal
Praça das Liberdades/Câmara Municipal de Oeiras (Oeiras, Portugal)
|
2023/03/09 | “Teixeira Gomes et la transition das mondes” |
Université Tunis el Manar (Tunis, Tunísia)
|
2023/02/18 | A direção de atores em várias direções, no Centro Cultural de Belém, a 18 de Fevereiro de 2023 | Estórias da arte - Teatro
Centro Cultural de Belém (Lisbon, Portugal)
|
2023/02/01 | Criar as condições de criar: o exemplo pioneiro de Pina Bausch | INN2023 – I International Conference on Media Innovation
Obimedia (Lisbon, Portugal)
|
2023/01/28 | O teatro pró-dramático | Estórias da arte - Teatro
Centro Cultural de Belém (Lisbon, Portugal)
|
2022/10/21 | Saúde mental e cinema: novas perspectivas | II Encontro da Rede Portuguesa de Humanidades Médicas
Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra (Lisbon, Portugal)
|
2022/10/13 | The construction of presence in Pina Bausch’s dance, theatre and cinema, no , organizado pelo grupo de Peformance e Cognição (ICNOVA), que decorreu no Colégio Almada Negreiros. A 13 de Outubro de 2022. | International Encounter Presence Absence Invisibility
ICNOVA (Lisbon, Portugal)
|
2022/10/12 | Re-creating César Monteiro | International Encounter Presence Absence Invisibility
ICNOVA e Cinemateca Portuguesa (Lisbon, Portugal)
|
2021/07/29 | A hibridez do biopic, na International Conference Cinema - Art, Technology, Communication a 29 de Julho de 2021 | International Conference Cinema - Art, Technology, Communication
AVANCA | CINEMA 2021, (Avanca, Portugal)
|
2021/05/21 | O pensamento associativo e sintético de Eduardo Lourenço | Webinar “Leituras de Eduardo Lourenço”
Centro de Estudos Ibéricos, (Lisbon, Portugal)
|
2020/11/09 | La teoría de la consolidación de Dupréel aplicada a materiales heterogéneos y estructuras rapsódicas de la escena contemporânea | Mesa-redonda online “Ritmicidades”
UNA - Universidade Nacional de las Artes de Buenos Aires (BUENOS AIRES, Argentina)
|
2020/01/18 | O teatro como laboratório que testa a presença da ideia e do texto como letra viva | Colóquio Bernardo Santareno,
Fundação Calouste Gulbenkian (Lisbon, Portugal)
|
2019/11/18 | Eram verdes os anos Gulbenkian | II Encontro Internacional de História Oral do Cinema Português: O Cinema Novo Português e os “Anos Gulbenkian”,¿50 anos da
Criação do Centro Português de Cinema 1969 – 2019
FUNDAÇÃO GULBENKIAN (Lisbon, Portugal)
|
2019/11/11 | Teixeira Gomes e a crise da I República | Programa de doutoramento em Ciência Política
ISCTE (Lisbon, Portugal)
|
2019/11/08 | Júbilo e lamento do corpo no cinema (keynote speaker) | V Encontro Internacional Cinema & Território
Universidade da Madeira (Funchal, Portugal)
|
2019/10/08 | Molti scrittori in cerca di personaggi |
Università Ca’Foscara Venezia (Venezia, Itália)
|
2019/09/13 | The script as anticipation or transcription | Screen narratives: order and chaos
XII Conference of the Screenwriting Research Network: (Porto, Portugal)
|
2018/09/07 | El ritmo en el nuevo teatro y en teatro-danza | IV Jornadas Internacionales el ritmo en las artes
Universidad Nacional de las Artes (Buenos Aires, Argentina)
|
2018/05/18 | Lavori dietro lo schermo |
Università Ca’Foscara (Venezia, Itália)
|
2018/05/16 | Soppressione, invenzione e senso in un film biográfico | Soppressione, invenzione e senso in un film biográfico
Università degli Studi di Genova (Génova, Itália)
|
2018/02/02 | Biopic as a disturbing Film Genre |
University of Reading (London, Reino Unido)
|
2017/12/06 | From literature to screenplay to film |
Moscow Film School (Moscow, Rússia)
|
2015/02/26 | Produção de efeitos de presença - keynote speaker |
Universidade de Campinas (Campinas, Brasil)
|
2014/06/26 | Wittgenstein and performance theory | International conference “Theatre, Performance, Philosophy"
Université de la Sorbonne (Paris, França)
|
2014/01/11 | Organic presence | Helsinki Platform on Performance
University of the Arts Helsinki
|
2013/04/12 | The future of presence | International conference “What is Performance Philosophy? Staging a new field”
University of Surrey (Surrey, Reino Unido)
|
2013/01/18 | Objective subjectivity | Drama and Philosophy
Universidade Nova de Lisboa and Gulbenkian Foundation (Lisboa, Portugal)
|
2012/06/22 | Can cinema be a memory of performance? The case of João César Monteiro | International Conference “Time networks: screen media and memory”
European Network for Cinema and Media Studies (Lisbon, Portugal)
|
2012/05/18 | Le rôle de la représentation dans la théorie de la communication | International Conference "Communication as culture"
National Library (Lisboa, Portugal)
|
2006/06/16 | Tradition und Gegenwart bei Teresa Villaverde | Tradition und Gegenwart bei Teresa Villaverde
Zentrum Portugiesischsprachige Welt Institut, Koln Universitat (Koln, Alemanha)
|
2005/09/27 | Modernism and nationalism in Portuguese cinema |
Chicago University (Chicago, Estados Unidos)
|
2005/09/26 | Portuguese New Wave Cinema |
Yale University (Yale, Estados Unidos)
|
2005/09/25 | Writers on the screen |
Yale university (Yale, Estados Unidos)
|
2004/02/14 | Ficciones del documental: cuestiones ontológicas y ejemplos portugueses | Ficciones del documental: cuestiones ontológicas y ejemplos portugueses
X Congresso da Asociación Española de Historiadores del Cine (Granada, Espanha)
|
2001/03/09 | La relevancia da la teoría del espectáculo en la teoría de la comunicación, o el anillo de Stanislavski | I Congresso Ibérico de Comunicacion
Universidad de Málaga (Málaga, Espanha)
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2018/09/06 - 2018/09/08 | IV Jornadas Internacionales el ritmo en las artes (2018/09/06 - 2018/09/08)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
|
Universidad de Buenos Aires, Argentina |
2015/10/21 - 2015/10/22 | Les Arts de la Langue Portugaise, international conference in Paris (2015/10/21 - 2015/10/22)
Congresso (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal |
2014/01/27 - 2014/01/28 | "Criar em Português: o que pode uma língua", international conference (2014/01/27 - 2014/01/28)
Congresso (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal |
2013/01/17 - 2013/01/19 | He conceived, co-organized and presided the international conference "Drama and Philosophy", with keynote speakers Freddie
Rokem, Herbert Blau, José Gil and Martin Puchner, plus presenters from many countries (2013/01/17 - 2013/01/19)
Congresso (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2001/03/08 - 2001/03/09 | He presided the section Teoria del Espectáculo at the I Congresso Ibérico de Comunicação, Málaga, Spain (2001/03/08 - 2001/03/09)
Congresso (Coorganizador)
|
Universidad de Málaga, Espanha |
1997/10 - 1997/10 | À espera de Artaud/Waiting for Artaud, international conference (1997/10 - 1997/10)
Congresso (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2000/02 - 2000/03 | In February and March 2000, with a grant from the Calouste Gulbenkian Foundation, he was in Wuppertal, Germany, following
the work of the Tanztheater founder, Pina Bausch. It was an opportunity, perhaps never before granted to an outside observer,
to follow on a daily basis the work of the Company, which in that period unfolded in three different shows. He was also able
to view many videos of previous works (almost all of which only exist in the Tanztheater archives) and consult the newspapers
and articles that are archived at the Schauspielhaus,
Outro
|
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2016/07/20 - 2016/07/22 | International conference Portuguese Performance Art | Museu Berardo |
2013/01/16 - 2013/01/18 | Drama and Philosophy | Faculdade de Ciências Sociais e Humanas and Fundação Calouste Gulbenkian |
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2017 - 2020 | Revista Brasileira de Estudos da Presença (2237-2660) | SciELO |
2014 - 2015 | Intensified bodies: from the performing arts in Portugal (Gustavo Vicente, ed.) | Peter Lang |
Comissão de avaliação
Descrição da atividade Tipo de assessoria |
Instituição / Organização | Entidade financiadora | |
---|---|---|---|
2013 - 2017 | Evaluation committee for the Fulbright Commission grants
Avaliador
|
Fulbright Portugal, Portugal | Fulbright Association |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2014/05 - Atual | Drama e Comunicação | (Doktor (PhD)) | Universidade Federal do Rio de Janeiro Escola de Comunicação, Brasil |
2013 - Atual | As artes da cena contemporânea | Estudos Artísticos - Arte e Mediações (Doutoramento) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2008 - Atual | Linguagens Cénicas | Artes Cénicas (Mestrado integrado) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2008 - Atual | Comunicação e Artes | Ciências da Comunicação (Doutoramento) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2006 - Atual | Análise de Argumento | Estudos Artísticos (Licenciatura) | Universidade de Coimbra, Portugal |
2004 - Atual | Arte e modernidade do cinema português | (Master) | Universidade Federal do Maranhão, Brasil |
2004 - Atual | Cinema de Autor | (Licence) | Universidade de Santiago de Compostela, Espanha |
1993 - 2011 | Teorias do Drama e do Espectáculo | Ciências da Comunicação (Licenciatura) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2006/11 - 2006/12 | Panorama do Cinema português | (Master) | Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil |
2000 - 2001 | Questões Aprofundadas do Drama e da Representação | Ciências da Comunicação (Doutoramento) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2000/04 - 2000/05 | Drama e Comunicação: heranças, contemporaneidades e técnicas para um actor livre | Artes Cénicas (Postgraduate Certificate) | Universidade Federal da Bahia Escola de Teatro, Brasil |
1999 - 2000 | Estudos de Recepção Teatral | Estudos Teatrais (Doutoramento) | Universidade de Évora, Portugal |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2005 - Atual | Member of the editorial board of the Brazilian journal Repertório Teatro & Dança
Membro
|
|
2007/08/25 - 2007/08/28 | V Colóquio Internacional de Etnocenologia
Membro
|
Universidade Federal da Bahia - Campus Ondina, Brasil |
Distinções
Prémio
2021 | Prémio Eng. Fernando Gonçalves Lavrador
International Conference Cinema - Art, Technology, Communication, Portugal
|
2020 | Best Film, Audience Award
InShadow Film Festival, Portugal
|
2018 | Menção especial no Festival du Film Méditerraneen d’Alexandrie
Festival du Film Méditerraneen d’Alexandrie, Egipto
|
2017 | Grand-prix no 14eme Festival Cinéma et Migrations Agadir
Festival Cinéma et Migrations, Marrocos
|
2017 | Prémio Áquila para Melhor Realizador
Fénix Associação Cinematográfica, Portugal
|
Outra distinção
2011 | Prémio Joaquim de Carvalho for best book published in 2010 (book Drama e Comunicação) |
1981 | Revelation Award |